PT1575904E - Processo para a realização de uma colagem e conjunto de colagem para a realização de uma colagem - Google Patents

Processo para a realização de uma colagem e conjunto de colagem para a realização de uma colagem Download PDF

Info

Publication number
PT1575904E
PT1575904E PT03789262T PT03789262T PT1575904E PT 1575904 E PT1575904 E PT 1575904E PT 03789262 T PT03789262 T PT 03789262T PT 03789262 T PT03789262 T PT 03789262T PT 1575904 E PT1575904 E PT 1575904E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
foam
glue
accelerating agent
layer
process according
Prior art date
Application number
PT03789262T
Other languages
English (en)
Inventor
Ulrich Penzel
Sohn Dr Martin
Markus Maurer
Andreas Wolfert
Wolfgang Mackenroth
Eckhard Stroefer
Filip Nevejans
Hans-Juergen Pallasch
Andreas Brodhagen
Rene Leuthold
Original Assignee
Basf Se
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=32404069&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1575904(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Basf Se filed Critical Basf Se
Publication of PT1575904E publication Critical patent/PT1575904E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C263/00Preparation of derivatives of isocyanic acid
    • C07C263/10Preparation of derivatives of isocyanic acid by reaction of amines with carbonyl halides, e.g. with phosgene
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C263/00Preparation of derivatives of isocyanic acid
    • C07C263/18Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C263/20Separation; Purification
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C265/00Derivatives of isocyanic acid
    • C07C265/14Derivatives of isocyanic acid containing at least two isocyanate groups bound to the same carbon skeleton

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Polyurethanes Or Polyureas (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA COLAGEM E CONJUNTO DE COLAGEM PARA A REALIZAÇÃO DE UMA COLAGEM" A presente invenção refere-se a um processo para a realização de uma colagem por meio de espuma PU de lata.
As espumas PU da natureza acima referida, conforme utilizadas de acordo com o processo para a colagem, geralmente são amplamente conhecidas sob a forma de espumas de poliuretano de lata, que em regra são extraídas de recipientes aerossol. Fundamentalmente remete-se para a EP-Al 42 128 e para a EP-A2 152 761. Além disso as espumas da natureza acima referida podem igualmente ser extraídas de outros recipientes, tais como bisnagas ou potes, neste caso eventualmente com uma cabeça de pulverização integrada para a extracção, quando, o que não é necessariamente imperativo, a espuma no pote está sob pressão ou é colocada sob pressão para a respectiva extracção.
Da US 5 951 796 é conhecida, a aplicação de um líquido espumoso, que após a respectiva aplicação forma espuma, sob formação de um fio de espuma. A espuma é comprimida sob destruição de pontos de espuma, quando o objecto a colar entra em contacto com a espuma. Da DE 196 29 153 Al é conhecida, a aplicação de uma solução aceleradora à base de água e de um catalisador para acelerar o processo de colagem, no qual é utilizada espuma PU. 0 ponto de partida é uma massa pastosa, que forma espuma por adição de água. Sobre a formação de espuma alcançada deste modo é pressionado o objecto a colar. 2
Partindo do estado da técnica acima descrito a presente invenção tem por objectivo, com base numa espuma PU, conceber um processo de colagem vantajoso. 0 referido objectivo é alcançado de acordo com o objecto da reivindicação 1, sendo essencial, que a espuma PU sob a forma de um fio de espuma primeiro é aplicada sobre uma base de colagem e depois encolhe até ser alcançada uma espessura desejada de uma camada de colagem de 0,1 mm a 2 mm, sendo que além disso o ajuste da espuma PU é seleccionado, de modo que o respectivo endurecimento ocorre dentro de 0,5 minutos a 30 minutos após aplicação do fio de espuma.
Verificou-se, que mediante o ajuste correspondente da espuma PU, de modo a decompor-se relativamente depressa, através da aplicação de um fio de espuma PU sobre uma base de colagem pode igualmente ser produzida uma camada de colagem. Nomeadamente quando decorrido determinado tempo a espuma PU está praticamente tão decomposta, que apenas persiste a camada de colagem. No caso do ajuste considerado por um lado ainda é mantido um intervalo de tempo suficientemente comprido, de modo que a peça a colar após uma primeira aplicação ainda pode ser deslocada ou ajeitada. Por outro lado o intervalo de tempo é igualmente suficientemente conveniente, de modo que através da simples pressão sobre o objecto se pode esperar até que a colagem tenha sido completamente realizada. A largura da banda de intervalos de endurecimento numéricos indicados inclui igualmente diversos valores intermédios, conforme anteriormente mencionados a título exemplificativo, particularmente em etapas decimais, ou seja igualmente um endurecimento dentro de 0,6 minutos (36 segundos) a 30 minutos ou dentro de 0,5 minutos a 29 9/10 minutos (30 3 segundos a 1794 segundos) e assim sucessivamente. Isto significa condicionado a etapas de 1/10 do limite inferior (0,5 minutos) / ou do limite superior para o respectivo outro limite. "E" neste caso significa que ambos os limites são deslocados, ou seja condicionados, para o outro limite por 1 ou várias décimas. Neste caso um intervalo particularmente preferido é o intervalo de um minuto a 8 minutos.
Particularmente preferencialmente, é aplicado um agente acelerador à base de água sobre a peça a colar antes da respectiva pressão contra a base de colagem ou a camada de colagem. Neste caso é útil, que a reacção de endurecimento da espuma de poliuretano ou da espuma já decomposta, isto é da camada de poliuretano produzida, seja acelerada por adição de água. Particularmente preferencialmente, o agente acelerador é pulverizado sobre a peça a colar. O agente acelerador pode conter 90% ou mais de água. A largura da banda percentual alcançada deste modo inclui igualmente todos os valores intermédios, particularmente em etapas de 1/10%, ou seja 90,1% ou mais, 90,2% ou mais e assim sucessivamente.
Igualmente preferencialmente, o agente acelerador contém um catalisador. Enquanto catalisador podem ser particularmente utilizados os catalisadores PU conhecidos. Preferencialmente catalisadores com grupos OH primários ou secundários. Por exemplo o catalisador conhecido sob a designação comercial Niax Al. Podem igualmente ser utilizados catalisadores baseados em aminas, estanhos ou sais. Por exemplo os catalisadores conhecidos sob as designações abreviadas de catalisador de DMDEE, de DBTL ou de LB. Qualquer dos referidos catalisadores pode ser 4 utilizado individualmente ou enquanto composição ou mistura com um dos outros catalisadores. igualmente preferencialmente, o agente acelerador contém um agente extensor de cadeia (chain extender). Enquanto extensores de cadeia preferencialmente são considerados dióis e trióis de cadeia curta tais como etilenoglicol, propanodiol, propanoglicerol, butanodiol, hexanoglicol e similares. Cada um dos referidos extensores de cadeia pode ser utilizado individualmente ou enquanto composição ou mistura com um, vários ou todos os outros extensores de cadeia referidos. Isto em função da modificação desejada da viscosidade e/ou da flexibilidade do produto extraído. A colagem pode ser realizada por meio de um conjunto de colagem. 0 referido conjunto de colagem é constituído por um recipiente de espuma de poliuretano, por exemplo uma lata de espuma de poliuretano, particularmente uma lata aerossol, e um dispositivo de aplicação de líquidos contendo um agente acelerador da colagem. 0 dispositivo de aplicação de líquidos mais particularmente pode ser uma lata de pulverização manual convencional, quer dizer um recipiente com uma bomba de disparo integrada. As referidas bombas de disparo são amplamente conhecidas no estado da técnica. Apenas a título exemplificativo remete-se para a DE 199 48 462 Al. Pode igualmente tratar-se de latas aerossol, com as quais é aplicado o líquido, ou de dispositivos de pulverização aerossol industriais. A espuma de poliuretano particularmente pode apresentar polióis numa proporção de 15% a 30% em peso, um agente amaciador (softener) num intervalo de 0% a 20%, um catalisador (catalyst) num intervalo de 0% a 75%, elementos 5 estabilizadores ou uma mistura de elementos estabilizadores, que apresentam igualmente uma propriedade de abertura de poros, num intervalo de 0% a 5%. As larguras de banda numéricas indicadas incluem igualmente diversos valores intermédios, particularmente em etapas de 1/10%, ou seja aproximadamente no que se refere aos polióis uma proporção (também) de 15,1% a 30% ou 15% a 20,9%; ou 15,2% a 30% em peso ou 15,2% a 29,8% e assim sucessivamente, aplicando-se o mesmo no que se refere ao agente amaciador e/ou ao catalisador e/ou aos elementos estabilizadores ou à mistura de elementos estabilizadores.
Enquanto polióis consideram-se particularmente os mais diversos componentes que apresentam radicais hidroxilos. Os componentes que apresentam radicais hidroxilos preferidos são polióis de poliéter e/ou de poliéster com um peso molecular na largura de banda de 200 g a 3000 g/mol. Cada um dos referidos polióis pode ser utilizado individualmente ou enquanto composição ou mistura com um outro poliol. Isto novamente em função do ajuste desejado da viscosidade e/ou flexibilidade do produto extraído. A largura de banda numérica indicada no que se refere ao peso molecular dos componentes que apresentam radicais hidroxilos inclui igualmente todos os valores intermédios, preferencialmente em etapas de 1 grama, ou seja 201 g a 3.000 g, 200 g a 1.999 g, 201 g a 2.999 g, 202 g a 3.000 g e assim sucessivamente.
Enquanto agentes amaciadores podem ser utilizados óleos de parafina e respectivos derivados. Derivados são por exemplo cloroparafina, com a designação abreviada de CP. Além disso os produtos cujas designações abreviadas são TCPP, TEP e TCEP. Podem ainda ser utilizados polióis inactivos, como 6 por exemplo polióis com um grupo OH estéricamente impedido. Cada um dos referidos agentes amaciadores pode ser utilizado individualmente ou numa mistura com um dos outros agentes amaciadores, novamente em função do aspecto, da modificação desejada do produto extraído no que se refere à viscosidade ou à flexibilidade. Enquanto catalisadores podem particularmente ser utilizados os catalisadores PU conhecidos. Preferencialmente catalisadores com grupos OH primários ou secundários. Por exemplo o catalisador sob a designação comercial de Niax AI. Podem igualmente ser utilizados catalisadores baseados em aminas, estanhos ou sais. Por exemplo os catalisadores conhecidos sob as designações abreviadas de catalisador de DMDEE, de DBTL ou de LB. Qualquer dos referidos catalisadores pode ser utilizado individualmente ou enquanto composição ou mistura com um dos outros catalisadores.
Enquanto elementos estabilizadores são utilizados os elementos estabilizadores baseados em silicone habitualmente utilizados, tais como o elemento estabilizador conhecido sob a designação comercial Niax SR 234 e/ou elementos estabilizadores baseados em matéria orgânica. Os referidos elementos estabilizadores por sua vez podem ser utilizados individualmente ou enquanto mistura, em função do produto extraído e das respectivas propriedades eventualmente desejados.
Além disso a espuma PU pode apresentar MDI (difenilmetanodiisocianato) numa proporção de 30% a 70% em peso. Finalmente um agente de expansão no intervalo de 10% a 25%. A largura de banda numérica indicada inclui igualmente diversos valores intermédios, particularmente em etapas de 1/10%, ou seja proporções de 30,1% a 70%, 30,1% a 7 69,9%, 30% a 69,9%, 30,2% a 70% e assim sucessivamente, sendo que o mesmo se aplica ao agente de expansão.
No que se refere ao agente acelerador, preferencialmente é constituído maioritariamente por água, de 0% a 95%. Além disso, contém um diol de cadeia curta, de 0% a 25%, preferencialmente 0% a 10%, sendo que estão particularmente incluídos os valores percentuais 8, 9, 11 e 12, e um catalisador igualmente no intervalo de 0% a 10%. Além disso a largura de banda dos valores percentuais numérica indicada inclui igualmente os valores intermédios, não apresentados a título exemplificativo, particularmente os valores intermédios em etapas de 1/10%, ou seja 0,1% a 25% ou 0% a 94,9% ou 0,2% a 95% ou 0% a 94,8% ou 0,2% a 94,8% e assim sucessivamente, sendo que o mesmo se aplica ao intervalo percentual indicado para o diol de cadeia curta ou o catalisador. Enquanto catalisadores podem particularmente ser utilizados os catalisadores PU conhecidos. Preferencialmente catalisadores com grupos OH primários ou secundários. Por exemplo o catalisador sob a designação comercial de Niax Al. Podem igualmente ser utilizados catalisadores baseados em aminas, estanhos ou sais. Por exemplo os catalisadores conhecidos sob as designações abreviadas de catalisador de DMDEE, de DBTL ou de LB. Qualquer dos referidos catalisadores pode ser utilizado individualmente ou enquanto composição ou mistura com um dos outros catalisadores. O processo descrito na presente invenção fundamentalmente é adequado para a colagem em termos gerais, mas particularmente também no domínio da construção civil. No referido domínio é particularmente utilizado para a colagem de pedra, madeira, alumínio e metais similares. Neste caso incluem-se colagens de pedra com alumínio e/ou madeira e todas as outras combinações, incluindo naturalmente a colagem de pedra com pedra, de madeira com madeira, de alumínio com alumínio e assim sucessivamente.
Em seguida a presente invenção é mais detalhadamente explicada com base nas figuras anexas, que apenas apresentam um exemplo de realização. Em que a:
Fig.l apresenta a aplicação de um fio de espuma sobre uma base de colagem;
Fig.2 apresenta o fio de espuma decomposto em camada de colagem;
Fig.3 apresenta a pulverização de uma peça a colar com um agente acelerador da colagem;
Fig.4 apresenta a peça colada sobre a base de colagem. É apresenta e descrita, no que se refere à Fig.l, uma lata de pulverização (lata aerossol) 1, a partir da qual é aplicada espuma sob a forma de um fio de espuma 2 sobre uma base de colagem 3. A espuma de poliuretano é ajustada, de modo a decompor-se relativamente depressa, de modo a originar uma camada de colagem 4, conforme apresentada da Fig.2. A camada de colagem 4 já não apresenta uma consistência espumosa, mas uma consistência aproximadamente melosa. 0 número de bolhas de ar é significativamente reduzido. Por outro lado ainda surgem novas bolhas de ar no fio de cola - até ao endurecimento definitivo. Neste caso as referidas bolhas de 9 ar podem sobressair da camada de colagem em forma esférica ou semi-esférica, isto pelo menos no caso do fio de cola, sobre o qual não tenha sido aplicado qualquer peça a colar, que ao contrário da utilização convencional se deixa acabar de reagir livremente. No estado colado, quando por meio do referido fio de cola dois componentes estão unidos um ao outro, as referidas bolhas de ar devido à respectiva natureza não podem sobrepor-se à camada de colagem em si.
Individualmente por centímetro de comprimento de uma camada de colagem de por exemplo 1 cm de largura e 0,2 mm de espessura 4 podem persistir entre 0 e 200 bolhas de ar, com um diâmetro entre 0,01 mm e 2 mm, parcialmente até maiores (desde que a referida espessura da camada de colagem seja ultrapassada, no que se refere ao estado não colado).
Os intervalos de valores, 0 a 200 ou 0,01 mm a 2 mm, incluem igualmente diversos valores intermédios, nomeadamente no que se refere às bolhas de ar em etapas de 1 (la 200 bolhas de ar ou 0 a 199 bolhas de ar ou 1 a 199 bolhas de ar, então 2 a 200 bolhas de ar, 0 a 198 bolhas de ar e 2 a 198 bolhas de ar, etc.) ou no que se refere ao diâmetro em etapas de 0,01 mm e de resto numa variação similar, conforme anteriormente explicado no que se refere ao número de bolhas de ar (0,01 mm a 0,19 mm, 0,02 mm a 0,2 mm, 0,01 mm a 1,9 mm, etc).
Considerando que nos componentes unidos para colagem de modo convencional as referidas bolhas de ar no fio de espuma decomposta, isto é no fio de cola, não podem expandir-se, mantém-se a camada de colagem fina vantajosa. 10 A decomposição rápida do fio de espuma é alcançada através de uma combinação adequada de elementos estabilizadores e de elementos desestabilizadores. Enquanto elementos estabilizadores são utilizados elementos estabilizadores baseados em silicone, conforme o já referido, elemento estabilizador conhecido sob a designação comercial Niax-SR 234, sendo que podem igualmente ser utilizados elementos estabilizadores baseados em matéria orgânica. Enquanto elementos desestabilizadores podem ser utilizados agentes de abertura de poros tais como o elemento desestabilizador conhecido sob a designação comercial Ortegol 501. E igualmente polímeros orgânicos e óleos de parafina. Cada um dos elementos estabilizadores e dos agentes de abertura de poros pode ser utilizado individualmente ou numa mistura com um dos outros elementos estabilizadores ou agentes de abertura de poros. Isto novamente em função do ajuste do produto extraído. A referida camada de colagem 4 apresenta a vantagem de apresentar uma espessura muito homogénea ao longo da respectiva largura e do respectivo comprimento, por exemplo uma espessura no intervalo de 0,1 mm a 2 mm, preferencialmente de 0,2 mm a 0,5 mm ou 1 mm a 2 mm. Neste caso as larguras de banda numéricas indicadas, embora não tenham sido exemplificadas, incluem igualmente diversos valores intermédios, particularmente em etapas de 1/10, assim no que se refere à espessura de 0,1 mm a 1,9 mm ou 0,2 mm a 2 mm ou 0,2 mm a 2 mm ou 0,2 mm a 1,8 mm e assim sucessivamente; além disso igualmente no que se refere aos valores intermédios anteriormente indicados 0,2 mm a 0,4 mm ou 0,3 mm a 0,5 mm ou 1 mm a 1,9 mm ou 1,1 mm a 2 mm ou 1,2 mm a 2 mm e assim sucessivamente. 11
De acordo com a figura 3 uma peça a colar 5 é pulverizada com um agente acelerador 7 contido num recipiente tipo lata de pulverização 6, conforme anteriormente foi mais detalhadamente descrito. A peça pulverizada deste modo de acordo com a figura 4 é aplicada sobre a base de colagem. Devido ao ajuste particular da espuma é gerado um endurecimento do agente adesivo PU dentro de 1 minuto a 8 minutos.
Além disso são indicados os seguintes exemplos:
Espuma decomposta % em peso % em peso % em peso Rápido Lento Valor médio Poliol 18, 4 23,2 21,5 Agente amaciador 13, 3 9, 67 11, 54 Catalisador 5 0,1 0,5 Agente extensa: de cadeia 0,26 0, 45 0,4 Agente antiespuma 0,04 0, 08 0, 06 Isocianato 48 51,5 51 Agente de expansão 15 15 15 Tetpo cfe ancbredraato (min.) 0, 5 25 9
Exemplo para agentes aceleradores:
Agente acelerador PU % em peso % em peso % em peso Água 5 90 50 Agente extensor de cadeia 90 5 20 Catalisador 5 5 30
Dos exemplos indicados no que se refere à espuma decomposta após a aplicação pelo aplicador respectivamente é seleccionado o ajuste preferido, quer seja rápido, lento ou médio. 12
No que se refere ao agente acelerador a mistura que contém aproximadamente 90% de água é uma mistura convencional.
Além disso no que se refere à espuma decomposta numa largura de banda maior pode referir-se o seguinte, sendo que os valores por sua vez se referem a percentagens em peso:
Poliol 15 a 45 Agente amaciador 0 a 20 Catalisador 0, 1 a 10 Agente extensor de cadeia 0, 1 a 10 Agente antiespuma o, 1 a 2 Isocianato 30 a 60 e Agente de expansão 10 a 40.
As larguras de banda numéricas indicadas neste caso incluem novamente diversos valores intermédios, particularmente em etapas de 1/10, conforme referido anteriormente.
No que se refere ao agente acelerador são geradas as seguintes larguras de banda preferidas: Água 5% a 98% Catalisador 1% a 30% Agente extensor de cadeia 1% a 90%
Também neste caso as larguras de banda numéricas indicadas incluem novamente diversos valores intermédios, particularmente em etapas de 1/10, do modo, como foi diversas vezes explicado anteriormente.
Lisboa, 29 de Outubro de 2010

Claims (6)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um processo para a realização de uma colagem por meio de espuma PU de lata, que contém um agente antiespuma, sendo que para a formação de uma camada de colagem a espuma PU sob a forma de um fio de espuma primeiro é aplicada sobre uma base de colagem e depois encolhe, de modo que praticamente apenas persiste uma camada de colagem desejada, com uma espessura de 0,1 mm a 2 mm, após o que uma peça a colar é pressionada sobre a base de colagem ou a camada de colagem para a respectiva colagem, sendo que além disso o ajuste da espuma PU é seleccionado, de modo que o respectivo endurecimento ocorre dentro de 0,5 minutos a 30 minutos, preferencialmente dentro de 1 minuto a 8 minutos após aplicação do fio de espuma.
2. 0 processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a espuma PU de lata estar contida num recipiente aerossol.
3. O processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por sobre a peça a colar antes da respectiva pressão sobre a base de colagem ou camada de colagem ser aplicado um agente acelerador à base de água.
4. O processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o agente acelerador ser pulverizado sobre a peça a colar.
5. O processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizado por o agente acelerador conter um catalisador. 2
6. Um processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 3 a 5, caracterizado por o agente acelerador conter um agente extensor de cadeia (chain extender) . Lisboa, 29 de Outubro de 2010
PT03789262T 2002-12-19 2003-12-13 Processo para a realização de uma colagem e conjunto de colagem para a realização de uma colagem PT1575904E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10260082A DE10260082A1 (de) 2002-12-19 2002-12-19 Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von Isocyanaten

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1575904E true PT1575904E (pt) 2010-11-09

Family

ID=32404069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03789262T PT1575904E (pt) 2002-12-19 2003-12-13 Processo para a realização de uma colagem e conjunto de colagem para a realização de uma colagem

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7851648B2 (pt)
EP (1) EP1575904B2 (pt)
JP (1) JP4324558B2 (pt)
KR (1) KR101032936B1 (pt)
CN (1) CN1312123C (pt)
AT (1) ATE484492T1 (pt)
AU (1) AU2003293871A1 (pt)
DE (2) DE10260082A1 (pt)
ES (1) ES2353005T5 (pt)
MX (1) MXPA05006058A (pt)
PT (1) PT1575904E (pt)
WO (1) WO2004056756A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102004032871A1 (de) * 2004-07-07 2006-02-09 Bayer Materialscience Ag Verfahren zur Herstellung von Polyisocyanaten durch adiabate Phosgenierung von primären Aminen
CN100556521C (zh) 2005-04-08 2009-11-04 亨茨曼国际有限公司 螺旋混合喷嘴和用于混合两种或多种流体的方法及用于制造异氰酸酯的工艺
ES2453145T3 (es) * 2005-05-30 2014-04-04 Huntsman International Llc Procedimiento para la preparación de poliisocianatos de la serie difenilmetano
DE102005043799A1 (de) 2005-09-13 2007-04-12 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Isocyanaten
CN100339363C (zh) * 2006-05-08 2007-09-26 江苏安邦电化有限公司 一种丁基异氰酸酯的制备方法
DE102006022448A1 (de) * 2006-05-13 2007-11-15 Bayer Materialscience Ag Verfahren zur Herstellung von Isocyanaten
US7547801B2 (en) * 2006-06-26 2009-06-16 Bayer Materialscience Llc Process for the continuous preparation of isocyanates
KR101440166B1 (ko) * 2006-10-26 2014-09-12 바스프 에스이 이소시아네이트의 제조 방법
JP5460327B2 (ja) * 2006-11-07 2014-04-02 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア イソシアネートの製造方法
EP2089357B1 (de) * 2006-12-11 2016-09-21 Basf Se Verfahren zur herstellung von isocyanaten
EP2060560B1 (en) * 2007-11-14 2016-04-13 Covestro Deutschland AG Preparation of light-colored isocyanates
DE102007061688A1 (de) 2007-12-19 2009-06-25 Bayer Materialscience Ag Verfahren und Mischaggregat zur Herstellung von Isocyanaten durch Phosgenierung primärer Amine
DE102008012037A1 (de) 2008-03-01 2009-09-03 Bayer Materialscience Ag Verfahren zur Herstellung von Methylen-diphenyl-diisocyanaten
DE102008000785A1 (de) * 2008-03-20 2009-09-24 Evonik Röhm Gmbh Verfahren zur Herstellung von Methacrylsäure
CN102056895A (zh) * 2008-06-09 2011-05-11 独立行政法人产业技术总合研究所 异氰酸酯化合物的制备方法
CN101357898B (zh) * 2008-08-29 2010-12-15 江苏安邦电化有限公司 一种正丁基异氰酸酯的制备方法
DE102008054587A1 (de) * 2008-12-12 2010-06-17 Basf Se Verfahren zur Rückspaltung von in einer Flüssigkeit F enthaltenen Michael-Addukten, die bei der Herstellung von Acrylsäure oder deren Ester gebildet wurde
US8835673B2 (en) 2009-12-04 2014-09-16 Basf Se Process for preparing isocyanates
US20110230679A1 (en) * 2010-03-16 2011-09-22 Dow Global Technologies, Inc. Reactive Static Mixer
US20110228630A1 (en) * 2010-03-16 2011-09-22 Dow Global Technologies, Inc. Reduced Transit Static Mixer Configuration
CN101805272B (zh) * 2010-04-21 2013-08-28 万华化学集团股份有限公司 一种通过界面光气化反应制备异氰酸酯的方法
WO2012049158A1 (de) * 2010-10-14 2012-04-19 Basf Se Verfahren zur herstellung von isocyanaten
US9321720B2 (en) 2010-10-14 2016-04-26 Basf Se Process for preparing isocyanates
US8907124B2 (en) 2010-11-17 2014-12-09 Basf Se Process for preparing methylenedi(phenyl isocyanate)
PT2640694T (pt) 2010-11-17 2019-04-29 Basf Se Processo para a preparação de metileno difenil diisocianato
US8933262B2 (en) 2011-05-24 2015-01-13 Basf Se Process for preparing polyisocyanates from biomass
KR20140037139A (ko) 2011-05-24 2014-03-26 바스프 에스이 바이오매스로부터 폴리이소시아네이트의 제조 방법
EP2559658A1 (en) * 2011-08-19 2013-02-20 Huntsman International LLC A process to separate phosgene and hydrogen chloride from a fluid stream comprising phosgene and hydrogen chloride
EP2751073B2 (de) * 2011-09-02 2022-12-14 Basf Se Verfahren zur herstellung von isocyanaten
JP6225190B2 (ja) 2012-09-24 2017-11-01 コベストロ、ドイチュラント、アクチエンゲゼルシャフトCovestro Deutschland Ag ジアミン懸濁液をホスゲン化することによりジイソシアネートを生成する方法
US9126904B2 (en) * 2012-10-24 2015-09-08 Basf Se Process for preparing isocyanates by phosgenation of amines in the liquid phase
CN104755458B (zh) * 2012-10-24 2017-06-20 巴斯夫欧洲公司 通过在液相中光气化胺制备异氰酸酯的方法
CN103214397B (zh) * 2013-04-15 2015-02-25 湘潭大学 连续制备1,5-萘二异氰酸酯的方法
EP3122720B1 (de) * 2014-03-27 2018-06-13 Covestro Deutschland AG Verfahren zum betreiben einer gasphasenphosgenierungsanlage
WO2015144658A1 (de) * 2014-03-27 2015-10-01 Bayer Materialscience Ag Verfahren zur herstellung von isocyanaten
PT3134384T (pt) * 2014-04-23 2019-01-29 Basf Se Processo para a produção de isocianatos em carbonatos de dialquilo como solvente
KR20170058927A (ko) * 2014-09-19 2017-05-29 코베스트로 도이칠란트 아게 이소시아네이트의 기체 상 제조 방법
CN104356028B (zh) * 2014-09-29 2017-10-20 湖南海利常德农药化工有限公司 一种连续化生产制备3,4二氯苯基异氰酸酯的方法
KR20180022843A (ko) * 2015-06-29 2018-03-06 코베스트로 도이칠란트 아게 폴리이소시아네이트를 제조하는 방법
HUE046418T2 (hu) 2015-06-29 2020-03-30 Covestro Deutschland Ag Eljárás kémiai átalakításokhoz hidrogénklorid biztosítására
KR20190120803A (ko) * 2017-03-06 2019-10-24 다우 글로벌 테크놀로지스 엘엘씨 이소시아네이트를 제조하는 방법
US10875827B2 (en) * 2018-11-13 2020-12-29 Covestro Deutschland Ag Process for preparing an isocyanate by partly adiabatic phosgenation of the corresponding amine
WO2021122625A1 (de) 2019-12-18 2021-06-24 Covestro Deutschland Ag Verfahren zur herstellung von di- und polyisocyanaten der diphenylmethanreihe
KR20230058164A (ko) 2020-09-01 2023-05-02 바스프 에스이 이소시아네이트의 제조 방법
WO2022147830A1 (zh) * 2021-01-11 2022-07-14 万华化学集团股份有限公司 一种制备多异氰酸酯的方法及反应装置
CN113666844A (zh) * 2021-09-22 2021-11-19 德州绿霸精细化工有限公司 一种连续生产2,6-二氟苯甲酰基异氰酸酯的方法
CN114685315B (zh) * 2022-05-09 2023-07-21 山东新和成精化科技有限公司 一种异氰酸酯的制备方法及装置
CN114920668B (zh) * 2022-05-13 2023-10-13 万华化学集团股份有限公司 一种制备低氯代杂质异氰酸酯的方法

Family Cites Families (62)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA832432A (en) 1970-01-20 Mobay Chemical Company Phosgenation of amines
DE156844C (pt)
US2822373A (en) * 1958-02-04 Amine
GB191323728A (en) 1912-02-24 1913-12-18 Signal Gmbh An Improved Radiating System for Signalling by Electric Waves from Aeroplanes.
DE844896C (de) 1944-04-04 1952-09-15 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von organischen Isocyanaten
US2683160A (en) 1953-03-19 1954-07-06 Du Pont Preparation of aromatic isocyanates
DE949227C (de) 1953-03-27 1956-09-13 Bayer Ag Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von Isocyanaten
DE952086C (de) 1953-05-08 1956-11-08 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Isocyanaten
DE949228C (de) 1953-06-26 1956-09-13 Bayer Ag Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von aromatischen einkernigen Diisocyanaten
DE958558C (de) 1953-06-27 1957-02-21 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Isocyanaten
GB763535A (en) 1954-03-15 1956-12-12 Du Pont Preparation of organic isocyanates
DE1037444B (de) 1954-03-15 1958-08-28 Du Pont Verfahren zur Herstellung organischer Isocyanate
GB827376A (en) 1955-03-17 1960-02-03 France Etat Improvements in the manufacture of isocyanates
DE1175666B (de) 1955-03-17 1964-08-13 Toulousaine De Prod Chim Iatol Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von Isocyanaten
DE1146872B (de) 1959-01-29 1963-04-11 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von organischen Isocyanaten
US3226410A (en) 1962-07-20 1965-12-28 Fmc Corp Continuous method of preparing aromatic isocyanates
DE1192641B (de) 1963-10-09 1965-05-13 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Isocyanaten
US3321283A (en) 1963-12-23 1967-05-23 Mobay Chemical Corp Apparatus for conducting rapid chemical reactions
GB1034285A (en) 1964-05-29 1966-06-29 Ici Ltd Organic isocyanates
US3381025A (en) 1964-06-29 1968-04-30 Hodogaya Chemical Co Ltd Process for preparing isocyanates
DE1233854B (de) 1965-03-03 1967-02-09 Bayer Ag Verfahren zum Herstellen von Isocyanaten
FR1469105A (fr) 1965-12-27 1967-02-10 Toulousaine De Prod Chim Toloc Procédé de fabrication d'esters isocyaniques
AT277982B (de) 1966-11-18 1970-01-12 Chemokomplex Vegyipari Gep Es Verfahren zur halbkontinuierlichen oder kontinuierlichen Herstellung von aromatischen Mono- und Diisocyanaten
GB1255638A (en) 1967-12-01 1971-12-01 Du Pont Improvements in mixing apparatus
BE711392A (pt) 1968-02-28 1968-07-01 Gnii Pi Azotnoj
GB1238669A (pt) 1968-03-12 1971-07-07
US3574695A (en) 1968-04-11 1971-04-13 Du Pont Two-stage phosgenation process for producing organic isocyanates
AT278686B (de) 1968-05-29 1970-02-10 Voest Ag Verfahren zum Walzen von im Stranggußverfahren gegossenen Strängen
GB1212249A (en) 1968-10-08 1970-11-11 Ici Ltd Production of isoctanates
DE2058032A1 (de) 1970-11-25 1972-05-31 Zimmer Ag Ind Anlagen Verfahren und Vorrichtung zur kontinuierlichen Herstellung von Isocyanaten
DE2112181A1 (de) 1971-03-13 1972-10-05 Basf Ag Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von organischen Isocyanaten
BE790461A (fr) 1971-10-25 1973-02-15 Quimco Gmbh Procede de production d'isocyanates organiques
US3801518A (en) 1972-02-28 1974-04-02 Du Pont Flexible polyurethane foam having improved compression set
DE2404773A1 (de) 1974-02-01 1975-08-21 Basf Ag Verfahren zur herstellung von organischen isocyanaten
US3912600A (en) 1974-05-09 1975-10-14 Upjohn Co Recovery of polymethylene polyphenyl polyisocyanate from a phoshenosed polyamine feed
DD132340B1 (de) 1975-09-23 1983-06-08 Hans Iben Verfahren zur phosgenierung von aminen zu mono-,di-und polyisocyanaten
DE2624285A1 (de) 1976-05-31 1977-12-22 Basf Ag Verfahren zur kontinuierlichen herstellung von organischen isocyanaten
US4096165A (en) 1976-11-01 1978-06-20 Allied Chemical Corporation Method of manufacturing aromatic isocyanates
DE2827979A1 (de) * 1978-06-26 1980-01-17 Henkel Kgaa 13,15-dioxabicyclo eckige klammer auf 10.5.0 eckige klammer zu heptadecane, deren herstellung und verwendung als riechstoff, sowie diese enthaltende riechstoffkompositionen
CA1137076A (en) 1978-12-13 1982-12-07 John R. Bauer Fluid spray mixer - reactor system
DE2908703A1 (de) 1979-03-06 1980-09-11 Heinz Hartmann Vorrichtung zum abfuellen von pastoesen massen in eine quetschtube
JPS5748954A (en) 1980-09-10 1982-03-20 Mitsui Toatsu Chem Inc Preparation of organic isocyanates
US4422976A (en) 1981-04-07 1983-12-27 Mitsui Toatsu Chemicals, Incorporated Continuous preparation of organic isocyanates
DE3121036A1 (de) 1981-05-27 1982-12-16 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur kontinuierlicehn herstellung von organischen mono- oder polyisocyanaten
DE3323882A1 (de) 1982-10-09 1984-04-12 Chemische Werke Hüls AG, 4370 Marl Verfahren zur kontinuierlichen heissphosgenierung von aminen
JPS6010774A (ja) 1983-06-30 1985-01-19 Fujitsu Ltd 半導体装置
DE3403204A1 (de) 1984-01-31 1985-08-14 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zur kontinuierlichen herstellung von organischen mono- und/oder polyisocyanaten
DE3714439A1 (de) 1987-04-30 1988-11-10 Bayer Ag Verfahren zur herstellung von (cyclo)aliphatischen diisocyanaten
DE3717057A1 (de) 1987-05-21 1988-12-01 Bayer Ag Verfahren zur herstellung von isocyanaten
DE3736988C1 (de) 1987-10-31 1989-03-23 Bayer Ag Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von organischen Mono- und Polyisocyanaten
DE3744001C1 (de) 1987-12-24 1989-06-08 Bayer Ag Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von Mono- oder Polyisocyanaten
DE4217019A1 (de) 1992-05-22 1993-11-25 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von aromatischen Diisocyanaten
DE4412327A1 (de) 1994-04-11 1995-10-12 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Diisocyanaten
JP3864209B2 (ja) 1994-11-17 2006-12-27 バイエル・アクチエンゲゼルシヤフト イソシアネートの製造方法
DE4443642A1 (de) 1994-12-08 1996-06-13 Bayer Ag Kontinuierliches Verfahren zur Herstellung von organischen Isocyanaten
DE19523385A1 (de) 1995-06-23 1997-01-09 Bayer Ag Verfahren zur Herstellung von Triisocyanaten
DE19638567A1 (de) 1996-09-20 1998-03-26 Bayer Ag Mischer-Reaktor und Verfahren zur Durchführung von Reaktionen, insbesondere die Phosgenierung von primären Aminen
DE19800529A1 (de) 1998-01-09 1999-07-15 Bayer Ag Verfahren zur Phosgenierung von Aminen in der Gasphase unter Einsatz von Mikrostrukturmischern
DE19804915A1 (de) * 1998-02-07 1999-08-12 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Methylendi(phenylamin) und Methylendi(phenylisocyanat)
DE19817691A1 (de) 1998-04-21 1999-10-28 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Mischungen aus Diphenylmehandiisocyanaten und Polyphenylen-polymethylen-polyisocyanaten mit vermindertem Gehalt an chlorierten Nebenprodukten und verminderter Jodfarbzahl
DE10027779A1 (de) 2000-06-07 2001-12-13 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Isocyanaten
DE10158160A1 (de) * 2001-11-28 2003-06-12 Basf Ag Herstellung von Isocyanaten in der Gasphase

Also Published As

Publication number Publication date
EP1575904B2 (de) 2013-09-04
JP4324558B2 (ja) 2009-09-02
CN1312123C (zh) 2007-04-25
EP1575904A1 (de) 2005-09-21
DE50313194D1 (de) 2010-11-25
ES2353005T3 (es) 2011-02-24
KR20050089055A (ko) 2005-09-07
EP1575904B1 (de) 2010-10-13
MXPA05006058A (es) 2005-08-16
KR101032936B1 (ko) 2011-05-06
CN1729168A (zh) 2006-02-01
ES2353005T5 (es) 2014-01-09
DE10260082A1 (de) 2004-07-01
WO2004056756A1 (de) 2004-07-08
US20060252960A1 (en) 2006-11-09
JP2006510692A (ja) 2006-03-30
ATE484492T1 (de) 2010-10-15
AU2003293871A1 (en) 2004-07-14
US7851648B2 (en) 2010-12-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1575904E (pt) Processo para a realização de uma colagem e conjunto de colagem para a realização de uma colagem
PT2064298E (pt) Processo para a realização de uma colagem e conjunto de colagem para a realização de uma colagem
CN102149739B (zh) 用于将反应性粘合剂粘接到基底的改进方法
US6465104B1 (en) Modified polyurethane hotmelt adhesive
KR100573549B1 (ko) 변성 폴리우레탄 고온 용융 접착제
US4520042A (en) High-modulus, flexible urethane coating and method of preparation
US6906148B2 (en) Hot melt polyurethane adhesive compositions based on polyester block copolymers
US20070155859A1 (en) Reactive polyurethane hot melt adhesive
US4489176A (en) Polyurethane compositions useful as adhesives for insulation materials and/or facings
KR20020086571A (ko) 경질 폴리우레탄 발포체
CN101778877A (zh) 在使用温度范围内g-模量基本一致的两部分聚氨酯可固化组合物
BR112019010505A2 (pt) composição de adesivo laminado de baixa viscosidade e cura rápida
WO2019050970A1 (en) CATALYST SYSTEM FOR PREMIXES OF POLYOLS CONTAINING HYDROHALOOLEFIN EXPANSION AGENTS
KR102659375B1 (ko) 소수성 변성 이소시아네이트 관능성 프리폴리머 함유 접착제를 함유하는 조성물
JPS60179415A (ja) 噴霧性ポリマ−コ−テイング並びにその製造及び使用法
EP2398864A2 (en) Liquid moisture curable polyurethane adhesives for lamination and assembly
JP2022075914A (ja) 湿気硬化型ホットメルト接着剤組成物及び車両外装用部材
CN105764949A (zh) 具有极少或无塑化剂的改进的聚氨基甲酸酯预聚物和其在车辆玻璃粘合剂中的用途
EP2596036B2 (de) Haftfester monomerarmer pu-schaum
JP2606864B2 (ja) 補強したギプス材料
US5824713A (en) Foamable two-component material based on polyurethane
ES2280490T3 (es) Adhesivo termofusible.
JP5853295B1 (ja) 残存モノマー含有量を低減した湿気硬化型ポリウレタンプレポリマー
CN108624276A (zh) 一种聚氨酯湿气固化服装胶的制备方法
JP2001040055A (ja) 硬質ポリウレタンフォーム