PT92220B - Processo para a preparacao de novos derivados da insulina e de preparacoes farmaceuticas que os contem - Google Patents
Processo para a preparacao de novos derivados da insulina e de preparacoes farmaceuticas que os contem Download PDFInfo
- Publication number
- PT92220B PT92220B PT92220A PT9222089A PT92220B PT 92220 B PT92220 B PT 92220B PT 92220 A PT92220 A PT 92220A PT 9222089 A PT9222089 A PT 9222089A PT 92220 B PT92220 B PT 92220B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- insulin
- formula
- arg
- process according
- physiologically acceptable
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K38/00—Medicinal preparations containing peptides
- A61K38/16—Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof
- A61K38/17—Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof from animals; from humans
- A61K38/22—Hormones
- A61K38/28—Insulins
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07K—PEPTIDES
- C07K14/00—Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof
- C07K14/435—Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof from animals; from humans
- C07K14/575—Hormones
- C07K14/62—Insulins
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P3/00—Drugs for disorders of the metabolism
- A61P3/08—Drugs for disorders of the metabolism for glucose homeostasis
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P3/00—Drugs for disorders of the metabolism
- A61P3/08—Drugs for disorders of the metabolism for glucose homeostasis
- A61P3/10—Drugs for disorders of the metabolism for glucose homeostasis for hyperglycaemia, e.g. antidiabetics
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K38/00—Medicinal preparations containing peptides
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Diabetes (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Endocrinology (AREA)
- Gastroenterology & Hepatology (AREA)
- Zoology (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Public Health (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biochemistry (AREA)
- Obesity (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Genetics & Genomics (AREA)
- Biophysics (AREA)
- Toxicology (AREA)
- Emergency Medicine (AREA)
- Hematology (AREA)
- General Chemical & Material Sciences (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Immunology (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
- Peptides Or Proteins (AREA)
- Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
- Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
Description
Descrição
A insulina e os derivados da insulina são, como se sabe, necessários em quantidades importantes para o tratamento da doença diabetes mellitus e hoje em dia são produzidos em quantidades industriais. Apesar do número considerável de preparados e de diversas formas de insulina existentes com diferentes perfis de actividade, subsiste, devido às diferenças entre os organismos com a variabilidade entre os indivíduos e no mesmo indivíduo, a necessidade de novos preparados de insulina com novas propriedades e características de actividade.
Derivados da insulina com actividade retardada são descritos por exemplo em EP-B-132 769 e em EP-B-132 770. Trata-se especialmente de derivados básicos modificados na posição B31 da cadeia B da insulina da fórmula I seguinte:
ANA *
na qual significa H ou H-Phe,
R representa um resíduo de um ácido aminado L geneticamente codificável neutro e
R representa um grupo orgânico de carácter básico fisiologicamente aceitável com um máximo de 50 átomos de carbono em cuja constituição participam 0 a 3 ácidos <t-aminados e cuja função carboxilo terminal livre eventualmente existente se pode apresentar sob a forma de uma função éster, de uma função amida, sob a forma de uma lactona ou reduzida a C^OH.
Para estes derivados da insulina é característico um ponto isoeléctrico entre 5,8 e 8,5 (medido por focagem isoeléctrica). 0 ponto isoeléctrico - ao contrário do ponto isoeléctri co na insulina ou da pró-insulina nativa não modificada (a pH 5,4) deslocado para a zona de neutralidade - é condicionado pela(s) carga(s) positiva(s) que se encontra(m) na superfície da molécula em consequência da modificação básica. Deste modo, estes derivados da insulina básicos modificados são menos solúveis na zona de neutralidade do que a insulina ou a pró-insulina nativas, as quais normalmente se encontram em dissolução na zona de neutralidade.
A actividade retardada ou depot dos derivados básicos modificados da insulina da fórmula I é devida à sua baixa solubilidade no ponto isoeléctrico. A dissolução dos derivados de insulina sob condições fisiológicas é conseguida, de acordo com as duas publicações referidas, por cisão dos grupos básicos adicionais, cisão que é realizada segundo o derivado por meio da acção da tripsina ou de enzimas dotadas de actividade semelhante à da tripsina e/ou de carboxipeptidase B ou de enzimas
dotadas de actividade semelhante à da carboxipeptidase B e/ou de esterase. Os grupos cindidos em cada caso são metabolitos fisiológicos puros ou substâncias fisiologicamente aceitáveis facilmente metabolizáveis.
O princípio dos produtos depot atrás referido conseguido por meio de uma modificação básica da insulina foi ainda utilizado na preparação e uso correspondente de outros derivados básicos modificados - fundamentalmente nas cadeias A e B - da insulina; ver por exemplo EP-A-0194 864 e EP-A-0254 516.
Nos derivados da insulina de acordo com a EP-A-0194 86' encontra-se integrado na posição B27 um ácido aminado básico e/ov um ácido aminado neutro situa-se nas posições A4, A17, B13 e/ou B21; além disso o grupo carboxilo C-terminal da cadeia B é bloqueado por meio da formação de uma amida ou de um éster.
Os derivados de insulina de acordo com a EP-A-0254 516 são muito semelhantes aos descritos nas EP-A anteriormente referidas; com o objectivo de aumentar a estabilidade na zona de valores de pH fracamente ácidos das correspondentes composições farmacêuticas é possível no entanto ainda substituir nestes derivados o ácido aminado Asn na posição A21 por outros ácidos aminados estáveis em meio ácido, como por exemplo Asp. 0 ácido aminado Asn (=asparagina) distingue-se, como se sabe, do Asp (=ácido aspártico) pelo bloqueamento de um dos dois grupos carboxilo por meio do grupo amida:
COOH
I
H„N -C-H
COOH
I
H„N -C-H
conh2
Asparagina
COOH
Acido aspártico
Através de ainda outra modificação da molécula de insulina nas cadeias A e B, especialmente por permuta do ácido aminado His na posição B10 para a formação de complexos com zinco - e deste modo responsável por uma acção segura de retarda* mento - por outros ácidos aminados, resultam derivados da insu• lina de acção mais rápida; ver EP-A-0214 826.
A totalidade dos derivados da insulina das 3 publicações anteriormente referidas são fundamentalmente modificados nas cadeias.A e B; a sua preparação é efectuada por meio de manipulações genéticas.
No esforço para aumentar a estabilidade em meio ácido dos derivados da insulina básicos modificados na extremidade C-terminal da cadeia B de acordo com as publicações de Patentes anteriormente referidas EP-B-0132 769 e EP-B-0132 770 e eventual mente modificar ainda também o respectivo perfil de actividade, verificou-se agora que esta finalidade pode ser alcançada de modo vantajoso por substituição da Asn por outros ácidos aminados codificáveis geneticamente que não contenham qualquer grupo amida e eventualmente por substituição da His por outros ácidos aminados codificáveis geneticamente.
O objectivo da presente invenção é por conseguinte a preparação de derivados da insulina da fórmula II,
AI
H-Gly-Cadeia AA21 „2 (II)
B2
R1-ValB10
Cadeia B - XB29
-R30 - R31 na qual
R1 significa H ou H-Phe,
R significa um ácido aminado L genéticamente codificável que não contém qualquer grupo amida,
R representa um resíduo de um ácido aminado L genéticamente codificável neutro,
R representa um grupo orgânico de carácter básico fisiologicamente aceitável com um máximo de 50 átomos de carbono em cuja constituição participam 0 a 3 ácidos ec-aminados e cuja função carboxilo terminal livre eventualmente existente se pode apresentar sob a forma de uma função éster, de uma função amida, sob a forma de uma lactona ou reduzida a CH2OH, e
X representa um ácido aminado L geneticamente codificável, com um ponto isoeléctrico entre 5 e 8,5, e dos sais fisiologicamente aceitáveis destes derivados da insulina.
Os novos derivados da insulina e os seus sais fisiologicamente aceitáveis são estáveis perante os valores de pH fracamente ácidos correspondentes aos preparados farmacêuticos mesmo durante longos períodos e apresentam - especialmente quando também se substituiu a His por outro ácido aminado - um perfil de actividade modificado (mais rápido) em comparação com os derivados básicos modificados conhecidos - sem alteração da fórmula I referida no início.
Na fórmula II é de preferência H-Phe.
Ácidos aminados L geneticamente codificáveis que não 2 contêm qualquer grupo amida - para R - são
Gly, Ala, Ser, Thr, Vai, Leu, Ile, Asp, Glu, Cys, Met, Arg, Lys, His, Tyr, Phe, Trp e Pro;
de preferência Gly, Ala, Ser, Thr, Asp e Glu, de modo especialmente preferido Asp.
Ácidos aminados L geneticamente codificáveis neutros 30
- para R - são Gly, Ala, Ser, Thr, Vai, Leu, Ile, Asn, Gin, Cys, Met, Tyr, Phe e Pro; de preferência Ala, Thr e Ser.
z r r
R é um grupo orgânico de carácter básico fisiologicamente aceitável com um máximo de 50 átomos de carbono em cuja composição participam 0 a 3 ácidos «-aminados. Quando na com31 posição de R não participa qualquer ácido eC-aminado, o significado deste resíduo pode ser por exemplo de um dos seguintes grupos básicos:
Amino-alcoxi-(C2-Cg), alquil-(C^-C4)-amino-alcoxi-(C2-Cg), dialquil-(C1-C4)-amino-alcoxi-(C2-C6), tri-(^-^)-alquilamónio-alcoxi-(C2-C6), amino-alquil-(C2~C6)-amino, ^alquil-(C1~C4)-aminoj-alquil-ÍC^C^)-amino, dialquil-(C^-C4)-amino-alquil—(C2—Cg)—amino ou £tri-alquil-(C1-C4)-aminoj-alquil-(C2-Cg)-amino, especialmente -O-^CH^ “NR2» “°“ CCH2^p-N^ + ^R3'
-NH- [CH2] p-NR2 ou -NH-fCH^p-N^+^Rg, em que pé = 2a6eRé
igual ou diferente e representa hidrogénio ou alquilo-(C^-C4).
Quando na composição de R participam até um máximo de 3 ácidos Λ-aminados, estes são principalmente ácidos aminados L de ocorrência natural neutros ou básicos e/ou os ácidos aminados D correspondentes a estes. Os ácidos aminados de ocorrência natural neutros são especialmente Gly, Ala, Ser, Thr, Vai, Leu, Ile, Asn, Gin, Cys, Met, Tyr, Phe, Pro e Hyp. Os ácidos aminados de ocorrência natural básicos são especialmente Arg, Lys, Hyl, Orn, Cit e His. No caso de apenas participarem ácidos β-aminados neutros, a respectiva função carboxilo terminal - que confere a R carácter básico - não pode estar livre; a função carboxilo terminal deverá, pelo contrário, neste caso, estar esterificada com um grupo básico ou transformada em amida, podendo neste caso serem considerados os grupos básicos já anteriormente referidos - para o caso de na composição de RJ não participar qualquer ácido ec-aminado. Naturalmente estes grupos éster ou amida podem também bloquear a função carboxilo de ácidos ct-aminados básicos. Para o bloqueamento da função carboxilo dos ácidos ac-aminados básicos podem utilizar-se também - no caso de se pretender um bloqueamento - grupos éster neutros ou grupos amida, como por exemplo alcoxi-(C^-Cg), cicloalquiloxi-ÍC^-Cg), NH , alquil-(C^-Cg)-amino ou dialquil-(C^-Cg) -amino.
Naturalmente a função carboxilo terminal apenas pode estar sob a forma de uma lactona quando o ácido aminado terminal é um ácido hidroxiaminado.
Além disso uma função carboxilo terminal também se pode apresentar sob forma reduzida CH2OH.
z
De preferência R é constituído por 1, 2 ou 3 ácidos aminados básicos de ocorrência natural de entre os anteriormen31 te referidos; de modo especialmente preferido R é = Arg-OH ou Arg-Arg-OH.
Os ácidos aminados L codificáveis geneticamente podem 2 ser - para X - os mesmos ácidos aminados considerados para R , podendo neste caso no entanto também ser considerados os ácidos aminados L geneticamente codificáveis que contêm um grupo amida,
isto é, Asn e Gin; os últimos - Asn e Gin - são mesmo neste caso preferidos. Quando os ácidos tini nados Asn ou Gin se encontram na posição ΒΙΟ, o grupo amida em cada caso é estável em meio ácido fraco (na presença de Asn ou de Gin na posição A21).
As sequências (Al - A20) e (Bl - B9, Bll - B29) são de preferência as sequências da insulina humana, de suíno ou de bovino, especialmente as sequências da insulina humana.
São exemplos de derivados da insulina da fórmula I:
A21 B31
Asp -Insulina humana-Arg -OH
GluA21Gly
Ser
Thr
Ala
A21.
A21_
A21_
A21
Asp
Glu
Gly
Ser
Thr
Ala
A21
A21
A21
A21
A21
A21
R31 R8 7
Insulina humana-Arg -Arg -OH
II
II
II
Asp
Glu
Gly
Ser
Thr
Ala
A21
A21
A21
A21
A21
A21
BlO B31
Asn -Insulina humana-Arg -OH
II
II
II
II
AspA21-AsnB10-Insulina humana-ArgB31-ArgB32-OH
Glu
Gly
Ser
Thr
Ala
A21
A21_
A21_
A21.
A21
A preparação dos derivados da insulina da fórmula II é levada a efeito segundo uma alternativa processual principal por via de tecnologia genética por meio de mutagénese dirigida
utilizando técnicas conhecidas.
De acordo com esta variante processual, constrói-se uma estrutura genética que codifica para o derivado da insulina pretendido da fórmula II e provoca-se a expressão numa célula hospedeira - de preferência numa bactéria com E. coli ou numa levedura, especialmente em Saccharomyces cerevisiae - e - no caso de a estrutura génica codificar para uma proteína de fusão
- liberta-se o derivado da insulina da fórmula II a partir da proteína de fusão; métodos análogos são por exemplo descritos em EP-A-0 211 299, EP-A-0 227 933, EP-A-0 229 998, EP-A-0 286 956 e no pedido de Patente DE P 38 21 159.9 de 23.6.1988 (HOE 88/F 158).
A cisão da proteína de fusão nas suas fracções é levada a efeito após desintegração das células por meio de um halogeneto de cianogénio - ver EP-A-0 180 920 - ou por via enzimática por meio de lisostafina - ver DE-A-37 39 347.
O precursor da insulina é em seguida submetido a sulfitólise oxidativa de acordo por exemplo com o método descrito por R.C. Marshall e A.S. Inglis em Praticai Protein Chemistry
- A Handbook (Editor A. Darbre) 1986, págs. 49 - 53 e em seguida renaturado na presença de um tiol com formação das pontes de dissulfureto correctas, por exemplo de acordo com o método descrito por G.H. Dixon e A.C. Warlow em Nature (1960), págs. 721 - 724.
O peptídeo C é eliminado por meio de cisão tríptica
- por exemplo de acordo com o método de Kemmler et al., J.B.C. (1971), págs. 6786 - 6791 e o derivado da insulina da fórmula II é purificado de acordo com técnicas conhecidas como cromatografia - ver por exemplo EP-A-0 305 760 - e cristalização.
A preparação de derivados da insulina da fórmula II com R = Asp e X = His é levada a efeito de modo conveniente por hidrólise dos derivados da insulina da fórmula I em meio aquoso ácido (devendo neste caso hidrolisar-se apenas o grupo amida da asparagina na posição A21), de preferência a valores de pH entre cerca de 2 e cerca de 4, especialmente de cerca de
_ 2,5, e a temperaturas de cerca de 0 até cerca de 40°c, de preferência à temperatura ambiente.
Os derivados da insulina da fórmula II da presente invenção e/ou os seus sais fisiologicamente aceitáveis (como por exemplo os sais alcalinos ou de amónio) são utilizados principalmente como substâncias activas para uma composição farmacêutica para o tratamento de diabetes mellitus.
A composição farmacêutica é de preferência uma solução ou uma suspensão para uso injectável; o processo para a preparação desta composição farmacêutica caracteriza-se por se incorporar como princípio activo uma quantidade eficaz de pelo menos um derivado da insulina da fórmula II e/ou pelo menos um dos seus sais fisiologicamente aceitáveis sob forma dissolvida, amorfa e/ou cristalina - de preferência sob forma dissolvida.
A composição farmacêutica apresenta de preferência um valor de pH entre cerca de 2,5 e 8,5, especialmente entre cerca de 4,0 e 8,5, contém um agente de isotonicidade adequado, um conservante adequado e eventualmente um tampão adequado, bem como de preferência ainda uma concentração determinada de iões de zinco, tudo naturalmente em solução aquosa estéril. O conjunto dos componentes da composição farmacêutica com excepção da substância activa formam a substância veicular do preparado.
São agentes de isotonicidade adequados por exemplo glicerina, glucose, manitol, NaCl e compostos de cálcio ou de magnésio como CaC^, MgC^, etc..
Por meio da selecção do agente de isotonicidade e/ou do conservante é possível influenciar a solubilidade do derivado da insulina ou dos seus sais fisiologicamente aceitáveis nos valores de pH fracamente ácidos.
São conservantes adequados por exemplo fenol, m-cresol, álcool benzílico e/ou p-hidroxibenzoatos.
Como substâncias tampão, especialmente para o ajuste . de um valor de pH entre 4,0 e 8,5, é possível usar por exemplo ’ acetato de sódio, citrato de sódio, fosfato de sódio, etc..
Em alternativa são também adequados para o ajuste do valor do pH ácidos fisiologicamente aceitáveis diluídos (normalmente HCl) ou bases (normalmente NaOH).
Quando a composição farmacêutica contém zinco, considera-se preferida uma concentração de zinco de 1 pg a 2 mg/ml, de preferência de 5 jig a 200 ug/ml.
Com o objectivo de variar o perfil de actividade da composição farmacêutica de acordo com a presente invenção é possível incorporar adicionalmente à composição farmacêutica uma insulina não modificada, de preferência insulina de bovino, de suíno ou humana, de modo especialmente preferido insulina humana.
As concentrações da substância activa são tais que correspondem a cerca de 1 a 1500 unidades internacionais/ml, de preferência de cerca de 5 a 1000 Unidades internacionais/ml e de modo especialmente preferido de cerca de 40 a 400 Unidades internacionais/ml.
A presente invenção é em seguida elucidada mais em pormenor por meio dos exemplos que se seguem.
A) Preparação por tecnologia genética
Exemplo 1
Construção de um plasmídeo para a preparação de Gly (A21)-insulina humana Arg (B31-OH)
No pedido de patente DE-P 38 21 159.9 (HOE 88/F 158) é descrito o plasmídeo pSW3.
O ADN plasmídico é feito reagir com as enzimas de restrição Pvu2 e Sall e em seguida é tratado com fosfatase alcalina de bovino. Os dois fragmentos resultantes são separados por electroforese em gel e o fragmento maior é isolado. Este fragmento é acoplado numa reacção com ligase de ADN T4 com a seguinte sequência de ADN sintética:
5' - CTG GAA AAC TAC TGT GGT TGA TAG
GAC CTT TTG ATG ACA CCA ACT ATC AGCT - 5'
Transformam-se células competentes de E. coli W3110 com a mistura de ligação. Inoculam-se placas de NA com a mistura de transformantes que contêm 20 ug de Ap (=ampicilina)/ml e incuba-se de um dia para o outro a 37°C. A partir das colónias isoladas obtém-se uma cultura com um dia de idade e a partir desta isola-se o ADN plasmídico. Este ADN é caracterizado por meio de análise de restrição e de análise de sequenciação de ADN. Os plasmídeos correctos que codificam para a cadeia A alterada foram designados por pIKlOO. A expressão é levada a efeito de modo análogo ao do Ex. 3 do pedido de Patente DE-P 38 21 159.9 anteriormente referido. A preparação da insulina mono-Arg modificada é igualmente levada a efeito de modo análogo à preparação descrita neste pedido de Patente da insulina mono-Arg não modificada.
Exemplo 2
Construção de um plasmídeo para a preparação de Ser (A21)-insulina humana (Arg B31-OH)
A construção corresponde à via descrita no Exemplo anterior. A sequência de ADN sintético tem, no entanto, a seguinte composição:
5' - CTG GAA AAC TAC TGT TCA TGA TAG
GAC CTT TTG ATG ACA AGT ACT ATC AGCT - 5'
Obtém-se o plasmídeo pIKllO que se caracteriza por uma sequência adicional de reconhecimento por BspHl.
Exemplo 3
Construção de um plasmídeo para a preparação de Gly(A21)Asn(B10)-insulina humana-Arg(B31-OH)
Cinde-se o ADN do plasmídeo pIKlOO com as enzimas de restrição Hpal e Dra3 e trata-se com fosfatase alcalina de bovino. Os dois fragmentos resultantes são separados por electroforese em gel e isola-se o maior dos dois fragmentos. Liga-se o fragmento com a sequência sintética de ADN
5' - AAC CAA CAC TTG TGT GGT TCT AAC TTG
TTG GTT GTG AAC ACA CCA AGA TTG - 5'
e transformam-se células competentes de E. coli W3110 com a mistura de ligação. A caracterização-adicional do plasmídeo resultante pIKlOl é levada a efeito conforme descrito no Exemplo 1.
Exemplo 4
Construção de um plasmídeo para a preparação de Ser(A21)Asn(BlO)-insulina humana
A construção é levada a efeito de modo correspondente à clonagem descrita no Exemplo 3 partindo-se, no entanto, do ADN do plasmídeo pIKllO.
novo plasmídeo construído recebe a designação pIKlll.
Exemplo 5
Construção de um plasmídeo de expressão para a pró-insulina de macaco
A pró-insulina de macaco diferencia-se da pró-insulina humana apenas pela substituição de um único ácido aminado no peptídeo C (B37-Pro em vez de Leu nesta posição da pró-insulina humana).
Abre-se o plasmídeo pSW3 com Hpal e Sall e isola-se o ADN do plasmídeo residual. A partir do plasmídeo pK50 descrito em EP-A-0 229 998 isola-se o fragmento da pró-insulina de macaco Dra3-Sall. Ligam-se os dois fragmentos com o fragmento de ADN sintético
5' - AAC CAG CAC CTG TGC GGT TCT CAC CTA
TTG GTC GTG GAC ACG CCA AGA GTG - 5' por reacção com ligase de ADN T4. Obtém-se o plasmídeo pSW2, cujo ADN serve em seguida de material de partida para as construções dos plasmídeos de expressão que codificam para os derivados da di-Arg-insulina humana.
Exemplo 6
Construção de um plasmídeo para a preparação de Gly(A21)insulina humana Arg(B31)-Arg(B32)-OH
Cinde-se ADN do plasmídeo pWS2 de modo análogo ao des12
crito no Exemplo 1 com Pvu2 e Sall e liga-se com o ADN sintético do Exemplo 1; obtêm-se o plasmídeo pSW21.
Exemplo 7
Construção de um plasmídeo para a preparação de Ser(A21)insulina humana-Arg(B31)-Arg(B32)-OH
Constroi-se o plasmídeo pSW22 a partir do ADN de pSW2 de modo análogo ao do Exemplo 2.
Exemplo 8
Construção de um plasmídeo para a preparação de Gly(A21)Asn(B10)-insulina humana-Arg(B31)-Arg(B32)-OH
Constroi-se o plasmídeo pSW23 a partir do ADN de pSW21 de modo análogo ao do Exemplo 3.
A sequência de ADN sintético utilizada é neste caso a seguinte sequência:
5' - AAC CAA CAC TTG TGT GGT TCT AAC CTA
TTG GTT GTG AAC ACA CAA AGA TTG - 5'
Exemplo 9
Construção de um plasmídeo para a preparação de Ser(A21)Asn(BlO)-insulina humana-B31(Arg)-B32(Arg)-OH
Constroi-se o plasmídeo pSW24 a partir do ADN de pSW22 de modo análogo ao do Exemplo 4 usando a sequência de ADN sintético descrita no Exemplo 8.
A2X B31 B32
B) Preparação de Asp -insulina humana-Arg -Arg -OH a partir de insulina humana-Arg -Arg -OH por hidrólise
Prepara-se uma suspensão de 1 g de insulina humanaB31 B32
-Arg -Arg -OH em 100 ml de H2O. Por adição de HCl ajusta-se o valor do pH a 2,5 e deixa-se a solução em repouso a 37°C.
Após uma semana cerca de metade do material encontra-se transA2X B31 B32 formado em Asp -insulina humana-Arg -Arg -OH. Separa-se o produto do material de partida segundo uma técnica conhecida em si num permutador aniónico, precipita-se a partir do eluído e cristaliza-se num tampão que contém por litro 10,5 g de ácido
cítrico, 1 g de fenol e 5 ml de uma solução a 1% de cloreto de zinco com uma concentração proteica de 5 g/1 a pH 6,0. O rendimento é de 390 mg de AspA2X--insulina humana-ArgB3X-ArgB32-OH.
C) Preparação de uma solução injectâvel
Dissolve-se o derivado de insulina obtido de acordo com B a uma concentração de 1,4 mg/ml numa solução veicular estéril com a seguinte composição (por ml):
mg de glicerina, 10 mg de álcool benzilico, 80 pg de Zn2+ , pH 4,0.
A21
D) Perfil de actividade de um preparado de Asp -insulina humaB31 B32 na-Arg -Arg -OH em cães em comparação com insulina humaB31 B32 (R) na-Arg -Arg -OH e com insulina basal-H Hoechst = um preparado de NPH (protamina neutra segundo Hagedorn) com cerca de 10 pg de Zn2+.
Preparado
Açúcar no sangue em do valor inicial em h 2 h 3 h percentagem horas (h) h 7 h de acordo com a presente invenção
Comparação
AspA21_ínsulina humana B31 . . B32
Arg -Arg ‘-OH insulina humana ArgB31-ArgB32-OH insulina basal-H Hoechst
100
A21
Este exemplo mostra que a Asp -insulina humana-ArgD3X B32
-Arg -OH apresenta o mesmo perfil basal vantajoso que a insulina humana-ArgB31-ArgB32-OH. Adicionalmente a AspA21-inB31 B32 sulina humana-Arg -Arg -OH possui a propriedade vantajosa de ser um composto estável durante longos períodos nas condições seleccionadas.
Claims (2)
- REIVINDICAÇÕES- lâ Processo para a preparação de derivados da insulina da fórmula II,AIH-Gly-Cadeia AA21R2 (II)B2R1-ValB10Cadeia B - X—B29-R30 - R31 na qualRX significa H ou H-Phe,
- 2 xR significa um ácido L-aminado geneticamente codificável que não contém qualquer grupo amida,R representa um resíduo de um ácido L-aminado geneticamente codificável neutro,R representa um grupo orgânico de carácter básico fisiologicamente aceitável com um máximo de 50 átomos de carbono em cuja constituição participam 0 a 3 ácidos<-aminados e cuja função carboxilo terminal livre eventualmente existente se pode apresentar sob a forma de uma função ester de uma função amida, sob a forma de uma lactona ou reduzida a C^OH, eX representa um ácido L-aminado geneticamente codificável, com um ponto isoeléctrico entre 5 e 8,5, e dos sais fisiologicamente aceitáveis destes derivados da insulina, caracterizado por se provocar a expressão de uma estrutura génica que codifica para este derivado da insulina numa célula hospedeira, de preferência numa bactéria ou numa levedura e caso a estrutura genica codifique para uma proteína de fusão libertar o referido derivado da insulina da fórmula II a partir da proteína de fusão obtida e eventualmente transformá-lo num sal fisiologicamente aceitável.ftaaru._ - 2â • Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter um derivado da insulina da fórmula II na qual RX representa H-Phe.- 3â Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por se obter um derivado da insulina da fórmula II na qual R representa Gly, Ala, Ser, Thr, Asp, ou Glu, especialmente apenas Asp.- 4â Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 3, caracterizado por se obter um derivado da insulina da fórmula II na qual R representa Ala, Thr ou Ser.- 5ã Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 4, caracterizado por se obter um derivado da insulina da fórmula II na qual R representa Arg-OH ou Arg-Arg-OH.- 6ã Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 5, caracterizado por se obter um derivado da insulina da fórmula II na qual X significa Asn ou Gin.- 7ã Processo de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 6, caracterizado por se obter um derivado da in. sulina da fórmula II na qual as sequências (Al a A20) e (Bl a • B9 e Bll a B29) são as sequências da insulina humana, de suíno- 8â Processo para a preparação de derivados da insulina da fórmula II de acordo com a definição na reivindicação 1, em que, no entanto,R é = apenas a Asp eX é = a His, e dos sais fisiologicamente aceitáveis destes derivados da insulina caracterizado por se submeter a hidrólise num meio aquoso ácido um derivado da insulina da fórmula IAlH-GlyCadeia AA21-Asn-OH (II)B2R^ValBIOCadeia B - HisB29R30 - R31 .30 ,31 na qual R1·, R*'w e R~'J' possuem os significados definidos para a fórmula II (de acordo com a definição da reivindicação 1) e even· tualmente transformar-se o derivado da insulina da fórmula II deste modo obtido num seu sal fisiologicamente aceitável.- 9ã Processo para a preparação de uma composição farmacêutica útil para o tratamento de diabetes mellitus caracterizado por se incorporar como princípio activo uma quantidade eficaz de pelo menos um derivado da insulina da fórmula II e/ou pelo menos um dos seus sais fisiologicamente aceitáveis com uma substância veicular fisiologicamente inócua bem como eventualmente com outros aditivos e/ou adjuvantes numa forma de apresentação farmacêutica adequada.- 10ã 17Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por se incorporar adiçionalmente na composição farmacêutica pelo menos um composto de zinco correspondente a um conteúdo de zinco de 1 pg a 2 mg/ml, de preferência de 5 pg a 200 pg/ml.- llâ Processo de acordo com qualquer das reivindicações 10 ou 11, caracterizado por se incorporar adicionalmente à composição farmacêutica uma insulina não modificada, de preferência insulina humana não modificada.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE3837825A DE3837825A1 (de) | 1988-11-08 | 1988-11-08 | Neue insulinderivate, ihre verwendung und eine sie enthaltende pharmazeutische zubereitung |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT92220A PT92220A (pt) | 1990-05-31 |
PT92220B true PT92220B (pt) | 1995-07-06 |
Family
ID=6366698
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT92220A PT92220B (pt) | 1988-11-08 | 1989-11-07 | Processo para a preparacao de novos derivados da insulina e de preparacoes farmaceuticas que os contem |
Country Status (22)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US5656722A (pt) |
EP (1) | EP0368187B1 (pt) |
JP (1) | JP2680145B2 (pt) |
KR (1) | KR0158197B1 (pt) |
AT (1) | ATE93868T1 (pt) |
AU (1) | AU621680B2 (pt) |
CA (1) | CA1339044C (pt) |
DE (3) | DE3837825A1 (pt) |
DK (1) | DK173196B1 (pt) |
ES (1) | ES2059676T4 (pt) |
FI (1) | FI100185B (pt) |
HK (1) | HK1006171A1 (pt) |
HU (2) | HU213018B (pt) |
IE (1) | IE63338B1 (pt) |
IL (1) | IL92222A (pt) |
LU (1) | LU90614I2 (pt) |
NL (1) | NL300019I2 (pt) |
NO (2) | NO177963C (pt) |
NZ (1) | NZ231272A (pt) |
PH (1) | PH30695A (pt) |
PT (1) | PT92220B (pt) |
ZA (1) | ZA898456B (pt) |
Families Citing this family (128)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE59208181D1 (de) * | 1991-12-18 | 1997-04-17 | Hoechst Ag | Verfahren zur Gewinnung von insulinhaltigen Lösungen |
DK0622376T3 (da) * | 1993-04-27 | 2001-11-12 | Hoechst Ag | Amorfe monosfæriske former af insulinderivater |
DE19512484A1 (de) | 1995-04-04 | 1996-10-17 | Bayer Ag | Kohlenhydratmodifizierte Cytostatika |
ATE264871T1 (de) | 1996-07-26 | 2004-05-15 | Aventis Pharma Gmbh | Insulinderivate mit erhöhter zinkbindung |
DE19652713C2 (de) * | 1996-12-18 | 2001-11-22 | Aventis Pharma Gmbh | Verfahren zur Reinigung von Insulin und Insulinderivaten durch Chromatographie an stark saurem Kationenaustauscher |
CN1276731A (zh) * | 1997-10-24 | 2000-12-13 | 伊莱利利公司 | 不溶性胰岛素组合物 |
US6444641B1 (en) | 1997-10-24 | 2002-09-03 | Eli Lilly Company | Fatty acid-acylated insulin analogs |
DE19825447A1 (de) | 1998-06-06 | 1999-12-09 | Hoechst Marion Roussel De Gmbh | Neue Insulinanaloga mit erhöhter Zinkbildung |
DE19838097A1 (de) | 1998-08-24 | 2000-03-02 | Hoechst Marion Roussel De Gmbh | Verfahren zur chromatographischen Reinigung von Insulinen |
US6933272B1 (en) | 1998-09-22 | 2005-08-23 | Erik Helmerhorst | Use of non-peptidyl compounds for the treatment of insulin related ailments |
CA2402191C (en) * | 2000-03-24 | 2012-03-13 | Genentech, Inc. | Use of insulin for the treatment of cartilagenous disorders |
US7316999B2 (en) | 2000-06-02 | 2008-01-08 | Novo Nordisk A/S | Glucose dependent release of insulin from glucose sensing insulin derivatives |
DE10114178A1 (de) | 2001-03-23 | 2002-10-10 | Aventis Pharma Gmbh | Zinkfreie und zinkarme Insulinzubereitungen mit verbesserter Stabilität |
FR2822834B1 (fr) * | 2001-04-02 | 2005-02-25 | Flamel Tech Sa | Suspension colloidale de nanoparticules a base de copolymeres amphiphile pour la vectorisation de principes actifs et leur mode de preparation |
CN1635900A (zh) * | 2001-08-28 | 2005-07-06 | 伊莱利利公司 | Glp-1和基础胰岛素的预混合物 |
WO2003031432A1 (en) | 2001-10-12 | 2003-04-17 | Novo Nordisk A/S | Substituted piperidines and their use for the treatment of diseases related to the histamine h3 receptor |
JP2005508360A (ja) * | 2001-10-19 | 2005-03-31 | イーライ・リリー・アンド・カンパニー | Glp−1およびインスリンの二相混合物 |
HUP0700126A2 (en) * | 2001-12-20 | 2007-06-28 | Lilly Co Eli | Insulin molecule having protracted time action |
US7774816B2 (en) * | 2002-04-23 | 2010-08-10 | Rovi Technologies Corporation | Conflict manager for a video recorder |
DE10227232A1 (de) * | 2002-06-18 | 2004-01-15 | Aventis Pharma Deutschland Gmbh | Saure Insulinzubereitungen mit verbesserter Stabilität |
FR2843117B1 (fr) * | 2002-07-30 | 2004-10-15 | Flamel Tech Sa | Polyaminoacides fonctionnalises par au moins un groupement hydrophobe et leurs applications notamment therapeutiques |
US20040138099A1 (en) * | 2002-11-29 | 2004-07-15 | Draeger Eberhard Kurt | Insulin administration regimens for the treatment of subjects with diabetes |
ATE482747T1 (de) | 2003-04-11 | 2010-10-15 | High Point Pharmaceuticals Llc | Neue amide derivate und deren pharmazeutische verwendungen |
EP1620465A2 (en) * | 2003-04-29 | 2006-02-01 | Eli Lilly And Company | Insulin analogs having protracted time action |
FR2860516B1 (fr) * | 2003-10-03 | 2006-01-13 | Flamel Tech Sa | Homopolyaminoacides telecheliques fonctionnalises par des groupements hydrophobes et leurs applications notamment therapeutiques |
CN1882356B (zh) | 2003-11-20 | 2015-02-25 | 诺沃挪第克公司 | 对于生产和用于注射装置中是最佳的含有丙二醇的肽制剂 |
FR2862536B1 (fr) * | 2003-11-21 | 2007-11-23 | Flamel Tech Sa | Formulations pharmaceutiques pour la liberation prolongee de principe(s) actif(s), ainsi que leurs applications notamment therapeutiques |
FR2873040B1 (fr) | 2004-07-19 | 2007-11-30 | Flamel Technologies Sa | Formulation colloidale d'insuline longue action et sa preparation |
US7833513B2 (en) | 2004-12-03 | 2010-11-16 | Rhode Island Hospital | Treatment of Alzheimer's Disease |
MX2007015675A (es) | 2005-07-04 | 2008-02-20 | Novo Nordisk As | Antagonistas del receptor de histamina h3. |
EP1910317B1 (en) | 2005-07-20 | 2013-07-03 | Eli Lilly And Company | 1-amino linked compounds |
PT1951658E (pt) | 2005-11-17 | 2012-11-12 | Lilly Co Eli | Antagonistas do receptor do glucagon, preparação e utilizações terapêuticas |
FR2896164B1 (fr) * | 2006-01-18 | 2008-07-04 | Flamel Technologies Sa | Formulation colloidale d'insuline longue action et sa preparation |
ES2397659T3 (es) | 2006-03-15 | 2013-03-08 | Novo Nordisk A/S | Mezclas de amilina e insulina |
WO2007110364A1 (en) | 2006-03-28 | 2007-10-04 | High Point Pharmaceuticals, Llc | Benzothiazoles having histamine h3 receptor activity |
PT2049475E (pt) | 2006-04-24 | 2012-04-12 | Lilly Co Eli | Pirrolidinonas substituídas com ciclo-hexilo como inibidores da 11-beta-hidroxiesteróide desidrogenase 1 |
EP2079732B9 (en) | 2006-05-29 | 2012-03-21 | High Point Pharmaceuticals, LLC | 3- (1, 3-benz0di0x0l-5-yl) -6- (4-cyclopropylpiperazin-1-yl) -pyridazine, its salts and solvates and its use as histamine h3 receptor antagonist |
DE102006031955A1 (de) * | 2006-07-11 | 2008-01-17 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Verfahren zur Herstellung von Insulinanaloga mit dibasischem B-Kettenende |
DE102006031962A1 (de) * | 2006-07-11 | 2008-01-17 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Amidiertes Insulin Glargin |
US7417517B2 (en) * | 2006-07-13 | 2008-08-26 | Motorola, Inc. | Method and apparatus for a communications filter |
US20110144010A1 (en) | 2007-06-01 | 2011-06-16 | Novo Nordisk A/S | Spontaneously Dispersible Preconcentrates Including a Peptide Drug in a Solid or Semisolid Carrier |
MX2009012789A (es) | 2007-06-01 | 2009-12-10 | Novo Nordisk As | Composiciones farmaceuticas no acuosas estables. |
JP5710253B2 (ja) | 2007-08-13 | 2015-04-30 | ノボ・ノルデイスク・エー/エス | 速効型インスリンアナログ |
CN101861333A (zh) | 2007-11-16 | 2010-10-13 | 诺沃-诺迪斯克有限公司 | 包含glp-1肽或毒蜥外泌肽-4和基础胰岛素肽的药物组合物 |
AU2009203810B2 (en) | 2008-01-09 | 2013-07-25 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Novel insulin derivatives having an extremely delayed time-action profile |
DK2229407T3 (en) * | 2008-01-09 | 2017-02-27 | Sanofi Aventis Deutschland | NEW INSULIN DERIVATIVES WITH EXTREMELY DELAYED TIME / EFFECTS PROFILE |
DE102008003566A1 (de) | 2008-01-09 | 2009-07-16 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Neue Insulinderivate mit extrem verzögertem Zeit-/ Wirkungsprofil |
DE102008003568A1 (de) | 2008-01-09 | 2009-07-16 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Neue Insulinderivate mit extrem verzögertem Zeit-/ Wirkungsprofil |
DE102008025007A1 (de) | 2008-05-24 | 2009-11-26 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Neue Insulinderivate mit extrem verzögertem Zeit-/ Wirkungsprofil |
DE102008025008A1 (de) | 2008-05-24 | 2009-11-26 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Neue Insulinderivate mit extrem verzögertem Zeit-/ Wirkungsprofil |
PL219335B1 (pl) * | 2008-07-04 | 2015-04-30 | Inst Biotechnologii I Antybiotyków | Pochodna insuliny lub jej farmaceutycznie dopuszczalna sól, jej zastosowanie oraz zawierająca ją kompozycja farmaceutyczna |
DE102009038210A1 (de) | 2009-08-20 | 2011-03-03 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Kombination von einem Insulin und einem GLP-1-Agonisten |
DE102008051834A1 (de) | 2008-10-17 | 2010-04-22 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Kombination von einem Insulin und einem GLP-1-Agonisten |
PL3228320T3 (pl) | 2008-10-17 | 2020-06-01 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Kombinacja insuliny i agonisty GLP-1 |
DE102008053048A1 (de) | 2008-10-24 | 2010-04-29 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Kombination von einem Insulin und einem GLP-1-Agonisten |
EP2362730A4 (en) | 2008-11-21 | 2012-08-29 | High Point Pharmaceuticals Llc | Adamantyl BENZAMIDE CONNECTIONS |
TW201113032A (en) * | 2009-07-06 | 2011-04-16 | Sanofi Aventis Deutschland | Slow-acting insulin preparations |
PT2451437T (pt) | 2009-07-06 | 2017-01-17 | Sanofi Aventis Deutschland | Preparações aquosas de insulina contendo metionina |
WO2011003820A1 (de) | 2009-07-06 | 2011-01-13 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Hitze- und schüttelstabile insulinzubereitungen |
CA2769340C (en) | 2009-07-31 | 2018-09-11 | Harald Rau | Prodrugs comprising an insulin linker conjugate |
ES2636741T3 (es) | 2009-07-31 | 2017-10-09 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Composición de insulina de acción prolongada |
PT3417871T (pt) | 2009-11-13 | 2021-02-15 | Sanofi Aventis Deutschland | Composição farmacêutica que compreende um agonista de glp-1, uma insulina e metionina |
PL3345593T3 (pl) | 2009-11-13 | 2024-04-08 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Kompozycja farmaceutyczna zawierająca desPro36-eksendynę-4(1-39)-Lys6-NH2 i metioninę |
AU2011202239C1 (en) * | 2010-05-19 | 2017-03-16 | Sanofi | Long-acting formulations of insulins |
DK2611458T3 (da) | 2010-08-30 | 2017-01-02 | Sanofi Aventis Deutschland | Anvendelse af ave0010 til fremstilling af et medikament til behandling af diabetes mellitus type 2 |
EP2438930A1 (en) | 2010-09-17 | 2012-04-11 | Sanofi-Aventis Deutschland GmbH | Prodrugs comprising an exendin linker conjugate |
UY33872A (es) | 2011-01-20 | 2012-08-31 | Zealand Pharma As | Uso de análogos de glucagón acilados |
US10130684B2 (en) | 2011-02-03 | 2018-11-20 | Pharmedica Ltd. | Oral dissolving films for insulin administration, for treating diabetes |
CN102219851B (zh) | 2011-05-09 | 2012-05-30 | 甘李药业有限公司 | 甘精胰岛素结晶的制备方法 |
US9821032B2 (en) | 2011-05-13 | 2017-11-21 | Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh | Pharmaceutical combination for improving glycemic control as add-on therapy to basal insulin |
EP3053590A1 (fr) | 2011-08-10 | 2016-08-10 | Adocia | Solution injectable d'au moins une insuline basale |
CN108079281A (zh) | 2011-08-29 | 2018-05-29 | 赛诺菲-安万特德国有限公司 | 用于2型糖尿病患者中的血糖控制的药物组合 |
AR087744A1 (es) | 2011-09-01 | 2014-04-16 | Sanofi Aventis Deutschland | Composicion farmaceutica para uso en el tratamiento de una enfermedad neurodegenerativa |
US10350139B2 (en) | 2011-10-25 | 2019-07-16 | Corning Incorporated | Pharmaceutical glass packaging assuring pharmaceutical sterility |
EP2771298B1 (en) | 2011-10-25 | 2017-12-13 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9198971B2 (en) | 2012-01-09 | 2015-12-01 | Adocia | Injectable solution at pH 7 comprising at least one basal insulin the pI of which is between 5.8 and 8.5 and a substituted co-polyamino acid |
PL222975B1 (pl) | 2012-05-23 | 2016-09-30 | Inst Biotechnologii I Antybiotyków | Analog insuliny lub jego farmaceutycznie dopuszczalna sól, kompozycja farmaceutyczna o przedłużonym działaniu terapeutycznym oraz zastosowanie analogu insuliny |
WO2013173923A1 (en) | 2012-05-25 | 2013-11-28 | Diamedica, Inc. | Formulations of human tissue kallikrein-1 for parenteral delivery and related methods |
PL2854841T3 (pl) | 2012-06-04 | 2017-08-31 | Diamedica Inc. | Izoformy glikozylacji ludzkiej kalikreiny tkankowej 1 |
FR3001896B1 (fr) | 2013-02-12 | 2015-07-03 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le point isolectrique est compris entre 5,8 et 8,5 et un polymere anionique hydrophobise |
US20150314003A2 (en) | 2012-08-09 | 2015-11-05 | Adocia | Injectable solution at ph 7 comprising at least one basal insulin the isoelectric point of which is between 5.8 and 8.5 and a hydrophobized anionic polymer |
FR3001895B1 (fr) | 2013-02-12 | 2015-07-03 | Adocia | Solution injectable a ph7 comprenant au moins une insuline basale dont le point isoelectrique est compris en 5,8 et 8,5 et un compose anionique porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
JP6111475B2 (ja) * | 2012-12-19 | 2017-04-12 | ウォックハート リミテッド | ヒトインスリン又はその類似体もしくは誘導体を含む安定な水性組成物 |
TWI641381B (zh) | 2013-02-04 | 2018-11-21 | 法商賽諾菲公司 | 胰島素類似物及/或胰島素衍生物之穩定化醫藥調配物 |
CN105142661B (zh) | 2013-04-03 | 2019-08-16 | 赛诺菲 | 通过长效胰岛素制剂治疗糖尿病 |
US9713572B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-07-25 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9717649B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-08-01 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9707155B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-07-18 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9849066B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-12-26 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9707153B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-07-18 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9700485B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-07-11 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9603775B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-03-28 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9700486B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-07-11 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9839579B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-12-12 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9707154B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-07-18 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
US9717648B2 (en) | 2013-04-24 | 2017-08-01 | Corning Incorporated | Delamination resistant pharmaceutical glass containers containing active pharmaceutical ingredients |
AU2015205624A1 (en) | 2014-01-09 | 2016-07-14 | Sanofi | Stabilized pharmaceutical formulations of insulin analogues and/or insulin derivatives |
RU2016132386A (ru) | 2014-01-09 | 2018-02-14 | Санофи | Стабилизированные фармацевтические составы без глицерина на основе инсулиновых аналогов и/или инсулиновых производных |
CA2932873A1 (en) | 2014-01-09 | 2015-07-16 | Sanofi | Stabilized pharmaceutical formulations of insulin aspart |
RS64300B1 (sr) | 2014-12-12 | 2023-07-31 | Sanofi Aventis Deutschland | Formulacija fiksnog odnosa insulin glargina/liksisenatida |
CN104688677B (zh) * | 2015-02-05 | 2018-02-09 | 通化东宝药业股份有限公司 | 一种稳定的甘精胰岛素注射液及其制备方法 |
TWI748945B (zh) | 2015-03-13 | 2021-12-11 | 德商賽諾菲阿凡提斯德意志有限公司 | 第2型糖尿病病患治療 |
TW201705975A (zh) | 2015-03-18 | 2017-02-16 | 賽諾菲阿凡提斯德意志有限公司 | 第2型糖尿病病患之治療 |
AR107560A1 (es) | 2016-02-24 | 2018-05-09 | Lilly Co Eli | Compuesto que disminuye la glucosa en la sangre |
FR3052072A1 (fr) | 2016-06-07 | 2017-12-08 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5 et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
WO2018104346A1 (en) | 2016-12-05 | 2018-06-14 | Nuritas Limited | Compositions comprising peptide wkdeagkplvk |
EP3329930A1 (en) | 2016-12-05 | 2018-06-06 | Nuritas Limited | Pharmaceuctical compositions |
KR20190122706A (ko) | 2017-03-09 | 2019-10-30 | 다이어메디카 인코포레이티드 | 조직 칼리크레인 1의 투약 형태 |
FR3070264A1 (fr) | 2017-08-24 | 2019-03-01 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris de 5,8 a 8,5 et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
FR3083088B1 (fr) | 2018-06-29 | 2020-10-02 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5 et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
FR3083089A1 (fr) | 2018-06-29 | 2020-01-03 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5 et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
WO2019110625A1 (fr) | 2017-12-06 | 2019-06-13 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5 et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
MX2020005913A (es) | 2017-12-07 | 2020-10-19 | Adocia | Solución inyectable a ph 7 que comprende al menos una insulina basal que tiene un pi de entre 5.8 y 8.5 y un copoliaminoácido con cargas de carboxilato y radicales hidrofóbicos. |
SG11202005322RA (en) | 2017-12-07 | 2020-07-29 | Adocia | Injectable solution at ph 7 comprising at least one basal insulin having a pi of between 5.8 and 8.5 and a copolyamino acid carrying carboxylate charges and hydrophobic radicals |
CA3084689A1 (fr) | 2017-12-07 | 2019-06-13 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5 et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
US20210214412A1 (en) * | 2018-04-16 | 2021-07-15 | University Of Utah Research Foundation | Glucose-responsive insulin |
WO2019243628A1 (fr) | 2018-06-22 | 2019-12-26 | Adocia | Composition injectable a ph 7 comprenant un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes et au moins une insuline basale presentant au moins un effet prandial et un effet basal |
FR3084585B1 (fr) | 2018-08-03 | 2020-11-06 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5 et un compose amphiphile porteur de radicaux hydrophobes |
KR102666154B1 (ko) | 2018-08-08 | 2024-05-20 | 주식회사 대웅제약 | 지속형 인슐린 아날로그 및 그 복합체 |
US20200179489A1 (en) | 2018-12-07 | 2020-06-11 | Adocia | Injectable solution at ph 7 comprising at least one basal insulin which pi is from 5.8 to 8.5 and a co-polyamino-acid bearing carboxylate charges and hydrophobic radicals and a limited amount of m-cresol |
WO2020115334A1 (fr) | 2018-12-07 | 2020-06-11 | Adocia | Procede de preparation d'une composition stable sous forme d'une solution aqueuse injectable |
KR20200080747A (ko) | 2018-12-27 | 2020-07-07 | 주식회사 폴루스 | 인슐린 전구체의 인슐린 효소 전환용 조성물 및 이를 이용하여 인슐린 전구체를 인슐린으로 전환하는 방법 |
KR20200080748A (ko) | 2018-12-27 | 2020-07-07 | 주식회사 폴루스 | 음이온 교환 크로마토그래피를 이용한 인슐린 전구체의 정제방법 |
KR20200082618A (ko) | 2018-12-31 | 2020-07-08 | 주식회사 폴루스 | 인슐린 과발현용 램프 태그 및 이를 이용한 인슐린의 제조방법 |
WO2020245470A1 (fr) | 2019-06-07 | 2020-12-10 | Adocia | Solution injectable a ph 7 comprenant au moins une insuline basale dont le pi est compris entre 5,8 et 8,5, du liraglutide et un co-polyaminoacide porteur de charges carboxylates et de radicaux hydrophobes |
TWI844709B (zh) | 2019-07-31 | 2024-06-11 | 美商美國禮來大藥廠 | 鬆弛素(relaxin)類似物及其使用方法 |
CN113105536B (zh) | 2020-09-11 | 2023-07-18 | 美药星(南京)制药有限公司 | 一种新甘精胰岛素原及其制备甘精胰岛素的方法 |
CN114805610B (zh) * | 2022-06-23 | 2022-10-04 | 北京惠之衡生物科技有限公司 | 一种高表达甘精胰岛素前体的重组基因工程菌及其构建方法 |
Family Cites Families (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3033127A1 (de) * | 1980-09-03 | 1982-04-08 | Hoechst Ag, 6000 Frankfurt | Neue analoga des insulins |
DE3326473A1 (de) * | 1983-07-22 | 1985-01-31 | Hoechst Ag, 6230 Frankfurt | Pharmazeutisches mittel zur behandlung des diabetes mellitus |
DE3326472A1 (de) * | 1983-07-22 | 1985-02-14 | Hoechst Ag, 6230 Frankfurt | Neue insulin-derivate, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung sowie pharmazeutische mittel zur behandlung des diabetes mellitus |
DE3327709A1 (de) * | 1983-07-29 | 1985-02-07 | Hoechst Ag, 6230 Frankfurt | Insulin-derivat-kristallsuspensionen, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung |
DK113585D0 (da) * | 1985-03-12 | 1985-03-12 | Novo Industri As | Nye peptider |
DK347086D0 (da) * | 1986-07-21 | 1986-07-21 | Novo Industri As | Novel peptides |
PH25772A (en) * | 1985-08-30 | 1991-10-18 | Novo Industri As | Insulin analogues, process for their preparation |
DE10075034I1 (de) * | 1987-02-25 | 2001-05-23 | Novo Nordisk As | Insulinderivate |
-
1988
- 1988-11-08 DE DE3837825A patent/DE3837825A1/de not_active Withdrawn
-
1989
- 1989-09-29 CA CA000614539A patent/CA1339044C/en not_active Expired - Lifetime
- 1989-11-06 DE DE2000175022 patent/DE10075022I2/de active Active
- 1989-11-06 PH PH39464A patent/PH30695A/en unknown
- 1989-11-06 IL IL9222289A patent/IL92222A/en active Protection Beyond IP Right Term
- 1989-11-06 ES ES89120462T patent/ES2059676T4/es not_active Expired - Lifetime
- 1989-11-06 FI FI895259A patent/FI100185B/fi active Protection Beyond IP Right Term
- 1989-11-06 HU HU895678A patent/HU213018B/hu unknown
- 1989-11-06 AU AU44412/89A patent/AU621680B2/en not_active Expired
- 1989-11-06 DE DE89120462T patent/DE58905456D1/de not_active Expired - Lifetime
- 1989-11-06 NZ NZ231272A patent/NZ231272A/en unknown
- 1989-11-06 AT AT89120462T patent/ATE93868T1/de active
- 1989-11-06 EP EP89120462A patent/EP0368187B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1989-11-07 PT PT92220A patent/PT92220B/pt not_active IP Right Cessation
- 1989-11-07 ZA ZA898456A patent/ZA898456B/xx unknown
- 1989-11-07 IE IE357689A patent/IE63338B1/en active Protection Beyond IP Right Term
- 1989-11-07 NO NO894424A patent/NO177963C/no not_active IP Right Cessation
- 1989-11-07 DK DK198905547A patent/DK173196B1/da not_active IP Right Cessation
- 1989-11-08 JP JP1290935A patent/JP2680145B2/ja not_active Expired - Lifetime
- 1989-11-08 KR KR1019890016137A patent/KR0158197B1/ko not_active IP Right Cessation
-
1994
- 1994-09-12 US US08/304,593 patent/US5656722A/en not_active Expired - Lifetime
-
1995
- 1995-02-17 HU HU95P/P00075P patent/HU210800A9/hu unknown
-
1997
- 1997-04-16 US US08/842,794 patent/US6100376A/en not_active Expired - Fee Related
-
1998
- 1998-06-12 HK HK98105250A patent/HK1006171A1/xx not_active IP Right Cessation
-
2000
- 2000-07-26 LU LU90614C patent/LU90614I2/fr unknown
- 2000-09-20 NL NL300019C patent/NL300019I2/nl unknown
-
2001
- 2001-11-29 NO NO2001023C patent/NO2001023I1/no unknown
Also Published As
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT92220B (pt) | Processo para a preparacao de novos derivados da insulina e de preparacoes farmaceuticas que os contem | |
EP0132769B1 (de) | Pharmazeutisches Mittel zur Behandlung des Diabetes mellitus | |
US5008241A (en) | Novel insulin peptides | |
US4701440A (en) | Insulin derivatives, processes for their preparation and their use, and pharmaceutical agents for the treatment of diabetes mellitus | |
US4946828A (en) | Novel insulin peptides | |
CA1339416C (en) | Insulin derivatives | |
DE69033889T2 (de) | Insulinanaloge | |
EP0254516B1 (en) | Novel Peptides | |
US6221837B1 (en) | Insulin derivatives with increased zinc binding | |
EP0194864B1 (en) | Novel peptides | |
EP0536245A1 (en) | Novel, protracted insulin analogues | |
DE3327709A1 (de) | Insulin-derivat-kristallsuspensionen, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung | |
EP0140084A1 (de) | Verfahren zur Herstellung von Insulin-Derivaten, deren B-Kette C-terminal verlängert ist, neue basisch modifizierte Insulin-Derivate, diese enthaltende Mittel und ihre Verwendung | |
JP3131215B2 (ja) | 新規インスリン誘導体 | |
EP1493747B1 (en) | Process for producing modified peptide | |
JP2002517247A5 (pt) | ||
US5466666A (en) | Amorphous monospheric forms of insulin derivatives | |
KR920005659B1 (ko) | 인슐린 유도체의 제조방법 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
PC3A | Transfer or assignment |
Free format text: 20010322 AVENTIS PHARMA DEUTSCHLAND GMBH DE |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED Effective date: 20100202 |