BRPI0901454A2 - aparelho e método para preparar e modelar massa alimentìcia - Google Patents

aparelho e método para preparar e modelar massa alimentìcia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901454A2
BRPI0901454A2 BRPI0901454-3A BRPI0901454A BRPI0901454A2 BR PI0901454 A2 BRPI0901454 A2 BR PI0901454A2 BR PI0901454 A BRPI0901454 A BR PI0901454A BR PI0901454 A2 BRPI0901454 A2 BR PI0901454A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pasta
dough preparation
dough
roller
preparation roller
Prior art date
Application number
BRPI0901454-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Michio Morikawa
Norio Kobayashi
Mitsuo Cho
Original Assignee
Rheon Automatic Machinery Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rheon Automatic Machinery Co filed Critical Rheon Automatic Machinery Co
Publication of BRPI0901454A2 publication Critical patent/BRPI0901454A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C11/00Other machines for forming the dough into its final shape before cooking or baking
    • A21C11/004Other machines for forming the dough into its final shape before cooking or baking forming the dough into a substantially disc-like shape with or without an outer rim, e.g. for making pie crusts, cake shells or pizza bases
    • A21C11/008Other machines for forming the dough into its final shape before cooking or baking forming the dough into a substantially disc-like shape with or without an outer rim, e.g. for making pie crusts, cake shells or pizza bases by press-rolling

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Manufacturing And Processing Devices For Dough (AREA)
  • Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • Noodles (AREA)

Abstract

APARELHO E MéTODO PARA PREPARAR E MODELAR MASSA ALIMENTìCIA. Um aparelho para preparar e modelar uma massa alimentícia inclui: um rolo de preparação de massa configurado para preparar um bloco de massa alimentícia colocado em uma mesa; e uma unidade de armação tendo uma superfície circunferencíal interna configurada para confrontar o rolo de preparação de massa. O rolo de preparação de massa é configurado para girar em torno de um eixo de giro, e rodar em torno de um eixo de rotação do rolo de preparação de massa. O rolo de preparação de massa inclui uma primeira porção tendo um formato substancialmente cónico ou de tronco se estendendo em uma direção axial de rotação. A unidade de rotação é provida externamente a um local de giro da primeira porção do rolo de preparação de massa. A superfície circunferencíal interna da unidade de armação inclui uma porção lateral superior e uma porção lateral inferior que está mais dlistante do eixo de giro do que a porção lateral superior com relação à direção radial de giro

Description

APARELHO E MÉTODO PARA PREPARAR E MODELAR MASSA ALIMENTÍCIA
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção se refere a ura aparelho e a um método para preparar uma massa alimentícia para estender (ou expandir) um bloco de massa alimentícia tal como massa alimentícia contendo recheios, tal como massa alimentícia de pizza contendo queijo, massa alimentícia de torta e massa alimentícia de pão de modo a modelar a massa alimentícia em um formato desejado. Mais especificamente, a presente invenção se refere a um aparelho e método para modelar um rolo de massa alimentícia para modelar massa alimentícia em um formato desejado sem produzir uma protuberância da massa alimentícia a partir de uma folga entre um rolo de preparação de massa para preparar a massa alimentícia e uma fôrma para modelar um formato externo (o qual é um formato formado por uma porção de borda circunferencial) da massa alimentícia.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Geralmente, ao preparar massa alimentícia apropriada tal como massa alimentícia de torta, massa alimentícia de pizza e massa alimentícia de pão para um formato achatado, um bloco da massa alimentícia tendo um formato apropriado é preparado de modo que um formato exibido quando a massa alimentícia de um formato de disco substancialmente esférico ou grosso é estendido em um formato achatado se torna um formato de disco geralmente fino ou um formato de disco grosso (geralmente, referido como formato de disco em quadrado) no qual uma porção central é feita fina e uma porção de borda circunferencial é feita mais grossa do que a porção central, e o bloco demassa alimentícia é estendido para um formato achatado (vide, por exemplo, JP-B-3811790 e JP-A-2007-6866).
Além disso, uma massa de pizza e um método de produzir pizza foram propostos nos quais entalhes (porções rebaixadas) são formados em uma porção de borda circunferencial da massa de pizza (crosta torrada de pizza), e ranhuras radiais são formadas em uma superfície superior e/ou uma superfície inferior da massa de pizza para desse modo facilitar o corte da massa de pizza de modo a ser separada em pedaços (vide, por exemplo, JP-B-3609628 e JP-B-3635437).
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Um aparelho descrito acima inclui uma fôrma que circunda a massa alimentícia, um elemento rotacional em que vários rolos são dispostos radialmente de tal modo a estarem situados próximos a uma superfície circunferencial interna da fôrma, os rolos sendo montados giratoriamente no elemento rotacional de uma forma em cantiléver, e um dispositivo de acionamento para acionar giratoriamente o elemento giratório de tal modo que os rolos giram ao longo da superfície circunferencial interna da fôrma. Uma porção de face inferior do elemento rotacional é formada para ter um plano achatado e é fixada de tal modo a girar livremente em torno de um eixo rotacional do elemento rotacional. Cada um dos rolos é formado em um formato de tronco no qual um seu diâmetro aumento à medida que ele é direcionado no sentido para fora a partir do centro rotacional do elemento rotacional e uma sua porção de extremidade mais externa é colocada em encontro com a superfície circunferencial interna da fôrma, pelo que os rolos são induzidos a rolarsobre um plano ao longo da porção de superfície inferior.
Um aparelho descrito na JP-A-2007-6866 um suporte verticalmente móvel o qual pode subir e cair em relação a uma mesa na qual a massa alimentícia é colocada para repouso, os rolos cônicos de rolamento os quais são sustentados no suporte verticalmente móvel de tal modo a girar em torno da mesa enquanto girando em seus eixos, e um motor giratório para acionar os rolos de rolamento para girar em seus eixos.
Na configuração descrita na JP-B-3811790, a massa alimentícia é estendida em um formato que combina com um formato definido pela superfície circunferencial interna da fôrma. Contudo, conforme mostrado na Figura 9, de tempo em tempo ocorreu um caso onde pedaços finos de massa alimentícia DD são formados no sentido para cima de uma posição onde as porções de extremidade mais externa dos rolos são colocadas em encontro com a superfície circunferencial interna da fôrma. Isso ocorre devido a uma folga sendo produzida entre as porções de extremidade mais externas dos rolos e a superfície circunferencial interna da fôrma. Consequentemente, trabalho manual para fixar os pedaços finos de massa alimentícia DD desse modo produzidos de volta na massa alimentícia principal D precisa ser realizado na etapa seguinte, causando um problema no aumento da eficiência de trabalho.
Na configuração descrita na JP-A-2007-6866, como nenhuma fôrma é provida, a massa alimentícia é estendida em um formato externo que é atribuído a um formato de um bloco de massa alimentícia que é fornecido ao aparelho de preparação.Em um método de produção de pizza da JP-B-3609628, uma fôrma para alimentos para formação de massa alimentícia de pizza (crosta torrada de pizza) é descrito em que projeções alongadas no formato de V são providas radialmente em uma superfície inferior da fôrma de alimento, e uma porção de borda circunferencial da fôrma de alimento é feita de modo a se projetar no sentido para dentro em porções onde as proj eções alongadas no formato de V alcançam a porção de borda circunferencial. Então, de acordo com o método de produção de pizza, massa de pizza é colocada na fôrma para alimentos assim configurada, uma tampa superior é colocada para fermentação, e a massa de pizza assim fermentada na fôrma para alimento é cozida continuamente.
Em um aparelho usado em um método de produção de massa de pizza descrito na JP-B-3635437, um cortador giratório tendo uma lâmina externa de perfuração e uma lâmina interna de formação de ranhura que são providas circunferencialmente, é disposto acima de uma correia transportadora para transportar a massa de pizza, e um eixo fixo de aço inoxidável é instalado em um lado inferior da correia transportadora de tal modo a corresponder ao cortador giratório. Uma borda a lâmina interna do cortador giratório é formada, por exemplo, na ordem de 0,5 mm mais curta do que uma borda da lâmina externa. Além disso, a lâmina externa é formada para se estender por uma extensão que corresponde à espessura da massa de modo a implementar a perfuração. Ranhuras superiores de divisão e ranhuras inferiores correspondentes são formadas simultaneamente e respectivamente em uma superfície superior e em umasuperfície inferior da massa de pizza perfurada pelo cortador giratório de modo a dividir uma pizza resultante em pedaços de um tamanho predeterminado, e entalhes correspondendo às extremidades das ranhuras superiores são formados em uma porção de borda circunferencial da massa.
Nos métodos de produção de massa de pizza descritos na JP-B-3609628 e JP-B-363 54 37 os rolos de preparação de massa e fôrma não são providos. Um aparelho de formação de massa de pizza e um método têm sido desejados nos quais a massa de pizza é formada em um formato desejável mediante ação de preparar (expandir) um bloco de massa alimentícia para um formato achatado enquanto posiciona (marca) tais entalhes ou porções inclinadas que indicam porções de divisão da massa alimentícia são formadas em uma porção de borda circunferencial da massa alimentícia.
A presente invenção foi feita considerando as circunstâncias acima.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é provido um aparelho para preparar e modelar uma massaalimentícia compreendendo: um rolo de preparação de massa configurado para preparar um bloco de massa alimentícia colocado em uma mesa para um formato achatado; e uma unidade de armação tendo uma superfície circunferencial interna configurada para confrontar o rolo de preparação de massa, em que: o rolo de preparação de massa é configurado para girar em relação à mesa em torno de um eixo de giro, e girar em relação à mesa em torno de um eixo de rotação do rolo de preparação de massa; o rolo de preparação de massa é configurado para se deslocar relativamente na direção damesa e no sentido contrário da mesa; o rolo de preparação de massa compreende uma primeira porção tendo um formato substancialmente cônico ou no formato de tronco se estendendo em uma direção do eixo rotacional a partir de uma primeira extremidade de base do mesmo até uma primeira extremidade distai do mesmo, a primeira extremidade distai estando mais próxima do eixo giratório do que a primeira extremidade de base em uma direção radial de giro com relação ao eixo giratório, e a primeira extremidade distai tendo um diâmetro menor do que aquele da primeira extremidade de base; a unidade de armação é provida fora de um local de giro da primeira porção do rolo de preparação de massa; e a superfície circunferencial interna da unidade de armação compreende uma porção lateral superior e uma porção lateral inferior que está mais distante do eixo giratório do que a porção lateral superior com relação à direção radial de giro.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, é provido um aparelho para preparar e modelar uma massa alimentícia compreendendo: um rolo de preparação de massa configurado para preparar um bloco de massa alimentícia colocado em uma mesa para um formato achatado, o rolo de preparação de massa compreendendo uma primeira porção tendo um formato substancialmente cônico ou no formato de tronco se estendendo em uma direção axial a partir de uma primeira extremidade de base do mesmo até uma primeira extremidade distai do mesmo que tem um diâmetro menor do que aquele da primeira extremidade de base, o rolo de preparação de massa sendo configurado para relativamente se deslocar em direção à mesa e no sentido contrário à mesa; uma unidade deacionamento giratória configurada para acionar o rolo de preparação de massa para girar em relação à mesa em torno de um eixo giratório; uma unidade de acionamento giratória configurada para acionar o rolo de preparação de massa para girar em torno do eixo da primeira porção; uma unidade de armação provida fora de um local de giro da primeira porção; e uma unidade de controle configurada para controlar ao menos uma entre a unidade de acionamento giratória e a unidade de acionamento rotativa para controlar uma velocidade de rotação do rolo de preparação de massa, em que a unidade de controle é operãvel para: manter uma relação de uma velocidade de rotação de acionamento ativo do rolo de preparação de massa acionado pela unidade de acionamento rotativo para uma velocidade de rotação acionada passiva do rolo de preparação de massa a qual é uma velocidade do rolo de preparação de massa girado passivamente por um movimento de giro do rolo de preparação de massa de tal modo que a velocidade de rotação de acionamento ativo é mais rápida do que a velocidade de rotação acionada passiva; e aumentar a relação da velocidade de rotação de acionamento ativo/velocidade de rotação acionada passiva do rolo de preparação de massa enquanto o rolo de preparação de massa se desloca relativamente em direção à mesa.
De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é provido um método para preparar e modelar um rolo de massa alimentícia utilizando um aparelho que compreende: um rolo de preparação de massa configurado para preparar um bloco de massa alimentícia colocada sobre uma mesa para um formato achatado, o rolo de preparação de massa sendoconfigurado para girar em torno de um eixo de giro e para girar em torno de um eixo do rolo de preparação de massa, e o rolo de preparação de massa sendo configurado para se deslocar relativamente em direção à mesa e no sentido contrário à mesa; e uma unidade de armação provida fora de um local de giro da primeira porção, o método compreendendo: prensar o rolo de preparação de massa em relação à massa alimentícia para preparar a massa alimentícia de tal modo que um formato da massa alimentícia se ajusta a um formato definido por uma superfície de circunferência interna da unidade de armação; acionar o rolo de preparação de massa para girar em uma velocidade de giro de acionamento ativo superior a uma velocidade de giro acionado passivo do rolo de preparação de massa que é uma velocidade do rolo de preparação de massa girado passivamente por um movimento giratório do rolo de preparação de massa; e aumentar uma relação da velocidade de giro de acionamento ativo do rolo de preparação de massa/velocidade de giro acionado passivo do rolo de preparação de massa enquanto o rolo de preparação de massa se desloca relativamente em direção à mesa.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista frontal explanatória que mostra de forma conceituai e esquematicamente uma parte principal de um aparelho de preparar e modelar massa alimentícia de acordo com uma modalidade da invenção;
A Figura 2 é uma vista planar explanatória que mostra de forma conceituai e esquematicamente a parte principal do aparelho de preparar e modelar massa alimentícia de acordo com a modalidade da invenção;A Figura 3 é uma vista frontal verticalmente em seção, explanatória, dos rolos de preparação de massa de uma unidade de preparação de massa alimentícia providos no aparelho de preparar e modelar massa alimentícia de acordo com a modalidade da invenção;
As Figuras 4A a 4D são desenhos explanatórios explicando um processo de formação da massa alimentícia;
As Figuras 5A e 5B mostram esquematicamente uma parte principal de um aparelho de preparar e de modelar massa alimentícia de acordo com uma segunda modalidade da invenção, na qual a Figura 5A é uma sua vista plana e a Figura 5B é uma sua vista frontal verticalmente em seção, parcialmente, explanatória;
As Figuras 6A e 6B mostram esquematicamente a parte principal do aparelho de modelar e preparar massa alimentícia de acordo com a segunda modalidade da invenção, na qual a Figura 6A é uma sua vista plana e a Figura 6B é uma sua vista frontal parcialmente em seção transversal, explanatória;
A Figura 7 é uma vista plana explanatória que mostra de forma conceptual e esquematicamente a parte principal do aparelho de modelar e preparar massa alimentícia de acordo com uma terceira modalidade da invenção;
As Figuras 8A e 8B são vistas frontais explanatórias que mostram de forma conceptual e esquematicamente a parte principal do aparelho de modelar e preparar massa alimentícia de acordo com a terceira modalidade da invenção; e
A Figura 9 é uma vista explanatória da massaalimentícia formada por um aparelho de modelar e preparar massa alimentícia da técnica relacionada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
As Figuras, 1 e 2, mostram de forma conceptual e esquematicamente um aparelho de preparar e modelar massa alimentícia 1 de acordo com uma modalidade da invenção. O aparelho de preparar e modelar massa 1 inclui: um balcão 2; uma unidade de preparar massa alimentícia 3 configurada para preparar um bloco de massa alimentícia D tendo um formato arbitrário; uma unidade de armação 5 configurada para modelar um formato externo da massa alimentícia D; e uma correia transportadora 7 servindo como uma mesa sobre a qual a massa alimentícia D é colocada para descansar enquanto também serve como um exemplo de um meio de transporte de massa alimentícia para transportar a massa alimentícia D. Essa correia transportadora 7 é configurada para transportar a massa alimentícia seqüencialmente a partir de uma posição de fornecimento 9A de massa alimentícia D para uma posição de entrega 9C por intermédio de uma posição de operação de preparar 9B. A correia transportadora 7 é provida de tal modo a ser dividida em transportadores de correia individuais 7A, 7B, 7C os quais correspondem à posição de fornecimento 9A de massa alimentícia D, à posição de operação de preparar 9B e à posição de entrega 9C, respectivamente. Além disso, a correia transportadora 7B que corresponde à posição de operação de preparar 9B é induzida a se deslocar para cima e para baixo em relação aos rolos de preparação de massa 23 providos na unidade de preparação de alimento 3 e uma posição de extremidade de elevação da correiatransportadora 7 é feita para ser ajustada por uma unidade de acionamento vertical 8. Além disso, os transportadores de correia respectivos 7A, 7B, 7C são acionados por motores de acionamento (cuja ilustração é omitida) que são providos de tal modo a corresponder aos transportadores de correia 7A, 7B, 7C, respectivamente.
A unidade de acionamento vertical 8 inclui uma parte de mecanismo de acionamento vertical 81 para levantar e abaixar o transportador de correia 7B e uma parte de mecanismo de ajuste de posição de extremidade de elevação 82 para ajustar uma posição de extremidade de elevação da correia transportadora 7B. A parte de mecanismo de acionamento vertical 81 inclui um cilindro hidráulico 83 como um exemplo de um acionador provido no balcão 2, e uma armação verticalmente móvel 71 do transportador de correia 7B, a qual é montada e sustentada sobre um elemento de guia vertical 75 provido no balcão 2 de tal modo a se deslocar verticalmente, é conectada a uma haste de movimento alternado 84 do cilindro hidráulico 83.
Além disso, a parte de mecanismo de ajuste de posição de extremidade de elevação 82 inclui um carne excêntrico no formato de chapa 85 o qual é provido giratoriamente sobre a mesma. O carne excêntrico 85 é fixado giratoriamente a um eixo rotacional de um mecanismo de roda sem fim 86 que funciona como um exemplo de um mecanismo de transmissão de força que é conectado a um motor de acionamento ou um cabo manual, não mostrado, de uma forma engatada. Além disso, um elemento de encontro 73 que é provido em uma armação vert icalmente move1 71 do transportador de correia 7B é provido abaixo do carneexcêntrico 85. Consequentemente, quando o cilindro hidráulico 83 é acionado para levantar o transportador de correia 7B, o elemento de encontro 73 levanta de modo a ser colocado em encontro com uma porção mais baixa do carne excêntrico 85, pelo que o transportador de correia 7B está localizado em uma posição de extremidade de elevação ajustada.
A unidade de acionamento vertical 8 não é limitada ao exemplo ilustrado e, portanto, um mecanismo de cremalheira e pinhão ou um mecanismo de parafuso esférico que é conectado a um servomotor de uma forma engatada pode ser conectado ao transportador de correia 7B de uma forma engatada para controlar sua posição verticalmente móvel.
Na posição de operação de preparação 9B, uma parte de armação superior 10 é provida no balcão 2 de tal modo a cobrir o transportador de correia 7B, e a unidade de preparar massa alimentícia 3 é provida na parte de armação superior 10. Na unidade de preparar massa alimentícia 3, três rolos de preparação de massa 23 são providos acima do transportador de correia 7B. Uma armação de sustentação de rolo 19 é provida em uma porção de extremidade inferior de um eixo rotacional tubular 31 o qual é sustentado verticalmente e giratoriamente em uma chapa superior 11 da parte de armação 10 para sustentar os rolos de preparação de massa 23. Além disso, um motor giratório 17 é montado em um suporte de motor 33 fixado na chapa superior 11 para girar o eixo rotacional 31, e uma engrenagem acionada 3 5B fixada a uma porção superior do eixo rotacional 31 é engatada com uma engrenagem de acionamento 3 5A a qual é girada pelo motor giratório 17. Isto é, o motor giratório17 e o eixo rotacional 31 são conectados de uma forma engatada por intermédio de um mecanismo de transmissão de força apropriado tal como um conjunto de engrenagens.
Um motor rotativo 25 é montado no suporte de motor 33 para girar os rolos de preparação de massa 23 os quais são sustentados rotativamente na armação de suporte de rolo 19, e esse motor rotativo 25 e os rolos de preparação de massa 23 são conectados mutuamente por intermédio de mecanismos de transmissão de força, apropriados. Isto é, para descrever em mais detalhe, um eixo rotacional 3 7 o qual é girado pelo motor rotativo 25 é provido rotativamente dentro do eixo rotacional 31, e uma engrenagem 3 9A a qual é provida em uma porção de extremidade inferior do eixo rotacional 37 é engatada com as engrenagens 3 9B as quais são providas em porções de extremidade dos eixos intermediários 41 que são sustentados rotativamente na armação de suporte de rolo 19. Além disso, engrenagens (engrenagens chanfradas) 3 9D providas nas outras porções de extremidade dos eixos intermediários 41 são engatadas com as engrenagens 3 9D as quais são providas nos eixos 24 dos rolos de preparação de massa 23. Isto é, o motor rotativo 2 5 e os rolos de preparação de massa 23 são conectados mutuamente de uma forma engatada por intermédio de mecanismos de transmissão de força os quais são individualmente compostos de um conjunto de engrenagens onde várias engrenagens são engatadas mutuamente.
O mecanismo de transmissão de força pode incluir uma correia de sincronização em vez do conjunto de engrenagens sem ter que se apegar ao conjunto de engrenagens e, portanto, diversos tipos geralmenteconhecidos de configurações podem ser adotados.
A Figura 3 é uma vista em seção verticalconstituindo um diagrama explanatório dos rolos depreparação de massa 23, situados em um plano imaginário quepassa através dos eixos rotacionais nos quais giram osrolos de preparação de massa 23. O rolo de preparação demassa 23 inclui uma porção de extremidade frontal,substancialmente cônica 21 (a qual pode ser referida de vezem quando como uma porção cônica) e uma porção deextremidade posterior substancialmente no formato de tronco22 (a qual pode ser referida de vez em quando como umaporção de tronco) , e o eixo 24 é provido em um lado daporção de extremidade posterior 22 do rolo de preparação demassa 23. Os vários rolos de preparação de massa 23 sãoprovidos em intervalos iguais ao longo de uma direçãocircunferencial na qual os rolos de preparação de massa 23giram (consultar a Figura 2) , e uma porção de ápice 21T daporção de extremidade frontal 21 de cada rolo de preparaçãode massa 23 é disposta nas proximidades de uma posição aqual coincide substancialmente com uma extensão (referidacomo eixo de giro C) de um centro axial de um eixo de saídado motor giratório 17 (vide Figura 1) . Além disso,geratrizes 21L de porções mais baixas das porções deextremidade frontal, cônicas 21 dos rolos de preparação demassa respectivos 23 são horizontais e dispostas de talmodo a serem colocadas em contato com o mesmo plano. Alémdisso, geratrizes 22L das porções mais baixas das porçõesde extremidade posteriores no formato de tronco 22 dosrolos de preparação de massa respectivos 23 sãoindividualmente formadas de tal modo a formar um ânguloobtuso em relação à geratriz 21L. Isto é, na geratriz 22Lda porção mais baixa da porção no formato de tronco 22, umaextremidade superior é inclinada adicionalmente no sentidopara fora em relação ao eixo giratório C do que umaextremidade inferior. Além disso, nessa modalidade, ageratriz 21L e a geratriz 22L são formadas de tal modo a seestenderem continuamente por intermédio de um arco (umasuperfície curva considerando-se a configuração do rolo depreparação de massa 23); e uma porção limite situada entrea porção de extremidade frontal 21 e a porção deextremidade traseira 22 e constituindo uma porção dediâmetro maior da porção de extremidade frontal 21 éreferida como uma porção de diâmetro maior 21C.
Para descrever em maior detalhe, nos rolos depreparação de massa 23A, 23B, 23C, as porções de ápicerespectivas 21TA são formadas em superfícies esféricas, eem um exemplo, a porção de ápice 21TA é formada em umasuperfície esférica tendo um raio de 1 mm, enquanto que asporções de ápice 21TB, 21TC dos rolos de preparação demassa 23B e 23C são individualmente formadas em umasuperfície esférica tendo um raio de 5 mm. Além disso, navista em seção vertical na Figura 3, no rolo de preparaçãode massa 23A, um ponto de interseção da geratriz 21LA e oarco formando a porção de ápice 21TA, isto é, uma porção deextremidade lateral da porção de ápice 21TA da geratriz21LA é disposta em uma posição a qual coincidesubstancialmente com o eixo giratório C ou uma posição aqual passou através do eixo giratório C (o qual estásituado em um lado esquerdo do eixo giratório C na Figura3) . Consequentemente, um local de giro de um lado deextremidade distai do rolo de preparação de massa 23A podepreparar uma porção da massa alimentícia situada no eixogiratório C, desse modo tornando possível preparar a massaalimentícia de modo a ficar achatada na mesma profundidadeem que o seu centro. Além disso, também no caso onde váriosrolos de preparação de massa não são providos, mas apenasum rolo de preparação de massa é provido, a massaalimentícia pode ser estendida adequadamente. A geratriz21L da porção de extremidade distai 21 é disposta nahorizontal, mas pode ser inclinada em relação aotransportador de correia 7B. Por exemplo, a geratriz 21Lpode ser inclinada no sentido para baixo a partir da porçãode ápice 21T em direção à porção de diâmetro maior 21C.
A unidade de armação 5 é provida abaixo daunidade de preparar massa alimentícia 3 e inclui quatroelementos de armação 13 para modelar um formato externo damassa alimentícia, os quais são providos fora do local degiro ao longo do qual giram os rolos de preparação de massa23 e em intervalos iguais em uma direção circunferencial naqual os rolos de preparação de massa 2 3 giram em torno doeixo giratório C como um centro de seu giro. Além disso, oselementos de armação 13 são providos verticalmente móveisem relação aos rolos de preparação de massa 23. Paradescrever isso em maior detalhe, uma chapa intermediária 12é provida na horizontal acima do transportador de correia7B na parte de armação 10, e a unidade de armação 5incluindo os membros de armação respectivos 13 é provida emuma superfície superior da chapa intermediária 12 de talmodo a se deslocar verticalmente em relação à chapaintermediária 12.Chapas verticalmente móveis 14, as quaiscorrespondem respectivamente aos elementos de armação 13,são providos de forma deslizante sobre quatro eixos dedeslizamento 16 os quais são providos sobre a chapaintermediária 12 de tal modo a serem erguidos para cima apartir da mesma, e uma força de propensão é exercida sobreum lado superior de cada chapa verticalmente móvel 14durante todo o tempo em virtude de uma força de restauraçãode uma mola de compressão S montada no eixo de deslizamento16. Um cilindro hidráulico 15, o qual utiliza pressãopneumática ou semelhante, é provido em uma superfíciesuperior de cada chapa verticalmente móvel 14 como umexemplo de um acionador, e são providos quatro cilindroshidráulicos 15, radialmente em intervalos iguais em tornodo eixo giratório C. Um elemento de guia 93 é providodentro (um lado de haste de movimento alternado 15A) decada cilindro hidráulico 15, e o elemento de guia 93 incluiuma mesa de movimento alternado 91 que é provida de talmodo a se deslocar alternadamente, livremente. Então, ahaste de movimento alternado 15A do cilindro hidráulico 15é conectada à mesa de movimento alternado 91 e,adicionalmente, o elemento de armação 13 é provido sobre amesa de movimento alternado 91. Desse modo, os elementos dequadro 13 são providos de tal modo a se deslocar em direçãoe na direção contrária uns dos outros em conjunto com osmovimentos alternados das hastes de movimento alternado15A.
Consequentemente, quando o transportador decorreia 7B sobe para se aproximar dos rolos de preparaçãode massa 23, relativamente no meio da etapa de elevação dotransportador de correia 7B, uma superfície de transporte(uma superfície de descanso da massa alimentícia D) dacorreia transportadora 7B é colocada em encontro com assuperfícies inferiores dos membros de armação 13 (videFigura 4B) , e pelo transportador de correia 7B elevando-seainda mais, a unidade de armação 5 é erguida em relação aosrolos de preparação de massa 23. Quando isso ocorre, osmembros de armação 13 são trazidos para contato de pressãocom a superfície transportadora do transportador de correia7B em virtude da força de restauração da mola de compressãoS a qual é comprimida ainda mais. A invenção não é limitadaà mola de compressão S como o dispositivo para colocar osmembros de armação 13 em contato de pressão com a mesa dedescanso de massa alimentícia. Por exemplo, vários tipos dedispositivos de pressurizaçao podem ser usados o que incluiaumentar o peso da unidade de armação verticalmente móvel5 .
Além disso, as superfícies circunferenciaisinternas 13C dos membros de armação 13 formam um furo dearmação no formato de tronco 18 com as superfíciescircunferenciais internas 13C se deslocando em direção umasàs outras. Isto é, um raio de um arco em uma porção deextremidade superior 13D da superfície circunferencialinterna 13C é feito menor do que um raio de um arco em umaporção de extremidade inferior 13E da superfíciecircunferencial interna 13C. Em outras palavras, asuperfície circunferencial interna 13 C constitui umasuperfície inclinada a qual é inclinada no sentido paradentro em direção a um centro do furo de armação 18 àmedida que ela se estende a partir da porção de extremidadesuperior 13D até a porção de extremidade inferior 13E. Paradescrever isso de uma forma diferente, a superfíciecircunferencial interna 13 C constitui uma superfície deformação na qual a porção de extremidade inferior 13 E éexpandida ainda mais no sentido para fora do que a porçãode extremidade superior 13D.
No elemento de armação 13, quando o transportadorde correia 7B tiver subido até sua posição de extremidadede elevação, uma superfície superior 13 A do elemento dearmação 13 é posicionado mais acima do que a geratriz 21Lda porção mais baixa do rolo de preparar massas 23, e umasuperfície inferior 13B do elemento de armação 13 édisposta de tal modo a estar posicionada mais baixa do quea geratriz 21L. Além disso, a geratriz 22L na porção maisbaixa da porção de tronco 22 está disposta ainda mais paradentro da superfície circunferencial interna 13 C doelemento de armação 13 sem estar em contato com a mesma eforma um formato de leque substancialmente invertido emconjunto com a superfície circunferencial interna 13 C (alinha inclinada) conforme visto na vista em seção verticaldo elemento de armação (vide Figura 4C).
O aparelho de preparação e formação de massaalimentícia 1 inclui uma unidade de controle 27 paracontrolar o aparelho de preparação e formação de massaalimentícia 1 e uma unidade de detecção de massaalimentícia 29 para detectar a massa alimentícia D a qual étransportada a partir da posição de fornecimento 9A para aposição de operação de preparação de massa 9B (consultarFigura 1). Essa unidade de detecção de massa alimentícia 29é ilustrada como um sensor ótico para detectar oticamente amassa alimentícia D que é transportada a partir da posiçãode fornecimento 9A para a posição de operação de preparaçãode massa 9B.
Na configuração que foi descrita até aqui, umprocesso para modelar massa alimentícia Dl no formato dedisco grosso em massa alimentícia modelada D2 será descritomediante referência às Figuras 4A a 4D. A massa alimentíciaDl no formato de disco grosso a qual foi transportada paraposição de fornecimento 9A sob o controle da unidade decontrole 2 7 é transferida a partir do transportador decorreia 7A para o transportador de correia 7B e é entãodetectada pela unidade de detecção de massa alimentícia 29.O acionamento do transportador de correia 7B o qual estaagora transportando a massa alimentícia Dl étemporariamente interrompido com base em um sinal dedetecção a partir da unidade de detecção de massaalimentícia 2 9 e a massa alimentícia Dl é entãotransportada para a posição de operação de preparação demassa 9B (vide Figura 9A) . Então, o motor giratório 17 éacionado, pelo que os rolos de preparação de massa 23começam a girar, enquanto o motor rotativo 25 é acionadopara acionar os rolos de preparação de massa 23 para girarem seus eixos, e o transportador de correia 7B sobe de modoque um espaço entre os rolos de preparação de massa 23 e asuperfície de transporte (a superfície de descanso da massaalimentícia) do transportador de correia 7B é diminuídogradualmente até um espaço desej ado.
Em primeiro lugar, as porções mais baixas dosrolos de preparação de massa 23 são colocadas em contatocom uma superfície superior da massa alimentícia Dl. Então,por intermédio dos rolos de preparação de massa 23prensando a massa alimentícia Dl, a massa alimentícia Dl épreparada em um formato achatado enquanto que um formatoexterno da massa alimentícia Dl está sendo mudadoamplamente. A seguir, o transportador de correia 7B écolocado em encontro com as superfícies inferiores 13B doselementos de armação 13 os quais estão situados próximosuns dos outros (vide Figura 4B) . Adicionalmente, otransportador de correia 7B é erguido para a posição deextremidade de elevação, pelo que por intermédio dos rolosde preparação de massa 23 prensando adicionalmente a massaalimentícia Dl, a massa alimentícia Dl é preparada em umformato ainda mais achatado enquanto que o seu formatoexterno está sendo mudado mais amplamente, e a massaalimentícia Dl continua a ser esticada até que a massaalimentícia a qual é empurrada no sentido para fora apartir das porções de extremidade distai 21 dos rolos depreparação de massa 23 alcança o furo de armação 18 formadopelas superfícies circunferenciais internas 13C doselementos de armação 13 (vide Figura 4C). Então, otransportador de correia 7B começa a descer, e os cilindroshidráulicos respectivos 15 são acionados para deslocar osmembros de armação correspondentes 13 para longe um dooutro em uma direção radial, de modo que a massaalimentícia resultante D2 é separada dos membros de armação13 (vide Figura 4D) . O transportador de correia 7B descepara sua posição inicial para transferir a massaalimentícia D2 para a posição de fornecimento 9C notransportador de correia 7C, em conseqüência do que a massaalimentícia D2 é transportada para a próxima etapa nessaposição de fornecimento 9C.
Como a superfície circunferencial interna 13C doelemento de armação 13 é feita na superfície que éinclinada no sentido para dentro em direção ao centro dofuro de armação 18 à medida que ela se estende a partir daporção de extremidade inferior 13E em direção à porção deextremidade superior 13D e, portanto funciona para guiar nosentido para baixo uma porção de borda circunferencial damassa alimentícia Dl que é empurrada no sentido para fora apartir da porção de diâmetro maior 21C do rolo depreparação de massa 23 de modo a suprimir o deslocamento damassa alimentícia Dl para sobre a superfície superior 13Ado elemento de armação 13. Além disso, como o elemento dearmação 13 é colocado em contato de pressão com asuperfície superior do transportador de correia 7B quefunciona como a mesa de descanso de massa em virtude daforça de propensão no sentido para baixo exercida pela molade compressão S, a intrusão da massa alimentícia Dl seexpandindo no sentido para fora entre a superfície inferior13B do elemento de armação 13 e a superfície superior dotransportador de correia 7B é suprimida. Consequentemente,não ocorre tal situação em que um pedaço da massaalimentícia fina é formado na porção de bordacircunferencial da massa alimentícia D2, de modo que aporção de borda circunferencial da massa alimentícia D2 éformada em um formato que combina ou que é definido pelassuperfícies circunferenciais 13C dos elementos de armação13. Portanto, nenhum trabalho manual para corrigir oformato externo da massa alimentícia tem que ser realizadona próxima etapa ou nenhum tal etapa se torna necessária,desse modo possibilitando realizar um aumento na eficiênciade trabalho.
Além disso, a configuração da superfíciecircunferencial interna 13C do elemento de armação 13 aolongo do plano em seção vertical não é limitada àsuperfície retilínea inclinada. Portanto, por exemplo, umacurva côncava mostrada na Figura 5B ou um formatosubstancialmente em L no qual uma porção superior é formadapor uma curva e uma porção inferior é formada por uma linhavertical pode ser adotado. Isto é, a superfíciecircunf erencial interna 13 C pode ser formada de tal modoque um lado superior esta posicionado mais próximo docentro (o que coincide com o eixo giratório C) do que umlado inferior. Em outras palavras, a superfíciecircunferencial interna 13C pode ser formada em umasuperfície de formação que é expandida adicionalmente nosentido para fora em um lado mais baixo do que em um ladosuperior. A superfície circunferencial interna 13 C que éformada dessa maneira funciona para suprimir o deslocamentoda massa alimentícia D que é expandida no sentido para forapara sobre a superfície superior 13A do elemento de armação13 .
Além disso, embora o rolo de preparação de massa23 possa girar em seu eixo na mesma velocidade que avelocidade de rotação que resulta quando o rolo depreparação de massa 23 é acionado passivamente para girarem seu eixo como resultado do rolo de preparação de massa23 sendo acionado para girar em torno do motor giratório17, o rolo de preparação de massas 23 é preferivelmenteacionado pelo motor giratório 25 para girar em seu eixo emuma velocidade superior à velocidade de rotaçãoanteriormente mencionada. Isto é, a velocidade de rotaçãodo rolo de preparação de massas 23 deve ser uma velocidadede rotação que é superior à velocidade de rotação que éatribuída à rotação passivamente acionada (em seguida,referida como velocidade de rotação acionada passiva). Maisespecificamente, o rolo de preparação de massas 2 3 éacionado para girar em seu eixo em velocidades que sãosuperiores na ordem de aproximadamente 1,4 a 2,8 vezes avelocidade de rotação acionada passiva.
Consequentemente, como o rolo de preparação demassas 23 é tal de modo a ser acionado para girar em seueixo em velocidades superiores à velocidade de rotaçãoacionada passiva, no evento em que, por exemplo, existe umaligeira protuberância semelhante à crista no sentido parafrente na direção de deslocamento do rolo de preparação demassas 23 sobre a massa alimentícia D, uma função éproduzida para puxar a porção protuberante para um ladoinferior 23 do rolo de preparação de massas, de modo que aprotuberância possa ser efetivamente eliminada.
Adicionalmente, como a velocidade periférica dorolo de preparação de massas cônico 23 é superior na porçãode diâmetro maior 21C do que na porção de ápice 21T do rolode preparação de massas 23, a massa alimentícia D tende aser puxada a partir do lado da porção de ápice 21T para olado de diâmetro maior 21C do rolo de preparação de massas23 (na direção radial), pelo que a massa alimentícia D podeser esticada efetivamente em um formato apropriado tal comoum formato achatado no qual uma porção central é plana comoresultado da sinergia entre a ação de prensar pelo rolo depreparação de massas 23 e a ação de giro de alta velocidadedo rolo de preparação de massas 23 que é ativamenteacionado de modo a girar em seu eixo.
Além disso, a massa alimentícia Dl que seexpandiu ainda mais no sentido para fora do que a porção dediâmetro maior 21C do rolo de preparação de massas 23 entraem contato com a porção de extremidade posteriorsubstancialmente no formato de tronco 22 e tende a serpuxada em direção à porção de diâmetro maior 21C da porçãode extremidade posterior 22 cuja velocidade periférica ésuperior (em direção ao centro). Isto é, a porção de tronco22 funciona em conjunto com ação da superfíciecircunferencial interna 13C, para guiar a porção de bordacircunferencial da massa alimentícia Dl no sentido parabaixo, de modo a suprimir o deslocamento da massaalimentícia Dl para sobre a superfície superior 13A doelemento de armação 13. Consequentemente, isso resulta namassa alimentícia D2 na qual a porção central é esticadafina, uniformemente, enquanto que a porção de bordacircunferencial é formada em um lado radialmente externo daporção central de tal modo a ser uniformemente mais grossado que a porção central.
Incidentalmente, a velocidade de rotação deacionamento ativo do rolo de preparação de massas 23 podeser feita inferior à velocidade de aproximadamente 1,4vezes superior à velocidade de rotação acionada passiva.Quando isso ocorre, contudo, a massa alimentícia Dl éempurrada e expandida sobre a porção de extremidade distai21 do rolo de preparação de massas 23 para entrar emcontato com a superfície circunferencial interna 13C doelemento de armação 13, em conseqüência do que a porção deborda circunferencial da massa alimentícia Dl é mantidasobre a superfície circunferencial interna 13 C, e umaligeira protuberância semelhante à crista da massaalimentícia existindo no sentido para frente na direção dedeslocamento do rolo de preparação de massas 23 é prensadapara ser deslocada na direção de deslocamento pelo rolo deformação de massas 23 girando, conduzindo a um caso ondeuma dobra tal como um padrão de torção da massa alimentíciaé formada em uma superfície superior (uma superfícieesticada) da massa alimentícia resultante D2.Consequentemente, para otimizar a função de puxar a massaalimentícia Dl sob o lado inferior do rolo de preparação demassas 23 e para suprimir a formação da dobra, a velocidadede rotação de acionamento ativo do rolo de preparação demassas 23 convenientemente é igual ou superior à velocidadede aproximadamente 1,4 vezes superior à velocidade derotação acionada passiva.
Além disso, no caso em que a velocidade derotação de acionamento passivo do rolo de preparação demassas 23 é superior a uma velocidade de aproximadamente2, 8 vezes superior à velocidade de rotação acionadapassiva, a função do rolo de preparação de massas 23 parapuxar uma porção da massa alimentícia Dl situada no sentidopara frente na direção de deslocamento do rolo depreparação de massas 23 em direção ao lado inferior do rolode preparação de massas 23 é aumentada adicionalmente, e aborda circunferencial da massa alimentícia Dl é mantidasobre a superfície circunferencial interna 13C do elementode armação, levando a um caso onde uma dobra tendo umpadrão torcido oposto ao padrão torcido produzido da formadescrita acima é formada na superfície superior da massaalimentícia D2 resultante, o que não é desejável.
Como jã foi entendido por aqueles lendo esserelatório descritivo, ao menos em um estágio final do assimchamado processo de formação de rolo de massa alimentícia Donde a borda circunferencial da massa alimentícia Dl entraem contato com a superfície circunferencial interna 13C doelemento de armação 13, a velocidade de rotação deacionamento ativo do rolo de preparação de massas 23 éconvenientemente definida na faixa da ordem deaproximadamente 1,4 a aproximadamente 2,8 vezes superior àvelocidade de rotação acionada passiva. É desejável que avelocidade de rotação de acionamento ativo do rolo depreparação de massas 23 seja selecionada conforme exigidodependendo das propriedades físicas da massa alimentícia Dou do volume de farinha aplicado à massa alimentícia Dantes de iniciar o processo de formação de rolo. Alémdisso, é possível utilizar como a massa alimentícia D,massa alimentícia apropriada, por exemplo, a partir de umaseleção de massa alimentícia resultante exatamente após amassa ter sido formada em um formato redondo, a massaalimentícia resultante após um tempo de restauração demassa de várias dezenas de minutos decorridos, a massaalimentícia resultante após uma etapa de fermentação tersido concluída e semelhante, além da massa alimentíciagrossa a qual foi uma vez esticada apropriadamente até umaespessura apropriada.
Incidentalmente, na descrição que foi feita atéaqui, a massa alimentícia D é descrita como sendo elevadaem relação aos rolos de preparação de massas 23 os quaisestão dispostos na posição em uma altura predeterminadapara ser dessa forma esticada. Contudo, também é possívelque os rolos de preparação de massa 23 sejam abaixados emrelação à massa alimentícia D disposta em uma posição emuma altura predeterminada de modo que a massa alimentícia Dpossa ser esticada. Isto é, é relativo o fato de se a massaalimentícia D está elevada em relação aos rolos depreparação de massas 23 ou se os rolos de preparação demassas 23 são induzidos a baixar em relação à massaalimentícia D. Consequentemente, parte da armação superior10 que sustenta os rolos de preparação de massas 23 podeser induzida a levantar e a baixar.
As Figuras 5A e 5B e as Figuras 6A e 6B mostramconceitualmente e esquematicamente um aparelho depreparação e formação de massa 1 de acordo com uma segundamodalidade e nessa modalidade, será descrito um caso noqual um bloco substancialmente esférico de massaalimentícia Dl é esticado em massa alimentícia D2 que podeser dividida em uma pluralidade de pedaços de massaalimentícia. A Figura 5A é uma vista plana explanatória, ea Figura 5B é uma vista frontal em seção explanatóriatomada ao longo da linha A-A na Figura 5A e vista em umadireção indicada pelas setas anexadas à mesma. Além disso,a Figura 6A é uma vista plana explanatória, e a Figura 5B éuma vista frontal em seção explanatória tomada ao longo dalinha B-B na Figura 6 A e vista em uma direção indicadapelas setas anexadas à mesma. Além disso, numerais dereferência similares são fornecidos aos elementosconstituintes similares àqueles descritos na primeiramodalidade em termos de função, de modo a omitir arepetição da mesma descrição.
Na segunda modalidade, um furo de armação 18 oqual é formado quando os elementos de armação 13 seaproximam um dos outros, é ilustrado conforme visto apartir do topo na Figura 5A, como um formato semelhante àcoroa no qual oito arcos côncavos 13G (ou curvas) sãoconectados uns aos outros radialmente em intervalos iguais.Isto é, uma porção de extremidade superior 13D e uma porçãode extremidade inferior 13E do elemento de armação 13G sãoformadas por arcos tendo raios os quais são menores do queuma distância até uma posição mais externa que esta situadamais distante de um centro (o qual coincide com um eixogiratório) do furo de armação 18. Além disso, umasuperfície circunferencial interna 13C do membro de armação13 é ilustrada como uma curva côncava a qual é formada detal modo que a posição da porção de extremidade superior13D está mais próxima do que o centro (o que coincide com oeixo giratório C) do que a posição da porção de extremidadeinferior 13E conforme visto a vista em seção vertical naFigura 5B.
Na segunda modalidade, como uma mesa sobre a quala massa alimentícia D é colocada em repouso, uma bandeja noformato de disco 51 é montada de forma desprendível em umaporção rebaixada 52A formada em um suporte verticalmentemóvel 52. O suporte verticalmente móvel 52 esta dispostoabaixo dos rolos de formação de massas 23 e é conectado auma unidade de acionamento vertical, não mostrada, em ummodo de engate, pelo que o suporte verticalmente móvel 52 éprovido de tal modo a se deslocar verticalmente. Na segundamodalidade, o suporte verticalmente móvel 52 corresponde àposição de operação de preparação de massa 9B.
Oito porções projetadas, alongadas, retilíneas51A são providas individualmente nas mesmas linhas radiaisque aquelas nas quais oito porções projetadas 13P que sãoformadas ao longo do furo de armação 18 pelos membros dearmação 13 quando eles se aproximam uns dos outros estãosituadas de modo que as porções projetadas alongadas 5 IAcorrespondem às porções projetadas 13P, respectivamente.
Além disso, embora o rolo de formação de massa 23possa girar em uma velocidade de rotação de acionamentoativo que é a mesma que a velocidade de rotação acionadapassiva, o rolo de formação de massa 23 é preferivelmenteacionado para girar em velocidades superiores à velocidadede rotação acionada passiva. Além disso, quando um blocosubstancialmente esférico de massa alimentícia D éestendido, em um estágio inicial de um processo deesticamento, isto é, em um estágio resultando antes de umaborda circunferencial da massa alimentícia D que está sendoesticada para um formato achatado enquanto seu formatoexterno está sendo mudado amplamente entra em contato com asuperfície circunferencial interna 13C do elemento dearmação 13, o rolo de formação de massa 23 é desejavelmenteacionado para girar em seu eixo em velocidades na ordem deaproximadamente 1,05 a 1,4 vezes maiores do que velocidadede rotação, acionada, passiva. Além disso, em um estágiofinal do processo de preparar, isto é, em um estágioresultando antes ou após a borda circunferencial da massaalimentícia D entrar em contato com a superfíciecircunferencial interna 13C do elemento de armação 13, orolo de formação de massa 23 é convenientemente acionadopara girar em seu eixo em velocidades da ordem deaproximadamente 1,4 a 2,8 vezes mais rápido do que o eixode rotação acionado passivamente.
Isto é, a rotação de um motor rotativo écontrolada por uma unidade de controle 2 7 de tal modo aaumentar a relação da velocidade de rotação de acionamentoativo/velocidade de rotação acionada passiva do rolo deformação de massa 23 no meio de uma etapa na qual a bandeja51, a qual funciona como a mesa de descanso da massa, e osrolos de formação de massas 23 são deslocados relativamenteem direção mútua.
Aqui, um processo de formação de rolo da massaalimentícia D de acordo com a segunda modalidade serádescrito. Um bloco substancialmente esférico de massaalimentícia Dl (vide Figura 6A, a qual é indicada por umalinha sólida) é colocado substancialmente em um centro deuma superfície superior da bandej a 51, e os rolos deformação de massas 23 são girados em uma velocidade de girode 10,47 rad/s e giram em seus eixos em uma velocidade derotação de acionamento ativo que é da ordem deaproximadamente 1,3 vezes superior à velocidade de rotaçãoacionada passiva, enquanto o suporte verticalmente móvel 52é gradualmente elevado. Então, a massa alimentícia D entraem contato com os rolos de formação de massas 23 a partirde sua posição de ápice (uma posição mais grossa em umaporção central), e por intermédio dos rolos de formação demassas 23 pressionando contra a massa alimentícia Dl, amassa alimentícia Dl é estendida em um formato achatadoenquanto seu formato externo está sendo mudado amplamente.Então, durante abordagem relativa continuada entre os rolosde formação de massa 23 e a bandeja como a mesa de descansode massa, as velocidades dos rolos de formação de massa 23são mudadas de tal modo, por exemplo, que a velocidade degiro é diminuída para 6,28 rad/s, enquanto que a velocidadede rotação de acionamento ativo é aumentada para umavelocidade da ordem de aproximadamente 2,2 vezes superior àvelocidade de rotação acionada passiva.
Então, antes ou após as velocidades de rotação ede giro dos rolos de formação de massa 23 serem mudadas, abandeja 51 é colocada em encontro com as superfíciesinferiores 13B dos elementos de armação 13 os quais seaproximaram mutuamente. Adicionalmente, a bandeja 51 éelevada para sua posição de extremidade de elevação, e osrolos de formação de massa 23 são então pressionados contraa massa alimentícia D, de modo que a massa alimentícia Dl éestendida em um formato adicionalmente achatado enquantoque o formato externo da massa Dl está sendo mudado maisamplamente, a massa alimentícia Dl continuando a serestendida até que a massa alimentícia a qual é empurrada nosentido para fora a partir das porções de extremidadedistai 21 dos rolos de formação de massa 23 atinge o furode armação 18 definido pelas superfícies circunferenciaisinternas 13C dos elementos de armação (vide Figura 6B) .Então, como resultado, a massa alimentícia D2 é formada aqual tem um assim chamado formato modelado no qual umaporção central é grossa e a porção de borda circunferencialé mais grossa do que a porção central e a qual inclui aolongo de uma porção de borda circunferencial entalhes(porções rebaixadas) que são formadas pelas porçõesprojetadas 13P e ranhuras radiais adicionais que sãoformadas pelas porções projetadas alongadas 51A em uma suasuperfície inferior.
A massa alimentícia que é empurrada no sentidopara fora a partir da porção de extremidade distai 21 dorolo de formação de massa 23 é, como com a primeiramodalidade, guiada no sentido para baixo devido àsuperfície circunferencial interna 13C do elemento dearmação 13 sendo formada na superfície côncava, curva detal modo que a posição da porção de extremidade inferior13E (a porção do lado inferior) é expandida ainda mais nosentido para fora do que a posição da porção de extremidadesuperior 13D (a porção lateral superior) e, portanto, odeslocamento da massa alimentícia desse modo é empurrada nosentido para fora sobre a superfície superior 13A doelemento de armação 13 é suprimido. Além disso, a massaalimentícia também é guiada no sentido para baixo emvirtude da ação de tiragem de uma porção de extremidadeposterior do rolo de formação de massa 23, pelo que odeslocamento da massa alimentícia desse modo empurrada nosentido para fora para sobre a superfície superior 13A doelemento de armação 13 é suprimido.
Além disso, como um meio para formar marcas paradividir a massa alimentícia D2 em uma pluralidade depedaços de massa alimentícia na porção de bordacircunferencial da massa alimentícia D2, o furo de armação18 pode ser formado em um formato de tronco conforme vistoa partir de cima, de modo que, por exemplo, porçõesprojetadas semicirculares são formadas na suacircunferência. Além disso, o furo de armação 18 pode serformado em um formato poligonal, de modo que cantosangulares respectivos constituem posições indicandoposições de divisão da massa alimentícia D2.
Além disso, as porções projetadas alongadas 51A providas na superfície superior da bandeja 51 podem sertais que vários objetos projetados são dispostos em umalinha reta, em adição às porções projetadas alongadas 51Asendo formadas na configuração retilínea. Mesmo com asporções projetadas alongadas assim configuradas, ranhurasinterrompidas podem ser formadas na massa alimentícia D2,pelo que a massa alimentícia D2 pode ser dividida em umapluralidade de pedaços de massa alimentícia ao longo dasranhuras interrompidas assim formadas.
Observar que as porções projetadas alongadas não têm necessariamente que ser providas e, em vez disso,marcas indicando posições de divisão podem apenas ter sidoformadas ao longo da porção de borda circunferencial damassa alimentícia, de modo que a massa alimentícia pode serdividida nas marcas com uma faca.
A Figura 7 é uma vista plana explanatória quemostra conceptualmente e esquematicamente a parte principaldo aparelho de preparar e modelar massa alimentícia deacordo com uma terceira modalidade da invenção. As Figuras8A e 8B são vistas frontais explanatórias que mostram conceptualmente e esquematicamente a parte principal doaparelho de preparar e modelar massa alimentícia de acordocom a terceira modalidade da invenção, na qual a Figura 8Amostra o transportador de correia 7B localizado em umaposição de extremidade descendente, e a Figura 8A mostra o transportador de correia 7B localizado na posição deextremidade em elevação. Os mesmos elementos daqueles daprimeira modalidade são designados pelos mesmos símbolos dereferência, e a repetição da mesma descrição é omitida.
O aparelho de preparar e modelar massaalimentícia de acordo com a terceira modalidade inclui umaunidade de armação 105, em vez da unidade de armação 5 daprimeira modalidade. Embora as Figuras 7 e 8A-8B mostremapenas um elemento de armação, a unidade de armação 105inclui, similar à primeira modalidade, quatro elementos dearmação 13 para modelar um formato externo da massaalimentícia, os quais são providos fora do local de giro aolongo do qual os rolos de formação de massa 23 giram e emintervalos iguais em uma direção circunferencial na qual osrolos de formação de massa 23 giram em torno do eixo degiro C como um centro de seu giro.
A unidade de armação 105 inclui ainda chapasosciláveis 114 correspondendo a quatro elementos de armação13. Cada uma das chapas oscilantes 114 é fixada a umelemento de suporte 161 por intermédio de um eixo oscilante162 conectado giratoriamente ao membro de suporte 161. Oelemento de suporte 161 é provido sobre a chapaintermediária 12 e se estende no sentido para cima a partirda mesma. Consequentemente, a chapa oscilante 114 oscila emrelação à chapa intermediária 12. A unidade de armação 105inclui ainda: um eixo 163 provido em um lado posteriorsuperior do membro de suporte 161; e um enrolamento S2. Umaextremidade superior do enrolamento S2 é fixada àextremidade inferior do eixo 163, e uma extremidadeinferior do enrolamento S2 é fixada a uma porção superiorda chapa oscilável 114. Devido à forma de restauração damola S2, uma força de propensão é aplicada no sentido paracima a uma porção lateral posterior da chapa oscilável 114durante todo o tempo. Consequentemente, uma porção lateralfrontal (uma porção lateral mais próxima do eixo giratórioC na direção horizontal) da chapa oscilável 114 é impelidano sentido para baixo. 0 cilindro hidráulico 15 é providoem uma superfície superior de cada uma das chapasosciláveis 114, e quatro cilindros hidráulicos 15 sãoprovidos radialmente em intervalos iguais em torno do eixogiratório C. O elemento de guia 93 é provido dentro (umlado da haste de movimento alternado 15A) de cada cilindrohidráulico 15, e o elemento de guia 93 inclui uma mesa demovimento alternado 91 que é provida de tal modo a sedeslocar alternadamente, livremente. A haste de movimentoalternado 15A do cilindro hidráulico 15 é conectada à mesade movimento alternado 91. Uma porção de lado posterior 13Ydo elemento de armação 13Y é conectada à mesa de movimentoalternado 91. Consequentemente, os elementos de armação 13são móveis em direção uns aos outros e no sentido contráriouns dos outros em conjunto com os movimentos alternados dashastes de movimento alternado 15A, respectivas.Consequentemente, conforme mostrado nas Figuras 8A e 8B, oelemento de armação 13, o cilindro hidráulico 15 e a chapaoscilável 114 são osciláveis em torno do eixo de oscilação162. Portanto, o elemento de armação 13 é verticalmentemóvel de acordo com o movimento vertical do transportadorde correia 7B. A superfície inferior da chapa oscilável 114tem detentores 165 e 166 providos na mesma. Um dosdetentores, 165 e 166, pode contatar a chapa intermediária12, os quais podem limitar o alcance vertical do movimentode oscilação da chapa oscilável 114.
Quando o transportador de correia 7B sobe para seaproximar dos rolos de formação de massa 23, relativamenteno meio da etapa de elevação do transportador de correia7B, uma superfície transportadora (uma superfície dedescanso da massa alimentícia D) do transportador decorreia 7B é colocada em encontro com a porção deextremidade inferior 13E da superfície circunferencialinterna 13C do elemento de armação 13. Quando otransportador de correia 7B levanta ainda mais, a chapaoscilável 114 oscila de tal modo que o elemento de armação13 é elevado em relação ao rolo de formação de massa 23 (oelemento de armação 13 fica na horizontal). Quando issoocorre, o elemento de armação 13 é colocado em contato depressão com a superfície transportadora do transportador decorreia 7B mediante ação de induzir no sentido para cima aporção lateral posterior da chapa oscilável 114 devido àforça de restauração da mola S2 que é expandidaadicionalmente. Incidentalmente, conforme mostrado naFigura 8B, a mola S2 (por exemplo, a constante da mola S2)é regulada de tal modo que o elemento de armação 13 assumeuma postura horizontal quando o transportador de correia 7Bestá localizado na sua posição de extremidade de elevação.
De acordo com a unidade de armação 105 dessamodalidade, o elemento de armação 13 se desloca na direçãovertical (oscila) com base em um único eixo de oscilação162. Portanto, em comparação com a primeira modalidade naqual o elemento de armação 13 se desloca na direçãovertical com base nos quatro eixos de deslizamento 16 equatro molas de compressão S, é possível facilmente eprecisamente controlar a altura da porção de extremidadeinferior 13E da superfície circunferencial interna 13C doelemento de armação 13 em relação ao transportador decorreia 7B. Consequentemente, a porção de extremidadeinferior 13E da superfície circunferencial interna 13C doelemento de armação 13 pode seguramente se encostar contrao transportador de correia 7B com a elevação dotransportador de correia 7B. Além disso, a diferença naaltura entre as porções de extremidade inferior 13E dosquatro elementos de armação 13 pode ser facilmentesuprimida.
Os aparelhos de preparar e modelar massaalimentícia 1 de acordo com as modalidades da invençãoforam descritos anteriormente. Contudo, a invenção não élimitada aos mesmos, mas pode ser modificada diversamentesem se afastar do espírito e escopo da invenção. Nadescrição anterior, embora os rolos de formação de massa 23providos na unidade de formação de massa alimentícia 3sejam descritos como feitos para girar enquanto girando emseus eixos, uma configuração pode ser adotada na qual osrolos de formação de massa 23 são conectados a um motorgiratório de uma forma engatada, enquanto a mesa dedescanso de massa alimentícia D e a unidade de armação 5são providas associadas giratoriamente com a direção degiro dos rolos de formação de massa 23, pelo que os rolosde formação de massa podem ser providos de tal modo a girarrelativamente e rodar em seus eixos em relação à massaalimentícia.
Além disso, embora o rolo de formação de massa 23seja descrito como tendo a porção de extremidade distaicônica 21 e a porção de extremidade posterior no formato detronco 22 dentro e fora da porção de diâmetro maior do rolode formação de massa, respectivamente, o rolo de formaçãode massa 23 pode ter apenas uma porção de extremidadedistai cônica ou de formato de tronco. Mesmo com essaconfiguração, a função da superfície circunferencialinterna 13C do elemento de armação 13 ou a superfície deformação na qual o lado da porção inferior é expandidoainda mais no sentido para fora do que o lado da porção superior, a massa alimentícia que é empurrada no sentidopara fora a partir da porção de diâmetro maior 21C do rolode formação de massa pode ser direcionada no sentido parabaixo, desse modo possibilitando suprimir o deslocamento damassa alimentícia para sobre a superfície superior doelemento de armação. Conforme descrito acima, a porção deextremidade distai 21 tem o formato substancialmente cônicoou de tronco, o qual pode ser um formato tendo diâmetroprogressivamente crescente com a distância a partir do eixogiratório a partir da extremidade da porção de extremidadedistai 21, mais próxima ao eixo giratório. Por exemplo, aporção de extremidade distai 21 pode se estender na direçãoaxial de rotação a partir de uma extremidade de base damesma até uma extremidade distai da mesma, a extremidadedistai estando mais próxima do eixo giratório do que a extremidade de base em uma direção radial de giro comrelação ao eixo giratório, e a extremidade distai tendo umdiâmetro menor do que aquele da extremidade de base. Istoé, a porção de extremidade distai 21 pode ter múltiplosformatos de pirâmide de n ângulos ou um tronco de pirâmide no formato de n ângulos (n: número inteiro) .Adicionalmente, a geratriz da porção de extremidade distai21 não é limitada a uma linha reta e pode ter uma curva outer um formato convexo ou côncavo. Além disso, a superfícielateral do formato substancialmente cônico ou de tronco nãoé limitada a uma superfície plana, mas pode ter uma ranhuraou uma protuberância.
Além disso, conforme descrito na JP-B-3811790,uma configuração pode ser adotada em que os rolos deformação de massa são montados giratoriamente em torno deum eixo rotacional de um elemento rotacional e são formadosem um formato de tronco no qual o diâmetro é aumentado nosentido para fora a partir do centro rotacional do elementorotacional. Adicionalmente, pode ser adotada umaconfiguração na qual os rolos de formação de massa noformato de tronco são acionados para gerar em seus eixosmediante um sistema de acionamento que é diferente dosistema de acionamento para acionar o elemento rotacionalpara girar em seu eixo. Por exemplo, a face de extremidadeinferior de um elemento rotacional tubular que gira em umadireção circunferencial em torno do centro rotacional (oeixo giratório) do centro rotacional quando o centrorotacional é colocado em encontro com uma superfíciecircunferencial que corresponde à geratriz de uma porçãomais elevada do rolo de formação de massa, de modo a fazercom que o rolo de formação de massa gire em seu eixo emvelocidades superiores do que uma velocidade de rotaçãoacionada passiva do rolo de formação de massa na qual orolo de formação de massa é acionado passivamente paragirar em seu eixo.
Desse modo, mediante provisão do rolo giratóriopara acionar os rolos de formação de massa para girar e omotor giratório para acionar os rolos de formação de massapara girar em seus eixos e controlar a velocidade derotação dos rolos de formação de massa para se tornarsuperior à velocidade de rotação acionada passiva do mesmo,a massa alimentícia cuj o formato externo é formado pelaunidade de armação pode ser estendida efetivamente. Alémdisso, se torna possível preparar a massa alimentícia tendouma superfície lisa a qual é livre de vincos tal comopadrões torcidos de massa alimentícia que de outro modoseriam formados na mesma. A vantagem de suprimir a formaçãode um vinco tal como um padrão torcido da massa alimentíciana superfície superior (a superfície estendida) da massaalimentícia é similarmente provida mesmo em um caso onde asuperfície circunferencial interna do elemento de armação éformada em um plano vertical. O aparelho de modelar epreparar massa alimentícia 1, exemplificado, inclui o motorgiratório 17 e o motor rotativo 25 como uma unidade deacionamento de rotação configurada para acionar o movimentode rotação do rolo de formação de massa 2 3 e uma unidade deacionamento rotativa configurada para acionar o movimentode rotação do rolo de formação de massa 23,respectivamente, mas não é limitada ao mesmo. Por exemplo,uma entre a unidade de acionamento de giro e a unidade deacionamento de rotação pode incluir um motor e a outra podeincluir uma engrenagem conectada ao motor. Nesse caso, avelocidade de giro e a velocidade de rotação podem sercontroladas pela unidade de controle 27 controlando o motor(isto é, uma entre a unidade de acionamento de giro e aunidade de acionamento de rotação).Adicionalmente, a unidade de armaçãoexemplificada 5 inclui os quatro elementos de armação 13,mas não é limitada a eles. Por exemplo, a unidade dearmação pode incluir um único elemento de armação 13incluindo um furo de armação 18 o qual pode se deslocarverticalmente em relação ao rolo de formação de massa 23.
De acordo com as modalidades da invenção,possibilita-se não apenas suprimir a formação de pedaçosfinos de massa alimentícia que se projetam a partir daporção de borda circunferencial da massa alimentícia e aformação de vincos na superfície da massa alimentíciaestendida como também modelar a massa alimentícia em umformato desejado.

Claims (12)

1. Aparelho para preparar e modelar uma massaalimentícia caracterizado por compreender:um rolo de preparação de massa configurado parapreparar um bloco de massa alimentícia colocado em uma mesaem um formato achatado; euma unidade de armação tendo uma superfíciecircunferencial interna configurada para confrontar o rolode preparação de massa, em que:o rolo de preparação de massa é configurado paragirar em relação à mesa em torno de um eixo de giro, erodar em relação à mesa em torno de um eixo de rotação dorolo de preparação de massa/o rolo de preparação de massa é configurado parase deslocar relativamente em direção e no sentido contrárioà mesa;o rolo de preparação de massa compreendendo umaprimeira porção tendo um formato substancialmente cônico oude tronco se estendendo em uma direção axial de rotação apartir de uma primeira extremidade de base do mesmo parauma primeira extremidade distai do mesmo, a primeiraextremidade distai estando mais próxima do eixo de giro doque a primeira extremidade de base em uma direção radial degiro com relação ao eixo de giro, e a primeira extremidadedistai tendo um diâmetro menor do que aquele da primeiraextremidade de base;a unidade de armação é provida fora de um localde giro da primeira porção do rolo de preparação de massa;ea superfície circunferencial interna da unidadede armação compreende uma porção lateral superior e umaporção lateral inferior que esta mais distante do eixo degiro do que a porção lateral superior com relação à direçãoradial de giro.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a unidade de armaçãocompreende uma pluralidade de elementos de armação, cada umdos elementos de armação sendo relativamente móvel emdireção a, e no sentido contrário do rolo de preparação demassa na direção radial de giro.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a superfície decircunferência interna orienta no sentido para baixo umaporção de borda circunferencial da massa alimentícia que épreparada para ser expandida no sentido para fora nadireção radial de giro por intermédio do rolo de preparaçãode massa de modo a suprimir um deslocamento da porção deborda circunferencial da massa alimentícia para sobre aunidade de armação.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o rolo de preparação demassa é disposto de tal modo que uma primeira geratriz daprimeira porção localizada em uma sua posição mais baixa seestende substancialmente paralela à mesa.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o rolo de preparação demassa compreende ainda uma segunda porção tendo um formatosubstancialmente de tronco se estendendo a partir de umasegunda extremidade de base conectada à primeiraextremidade de base até uma segunda extremidade distai nadireção axial de rotação oposta à primeira extremidadedistai, a segunda porção tem um diâmetro diminuindo emdireção à segunda extremidade distai de tal modo que umasegunda geratriz da segunda porção localizada em uma suaposição mais baixa é inclinada no sentido para cima emdireção à segunda extremidade distai.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de que a superfície circunferencialinterna da unidade de armação é configurada para confrontara segunda geratriz.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por compreender um ou mais rolos depreparação de massa, em que o eixo de giro está localizadoem uma porção de extremidade distai da primeira porção doao menos um, do um ou mais rolos de preparação de massa detal modo que a porção de extremidade distai estende umaparte da massa alimentícia situada no eixo de giro.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a unidade dearmação é configurada para se deslocar verticalmente emrelação ao rolo de preparação de massa de modo a sercolocada em contato de pressão com a mesa ao menos quando amesa relativamente se aproxima mais do rolo de preparaçãode massa.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por compreender ainda uma unidade de controlede acionamento configurada para acionar o rolo depreparação de massa para manter uma velocidade de rotaçãodo rolo de preparação de massa superior a uma velocidade derotação passiva do rolo de preparação de massa a qual é umavelocidade do rolo de preparação de massa giradopassivamente por um movimento de giro do rolo de preparaçãode massa.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a unidade de controle deacionamento compreende:um motor giratório configurado para acionar orolo de preparação de massa para girar em relação à mesa emtorno do eixo de giro; um motor rotativo configurado para acionar o rolode preparação de massa para rodar em torno de um eixo derotação do rolo de preparação de massa; euma unidade de controle configurada paracontrolar o motor rotativo de modo a manter uma velocidadede rotação de acionamento ativo do rolo de preparação demassa superior à velocidade de rotação acionada passiva dorolo de preparação de massa.
11. Aparelho para preparar e modelar uma massaalimentícia caracterizado por compreender:um rolo de preparação de massa configurado parapreparar um bloco de massa alimentícia colocado sobre umamesa em um formato achatado, o rolo de preparação de massacompreendendo uma primeira porção tendo um formatosubstancialmente cônico ou de tronco se estendendo em umadireção axial a partir de uma primeira extremidade de baseda mesma até uma primeira extremidade distai da mesma quetem um diâmetro menor do que aquele da primeira extremidadede base, o rolo de preparação de massa sendo configuradopara se deslocar em direção à mesa e no sentido contrario à mesa;uma unidade de acionamento de giro configuradapara acionar o rolo de preparação de massa para girar emrelação à mesa em torno de um eixo de giro;uma unidade de acionamento rotativo configuradopara acionar o rolo de preparação de massa para rodar emtorno do eixo da primeira porção;uma unidade de armação provida fora de um localde giro da primeira porção; euma unidade de controle configurada paracontrolar ao menos uma entre a unidade de acionamento degiro e a unidade de acionamento de rotação para controlaruma velocidade de rotação do rolo de preparação de massa,em que a unidade de controle é operãvel para:manter uma relação de uma velocidade de rotaçãode acionamento ativo do rolo de preparação de massaacionado pela unidade de acionamento de rotação/umavelocidade de rotação acionada passiva do rolo depreparação de massa que é uma velocidade do rolo depreparação de massa girado passivamente por um movimento degiro do rolo de preparação de massa de tal modo que avelocidade de rotação de acionamento ativo é superior àvelocidade de rotação acionada passiva; eaumentar a relação da velocidade de rotação deacionamento ativo/velocidade de rotação acionada passiva dorolo de preparação de massa enquanto o rolo de preparaçãode massa se desloca relativamente em direção à mesa.
12. Método para preparar e modelar um rolo demassa alimentícia utilizando um aparelho compreende:um rolo de preparação de massa configurado parapreparar um bloco de massa alimentícia colocado em uma mesaera um formato achatado, o rolo de preparação de massa sendoconfigurado para girar em torno de um eixo de giro e pararodar em torno de um eixo do rolo de preparação de massa, eo rolo de preparação de massa sendo configurado para sedeslocar relativamente em direção à mesa e no sentidocontrário à mesa; euma unidade de armação provida externamente a umlocal de giro da primeira porção,o método caracterizado por compreender:prensar o rolo de preparação de massa em relaçãoà massa alimentícia para preparar a massa alimentícia detal modo que o formato da massa alimentícia se ajusta a umformato definido por uma superfície de circunferênciainterna da unidade de armação;acionar o rolo de preparação de massa para rodarem uma velocidade de rotação de acionamento ativo superiora uma velocidade de rotação acionada passiva do rolo depreparação de massa a qual é uma velocidade do rolo depreparação de massa passivamente rodado por um movimento defiro do rolo de preparação de massa; eaumentar a relação da velocidade de rotação deacionamento ativo do rolo de preparação de massa/velocidadede rotação acionada passiva do rolo de preparação de massaenquanto o rolo de preparação de massa se deslocarelativamente em direção à mesa.
BRPI0901454-3A 2008-01-21 2009-01-19 aparelho e método para preparar e modelar massa alimentìcia BRPI0901454A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008010729A JP5116025B2 (ja) 2008-01-21 2008-01-21 食品生地延展成形装置および食品生地延展成形方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901454A2 true BRPI0901454A2 (pt) 2010-04-06

Family

ID=40565111

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901454-3A BRPI0901454A2 (pt) 2008-01-21 2009-01-19 aparelho e método para preparar e modelar massa alimentìcia

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8070472B2 (pt)
EP (1) EP2080434B1 (pt)
JP (1) JP5116025B2 (pt)
CN (1) CN101491263B (pt)
BR (1) BRPI0901454A2 (pt)
CA (1) CA2650371C (pt)
HK (1) HK1132431A1 (pt)
MX (1) MX2009000799A (pt)
RU (1) RU2406302C2 (pt)
TW (1) TWI348892B (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11825851B2 (en) 2022-02-20 2023-11-28 Metalúrgica Siemsen Ltda. Dough kneading and shaping machine

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103385340A (zh) * 2012-05-09 2013-11-13 侯长安 单面粘有颗粒状食料的薄饼加工机
CN103385267A (zh) * 2012-05-09 2013-11-13 侯长安 饼擀薄机构
AU2013272820B2 (en) * 2012-06-04 2015-08-27 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Food dough rounding device and food dough rounding method
US9533526B1 (en) 2012-06-15 2017-01-03 Joel Nevins Game object advances for the 3D printing entertainment industry
JP5428084B2 (ja) 2012-06-28 2014-02-26 秀悟 吉若 ピザ台成形器具及びピザ台成形方法
US20150150269A1 (en) * 2012-08-01 2015-06-04 Frito-Lay North America, Inc. Continuous process and apparatus for making a pita chip
ES2525274B1 (es) * 2013-06-17 2016-05-03 Emilio MORA GONZÁLEZ Máquina para la formación de piezas de hojaldre
MD780Z (ro) * 2013-11-14 2015-01-31 Технический университет Молдовы Instalaţie pentru întinderea foii de aluat
SG2013096128A (en) * 2013-12-26 2015-07-30 Zimplistic Pte Ltd Sweeper mechanism for a food preparation appliance
JP5941519B2 (ja) * 2014-01-28 2016-06-29 レオン自動機株式会社 食品生地の成形方法及び装置
CN104770422A (zh) * 2015-05-07 2015-07-15 刘振鹏 一种机械式大饼制作装置
CN104904766B (zh) * 2015-06-11 2016-11-02 河南万杰智能科技股份有限公司 一种圆馒头机的整形机构
CN108174885B (zh) * 2018-01-18 2021-12-31 杭州翠沁斋食品股份有限公司 一种月饼成型预塑形装置
IT201800007562A1 (it) * 2018-07-27 2020-01-27 Ecor Int Spa Macchina perfezionata per la distensione di pasta alimentare
CN108713570B (zh) * 2018-08-06 2024-02-02 三能器具(无锡)有限公司 慕斯圈成型装置
US20230210160A1 (en) * 2020-05-29 2023-07-06 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Food forming method and food forming device
CN111567586A (zh) * 2020-06-05 2020-08-25 安徽中乐食品机械有限公司 一种面团顶部加工设备

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1157170A (en) * 1911-11-11 1915-10-19 Union Special Machine Co Controlling device for operating implements in sewing-machines.
US1628828A (en) * 1926-05-19 1927-05-17 William A Johnston Pie-rolling machine
JPS5832847A (ja) 1981-08-20 1983-02-25 Mitsubishi Chem Ind Ltd (3−アミノプロポキシ)ビベンジル類
JPS6044885A (ja) 1983-08-23 1985-03-11 Kawaguchiko Seimitsu Kk 時計用文字板
JPS6045892A (ja) 1983-08-23 1985-03-12 株式会社デンソー ストア−ドカ−ドの回数表示方式
GB8420629D0 (en) 1984-08-14 1984-09-19 Alkmar Prod Ltd Making dough products
JPH01132660A (ja) 1987-11-17 1989-05-25 Daicel Chem Ind Ltd 熱可塑性樹脂組成物
JPH01252266A (ja) 1988-03-31 1989-10-06 Toa Kogyo Kk 餃子の皮の製造装置
JPH0279929A (ja) 1989-06-23 1990-03-20 Okonomi Foods Kk お好み焼の皮の製造装置
JPH0445134A (ja) 1990-06-12 1992-02-14 Mitsubishi Rayon Co Ltd 表面変性ジエチレングリコールビスアリルカーボネート成型物及びその製法
DE69003940T2 (de) * 1990-06-29 1994-02-10 Frisco Findus Ag Herstellung eines Teigproduktes.
JPH04293477A (ja) 1991-01-14 1992-10-19 Japan Tobacco Inc 未解除リーフ原料の解除機
JP3635437B2 (ja) * 1996-03-13 2005-04-06 明治乳業株式会社 ピザ生地及びピザ並びにピザの製造方法
JP3609628B2 (ja) * 1998-09-30 2005-01-12 ライオンフーヅ株式会社 ピザクラスト及びピザの製造方法
US6026737A (en) * 1998-10-21 2000-02-22 Sbjr Restaurants Inc. Method and apparatus for molding food particles
EP1129621A1 (en) 2000-02-29 2001-09-05 Comas S.p.a. Dough-rolling machine, in particular for the production of dough shapes for pizza
JP3811789B2 (ja) 2004-05-24 2006-08-23 株式会社コバード 食品用生地整形装置
TWI287969B (en) * 2005-03-30 2007-10-11 Kobird Co Ltd Dough processing apparatus
JP3811790B1 (ja) * 2005-03-30 2006-08-23 株式会社コバード 食品用生地整形装置
JP4538387B2 (ja) * 2005-06-03 2010-09-08 レオン自動機株式会社 食品生地の延展方法及び装置
AU2006253327B2 (en) * 2005-06-03 2012-01-19 Rheon Automatic Machinery Co., Ltd. Method and device for spreading food dough and disk-like food dough obtained by the method
JP4448505B2 (ja) * 2006-09-04 2010-04-14 レオン自動機株式会社 食品生地の延展方法及び装置

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11825851B2 (en) 2022-02-20 2023-11-28 Metalúrgica Siemsen Ltda. Dough kneading and shaping machine

Also Published As

Publication number Publication date
US8070472B2 (en) 2011-12-06
TW201002211A (en) 2010-01-16
EP2080434A3 (en) 2012-12-12
CN101491263B (zh) 2011-03-30
EP2080434A2 (en) 2009-07-22
JP5116025B2 (ja) 2013-01-09
RU2406302C2 (ru) 2010-12-20
HK1132431A1 (en) 2010-02-26
JP2009171848A (ja) 2009-08-06
CA2650371C (en) 2010-11-30
MX2009000799A (es) 2009-08-12
CA2650371A1 (en) 2009-07-21
TWI348892B (en) 2011-09-21
CN101491263A (zh) 2009-07-29
EP2080434B1 (en) 2016-06-29
RU2009101877A (ru) 2010-07-27
US20090226587A1 (en) 2009-09-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0901454A2 (pt) aparelho e método para preparar e modelar massa alimentìcia
BRPI0611330A2 (pt) método e aparelho para o rolamento de uma massa alimentìcia e uma masssa alimentìcia em formato de disco fabricada pelo método
BRPI0620394A2 (pt) aparelho de obturador de formação de formato e peça de obturador do mesmo
JP3811789B2 (ja) 食品用生地整形装置
JP6111177B2 (ja) クロワッサン生地環状化装置および方法、クロワッサン生地u字化装置および方法、並びに、クロワッサン製造システム
TW201919479A (zh) 捲起裝置
JP2017113020A (ja) 襞成形ユニット及び襞成形ユニットを備えた襞形成形装置
JP5925197B2 (ja) 食製品の丸め成形方法及び装置
JP6026845B2 (ja) 米飯成形機構および米飯成形方法
IT202000016570A1 (it) Apparato di taglio
JP4400794B2 (ja) 食品素材に対する襞成形方法およびその装置
JP4878956B2 (ja) シート状食品生地の折り畳み方法及びその装置
KR0165117B1 (ko) 원통형 물품 포장용 크림핑장치
ES2240447T3 (es) Aparato aplanador de masas para la preparacion de pizzas finas.
JP6956124B2 (ja) 筋目を有する巻き食品生地の成形方法およびその成形装置
EP4302616A1 (en) In-line dumpling molding system
JP6275898B2 (ja) クロワッサン生地u字化装置、クロワッサン製造システム、クロワッサン生地u字化方法およびクロワッサン生地環状化方法
JP4538387B2 (ja) 食品生地の延展方法及び装置
JP2002153199A (ja) 食品素材に対する襞成形方法および装置
KR102286618B1 (ko) 레일 굴곡에 기인한 성형 동작 가변형 회전식 손만두 자동 성형장치
AU2022229020A1 (en) Lower folding device for forming dumplings
WO2020090766A1 (ja) 積層パン生地の成形方法および成形装置
BR202015026535Y1 (pt) Disposição aplicada em máquina para abertura de massas a frio por meio de cabeçote roletado assimétrico
JPH0270683U (pt)
JP2002142696A (ja) 茶巾寿司製造機

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements