PT868423E - Metodo para a sintese de um composto de benzimidazole - Google Patents

Metodo para a sintese de um composto de benzimidazole Download PDF

Info

Publication number
PT868423E
PT868423E PT96942702T PT96942702T PT868423E PT 868423 E PT868423 E PT 868423E PT 96942702 T PT96942702 T PT 96942702T PT 96942702 T PT96942702 T PT 96942702T PT 868423 E PT868423 E PT 868423E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
methoxy
process according
pyridinyl
dimethyl
methyl
Prior art date
Application number
PT96942702T
Other languages
English (en)
Inventor
Ake Karlsson
Anders Gustavsson
Original Assignee
Astrazeneca Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Astrazeneca Ab filed Critical Astrazeneca Ab
Publication of PT868423E publication Critical patent/PT868423E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D401/00Heterocyclic compounds containing two or more hetero rings, having nitrogen atoms as the only ring hetero atoms, at least one ring being a six-membered ring with only one nitrogen atom
    • C07D401/02Heterocyclic compounds containing two or more hetero rings, having nitrogen atoms as the only ring hetero atoms, at least one ring being a six-membered ring with only one nitrogen atom containing two hetero rings
    • C07D401/12Heterocyclic compounds containing two or more hetero rings, having nitrogen atoms as the only ring hetero atoms, at least one ring being a six-membered ring with only one nitrogen atom containing two hetero rings linked by a chain containing hetero atoms as chain links
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P1/00Drugs for disorders of the alimentary tract or the digestive system
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P1/00Drugs for disorders of the alimentary tract or the digestive system
    • A61P1/04Drugs for disorders of the alimentary tract or the digestive system for ulcers, gastritis or reflux esophagitis, e.g. antacids, inhibitors of acid secretion, mucosal protectants

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

1 1
- 1 -
DESCRIÇÃO "MÉTODO PARA A SÍNTESE DE UM COMPOSTO DE BENZIMIDAZOLE" 5
Area da invenção A presente invenção relaciona-se com um novo 10 processo para a síntese de 5-metoxi-2-[[(4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil) -metil)sulfinil]-lH-benzimidazole, conhecido pelo nome genérico de omeprazole.
Antecedentes da invenção e estado da técnica 15 O omeprazole é um inibidor da secreção de suco gástrico que o torna útil como agente anti-úlceras. A US 4 255 431 (correspondente à EP 0 005 129) descreve um processo para a preparação desta classe de 20 benzimidazoles substituídos. 0 referido processo compreende vários passos reaccionais. Os três últimos passos do processo utilizam mais do que um solvente e requerem isolamento de intermediários para dar o produto final omeprazole. O produto resultante está 25 contaminado com materiais de partida e subprodutos. A WO 91/18895 descreve um processo melhorado para a síntese de omeprazole. Este processo descreve o passo de oxidação e um procedimento de processamento do 30 omeprazole. O passo de oxidação utiliza ácido m-cloroperoxibenzóico num sistema de cloreto de metileno/água a um pH substancialmente constante de cerca de 8,0 até 8,6. O procedimento de processamento inclui a cristalização de omeprazole pela adição de um 35 formato de alquilo.
Outro processo para o fabrico de omeprazole está descrito na US 5 391 752. Este processo também descreve só o passo de oxidação. O referido passo de oxidação _ 2 - p U ^^ utiliza monoperoxiftalato de magnésio como um agente oxidante. 0 produto resultante está contaminado com matéria de partida e subprodutos.
Ainda outro processo para o fabrico de compostos que apresentam analogias estruturais com o omeprazole está descrito na US 4 619 997. Os intermediários são isolados, mas não purificados, e são utilizados diferentes sistemas de solventes nos passos químicos ao longo do processo.
Pelo exposto acima existe ainda uma necessidade de um novo processo conveniente e mais eficaz para o fabrico de omeprazole.
Sumário da invenção A seguir descreve-se o processo melhorado. O Esquema I adiante descreve três sequências reaccionais principais na síntese de omeprazole. No esquema estão apresentados os nomes químicos completos bem como os nomes abreviados do material de partida e dos diferentes intermediários. Tanto o material de partida como os reagentes utilizados estão prontamente disponíveis por procedimentos descritos na literatura.
Passo 1:
Álcool (4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)metílico (Álcool pirmetílico) + SOCI2 (ou outro agente clorante adequado) f
Cloreto de (4-metoxi-3,5-5 dimetil-2-piridinil)metilo (Cloreto de pirmetilo) 10
Passo 2:
2-Mercapto-5- metoxibenzimidazole + (Metmercazole) 15 Cloreto de (4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)metilo (Cloreto de pirmetilo) 20
5-Metoxi-2-({(4-metoxi-3,5-25 dimetil-2-piridinil)-metil)- tio)-lH-benzimidazole (PixmeLazole) 30 4
5-Metoxi-2-(((4-metoxi-3,5- Ácido m- dimetil-2-piridinil)-metil)- cloroperoxibenzóico tio) -lli-benzimidazole (Pirmetazole)
5-Metoxi-2-(((4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)-metil)sulfinil)-1H-benzimidazole (Omeprazole)
Esquema I
As vantagens do processo melhorado da presente invenção estão descritos nos parágrafos seguintes.
Um objecto da presente invenção é proporcionar um processo para o fabrico de omeprazole em gue todos os três passos reaccionais, descritos acima, são realizados sem qualquer isolamento ou purificação dos intermediários, e realizado num sistema de solvente principal comiam para toda a sequência. Esse processo elimina passos demorados para isolamento ou purificação de intermediários ou mudança de solventes no processo e tornando assim o processo mais eficiente com uma capacidade de produção elevada. Uma vantagem adicional importante desse processo c que é eliminado o manuseamento de intermediários toxicológicos e suspeitos de mutagenicidade tais como o cloreto de pirmetilo, devido a isolamento ou purificação.
Outro objecto preferido da presente invenção é proporcionar um processo utilizando um sistema de solventes que é amigo do ambiente para evitar a libertação de solventes nocivos. Existe um interesse generalizado por parte de grupos ambientalistas tanto dentro como fora da indústria farmacêutica em que a indústria desenvolva e utilize processos amigos do ambiente. Nalguns países as autoridades também impuseram restrições quanto à libertação de solventes clorados nocivos para a atmosfera.
Surpreendentemente, o novo processo da presente invenção dá omeprazole com pureza elevada sem qualquer isolamento ou purificação de intermediários. 0 omeprazole obtido pode ser opcionalmente adicionalmente processado num passo de purificação e/ou opcionalmente processado em sais farmaceuticamente aceitáveis.
Outro objecto da presente invenção é proporcionar um processo para um passo opcional de purificação de omeprazole.
Além disso, a presente sequência reaccional a partir de álcool pirmetílico através de cloreto de pirmetilo para dar omeprazole pode ser realizado num sistema de solventes principal utilizado através de toda a sequência reaccional. 0 sistema de solventes é preferencialmente inerte a todos os reagentes e adequado para os três passos do processo. Γ Descrição pormenorizada da invenção 6 U. NO passo 1 [az-se reagir álcool pirmetílico com um excesso de cloreto de tionilo ou outro agente clorante adequado para dar cloretos de alquilo, i.e. cloreto de pirmetilo. A reacção é preferencialmente realizada à temperatura ambiente e durante um período de aproximadamente 30 minutos. A reacção também pode ser realizada a uma temperatura de -5°C até 25°C. A reacção é realizada num sistema de solventes, que é utilizado através de toda a sequência reaccional descrita no esquema I, i.e. desde o álcool pirmetílico até ao omeprazole. Esse sistema de solventes adequado para o presente processo compreende um solvente principal e opcionalmente um ou mais co-solventes. O solvente principal é preferencialmente imiscível com água, e.g. tetracloreto de carbono, 1,1,2-tricloroetano, clorofórmio, cloreto de metileno ou tolueno. 0 tolueno é especialmente preferido de um ponto de vista ambiental.
Além disso, o sistema de solventes pode compreender opcionalmente co-solvente(s) para melhorar/aumentar mais a solubilidade dos reagentes ou produtos durante toda a sequência reaccional. O sistema de co-solventes funcionará sem qualquer adição de um co-solvente, mas a adição de um co-solvente aumentará a capacidade do processo, i.e. o rendimento por volume. Co-solventes preferidos são álcoois e especialmente um álcool inferior compreendendo 1-4 átomos de carbono, cadeia carbonada essa que pode ser ramificada ou linear.
Exemplos de sistemas de solventes incluem, mas não estão limitados a, 70-80% (em volume) de cloreto de metileno ou tolueno e 20-30% (em volume) de um álcool inferior, e.y. eianol. 7 ç ^
No passo 2, faz-se reagir o cloreto de pirmetilo formado no passo 1 com metmercazole em condições alcalinas, e.g. prepara 3e uma solução aquosa alcalina de metmercazole e mistura-se com o cloreto de pirmetilo na presença de um catalisador de transferência de fase. A reacção é preferencialmente realizada a uma temperatura de 30-60°C durante um período de tempo prolongado.
Utiliza-se metmercazole numa quantidade aproximadamente estequeométrica para o cloreto de pirmetilo. Pode utilizar-se um catalisador de transferência de fase, por exemplo uma amina terciária, preferencialmente brometo de tetrabutilamónio.
As duas fases formadas são separadas e a fase aquosa pode ser extraída com o solvente orgânico imiscível com água utilizado, tal como cloreto de metileno ou tolueno. Além disso, pode adicionar-se um álcool à solução de pirmetazole para aumentar a solubilidade do intermediário formado, pirmetazole.
No passo 3, o ácido m-cloroperoxibenzóico é dissolvido num solvente orgânico imiscível com água tal como cloreto de metileno ou tolueno. O ácido m-cloroperoxibenzóico é adicionado ao pirmetazole obtido num sistema bifásico tamponado, consistindo num solvente imiscível com água, tal como cloreto de metileno ou tolueno, e base aquosa, tal como hidrogenocarbonato de sódio ou de potássio. 0 solvente orgânico pode ser opcionalmente diluído com um álcool para aumentar a solubilidade do ácido m-cloroperoxibenzóico. A oxidação com ácido m-cloroperoxibenzóico é preferencialmente realizada entre 0o e 25°C. 0 produto obtido é extraído numa fase aquosa, alcalina e o produto formado é precipitado da fase aquosa por abaixamento do pH da solução para apioximadamente 9 à temperatura ambiente. O omeprazole 8
é isolado e lavado. O rendimento global do processo é normalmente superior a 75%. A purificação adicional pode ser realizada por cristalização de um ou vários solventes orgânicos, ou por precipitação de água alcalinizada por abaixamento do pH através da adição de um ácido ou formato de alquilo.
Exemplos de ácidos adequados incluem, mas não estão limitados a, ácidos carboxílicos tais como ácido fórmico, ácido acético, ou ácido cítrico, e ácidos minerais, tais como cloreto de hidrogénio, brometo de hidrogénio, fluoreto de hidrogénio, iodeto de hidrogénio, ácido sulfúrico, ácido nítrico, ou ácido fosfórico. Os ácidos preferidos são ácidos carboxílicos. Formatos de alquilo adequados incluem, mas não estão limitados a, formato de metilo e formato de etilo. Um formato de alquilo preferido é formato de metilo. A presente invenção é descrita em mais pormenor nos seguintes exemplos não-limitativos.
Fabrico de omeorazole.
Exemplo 1.
Adicionou-se 17,8 g (0,15 mol) de cloreto de tionilo em 13 mL de cloreto de metileno a uma solução em cloreto de metileno de 16,8 g (0,10 mol) de álcool pirmetílico à temperatura ambiente. A solução foi agitada durante aproximadamente 30 minutos.
Misturou-se 18,0 g (0,10 mol) de metmercazole, 47,3 g (0,58 mol) de hidróxido de sódio aquoso (50% p/p) e brometo de tetrabutilamónio (0,9 g) à temperatura ambiente. Adicionou do a solução de cloreto de pirmetilo a uma temperatura entre 25°-40°C e a 9 p Ll mistura foi aquecida a refluxo durante 1-2 horas. As duas fases foram separadas e a fase aquosa foi lavada com cloreto de metileno. As fases orgânica a foram combinadas. 5
Adicionou-se 10,4 g (0,10 mol) de bicarbonato de potássio dissolvido em água à solução de pirmetazole.
Adicionou-se 22,3 g (0,099 mol) de ácido meta-10 cloroperoxibenzóico (76,5% p/p) dissolvido em 42 mL de cloreto de metileno e 10 mL de etanol à mistura preparada de pirmetazole em cloreto de metileno e bicarbonato de potássio em água. A oxidação foi realizada a 0-15°C. O produto foi extraído na fase 15 aquosa a um pH alcalino pela adição de hidróxido de sódio. As duas fases foram separadas e a fase orgânica foi lavada com uma solução aquosa alcalina. As fases aquosas foram combinadas. 20 O omeprazole foi precipitado da fase aquosa pela adição de 12 mL de formato de meti lo, filtrado e lavado com água/metanol e seco. Obteve-se omeprazole com um rendimento de 76%. 25 Exemplo 2.
Adicionou-se 13,1 g (0,11 mol) de cloreto de tionilo a uma solução em tolueno de 16,7 g (0,10 mol) de álcool pirmetílico à temperatura ambiente. A reacção 30 prosseguiu durante aproximadamente 30 minutos. O cloreto de pirmetilo formado em tolueno foi misturado com uma solução aquosa alcalina de 18,0 g (0,10 mol) de metmercazole. A reacção foi realizada na 35 presença de 0,9 g de brometo de tetrabutilamónio a 40°C durante um par de horas. As duas fases foram separadas e a fase aquosa foi extraída com tolueno. Adicionou-se etanol para melhorar a solubilidade do produto L-Cj - 10 - resultante antes de a solução ser arrefecida até à temperatura ambiente.
Adicionou-se 24,4 g (0,10 mol) de ácido meta-cloroperoxibenzóico em 42 mL de tolueno e 10 mL de etanol a um sistema bifásico preparado a partir da solução de pirmetazole em tolueno obtida, e bicarbonato de potássio (13,8 g) em água (120 mL) . A oxidação foi realizada entre 0°C e a temperatura ambiente. 0 produto foi extraído numa fase aquosa alcalina pela adição de hidróxido de sódio. As duas fases foram separadas e a fase orgânica foi lavada com água. 0 omeprazole foi precipitado por abaixamento do pH da solução até aproximadamente 9 à temperatura ambiente. O omeprazole foi isolado, lavado, e seco. O rendimento global foi de aproximadamente 77%.
Purificação adicional de omeprazole.
Exemplo 3
Misturou-se 20,0 g (0,0579 mol) de omeprazole, preparado de acordo com o exemplo 1, 125 mL de metanol e 54 mL de água à temperatura ambiente. 0 produto foi dissolvido a um pH alcalino por adição de hidróxido de sódio. A solução foi filtrada e arrefecida até aproximadamente 0°C. 0 produto foi precipitado por adição de ácido acético diluído, filtrado e lavado com água/metanol, e seco em seguida. Obteve-se omeprazole com um rendimento de 90%.
Exemplo 4
Misturou-se 11,2 g (0,0324 mol) de omeprazole, preparado de acordo com o exemplo 1, 69 mL de metanol, 11 34 mL de cloreto de metileno e 0,3 mL de amónia à temperatura ambiente e a solução obtida foi filtrada. O produto foi precipitado por evaporação de 5 cloreto de metileno a pressão reduzida.
Adicionou-se 0,3 mL de amónia e a suspensão foi arrefecida a 0°C. 10 0 produto foi filtrado, lavado com metanol contendo aproximadamente 1% v/v de amónia, e seco. Obteve-se omeprazole com um rendimento de 90%.
Em relação ao aspecto ambiental, o melhor modo de 15 realização de um aspecto da presente invenção é de acordo com o processo descrito no Exemplo 2.
Lisboa, 13 de Novembro de 2001 O AGENTE oficial da propriedade industrial

Claims (13)

  1. - 1 - REIVINDICAÇÕES
    t 1. Processo para o fabrico de 5-metoxi-2-tΓ(4- metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)-metil]sulfinil]-1H-benzimidazol, a partir de álcool (4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)metálico, que compreende as fases reaccionais seguintes: Fase 1: O
    N OH Álcool (4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)metálico (Álcool Pirmetálico) + SOCI2 (ou outro agente de cloração apropriado) * O ; x HCI Cl cloreto de (4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)metilo (Cloreto de Pirmetilo) Fase 2: - 2 ι i Γ \ u
    o
    H Cloreto de (4-metoxi-3,5- dimetil-2-piridinil)metilo 2-Mercapto-5- metoxi-benzimidazol (Cloreto de Pirmetilo) + (Metmercazole)
  2. 5-Metoxi-2(((4-metoxi-3,5-diinetil-2-piridinil) -metil) -tio)-lH-benzimidazol (Pirmetazole) Fase 3:
    Ácido m- cloroperoxibenzoico
  3. 5-Metoxi-2(((4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)-metil)-tio)-lH-benzimidazol 3 (Pirmetazole)
    5
  4. 5-Metoxi-2(((4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil) -metil)-sulfinil)-lH-benzimidazol (Omeprazole) 10 caracterizado pelo facto de as fases da reacção serem levadas a cabo numa ordem consecutiva, sem isolamento dos produtos intermediários formados durante o processo, usando um sistema de dissolvente principal 15 comum para toda a sequência de reacção. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o sistema de dissolvente compreender um dissolvente principal e, opcionalmente, um ou mais co-dissolventes. 3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o dissolvente principal ser cloreto de metileno.
  5. 4. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o dissolvente principal ser 25 tolueno.
  6. 5. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o co-dissolvente ser um álcool-
  7. 6. Processo de acordo com a reivindicação 1, 30 caracterizado pelo facto de a fase 1 ser levada a cabo a uma temperatura compreendida entre -5o C e 25° C.
  8. 7. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a fase 2 ser levada a cabo com um catalieador de transferência de fases. 4
  9. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o catalisador de transferência de fa3es oer brometo de tetrabutilamónio.
  10. 9. Processo de acordo com a reivindicação 1, 5 caracterizado pelo facto de a fase 2 ser levada a cabo a uma temperatura compreendida entre 30° C e 60° C.
  11. 10. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o 5-metoxi-2-[[(4-metoxi-3,5-dimetil-2-piridinil)- 10 metil]sulfinil]-lH-benzimidazol resultante ser ainda purificado numa fase de purificação.
  12. 11. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de a fase de purificação envolver a cristalização de um ou vários dissolventes 15 orgânicos.
  13. 12. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de a fase de purificação envolver a precipitação de água alcalina, baixando o pH por meio da adição de um ácido ou um formato de 20 alquilo. Lisboa, 13 de Novembro de 2001 O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
PT96942702T 1995-12-15 1996-12-05 Metodo para a sintese de um composto de benzimidazole PT868423E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9504503A SE521100C2 (sv) 1995-12-15 1995-12-15 Förfarande för framställning av en bensimidazolförening

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT868423E true PT868423E (pt) 2002-02-28

Family

ID=20400614

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96942702T PT868423E (pt) 1995-12-15 1996-12-05 Metodo para a sintese de um composto de benzimidazole

Country Status (40)

Country Link
US (1) US5958955A (pt)
EP (1) EP0868423B1 (pt)
JP (1) JP3523267B2 (pt)
KR (1) KR100433436B1 (pt)
CN (1) CN1113879C (pt)
AR (1) AR004834A1 (pt)
AT (1) ATE205201T1 (pt)
AU (1) AU704422B2 (pt)
CA (1) CA2238864C (pt)
CO (1) CO4750654A1 (pt)
CZ (1) CZ288661B6 (pt)
DE (2) DE868423T1 (pt)
DK (1) DK0868423T3 (pt)
DZ (1) DZ2137A1 (pt)
EE (1) EE03768B1 (pt)
EG (1) EG23859A (pt)
ES (1) ES2125210T3 (pt)
HK (1) HK1010539A1 (pt)
HR (1) HRP960581B1 (pt)
HU (1) HUP9900110A3 (pt)
IL (1) IL124856A (pt)
IS (1) IS1891B (pt)
MA (1) MA24026A1 (pt)
MX (1) MX9804603A (pt)
MY (1) MY115661A (pt)
NO (1) NO314306B1 (pt)
NZ (1) NZ324482A (pt)
PL (1) PL186132B1 (pt)
PT (1) PT868423E (pt)
RU (1) RU2166502C2 (pt)
SE (1) SE521100C2 (pt)
SI (1) SI0868423T1 (pt)
SK (1) SK282347B6 (pt)
TN (1) TNSN96148A1 (pt)
TR (1) TR199801070T2 (pt)
TW (1) TW460474B (pt)
UA (1) UA62921C2 (pt)
WO (1) WO1997022603A1 (pt)
YU (1) YU49420B (pt)
ZA (1) ZA9610067B (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE521100C2 (sv) * 1995-12-15 2003-09-30 Astra Ab Förfarande för framställning av en bensimidazolförening
US6489346B1 (en) 1996-01-04 2002-12-03 The Curators Of The University Of Missouri Substituted benzimidazole dosage forms and method of using same
US6699885B2 (en) 1996-01-04 2004-03-02 The Curators Of The University Of Missouri Substituted benzimidazole dosage forms and methods of using same
US5840737A (en) 1996-01-04 1998-11-24 The Curators Of The University Of Missouri Omeprazole solution and method for using same
US6645988B2 (en) * 1996-01-04 2003-11-11 Curators Of The University Of Missouri Substituted benzimidazole dosage forms and method of using same
SK283805B6 (sk) 1996-09-09 2004-02-03 Slovakofarma, A. S. Spôsob prípravy omeprazolu
US6303787B1 (en) * 1998-05-27 2001-10-16 Natco Pharma Limited Intermediates and an improved process for the preparation of Omeprazole employing the said intermediates
SI20019A (sl) * 1998-07-13 2000-02-29 LEK, tovarna farmacevtskih in kemi�nih izdelkov, d.d. Izboljšan postopek sinteze 5-metoksi -2-/(4-metoksi-3,5-dimetil-2-piridil)metil/ sulfinil-1H-benzimidazola
US6166213A (en) * 1998-08-11 2000-12-26 Merck & Co., Inc. Omeprazole process and compositions thereof
IL142703A (en) 1998-11-10 2006-04-10 Astrazeneca Ab Crystalline form of omeprazole
UA72748C2 (en) 1998-11-10 2005-04-15 Astrazeneca Ab A novel crystalline form of omeprazole
DE19951960C2 (de) 1999-10-28 2002-06-27 Gruenenthal Gmbh Verfahren zur Herstellung als Ulkustherapeutika geeigneter Benzimidazol-Derivate
CA2472103A1 (en) * 2002-01-25 2003-08-07 Santarus, Inc. Transmucosal delivery of proton pump inhibitors
SE0203092D0 (en) 2002-10-18 2002-10-18 Astrazeneca Ab Method for the synthesis of a benzimidazole compound
US8993599B2 (en) 2003-07-18 2015-03-31 Santarus, Inc. Pharmaceutical formulations useful for inhibiting acid secretion and methods for making and using them
US8815916B2 (en) 2004-05-25 2014-08-26 Santarus, Inc. Pharmaceutical formulations useful for inhibiting acid secretion and methods for making and using them
US8906940B2 (en) 2004-05-25 2014-12-09 Santarus, Inc. Pharmaceutical formulations useful for inhibiting acid secretion and methods for making and using them
ZA200706613B (en) * 2004-12-16 2009-03-25 Cipla Ltd Process
CN100393712C (zh) * 2006-01-23 2008-06-11 中国科学院成都有机化学有限公司 苯并咪唑型质子泵抑止剂及其前体的改进制备和分离纯化方法
WO2007122686A1 (ja) * 2006-04-14 2007-11-01 Eisai R & D Management Co., Ltd. ベンズイミダゾール化合物
EP2125783A2 (en) * 2007-02-21 2009-12-02 Cipla Limited Process for the preparation of esomeprazole magnesium dihydrate
CN101492459B (zh) * 2008-01-25 2011-04-27 山东轩竹医药科技有限公司 含烷氧乙酰基二氢异噁唑并吡啶化合物
CN101497603B (zh) * 2008-01-30 2012-11-07 山东轩竹医药科技有限公司 含有被烷氧烷胺氧基取代的吡啶的苯并咪唑衍生物
CN103664885A (zh) * 2013-12-12 2014-03-26 武汉工程大学 苯并咪唑型质子泵抑制剂中间体的制备方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US461997A (en) * 1891-10-27 Sand-pump or other pipes
SE7804231L (sv) * 1978-04-14 1979-10-15 Haessle Ab Magsyrasekretionsmedel
JPS6150978A (ja) * 1984-08-16 1986-03-13 Takeda Chem Ind Ltd ピリジン誘導体およびその製造法
US4619997A (en) * 1984-09-06 1986-10-28 The Upjohn Company Substituted 2-pyridylmethylthio and sulfinyl-benzimidazoles as gastric antisecretory agents
IL76839A (en) * 1984-10-31 1988-08-31 Byk Gulden Lomberg Chem Fab Picoline derivatives,processes for the preparation thereof and pharmaceutical compositions containing the same
SE9002043D0 (sv) * 1990-06-07 1990-06-07 Astra Ab Improved method for synthesis
WO1993006097A1 (en) * 1991-09-20 1993-04-01 Merck & Co., Inc. Novel process for the preparation of anti-ulcer agents
SE521100C2 (sv) * 1995-12-15 2003-09-30 Astra Ab Förfarande för framställning av en bensimidazolförening

Also Published As

Publication number Publication date
AR004834A1 (es) 1999-03-10
CA2238864C (en) 2006-01-24
YU49420B (sh) 2006-01-16
TNSN96148A1 (fr) 2005-03-15
EE9800183A (et) 1998-12-15
ZA9610067B (en) 1997-06-17
US5958955A (en) 1999-09-28
MY115661A (en) 2003-08-30
MA24026A1 (fr) 1997-07-01
DE69615052T2 (de) 2002-06-27
RU2166502C2 (ru) 2001-05-10
HRP960581B1 (en) 2001-12-31
HK1010539A1 (en) 1999-06-25
YU64296A (sh) 1999-07-28
ES2125210T3 (es) 2002-02-01
SI0868423T1 (en) 2002-04-30
CN1113879C (zh) 2003-07-09
HUP9900110A3 (en) 2002-10-28
CA2238864A1 (en) 1997-06-26
NO982624D0 (no) 1998-06-08
SE9504503L (sv) 1997-06-16
DK0868423T3 (da) 2001-12-03
KR100433436B1 (ko) 2004-07-16
TW460474B (en) 2001-10-21
EP0868423B1 (en) 2001-09-05
CZ288661B6 (cs) 2001-08-15
CO4750654A1 (es) 1999-03-31
CN1204332A (zh) 1999-01-06
WO1997022603A1 (en) 1997-06-26
EE03768B1 (et) 2002-06-17
NO314306B1 (no) 2003-03-03
UA62921C2 (en) 2004-01-15
IL124856A0 (en) 1999-01-26
DE868423T1 (de) 1999-06-02
AU704422B2 (en) 1999-04-22
CZ168598A3 (cs) 1998-09-16
IS1891B (is) 2003-09-19
EP0868423A1 (en) 1998-10-07
ATE205201T1 (de) 2001-09-15
PL186132B1 (pl) 2003-10-31
NO982624L (no) 1998-06-08
HUP9900110A2 (hu) 2000-03-28
SK282347B6 (sk) 2002-01-07
TR199801070T2 (xx) 1998-08-21
AU1155097A (en) 1997-07-14
PL327334A1 (en) 1998-12-07
NZ324482A (en) 2000-04-28
ES2125210T1 (es) 1999-03-01
SE521100C2 (sv) 2003-09-30
HRP960581A2 (en) 1998-02-28
DZ2137A1 (fr) 2002-10-23
JP3523267B2 (ja) 2004-04-26
SK76898A3 (en) 1998-12-02
MX9804603A (es) 1998-10-31
EG23859A (en) 2007-11-18
IL124856A (en) 2002-12-01
IS4750A (is) 1998-05-22
JP2000502101A (ja) 2000-02-22
DE69615052D1 (de) 2001-10-11
SE9504503D0 (sv) 1995-12-15
KR20000064399A (ko) 2000-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT868423E (pt) Metodo para a sintese de um composto de benzimidazole
JP2993122B2 (ja) オメプラゾールの合成法
CA2289409C (en) Sulfoxide compounds and acetone complexes, and a process for producing the same
JPH11508601A (ja) アミン酸塩化合物とその製造プロセス
CA2405304C (en) Method for obtaining derivatives of [[(pyridil substituted)methyl]thio]benzimidazole
KR100671881B1 (ko) 세팜 유도체로부터의 페남 유도체 제조방법
AU2006242782B2 (en) New process for synthesis of proton pump inhibitors
US12077484B2 (en) Process for the synthesis of melphalan
EP1485373A1 (en) Method of stabilizing lansoprazole
JP3207018B2 (ja) ベンジルコハク酸誘導体の製造方法およびその製造中間体
JP4884967B2 (ja) ベンズイミダゾール誘導体塩沈殿物の製造方法
WO2006049486A1 (en) A PREPARATION METHOD FOR SUBSTITUTED 2-(2-PYRIDYLMETHOYLSULPHINYL)-l-H-BENZIMID AZOLES
WO2008087665A2 (en) Process for preparation of lansoprazole
SA96170440B1 (ar) benzimidazoleعملية لتخلق مركب بنزيميدازول
WO2006080484A1 (ja) セフカペン ピボキシルのメタンスルホン酸塩
ES2246151B1 (es) Procedimiento de preparacion de derivados de 2-(2-piridilmetilsulfinil)-bencimidazol.
ES2334221T3 (es) Un metodo para producir 1-(2-(benzimidazol-2-iltio)etil) piperazina o su sal.
JPS63139184A (ja) 6−〔D(−)−α−(4−エチル−2,3−ジオキソピペラジン−1−イルカルボニルアミノ)−α−フェニルアセトアミド〕−ペニシラン酸の製法
IT8322562A1 (it) Cefem-composti utili per preparare derivati di cefalosporina
KR20040042637A (ko) 아르기닌 유도체의 제조 방법