BRPI0900625B1 - estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta - Google Patents

estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900625B1
BRPI0900625B1 BRPI0900625-7A BRPI0900625A BRPI0900625B1 BR PI0900625 B1 BRPI0900625 B1 BR PI0900625B1 BR PI0900625 A BRPI0900625 A BR PI0900625A BR PI0900625 B1 BRPI0900625 B1 BR PI0900625B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel pump
fuel
arrangement structure
catalyst
vehicle body
Prior art date
Application number
BRPI0900625-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Mitsuru TERADA
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BRPI0900625A2 publication Critical patent/BRPI0900625A2/pt
Publication of BRPI0900625B1 publication Critical patent/BRPI0900625B1/pt
Publication of BRPI0900625B8 publication Critical patent/BRPI0900625B8/pt

Links

Images

Landscapes

  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DE DISPOSIÇÃO DE BOMBA DE COMBUSTÍVEL DE MOTOCICLETA. A presente invenção refere- se à estrutura de disposição de bomba de combustível (81) de uma motocicleta (1), que é dificilmente influenciada por calor, podendo promover o abaixamento do centro de gravidade, e podendo acentuar o grau de liberdade no projeto de uma disposição. Uma estrutura de disposição de bomba de combustível (81) de uma motocicleta (1) inclui: um quadro principal (10) que é configurado para suportar as partes constituintes do corpo do veículo, tais como um motor (4) e um tanque de combustível (56); um par de quadros centrais esquerdo e direito (30L,30R), que se estende na direção vertical atrás do motor (4); um par de braços oscilantes esquerdo e direito (92a, 92b), que é configurado para ser inclinável em torno de um eixo pivotante (32) suportado nos quadros centrais (30); e um amortecedor que tem uma extremidade inferior dele suportada em um quadro transversal (71a), que conecta os braços oscilantes esquerdo e direito (92a, 92b) entre si, e dispõe uma bomba de combustível (81) fora do tanque de combustível (56), em que a bomba de combustível (81) é também disposta entre uma transmissão do motor (4) e o amortecedor.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a uma estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta, que dispõe uma bomba de combustível fora de um tanque de combustível.
TÉCNICA ANTECEDENTE
[002] Há conhecimento de uma motocicleta que dispõe uma bomba de combustível fora de um tanque de combustível. Como tal motocicleta, há uma que dispõe uma bomba de combustível dentro de um quadro principal (quadro do corpo do veículo), que suporta um motor nele, e atrás do motor (por exemplo, vide o documento de patente 1).
[003] Documento de patente 1 JP-A-2005-096504 DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMAS QUE A INVENÇÃO VAI RESOLVER
[004] No entanto, quando a bomba de combustível é disposta dentro do quadro principal e atrás de uma cabeça de cilindro do motor, a bomba de combustível é disposta em uma posição próxima ao motor, e, por conseguinte, é necessário tomar uma contramedida para enfrentar o calor. Além disso, uma vez que a bomba de combustível tem um peso relativamente grande, para proporcionar o abaixamento do centro de gravidade de um corpo de veículo, é preferível dispor a bomba de combustível em um lado mais baixo do corpo do veículo. Além disso, outras peças constituintes do corpo do veículo são dispostas nas vizinhanças do motor, e, por conseguinte, é necessário dispor a bomba de combustível em um espaço limitado, baixando, desse modo, o grau de liberdade no projeto de uma disposição da bomba de combustível.
[005] A presente invenção foi desenvolvida sob essas circunstâncias, e é um objetivo da presente invenção proporcionar a estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta, que seja dificilmente influenciada por calor e possa realizar o abaixamento do centro de gravidade, acentuando, desse modo, o grau de liberdade no projeto de uma disposição.
MEIO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
[006] Para superar as deficiências mencionadas acima, a presente invenção proporciona uma estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta, que inclui: um quadro principal que é configurado para suportar as partes constituintes do corpo do veículo, tais como um motor e um tanque de combustível; um par de quadros centrais esquerdo e direito, que se estende na direção vertical atrás do motor; um par de braços oscilantes esquerdo e direito, que é configurado para ser inclinável em torno de um eixo pivotante suportado nos quadros centrais; e um amortecedor que tem uma extremidade inferior dele suportada em um quadro transversal, que conecta os braços oscilantes esquerdo e direito entre si, a estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta dispondo uma bomba de combustível fora do tanque de combustível, em que a bomba de combustível é disposta entre uma transmissão do motor e o amortecedor.
[007] Além disso, a bomba de combustível pode ser disposta entre o eixo pivotante e o quadro transversal.
[008] A bomba de combustível pode ser disposta entre os quadros centrais esquerdo e direito.
[009] Além disso, a bomba de combustível pode ser disposta entre os braços esquerdo e direito que constituem os braços oscilantes.
[0010] O catalisador pode ser montado em uma parte intermediária do tubo de descarga, que se estende na direção longitudinal do corpo do veículo, a bomba de combustível pode ser disposta em uma parte lateral do catalisador, e a cobertura de blindagem térmica pode ser disposta entre a bomba de combustível e o catalisador.
[0011] Além disso, a cobertura de blindagem térmica pode ser constituída de uma primeira cobertura de blindagem térmica, que cobre uma parte do catalisador, e uma segunda cobertura de blindagem térmica, que é interposta entre o catalisador ou o tubo de descarga e a bomba de combustível e suporta a bomba de combustível nela.
[0012] Além disso, o elemento de suporte, que suporta a bomba de combustível na parte lateral do corpo do veículo, pode ser constituída como a cobertura de blindagem térmica.
[0013] Ainda mais, um eixo do amortecedor e um eixo da câmara inferior podem ser dispostos substancialmente paralelos entre si.
VANTAGEM DA INVENÇÃO
[0014] A estrutura de disposição de bomba de combustível da motocicleta, de acordo com a presente invenção, inclui o quadro principal, que é configurado para suportar as partes constituintes do corpo do veículo, tais como o motor e o tanque de combustível, o par de quadros centrais esquerdo e direito, que se estende na direção vertical atrás do motor, o par de braços oscilantes esquerdo e direito, que é configurado para ser inclinável em torno do eixo pivotante montado nos quadros centrais, e o amortecedor, que tem a sua extremidade inferior montada no quadro transversal, que conecta os braços oscilantes esquerdo e direito entre si, e dispõe a bomba de combustível fora do tanque de combustível, e a bomba de combustível é disposta entre a transmissão do motor e o amortecedor. Devido a essa constituição, a bomba de combustível pode ser disposta em um espaço vazio, formado em frente do motor de combustão interna, deixando o quadro transversal suportar uma extremidade inferior do amortecedor, e, por conseguinte, é possível fazer efetivamente uso de um espaço, que é disposto atrás do motor e que não requer qualquer contramedida para suportar o calor do motor. Além disso, o espaço pode ser usado efetivamente, e, por conseguinte, o grau de liberdade no projeto de uma disposição pode ser acentuado. Além disso, a bomba de combustível pode ser disposta em um lado inferior do corpo do veículo, e, por conseguinte, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0015] Além disso, a bomba de combustível é disposta entre o eixo pivotante e o quadro transversal, e, por conseguinte, é possível fazer efetivamente uso do espaço, e, ao mesmo tempo, o grau de liberdade no projeto da disposição pode ser acentuado. Além disso, a bomba de combustível pode ser disposta em um lado inferior do corpo do veículo, e, por conseguinte, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0016] Além disso, a bomba de combustível é disposta entre os quadros centrais esquerdo e direito, e, por conseguinte, a bomba de combustível é circundada pelos quadros centrais esquerdo e direito e pelo quadro transversal, com o que é possível proteger a bomba de combustível da parte externa.
[0017] Da mesma maneira, por disposição da bomba de combustível entre os braços esquerdo e direito, que constituem os braços oscilantes, a bomba de combustível é circundada pelos quadros centrais esquerdo e direito e o quadro transversal, e, por conseguinte, é possível proteger a bomba de combustível da parte externa. Além disso, é possível fazer efetivamente uso do espaço, e, ao mesmo tempo, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0018] Além disso, o catalisador é montado na parte intermediária do tubo de descarga, que se estende na direção longitudinal do corpo do veículo, e a bomba de combustível é disposta em um lado do catalisador, e a cobertura de blindagem térmica é disposta entre a bomba de combustível e o catalisador. Consequentemente, é possível dificultar que a bomba de combustível seja influenciada pelo calor do catali- sador. Além disso, o catalisador e a bomba de combustível são permitidos coexistir no espaço, e, por conseguinte, é possível fazer uso efetivamente do espaço. Ainda mais, por disposição do catalisador no la-do inferior do corpo do veículo, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0019] Além disso, a cobertura de blindagem térmica é constituída da primeira cobertura de blindagem térmica, que cobre a parte do catalisador, e a segunda cobertura de blindagem térmica, que é interposta entre o catalisador ou o tubo de descarga e a bomba de combustível e suporta a bomba de combustível nela. Consequentemente, a cobertura de blindagem térmica pode ter duas funções, isto é, uma função do elemento de suporte e uma função da cobertura de blindagem térmica para a bomba de combustível, e, por conseguinte, é possível fazer efetivamente uso do espaço.
[0020] Além disso, o elemento de suporte, que suporta a bomba de combustível no lado do corpo do veículo, é constituído como a cobertura de blindagem térmica, e, por conseguinte, é desnecessário proporcionar o elemento de suporte e a cobertura de blindagem térmica respectivamente, reduzindo, desse modo, o número de partes.
[0021] Ainda mais, o eixo do motor de combustão interna e o eixo da bomba de combustível são dispostos substancialmente paralelos entre si, e, por conseguinte, promover o projeto ótimo da disposição da bomba de combustível com boa aparência.
MELHOR MODO PARA CONDUZIR A INVENÇÃO
[0022] A seguir, a estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta, de acordo com uma concretização da presente invenção, é explicada em conjunto com os desenhos. A figura 1 é uma vista lateral esquerda mostrando uma motocicleta para uso fora de estrada 1, de acordo com a concretização da presente invenção. Aqui, as orientações feitas a seguir são determinadas por referência às orientações mostradas na figura 1. Isto é, a direção vertical do corpo do veículo corresponde à direção vertical na figura 1, a direção lateral do corpo do veículo corresponde à direção da profundidade em uma superfície de um papel, no qual a figura 1 é desenhada, e a direção longitudinal do corpo do veículo corresponde à direção lateral na superfície do papel, no qual a figura 1 é desenhada. Além disso, na figura 1, para facilitar a explicação, uma cobertura lateral e um invólucro, que cobrem um lado externo do corpo do veículo, são omitidos.
[0023] Como mostrado na figura 1, um quadro do corpo do veículo 2 da motocicleta 1 inclui um quadro principal 10, que se estende de um tubo frontal 3 na direção traseira e descendente oblíqua do corpo do veículo, um tubo descendente 20A, que se estende do tubo frontal 3 no sentido de um lado inferior do quadro principal 10, na direção descendente do corpo do veículo, um par de tubos inferiores esquerdo e direito 20B, 20B, que é conectado a uma parte inferior do tubo des-cendente 20A e se estende na direção traseira em um lado inferior do corpo do veículo, e um par de quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R (o quadro central esquerdo sendo indicado por 30L e o quadro central direito sendo indicado por 30R), que conecta uma extremidade traseira do quadro principal 10 e as extremidades traseira dos tubos inferiores 20B, 20B. O quadro do corpo do veículo 2 constitui um quadro do tipo berço, e o motor 4 é suspenso por meio de um gancho de motor em um espaço circundado pelo quadro do corpo do veículo 2.
[0024] Nos quadros centrais 30L, 30R, os quadros traseiros 40, 40, que se estendem na direção traseira do corpo do veículo, são montados. Os quadros traseiros 40 são constituídos de um par de tubos esquerdo e direito 40A, 40A, que se estende na direção ascendente traseira e oblíqua do corpo do veículo das partes inferiores dos quadros centrais 30L, 30R, e um par de tubos esquerdo e direito 40B, 40B, que se estende na direção traseira do corpo do veículo das par- tes superiores dos quadros centrais 30L, 30R. As extremidades traseiras desses tubos 40A, 40B são conectadas respectivamente entre si, e nos respectivos tubos 40A, 40B, um assento 57, um para-lama traseiro 58 e uma cobertura lateral não mostrados no desenho são montados.
[0025] Em uma parte inferior do tubo frontal 3, um par de garfos frontais esquerdo e direito 61, que suporta pivotantemente uma roda frontal 60, é montado. Além disso, em uma parte superior do tubo frontal 3, uma ponte de topo 64, na qual é fixada uma alavanca de direção 63, é conectada. Além disso, em uma parte inferior do tubo frontal 3, um para-lama frontal 65 é montado de modo a cobrir a roda frontal 60 de acima.
[0026] O quadro central 30 tem uma parte curva 30A em uma parte inferior dele, e um eixo pivotante 32, que penetra no quadro central 30 na direção lateral do corpo do veículo, é montado na parte curva 30A. No eixo pivotante 32, uma extremidade frontal do braço oscilante 71, que suporta pivotantemente uma roda traseira 70, é suportado in- clinadamente na direção vertical. Além disso, uma corrente de acio-namento 74 se estende entre e é enrolada em torno de uma roda dentada 72, que é montada na roda traseira 70, e uma roda dentada 73, que é montada em um eixo de saída 5A do motor 4, e uma força de acionamento do motor 4 é transmitida para a roda traseira 70 por meio da corrente de acionamento 74.
[0027] Além disso, um elemento transversal (não mostrado no desenho), que conecta os quadros centrais 30L, 30R entre si na direção lateral, é disposto abaixo da parte curva 30A, um braço no lado do quadro 33 é montado em uma parte central do elemento transversal 79 na direção transversal, e um suporte é montado no braço no lado do quadro 33.
[0028] O braço oscilante 71 se estende na direção traseira do veículo do eixo pivotante 32 e é constituído de um par de braços esquer- do e direito 92a, 92b, que progride pela roda traseira 70. Os braços esquerdo e direito 92a, 92b são conectados entre si por um quadro transversal 71a (vide as figuras 2 e 4) nas suas partes em frente da roda traseira. Uma parte de suporte 71b é montada em uma extremidade superior do quadro transversal 71a, e uma parte inferior de um amortecedor traseiro 80 é montada rotativamente na parte de suporte 71b. Além disso, uma parte superior do amortecedor traseiro 80 é disposta acima do quadro central 30 e é montada rotativamente em uma parte de suporte de amortecedor.
[0029] Além disso, um pedal de mudança de marcha 34 é disposto em frente da parte curva 30A e nas vizinhanças de uma parte inferior do motor 4.
[0030] O motor 4 inclui um cárter 5 (transmissão), um bloco de cilindro 6, que se estende substancialmente ascendentemente de uma parte frontal do cárter 5, e uma cabeça de cilindro 7, que é conectada a uma parte superior do bloco de cilindro 6. O motor 4 é um motor de cilindro único, tendo um cilindro na parte interna do bloco de cilindro 6. Com relação ao bloco de cilindro 6, um pistão é alojado no cilindro de uma maneira de movimento de vaivém. Além disso, no cárter 5, um eixo de manivela, que é conectado ao pistão por meio de uma haste conectora, e um eixo de saída 5A do motor são suportados pivotante- mente. Além disso, no cárter 5, um mecanismo de embreagem e similares, que constituem um mecanismo de transmissão de potência, dispostos entre o eixo de manivela e o eixo de saída 5A, são alojados.
[0031] Além disso, um motor de partida (equipamento auxiliar do motor, não mostrado no desenho) é disposto atrás do motor 4 e em frente dos quadros centrais 30L, 30R.
[0032] Na cabeça de cilindro 7, válvulas de admissão/descarga, que abrem e fecham uma passagem de admissão/descarga comunicada com o cilindro no bloco de cilindro 6, são alojadas. Um orifício de admissão 7A da passagem de admissão/descarga é formada em uma superfície posterior da cabeça de cilindro 7. No orifício de admissão, o corpo da garganta 8 é conectado por meio de um tubo cônico. Uma caixa de filtro de ar 9, disposta em uma posição abaixo do assento 57, é conectada ao corpo da garganta 8. A respectiva cabeça de cilindro 7, o corpo da garganta 8 e a caixa do filtro de ar 9 são dispostos substancialmente linearmente para acentuar a eficiência da admissão de ar.
[0033] Em uma superfície frontal da cabeça de cilindro 7, um orifício de descarga 7B da passagem de admissão/descarga é formado. Um tubo de descarga 50 é conectado ao orifício de descarga 7B. O tubo de descarga 50 se estende na direção frontal a partir do orifício de descarga 7B, é curvo para um lado direito da cabeça de cilindro 7, e, depois, se estende na direção traseira do veículo em um lado direito do veículo (vide a figura 2 para constituição detalhada). Um silencioso de descarga 51 é conectado a uma extremidade de extensão do tubo de descarga 50.
[0034] Além disso, um tanque de combustível 56 é disposto acima da cabeça de cilindro 7 e em frente do assento 57. Uma bomba de combustível 81 é conectada ao tanque de combustível 56 por meio de um tubo de combustível 59. Aqui, na motocicleta de acordo com essa concretização, a bomba de combustível 81 é disposta fora do tanque de combustível 56. A disposição da bomba de combustível 81 é explicada em detalhes abaixo.
[0035] A figura 2 é uma vista mostrando a motocicleta como observada de acima, e é uma vista esquemática mostrando uma posição de montagem da bomba de combustível. No desenho, para facilidade de explicação, o bloco de cilindro 6 e a cabeça de cilindro 7 do motor 4, o tanque de combustível 56, o amortecedor traseiro 80, a caixa do filtro de ar 9, e o corpo da garganta 8 são omitidos.
[0036] Na figura 2, de uma posição traseira do quadro principal 10, que se estende na direção longitudinal do corpo do veículo, no centro da direção da largura do veículo, dois quadros centrais 30L, 30R se estendem na direção descendente, em um estado no qual os quadros centrais 30L, 30R são ramificados na direção lateral, e dois tubos 40B se estendem na direção traseira, em um estado que os tubos 40B são ramificados na direção lateral. Os tubos 40A se estendem na direção traseira abaixo dos tubos 40B a partir dos quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R. Além disso, o braço oscilante 71 se estende na direção traseira do corpo do veículo a partir do eixo pivotante 32, que é proporcionado para conectar os quadros centrais 30L, 30R entre si.
[0037] A figura 3 é uma vista em perspectiva mostrando uma relação posicionai entre a bomba de combustível 81, o amortecedor traseiro 80 e o tubo de descarga 50. Na figura 3, um lado esquerdo em uma superfície de um papel, no qual a figura 3 é desenhada, indica um lado frontal do veículo. Além disso, a figura 4 é uma vista em perspectiva mostrando uma relação posicionai entre a bomba de combustível 81 e o braço oscilante 71, como observado de um lado traseiro oblíquo do veículo. Aqui, na figura 4, um lado oblíquo direito superior em uma superfície de um papel, no qual a figura 4 é desenhada, indica um lado frontal do veículo.
[0038] A bomba de combustível 81 tem uma forma substancialmente cilíndrica, e dois tubos de combustível 59a, que são conectados ao tanque de combustível 56, e um tubo de combustível 59b, que é conectado ao corpo da garganta 8, são conectados à bomba de combustível 81.
[0039] Como mostrado na figura 2, com relação a uma posição da bomba de combustível 81 na direção longitudinal do veículo, a bomba de combustível 81 é disposta atrás do cárter 5 e na frente do amortecedor traseiro 80. Para ser mais específico, a bomba de combustível 81 é disposta atrás do eixo pivotante 32 e na frente do quadro transversal 71a do braço oscilante 71. Como mostrado na figura 3, um eixo L2 da bomba de combustível 81 é disposto substancialmente paralelo a um eixo L1 do amortecedor traseiro 80, impedindo, desse modo, perda de espaço.
[0040] Além disso, como mostrado na figura 2, com relação a uma posição da bomba de combustível 81 na direção da largura do veículo, a bomba de combustível 81 é disposta entre os quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R. Para ser mais específico, a bomba de combustível 81 é disposta entre os braços esquerdo e direito 92a, 92b do braço oscilante 71.
[0041] Além disso, como mostrado na figura 3, com relação a uma posição da bomba de combustível 81 na direção da altura do veículo, a bomba de combustível 81 é disposta substancialmente na mesma altura que a altura de uma parte inferior do amortecedor traseiro 80.
[0042] Isto é, a bomba de combustível 81 é disposta em um espaço em frente do amortecedor traseiro 80, que é formado por montagem de uma parte de montagem em uma parte inferior do amortecedor traseiro 80, no quadro transversal 71a do braço oscilante 71. Devido a essa constituição, é possível fazer efetivamente uso do espaço.
[0043] Por outro lado, o tubo de descarga 50 é direcionado a uma parte lateral direita do corpo do veículo, como descrito acima (vide a figura 2), e é necessário montar um catalisador em uma parte intermediária do tubo de descarga 50. Além disso, de acordo com a recente legislação de canos de descarga, é necessário aumentar um tamanho e um volume do catalisador, comparado com um catalisador convencional. Nessa concretização, como mostrado na figura 2, o catalisador 90 na parte intermediária do tubo de descarga 50 estendendo-se na direção longitudinal do corpo do veículo, e o catalisador 90 é disposto entre o eixo pivotante 32 e uma extremidade traseira do quadro trans- versai 71a na direção longitudinal do corpo do veículo.
[0044] Quando a bomba de combustível 81 é disposta nessa posição, uma distância entre o catalisador 90 mencionado acima e a bomba de combustível 81 é encurtada e, por conseguinte, surge uma possibilidade que a bomba de combustível 81 seja influenciada por calor. Consequentemente, uma primeira cobertura de blindagem térmica 91 é montada no catalisador 90, de modo a cobrir uma periferia externa aproximadamente cilíndrica do catalisador 90 (vide a figura 2).
[0045] Aqui, em uma parte do tubo de descarga 50 em frente do catalisador 90, um elemento de cobertura 93, que impede que o tubo de descarga 50 seja exposto na parte externa do veículo, é proporcionado.
[0046] Além disso, um elemento de suporte de bomba de combustível 96 é montado em uma superfície periférica externa da bomba de combustível 81 na direção circunferencial, como mostrado na figura 4. Por outro lado, um braço de gancho 95 é montado em um elemento transversal 94, que conecta os quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R entre si.
[0047] Em uma parte do lado direito (uma parte na qual o catalisador 90 se estende) do elemento de suporte de bomba de combustível 96, um reforço 97 é montado em um estado no qual o reforço 97 se estende na direção externa frontal e oblíqua. Uma segunda cobertura de blindagem térmica 98 é proporcionada entre uma extremidade distai frontal do reforço 97 e o braço de gancho 95 para suportar a bomba de combustível 81. A segunda cobertura de blindagem térmica 98 é fixada na extremidade distai frontal do reforço 97 usando um parafuso 82 e é fixada no braço do gancho 95 por soldagem. Além disso, um braço de bomba 85, para montagem do elemento de suporte da bomba de combustível 96 no corpo do veículo, é montado em uma parte do lado esquerdo do elemento de suporte da bomba de combustível 96 (vide a figura 3). O braço da bomba 85 é montado em uma parte flange 86 (vide a figura 5) usando os parafusos 87 (vide a figura 3), em que a parte flange 86 é montada no elemento transversal 94, que conecta os quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R entre si. Além disso, o braço da bomba 85 tem também uma função de um gancho de motor. Para ser mais específico, como mostrado na figura 3, um furo de montagem 88 é formado em uma parte inferior frontal do corpo do veículo, e o braço da bomba 85 suspende o motor 4 usando o furo de montagem 88. Isto é, o motor 4 é suspenso pelo braço do gancho 95 e o braço da bomba 85.
[0048] A segunda cobertura de blindagem térmica 98 executa, como descrito acima, uma função de um elemento de reforço para suportar a bomba de combustível 81. A segunda cobertura de blindagem térmica 98 também executa uma função de fazer com que o calor do catalisador 90 seja de uma transmissão difícil para a bomba de combustível 81. Consequentemente, como mostrado na figura 4, a segunda cobertura de blindagem térmica 98 é alongada ascendentemente, comparada com um comprimento do reforço 97 na direção da altura, de modo a interromper a transmissão de calor para a bomba de combustível 81, com uma maior área dela.
[0049] A figura 5 é uma vista de apresentação em perspectiva de uma posição de montagem da segunda cobertura de blindagem térmica 98, como vista de um lado frontal oblíquo do veículo. O tubo de descarga 50 (na figura 5, uma parte do tubo de descarga 50 disposta na frente do quadro central 30 sendo omitida) é direcionado mais para dentro do corpo do veículo do que o quadro central direito 30R do corpo do veículo (vide a figura 2). A segunda cobertura de blindagem tér-mica 98 é disposta entre o tubo de descarga 50 e a bomba de combustível 81 (sendo omitida na figura 5). Uma superfície externa 98a da segunda cobertura de blindagem térmica 98 é dirigida para a parte ex- terna do veículo, isto é, na direção para o tubo de descarga 50 ou catalisador 90.
[0050] Além disso, a bomba de combustível 81 inclui uma junta (não mostrada no desenho), que se projeta na direção lateral e na qual um tubo de combustível 59b é montado, e uma junta (não mostrada no desenho), que se projeta na direção ascendente e na qual dois tubos de combustível 59a são montados. Devido a essa constituição, o combustível acumulado na bomba de combustível 81 é fornecido ao corpo da garganta 8 por meio do tubo de combustível 59b. Além disso, o combustível no tanque de combustível 56 é suprido à parte interna da bomba de combustível 81 por meio dos tubos de combustível 59a. A bomba de combustível 81 também executa uma função de um tanque de combustível auxiliar.
[0051] De acordo com a estrutura de disposição da bomba de combustível da motocicleta da concretização da presente invenção, a bomba de combustível 81 é disposta entre a parte extremidade traseira do cárter 5 do motor 4 e o amortecedor traseiro 80, bem como entre o eixo pivotante 32 e o quadro transversal 71a. Consequentemente, a bomba de combustível 81 pode ser disposta em um espaço vazio formado na frente do amortecedor traseiro 80, deixando a parte suporte 71b do quadro transversal 71 suportar a extremidade inferior do amortecedor traseiro 80 e, por conseguinte, é possível fazer efetivamente uso do espaço que é disposto atrás do motor 4 e não requer qualquer contramedida para enfrentar o calor do motor 4. Além disso, uma vez que o espaço pode ser usado efetivamente, o grau de liberdade no projeto da disposição pode ser acentuado. Além disso, a bomba de combustível 81 pode ser disposta no lado inferior do corpo do veículo, e, por conseguinte, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0052] Além disso, a bomba de combustível 81 é disposta entre os quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R, bem como entre os braços esquerdo e direito 92a do braço oscilante 71, e, por conseguinte, a bomba de combustível 81 é circundada pelos quadros centrais esquerdo e direito 30L, 30R e quadro transversal 71a, com o que é possível proteger a bomba de combustível 81 da parte externa. Além disso, é possível fazer efetivamente uso do espaço e, ao mesmo tempo, a bomba de combustível 81 pode ser disposta em um lado inferior do corpo do veículo, e, por conseguinte, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0053] Além disso, o catalisador 90 é montado na parte intermediária do tubo de descarga 50, que se estende na direção longitudinal do corpo do veículo, a bomba de combustível 81 é disposta em um lado do catalisador 90, e a primeira cobertura de blindagem térmica 91 e a segunda cobertura de blindagem térmica 98 são dispostas entre a bomba de combustível e o catalisador 90 ou tubo de descarga 50. Consequentemente, é possível dificultar para que a bomba de combustível 81 seja influenciada pelo calor do catalisador 90 ou tubo de descarga 50. Além disso, é possível permitir que o catalisador 90 e a bomba de combustível 81 coexistam próximos entre si no espaço. Consequentemente, é possível fazer efetivamente uso do espaço. Ainda mais, por disposição do catalisador 90, cujo volume é aumentado de acordo com a regulação do gás de descarga em um lado inferior do corpo do veículo, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
[0054] Além disso, uma parte do catalisador é coberta com a primeira cobertura de blindagem térmica, a segunda cobertura de blindagem térmica 98 é interposta entre o catalisador 90 ou o tubo de descarga 50 e a bomba de combustível 81, e a bomba de combustível 81 é suportada na segunda cobertura de blindagem térmica 98, e, por conseguinte, a segunda cobertura de blindagem térmica 98 pode ter duas funções, isto é, uma função do elemento de suporte e uma função da cobertura de blindagem térmica para a bomba de combustível 81, com o que é possível fazer efetivamente uso do espaço.
[0055] Além disso, o elemento de suporte, que suporta a bomba de combustível 81 no lado do corpo do veículo, é constituído como a segunda cobertura de blindagem térmica 98 e, por conseguinte, a bomba de combustível 81 pode ser suportada na segunda cobertura de blindagem térmica 98, com o que é desnecessário proporcionar um elemento de suporte para suportar a bomba de combustível 81. Consequentemente, é possível reduzir o número de partes.
[0056] Além disso, o eixo do amortecedor traseiro 80 e o eixo da bomba de combustível 81 são dispostos substancialmente paralelos entre si e, por conseguinte, é possível executar o projeto otimizado da disposição da bomba de combustível 81 com boa aparência.
[0057] Embora a explicação tenha sido feita com relação à concretização da presente invenção até agora, várias formações e modificações são concebíveis, com base no conceito técnico da presente invenção.
[0058] Por exemplo, nessa concretização, embora duas coberturas de blindagem térmica sejam dispostas entre a bomba de combustível 81 e o catalisador 90 ou tubo de descarga 50, a concretização pode ser configurada para adotar uma cobertura de blindagem térmica, desde que a transmissão de calor possa ser certamente evitada. Devido a essa constituição, é possível interromper a transmissão de calor do catalisador 90 pela cobertura de blindagem térmica, impedindo, desse modo, que a bomba de combustível 81 seja influenciada por calor. Além disso, por disposição da bomba de combustível 81 e do catalisador 90 em um lado inferior do corpo do veículo e substancialmente na mesma altura, é possível promover o abaixamento do centro de gravidade.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0059] Figura 1 - Uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0060] Figura 2 - Uma vista mostrando a motocicleta na figura 1 como vista de acima e uma vista esquemática mostrando uma posição de montagem de uma bomba de combustível.
[0061] Figura 3 - Uma vista de apresentação em perspectiva mostrando uma relação posicionai entre a bomba de combustível e um amortecedor.
[0062] Figura 4 - Uma vista de apresentação em perspectiva mostrando uma relação posicionai entre a bomba de combustível e um braço oscilante.
[0063] Figura 5 - Uma vista esquemática mostrando uma posição de montagem de uma segunda cobertura de blindagem térmica. LISTAGEM DE REFERÊNCIA 1: motocicleta 2: quadro do corpo do veículo 3: tubo frontal 4: motor 5: cárter (transmissão) 7B: orifício de descarga 10: quadro principal 20A: tubo descendente 20B: tubo inferior 30: quadro central 30A: parte curva 32: eixo pivotante 40: quadro traseiro 40A, 40B: tubo 50: cano de descarga 51: silencioso de descarga 56: tanque de combustível 59: tubo de combustível 60: roda frontal 70: roda traseira 71: braço oscilante 71a: quadro transversal 71b: parte suporte 80: amortecedor traseiro 81: bomba de combustível 82: parafuso 90: catalisador 91: primeira cobertura de blindagem térmica 92a: braço 93: elemento de cobertura 94: elemento transversal 95: braço de gancho 96: elemento suporte de bomba de combustível 97: reforço 98: segunda cobertura de blindagem térmica 98a: superfície externa L1, L2: eixo

Claims (10)

1. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta compreendendo: um quadro principal (10) que é configurado para suportar as partes constituintes do corpo do veículo, tais como um motor (4) e um tanque de combustível (56); um par de quadros centrais esquerdo e direito (30L, 30R), que se estende na direção vertical atrás do motor (4); um par de braços esquerdo e direito (92a, 92b), que é configurado para ser inclinável em torno de um eixo pivotante (32) suportado nos quadros centrais (30L, 30R); e um amortece-dor (80) que tem uma extremidade inferior dele suportada em um quadro transversal (71a), que conecta os braços esquerdo e direito (92a, 92b) entre si, a estrutura de disposição de bomba de combustível dispondo uma bomba de combustível (81) fora do tanque de combustível (56), caracterizada pelo fato de que a bomba de combustível (81) é disposta entre uma transmissão (5) do motor (4) e o amortecedor (80) a bomba de combustível (81) é suportada por um braço de bomba (85) suportado em um (2), e o braço de bomba (85) suspende uma porção traseira do motor (4).
2. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a bomba de combustível (81) é disposta entre o eixo pivotante (32) e o quadro transversal (71a), e o braço de bomba (85) é localizado acima do eixo pivotante (32), e um membro de suporte da bomba de combustível (96) que se estende para entre o eixo pivotante (32) e o quadro transversal (71a) a partir do braço de bomba (85) é fornecido.
3. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a bomba de combustível (81) é disposta entre os quadros centrais esquerdo e direito (30L, 30R).
4. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a bomba de combustível (81) é disposta entre os braços esquerdo e direito (92a, 92b).
5. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que um catalisador (90) é montado em uma parte intermediária de um tubo de descarga (50), que se estende na direção longitudinal do corpo do veículo, a bomba de combustível (81) é disposta em um lado do catalisador (90), e uma cobertura de blindagem térmica (91, 98) é disposta entre a bomba de combustível (81) e o catalisador (90).
6. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a cobertura de blindagem térmica (91, 98) é constituída de uma primeira cobertura de blindagem térmica (91), que cobre uma parte do catalisador (90), e uma segunda cobertura de blindagem (98) térmica, que é interposta entre o catalisador (90) ou tubo de descarga (50) e a bomba de combustível (81) e suporta a bomba de combustível (81) nela.
7. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizada pelo fato de que um elemento de suporte, que suporta a bomba de combustível (81) em um lado do corpo do veículo dele, é constituído como a cobertura de blindagem térmica (98).
8. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que um eixo (L1) do amortecedor (80) e um eixo (L2) da bomba de combustível (81) são dispostos substancialmente paralelos entre si. térmica, que é interposta entre o catalisador ou tubo de descarga e a bomba de combustível e suporta a bomba de combustível nela.
7. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com a reivindicação 5 ou 6, em que um elemento de su- 5 porte, que suporta a bomba de combustível em um lado do corpo do veículo dele, é constituído como a cobertura de blindagem térmica.
8. Estrutura de disposição de bomba de combustível de uma motocicleta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que um eixo do amortecedor e um eixo da bomba de combustível são dispostos 10 substancialmente paralelos entre si.
BRPI0900625A 2008-02-29 2009-02-18 Estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta BRPI0900625B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008-049379 2008-02-29
JP2008049379A JP5295590B2 (ja) 2008-02-29 2008-02-29 自動2輪車の燃料ポンプ配置構造

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0900625A2 BRPI0900625A2 (pt) 2009-12-01
BRPI0900625B1 true BRPI0900625B1 (pt) 2020-10-27
BRPI0900625B8 BRPI0900625B8 (pt) 2022-07-19

Family

ID=41145492

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900625A BRPI0900625B8 (pt) 2008-02-29 2009-02-18 Estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5295590B2 (pt)
BR (1) BRPI0900625B8 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5380229B2 (ja) * 2009-09-29 2014-01-08 本田技研工業株式会社 自動二輪車の燃料供給装置
JP5184479B2 (ja) * 2009-09-29 2013-04-17 本田技研工業株式会社 自動二輪車の燃料供給装置
JP5566246B2 (ja) * 2010-10-04 2014-08-06 川崎重工業株式会社 燃料ホース
CN104627294B (zh) * 2013-11-15 2017-04-12 雅马哈发动机株式会社 电动摩托车

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5964323U (ja) * 1982-10-25 1984-04-27 スズキ株式会社 自動2輪車の燃料供給装置
JP4223842B2 (ja) * 2003-03-19 2009-02-12 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP4391756B2 (ja) * 2003-03-20 2009-12-24 本田技研工業株式会社 自動二輪車の燃料ポンプ配置構造
JP4462613B2 (ja) * 2004-06-15 2010-05-12 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の燃料ポンプの燃料リターン構造
JP2007023802A (ja) * 2005-07-12 2007-02-01 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP4719560B2 (ja) * 2005-12-01 2011-07-06 本田技研工業株式会社 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
JP5295590B2 (ja) 2013-09-18
BRPI0900625B8 (pt) 2022-07-19
BRPI0900625A2 (pt) 2009-12-01
JP2009202808A (ja) 2009-09-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7360620B2 (en) Engine mounting structure of low floor type vehicle
US7044253B2 (en) Exhaust pipe structure of vehicle with low floor
BRPI0800468B1 (pt) estrutura de layout de bomba de combustível em uma motocicleta
TW200404700A (en) Rear cushion mounting structure for low-chassis vehicle
BRPI1003979B1 (pt) Sistema de fornecimento de combustível para motocicleta
BRPI1003720A2 (pt) estrutura de tampa de cabeÇote de cilindro de veÍculo miniaturizado
BRPI0900625B1 (pt) estrutura de disposição de bomba de combustível de motocicleta
BRPI0705708B1 (pt) Estrutura de layout de bomba de combustível em um veículo
JP4101662B2 (ja) 小型車両のエンジン用燃料噴射装置の取付構造
US10041387B2 (en) Exhaust device structure for rocking vehicle
JP3996251B2 (ja) スクータ型自動二輪車
JP5140529B2 (ja) 自動二輪車用単気筒エンジン
JP4280361B2 (ja) 自動二輪車におけるエアクリーナの吸気構造
JP3917923B2 (ja) 低床式車両のエンジン吸気系構造
JP2011001927A (ja) スロットルボディのカプラ配置
JPS6130931B2 (pt)
JP4303361B2 (ja) スクータ型車両
JP2011046361A (ja) 鞍乗り型車両のカバー構造
JP2007326507A (ja) 自動二輪車
JP3877665B2 (ja) 低床式車両の低床支持構造
JP2004114866A (ja) 低床式車両のエンジン搭載構造
JP2604158B2 (ja) 自動二輪車の排気装置
JP3989347B2 (ja) 低床式車両のエアクリーナ構造
JP4421696B2 (ja) 自動二輪車
JP3877664B2 (ja) 低床式車両のパワーユニット搭載構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2599 DE 27/10/2020 QUANTO AOS DESENHOS.