PT95333A - Processo para o processamento de folhas de tabaco - Google Patents

Processo para o processamento de folhas de tabaco Download PDF

Info

Publication number
PT95333A
PT95333A PT95333A PT9533390A PT95333A PT 95333 A PT95333 A PT 95333A PT 95333 A PT95333 A PT 95333A PT 9533390 A PT9533390 A PT 9533390A PT 95333 A PT95333 A PT 95333A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
smoking
product
limbs
tobacco
particles
Prior art date
Application number
PT95333A
Other languages
English (en)
Inventor
Barbara Carol Klammer
David James Molyneux
Roy Lester Prowse
Original Assignee
British American Tobacco Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB898921113A external-priority patent/GB8921113D0/en
Priority claimed from GB909012234A external-priority patent/GB9012234D0/en
Application filed by British American Tobacco Co filed Critical British American Tobacco Co
Publication of PT95333A publication Critical patent/PT95333A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B3/00Preparing tobacco in the factory
    • A24B3/18Other treatment of leaves, e.g. puffing, crimpling, cleaning
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B13/00Tobacco for pipes, for cigars, e.g. cigar inserts, or for cigarettes; Chewing tobacco; Snuff
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B3/00Preparing tobacco in the factory
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B5/00Stripping tobacco; Treatment of stems or ribs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B7/00Cutting tobacco

Landscapes

  • Manufacture Of Tobacco Products (AREA)
  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)

Description

BRITISH-AKSRICM TOBACCO COKPANY LIMITED "PROCESSO PARA O PROCESSAMENTO DE FOLHAS DB TABACO" A presente invenção refere-se ao processamento de mate rial de folhas de tabaco para a fabricação de produtos para fu mar.
As folhas de tabaco dos tipos usados na fabricação de cigarros e produtos análogos para fumar compreendem limbos de folhas, um pecíolo longitudinal principal (nervura principal) e nervuras que se estendem a partir da nervura principal. A nervura principal e as nervuras grandes serão de aqui em diante designadas, em conjunto, por "nervuras". As nervuras tem propriedades físicas substancialmente diferentes das do limbo, sendo uma prática há muito estabelecida separar as nervuras do limbo num estádio prematuro no processamento das folhas de tabaco, sendo depois as nervuras· e o» limbo processados indepenflen temente e de maneira diferente. A maneira como o material das nervuras é separado do material do limbo é geralmente por meio de uma instalação complexa e de grandes dimensões de debulha que compreende um certo nilmero, por exemplo oito, de debulhadoras, colocadas em série com unidades de classificação dispostas intermediariamente entre debulhadoras adjacentes.
Como 4 bem conhecido, o material de nervuras separado, ou uma fracçao do mesmo, depois de iima redução apropriada das dimensões, é muitas vezes de novo adicionado aos limbos, depois de os limbos terem sido sujeitos a um processamento ulterior. 0 material de nervuras ê muitas vezes desejável na mistura de tabaco p?ra melhorar o valor de enchimento. 2 uma prática geral na redução das dimensões das nervuras que essa redução se faça quando o teor de humidade das nervuras tiver subido a um nível elevado de aproximadainente 30 a 50 >£, enquanto a redução das dimensões do material de limbos se faz geralmente com teores de humidade no intervalo de 18 a 2k $, dependendo o valor exaeto muito do tipo de tabaco, do seu tratamento e das condições precisas de corte.
Constitui um objecto da presente invenção proporcionar um processo aperfeiçoado , úe . processamento de material de folhas de tabaco para proporcionar rim produto apropriado para usar em artigos para fumar, cigarros e charutos, por exem pio.
Procuraram-se vias para simplificar o processo global da produção do tabaco desde a folha ao produto para fumar.
Verificou-se, surpreendentemente, que é possível utilizar um moínho para operar simultaneamente as nervuras e os limbos para produzir um produto útil para incorporação em pro dutos para fumar. Embora se saiba que foi proposto utilizar um moínho de discos para reduzir as dimensões das partículas do material de nervuras em si, não se conhece qualquer utilização de um moínho único para reduzir simultaneamente os limbos e as nervuras a uma mistura de partículas de limbos e ner vuras susceptível de ser usada para a fabricação de produtos para fumar sem qualquer processo substancial de redução das dimensões ulterior.
As propostas anteriores para o processamento das folhas de tabaco para proporcionar material de enchimento para cigarros e produtos para fumar idênticos são numerosas.
Podem encontrar-se exemplos nas seguintes patentes de invenção: Bepublica Federal Alemã 95½ 136
Nova Zelândia 139 007 Reino TTnido 1855/213½} *H3 ^86} 2 026 2985 2 078 085} 2 118 817} 2 119 220 e 2 131 67I;
Estados TTnidos da América 55 173; 68 597; 207 lH-Oj 210 lsi; 250 761; 358 5^9; 360 797; 535 13½; 2 18½ 567; 3 026 878; 3 128 775; 3 20½ 6½^ 3 690 328; 3 8½5 77½} ½ 195 6½6; ½ 210 157; ½ 2½8 253; ½ 323 083} ½ 392 501; ½ 582 070; ½ 696 312 e ½ 706 691.
De acordo com um dos seus aspectos, a presente invenção proporciona um método de processamento do material de folhas de tabaco, no qual os limbos das folhas de tabaco e as nervuras da folha de tabaco são fornecidos conjuntamente atra vés de um aparelho de redução das folhas, sendo a disposição de um tal aparelho e as condições de processamento tais que sai do referido aparelho um produto que é uma mistura que com preende flocos dos referidos limbos e fatias das referidas ner vuras.
De acordo com um outro aspecto, a presente invenção F^eporciôna material para fumar que compreende uma mistura de partículas dos limbos e partículas das nervuras, material qne é o produto de fornecer limbos e nervuras de folhas de tabaco através de um aparelho de redução das folhas.
Os limbos e as nervuras fornecidas ao aparelho de redução das folhas são apropriadamente constituídos por folhas inteiras, como adiante se definem, Porém, os limbos, ou uma fracção dos mesmos, fornecidos ao ^parelho, podem ser limbos previamente separados das respectivas nervuras. Analogamente, as nervuras ou uma fracção das mesmas, fornecidas ao aparelho, poden: ser nervuras previamente separadas dos seus limbos.
Por ”folha inteira" entende-se aqui folhas completas, ou substancialmente completas, que foram reduzidas nas suas dimensões por um processo, tal como corte em pedaços ou em fatias, por exemplo, que não implica qualquer separação significativa dos limbos das nervuras. As folhas ou partes das folhas terão, geralmente sido curadas e podem ter sido sujeitas a outros tra tamentos mais ou menos convencionais.
De acordo com um outro dos seus aspectos, a presente invenção proporciona um método para o processamento de material de folhas de tabaco para proporcionar material de enchimento para produtos para fumar, no qual o tabaco como folha inteira, como atrás se definiu, passa através de uma passagem definida por porções coextensivas de um primeiro e um segundo elementos de moedura, que se movem um em relação ao outro, de um aparelho de redução das folhas, de uma entrada da referida passagem para. uma saída cia referida passagem afastada da referida en trada, de modo e proporcionar na referida saída material de en- chimento que compreende uma mistura de partículas de limbos e de partículas de nervuras. De preferência, a saída da passagem está situada na margem das porções coextensivas.
Vantajosamente, utiliza-se um sistema de alimentação por gravidade para fornecer o material de folhas para e entr* da do aparelho de redução das folhas.
Sm alguns casos, pode verificar-se ser vantajoso in-jectar vapor de água a baixa pressão por exemplo a uma pressão de 1 bar, para o interior do aparelho de redução das folhas. 0 fornecimento do material de folhas para o aparelho de redução das folhas pode ser auxiliado pela manutenção, na saída do produto do aparelho, de uma pressão de ar reduzida, por exemplo por meio da utilização de um dispositivo que provoca uma corrente ascendente de ar, ou pela manutenção de uma pressão de ar elevada na entrada do produto no aparelho.
De preferência, a alimentação do material de folhas para o aparelho de redução c'as folhas eleve ser uma alimentação contínua. E! vantajoso que o caudal de rlimentaçãe ee .mán-tenha substancialmente constante.
De acordo ainda com um outro dos seus aspectos, a pre sente invenção proporciona um material de enchimento para pro autos para fumar, sendo esse material de enchimento uma mistu ra fluente que compreende partículas de limbos e partículas de nervuras, sendo o factor de forma de cerca de 60 ou mais, das partículas isentas de pd dessa mistura igual a 0,5 ou superior. 0 conceito de"factor de forma" define-se mais adian- 6
te*
De ácorclo aindacom um outro dos seus aspectos, a presente invenção proporciona um processo para a fabricação de cigarros no qual o material dos fardos de tabaco é reduzido para proporcionar folhas inteiras discretas, como atrás se defini ramj as folhas completas são fornecidas através de um moính© de modo que sai do referido moínho um produto que 4 uma mistura que representa flocos de limbos e fatias de nervuras e sendo a referida mistura fornecida para uma maquina de fabricação de barras de cigarros.
Surpreendentemente, verificou-se que os processos segun do a presente invenção podem ser realizados em folhas inteiras com um teor de humidade significativamente menor do que o teor de humidade normalmente utilizado para a redução das dimensões das nervuras. 0 teor de humidade pode, por exemplo, estar na gama à roda de metade do convencional para a redução de dimensões das nervuras.
Isto é, evidentemente, inesperado porque pensar-se-ia que a energia necessária para reduzir a fibras/fragmentar/desin tegrar as nervuras quando elas estão numa condição relativamente seca e forte poderia conduzir a uma redução inaceltavelmen-te extrema das dimensões dos limbos que as acompanham, ao passo que se verificou que as dimensões dos limbos fragmentados podem ser controladas dentro de limites aceitáveis. ISra também inesperado que para teores de humidade baixos da ordem de 20 f0> por exemplo, as nervuras não se partiriam para formar um material inaceitável. Quer dizer, as dimensões e a distribuição das dimensões das partículas dos limbos e das partículas - das
nervuras são tais que as suas misturas segundo a presente invenção são apropriadas para ser fornecidas a uma máquina comercial de fabricação de barras para cigarros, por exemplo uma Kolins MK 9·
No método convencional de processamento de material de folhas de tabaco para produzir material de enchimento para cigarros, o produto de limbos cortados da linha de processamento de limbos 4 misturado com o produto de nervuras eortadas e laminadas da linha de processamento das nervuras. Com vista a obter um grau razoável de uniformidade do earácter de material de enchimento entre cigarros, fizeram-se tentativas para misturar completamente os dois produtos. No entanto, as formas respectivas dos dois produtos são tais que os produtos não se misturam facilmente. Assim, quanto mais se persegue o ob-jectivo de obter a mistura, mais provável 4 que se verifique uma. degradação das partículas de tabaco. Constitui assim uma grande vantagem da presente invenção a sua importante carscte-rística que consiste no facto d© nos produtos segundo a presente invenção as partículas de limbos e as partículas de nervuras estarem numa mistura íntima.
Como o teor de humidade (da fracção de nervuras) pode ser relativamente baixo 4 manos necessário fazer a secagem do produto do aparelho de redução das dimensões, o que pode conduzir uma economia considerável aos custos dos equipamentos e da energia.
Pode aplicar-se um agente modificador do fumo, por exem pio um invólucro de tabaco, ao material de folhas de tabaco, antes ou depois do seu processamento por um processo sesunde 8
a presente invenção.
Os produtos segundo a presente invenção podem ser sujeitos a um proeesso de expansão de tabaco. Descrevem-se exemplos de proeessos de expansão que podem ser usados nas memdrias descritivas das patentes de invenção britânicas Nss. 1 *f8*f 536 e 2 176 385.
Verificou-se que 0 teor de humidade da folha inteira é geralmente 0 factor principal que determina, se, por um lado, se produz9m partículas de nervuras ou, por outro lado, se se produzem nervuras substancialmente intactas e que, surpreenden temente, se verifica uma transição brusca de um produt-o para. θ outro com um teor de humidade razoavelmente preciso. 0 teor de humidade a que se verifica a transição será de aqui em diante designada por "teor de humidade de transição" . 0 teor de humidade de transição de um material de ts-Daco que deve ser moído é facilmente determinado por simples experimentação antes da operação de produção. Para uma folha inteira de tabaco Virgínia, quando moída num moinho Quester SM11, o teor de humidade de transição verificou-se ser substâncialmen-te de l8 %. 3Sncontrou-se um limite superior de substaneialmen-te 70 ;! para produzir uma mistura de flocos de limbos e fatias de nervuras, acima do qual o material se homogeneíza e bloquia mutuamente tomando-se intratável.
De maneira apropriada, 0 teor·de humidade superior do material de folhas inteiras usado nos mátodos de processamento segundo a presente invenção não excede cerca de 35 mais apro priadamente cerca de 30 %. TTm teor âe humidade de cerca de 30 % na entrada para o aparelho de redução das folhas pode ser apropriado quando . se pretender sujeitar 0 produto a um processo de expansão no qual a mistura de partículas de limbos e de nervuras esteja em contacto com um meio gasoso quente. íode aplicar-se calor ao material de tabaco a fornecer ao aparelho de redução de folhas. Se se aplicar calor, por exemplo sujeitando o material a uma radiação de micro-ondas, o valor do teor de humidade de transição tenderá a diminuir. 0 material de folhas processado pelo processo segundo a presente invenção pode ser de uma qualidade unica de tabaco ou uma mistura de materiais de folhas com várias qualidades de tabaco. Quando uma tal qualidade unica constitui apenas uma pequena fracção de uma mistura, pode suceder que, rnesm®.que a qualidade itnica seja de um teor de humidade inferior ao teor de humidade de transição, possa produzir-se um produto segundo a presente invenção, desde que 0 teor de humidade médio da mistura seja superior ao teor de humidade de transição.
Como um aparelho de redução das folhas usado para realizar o processo segundo a presente invenção é substancialmen te mais compacto do que uma instalação convencional de debulha, com as suas máquinas debulhadoras e os classificadores e as extensas canalizações de ar, associadas, haverá, ao utilizar-se a presente invenção, uma economia de custos de capital relativamente à utilização de uma instalação convencional de debulha. Também haverá uma economia no consumo de energia.
Além disso, a redução de custos de capital 3 de energia aumentará
dfívidb à simplificação da secção de processamento primário das folhas na fábrica de tabaco. Sucede então que, pela utilizq-ção da presente invenção, podem fazer-se economias significativas em todo o processamento das folhas de tabaco, isto e, o processo que começa com a folha de tacaco recebida da plantação e que termina com a fabricação de cigarros ou outros pro dutos para fumar.
Deve notar-se que não sá a presente invenção proporcio na processos de redução das dimensões simultaneamente dos limbos e das nervuras, para proporcionar uma mistura de partículas discretas de limbos e de nervuras, sem a necessidade de um certo námero de máquinas de processamento das folhas colocadas em sárie, como alám disso a presente invenção proporciona processos que não facilmente realizados sem a necessidade de fazer a recirculação do produto para outras operações de redução. Por outras palavras, consegue-se facilmente a operação numa simples passagem.
Os aparelhos de redução das folhas usados na realização dos processos segundo a presenibe invenção são de preferên cia do tipo em que um trajecto de fluxo de oiaterial se estende entre e atravás de faces opostas de um primeiro e um segundo elementos de redução das folhas, de modo tal que se proporciona uma acçao de corte no material de tabaco enquanto o mate rial de tabaco atravessa o trajecto de fluxo do material. Apro priadamente, pelo menos um dos elementos de redução das folhas é discoide, caso em que é vantajoso- que o ou cada um dos elementos discoides compreenda, na sua face operativa, saliências na generalidade lineares, em forma de nervura e estendendo-se 11
radialmente. De preferencia ambos os elementos de redução das folhas são discoides. Estio exemplificados moinhos que compreendem dois elementos de redução das folhas com a forma de disco no modelo kOO Bauer e no modelo 5M11 Quester. No funcionamento do moinho Bauer modelo kOO, os dois discos são movidos em sentidos opostos, enquanto no moinho Quester modelo SKll, um dos discos é rodado enquanto o ^utro se mantém fixo. Dispõe-se de um certo ndmero de discos para o moíhho Bauer *+00, estando cada um dos discos provido com um padrão particu lar de saliências na sua face operativa. As placas Bauer designadas por 325 e 326 são utilizáveis na realização da presente invenção.
No funcionamento dos moinhos de discos para a moedura simultânea de limbos e nervuras, são determinantes para as dimensões das partículas do produto a velocidade de rotação rela tiva dos discos, as dimensões dos intervalos entre discos e a configuração das saliências de ffibedura nas faces operativas dos discos, IJm outro moinho que é possível eventualmente usar para os fins da presente invenção é um moinho denominado moíhho de batedores cruzados, que compreende um invdlucro de forma cllín drica no qual está montado rotativamente um rotor, cujo veio é coaxial com 0 invdlucro. A superfície curva interior do invdlucro está provida de s§liências em forma de nervuras que se estendem paralelamente ao eixo do invdlucro„enquanto o rotor leva três laminas equidistantes angularmente que se estendem paralelamente ao veio do rotor e estão dispostas na proximidade imediata das saliências em forma de nervura do invdlucro.
Verificou-se que os chamados "moinhos" do tipo que emprega uma aeção de impacto, tais como os moinhos de martelos, não serSo geralmente apropriados para realizar a aeção de moedura desejada.
Sxaminou-se um moinho denominado moinho de cavilhas Robinson (modelo com a designação Sentry 113 Impact Disrup-ter). 3ste moinho compreende um disco rodativo e um estator em forma de disco, estando estes dois elementos providos de agregados de cavilhas que se estendem perpendicularmente às faces opostas dos elementos. As cavilhas de um elemento estão intercaladas de maneira i*$j§3?digitai com as do outro elemento. A gxgfriância limitada obtida com o moinho de cavilhas de Robinson indicou que um tal moinho poderia ser útil na realização dos processos segundo a presente invenção.
Pode verificar-se a existência de uma qualquer fase de envelhecimento relativamente a.s folhas inteiras, como atrás se definiram, ou ao material com as dimensões reduzidas pelo apa relho de redução das dimensões.
Os produtos segundo a presente invenção são misturas fluentes de partículas de limbos e de nervuras e apresentam ge ralmente um ângulo de repouso não superior a *+5°, ou mesmo um ângulo de repouso de não mais de 35°> com a horizontal, quando com um teor de humidade convencional para a fabricação de cir garros, digamos de 13
Também se observou nos produtos segundo a presente invenção que o factor de forma de cerce de 60 ou mais, das partículas constituintes livres de pd ê igual a 0,5 ou mais. ou mais, das partículas 0 factor de forma de cerca de 70
livres de pá pode ser de 0,5> ou superior.
Factor de forma = —í?,e3,. (perímetro)^ A forma que possui o factor de forma mais elevada, igual a 1, 4 um círculo.
Observou-se ainda que, genericamente, o valor de enchimento Borgwaldt dos produtos segundo a presente invenção é menor do que o do material para fumar de tabaco convencional comparável. Verificou-se, no entanto, surpreendentemente que a firmeza dos cigarros que compreendem como fraeção maioritá-ria do enchimento um produto segundo a presente invenção é com parável b dos cigarros de controlo que compreendem material pa ra fumar de tabaco convencional.
Vantajosamente, as dimensões das partículas dos produ tos segundo a presente invenção são caracterizadas por 50 a 65 fo das partículas ficarem retidas num crivo com aberturas quadradas de 1,½ x 1,½ mm.
De preferência, os produtos segundo a presente invenção estão praticamente isentos de nervuras intactas.
Fodeni ser proporcionados pela presente invenção produ tos que podem ser fornecidos a uma máquina de fabricação de produtos para fumar sem ser primeiramente sujeitos a Outra redução das dimensões das partículas ou que requerem no máximo um grau reduzido de redução ulterior das dimensões. 2! claro que isso não quer dizer que não possa ser removida do produto antes da incorporação do produto em produtos para fumar, uma quantidade menor, pesada, e/ou umaauepantidade menor da fraeçao de pá.
Quando incorporados em cigarros, sendo fornecidos s una esquina da fabrico de cigarros, os produtos segundo a pre sente invenção tem uma aparência semelhante à do enchimento de cigarros convencional assim incoporado nos cigarros. 0 material para fumar de tabaco cortado convencional que 4 usado para a fabricação de cigarros 4 um material comprido, torcido, não fluente e emaranhado. Por esta razão a unidade de alimentação das máquinas de fabricação de cigarros compreende meios de cardação que funcionam para desemaranhar o material de enchimento. Pelo facto de os produtos segundo a presente invenção serem misturas fluentes, não emaranhadas, de partículas de limbos e de nervuras, quando esses produtos são incorporados em cigarros, podem dispensar-se os meios de cardação ou, pelo menos, elementos dos mesmos.
Quando se efectua um processo de redução das dimensões do material de folhas segundo a presente invenção numa região de cultura do tabaco, o material de folha-pode ser o chamado material de "folha verde", isto é, material de folhas curadas tal como 4 recebido das plantações. Mas, se o material de fo lha tiver de ser processado numa fábrica de tabaco afastada da região da cultura do tabaco, pode ser conveniente sujeitar o tabaco a um processo denominado de ressecagem, utiliza-se um processo de ressecagem para garantir que o material de folha tem . um teor de humidade suficientemente baixo para tor nar o material de folhas apropriado para o transporte e para o armazenamento na fábrica, sem perda de qualidade. A utilização de folhas de tabaco inteiras como material de partida para a preparação do material de enchimento dos 15
produtos para fumar, sem a necessidade de uma fase de separ^ ção de limbos/nervuras, proporciona uma vantagem económica . visto que é de esperar que as folhas inteiras sejam mais baratas do que os produtos de nervuras e limbos de uma instalação de debulha.
Os procedimentos convencionais podem ser aplicados aos produtes segundo a presente invenção de modos semelhantes aos utilizados nos procedimentos aplicados ao tabaco processado convencionalments. Por exemplo, as misturas de flocos de limbos fragmentados e fatias de nervuras produzidas por um proces so segundo a presente invenção podem ser misturadas de uma maneira bem conhecida com outro ou outros materiais para fumar, em qualquer proporção considerada desejável, mas de preferência a fracção mais importante do material para. fumar da mistura resultante ê constituída por um produto de um processo segunde a presente invenção. Os materiais para fumar com os quais os produtos segundo a presente invenção podem ser misturados in cluem os materiais de tabaco, os materiais de tabaco rsccnstituí-do e os materiais sucedânos do tabaco. rodem misturar-se produtos segundo a presente invenção de graus diferentes de tabaco.
Na mistura de um material de enchimento para cigarros do tipo dos cigarros norte-americanos podem estar misturados: 1Q e produto proporcionado sujeitando folhas inteiras de tabaco Virgínia a um processo segundo a presente invenção e a fracção de limbos do produto proporcionado sujeitando tabaco inteiro Burley, com um teor de humidade inferior ao teor de humidade de transição, a uma operação de moedura tal que e produto seja constituído por uma mistura de partículas de lim bos e segmentos de nervuras substancialmente intactas.
Para se compreender com maior clareza a presente inven ção e facilmente a realizar n? prática, faz-se agora referência, a título de exemplo, aos desenhos anexos, cujas figuras representam; A fig. 1, um esquema <dre blocos referentes a um processamento convencional de folhas de tabaco inteiras curadas pelo fumo; A fig. 2, um esquema de blocos referentes a um proeessanen to de folhas inteiras de tabaco curadas pelo fumo, segundo a presente invenção; A fig. 3, um histograma referente aos valores do fsc-tor de forma das partículas (eixo horizontal) em função da fre quència de ocorrência, medidos sm unidades por um milhão (eixo vertical) para um material convencional de enchimento de cigarros com limbos cortados; A fig. k, um histograma que dá a mesma informação para o mesmo formato que a fig. 3> mas Para um material de enchimento de cigarros de um produto segundo a presente invenção;
Cada um dos valores do factor de forma indicados nos eixos horizontais dos histogramas das fig. 3 e ^ é o valor superior de um intervalo unitário. Assim, o valor por exem
Pio, significa que o intervalo se estende do valor menor acima de 0,3 atá um máximo de Q,k\ A fig 5? um diagrama de dispersão referente ao comprimento das partículas em milímetros (eixo horizontal) em função do factor de forma (eixo vertical) para o material de enchimen to convencional a que se refere a fig. 3; A fig. 6, um diagrama de dispersão que relaciona o com primento das partículas em milímetros (eixo horizontal) com o factor de forma (eixo vertical) para o material de enchimento a que se refere a fig. Ifj A fig. 7, um corpo do material de enchimento eonvencio nal a que se referem as fig. 3 e 5; e A fig. d, um corpo do material de enchimento a que se referem as fig. 9 6.
Ha fig. 1, os numeros de referencia indicam o seguinte; 1 - Condicionamento/secagem 2 - Desareação 3 - Condicionamento *+ - Corte em fatias 5 - Nervuras 6 - Secagem 7 - Compactação 8 - Nervuras 9 - Condicionamento 10 - Mistura 11 - Moedura 12 - Corte 13 - Processo das nervuras tratadas pela água (WTS) 1^ - Secagem 15 - Limbos 16 - Secagem 17 - Compactação 18
18 - Limbos 19 - Comdicionamento 20 mm Mistura 21 - Corte 22 - Secagem 23 - Mistura e adição 2½ - Armazenamento de tabaco cortado 25 - Fabrico de cigarros. ! fases 1-½, 5-7 s 15-17 tem lugar numa zona. de culttj ra de tabaco, enquanto as fases 8-1½, 18-22 e 23-25 tem lugar numa fábrica de tabaco, normalmente afastada da zona de cultura do tabaco. 0 processo realizado nas fases 8-1½ e 18-22 constituem a secção principal de processamento das folhas na fábrica, sec ção que é muitas vezes designada por departamento de processamento primário (PMD). As fases 8-1½ designam-se vulgarmente co mo constituintes da ''linha de nervuras" e as fases 18-22 consti tuem a "linha de limbos". 0 termo "adição" na fase 23 refere-se à adição possível de outros materiais para fumar no processo de mistura dos produtos das linhas de nervuras e de limbos. São exemplos de tais materiais para fumar adicionais o tabaco expandido e o tabaco reconstituído. 0 material de entrada na fase 1 slo folhas inteiras de tabaco verde. 0 processo global das fases 1 a 25 pode variar em porme nores, ilustrando no entanto a fig. 1 um processamento típico 19
f .% convencional do material de folhas de tabaco para proporcionar um material de enchimento para cigarros.
Na fig. 2, os números de referência indicam o seguintes 26 - Condicionamento/secagem 27 Desareação 28 - Secagem 29 •a» Compactação 30 - Folhas inteiras 31 - Condicionamento 32 - Mistura 33 - Moedura 31*· - Secagem 35 - Mistura e adição 36 - Armazenagem temporária 37 - .Fabrico de cigarros. ! fases 26-29 têm lugar na região de cultura do tabaco e as fases 30-37 têm lugar numa fábrica de cigarros.
As fases de condicionamento são ef9ctu.adas de modo a evi tar, ou substancialmente evitar, a remoçãp dos componentes sus-ceptíveis de ser extraídos pela água. 0 material de entrada na fase (26) são folhas verdes de tabaco inteiras.
Como pode observar-se da compafação do método de proces sarnento convencional ilustrado na fig. 1 com o método de proces sarnento segundo a presente invenção ilustrado na fig. 2, este último 4 muito mais simples. Dão-se agora pormenores de experiências respeitantes à 20
presente invenção.
Experiência 1 0 material de folhas de tabaco usado nesta experiência foi uma qualidade ^sioã de folhas de tabaco inteiras curadas pelo fumo canadianas, compradas em fardos das plantações, com um teor de humidade de cerca de 18 %. Os fardos foram cortados numa cortadora de guilhotina para proporcionar grandes folhas, de acordo com a definição atrás dada de "folhas inteiras", tendo a maioria des porções uma largura de cerca de 10 a cerca de 20 cm.
Condicionaram-se as folhas inteiras assim obtidas para um teor de humidade de cerca de 26 %, sendo depois este material fornecido por gravidade de maneira contínua, com um caudal de 150 Kg Ai, a um moínho de discos Quester (modelo SK11). 0 disco rotativo do moinho foi accionado a 1 000 rpm. 0 disco rotativo e o "disco" ou placa fixa, que eram os itens normais do modelo SM 11, compreendiam, nas suas faces operativas opostas dos mesmos, um padrão de saliências em forma de nervuras linea res estendendo-se radiaImente. 0 moínho funcionou com o intervalo nominal entre os dis cos de 0,15 mm, aumentando-se depois, por incrementos de 0,15 i-r.tr, até ao intervalo nominal entre discos de 0,9 mm. Ferneeeu--se vapor de água para o interior do moínho à pressão de 1 bar. 0 produto moído obtido em cada um dos ajustamentos do intervalo entre discos era constituído por uma mistura íntima e fluente de partículas de limbos ^ partículas de nervuras.
Todos os produtos foram julgados apropriados para a manufactura 21
áe cigarros muna máquina convencional de fabricação de cigarras. Como era de esperar, a medida, que se aumentou o intervalo dos discos, aumentaram as dimensões médias das partículas dos produtos .
Experiência 2
Repetiu-se a experiência 1, excepto que se condicionou o material de folhas inteiras para um teor de humidade de 2k % e os intervalos nominais dos discos foram 0,15, 0,75 e 1,05 mm. Os produtos obtidos das três operações consistiam novamente numa mistura íntima e fluente de partículas de limbos e de partículas de nervuras, sendo todos os três produtos julgados apropriados para a manufactura de cigarros numa máquina convencional de fabricação de cigarros.
Experiência 3
RePetiu-se a tempeira,operação da exeperiência 2, isto é, aquela em que 0 intervalo dos discos nominal foi ajustado para 1,05 mm, mas com material de folhas inteiras condicionado para um valor mais baixo, de 21 %t 0 produto obtido deste modo consistia numa mistura de partículas de limbos e segmentos intactos de nervuras. Evidentemente que, então, o material de folhas inteiras fornecido ao moinho tinha um teor de humidade menor do que o teor de humidade de transição prevalecente para as condições da experiência.
Exp s
Experiência %
Repetiu-se a experiência 1, com o material de folhas inteiras condicionado para um teor de humidade de 20 % e com um caudal de alimentação de 180 Kg/h. Executaram-se operações com ajustamentos do intervalo dos discos de 0,30 mm s 1,2 mm. Qtjande © intervalo nominal era de 0,30 mm, ® produto estava de acordo cem a presente invenção e consistia numa mistura íntima e fluente de partículas de limbos e partículas de nervuras. 0 produto obtido quando o intervalo nominal dos discos foi de 1,2 mm não estava, no entanto, de acordo com a presente invenção e compreendia uma mistura de partículas de limbos e segmen tos de nervuras intactas. T%a comparação dos resultados desta experiência e da experiência 3 indica que a distância entre ©s discos pode ser determinante para o valor do teor de humidade de transição.
Experiência 5
Os materiais de folhas de tabaco usados nesta exepriên cia foram três qualidades de tabaco Zimbabwean ressecado curado pelo fumo, designadas por A, B e C. Estas qualidades foram cortadas, em fardos, com a cortadora ajustada para produzir por çees de folhas com a largura de 15 a 20 cm. Os materiais de fo lhas inteiras assim obtidos foram condicionados para um grau de humidade nominal de 2*f % e depois moídos, uma qualidade de cada vez, no moínho Quester SM 11, para um intervalo dos discos de 0,3 mm.
Os produtos obtidos com as qualidades B e C eram- pro- 2
dutos aceitáveis de acordo com a presente invenção, mas o produ to obtido com a qualidade A era constituído por uma mistura de partículas de limbos e segmentos de nervuras intactas.
Por um examo observou-se que as nervuras das folhas do material de qualidade A , tal como se apresentavam nas folhas quando retiradas de um fardo, eram excepcionalmente espessas e tinham uma aparência marcadamente lenhosa.
Experiência 6
Repetiu-se a experiência 5> mas misturaram-se os materiais de folhas inteiras das qualidades A, B e C , antes de se rem condicionados para um teor de humidade médio nominal de Zb %* Quando se forneceu o material misturado através do moíhho Quester, produziu-se um produto de acordo com a presente inven çso, embora o produto contivesse uma proporção muit© pequena (1,2 %) de pedaços de nervuras intactas. Estes pedaços de nervuras foram removidos facilmente do produto por elutriaçao.
Experiência 7
Misturaram-se tiras de limbos com nervuras, num* relação, em peso, de 80:20. Moeu-se esta mistura de materiais, com um teor de humidade nominal de 2b no moínho Quester SM 11, com uma distancia nominal dos discos de 0,3 mm e fornecendo va por de água ã pressão de 1 bar. Produziu-se assim um produto segundo a presente invenção, que era uma mistura íntima e fluen te de partículas de limbos e partículas de nervuras.
Exp-
Experiência 8 .¾
Misturou-se um material de folhas· inteiras resultante do corte de fardos com tiras de limbos com uma relação de 10;90. Moeu-se esta mistura de materiais, com um teor médio nominal de humidade de 2b %, no moinho Quester SM 11 com um intervalo nominal dos discos de 0,3 mm e com fornecimento de vapor de égua à pressão de 1 bar. Produziu-se assim um produto de acordo com a presente invenção, que era uma mistura íntima e fluente de partículas de limbos e de partículas de ner vuras.
Experiência 9
Misturou-se um material de folhas inteiras que ê o pro duto do corte de fardos, com nervuras, na proporção de 6θϊ^Ο, Moeu-se esta mistura de materiais, com um teor nominal de humidade de 2b no moinho Quester SM 11 com um intervalo nominal dos discos de 0,3 mm e com vapor de água fornecido a. pressão de 1 bar. Produziu-se assim um produto segundo a presente invenção que era uma mistura íntima e fluente de partículas de limbos e de partículas de nervuras.
Nas experiências 7> ô e cada um dos três materiais usados, isto e, as tiras, as nervuras e as folhas inteiras era uma mistura, das três qualidades zimbabweanas mencionadas na experiência 5·
Experiência 10
Cortaram-se faidos de material de três qualidades de ta-
baco norte-americano curado no fumo, ressecado, sendo a cortadora ajustada para produzir porções de folhas com 15 a 20 era de largura. Misturaram-se as três qualidades do material de folhas inteiras assim obtidas antes de condicionadas com um teor de humidade de 28 %, Forneceu-se 0 material misturado através de um moinho de discos Bauer modelo ^00, com um inter valo entre discos de 3>9 mm, com uma velocidade de accionamen-to de 700 rpm para cada um dos dois discos. Os discos, que eram um disco 325 e um disco 326, compreendiam, nas suas faces operativas, um padrão de saliências em forma de nervuras linea res estendendo-se radialmente. 0 moínho compreende jactos de ar para auxiliar 0 fornecimento do material de tabaco através dos fumos de alimentação que se estendem através do primeiro dos dois discos encontrado. 0 produto moído assim obtido era uma mistura íntima e fluente de partículas de limbos e de parti cuias de nervuras. 0 produto foi julgado apropriado para a fabricação de cigarros numa máquina de fabricação de cigarros con vencional,
Verificou-se genericamente que são necessários valores do teor de humidade no material de folhas na entrada mais elevados quando se usa 0 moínho Bauer 1+00 do que no caso do moínho Quester SM 11.
Experiência 11
Crivou-se uma amostra de 100 g de material de limbos cortados de tabaco norte-americano curado pelo fumo, convencional, utilizando um aparelho de ensaio de crivos que compreende tuna caixa da qual se dispõem, -uns por cima dos outros, cinco crivos de rede dispostos horizontalmente. As aberturas de nomi nais dos crivos de malhas, á partir do crivo superior, são 1,98, 1,40, 1,14, 0,81 e 0,53 mm· 0 aparelho de ensaio de crivos com preende meios com movimento alternativo operativos para imprimir à caixa e aos crivos nela contidos um movimento alternativo. Distribuiu-se a amostra de 100 g uniformemente ao crivo superior e puseram-se em funcionamento os meios de movimento alternativo durante 10 minutos, apés o que se recuperarm as fracções do material nos qiiatro crivos superiores. Puseram-se de parte a frac ção do crivo inferior e a fraeção que passou através do crivo inferior, que tinham s forma de um pd fino.
Distribnirsm-se sub-amostras de 0,5 g das quatro fracções recuperadas em superfícies planas respectivas de modo que cada partícula de limbos ficasse espacialmente separada das outras partículas. Sujeitou-se depois cada uma das sub-amostras a uma análise geométrica utilizando um Magiscan Image Analyser modelo 2, fornecido pela Joyce-Loebl. Âjustou-se o analisador para obter dados tais como a área das partículas (bidimensio- nal), o comprimento das partículas (dimensão linear máxima) e o seu comprimento do perímetro. A partir dos dados assim obtidos produziram-se um histo grama relativo ao factor de forma das partículas em função da frequência de ocorrência (fig. 3) e um diagrama de dispersão re lecionando 0 comprimento das partículas com o factor de forma (fig. 5).
Sxperiêncis 12
Sujeitou-se uma amostra de Iqq g de um produto segundo a presente invenção, obtido moendo material de folhas inteiras curadas pelo fumo de tabaco norte-americano, com um teor de hu midade de 22 β, no moinho de Quester com um intervalo dos dis cos de 0,3 mm, a um processo de crivaçio pormenorizado na Sxpe riencia 11. Analisarsm-se geometricamente quatro sub-amostras de 0,5 g, provenientes dos quatro crivos superiores, isto é, sem pá, como na experiência 11. A partir dos dados assim obtidos propduziram-se o histograma factor de forma/frequência e σ diagrama de dispersão comprimento/factor de forma que constituem as fig ^ e 6, res-pectivamente. TTma compararão entre os histogramas das fig. 3 e 4-, mos tra que o produto segundo a presente invenção (fig. *f) é de um carácter distintamente diferente do do material de limbos cortados concencional (fig. 3)· A este respeito, pode observar-se, por exemplo, que para o material de limbos cortados cerca de 80 % do material, numa base de ausência de pd, tinham um factor de forma de 0,5 ou inferior, enquanto no produto segundo a presente invenção cerca de 75 % do material, numa base de ausência de pá, tinham um factor de forma de 0,5 ou maior. 0 carácter distintamente diferente dos dois materiais 4 tambám facilmente discernido a partir de um exame atento das fig. 5 e 6.
Experiência 13
Colocou-se um material convencional de limbos cortados de uma mistura das qualidades A, B e C mencionadas relativamente a. experiência 5, com um teor de humidade de cerca de 12,5%
numa proveta de laboratório de 125 ml, seu &piicaçã© a© ma-' terial na proveta de qualquer pressão exterior de compactaçao. Virou-se depois a proveta sobre uma superfície plana horizontal a retirou-se a proveta levantando-a verticalmente. 0 cor po resultante de material de limbos cortados e como se ilustra na fig. 7. Gomo pode observar-se, o ângulo em repouso do mate risl é de cerca de 90° com a horizontal.
Experiência 1*+
Repetiu-se a experiência 13 usando um produto segundo a presente invenção, obtido a partir de uma mistura de folhas inteiras das qualidades A, B e C mencionadas na experiência 5, com um teor de humidade de cerca de 12,5 0 corpo de ma terial resultante 4 como se ilustra na fig. 8. 0 ângulo de repouso é de cerca de 33° com a horizontal. A comparação das fig. 7 e 8 evidencia de novo fortemen te as características muito diferentes do material de limbos convencional e um material de um produto segundo a presente in venção.
Experiência 15
Forneceram-se tiras de limbos de tabaco Virgínia , tiras de limbos de tabaco Burley e tiras de limbos de tabaco Oriental, tendo todas elas sido previamente revestidas, isto é, pré-tratadas com um agente modificador de fumo, a um silo de mistura, ^untamente com as nervuras, para proporcionar ums mis tura na qual as proporções respectivas dos quatro materiais £i erern de kk 7, 23 16 >5 e 17 % respectivamente. Forneceu-s-e s mistura dos guat.ro materiais, com um teor de humidade nominal de 2^· /oy ao moinho Bauer ^00 , . que funcionou com um intervalo dos di-scos.de, §,7iWa e uma velocidade de accionsmento de 700 rpm. Secou-se o produto até um teor de humidade nominal de 1^-,5 $ g depois forneceu-se a uma máquina de fabricação de cigarros Molins MK 9.5? Psra fabricar assim cigarros cujo enchimento era constituído por 100 % do produto.
Rei-

Claims (46)

  1. R E I V I N D I C A Ç 0 E S 1. - Processo para o processamento de folhas de tabaco, ca-racterizado por se fornecerem conjuntamente limbos de folhas de tabaco e pecíolos de folhas de tabaco através de um aparelho de redução das folhas, sendo a disposição do referido aparelho e as condições de processamento tais que sai do referido aparelho um produto que é uma mistura que compreende flocos dos referidos limbos e pedaços dos referidos peciolos.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido produto não exigir substancialmente mais qualquer redução das dimensões antes de ser incorporado em produtos para fumar. 3-- Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, ca- 31 / Ή racterizado por os limbos e os pecíolos fornecidos ao referido aparelho estarem compreendidos numa folha completa como antes se definiu.
  3. 4. - Processo de acordo com. as reivindicações 1, 2 ou 3, ca-racterizado por os limbos fornecidos ao referido aparelho serem limbos separados dos pecíolos a eles ligados.
  4. 5. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os pecíolos fornecidos ao referido aparelho serem pecíolos separados dos limbos a eles ligados.
  5. 6. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido produto ser fluente.
  6. 7. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o’teor de humidade de pelo menos uma proporção maior do material de folhas de tabaco fornecido ao referido aparelho ser superior ao teor de humidade de transição aqui definido.
  7. 8. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o material de folhas de tabaco fornecido ao referido aparelho ser fornecido ao mesmo por gravidade.
  8. 9. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 32 32
    •V •anteriores,caracterizado por o referido aparelho compreender um primeiro e- um segundo elementos de redução das folhas, um trajecto de escoamento do material entre as faces opostas dos referidos ele mentos e através das mesmas e meios de accionamento operativos para provocar um movimento relativo transversal entre os referidos elementos .
  9. 10.- Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por pelo menos um dos referidos elementos ser discoidal. 11Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por as referidas faces serem substancialmente conoidais.
  10. 12. - Processo de acordo com as reivindicações 9, 10 ou 11, caracterizado por os referidos elementos terem, nas suas faces o-postas, saliências.
  11. 13. - Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por as referidas saliências terem genericamente a configuração linear e as referidas saliências estarem dispostas com os seus eixos lineares estendendo-se perpendicularmente a direcção do referido movimento relativo entre os referidos elementos.
  12. 14. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 9 a 13, caracterizado por os referidos meios de accionamento serem operativos para accionar apenas um dos referidos elementos. 33
  13. 15. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 9 a 13 , caracterizado por os referidos meios de acccionamento serem operativos para accionar ambos os referidos elementos.
  14. 16. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 9 a 15, caracterizado por o referido movimento relativo ser um movimento relativo de rotação.
  15. 17. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos limbos e os referidos pecíolos passarem apenas uma vez pelas referidas aberturas.
  16. 18. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por durante a passagem do material de folhas através do referido aparelho se pôr vapor de água a baixa pressão em contacto com o referido material de folhas.
  17. 19. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o escoamento do material de folhas para e através do referido aparelho ser auxiliado pela manutenção na salda do produto do referido aparelho de uma pressão de ar reduzida.
  18. 20.- Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por antes de fornecer o referido material de folhas ao referido aparelho, se tratar o referido material 34 de folhas ou uma parte do mesmo com um agente modificador do fumo.
  19. 21. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por se sujeitar o referido produto a um processo de expansão do tabaco.
  20. 22. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores , caracterizado por se incorporar o referido produto em produtos para fumar.
  21. 23. - Processo de acordo com a reivindicação 22, caracteri— zado por os referidos produtos para fumar serem cigarros.
  22. 24. - Processo de acordo com a reivindicação 22, caracterizado por os produtos para fumar referidos serem charutos.
  23. 25. - Processo de acordo com as reivindicações 22, 23 ou 24, caracterizado por o referido produto ser fornecido a uma máquina de fabricação de produtos para fumar.
  24. 26. - Processo de acordo com a reivindicação 25, caracterizado por, antes de ser fornecido ã máquina de fabricação de produtos para fumar,, o referido produto não ser sujeito a qualquer outra redução das dimensões das partículas ou ser sujeito a uma redução das dimensões das partículas em grau pouco importante.
  25. 27. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 22 / ( 35 26, caracterizado por antes de o referido produto ser incorporado nos produtos para fumar, o referido produto ser misturado com outro material para fumar.
  26. 28. - Produto para fumar .que compreende um material para fumar, caracterizado por esse material para fumar ser o produto de um processo de processamento de material de folhas de tabaco de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 21.
  27. 29. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 28, caracterizado por ser um cigarro.
  28. 30. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 28, caracterizado por ser um charuto.
  29. 31. - Material para fumar que compreende uma mistura de partículas de limbos e de partículas de pecíolos, caracterizado por ser o produto da alimentação de limbos e de pecíolos de folhas de tabaco conjuntamente através de um aparelho de redução de folhas.
  30. 32. - Material para fumar de acordo com a reivindicação 31, caracterizado por o seu ângulo em repouso não ser maior que 45° em relação ã horizontal.
  31. 33.- Material para fumar de acordo com a reivindicação 32, caracterizado por o seu ângulo em repouso não ser maior que cerca de 35° em relação ã horizontal.
  32. 34. - Material para fumar de acordo com as reivindicações 31, 32 ou 33, caracterizado por o factor de forma de cerca de 60% ou mais das suas partículas livres do põ ser de 0,5 ou superior.
  33. 35, - Material para fumar de acordo com a reivindicação 34, caracterizado por o factor de forma de cerca de 70% ou mais das suas partículas livres do põ ser 0,5 ou superior.
  34. 36, - Material para fumar de acordo com qualquer das reivindicações 31 a 35, cujo valor de enchimento de Borgwaldt é menor que o de um material de enchimento para cigarros de limbos cortados convencional comparável.
  35. 37. - Produto para fumar, caracterizado por compreender material para fumar de. acordo com qualquer das reivindicações 31 a 36.
  36. 38. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 37, caracterizado por ser um cigarro.
  37. 39. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 37, caracterizado por ser um charuto.
  38. 40,- Processo para o processamento de material de folhas de tabaco para proporcionar material de enchimento de produtos para fumar, caracterizado por se fazer passar tabaco, sob a forma de folhas completas, como atrás se definiu, através de uma passagem definida por uma primeira e uma segunda partes, com a mesma extensão, de elementos de moedura com movimento relativo de um aparelho de redução das folhas de uma entrada da referida passagem para uma saída da referida passagem afastada da referida entrada, de modo a proporcionar na referida saída material de enchimento que compreende uma mistura de partículas de limbos e de partículas de pecíolos.
  39. 41. - Processo de acordo com a reivindicação 40, caracterizado por a referida saída estar situada na margem das referidas partes com a mesma extensão.
  40. 42. - Material de enchimento para produtos para fumar, caracterizado por ser obtido pelo processo de acordo com as reivindicações 40 e 41.
  41. 43. - Processo para a fabricação de produtos para fumar, caracterizado por se fornecer a uma máquina de fabricação de produtos para fumar o produto obtido pelo processo de acordo com as reivindicações 40 ou 41. 44.- Produto para fumar, caracterizado por ser o produto do processo de acordo com a reivindicação 41.
  42. 45. - Material de enchimento para produtos para fumar, caracterizado por ser uma mistura fluente que compreende partículas de limbos e partículas de pecíolos, sendo o factor de forma de cerca de 60% ou mais das partículas livres do põ dessa mistura igual a 0,5 ou superior.
  43. 46, - Processo de fabricação de produtos para fumar, caracterizado por se fornecer a uma máquina dè fabricação de produtos para fumar material de enchimento de acordo com a reivindicação 45.
  44. 47. - Produto para fumar, caracterizado por ser o produto do processo de acordo com a reivindicação 46.
  45. 48. - Processo de fabricação de cigarros, caracterizado por se reduzir material de fardos de tabaco para proporcionar folha completas descritas como atrás de descreveram, sendo a folha completa fornecida através de um moinho que na saída do referido moinho sai um produto que é uma mistura que compreende flocos de limbos e pedaços de pecíolos, e sendo a referida mistura fornecida a uma máquina para a fabricação de cigarros.
  46. 49. - Processo para o processamento de material de folhas de tabaco substancialmente como se descreve em qualquer das experiên- cias 1 e 2,. e 4 a 10 atrás pormenorizadas, de modo a obter directa mente uma mistura que compreende flocos de limbos e pedaços de pecíolos, Lisboa, 17 de Setembro de 1990 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
PT95333A 1989-09-18 1990-09-17 Processo para o processamento de folhas de tabaco PT95333A (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB898921113A GB8921113D0 (en) 1989-09-18 1989-09-18 Processing of tobacco leaves
GB909012234A GB9012234D0 (en) 1990-06-01 1990-06-01 Improvements relating to the processing of tobacco leaves

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95333A true PT95333A (pt) 1991-05-22

Family

ID=26295939

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95333A PT95333A (pt) 1989-09-18 1990-09-17 Processo para o processamento de folhas de tabaco
PT95334A PT95334A (pt) 1989-09-18 1990-09-17 Processo para o processamento de folhas de tabaco

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95334A PT95334A (pt) 1989-09-18 1990-09-17 Processo para o processamento de folhas de tabaco

Country Status (50)

Country Link
US (2) US5165426A (pt)
EP (2) EP0419187A3 (pt)
JP (2) JPH0659200B2 (pt)
KR (2) KR910005790A (pt)
CN (2) CN1026550C (pt)
AR (1) AR243338A1 (pt)
AT (2) AT401214B (pt)
AU (2) AU635319B2 (pt)
BE (2) BE1006670A5 (pt)
BG (2) BG51436A3 (pt)
BR (2) BR9004737A (pt)
CA (2) CA2025545C (pt)
CH (4) CH682287A5 (pt)
CZ (2) CZ452190A3 (pt)
DD (2) DD298201B5 (pt)
DE (2) DE4029566C2 (pt)
DK (2) DK222690A (pt)
EG (1) EG19409A (pt)
ES (1) ES2029942A6 (pt)
FI (2) FI904574A0 (pt)
FR (2) FR2651970B1 (pt)
GB (2) GB2236043B (pt)
GE (1) GEP19960301B (pt)
GR (2) GR900100699A (pt)
HK (2) HK105296A (pt)
HR (2) HRP930441A2 (pt)
HU (2) HU212507B (pt)
IE (2) IE62604B1 (pt)
IL (2) IL95715A0 (pt)
IT (2) IT1252445B (pt)
JO (2) JO1640B1 (pt)
LU (2) LU87807A1 (pt)
LV (2) LV10029B (pt)
MA (2) MA21952A1 (pt)
MD (2) MD43C2 (pt)
MY (2) MY130070A (pt)
NL (2) NL9002044A (pt)
NO (2) NO173915C (pt)
NZ (1) NZ235304A (pt)
OA (2) OA09312A (pt)
PL (2) PL170501B1 (pt)
PT (2) PT95333A (pt)
RO (2) RO108293B1 (pt)
RU (2) RU2002439C1 (pt)
SE (2) SE9002955L (pt)
TJ (2) TJ3B (pt)
TR (2) TR28752A (pt)
UA (2) UA19152A (pt)
YU (2) YU47373B (pt)
ZW (2) ZW14490A1 (pt)

Families Citing this family (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5165426A (en) * 1989-08-18 1992-11-24 British-American Tobacco Company Limited Processing of tobacco leaves
GB9122476D0 (en) * 1991-10-23 1991-12-04 British American Tobacco Co Processing tobacco leaf stem
DE19543262C2 (de) * 1995-11-20 1997-12-18 Bat Cigarettenfab Gmbh Verfahren und Anlage zur Behandlung von Tabakblättern für die Herstellung von Schnittabak
US5722431A (en) * 1995-11-20 1998-03-03 British-American Tobacco Method and plant for treating tobacco leaves for the production of cut tobacco
DE19543263C2 (de) * 1995-11-20 2001-04-19 Bat Cigarettenfab Gmbh Verfahren und Anlage zur Behandlung von Tabakblättern für die Herstellung von Schnittabak
US5826590A (en) * 1996-09-26 1998-10-27 Brown & Williamson Tobacco Corp. Method and plant for treating tobacco stems for the production of cut tobacco
EP0845218B1 (de) * 1996-11-14 2003-10-22 British American Tobacco (Investments) Limited Verfahren und Anlage zur Behandlung von Tabakrippen für die Herstellung von Schnitttabak
JP3871258B2 (ja) * 2000-02-16 2007-01-24 日本たばこ産業株式会社 刻タバコの製造方法およびその製造システム
MD2155G2 (ro) * 2001-06-19 2004-01-31 Александру ЧЕРБАРЬ Sigiliu
MD20020067A (ro) * 2002-02-11 2005-06-30 Фёдор СЫРБУ Sigiliu
US6877516B2 (en) * 2002-10-07 2005-04-12 Johnny K. Cagigas Apparatus and method for processing winnowers at a cigarette maker
ITMI20031442A1 (it) * 2003-07-15 2005-01-16 Valentino Mercati Procedimento per ottenere foglie di tabacco a contenuto standardizzato di nicotina e/o a migliorata combustibilita'
DE102004059388B4 (de) * 2004-12-09 2006-11-30 British American Tobacco (Germany) Gmbh Zerfaserung von Tabakmaterial
US7933943B2 (en) 2005-12-06 2011-04-26 Electronics And Telecommunications Research Institute Multiplierless FIR digital filter and method of designing the same
DE202006000854U1 (de) * 2006-01-19 2006-03-30 British American Tobacco (Germany) Gmbh Tabakmischung zur Rauchartikel-Selbstverfertigung
US7819123B2 (en) * 2006-06-26 2010-10-26 Philip Morris Usa Inc. Process and apparatus for applying palladium salts to tobacco filler
DE102008052209B4 (de) 2008-10-17 2016-05-12 British American Tobacco (Germany) Gmbh Modulare Tabakvorbereitung mit Extrusion
MD4034C2 (ro) * 2009-11-03 2010-11-30 Сергей Чербарь Sigiliu indicator pentru dispozitive metrologice
CN101779825A (zh) * 2010-03-09 2010-07-21 红塔烟草(集团)有限责任公司大理卷烟厂 一种卷烟机吐梗烟丝分离回收利用工艺
MD277Z (ro) * 2010-03-26 2011-04-30 Пётр Болгар Dispozitiv pentru tasarea materialelor (variante)
EP2654468A1 (en) * 2010-12-23 2013-10-30 Philip Morris Products S.a.s. Tobacco cut filler including cut rolled stems
US9066538B2 (en) * 2011-03-15 2015-06-30 R.J. Reynolds Tobacco Company Cured tobacco and method therefor
MD552Z (en) * 2012-02-01 2013-05-31 Serghei Cerbari Power shut-off and sealing device
CN102726818B (zh) * 2012-06-08 2014-04-16 安徽中烟机械有限公司 一种烟叶竖式配方的润叶方法
CN102860577A (zh) * 2012-09-24 2013-01-09 云南瑞升烟草技术(集团)有限公司 一种烟梗梗丝加工方法
US9870505B2 (en) 2012-11-19 2018-01-16 Altria Client Services Llc Hyperspectral imaging system for monitoring agricultural products during processing and manufacturing
CN102972856A (zh) * 2012-12-19 2013-03-20 云南瑞升烟草技术(集团)有限公司 一种烟梗梗丝的新型制备工艺
WO2014203341A1 (ja) * 2013-06-19 2014-12-24 日本たばこ産業株式会社 たばこ原料の製造方法
CN103478903B (zh) * 2013-09-06 2016-09-07 湖南中烟工业有限责任公司 一种烟梗纤维复合滤棒及其制备方法
CN103494318B (zh) * 2013-09-11 2016-09-07 湖南中烟工业有限责任公司 磨制烟梗丝在降低卷烟烟气一氧化碳焦油比上的应用及其制备方法
CN103478887B (zh) * 2013-09-11 2016-09-07 湖南中烟工业有限责任公司 磨制烟梗丝在降低卷烟烟气氢氰酸含量上的应用及其制备方法
EP3536171B1 (en) * 2013-11-19 2021-10-27 Altria Client Services LLC High yielding tobacco with oriental tobacco characteristics
CN103622152B (zh) * 2013-12-04 2016-04-27 吉林烟草工业有限责任公司 一种烟用梗丝的制备方法及其制备的烟用梗丝
CN104824840A (zh) * 2015-03-12 2015-08-12 红云红河烟草(集团)有限责任公司 一种防止卷烟燃烧锥掉落的烟芯及其制备方法
CN106213575B (zh) * 2016-09-12 2017-09-05 云南中烟新材料科技有限公司 一种提升膨胀烟梗颗粒形态均匀性的加工工艺
MD4534C1 (ro) * 2017-03-03 2018-06-30 Сергей Чербарь Sigiliu cu rotor blocabil pentru dispozitive metrologice
CN107095341A (zh) * 2017-06-12 2017-08-29 四川三联新材料有限公司 一种嗅烟以及嗅烟组件
CN108077992B (zh) * 2017-12-18 2019-01-18 山东精彩香料科技开发有限公司 一种加热不燃烧卷烟用抽吸颗粒及制造方法
WO2024015983A1 (en) * 2022-07-15 2024-01-18 Monsanto Technology Llc Systems and methods for dry embryo explant purification

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE141847C (pt) * 1900-01-01
DE582874C (de) * 1933-02-15 1933-09-18 Eduard Quester Verfahren zum Herstellen von Schnupftabak
GB413486A (en) * 1933-06-15 1934-07-19 Standard Tobacco Stemmer Compa Improvements in or relating to tobacco shredding, tearing or breaking mechanism
GB463583A (en) * 1935-10-03 1937-04-02 Int Cigar Mach Co Improvements in and relating to mechanism for winnowing disintegrated tobacco leaves
DE725259C (de) * 1937-12-23 1942-09-17 Koelner Werkzeugmaschinenfabri Verfahren und Einrichtung zur Herstellung von granuliertem Tabak u. dgl.
FR923638A (fr) * 1946-02-08 1947-07-11 Decoufle Usines Cigarette
DE954136C (de) * 1953-09-08 1956-12-13 Ludwig Lang Dipl Ing Verfahren und Vorrichtung zum Zerfasern von Tabakrippen
US3204641A (en) * 1963-02-07 1965-09-07 Reynolds Tobacco Co R Methods of processing tobacco leaf stem material
US3690328A (en) * 1970-04-20 1972-09-12 American Mach & Foundry Wet processing of tobacco stems
US3706314A (en) * 1970-07-02 1972-12-19 Superior Tobacco Machinery & S Tobacco threshing apparatus and method
US3696817A (en) * 1971-06-04 1972-10-10 Cardwell Mach Co Tobacco threshing machine
BE788844A (fr) * 1971-09-23 1973-01-02 Imp Tobacco Group Ltd Renforcement de la nicotine des produits a fumer
US3931824A (en) * 1973-09-10 1976-01-13 Celanese Corporation Smoking materials
IT1031068B (it) * 1974-02-05 1979-04-30 Airco Inc Metodo e apparecchiatura per la espansione di sostanze or ganiche
GB1483082A (en) * 1975-09-03 1977-08-17 Rothmans Of Pall Mall Winnowing of tobacco
US4074722A (en) * 1976-04-23 1978-02-21 Brown & Williamson Tobacco Corporation Smokable tobacco products and manufacturing methods therefor
FR2358841A1 (fr) * 1976-07-22 1978-02-17 Seita Procede nouveau de traitement du tabac
GB2026298B (en) * 1978-05-23 1982-12-01 Rothmans Of Pall Mall Cutting whole leaf tobacco
FR2429227A1 (fr) * 1978-06-21 1980-01-18 Ato Chimie Procede pour la preparation de polymeres ou copolymeres d'alpha-olefines presentant un haut indice d'isotacticite
US4328816A (en) * 1979-06-11 1982-05-11 Brown & Williamson Tobacco Corporation Process for improving the fill power of reconstituted tobacco
US4323083A (en) * 1979-06-11 1982-04-06 Brown & Williamson Tobacco Corporation Method for separating veins from lamina of tobacco leaf
US4248253A (en) * 1979-06-11 1981-02-03 Brown & Williamson Tobacco Corp. Method for separating veins from lamina of tobacco leaf
GB2133270B (en) * 1979-12-12 1985-01-30 Rothmans Of Pall Mall Feeding tobacco to cutting machines
GB2132870B (en) * 1979-12-12 1985-01-16 Rothmans Of Pall Mall Feeding tobacco to cutting machines
CA1156532A (en) * 1980-03-24 1983-11-08 Warren A. Brackmann Tobacco stem shredding
CA1188952A (en) * 1982-03-02 1985-06-18 Warren A. Brackmann Tobacco lamina and stem processing
SE452705B (sv) * 1982-05-21 1987-12-14 Rothmans Of Pall Mall Forfarande och anordning for matning av tobaksskerningsmaskiner
GB2131671B (en) * 1982-10-28 1986-04-16 Rothmans Of Pall Mall Tobacco leaf processing
JPS6055113B2 (ja) * 1983-07-21 1985-12-03 日本たばこ産業株式会社 葉たばこ等の除骨方法及び装置
JPS6024174A (ja) * 1983-07-21 1985-02-06 日本たばこ産業株式会社 たばこの原料処理装置
GB8515217D0 (en) * 1985-06-15 1985-07-17 British American Tobacco Co Treatment of tobacco
DE3603193A1 (de) * 1986-02-03 1987-08-06 Hauni Werke Koerber & Co Kg Verfahren und anlage zum herstellen von schnittabak aus relativ trockenem tabak
DE3738491A1 (de) * 1987-11-12 1989-05-24 Efka Werke Kiehn Gmbh Fritz Umhuellung fuer eine formstabile tabakportion
DE3908937A1 (de) * 1989-03-18 1990-09-20 Hauni Werke Koerber & Co Kg Verfahren zum herstellen von schnittabak
US5165426A (en) * 1989-08-18 1992-11-24 British-American Tobacco Company Limited Processing of tobacco leaves

Also Published As

Publication number Publication date
PT95334A (pt) 1991-08-14
GB2236044B (en) 1993-06-23
CA2025544A1 (en) 1991-03-19
PL170486B1 (pl) 1996-12-31
ATA188090A (de) 1995-06-15
HRP930434A2 (en) 1996-06-30
JO1640B1 (en) 1991-11-27
DE4029567A1 (de) 1991-03-28
NO176693C (no) 1995-05-16
EP0419188A3 (en) 1993-08-04
SE9002956D0 (sv) 1990-09-17
ATA187990A (de) 1995-12-15
HU212507B (en) 1996-07-29
HU905932D0 (en) 1991-03-28
CA2025544C (en) 1995-07-18
IL95716A0 (en) 1991-06-30
RU2002439C1 (ru) 1993-11-15
NO173915B (no) 1993-11-15
NO173915C (no) 1994-02-23
LV10167B (en) 1995-02-20
IE903309A1 (en) 1991-04-10
OA09312A (en) 1992-09-15
FI904574A0 (fi) 1990-09-17
IL95715A0 (en) 1991-06-30
AU6244990A (en) 1991-03-21
NO904037L (no) 1991-03-19
MD42B1 (ro) 1994-08-31
TJ2B (pt) 1996-07-16
CZ452190A3 (cs) 1999-10-13
MD43C2 (ro) 1995-03-31
US5148820A (en) 1992-09-22
BE1007014A5 (fr) 1995-02-21
GB2236044A (en) 1991-03-27
GB9020249D0 (en) 1990-10-31
FR2651970A1 (fr) 1991-03-22
AT401214B (de) 1996-07-25
HU905931D0 (en) 1991-03-28
DE4029566C2 (de) 1997-07-24
EP0419188A2 (en) 1991-03-27
RO108293B1 (ro) 1994-04-28
JO1641B1 (en) 1991-11-27
MD42C2 (ro) 1995-06-30
PL170501B1 (pl) 1996-12-31
NL9002044A (nl) 1991-04-16
GR900100699A (el) 1992-01-20
CN1026550C (zh) 1994-11-16
NO176693B (no) 1995-02-06
LU87807A1 (fr) 1991-05-07
YU177690A (sh) 1993-05-28
TR26349A (tr) 1995-03-15
HUT61177A (en) 1992-12-28
CH686699A5 (fr) 1996-06-14
NO904036D0 (no) 1990-09-17
SE9002955L (sv) 1991-03-19
MA21951A1 (fr) 1991-04-01
LV10167A (lv) 1994-10-20
BR9004737A (pt) 1991-09-10
GR900100698A (el) 1992-01-20
YU177590A (sh) 1993-05-28
HK105196A (en) 1996-06-28
MY130070A (en) 2007-05-31
NZ235304A (en) 1993-08-26
FR2651969B1 (fr) 1994-09-23
CN1026549C (zh) 1994-11-16
BR9004736A (pt) 1991-09-10
AU6245090A (en) 1991-03-21
PL286920A1 (en) 1991-06-03
IT9021486A0 (it) 1990-09-17
JPH03183464A (ja) 1991-08-09
IT9021486A1 (it) 1992-03-17
GB2236043B (en) 1993-06-23
NO904037D0 (no) 1990-09-17
DK222590A (da) 1991-03-19
IT1252445B (it) 1995-06-16
DD298201B5 (de) 1996-06-13
DD299151B5 (de) 1996-05-15
CN1050978A (zh) 1991-05-01
UA18254A (uk) 1997-12-25
KR910005790A (ko) 1991-04-27
MA21952A1 (fr) 1991-04-01
GEP19960301B (en) 1996-06-24
AU635319B2 (en) 1993-03-18
RO108292B1 (ro) 1994-04-28
AU635320B2 (en) 1993-03-18
IT1249591B (it) 1995-03-08
TJ3B (pt) 1996-07-16
US5165426A (en) 1992-11-24
BG60138A3 (en) 1993-11-15
ZW14590A1 (en) 1991-08-07
HUT61176A (en) 1992-12-28
BE1006670A5 (fr) 1994-11-16
JPH0659200B2 (ja) 1994-08-10
KR910005791A (ko) 1991-04-27
YU47373B (sh) 1995-01-31
IE903308A1 (en) 1991-04-10
EP0419187A2 (en) 1991-03-27
CA2025545A1 (en) 1991-03-19
DK222690A (da) 1991-03-19
PL286921A1 (en) 1991-06-03
ZW14490A1 (en) 1991-08-07
EG19409A (en) 1995-04-30
CZ452090A3 (cs) 1999-10-13
FR2651970B1 (fr) 1994-10-28
CN1050977A (zh) 1991-05-01
JPH0659201B2 (ja) 1994-08-10
SE9002955D0 (sv) 1990-09-17
IT9021487A1 (it) 1992-03-17
LV10029B (en) 1994-10-20
UA19152A (uk) 1997-12-25
YU47374B (sh) 1995-01-31
IE62416B1 (en) 1995-01-25
BG51436A3 (en) 1993-05-14
FI904573A0 (fi) 1990-09-17
DK222590D0 (da) 1990-09-17
IE62604B1 (en) 1995-02-22
MD43B1 (ro) 1994-08-31
RU1837812C (ru) 1993-08-30
CH682287A5 (pt) 1993-08-31
AT400504B (de) 1996-01-25
OA09551A (en) 1993-01-31
AR243338A1 (es) 1993-08-31
GB9020248D0 (en) 1990-10-31
HRP930441A2 (en) 1995-12-31
LV10029A (lv) 1994-05-10
TR28752A (tr) 1997-02-28
CH686700A5 (fr) 1996-06-14
NO904036L (no) 1991-03-19
IT9021487A0 (it) 1990-09-17
SE9002956L (sv) 1991-03-19
JPH03183465A (ja) 1991-08-09
MY107052A (en) 1995-09-30
NL9002043A (nl) 1991-04-16
GB2236043A (en) 1991-03-27
DK222690D0 (da) 1990-09-17
DE4029566A1 (de) 1991-03-28
ES2029942A6 (es) 1992-10-01
HK105296A (en) 1996-06-28
EP0419187A3 (en) 1993-08-04
CH682366A5 (fr) 1993-09-15
LU87808A1 (fr) 1991-05-07
CA2025545C (en) 1995-07-04
FR2651969A1 (fr) 1991-03-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT95333A (pt) Processo para o processamento de folhas de tabaco
CN204969426U (zh) 再造烟丝定长切丝装置
US4258728A (en) Process for improving the fill power of reconstituted tobacco
CN108477666A (zh) 一种再造烟叶切丝装置及其钝力铡丝机构
US4328816A (en) Process for improving the fill power of reconstituted tobacco
AP209A (en) Improvements relating to the processing of tobbacco leaves
LT3254B (en) Smoking material of tobacco leaves, method for preparing of tobacco leaves (variants), method for manufacturing of smoking material for production of cigarettes
KR102238805B1 (ko) 마늘분말 소포장품의 제조 방법 및 장치
WO2023235902A1 (en) Process and equipment for manufacturing cut rag
DD299151A5 (de) Verfahren zur Behandlung von Tabakblättern
DD298201A5 (de) Verfahren zur Behandlung von Tabakblättern

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910117

FC3A Refusal

Effective date: 19980901