BR0212334B1 - estação de atarraxamento. - Google Patents

estação de atarraxamento. Download PDF

Info

Publication number
BR0212334B1
BR0212334B1 BRPI0212334-7A BR0212334A BR0212334B1 BR 0212334 B1 BR0212334 B1 BR 0212334B1 BR 0212334 A BR0212334 A BR 0212334A BR 0212334 B1 BR0212334 B1 BR 0212334B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
station according
screwing station
guide plate
drive
guide
Prior art date
Application number
BRPI0212334-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0212334A (pt
Inventor
Werner Andreas Lutz
Herbert Mueller
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0212334A publication Critical patent/BR0212334A/pt
Publication of BR0212334B1 publication Critical patent/BR0212334B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23PMETAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; COMBINED OPERATIONS; UNIVERSAL MACHINE TOOLS
    • B23P19/00Machines for simply fitting together or separating metal parts or objects, or metal and non-metal parts, whether or not involving some deformation; Tools or devices therefor so far as not provided for in other classes
    • B23P19/04Machines for simply fitting together or separating metal parts or objects, or metal and non-metal parts, whether or not involving some deformation; Tools or devices therefor so far as not provided for in other classes for assembling or disassembling parts
    • B23P19/06Screw or nut setting or loosening machines
    • B23P19/069Multi-spindle machines
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/53Means to assemble or disassemble
    • Y10T29/534Multiple station assembly or disassembly apparatus
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/53Means to assemble or disassemble
    • Y10T29/534Multiple station assembly or disassembly apparatus
    • Y10T29/53417Means to fasten work parts together
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T483/00Tool changing
    • Y10T483/17Tool changing including machine tool or component
    • Y10T483/1733Rotary spindle machine tool [e.g., milling machine, boring, machine, grinding machine, etc.]
    • Y10T483/1736Tool having specific mounting or work treating feature
    • Y10T483/1738Tool head

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTAÇÃO DE ATARRAXAMENTO".
A presente invenção refere-se a uma estação de atarraxamento,em particular, ao longo de uma linha de montagem, que compreende pelomenos uma moldura de máquina e uma ferramenta de atarraxamento ajus-tavelmente sustentada com relação à mesma entre pelo menos uma posiçãoretraída e uma posição operativa e conectada a uma linha de suprimento,opcionalmente, uma linha de medição.
Tais estações de atarraxamento são, por exemplo, dispostas aolongo de linhas de montagem na fabricação de automóveis. Elas servempara montar motores, engrenagens, ou semelhantes. A estação de atarra-xamento compreende uma moldura de máquina que é disposta próximo àlinha de montagem ou que é parte da linha de montagem. A moldura de má-quina apresenta dispostos na mesma os meios padrão de uma estação deatarraxamento, por exemplo, um transportador de base, um transportador defixação, um gabinete de controle, um painel de controle, e semelhantes. Adi-cionalmente, para transportar as peças a trabalhar a serem atarraxadas, amoldura de máquina é provida com um meio de transporte para as peças aserem atarraxadas, por exemplo, um transportador de peças a trabalhar queé móvel ao longo de trilhos, uma corrediça, uma correia transportadora ousemelhante. Com estes meios de transporte, a peça a trabalhar correspon-dente é movida para sua posição de montagem com relação à estação deatarraxamento e trabalhada na dita posição por meio da ferramenta de atar-raxamento. Depois que a peça a trabalhar tenha sido adequadamente dis-posta, a ferramenta de atarraxamento é movida de sua posição retraída parasua posição operativa na qual ela atarraxa, por exemplo, cavilhas com roscaapropriadas na peça a trabalhar.
A ferramenta de atarraxamento é conectada pelo menos a umalinha de suprimento através da qual, dependendo da configuração da ferra-menta de atarraxamento, ocorre um suprimento elétrico, pneumático, hidráu-lico ou outro suprimento para o acionamento da ferramenta de atarraxa-mento. Adicionalmente, é possível que a ferramenta de atarraxamento sejaconectada a uma linha de medição correspondente através da qual, porexemplo, acelerações são conectadas na ferramenta de atarraxamento a ummeio de avaliação associado. Tais acelerações podem ser uma aceleraçãode velocidade, uma aceleração de torque ou semelhante.
Em uma estação de atarraxamento já conhecida a partir da prá-tica, a ferramenta de atarraxamento, preferivelmente, uma pluralidade de taisferramentas de atarraxamento, é movida como um todo com relação à mol-dura da máquina entre a posição retraída e a posição operativa. As Iinhasdesuprimento e as linhas de medição são assim também movidas. A massa aser movida no todo é relativamente grande. Adicionalmente, um aciona-mento complicado é necessário para mover, por exemplo, uma corrediça naqual todas as ferramentas de atarraxamento são montadas. Como conse-qüência, o desgaste e o trabalho de manutenção, bem como o consumo deenergia, são relativamente altos.
Portanto, é o objetivo da presente invenção o de aperfeiçoaruma estação de atarraxamento do tipo acima mencionado, de tal maneiraque uma quantidade menor de massa tenha que ser movida enquanto a es-tação de atarraxamento é de uma construção simples; dessa forma, o des-gaste, o trabalho de manutenção e o consumo de energia são reduzidos. Aomesmo tempo, um movimento simultâneo das linhas de suprimento e demedição deve ser evitado, o que poderia, de outro modo, resultar em danosàs linhas.
Em conexão com as características do preâmbulo da reivindica-ção 1, este objetivo é alcançado pelo fato da ferramenta de atarraxamentocompreender um eixo de acionamento sustentado na moldura de máquina euma cabeça de chave de porca telescopicamente deslocável com relação aodito eixo, o eixo de acionamento e a cabeça de chave de porca sendo acio-nadamente conectados e a cabeça de chave de porca sendo móvel por meiode um meio de levantamento e abaixamento entre a extremidade retraída ea posição operativa.
De acordo com a invenção, é apenas a cabeça de chave de por-ca que é ainda movida, ao passo que as partes restantes da ferramenta deatarraxamento são estacionariamente dispostas na moldura de máquina. Amassa a ser movida é assim reduzida consideravelmente. Isto ajuda a eco-nomizar energia.
Adicionalmente, um acionamento para deslocar a ferramenta deatarraxamento não é, em geral, necessário. Graças à simples construção daferramenta de atarraxamento, o desgaste e o trabalho de manutenção sãotambém reduzidos. As linhas de suprimento e as linhas de medição não sãomovidas longitudinalmente, de modo que danos às ditas linhas ficam virtu-almente descartados.
Além disso, a construção simplificada e isenta de manutençãoda estação de atarraxamento, de acordo com a invenção, ajuda considera-velmente na economia de custos em comparação com a estação de atarra-xamento conhecida a partir da prática.
É verdade que é possível mover assim cada ferramenta de atar-raxamento através de um meio de levantamento e abaixarriento correspon-dente entre a posição retraída e a posição operativa. Entretanto, a fim deadicionalmente simplificar a construção, e uma vez que normalmente maisque uma ferramenta de atarraxamento é necessária para uma peça a traba-lhar correspondente, o meio de levantamento e abaixamento pode ser desi-gnado a inúmeras ferramentas de atarraxamento para o movimento simultâ-neo do mesmo. Por exemplo, quatro, cinco, seis ou mesmo mais ferramen-tas de atarraxamento são assim simultaneamente móveis, as ditas ferra-mentas de atarraxamento sendo também simultaneamente usáveis paraatarraxamento.
O meio de levantamento e abaixamento pode ser configurado dediferentes maneiras. Um exemplo é uma corrediça que é movelmente sus-tentada ao longo de guias correspondentes na moldura de máquina. As fer-ramentas de atarraxamento correspondentes podem se projetar a partir dadita corrediça de guia. Para prover o meio de levantamento e abaixamentode um projeto simples e torná-lo facilmente acessível, o dito meio pode seruma placa de guia que é ajustavelmente sustentada na moldura de máquinaentre uma posição levantada e uma posição abaixada. A dita placa de guiaapresenta pelo menos sustentadas na mesma cabeças de chave de porcadas ferramentas de atarraxamento correspondentes, as ditas cabeças sendotelescopicamente ajustadas pelo movimento da placa de guia com relaçãoaos eixos de acionamento associados.
Vários meios de acionamento para ajustar a placa de guia sãopossíveis. Por exemplo, a placa pode ser ajustável por um motor elétrico euma engrenagem correspondente. Uma possibilidade adicional de ajustar aplaca de guia pode ser a de que o meio de levantamento e abaixamentocompreende pelo menos uma unidade de ajuste de pistão-cilindro dispostaentre a moldura de máquina e a placa de guia. A unidade de ajuste pode serpneumaticamente ou hidraulicamente operável. A placa de guia é ajustadacom relação à moldura da máquina estendendo ou retraindo o pistão da uni-dade de ajuste de acordo.
Para guiar a placa de guia não apenas com o auxílio da unidadede ajuste de pistão-cilindro, pelo menos um meio de guia pode ser dispostoentre a placa de guia e a moldura de máquina. A orientação da placa de guiapode ser assim desacoplada de um acionamento para mover a placa deguia.
Uma vez que a placa de guia é normalmente movida ao longo deuma linha reta entre a posição levantada e a posição abaixada, o meio deguia pode compreender, por exemplo, pelo menos um pistão de guia pormeio qual a placa de guia é guiada.
Aqui, é possível que o pistão de guia se projete a partir da mol-dura de máquina e a placa de guia deslize ao longo do pistão. Entretanto, opistão de guia pode também ser destacavelmente preso com uma extremi-dade para guiar a placa e pode ser sustentado de modo longitudinalmentedeslocável na moldura de máquina, em particular, em uma luva de guia.
Para fins de atarraxamento, a cabeça de chave de porca temque compreender uma parte correspondentemente girável, tal como um fusode atarraxamento. O fuso pode ser giratoriamente sustentado em um aloja-mento que é detido pela placa de guia e movido com a mesma. Contudo,para tornar a construção ainda mais simples, a cabeça de chave de porcapode ser diretamente projetada como um fuso de atarraxamento e giratoria-mente sustentada na placa de guia.
Para permitir, caso necessário, um certo movimento relativo en-tre a placa de guia e a cabeça de chave de porca, quando a placa de guiaestiver sendo deslocada, a cabeça de chave de porca poderá ser desloca-velmente sustentada com relação à placa de guia substancialmente na dire-ção longitudinal da cabeça de chave de porca. É evitado, por exemplo, as-sim que a placa de guia tenha que ser trilhada com o aperto de uma cone-xão de parafuso ou que, durante o movimento da placa de guia para a posi-ção abaixada, as cabeças de chave de porca sejam danificadas com o con-tato com a peça a trabalhar. Ao invés disso, a cabeça de chave de porca irárecuar com o contato com a peça a trabalhar e será movida com relação àplaca de guia.
Para sustentar a cabeça de chave de porca de maneira segura,a dita cabeça pode ser giratoriamente sustentada em uma disposição demancai duplo da placa de guia e parcialmente sustentada de modo deslocá-vel na direção longitudinal.
Para facilmente permitir um restabelecimento para uma posiçãoinicial com relação à placa de guia, quando a cabeça de chave de porca forlongitudinalmente deslocável, a cabeça de chave de porca poderá ser pres-sionada por mola na direção da posição operativa. Quando a cabeça dechave de porca for deslocada com relação à placa de guia, por exemplo,com o contato com a peça a trabalhar, ela será retornada pelo préssíona-mento de mola automaticamente para sua posição inicial com relação à pla-ca de guia tão logo ela não mais esteja em contato com a peça a trabalhar.
Uma realização técnica simples de tal carga de mola pode servista na característica em que um elemento de mola é disposto substancial-mente entre a chave de caixa na extremidade livre da cabeça de chave deporca e o lado inferior da placa de guia.
Para facilmente montar o elemento de mola na cabeça de chavede porca, ele poderá ser disposto entre dois anéis batentes conectados nacabeça de chave de porca. Um anel batente inferior pode ser designado àchave de caixa e um anel de batente superior pode ser designado substan-cialmente para o lado inferior da placa de guia e ser sustentado aí.
Para permitir a adaptação da estação de atarraxamento facil-mente a diferentes processos, a chave de caixa pode ser destacavelmentepresa à extremidade de trabalho da cabeça de chave de porca. Aqui, tam-bém é possível variar o número e a disposição das ferramentas de atarra-xamento em resposta à ação de atarraxamento.
Para facilmente permitir estabelecer a conexão telescópica entreo eixo de acionamento e a cabeça de chave de porca, a cabeça de chave deporca pode compreender um alojamento de cabeça de chave de porcasubstancialmente tubular com orifício interno que é engatàdo telescopica-mente deslocável pelo eixo de acionamento. Com o ajuste da cabeça dechave de porca entre a posição retraída e a posição operativa, o eixo de aci-onamento irá conseqüentemente se mover dentro do orifício interno. Natu-ralmente, seria também possível que o eixo de acionamento tivesse um orifí-cio interno correspondente que é engatado pela cabeça de chave de porcade forma telescopicamente deslocável.
Para estabelecer uma conexão giratoriamente fixa entre o aloja-mento de cabeça de chave de porca e o eixo de acionamento, de maneirasimples, o alojamento de cabeça de chave de porca pode ser provido subs-tancialmente em sua extremidade de inserção que é virada para o eixo deacionamento com um meio de acionamento para a conexão giratoriamentefixa da cabeça de chave de porca e do eixo de acionamento. Tão logo o eixode acionamento esteja engatado com o meio de acionamento, é estabeleci-da a conexão giratoriamente fixa. O meio de acionamento pode ser projeta-do de tal modo que a conexão giratoriamente fixa seja provida, por exemplo,apenas ao longo de um comprimento parcial específico da cabeça de chavede porca entre a posição retraída e a posição operativa. Entretanto, tambémé possível que a conexão giratoriamente fixa seja realizada ao longo de todoo percurso entre a posição retraída e a posição operativa.
Tal meio de acionamento pode ser, por exemplo, formado poruma conexão de eixo dentada ou ranhurada. Para altas cargas de torquepulsantes ou variáveis, o meio de acionamento pode, por exemplo, ter umadenteação interna, em particular, uma denteação de ranhura interna, que éengatada por uma denteação externa correspondente no eixo de aciona-mento.
O meio de acionamento pode ser integral com o alojamento decabeça de chave de porca pela medida de que a denteação interna é dire-tamente formada em pelo menos uma porção do orifício interno do aloja-mento de cabeça de chave de porca. Para poder se substituir o meio de aci-onamento facilmente no caso de um possível desgaste, o meio poderá seruma parte destacável do alojamento de cabeça de chave de porca.
Para poder interconectar o meio de acionamento e o alojamentode cabeça de chave de porca firmemente de maneira giratoriamente fixa, omeio de acionamento pode ser projetado como um flange de acionamentocom conexão de garra. A dita conexão de garra produz um acoplamentonão-deslocável giratoriamente rígido entre o flange de acionamento e o alo-jamento de cabeça de chave de porca.
Para estabelecer uma conexão de garra correspondente, é feitouso de pelo menos três garras, o alojamento de cabeça de chave de porcacompreendendq um meio de recebimento de garra complementar corres-pondente. Entretanto, também é possível que sejam usados menos de trêsgarras e meios de recebimento de garras.
Para poder substituir o eixo de acionamento com a designaçãosimultânea a um meio de acionamento correspondente, tal eixo de aciona-mento pode ser conectado por movimento em sua extremidade de aciona-mento que fica virada longe do alojamento de cabeça de chave de porcapara um meio de acionamento na moldura de máquina. A conexão de movi-mento pode, por exemplo, ser estabelecida por meio de uma conexão deacoplamento correspondente que pode ser estabelecida rapidamente.
Pode ser realizada a possibilidade referente à conexão de mo-vimento entre o eixo de acionamento e o meio de acionamento, em que umconjunto de revestimento com luva espaçadora é conectado na extremidadede acionamento do eixo de acionamento.Para guiar a placa de guia além dos pistões de guia entre a po-sição levantada e abaixada ou também alternativamente com relação aospistões de guia, a placa de guia pode ser guiada na moldura de máquina emguias. Um exemplo de tal guia são os trilhos correspondentes ou semelhantes.
Para impedir que a placa de guia possivelmente se mova alémda posição levantada e/ou abaixada, um meio de posição limite poderá seratribuído à placa de guia. O dito meio pode ser projetado como um comuta-dor de limite de carga, um batente de limite de carga, ou semelhante.
Como uma alternativa ou além da unidade de ajuste de pistão-cilindro, um acionamento de ajuste com fuso de rolo esférico e um motorelétrico pode ser atribuído à placa de guia em conexão com as guias seme-lhantes a um trilho. Possibilidades adicionais são um acionamento elétricodireto, um acionamento de correia, ou semelhante.
Para impedir um deslocamento da placa de guia por seu própriopeso para a posição abaixada, por exemplo, no caso de falha do meio deacionamento para ajuste da placa de guia, a placa de guia poderá ser provi-da com um meio de travamento para pelo menos travar na posição levantada.
O dito meio de travamento correspondente pode aqui ser proje-tado como um meio de fixação que, por exemplo, prende o pistão da unida-de de ajuste de pistão-cilindro em uma posição correspondente, ou também,o pistão de guia. Também é possível que o meio de travamento atue direta-mente nos trilhos de guia ou em outras guias da placa de guia.
Para determinar uma posição da placa de guia e, portanto, tam-bém das ferramentas de atarraxamento durante a operação da estação deatarraxamento e para registrar a dita posição, caso necessário, a unidade deajuste de pistão-cilindro e/ou o pistão de guia pode compreender um meio deinquirição. Um meio de inquirição correspondente pode também ser destina-do a um acionamento elétrico para a placa de guia.
Concretizações vantajosas da invenção serão agora explicadas,a seguir, com referência às figuras anexas ao desenho, no qual:A Figura 1 é uma vista lateral de uma concretização de uma es-tação de atarraxamento, de acordo com a invenção.
A Figura 2 é uma vista de topo em parte da estação de atarra-xamento, de acordo com a Figura 1.
A Figura 3 é uma vista dianteira que parcialmente mostra umaconcretização adicional de uma estação de atarraxamento.
A Figura 4 é uma vista lateral da estação de atarraxamento, deacordo com a Figura 3.
E a Figura 5 é uma vista ampliada de uma ferramenta de atarra-xamento, conforme usada nas estações de atarraxamento das figuras pre-cedentes.
A Figura 1 é uma vista lateral de uma estação de atarraxamento1, de acordo com a invenção. A dita estação compreende uma moldura demáquina 3 por meio da qual são fixadas inúmeras ferramentas de atarraxa-mento 6. A moldura de máquina 3 compreende transportadores superior einferior que apresentam disposta entre os mesmos uma linha de montagem2. Várias peças a trabalhar 48, tal como um bloco de ITiotori bloco de engre-nagem, ou semelhante, podem ser transportadas ao longo da dita linha demontagem. Um transportador de peça a trabalhar 49, que é móvel· ao longode uma guia de transportador de peça a trabalhar 57, atende a finalidade detransporte. A guia de transportador de peça a trabalhar 57 é presa à moldurade máquina 3 na concretização ilustrada. Há também a possibilidade de quea guia de transportador de peça a trabalhar 57 seja formada por uma correiatransportadora ou outras guias que se estendem além da estação de atarra-xamento 1 e independentemente da dita estação.
As ferramentas de atarraxamento 6 são mostradas na Figura 1em sua posição operativa 5. Na dita posição, as chaves de caixa 23 nas ex-tremidades das cabeças de chave de porca 10 das ferramentas de atarra-xamento 6 estão engatadas com as cavilhas com rosca, porcas ou outrosmembros de conexão a serem apertados.
A cabeça de chave de porca 10 forma a ferramenta de atarra-xamento 6 juntamente com um eixo de acionamento 9, o eixo de aciona-mento 9 sendo conectado por movimento a um meio de acionamento cor-respondente; vide as seguintes figuras. A cabeça de chave de porca 10 e oeixo de acionamento 9 são telescópicos.
As cabeças de chave de porca 10 são passadas através de umaplaca de guia 14 como parte de um meio de levantamento e abaixamento 11e pelo menos giratoriamente sustentadas na dita placa. A placa de guia 14 édisposta em sua posição abaixada 14 de modo que as chaves de caixa 23fiquem em contato com o meio de atarraxamento.
A Figura 2 é uma vista de topo na estação de atarraxamento 1,de acordo com a Figura 1, em particular, na área acima da placa de guia 14.
Esta vista de topo mostra uma seção substancialmente retangu-lar na qual são dispostos inúmeros meios de guia 16, o meio de levanta-mento e abaixamento 11 e um total de dez ferramentas de atarraxamento 6.As ferramentas de atarraxamento são dispostas em duas fileiras, cada qualincluindo cinco ferramentas de atarraxamento, as fileiras sendo dispostas emparalelo entre si e as ferramentas de atarraxamento sendo eqüidistantes.Gada um dos quatro cantos da seção ilustrada mostra um dos meios de guia16. O dito meio de guia é formado por uma luva de guia 19 presa à moldurade máquina 3 e por um pistão de guia 17 sustentado na mesma de modolongitudinalmente deslocável. Os pistões de guia 17 dos vários meios deguia 16 projetam-se na direção da placa de guia 14 (vide também as Figuras1 e 3) a partir da moldura de máquina 3.
Um respectivo meio de levantamento e abaixamento 11 é dis-posto aproximadamente de modo central entre os dois meios de guia 16. Odito meio 11 é formado por uma unidade de ajuste de pistão-cilindro 15. Umpistão correspondente da dita unidade de ajuste se estende a partir da mol-dura de máquina 3 na direção da placa de guia 14 e é destacavelmente pre-so na mesma. Isto se aplica, por analogia, ao pistão de guia 17.
A Figura 3 é uma vista dianteira que parcialmente mostra umaconcretização adicional de uma estação de atarraxamento 1. Partes idênti-cas são providas com numerais de referência idênticos nesta figura e tam-bém nas figuras restantes e são parcialmente apenas explicadas em cone-xão com uma figura.
A concretização 3 difere daquela da Figura 1 especialmente pelacaracterística em que a peça a trabalhar 48 é transportada através de ummeio de transporte separado, tal como uma correia transportadora, umtransportador de peça a trabalhar, ou semelhante. Abaixo de um transporta-dor transversal 58 da moldura de máquina 3 (vide também a Figura 1), aplaca de guia 14 é mostrada em sua posição abaixada 13 e, em linha inter-rompida, em sua posição levantada 12, resultando em uma elevação 51 en-tre as ditas duas localizações ou posições. Por analogia com a Figura 2, émostrado um total de duas fileiras, cada qual incluindo cinco ferramentas deatarraxamento 6 com quatro meios de guia 16 e dois meios de levantamentoe abaixamento centralmente dispostos 11. Para receber retorno no que refe-re-se à posição da placa de guia 14, o meio de levantamento e abaixamento11 é provido com um meio de inquirição 47. A relativa posição entre o pistãoe o cilindro pode ser detectada através do dito meio. Adicionalmente, ummeio de fixação 46 é designado para prender a posição levantada 12 da pla-ca de guia 14 com a fixação destacável do cilindro. O meio de fixação 46 éuma concretização de tal meio de travamento 45.
O meio de guia 16 compreende as luvas de guia 19 que são fi-xadas ao transportador transversal 58. Os pistões de guia correspondentes17 se estendem através das luvas de guia 19. Os pistões de guia são provi-dos em sua extremidade superior 50 com um meio de posição limite 43. Estedefine uma posição abaixada máxima 13 da placa de guia 14. O meio deposição limite 43 é formado no caso mais simples por um flange anular quepode ser trazido para o contato com uma extremidade superior da luva deguia 19.
Em sua extremidade que fica virada longe da luva de guia 19, ospistões de guia 17 são inseridos nos orifícios da placa de guia 14 e destaca-velmente presos aí, por exemplo, por meio de atarraxamento.
Adicionalmente, o meio de acionamento 39 para as várias ferra-mentas de atarraxamento 6 é, em particular, disposto no transportadortransversal 58. Na concretização ilustrada, cada ferramenta de atarraxa-mento apresenta atribuída à mesma um meio de acionamento separado.Cada ferramenta de atarraxamento pode ser assim controlada separada-mente com relação ao torque e à velocidade rotacional.
Cada ferramenta de atarraxamento 6 é provida com um eixo deacionamento 9 e cabeça de chave de porca 10. O eixo de acionamento 9 éconectado por movimento em uma extremidade de acionamento 38 a umrespectivo meio de acionamento 39. Com uma extremidade oposta à extre-midade de acionamento 38, o eixo de acionamento 9 é inserido de formatelescopicamente deslocável em um orifício interno 29 de um alojamento decabeça de chave de porca 28 da cabeça de chave de porca 10. Na extremi-dade de inserção correspondente 30 do alojamento de cabèça de chave deporca 28, este compreende um meio de acionamento 31 que é formado porum flange de acionamento 34. O dito flange é destacavelmente preso à ex-tremidade de inserção 30 por inúmeros parafusos, ou semelhantes. Umaconexão giratoriamente fixa entre o flange de acionamento e a extremidadede inserção é, em particular, realizada por uma conexão de garra 35; vide,em particular, a Figura 5.
O alojamento de cabeça de chave de porca 28 é giratoriamentesustentado por meio de uma disposição de mancai duplo 21 na placa deguia 14 e deslocavelmente sustentado na direção longitudinal das ferra-mentas de atarraxamento 6. A disposição de mancai duplo 21 é destacavel-mente presa na placa de guia 14. Um anel batente superior 27 é dispostoabaixo da placa de guia 14, em particular, no lado inferior 25 da mesma. Odito anel é conectado no alojamento de cabeça de chave de porca 28 e pre-so no lado inferior 25. O anel batente superior 27 e um anel batente inferior26 apresentam disposto entre os mesmos um elemento de mola 22 por meiodo qual cada alojamento de cabeça de chave de porca 28 é pressionado pormola na direção da peça a trabalhar 28. O anel batente inferior 26 é tambémconectado no alojamento de cabeça de chave de porca 28 e preso por umanel de retenção, ou semelhante; vide Figura 5.
Aqui, deve ser notado que os dois anéis batentes 26, 27 podemtambém ser mantidos afastados apenas pela força de pressão do elementode mola 22, de modo que um posicionamento fixo no alojamento de cabeçade chave de porca 28 não seja necessário. Isto significa que os anéis ba-tentes 26, 27 são apenas protegidos do deslizamento descendente na dire-ção da peça a trabalhar 48 e do deslizamento ascendente na direção dotransportador transversal 58 pelo anel de retenção é placa de guia 14, res-pectivamente.
A Figura 4 mostra a estação de atarraxamento 1, de acordo coma reivindicação 3, em uma vista lateral.
Em particular, esta figura mostra duas ferramentas de atarraxa-mento das ferramentas de atarraxamento 6 dispostas em fileiras paralelas;vide Figura 2. Próximo às ferramentas de atarraxamento 6 são dispostos ospistões de guia 17, os quais se estendem em paralelo com as ferramentasde atarraxamento e entre si.
Pelo menos uma guia semelhante a um trilho 42 é mostrada emlinha interrompida na Figura 4 como um meio de guia alternativo 16. Ao in-vés ou além dos pistões de guia 17, a placa de guia 14 é guiada entre a po-sição levantada e abaixada por tais guias semelhantes a um trilho 42. Parafixar a placa de guia 14 ao longo de tal meio de guia 16, outros acionamen-tos de ajuste 44 são também possíveis independente ou em vez do meio delevantamento e abaixamento 11 como as unidades de ajuste de pistão-cilindro 15; vide a ilustração de linha interrompida acima do transportadortransversal 58. Tal acionamento de ajuste alternativo 44 pode ser um motorelétrico com fuso de esfera recirculante, um acionamento de correia, ou se-melhante.
A Figura 4 mostra também a placa de guia 14 em sua posiçãoabaixada 13 na qual as chaves de caixa 23 estão engatadas com o meio deatarraxamento correspondente na peça a trabalhar 48.
A Figura 5 mostra uma ferramenta de atarraxamento 6, conformeusada nas concretizações anteriores, ou em uma escala ampliada.
Na extremidade de acionamento 38 do eixo de acionamento 9, odito eixo apresenta disposto no mesmo um conjunto de revestimento 40 comluva espaçadora 41. O conjunto atende a finalidade de conexão do meio deacionamento correspondente 39; vide também a Figura 4.
O eixo de acionamento 9 é substancialmente provido abaixo daluva espaçadora 41 com uma denteação externa 33 na forma de uma dente-ação de ranhura externa. A denteação é engatada com uma denteação in-terna correspondente do flange de acionamento 34 como o meio de aciona-mento 31. É provido um acoplamento giratoriamente fixo entre o eixo de aci-onamento 9 e o alojamento de cabeça de chave de porca 28 e a cabeça dechave de porca 10, respectivamente, devido ao engate de denteação internae de denteação externa.
O flange de acionamento 34 é preso por inúmeras cavilhas comrosca 52 à extremidade de inserção 30 do alojamento de cabeça de chavede porca 28. A conexão giratoriamente rígida do flange de acionamento 34 eo alojamento de cabeça de chave de porca 28 é, em particular, formada poruma conexão de garra 35. A dita conexão compreende duas, três, quatro oumais garras que são engatadas no meio de recebimento de garra corres-pondente 37 na extremidade de inserção 30 do alojamento de cabeça dechave de porca 28.
No orifício interno 29 do alojamento de cabeça de chave de por-ca 28, o eixo de acionamento 9 é sustentado de maneira livremente deslo-cável na direção longitudinal 20. Na Figura 5, o alojamento de cabeça dechave de porca 28 é disposto em sua posição operativa 5 e assim a placa deguia 14 na posição abaixada 13.
O alojamento de cabeça de chave de porca 28 compreende umaseção inferior de um diâmetro reduzido que se estende a partir de um anelde medição 53 para o anel batente inferior 26. Nesta seção, o alojamento decabeça de chave de porca 28 é deslocavelmente sustentado na disposiçãode mancai duplo 21 na placa de guia 14. A disposição de mancai duplo 21 éformada por dois mancais esféricos 54 entre os quais é disposto um anelespaçador 55. A disposição de mancai duplo 21 é destacavelmente presa naplaca de guia 14.
O anel batente superior 27 está em contato com o lado inferior25 da placa de guia 14. O elemento de mola 22 é disposto entre o dito anelbatente superior e o anel batente inferior 26. O elemento de mola mantém osanéis batentes 26, 27 espaçados entre si e em contato com o lado inferior 25e um anel de retenção 59, respectivamente, no alojamento de cabeça dechave de porca 28.
Na extremidade de trabalho 24 do alojamento de cabeça de cha-ve de porca 28, uma chave de caixa 23 é destaçavelmente presa por meiode um anel de fixação 56.
As estações de atarraxamento, de acordo com a invenção, apre-sentam a vantagem de que substancialmente apenas o alojamento de cabe-ça de chave de porca 28 com as chaves de caixa 23 e os pistões de guia 17têm que ser movido como massa e que todos os outros meios são estacio-nariamente dispostos na moldura de máquina 3. Isto é particularmente ver-dadeiro para linhas de suprimento e de medição 7, 8; vide a Figura 4. Amassa das partes a serem movidas é assim consideravelmente reduzidadurante o ajuste das ferramentas de atarraxamento 6 entre a posição retraí-da 4 e a posição operativa 5. Durante todo o possível movimento do aloja-mento de cabeça de chave de porca 28, este é conectado de forma giratori-amente rígida ao eixo de acionamento associado 9 através das denteaçõescorrespondentes entre o dito eixo e o meio de acionamento 31.

Claims (28)

1. Estação de atarraxamento (1), em particular, ao longo de umalinha de montagem (2), que compreende pelo menos uma moldura de má-quina (3) e uma ferramenta de atarraxamento (6) ajustavelmente sustentadacom relação à mesma entre pelo menos uma posição retraída e uma posi-ção operativa (4, 5), a qual é conectada a uma linha de suprimento e, opcio-nalmente, a uma linha de medição (7, 8), caracterizada pelo fato da dita fer-ramenta de atarraxamento (6) compreender um eixo de acionamento (9)sustentado na dita moldura de máquina (3) e uma cabeça de chave de porca(10) telescopicamente deslocável com relação ao dito eixo, sendo que o ditoeixo de acionamento (9) e a dita cabeça de chave de porca (10) são aciona-damente conectados e a dita cabeça de chave de porca (10) é movível pormeio de um único meio de levantamento e abaixamento (11), entre uma po-sição retraída e uma posição operativa (4, 5), e o meio de levantamento eabaixamento (11) é disposto externamente à ferramenta de atarraxamento (6).
2. Estação de atarraxamento, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato do dito meio de levantamento e abaixamento (11) apre-sentar atribuído ao mesmo pelo menos uma pluralidade de ferramentas de atar-raxamento (6) da dita estação de atarraxamento (1) para o ajuste simultâneo.
3. Estação de atarraxamento, de acordo com a reivindicação 1ou 2, caracterizada pelo fato do dito meio de levantamento e abaixamento(11) compreender uma placa de guia (15) que é ajustavelmente sustentadana dita moldura de máquina (3) entre uma posição levantada e uma posiçãoabaixada (12, 13).
4. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de levantamentoe abaixamento (11) compreender pelo menos uma unidade de ajuste de pistão-cilindro (15) disposta entre a moldura de máquina (3) e a placa de guia (14).
5. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de pelo menos um meio deguia (16) ser disposto entre a placa de guia (14) e a moldura de máquina (3).
6. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de guia (16)compreender pelo menos um pistão de guia (17).
7. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito pistão de guia (17)ser destacavelmente preso com uma extremidade (18) à dita placa de guia(14) e sustentado de modo longitudinalmente deslocável na dita moldura demáquina (3) em uma luva de guia (19).
8. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita cabeça de chave deporca (10) ser giratoriamente sustentada na dita placa de guia (14).
9. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita cabeça de chave deporca (10) ser deslocavelmente sustentada com relação à dita placa de guia(14) substancialmente em uma direção longitudinal (20) da dita cabeça dechave de porca.
10. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita cabeça de chave deporca ser giratoriamente sustentada em uma disposição de mancai duplo(21) da dita placa de guia (14) e deslocavelmente sustentada na dita direçãolongitudinal (20).
11. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita cabeça de chave deporca (10) ser pressionada por mola na direção da posição operativa (5).
12. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de um elemento de mola(22) ser substancialmente disposto entre a chave de caixa (23) na extremi-dade de trabalho livre (24) da dita cabeça de chave de porca (10) e o ladoinferior (25) da dita placa de guia (14).
13. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito elemento de mola(22) ser disposto entre dois anéis batentes (26, 27) conectados na dita cabe-ça de chave de porca (10).
14. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita chave de caixa (23)ser destacavelmente presa à dita extremidade de trabalho (24).
15. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita cabeça de chave deporca (10) compreender um alojamento de cabeça de chave de porca subs-tancialmente tubular (28) com orifício interno (29) que é engatado pelo ditoeixo de acionamento (9) de modo telescopicamente ajustável.
16. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito alojamento de ca-beça de chave de porca (28) ser substancialmente provido em sua extremi-dade de inserção (30) que é virada para o dito eixo de acionamento (9) comum meio de acionamento (31) para a conexão giratoriamente fixa da cabeçade chave de porca (10) e do eixo de acionamento (9).
17. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de aciona-mento (31) compreender uma denteação interna (32), em particular, umadenteação de ranhura interna, que é engatada por uma denteação externacorrespondente (33) no dito eixo de acionamento (9).
18. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de aciona-mento (31) ser uma parte destacável do dito alojamento de cabeça de chavede porca (28).
19. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de aciona-mento (31) ser projetado como um flange de acionamento (34) com conexãode garra (35).
20. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita conexão de garra(35) compreender pelo menos três garras (36), e do dito alojamento de ca-beça de chave de porca (28) compreender um meio de recebimento de garracomplementar correspondente (37).
21. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito eixo de aciona-mento (9) ser acionadamente conectado em sua extremidade de aciona-mento (38) que é virada longe do dito alojamento de cabeça de chave deporca (38) a um meio de acionamento (39) na dita moldura de máquina (3).
22. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de um conjunto de reves-timento (40) com uma luva espaçadora (41) ser conectado na extremidadede acionamento (38) do dito eixo de acionamento (9).
23. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita placa de guia (14)ser guiada na dita moldura de máquina (3) em guias (42) entre a posiçãolevantada e abaixada (12,13).
24. Estação dé atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de um meio de posiçãolimite (42) ser destinado à dita placa de guia (14).
25. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de um acionamento dedeslocamento (44) com fuso esférico e motor elétrico ser designado para adita placa de guia (14).
26. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de travamento(45) ser designado para a dita placa de guia (14) para pelo menos uma ope-ração de travamento na dita posição levantada (12).
27. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito meio de travamento(45) ser projetado como um meio de fixação (46) da dita unidade de ajustede pistão-cilindro (15).
28. Estação de atarraxamento, de acordo com qualquer uma dasreivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da unidade de ajuste depistão-cilindro (15) e/ou pistão de guia (17) compreender um meio de inquiri-ção (47) para determinar a posição.
BRPI0212334-7A 2001-09-05 2002-09-05 estação de atarraxamento. BR0212334B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20114662.2 2001-09-05
DE20114662U DE20114662U1 (de) 2001-09-05 2001-09-05 Schraubsystem
PCT/EP2002/009950 WO2003022513A1 (de) 2001-09-05 2002-09-05 Schraubstation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0212334A BR0212334A (pt) 2004-09-21
BR0212334B1 true BR0212334B1 (pt) 2011-01-11

Family

ID=7961353

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0212334-7A BR0212334B1 (pt) 2001-09-05 2002-09-05 estação de atarraxamento.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7472475B2 (pt)
EP (1) EP1423231B1 (pt)
AR (1) AR036428A1 (pt)
BR (1) BR0212334B1 (pt)
DE (2) DE20114662U1 (pt)
ES (1) ES2242093T3 (pt)
HU (1) HU224370B1 (pt)
MX (1) MXPA04002094A (pt)
PL (1) PL207495B1 (pt)
WO (1) WO2003022513A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE20211875U1 (de) * 2002-08-01 2003-12-11 Cooper Power Tools Gmbh & Co. Transportsystem
DE20319310U1 (de) * 2003-12-12 2005-04-14 Kuka Schweissanlagen Gmbh Automatische Schraubereinrichtung
DE102005048278B4 (de) * 2005-10-08 2013-11-21 GM Global Technology Operations LLC (n. d. Ges. d. Staates Delaware) Automatische Schraubeinrichtung für ein Chassis eines Kraftfahrzeugs
WO2009113739A1 (en) * 2008-03-13 2009-09-17 Honda Motor Co., Ltd. Bolt tightening method, bolt tightening device, bolt supplying method, and bolt supplying device
JP5662009B2 (ja) * 2009-04-24 2015-01-28 本田技研工業株式会社 部品組付装置
CN102451994B (zh) * 2010-10-25 2013-08-14 大连德新机电技术工程有限公司 双轴变桨电动螺栓拧紧机
CN203125101U (zh) * 2012-11-19 2013-08-14 富鼎电子科技(嘉善)有限公司 螺丝拆卸装置
CN103084819B (zh) * 2013-01-16 2015-03-11 宁波华朔模具机械有限公司 一种汽车踏板壳体的自攻镶嵌件的装配工装
CN103203620B (zh) * 2013-03-21 2015-12-09 京东方科技集团股份有限公司 螺丝安装装置
CN103692180B (zh) * 2013-12-10 2015-11-18 济南玫德铸造有限公司 活接装配机活接大头上料装置
CN104057296A (zh) * 2014-06-23 2014-09-24 镇江市申茂机械有限公司 风炮机位置调节装置
CN105345449B (zh) * 2015-12-10 2018-07-06 浙江欧格自动化科技有限公司 一种全自动锁螺丝机
CN106808196B (zh) * 2016-07-20 2019-01-15 东莞理工学院 一种立式自动多头拧螺丝装置
CN106334925A (zh) * 2016-10-08 2017-01-18 苏州威尔特铝合金升降机械有限公司 剪叉式高空作业平台后轮轴装配夹具
CN106848174B (zh) * 2016-12-29 2023-02-10 江苏金帆新程装备有限公司 蓄电池加酸口自动去盖装置
CN106938703B (zh) * 2017-02-24 2019-06-18 北京航天自动控制研究所 一种精密仪器定位安装设备
CN209007006U (zh) 2017-08-19 2019-06-21 文洪财 用于安装/拆卸圆形阵列螺纹紧固件的装置
CN108747326A (zh) * 2018-07-09 2018-11-06 中山市科力高自动化设备有限公司 一种前悬减震器刹车盘组装机的拧紧装置
CN110722338B (zh) * 2019-10-25 2021-10-29 广东以诺通讯有限公司 一种触感侧键安装机
CN111604677A (zh) * 2020-04-13 2020-09-01 浙江索特电气有限公司 一种断路器接线柱装配设备
CN112222811B (zh) * 2020-10-09 2022-03-11 创富再生资源(成都)有限公司 一种动力电池回收拆解用整排螺钉旋拧装置
CN114833554B (zh) * 2021-08-31 2023-07-28 苏州朗科智能制造有限公司 一种纺丝组件拆装用的自动对位方法
CN113910142B (zh) * 2021-11-19 2023-05-30 东风汽车有限公司东风日产乘用车公司 一种卡紧机构和拧紧装置
CN114714070B (zh) * 2022-03-23 2024-04-23 昆山楷徽自动化科技有限公司 多面螺丝自动锁付生产线
CN114799848A (zh) * 2022-05-31 2022-07-29 苏州浪潮智能科技有限公司 一种同步锁附装置
CN114904683B (zh) * 2022-06-14 2023-12-26 宣城银明汽车部件制造有限公司 一种具有仿形堵头的管件喷塑机构

Family Cites Families (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2732050A (en) * 1956-01-24 van sittert
US710676A (en) * 1901-11-15 1902-10-07 Edwin Finn Screw-driving machine.
US1619255A (en) * 1925-11-05 1927-03-01 Hobart F Haynes Socket wrench
US2069882A (en) * 1935-06-26 1937-02-09 Michael O Meara J Multiple power wrench
US2691314A (en) * 1951-07-17 1954-10-12 Stevens Dillon Gang apparatus for tightening a plurality of threaded fastening elements
US2651228A (en) * 1951-11-01 1953-09-08 Ingersoll Rand Co Disengaging mechanism for multiple nut runners
US2720803A (en) * 1952-10-20 1955-10-18 Dillon Stevens Multiple stage apparatus for tightening threaded fastening elements
US2742807A (en) * 1954-03-24 1956-04-24 Gardner Denver Co Multiple nut setter
US2978936A (en) * 1956-07-16 1961-04-11 Orner Harry Multi-stage power operated torque wrench
US2973021A (en) * 1957-08-12 1961-02-28 United Shoe Machinery Corp Power operated fastener feeding and applying devices
US3319494A (en) * 1964-10-22 1967-05-16 Ingersoll Rand Co Dual-speed fastener driving tool
US3227015A (en) * 1965-06-14 1966-01-04 Thedore C Tremblay Extending socket wrench
US3336611A (en) * 1966-03-01 1967-08-22 Henry A Harry Combination rotary tools
FR2122280B1 (pt) * 1971-01-07 1974-03-22 Carminati Julien
DE2112907C3 (de) * 1971-03-17 1979-12-06 Fried. Krupp Gmbh, 4300 Essen Mehrfachschrauber mit mehreren in einem gemeinsamen Stützrahmen angeordneten Einzelschraubern
GB1343674A (en) * 1971-05-28 1974-01-16 Mollart Eng Co Ltd Machine tool having interchangeable tool carrying units
US3965778A (en) * 1974-09-19 1976-06-29 Standard Pressed Steel Co. Multi-stage tightening system
DE2847364A1 (de) * 1978-10-31 1980-05-08 Maschf Augsburg Nuernberg Ag Schraubvorrichtung zum einschrauben und festziehen von schrauben mit hohem anzugsmoment
DE2848903C2 (de) * 1978-11-10 1982-07-01 M.A.N. Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG, 8000 München Vorrichtung zum Einschrauben und Festziehen von Schrauben
US4417488A (en) * 1980-06-16 1983-11-29 Paul W. Green Telescoping nut driver
JPS578047A (en) * 1980-06-18 1982-01-16 Hitachi Ltd Working or assembling equipment
US4376397A (en) * 1981-02-13 1983-03-15 Newby Robert A Apparatus for variably spacing a driving tool and a driven tool
JPS5851029A (ja) * 1982-05-21 1983-03-25 Honda Motor Co Ltd ヘツド交換式多軸締付装置
US4542576A (en) * 1983-07-26 1985-09-24 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Replaceable head multi-spindle fastening apparatus
JPS60263632A (ja) * 1984-06-13 1985-12-27 Honda Motor Co Ltd ヘツド交換式多軸締付装置
JPH0620694B2 (ja) * 1988-07-22 1994-03-23 本田技研工業株式会社 搬送中のワークに対する作業方法及び作業装置
US4977667A (en) * 1988-07-29 1990-12-18 Mazda Motor Corporation Vehicle suspension assembly system
US5229931A (en) * 1988-09-21 1993-07-20 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Nut runner control system and method of monitoring nut runners
US4905548A (en) * 1988-12-02 1990-03-06 Colace Ronald J Adjustable socket wrench extension
US5251520A (en) * 1991-02-19 1993-10-12 Mcgard, Inc. Wrench for hexagonal regular nuts and locknuts
JP2583678B2 (ja) * 1991-03-14 1997-02-19 本田技研工業株式会社 マルチナットランナー
US5123309A (en) * 1991-03-15 1992-06-23 Ingersoll-Rand Company Integrated spindle actuator assembly for nut-runners
JP3075305B2 (ja) * 1991-10-18 2000-08-14 ソニー株式会社 組立て装置
JPH05146975A (ja) * 1991-11-26 1993-06-15 Bridgestone Corp 多軸電動オートナツトランナ
TW251251B (pt) * 1993-12-08 1995-07-11 Honda Motor Co Ltd
US5974919A (en) * 1994-09-06 1999-11-02 Robert Bosch Gmbh Screwing device for ultrasound-controlled tightening of screw connections
US5692418A (en) * 1995-05-24 1997-12-02 General Electric Company Nut runner for removing and installing reactor pressure vessel head closure nuts
JPH0911062A (ja) * 1995-06-21 1997-01-14 Honda Motor Co Ltd ライン同期装置
JPH09141565A (ja) * 1995-11-24 1997-06-03 Tadahiro Omi 締付装置
WO1997021518A1 (de) * 1995-12-09 1997-06-19 HüLLER HILLE GMBH Transferstrasse mit bearbeitungsstationen
US5848458A (en) * 1997-05-15 1998-12-15 Northrop Grumman Corporation Reconfigurable gantry tool
JP3930612B2 (ja) * 1997-08-07 2007-06-13 本田技研工業株式会社 コンロッド取付部材の締付装置
JP3895054B2 (ja) * 1998-08-19 2007-03-22 株式会社小松製作所 トランスファプレス機におけるトランスファフィーダの3次元駆動装置
US6719122B2 (en) * 1999-02-19 2004-04-13 Progressive Tool & Industries Co. Lockable latch for an apparatus having a combined latch actuation and carrier movement
US6419071B1 (en) * 1999-02-19 2002-07-16 Progressive Tool & Industries Co. Lowerator having an actuator capable of combined latch actuation and carrier movement
SE516939C2 (sv) * 1999-05-19 2002-03-26 Iggesund Tools Ab Multipelskruvdragare med inviduellt inkopplingsbara och i linje placerade skruvdragare
US6245284B1 (en) * 2000-01-05 2001-06-12 Billy Ray Cooper, Sr. Head fitter
US6554119B2 (en) * 2000-02-07 2003-04-29 Progressive Tool & Industries Co. Flexible automotive assembly line and method
US6490761B2 (en) * 2000-02-22 2002-12-10 Randy C. Durrant Telescoping tool handle
US6619159B2 (en) * 2001-05-07 2003-09-16 Donald E. Galat Nutrunner safety sleeve
ITTO20010575A1 (it) * 2001-06-15 2002-12-15 Comau Spa Linea di unita' operatrici per l'esecuzione di lavorazioni di macchina provvista di dispositivi traslatori modulari per il trasferimento dei
CN1269676C (zh) * 2001-12-26 2006-08-16 株式会社大福 台车式搬运装置
DE20201964U1 (de) * 2002-02-08 2003-06-12 Cooper Power Tools Gmbh & Co Transportsystem
JP4063557B2 (ja) * 2002-03-11 2008-03-19 平田機工株式会社 ピストン自動組付け装置
US6834567B2 (en) * 2002-06-11 2004-12-28 General Motors Corporation Multiple torque adjustable spindles with a single drive motor
JP3608659B2 (ja) * 2002-10-25 2005-01-12 本田技研工業株式会社 螺子部材締付け装置
US6877403B2 (en) * 2003-07-30 2005-04-12 Chih-Ching Hsien Telescopic socket assembly
US7354227B2 (en) * 2004-05-20 2008-04-08 Pro-Line Automation Systems Ltd. Apparatus and method for manufacturing plastic frameworks such as window frames

Also Published As

Publication number Publication date
EP1423231A1 (de) 2004-06-02
HUP0401436A2 (en) 2004-10-28
PL367722A1 (en) 2005-03-07
DE50203101D1 (de) 2005-06-16
US20050028648A1 (en) 2005-02-10
US7472475B2 (en) 2009-01-06
PL207495B1 (pl) 2010-12-31
HU224370B1 (hu) 2005-08-29
MXPA04002094A (es) 2005-03-08
ES2242093T3 (es) 2005-11-01
WO2003022513A1 (de) 2003-03-20
DE20114662U1 (de) 2003-01-23
AR036428A1 (es) 2004-09-08
EP1423231B1 (de) 2005-05-11
BR0212334A (pt) 2004-09-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0212334B1 (pt) estação de atarraxamento.
US9095958B2 (en) Self centering dual direction clamping vise
KR20110053197A (ko) 액추에이터
CN113084504B (zh) 一种临时紧固件的紧固装置
CN105108190A (zh) 能够自动化地耦合的卡盘
CN104139305A (zh) 一种钻孔攻丝机
JPH01127275A (ja) 増力型機械バイス
MXPA04007654A (es) Dispositivo impulsor para tenazas de soldar.
CN108838816A (zh) 一种车床磨削辅助装置
CN103097059A (zh) 在机床中使用的组合式刀盘
US9352451B1 (en) Workholding apparatus
CN210588863U (zh) 一种多角度省力平口钳
CN210081581U (zh) 一种套筒扳手
US3338573A (en) Fluid operated vise
CN110883644A (zh) 一种手动扳手的加工用具有冷却结构的表面磨削装置
US2739493A (en) Adjustable counterbalance crank
KR101274642B1 (ko) 멀티 슬라이드 바이스
SE462206B (sv) Hanteringsanordning foer arbetsstycken
US3578308A (en) Vise
CN213053639U (zh) 一种e型螺栓铣断面打中心孔装置
US1424754A (en) Driving mechanism for wheel lathes
CN218533484U (zh) 电批及螺丝锁附设备
SE520199C2 (sv) Fräsmaskin för bearbetning av kilspår i axel
CN217123017U (zh) 一种链型电批导向机构
CN219685150U (zh) 虎钳

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/09/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24C Patent annual fee: request for for restoration

Free format text: REFERENTE A 10A ANU IDADE.

B24H Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi)
B24F Patent annual fee: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 24.8 NA RPI NO 2257 DE 08/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2606 DE 15-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.