BRPI0204195B1 - aparelho para fabricar produtos alimentícios de dupla camada - Google Patents

aparelho para fabricar produtos alimentícios de dupla camada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0204195B1
BRPI0204195B1 BRPI0204195A BR0204195A BRPI0204195B1 BR PI0204195 B1 BRPI0204195 B1 BR PI0204195B1 BR PI0204195 A BRPI0204195 A BR PI0204195A BR 0204195 A BR0204195 A BR 0204195A BR PI0204195 B1 BRPI0204195 B1 BR PI0204195B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
food product
advance mechanism
vane
cover
Prior art date
Application number
BRPI0204195A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0204195A (pt
Inventor
Kazuhisa Yamatani
Shigeru Hashimoto
Original Assignee
Rheon Automatic Machinery Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rheon Automatic Machinery Co filed Critical Rheon Automatic Machinery Co
Publication of BR0204195A publication Critical patent/BR0204195A/pt
Publication of BRPI0204195B1 publication Critical patent/BRPI0204195B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C11/00Other machines for forming the dough into its final shape before cooking or baking
    • A21C11/16Extruding machines
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C11/00Other machines for forming the dough into its final shape before cooking or baking
    • A21C11/16Extruding machines
    • A21C11/163Applying co-extrusion, i.e. extruding two or more plastic substances simultaneously, e.g. for making filled dough products; Making products from two or more different substances supplied to the extruder
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23PSHAPING OR WORKING OF FOODSTUFFS, NOT FULLY COVERED BY A SINGLE OTHER SUBCLASS
    • A23P30/00Shaping or working of foodstuffs characterised by the process or apparatus
    • A23P30/20Extruding
    • A23P30/25Co-extrusion of different foodstuffs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • Manufacturing And Processing Devices For Dough (AREA)

Abstract

"aparelho para fabricar produtos alimentícios de dupla camada". aparelho para fabricar produtos alimentícios, do tipo de unidade integral, capaz de produzir alimento arredondado em dupla camada (23) de fieiras duplas num transportador de correia (25), e que consiste em um mecanismo de avanço de produto alimenticio embalado internamente (15) e um mecanismo de avanço de produto alimentício externo de cobertura (17) posicionados em relação oposta, para avançar produto alimentício embalado internamente (5) e produto alimentício externo de cobertura (9), com bombas de palhetas (29a, 29b) e bicos integrais duplos (13a, 13b) instalados num vão entre os mecanismos de avanço (15) e (17), e um dispositivo de corte (21), onde as bombas de palhetas (29a, 29b) fazem o avanço forçado dos produtos alimentícios correspondentes (5, 9) a partir dos mecanismos de avanço (15, 17) na direção dos bicos (13a, 13b) , os bicos duplos descarregam o produto embalado internamente (5) e o produto externo de cobertura (9) na forma de alimento delgado de estrutura dupla, enquanto que o dispositivo de corte (21) corta o alimento delgado numa pluralidade de produtos alimentícios arredondados (23) de estrutura de camada dupla e descarrega os produtos alimenticios no transportador (25) em duas fieiras.

Description

APARELHO PARA PABRICAR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DE DUPLA
CAMADA
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção se refere, em geral a um aparelho para fabricar produtos alimentícios e, mais particularmente, a um aparelho para fabricar produtos alimentícios em duas camadas, onde um material externo acondiciona um material interno.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Bem conhecidos no estado da técnica são os aparelhos para fabricar produtos alimentícios em duas camadas, como pão doce chinês, onde o alimento interno ("recheio"), e.g., pasta de feijão, é acondicionado por um alimento externo ("cobertura"), e.g., uma massa.
Aparelho deste tipo é revelado no Modelo de Utilidade Japonês número 4-43032 atribuído ao presente Peticionário. O aparelho inclui um mecanismo para avanço de recheio para suprir um recheio, um mecanismo para avanço de cobertura para suprir uma cobertura, um par de transportadores de dois parafusos, um par de bombas de palheta e um bico duplo. Os transportadores de parafuso trabalham separadamente, de modo que cada um recebe o correspondente recheio ou cobertura a partir do mecanismo para avanço correspondente e o transporta para a correspondente bomba de palhetas. A bomba de palhetas mede o produto alimentício transportado e o avança continuamente na direção do bico duplo para extrudar um produto alongado e acondicionado, no qual o material externo recebido da cobertura acondiciona o material interno proveniente do mecanismo para avanço de recheio. Cada transportador de parafuso inclui um parafuso giratório ou em espiral que se estende sob o mecanismo para avanço correspondente, na direção de uma abertura do bico duplo, de modo que os materiais interno e externo são impulsionados dos mecanismos para avanço, na direção do bico duplo pela rotação dos parafusos.
Tipicamente, o produto alongado que é extrudado do bico duplo é, então, avançado na direção de um dispositivo de corte, o qual corta o produto alongado continuamente para fabricar, e.g., produtos arredondados ou ligeiramente arredondados e acondicionados, em cada um dos quais a cobertura acondiciona o recheio. Os produtos arredondados e acondicionados que são avançados do dispositivo de corte são, então, depositados num transportador linear, e.g., um transportador de correia. 0 ritmo de fabricação dos produtos arredondados e acondicionados pode ser aumentado usando-se dois ou mais pares de transportadores de parafuso, conforme mostrado na Publicação Prévia de Patente Japonesa número 10.990025A, atribuída ao presente Peticionário.
Na instalação de uma linha de fabricação, cada transportador de parafuso para o recheio ou a cobertura fica localizado dentro de uma caixa alongada, a qual é disposta de tal forma que o eixo giratório do parafuso fica na ortogonal em relação â locomoção do transportador linear.
Por exemplo, se for desejado o avanço de duas fieiras dos produtos arredondados e acondicionados em paralelo ao transportador linear simultaneamente, dois bicos duplos, duas bombas de palhetas duplas e dois dispositivos de corte duplos são empregados acima do conversor linear, um de cada lado. São também empregados dois pares de caixas alongadas, cada qual incluindo um transportador de parafuso.
Para realizar este objetivo, alguns exemplos de instalações de transportador linear e dois pares de caixas alongadas foram propostos.
Em uma instalação, o transportador linear e os dois pares de caixas alongadas são dispostos de modo a formar um perfil em cruz, no qual um par de caixas alongadas é colocado pelo lado direito do transportador linear, enquanto que o par oposto de caixas alongadas é colocado pelo lado esquerdo. Infelizmente, esta instalação requer espaço mais amplo de cada lado do transportador linear, uma vez que as caixas alongadas são projetadas a partir daí, para formar o perfil em cruz. Além disto, os alimentos a serem avançados para os transportadores de parafuso precisam ser avançados de ambos os lados do transportador linear e, assim, as rotas de avanço e as tarefas associadas podem tornar-se complicadas.
Como instalação alternativa, cada uma das caixas alongadas acomoda um transportador de parafuso e as referidas caixas ficam dispostas em paralelo num dos lados do transportador linear. Com tal instalação, o espaço do outro lado do transportador linear pode ser reduzido. De igual modo, as rotas de avanço e as tarefas associadas podem ficar mais simples; Contudo, devido ao fato de que os dois bicos duplos são dispostos em paralelo acima do transportador linear, um pela direita e outro pela esquerda, a distância que os produtos alimentícios a serem transferidos entre um dos pares de transportadores de parafuso e o bico duplo do par difere daquele entre o outro par de transportadores de parafuso e seu bico duplo. Como resultado disto, as quantidades de produtos alongados extrudadas dos bicos duplos podem ser desproporcionais.
Considerando-se as instalações do eixo giratório do parafuso de cada transportador de parafuso e o eixo giratório da correspondente bomba de palhetas, seus eixos giratórios podem ficar deslocados em diferentes níveis, em paralelo. Infelizmente, a altura de qualquer aparelho que emprega tais eixos de deslocamento superior e inferior precisa ser aumentada.
Como projeção alternativa para evitar este problema, o eixo giratório do parafuso do transportador de parafuso e o eixo giratório da correspondente bomba de palhetas podem ficar dispostos no mesmo nível conectando-os por meio de um tubo curvo. Embora esta projeção alternativa possa reduzir a altura do aparelho, a direção do fluxo do produto alimentício a partir de cada parafuso deverá ser virada na direção da correspondente bomba de palhetas no tubo curvo. Tal tubo curvo ou passagem de volta pode produzir indesejável amassamento do alimento, devido às resistências de fricção de suas paredes internas.
Quanto ao aspecto dos componentes e à construção do aparelho convencional, o número de bombas de palheta e o número de transportadores de parafuso são numa relação de um por um. Assim, se uma pluralidade de bicos duplos for usada, número correspondente de bombas de palheta e, portanto, número correspondente de transportadores de parafuso deverão ser empregados. Conseqüentemente, toda a construção do aparelho podería ficar complicada. Para simplificar a referida construção do aparelho, propõe-se também que um transportador de parafuso duplo, que inclua um par de parafusos ou espiras, seja usado, em vez de cada par de transportadores de parafuso. Contudo, esta construção também envolve o problema de amassamento indesejável acima citado.
Portanto, há na técnica necessidade de um aparelho compacto e simples que produza alimentos em massa de camada dupla sem qualquer amassamento indesejável.
Nos aparelhos convencionais acima descritos, outro problema também surge com as bombas de palheta. Cada bomba de palhetas inclui um arranjo radial de palhetas situadas em pontos circunferenciais afastados em torno do eixo giratório da bomba de palhetas, de modo a que cada espaço definido por um par de palhetas adjacentes, receba a massa do produto alimentício. Contudo, os espaços definidos por cada palheta adjacente muitas vezes podem rechear quantidades desiguais dos produtos alimentícios.
Portanto, existe na técnica também a necessidade de uma melhoria que possa avançar suavemente uma quantidade fixa do produto alimentício para dentro do correspondente bico duplo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção oferece um aparelho para fabricar produtos acondicionados onde um produto alimentício externo acondicione um produto alimentício interno. 0 aparelho inclui um transportador linear que tem determinada largura e comprimento para transportar os alimentos acondicionados em múltiplas fieiras através da largura do transportador linear na direção de locomoção, isto é, ao longo do comprimento do referido transportador linear. 0 aparelho também inclui unidades múltiplas localizadas acima do transportador linear, cada qual fabricando produtos alimentícios acondicionados correspondentes a uma fieira separada das fieiras múltiplas dos alimentos acondicionados no referido transportador linear. As unidades múltiplas são dispostas em paralelo umas com as outras, de modo que seus comprimentos fiquem na direção de locomoção do transportador linear.
Cada unidade das unidades múltiplas inclui: 1) um primeiro mecanismo para avanço que tem uma saída para receber o produto alimentício interno e puxá-lo da saída; 2) um segundo mecanismo para avanço que tem uma saída para receber o produto alimentício externo e puxá-lo para fora da saída do segundo mecanismo para avanço, onde o segundo mecanismo para avanço fica em oposição ao primeiro mecanismo para avanço; 3) um par de bombas de palheta um dos quais é empregado para o produto alimentício interno e o outro para o produto alimentício externo, onde cada bomba de palhetas tem uma entrada próximo da correspondente saída do mecanismo para avanço correspondente e um suspiro oposto, onde cada bomba de palhetas recebe o produto alimentício correspondente da saída correspondente do mecanismo para avanço correspondente na entrada da bomba de palhetas, bombeando continuamente o produto alimentício recebido da saída oposta da bomba de palhetas numa quantidade predeterminada; 4) mecanismo acondicionador posicionado entre as saídas opostas das bombas de palheta para fazer com que o produto alimentício interno proveniente de uma delas acondicione o produto alimentício externo proveniente da outra, de modo a formar um produto alongado, onde o produto alimentício externo acondiciona os produtos alimentícios internos, e para extrudar o produto alongado proveniente do mecanismo de aderência; e 5) dispositivo de corte posicionado sob o mecanismo acondicionador para cortar o produto alongado, de modo a formar uma pluralidade de produtos alimentícios acondicionados, onde em cada produto, o produto externo acondiciona o produto interno e para fazer com que os produtos cortados no transportador linear caiam, de modo a que os produtos caídos e cortados formem uma predeterminada fieira nas fieiras múltiplas dos produtos alimentícios acondicionados no transportador linear.
De preferência, duas ou mais unidades podem formar uma unidade integrada. Nas modalidades preferidas, cada mecanismo para avanço tem um parafuso giratório ou espira para empurrar o produto alimentício correspondente para a saída do mecanismo para avanço. 0 eixo giratório do correspondente parafuso pode ser posicionado horizontalmente. Neste caso, o parafuso giratório e a bomba podem ficar localizados no mesmo nível. Alternativamente, o eixo giratório do correspondente parafuso pode ser posicionado verticalmente.
Na modalidade preferida, cada bomba de palhetas tem um eixo giratório vertical.
De preferência, o mecanismo acondicionador e o dispositivo de corte ficam localizados no centro longitudinal da unidade. Neste caso, as unidades múltiplas podem ser colocadas de modo que os pontos onde os produtos alimentícios acondicionados caem sobre o transportador linear, a partir do dispositivo de corte, fiquem substancialmente alinhados em uma linha reta através da largura do referido transportador linear.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os objetivos precedentes, bem como outros objetivos, características e vantagens da presente invenção serão entendidos com mais clareza a partir da descrição detalhada que se segue das modalidades preferidas e dos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 é uma vista em elevação lateral de um aparelho incorporando a presente invenção. A Figura 2 é uma vista em plano do aparelho mostrado na Figura 1. A Figura 3 é uma vista em elevação lateral, parcialmente em seção transversal da parte superior do aparelho mostrado na Figura 1. A Figura 4 é uma vista em elevação lateral diagramática, em seção transversal parcial de parte do aparelho alternativo da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Voltando-se agora para os desenhos, onde componentes iguais ou semelhantes são designados por números iguais, as Figuras 1, 2 e 3 mostram uma modalidade preferida de um aparelho 1 para fabricar continuamente os produtos de dupla camada da presente invenção.
Antes de começar o processo de corte, este produto de camada dupla é em formato substancialmente alongado ou em barra que pode ter uma área em corte transversal substancialmente quadrada ou substancialmente circular ou semicircular. 0 referido produto consiste em duas camadas: uma camada de produto alimentício externo (designada "cobertura") e um produto alimentício interno (designado "recheio"), acondicionados pela cobertura. 0 produto final fabricado pelo aparelho 1 é feito a partir de um produto alongado por meio do processo de corte. 0 produto final é substancialmente arredondado, ou ligeiramente arredondado e de dupla camada, mas pode assumir várias formas, como bolinhos cozidos ou outros produtos à base de arroz. Na presente invenção, a cobertura é um alimento, como bolinho de arroz, bolinho de trigo, queijo, carne, produto do mar processado, qualquer alimento em pasta ou semelhante, enquanto que o recheio é um produto alimentício como pasta de feijão, geléia, queijo, carne, produto do mar processado, qualquer alimento em pasta ou semelhante.
Deverá ficar entendido que na especificação o termo "produto final" nem sempre quer dizer um produto acabado pronto para uso pelo consumidor, mas sim um produto alimentício acondicionado que tem uma forma substancialmente arredondada, hemisférica ou semelhante. Os habilitados na técnica compreenderão que qualquer processo culinário, por exemplo, aquecimento, vapor e outros processos, poderão ser aplicados aos produtos fabricados pelo aparelho 1.
Na Figura 1, o aparelho 1 inclui uma armação 3, cuja parte superior é provida de um alimentador de recheio 7 para avançar o recheio 5, e um alimentador de cobertura 11, para avançar a cobertura 9.
Conforme se mostra mais claramente na Figura 2, o aparelho 1 inclui uma unidade integrada que tem duas unidades para fabricar os produtos finais 23 em múltiplas fieiras, e.gr., duas fieiras na modalidade, num transportador linear apropriado, e.gr., o transportador de correia 25. Montado sob o alimentador 7 encontra-se um mecanismo para avanço de recheio 15, destinado a receber o recheio a partir dali e avançá-lo na direção de um par de bicos duplos 13A e 13B na armação 3. De igual modo, montado sob o alimentador para recheio 11 encontra-se um mecanismo para avanço de cobertura 17, destinado a receber a cobertura a partir dali e avançá-la na direção do par de bicos duplos 13A e 13B. 0 mecanismo para avanço de recheio 15 e o mecanismo para avanço de cobertura 17 são simetricamente dispostos em relação ao eixo geométrico vertical de centro (não mostrado) do aparelho 1.
Para produção em duas fieiras, os bicos duplos 13A e 13B são empregados como duas fieiras entre os mecanismos de avanço 15 e 17, para extrudar no sentido descendente o recheio recebido do mecanismo para avanço de recheio 15 e a cobertura recebida do mecanismo para avanço de cobertura 17, colando-os na forma de um produto alongado, onde a cobertura acondiciona o recheio.
De igual modo, para produção em duas fieiras, os dispositivos de corte verticalmente móveis 21 (somente um deles é mostrado na Figura 1) são também empregados como duas fieiras na armação 3, de modo que cada dispositivo de corte 21 fica posicionado abaixo dos correspondentes bicos duplos 13A ou 13B. Cada um dos dispositivos de corte 21 recebe e corta o produto alongado que foi extrudado a partir dos correspondentes bicos duplos 13A ou 13B, de modo a fabricar produtos arredondados, acondicionados. Estes dispositivos de corte 21 são bastante conhecidos na técnica e podem ser, sem a isto se limitar, iguais, e.g., ao revelado na Patente norte-americana número 5.882.711, atribuída ao presente Peticionário.
Na armação 3, o transportador de correia 25 fica localizado debaixo dos dispositivos de corte 21 para receber os produtos acondicionados 23 a serem avançados e enviados para a estação seguinte. Embora o transportador linear ou o transportador de correia 25 seja bem conhecido na técnica, nem um nem outro se limita ao ilustrado nas Figuras.
Voltando-se à Figura 2, o mecanismo para avanço de recheio 15 e o mecanismo para avanço de cobertura 17 serão agora descritos.
Devido ao fato de que tanto o mecanismo para avanço 15 quanto o mecanismo para avanço 17 têm a mesma disposição, as descrições representativas que se seguem para a disposição e funções dos componentes do mecanismo para avanço de recheio 15, designados por números iguais, do mecanismo para avanço de cobertura 17 com os quais eles são intercambiáveis. 0 mecanismo para avanço de recheio 15 inclui um transportador de parafuso 27 para receber o recheio proveniente do alimentador de recheio 7, e um par de bombas de palheta 29A e 29B, cada qual sendo um bomba de medição para empurrar continuamente uma quantidade fixa do recheio proveniente do transportador de parafuso 27 para o correspondente bico duplo 13A ou 13B. Para fabricação em duas fieiras, as bombas de palheta 29A e 29B também são colocadas em duas fieiras. 0 transportador de parafuso 27 inclui uma caixa de rosca 31, cujo fundo interno forma um par de ranhuras, cada uma tendo uma seção transversal semicircular e um par de parafusos horizontais 33A e 33B localizados nas ranhuras dentro da caixa 31. As ranhuras e os parafusos horizontais ί 33A e 33B ali situados são alongados e ficam substancialmente em paralelo com a direção de locomoção do transportador linear 25.
Os parafusos 33A e 33B têm aletas em espiral 35A e 35B enroladas em volta dos eixos rotativos horizontais 36A e i 36B, respectivamente. A aleta em espiral 35A é enrolada inversamente no mesmo passo da aleta em espiral 35B. 0 par de parafusos 33A e 33B pode ser sincronizado para girar em direções opostas. De acordo com as características do material a ser avançado, as aletas em espiral 35A e 35B podem ficar em fase, conforme mostrado na Figura 2. Alternativamente, elas podem ser posicionadas em fases opostas e próximas umas das outras.
Para girar sincronicamente os parafusos 33A e 33B em direções opostas, nesta modalidade, os eixos giratórios 36A e 36B, que podem ser engatados e desengatados das extremidades próximas dos referidos parafusos 33A e 33B são retos e de acionamento, sendo acoplados com motores de controle apropriados, e.g., servomotores 37A e 37B.
Alternativamente, porém não mostrado, um par de engrenagens, cada engrenagem com o mesmo raio engatando-se uma com a outra e podendo ser instalada nos eixos giratórios que, por seu turno, podem ser acoplados na condição motriz com motores de controle apropriados, e.g., servomotores, via mecanismo de transmissão apropriado que pode incluir, e.g., um jogo de engrenagens, uma corrente e uma correia, etc.
Embora o par de parafusos 33A e 33B seja empregado para implementar a fabricação em duas fieiras, em vez destes parafusos, um parafuso que tenha raio comparativamente grande pode ser empregado, de forma a desempenhar a mesma função do par de parafusos 33A e 33B.
Conforme a Figura 2, quando os servomotores 37A e 37B são girados de maneira apropriada para girar, sincronicamente, os parafusos 33A e 33B em direções opostas, os referidos parafusos 33A e 33B impulsionam o produto alimentício a ser avançado para dentro das bombas de palheta correspondentes 29A e 29B. Conforme se observa acima, a fase das aletas em espiral 35A e 35B pode ser, de preferência, ajustada de acordo com as características do produto alimentício a ser preferencialmente avançado.
As bombas de palheta 29A e 29B incluem eixos giratórios verticais 43A e 43B, respectivamente, bem como um jogo de palhetas 49 móveis no sentido radial, estendidas radialmente. 0 jogo de palhetas 49 móveis no sentido radial, forma uma disposição radial das referidas palhetas 49 situadas em pontos circunferencialmente afastados em volta dos eixos giratórios 43A e 43B. 0 par de palhetas 29A e 29B fica alojado numa carcaça de bomba 39 que se comunica com a extremidade aberta da caixa de rosca 31. A carcaça de bomba 39 inclui paredes interiores cônicas para definir uma passagem cônica 41 que tem uma conicidade decrescente a partir do lado adjacente da caixa de roscas 31 para o lado oposto, e um par de recessos em comunicação com a passagem cônica 41, via orifícios 41A e 41B nas paredes interiores cônicas. Os recessos recebem as correspondentes bombas de palheta 29A e 29B, de modo que os eixos giratórios verticais 43A e 43B ficam posicionados de modo giratório numa relação simétrica em torno do lado estreito da passagem cônica 41.
Para girar sincronicamente os eixos 43A e 43B em direções opostas, na presente modalidade, eles são acoplados na condição motriz com um mecanismo de transmissão apropriado, 45, e.g., uma correia e um jogo de engrenagens, etc. Ambos os eixos rotativos verticais 43A e 43B são, portanto, acoplados na condição motriz com um motor de controle apropriado (não mostrado). Alternativamente, os eixos 43A e 43B podem ser acoplados na condição motriz com motores individuais para, em separado, controlar as rotações dos mesmos.
Os eixos rotativos verticais 43A e 43B são integrados com os cilindros rotativos verticais 47A e 47B, respectivamente, os quais ficam localizados dentro da carcaça de bomba 39, no mesmo nível que os parafusos 33A e 33B. As paredes interiores dos cilindros giratórios 47A e 47B são dotadas de uma pluralidade de fendas que se estendem pelo comprimento do cilindro para receber uma pluralidade de palhetas 49A e 49B, respectivamente, de modo a que as referidas palhetas possam ser movidas tanto radial, quanto horizontalmente. A carcaça de bomba 39 é dotada de carnes 51A e 51B que têm perfis apropriados para mover as palhetas radialmente com as rotações dos cilindros 47A e 47B. Além disto, uma parede dividida 53 se projeta da parede interior 52 da carcaça de bomba 39 na parte interna da passagem cônica 41, onde a referida parede interior 52 faz contato com os cilindros giratórios 47A e 47B.
Nos lados opostos da passagem cônica 41, os cilindros giratórios 47A e 47B têm saídas 54A e 54B que se comunicam com os bicos duplos 13A e 13B. Esta disposição reduz o comprimento de cada passagem a partir de cada bomba de palhetas 29 na direção do correspondente bico duplo 13A ou 13B. Assim, quando os cilindros 47A e 47B giram na direção indicada pela seta A, o produto alimentício avançado pelos transportadores de parafuso duplo 27 é impulsionado para dentro da passagem cônica comum 41 e dividido em duas porções iguais pela parede dividida 53. As porções divididas do produto alimentício são gradativamente movidas a partir das extremidades afastadas das palhetas 49A e 49B na direção dos cilindros giratórios 47A e 47B. Desta maneira, cada espaço definido pelas palhetas adjacentes 49A ou 49B dentro do cilindro giratório 47A ou 47B é cheio com meia porção do produto alimentício. Os produtos alimentícios nos cilindros giratórios 47A e 47B são, então, expelidos das saídas 54A e 54B em quantidades predeterminadas, na direção dos bicos duplos 13A e 13B.
Com a disposição acima, a capacidade das bombas 29A e 29B pode ser prontamente ampliada mediante o aumento do comprimento dos cilindros 47A e 47B, respectivamente, e também da largura de cada palheta 49. Ou seja, em razão do fato de que a capacidade de cada bomba de palhetas 29 pode ser variada sem mudança na dimensão radial da palheta 49A ou 49B, o comprimento da passagem na qual o produto alimentício é movido na bomba de palhetas é mantido constante, enquanto que a capacidade da bomba de palhetas pode variar.
Quando os eixos giratórios 43A e 43B das bombas de palheta 29 giram para encher diretamente os espaços definidos pelas palhetas com os produtos alimentícios avançados pelos transportadores de parafuso 27A e 27B, o amassamento indesejável dos mesmos deve ser evitado. Para se obter isto, os comprimentos das seções 52C e 52D onde os cilindros giratórios 47A e 47B entram em contato com as paredes interiores 52A e 52B, devem estar em ângulo entre as palhetas adjacentes 49, de modo a dilatar as entradas 41A e 41B da passagem cônica 41, onde os produtos alimentícios são avançados entre as palhetas 49.
De preferência, o motor de controle 37 do transportador de parafuso duplo 27 e os motores de controle das bombas de palheta 29A e 29B são controlados independentemente por um controlador apropriado, e.g., um computador, a fim de controlar suas taxas de rotação, de modo a que os espaços definidos pelas palhetas adjacentes 49 dentro das bombas de palheta 29 possam ser suficientemente preenchidos com os produtos alimentícios. Assim, estes produtos alimentícios poderão ser continuamente avançados da bomba de palhetas 29A e 29B em quantidades fixas. Com um controle assim, as taxas dos números de rotações do motor de controle 37 do transportador de parafuso duplo 27 em relação às dos motores de controle das bombas de palheta 29A e 29B poderão ser variavelmente controladas, assim como a rotação de cada motor de controle também poderá ser controlada. Conseqüentemente, as câmaras de medição das bombas de palheta 29 podem ser cheias uniformemente com os produtos alimentícios sem a aplicação de altas pressões aos referidos produtos alimentícios nas passagens cônicas 41.
Desta maneira, a quantidade produzida pode ser ajustada.
Cada bico duplo 13A (13B) inclui um bico interno 55A (55B) para expelir o recheio 5 e um bico externo 57A (57B) para expelir a cobertura 9, onde o bico externo envolve o bico interno. Os dutos 59 conectam o bico interno 55A (55B) e a bomba de palheta 29A (29B) para o recheio, e conectam o bico externo 57A (57B) e a bomba de palheta 29A (29B) para a cobertura. Os dutos 59 têm raios maiores e comprimento mais curto do que os dutos convencionais, de modo a evitar que qualquer dano, e.g., um amassamento indesejável dos produtos alimentícios possa ocorrer no momento de sua passagem pelos mesmos. A limpeza e manutenção são executadas com rapidez nos transportadores de parafuso duplo 27A e 27B, bombas de palheta 29A e 29B, bem como nos bicos duplos 13A e 13B, uma vez que eles podem ser desmontados e novamente montados com base na construção acima descrita. A operação do aparelho será descrita abaixo. 0 alimentador de recheio 7 e o alimentador de cobertura 11 são supridos com o recheio 5 e a cobertura 9. Os transportadores de parafuso duplo para o mecanismo 15 para avanço de recheio e o mecanismo 17 para avanço de cobertura são, em seguida, girados suavemente e, assim, o recheio 5 no alimentador 7 e a cobertura 9 no alimentador 11 são impulsionados horizontalmente para dentro das bombas de palheta correspondentes. Cada quantidade fixa do recheio 5 e da cobertura 9 é, em seguida, passada através da correspondente passagem cônica 41 a partir da extremidade de locomoção 33E do parafuso correspondente, sem o indesejável amassamento. A parede divisória 53 dentro da carcaça de bomba 39, então divide a quantidade fixa do produto alimentício 9 proveniente da passagem cônica. Em seguida, o produto alimentício dividido é introduzido na correspondente bomba de palhetas 29A ou 29B, apresentado a mesma abertura ampla e, assim, diretamente introduzido nos espaços definidos pelas palhetas adjacentes 49.
Nesta operação, considerando-se o fato de que a passagem cônica 41 tem um diâmetro interno que aumenta gradativamente a partir da entrada na direção de sua parte interna e que as saídas mais largas 41A e 41B se comunicam com as palhetas 49, os produtos alimentícios dentro das mesmas são suavemente orientados para dentro das palhetas. Deste modo, as bombas de palheta 29A e 29B podem avançar continuamente os produtos alimentícios em quantidades fixas e constantes para dentro dos bicos duplos 13A e 13B, uma vez que seus espaços internos definidos pelas palhetas adjacentes podem ser suficientemente preenchidos com os produtos alimentícios.
Nos bicos duplos 13A e 13B, a cobertura 9, que é extrudada das bombas de palheta 29A e 29B do mecanismo para avanço de cobertura 17 tem uma configuração alongada, sendo que o recheio 5, que é extrudado das bombas de palheta 29A e 29B do mecanismo para avanço de recheio 15, também tem uma configuração alongada e é envolvido pela cobertura alongada 9.
Os produtos alongados de dupla camada que são extrudados dos bicos duplos 13A e 13B passam, em seguida, para os correspondentes dispositivos de corte 21. Cada dispositivo de corte 21 corta o correspondente produto alongado para formar produtos arredondados ou ligeiramente arredondados 23, nos quais o recheio 5 é completa ou parcialmente acondicionado pela cobertura 9.
Os produtos cortados (produtos finais) 23 caem sobre o transportador linear 25 em duas fieiras e são transportados para a seção seguinte.
Como se observa acima, os parafusos 33A e 33B dos transportadores de parafuso duplo 27A e 27B, bombas de palheta 29A e 29B, bem como os bicos duplos 13A e 13B acham-se localizados no mesmo nível. Com esta disposição, o comprimento uniforme de cada raio da palheta 49 das bombas de palheta 29A e 29B pode ser mantido, mesmo se a largura de cada palheta 49 for aumentada, a fim de elevar a capacidade de armazenamento das referidas bombas de palheta 29A e 29B. Além disto, a profundidade do raio de cada câmara de medição das bombas de palheta 29A e 29B pode ser bastante modificada. Portanto, as câmaras de medição das bombas de palhetas 29A e 29B podem ser rapidamente cheias com os produtos alimentícios sem que haja o risco de que quaisquer delas não sejam cheias.
Na modalidade acima, os parafusos 33A e 33B dos mecanismos de parafuso para avanço 27 ficam horizontalmente localizados no mesmo nível das bombas de palheta 29A e 29B. Alternativamente, o aparelho da presente invenção também pode ser usado em conjunto com parafusos verticais, conforme mostrado na Figura 4. Nesta Figura 4, que mostra uma unidade alternativa do aparelho da presente invenção, a unidade emprega um mecanismo para avanço de recheio vertical 16 e um mecanismo para avanço de cobertura vertical 18, em vez da combinação de mecanismo para avanço de recheio horizontal 15 e seu alimentador de recheio vertical 7 e a combinação de mecanismo para avanço de cobertura horizontal 17, e seu alimentador de cobertura 11 da primeira modalidade das Figuras 1-3, respectivamente. 0 mecanismo para avanço de recheio vertical 16 e o mecanismo para avanço de cobertura vertical 18 são alimentadores em forma de funil. Cada um deles tem um parafuso vertical 34 em relação coaxial (a Figura 4 mostra somente um parafuso 34 no mecanismo para avanço de recheio 16) . Estes mecanismos para avanço vertical 16 e 18 são colocados de tal forma que suas saídas ficam localizadas adjacentes à passagem 41 (não mostrada na Figura 4) na primeira modalidade. As rotações dos parafusos verticais 34 do mecanismo para avanço de recheio vertical 16 e do mecanismo para avanço de cobertura 18 impulsionam de maneira suave e descendente os produtos alimentícios para dentro das bombas de palheta 30. O recheio e a cobertura são, em seguida, bombeados pelas bombas de palheta 30 para dentro do correspondente bico duplo 14, que é semelhante aos bicos duplos 13A e 13B da primeira modalidade e, sem seguida, processados pelos dispositivos de corte e transportador linear (nenhum deles é mostrado na Figura 4) da mesma maneira que na primeira modalidade. Embora para fins de conveniência a Figura 4 mostre apenas uma unidade para extrudar um produto de dupla camada, alongado, duas ou mais unidades são empregadas em relação paralela entre si, de tal forma que suas larguras ficam na direção de locomoção do transportador linear.
Os habilitados na técnica entenderão que diversas modificações e variações poderão ser feitas na presente invenção, sem se afastar de seu âmbito e espírito, conforme definido pelas reivindicações anexas. Por exemplo, embora os eixos geométricos de rotação das bombas de palheta nas modalidades acima tenham sido mostrados como eixos geométricos verticais, fica óbvio para os habilitados na técnica que eles a isto não se limitam, podendo, ao contrário, serem projetados para posicionamento horizontal ou oblíquo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (2)

1.
Aparelho para fabricar produtos alimentícios acondicionados no qual um produto alimentício externo envolve um produto alimentício interno, o referido aparelho compreendendo: um transportador linear (25); e unidades integradas formadas por duas unidades, localizadas acima do transportador linear, em que as duas unidades são dispostas em paralelo, de tal maneira que seus comprimentos ficam localizados ao longo da direção de locomoção do transportador linear, cada unidade incluindo: i) um mecanismo para avanço de recheio (15), que possui uma entrada para receber o produto alimentício interno (5) de um alimentador de recheio (7) e possui uma saída para desabastecer o produto alimentício interno (5), em que o mecanismo para avanço de recheio (15) inclui um par de parafusos horizontais (33A, 33B) localizados em uma caixa de rosca (31), tal que os parafusos horizontais (33A, 33B) são direcionados com motores de controle (37A, 37B); ii) um mecanismo para avanço de cobertura (17), que possui uma entrada para receber o produto alimentício externo (9) de um alimentador de cobertura (11) e possui uma saída para desabastecer o produto alimentício externo (9), em que o mecanismo para avanço de recheio (15) fica em uma posição oposta ao mecanismo para avanço de cobertura (17) ; iii) um par de bombas de palheta (2 9A, 2 9B) , uma das quais é fornecida para receber o produto alimentício interno (5) do mecanismo para avanço de recheio (15) enquanto a outra bomba é fornecida para receber o produto alimentício externo (9) do mecanismo para avanço de cobertura (17), sendo que cada uma das bombas de palheta (29A, 29B) possui uma entrada próxima da saída correspondente do mecanismo para avanço (15 ou 17) correspondente e possui uma saída oposta, e em que cada bomba de palheta (29A, 29B) recebe o produto alimentício correspondente da saída do mecanismo para avanço (15 ou 17) correspondente na entrada da bomba de palheta (29A, 29B); iv) bicos duplos (13A, 13B), localizados entre as saídas opostas das bombas de palheta (29A, 29B), e v) dispositivo de corte (21) localizado sob os bicos duplos (13A, 13B), o aparelho sendo caracterizado pelo fato de que: vi) em cada uma das duas unidades, em que os eixos rotacionais (36A) e (36B) ou parafusos horizontais (33A) ou (33B) ou aletas em espiral (35A) ou (35B) do mecanismo para avanço de recheio (15) ou do mecanismo para avanço de cobertura (17) são fornecidos horizontalmente de modo que os parafusos horizontais (33A) ou (33B) e as bombas de palheta (29A) ou (29B) ficam localizados no mesmo nível, e cada unidade adicional compreende: vii) uma parede dividida (53) proj etada dentre as bombas de palheta (29A, 29B) para cada entrada de cada mecanismo para avanço (15 , 17) .
BRPI0204195A 2001-02-20 2002-02-19 aparelho para fabricar produtos alimentícios de dupla camada BRPI0204195B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2001043499A JP3432498B2 (ja) 2001-02-20 2001-02-20 包あん機
PCT/JP2002/001410 WO2002065841A1 (fr) 2001-02-20 2002-02-19 Dispositif de production d'aliments a double couche

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0204195A BR0204195A (pt) 2003-03-18
BRPI0204195B1 true BRPI0204195B1 (pt) 2016-12-13

Family

ID=18905651

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0204195A BRPI0204195B1 (pt) 2001-02-20 2002-02-19 aparelho para fabricar produtos alimentícios de dupla camada

Country Status (23)

Country Link
US (1) US6443055B1 (pt)
EP (1) EP1362513B1 (pt)
JP (1) JP3432498B2 (pt)
KR (1) KR100475205B1 (pt)
CN (1) CN100358424C (pt)
AT (2) ATE515944T1 (pt)
AU (1) AU2002232238B2 (pt)
BR (1) BRPI0204195B1 (pt)
CA (1) CA2406937C (pt)
CH (1) CH694979A5 (pt)
CZ (1) CZ303387B6 (pt)
DE (1) DE10290838B4 (pt)
ES (2) ES2367781T3 (pt)
GB (1) GB2378153B (pt)
IL (1) IL152311A (pt)
MX (1) MXPA02010566A (pt)
MY (1) MY117522A (pt)
NZ (1) NZ521945A (pt)
PL (1) PL198260B1 (pt)
RU (1) RU2242878C2 (pt)
SE (1) SE527557C2 (pt)
TW (1) TW534797B (pt)
WO (1) WO2002065841A1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TW589150B (en) * 2003-10-02 2004-06-01 Yu Ouyang Food forming device with multilayered assembly
DE202004008542U1 (de) * 2004-05-29 2005-03-17 Steirische Manufaktur Fuer Fei Vorrichtung zur Herstellung von gefüllten Teigwaren
JP3948673B2 (ja) * 2004-10-29 2007-07-25 レオン自動機株式会社 食品材料の供給方法および装置
DE202005011986U1 (de) 2005-07-30 2005-10-20 Werner & Pfleiderer Industrielle Backtechnik Gmbh Pressvorrichtung für eine Anlage zur Herstellung von Gebäckstangen
US8377490B2 (en) * 2005-09-20 2013-02-19 Kraft Foods Global Brands Llc Method and system for making sliced cheese
US20110014311A1 (en) * 2005-09-20 2011-01-20 Holmes Terry L Method and system for making extruded portions of cheese
US20070065550A1 (en) * 2005-09-20 2007-03-22 Kraft Foods Holdings, Inc. Method and system for making shredded cheese
WO2007092096A2 (en) * 2006-02-07 2007-08-16 Wm. Wrigley Jr. Company Apparatus and method for preparing a multiple phase confectionery product
US8465272B2 (en) * 2006-09-29 2013-06-18 General Mills, Inc. Apparatus and methods for fabricating food items
US20080095899A1 (en) * 2006-10-13 2008-04-24 Wm. Wrigley Jr. Company Method and apparatus for producing a multiple phase, confectionery article
JP2009089620A (ja) * 2007-10-04 2009-04-30 Rheon Autom Mach Co Ltd 菓子パン製造装置及び菓子パン製造ライン
US8621989B2 (en) * 2008-10-06 2014-01-07 Franz Haas Waffel- Und Keksanlagen-Industrie Gmbh Food manufacturing apparatus and related method
ITMI20082041A1 (it) * 2008-11-17 2010-05-18 Dominioni Punto & Pasta S A S Dispositivo e metodo per produrre paste alimentari
WO2010085612A2 (en) 2009-01-23 2010-07-29 Mars, Incorporated Product shaping method and apparatus
JP5461891B2 (ja) * 2009-06-02 2014-04-02 レオン自動機株式会社 包あん機
CN102210480B (zh) * 2010-04-07 2013-06-26 黄连福 具有互换卧式、立式进料方式的三层包馅机
US9049875B2 (en) * 2010-04-14 2015-06-09 Restaurant Technology, Inc. Steam and platen toasting device
CN102550619A (zh) * 2010-12-13 2012-07-11 黄连福 双色糕点成型盒自动填充装置
CN102228306B (zh) * 2011-05-11 2013-07-17 成都松川雷博机械设备有限公司 圆形食品成型机
CN102224972B (zh) * 2011-05-11 2013-10-30 成都松川雷博机械设备有限公司 圆形食品成型机分体式供料系统
CN102228305B (zh) * 2011-05-11 2013-07-17 成都松川雷博机械设备有限公司 圆形食品成型方法
CN102204712B (zh) * 2011-05-11 2013-09-11 成都松川雷博机械设备有限公司 圆形食品成型机供料组件
DE102011083356B4 (de) 2011-09-23 2019-05-29 Vemag Maschinenbau Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Verarbeitung eines Lebensmittels, insbesondere zur Verarbeitung von Teig
GR1007954B (el) 2012-06-26 2013-08-05 Chipita Ανωνυμη Βιομηχανικη Και Εμπορικη Εταιρεια, Μεθοδος παρασκευης αρτοσκευασματος με διπλη γεμιση και μηχανημα εκχυσης διπλης γεμισης
CN104126742B (zh) * 2014-08-15 2017-06-30 通用磨坊(中国)投资有限公司 一种制备嵌有条状图案的汤圆的装置
CN107173400A (zh) * 2016-03-09 2017-09-19 上海伟隆机械设备股份有限公司 基于水平挤压的全自动立体点心生产装置及方法
JP6956145B2 (ja) * 2019-06-19 2021-10-27 レオン自動機株式会社 食品処理装置の食品収容装置
DE102020113660B4 (de) 2020-05-20 2022-12-22 Vemag Maschinenbau Gmbh Teig-Behandlungseinheit, sowie Vorrichtung und Verfahren zum Behandeln von Teig
CN114451434B (zh) * 2022-03-09 2023-01-13 黄河水利职业技术学院 一种全自动生产的食品工程用包馅机

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US544962A (en) * 1895-08-20 Depositing-machine
US1711750A (en) * 1924-10-23 1929-05-07 Schoppner William Christopher Duplex depositor
US2532131A (en) * 1947-02-03 1950-11-28 Rutherford Food Corp Tamale forming machine
FR1591551A (pt) * 1967-04-13 1970-06-12
US4517785A (en) * 1982-02-08 1985-05-21 Shin Nihon Machine Manufacturing Co., Ltd. Automatic confectionary-and-likes manufacturing equipment
JPS60105482A (ja) 1983-06-24 1985-06-10 ナビスコ ブランズ インコ−ポレ−テツド フード・ピースの製造方法
JPS6022676A (ja) * 1983-07-18 1985-02-05 Nippon Mektron Ltd 電気検査装置の接続治具
US4528900A (en) * 1983-10-11 1985-07-16 Nabisco Brands, Inc. High production apparatus for forming filled edible products
US4574690A (en) * 1984-07-13 1986-03-11 Chiao Tsu T Apparatus for forming wrapped food products
JPS6192521A (ja) * 1984-10-13 1986-05-10 レオン自動機株式会社 内包材を有する連続棒状体生地の密封切断装置。
US4734024A (en) * 1986-01-16 1988-03-29 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Apparatus for shaping a spherical body
JPS63146739A (ja) * 1986-07-30 1988-06-18 レオン自動機株式会社 複合食品の製造方法およびその装置
JPS63164835A (ja) * 1986-12-26 1988-07-08 レオン自動機株式会社 定量供給装置
NZ223566A (en) * 1987-02-23 1989-12-21 Rheon Automatic Machinery Co Food extruder: trapped air removed
US4844296A (en) * 1987-03-10 1989-07-04 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Apparatus and method for quantitatively delivering food materials
JPH0199025A (ja) * 1987-10-12 1989-04-17 Idemitsu Kosan Co Ltd 液晶光学素子およびその製造法
JPH02227062A (ja) * 1988-08-12 1990-09-10 Masao Kobayashi 団塊状包被食品成形装置
JPH02200138A (ja) * 1989-01-26 1990-08-08 Rheon Autom Mach Co Ltd 食品の成形配列装置
US4936203A (en) * 1988-09-03 1990-06-26 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Apparatus for shaping and arraying spheroidal bodies of food materials
US4949630A (en) * 1988-10-04 1990-08-21 Warner-Lambert Company Apparatus for forming a fold-over soft center-filled confection
US5190770A (en) * 1989-01-12 1993-03-02 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Apparatus for cutting and shaping a spherical body
JPH03285632A (ja) * 1990-03-30 1991-12-16 Rheon Autom Mach Co Ltd 包被球断装置
JP2916515B2 (ja) * 1990-05-01 1999-07-05 レオン自動機 株式会社 包被球断装置
JP2987777B2 (ja) * 1990-06-08 1999-12-06 旭化成工業株式会社 熱収縮性多層フィルム及びその製造方法
JPH0443032U (pt) * 1990-08-13 1992-04-13
JPH0667300B2 (ja) * 1990-10-31 1994-08-31 立清 大月 パン製造方法およびパン生地用熟成・発酵装置
JP2507847B2 (ja) * 1992-04-16 1996-06-19 梶原工業株式会社 食品成形切断機の駆動装置
JPH068684A (ja) * 1992-06-24 1994-01-18 Gerumoole Kagaku Kogyo Kk カード嵌め込み用の台紙及び当該嵌め込み作業用の作業台
JPH0698684A (ja) * 1992-09-21 1994-04-12 Masami Sangyo Kk 包あん食品の製造方法
JPH0823950A (ja) * 1994-07-15 1996-01-30 Yamasan Koki Kk 二重包あん装置における内、外包材重合装置
JP3557260B2 (ja) * 1994-10-31 2004-08-25 株式会社オシキリ 偏平生地の載置方法およびその装置
JP3164768B2 (ja) * 1996-09-25 2001-05-08 レオン自動機株式会社 食品生地の吐出装置
JPH1099002A (ja) 1996-09-25 1998-04-21 Tatsuo Yamazaki 毛虫等を捕獲する挟み
JP2934206B2 (ja) * 1997-05-19 1999-08-16 レオン自動機株式会社 食品材料接合吐出装置、及び食品成形機
JP3758901B2 (ja) * 1999-06-29 2006-03-22 レオン自動機株式会社 包被切断方法及び包被切断装置
JP3506972B2 (ja) * 1999-10-21 2004-03-15 レオン自動機株式会社 食品材送り装置
JP3559222B2 (ja) * 2000-06-15 2004-08-25 レオン自動機株式会社 包あん機

Also Published As

Publication number Publication date
DE10290838B4 (de) 2005-03-10
SE527557C2 (sv) 2006-04-11
EP1362513A1 (en) 2003-11-19
EP1362513A4 (en) 2006-05-17
EP1362513B1 (en) 2011-07-13
BR0204195A (pt) 2003-03-18
CN100358424C (zh) 2008-01-02
IL152311A0 (en) 2003-05-29
GB2378153B (en) 2005-03-23
CZ20023438A3 (cs) 2003-05-14
AU2002232238B2 (en) 2004-05-06
CZ303387B6 (cs) 2012-08-29
GB0224194D0 (en) 2002-11-27
KR100475205B1 (ko) 2005-03-10
US20020112615A1 (en) 2002-08-22
US6443055B1 (en) 2002-09-03
NZ521945A (en) 2006-01-27
JP3432498B2 (ja) 2003-08-04
PL358496A1 (en) 2004-08-09
MXPA02010566A (es) 2003-03-10
ES2245209A1 (es) 2005-12-16
AT503348B1 (de) 2010-04-15
DE10290838T5 (de) 2004-04-29
ES2245209B1 (es) 2007-02-01
SE0203068L (sv) 2002-12-17
KR20020090236A (ko) 2002-11-30
ES2367781T3 (es) 2011-11-08
GB2378153A (en) 2003-02-05
PL198260B1 (pl) 2008-06-30
AT503348A1 (de) 2007-09-15
JP2002238441A (ja) 2002-08-27
IL152311A (en) 2006-12-10
RU2242878C2 (ru) 2004-12-27
CN1458825A (zh) 2003-11-26
CH694979A5 (de) 2005-10-31
AT503348B8 (de) 2010-05-15
ATE515944T1 (de) 2011-07-15
SE0203068D0 (sv) 2002-10-17
MY117522A (en) 2004-07-31
WO2002065841A1 (fr) 2002-08-29
TW534797B (en) 2003-06-01
CA2406937A1 (en) 2002-10-17
CA2406937C (en) 2005-01-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0204195B1 (pt) aparelho para fabricar produtos alimentícios de dupla camada
US4574690A (en) Apparatus for forming wrapped food products
PT1058502E (pt) Doce gelado arejado contendo certas configuracoes metodo e aparelho para a sua producao
RU2002129294A (ru) Устройство для производства двухслойных пищевых продуктов
GB1169500A (en) Variegator for Ice Cream and the like.
JP3559222B2 (ja) 包あん機
JP2006122003A (ja) 食品材料の供給方法および装置
ES2232477T3 (es) Dispositivo de hileras, portahileras y dispositivo para el moldeado por extrusion de masas pastosas.
TW201208575A (en) Apparatus and method for producing food product
US20040265455A1 (en) Extrusion apparatus
JP3887621B2 (ja) 三重の複合材料層を具える生食品成型設備
KR20030034553A (ko) 떡볶이용 떡 제조장치
KR200262809Y1 (ko) 떡볶이용 떡 제조장치
JP2023063117A (ja) 包被食品の成形方法及び成形装置
KR102332660B1 (ko) 만두제조장치 및 만두
JP3759802B2 (ja) 多層食品の製造装置
JP3057847U (ja) 模様形状を有する食品の製造装置品の製造方法及び装置
JPS5951Y2 (ja) 「あん」入餅菓子の押出装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFERIDO COM BASE NO ART.8O COMBINADO COM O ART.13 DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/12/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2658 DE 14-12-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.