BRPI0902854A2 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902854A2
BRPI0902854A2 BRPI0902854A BRPI0902854A2 BR PI0902854 A2 BRPI0902854 A2 BR PI0902854A2 BR PI0902854 A BRPI0902854 A BR PI0902854A BR PI0902854 A2 BRPI0902854 A2 BR PI0902854A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
engine
saddle
storage box
stirrup
motorcycle
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Takuya Akao
Original Assignee
Yamaha Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yamaha Motor Co Ltd filed Critical Yamaha Motor Co Ltd
Publication of BRPI0902854A2 publication Critical patent/BRPI0902854A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K19/00Cycle frames
    • B62K19/46Luggage carriers forming part of frame
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/02Frames
    • B62K11/10Frames characterised by the engine being over or beside driven rear wheel
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K2202/00Motorised scooters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

Uma motocicleta (1) é dotada com uma roda frontal (3) e uma roda traseira (4) tendo um diâmetro externo de roda igual ou superior a 35,5 cm (14 polegadas). Um estribo (25) é disposto à frente e abaixo de um selim (5) e tem uma forma plana. Um motor (17) é disposto abaixo de um selim (5) e fixado em um quadro do veículo (2). Uma unidade de transmissão de energia é capaz de pivotar em relação ao quadro do veículo e ao motor (17). Uma caixa de armazenamento (31) é disposta abaixo do selim (5) e acima do centro, em torno do qual a unidade de transmissão de energia (18) pivota em relação ao motor (17). Um filtro de ar (32) é conectado ao motor (17) e disposto abaixo do selim (5), em alinhamento com a caixa de armazenamento (31) na direção longitudinal. Uma extensão de uma linha do eixo do cilindro do motor (17) é disposta de modo a passar sobre a roda frontal (3), como visto lateralmente.

Description

Este pedido de patente reivindica a prioridade do pedido de patente japonesa de N°2008-210236, depositado em 19 de agosto de 2008.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
1. CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a uma motocicleta e, mais particularmente, a umamotocicleta do tipo "scooter".
2. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
Uma motocicleta do tipo scooter tem um selim, um elemento de cobertura esten-dendo-se descendentemente do selim, e um estribo estendendo-se para a frente da extre-midade inferior do elemento de cobertura. O estribo tem uma forma substancialmente planae um piloto pode colocar seus pés no estribo e pilotar.
Há motocicletas, tal como aquela descrita acima, nas quais uma unidade de energiae uma caixa de armazenamento são dispostas abaixo do selim (consultar JP-A-10-067362).A unidade de energia tem um motor e um mecanismo de transmissão. O motor é conectadoao quadro do veículo, de modo a ser possível pivotar na direção vertical. O mecanismo detransmissão é proporcionado integralmente com o motor, e a roda traseira é ligada ao me-canismo de transmissão. Portanto, a unidade de energia pode pivotar verticalmente junta-mente com a roda traseira, em torno de uma parte de conexão entre o motor e o quadro doveículo.
O diâmetro externo da roda traseira de uma motocicleta do tipo scooter, tal comoaquela descrita acima, é usualmente, cerca de 25,4 a 30,5 cm (10 a 12 polegadas), ou, semaior, 33,0 cm (13 polegadas). No entanto, recentemente, tem havido uma preferência pararodas traseiras tendo um diâmetro externo igual ou superior a 35,5 cm (14 polegadas). Issoé porque um bom desempenho de condução pode ser obtido por uso de uma roda traseiracom esse maior diâmetro. Por outro lado, isso não é desejável no sentido de que uma maiorbase de roda pode reduzir as características de manobra. Portanto, prefere-se evitar que abase da roda fique maior, mesmo se o diâmetro da roda traseira for aumentado. No caso noqual o diâmetro externo da roda traseira é igual a 35,6 cm (14 in), prefere-se que a base daroda seja igual ou inferior a 1.300 milímetros. No entanto, nesse caso, é difícil dispor umacaixa de armazenamento de grande capacidade sob o selim em uma motocicleta conven-cional, tal como aquela descrita acima.
Uma motocicleta do tipo scooter é dotada com um estribo substancialmente plano,como descrito acima. Nos casos nos quais é difícil proporcionar uma caixa de armazena-mento de grande capacidade, abaixo do selim, como descrito acima, um espaço de armaze-namento pode ser proporcionado abaixo do estribo, por formação de uma parte do estriboem uma forma abaulada. No entanto, nesse caso, as características de montagem / des-montagem são propensas de ser comprometidas pelo abaulamento proporcionado no estri-bo.
RESUMO DA INVENÇÃO
Um objeto da presente invenção é proporcionar uma motocicleta, na qual uma caixade armazenamento de grande capacidade pode ser proporcionada sob o selim, e ambas ascaracterísticas de condução e montagem / desmontagem podem ser mantidas.
A motocicleta de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção é uma mo-tocicleta compreendendo um selim, um estribo, um elemento de cobertura, um quadro doveículo, uma roda frontal, e uma roda traseira tendo um diâmetro externo igual ou superior a35,5 cm (14 polegadas), uma unidade de transmissão de energia, uma caixa de armazena-mento e um filtro de ar. O estribo é disposto à frente e abaixo do selim e tem uma forma pla-na ou uma forma abaulada, com uma altura igual ou inferior a 5 cm. O elemento de cobertu-ra se estende para baixo do selim e cobre uma área entre o selim e o estribo. O quadro doveículo suporta o selim, o estribo e o elemento de cobertura. O motor é disposto abaixo doselim e fixado no quadro do veículo. A unidade de transmissão de energia é capaz de pivo-tar em relação ao motor, e o quadro do veículo é dotado com uma transmissão continua-mente variável de correia, para troca de marchas e transmissão de energia motriz do motorpara a roda traseira. A caixa de armazenamento é disposta abaixo do selim e acima do cen-tro em torno do qual a unidade de transmissão de energia é pivotada em relação ao motor.
O filtro de ar é conectado ao motor e disposto abaixo do selim, em alinhamento com a caixade armazenamento na direção longitudinal. Uma extensão de uma linha de eixo de cilindrodo motor é disposta de modo a passar sobre a roda frontal, como observado lateralmente.
A motocicleta de acordo com um outro aspecto da presente invenção é uma moto-cicleta compreendendo um selim, um estribo, um elemento de cobertura, um quadro do veí-culo, uma roda frontal, e uma roda traseira tendo um diâmetro externo da roda igual ou su-perior a 35,5 cm (14 polegadas), um motocicleta, uma unidade de transmissão de energia,uma caixa de armazenamento e um filtro de ar. O estribo é disposto à frente e abaixo doselim e tem uma forma plana ou uma forma abaulada, com uma altura igual ou inferior a 5cm. O elemento de cobertura se estende abaixo do selim e cobre uma área entre o selim e oestribo. O quadro do veículo suporta o selim, o estribo e o elemento de cobertura. O motor édisposto abaixo do selim e fixado no quadro do veículo. A unidade de transmissão de ener-gia é capaz de pivotar em relação ao motor e ao quadro do veículo e é dotado com umatransmissão continuamente variável, para troca de marchas e transmissão de energia motrizdo motor para a roda traseira. A caixa de armazenamento é disposta abaixo do selim e aci-ma do centro, em torno do qual a unidade de transmissão de energia pivota em relação aomotor. O filtro de ar é disposto entre a caixa de armazenamento e o motor e é conectada aomotor. Uma extensão de uma linha do eixo do cilindro do motor é disposta de modo a pas-sar sobre a roda frontal, observado lateralmente.
Com a motocicleta de acordo com a presente invenção, uma caixa de armazena-mento de grande capacidade pode ser proporcionada sob o selim, e ambas as característi-cas de condução e montagem / desmontagem podem ser mantidas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta.
A Figura 2 é uma vista lateral mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a primeira modalidade.
A Figura 3 é uma vista lateral mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a primeira modalidade.
A Figura 4 é uma vista lateral esquerda da unidade de energia.
A Figura 5 é uma vista lateral direita da unidade de energia.
A Figura 6 é uma vista em perspectiva do primeiro quadro lateral e do segundoquadro lateral.
A Figura 7 é uma vista em planta do primeiro quadro lateral e do segundo quadrolateral.
A Figura 8 é uma vista lateral mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a primeira modalidade.
A Figura 9 é uma vista em planta mostrando a estrutura interna da motocicleta, deacordo com a primeira modalidade.
A Figura 10 é uma vista frontal mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a primeira modalidade.
A Figura 11 é uma vista lateral mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a segunda modalidade.
A Figura 12 é uma vista frontal mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a segunda modalidade.
A Figura 13 é uma vista lateral mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a terceira modalidade.
A Figura 14 é uma vista em planta mostrando a estrutura interna da motocicleta, deacordo com a terceira modalidade.
A Figura 15 é uma vista lateral mostrando a estrutura interna da motocicleta, de a-cordo com a quarta modalidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
A motocicleta de acordo com a modalidade da presente invenção é descrita abaixo,com referência aos desenhos.
<Primeira modalidade>
(Configuração externa)A Figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta 1, de acordo com a primeira mo-dalidade da presente invenção.
A motocicleta 1 é uma motocicleta do tipo scooter e compreende um quadro do veí-culo 2, uma roda frontal 3, uma roda traseira 4, um selim 5, uma unidade de energia 6 e umacobertura do corpo 7.
O quadro do veículo 2 suporta o selim 5, a unidade de energia 6, a cobertura docorpo 7 e assemelhados. O quadro do veículo 2 tem um tubo frontal 11, um quadro frontal12, e um primeiro quadro lateral 13 e um segundo quadro lateral 14 (consultar a Figura 6),que constituem um par de quadros direito e esquerdo. Na Figura 1, apenas o primeiro qua-dro lateral 13, posicionado no lado esquerdo do par de quadros laterais 13, 14, é mostrado.Na descrição abaixo, o lado direito e o lado esquerdo indicam os lados direito e esquerdo,como observados de um piloto sentado no selim.
Um eixo de manobra 10 é inserido no tubo frontal 11.0 eixo de manobra 10 é su-portado rotativamente no tubo frontal 11. Um garfo frontal 15 é montado na extremidadeinferior do eixo de manobra 10. A roda frontal 3 é suportada rotativamente na parte extremi-dade inferior do garfo frontal 15. Um guidão 16 é fixado na parte extremidade superior doeixo de manobra 10.
O quadro frontal 12 é conectado ao tubo frontal 11 e se estende do tubo frontal 11diagonalmente para baixo na direção posterior. O quadro frontal 12 é disposto no lado fron-tal de um estribo 25, descrito abaixo.
O primeiro quadro lateral 13 e o segundo quadro lateral 14 são conectados à parteextremidade inferior do quadro frontal 12, passam abaixo do estribo 25 descrito acima, e seestendem para trás e para cima no sentido do selim 5.
A unidade de energia 6 é suportada pelo primeiro quadro lateral 13 e pelo segundoquadro lateral 14, e tem um motor 17 e uma unidade de transmissão de energia 18 paratransmitir energia do motor 17 para a roda traseira 4. A roda traseira 4 é suportada rotativa-mente pela parte extremidade traseira da unidade de transmissão de energia 18. Uma uni-dade de amortecimento traseira 19 é proporcionada entre a unidade de transmissão de e-nergia 18 e os quadros laterais 13, 14. A roda traseira 4 tem um grande diâmetro, comomostrado na Figura 3, e o diâmetro externo da roda D1 é 35,5 cm (14 in). Uma base da rodaé igual ou inferior a 1.300 milímetros. Caracteristicamente, a base da roda é de 1.250 a1.300 milímetros. A razão do diâmetro externo D2 da roda traseira 4 para a altura do selimH1 da posição de assentamento SP (consultar a especificação EC) do selim 5 é igual ousuperior a 65%. Na presente modalidade, a roda frontal 3 é do mesmo tamanho que a rodatraseira 4, mas os tamanhos podem ser diferentes.
A cobertura do corpo 7 é um elemento feito de resina e cobre o quadro do veículo 2e o guidão 16. A cobertura do corpo 7 tem uma cobertura frontal 21, uma cobertura do gui-dão 22, um para-lama interno 23, uma proteção de perna 24, um estribo 25, uma coberturalateral 26 e assemelhados.
A cobertura frontal 21 é disposta no lado frontal do tubo frontal 11. Um dispositivode iluminação 8 é montado na cobertura frontal 21.
A cobertura do guidão 22 é disposta acima da cobertura frontal 21 e cobre o guidão16. Um painel de instrumentos 27, tendo um medidor de combustível, um velocímetro e as-semelhados, é disposto na superfície superior da cobertura do guidão 22. Uma farol diantei-ro 28 é montado na superfície frontal da cobertura do guidão 22.
O para-lama interno 23 é disposto abaixo da cobertura frontal 21. O para-lama in-terno 23 é disposto atrás da roda frontal 3 e cobre a parte posterior da roda frontal 3. Umpara-lama frontal 29 é disposto acima da roda frontal 3 e cobre a área acima da roda frontal3, como mostrado na Figura 1.
O protetor de perna 24 é disposto atrás da cobertura frontal 21 e do para-lama in-terno 23, e cobre a área atrás do quadro frontal 12.
O estribo 25 é uma parte na qual os pés do piloto são colocados, e é disposto emfrente e abaixo do selim 5. O estribo 25 é proporcionado pela direção transversal do corpodo veículo, e a superfície superior do estribo 25 é formada em uma maneira substancialmen-te plana, na direção transversal do corpo do veículo. O estribo 25 é conectado à extremida-de inferior da proteção de perna 25. O estribo 25 é posicionado ainda mais abaixo da partede fundo da caixa de armazenamento 31 descrita abaixo (consultar a Figura 2).
A cobertura lateral 26 (elemento de cobertura) se estende para baixo do selim 5 ecobre a área entre o selim 5 e o estribo 25. A cobertura lateral 26 é proporcionada de modoa encerrar a periferia abaixo do selim 5. Consequentemente, a cobertura lateral 26 tem umaparte estendendo-se para baixo a partir da parte frontal do selim 5 para a parte extremidadetraseira do estribo 25, e uma parte que se estende para baixo de ambas as partes lateraisdo selim 5. Aqui, a cobertura lateral 26 se estende para baixo da extremidade frontal do se-lim 5, mas pode ser disposta de modo a estender-se para baixo de uma posição ainda maispara trás da extremidade frontal do selim 5. Em outras palavras, a extremidade frontal doselim 5 pode ser posicionada ainda mais para a frente da cobertura lateral 26.
(Configuração interna)
A seguir, a configuração interna da motocicleta 1 vai ser descrita. A Figura 2 é umavista lateral mostrando, em particular, a configuração abaixo do selim 5 da estrutura da mo-tocicleta 1. A unidade de energia 6, a caixa de armazenamento 31, um filtro de ar 32, umcanal de admissão 33, uma bateria 34 e um tanque de combustível 35 são dispostos abaixodo selim 5, como mostrado na Figura 2.
A unidade de energia 6 tem o motor 17 a unidade de transmissão de energia 18,como descrito abaixo.O motor 17 é um motor de quatro tempos resfriado a água, e é conectado a um ra-diador 20 por linhas de resfriamento (não mostradas). O motor 17 é disposto atrás da cober-tura lateral 26 e abaixo do selim 5, e é preso no primeiro quadro lateral 13 e no segundoquadro lateral 14. O motor 17 tem uma seção de manivela 36 e um cilindro 37. A seção demanivela 36 tem um eixo de manivela 38, e um cárter 39 para acomodar internamente oeixo de manivela 38, como mostrado na Figura 4. O cilindro 37 é disposto à frente da seçãode manivela 36, e tem um bloco de cilindro 41 e uma cabeça de cilindro 42. O bloco de cilin-dro 41 é montado na parte frontal do cárter 39, por uso de parafusos ou de outro meio defixação. O bloco de cilindro 41 inclui um corpo de cilindro 43 e tem um pistão 44 conectadoao eixo de manivela 38, disposto em um furo de cilindro. A cabeça de cilindro 42 é fixada naseção frontal do bloco de cilindro 41. A cabeça de cilindro 42 forma internamente uma câma-ra de combustão, juntamente com o bloco de cilindro 41 e o pistão 44. Uma cobertura dacabeça 5 é montada na parte frontal da cabeça de cilindro 42, usando parafusos ou outrosmeios de fixação. O motor 17 é disposto de modo que a linha do eixo de cilindro do cilindro37 é substancialmente horizontal e é disposta de modo que uma linha de extensão X1, dalinha do eixo de cilindro, passe sobre a roda frontal 3, como observado lateralmente, comomostrado na Figura 3.
A estrutura de fixação entre o motor 17 e o quadro do veículo 2 é descrita a seguir.Uma pluralidade de partes de fixação, para fixar o motor 17 no primeiro quadro fron-tal 13 e no segundo quadro frontal 14, é proporcionada no motor 17, e o motor 17 é fixadonão pivotantemente no primeiro quadro frontal 13 e no segundo quadro frontal 14. Especifi-camente, de uma primeira a uma sexta partes de fixação lateral 81 a 86 são proporcionadasno motor 17, como mostrado nas Figuras 4 e 5. A Figura 4 é uma vista lateral esquerda daunidade de energia 6, e a Figura 5 é uma vista lateral direita da unidade de energia 6.
Uma primeira parte de fixação no lado do motor 81, uma segunda parte de fixaçãono lado do motor 82 e uma quinta parte de fixação no lado do motor 83 são proporcionadasna superfície do lado esquerdo do cárter 39 e são partes fixadas no primeiro quadro lateral13, como mostrado na Figura 4. A primeira parte de fixação no lado do motor 81 é dispostaabaixo e à frente do eixo de manivela 38, a segunda parte de fixação no lado do motor 82 édisposta acima e atrás do eixo de manivela 38. Portanto, a primeira parte de fixação no ladodo motor 81 e a segunda parte de fixação no lado do motor 82 são dispostas a uma distân-cia nas direções longitudinal e vertical. A quinta parte de fixação no lado do motor 85 é dis-posta acima e atrás do eixo de manivela 38 e é posicionada atrás da segunda parte de fixa-ção no lado do motor 82.
Uma terceira parte de fixação no lado do motor 83, uma quarta parte de fixação nolado do motor 84 e uma sexta parte de fixação no lado do motor 86 são proporcionadas nasuperfície lateral direita do cárter 39 e são partes fixadas no segundo quadro lateral 14, co-mo mostrado na Figura 5. A terceira parte de fixação no lado do motor 83 é disposta emalinhamento com a primeira parte de fixação no lado do motor 81, na direção transversal docorpo do veículo, e é disposta em simetria com a primeira parte de fixação no lado do motor81. A quarta parte de fixação no lado do motor 84 é disposta em alinhamento com a segun-da parte de fixação no lado do motor 82, na direção transversal do corpo do veículo, e é dis-posta em simetria com a segunda parte de fixação no lado do motor 82. A sexta parte defixação no lado do motor 86 é disposta em alinhamento com a quinta parte de fixação nolado do motor 85, na direção transversal do corpo do veículo, e é disposta em simetria coma quinta parte de fixação no lado do motor 85. Em outras palavras, a terceira parte de fixa-ção no lado do motor 83 é disposta abaixo e à frente do eixo de manivela 38, a quarta partede fixação no lado do motor 84 é disposta acima e atrás do eixo de manivela 38. Portanto, aterceira parte de fixação no lado do motor 83 e a quarta parte de fixação no lado do motor84 são dispostas a uma distância nas direções longitudinal e vertical. A sexta parte de fixa-ção no lado do motor 86 é disposta acima e atrás do eixo de manivela 38 e é posicionadaatrás da quarta parte de fixação no lado do motor 84.
A unidade de transmissão de energia 18 é um dispositivo para mudar a velocidadedo, e transmitir a energia motriz do motor 17 para a roda traseira 4, e é dotada com, por e-xemplo, uma transmissão continuamente variável de correia em V. A unidade de transmis-são de energia 18 é montada na superfície do lado esquerdo da parte posterior do motor 17,e é capaz de pivotar em torno de um eixo de rotação 46, em relação ao motor 17, comomostrado na Figura 4. Na Figura 4, o eixo de rotação 46 é disposto a uma distância do eixode manivela 38, mas os centros rotativos do eixo de rotação 46 e do eixo de manivela 38podem estar em alinhamento.
A seguir, o primeiro quadro lateral 13 e o segundo quadro lateral 14, aos quais omotor 17 é fixado, vai ser descrito com referência às Figuras 6 e 7. As Figuras 6 e 7 sãouma vista em perspectiva e uma vista em planta do primeiro quadro lateral 13 e do segundoquadro lateral 14, respectivamente.
O primeiro quadro lateral 13 tem um primeiro corpo de quadro lateral 47, um primei-ro braço 48 e um segundo braço 49.
O primeiro corpo de quadro lateral 47 é um elemento em forma de tubo, que passada parte extremidade inferior do quadro frontal 12 e abaixo do estribo 25 (consultar a Figura2), e se estende das vizinhanças da seção posterior do estribo 25, na direção para trás epara cima para a parte posterior superior do corpo do veículo. O primeiro corpo de quadrolateral 47 tem uma primeira parte 51, uma segunda parte 52 e uma terceira parte 53 na or-dem indicada do lado frontal, essas partes sendo formadas integralmente. A primeira parte51 é posicionada abaixo do estribo 25. A extremidade frontal da primeira parte 51 é conec-tada ao quadro frontal 12. A segunda parte 52 é conectada à extremidade traseira da primei-ra parte 51 e se estende (consultar a Figura 2) diagonalmente para trás e para cima dasvizinhanças da parte posterior do estribo 25. A terceira parte 53 é conectada à extremidadetraseira da segunda parte 52, e se estende diagonalmente para trás e para cima das vizi-nhanças da parte traseira da segunda parte 52. O primeiro corpo de quadro lateral 47 é deforma curva, entre a primeira parte 51 e a segunda parte 52, e entre a segunda parte 52 e aterceira parte 53, como observado da parte lateral, como mostrado na Figura 2.
O primeiro braço 48 se projeta do primeiro corpo de quadro lateral 47 e é uma partede forma plana, à qual a primeira parte de fixação no lado do motor 81 é presa. O segundobraço 49 se projeta do primeiro corpo de quadro lateral 47 e é uma parte de forma plana, àqual a segunda parte de fixação no lado do motor 82 e a quinta parte de fixação no lado domotor 85 são presas. O primeiro braço 48 é disposto ainda mais à frente do segundo braço49 e é montado na segunda parte 52 do primeiro corpo de quadro lateral 47. O primeiro bra-ço 48 se projeta diagonalmente para baixo na direção traseira da segunda parte 52. Umaprimeira parte de fixação no lado do motor 91 é proporcionada em uma extremidade distaido primeiro braço 48. A primeira parte de fixação no lado do quadro 91 é presa na primeiraparte de fixação no lado do motor 81 (consultar a Figura 4) do motor 17, usando um parafu-so ou outro meio de fixação.
O segundo braço 49 é disposto ainda mais atrás do primeiro braço 48 e é montadona segunda parte 52 do primeiro corpo de quadro lateral 47. O segundo braço 49 se projetadiagonalmente e para trás da segunda parte 52. Uma segunda parte de fixação no lado doquadro 92 e uma quinta parte de fixação no lado do quadro 95 são proporcionadas no se-gundo braço 49. A segunda parte de fixação no lado do quadro 92 é fixada na segunda par-te de fixação no lado do motor 82 (consultar a Figura 4) do motor 17, usando um parafusoou outro meio de fixação. A quinta parte de fixação no lado do quadro 95 é disposta atrás dasegunda parte de fixação no lado do quadro 92, é presa na quinta parte de fixação no ladodo motor 85 (consultar a Figura 4) do motor 17, usando um parafuso ou outro meio de fixa-ção. O segundo braço 49 tem uma forma curva, e a parte extremidade distai do segundobraço 49 é uma primeira parte superfície vertical 88, que se estende na direção perpendicu-lar ainda mais para dentro do que o primeiro corpo de quadro lateral 47, como mostrado naFigura 7. A segunda parte de fixação no lado do quadro 92 e a quinta parte de fixação nolado do quadro 95 são proporcionadas na primeira parte superfície vertical 88.
Como descrito acima, a primeira parte de fixação no lado do quadro 91 é proporcio-nada no primeiro braço 48, e a segunda parte de fixação no lado do quadro 92 e a quintaparte de fixação no lado do quadro 95 são proporcionadas no segundo braço 49. A primeiraparte de fixação no lado do quadro 91, a segunda parte de fixação no lado do quadro 92 e aquinta parte de fixação no lado do quadro 95 são, desse modo, proporcionadas em posiçõesnas quais o segundo braço 49 não fica superposto no primeiro corpo de quadro lateral 47,como visto lateralmente.
O segundo quadro lateral 14 tem um segundo corpo de quadro lateral 54, um tercei-ro braço 55 e um quarto braço 56, como mostrado nas Figuras 6 e 7.
O segundo corpo de quadro lateral 54 tem uma forma que é substancialmente si-métrica ao primeiro quadro de quadro lateral 47 e é disposto em alinhamento com o primeirocorpo de quadro lateral 47, na direção transversal do corpo do veículo. O segundo quadrolateral 14 tem uma quarta parte 57, uma quinta parte 58 e uma sexta parte 59 na ordem in-dicada a partir do lado frontal, essas partes sendo formadas integralmente. A quarta parte57, a quinta parte 58 e a sexta parte 59 correspondem às primeira parte 51, segunda parte52 e terceira parte 53, respectivamente, do primeiro corpo de quadro lateral 47.
A primeira parte 51 e a quarta parte 57 são dispostas de modo que a distância entrea primeira parte 51 e a quarta parte 57, na direção transversal do corpo do veículo aumentana direção posterior, como mostrado na Figura 7. A primeira parte 51 e a quarta parte 57são conectadas por um primeiro elemento de conexão 61. O primeiro elemento de conexão61 é posicionado abaixo do estribo 25 e tem uma forma que se estende na direção transver-sal do corpo do veículo. A segunda parte 52 e a quinta parte 58 são curvas de modo a seabaular para fora, visto de acima. A terceira parte 53 e a sexta parte 59 são dispostas demodo que a distância entre a terceira parte 53 e a sexta parte 59, na direção transversal docorpo do veículo, diminui na direção posterior. A terceira parte 53 e a sexta parte 59 sãoconectadas por um segundo elemento de conexão 62. O segundo elemento de conexão 62tem uma forma estendendo-se na direção transversal do corpo do veículo e é conectado àextremidade traseira da terceira parte 53 e à extremidade traseira da sexta parte 59.
O terceiro braço 55 se projeta do segundo corpo de quadro lateral 54 e é uma par-te em forma de placa, na qual a terceira parte de fixação no lado do motor 83 é presa. Oterceiro braço 55 é disposto em alinhamento com o primeiro braço 48, na direção transversaldo corpo do veículo e é disposto substancialmente simetricamente com relação ao primeirobraço 48. O terceiro braço 55 é montado na quinta parte 58 do segundo quadro lateral 14.Uma terceira parte de fixação no lado do quadro 93 é proporcionada no terceiro braço 55,como mostrado na Figura 6. A terceira parte de fixação no lado do quadro 93 é disposta emalinhamento com a primeira parte de fixação no lado do quadro 91, na direção transversaldo corpo do veículo, e é fixada na terceira parte de fixação no lado do motor 83 (consultar aFigura 5).
O quarto braço 56 se projeta do segundo corpo de quadro lateral 54 e é uma parteem forma de placa, na qual a quarta parte de fixação no lado do motor 84 e a sexta parte defixação no lado do motor 86 são presas. O quarto braço 56 é disposto em alinhamento como segundo braço 49, na direção transversal do corpo do veículo, e é montado na quinta par-te 58 do segundo quadro lateral 14. Uma quarta parte de fixação no lado do quadro 94 euma sexta parte de fixação no lado do quadro 96 são proporcionadas no quarto braço 56. Aquarta parte de fixação no lado do quadro 94 é disposta em alinhamento com a segundaparte de fixação no lado do quadro 92 (consultar a Figura 2), na direção transversal do corpodo veículo, e é presa na quarta parte de fixação no lado do motor 84 (consultar a Figura 5).A sexta parte de fixação no lado do quadro 96 é disposta em alinhamento com a quinta par-te de fixação no lado do quadro 95, na direção transversal do corpo do veículo, e é presa nasexta parte de fixação no lado do quadro 86. O quarto braço 56 tem uma forma curva, e aparte extremidade distai do quarto braço 56 é uma segunda parte superfície vertical 98, quese estende na direção perpendicular, ainda mais para dentro do que o segundo corpo dequadro lateral 54, como mostrado na Figura 7. A quarta parte de fixação no lado do quadro94 e a sexta parte de fixação no lado do quadro 96 são proporcionadas na segunda partesuperfície vertical 98. Uma língua 97 projetando-se para dentro é proporcionada no quartobraço 56. Uma parte de fixação de caixa de armazenamento 99 é proporcionada na língua97. A caixa de armazenamento 31 é presa na parte de fixação de caixa de armazenamento99, usando um parafuso ou outro meio de fixação.
Como descrito acima, a terceira parte de fixação no lado do quadro 93 é proporcio-nada no terceiro braço 55, e a quarta parte de fixação no lado do quadro 94 e a sexta partede fixação no lado do quadro 96 são proporcionadas no quarto braço 56. A terceira parte defixação no lado do quadro 93, a quarta parte de fixação no lado do quadro e a sexta parte defixação no lado do quadro 96 são, desse modo, proporcionadas em uma posição que nãofica superposta no segundo corpo de quadro lateral 54, como visto lateralmente.
Como descrito acima, o motor 17 é fixado no quadro do veículo 2, nas primeira àsexta partes de fixação no lado do quadro 91 a 96, e é, desse modo, montado de modo aser incapaz de pivotar em relação ao quadro do veículo 2.
Com essa motocicleta 1, o quadro do veículo 2 pode ser dividido em uma partefrontal, que fica ainda mais à frente a partir do estribo 25, uma parte posterior ainda maispara trás a partir do estribo 25, e uma parte intermediárias que passa abaixo do estribo 25.
A parte frontal inclui o tubo frontal 11 e o quadro frontal 12. A parte intermediárias inclui aprimeira parte 51 do primeiro quadro lateral 13, a quarta parte 57 do segundo quadro lateral14 e o primeiro elemento de conexão 61. A parte posterior inclui a segunda parte 52 e a ter-ceira parte 53 do primeiro quadro lateral 13, a quinta parte 58 e a sexta parte 59 do segundoquadro lateral 14, e o segundo elemento de conexão 62. A parte frontal e a parte posteriorsão conectadas apenas pela parte intermediária.
Um primeiro braço de tanque 87 é proporcionado na terceira parte 53 do primeiroquadro lateral 13, como mostrado nas Figuras 6 e 7. Um segundo braço de tanque 89 é pro-porcionado na sexta parte 59 do segundo quadro lateral 14. O tanque de combustível 35(consultar a Figura 2) é fixado no primeiro braço de tanque 87 e no segundo braço de tan-que 89.
A seguir, a disposição da caixa de armazenamento 31, filtro de ar 32, canal de ad-missão 33, bateria 34 e tanque de combustível 35 vai ser descrita com referência às Figuras8 a 10. As Figuras 8 a 10 são uma vista lateral, uma vista em planta e uma vista frontal, res-pectivamente, mostrando a estrutura interna da motocicleta 1. Nas Figuras 8 a 10, uma par-te da configuração do primeiro braço 48, segundo braço 49 e assemelhados, mostrada nasFigura 2, é omitida para facilitar o entendimento.
A caixa de armazenamento 31 é uma parte para armazenar artigos e tem uma se-ção de armazenamento de capacete 31a, que pode acomodar um capacete para face inte-gral 71, e uma seção de armazenamento de bateria 31b, que pode acomodar uma bateria34. Como usado no presente relatório descritivo, o termo "face integral" se refere a uma for-ma que pode cobrir a cabeça e o queixo. A seção de acomodação de bateria 31b é dispostaabaixo da seção de acomodação de capacete 31a e é posicionada entre a seção de acomo-dação de capacete 31a e o motor 17. A superfície superior da seção de acomodação debateria 31b é fechada por um elemento tampa (não mostrado), e o elemento tampa constituiuma parte da superfície de fundo da seção de acomodação de capacete 31a. A caixa dearmazenamento 31 é disposta abaixo do selim 5 e acima do motor 17. A superfície de fundoda caixa de armazenamento 31 é formada substancialmente horizontal, de modo a se con-formar à superfície superior do motor 17. A caixa de armazenamento 31 é disposta atrás dofiltro de ar 32 e acima do cárter 39. Mais especificamente, a caixa de armazenamento 31 éposicionada acima do centro pivotante da unidade de transmissão de energia 18, em rela-ção ao motor 17, isto é, acima do eixo de rotação 46. A extremidade frontal da superfície defundo da caixa de armazenamento 31 é posicionada ainda mais à frente do que o eixo derotação 46. A extremidade traseira da superfície de fundo da caixa de armazenamento 31 éposicionada ainda mais à frente do que o centro de rotação da roda traseira 4 e ainda maisabaixo da parte de topo da roda traseira 4. A superfície superior da caixa de armazenamen-to 31 pode ser aberta e fechada pelo selim 5.
O filtro de ar 32 é conectado a um orifício de admissão do motor 17 pelo canal deadmissão 33 e filtra o ar a ser distribuído para a câmara de combustão, dentro do motor 17.
O filtro de ar 32 é disposto em alinhamento com a caixa de armazenamento 31, na direçãolongitudinal, sob o selim 5. O filtro de ar 32 é disposto à frente da caixa de armazenamento31 e é posicionado entre a cobertura lateral 26 e a caixa de armazenamento 31. O filtro dear 32 é disposto acima do cilindro 37. A superfície frontal do filtro de ar 32 tem uma formacurva, que corresponde à forma da cobertura lateral 26, como mostrado na Figura 9. A su-perfície posterior do filtro de ar 32 tem uma forma curva convexa para a frente, que corres-ponde à forma da parte frontal da caixa de armazenamento 31. A superfície superior do filtrode ar 32 tem uma forma substancialmente plana. A superfície inferior do filtro de ar 32 temdiferentes alturas em uma parte lateral direita 32a e uma parte lateral esquerda 32b, e umaparte escalonada 32c é formada na seção intermediária na direção transversal do corpo doveículo, como mostrado na Figura 10. Aqui, a parte lado esquerdo 32b da superfície inferiordo filtro de ar 32 é posicionada ainda mais acima do que a parte lado direito 32a. No entan-to, a parte lado direito 32a pode não ser posicionada ainda mais acima do que a parte ladoesquerdo 32b, em resposta à disposição do canal de admissão 33.
O canal de admissão 33 é um tubo que conecta o filtro de ar 32 e a cabeça de cilin-dro 42 e envia ar filtrado no filtro de ar 32 para a câmara de combustão. O canal de admis-são 33 é disposto abaixo do filtro de ar 32 e é disposto de modo a ser superposto ao filtro dear 32, em uma vista plana. O canal de admissão 33 é conectado à parte lado esquerdo 32bda superfície inferior do filtro de ar 32, e o canal de admissão 33 é disposto de modo a seinclinar na direção transversal do corpo do veículo, como visto de frente, como mostrado naFigura 10.
Um canal de descarga 72 é conectado à cabeça de cilindro 42, como mostrado naFigura 8. O canal de descarga 72 é um tubo que conecta a cabeça de cilindro 42 e o silen-cioso 73, e o gás de descarga descarregado da câmara de combustão é enviado a um si-lencioso 73. O silencioso 73 é disposto no lado da roda traseira 4, oposto à unidade detransmissão de energia 18, e o canal de descarga 72 se estende da parte inferior do motor17 para o silencioso 73, pela parte lateral do motor 17.
A bateria 34 é armazenada na seção de armazenamento de bateria 31 b da caixa dearmazenamento 31, como descrito acima, e é disposta acima do cárter 39 do motor 17.
O tanque de combustível 35 é disposto atrás da caixa de armazenamento 31 e a-baixo do selim 5. O tanque de combustível 35 é posicionado acima da roda traseira 4. Otanque de combustível 35 é disposto entre a terceira parte 53 do primeiro quadro lateral 13 e a sexta parte 59 do segundo quadro lateral 14, como mostrado na Figura 9.(Características)
Na motocicleta 1, a caixa de armazenamento 31 é posicionada acima do centro pi-votante da unidade de transmissão de energia 18, em relação ao motor 17, isto é, acima doeixo de rotação 46. O motor 17 é preso não pivotantemente no quadro do veículo 2. Conse-quentemente, a caixa de armazenamento 31 pode ser proporcionada em uma posição bai-xa, de modo a ficar próxima ao motor 17, sem a necessidade de considerar a faixa móvel domotor 17. O motor 17 é disposto de modo que a linha do eixo do cilindro seja substancial-mente horizontal (consultar a linha alternadamente de traços longos e curtos X1 da Figura3). Consequentemente, um grande espaço pode ser obtido entre o motor 17 e o selim 5. Deacordo com uma estrutura, tal como aquela descrita acima, a capacidade da caixa de arma-zenamento 31 pode ser aumentada, mesmo quando a motocicleta 1 é dotada com uma rodafrontal 3 e uma roda traseira 4 de grande diâmetro e um estribo plano 25. Ambas as caracte-rísticas de rodagem e as características de montagem / desmontagem podem ser, dessemodo, alcançadas e um espaço de armazenamento de grande capacidade pode ser obtidoabaixo do selim 5.
O filtro de ar 32 é disposto em alinhamento com a caixa de armazenamento 31, nadireção longitudinal. Consequentemente, é possível evitar um corpo do veículo maior nadireção transversal do corpo do veículo. É também possível evitar um maior corpo do veícu-lo na direção longitudinal, porque a caixa de armazenamento 31 é disposta acima do motor17. Também, a caixa de armazenamento 31 pode ser proporcionada em uma posição baixa,de modo a ficar próxima ao motor 17, como descrito acima. Consequentemente, com essamotocicleta 1, é possível aumentar a capacidade da caixa de armazenamento 31 e evitar ummaior corpo do veículo na direção da altura. Como descrito acima, com essa motocicleta 1,a capacidade da caixa de armazenamento 31 pode ser aumentada e um corpo do veículomaior pode ser evitado.
O filtro de ar 32 é disposto acima do cilindro 37. Em outras palavras, o filtro de ar 32é disposto no espaço lateral frontal do espaço acima do motor 17. Consequentemente, oespaço acima do motor 17 pode ser usado efetivamente. Por essa razão, a capacidade dacaixa de armazenamento 31 e do filtro de ar 32 pode ser garantida, enquanto se evita ummaior corpo do veículo.
A caixa de armazenamento 31 é disposta acima do cárter 39. Por essa razão, o ca-nal de admissão 33 é proporcionado entre o filtro de ar 32 e o cilindro 31, sem a necessida-de para que o canal de admissão 33 passe entre a caixa de armazenamento 31 e o cárter39. A parte de fundo da caixa de armazenamento 31 pode ser, desse modo, disposta emuma posição baixa próxima ao motor 17.
O filtro de ar 32 é disposto acima do cilindro 37, e o canal de admissão 33, conec-tando o filtro de ar 32 e o cilindro 37, se inclina na direção transversal do corpo do veículo.Consequentemente, o comprimento da rota do canal de admissão 33 pode ser estendido,sem aumentar a posição da altura do selim 5. O canal de admissão 33 é disposto de modo aficar superposto ao filtro de ar 32 em uma vista plana. Portanto, é possível evitar um maiorcorpo do veículo na direção longitudinal, enquanto garantindo a capacidade da caixa de ar-mazenamento 31 e do filtro de ar 32.
A bateria 34 é disposta acima do motor 17. Os itens pesados podem ser, dessemodo, dispostos na área central do corpo do veículo. A capacidade da caixa de armazena-mento 31 pode ser garantida por disposição da bateria 34 em uma posição baixa.
A extremidade traseira da caixa de armazenamento 31 é posicionada ainda mais àfrente do que o centro de rotação da roda traseira 4 e ainda mais abaixo da parte de topo daroda traseira. Por conseguinte, a capacidade da caixa de armazenamento 31 pode ser au-mentada e é possível evitar um maior corpo do veículo.Na motocicleta 1, um tanque de combustível 35 é disposto abaixo do selim 5 e atrásda caixa de armazenamento 31. No caso no qual a caixa de armazenamento 31 é dispostana parte traseira do corpo do veículo, a forma da caixa de armazenamento 31 é limitada,para evitar interferências com a roda traseira 4. No entanto, é difícil garantir liberdade naforma da caixa de armazenamento 31, devido à relação entre os artigos armazenados nacaixa de armazenamento. Na motocicleta 1, um tanque de combustível 35, com poucas res-trições de forma, é disposto atrás da caixa de armazenamento 31, sendo, portanto, possívelevitar um maior corpo do veículo na direção longitudinal e na direção transversal do corpodo veículo, enquanto garantindo a capacidade da caixa de armazenamento 31 e do tanquede combustível 35.
A seção de armazenamento da bateria 31b é proporcionada abaixo da seção dearmazenamento do capacete 31a e acima do motor 17. Consequentemente, é possível usarefetivamente o espaço entre o motor 17 e a seção de armazenamento do capacete 31a.
A parte de fundo da caixa de armazenamento 31 tem uma forma que se conformacom a superfície superior do motor 17. Consequentemente, a parte de fundo da caixa dearmazenamento 31 pode ser disposta em uma posição baixa, próxima ao motor 17, e o es-paço pode ser usado de uma maneira efetiva.
Nessa motocicleta 1, o motor 17, a caixa de armazenamento 31, o filtro de ar 32, ocanal de admissão 33, a bateria 34 e o tanque de combustível 35 são todos dispostos abai-xo do selim 5 e atrás da cobertura lateral 26, como descrito acima. Consequentemente, acobertura lateral 26 pode ser formada em uma forma que se estende para baixo a partir daparte frontal do selim 5, sem a necessidade de proporcionar uma forma que se projeta con-sideravelmente à frente do selim 4, para proporcionar espaço para armazenamento dessescomponentes. O estribo 25 pode ser, portanto, substancialmente plano. Consequentemente,a montagem e a desmontagem podem ser facilitadas, sem a necessidade para que o pilotolevante seus pés por uma grande distância, quando da montagem e desmontagem.
<Segunda modalidade>
A motocicleta 1, de acordo com a segunda modalidade da presente invenção, émostrada nas Figuras 11 e 12. A Figura 11 é uma vista lateral mostrando uma parte da es-trutura interna da motocicleta 1. A Figura 12 é uma vista frontal, mostrando uma parte daestrutura interna da motocicleta 1.
Nessa motocicleta 1, o silencioso 73 é disposto abaixo do estribo 25 e à frente domotor 17. A bateria 34 é disposta entre a caixa de armazenamento 31 e o motor 17 e é posi-cionada acima do bloco do cilindro 41. A bateria 34 é disposta mais fora do centro, para olado direito do centro do corpo do veículo, na direção transversal do corpo do veículo, comomostrado na Figura 12.
A configuração é de outro modo igual àquela da motocicleta 1, de acordo com aprimeira modalidade.
Na motocicleta 1, o silencioso 73 não pivota em relação ao corpo do veículo, damesma maneira que o cilindro 37 do motor 17. Consequentemente, o silencioso 73 pode serdisposto abaixo do estribo 25, sem aumentar a posição da altura do estribo 25. Portanto, osilencioso 73 é disposto da maneira descrita acima, com o que é possível evitar um maiorcorpo do veículo na direção transversal do corpo do veículo.
<Terceira modalidade>
A motocicleta 1, de acordo com a terceira modalidade da presente invenção, é mos-trada nas Figuras 13 e 14. As Figuras 13 e 14 são uma vista lateral e uma vista em planta,respectivamente, mostrando uma parte da estrutura interna da motocicleta 1.
Nessa motocicleta 1, o filtro de ar 32 é disposto atrás da caixa de armazenamento31. O filtro de ar 32 é disposto abaixo da quinta parte 58 e da sexta parte 59 do segundoquadro lateral 14, e é disposto de modo a ficar superposto ao segundo quadro lateral 14, emuma vista plana, como mostrado na Figura 14.
O canal de admissão 33 se estende a partir da cabeça do cilindro 42, passa entre omotor 17 e a caixa de armazenamento 31 e se estende para o filtro de ar 32.
A bateria 34 é disposta entre o selim 5 e o motor 17 e é disposta acima da cabeçado cilindro 42. A bateria 34 é disposta à frente da caixa de armazenamento 31 e atrás dacobertura lateral 26.
O silencioso 73 é disposto abaixo do estribo 25 e à frente do motor 17.
A configuração é de outro modo igual àquela da motocicleta 1, de acordo com aprimeira modalidade.
Na motocicleta 1, o filtro de ar 32 é disposto atrás da caixa de armazenamento 31,e a bateria 34 é disposta à frente da caixa de armazenamento 31. Portanto, a capacidade dacaixa de armazenamento 31 pode ser aumentada, enquanto evitando um maior corpo doveículo.
Uma vez que o filtro de ar 32 não pivota verticalmente, o tamanho do corpo do veí-culo não é aumentado na direção vertical, ainda que o filtro de ar 32 seja disposto de modoa ficar superposto ao segundo quadro lateral 14, em uma vista plana. O filtro de ar 32 é dis-posto de modo a ficar superposto ao segundo quadro lateral 14, com o que o corpo do veí-culo pode ser impedido de ficar maior na direção transversal.
<Quarta modalidade>
A Figura 15 é uma vista lateral mostrando a motocicleta 1, de acordo com a quartamodalidade da presente invenção. Na motocicleta 1, o filtro de ar 32 é disposto entre a caixade armazenamento 31 e o motor 17. Uma válvula de borboleta 63, proporcionada no canalde admissão 33, é disposta à frente do filtro de ar 32. Uma parte da superfície de fundo dacaixa de armazenamento 31 tem uma forma abaulada para cima, e o filtro de ar 32 e a vál-vula de borboleta 63 são dispostas abaixo da parte abaulada (a seguir referida como "parteabaulada 64"). No caso em que um capacete para face integral ou do tipo para pilotar aviãoa jato 71 vai ser armazenado longe, o capacete 71 é disposto de modo que a parte abaulada64 entre na abertura da parte de fundo do capacete 71, com o que o capacete 71 é armaze-nado na caixa de armazenamento 31. A bateria 34 é disposta à frente da caixa de armaze-namento 31. A bateria 34 é posicionada entre a cobertura lateral 26 e a caixa de armazena-mento 31. A configuração é de outro modo igual àquela da motocicleta 1, de acordo com aprimeira modalidade. Na Figura 15, uma parte da configuração do segundo braço 49 e as-semelhados não é mostrada.
Nessa motocicleta 1, o filtro de ar 32 é disposto abaixo da caixa de armazenamento31, e a bateria 34 é disposta à frente da caixa de armazenamento 31. Consequentemente, épossível impedir que o corpo do veículo aumente em tamanho na direção transversal. A par-te abaulada 64 é proporcionada na caixa de armazenamento 31, com o que espaço paradispor o filtro de ar 32 é proporcionado abaixo da caixa de armazenamento 31. É, portanto,possível evitar o aumento da altura da posição do selim 5. A parte abaulada 64 é dispostaem uma posição de modo a entrar na abertura do capacete 71, no caso no qual o capacete71 tiver sido armazenado na caixa de armazenamento 31. Consequentemente, um capacetepara face integral 71 pode ser armazenado na caixa de armazenamento 31, ainda que acapacidade dentro da caixa de armazenamento 31 seja reduzida para proporcionar a parteabaulada 64.
<Outras modalidades>
(a) A estrutura para fixação do motor 17 e do quadro do veículo 2 não é limitada àdescrição acima, e uma estrutura é possível na qual o motor 17 é fixado não pivotantementeno quadro do veículo 2.
(b) Nas modalidades descritas acima, a superfície superior do estribo 25 tem umaforma plana, mas o estribo 25 pode ter uma forma abaulada, desde que a altura do abaula-mento seja igual ou inferior a 5 cm.
(c) Nas primeira e quarta modalidades descritas acima, o silencioso 73 é dispostona parte lateral da roda traseira 4, mas pode ser disposto abaixo do estribo 25, como descri-to nas segunda e terceira modalidades. Nas segunda e terceira modalidades, o silencioso73 pode ser disposto na parte lateral da roda traseira 4, da mesma maneira como na primei-ra modalidade.
(d) Nas modalidades descritas acima, o diâmetro externo da roda D1 da roda trasei-ra 4 é igual a 35,5 cm (14 in), mas pode ser também igual ou superior a 35,5 cm (14 in).
A presente invenção pode aumentar a capacidade de uma caixa de armazenamen-to, pode impedir um maior corpo do veículo, e é útil como uma motocicleta.

Claims (15)

1. Motocicleta, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende:um selim;um estribo tendo uma forma plana ou uma forma abaulada com uma altura igual ouinferior a 5 cm, o estribo sendo disposto à frente e abaixo do selim;um elemento de cobertura para cobrir uma área entre o selim e o estribo, o elemen-to de cobertura estendendo-se para baixo do selim;um quadro do veículo para suportar o selim, o estribo e o elemento de cobertura;uma roda frontal, e uma roda traseira tendo um diâmetro externo de roda igual ousuperior a 35,5 cm (14 polegadas);um motor disposto abaixo do selim e preso no quadro do veículo;uma unidade de transmissão de energia dotada com uma transmissão continua-mente variável para troca de marchas e transmissão de energia motriz do motor para a rodatraseira, a unidade de transmissão de energia sendo capaz de pivotar em relação ao motore ao quadro do veículo;uma caixa de armazenamento disposta abaixo do selim e acima do centro em tornodo qual a unidade de transmissão de energia pivota em relação ao motor; eum filtro de ar conectado ao motor e disposto abaixo do selim em alinhamento coma caixa de armazenamento direção longitudinal,em que uma extensão de uma linha do eixo do cilindro do motor é disposta de mo-do a passar sobre a roda frontal, como visto lateralmente.
2. Motocicleta, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende:um selim;um estribo tendo uma forma plana ou uma forma abaulada com uma altura igual ouinferior a 5 cm, o estribo sendo disposto à frente e abaixo do selim;um elemento de cobertura para cobrir uma área entre o selim e o estribo, o elemen-to de cobertura estendendo-se para baixo do selim;um quadro do veículo para suportar o selim, o estribo e o elemento de cobertura;uma roda frontal, e uma roda traseira tendo um diâmetro externo de roda igual ousuperior a 35,5 cm (14 polegadas);um motor disposto abaixo do selim e preso no quadro do veículo;uma unidade de transmissão de energia dotada com uma transmissão continua-mente variável para troca de marchas e transmissão de energia motriz do motor para a rodatraseira, a unidade de transmissão de energia sendo capaz de pivotar em relação ao motore ao quadro do veículo;uma caixa de armazenamento disposta abaixo do selim e acima do centro em tornodo qual a unidade de transmissão de energia pivota em relação ao motor; eum filtro de ar conectado ao motor e disposto entre a caixa de armazenamento e omotor,em que uma extensão de uma linha do eixo do cilindro do motor é disposta de mo-do a passar sobre a roda frontal, como visto lateralmente.
3. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque o filtro de ar é disposto atrás da caixa de armazenamento ou no quadro do veículo, emuma vista plana, ou acima de um cilindro do motor.
4. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato deque o filtro de ar é disposto acima de um cilindro do motor, e a caixa de armazenamento édisposta atrás do filtro de ar e acima do cárter do motor.
5. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato deque o filtro de ar é disposto acima de um cilindro do motor, a motocicleta compreendendoainda um canal de admissão para conectar o filtro de ar e o cilindro, em que o canal de ad-missão de ar é disposto inclinado com relação à direção transversal do corpo do veículo, emuma vista plana, ou em que o canal de admissão de ar é disposto sobre o filtro de ar, emuma vista plana.
6. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque compreende ainda uma bateria, disposta acima do motor ou disposta entre a caixa dearmazenamento e o motor.
7. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fatode que a extremidade traseira da caixa de armazenamento é posicionada ainda mais à fren-te do centro de rotação da roda traseira e ainda mais abaixo da parte de topo da roda trasei-ra.
8. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fatode que compreende ainda um tanque de combustível, disposto abaixo do selim e atrás dacaixa de armazenamento.
9. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fatode que compreende ainda um silencioso, disposto abaixo do estribo e à frente do motor.
10. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque a caixa de armazenamento tem uma seção de armazenamento de capacete, capaz dearmazenar um capacete, e uma seção de armazenamento de bateria, capaz de armazenaruma bateria, a seção de armazenamento de bateria sendo disposta abaixo da seção de ar-mazenamento de capacete.
11. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato deque uma superfície de fundo da caixa de armazenamento é formada de modo a se confor-mar com a superfície superior do motor.
12. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fatode que:o quadro do veículo tem uma parte frontal ainda mais à frente do estribo, uma parteposterior ainda mais atrás do estribo, e uma parte intermediária que passa abaixo do estribo;ea parte frontal e a parte posterior são conectadas apenas pela parte intermediária.
13. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fatode que o motor é disposto atrás do elemento de cobertura.
14. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fatode que a razão do diâmetro externo do pneumático da roda traseira para a altura do selim,na posição de assentamento do selim, é igual ou superior a 65%.
15. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato deque compreende ainda uma bateria, disposta à frente da caixa de armazenamento.
BRPI0902854 2008-08-19 2009-08-18 motocicleta BRPI0902854A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008210236 2008-08-19

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902854A2 true BRPI0902854A2 (pt) 2010-06-01

Family

ID=41445549

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902854 BRPI0902854A2 (pt) 2008-08-19 2009-08-18 motocicleta

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2157010B1 (pt)
JP (1) JP3154660U (pt)
CN (1) CN101654133B (pt)
BR (1) BRPI0902854A2 (pt)
ES (1) ES2449583T3 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5546878B2 (ja) * 2010-01-19 2014-07-09 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP5604150B2 (ja) * 2010-03-30 2014-10-08 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
CN106143708A (zh) * 2016-07-20 2016-11-23 厦门厦杏摩托有限公司 一种摩托车无锁点头盔箱结构
WO2018069899A1 (en) * 2016-10-14 2018-04-19 Tvs Motor Company Limited A storage shell for a two wheeled vehicle
WO2019086446A1 (en) * 2017-11-02 2019-05-09 Piaggio & C. S.P.A. Electric drive motorcycle
US11390350B2 (en) * 2018-08-07 2022-07-19 Harley-Davidson Motor Company Group, LLC Seat caddy for charging cable
JP7008603B2 (ja) * 2018-09-27 2022-01-25 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP2020059423A (ja) * 2018-10-11 2020-04-16 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
CN112339897B (zh) * 2019-08-08 2022-07-29 光阳工业股份有限公司 速克达型摩托车结构
JP7458553B2 (ja) 2021-03-30 2024-03-29 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH1067362A (ja) 1997-06-30 1998-03-10 Suzuki Motor Corp スクータ型車両
JP2000120847A (ja) * 1998-10-15 2000-04-28 Suzuki Motor Corp 車両用パワーユニットの冷却装置
TW446664B (en) * 1999-05-25 2001-07-21 Honda Motor Co Ltd Scooter type motorcycle
JP2001171580A (ja) * 1999-12-17 2001-06-26 Honda Motor Co Ltd 自動二輪車のバッテリ配置構造
JP4648529B2 (ja) * 2000-09-21 2011-03-09 本田技研工業株式会社 車両
CN2471952Y (zh) * 2001-03-27 2002-01-16 郭建军 组合式滤芯空气滤清器
JP4095086B2 (ja) * 2003-03-06 2008-06-04 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP4149877B2 (ja) * 2003-08-27 2008-09-17 本田技研工業株式会社 自動二輪車の排気制御装置
ITTO20050666A1 (it) * 2004-09-29 2006-03-30 Honda Motor Co Ltd Motociclo
JP2007177899A (ja) * 2005-12-28 2007-07-12 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
CN100418838C (zh) * 2006-06-22 2008-09-17 重庆宗申技术开发研究有限公司 踏板摩托车

Also Published As

Publication number Publication date
CN101654133A (zh) 2010-02-24
EP2157010B1 (en) 2014-01-15
EP2157010A3 (en) 2012-06-27
ES2449583T3 (es) 2014-03-20
EP2157010A2 (en) 2010-02-24
JP3154660U (ja) 2009-10-22
CN101654133B (zh) 2012-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0902854A2 (pt) motocicleta
JP4425821B2 (ja) 収納ボックス構造
BRPI0901566A2 (pt) estrutura de montagem de um sensor de gás de exaustão para motocicleta
US7793748B2 (en) Vehicle cowl with opening for horn
EP3127796B1 (en) Rear structure of motorcycle
BR102016003641A2 (pt) estrutura de escape de veículo do tipo de montar em selim
JP4007788B2 (ja) スクータ型自動二輪車の燃料供給装置
EP1972534B1 (en) Motorcycle
BR102018007343A2 (pt) Veículo para montar
WO2003106834A1 (ja) スクータ型自動二輪車の吸気装置
BRPI0608984A2 (pt) motocicleta
BRPI1003006A2 (pt) estrutura de capÈ inferior de um veìculo do tipo de condução sobre selim
JP4280361B2 (ja) 自動二輪車におけるエアクリーナの吸気構造
EP1864897B1 (en) Motorcycle
BR112017021037B1 (pt) Estrutura de para-lama traseiro interno para uma motocicleta
BRPI0900625B1 (pt) estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta
BRPI0903852B1 (pt) motocicleta
JP4058874B2 (ja) スクータ型自動二輪車
EP2088068A1 (en) Motorcycle
JP5754538B1 (ja) 自動二輪車
JP2010221988A (ja) 自動二輪車
JP6056285B2 (ja) スクータ型車両
BR102018003371A2 (pt) estrutura de veículo para montagem de motor de combustão interna refrigerado a ar
JP2011031873A (ja) 自動二輪車
BR102012007582A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2475 DE 12-06-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.