PT839159E - Composicao de gel a base de polissacarido - Google Patents

Composicao de gel a base de polissacarido Download PDF

Info

Publication number
PT839159E
PT839159E PT96923119T PT96923119T PT839159E PT 839159 E PT839159 E PT 839159E PT 96923119 T PT96923119 T PT 96923119T PT 96923119 T PT96923119 T PT 96923119T PT 839159 E PT839159 E PT 839159E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
polysaccharide
cross
process according
gel
linking
Prior art date
Application number
PT96923119T
Other languages
English (en)
Inventor
Q Med Ab
Original Assignee
Q Med Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=24001615&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT839159(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Q Med Ab filed Critical Q Med Ab
Publication of PT839159E publication Critical patent/PT839159E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J3/00Processes of treating or compounding macromolecular substances
    • C08J3/02Making solutions, dispersions, lattices or gels by other methods than by solution, emulsion or suspension polymerisation techniques
    • C08J3/03Making solutions, dispersions, lattices or gels by other methods than by solution, emulsion or suspension polymerisation techniques in aqueous media
    • C08J3/075Macromolecular gels
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P43/00Drugs for specific purposes, not provided for in groups A61P1/00-A61P41/00
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P5/00Drugs for disorders of the endocrine system
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08BPOLYSACCHARIDES; DERIVATIVES THEREOF
    • C08B37/00Preparation of polysaccharides not provided for in groups C08B1/00 - C08B35/00; Derivatives thereof
    • C08B37/006Heteroglycans, i.e. polysaccharides having more than one sugar residue in the main chain in either alternating or less regular sequence; Gellans; Succinoglycans; Arabinogalactans; Tragacanth or gum tragacanth or traganth from Astragalus; Gum Karaya from Sterculia urens; Gum Ghatti from Anogeissus latifolia; Derivatives thereof
    • C08B37/0063Glycosaminoglycans or mucopolysaccharides, e.g. keratan sulfate; Derivatives thereof, e.g. fucoidan
    • C08B37/0072Hyaluronic acid, i.e. HA or hyaluronan; Derivatives thereof, e.g. crosslinked hyaluronic acid (hylan) or hyaluronates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J2305/00Characterised by the use of polysaccharides or of their derivatives not provided for in groups C08J2301/00 or C08J2303/00
    • C08J2305/08Chitin; Chondroitin sulfate; Hyaluronic acid; Derivatives thereof

Description

1 7%
Descrição “Composição de gel à base de polissacárido”
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se ao campo das composições de gel à base de polissacárido biocompatível e, mais especificamente, a um novo processo para a reticulação de tais composições, obtendo-se deste modo uma nova estrutura de gel. A nova estrutura confere propriedades melhoradas às composições de gel conhecidas anteriormente bem como permite novas utilizações das referidas composições, como tais e contendo ingredientes activos.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os geles de ligação com água são amplamente utilizados no campo biomédico. Eles são, de uma maneira geral, preparados mediante reticulação química de polímeros em redes infinitas. Quando se utiliza polímeros biocompatíveis, de uma maneira geral tem de se utilizar um grau reduzido de reticulação para manter a referida biocompatibilidade. Contudo, com frequência, toma-se necessário um gel mais denso para se obter um efeito apropriado dos ingredientes activos utilizados e, em um tal caso, a biocompatibilidade perde-se com frequência.
Uma outra propriedade valiosa dos geles de ligação com água, ou hidrogeles, reside no facto de os péptidos e substâncias biologicamente activas maiores poderem ser encerrados nos mesmos para a formação de uma composição de libertação retardada. Contudo, têm estado envolvidos problemas práticos na obtenção de um tempo de manutenção suficiente do ingrediente activo, visto que, de uma maneira geral, o ingrediente activo é libertado com a mesma velocidade com que foi 2 dissolvido ou encerrado na composição a que se faz referência. Além disso, se um tal gel for densificado numa tentativa para manter o ingrediente activo durante um intervalo de tempo mais longo, ele inchará rapidamente num tecido animal onde há livre acesso à água.
Um dos polímeros biocompatíveis mais largamente utilizado para uso médico é o ácido hialurónico. Tal como se encontra presente numa composição idêntica em cada organismo vivo, ele proporciona um mínimo de reacções e permite usos médicos avançados. Como consequência disso, tem sido objecto de muitas tentativas de modificação. Deste modo, tem sido reticulado com agentes tais como aldeídos, epóxidos, compostos poliaziridílicos e divinilsulfona (Laurent et al, Acta Chem. Scand 18 (1964) N° 1, p. 274; EP 0 161 887B1; EP 0 265 116A2; e US 4 716 154).
Na patente de invenção WO 87/07898 encontra-se descrita uma reacção de um polissacárido com um epóxido polifuncional, a remoção do excesso do referido epóxido e finalmente uma operação de secagem para reticular o referido polissacárido numa película, material em pó ou produto seco similar. Porém, não há qualquer sugestão na mesma quanto à diluição do polissacárido activado e então a reconcentração do mesmo até à densidade ou consistência desejadas que é então substancialmente permanente. A patente de invenção US 5 128 326 descreve um número de ácidos hialurónicos modificados para uso como produtos farmacêuticos depot. Os métodos descritos de “carga” das preparações de gel são todos eles baseados numa difusão do ingrediente activo no gel e em seguida uma libertação do mesmo com a mesma constante de difusão. Contrariamente a isto, a presente invenção envolve a 7% dissolução do ingrediente activo seguida por uma densifícação ou concentração da composição de gel até não ter lugar qualquer difusão ou apenas uma difusão mínima do referido ingrediente activo. A patente de invenção US 5 399 351 descreve misturas de gel e soluções poliméricas, sendo as referidas soluções utilizadas para melhorar as propriedades reológicas do gel. Porém, também neste caso se encontram descritos geles comprimidos reversivelmente, como se pode observar a partir, por exemplo, da coluna 6, linhas 53-58.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com a presente invenção descobriu-se inesperadamente que era possível obter composições de gel à base de polissacárido tendo uma estrutura nova e, deste modo, novas, com propriedades salientes, pelo uso de uma nova técnica para sua reticulaçao. A referida nova técnica de reticulação permite um controlo versátil da estrutura e das propriedades da composição de gel à base de polissacárido preparada, que, por sua vez, toma possível ajustar a composição final aos fins em causa.
Mais especificamente, um objecto da presente invenção é proporcionar um processo para a preparação de uma composição de gel à base de polissacárido reticulado, cuja biocompatibilidade pode ser retida a despeito de um grau elevado de reticulação ou polimerização.
Um outro objecto da presente invenção é proporcionar uma composição de gel à base de polissacárido com propriedades viscoelásticas a despeito de ser reticulada até um grau substancial.
Ainda um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar uma 4 composição de gel à base de polissacárido que é mais ou menos densificada ou concentrada irreversivelmente, isto é, que não incha substancialmente ou apenas incha num grau limitado quando em contacto com a água.
Ainda um outro objecto da presente invenção é proporcionar uma composição de gel à base de polissacárido que engloba uma substância biologicamente activa para utilização como composição de libertação retardada ou como uma composição depot.
Um outro objecto da presente invenção é proporcionar composições de gel à base de polissacárido que contêm uma variedade de substâncias biologicamente activas para usos como composições médicas ou profilácticas para diferentes finalidades.
Ainda um outro objecto da presente invenção é proporcionar utilizações das composições referidas anteriormente para a preparação de composições médicas ou profilácticas bem como para a administração a mamíferos, especialmente seres humanos.
Ainda um outro objecto da presente invenção é proporcionar uma composição de gel à base de polissacárido activado e parcialmente reticulado tal como obtido como um intermediário no processo mencionado anteriormente de acordo com a invenção, intermediário esse que pode ser finalmente reticulado in situ em qualquer local desejado.
Estes e outros objectos da presente invenção tomar-se-ão evidentes através da descrição mais pormenorizada da mesma conforme se apresenta mais abaixo.
DESCRICÀQ PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
De acordo com um aspecto da presente invenção, proporciona-se assim um 7% processo para a preparação de uma composição de gel à base de polissacárido biocompatível reticulado, processo esse que compreende: a formação de uma solução aquosa de um polissacárido reticulável, solúvel em água; a iniciação de uma reticulação do referido polissacárido na presença de um agente de reticulação polifúncional para o mesmo; o impedimento estérico da reacção de reticulação terminar antes de ocorrer a gelificação, obtendo-se deste modo um polissacárido activado; e a reintrodução de condições de desimpedimento estérico para o referido polissacárido activado de modo a prosseguir a sua reticulação até à obtenção de um gel viscoelástico.
Por outras palavras, o novo processo de acordo com a presente invenção envolve uma reticulação de um polissacárido reticulável solúvel em água em pelo menos duas fases ou estádios, em que a reacção de reticulação é interrompida antes de se iniciar a gelificação, sendo a interrupção conseguida por impedimento estereoquímico da referida reacção de reticulação. Prossegue-se então a reacção de reticulação em uma segunda fase pela reintrodução de condições de desimpedimento estereoquímico.
Deste modo, em primeiro lugar descobriu-se inesperadamente que pelo referido impedimento estérico se obtinha um polissacárido activado, cuja reticulação ou polimerização pode ser prosseguida apenas pela reintrodução de condições de desimpedimento estérico do mesmo. Em segundo lugar, descobriu-se também inesperadamente que a composição de gel à base de polissacárido assim obtida não formava a estrutura densa e compacta que seria obtida se se realizasse a reacção correspondente de reticulação numa fase única para se obter um gel completamente ?si reticulado mas em vez disso obtém-se um gel viscoelástico. Além disso, tal como foi mencionado anteriormente, a nova estrutura de gel obtida pela presente invenção representa uma estrutura de gel substancialmente irreversível que não incha numa medida apreciável em contacto com a água ou com qualquer outro meio aquoso. De uma maneira geral, isto significa que o referido reinchamento é inferior a 10% em volume com base no volume tal como obtido através do processo reivindicado.
Muito embora a presente invenção não fique ligada à qualquer teoria pode ser que a nova estrutura obtida pela presente invenção seja uma combinação de reticulação entre cadeias poliméricas existentes e um alongamento de cadeias existentes em vez de uma rede muito densa que dá origem a uma estrutura muito rígida. O que pode surgerir um tal mecanismo é o facto de ser possível obter um produto viscoelástico pela presente invenção.
Tal como utilizada na presente memória descritiva, a expressão “impedimento estérico da reacção de reticulação” deve ser interpretada num sentido lato, isto é não há qualquer necessidade de ser necessariamente um impedimento completo mas em muitos casos, pelo contrário, um impedimento parcial da reacção referida. Ou seja, o que é importante é que a velocidade de reticulação seja substancialmente reduzida para permitir que a reacção de reticulação final tenha lugar com os novos sítios da reacção envolvidos.
De maneira análoga, a expressão “reintrodução de condições de desimpedimento estérico” deve também ser interpretada de maneira lata, o que geralmente significa que as referidas condições de desimpedimento estérico não têm de ser necessariamente exactamente as mesmas condições histéricas que foram utilizadas quando do início da reacção de reticulação. Deste modo, o que é 7% geralmente de importância é que as referidas condições de desimpedimento estérico permitam que tenham lugar reacções mais rápidas do que as referidas condições de impedimento estérico. O impedimento estérico da reacção de reticulação deve ser susceptível de ser obtido de diversas maneiras, mas uma forma de realização da presente invenção a este respeito é representada pelo caso em que o impedimento estérico compreende a diluição do meio aquoso no qual tem lugar a reacção de reticulação, para se conseguir uma concentração mais baixa do polissacárido do referido meio. A reintrodução de condições de desimpedimento estérico deve também ser possível de diferentes maneiras, mas uma forma de realização preferida a este respeito, refere-se ao caso que compreende a evaporação do meio aquoso no qual tem lugar a reacção de reticulação, para se conseguir uma concentração mais elevada do polissacárido no referido meio. Uma outra forma de realização preferida a este respeito é representada pelo caso que compreende a diálise do meio aquoso no qual a reacção de reticulação tem lugar.
De acordo com uma forma de realização preferida da invenção o impedimento estérico da reacção de reticulação é conseguido antes de ter sido consumido o agente de reticulação. Isto, por sua vez, significa também, de uma maneira geral, que a reintrodução de condições de desimpedimento estérico é iniciada na presença do referido agente de reticulação não consumido. O impedimento estérico da reacção de reticulação pode, de uma maneira geral, ser iniciado ou realizado na gama de 50-90% do tempo de gelificação total utilizado no processo de acordo com a presente invenção, tomando-se também em consideração uma elasticidade ou consistência apropriadas para a utilização 8 7% pretendida da composição. A ideia inventiva deve ser aplicável a qualquer polissacárido biocompatível que seja reticulável e solúvel num meio aquoso. Deste modo, a expressão “solúvel em água” deve ser interpretada num sentido lato, não sendo necessariamente exigível a água pura. Ou seja, solução aquosa significa qualquer solução em que a água é o componente principal. Um sub-grupo preferido de polissacáridos em ligação com a presente invenção é, porém, um glicose-amina-glucano, de que o ácido hialurónico constitui um exemplo especialmente interessante. O agente de reticulação a ser utilizado em ligação com a invenção é qualquer agente de reticulação previamente conhecido útil em associação com polissacáridos, tendo em conta que se deve garantir que os pré-requisitos de biocompatibilidade são preenchidos. De preferência, contudo, o agente de reticulação é escolhido de entre o grupo que consiste em aldeídos, epóxidos, compostos poliaziridílicos, éteres glicidílicos e divinilsulfonas. Destes os éteres glicidílicos representam um grupo especialmente preferido, de que pode referir-se como um exemplo preferido o éter diglicidílico de 1,4-butandiol. A este respeito deve também mencionar-se que “polifuncional” inclui difúncional.
A reacção de reticulação inicial na presença de um agente de reticulação polifuncional pode ter lugar para valores de pH variáveis, dependendo principalmente do facto de se pretender ou não reacçoes éter ou éster. De preferência, isto significa que a referida reacção de reticulação tem lugar a um pH alcalino, em especial superior a pH 9, por exemplo na gama de pH 9-12 quando da promoção de formações de éter. Quando se promovem formações de éster, realiza-se de preferência a referida reacção de reticulação a um pH ácido, especialmente a pH 9
2-6.
Um aspecto interessante da presente invenção é representado pelo caso em que se utiliza a composição de gel à base de políssacárido reticulado assim preparada como tal na medida em que a presente invenção permite a preparação de uma composição viscoelástica. Uma tal composição viscoelástica é por exemplo útil na cirurgia ocular, como substituto do fluido sinovíal e como gotas oculares, e conforme foi referido anteriormente a presente invenção toma possível ajustar as propriedades viscoelásticas para tais utilizações. Deste modo, pela utilização da tecnologia histérica de acordo com a presente invenção é possível obter em extensões da cadeia, ramificações da cadeia e reticulações, de uma maneira mais controlada do que pelas técnicas utilizadas anteriormente com sítios de acoplamento mais ou menos aleatórios.
Além disso, muito embora o facto de os geles obtidos de acordo com a presente invenção não retenham o seu volume original na presença de um meio aquoso, os novos produtos não provocam qualquer interferência ou efeitos de volume negativos nestes ou em outros usos médicos ou clínicos.
De acordo com a presente invenção é também possível incluir na composição de gel à base de polissacárido qualquer substância biologicamente activa para a qual é desejável ou aceitável um veículo de gel à base de polissacárido. Neste contexto, a técnica de diluição-concentração utilizada no processo reivindicado permite encerrar a substância biologicamente activa referida anteriormente antes de se submeter o polissacárido às condições de desimpedimento estérico. Ou seja, muito embora condições de desimpedimento estérico signifiquem, de uma maneira geral, uma operação de concentração, uma tal operação significa que a substância 10 7>f biologicamente activa se encontrará presente numa fase que é mais compacta do que quando a referida substância foi incluída no referido veículo. Por outras palavras, a substância biologicamente activa pode ser retida durante muito mais tempo quando comparada com as reacções de reticulação de gel conhecidas anteriormente. Deste modo, é possível obter um melhor perfil de libertação retardada para a substância activa.
Em ligação com a incorporação da substância biologicamente activa na composição é preferível realizar um ajustamento das condições do pH fisiológico e das condições salinas para se ter uma preparação pronta para uso clínico. Um tal ajustamento fisiológico é preferido igualmente no que diz respeito às condições reaccionais uma vez que se descobriu que a segunda fase do processo prossegue bem sob tais condições. A invenção não deve ficar limitada de qualquer modo no que respeita à substância biologicamente activa quando comparada com o uso da referida substância em casos anteriores. Por outras palavras, o estado ou condição a ser tratado deve ser decisivo para a substância específica a ser escolhida.
Porém, podem escolher-se substâncias interessantes em ligação com a invenção a partir do grupo que consiste em hormonas, citoquinas, vacinas, células e substâncias que aumentam o tecido. Assim, a combinação única de propriedades da nova composição de gel de acordo com a presente invenção toma-a extremamente vantajosa em ligação com estas substâncias, isto é principal mente graças às superiores propriedades de libertação retardada ou depot e às propriedades de não inchamento.
Um grupo interessante de substâncias biologicamente activas é assim constituído por substâncias que aumentam o tecido uma vez que um gel de polissacárido constitui um veículo vantajoso para o mesmo. Outros pormenores relativos a tais produtos podem ser encontrados na patente de invenção WO 94/21299. Mais especificamente, uma substância que aumenta o tecido preferida compreende um polímero escolhido de entre colagéneo, amido, dextranómero, polilactido e os seus copolímeros, e ροΐι-β-hidroxibutirato e os seus copolimeros.
Em ligação com as hormonas são especialmente preferidas a eritropoeitina e a calcitonina. O processo de acordo com a presente invenção permite igualmente a incorporação da substância biologicamente activa por reacção química com a estrutura do gel de polissacárido, ou o agente de reticulação para o mesmo, desde que a referida substância activa contenha grupos funcionais reactivos com os mesmos. Pode deste modo obter-se propriedades únicas ou combinações de propriedades já que num tal caso por exemplo a velocidade de libertação do ingrediente activo será decidida pela degradação ou decomposição da rede polimérica em vez de o ser pela velocidade de dissolução ou de migração da substância referida a partir da rede do gel.
Uma modificação da técnica mencionada em último lugar de acordo com a presente invenção significa que os grupos funcionais da substância activa podem ter sido previamente reagidos com um agente de reticulação para o polissacárido. De preferência, utiliza-se o mesmo agente de reticulação tal como é utilizado na reticulação do polissacárido.
Dado que o processo de acordo com a presente invenção proporciona uma 7$£ nova composição ou estrutura de gel à base de polissacárido, um outro aspecto da presente invenção é representado pela nova composição de gel à base de polissacárido assim preparada. A este respeito, o âmbito da protecção engloba não só a composição de gel à base de polissacárido desde que preparada pelo referido processo mas também qualquer composição de gel à base de polissacárido que seja susceptível de ser obtida por uma técnica similar.
Expresso por outras palavras, a presente invenção proporciona também uma composição de gel à base de polissacárido biocompatível reticulado, que é susceptível de ser obtida por reticulação de um polissacárido reticulável com um agente de reticulação polifuncional para o mesmo em duas fases, sendo a primeira fase de reticulação terminada antes de ocorrer a gelifícação, por um impedimento estérico da reacção de reticulação, e sendo a segunda fase de reticulação iniciada pela reintrodução de condições de desimpedimento estérico para a referida reacção de reticulação de modo a prosseguir a mesma até à obtenção de um gel viscoelástico.
Todas essas características que foram apresentadas como características preferidas ou de interesse em ligação com o processo reivindicado são aplicáveis igualmente à referida composição de gel de polissacárido de per si e não há qualquer necessidade de se voltar a repetir mais uma vez.
Ainda um outro aspecto da presente invenção é representado pelo caso em que se obtém um produto intermediário da fase final da reacção de reticulação com condições de desimpedimento estérico para um estádio ou sítio ulterior, por exemplo na fase de utilização final da composição. Deste modo, descobriu-se que o produto intermediário obtido após o impedimento estérico da reacção de reticulação possui uma estabilidade tal que a terminação da reacção de reticulação pode ter lugar num 13 7S4 estádio ulterior. A invenção refere-se também à composição definida anteriormente para utilização como composição médica ou profiláctica.
Um outro aspecto da presente invenção é o uso da referida composição para a preparação de uma composição médica ou profiláctica para qualquer das finalidades médicas ou terapêuticas específicas mencionadas anteriormente, sendo aplicações preferidas o aumento de tecido e o tratamento hormonal de um mamífero, especialmente de um ser humano.
EXEMPLOS A invenção será agora exemplificada pelos exemplos não limitativos seguintes.
Exemplo 1
Activação do polímero. a. Sob condições alcalinas
Dissolve-se polissacárido sob a forma de 10 g de ácido hialurónico preparado mediante fermentação de Streptococcus em 100 ml de 1% de NaOH pH > 9. Adiciona-se o agente de reticulação sob a forma de éter diglicidílico de 1,4--butanodiol para uma concentração de 0,2%. Incubou-se a solução à temperatura de 40°C durante 4 horas. b. Sob condições ácidas
Realizou-se a experiência tal como em la mas para um pH ácido de cerca de 2-6 pela adição de 1 % de ácido acético à solução em vez de NaOH de acordo com la.
Exemplo 2 14 7$4
Preparação de um gel viscoelástico.
Diluí-se os produtos incubados de acordo com la e 1b até um volume que era igual a duas vezes o volume finalmente desejado ou cerca de 0,5-1% e neutralizou-se. Submeteu-se então o gel a evaporação rotativa para se obter um gel viscoelástico.
Exemplo 3
Preparação de um gel que contém partículas de dextranómero.
Diluí-se os produtos incubados de acordo com la e lb até uma força de 1% e misturou-se com a solução 20 g de partículas de dextranómero seco (Sephadex®25, Pharmacia), sendo as partículas encerradas pela reticulação do polímero de ácido hialurónico após alguns minutos como uma consequência da concentração de ácido hialurónico que se consegue por uma absorção de água pelas bolas de dextranómero.
Os geles viscoelásticos obtidos eram estáveis, autoclaváveis e injectáveis por meio de agulhas hipodérmicas finas.
Exemplo 4
Preparação de um gel para uso como produto medicinal depot contendo eritropoeitina (ΈΡΟ),
Diluí-se o produto incubado obtido no Exemplo la até a uma força de 1% e ajustou-se o pH pela adição de um tampão de citrato de acordo com as instruções do fabricante (Ortho Biotech Inc., Raritan USA) para uma boa estabilidade em solução aquosa. Adicionou-se com agitação 5 x 106 UI de EPO. Após evaporação da solução até 1/4 do volume reticulou-se o polímero para se obter uma composição depot e isolou-se uma quantidade de 20 000 UI de EPO/ml.
Exemplo 5
Preparação de um gel para uso como preparação depot que contém 15 calcitonina.
Misturou-se calcitonina de salmão 100 Ul/ml (Miacalcic® Sandoz) com 2% de solução de polímero preparada de acordo com o Exemplo lb e concentrou-se a solução até 5% (250 UI/ml) mediante evaporação rotativa. Tratou-se um cavalo com claudicação crónica na pata dianteira direita com uma injecção de 2 ml s.c. por semana durante duas semanas. Nas seis semanas que se seguem o referido cavalo deixou de ter dores. O cálcio do soro baixou de apenas 12%.
Exemplo 6
Preparação de um gel que contém heparina a ser libertada de maneira retardada.
Num polímero activado diluído de acordo com o Exemplo 4 dissolveu-se hepanna em uma quantidade de 5% do polímero. Equilibrou-se a mistura obtida durante 1 hora, após o que se evaporou até 1/4 do volume. Anotou-se a sua libertação de inibição de coagulação durante 16 dias de incubação em soro fisiológico.
Exemplo 7
Preparação de um gel com heparina ligada covalentemente em uma posição estericamente controlada.
Precipitou-se um polímero activado de acordo com o Exemplo 1 em metanol sob agitação vigorosa. Secou-se o precipitado filamentoso fino assim obtido durante a noite. Activou-se a heparina de acordo com o exemplo 1. Após a referida incubação (4 horas à temperatura de 40°C) misturou-se o polímero precipitado com a solução de heparina activada. Incubou-se a mistura durante a noite e no dia seguinte neutralizou-se a solução do gel, particulou-se e lavou-se a partir dos 16 7% resíduos reaccionais. O gel formado era susceptível de ligar o factor de crescimento, entre outros o factor de crescimento de fibroblástos básico (“basic Fibroblast Growth Factor (bFGF)”), mas não mostrou qualquer inibição da coagulação do sangue total.
Exemplo 8
Preparação de um gel que contém grupos de quitosano carregados positivamente.
Realizou-se uma incubação de uma mistura de 7,5 g de polímero de ácido hialurónico e 2,5 g de quitosano (See Cure® Protan) formado de acordo com o exemplo 1. Após uma dissolução e uma neutralização obteve-se uma solução viscoelástica copolimerizada. A referida solução possuía propriedades promotoras da cicatrização após ter sido aplicada a uma ferida difícil de cicatrizar.
Exemplo 9
Preparação de um gel que foi acoplado estericamente.
Activou-se 7,5 g de ácido hialurónico de acordo com o Exemplo la. Do mesmo modo activou-se 2,5 g de dextrano. Precipitou-se o ácido hialurónico em metanol, misturando-se o precipitado com 500 ml de uma solução de dextrano activado diluído a 0,5%. Após agitação e ajustamento do pH e concentração do sal obteve-se uma solução viscoelástica. Submeteu-se a iníusão 5 ml da referida solução num revestimento do tendão de Aquiles que mostrava inflamação repetidamente sob a forma de irritabilidade e “chiadeira”. Decorridas quatro semanas os problemas do tendão de Aquiles tinham desaparecido.
Exemplo 10
Preparação de um gel para utilização como produto medicinal depot contendo 17 7% GMCSF.
Preparou-se o produto de acordo com o Exemplo 5 mas em vez da calcitonina adicionou-se macrófago de Granulócito - factor estimulador de colónias, GMCSF (Leucomax®) 1 mg/g de polímero.
Exemplo 11
Preparação de gel que contém vírus mortos de tipo Influenza A2.
Realizou-se a preparação tal como no Exemplo 4 mas em vez de EPO 40 960 HAU adicionaram-se vírus mortos de influenza de cavalo por 100 ml de solução de polímero activo diluído a 1%. Após contracção 4x a preparação continha 1 600 HAU por ml. Mediante vacinação de mais de 100 cavalos em ligação com uma influenza epidémica descobriu-se que a preparação era altamente eficaz como protecção contra a infecção, protecção essa que se manteve durante um longo intervalo de tempo (mais de 6 meses).
Exemplo 12
Preparação de um gel fresco que contém uma suspensão de células vivas.
Misturou-se 5 ml de uma cultura de fibroblastos com 100 ml de uma solução neutralizada de acordo com o exemplo la. Oxidou-se a mistura e secou-se até metade do volume. Obteve-se uma solução viscoelástica que continha células vivas.
Exemplo 13
Preparação de um gel micronizado denso que contém péptidos pequenos. A um gel neutralizado activado de acordo com o Exemplo 1 a adicionou-se 5 ml de um péptido com 12 aminoácidos. Evaporou-se o gel durante a agitação até 10% e suspendeu-se em óleo mineral. Após a adição de metanol eliminaram-se as partículas secas de gel mediante filtração e lavaram-se para as limpar dos resíduos 18 7% oleosos.
Exemplo 14
Preparação de um gel que contém o gel micronizado denso com péptidos pequenos de acordo com o Exemplo 13. A uma solução a 1% de polímero neutralizado activado de acordo com o Exemplo la adicionaram-se microesferas do Exemplo 13. Evaporou-se então o gel até metade do seu volume. Formou-se um gel homogéneo injectável e estável que contém microesferas finamente dispersas.
Exemplo 15
Preparação de um gel que contém bolas esféricas de polimetilmetacrilato ΓΡΜΜA) tendo um tamanho de 40 - 120 um. A 5 g de um polímero diluído até 1% e neutralizado e activado de acordo com o Exemplo la adicionou-se 100 mg de esferas de polimetilmetacrilato (PMMA). A evaporação até 3% do gel polimérico proporcionou um gel viscoelástico estável e injectável.
Exemplo 16
Preparação de um gel oue contém fragmentos de PMMA de 500 nm aos quais se adicionou antigénio hidrófobo.
Absorveu-se o antigénio de hemaglutinina preparado a partir de vírus A2 de acordo com o Exemplo 11 mediante interacção hidrofóbica em partículas de PMMA com 500 nm. Adicionou-se as referidas partículas a uma solução a 1% de acordo com o Exemplo 15 e conseguiu-se a redução até metade do volume. Formou-se um gel viscoelástico homogéneo e estável que era útil como vacina com um efeito adjuvante elevado. 19 7ί£
Exemplo 17
Comparação entre o grau de reinchamento para disponibilidade livre de água entre geles preparados convencionalmente e geles preparados de acordo com a presente invenção.
Secaram-se geles de ácido hialurónico preparados de acordo com Laurent et al 1963 e de acordo com os Exemplos 1 e 2 anteriores até metade dos seus volumes de inchamento. Em seguida, voltaram a introduzir-se nas suas soluções originais. Os geles previamente conhecidos incharam até ao seu volume original enquanto que as composições de gel de acordo com os presentes Exemplos 1 e 2 incharam apenas marginalmente (10%).
Exemplo 18
Comparação entre a actividade biológica de EPO copolimerizado com ácido hialurónico para um gel e o gel de acordo com o Exemplo 1 no qual foi encerrado EPO para uma concentração do referido gel.
Trataram-se quatro pacientes sob tratamento com Eprex® (CILAG) no tocante à sua anemia provocada por urémia crónica durante dois meses com uma dose de cada mês de acordo com o regime seguinte:
Paciente N°. 1 2 3 4 Dose UI 60 000 70 000 70 000 50 000 Mês 1 Directamente gelifica-do depot. Directamente gelificado depot. Controlo Controlo Mês 2 Controlo Controlo Concentrado Concentrado
Depot gelificado directamente: Epóxido reticulado sob condições suaves de acordo com o Exemplo 11 na presença de EPO.
Controlo: EPO dissolvido em ácido hialurónico a 4% com PM igual a cerca de 6x106 a partir de cristã de galo preparado de acordo com a patente dé invenção 20 US 4 141 973 (Healon® Pharmacia).
Concentrado: EPO encerrado dentro do gel activado que foi gelificado mediante concentração.
Escolheu-se a dose como sendo a dose total por mês que era normalmente necessária para o paciente manter o nível de hemoglobina. Analisou-se o nível do soro de EPO em intervalos regulares por meio de um método imunoquímico.
Resultados
Um método comum para exprimir o efeito funcional de preparações depot consiste em calcular a área da curva (unidades de EPO x dias). Este estudo proporciona também a biodisponibilidade sob a forma de hemoglobina no sangue com 0 = retido, + ~ aumentado e - = reduzido.
Quadro
Paciente N°./mès 1/1 1/2 2/1 2/2 3/1 3/2 4/1 4/2 Área sob a curva 41 424 57 534 224 952 567 656 Controlo de hemoglobina - + - + 0 + + +
Conclusão
Uma inclusão de EPO em depot contraído proporciona a libertação mais alta possível durante a análise. Tentativas para se conseguir a reacção de gelifícação na presença de EPO destruíram as hormonas de tal modo que foi possível registar um nível muito baixo de libertação.
Lisboa, 29 de Agosto de 2001
Agsfete Oficial da Proprie*
O JOSÉ DE SAMPAIO A.O.P.l.
Rua do Salitre, 195, r/c-Drt. 1269-063 LISBOA

Claims (28)

  1. Reivindicações 1. Processo para a preparação de uma composição de gel à base de polissacárido biocompatível reticulável, que compreende: a formação de uma solução aquosa de um polissacárido reticulável, solúvel em água; a iniciação de uma reticulação do referido polissacárido na presença de um agente de reticulação polifúncional para o mesmo; o impedimento estérico da reacção de reticulação terminar antes de ocorrer a gelificação, obtendo-se deste modo um polissacárido activado; e a reintrodução de condições de desimpedimento estérico para o referido polissacárido activado de modo a prosseguir a sua reticulação até à obtenção de um gel viscoelástico.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se escolher o polissacárido de entre o grupo que consiste em glicose-amina--glucanos.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o referido glicose-amina-glucano compreender ácido hialurónico.
  4. 4. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se escolher o agente de reticulação de entre o grupo que consiste em epóxidos, compostos de poliaziridilo e éteres glicidílicos.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de o referido éter glicidílico compreender éter diglicidílico de 1,4-butanodiol.
  6. 6. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o impedimento estérico da reacção de reticulação compreender a diluição do meio aquoso no qual tem lugar a reacção de reticulação. 2 7SS para se conseguir uma concentração menor do polissacárido do referido meio.
  7. 7. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a referida reintrodução de condições estericamente desimpedidas compreenderem a evaporação do meio aquoso no qual tem lugar a reacção de reticulação, de modo a conseguir-se uma concentração mais elevada do polissacárido no referido meio.
  8. 8. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1-6, caracterizado pelo facto de a referida reintrodução de condições estericamente desimpedidas compreender a diálise do meio aquoso no qual tem lugar a reacção de reticulação.
  9. 9. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se realizar a reacção de reticulação inicial na presença de um agente de reticulação polífuncional a um pH alcalino, sendo deste modo promovidas as reacções de reticulação de éter.
  10. 10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de o referido pH alcalino ser superior a pH 9.
  11. 11. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1-10, caracterizado pelo facto de se realizar a reacção de reticulação inicial na presença de um agente de reticulação polífuncional a um pH ácido, sendo deste modo promovidas reacções de reticulação de éster.
  12. 12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de o referido pH ácido ser pH 2-6.
  13. 13. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se conseguir o referido impedimento estérico da reacção 3 7½ de reticulação antes de ter sido consumido o referido agente de reticulação.
  14. 14. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de se encerrar uma substância biologicamente activa na composição de gel à base de polissacárido reticulado durante a sua preparação.
  15. 15. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de se encerrar a referida substancia biologicamente activa em condições de pH e de concentração de sal fisiológicas.
  16. 16. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 14 e 15, caracterizado pelo facto de se encerrar a referida substancia activa na composição de gel mediante dissolução ou dispersão da mesma no referido polissacárido activado antes de se submeter o polissacárido mencionado em último lugar a condições de desimpedimento estérico.
  17. 17. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 14-16, caracterizado pelo facto de se escolher a referida substancia biologicamente activa de entre o grupo que consiste em hormonas, citoquinas, vacinas, células e substâncias que aumentam os tecidos.
  18. 18. Processo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto de a referida substância que aumenta os tecidos compreender um polímero escolhido de entre colagéneo, amido, dextranómero, polilactido e os seus copolimeros, e poli--β-hidroxibutirato e os seus copolimeros.
  19. 19. Processo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto de se escolher a referida hormona de entre o grupo que consiste em eritropoeitina e calcitonina.
  20. 20. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 14-19, 4 caracterizado pelo facto de a referida substância biologicamente activa conter grupos reactivos funcionais com o polissacárido e se encontrar encerrada na estrutura do gel mediante reacção química com a mesmo.
  21. 21. Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo facto de se preparar a referida substância biologicamente activa que contém grupos funcionais com um agente de reticulação para o referido polissacárido.
  22. 22. Processo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo facto de o agente de reticulação ser o mesmo agente de reticulação que foi utilizado na reticulação do polissacárido.
  23. 23. Composição de gel à base de polissacárido biocompatível reticulado susceptível de ser preparada por um processo conforme reivindicado em uma qualquer das reivindicações 1-22.
  24. 24. Composição de gel à base de polissacárido activado biocompatível parcialmente reticulado conforme obtida por um processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1-22 antes de prosseguir a reticulação do polissacárido activado mediante reticulação das referidas condições de desimpedimento estérico para a reacção de reticulação.
  25. 25. Composição de acordo com a reivindicação 23 para utilização como composição médica ou profiláctica.
  26. 26. Composição de acordo com a reivindicação 25 que é adaptável como preparação depot.
  27. 27. Utilização de uma composição de acordo com a reivindicação 23 para a preparação de uma composição médica ou profiláctica para o aumento do tecido de um mamífero, especialmente de um ser humano. 5
  28. 28. Utilização de acordo com a reivindicação 27 para a preparação de uma composição médica ou profiláctica depot, especialmente para o tratamento hormonal de um mamífero, em particular de um ser humano. Lisboa, 29 de Agosto de 2001 O Agdftte Oficial da Propriedade industrial
    JOSÉ DE SAMPAIO A.O.P.l. Rua do Salitre, 195, r/c-Drt. 1269-063 LISBOA
PT96923119T 1995-07-17 1996-05-28 Composicao de gel a base de polissacarido PT839159E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/503,323 US5827937A (en) 1995-07-17 1995-07-17 Polysaccharide gel composition

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT839159E true PT839159E (pt) 2001-11-30

Family

ID=24001615

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96923119T PT839159E (pt) 1995-07-17 1996-05-28 Composicao de gel a base de polissacarido

Country Status (25)

Country Link
US (1) US5827937A (pt)
EP (1) EP0839159B1 (pt)
JP (1) JP3094074B2 (pt)
KR (1) KR100314488B1 (pt)
CN (1) CN1083849C (pt)
AT (1) ATE204000T1 (pt)
BR (2) BRPI9609534B8 (pt)
CA (1) CA2226488C (pt)
CZ (1) CZ290755B6 (pt)
DE (2) DE839159T1 (pt)
DK (1) DK0839159T3 (pt)
EA (1) EA001500B1 (pt)
ES (1) ES2161368T3 (pt)
GR (1) GR3037065T3 (pt)
HU (1) HU220257B (pt)
MX (1) MX9800484A (pt)
NO (1) NO315274B1 (pt)
NZ (1) NZ312229A (pt)
PL (1) PL188071B1 (pt)
PT (1) PT839159E (pt)
SI (1) SI0839159T1 (pt)
SK (1) SK282431B6 (pt)
TR (1) TR199800072T1 (pt)
UA (1) UA48980C2 (pt)
WO (1) WO1997004012A1 (pt)

Families Citing this family (160)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6537574B1 (en) 1992-02-11 2003-03-25 Bioform, Inc. Soft tissue augmentation material
US7968110B2 (en) * 1992-02-11 2011-06-28 Merz Aesthetics, Inc. Tissue augmentation material and method
US7060287B1 (en) * 1992-02-11 2006-06-13 Bioform Inc. Tissue augmentation material and method
CA2253980C (en) * 1996-05-23 2004-08-17 Samyang Corporation Locally administrable, biodegradable and sustained-release pharmaceutical composition for periodontitis and process for preparation thereof
TW586934B (en) * 1997-05-19 2004-05-11 Sumitomo Pharma Immunopotentiating composition
US7192984B2 (en) * 1997-06-17 2007-03-20 Fziomed, Inc. Compositions of polyacids and polyethers and methods for their use as dermal fillers
ES2209170T3 (es) 1997-07-29 2004-06-16 Alcon Manufacturing Ltd. Sistemas viscoelasticos conmutables que contienen polimeros de galactomanano y borato.
GB9902412D0 (en) 1999-02-03 1999-03-24 Fermentech Med Ltd Process
GB9902652D0 (en) 1999-02-05 1999-03-31 Fermentech Med Ltd Process
US8188043B2 (en) * 1999-07-28 2012-05-29 The Board Of Trustees Of The Leland Stanford Jr. University Nicotine in therapeutic angiogenesis and vasculogenesis
KR100721752B1 (ko) 2000-01-24 2007-05-25 쿠라레 메디카루 가부시키가이샤 수팽윤성 고분자 겔 및 그 제조법
SE0004928D0 (sv) * 2000-12-29 2000-12-29 Apbiotech Ab A method for the manufacturing of porous material
FR2819722B1 (fr) * 2001-01-19 2006-11-24 Corneal Ind Utilisation de l'acide hyaluronique ou d'au moins l'un de ses sels dans le cadre d'un traitemnet chirurgical de la presbytie
US8580290B2 (en) 2001-05-08 2013-11-12 The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma Heparosan-based biomaterials and coatings and methods of production and use thereof
US20070078435A1 (en) * 2001-06-14 2007-04-05 Corbett Stone Tissue augmentation methods using a medical injection apparatus
ATE374796T1 (de) 2001-12-11 2007-10-15 Ceapro Inc Zusammensetzungen auf der basis von beta glukan aus getreiden, verfahren zur herstellung und verwendungen
KR20040009891A (ko) * 2002-07-26 2004-01-31 주식회사 엘지생명과학 히알루론산의 유도체 겔 및 그 제조방법
AU2003284634A1 (en) * 2002-11-21 2004-06-15 Chugai Seiyaku Kabushiki Kaisha Sustained release drug carrier
FR2861734B1 (fr) 2003-04-10 2006-04-14 Corneal Ind Reticulation de polysaccharides de faible et forte masse moleculaire; preparation d'hydrogels monophasiques injectables; polysaccharides et hydrogels obtenus
AU2003901834A0 (en) 2003-04-17 2003-05-01 Clearcoll Pty Ltd Cross-linked polysaccharide compositions
JP2004323454A (ja) * 2003-04-25 2004-11-18 Chisso Corp 薬剤
RU2360928C2 (ru) * 2003-07-30 2009-07-10 Антэ С.А. Комплексная матрица для медико-биологического применения
US8137685B2 (en) 2003-10-29 2012-03-20 Teijin Limited Hyaluronic acid compound, hydrogel thereof and joint treating material
JP4745826B2 (ja) * 2003-11-14 2011-08-10 中外製薬株式会社 架橋多糖微粒子およびその製造方法
US8124120B2 (en) * 2003-12-22 2012-02-28 Anika Therapeutics, Inc. Crosslinked hyaluronic acid compositions for tissue augmentation
US8524213B2 (en) * 2003-12-30 2013-09-03 Genzyme Corporation Polymeric materials, their preparation and use
FR2865737B1 (fr) * 2004-02-03 2006-03-31 Anteis Sa Gel reticule biocompatible
US20050226936A1 (en) * 2004-04-08 2005-10-13 Q-Med Ab Method of soft tissue augmentation
SE0401182D0 (sv) * 2004-05-05 2004-05-05 Q Med Ab Novel use of a viscoelastic composition
WO2005113608A1 (en) 2004-05-20 2005-12-01 Mentor Corporation Method of covalently linking hyaluronan and chitosan
EP1790665B1 (en) * 2004-09-07 2014-11-05 Chugai Seiyaku Kabushiki Kaisha Process for producing water-soluble modified hyaluronic acid
US20060105022A1 (en) * 2004-11-15 2006-05-18 Shiseido Co., Ltd. Process for preparing crosslinked hyaluronic acid gel
KR101239037B1 (ko) * 2004-11-15 2013-03-04 가부시키가이샤 시세이도 가교 히알루론산 겔의 제조 방법
BRPI0518542A2 (pt) 2004-12-30 2008-11-25 Genzyme Corp regimes para viscossuplementaÇço intra-articular
CA2607004C (en) 2005-05-05 2016-01-26 Sensient Flavors Inc. Production of beta-glucans and mannans
WO2006138563A1 (en) * 2005-06-16 2006-12-28 Artes Medical, Inc. Liquid crystal polymer syringes and containers and methods of use for long term storage of filler materials
KR101250846B1 (ko) * 2005-07-04 2013-04-05 주식회사 엘지생명과학 히알루론산 가교물의 제조방법
US20070102010A1 (en) * 2005-10-07 2007-05-10 Lemperle Stefan M Naso-pharyngeal tissue engineering
CN100379763C (zh) * 2006-01-12 2008-04-09 武汉大学 交联茯苓多糖及其制备方法和用途
US20070184087A1 (en) 2006-02-06 2007-08-09 Bioform Medical, Inc. Polysaccharide compositions for use in tissue augmentation
US20070212385A1 (en) * 2006-03-13 2007-09-13 David Nathaniel E Fluidic Tissue Augmentation Compositions and Methods
DE102006013594A1 (de) * 2006-03-22 2007-09-27 Biopolymer Gmbh & Co. Kg Quervernetzte Gele von Hyaluronsäure und deren Verwendung
WO2007136738A2 (en) * 2006-05-19 2007-11-29 Trustees Of Boston University Novel hydrophilic polymers as medical lubricants and gels
FR2909285A1 (fr) * 2006-12-01 2008-06-06 Anteis Sa "utilisation d'un gel anti-adhesif et anti fibrotique"
WO2008136536A1 (ja) 2007-05-01 2008-11-13 National University Corporation Tokyo Medical And Dental University 化学架橋ヒアルロン酸誘導体を含むハイブリッドゲルおよびそれを用いた医薬組成物
WO2008143681A1 (en) * 2007-05-16 2008-11-27 Medicis Pharmaceutical Corporation Methods for identifying areas of a subject's skin that appear to lack volume
US8658148B2 (en) * 2007-06-22 2014-02-25 Genzyme Corporation Chemically modified dendrimers
FR2918377B1 (fr) * 2007-07-05 2010-10-08 Estelle Piron Gel co-reticule de polysaccharides
US20090023631A1 (en) * 2007-07-18 2009-01-22 Lorenc Z Paul Composition and Method of Use for Soft Tissue Augmentation/Drug Delivery
US8455459B2 (en) * 2007-08-02 2013-06-04 Medicis Pharmaceutical Corporation Method of applying an injectable filler
US20090204101A1 (en) * 2007-08-20 2009-08-13 Wortzman Mitchell S Method of applying an injectable filler
CN101821294B (zh) 2007-09-28 2012-10-31 株式会社资生堂 溶胀性交联透明质酸粉末及其制造方法
US8703119B2 (en) * 2007-10-05 2014-04-22 Polygene Ltd. Injectable biodegradable polymer compositions for soft tissue repair and augmentation
MX2010005331A (es) 2007-11-16 2010-08-11 Vicept Therapeutics Inc Composiciones y metodos para tratamiento de purpura.
US20090143348A1 (en) * 2007-11-30 2009-06-04 Ahmet Tezel Polysaccharide gel compositions and methods for sustained delivery of drugs
US8394782B2 (en) 2007-11-30 2013-03-12 Allergan, Inc. Polysaccharide gel formulation having increased longevity
US9925209B2 (en) 2008-03-19 2018-03-27 The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma Heparosan-polypeptide and heparosan-polynucleotide drug conjugates and methods of making and using same
US9687559B2 (en) 2008-03-19 2017-06-27 The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma Heparosan polymers and methods of making and using same for the enhancement of therapeutics
GB2459438B (en) * 2008-04-10 2010-10-06 Kythera Biopharmaceuticals Inc Systems and methods for transdermal photo-polymerization
EP2280739B1 (en) * 2008-06-03 2012-07-04 Actamax Surgical Materials LLC A tissue coating for preventing undesired tissue-to-tissue adhesions
US8450475B2 (en) 2008-08-04 2013-05-28 Allergan, Inc. Hyaluronic acid-based gels including lidocaine
ES2658609T3 (es) 2008-09-02 2018-03-12 Tautona Group Lp Hilos de ácido hialurónico y/o derivados de los mismos, métodos para fabricar los mismos, y usos de los mismos
CN101445566B (zh) * 2008-12-11 2011-05-04 彭秀兰 No增放剂精氨酸氨基多糖及其生产方法
US9173975B2 (en) 2009-04-24 2015-11-03 Ingeneron, Inc. Reparative cell delivery via hyaluronic acid vehicles
IT1395392B1 (it) 2009-08-27 2012-09-14 Fidia Farmaceutici Geli viscoelastici come nuovi filler
US8273725B2 (en) 2009-09-10 2012-09-25 Genzyme Corporation Stable hyaluronan/steroid formulation
WO2011057131A1 (en) 2009-11-09 2011-05-12 Spotlight Technology Partners Llc Polysaccharide based hydrogels
CN107033368A (zh) 2009-11-09 2017-08-11 聚光灯技术合伙有限责任公司 碎裂水凝胶
US9114188B2 (en) 2010-01-13 2015-08-25 Allergan, Industrie, S.A.S. Stable hydrogel compositions including additives
US20110172180A1 (en) 2010-01-13 2011-07-14 Allergan Industrie. Sas Heat stable hyaluronic acid compositions for dermatological use
NZ602405A (en) 2010-03-12 2014-12-24 Allergan Ind Sas A fluid composition comprising a hyaluronan polymer and mannitol for improving skin conditions
WO2011119468A1 (en) 2010-03-22 2011-09-29 Allergan, Inc. Polysaccharide and protein-polysaccharide cross-linked hydrogels for soft tissue augmentation
WO2011154759A1 (en) * 2010-06-08 2011-12-15 Dow Global Technologies Llc Method for the preparation of a particulate reversibly crosslinked polymeric material
US9017712B2 (en) 2010-07-12 2015-04-28 Shin Poong Pharmaceutical Co., Ltd. Filler composition for tissue reinforcement
US8883139B2 (en) 2010-08-19 2014-11-11 Allergan Inc. Compositions and soft tissue replacement methods
US9005605B2 (en) 2010-08-19 2015-04-14 Allergan, Inc. Compositions and soft tissue replacement methods
US8889123B2 (en) 2010-08-19 2014-11-18 Allergan, Inc. Compositions and soft tissue replacement methods
WO2012027834A1 (en) * 2010-09-02 2012-03-08 Mcmaster University Hyaluronic acid-containing biopolymers
FR2968996B1 (fr) 2010-12-17 2013-04-12 Anteis Sa Formulation aqueuse injectable sterile utilisee en ophtalmologie
EP2484387A1 (en) 2011-02-03 2012-08-08 Q-Med AB Hyaluronic acid composition
US20140065221A1 (en) 2011-03-31 2014-03-06 Galderma Research & Development Compositions comprising a filler product and at least one bioresorbable and biodegradable silica-based material
WO2012146031A1 (zh) * 2011-04-26 2012-11-01 北京爱美客生物科技有限公司 透明质酸与羟丙基甲基纤维素复合凝胶及制备方法
WO2012167079A2 (en) 2011-06-03 2012-12-06 Allergan, Inc. Dermal filler compositions including antioxidants
US9408797B2 (en) 2011-06-03 2016-08-09 Allergan, Inc. Dermal filler compositions for fine line treatment
US20130096081A1 (en) 2011-06-03 2013-04-18 Allergan, Inc. Dermal filler compositions
US9393263B2 (en) 2011-06-03 2016-07-19 Allergan, Inc. Dermal filler compositions including antioxidants
ES2561094T3 (es) 2011-07-28 2016-02-24 Harbor Medtech, Inc. Productos de tejidos reticulados humanos o animales y sus métodos de fabricación y uso
US20130244943A1 (en) 2011-09-06 2013-09-19 Allergan, Inc. Hyaluronic acid-collagen matrices for dermal filling and volumizing applications
US9662422B2 (en) 2011-09-06 2017-05-30 Allergan, Inc. Crosslinked hyaluronic acid-collagen gels for improving tissue graft viability and soft tissue augmentation
EP2581079B1 (en) * 2011-10-11 2016-12-07 BioPolymer GmbH & Co. KG Combination of hyaluronic acid and prilocaine
ITAN20110138A1 (it) 2011-10-12 2012-01-11 Regenyal Lab S R L Sintesi di un gel iniettabile multifasico a base di acido ialuronico monofasico libero e reticolato e di acido ialuronico bifasico associato con idrossiapatite con inibitore della ialuronidasi microincapsulato.
WO2013071216A1 (en) * 2011-11-11 2013-05-16 Miba Medical Inc. Injectable filler
US9333245B2 (en) 2012-03-12 2016-05-10 The Regents Of The University Of California Methods and compositions for treating wounds and reducing the risk of incisional hernias
KR101240518B1 (ko) 2012-03-26 2013-03-11 주식회사 제네웰 생체 적합성 고분자를 이용한 이식용 재료
AU2013237894B2 (en) 2012-03-30 2018-06-21 The Board Of Regents Of The University Of Oklahoma High molecular weight heparosan polymers and methods of production and use thereof
CN102614111B (zh) * 2012-04-05 2013-11-06 苏州豫源生物医药有限公司 氨基葡萄糖的凝胶剂及其制备方法
ITMI20120732A1 (it) 2012-05-03 2013-11-04 B S Srl Polisaccaridi reticolati a memoria di forma
ITPD20120173A1 (it) 2012-05-31 2013-12-01 Fidia Farmaceutici "nuovo sistema di rilascio di proteine idrofobiche"
KR20180122758A (ko) * 2012-06-15 2018-11-13 메르츠 파마 게엠베하 운트 코. 카가아 히알루론산을 기본으로 하는 조성물의 제조 방법
JP5840107B2 (ja) 2012-06-17 2016-01-06 コスメディ製薬株式会社 ヒアルロン酸ゲル及びその製造方法
CA2897976A1 (en) 2013-01-11 2014-07-17 Carbylan Therapeutics, Inc. Stabilized compositions comprising hyaluronic acid
CN103146003A (zh) * 2013-03-06 2013-06-12 上海其胜生物制剂有限公司 一种低温二次交联透明质酸钠凝胶的制备方法
KR101869988B1 (ko) * 2013-03-27 2018-06-21 주식회사 엘지화학 점탄성 히알루론산 가교물 제조용 조성물, 및 이를 이용하여 얻은 히알루론산 가교물
SG11201509347UA (en) 2013-05-15 2015-12-30 Univ Leland Stanford Junior Modulation of heparin-binding epidermal growth factor activity for tympanic membrane healing
WO2014198406A1 (en) 2013-06-11 2014-12-18 Anteis S.A. Method for crosslinking hyaluronic acid; method for preparing an injectable hydrogel; hydrogel obtained; use of the obtained hydrogel
US10077321B2 (en) * 2013-06-28 2018-09-18 Galderma S.A. Method for manufacturing a shaped crosslinked hyaluronic acid product
CN105473623B (zh) * 2013-06-28 2019-10-29 盖尔德玛公司 用于制备交联的透明质酸产物的方法
EP3017808B1 (en) 2013-07-03 2022-07-13 Ritapharma, Co., Ltd. Water-soluble hyaluronic acid gel and method for producing same
ES2653549T3 (es) 2013-09-30 2018-02-07 Galderma S.A. Funcionalización y reticulación de ácido hialurónico en un paso
KR101459070B1 (ko) 2013-12-09 2014-11-17 (주) 뉴메딕 지속성을 갖는 히알루론산 겔 조성물
AR099900A1 (es) 2014-04-01 2016-08-24 Merz Pharma Gmbh & Co Kgaa Rellenos para tejidos blandos con polisacáridos con persistencia mejorada, kit, procedimiento, uso
AU2015265809A1 (en) 2014-05-29 2016-12-08 Galderma S.A. Cross-linked hyaluronic acid grafted with dextran
EP3149051A1 (en) * 2014-05-29 2017-04-05 Galderma S.A. Cross-linked polymer mixture of hyaluronic acid and dextran grafted with cyclodextrins and uses thereof
EP3194452B1 (en) 2014-08-29 2018-06-13 Galderma S.A. Enantiopure or enantioenriched bdde and its use as crosslinking agent in the manufacture of cross-linked products
ES2761558T3 (es) 2014-09-30 2020-05-20 Allergan Ind Sas Composiciones de hidrogel estables que incluyen aditivos
WO2016057607A1 (en) * 2014-10-08 2016-04-14 Therakine Micronized hydrophilic cross-linked biopolymer systems and method of making same
RU2017124620A (ru) 2014-12-18 2019-01-21 Гальдерма С.А. Прививка циклодекстрина амидными связями к гиалуроновой кислоте, поперечно сшитой эфиром, и их применение
EP3040118A1 (en) 2014-12-29 2016-07-06 Galderma S.A. Ether cross-linked chondroitin hydrogels and their use for soft tissue applications
EP3040348A1 (en) 2014-12-29 2016-07-06 Galderma S.A. Graft copolymer
EP3040117A1 (en) 2014-12-29 2016-07-06 Galderma S.A. Ether cross-linked chondroitin sulfate hydrogels and their use for soft tissue applications
WO2016128783A1 (en) 2015-02-09 2016-08-18 Allergan Industrie Sas Compositions and methods for improving skin appearance
US10004824B2 (en) 2015-05-11 2018-06-26 Laboratoires Vivacy Compositions comprising at least one polyol and at least one anesthetic
WO2016192760A1 (en) 2015-05-29 2016-12-08 Galderma S.A. Mixed hydrogels of hyaluronic acid and dextran
US20180169297A1 (en) 2015-06-12 2018-06-21 Laboratoire Français Du Fractionnement Et Des Biotechnologies Injectable composition of factor vii and fillers
FR3037797B1 (fr) 2015-06-24 2018-08-17 Kylane Laboratoires Sa Procede de preparation d'un hydrogel reticule injectable; hydrogel obtenu; utilisation de l'hydrogel obtenu
US9737395B2 (en) 2015-06-26 2017-08-22 Phi Nguyen Systems and methods for reducing scarring
WO2017001057A1 (en) 2015-06-30 2017-01-05 Merz Pharma Gmbh & Co. Kgaa Method of preparing a composition based on hyaluronic acid
KR20170025778A (ko) 2015-08-31 2017-03-08 대화제약 주식회사 항산화제를 포함하는 생체 적합성 고분자 히알루론산 유도체 및 그 히알루론산의 가교결합물
KR101720426B1 (ko) 2015-09-01 2017-04-14 (주)시지바이오 히알루론산 조성물 및 그의 제조방법
CN105126157B (zh) * 2015-09-17 2018-02-09 爱美客技术发展股份有限公司 医用可注射粘合凝胶及其制备方法
FR3044557B1 (fr) 2015-12-07 2017-12-01 Benedicte Vincente Gavard Molliard Tauzin Nouvelle composition injectable; procede de preparation de ladite composition; utilisation de ladite composition
FR3047666A1 (fr) 2016-02-15 2017-08-18 Benedicte Vincente Gavard Molliard Tauzin Composition injectable; procede de preparation de ladite composition; utilisation de ladite composition
KR101866310B1 (ko) 2016-05-31 2018-06-11 주식회사 글랜젠 생체 내 지속성 및 항산화 작용이 향상된 진피 충전재 조성물 및 이의 제조방법
WO2017220622A1 (en) 2016-06-23 2017-12-28 Galderma S.A. Cyclodextrin-grafted cross-linked hyaluronic acid complexed with active drug substances and uses thereof
WO2018024795A1 (en) 2016-08-03 2018-02-08 Galderma Research & Development Method of crosslinking glycosaminoglycans
ES2901326T3 (es) 2016-08-03 2022-03-22 Galderma Res & Dev Procedimiento de reticulación de glicosaminoglicanos
AU2017329872A1 (en) 2016-09-21 2019-04-11 Nestlé Skin Health Sa Hyaluronic acid gel with a divalent zinc cation
AR110125A1 (es) 2016-11-07 2019-02-27 Croma Pharma Ges M B H Compuestos poliméricos que liberan sulfuro de hidrógeno
EP3494146A1 (en) 2016-12-23 2019-06-12 Galderma Research & Development Double crosslinked glycosaminoglycans
WO2018122343A1 (en) 2016-12-29 2018-07-05 Nestlé Skin Health Sa Micro- or nanoparticular vesicles comprising crosslinked hyaluronic acid, compositions comprising the same and method for their use in skin care
EP3562468A1 (en) 2016-12-29 2019-11-06 Nestlé Skin Health SA Micro- or nanoparticular multilamellar vesicles, compositions comprising the same and method for their use in skin care
WO2018122344A1 (en) 2016-12-29 2018-07-05 Nestlé Skin Health Sa Composition comprising a crosslinked hyaluronic acid (ha) in combination with a low-molecular ha and/or an agent stimulating endogenous ha synthesis
IT201700008651A1 (it) 2017-01-26 2018-07-26 Beauty System Pharma Ltd Acido ialuronico reticolato con agenti reticolanti di tipo naturale o semisintetico
CN108721206B (zh) * 2017-04-14 2021-11-09 常州药物研究所有限公司 治疗膀胱输尿管返流、压力性尿失禁和大便失禁的组合物及其制备方法
WO2018220283A1 (fr) 2017-05-29 2018-12-06 Kh Medtech Sarl Composition injectable sterile contenant de l'acide hyaluronique reticule et de l'articaine
WO2019001784A1 (en) 2017-06-28 2019-01-03 Nestlé Skin Health Sa HYALURONIC ACID GEL WITH A DIVALENT CATION
WO2019002371A1 (en) 2017-06-28 2019-01-03 Nestlé Skin Health Sa GLYCOSAMINOGLYCAN GEL WITH BIS-TRIS BUFFER
WO2019121694A1 (en) 2017-12-22 2019-06-27 Nestlé Skin Health Sa Injectable compositions of cross-linked hyaluronic acid and bupivacaine, and uses thereof
CA3099139A1 (en) 2018-05-03 2019-11-07 Collplant Ltd. Dermal fillers and applications thereof
WO2020009555A1 (ko) 2018-07-06 2020-01-09 주식회사 엘지화학 높은 점탄성 및 응집성을 동시에 갖는 히알루론산 필러
CA3106381C (en) 2018-07-10 2024-02-13 Lg Chem, Ltd. Hyaluronic acid filler having high lift capacity and low injection force
KR20200046649A (ko) 2018-10-25 2020-05-07 (주)뉴크레이티브랩 혼합상 히알루론산 제조방법
KR102334794B1 (ko) 2018-12-20 2021-12-03 주식회사 엘지화학 우수한 필러 특성을 갖는 히알루론산 하이드로겔을 포함하는 필러
US20220016313A1 (en) 2018-12-21 2022-01-20 Lg Chem, Ltd. Filler comprising hyaluronic acid hydrogel having excellent filling properties
WO2020198888A1 (en) 2019-04-02 2020-10-08 Volumina Medical Sa Composition comprising a cross-linked polyol
TR201922907A2 (tr) * 2019-12-31 2021-07-26 Vsy Biyoteknoloji Ve Ilac Sanayi Anonim Sirketi Osteoartri̇t tedavi̇si̇ i̇çi̇n yeni̇ bi̇r vi̇skoelasti̇k formülasyonu ve bunun üreti̇m yöntemi̇
KR102425496B1 (ko) 2020-05-08 2022-07-26 주식회사 종근당 고탄성, 고점도 및 고유효 가교율을 갖는 히알루론산 가교체, 및 이의 제조방법
KR20230038119A (ko) 2021-09-09 2023-03-17 선바이오(주) 6-arm PEG 수화겔의 시간 경과에 따른 졸-겔 전환
IT202100032111A1 (it) 2021-12-22 2023-06-22 Fidia Farm Spa Nuovi sostituti biocompatibili dell’umor vitreo
WO2023148619A1 (en) 2022-02-01 2023-08-10 Galderma Holding SA Methods of producing crosslinked hyaluronic acid hydrogels

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4197846A (en) * 1974-10-09 1980-04-15 Louis Bucalo Method for structure for situating in a living body agents for treating the body
US4716224A (en) * 1984-05-04 1987-12-29 Seikagaku Kogyo Co. Ltd. Crosslinked hyaluronic acid and its use
GB8412423D0 (en) * 1984-05-16 1984-06-20 Allied Colloids Ltd Polymeric compositions
SE442820B (sv) * 1984-06-08 1986-02-03 Pharmacia Ab Gel av tverbunden hyaluronsyra for anvendning som glaskroppssubstitut
US4863907A (en) * 1984-06-29 1989-09-05 Seikagaku Kogyo Co., Ltd. Crosslinked glycosaminoglycans and their use
US4582865A (en) * 1984-12-06 1986-04-15 Biomatrix, Inc. Cross-linked gels of hyaluronic acid and products containing such gels
US5128326A (en) * 1984-12-06 1992-07-07 Biomatrix, Inc. Drug delivery systems based on hyaluronans derivatives thereof and their salts and methods of producing same
SE458525B (sv) * 1985-05-23 1989-04-10 Pharmacia Ab Foerfarande foer tvaerbindning av en poroes agar- eller agarosgel
SE452469B (sv) * 1986-06-18 1987-11-30 Pharmacia Ab Material bestaende av en tverbunden karboxylgrupphaltig polysackarid och forfarande vid framstellning av detsamma
US4803075A (en) * 1986-06-25 1989-02-07 Collagen Corporation Injectable implant composition having improved intrudability
IT1198449B (it) * 1986-10-13 1988-12-21 F I D I Farmaceutici Italiani Esteri di alcoli polivalenti di acido ialuronico
US4767463A (en) * 1987-04-15 1988-08-30 Union Carbide Corporation Glycosaminoglycan and cationic polymer combinations
US5017229A (en) * 1990-06-25 1991-05-21 Genzyme Corporation Water insoluble derivatives of hyaluronic acid
US5007940A (en) * 1989-06-09 1991-04-16 American Medical Systems, Inc. Injectable polymeric bodies
US5143724A (en) * 1990-07-09 1992-09-01 Biomatrix, Inc. Biocompatible viscoelastic gel slurries, their preparation and use
US5246698A (en) * 1990-07-09 1993-09-21 Biomatrix, Inc. Biocompatible viscoelastic gel slurries, their preparation and use
US5633001A (en) * 1993-03-19 1997-05-27 Medinvent Composition and a method for tissue augmentation

Also Published As

Publication number Publication date
PL324608A1 (en) 1998-06-08
DK0839159T3 (da) 2001-10-08
JP3094074B2 (ja) 2000-10-03
AU700215B2 (en) 1998-12-24
CA2226488C (en) 2005-12-06
NO315274B1 (no) 2003-08-11
MX9800484A (es) 1998-04-30
JPH11509256A (ja) 1999-08-17
CZ290755B6 (cs) 2002-10-16
BRPI9609534B8 (pt) 2020-05-12
ATE204000T1 (de) 2001-08-15
US5827937A (en) 1998-10-27
BR9609534A (pt) 1999-02-23
KR19990029034A (ko) 1999-04-15
ES2161368T3 (es) 2001-12-01
KR100314488B1 (ko) 2001-12-28
TR199800072T1 (xx) 1998-05-21
EA001500B1 (ru) 2001-04-23
DE839159T1 (de) 1999-10-07
DE69614391T2 (de) 2002-02-14
HUP9901714A3 (en) 2000-06-28
CN1083849C (zh) 2002-05-01
NZ312229A (en) 1998-11-25
EP0839159A1 (en) 1998-05-06
HU220257B (hu) 2001-11-28
BR9609534B1 (pt) 2010-07-27
GR3037065T3 (en) 2002-01-31
CN1190974A (zh) 1998-08-19
CA2226488A1 (en) 1997-02-06
NO980213D0 (no) 1998-01-16
DE69614391D1 (de) 2001-09-13
PL188071B1 (pl) 2004-12-31
UA48980C2 (uk) 2002-09-16
AU6371896A (en) 1997-02-18
EP0839159B1 (en) 2001-08-08
CZ12998A3 (cs) 1998-06-17
NO980213L (no) 1998-03-16
EA199800133A1 (ru) 1998-10-29
SK282431B6 (sk) 2002-02-05
SK6198A3 (en) 1999-01-11
WO1997004012A1 (en) 1997-02-06
HUP9901714A2 (hu) 1999-09-28
SI0839159T1 (en) 2002-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT839159E (pt) Composicao de gel a base de polissacarido
MXPA98000484A (en) Composition in polisacar gel
JP4458852B2 (ja) 光硬化によるハイドロゲル材料の調製のためのヒアルロン酸のエステル誘導体
US5502081A (en) Water-insoluble derivatives of hyaluronic acid and their methods of preparation and use
RU2689559C2 (ru) Способ получения продукта из поперечно-сшитой гиалуроновой кислоты
JP4745826B2 (ja) 架橋多糖微粒子およびその製造方法
BRPI0710315A2 (pt) dextrano e/ou derivado de dextrano, composição farmacêutica, métodos de tratamento ou formulação de medicamentos, e, utilização de destranos e/ou derivados de dextranos e/ou de composições
PT1163274E (pt) Processo para reticulação de ácido hialurónico em polímeros
JP4459543B2 (ja) 徐放性ハイドロゲル製剤
BR112013012772B1 (pt) Preparação e/ou formulação de proteínas reticuladas com polissacarídeos
KR102385223B1 (ko) 감마선 조사 단계를 포함하는 필러 주사제제의 제조방법
US20060148691A1 (en) Sustained release preparation for therapy of coronary stenosis or obstruction
JPH07503001A (ja) コラーゲンマイクロカプセル含有注射可能組成物
AU700215C (en) Polysaccharide gel composition
RU2191782C2 (ru) Способ получения модифицированной гиалуроновой кислоты
BR112021013133A2 (pt) Formulação de injeção contendo um conjugado de preenchimento de ácido poli-l-láctico e de preenchimento de ácido hialurônico, e método para prepará-la
JP2000239305A (ja) 生体吸収性薬物担体