PT639180E - Processo para a hidrolise estereoespecifica de derivados de piperidinodiona - Google Patents

Processo para a hidrolise estereoespecifica de derivados de piperidinodiona Download PDF

Info

Publication number
PT639180E
PT639180E PT93908004T PT93908004T PT639180E PT 639180 E PT639180 E PT 639180E PT 93908004 T PT93908004 T PT 93908004T PT 93908004 T PT93908004 T PT 93908004T PT 639180 E PT639180 E PT 639180E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
formula
compound
isomer
paroxetine
process according
Prior art date
Application number
PT93908004T
Other languages
English (en)
Inventor
Alan David Curzons
Lawson William Powell
Alan Martin Keay
Original Assignee
Smithkline Beecham Plc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Smithkline Beecham Plc filed Critical Smithkline Beecham Plc
Publication of PT639180E publication Critical patent/PT639180E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D211/00Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings
    • C07D211/04Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom
    • C07D211/80Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom having two double bonds between ring members or between ring members and non-ring members
    • C07D211/84Heterocyclic compounds containing hydrogenated pyridine rings, not condensed with other rings with only hydrogen or carbon atoms directly attached to the ring nitrogen atom having two double bonds between ring members or between ring members and non-ring members with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms, with at the most one bond to halogen directly attached to ring carbon atoms
    • C07D211/90Carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D405/00Heterocyclic compounds containing both one or more hetero rings having oxygen atoms as the only ring hetero atoms, and one or more rings having nitrogen as the only ring hetero atom
    • C07D405/02Heterocyclic compounds containing both one or more hetero rings having oxygen atoms as the only ring hetero atoms, and one or more rings having nitrogen as the only ring hetero atom containing two hetero rings
    • C07D405/12Heterocyclic compounds containing both one or more hetero rings having oxygen atoms as the only ring hetero atoms, and one or more rings having nitrogen as the only ring hetero atom containing two hetero rings linked by a chain containing hetero atoms as chain links

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Hydrogenated Pyridines (AREA)

Description

85 247 ' ΕΡ Ο 639 180/ΡΤ
DESCRIÇÃO “Processo para a hidrólise estereoespecífka de derivados de piperidinodiona” O presente invento refere-se a um novo processo e a certos compostos intermediários novos. A patente US N° 4,007,196 descreve uma classe de compostos que possui actividade antidepressiva. Um composto específico mencionado na patente é a paroxetina, que se descreve possuir actividade antidepressiva.
H
Paroxetina
Este composto foi actualmente aprovado para utilização em seres humanos em alguns países e está a ser comercializado como agente antidepressivo.
Todos os processos descritos para preparar a paroxetina envolvem reacções químicas como as descritas na patente US N° 4,902,801. Será de notar que a paroxetina é actualmente o isómero (-) (como apresentado acima) e que todos os métodos químicos de preparação da paroxetina envolvem um passo de resolução química que consome substracto e reagentes, e que necessita de utilizar agentes de resolução dispendiosos e que é uma reacção de execução bastante dispendiosa. O presente invento envolve a utilização de um passo de resolução enzimática que suaviza ou ultrapassa um número de problemas associados a um passo de resolução puramente químico.
Em conformidade, o presente invento proporciona um processo para a hidrólise estereoquímica de uma mistura de isómeros (+) e (-) de um composto de fórmula (II):
85 247 ΕΡ Ο 639 180 / ΡΤ e depois separar ο composto resultante de fórmula (IIIB) do restante isómero (+) de fórmula (Π).
Será de notar que a escolha da enzima de carboxi-esterase determinará qual o isómero de fórmula (II) a ser hidrolisado no respectivo ácido, que pode ser determinado por testes de rotina.
Prefere-se a variante (i) do processo.
Quando se usa a variante (i) do processo a estereo-selectividade do processo é tal que, a partir de uma mistura racémica de um composto de fórmula (II), após a acção da enzima de carboxil-esterase, a razão de isómero (-) para isómero (+) de fórmula (II), é superior a 60%, de preferência superior a 70%, com maior preferência superior a 80% e sendo de maior preferência superior a 85%.
Quando se usa a variante (ii) do processo, a estereo-selectividade do processo é tal que, a partir de uma mistura racémica de um composto de fórmula (II), após a acção da enzima de carboxi-esterona, a razão de isómero (+) para isómero (-) de um composto de fórmula (II) é superior a 60%, de preferência superior a 70%, com maior preferência superior a 80% e sendo de maior preferência superior a 85%. O processo é convenientemente executado dissolvendo o composto não resolvido (±) de fórmula (II) num solvente adequado, como uma mistura de solventes aquosos/orgânicos, e adicionando a enzima de carboxil-esterase e agitando a mistura resultante até terminar a reacção.
As temperaturas adequadas para efectuar a reacção incluem 0-50°C, mais adequadas 10-40°C e ainda mais convenientemente de 25 a 35°C, sendo a mais conveniente de 30°C.
As misturas de solventes aquosos/orgânicos incluem solventes aquosos tamponados tais como tampão Tris que é misturado com DMSO.
Os valores de pH adequados à realização da reacção incluem pH de 4 a 8, com maior conveniência para os valores de pH de 5 a 7 e com preferência para o pH 5,5.
Os valores adequados para a variável R incluem metilo e etilo. De preferência, R é etilo.
85 247 ΕΡ Ο 639 180/ΡΤ 4 Ο termo “enzimas de carboxil-esterase” é reconhecido intemacionalmente como sendo as enzimas que pertencem à classe EC 3.1.1.
As enzimas de carboxil-esterase adequadas incluem esterase hepática de suíno e esterase hepática de bovino, estando ambas disponíveis comercialmente, ou podendo ser extraídas do fígado de porco ou do fígado de vaca, respectivamente, usando procedimentos disponíveis na literatura.
Será também de notar que as enzimas carboxil-esterase produzidas por micróbios são também adequados para utilizar no presente invento.
Na variante (i) do processo onde a enzima de carboxil-esterase hidrolisa de modo estereo-específico a forma (+) de um composto de fórmula (II), a restante forma (-) de um composto de fórmula (II) é separada por técnicas convencionais, tais como extracção por solvente do composto de fórmula (II) usando um solvente miscível não aquoso tal como o acetato de etilo, e o composto (-) de fórmula II resultante pode então ser isolado usando técnicas convencionais tais como precipitação. O presente invento estende-se também a um processo para converter posteriormente o composto (-) de fórmula (II), preparado como se descreveu acima, na paroxetina ou num seu sal e/ou solvato farmaceuticamente aceitável, tal como o cloridrato hemi-hidratado, por exemplo, usando os procedimentos delineados na patente US N° 4,902,801 e na patente US N° 4,721,723.
Na variante (ii) do processo onde a enzima carboxil-esterase hidrolisa, de modo estereoespecífico, a forma (-) de um composto de fórmula (II), para produzir a forma (-) de um composto de fórmula (III), a restante forma (+) de um composto de fórmula (II) pode ser separada da forma (-) de um composto de fórmula (III) da forma mencionada acima. O composto (-) de fórmula (III) pode ser convertido em paroxetina, convertendo-o primeiro num composto (-) de fórmula (II) usando técnicas convencionais de esterificação. O éster pode depois ser convertido em paroxetina ou num seu sal e/ou solvato farmaceuticamente aceitável, tal como o cloridrato hemi-hidratado, por exemplo, usando os procedimentos delineados na patente US N° 4,902,801 e na patente US N° 4,721,723.
Em alternativa, o composto (-) de fórmula (ΙΠ) pode ser directamente convertido em paroxetina reduzindo o grupo ácido carboxílico a um grupo hidroximetilo e reduzindo os
85 247 ΕΡ Ο 639 180/ΡΤ 5 dois grupos cetona no anel piperidínico usando agentes redutores convencionais, tais como o hidreto de alumínio-lítio. Seguidamente, o composto de carbinol de piperidina resultante pode ser convertido em paroxetina ou num seu sal e/ou solvato farmaceuticamente aceitável tal como o cloridrato hemi-hidratado, por exemplo usando os procedimentos delineados na patente US N° 4,902,801 e na patente US N° 4,721,723.
Acredita-se que as formas (-) e (+) de um composto de fórmula (III) são novas, como o são quaisquer suas misturas incluindo o racemato. O presente invento estende-se também a um composto de fórmula (III) ou a um seu sal ou hidrato, as formas (-) e (+) e quaisquer suas misturas incluindo o racemato.
Os compostos de fórmula (II) podem ser preparados em conformidade com os procedimentos delineados na patente US N° 4,902,801. O presente invento é ilustrado pelo seguinte exemplo.
Exemplo 1 M trans-3-etoxicarbonil-4-(4’-fluorofeniD-N-metilpiperidina-2.6-diona
Adicionou-se uma solução de (±) trans-3-etoxicarbonil-4-(4’-fluorofenil)-N-metil-piperidina-2,6-diona (1,51 g; 5,15 mmol) em DMSO (100 ml) a tampão Tris (900 ml; 0,2 m; pH 5,5). Reajustou-se o pH a 5,5, adicionou-se esterase hepática de porco (Sigma Chemical Co; 19 ml; 5340 unidades) e agitou-se a reacção durante vinte horas. Manteve-se o pH adicionando-se hidróxido de sódio aquoso (0,105 m; 25 ml; 2,63 mmol).
Extractou-se com éter (3x300 ml) a mistura reaccional, lavaram-se os extractos orgânicos combinados com tampão Tris (0,1 M; pH 8,5; 2x250 ml), lavaram-se os extractos de tampão Tris com éter (1x200 ml), e secaram-se os extractos orgânicos combinados sobre sulfato de magnésio anidro.
Analisou-se a mistura reaccional a 16, 18 e 20 horas. De cada uma das vezes a razão enantiomérica era de 90:10 de (-):(+).
Evaporou-se a solução até se obter um óleo e substituiu-se com tolueno/THF. Reduziu-se então esta solução com hidreto de alumínio-lítio. A solução final contendo uns 6 85 247 . ΕΡ Ο 639 180/ΡΤ 0,15 g de material reduzido em 30 ml de THF/ tolueno tinha uma rotação de -16,5°. A HPLC quiral indicou uma razão de isómero de 86:14 de (-):(+).
Lisboa,
Por SMITHKLINE BEECHAM PLC - O AGENTE OFICIAL -

Claims (12)

  1. 85 247 ΕΡ Ο 639 180 / ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Processo para hidrolisar de forma estereoespecífica uma mistura dos isómeros (+) e (-) de um composto de fórmula (II): ' F
    m R Me na qual R é alquilo Ci-õ; usando uma enzima de carboxil-esterase, (i) para formar um composto de fórmula (IIIA), F
    I à.CO,H (ΠΙΑ) O o e depois separar o fórmula (II); ou Me (+·) isómero composto resultante de fórmula (IIIA) a partir do isómero (-) restante de (ii) formar um composto de fórmula (IIIB):F
    Me (IIIB) (-) isomero
    85 247 ΕΡ Ο 639 ISO / PT 2/3 e depois separar o composto resultante de fórmula (IIIB) do restante isómero (+) de fórmula (II).
  2. 2 - Processo de acordo com a variante (I) na reivindicação 1, no qual a estereo-selectividade do processo é de tal forma que, a partir de uma mistura racémica de um composto de fórmula (II), após a acção da enzima de carboxil-esterase, a razão de isómero (-) para isómero (+) de fórmula (II) é superior a 60%.
  3. 3 - Processo de acordo com a variante (ii) na reivindicação 1, no qual a estereo-selectividade do processo é tal que, a partir de uma mistura racémica de um composto de fórmula (II), após a acção da enzima de carboxi-esterona, a razão de isómero (+) para isómero (-) de um composto de fórmula (II) é superior a 60%.
  4. 4 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, que é efectuado dissolvendo composto (±) não resolvido de fórmula (II) numa mistura de solventes aquosos/orgânicos, e adicionando a enzima de carboxil-esterase e agitando a mistura resultante até que a reacção termine.
  5. 5 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, no qual a temperatura para efectuar a reacção é 0-50°C.
  6. 6 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, no qual o pH da reacção é pH de 4 a 8.
  7. 7 - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, no qual a variável R na fórmula (II) é metilo ou etilo.
  8. 8 - Processo de acordo com a reivindicação 1, no qual a enzima de carboxil-esterase é esterase hepática de suíno ou esterase hepática de bovino.
  9. 9 - Processo para converter subsequentemente um composto (-) de fórmula (II), preparado como se descreveu na reivindicação 1, em paroxetina ou num seu sal e/ou solvato farmaceuticamente aceitável.
  10. 10 - Processo para converter subsequentemente um composto (-) de fórmula (ΠΙ), preparado como se descreveu na reivindicação 1 em paroxetina, convertendo-o primeiro num composto (-) de fórmula (II) como se definiu na reivindicação 1 usando técnicas 85 247 ΕΡ Ο 639 180/ΡΤ 3/3 convencionais de esterificação, seguidas pela posterior conversão em paroxetina ou num seu sal e/ou solvato farmaceuticamente aceitável.
  11. 11 - Processo para converter posteriormente um composto (-) de fórmula (III) directamente em paroxetina, reduzindo o grupo ácido carboxilo num grupo hidroximetilo e reduzindo os dois grupos cetona no anel piperidínico, e posteriormente convertendo o carbinol de piperidina resultante em paroxetina ou num seu sal e/ou solvato farmaceuticamente aceitável.
  12. 12 - Composto de fórmula (IIIA) ou (IIIB) de acordo com a reivindicação 1, ou um seu sal ou hidrato. Lisboa, _2. ÀGÚ. 2000 Por SMITHKLINE BEECHAM PLC - O AGENTE OFICIAL -
    ANTÓNIO JOÃO i CUNHA FERREIRÁ Ag. Of. Pr. Ind. R&e des Flores, 74 - 4.· J je©o L/SSOA
PT93908004T 1992-05-06 1993-04-06 Processo para a hidrolise estereoespecifica de derivados de piperidinodiona PT639180E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB929209687A GB9209687D0 (en) 1992-05-06 1992-05-06 Novel process

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT639180E true PT639180E (pt) 2000-10-31

Family

ID=10715029

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93908004T PT639180E (pt) 1992-05-06 1993-04-06 Processo para a hidrolise estereoespecifica de derivados de piperidinodiona

Country Status (33)

Country Link
US (1) US20010018205A1 (pt)
EP (1) EP0639180B1 (pt)
JP (1) JPH07507277A (pt)
KR (1) KR100287082B1 (pt)
CN (2) CN1059898C (pt)
AP (1) AP404A (pt)
AT (1) ATE194329T1 (pt)
AU (1) AU673166B2 (pt)
BR (1) BR9306326A (pt)
CA (1) CA2135169A1 (pt)
CZ (1) CZ283702B6 (pt)
DE (1) DE69328969T2 (pt)
DK (1) DK0639180T3 (pt)
ES (1) ES2147196T3 (pt)
FI (1) FI106855B (pt)
GB (1) GB9209687D0 (pt)
GR (1) GR3034034T3 (pt)
HK (1) HK1012374A1 (pt)
HU (1) HU215411B (pt)
IL (1) IL105162A (pt)
MA (1) MA22848A1 (pt)
MX (1) MX9301754A (pt)
MY (1) MY110188A (pt)
NO (1) NO944215D0 (pt)
NZ (1) NZ251404A (pt)
PL (1) PL172067B1 (pt)
PT (1) PT639180E (pt)
RU (1) RU2108393C1 (pt)
SI (1) SI9300158A (pt)
SK (1) SK281767B6 (pt)
TW (1) TW258732B (pt)
WO (1) WO1993022284A1 (pt)
ZA (1) ZA932212B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9325644D0 (en) * 1993-12-15 1994-02-16 Smithkline Beecham Plc Novel formulation
EP0937152A2 (en) * 1996-07-15 1999-08-25 Smithkline Beecham Plc Screening for and use of an esterase for a stereospecific resolution
GB9618967D0 (en) * 1996-09-11 1996-10-23 Smithkline Beecham Plc Pharmaceuticals
AU3108097A (en) 1997-06-10 1998-12-30 Synthon B.V. 4-phenylpiperidine compounds
CH689805A8 (fr) * 1998-07-02 2000-02-29 Smithkline Beecham Plc Méthanesulfonate de paroxétine, procédé pour sa préparation et compositions pharmaceutiques le contenant.
IT1308629B1 (it) * 1999-02-23 2002-01-09 Recordati Chem Pharm Processo per la produzione di paroxetina.
ES2161167B1 (es) * 1999-09-24 2002-07-01 Vita Invest Sa Procedimiento de hidrolisis enzimatica de esteres del acido (3sr,4rs)-4-(4-fluorofenil)-6-oxopiperidin-3-carboxilico con biocatalizadores de lipasas o esterasas inmovilizadas.
CZ20023694A3 (cs) 2000-05-12 2003-05-14 Synthon B. V. Tosylátové soli 4-(p-fluorfenyl)-piperidin-3-methanolů
WO2009005647A2 (en) * 2007-06-27 2009-01-08 Bioverdant, Inc. Compounds and process to prepare chiral intermediates for synthesis of paroxetine
CN104892491B (zh) * 2015-05-06 2017-05-17 浙江海森药业有限公司 一种合成帕罗西汀手性中间体的方法
KR102168129B1 (ko) 2018-11-28 2020-10-20 장영선 넝쿨작물용 줄기 유인용 집게

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1422263A (en) * 1973-01-30 1976-01-21 Ferrosan As 4-phenyl-piperidine compounds
DE3010104A1 (de) * 1980-03-15 1981-10-01 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Aminoazoverbindungen
DE3680184D1 (de) * 1985-08-10 1991-08-14 Beecham Group Plc Verfahren zur herstellung von arylpiperidincarbinol.
ES2058061T3 (es) * 1985-10-25 1994-11-01 Beecham Group Plc Derivado de piperidina, su preparacion y su uso como medicamento.
DK716088D0 (da) * 1988-12-22 1988-12-22 Ferrosan As Reduktion af piperidin-dion-derivater samt intermediat
US5258517A (en) * 1992-08-06 1993-11-02 Sepracor, Inc. Method of preparing optically pure precursors of paroxetine

Also Published As

Publication number Publication date
BR9306326A (pt) 1998-06-30
CN1096054A (zh) 1994-12-07
IL105162A (en) 1999-01-26
FI106855B (fi) 2001-04-30
AU3899993A (en) 1993-11-29
DE69328969D1 (de) 2000-08-10
ZA932212B (en) 1994-09-28
JPH07507277A (ja) 1995-08-10
HK1012374A1 (en) 1999-07-30
FI945209A0 (fi) 1994-11-04
SK281767B6 (sk) 2001-07-10
CN1059898C (zh) 2000-12-27
AP9300501A0 (en) 1993-04-30
WO1993022284A1 (en) 1993-11-11
EP0639180A1 (en) 1995-02-22
GB9209687D0 (en) 1992-06-17
RU2108393C1 (ru) 1998-04-10
KR100287082B1 (ko) 2002-08-14
FI945209A (fi) 1994-11-04
AU673166B2 (en) 1996-10-31
CA2135169A1 (en) 1993-11-11
DK0639180T3 (da) 2000-11-06
IL105162A0 (en) 1993-07-08
SK131594A3 (en) 1995-06-07
CN1291653A (zh) 2001-04-18
NO944215L (no) 1994-11-04
EP0639180B1 (en) 2000-07-05
SI9300158A (sl) 1993-12-31
MX9301754A (es) 1993-11-01
MA22848A1 (fr) 1993-10-01
GR3034034T3 (en) 2000-11-30
TW258732B (pt) 1995-10-01
RU94046012A (ru) 1996-09-20
AP404A (en) 1995-09-02
DE69328969T2 (de) 2000-12-07
MY110188A (en) 1998-02-28
NO944215D0 (no) 1994-11-04
HUT69945A (en) 1995-09-28
NZ251404A (en) 1996-10-28
HU215411B (hu) 2000-03-28
ES2147196T3 (es) 2000-09-01
CZ271294A3 (en) 1995-07-12
ATE194329T1 (de) 2000-07-15
US20010018205A1 (en) 2001-08-30
KR950701326A (ko) 1995-03-23
CZ283702B6 (cs) 1998-06-17
PL172067B1 (pl) 1997-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT639180E (pt) Processo para a hidrolise estereoespecifica de derivados de piperidinodiona
CZ206299A3 (cs) Způsob přípravy enantiomerně obohaceného THREO-metalfenidátu
JPS61231999A (ja) 部分水溶性エステルのラセミ混合物の分割方法
JP2004510817A5 (pt)
JP2869650B2 (ja) 光学活性化合物およびその製造方法
MXPA05006783A (es) Un proceso para la preparacion de diol de citalopram racemico y/o dioles de citalopram s o r y el uso de tales dioles para la preparacion de citalopram racemico, citalopram r y/o citalopram s.
CN102203047B (zh) 光学活性有机羧酸的制造方法
BRPI0613813A2 (pt) processo quimio-enzimático para preparar escitalopram
JPH06153988A (ja) デルタバレロラクトンのラセミ混合物を分離する酵素的方法
PT92767B (pt) Processo para a resolucao da forma racemica de 3-(4-fenil-1-piperazinil)-1,2- -propanodiol (dropropizina) nos seus isomeros opticos
US4254261A (en) Dehydroabietylammonium salts of 6-oxo-2-piperidinecarboxylic acid
JP2612671B2 (ja) 光学活性なプロピオン酸エステルの製造法
JP2000023693A (ja) 光学活性な2−アセチルチオ−3−フェニルプロピオン酸の製造方法
JP2896583B2 (ja) 光学活性なジシクロペンタジエン類
JPS6339870A (ja) マレイン酸水素レボメプロマジンの製法
JPH0383943A (ja) 光学活性なシクロペンテノール類
JPH09263578A (ja) 光学活性1−ベンジル−3−ヒドロキシピロリジンの製造法
JPS58124749A (ja) (±)−エリトロ−2−アミノ−1,2−ジフェニルエタノ−ルの光学分割法
JPH06192277A (ja) (S)−(+)−3−t−ブチルジメチルシリルオキシグルタル酸モノアルキルエステルの製法
JPH08252097A (ja) エリプロジルのエナンチオマーの合成における中間体およびそれらの製造方法
HU177117B (hu) Eljárás 1-karboxi-alkoholok rezolválására
JPS5998043A (ja) (±)−p−メトキシ−α−メチルベンジルアミンの光学分割法