[001] A presente invenção refere-se a uma montagem de painel de piso que compreende painéis de piso em formato de placa, cujos painéis de piso são fornecidos com uma pluralidade de bordas, um lado inferior e um lado superior, através dos quais os painéis de piso são destinados a serem unidos por meio de membros de junção, sendo que cada painel de piso é fornecido em pelo menos uma primeira borda com um primeiro membro de junção e, em uma segunda borda, com um segundo membro de junção, sendo que os primeiro e segundo membros de junção de dois painéis são adaptados para serem unidos por um movimento dos dois painéis com suas primeira e segunda bordas em um em direção ao outro, tal que na posição unida, os painéis se encontram próximo de seu lado superior ao longo de uma costura, sendo que os primeiro e segundo membros de junção travam os painéis nas bordas adjacentes pelo menos em uma direção perpendicular ao lado superior e em uma direção paralela ao lado superior, mas perpendicular às primeira e segunda bordas adjacentes em sua posição unida, sendo que os primeiro e segundo membros de junção são fornecidos com pelo menos um elemento de travamento deformável que é deformável, durante a dita junção, a partir de uma primeira posição que permite que os primeiro e segundo membros de junção sejam unidos, para uma segunda posição na qual ele trava os primeiro e segundo membros de junção entre si pelo menos na dita direção paralela ao lado superior.
[002] As montagens de painel de piso que tem os membros de junção verticais já são conhecidas, por exemplo, a partir do documento US 2009/0064624 A1.
[003] De acordo com a invenção, o elemento de travamento deformável é formado tal que, em sua segunda posição, ele trava os primeiro e segundo membros de junção entre si tanto na dita direção paralela quanto na perpendicular ao lado superior.
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 4/35
2/23 [004] Em uma modalidade, a montagem de painel de piso é fornecida em um dos primeiro e segundo membros de junção e compreende uma primeira superfície de travamento que coopera com uma segunda superfície de travamento no outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção.
[005] Em uma modalidade em particular, a segunda superfície de travamento no outro dos primeiro e segundo membros de junção é inclinada e está voltada para longo da costura na posição unida dos painéis. Isso possibilita uma trava em ambas as direções com um conjunto de superfícies de travamento apenas.
[006] Em um desenvolvimento adicional, o elemento de travamento é fornecido com pelo menos uma e particularmente duas dobradiças, e na posição unida, uma borda do elemento de travamento é fixada a um dos primeiro e segundo membros de junção e a outra borda é fornecida com a dita primeira superfície de travamento. As dobradiças permitem a deformação predeterminada do elemento de travamento, enquanto a formação da superfície de travamento em uma extremidade livre do elemento de travamento permite que o elemento de travamento se enrole ao redor de um dos ditos primeiro e segundo membros de junção.
[007] Em uma modalidade, a outra extremidade do elemento de travamento compreende um gancho que suporta a dita primeira superfície de travamento, enquanto o outro dos primeiro e segundo membros de junção compreende um recesso que inclui a dita segunda superfície de travamento.
[008] Em uma outra modalidade, a primeira superfície de travamento do elemento de travamento se estende substancialmente paralela à direção na qual os primeiro e segundo membros de junção são unidos entre si, quando em sua primeira posição. Isso permite que o outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção passem facilmente da superfície de travamento do elemento de travamento antes de ambas as superfícies de travamento se engatarem.
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 5/35
3/23 [009] Em uma modalidade adicional, o elemento de travamento compreende uma parte de controle adaptada para cooperar com uma parte de controle no outro do primeiro e do segundo membros de junção a fim de controlar o movimento do elemento de travamento da primeira para a segunda posição. Isso permite um controle preciso da deformação do elemento de travamento e do movimento exigido da superfície de travamento.
[0010] Em uma modalidade em particular, a parte de controle do elemento de travamento está a uma distância de uma parte subjacente do um do dito primeiro e segundo membros de junção na primeira posição, enquanto uma parte entre a superfície de travamento e a parte de controle é substancialmente adjacente à parte subjacente do um do dito primeiro e do segundo membros de junção. Esta configuração permite uma deformação do elemento de travamento na direção do membro de junção subjacente, o qual, então, ocasiona pelo menos uma rotação da superfície de travamento.
[0011] De maneira conveniente, os primeiro e segundo membros de junção são configurados como um membro de junção macho e fêmea, sendo que o elemento de travamento é preso ao membro de junção fêmea. Isso permite que o elemento de travamento se deforme no membro de junção fêmea e, desse modo, se enrole ao redor do membro de junção macho que o retém em uma ou duas direções.
[0012] Em uma modalidade, o membro de junção fêmea compreende uma depressão que é pelo menos localmente coberta pelo elemento de travamento, sendo que o membro de junção macho compreende uma protuberância adaptada para cooperar com o elemento de travamento em uma posição acima da depressão do membro de junção fêmea. A protuberância do membro de junção macho pode ter um recesso que sustenta a segunda superfície de travamento em seu lado remoto da costura e a uma distância de um cume da protuberância.
[0013] Em um desenvolvimento adicional, o elemento de travamento é fornecido com pelo menos uma dobradiça que é posicionada
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 6/35
4/23 para cooperar com um cume da protuberância do membro de junção macho. Isso permite que o elemento de travamento assuma o formato do membro de junção macho.
[0014] No entanto, é concebível que o elemento de travamento deformável seja preso ao membro de junção macho, e tenha uma parte de controle que é ativada por uma protuberância para cima do membro fêmea. A superfície de travamento irá, então, engatar-se com uma superfície de travamento do membro de junção fêmea.
[0015] Em uma modalidade em particular, a primeira superfície de travamento no elemento de travamento está em um ângulo de 90° ou menos com relação à superfície adjacente no elemento de travamento. Isso permite uma trava forte.
[0016] Em uma modalidade favorável, o elemento de travamento é construído tal que ele exige força para mover o elemento de travamento entre as primeira e segunda posições e preferivelmente através de uma posição intermediária onde uma pré-tensão no elemento de travamento é invertida. Isso cria uma primeira e uma segunda posição distinta para o elemento de travamento e também possibilita que o elemento de travamento trave, de maneira segura, o outro membro de junção para possibilitar uma conexão apropriada entre os painéis.
[0017] De maneira conveniente, o elemento de travamento é feito de uma parte plástica separada, e quaisquer dobradiças são dobradiças de película. Também deve ser concebível fazer o elemento de travamento a partir de um metal.
[0018] Em uma modalidade em particular, uma pluralidade de elementos de travamento é fornecida ao longo da respectiva borda. Isso leva aos elementos de travamento mais estreitos que permitem a fácil conexão das bordas do painel adjacentes, também quando as bordas não fazem um movimento perpendicular, por exemplo, se os painéis forem dobrados para baixo.
[0019] De maneira conveniente, os elementos de travamento são interconectados entre si para formar uma tira de travamento. Isso pos
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 7/35
5/23 sibilita a fácil pré-montagem dos elementos de travamento com os painéis.
[0020] Em um desenvolvimento em particular, a tira de travamento inclui um batente para o outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção e determina a posição do outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção na segunda posição do elemento de travamento. Isso permite um posicionamento relativo exato das bordas do painel.
[0021] Em um desenvolvimento adicional deles, o batente e o outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção compreendem superfícies de engate para manter o outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção na posição engatada. Isso resulta em uma trava vertical ainda melhor nas bordas do painel.
[0022] Em uma modalidade em particular, o elemento de travamento e o dito um dos ditos primeiro e segundo membros de junção incluem meios para manter o elemento de travamento em sua segunda posição.
[0023] Os meios para manter o elemento de travamento em sua segunda posição podem incluir pelo menos um de dimensionar o elemento de travamento, tal que ele exige força para mover o elemento de travamento entre as primeira e segunda posições, e fornecer o elemento de travamento e o dito um dos primeiro e segundo membros de junção com superfícies de engate que se engatam na segunda posição do elemento de travamento.
[0024] Em uma modalidade, os primeiro e segundo membros de junção são membros de junção verticais e os primeiro e segundo membros de junção são unidos entre si através de um movimento principalmente vertical das respectivas bordas do painel uma em direção a outra. Em um desenvolvimento dele, o elemento de travamento está travando o membro de junção macho na direção horizontal, e os primeiro e segundo membros de junção são fornecidos com as terceira e quarta superfícies de travamento que tem pelo menos um componente horizontal para travar os membros de junção em uma direção
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 8/35
6/23 perpendicular ao lado superior.
[0025] Em uma modalidade em particular, o elemento de travamento é fornecido com uma primeira superfície de travamento direcionada substancialmente no sentido da costura e movendo-se em direção à costura quando o elemento de travamento é movido da primeira para a segunda posição. Isso permite um fácil acesso do outro dos ditos membros de junção, e também possibilita a eliminação de espaços entre as bordas do painel.
[0026] Em um desenvolvimento adicional, o membro de junção macho vertical é fornecido com uma lingueta dotada de sua superfície superior, da terceira superfície de travamento e do membro de junção fêmea vertical que tem um corte inferior que suporta a quarta superfície de travamento.
[0027] Em uma simples modalidade, a terceira e a quarta superfícies de travamento são substancialmente adjacentes às superfícies que formam a costura entre os painéis.
[0028] Em uma modalidade, o elemento de travamento tem uma primeira extremidade e uma segunda extremidade oposta, sendo que a primeira superfície de travamento é fornecida próxima da segunda extremidade que é uma extremidade livre, sendo que o elemento de travamento é fixado ao membro de junção fêmea na primeira extremidade.
[0029] Em uma modalidade em particular, cada painel é substancialmente retangular e tem terceira e quarta bordas opostas adjacentes às primeira e segunda bordas opostas. Então, as terceira e quarta bordas de cada painel podem ser equipadas com membros de junção que permitem uma junção da terceira e da quarta bordas de dois painéis ao colocar as terceira e quarta bordas em engate entre si em uma posição relativamente inclinada dos painéis e, então, girar os ditos painéis um com relação ao outro de modo a colocas os lados superiores de ambos os painéis substancialmente em alinhamento entre si, desse modo, também colocando os membros de junção verticais das
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 9/35
7/23 primeira e segunda bordas do painel inclinado e um painel adjacente em engate. Tal modalidade dos painéis de piso possibilita um fácil método de montagem, conhecido como o método de dobrar para baixo.
[0030] Em uma outra modalidade, as primeira e segunda bordas dos painéis são unidas entre si através de um movimento das bordas substancialmente paralelas aos lados superiores dos painéis, sendo que o elemento de travamento é adaptado para ser ativado por um movimento das bordas paralelas ao lado superior.
[0031] Nesta modalidade, o elemento de travamento pode ser adaptado para impedir um movimento dos painéis em uma direção perpendicular aos lados superiores dos painéis, enquanto uma aresta entre a primeira e a segunda borda dos painéis impede um movimento dos painéis na direção oposta.
[0032] Em um outro aspecto da invenção, o elemento de travamento é fornecido com pelo menos duas dobradiças e na posição unida, uma primeira extremidade do elemento de travamento é fixada a um dos ditos primeiro e segundo membros de junção e a segunda extremidade está em engate com o outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção. De maneira conveniente, os primeiro e segundo membros de junção são configurados como um membro de junção macho e fêmea vertical, sendo que o elemento de travamento é preso ao membro de junção fêmea vertical. Então, o membro de junção fêmea vertical compreende um rebordo que se projeta substancialmente paralelo ao lado inferior do painel, e a partir dele, na primeira borda, o dito rebordo tem uma depressão que é pelo menos localmente coberta pelo elemento de travamento, a dita depressão tem uma parede vertical próxima da extremidade livre do rebordo e sendo que o elemento de travamento é adjacente a esta parede vertical quando o elemento de travamento está em sua segunda posição. Isso leva a uma conexão forte entre os painéis, especialmente na direção horizontal.
[0033] No presente, a segunda extremidade pode ser configurada como um gancho fornecido com uma superfície de travamento adap
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 10/35
8/23 tado para cooperar com uma superfície de travamento no outro dos ditos primeiro e segundo membro de junção vertical. O gancho pode estar em um ângulo agudo a uma parte adjacente do elemento de travamento que é fornecido com uma das dobradiças.
[0034] Então, é possível que uma das dobradiças seja posicionada substancialmente acima de uma base da depressão no membro de junção fêmea vertical. É favorável se, quando as primeira e segunda bordas são travadas entre si, o elemento de travamento impulsionar os painéis um em direção ao outro para fechar a costura entre eles.
[0035] Em um outro aspecto da invenção, o dito elemento de travamento tem uma primeira e segunda extremidade oposta, uma parte de fixação na primeira extremidade, uma parte de controle em uma posição entre as extremidades e uma parte de travamento na segunda extremidade.
[0036] De maneira conveniente, a parte de controle do elemento de travamento está a uma distância de uma parte subjacente do membro de junção na primeira posição, enquanto uma parte do elemento de travamento entre a parte de travamento e a parte de controle é substancialmente adjacente à parte subjacente do membro de junção. Na segunda posição do elemento de travamento, a parte de controle é preferivelmente adjacente à parte subjacente do membro de junção subjacente.
[0037] Em um aspecto adicional da invenção, o movimento do elemento de travamento da primeira posição até a segunda posição é substancialmente apenas em uma direção, começando de uma posição substancialmente horizontal da parte principal do elemento de travamento. O outro dos ditos primeiro e segundo membros de junção verticais pode ser fornecido com uma parte de controle para pelo menos começar a deformação do elemento de travamento, sendo que a dita parte de controle é posicionada tal que, durante a junção das ditas primeira e segunda bordas, a parte de controle entra em contato com o elemento de travamento em uma posição entre suas extremidades,
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 11/35
9/23 desse modo, carregando o elemento de travamento substancialmente de maneira perpendicular a sua parte principal.
[0038] Em um outro aspecto da invenção, o elemento de travamento trava os primeiro e segundo membros de junção entre si tanto na direção paralela quanto na perpendicular ao lado superior quando esta na segunda posição.
[0039] A invenção também inclui um painel de piso para uso na montagem de painel de piso conforme descrito acima, um elemento de travamento para uso nisto, e uma tira que compreende uma pluralidade de tais elementos de travamento.
[0040] Os detalhes adicionais e as vantagens da invenção irão seguir a partir da descrição abaixo com referência aos desenhos que mostram uma modalidade da montagem de painel de acordo com a invenção por meio de exemplo.
[0041] A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma pluralidade de painéis de uma montagem de painel de acordo com a invenção em um estágio de estender os painéis.
[0042] A figura 2 é uma vista em corte transversal alargada de acordo com a linha II-II na figura 1 que mostra parcialmente dois painéis com suas terceira e quarta bordas nos lados longos dos painéis.
[0043] A figura 3 é uma vista em perspectiva do detalhe III-III parcialmente cortado na figura 1 que mostra as primeira e segunda bordas unidas no lado curto dos dois painéis da figura 1.
[0044] As figuras 4a-d são vistas em corte transversal da questão da figura 3, em quatro diferentes posições que ilustram a junção dos membros de junção nas primeira e segunda bordas dos painéis.
[0045] A figura 5 é uma vista que corresponde àquela da figura 4d, mas que mostra uma segunda modalidade dos membros de junção da montagem de painel de piso.
[0046] A figura 6 é uma vista em perspectiva das primeira e segunda bordas dos dois painéis dotados de membros de junção de acordo com uma terceira modalidade.
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 12/35
10/23 [0047] As figuras 7a, 7b são vistas que corresponde àquela da figura 6, mas que mostram os membros de junção em uma posição não unida e unida.
[0048] As figuras 8a, 8b são vistas em perspectiva de uma tira de travamento que mostra os elementos de travamento em sua posição não unida e unida de acordo com as figuras 7a, 7b.
[0049] As figuras 9a, 9b são vistas de acordo com a seta IXa da figura 7a, em duas posições diferentes.
[0050] As figuras 10a, 10b são vistas de acordo com a seta Xb na figura 7b em duas posições diferentes.
[0051] A figura 11 é uma vista em perspectiva das primeira e segunda bordas dos dois painéis que têm membros de junção de acordo com uma modalidade adicional, assim como uma tira separada, conforme usada nela.
[0052] As figuras 12a, 12b são vistas em seção transversal que corresponde àquelas das figuras 9b e 10b, mas que mostram uma variação desta modalidade da montagem de painel de acordo com a invenção.
[0053] Os desenhos e, em primeira instância, as figuras 1 e 2 deles mostram inúmeros painéis de uma modalidade da montagem de painel de acordo com a invenção. Em particular, a figura 1 mostra um primeiro painel 1, um segundo painel 2, um terceiro painel 3 e um quarto painel 4. Esses painéis são substancialmente retangulares e podem ser tanto quadrados quanto alongados. Os quatro painéis mostrados são alongados tendo uma primeira borda 5 e uma segunda borda oposta 6 que são as bordas curtas, e uma terceira borda 7 e uma quarta borda oposta 8 que formam as bordas longas.
[0054] Em princípio, a montagem de painel é destinada a formar uma cobertura de piso, mas os painéis também podem ser usados como painéis de parede, painéis de teto ou painéis para cobrir outras superfícies. Essas superfícies podem ser superfícies internas ou externas.
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 13/35
11/23 [0055] Em uma modalidade em particular, os painéis podem ser construídos como painéis laminados para formar um piso laminado que é bem conhecido na técnica. Esses painéis são usados para imitar tábuas ou azulejos de material natural, tal como madeira, pedra ou qualquer outro material. Geralmente, esses painéis laminados compreendem um núcleo de material relativamente barato, em particular, um material baseado em madeira, tal como o material que inclui partículas ou fibras de madeira, tal como o MDF/HDF, um composto de plástico de madeira (WPC) ou outros compostos que incluem plástico. O núcleo desses painéis é coberto por uma camada decorativa formada, por exemplo, de folha metálica de transferência ou um laminado de camadas de papel imerso com resina. A decoração também pode ser formada de um modo diferente, por exemplo, ao imprimir direta e/ou digitalmente no núcleo, ou ao finalizar o núcleo através de gofragem, atrito ou semelhantes. Uma superfície superior 9 é formada desse modo. Uma superfície inferior 10 dos painéis pode ser formada por uma outra camada, por exemplo, um revestimento ou folha à prova d'água. No entanto, a invenção também é aplicável para painéis feitos de madeira, plástico ou outro material com ou sem camadas superior e/ou inferior separadas.
[0056] As bordas 5 a 8 de cada painel 1 a 4 são fornecidas com membros de junção para unir os painéis entre si para obter uma cobertura de piso na qual os painéis são acoplados entre si substancialmente sem a formação de um espaço. Para este fim, a primeira borda 5 de cada painel é fornecida com um primeiro membro de junção vertical ou um macho 11, a segunda borda 6 com um segundo membro de junção vertical ou fêmea 12, enquanto a terceira borda 7 é fornecida com um primeiro membro de junção horizontal ou um macho 13 e a quarta borda 8 com um segundo membro de junção horizontal ou uma junção fêmea 1.
[0057] A terceira e a quarta bordas 7, 8 com os primeiro e segundo membros de junção 13, 14 são mostradas na figura 2 e podem ser
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 14/35
12/23 configuradas de uma maneira bem conhecida. Esses membros de junção 13, 14 são tais que eles permitem uma junção das terceira e quarta bordas 7, 8 dos dois painéis ao colocar o membro de junção macho 13 em contato com o membro de junção fêmea 14 de um painel ou de dois painéis que já estão instalados na superfície. Na figura 1, o painel 1 é colocado em engate com os painéis 3 e 4. O primeiro membro de junção macho 13 é posto em engate com o segundo membro de junção fêmea 14 enquanto o painel 1 é mantido em uma posição relativamente inclinada, onde depois de o painel 1 com o membro de junção macho 13 ser girado com relação aos outros painéis 3 e 4 de modo a colocar as superfícies superiores 9 dos painéis substancialmente em alinhamento entre si. Este método também é conhecido como o método de junção de angulamento. Em princípio, também deve ser possível angular um membro de junção fêmea em um membro de junção macho de um painel já instalado.
[0058] Na modalidade mostrada na figura 2, os membros de junção compreendem meios de travamento que impedem que os painéis se desloquem em uma direção paralela a suas superfícies 9, 10 e perpendicularmente a suas bordas 7, 8. Esses meios de travamento são configurados tal que eles exercem uma força que impulsiona os painéis um em direção ao outro (isto é, perpendiculares a suas bordas) enquanto os painéis estão na condição unida. Esta força contra-ataca a formação de espaços entre os painéis, em particular, na posição próxima da superfície superior 9 onde os painéis se encontram. Esta posição pode ser exatamente na superfície superior na situação da figura 4, mas no caso de as bordas superiores dos painéis serem usinadas, por exemplo, para formar uma ranhura em V (vide figuras 1 a 3), ranhura em U ou outra área diminuída entre os painéis, as bordas do painel se encontram em uma distância da superfície superior 9.
[0059] A figura 2 também mostra que o primeiro membro de junção macho 13 inclui uma lingueta 15, enquanto o segundo membro de junção fêmea 14 inclui uma ranhura 16 que é capaz de receber pelo
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 15/35
13/23 menos uma parte da lingueta 15 nela de modo a travas os painéis um com relação ao outro em uma direção perpendicular às superfícies 9, 10, isto é, na direção vertical. O formato da lingueta e da ranhura 14, 15 pode ter todos os tipos de configurações e orientações, contanto que elas incluam superfícies que restringem os movimentos em uma direção perpendicular às superfícies 9, 10.
[0060] A trava horizontal dos painéis para longe um do outro é realizada por meio de um rebordo 17 abaixo da ranhura 16 que se projeta do painel 2 e que carrega, próximo de sua borda livre, uma protuberância superior 18 que se engata em uma ranhura inferior 19 posicionada atrás da lingueta 15 do painel 3.
[0061] As figuras 3 e 4 mostram as primeira e segunda bordas 5, 6 dos painéis 1, 2 com os primeiro e segundo membros de junção 11, 12 que possibilitam que as bordas sejam acopladas entre si.
[0062] Mostra-se, nos desenhos, que o segundo membro de junção 12 do segundo painel 2 é fornecido com um elemento de travamento separado 20 que é preso ao segundo membro de junção 12, mas que tem liberdade suficiente de movimento para mover ou deformar a fim de cooperar com o primeiro membro de junção 11 a fim de acoplar os membros de junção 11, 12 entre si, tal que ele trava os primeiro e segundo membros de junção 11, 12 entre si tanto em uma direção perpendicular à superfície superior 9 quanto em uma direção paralela à superfície superior 9, mas perpendicular às primeira e segunda bordas adjacentes 5, 6 em sua posição unida. Para este fim, o elemento de travamento 20 é deformável a partir de uma primeira posição, que permite que os primeiro e segundo membros de junção 11, 12 sejam unidos, para uma segunda posição na qual ele trava os primeiro e segundo membros de junção 11, 12 entre si.
[0063] Na modalidade mostrada, o elemento de travamento 20 é fornecido com uma parte de fixação 21 em uma de suas extremidades, uma parte de travamento 22 em sua outra extremidade livre e com uma parte de controle 23 entre elas. O elemento de travamento 20 po
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 16/35
14/23 de se estender ao longo de todo o comprimento da primeira borda 5, mas, preferivelmente, fornece-se uma pluralidade de elementos de travamento curtos 20 distribuídos ao longo do comprimento da borda 5, ou até mesmo apenas um curto elemento de travamento 20 substancialmente no meio da segunda borda 6. O comprimento e a colocação do elemento de travamento 20 dependem de vários fatores, em particular, do comprimento das bordas 5, 6, do material dos painéis e o uso em particular da montagem de painel. O uso de um ou mais elementos de travamento estreitos facilita uma conexão entre duas bordas do painel quando as bordas são movidas uma em direção a outra em uma orientação não paralela, por exemplo, se um painel for dobrado para baixo. Também, o efeito de travamento é melhor quando há uma alta carga local, porque se um elemento de travamento for desengatado devido à alta carga local, os outros elementos de travamento irão permanecer travados e manterão as bordas juntas.
[0064] A parte de fixação 21 do elemento de travamento 20 é fixada, em particular antes da liberação, por exemplo, grudada ou grampeada em uma ranhura 24 que pode se estender ao longo de toda a borda 6 do painel e pode ser inclinada em um ângulo, neste caso, de cerca de 20° com relação à superfície inferior 10 do painel. A ranhura 24 acaba no lado superior em uma superfície da parede vertical 25 adjacente à superfície superior 9 do painel que, na posição unida das bordas 5, 6, está em contato com uma superfície da parede vertical 26 da primeira borda 5. Na posição unida, essas superfícies da parede 25, 26 (que também podem ser não verticais) formam uma costura próxima da superfície superior 9 do painel.
[0065] A parte do painel abaixo da ranhura de fixação 24 é estendida em um rebordo protuberante 27 que inclui em sua superfície superior uma depressão 28 adjacente à ranhura 24. Na modalidade mostrada, a depressão 28 tem uma configuração em formato de V com a base paralela à borda 6. Em sua extremidade livre, o rebordo é fornecido com uma projeção superior 29 dotada de uma superfície da pare
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 17/35
15/23 de vertical 30 que margeia a depressão 28. Na extremidade livre do rebordo 27, permanece um espaço livre 31 até a primeira borda 5 do outro painel a fim de garantir que a costura entre as superfícies da parede vertical 25, 26 próximas da superfície superior 9 dos painéis possa ser fechada.
[0066] O primeiro membro de junção vertical ou o macho 11 compreende uma protuberância para baixo 32 dotada de uma superfície inferior substancialmente com formato em V, o cume inferior do qual se estende paralelo à primeira borda 5 e é verticalmente alinhado com o ponto mais baixo da depressão com formato em V 28 quando os primeiro e segundo membros de junção 11 e 12 estão em sua condição acoplada. O cume da protuberância forma o ponto mais baixo do primeiro membro de junção onde a distância da superfície superior 9 do painel está em um máximo. No lado inferior da primeira borda 5 está um recesso 33 que é suficientemente grande para ocupar o rebordo 27 do membro de junção fêmea 12 na condição acoplada dos membros de junção 11, 12. A borda 5 de um painel pode ou não se apoiar no lado superior da projeção 29 na borda 6 do painel adjacente.
[0067] A protuberância 32 tem em seu lado voltado para longe da superfície da parede vertical 26 e em uma distância do cume da protuberância um recesso 34 dotado de uma superfície de travamento 35 adaptada para cooperar com uma superfície de travamento 36 na parte de travamento 22 do elemento de travamento 20. A superfície de travamento 35 é inclinada com relação à superfície superior 9 e à superfície da parede vertical 26. O ângulo pode variar com relação à superfície superior 9 do painel.
[0068] Como é claramente mostrado nas figuras 3 e 4, o elemento de travamento 20 compreende duas dobradiças 37 e 38 paralelas à segunda borda 6 do respectivo painel e que possibilita que o elemento de travamento 20 se deforme. A dobradiça 37 é posicionada entre a parte de fixação 21 e a parte de controle 23 do elemento de travamento 20, enquanto a dobradiça 38 é posicionada entre a parte de trava
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 18/35
16/23 mento 22 e a parte de controle 23. Conforme notado acima, a parte de travamento 22 é fornecida com a superfície de travamento 36, que está em um ângulo agudo, no presente caso, em um ângulo reto a uma superfície adjacente da parte de travamento, e que é orientada substancialmente de maneira vertical na primeira posição do elemento de travamento 20.
[0069] As dobradiças 37 e 38 são dobradiças de película formadas em uma peça com o elemento de travamento 20 e dotadas de uma espessura substancialmente diminuída com relação às partes adjacentes do elemento de travamento 20, desse modo, permitindo uma deformação elástica /plástica do elemento de travamento na posição das dobradiças 37, 38.
[0070] A operação dos membros de junção 11, 12 é conforme segue.
[0071] Quando o painel 1 está na posição de acordo com a figura 1, a borda 5 e, portanto, o membro de junção 11 do primeiro painel 1 gradualmente entra em engate com a borda 6 e o membro de junção 12 do painel 2. Em uma seção transversal, os painéis 1,2 podem estar na posição relativa de acordo com a figura 4a. O elemento de travamento 20 está em sua primeira posição com o lado superior da parte de controle 23 e uma superfície adjacente da parte de travamento 22 substancialmente horizontal. O lado inferior da parte de controle 23 e uma parte da parte de travamento adjacente à dobradiça 38 está a uma distância da parte subjacente do segundo membro de junção 12, isto é, a depressão 28 no rebordo 27. Isso possibilita uma deformação do elemento de travamento 20 e a rotação para baixo da parte de controle 23 do elemento de travamento 20. A parte de travamento 22 está em uma posição distante da dobradiça 38 em engate com o segundo membro de junção subjacente 12, isto é, a depressão 28 adjacente à superfície da parede vertical 30. Este engate impede um movimento para baixo completo da parte de travamento 22, como um resultado da rotação para baixo da parte de controle 23, mas, permite uma rotação
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 19/35
17/23 da parte de travamento 22 com a dobradiça 38 que se move para baixo.
[0072] A deformação para baixo do elemento de travamento 20 é causada pelo movimento para baixo do primeiro membro de junção 11 e o engate do cume da protuberância 32, que age como uma parte de controle do primeiro membro de junção 11, com a parte de controle 23 do elemento de travamento 20 do segundo membro de junção 12 em uma posição próxima da dobradiça 38. O movimento da protuberância, conforme visto na seção transversal de acordo com as figuras 4b e 4c, é substancialmente perpendicular à parte principal do elemento de travamento 20, que se estende substancialmente horizontal na primeira posição, de modo que o elemento de travamento seja facilmente deformado pela protuberância 32. A parte de controle 23 gira para baixo ao redor da dobradiça 37, e a parte de travamento 22 gira para cima ao redor da dobradiça 38. Esta rotação da parte de travamento também ocasiona uma rotação da superfície de travamento, e durante o movimento para baixo da protuberância 32 do primeiro membro de junção 11, a extremidade livre do elemento de travamento 20 com a superfície de travamento 36 gira no recesso 34 na protuberância 32, tal que, finalmente, na segunda posição do elemento de travamento 20 de acordo com a figura 4d, as superfícies de travamento 35 e 36 se nivelam. Conforme fica claro, há um movimento substancialmente em uma direção apenas quando o elemento de travamento 20 move da primeira para a segunda posição.
[0073] Na segunda posição do elemento de travamento 20, a superfície de travamento 36 dele trava o primeiro membro de junção 11 do primeiro painel tanto na direção horizontal quanto na vertical. O cume da protuberância é posicionado substancialmente na dobradiça 38 e verticalmente em linha com a base da depressão 28, de modo que os elementos de travamento assumam o formato em V como aquele da depressão e do lado inferior da protuberância 32. Na segunda posição do elemento de travamento 20, os lados inferior e supe
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 20/35
18/23 rior dele estão em contato com a superfície da depressão 28 e da protuberância 32, respectivamente, e são mantidos em contato devido à trava do elemento de travamento 20.
[0074] Esta trava será mais forte se mais força for necessária para desengatar as superfícies de travamento 35 e 36 novamente. Isso pode ser obtido, por exemplo, se a fricção entre as superfícies de travamento 35 e 36 for grande ou se o elemento de travamento 20 for encaixado no recesso 34. Um dimensionamento apropriado dos membros de junção 11, 12 pode realizar isso, por exemplo, curvando-se as superfícies ou ao dimensionar as partes, tal que o elemento de junção 20 seja estirado a fim de permitir o engate do elemento de travamento no recesso 34. Também, se um movimento de retorno das dobradiças 37, 38 for articulado ou exigir uma força, o destravamento dos membros de junção 11, 12 será impossibilitado ou articulado. Se um movimento para cima de retorno do primeiro membro de junção 11 for impedido, a desmontagem dos painéis 1 e 2 pode ser alcançada ao deslizar um painel com relação ao outro ao longo das bordas 5, 6.
[0075] A figura 5 mostra uma variação da invenção, na qual o elemento de travamento 20 é usado para travar dois painéis 1 e 2 entre si quando a primeira e a segunda bordas são movidas uma em direção a outra em uma direção substancialmente paralela aos lados superiores 9 e 10 dos painéis 1 e 2 e substancialmente perpendicular às bordas 5 e 6. O elemento de travamento 20 e as partes que cooperam com ele são semelhantes àquelas nas figuras 1 a 4, apenas a orientação dessas partes foram giradas 90° para que o elemento de travamento 20 se abra na direção horizontal e possa receber o membro de junção macho 11 quando ele se mover em direção ao membro de travamento fêmea 12 e o elemento de travamento 20 na direção horizontal. As superfícies de travamento 35, 36 do elemento de travamento 20 e do membro de junção macho 11 impedem um movimento da segunda borda 6 em direção para cima e em uma direção para longe da primeira borda 5. As superfícies horizontais 39, 40 as primeira e segunda
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 21/35
19/23 bordas que se nivelam, quando a primeira e a segunda bordas 5, 6 se engatam, impedem um movimento para cima da primeira borda 5. Esta ação de travamento também poderia ser fornecida por um segundo elemento de travamento virado de cabeça para baixo. Outras variações são concebíveis.
[0076] As figuras 6 a 10 mostram uma terceira modalidade semelhante àquela das figuras 1 a 4, mas nas quais a primeira e a segunda superfícies de travamento 35, 36 do elemento de travamento 20 e do membro de junção macho 11 travam a primeira e a segunda borda 5, 6 dos painéis 1 e 2 em cooperação com a terceira e a quarta superfícies de travamento 41,42 nos membros de junção macho e fêmea 11, 12.
[0077] As figuras 9a e 9b mostram de maneira mais clara a remontagem do elemento de travamento 20. Nesta modalidade, e este também pode ser o caso na primeira e na segunda modalidade, o elemento de travamento 20 é encaixado entre a ranhura 24 e a parede 30 tal que o elemento de travamento é estável nas primeira e segunda posições, conforme mostrado, mas pode ser empurrado com força através de uma posição intermediária e instável onde a direção de uma prétensão é invertida. Isso é causado pelo fato de que o comprimento do elemento de travamento 20 é maior do que a distância entre a ranhura 24 e a parede 30. As dobradiças 37 e 38 possibilitam uma deformação do elemento de travamento 20 através da posição intermediária. Devido a esta construção, o elemento de travamento 20 será mantido, através do uso da força, na segunda posição e é capaz de travar, efetivamente, o membro de junção macho 11. O elemento de travamento 20 é formado na posição onde a parede vertical 30 e a depressão 28 se encontram como uma articulação para guiar o movimento de articulação da parte de travamento 22 do elemento de travamento. Outras construções de pressionar ou encaixar são possíveis, logicamente.
[0078] Nesta terceira modalidade, mostra-se que a superfície de travamento 35 do membro de junção macho 11 é substancialmente vertical, para que quando estiver em engate com a superfície de tra
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 22/35
20/23 vamento 36 do elemento de travamento 20, ela só será mantida na direção horizontal, isto é, em uma direção paralela aos lados superiores 9, 10 dos painéis 1, 2. A trava em uma direção perpendicular aos lados superiores é, neste caso, efetuada pela terceira e pela quarta superfícies de travamento 41, 42 mencionadas acima. A terceira superfície de travamento é formada no lado superior de uma lingueta 43 que se projeta da superfície vertical 26 e adjacente à protuberância para baixo 32 na primeira borda 5. O ângulo da terceira superfície de travamento 41 com o lado superior é aproximadamente 45°, mas pode variar muito, contanto que haja um componente horizontal para impedir um movimento para cima da borda 5 quando o elemento de travamento 20 está na segunda posição de travamento.
[0079] A quarta superfície de travamento 42 é formada em um corte inferior adjacente à superfície vertical 25 em um lado e à ranhura de fixação 24 no outro lado. O ângulo da quarta superfície de travamento 42 é substancialmente igual ao da terceira superfície de travamento, mas este não é exigido. A terceira e a quarta superfícies de travamento 41,42 também podem ser posicionadas em outros lugares.
[0080] A partir das figuras 9a, 9b fica claro que na primeira posição do elemento de travamento 20 de acordo com a figura 9a, a parte de travamento 22 é articulada para longe da superfície da parede vertical 25, de modo que uma grande abertura para a protuberância 32 do membro de junção macho 11 seja formada e, então, é fácil entrar com a protuberância 32 em uma direção substancialmente vertical. A protuberância 32 encontrará a parte de controle 23 do elemento de travamento 20 substancialmente ao mesmo tempo em que a terceira e a quarta superfícies de travamento 41, 42 entram em contato. Quando a parte de controle 23 do elemento de travamento é empurrada para baixo, a parte de travamento 22 irá se articular e, portanto, a superfície de travamento 35 se moverá na direção no sentido da superfície vertical 25 e irá, então, empurrar horizontalmente contra a superfície de travamento 36 e, desse modo, mover todo o painel 1 horizontalmente,
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 23/35
21/23 de modo que a terceira e a quarta superfícies de travamento 41, 42 entrem em engate completamente até que as superfícies verticais 25, 26 se encontrem e o membro de junção macho seja completamente empurrado. O elemento de travamento 20 é empurrado através da posição intermediária e é, agora, pré-tensionado para manter as superfícies de travamento 35, 36 e, portanto, também as superfícies verticais 25, 26 que formam a costura entre os painéis 1 e 2 em nivelamento impedem a formação de um espaço lá.
[0081] Conforme fica claro a partir das figuras 10a e 10b, o elemento de travamento 20 é fornecido com um batente 44 que determina a posição final da protuberância do membro de junção macho 11. Ele é colocado em um lado do elemento de travamento 20 que se estende apenas ao longo de uma parte do comprimento da borda 5.
[0082] As figuras 6 a 8 mostram que uma grande quantidade de elementos de travamento 20 e batentes 44 é combinada em uma tira 45 que pode se estender substancialmente no comprimento total da borda 5. Uma alavanca de conexão 46 forma pelo menos uma parte das partes de fixação 21 dos elementos de travamento 20 e se estende continuamente ao longo da tira 45, desse modo, conectando os elementos de travamento 20 e os batentes 44 que são dispostos de maneira alternante. Os batentes 44 seguem a ranhura 24 e a base da depressão 28 e são encaixados (por pressão) entre a base da ranhura 24 e a parede vertical 30. Para compensar as tolerâncias, a tira 45 pode ser ligeiramente compressível na base da ranhura 24, por exemplo, por meio de uma chanfradura ou cortada por cima para formar uma palheta na extremidade do batente 44.
[0083] A figura 11 mostra uma variação da terceira modalidade, na qual os batentes 44 também são conectados entre si na borda oposta à alavanca 46 por meio de uma alavanca 47 que torna a tira mais estável contra o arqueamento e outras deformações. A função da parede vertical 30 é, agora, controlada e cumprida por esta alavanca 47.
[0084] As figuras 12a e 12b mostram uma outra variação da moda
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 24/35
22/23 lidade das figuras 6 a 10. Nesta variação, fornecem-se meios adicionais para manter o elemento de travamento 20 e o membro de junção macho 11 em sua segunda posição. Para este fim, a protuberância 32 do membro de junção macho 11 é fornecida com uma parte de ressalto 48 dotada de uma superfície de engate 49 adaptada para entrar na superfície de engate 50 no batente 44. As superfícies de engate podem ser tornadas principalmente paralelas às superfícies de travamento 41 e 42, respectivamente, e ajudam a manter os membros de junção macho e fêmea 11, 12 em engate entre si, tanto na direção horizontal quanto na vertical. A parte de ressalto 48 se estende ao longo de todo o comprimento do membro de junção macho 11, e os elementos de travamento 11 são dimensionados para permitir que as superfícies de engate 49 e 50 entrem em engate sem bloquear o movimento para baixo do membro de junção macho 11.
[0085] Ademais, o elemento de travamento 20 e o rebordo 27 do membro de junção fêmea 12 são fornecidos com superfícies de engate 51 e 52 que agem mais ou menos como membros de encaixe, tal que a superfície de engate 51 do membro de travamento 20 se engancha atrás da superfície de engate 52 do rebordo 27. Essas superfícies de engate são particularmente uteis no caso de as dimensões serem tais que não é possível empurrar o elemento de travamento suficientemente para baixo através da posição intermediária, conforme descrito acima com relação às figuras 6 a 10. Este pode, por exemplo, ser o caso com painéis finos, por exemplo, abaixo de 7 mm. Em geral, a trava será leve para que as superfícies 51 e 52 possam ser facilmente desengatadas quando um painel tiver que ser removido.
[0086] Na figura 12, também é visível que os elementos de travamento 20 e o restante da tira 45 são formados separadamente. Primeiro, os elementos de travamento 20 são formados, preferivelmente por meio de moldagem por injeção, e então, os elementos de travamento são colocados em um segundo molde, no qual o restante da tira 45 é formado durante o qual o plástico da tira 45 é moldado ao redor da ex
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 25/35
23/23 tremidade dos elementos de travamento 20 próximo da parte de fixação 21 para que uma tira inteira 45 seja formada. Geralmente, a tira completa 45 é feita do mesmo material, por exemplo, polipropileno para obter boas propriedades de deformação, mas também é possível formar os elementos de travamento 20 a partir de material diferente do restante da tira 45. A conexão entre os elementos de travamento 20 e o restante da tira 45 é mecânica, isto é, através de uma trava de forma, mas uma ligação química é concebível também.
[0087] Nota-se que os aspectos das várias modalidades, conforme mostradas e descritas, podem ser usadas em diferentes combinações. A invenção não é limitada às modalidades mostradas nos desenhos e descritas acima, que podem ser variadas em diferentes modos no escopo da invenção. Por exemplo, deve ser possível usar a invenção com painéis que têm membros de junção verticais em todos os quatro lados e que podem, então, ser estendidos ao mover os painéis verticalmente com relação a um, dois ou mais painéis já instalados. Ademais, deve ser concebível que o elemento de travamento tenha superfícies separadas para travar os membros de junção verticais em duas direções diferentes. Muito embora o elemento de travamento tenha sido descrito antes como um elemento que é separado dos painéis, ele poderia ser integrado em um dos painéis, especialmente se os painéis forem feitos de material plástico. Também é possível que cada um do primeiro e do segundo membros de junção tenha seu próprio elemento de travamento que coopera com o outro. Ambos os elementos de travamento poderiam ser deformáveis ou apenas um. Também é concebível que o único elemento de travamento apenas trave os painéis em cooperação com outros meios de travamento, tais como arestas, linguetas e ranhuras, ganchos e cortes inferiores e semelhantes. Os painéis podem ter uma configuração diferente da substancialmente retangular, em particular, triangular ou hexagonal. As bordas do painel devem ser configuradas tal que as bordas do painel adjacentes têm membros de junção conjugados.
Petição 870190025421, de 18/03/2019, pág. 26/35