BRPI1001473B1 - motocicleta - Google Patents
motocicleta Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1001473B1 BRPI1001473B1 BRPI1001473-0A BRPI1001473A BRPI1001473B1 BR PI1001473 B1 BRPI1001473 B1 BR PI1001473B1 BR PI1001473 A BRPI1001473 A BR PI1001473A BR PI1001473 B1 BRPI1001473 B1 BR PI1001473B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- starter
- motorcycle
- arm
- starter arm
- crankcase
- Prior art date
Links
Images
Landscapes
- Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
- Mechanical Control Devices (AREA)
Abstract
MOTOCICLETA. A presente invenção refere-se a uma motocicleta tendo um grau melhorado de liberdade para disposição dos componentes e um descanso principal de dimensão reduzida. A motocicleta inclui: um descanso principal (71) usado quando a motocicleta é estacionada com a roda traseira (WR) elevado do solo; um descanso lateral (72) usado quando a motocicleta é estacionada com a roda dianteira (WF) e a roda traseira (WR) apoiando-se no solo (E); e um braço de arranque (73) que é provido em um eixo de arranque (59) projetando-se do motor (50) e que é calcado por um condutor para dar partida ao motor (50). Na motocicleta, a extensão do braço de arranque (73) é ajustada de modo que, quando a motocicleta é estacionada utilizando o descanso lateral (72), o braço de arranque (73) contatará o solo antes de atingir uma posição de rotação (P2) em que o braço de arranque (73) leva o motor (50) a dar partida
Description
[001] A presente invenção refere-se a uma motocicleta e, particularmente, refere-se a um descanso lateral e a um braço de arranque de uma motocicleta.
[002] Uma motocicleta, cujo motor é inicializado por calcar um braço de arranque provido em um lado do motor é convencionalmente conhecido (ver Literatura de Patente 1, por exemplo). Esta motocicleta convencional é estruturada de tal modo que o braço de arranque contata um descanso principal, se o braço de arranque for calcado enquanto o descanso principal é retraído. Isto porque o braço de arranque deverá ser operado com uma roda traseira elevada pelo uso do descanso principal.
[003] Literatura de Patente 1 - Publicação de Pedido de Patente Examinado Japonês N° 014991/90
[004] Uma motocicleta de acordo com a Literatura de Patente I é estruturada de tal modo que o braço de arranque é trazido em contato com o descanso principal. Portanto, a disposição do braço de arranque e do descanso principal é limitada, e, assim, a motocicleta possui um baixo grau de liberdade para disposição dos componentes. Em adição, a fim de que o braço de arranque possa ser trazido em contato com o descanso principal, o descanso principal necessita ser feito grande na direção da largura do veículo ou necessita ser provido com uma projeção. Isto dificulta a redução de tamanho do descanso principal.
[005] A presente invenção tem sido realizada em vista de tais circunstâncias. Um objetivo da presente invenção é prover uma motocicleta em que um grau de liberdade para a disposição de componentes é aperfeiçoado e um descanso principal é tornado menor em tamanho. Solução para os Problemas
[006] Para atingir o objetivo acima, um primeiro aspecto da presente invenção proporciona uma motocicleta compreendendo: um chassi do veículo; uma roda dianteira suportada de modo dirigível em uma porção da extremidade dianteira do chassi do veículo; uma roda traseira oscilantemente suportada em uma porção traseira do chassi do veículo; um motor suportado abaixo do chassi do veículo; um descanso principal usado quando a motocicleta é estacionada com a roda traseira elevada do solo; um descanso lateral usado quando a motocicleta é estacionada com a roda dianteira e a roda traseira apoiando-se no solo; um braço de arranque que é provido em um eixo de arranque projetando-se do motor e que é calcado por um condutor para dar partida ao motor. Neste ciclo do motor, a extensão do braço de arranque é ajustada de modo que, quando a motocicleta é estacionada utilizan-do o descanso lateral, o braço de arranque contata o solo antes de atingir uma posição de rotação em que o braço de arranque leva o motor a dar partida.
[007] Em adição à estrutura do primeiro aspecto, um segundo aspecto da presente invenção é caracterizado em que o braço de arranque é disposto no mesmo lado, na direção da largura do veículo, como o descanso lateral.
[008] Em adição à estrutura do segundo aspecto, o terceiro aspecto da presente invenção é caracterizado em que: os estribos esquerdo e direito em par são providos, os quais são, respectivamente, dispostos em ambos os lados de um cárter do motor e sobre o qual o condutor coloca os pés; e o eixo de arranque é disposto abaixo dos estribos.
[009] Em adição à estrutura do terceiro aspecto, um quarto aspecto da presente invenção é caracterizado em que: uma barra de estribo é provida, que é suportada em uma superfície inferior do cárter na frente do eixo de arranque e se estende para fora na direção da largura do veículo, a partir da superfície inferior do cárter, os estribos sendo, respectivamente, providos em ambas as porções das extremidade da barra de estribo; e a barra de estribo é disposta projetante dentro de uma faixa de rotação do braço de arranque.
[0010] Em adição à estrutura do segundo aspecto, um quinto aspecto da presente invenção é caracterizado em que: o motor inclui uma coberta do gerador que é provida em um lado do cárter e que aloja um gerador em cooperação com o cárter, e, uma coberta da transmissão que é provida no outro lado do cárter e que aloja uma transmissão em cooperação com o cárter. O braço de arranque é disposto no mesmo lado que a coberta do gerador; e quando o braço de arranque não for usado, uma porção que o pé pisa do braço de arranque é retraída para uma posição dentro da largura da coberta do gerador na direção da largura do veículo, quando visto de cima do veículo.
[0011] Em adição à estrutura do primeiro aspecto, um sexto aspecto da presente invenção é caracterizado em que o descanso lateral é suportado em uma superfície inferior de um cárter em uma posição atrás do braço de arranque e para dentro do braço de arranque na direção da largura do veículo.
[0012] Com relação à motocicleta de acordo com o primeiro aspecto, a extensão do braço de arranque é ajustada de modo que, quando a motocicleta é estacionada utilizando o descanso lateral, o braço de arranque deverá contatar o solo antes de atingir a posição de rotação em que o braço de arranque leva o motor a ser inicializado. Deste modo, o ajuste da extensão do braço de arranque é apenas necessário para impossibilitar o motor a dar partida com o uso do braço de arranque, quando a motocicleta é estacionada utilizando o descanso lateral. Por tal razão, o braço de arranque não necessita ser trazido em contato com o descanso principal e, assim, não há limitação da disposição do braço de arranque e descanso principal. Consequentemente, um grau de liberdade para disposição dos componentes é aperfeiçoado. Em adição, uma vez que o braço de arranque não necessita ser trazido em contato com o descanso principal, o descanso principal pode ser reduzido em dimensão.
[0013] Com relação à motocicleta de acordo com o segundo aspecto, o braço de arranque é disposto no mesmo lado, na direção da largura do veículo, como o descanso lateral. Deste modo, quando a motocicleta é estacionada utilizando o descanso lateral, a motocicleta inclina-se para o lado do descanso lateral. Consequentemente, comparado ao caso em que o braço de arranque é disposto no lado oposto ao descanso lateral, a extensão do braço de arranque pode ser tornada curta e, assim, o peso da motocicleta pode ser reduzido.
[0014] Com relação à motocicleta de acordo com o terceiro aspecto, os estribos esquerdo e direito em par são providos, os quais são, respectivamente, dispostos em ambos os lados do cárter do motor e sobre o qual o condutor coloca os pés e o eixo de arranque é disposto abaixo dos estribos. Deste modo, a distância do eixo de arranque até o solo pode ser tornada menor. Consequentemente, a extensão do braço de arranque pode ser tornada curta, e, assim o peso da motocicleta pode ser reduzido.
[0015] Com relação à motocicleta de acordo com o quarto aspecto, é provida a barra de estribo que é suportada na superfície inferior do cárter na frente do eixo de arranque, que se estende para fora na direção da largura do veículo, a partir da superfície inferior do cárter e que tem os estribos, respectivamente, providos em suas ambas as porções da extremidade. A barra de estribo é disposta projetante dentro da faixa de rotação do braço de arranque. Este arranjo da barra de estribo leva o braço de arranque a contatar com a barra de estribo mesmo quando o braço de arranque gira excessivamente para a frente para passar a porção mais baixa da faixa de rotação. Deste modo, a barra de estribo pode ser usada como um batente ou limitador para o braço de arranque. Além do mais, uma força do braço de arranque move-se para a porção mais baixa. Portanto, mesmo que o braço de arranque contate a barra de estribo, a força de contato pode ser tornada menor.
[0016] Com relação à motocicleta de acordo com o quinto aspecto, o motor inclui: a coberta de gerador que é provida em um lado do cárter e que aloja o gerador em cooperação com o cárter; e a coberta de transmissão que é provida no outro lado do cárter e que aloja a transmissão em cooperação com o cárter. O braço de arranque é disposto no lado da coberta do gerador. Quando o braço de arranque não é usado, a porção que o pé pisa do braço de arranque é retraída para uma posição dentro da largura da coberta do gerador na direção da largura do veículo, quando visto de cima o veículo. Consequentemente, a quantidade de projeção do braço de arranque a partir do motor, quando o braço de arranque não é usado, pode ser reduzida, e, deste modo a motocicleta é reduzida em dimensão na direção da largura do veículo.
[0017] Com relação à motocicleta de acordo com o sexto aspecto, o descanso lateral é suportado na superfície inferior do cárter em uma posição atrás do braço de arranque e para dentro do braço de arranque na direção da largura do veículo. Consequentemente, mesmo que o descanso lateral e o braço de arranque estejam dispostos no mesmo lado na direção da largura do veículo, a faixa de rotação do braço de arranque pode ser tornada grande.
[0018] A Figura 1 é uma vista lateral esquerda para ilustrar uma concretização de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
[0019] A Figura 2 é uma vista lateral esquerda de uma área em torno de um motor mostrado na Figura I.
[0020] A Figura 3 é uma vista de topo de uma área em torno do motor mostrado na Figura 2.
[0021] A Figura 4 é uma vista do fundo de uma área em torno do motor mostrado na Figura 2.
[0022] A Figura 5 é uma vista lateral esquerda de uma área em torno do motor para ilustrar um estado em que um braço de arranque fica em contato com uma barra de estribo.
[0023] A Figura 6 é uma vista em elevação dianteira de uma área em torno do motor para ilustrar o estado em que o braço de arranque fica em contato com a barra de estribo.
[0024] A Figura 7 é uma vista lateral esquerda para ilustrar um estado em que o braço de arranque fica em contato com o solo quando a motocicleta está estacionada utilizando um descanso lateral.
[0025] A Figura 8 é uma vista em elevação traseira para ilustrar o estado em que o braço de arranque fica em contato com o solo quando a motocicleta está estacionada utilizando o descanso lateral.
[0026] A Figura 9 é uma vista lateral esquerda de uma área em torno do motor para ilustrar uma modificação da motocicleta de acordo com a presente invenção.
[0027] A seguir, uma concretização de uma motocicleta de acordo com a presente invenção será descrita em detalhes com referência aos desenhos. Note-se que os desenhos deverão ser vistos em uma direção em que os números de referência são orientados. Na descrição abaixo, as direções para frente e atrás, para esquerda e direita e para cima e para baixo são definidas como direções vistas do lado do condutor. Nos desenhos, a frente do veículo é indicada por Fr, atrás por Rr, a esquerda por L e a direita por R, a direção para cima por U e a direção para baixo por D.
[0028] Como mostrado na Figura 1, uma motocicleta 10 desta concretização inclui um chassi do veículo 11 que é formado de: um tubo dianteiro 12 provido em uma sua extremidade dianteira; uma armação principal 13 que se estende obliquamente para baixo para trás do tubo dianteiro 12; placas pivôs esquerda e direita em par 14 que são cada qual conectada à uma porção da extremidade traseira da armação principal 13 e que se estende para baixo; armações traseiras esquerda e direita em par 15 que são cada qual conectada à uma porção da extremidade traseira da armação principal 13 e que se estende obliquamente para cima para trás primeiro e então horizontalmente para trás; e sub-armações esquerda e direita em par 16 que são, cada qual conectada à uma porção intermediária da armação principal 13 e que se estende obliquamente para cima para trás,e que tem suas porções das extremidade traseira conectadas às respectivas armações traseiras 15. Um motor 50 é suspenso na armação principal 13 e placas pivôs 14.
[0029] Em adição, a motocicleta 10 inclui: um garfo dianteiro 21 suportado de modo dirigível no tubo dianteiro 12; uma roda dianteira WF giratoriamente suportada em uma porção da extremidade inferior do garfo dianteiro 21; uma alavanca de direção 22 provida em uma porção da extremidade superior do garfo dianteiro 21; um braço oscilante 23 oscilantemente suportada nas placas pivôs 14; uma roda traseira WR rotativamente suportada nas porções da extremidade trasei-ra do braço oscilante 23; e unidades amortecedoras 24 cada qual conectada entre o braço oscilante 23 e uma correspondente das armações traseiras 15.
[0030] Note-se que, na Figura I, o número de referência 31 é um farol dianteiro, 32 uma coberta do farol dianteiro, 33 uma coberta dianteira, 34 uma coberta lateral dianteira, 35 um protetor de perna, 36 uma coberta lateral inferior, 37 uma coberta superior do lado traseiro, 38 uma coberta inferior do lado traseiro, 39 um espelho lateral, 40 um pára-lama dianteiro, 41 um assento, 42 uma caixa de armazenagem, 43 um tanque de combustível, 44 um trilho agarrador, 45 um farol traseiro e 46 um pára-lama traseiro.
[0031] O motor 50 é um motor de cilindro simples resfriado a ar e, como mostrado na Figura I, uma sua caixa ou invólucro principalmente inclui: um cárter 51, um bloco de cilindro 52 fixado em uma porção da extremidade dianteira do cárter 51; uma cabeça do cilindro 53 provida em uma porção da extremidade dianteira do bloco de cilindro 52; uma coberta da cabeça de cilindro 54 que cobre uma abertura dianteira da cabeça do cilindro 53; uma coberta do gerador 55 que é provida em uma superfície do lado esquerdo do cárter 51 e que aloja um gerador G em cooperação com o cárter 51; uma coberta de transmissão 56 (ver figura 3) que é provida em uma superfície do lado direito do cárter 51 e que aloja uma transmissão M em cooperação com o cárter 51; e uma coberta de roda dentada 58 que cobre uma roda dentada aciona- dora 57 provida em uma parede do lado esquerdo do cárter 51.
[0032] A transmissão M é uma transmissão continuamente variável do tipo correia. Como mostrado na Figura 3, a transmissão M inclui: uma roldana primária Ml provida em uma porção da extremidade direita de um eixo de manivela S1 provido com o gerador G em uma sua porção da extremidade esquerda; uma roldana secundária M2 provida em torno do eixo geométrico de um eixo de saída S2; uma correia M3 suspensa entre a roldana primária Ml e a roldana secundária M2; e uma embreagem centrífuga M4 provida no eixo geométrico do eixo de saída S2 como a roldana secundária M2 é. Quando o número de rotações do eixo de manivela S1 atingir ou exceder um predeterminado número de rotações, uma força de acionamento rotativa do eixo de manivela S1 é transmitida à roda dentada de acionamento 57 através da roldana primária Ml, da correia M3, da roldana secundária M2 e então da embreagem centrífuga M4.
[0033] Em adição, como mostrado na Figura I, um corpo regulador 62 é conectado a um orifício de admissão (não mostrado) formado em uma parede lateral superior da cabeça do cilindro 53 com um tubo de admissão 61 interposto entre os mesmos. Um silencioso 66 é conectado a um orifício de exaustão (não mostrado) formado em uma parede do lado inferior da cabeça do cilindro 53 com um tubo de exaustão 65 interposto entre os mesmos.
[0034] Em adição, como mostrado nas Figuras 2 a 4, a motocicleta 10 desta concretização inclui: um descanso principal 71 que é suportado de modo girável em uma porção da extremidade inferior da placa pivô 14 e que é usado quando a motocicleta 10 é estacionada com uma roda traseira WR elevada do solo E; um descanso lateral 72 que é fixado em uma superfície inferior traseira do cárter 51 do motor 50 e que é usado quando a motocicleta 10 é estacionada com a roda dian-teira WF e a roda traseira WR apoiando-se no solo E; um braço de arranque 73 que é provido em um eixo de arranque 59 projetante de uma parede lateral esquerda do cárter 51 do motor 50 e que é calcado por um condutor para dar partida ao motor 50; e estribos esquerdo e direito em par 74 que são providos em uma superfície inferior de uma porção dianteira do cárter 51 do motor 50 e no qual o condutor coloca os pés.
[0035] O descanso lateral 72 é provido na superfície inferior traseira do cárter 51 em um seu lado esquerdo na direção da largura do veículo com um estai de descanso lateral 80 interposto entre os mesmos. O estai de descanso lateral 80 é um membro em formato de placa in- cluindo: um membro de placa achatado 81 preso na superfície inferior traseira do cárter 51 com três parafusos 83; e um porção encurvada 82 que é uma porção da extremidade esquerda do membro de placa achatado 81 encurvado obliquamente para baixo. Além do mais, o descanso lateral 72 é suportado de modo girável e pivotável na porção encurvada 82 do estai de descanso lateral 80 com um parafuso 84 e uma porca 85. Note-se que o número de referência 86 na Figura 2 é uma mola de tensão para manter o descanso lateral 72 em uma posição retraída.
[0036] Em adição, nesta concretização, como mostrado nas Figuras 2 e 4, o descanso lateral 72 é disposto atrás do braço de arranque 73. A linha em ponto-traço na Figura 3 indica um estado em que o braço de arranque 73 passa um lado do descanso lateral 72 no curso de rotação. Como mostrado na Figura 3, o descanso lateral 72 é disposto em um lado interno na direção da largura do veículo, de modo que o descanso lateral 72 deverá ser posicionado para dentro de uma faixa de rotação R do braço de arranque 73. Consequentemente, mesmo que o descanso lateral 72 e o braço de arranque 73 fossem dispostos no mesmo lado na direção da largura do veículo, a faixa de rotação R do braço de arranque 73 pode ser tornada grande.
[0037] Como mostrado nas Figuras 2 e 3, o braço de arranque 73 inclui uma porção de base 73a fixada no eixo de arranque 59 com um parafuso 73c e uma porção de braço substancialmente em formato de L 73b ajustada de modo girável na porção de base 73a. Formada em uma porção da extremidade distai da porção de braço 73b está uma porção que o pé pisa 73d sobre a qual o condutor coloca o pé quando utilizar o braço de arranque 73. Nesta concretização, o braço de ar-ranque 73 é disposto no lado da coberta do gerador 55 (lado esquerdo na direção da largura do veículo) que é o mesmo lado, na direção da largura do veículo, que o descanso lateral 72 está disposto.
[0038] Em adição, nesta concretização, como mostrado nas Figuras 2 e 3, quando o braço de arranque 73 não é usado, a porção que o pé pisa 73d da sua porção de braço 73b é retraída para uma posição dentro da largura da coberta do gerador 55 na direção da largura do veículo, quando visto de cima do veículo, especificamente, em uma posição acima da coberta do gerador 55. Consequentemente, a quantidade de projeção do braço de arranque 73 a partir do motor 50 (coberta do gerador 55) quando o braço de arranque 73 não é usado po-de ser reduzida. Na Figura 2, o braço de arranque 73 indicado pela linha de ponto-traço representa o braço de arranque 73 não sendo usado, na posição retraída. O braço de arranque 73 indicado pela linha de traço dois pontos representa o braço de arranque 73 sendo usado, em uma posição inicial P1. O braço de arranque 73 indicado pela linha sólida representa o braço de arranque 73 numa posição de rotação em que o braço de arranque 73 leva o motor 50 a se inicializar, isto é, a uma posição de rotação da partida do motor P2.
[0039] Em adição, nesta concretização, como mostrado nas Figuras 7 e 8, a extensão do braço de arranque 73 é ajustada de modo que, quando a motocicleta é estacionada utilizando o descanso lateral 72, o braço de arranque 73 deverá contatar o solo antes do braço de arranque 73 atingir a posição de rotação de partida do motor P2. Consequentemente, o motor não pode ser inicializado com o uso do braço de arranque 73 quando a motocicleta é estacionada usando o descanso lateral 72. Note-se que o braço de arranque 73 indicado pela linha só-lida na Figura 7 representa o braço de arranque 73 em contato com o solo e, a uma posição de rotação de contato P4.
[0040] Aqui, como mostrado na Figura 8, em um estado em que o descanso lateral 72 é usado e deste modo um corpo de veículo é inclinado para o descanso lateral 72, uma distância L1 a contar do eixo geométrico do eixo de arranque 59 até o solo E, quando o braço de arranque 73 é disposto no mesmo lado que o descanso lateral 72 é menor do que uma distância 12 a partir do eixo geométrico do eixo de arranque 59 até o solo E, quando o braço de arranque 73 é disposto no lado oposto ao descanso 72. Portanto, quando o braço de arranque 73 é disposto no mesmo lado que o descanso lateral 72, comparado ao caso em que o braço de arranque 73 é disposto no lado oposto ao descanso lateral 72, a extensão do braço de arranque 73 pode ser tornada curta quando a extensão do braço de arranque 73 é ajustada de modo que o motor 50 não pode ser inicializado com o uso do braço de arranque 73, quando a motocicleta 10 é estacionada usando o descanso lateral 72.
[0041] Os estribos 74 são providos em uma superfície inferior dianteira do cárter 51 com um retentor de estribo 90. O retentor de estribo 90 inclui, bases de retentor esquerda e direita em par 91, cada qual fixada na superfície inferior dianteira do cárter 51 por dois parafusos 94 com respectivos membros amortecedores de vibração 92 entre os mesmos; e uma barra de estribo em formato de tubo 93 fixada em um meio que seja assentado através das bases de retentor esquerda e direita em par 91. Os estribos 74 são providos em ambas as porções da extremidade da barra de estribo 93 e são deste modo dispostos em ambos os lados, na direção da largura do veículo, do cárter 51 do motor 50, respectivamente.
[0042] Em adição, nesta concretização, como mostrado na Figura 2, o eixo de arranque 59 é disposto abaixo dos estribos 74. Isto leva a distância do eixo de arranque 59 até o solo E a se tornar curta. Deste modo, quando a extensão do braço de arranque 73 for ajustada de modo que o motor 50 não possa ser inicializado com o braço de arranque 73 quando a motocicleta 10 está estacionada usando o descanso lateral 72, a extensão do braço de arranque 73 pode ser tornada curta.
[0043] Em adição, como mostrado na Figura 2, a barra de estribo 93 é suportada na superfície inferior dianteira do cárter 51 com as bases de retentor 91 na frente do eixo de arranque 59. A barra de estribo 93 é formada para se estender para fora na direção da largura do veículo da superfície inferior dianteira do cárter 51 e então para se estender para cima para trás enquanto sendo encurvada. Como mostrado nas Figuras 5 e 6, a barra de estribo 93 é disposta projetando-se dentro da faixa de rotação R. Isto leva o braço de arranque 73 a contatar a barra de estribo 93, mesmo quando o braço de arranque 73 girar excessivamente para a frente para passar a porção mais baixa da faixa de rotação R. Nesta maneira, a barra de estribo 93 serve como um batente para o braço de arranque 73. Na Figura 5, o braço de arranque 73 indicado pela linha sólida representa o braço de arranque em contato com a barra de estribo 93, em uma posição de rotação de contato P3 e o braço de arranque 73 indicado pela linha tracejada representa o braço de arranque 73 passando um lado do descanso lateral 72, a uma posição de rotação de passagem P5.
[0044] Como descrito acima, de acordo com a motocicleta 10 desta concretização, a extensão do braço de arranque 73 é ajustada de modo que, quando a motocicleta 10 é estacionada usando um descanso lateral 72, o braço de arranque 73 deverá contatar o solo E antes de atingir a posição de rotação de partida do motor P2. Deste modo, o ajuste da extensão do braço de arranque 73 é apenas necessário para tornar impossível o motor a inicializar com o uso de braço de arranque 73 quando a motocicleta 10 está estacionada usando o descanso lateral 72. Por causa disso, o braço de arranque 73 não necessita ser trazido em contato com o descanso principal 71 e assim não há limitação no arranjo do braço de arranque 73 e no descanso principal 71. Consequentemente, um grau de liberdade para disposição de componentes é melhorado. Em adição, uma vez que braço de arranque 73 não necessita ser trazido em contato com o descanso principal 71,o descanso principal 71 pode ser reduzido em tamanho.
[0045] Em adição, de acordo com a motocicleta 10 nesta concretização, o braço de arranque 73 é disposto no mesmo lado que o descanso lateral 72 na direção da largura do veículo. Deste modo, quando a motocicleta 10 é estacionada com o uso de descanso lateral 72, a motocicleta 10 inclina-se para o lado do descanso lateral 72. Consequentemente, em comparação ao caso em que o braço de arranque 73 é disposto no lado oposto ao descanso lateral 72, a extensão do braço de arranque 73 pode ser tornada curta e, assim, o peso da motocicleta 10 pode ser reduzido. A extensão do braço de arranque 73 é ajustada de modo que, quando a motocicleta 10 é estacionada utilizando o descanso lateral 72, o braço de arranque 73 deverá contatar o solo antes de atingir a posição de rotação de partida do motor P2.
[0046] Em adição, de acordo com a motocicleta 10 nesta concretização, os estribos esquerdo e direito em par 74 são providos, que são respectivamente dispostos em ambos os lados do cárter 51 do motor 50 e sobre os quais o condutor coloca os pés e o eixo de arranque 59 é disposto abaixo dos estribos 74. Deste modo, a distância L1 do eixo de arranque 59 até o solo E pode ser tornada menor. Consequente-mente, a extensão do braço de arranque 73 pode ser tornada curta, e, assim, o peso da motocicleta 10 pode ser reduzido. A extensão do braço de arranque 73 é ajustada de modo que, quando a motocicleta 10 é estacionada utilizando o descanso lateral 72, o braço de arranque 73 deverá contatar o solo E antes de atingir a posição de rotação de partida do motor P2.
[0047] Em adição, de acordo com a motocicleta 10 nesta concretização, a barra de estribo 93 é provida, que é suportada na superfície inferior do cárter 51 na frente do eixo de arranque 59 que se estende para fora na direção da largura do veículo, a partir da superfície inferior do cárter 51 e que possui os estribos 74, respectivamente, providos em ambas as suas porções de extremidade. A barra de estribo 93 é disposta projetando-se dentro da faixa de rotação R do braço de arranque 73. Esta disposição da barra de estribo 93 leva o braço de arranque 73 a contatar a barra de estribo 93 mesmo quando o braço de arranque 73 gira excessivamente para a frente para passar a porção mais baixa da faixa de rotação R. Deste modo, a barra de estribo 93 pode ser usada como um batente para o braço de arranque 73. Além do mais, uma força do braço de arranque 73 que se move para a frente é pequena em comparação à uma força do braço de arranque 73 que se move para porção mais baixa. Consequentemente, mesmo que o braço de arranque 73 contate a barra de estribo 93, a força de contato pode ser tornada menor.
[0048] Em adição, de acordo com a motocicleta 10 nesta concretização, o motor 50 inclui: a coberta do gerador 55 que é provida no lado esquerdo do cárter 51 e que aloja o gerador G em cooperação com o cárter 51; e a coberta de transmissão 56 que é provida no lado direito do cárter 51 e que aloja a transmissão M em cooperação com o cárter 51. O braço de arranque 73 é disposto no lado da coberta do gerador 55. Quando o braço de arranque 73 não é usado, a porção que o pé pisa 73d do braço de arranque 73 é retraída para uma posição dentro da largura da coberta do gerador 55 na direção da largura do veículo, quando visto de cima do veiculo. Consequentemente, a quantidade de projeção do braço de arranque 73 a partir do motor 50, quando o braço de arranque 73 não é usado pode ser reduzida,e, deste modo a motocicleta 10 pode ser reduzida em dimensão na direção da largura do veículo.
[0049] Em adição, de acordo com a motocicleta 10 nesta concretização, o descanso lateral 72 é suportado na superfície inferior do cárter 51 em uma posição atrás do braço de arranque 73 e para dentro do braço de arranque 73 na direção da largura do veículo. Consequente- mente, mesmo que o descanso lateral 72 e o braço de arranque 73 estivessem dispostos no mesmo lado na direção da largura do veículo, a faixa de rotação R do braço de arranque 73 pode ser tornada grande.
[0050] Ainda, como uma modificação desta concretização, como mostrado na Figura 9, um interruptor de descanso lateral 87 pode ser provido em uma porção articulada no descanso lateral 72. O interruptor de descanso lateral 87 determina um estado de uso do descanso lateral 72 por detectar um ângulo de rotação do descanso lateral 72 e quando a motocicleta 10 é estacionada usando o descanso lateral 71, o controle pode ser realizado de modo que a ignição e injeção de combustível sejam cortadas.
[0051] Note-se que a presente invenção não está limitada à concretização acima exemplificada e modificações podem ser feitas apropriadamente, sem se distanciar do escopo da presente invenção.
[0052] Por exemplo, na concretização acima, a extensão do braço de arranque 73 é ajustada de modo que este contatará o solo E antes de atingir a posição de rotação de partida do motor P2; todavia, a presente invenção não está limitada a isto e o braço de arranque 73 pode ser provido com uma projeção ou um membro separado, de modo que o braço de arranque contatará o solo E com a mesma. Listagem de Referência 10 motocicleta 11 chassi do veiculo 50 motor 51 cárter 55 coberta do gerador 56 coberta de transmissão 59 eixo de arranque 71 descanso principal 72 descanso lateral 73 braço de arranque 73d porção que o pé pisa 74 estribo 80 estai de descanso lateral 90. retentor de estribo 93 barra de estribo WF roda dianteira WR roda traseira G gerador M transmissão R faixa de rotação do braço de arranque E solo P1 posição inicial do braço de arranque P2 posição de rotação de partida do motor do braço de arranque P3 posição de rotação de contato do braço de arranque com a barra de estribo P4 posição de rotação de contato do braço de arranque com solo P5 posição de rotação da passagem de braço de arranque
Claims (6)
1. Motocicleta (10) compreendendo: um chassi do veículo (11); uma roda dianteira (WF) suportada de modo dirigível em uma porção da extremidade dianteira do chassi do veículo; uma roda traseira suportada (WR) de modo oscilável em uma porção traseira do chassi do veículo; um motor (50) suportado abaixo do chassi do veículo; um descanso principal (71) usado quando a motocicleta é estacionada com a roda traseira elevada do solo (E); um descanso lateral (72) usado quando a motocicleta é estacionada com a roda dianteira e a roda traseira apoiando-se no solo; e um braço de arranque (73) que é provido em um eixo de arranque (59) projetante do motor e que é calcado por um condutor para dar partida ao motor, caracterizada pelo fato de que a extensão do braço de arranque é ajustada de modo que, quando a motocicleta é estacionada usando o descanso lateral, o braço de arranque contata o solo antes de atingir uma posição de rotação na qual o braço de arranque leva o motor a dar partida.
2. Motocicleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o braço de arranque é disposto no mesmo lado, na direção da largura do veículo, como o descanso lateral (72).
3. Motocicleta de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que compreende estribos (74) esquerdo e direito em par que são, respectivamente, dispostos em ambos os lados de um cárter do motor (51) e sobre os quais o condutor coloca os pés, em que o eixo de arranque (59) é disposto abaixo dos estribos.
4. Motocicleta de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que compreende uma barra de estribo (93) que é suportada em uma superfície inferior do cárter (51) na frente do eixo de arranque (59) e se estende para fora na direção da largura do veículo, a partir da superfície inferior do cárter, os estribos (74) sendo, respectivamente, providos em ambas as porções da extremidade da barra de estribo, em que a barra de estribo é disposta projetando-se dentro de uma faixa de rotação (R) do braço de arranque.
5. Motocicleta de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o motor inclui: uma coberta de gerador que é provida em um lado do cárter (51) e que aloja um gerador (G) em cooperação com o cárter; e uma coberta de transmissão que é provida no outro lado do cárter e que aloja uma transmissão (M) em cooperação com o cárter, o braço de arranque (73) é disposto no mesmo lado que a coberta do gerador, e quando o braço de arranque não é usado, uma porção que o pé pisa (73d) do braço de arranque é retraída para uma posição dentro da largura da coberta do gerador na direção da largura do veículo, quando visto de cima do veículo.
6. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o descanso lateral (72) é suportado em uma superfície inferior de um cárter (51) em uma posição atrás do braço de arranque e para dentro do braço de arranque na direção da largura do veículo.
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP2009-082649 | 2009-03-30 | ||
JP2009082649A JP5246422B2 (ja) | 2009-03-30 | 2009-03-30 | 自動二輪車 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1001473A2 BRPI1001473A2 (pt) | 2015-05-26 |
BRPI1001473B1 true BRPI1001473B1 (pt) | 2020-10-13 |
Family
ID=42802549
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1001473-0A BRPI1001473B1 (pt) | 2009-03-30 | 2010-03-19 | motocicleta |
Country Status (3)
Country | Link |
---|---|
JP (1) | JP5246422B2 (pt) |
CN (1) | CN101850828B (pt) |
BR (1) | BRPI1001473B1 (pt) |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS58126461A (ja) * | 1982-01-25 | 1983-07-27 | Yamaha Motor Co Ltd | キツク始動式自動二輪車 |
JP2638909B2 (ja) * | 1988-03-31 | 1997-08-06 | スズキ株式会社 | 車両のキックレバー装置 |
JP2751288B2 (ja) * | 1989-01-13 | 1998-05-18 | スズキ株式会社 | 自動二輪車のキック始動装置 |
JPH09209882A (ja) * | 1996-01-31 | 1997-08-12 | Suzuki Motor Corp | キックスタータレバーのペダル格納構造 |
JPH09242653A (ja) * | 1996-03-07 | 1997-09-16 | Suzuki Motor Corp | パワーユニットスイング型自動二輪車のキック始動装置 |
JP4073573B2 (ja) * | 1999-04-28 | 2008-04-09 | 本田技研工業株式会社 | スクータ型車両のキック始動装置 |
JP2009121237A (ja) * | 2007-11-09 | 2009-06-04 | Honda Motor Co Ltd | キック始動式自動二輪車 |
-
2009
- 2009-03-30 JP JP2009082649A patent/JP5246422B2/ja not_active Expired - Fee Related
-
2010
- 2010-03-17 CN CN 201010143417 patent/CN101850828B/zh active Active
- 2010-03-19 BR BRPI1001473-0A patent/BRPI1001473B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
JP2010236373A (ja) | 2010-10-21 |
JP5246422B2 (ja) | 2013-07-24 |
BRPI1001473A2 (pt) | 2015-05-26 |
CN101850828B (zh) | 2013-05-22 |
CN101850828A (zh) | 2010-10-06 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0903203B1 (pt) | estrutura de montagem de recipiente na motocicleta | |
JP5867213B2 (ja) | エンジンの停止制御装置 | |
BRPI0901566A2 (pt) | estrutura de montagem de um sensor de gás de exaustão para motocicleta | |
BRPI0909830B1 (pt) | Unidade de potência veicular | |
BRPI0902854A2 (pt) | motocicleta | |
BR102016014572B1 (pt) | Veículo do tipo de montar | |
BRPI0604248B1 (pt) | motocicleta apresentando estribo de assento traseiro e pára-lama | |
JP4090903B2 (ja) | サイドスタンド装置 | |
ES2624609T3 (es) | Vehículo del tipo de montar a horcajadas | |
BR102013026402B1 (pt) | motocicleta | |
BRPI0800057B1 (pt) | Motorcycle | |
TW201033070A (en) | Scooter type vehicle | |
BRPI1001473B1 (pt) | motocicleta | |
BRPI0608775B1 (pt) | motocicleta | |
BRPI0605894B1 (pt) | dispositivo de descompressão de motor de combustão interna | |
JP5083527B2 (ja) | 自動二輪車の排気装置 | |
JP4280361B2 (ja) | 自動二輪車におけるエアクリーナの吸気構造 | |
JP4303361B2 (ja) | スクータ型車両 | |
JP2009101893A (ja) | スクータ型車両の吸気装置 | |
JP2015068212A (ja) | 小型車両の吸気装置 | |
EP0726195A1 (en) | Scooter type vehicle with storing structure for antitheft tool | |
BRPI0900736B1 (pt) | Veículo do tipo de selim | |
JP5555519B2 (ja) | 鞍乗型車両用キックペダル機構 | |
JP4431107B2 (ja) | 自動二輪車のセンタースタンド取付け構造 | |
BR102014023656A2 (pt) | dispositivo medidor de motocicleta |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |