BRPI0910483B1 - unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolos de pressão - Google Patents

unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolos de pressão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0910483B1
BRPI0910483B1 BRPI0910483A BRPI0910483A BRPI0910483B1 BR PI0910483 B1 BRPI0910483 B1 BR PI0910483B1 BR PI0910483 A BRPI0910483 A BR PI0910483A BR PI0910483 A BRPI0910483 A BR PI0910483A BR PI0910483 B1 BRPI0910483 B1 BR PI0910483B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compressor unit
support
area
wear
drafting
Prior art date
Application number
BRPI0910483A
Other languages
English (en)
Inventor
Stahlecker Gerd
Huber Karlheinz
Original Assignee
Spindelfabrik Suessen Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41111951&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0910483(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Spindelfabrik Suessen Gmbh filed Critical Spindelfabrik Suessen Gmbh
Publication of BRPI0910483A2 publication Critical patent/BRPI0910483A2/pt
Publication of BRPI0910483B1 publication Critical patent/BRPI0910483B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01HSPINNING OR TWISTING
    • D01H5/00Drafting machines or arrangements ; Threading of roving into drafting machine
    • D01H5/18Drafting machines or arrangements without fallers or like pinned bars
    • D01H5/70Constructional features of drafting elements
    • D01H5/72Fibre-condensing guides

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Preliminary Treatment Of Fibers (AREA)
  • Compressor (AREA)

Abstract

unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolos de pressão a presente invenção refere-se a uma unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil, com ao menos um canal de compressão (14) para um feixe de fibras estirado pronto. a unidade de compressor contém uma primeira área de apoio ( 131) para o posicionamento da unidade de compressor em um rolo de banco de estiragem (3). a área de apoio fica disposta na região do canal de compressão. o canal de compressão é aberto para a área de apoio. a unidade de compressor (20) contém ao menos uma outra área de apoio (133) para o rolo de banco de estiragem, que em direção periférica do rolo de banco de estiragem, que pode ser levado a contato com as áreas de apoio, é distanciada da primeira área de apoio na região do canal de compressão.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para UNIDADE DE COMPRESSOR PARA UM BANCO DE ESTIRAGEM DE UMA MÁQUINA TÊXTIL E AGREGADO DE ROLOS DE PRESSÃO.
A presente invenção refere-se a uma unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil, com ao menos um canal de compressão para um feixe de fibras estirado pronto e com uma área de apoio ou superfície de contato para o posicionamento da unidade de compressor em um rolo de banco de estiragem, sendo que a área de apoio fica disposta na região do canal de compressão e o canal de compressão é aberto para a área de apoio.
Uma unidade de compressor do tipo mencionado no início é conhecida da WO 03/095723 A1. A unidade de compressor conhecida contém uma área de apoio para um rolo inferior do banco de estiragem. A dimensão da área de apoio em direção periférica do rolo inferior corresponde aproximadamente ao comprimento do canal de compressão. Essa dimensão é muito pequena em comparação com a altura da unidade de compressor vista perpendicularmente à área de apoio -. O contato entre área de apoio e rolo inferior nem sempre pode ser suficientemente garantido devido a vibrações e oscilações que ocorrem. O efeito de compressão é, assim, prejudicado.
Para melhorar o contato entre a unidade de compressor e o rolo inferior do banco de estiragem é conhecido da WO 2006/005207 A1 um desenvolvimento da unidade de compressor, em que a área de apoio é lateralmente prolongada além dos revestimentos dos rolos superiores do banco de estiragem e ali aumentada em direção periférica do rolo do banco de estiragem. Como a área de apoio deve ser produzida muito precisa, o aumento da área de apoio produz um dispêndio de produção muito maior, especialmente porque a unidade de compressor consiste em material resistente ao desgaste. A área de apoio deve ser usinada por uma operação de esmeriIhagem dispendiosa, para se garantir um posicionamento suficientemente bom da unidade de compressor sobre o rolo inferior.
Da CN 2734787 Y é conhecida uma unidade de compressor do
2/31 tipo mencionado no início, que se estende por dois bancos de estiragem vizinhos. São previstas duas áreas de apoio para um rolo inferior do banco de estiragem, que são distanciados entre si em direção axial do rolo de banco de estiragem. A estabilidade de apoio da unidade de compressor sobre o banco de estiragem corresponde à unidade de compressor conhecida da WO 03/095723 A1.
Da WO 03/095723 A1 é conhecida, além disso, uma unidade de compressão não segundo o gênero, em que é prevista uma área de apoio extremamente grande para o rolo inferior do banco de estiragem. A unidade de compressor é assentada sobre o rolo inferior à maneira de um agrafo. A área de apoio na unidade de compressor encerra então mais do que a metade da periferia do rolo inferior. A unidade de compressor não é levantável do rolo inferior e tampouco contém um canal de compressão aberto para a área de apoio.
A invenção tem por objetivo prover uma unidade de compressor aperfeiçoada.
O objetivo é alcançado pelo fato de que a unidade de compressor contém ao menos uma outra área de apoio para o rolo do banco de estiragem, que em direção periférica de um rolo de banco de estiragem, que pode ser levado a contato com as áreas de apoio, é distanciada da área de apoio na região do canal de compressão.
Uma unidade de compressor com duas áreas de apoio distanciadas em direção periférica do rolo de banco de estiragem tem a vantagem de que a unidade de compressor pode ser muito bem posicionada sobre o rolo inferior do banco de estiragem. A unidade de compressor assenta com muita segurança sobre o rolo de banco de estiragem, de modo que, com eventuais oscilações da máquina que ocorram, pode ser evitado um levantamento da área de apoio na região do canal de compressão.
Simultaneamente, uma unidade de compressor com duas áreas de apoio separadas entre si tem a vantagem de que as distintas áreas de apoio podem ser configuradas respectivamente muito pequenas. O dispêndio de produção para duas áreas de apoio pequenas é menor do que para
3/31 uma área de apoio grande, contínua, especialmente quando as áreas de apoio consistem em um material resistente ao desgaste, como, por exemplo, cerâmica.
O termo uma área de apoio é entendido de tal maneira que a área de apoio na região do canal de compressão é designada como uma área, mesmo quando está subdividida em várias partes por um ou vários canais de compressão. Como o canal de compressão é em forma de túnel e aberto para a área de apoio, ele praticamente corta a área de apoio em duas partes, que não mais se tocam. Para que o canal de compressão pos10 sa satisfazer sua função em todo o seu comprimento, em ambos os lados do canal de compressão deve restar uma parte da área de apoio, para vedar o canal de compressão para com a área periférica do rolo do banco de estiragem. Ambas as partes da área de apoio formam uma unidade funcional e, por isso, são chamadas de uma área de apoio. Mesmo quando na região 15 de uma área de apoio estão dispostos vários canais de compressão, permanece a designação uma área de apoio. Uma configuração de uma área de apoio conhecida da DE 103 56 913 A1 na região do canal de compressão nada tem a ver com a segunda área de apoio agora prevista, que fica distanciada do canal de compressão. Também na DE 103 56 913 A1 toda a 20 região contígua ao canal de compressão constitui funcionalmente uma área de apoio, que veda o canal de compressão para com a área periférica do rolo de banco de estiragem.
A unidade de compressor deve ser entendida no sentido de que a unidade pode ser formada por um grupo estrutural, que consiste em vá25 rias partes individuais, e cujas partes individuais são unidas entre si de modo não perdível. As partes individuais não precisam, contudo, incondicionalmente, estar unidades entre si sem movimento e podem também ser desmontáveis. A unidade representa um objeto manipulável de modo autônomo.
Para se garantir uma boa estabilidade de apoio da unidade de compressor sobre o rolo do banco de estiragem, a distância entre duas áreas de apoio distanciadas em direção periférica importa de preferência em mais de 5 mm e se situa vantajosamente em uma faixa entre 6 mm e 22 mm.
4/31
Com uma unidade de compressor para um banco de estiragem para processamento de fibras cortadas curtas é vantajosa uma distância entre duas áreas de apoio distanciadas em direção periférica entre 7 mm e 15 mm, especialmente entre 7,5 mm e 9,5 mm.
Ao menos a área de apoio na região do canal de compressão é abaulada côncava, sendo o abaulamento adaptado à área periférica de um cilindro. O termo cilindro caracteriza um corpo básico geométrico. O diâmetro do cilindro, ao qual o abaulamento da área de apoio é adaptado, corresponde vantajosamente com muita precisão ao diâmetro externo do rolo de 10 banco de estiragem, de modo que a área de apoio e a unidade de compressor no estado operacional são posicionadas com muita exatidão sobre o rolo de banco de estiragem e o canal de compressão em forma de túnel fica muito bem vedado para com a área periférica do rolo do banco de estiragem. O canal de compressão em forma de túnel apresenta paredes condutoras, que 15 ficam diretamente contíguas à área de apoio. Só pela área periférica do rolo do banco de estiragem é que o canal de compressão aberto para a área de apoio se torna um canal fechado. Isso tem a vantagem de que a área de apoio do rolo do banco de estiragem serve como elemento de transporte para o feixe de fibras na zona de compressão. De preferência é previsto que ao 20 menos duas áreas de apoio sejam abauladas côncavas, sendo que todos os abaulamentos são adaptados à área periférica de um cilindro comum.
Para garantir uma simples possibilidade de produção da área de apoio com a requerida precisão de maneira fácil, as áreas de apoio da unidade de compressor apresentam um comprimento em direção periférica do 25 rolo do banco de estiragem, que pode ser levado a contato com as áreas de apoio, de no máximo 14 mm, de preferência no máximo 10 mm e, com especial vantagem, de no máximo 8 mm. Com uma área de apoio côncava, o comprimento é considerado como comprimento de arco em cada corte perpendicularmente à linha central da área de apoio côncava.
Também pode ser vantajoso configurar convexa ou plana uma área de apoio distanciada na região do canal de compressão. A segunda área de apoio serve fundamentalmente para a estabilização da unidade de
5/31 compressor. Para tanto basta que entre a segunda área de apoio e a área periférica do rolo do banco de estiragem seja previsto um contato linear ou pontual. Isso é especialmente vantajoso quando essa área de apoio se apoia em uma região não estirada do rolo do banco de estiragem.
Pode ser vantajoso que a unidade de compressor seja executada em uma só peça ao menos com as áreas de apoio. Isso significa que o canal de compressão, a área de apoio na região do canal de compressão e a área de apoio distanciada em direção periférica ficam dispostos em um único componente da unidade de compressor. Esse componente consiste, 10 vantajosamente, em um material resistente ao desgaste, que é bem conformável, por exemplo, de um plástico resistente ao desgaste, que pode conter vantajosamente aditivos duros e/ou redutores de desgaste.
Alternativamente, pode ser previsto que a unidade de compressão seja executada em várias partes. A unidade de compressor contém, de 15 preferência, um suporte e ao menos um componente resistente ao desgaste. De preferência, uma área de apoio para o rolo do banco de estiragem está disposta em um componente resistente ao desgaste. Pela constituição em várias partes, em diferentes regiões da unidade de compressor com funções distintas pode ser respectivamente selecionado o material otimamente apro20 priado para a função. A unidade de compressor é prevista nos locais com um componente resistente a desgaste, que ficam sujeitos e um elevado desgaste, por exemplo, porque entram em contato com o feixe de fibras. De preferência, também um canal de compressão para um feixe de fibras estirado pronto está disposto em um componente resistente a desgaste.
Devido à aplicação de um componente resistente a desgaste no suporte da unidade de compressor, o contorno externo do componente resistente a desgaste pode ser essencialmente simplificado. O componente resistente a desgaste, que consiste, por exemplo, em um metal duro ou de preferência em cerâmica, é assim de produção mais simples. O suporte é um 30 componente da unidade de compressor e pode também ser designado como corpo básico da unidade de compressor. No suporte estão dispostos um ou vários componentes resistentes a desgaste. O suporte assume uma parte do
6/31 posicionamento do canal de compressão, de modo que a área de apoio não precisa garantir sozinha o posicionamento. A área de apoio pode assim ser mantida muito pequena especialmente em direção periférica do rolo do banco de estiragem, de modo que é simplificada a produção do componente resistente ao desgaste.
Um componente resistente ao desgaste pode estar disposto móvel, por exemplo, pendente, no suporte da unidade de compressor. Isso tem a vantagem de que a área de apoio disposta no componente resistente ao desgaste quando do assentamento da unidade de compressor sobre o rolo do banco de estiragem é adaptada à área periférica do rolo do banco de estiragem. Quando da produção da unidade de compressão, portanto, são admissíveis tolerâncias relativamente grandes. O componente resistente a desgaste é móvel de preferência apenas em medida limitada. A mobilidade pode ser vantajosamente emperrada, de modo que um movimento do componente resistente ao desgaste requeira uma certa força. As forças relativamente grandes, que atuam quando do assentamento da unidade de compressor sobre o rolo do banco de estiragem, podem assim alinhar o componente resistente ao desgaste. Pelo emperramento é, no entanto, impedido que o componente resistente ao desgaste se mova mesmo com vibrações que ocorrem em operação e perca seu alinhamento para com o rolo inferior. Pode também ser vantajoso que o componente resistente ao desgaste seja disposto de modo trocável no suporte da unidade de compressor. Um componente resistente ao desgaste trocável possibilita a substituição do componente resistente ao desgaste na unidade de compressor, quando o componente resistente ao desgaste após um longo tempo de emprego está desgastado, ou quando foi danificado em um caso de interferência.
Mas, de preferência, um componente resistente a desgaste está disposto de maneira não móvel na unidade de compressor. Para a união não móvel do componente resistente a desgaste com o suporte são vantajosos distintos procedimentos. Pode ser vantajoso que haja uma união prensada entre o suporte e um componente resistente a desgaste. Uma união prensada com travamento devido a forma tem a vantagem de que a união não mó7/31 vel pode ser plenamente solicitável logo após a operação de prensagem. Especialmente quando o suporte é configurado como peça moldada a injeção, pode ser vantajoso que uma região parcial de um componente resistente ao desgaste seja coberto por extrusão pelo material do suporte. De modo 5 especialmente vantajoso, o componente resistente ao desgaste é unido com o suporte com travamento devido a material. Uma união com travamento devido a material pode ser produzido, de preferência, por soldagem ou colagem. Um componente resistente a desgaste pode ser embutido no material ainda macio do suporte, em um adesivo ou em uma solda, e é fixado de ma10 neira não móvel por endurecimento.
Também é vantajoso configurar a unidade de compressor de tal maneira que além de um canal de compressão para um feixe de fibras estirado pronto contenha ainda uma outra área de guia para um feixe de fibras. De preferência, uma área de guia para um feixe de fibras é prevista no ban15 co de estiragem principal do banco de estiragem. A área de guia - vista em direção transporte do feixe de fibras - é disposta a montante do canal de compressão. A área de guia para o feixe de fibras pode ser uma área de guia convexa, que pode ser empregada para o desvio do feixe de fibras do plano do banco de estiragem. A área de guia pode também ser configurada 20 em forma de funil, para comprimir o feixe de fibras na zona de estiragem principal. É vantajoso que a área de guia para o feixe de fibras fique disposta na zona de estiragem principal em um componente resistente ao desgaste.
Em uma execução da invenção pode ser previsto que a unidade de compressor apresente ao menos uma área de guia para um fio. Uma á25 rea de guia para um fio pode reduzir o desgaste de um revestimento elástico no rolo superior delimitando a zona de compressão.
A unidade de compressor pode apresentar exatamente duas áreas de apoio para o rolo do banco de estiragem. Essa forma de execução é vantajosa especialmente para uma unidade de compressor, que é associada 30 a um banco de estiragem individual.
Para aumentar ainda mais a estabilidade da unidade de compressor assentado sobre o rolo do banco de estiragem, é vantajosa uma
8/31 configuração em que estão previstos ao menos três áreas de apoio na unidade de compressor, sendo que duas áreas de apoio são distanciadas entre si em direção periférica dos rolos de banco de estiragem, que podem ser levados a contato com as áreas de apoio, e sendo que duas áreas de apoio são distanciadas entre si em direção axial do rolo do banco de estiragem.
Pode ser vantajoso que a unidade de compressor possa ser empregada para dois bancos de estiragem vizinhos, sendo que a unidade de compressor apresenta ao menos dois canais de compressão para feixes de fibras estirados prontos de bancos de estiragem vizinhos. Na região dos canais de compressão, a unidade de compressor apresenta uma primeira e uma segunda área de apoio. A unidade de compressor apresenta ao menos uma outra área de apoio, que fica distanciada em direção periférica do rolo do banco de estiragem da primeira área de apoio e da segunda área de apoio. A primeira área de apoio é distanciada da segunda área de apoio de preferência apenas em direção axial de um rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de contato. As primeira e a segunda áreas de apoio na região do banco de estiragem vizinho estão dispostas, de preferência, respectivamente em um componente resistente ao desgaste, que contém ao menos um canal de compressão para um feixe de fibras estirado pronto e está disposto em um suporte da unidade de compressor.
Pode ser vantajoso que a unidade de compressor contenha três áreas de apoio para o rolo do banco de estiragem, sendo que a primeira área de apoio está distanciada da segunda área de apoio apenas em direção axial de um rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de apoio, sendo que a terceira área de apoio está distanciada da primeira e da segunda área de apoio em direção periférica de um rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de apoio, e sendo que a terceira área de apoio - vista em direção axial de um rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de apoio está disposta aproximadamente no meio entre as primeira e a segunda áreas de apoio. Essa execução é vantajosa especialmente para uma unidade de compressor, que pode ser empregada para dois bancos de estiragem
9/31 vizinhos. As três áreas de apoio garantem um posicionamento bom e estável da unidade de compressor.
Em uma configuração da invenção é vantajoso que a unidade de compressor contenha quatro áreas de apoio para os rolos de banco de estiragem, que estão distanciadas entre si. De preferência, a primeira área de apoio está distanciada da segunda área de apoio apenas em direção axial do rolo de banco de estiragem, e a terceira área de apoio está distanciada da quarta área de apoio apenas em direção axial. Vendo-se em direção axial do rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de apoio, a terceira e a quarta área de apoio apresentam aproximadamente a mesma distância mútua que as primeira e a segunda áreas de apoio. A unidade de compressor contém, de preferência, uma área de guia para um feixe de fibras na região da terceira e da quarta áreas de apoio. Uma unidade de compressor para dois bancos de estiragem vizinhos com dois canais de compressão para um feixe de fibras estirado pronto e duas áreas de guia para um feixe de fibras pode ser combinada de maneira muito vantajosa com um agregado de rolos de pressão, que contém dois pares de rolos de pressão com rolos superiores para os bancos de estiragem vizinhos.
Para uma ótima guia dos feixes de fibras dos bancos de estiragem vizinhos é vantajoso que, na unidade de compressor, duas áreas de guia para um feixe de fibras - vistas em direção axial de um rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de apoio - apresentem aproximadamente a mesma distância mútua que dois canais de compressão para um feixe de fibras estirado pronto. É vantajoso que a unidade de compressor contenha um suporte e quatro componentes resistentes a desgaste, sendo que em cada componente resistente a desgaste está disposta uma área de apoio para posicionamento da unidade de compressor sobre um rolo de banco de estiragem, sendo que dois componentes resistentes a desgaste apresentam ao menos um canal de compressão para um feixe de fibras estirado pronto, e sendo que dois componentes resistentes a desgaste apresentam ao menos uma área de guia para um feixe de fibras.
Para aumentar a estabilidade da unidade de compressor pode
10/31 ser vantajoso que o suporte contenha uma barra contínua, por exemplo, de aço e de preferência cilíndrica, que se estenda entre componentes resistentes a desgaste associados a dois bancos de estiragem vizinhos, e as extremidades se projetem para dentro dos componentes resistentes a desgaste.
Para garantir uma estabilidade suficiente, a barra apresenta ao menos em uma região um diâmetro de 2 mm ou mais, especialmente de 3 mm ou mais. As extremidades das barras se projetam como pinos para fora do suporte e formam respectivamente um alojamento para um componente resistente a desgaste.
Em outra configuração da invenção, é vantajoso que a unidade de compressor apresente meios para fixação da unidade de compressor em um agregado de rolo de pressão, especialmente em um corpo de base de um agregado de rolo de pressão. A unidade de compressor juntamente com o agregado de rolo de pressão pode ser levantada do rolo do banco de esti15 ragem. Os meios de união fixam a unidade de compressor de maneira móvel ao agregado de rolo de pressão, de modo que a unidade de compressor mesmo quando do levantamento do agregado de rolo de pressão do rolo do banco de estiragem não pode se perder e só pode se mover controladamente. O meio para fixação da unidade de compressor ao agregado de rolo de pressão pode conter um elemento de carga para produção de uma força de apoio nas áreas de apoio da unidade de compressor. O elemento de carga é configurado de preferência como mola, especialmente como mola de folha. A unidade de compressor apresenta, de preferência, um alojamento para um elemento de carga. A mola pode estar fixada ao suporte da unidade de com25 pressor, sendo que entre o elemento de carga e o suporte é vantajosa uma articulação. A outra extremidade da mola é fixável no agregado de rolo de pressão, de preferência no corpo de base do agregado de rolo de pressão. Uma execução desse tipo tem a vantagem de que o elemento de carga forma com a unidade de compressor um grupo componente, que pode ser em30 pregado em um agregado de rolo de pressão e também é facilmente trocável. A intensidade do elemento de carga pode então ser adaptada aos requisitos da unidade de compressor. O alojamento para um elemento de carga
11/31 na unidade de compressor pode também ser contactado por um elemento de carga contido no agregado de rolo de pressão, que na região do alojamento transfere sua força de carga para a unidade de compressor. Alternativamente ou adicionalmente, a unidade compressora pode conter um alojamento para um ímã e/ou um ímã como elemento de carga.
Em outra configuração, pode ser vantajoso que a unidade de compressor apresente ao menos uma área de batente para o posicionamento da unidade de compressor em direção periférica de um rolo de banco de estiragem que pode ser levado a contato com as áreas de apoio. A área de batente para o posicionamento em direção periférica faz com que a unidade de compressor não seja arrastada pela rotação do rolo de banco de estiragem. Especialmente, o canal de compressão é posicionado pela área de bate precisamente com relação às linhas de aperto dos rolos superiores. A área de batente se apoia de preferência em um componente do agregado de rolo de pressão. De preferência, uma área de batente está disposta para posicionamento em direção periférica centralmente entre duas áreas de apoio para o rolo de banco de estiragem, quando a unidade de compressor é projetada para dois bancos de estiragem vizinhas.
Outras vantagens e características da invenção se depreendem das reivindicações e da descrição a seguir de alguns exemplos de execução em combinação com as figuras. Características individuais das distintas formas de execução representadas e descritas podem ser combinadas então de várias maneiras, sem que se ultrapasse o âmbito da invenção.
Mostram:
Figura 1 - uma vista em corte e ampliada de um banco de estiragem parcialmente representado de uma máquina têxtil com um agregado de rolo de pressão e uma unidade de compressor,
Figura 2 - uma vista em direção da seta II da figura 1 da unidade de compressor,
Figura 3 - uma vista semelhante à figura 1 de uma variante de um agregado de rolo de pressão e de uma unidade de compressor,
Figura 4 - uma vista em direção da segura IV da figura 3 da uni12/31 dade de compressor,
Figura 5 - uma vista em corte ao longo da área de corte W da figura 3 de um componente resistente a desgaste com canal de compressão,
Figura 6 - uma vista semelhante à figura 1 de uma variante de um agregado de rolo de pressão e de uma unidade de compressor,
Figura 7 - uma vista em direção da seta VII da figura da unidade de compressor.
Nas figuras 1 a 7 está representada bem esquematicamente um banco de estiragem 1 de uma máquina têxtil. O banco de estiragem 1 é con10 figurado como banco de estiragem de correinhas duplas. O banco de estiragem 1 fica disposto em uma máquina de fiação, de preferência em um contínuo de fiação. O banco de estiragem 1 estira de maneira conhecida um feixe de fibras de fibras cortadas, aduzido em direção de transporte A, para a finura desejada. O feixe de fibras 2 é estirado por vários pares de rolos dispos15 tos sucessivamente em direção de transporte A, que são acionáveis em direção de transporte A com crescente velocidade periférica. Dos pares de rolos está representado apenas o par de rolos de saída 3, 4, em cuja linha de aperto 5 termina a estiragem do feixe de fibras 2. Os pares de rolos, e também o par de rolos 3, 4, consistem em um rolo inferior 3 ativável e um 20 rolo superior 4 giratório, compressível ao rolo inferior 3. O rolo superior 4 é provido de um revestimento de um material elástico como borracha e comprimido ao rolo inferior 3, de modo que o feixe de fibras 2 é apertado na linha de aperto 5 entre os rolos de banco de estiragem 3 e 4. Os rolos superiores são retidos em um suporte de carga 6 pivotável. Ao par de rolos pré25 ordenado ao par de rolos de saída 3, 4 estão associadas, de maneira em si conhecida, correinhas de guia 7 e 8. As correinhas de guia 7 e 8 guiam o feixe de fibras 2 na zona de estiragem principal do banco de estiragem 1, que se estende da linha de aperto não representada do par de rolos enlaçados pelas correinhas de guia 7, 8 até à linha de aperto 5. O rolo superior 4 e 30 os outros rolos superiores não representados são executados como assim chamados rolos de pressão gêmeos. Um rolo de pressão gêmeo consiste em dois rolos superiores, que estão associados a bancos de estiragem 1 e T
13/31 vizinhos, e apresentam um eixo 9 comum. No exemplo representado, os dois rolos superiores dos rolos de pressão gemeis 4 são executados como rolos soltos, isto é, os dois rolos superiores estão montados livremente giratórios sobre o eixo 9 não rotativo. O suporte de carga 6 está disposto no centro 5 entre dois bancos de estiragem 1 e 1' vizinhos e mantém os rolos de pressão gêmeos 4 no eixo 9. O rolo inferior 3 é executado como rolo de banco de estiragem contínuo por uma pluralidade de bancos de estiragem 1, 1' vizinhos.
Em um banco de estiragem 1 convencional, o feixe de fibras es10 tirado pronto após a linha de aperto 5 é aduzido diretamente em direção de extração B a um órgão de torção não representado, por exemplo um fuso de anel, e resulta o fio 10 pronto. Para melhorar a qualidade do fio 10, especialmente para diminuir a velosidade, é previsto que o feixe de fibras 11 estirado pronto em seguida à linha de aperto 5 é guiado por uma zona de com15 pressão 12, em que o feixe de fibras 11 é comprimido e compactado. O feixe de fibras 11 estirado ponto assenta sobre a área periférica 13 do rolo inferior 3 e assim transportado pela zona de compressão 12. Na zona de compressão 12 o feixes de fibras 11 é guiado por um canal de compressão 14. O canal de compressão 14 é configurado em forma de túnel e aberto para o 20 rolo inferior 3. Ao rolo inferior 3 está associado um segundo rolo superior 15, que forma com o rolo inferior 3 uma linha de aperto, que encerra a zona de compressão 12. Em seguia à linha de aperto 16, o feixe de fibras comprimido é torcido para um fio 10, na medida em que é aduzido em direção de extração B a um órgão de torção não representado. A linha de aperto 16 forma 25 uma parada de torção e garante que o feixe de fibras 11 permaneça isento de rotação na zona de compressão 12.
Os rolos superiores 15 de dois bancos de estiragem 1 e 1' estão igualmente montados sobre um eixo 17 comum e forma rolos de pressão gêmeos. Os rolos de pressão gêmeos 15 formam, juntamente com os rolos 30 de pressão gêmeos 4, um agregado de rolos de pressão 18. O agregado de rolos de pressão 18 contém um corpo de base 19, em que os dois rolos de pressão gêmeos 4, 15 são alojados em seus eixos 9, 17. O agregado de roPetição 870190039324, de 26/04/2019, pág. 4/13
14/31 los de pressão 18 forma uma unidade estrutural própria, que é disposta de modo trocável no suporte de carga 6. Os rolos de pressão gêmeos 4 e 15 estão de tal maneira dispostos no agregado de rolos de pressão 18 que os rolos superiores dos rolos de pressão gêmeos 4 e 15 não se tocam e os rolos superiores são assentáveis sobre um rolo de banco de estiragem 3 comum. Os eixos 9 e 17 são alinhados vantajosamente tão paralelos quanto possível no corpo de base 19. É vantajoso que os eixos 9 e 17 fiquem alojados sem folga no corpo de base 19, isto é, sem possibilidade de movimento com relação ao corpo de base 19. A fixação do agregado de rolos de pressão 18 no suporte de carga 6 ocorre, de preferência, de maneira tal que o agregado de rolos de pressão 18 é em certa medida móvel e pode se alinhar quando do assentamento ao rolo de banco de estiragem 3. A aplicação do agregado de rolos de pressão 18 ocorre, de preferência, pelo eixo 9. O suporte de carga 6 carrega os rolos de pressão gêmeos 4 no meio do eixo 9. A fixação do agregado de rolos de pressão 18 no suporte de carga 6 possibilita, de preferência, um movimento pendular do agregado de rolos de pressão 18 em tomo de dois eixos imaginários perpendiculares entre si, que ficam ambos perpendiculares ao eixo 9.
O agregado de rolos de pressão 18 contém, além disso, uma unidade de compressor 20, que contém o canal de compressão 14. A unidade de compressor 20 fica disposta na região entre os rolos superiores 4 e 15.
A unidade de compressor 20 está representada nas figuras 1 a 7 em distintas configurações, que são explicadas abaixo ainda mais detalhadamente. Para caracterização das distintas configurações, a referência 20 é complementada pelos números da correspondente figura. A unidade de compressor das figuras 1 e 2 recebe a referência 120, a unidade de compressor das figuras 3 a 5 o número de referência 320 e a unidade de compressor das figuras 6 e 7 a referência 620. Quando se menciona uma unidade de compressor de todas as formas de execução, é empregada a referência 20; senão, é mencionada a referência à forma de execução especial.
A unidade de compressor 20 é disposta definidamente móvel no agregado de rolos de pressão 18, sendo que está previsto ao menos um
15/31 meio 21 para fixação da unidade de compressor 20 no agregado de rolos de pressão 18. São vantajosas distintas configurações do meio de união 21. Em todo caso, os meios 21 para fixação fazem com que a unidade de compressor 20 não caia inadvertidamente do agregado de rolos de pressão 18 e não se mova descontroladamente no agregado de rolos de pressão 18. Os meios de união 21 possibilitam a transmissão de ao menos uma força do agregado de rolos de pressão 18 para a unidade de compressor 20. Os meios 21 para a fixação estão dispostos no corpo de base 19 do agregado de rolos de pressão 18 ou em uma parte dos rolos de pressão gêmeos 4, 15.
No caso de uma máquina de fiação mais antiga existente, com banco de estiragem convencional, é possível retirar o rolo superior de saída 4 do banco de estiragem 1 e trocá-lo por um agregado de rolos de pressão 18. No suporte de carga 6, o alojamento 62 para o rolo superior 4 pode ser adaptado aos requisitos do agregado de rolos de pressão 18. A máquina de fiação existente pode ser então convertida em um banco de estiragem 1 com zona de estiragem 12, de modo que após a conversão pode ser produzido um fio 10 com melhor qualidade.
Para garantir a compressão do agregado de rolos de pressão 18 e especialmente do rolo superior 15 ao rolo inferior 3, pode ser prevista uma mola de folha 22. A mola de folha 122 pode, como representada nas figuras 1 e 2, ser disposta no suporte de carga 6 e comprimida com sua extremidade livre sobre o corpo de base 19 do agregado de rolos de pressão 18. Uma outra forma de execução vantajosa está representada na figura 3. Ali, a mola de folha 322 está disposta no corpo de base 19 do agregado de rolos de pressão 18 e se apoia com sua extremidade livre no suporte de carga 6.
Em complementação ao canal de compressão 14 para o feixe de fibras 11 estirado pronto pode ser vantajoso prever uma área de guia 23 para o feixe de fibras 2 na zona de estiramento principal. Uma área de guia 23 pode melhorar a qualidade do feixe de fibras 11 estirado. A área de guia 23 está disposta em direção de transporte A a montante do canal de compressão 14 na unidade de compressor 20. A área de guia 23 serve para a guia do feixe de fibras 2 a jusante das correinhas de guia 7, 8 e a montante da
16/31 linha de aperto 5.
Em uma configuração vantajosa, pode ser previsto que a unidade de compressor 20 contenha uma área de guia 24 para o fio 10. A área de guia 24 está disposta a jusante do canal de compressão 14 e serve para a guia do fio 10 em conexão à linha de aperto 16. Por uma área de guia 24 pode ser reduzida a região de contato do fio 10 com o rolo superior 15, de modo que o desgaste do revestimento do rolo superior 15 se reduz.
Nas figuras 1 e 2 está representada uma primeira forma de execução vantajosa de uma unidade de compressor 120. A unidade de compressor 120 é executada em várias partes. A unidade de compressor 120 contém um suporte 25 e três componentes 141, 142 e 143 resistentes a desgaste, que estão unidos de maneira não móvel com o suporte 25. O suporte 25 forma praticamente um corpo de base para a unidade de compressor 120, no qual estão dispostos os componentes resistentes a desgaste 141, 142, 143. A unidade de compressor 120 se estende por dois bancos de estiragem 1 e 1' vizinhos e contém dois canais de compressão 14 e 14' para os feixes de fibras 11 e 1Γ estirados prontos dos bancos de estiragem 1 e 1' vizinhos. A unidade de compressor 120 contém uma área de apoio 131 para o posicionamento da unidade de compressor 120 no rolo de banco de estiragem 3, que fica disposto na região do canal de compressão 14. Na região do canal de compressão 14' está prevista uma segunda área de apoio 132. A unidade de compressor 120 contém uma terceira área de apoio 133 para o rolo de banco de estiragem 3, que está distanciada da área de apoio 131 e da área de apoio 132 em direção periférica C do rolo inferior 3. Para ilustração está indicada por respectivamente uma seta dupla na figura 2 a direção periférica C do rolo inferior 3 e a direção axial D do rolo inferior 3. A representação da figura 1 mostra uma vista precisamente em direção axial D. A área de apoio 132 está distanciada da área de apoio 131 apenas em direção axial D. Em direção periférica C, as áreas de apoio 131 e 132 se encontram na mesma posição.
A unidade de compressor 120 apresenta três áreas de apoio 131, 132 e 133 distanciadas entre si, que provêm um apoio estável da uni17/31 dade de compressor 120 sobre o rolo inferior 3. É garantido que a unidade de compressor 120 assente seguramente sobre o rolo inferior 3 e não bascule, mesmo com vibrações que eventualmente ocorram. Vista em direção axial D do rolo de banco de estiragem 3, que pode ser levado a contato com as áreas de apoio 131, 132, 133, a terceira área de apoio 133 está disposta aproximadamente no meio entre a primeira área de apoio 131 e a segunda área de apoio 132.
As três áreas de apoio 131, 132, 133 estão respectivamente dispostas em um componente 141, 142, 143 resistente a desgaste separado. A unidade de compressor 120 é protegido pelos componentes resistentes a desgaste 141, 142, 143 contra desgaste prematura nas áreas de apoio 131, 132, 133 pelo rolo inferior 3 rotativo. Os componentes resistentes a desgaste 141 e 142 contêm, além disso, respectivamente, um canal de compressão
14.
As áreas de apoio 131 e 132 na região dos canais de compressão 14 e 14' são abaulados côncavos, sendo que o abaulamento é adaptado à área periférica de um cilindro. Assim, é garantida a vedação do canal de compressão 14 em forma de túnel para com o rolo inferior 3. A área de apoio 133 é executada de preferência plana ou convexa. Dependendo do material do suporte, em configuração não representada, também pode ser dispensado o componente 143 resistente a desgaste, e a terceira área de apoio 133 pode estar disposta diretamente no suporte 25. O rolo inferior 3 está provido de um esfriamento na região do banco de estiragem 1 e T, usualmente em sua periferia externa 13. Na região entre os bancos de estiragem 1 e T, o rolo inferior 3 pode ser executado liso e sem esfriamento. Quando a área de apoio 133 assenta sobre a região esfriada do rolo de banco de estiragem 3, o desgaste na área de apoio 133 é menor, de modo que o componente 133 resistente a desgaste pode ser dispensado.
Para que os componentes resistentes a desgaste 141, 142, 143 não percam sua posição mútua, estão unidos de maneira não móvel com o suporte 25. Para união com o suporte 25, cada componente resistente a desgaste 141, 142 apresenta um alojamento 45 para um elemento da unida
18/31 de de compressor 120. O suporte 25 apresenta, por seu lado, um alojamento 26 para o componente 131 resistente a desgaste. Os alojamentos 26 e 45 podem ser de tal maneira sincronizados entre si que há uma união prensada com travamento devido a força entre o suporte 25 e o componente resistente a desgaste 131. Sendo o suporte 25 executado como peça moldada a injeção, é vantajoso que uma região parcial do componente resistente a desgaste 131 seja coberta por extrusão pelo material do suporte 25. O componente resistente a desgaste pode, para tanto, ser inserido na forma de moldagem a injeção do suporte 25, de modo que o material líquido flui em torno do alojamento 45 do componente resistente a desgaste 131. O alojamento 45 pode então, em configuração não representada, apresentar saliências e/ou perfilamentos, para garantir uma fixação especialmente boa no material do suporte 25. Os dois outros componentes resistentes a desgaste 142 e 143 são configurados análogos e fixados na unidade de compressor 120.
De preferência, os três componentes resistentes a desgaste 141, 142, 143 são alinhados entre si e, no estado alinhado, unidos com o suporte
25. Para cobertura por extrusão dos componentes resistentes a desgaste
141, 142, 143 é previsto, de preferência, que a forma de moldagem a injeção para o suporte 25 apresente uma superfície abaulada convexa e adaptada à área periférica de um cilindro, sobre a qual podem ser assentados os componentes resistentes a desgaste. A superfície abaulada convexa e adaptada à área periférica de um cilindro na forma de moldagem a injeção simula o rolo de banco de estiragem 3 e garante que a unidade de compressor 120, após fixação dos componentes resistentes a desgaste, assente bem sobre o rolo de banco de estiragem 3. Cada componente resistente a desgaste 141,
142, 143 apresenta uma área de apoio 131, 132, 133 relativamente pequena, que mesmo com produção do componente resistente a desgaste de um material muito duro pode ser produzida com boa precisão sem demasiado dispêndio de fabricação. Pelo alinhamento dos componentes resistentes a desgaste 141, 142, 143 entre si, na maioria dos casos pode ser dispensado um acabamento das áreas de apoio 131, 132, 133 após a fixação dos componentes resistentes a desgaste no suporte 25. Caso, porém, seja previsto
19/31 um acabamento das áreas de apoio, este pode ser insignificante.
A unidade de compressor 120 está disposto por meios 21 para fixação de maneira móvel no corpo de base 19 do agregado de rolos de pressão 18. Os meios 21 para fixação contêm uma guia corrediça 50, um 5 elemento de carga 27 e uma segurança contra perda 52. Como elemento de carga 27 está prevista uma mola de pressão helicoidal. A unidade de compressor 120 apresenta um alojamento 28 para a mola de pressão helicoidal 27. A mola de pressão helicoidal 27 assenta no alojamento 28 e se apoia contra o corpo de base 19. O elemento de carga 27 produz assim uma força 10 de apoio nas áreas de apoio 131, 132, 133. A mola de pressão helicoidal 27 está disposta em direção axial D no meio entre as áreas de apoio 131 e 132. Para aumentar a força de apoio, a unidade de compressor 120 pode conter um ímã 29. Sendo previsto um ímã 29 como elemento de carga, dependendo do caso de aplicação, pode ser dispensada também a mola de pressão 15 helicoidal 27. Em uma outra forma de execução vantajosa, o elemento de carga 27 é ativado pneumaticamente. Em lugar da mola de pressão helicoidal 27 pode estar disposto no alojamento 28 um elemento (não representado) em forma de coxim, ativado com ar comprimido, que produz a força de apoio. O elemento em forma de coxim é executado de preferência autônomo 20 sem adução de ar comprimido.
A guia corrediça 50 como parte dos meios de união 21 provê uma mobilidade definida da unidade de compressor 120. A unidade de compressor 120 contém uma área de batente 51 para posicionamento da unidade de compressor 120 em direção periférica C do rolo de banco de estira25 gem 3. A unidade compressor 120 tende a ser arrastada pela rotação do rolo de banco de estiragem 3 em direção periférica C. A área de batente 51 encosta então definidamente no corpo de base 19. A área de batente 51 encosta então definidamente no corpo de base 19. A área de batente 51 está disposta centralmente entre os dois canais de compressão 14 e 14'.
Os meios de união 21 contêm um grampo 52, que constitui uma segurança contra perda para a unidade de compressor 120. O grampo 52 impede que a unidade de compressor 120 escorregue da guia corrediça 50,
20/31 quando o agregado de rolos de pressão 18 é levantado do rolo inferior 3.
Em configuração da unidade de compressor 120 pode ser previsto que a unidade de compressor 120 contenha ao menos uma área de guia 23 ou 23' para o feixe de fibras 2. A área de guia 23 pode em forma de um elemento de guia cilíndrico guiar o feixe de fibras 2 e desviar o mesmo eventualmente facilmente da mais curta linha de união imaginária entre a saída das correinhas de guia 7, 8 e a linha de aperto 5. O feixe de fibras 2 enlaça então uma parte da área de guia 23 convexa. A área de guia 23 pode estar disposta em um componente resistente a desgaste, que - como indicado pelas linhas tracejadas - está disposto no suporte 25. Com uma configuração vantajosa, não representada, a área de guia 23 para o feixe de fibras 2 é configurado como canal de guia que se afila, o qual produz já uma compressão do feixe de fibras 2 na zona de estiragem principal.
Igualmente por linhas tracejadas está indicada uma unidade de compressor 120 ampliada, que contém adicionalmente ainda áreas de guia 24, 24' para o fio 10. As áreas de guia 24 podem estar dispostas igualmente em componentes resistentes a desgaste, que estão unidos com o suporte 25 de maneira não móvel.
Nas figuras 3 a 5 está representada uma segunda forma de execução de uma unidade de compressor 320. A unidade de compressor 320 é empregável para dois bancos de estiragem 1 e 1' vizinhos. A unidade de compressor 320 contém dois canais de compressão 14, 14' para feixes de fibras 11, 1Γ estirados prontos. A unidade de compressor 320 contém uma primeira área de apoio 331 para o posicionamento da unidade de compressor 320 sobre um rolo de banco de estiragem 3, que fica disposto na região do canal de compressão 14.
Como se pode ver na figura 5, a área de apoio 331 é separada pelo canal de compressão 14 em duas partes, que não mais se tocam. Apesar disso, no sentido do presente pedido de patente, se fala de apenas uma área de apoio 331 na região do canal de compressão 14.
A unidade de compressor 320 apresenta uma segunda área de apoio 332 para o rolo de banco de estiragem 3, que fica disposta na região
21/31 do canal de compressão 14'. A unidade de compressor 320 contém duas outras áreas de apoio 333 e 334, que ficam distanciadas em direção periférica C das áreas de apoio 331 e 332. A distância em direção periférica C importa, de preferência, em 7,5 mm a 9,5 mm, para garantir um apoio estável da unidade de compressor 320. A primeira área de apoio 331 está distanciada da segunda área de apoio 332 apenas em direção axial D do rolo de banco de estiragem 3 que pode ser levado a contato com as áreas de apoio. A terceira área de apoio 333 está distanciada da quarta área de apoio 334 apenas em direção axial D do rolo de banco de estiragem 3. Vistas em dire10 ção axial D, a terceira área de apoio 333 e a quarta área de apoio 334 apresentam aproximadamente a mesma distância mútua que a primeira área de apoio 331 e a segunda área de apoio 332. A unidade de compressor 320 contém uma área de guia 23 para um feixe de fibras 2 na região da terceira área de apoio 333 e uma área de guia 23' na região da quarta área de apoio
334. As áreas de guia 23 e 23' sáo configuradas como canais de compressão em forma de túnel, que são abertos para a área de apoio 333 ou 334. As áreas de guia 23 produzem uma compressão do feixe de fibras 2 na zona de estiragem principal do banco de estiragem 1. Além de uma compressão lateral do feixe de fibras 2, as áreas de guia 23 podem desviar o feixe de fibras 2 20 eventualmente um pouco para fora do plano do campo de estiragem, como representado na área de guia 23 na figura 1. Em direção axial D do rolo de banco de estiragem 3 que pode ser levado a contato com as áreas de apoio 331, 332, 333, 334, as duas áreas de guia 23, 23' para o feixe de fibras 2, 2' apresentam aproximadamente a mesma distância mútua que os dois canais 25 de compressão 14, 14' para o feixe de fibras 11, 11' estirado pronto.
A unidade de compressor 320 é executado em várias partes e contém um suporte 25 e quatro componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343 e 344, que estão unidos com o suporte 25 de modo não móvel. Em cada componente resistente a desgaste 341, 342, 343, 344 está disposta 30 uma área de apoio 331, 332, 333, 334 para posicionamento da unidade de compressor 320 sobre o rolo inferior 3. Os componentes resistentes a desgaste 341 e 342 apresentam ao menos um canal de compressão 14 e 14'
22/31 para um feixe de fibras 11, 11' estirado pronto. Os componentes resistentes a desgaste 341 e 342 podem também ser designados com componentes de compressor. Os componentes resistentes a desgaste 343 e 344 apresentam respectivamente uma área de guia 23, 23' para um feixe de fibras 2, 2'.
As áreas de apoio 331, 332, 333 e 334 são abauladas côncavas, sendo que todos os abaulamentos estão adaptados à área periférica de um cilindro comum. Cilindro é aqui entendido como designação de um corpo de base geométrico, que quando da produção da unidade de compressor 320 assume o lugar do rolo de banco de estiragem 3 posteriormente existente no estado operacional.
O suporte 25, que representa praticamente um corpo de base da unidade de compressor 320, contém um alojamento 26 para o componente 341 resistente a desgaste. O alojamento 26 é formado por um pino 53, que se projeta do suporte 25. A unidade de compressor 320 contém uma barra 54. A barra 54 está inserida no suporte 25 e uma extremidade saliente da barra 54 forma o pino 53.
O componente 341 resistente a desgaste apresenta um alojamento 45 para o pino 53 que se projeta do suporte 25. O alojamento 45 é formado por um furo cego. Para melhor conformação do componente resistente a desgaste 341, o furo cego 45 pode se estender ligeiramente cônico, por exemplo, quando o componente resistente a desgaste 341 consiste em cerâmica. O componente resistente a desgaste 341 contém um segundo alojamento 34'. O alojamento 45' é formado igualmente como furo cego. Ele se encontra - visto em um corte ao longo da linha central da área de apoio 331 côncava - com relação ao canal de compressão 14 sobre o lado contraposto ao alojamento 45. Graças aos dois alojamentos 45 e 45', o componente resistente a desgaste 341, ilustrado na figura 5, pode ser empregado tanto como componente 341 resistente a desgaste como também como componente resistente a desgaste 342. A multiplicidade de partes dos componentes resistentes a desgaste pode assim ser reduzida. Sendo o componente resistente a desgaste representado na figura 5 empregado como componente resistente a desgaste 342, então é fixado com o alojamento 45' no suporte
23/31
25. O furo cego 45 continua então vazio.
Para aumentar a estabilidade da unidade de compressor 320, a barra 54 é executada desde o banco de estiragem 1 continuamente até ao banco de estiragem Γ. A barra 54 consiste, de preferência, em aço temperado. A barra 54 se estende entre dois componentes resistentes a desgaste 341 e 342 associados a bancos de estiragem 1 e T vizinhos. As extremidades 53 da barra 54 se projetam para dentro dos componentes resistentes a desgaste 341 e 342.
Para se obter uma boa estabilidade da unidade de compressor 320, a barra 54 apresenta ao menos em uma região um diâmetro de 2 mm ou mais. De preferência, a barra 54 tem um diâmetro de 3 mm ou mais. O furo cego 45 apresenta um diâmetro, que é um pouco maior do que o diâmetro do pino 53. Assim, o componente 341 resistente a desgaste pode ainda ser alinhar ao pino 53. A fenda entre pino 53 e furo cego 45 é cheia pelo adesivo. O comprimento de ar da área de apoio 331 - vista em cada corte perpendicularmente à linha central da área de apoio 331 - é menor do que 10 mm e, de preferência, até mesmo menor do que 8 mm, para simplificar a produção do componente resistente a desgaste 342. A linha central da área de apoio 331 corresponde à linha central do cilindro, cuja área periférica está adaptado o abaulamento da área de apoio 331. A área de apoio 331 deve ser muito exata, para que o canal de compressão 14 em forma de túnel assente de modo justo sobre o rolo inferior 3 com suas paredes condutoras 46 diretamente contíguas à área de apoio 331. Como a requerida precisão da área de apoio 331 côncava na maioria dos casos pode ser garantida apenas por uma operação de esmerilhagem, uma área de apoio 331 tão pequena quanto possível reduz o dispêndio quando da esmerilhagem. A linha central do furo cego 45 se estende paralelamente à linha central da área de apoio 331. O canal de compressão 14 se estende - visto em um corte ao longo da linha central do furo cego 45, portanto como representado na figura 5 - estende-se abaixo da área de base 47 do furo cego 45. Simultaneamente, o canal de compressão 14 se estende abaixo da área de base 47' do segundo furo cego 45'. Essa configuração tem a vantagem de que o canal de com24/31
pressão 14 não se cruza com um furo cego 45. Devido ao pequeno comprimento de arco da área de apoio 331 e às correspondentes dimensões externas pequenas do componente resistente a desgaste 341 acima da área de apoio 331 em combinação com o grande diâmetro do furo cego 45, pode 5 assim ser impedido que o canal de compressão 14 seja cortado por um furo cego 45.
Os componentes resistentes a desgaste 343 e 344 são configurados análogos ao componente resistente a desgaste 341. Em lugar do canal de compressão 14, está prevista uma área de guia 23. A unidade de 10 compressor 320 contém uma segunda barra 56, cujas extremidades 55 analogamente à barra 54 - se projetam em forma de pino do suporte 25, para alojar os componentes resistentes a desgaste 343 e 344 em seus furos cegos 45.
Os componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 são 15 dispostos salientes no suporte 25 da unidade de compressor 320, pois estão fixados apenas unilateralmente na unidade de compressor 320. O suporte 25 e sua região de fixação, portanto o alojamento 26, encontra-se - como especialmente se pode ver na figura 5 - apenas em um lado do canal de compressão 14. O componente resistente a desgaste 341, configurado em forma 20 de prisma e estendido ao longo da linha central da área de apoio 331 côncava, está unido apenas em sua área frontal com o suporte 25. Para o suporte 25 é assim possibilitada uma configuração construtiva preferida, pois as condições de espaço no lado longitudinal do componente resistente a desgaste 341 oposto à área de apoio 331 frequentemente não bastam para uma 25 fixação, o que é especialmente então o caso quando as áreas periféricas do rolo superior 4 e do rolo superior 15 jazem muito juntas umas das outras.
Dependendo do requisito de estabilidade à unidade de compressor 320 pode ser que os componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 quando de carga, especialmente em direção periférica C, sozinhos não 30 sejam suficientemente estáveis. Para aumentar a estabilidade da unidade de compressor 320 pode ser conveniente que a unidade de compressor 320 contenha um componente de estabilização 57 representado tracejado (linha
25/31 de traço-dois pontos). O componente de estabilização 57 não está unido com o suporte 25. O componente de estabilização 57 configurado à maneira de jugo une dois componentes resistentes a desgaste 342 e 344 entre si. O componente de estabilização 57 aumenta a estabilidade dos componentes 5 resistentes a desgaste 342 e 344 dispostos salientes com cargas elevadas em direção periférica C. O componente de estabilização 57 pode ser, de preferência, um perfil redondo correspondentemente arqueado. O componente de estabilização 57 pode, de preferência, estar fixado nos alojamentos não utilizados ou furos cegos 45 dos componentes resistentes a desgaste 342 e 10 344. Analogamente, também os componentes resistentes a desgaste 341 e
343 podem ser unidos com um componente de estabilização não representado.
A unidade de compressor 320 é de tal maneira produzida, de preferência, que os componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343 e 15 344 são pré-fabricados e, de preferência usinados completamente prontos.
O suporte 25 com os alojamentos 26 para os componentes resistentes a desgaste é igualmente pré-fabricado. Os alojamentos 45 nos componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 são de tal maneira ajustados em medida que têm folga para com os alojamentos 26. Os componentes resis20 tentes a desgaste são fixados por colagem com travamento devido a material ao suporte 25. Para a operação de colagem é empregado um dispositivo auxiliar com uma superfície abaulada convexa e adaptada à área periférica de um cilindro. O diâmetro do cilindro corresponde tão precisamente quanto possível ao diâmetro do rolo de banco de estiragem 3. É agora aplicado um 25 adesivo na região dos alojamentos 26 e/ou dos alojamentos 45. Os componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 são então assentados sobre o suporte 25. Os furos cegos 45 são então enfiados sobre os pinos 53 e 55. A unidade de compressor 320 com os componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 ainda móveis devido ao adesivo mole é assentada 30 sobre a superfície do dispositivo auxiliar abaulada convexa e adaptada à área periférica de um cilindro. Pelo assentamento, os componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 se adaptam com suas áreas de apoio
26/31
331, 332, 333, 334 à superfície cilíndrica, que posteriormente corresponde ao rolo de banco de estiragem 3, e alinham os componentes resistentes a desgaste entre si. A unidade de compressor 320 é mantida nesse estado até que o adesivo endureça e fixe os componentes resistentes a desgaste no suporte 25. Quando o adesivo está endurecido, a unidade de compressor 320 está pronta para emprego na maioria dos casos. Para determinados casos de aplicação, especialmente quando é requerida uma precisão especialmente alta da unidade de compressor 320, pode também ser previsto que as áreas de apoio 331, 332, 333, 334 depois da fixação dos componentes resistentes a desgaste 341, 342, 343, 344 sejam finalmente ainda esmeriIhadas uma vez, para melhorar ainda mais o apoio da unidade de compressor 320 sobre o rolo de banco de estiragem 3.
Para fixação da unidade de compressor 320 no agregado de rolos de pressão 18 está previsto um meio de união 21 em forma de uma mola de folha 58. A mola de folha 58 é simultaneamente um elemento de carga para produção de uma força de apoio nas áreas de apoio 331, 332, 333, 334. A mola de folha 58 está fixada com um parafuso 59 no corpo de base 19 do agregado de rolos de pressão 18. Em conjunto com a mola de folha 58 pode o parafuso 59 também fixar a mola de folha 322 ao corpo de base 19. Para aumentar a força de apoio nas áreas de apoio 331, 332, 333, 334, a unidade de compressor 320 pode conter um ímã 29 representado tracejado.
A unidade de compressor 320 apresenta um alojamento 28 para a mola de folha 58. O alojamento 28 está executado em forma de uma articulação, que é formada de preferência por um pino 63 cilíndrico, em torno do qual está curvada a mola de folha 58. Pela mola de folha 58 e a articulação 28 é móvel a unidade de compressor 320 e quando do assentamento do agregado de rolos de pressão 18 pode se alinhar ao rolo inferior 3, de modo que as áreas de apoio 331, 332, 333, 334 podem assentar bem sobre a área periférica 13. Pela mola de folha 58 curvada em torno do pino da articulação 28 a unidade de compressor 320 não pode cair do agregado de rolos de pressão 18. A segurança contra perda 52 é constituída, portanto, pelo elemento de carga 58. De preferência, o grupo estrutural da unidade de com27/31 pressor 320 contém o elemento de carga 58. A mola de folha 58 é fornecida, portanto, junto com a unidade de compressor 320 e pode ser adaptada em sua força de carga aos requisitos dessa unidade de compressor 320 especial.
Para o posicionamento da unidade de compressor 320 em direção periférica C, a unidade de compressor 320 apresenta uma área de batente 51, que fica disposta de preferência centralmente entre os componentes resistentes a desgaste 341 e 342. Em configuração não representada, podem estar previstas também duas áreas de batente 51 distanciadas entre si, que ficam dispostas simetricamente entre os dois componentes resistentes a desgaste 341 e 342. A área de batente 51 se apoia no corpo de base 19 ou no eixo 17. De preferência, a área 61 para apoio da área de batente 51 é de tal maneira executada no corpo de base 19 que apresenta um raio constante em torno da linha central do eixo de rolo de pressão 17. Assim, é ainda garantida uma correta posição da unidade de compressor 320 quando os rolos superiores 4, 15, especialmente o rolo superior 4, são posteriormente esmerilhados em caso de desgaste em seus revestimentos elásticos.
Em uma configuração da unidade de compressor 320, podem ser previstas duas áreas de guia 24 e 24' para o fio 10, e 10' pronto. Para alojamento das áreas de guia 24, 24', o suporte 25 da unidade de compressor 320 está aumentado, da maneira representada tracejada, a jusante dos canais de compressão 14, 14'. De preferência, as áreas de guia 24, 24' podem ser formadas por uma barra 60 inserida no suporte 25. Em configuração não representada, no entanto, pode também ser vantajoso dispor as áreas de guia 24, 24' em componentes resistentes a desgaste separados, que são unidos com o suporte 25. Os componentes resistentes a desgaste com as áreas de guia 24, 24' podem apresentar igualmente áreas de apoio para o rolo de banco de estiragem 3, e podem ser configurados e fixados por exemplo analogamente ao componente resistente a desgaste 341.
Em configuração alternativa, não representada, a unidade de compressor 320 pode também estar disposta pivotável no corpo de base 19 do agregado de rolos de pressão 18. Na região, em que na figura 3 se en-
28/31
contra a área de batente 51, pode estar disposto um pino cilíndrico, que como meio de união fixa a unidade de compressor 320 ao corpo de base 19. A unidade de compressor 320 é pivotável em torno da linha central do pino. Estando a unidade de compressor 320 fixada a um pino, pode ser suficiente que a unidade de compressor 320 apresente apenas duas áreas de apoio 331 e 332. Pode-se dispensar então eventualmente as áreas de apoio 333 e 334 na região das áreas de guia 23 e 23'. Dispensando-se as áreas de apoio 333 e 334, então as áreas de guia 23, 23' podem ser formadas de preferência diretamente pela periferia externa de uma barra 56 um pouco prolonga10 da. A barra 56, por exemplo, de aço temperado, constitui então um componente resistente a desgaste disposto no suporte 25. Alternativamente pode também ser vantajoso enganchar a unidade de compressor 320 pivotavelmente no eixo 17.
Nas figuras 6, 7 está representada uma forma de execução de 15 uma unidade de compressor 620. A unidade de compressor 620 está associada apenas a um banco de estiragem 1 e contém um canal de compressão 14 para um feixe de fibras 11 estirado pronto. A unidade de compressor 620 contém uma área de apoio 631 para o posicionamento da unidade de compressor 620 sobre o rolo de banco de estiragem 3, que fica disposto na regi20 ão do canal de compressão 14. A área de apoio 631 é abaulada côncava e adaptada à área periférica 13. A unidade de compressor 620 é executada em várias partes e contém um suporte 25 e um componente resistente a desgaste 641, que está unido com o suporte 25 de maneira não móvel. A área de apoio 631 está disposta no componente resistente a desgaste 641.
A unidade de compressor 620 contém uma outra área de apoio
633 para o rolo de banco de estiragem 3, que fica distanciada da área de apoio 631 em direção periférica C. A área de apoio 633 pode ser plana ou convexa. A área de apoio 633 está disposta de preferência em um componente resistente a desgaste 643. Alternativamente, a área de apoio 633 pode também estar disposta sem componente resistente a desgaste 643 diretamente na unidade de compressor 620. A fixação dos componentes resistentes a desgaste 641 e 642 ocorre de preferência da maneira já descrita com
29/31 referência às outras figuras.
Para melhorar a estabilidade de apoio da unidade de compressor 620, pode ser vantajoso prever uma terceira área de apoio 632 (representada tracejada), que fica disposta de preferência igualmente em um componente resistente a desgaste. As áreas de apoio 631, 632, 633 e o elemento de carga 27 estão de tal maneira dispostos de preferência entre si que o elemento de carga na vista da figura 7 se encontra dentro de uma área imaginária, que é formada pelas mais curtas linhas de união imaginárias entre os pontos centrais das áreas de apoio 631, 632 e 633.
A unidade de compressor 620 é projetada apenas para um único banco de estiragem 1 e tem por isso a vantagem de que interferências que eventualmente ocorram no banco de estiragem 1 não podem ser transmitidas ao banco de estiragem T vizinho. Mas, como nos outros exemplos de execução também, está previsto um agregado de rolos de pressão 18 para dois bancos de estiragem 1, T vizinhos. No agregado de rolos de pressão 18 estão dispostas duas unidades de compressor 620 e 620' separadas, que são configuradas de preferência simétricas em espelho entre si. As unidades de compressor 620 e 620' estão dispostos separadamente móveis no agregado de rolos de pressão 18.
São previstos meios 21 para a fixação da unidade de compressor 620 no agregado de rolos de pressão 18, que contêm uma guia corrediça 50, um grampo 52 como segurança contra perda e uma mola de pressão helicoidal 27 como elemento de carga para produção de uma força de apoio na área de apoio 631, 633.
Em configuração alternativa, também se pode dispensar a guia corrediça 50. A unidade de compressor 620 pode ser enganchada com meios de união 21' no eixo 17 dos rolos de pressão gêmeos 15 e pivotável em torno do eixo 17, como representado tracejado na figura 6.
Em lugar de uma área de batente 51 como parte da guia corrediça 50 está prevista uma área de batente 51' para posicionamento da unidade de compressor 620 em direção periférica C, que se apoia no eixo 17. Nesse caso, se pode dispensar a área de apoio 632, mas restam a mola 27
30/31 e a segurança contra perda 52 como representado.
Em uma configuração, a unidade de compressor 620 pode conter uma área de guia 23 para o feixe de fibras 2 e/ou uma área de guia 24 para o fio 10. As áreas de guia 23 e 24 podem ser configuradas analogamente às formas de execução já descritas com referência às outras figuras. Também pode ser vantajoso dispor a área de apoio 633 na região da área de guia 23, e prever ali um componente resistente a desgaste semelhante ao componente resistente a desgaste 343.
O componente resistente a desgaste 641 está fixado de modo saliente na unidade de compressor 620. Os meios 21 para fixação da unidade de compressor 620 podem assim ser dispostos na região entre os bancos de estiragem 1, T, onde as condições espaciais são menos exíguas do que entre os revestimentos dos rolos de pressão gêmeos 4 e 15 sobre o lado do componente resistente a desgaste 641 oposto à área de apoio 631.
Em todos os exemplos de execução se descreveu até agora o processamento de um único feixe de fibras 2 em um banco de estiragem 1. Mas, de maneira em si conhecida, é possível estirar vários feixes de fibras 2, especialmente dois feixes de fibras, em um banco de estiragem 1 em conjunto. Na linha de aperto 5 há, então, dois feixes de fibras 11 distanciados entre si, que são estirados prontos e guiados separadamente entre si pela zona de compressão 12. São previstos dois canais de compressão 14 na zona de compressão 12, que comprimem ambos os feixes de fibras 11 vizinhos. Os dois feixes de fibras 11 comprimidos separados são aduzidos em segunda à linha de aperto 16 em um órgão de torção comum e torcidos para um fio retorcido aparente. O número dos canais de compressão 14 e das áreas de guia 23 nas unidades de compressor 20 descritas pode naturalmente se adaptar correspondentemente para uma tal produção de fio retorcido aparente. Para a compressão de um feixe de fibras 11 estirado pronto são conhecidas diversas formas de canais de compressão 14. A seleção do canal de compressão 14 e a conformação de suas paredes condutoras 46 são selecionadas com base no correspondente caso de emprego no tipo do feixe de fibras 2 processado no banco de estiragem.
31/31
Cabe assinalar ainda mais uma vez expressamente que os distintos meios 21 descritos para a fixação da unidade de compressor 20 no agregado de rolos de pressão 18 e os processos de união dos componentes resistentes a desgaste naturalmente também são combináveis entre si de 5 outra maneira.
Em configuração não representada, como já mencionado no início a unidade de compressor 20 pode também ser executada em uma só peça sem componentes resistentes a desgaste 41, 42, 43, 44. Especialmente, a unidade de compressor 120 representada nas figuras 1 e 2 pode ser de 10 tal maneira executada com emprego de um plástico resistente a desgaste que as áreas de apoio 131, 132 e 133 ficam dispostas diretamente na unidade de compressor 120. Também a unidade de compressor 320 pode ser executada em uma só peça com suas áreas de apoio 331, 332, 33 e 334. Na configuração em uma só peça, a unidade de compressor 20 é produzida 15 vantajosamente como peça moldada a injeção de um material de plástico. O plástico pode conter aditivos, como, por exemplo, fibras de vidro ou esferinhas de vidro, para melhorar as propriedades de desgaste. Com uma configuração da unidade de compressor 20 em uma só peça, também o canal de compressão 14 e uma área de guia 23 são diretamente integrados.

Claims (5)

1. Unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil, com ao menos um canal de compressão (14) para um feixe de fibras (2, 11) estirado pronto e com uma primeira área de apoio (131) pa-
5 ra o posicionamento da unidade de compressor (120) no estado montado, em um rolo de banco de estiragem (3), em que a primeira área de apoio (131) fica disposta na região do canal de compressão (14) e o canal de compressão (14) é aberto para a primeira área de apoio (131), e a primeira área de apoio (131) é abaulada côncava, sendo o abaulamento adaptado à 10 área periférica de um cilindro, tal que no estado montado, o canal de compressão (14) fica vedado em relação à área periférica do rolo do banco de estiragem (3), caracterizado pelo fato de que a unidade de compressor (120) contém ao menos uma segunda área de apoio (132) e pelo menos uma terceira área de apoio (133) para o rolo de banco de estiragem (3), sendo que 15 duas áreas de apoio (131, 133), na direção periférica (C) do rolo de banco de estiragem (3) que pode ser colocado em contato com as áreas de apoio (131, 132, 133), são distanciada uma da outra, sendo que duas áreas de apoio (131, 132) são distanciadas entre si na direção axial (D) de um rolo de banco de estiragem (3) que pode ser levado a contato com as áreas de 20 apoio (131, 132, 133).
2. Unidade de compressor de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) apresenta meios (21) para fixação da unidade de compressor (120) em um corpo de base (19) de um agregado de rolos de pressão (18).
25 3. Unidade de compressor de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) apresenta pelo menos uma área de guia (23) para um feixe de fibras (2).
4. Unidade de compressor de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) é executada 30 em várias partes e a unidade de compressor (120) contém um suporte (25) e ao menos um componente resistente a desgaste (141), por exemplo, de cerâmica, sendo que as áreas de apoio (131, 133) para o rolo de banco de esPetição 870190039324, de 26/04/2019, pág. 5/13
2/5 tiragem (3), o canal de compressão (14) para o feixe de fibras (11) estirado pronto e/ou a área de guia (23) para um feixe de fibras (2) está(ão) disposto(s) no componente resistente a desgaste (141).
5. Unidade de compressor de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120; 320) apresenta ao menos dois canais de compressão (14, 14') para feixes de fibras (11, 11') estirados prontos de bancos de estiragem (1, 1') vizinhos, a unidade de compressor (120; 320) apresenta a primeira (131; 331) e a segunda (132; 332) área de apoio na região dos canais de compressão (14, 14'), e a unidade de compressor (120; 320) contém ao menos a outra área de apoio (133; 333; 334), que fica distanciada em direção periférica (C) do rolo de banco de estiragem (3) da primeira (131; 331) e da segunda (132; 332) área de apoio.
6. Unidade de compressor de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) contém o suporte (25) e dois componentes resistentes a desgaste (141, 142), por exemplo de cerâmica, em que em cada componente resiste a desgaste (141, 142) está disposto ao menos um canal de compressão (14, 14') para um feixe de fibras (11, 11') estirado pronto e uma área de apoio (131; 132) para posicionamento da unidade de compressor (120) no estado montado, está disposta no rolo de banco de estiragem (3), e sendo que a unidade de compressor (120) contém a outra área de apoio (133) para o rolo de banco de estiragem (3), que fica distanciada dos componentes resistentes a desgaste (141, 142).
7. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizada pelo fato de que a terceira área de apoio (133) - na direção axial (D) do rolo de banco de estiragem (3) que pode ser levado a contato com as áreas de apoio (131, 132, 133) - está disposta no meio entre a primeira (131) e a segunda (132) áreas de apoio.
8. Unidade de compressor de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (320) contém uma quarta área de apoio (331, 332, 333, 334) para o rolo de banco de estiragem (3), em que a primeira área de apoio (331) está distanciada da segunda área de apoio (332) apenas na direção axial (D) do rolo de banco de estiragem (3)
Petição 870190039324, de 26/04/2019, pág. 6/13
3/5 que pode ser levado a contato com as áreas de apoio (331, 332, 333, 334), e em que a terceira área de apoio (333) está distanciada da quarta área de apoio (334) apenas na direção axial do rolo de banco de estiragem (3) que pode ser levado a contato com as áreas de apoio (331, 332, 333, 334), em
5 que - vendo-se na direção axial (D) do rolo de banco de estiragem (3) que pode ser levado a contato com as áreas de apoio (331, 332, 333, 334) - a terceira (333) e a quarta (334) área de apoio apresentam a mesma distância mútua que a primeira (331) e a segunda (332) áreas de apoio.
9. Unidade de compressor de acordo com reivindicação 8, carac-
10 terizada pelo fato de que a unidade de compressor (320) contém ao menos uma área de guia (23, 23') respectivamente para cada feixe de fibras (2, 2') na região da terceira e da quarta áreas de apoio (333, 334), ou a unidade de compressor (320) contém dois canais de compressão (14, 14') respectivamente para cada feixe de fibras (11, 11') estirado pronto e duas áreas de
15 guia (23, 23') respectivamente para cada feixe de fibras (2, 2').
10. Unidade de compressor de acordo com reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que as áreas de guia (23, 23') respectivamente para cada feixe de fibras (2, 2') - visto na direção axial (D) do rolo de banco de estiragem (3) que pode ser levado a contato com as áreas de apoio (331,
20 332, 333, 334) - apresentam a mesma distância mútua que os dois canais de compressão (14, 14') respectivamente para cada feixe de fibras (11, 11') estirado pronto.
11. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizada pelo fato de que a unidade de compres-
25 sor (320) contém um suporte (25) e quatro componentes resistentes a desgaste (341; 342; 343; 344), sendo que em cada componente resistente a desgaste (341, 342, 343, 344) está disposta uma área de apoio (331; 332, 333; 334) para posicionamento da unidade de compressor (320) sobre o rolo de banco de estiragem (3), em que dois dos componentes resistentes a des30 gaste (341, 342), por exemplo de cerâmica, apresentam ao menos um canal de compressão (14, 14') para o feixe de fibras (11, 11') estirado pronto, e em que dois dos componentes resistentes a desgaste (343, 344), por exemplo
Petição 870190039324, de 26/04/2019, pág. 7/13
4/5 de cerâmica, apresentam ao menos uma área de guia (23, 23') para um feixe de fibras (2, 2').
12. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada pelo fato de que os abaulamentos de pelo menos duas as áreas de apoio (131, 133) abauladas côncavas são adaptadas à área periférica de um cilindro comum.
13. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) apresenta ao menos uma área de batente (51) para posicionamento da unidade de compressor (120) na direção periférica (C) do rolo de banco de estiragem (3) que pode ser levado a contato com as áreas de apoio (131, 133).
14. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 ou 11, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (320) contém uma barra (54; 56) para alojamento de ambos os componentes resistentes a desgaste (341; 342; 343; 344), por exemplo de cerâmica, que se estende entre dois componentes resistentes a desgaste (341, 342) associados a bancos de estiragem (1, 1') vizinhos e cujas extremidades (53) se projetam para dentro dos componentes resistentes a desgaste (341, 342).
15. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) apresenta ao menos um alojamento (28) para um elemento de carga (27; 29; 58) para produção de uma força de apoio nas áreas de apoio (131, 133).
16. Unidade de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizada pelo fato de que a unidade de compressor (120) contém ao menos um elemento de carga (29; 58) para produção de uma força de apoio nas áreas de apoio (131, 133), sendo que particularmente o elemento de carga é uma mola (58), que está fixada à unidade de compressor (320), e/ou o elemento de carga é um ímã (29).
17. Agregado de rolos de pressão (18) para um banco de estiraPetição 870190039324, de 26/04/2019, pág. 8/13
5/5 gem (1) de uma máquina têxtil com um corpo de base (19) e dois rolos de pressão gêmeos (4, 15), que são alojados no corpo de base, caracterizado pelo fato de que o agregado de rolos de pressão (18) apresenta ao menos uma unidade de compressor (120) como definida em qualquer uma das rei5 vindicações 1 a 16, em que a unidade de compressor (120) está disposta móvel no agregado de rolos de pressão (18).
BRPI0910483A 2008-04-24 2009-04-21 unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolos de pressão BRPI0910483B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008022283 2008-04-24
DE102008057617A DE102008057617A1 (de) 2008-04-24 2008-11-11 Verdichtereinheit und Druckwalzenaggregat für ein Streckwerk einer Textilmaschine
DE102008057667A DE102008057667A1 (de) 2008-04-24 2008-11-11 Verdichtereinheit für ein Streckwerk einer Textilmaschine
PCT/EP2009/002878 WO2009129986A1 (de) 2008-04-24 2009-04-21 Verdichtereinheit für ein streckwerk einer textilmaschine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0910483A2 BRPI0910483A2 (pt) 2017-11-14
BRPI0910483B1 true BRPI0910483B1 (pt) 2019-09-10

Family

ID=41111951

Family Applications (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0910772-0A BRPI0910772B1 (pt) 2008-04-24 2009-04-21 Unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolo de pressão
BRPI0910483A BRPI0910483B1 (pt) 2008-04-24 2009-04-21 unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolos de pressão
BRPI0910726-6A BRPI0910726B1 (pt) 2008-04-24 2009-04-21 Unidade de compactação para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e grupo de cilindros de pressão

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0910772-0A BRPI0910772B1 (pt) 2008-04-24 2009-04-21 Unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolo de pressão

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0910726-6A BRPI0910726B1 (pt) 2008-04-24 2009-04-21 Unidade de compactação para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e grupo de cilindros de pressão

Country Status (7)

Country Link
EP (4) EP2300647B1 (pt)
JP (4) JP2011518962A (pt)
CN (3) CN102037170B (pt)
BR (3) BRPI0910772B1 (pt)
DE (3) DE102008057667A1 (pt)
ES (2) ES2561843T3 (pt)
WO (3) WO2009129988A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1402834B1 (it) * 2010-11-10 2013-09-27 Marzoli Spa Dispositivo di compattazione di un nastro di fibre tessili in un filatoio
CH705308A1 (de) * 2011-07-25 2013-01-31 Rieter Ag Maschf Verdichtungsvorrichtung für eine Spinnmaschine.
EP2758576B1 (de) * 2011-09-21 2016-06-22 König, Reinhard Faltungsstreckwerk für eine spinnstrickvorrichtung
DE102012003179A1 (de) * 2012-02-17 2013-08-22 Oerlikon Textile Components Gmbh Streckwerk zum Verziehen eines Vorgarns
DE102012003180A1 (de) * 2012-02-17 2013-08-22 Oerlikon Textile Components Gmbh Streckwerk zum Verziehen eines Vorgarns
CN102704064A (zh) * 2012-07-06 2012-10-03 常熟市天豪机械有限公司 手柄可调式摇架装置
CN103469384A (zh) * 2013-09-13 2013-12-25 常熟市建华织造有限责任公司 一种耐磨型紧密纺用网格圈
CN104233533A (zh) * 2014-10-10 2014-12-24 常德市恒天纺织机械有限公司 一种板簧摇架加压机构
DE102015104808A1 (de) * 2015-03-27 2016-09-29 Maschinenfabrik Rieter Ag Verdichtereinheit
DE102015109269A1 (de) * 2015-05-18 2016-11-24 Maschinenfabrik Rieter Ag Belastungsträger für Oberwalzen eines Streckwerks und Druckfeder
DE102015112662A1 (de) * 2015-07-31 2017-02-02 Maschinenfabrik Rieter Ag Verdichtereinheit für ein Streckwerk einer Textilmaschine
DE102016109170A1 (de) * 2016-05-19 2017-11-23 Maschinenfabrik Rieter Ag Käfigaggregat und Führungselement
CN105926093A (zh) * 2016-06-27 2016-09-07 无锡吉森机械科技有限公司 一种用于加弹机的塑料皮圈架
DE102018126844A1 (de) 2018-02-06 2019-08-08 Maschinenfabrik Rieter Ag Verdichtereinheit
DE102019113676A1 (de) * 2019-05-22 2020-11-26 Maschinenfabrik Rieter Ag Verdichtereinheit für ein Streckwerk einer Textilmaschine
CN113122976B (zh) * 2021-04-28 2023-03-31 日照品特裕华纺织科技有限公司 一种环锭纺纱机纱线搭接系统和方法及纱线的处理工具

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR911000A (pt) * 1944-05-26 1946-06-24
US2430611A (en) * 1945-03-17 1947-11-11 Saco Lowell Shops Drawing mechanism for spinning and roving frames
BE475145A (fr) * 1946-09-09 1947-09-04 Jose Mateu Termens Perfectionnements auf mecanismes d'etirage des metiers a filer
DE1825759U (de) * 1960-12-02 1961-01-26 Skf Kugellagerfabriken Gmbh Verdichter fuer spinnereimaschinen - streckwerke.
US3273206A (en) * 1964-03-09 1966-09-20 Robert L Carroll Yarn condenser for textile machines
JPS4624657Y1 (pt) * 1968-02-26 1971-08-25
JPH02118764U (pt) * 1989-03-14 1990-09-25
DE4227492A1 (de) * 1992-08-20 1994-02-24 Fritz Stahlecker Faserbandführungsvorrichtung für Streckwerke von Spinnereimaschinen
US5577298A (en) * 1994-03-17 1996-11-26 Hollingsworth Saco Lowell, Inc. Condenser and method of thread-up
EP0893519B1 (de) * 1997-07-17 2002-11-06 Zinser Textilmaschinen GmbH Luntenverdichter in einem Streckwerk einer Spinnmaschine
DE19860201B4 (de) * 1998-12-24 2008-12-18 Maschinenfabrik Rieter Ag Vorrichtung zum Spinnen eines Fadens aus mehreren Fadenkomponenten
JP2005524784A (ja) * 2002-05-08 2005-08-18 ホールディング・フュア・インドゥストリーベタイリグンゲン・アクチェンゲゼルシャフト スライバーに対する圧縮機を備えるリング精紡機の牽伸ユニット
DE10344009A1 (de) * 2003-09-15 2005-04-07 Wilhelm Stahlecker Gmbh Vorrichtung zum mechanischen Verdichten eines Faserverbandes
CN2654630Y (zh) * 2003-09-22 2004-11-10 陈破平 带有紧密集纱装置的环锭细纱机
DE10346258A1 (de) * 2003-09-24 2005-04-21 Stahlecker Gmbh Wilhelm Streckwerk für Spinnmaschinen
EP1526194A3 (de) * 2003-10-21 2006-06-21 Maschinenfabrik Rieter Ag Spinnmaschine mit einer Verdichtungseinrichtung
DE10356913A1 (de) * 2003-12-02 2005-07-07 Wilhelm Stahlecker Gmbh Streckwerk für Spinnmaschinen
CN2703009Y (zh) * 2004-05-31 2005-06-01 日照裕华机械有限公司 无动力源紧密纺纱机构
CH697457B1 (de) 2004-07-14 2008-10-31 Holding Fuer Industriebeteiligungen Ag Druckwalzeneinheit.
CN2734787Y (zh) 2004-08-21 2005-10-19 刘志祥 细纱机可调式v形牵伸系统
CN2729106Y (zh) * 2004-09-29 2005-09-28 陆节 新型纺纱机集束装置
DE102006041770A1 (de) * 2006-09-04 2008-03-06 Maschinenfabrik Rieter Ag Faserverdichtungsvorrichtung in einem Steckwerk einer Spinnmaschine
CN200971398Y (zh) * 2006-11-16 2007-11-07 宜兴市贝特尔纺织机械有限公司 环锭细纱机聚束纺纱装置
DE102007006282A1 (de) * 2007-02-01 2008-08-07 Wilhelm Stahlecker Gmbh Streckwerk mit Verdichtungszone
DE102007049337A1 (de) * 2007-10-12 2009-04-16 Wilhelm Stahlecker Gmbh Streckwerk zum Verziehen eines Faserverbandes

Also Published As

Publication number Publication date
JP5663066B2 (ja) 2015-02-04
EP2300647A1 (de) 2011-03-30
EP2300646B1 (de) 2017-03-08
WO2009129987A3 (de) 2010-01-21
WO2009129988A1 (de) 2009-10-29
JP5361989B2 (ja) 2013-12-04
CN102016142A (zh) 2011-04-13
BRPI0910726A2 (pt) 2015-09-29
BRPI0910726B1 (pt) 2019-10-15
EP2300647B1 (de) 2014-07-02
JP2011518962A (ja) 2011-06-30
DE102008057667A1 (de) 2009-10-29
BRPI0910772B1 (pt) 2019-10-15
EP2314743B1 (de) 2015-12-02
EP2291560B1 (de) 2016-07-06
BRPI0910483A2 (pt) 2017-11-14
JP2011518963A (ja) 2011-06-30
JP2011518961A (ja) 2011-06-30
DE102008057617A1 (de) 2009-11-05
CN102037170B (zh) 2013-10-30
EP2300646A1 (de) 2011-03-30
BRPI0910772A2 (pt) 2015-09-29
CN102027164A (zh) 2011-04-20
CN102027164B (zh) 2012-12-05
JP5426659B2 (ja) 2014-02-26
WO2009129986A1 (de) 2009-10-29
ES2587270T3 (es) 2016-10-21
WO2009129987A2 (de) 2009-10-29
ES2561843T3 (es) 2016-03-01
EP2291560A2 (de) 2011-03-09
DE102008057668A1 (de) 2009-10-29
CN102016142B (zh) 2014-03-12
CN102037170A (zh) 2011-04-27
EP2314743A1 (de) 2011-04-27
JP2014001492A (ja) 2014-01-09
WO2009129986A8 (de) 2011-02-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0910483B1 (pt) unidade de compressor para um banco de estiragem de uma máquina têxtil e agregado de rolos de pressão
MA29419B1 (fr) Serre-joint reglable destine a la fixation de panneaux de coffrage
BRPI0804245B1 (pt) Trem de estiragem para a estiragem de um conjunto de fibras e unidade de compressão para um trem de estiragem
CN104364446B (zh) 用于拆除工具的钳口组件
CN108490667A (zh) 一种液晶显示面板夹具
ES2327403T3 (es) Modulo para maquinas textiles, en particular maquinas formadoras de mallas.
CN206553836U (zh) 一种可调整的有碴有挡肩高铁扣件
CN205942046U (zh) 一种疲劳监护装置的镜片安装结构
IT201800006165A1 (it) Nasello per montature di occhiali e metodo di montaggio di un nasello per montature di occhiali
BRPI0710462A2 (pt) dispositivo de dobrar para dois lados rolos de trabalho de uma armação de laminador
CN101451282B (zh) 用于开端式纺纱机的纤维导管部件
ITMI20020520U1 (it) Catena galle a piastrine
CN207516671U (zh) 一种便于拆装的球铰式眼镜鼻托
CN207992590U (zh) 一种可拆卸鼻托眼镜
US20150036098A1 (en) Structure of eyeglass frame
CN207386959U (zh) 一种三面刻痕机
CN201000513Y (zh) 一种眼镜附件
CN210442559U (zh) 一种卡扣式双折射透镜
CN218502193U (zh) 一种辊压机用辊套
US2942307A (en) Double apron drawing arrangement for spinning machines
ATE527082T1 (de) Spannbacke für einen federspanner
CN210461396U (zh) 一种阻尼型滑轨
KR200444882Y1 (ko) 안경의 코받침 구조
IT201600124201A1 (it) Occhiale.
DE102005043306A1 (de) Lupenbrille

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2667 DE 15-02-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.