BRPI1100255A2 - Veículo do tipo montado - Google Patents

Veículo do tipo montado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100255A2
BRPI1100255A2 BRPI1100255-7A2A BRPI1100255A BRPI1100255A2 BR PI1100255 A2 BRPI1100255 A2 BR PI1100255A2 BR PI1100255 A BRPI1100255 A BR PI1100255A BR PI1100255 A2 BRPI1100255 A2 BR PI1100255A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cover
tank
vehicle
fuel tank
side covers
Prior art date
Application number
BRPI1100255-7A2A
Other languages
English (en)
Inventor
Koji Aoki
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1100255A2 publication Critical patent/BRPI1100255A2/pt
Publication of BRPI1100255B1 publication Critical patent/BRPI1100255B1/pt
Publication of BRPI1100255B8 publication Critical patent/BRPI1100255B8/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J35/00Fuel tanks specially adapted for motorcycles or engine-assisted cycles; Arrangements thereof
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/02Frames
    • B62K11/04Frames characterised by the engine being between front and rear wheels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)

Abstract

VEÍCULO DO TIPO MONTADO. A presente invenção refere-se a um veículo do tipo montado que é capaz de prevenir o tanque de combustível de receber uma carga imposta na cobertura de tanque e de conseguir a redução de peso do tanque de combustível. Uma motocicleta (1) inclui: um chassi de veículo (5); um tanque de combustível (51), fixado no chassi do veículo, para armazenar combustí- vel; uma cobertura de tanque para cobrir pelo menos parte do tanque de combustível (51); uma parte de flange (53), provida no tanque de combustível (51), para fixar o tanque de combustível (51) no chassi do veículo (5); e um membro de suporte de cobertura (66), fixado na parte de flange (53) para suportar a cobertura de tanque.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TiPO MONTADO".
Descrição Campo Técnico A presente invenção refere-se a um veículo do tipo montado que inclui um tanque de combustível coberto com um membro de cobertura. Técnica Antecedente Um veículo do tipo montado, cujo tanque de combustível é coberto com uma coberta de tanque tem sido até hoje conhecido (ver Documento de Patente 1 dado abaixo, por exemplo). O veículo do tipo montado descrito no Documento de Patente 1 inclui: uma cobertura centrai integralmente moldada na qual uma abertura correspondente a uma posição de um gargalo de enchimento é feita; e coberturas laterais esquerda e direita em par moldadas separadamente da cobertura central e dispostas nos respectivos lados esquerdo e direito da coberta centra] em tal modo como a cobrir o tanque de combustível a partir de seus lados. O veículo do tipo montado é configurado em que a coberta central e as cobertas laterais (a seguir, estas coberturas são referidas como uma "cobertura de tanque" dependendo da necessidade) são fixadas no tanque com parafusos.
Documento da Técnica Anterior Documento de Patente [Documento de Patente 1] Publicação do Pedido de Patente Japonesa n° 2009/161016 Sumário da Invenção Problemas a Serem Solucionados pela Invenção No veículo do tipo montado descrito no Documento de Patente 1, todavia, a cobertura de tanque é fixada no tanque de combustível com parafusos. Por esta razão, quando uma carga excessiva é aplicada à cobertura de tanque, o tanque de combustível recebe a carga e assim pode ser deformado ou sujeito a outros riscos.
Com isto levado em consideração, a resistência do tanque de combustível necessita ser aumentada a tal grau que o tanque de combustível não seja facilmente deformado mesmo recebendo uma carga através da cobertura do tanque, por tomar medidas tais como aumento da espessura de uma placa de aço constituindo o tanque de combustível. Isto torna difícil reduzir o peso do tanque de combustível.
Um objetivo da presente invenção é prover um veículo do tipo montado que seja capaz de prevenir o tanque de combustível de receber uma carga imposta na cobertura de tanque e de conseguir a redução do peso do tanque de combustível.
Meios para Solucionar Problemas Uma invenção conforme relatada na reivindicação 1 é caracterizada por compreender um chassi do veículo; um tanque de combustível fixado no chassi do veículo, para armazenamento do combustível; uma cobertura de tanque para cobrir pelo menos parte do tanque de combustível; uma parte de flange, provida no tanque de combustível, para fixar o tanque de combustível no chassi do veículo; e um membro de suportar a cobertura, fixado na parte de flange, para suportar a cobertura de tanque.
Uma invenção conforme relatada na reivindicação 2 é caracterizada em que, em adição à configuração de acordo com a reivindicação 1, a cobertura de tanque compreende: uma cobertura de tanque frontal para cobrir uma porção dianteira do tanque de combustível; e coberturas laterais de tanque dianteiras em par dispostas em dois lados da cobertura de tanque frontal em uma direção da largura do veículo, coberturas laterais de tanque dianteiras cobrindo pelo menos partes das superfícies laterais do tanque de combustível, respectivamente, e a cobertura de tanque frontal e as coberturas laterais de tanque dianteiras são fixadas em conjunto e fixadas no membro de suporte de cobertura.
Uma invenção conforme relatada na reivindicação 3 é caracterizada em que, em adição à configuração de acordo com a reivindicação 1 ou 2, os membros de suporte de cobertura em par são dispostos com uma parte de fixação interposta no meio na direção da largura do veículo, a parte de fixação sendo formada na parte de flange e fixada no chassi do veículo e cada um dos membros de suporte de cobertura é fixado na parte de flange pelo uso de membro de eixo de fixação simples.
Uma invenção conforme relatada na reivindicação 4 é caracterizada em que, em adição à configuração de acordo com a reivindicação 2, o membro de suporte de cobertura inclui uma pluralidade de partes de fixação de cobertura para fixar a cobertura de tanque, e pluralidade de partes de fixação de cobertura é disposta com parte de fixação interposta no meio na direção da largura do veículo e são integralmente formadas, a parte de fixação formada na parte de flange e fixada no chassi do veículo.
Uma invenção conforme relatada na reivindicação 5 é caracterizada por ainda compreender, em adição à configuração de acordo com a reivindicação 2, as coberturas laterais em par, dispostas para continuar para porções traseiras das coberturas laterais de tanque dianteiras, as coberturas laterais cobrindo pelo menos partes das superfícies laterais do tanque de combustível, respectivamente, caracterizada em que o tanque de combustível inclui partes de travamento da cobertura para respectivamente travar a cobertura de tanque dianteira, as coberturas laterais de tanque dianteiras e as coberturas laterais, e a cobertura de tanque dianteira, as coberturas laterais de tanque dianteiras e as coberturas laterais, cada qual inclui uma parte de travamento de tanque configurada para se engatar com uma correspondente das partes de travamento de cobertura.
Uma invenção conforme relatada na reivindicação 6 é caracterizada em que, em adição à configuração de acordo com a reivindicação 5, a cobertura de tanque frontal inclui partes de fixação de membro de suporte de cobertura em par, que são configuradas para serem fixadas no membro de suporte de cobertura, nas suas respectivas duas porções da extremidade na direção da largura do veículo, e as partes de travamento de tanque são dispostas na traseira das respectivas partes de fixação do membro de suporte de cobertura.
Efeitos da Invenção De acordo com a invenção conforme relatada na reivindicação 1, a cobertura de tanque é fixada no membro de suporte da cobertura fixado na parte de flange. Isto significa que a cobertura de tanque não está diretamente fixada no tanque de combustível. Deste modo, mesmo quando uma carga excessiva for aplicada à cobertura de tanque, é possível inibir o tanque de combustível de receber a carga. Consequentemente, a redução no peso do tanque de combustível pode ser conseguida.
De acordo com a invenção conforme relatada na reivindicação 2, a cobertura de tanque frontal e as coberturas laterais de tanque dianteiras são juntamente presas e fixadas no membro de suporte da cobertura. Por tal razão, mesmo no caso em que a periferia do tanque de combustível é coberta com múltiplas coberturas de tanque, é possível reduzir o número de membros de fixação e similar, e consequentemente conseguir a redução no peso do tanque de combustível.
De acordo com a invenção conforme relatada na reivindicação 3, os membros de suporte de cobertura são fixados na parte de flange pelo uso de seus respectivos membros de fixação simples. Por tal razão, uma vez que uma carga excessiva seja aplicada à cobertura de tanque e esta carga atue sobre os membros de suporte da cobertura, os membros de suporte de cobertura giram nos seus respectivos membros de eixo de fixação com relação à parte de flange. Consequentemente, é possível facilitar a carga que seja aplicada à cobertura de tanque e à parte de flange.
De acordo com a invenção conforme relatado na reivindicação 4, as múltiplas partes de fixação de cobertura do membro de suporte da cobertura são dispostas com a parte de fixação interposta no meio na direção da largura do veículo e são integralmente formadas, a parte de fixação formada na parte de flange e fixada no chassi do veículo. Por tal razão, as folgas entre o tanque de combustível e múltiplas coberturas de tanque podem ser controladas coietivamente pelo uso do membro de suporte da cobertura. Consequentemente, é possível aumentar a produtividade da motocicleta.
De acordo com a invenção conforme relatada na reivindicação 5, o tanque de combustível é travado na cobertura de tanque frontal, coberturas laterais de tanque dianteiras e coberturas laterais levando as partes de travamento do tanque e as partes de travamento de cobertura a engatarem entre si. Por tal razão, mesmo quando uma carga excessiva for aplicada à cobertura de tanque frontal, às coberturas laterais de tanque dianteiras e às coberturas laterais, é possível inibir a carga de atuar no tanque de combustível. Além do mais, as folgas entre estas coberturas e o tanque de combustível podem ser ajustadas para uma mínima. Por tal razão, é possível tornar o tanque de combustível da motocicleta compacto e tornar a aparência externa da motocicleta melhor.
De acordo com a invenção conforme relatada na reivindicação 6, a cobertura de tanque frontal inclui as partes de fixação do membro de suporte da cobertura em par, que são fixadas no membro de suporte da cobertura, nas suas respectivas duas porções da extremidade na direção da largura do veículo. Além do mais, as partes de travamento do tanque são dispostas na traseira das respectivas partes de fixação do membro de suporte da cobertura. Por tal razão, as duas porções da extremidade da cobertura de tanque frontal na direção da largura do veículo podem ser fixadas e deste modo fixadas nas partes de fixação do membro de suporte da cobertura em par. Consequentemente, mesmo no caso em que o peso da cobertura de tanque frontal for reduzido por afinar a cobertura do tanque frontal, é possível inibir a deformação da cobertura de tanque frontal.
Breve descrição dos Desenhos A figura 1 é uma vista lateral direita mostrando uma motocicleta de acordo com uma primeira concretização da presente invenção. A figura 2 é uma vista lateral direita mostrando a motocicleta, de acordo com a primeira concretização da presente invenção. A figura 3 é uma vista em planta mostrando a motocicleta em que uma cobertura de tanque não é provida em um tanque de combustível ainda. A figura 4 é uma vista lateral direita mostrando a motocicleta em que a cobertura do tanque não é provida no tanque de combustível ainda. A figura 5 é uma vista lateral direita mostrando um membro de suporte da cobertura 66 fixado em uma parte de flange do tanque de combustível. A figura 6 é uma vista em seção transversal ampliada mostrando como uma parte de travamento do tanque e uma parte de travamento da cobertura são travadas entre si. A figura 7 é uma vista em planta mostrando a motocicleta em que uma cobertura de tanque frontal é provida no tanque de combustível. A figura 8 é uma vista em planta mostrando a motocicleta em que a cobertura de tanque frontal, coberturas laterais de tanque dianteiras e coberturas laterais são fixadas no tanque de combustível. A figura 9 é uma vista lateral direita mostrando a motocicleta em que a cobertura de tanque frontal, coberturas laterais de tanque frontal e coberturas laterais são fixadas no tanque de combustível. A figura 10 é uma vista em planta mostrando uma motocicleta de acordo com uma segunda concretização da presente invenção.
Modos para Realizar a Invenção Primeira Concretização Com referência aos desenhos, as descrições serão a seguir proporcionadas para uma primeira concretização da presente invenção. Uma motocicleta será descrita como um veículo do tipo montado de acordo com a primeira concretização. A figura 1 e a figura 2 são vistas laterais direitas cada qual mostrando a motocicleta de acordo com a primeira concretização da presente invenção. A figura 1 mostra a motocicleta da qual alguns membros de cobertura são destacados. A figura 2 mostra a motocicleta na qual todos os membros de cobertura são fixados no corpo do veículo. Nota-se que as direções para frente, para trás, para esquerda, para direita, para cima e para baixo na descrição dada abaixo são baseadas com vistas a partir de um ocupante (condutor) montando o veícuio do tipo montado a menos que de outro modo especificado. Em adição, nos desenhos, uma seta FR indica uma direção para frente do veículo; uma seta LH indica uma direção para o lado esquerdo do veículo; e uma seta UP indica uma direção para o lado superior do veículo.
Primeiramente, com referência à figura 1, as descrições serão providas para uma configuração total da motocicleta 1. Como mostrado na figura 1, a motocicleta 1 de acordo com esta concretização principaimente inclui: um chassi do veículo 5; uma roda dianteira 2; garfos dianteiros 3 para pivotadamente suportar a roda dianteira 2; um guidão 4 conectado aos garfos dianteiros 3; um motor 20 suspenso do chassi do veículo 5; uma roda traseira 17 que é uma roda de acionamento; um braço oscilante 60 fixado de modo verticalmente oscilável no chassi do veículo 5 com um coxim traseiro (não ilustrado) interposto no meio, o braço oscilante 60 suportando pivotadamente a roda traseira 17; uma placa pivô 11 para conectar o braço oscilante 60 no chassi do veículo 5 em um modo que o braço oscilante 60 seja verticalmente oscilável; um tanque de combustível 51; um assento de ocupante sentar 85; um farol dianteiro 18; uma cobertura do corpo 90; um para-lama dianteiro 97; um para-lama traseiro 98; e uma cobertura de tanque 62 (uma cobertura de tanque dianteira 63, coberturas laterais de tanque dianteiras 64 e coberturas laterais 65) para cobrir a parte do tanque de combustível 51. O chassi do veículo 5 é feito por conectar integralmente os múltiplos tipos de produtos de aço juntos pela soldagem e similar. Como mostrado na figura 1, chassi do veículo 5 inclui um tubo dianteiro 6, armações principais 7, trilhos de assento 8, tubos descendentes 9, estais traseiros 10 e múltiplos membros transversais (não ilustrados). O tubo dianteiro 6 é disposto em uma porção da extremidade frontal do chassi do veículo 5 e suporta os garfos dianteiros em par 3 para suportar pivotadamente a roda dianteira 2. O par de armações principais 7 é provido nos respectivos lados esquerdo e direito. As armações principais em par 7 estendem-se diagonalmente para baixo e para trás a partir do tubo dianteiro 6 quando visto do lado. As porções da extremidade inferior das armações principais em par 7 são conectadas nas placas pivôs 11, respectiva mente. O par de trilhos de assento 8 é provido nos respectivos lados esquerdo e direito. As porções da extremidade dos trilhos do assento em par 8 são conectadas nas armações principais 7 e as outras porções das extremidades dos trilhos de assento em par 8 estendem-se diagonalmente para cima e para trás em um modo a inclinar-se de modo reiativamente acentuado, respectiva mente, quando visto do lado.
Os tubos descendentes em par 9 estendem-se diagonalmente para baixo e para trás do tubo dianteiro 6, quando visto do lado. Uma placa de suporte (não ilustrada) para suportar o motor 20 é fixada nas porções inferiores dos respectivos tubos descendentes 9. Os estais de fixação de membro da cobertura 110 para fixar a parte da cobertura de corpo 90 estendem-se para frente a partir da placa de montagem. O par de estais traseiros 10 é provido nos respectivos lados esquerdo e direito. As porções da extremidade dos estais traseiros em par 10 são conectadas nas porções da extremidade traseira das placas pivôs 11. As outras porções da extremidade dos estais traseiros em par 10 estendem-se diagonalmente para cima e para trás em um modo a inclinar-se de modo relativamente acentuado e são conectados nas porções traseiras dos trilhos do assento em par 8, respectivamente.
Os membros transversais (não ilustrados) incluem, por exemplo, membros de tubo que se estendem na direção para esquerda/para direita e contatam as armações esquerdas e direitas em par (armações principais 7, tubos descendentes 9, trilhos de assento 8e similares) juntas na direção para esquerda/para direita. O par de garfos dianteiros 3 é provido nos lados esquerdo e direito. As porções da extremidade superior dos garfos dianteiros em par 3 são conectadas na porção da extremidade inferior do guidão 4. As porções da extremidade superior dos garfos dianteiros 3 são suportadas por uma haste de direção (não ilustrada) rotativa e pivotadamente suportada pelo tubo dianteiro 6 e uma ponte (não ilustrada) fixada nas extremidades superior e inferior desta haste de direção. As porções da extremidade inferior dos garfos dianteiros em par 3 pivotadamente suportam a roda dianteira 2 em um modo que a roda dianteira 2 seja girável. O farol dianteiro 18 é disposto na frente do tubo dianteiro 6 e acima do para-lama dianteiro 97 e ilumina a frente do corpo do veículo. O farol dianteiro 18 é fixado em um estai de suportar farol dianteiro (não ilustra- do) fixado no chassi dianteiro 5. O motor 20 é um motor principal (por exemplo, um motor resfriado à água de cilindro simples de 4-ciclos) para a motocicleta 1. Como mostrado na figura 1, o motor 20 é montado em uma porção quase central do chassi do veículo 5 na direção para frente/para trás. O motor 20 é disposto em um modo que um eixo de manivela (não ilustrado) estende-se na direção para esquerda/para direita do corpo do veículo. Um tubo de exaustão 28 através do qual descarrega-se um gás de exaustão é conectado ao motor 20. Um silencioso 30 para amortecimento do ruído de exaustão é conectado à porção da extremidade traseira do tubo de exaustão 28.
Como mostrado na figura 1, o tanque de combustível 51 armazena o combustível que é fornecido ao motor 20. O tanque de combustível 51 é disposto na traseira do tubo dianteiro 6 e na frente do assento 85 e é fixado na porção superior do chassi do veículo 5 (armações principais 7 e trilhos do assento 8). As descrições serão providas para uma estrutura para fixar o tanque de combustível 51 no chassi do veículo 5 mais tarde. O assento para ocupante sentar 85 inclui: um assento principal 85a sobre o qual o condutor senta; e um assento de carona 85b sobre o qual o passageiro senta atrás do condutor. O assento que o ocupante senta 85 é suportado pelas porções superiores dos trilhos de assento em par 8.
Em seguida, com referência à figura 1 e à figura 2, as descrições serão providas para a cobertura do corpo 90. A cobertura do corpo 90 é aquela para cobrir o chassi do veículo 5. A cobertura do corpo 90 inclui uma cobertura superior central frontal 91, coberturas laterais superiores dianteiras 95, um capô interno 92, primeiros capôs laterais dianteiros 96, segundos capôs laterais dianteiros 99, um capô inferior 93 e um capô traseiro 94.
Como mostrado na figura 1 e na figura 2, a cobertura superior central dianteira 91 é disposta sobre o farol dianteiro 18 e na frente do tubo dianteiro 6 e, é fixada nas coberturas laterais superiores dianteiras 95 (que serão descritas mais adiante). O par de coberturas laterais superiores dianteiras 95 é provido nos respectivos lados esquerdo e direito e é disposto nas respectivas por- ções laterais do farol dianteiro 18, como mostrado na figura 1 e na figura 2. Especificamente, as coberturas laterais superiores dianteiras 95 são dispostas entre o farol dianteiro 18 e o tanque de combustível 51, quando visto do lado e cobrem o tubo dianteiro 6 a partir de seus lados. As coberturas laterais superiores dianteiras 95 são cada qual formada em um formato aproximadamente triangular que se conifica para sua traseira a partir da sua dianteira, quando visto do lado. As porções dianteiras das coberturas laterais superiores dianteiras 95 são fixadas no farol dianteiro 18 ou no estai suportando o farol dianteiro (não ilustrado), enquanto as porções da extremidade inferior das coberturas laterais superiores dianteiras 95 são travadas nos primeiros capôs laterais dianteiros 96. O par de primeiros capôs laterais dianteiros 96 são providos nos respectivos lados esquerdo e direito e são dispostos sob as coberturas laterais superiores dianteiras 95, como mostrado na figura 2. Os primeiros capôs laterais dianteiros 96 são dispostos em um modo a cobrir os lados de cada um dentre o chassi do veículo 5 e o motor 20. Quando visto do lado, os primeiros capôs laterais dianteiros 96 são, cada qual, formados em um formato aproximadamente triangular que se conifica de trás para a frente e formado em tal formato que uma parte da porção da extremidade traseira é cortada em um formato quase triangular.
Como mostrado na figura 2, as porções superiores dos primeiros capôs laterais dianteiros 96 são travadas nas porções inferiores das coberturas laterais superiores dianteiras 95, enquanto as porções inferiores dos primeiros capôs laterais dianteiros 96 são fixadas no chassi do veículo 5 pelo uso dos estais 110 de fixação do membro de cobertura (ver figura 1). As porções traseiras dos primeiros capôs laterais dianteiros 96 são fixadas nos segundos capôs laterais dianteiros 99, respectivamente.
Em adição, as protrusões de travamento (não ilustradas) são providas nas superfícies internas do lado da extremidade traseira das porções superiores dos primeiros capôs laterais dianteiros 96, respectivamente. Os primeiros capôs laterais dianteiros 96 são travados, respectivamente, nas coberturas laterais de tanque frontal 64 pela inserção destas protrusões de travamento nas partes de travamento 100 (ver figura 1 e figura 9) com clipes de resina (não ilustrados) interpostos no meio, as partes de travamento 100 providas nas porções traseiras do lado da extremidade inferior das cobertu ras laterais de tanque dianteiras 64 (que serão adiante descritas). O par de segundos capôs laterais dianteiros 99 é provido nos respectivos lados esquerdo e direito. Como mostrado na figura 2, os segundos capôs laterais dianteiros 99 são conectados nas porções traseiras dos primeiros capôs laterais dianteiros 96 e são dispostos em um modo a cobrir os lados de cada um dentre o chassi do veículo 5 e o motor 20. Os segundos capôs laterais dianteiros 99 são, cada qual, formados em um formato aproximadamente de L, quando visto do lado. Uma extremidade de cada segundo capô lateral frontal 99 é conectada em uma borda da extremidade inferior na porção superior do correspondente primeiro capô lateral dianteiro 96, na borda da extremidade inferior obtida pelo corte de uma parte da porção da extremidade traseira. A sua outra extremidade é conectada na porção inferior do correspondente primeiro capô lateral dianteiro 96.
Especificamente, cada um dos segundos capôs laterais dianteiros 99 é conectado ao correspondente primeiro capô lateral dianteiro 96 por: sobreposição de uma superfície de alinhamento de capô (não ilustrada) do segundo capô lateral dianteiro 99 e uma superfície de alinhamento de capô (não ilustrada) de uma correspondente dos primeiros capôs laterais dianteiros 96 juntos; e fixação da porção sobreposta juntamente pelo uso de um membro de fixação (não ilustrado). O segundo capô lateral dianteiro 99 integrado com o primeiro capô lateral frontal 96, juntamente com um correspondente das coberturas laterais 65, é preso e fixado em uma parte de fixação 105 (ver figura 1 e figura 2) situada na porção quase central da armação principal 7 na direção para frente/para trás. O capô interno 92 é disposto nos lados internos dos primeiros capôs laterais dianteiros 96 na direção da largura do veículo e é fixado nos primeiros capôs laterais dianteiros 96. As porções superiores do capô interno 92 são travadas nas respectivas porções inferiores das coberturas laterais superiores dianteiras 95. As porções inferiores do capô interno 92 são fixa- das nos respectivos estais de fixação de membro de cobertura 110 (ver figura 1). O capô inferior 93 cobre o tubo de exaustão 28, que é situado sob o motor 20, dos dois lados do corpo do veículo. O capô inferior 93 é formado em um formato aproximadamente triangular que se alarga da sua frente para trás, quando visto do lado. As porções superiores do lado dianteiro do capô inferior 93 são fixadas nos estais de fixação do membro de cobertura 110 (ver figura 1). As porções traseiras do capô inferior 93 são fixadas nas porções traseiras do chassi do veículo 5. O capô traseiro 94 inclui múltiplos membros de cobertura, e cobre as porções traseiras dos trilhos de assento 8 e as porções traseiras dos estais traseiros 10. Quando visto do lado, o capô traseiro 94 está em um formato que se estende em um modo a alargar para o assento do carona 85b a partir de uma porção quase central do corpo do veículo e em um modo a conificar para trás e para cima. O para-lama dianteiro 97 é fixado nos garfos dianteiros 3, e cobre a porção superior da roda dianteira 2. O para-lama traseiro 98 é fixado nos trilhos de assento 8 e cobre a porção superior da roda traseira 17.
Em seguida, com referência à figura 3 à figura 8, as descrições serão providas para uma estrutura para fixar a cobertura de tanque 62 no tanque de combustível 51 na motocicleta 1, que é uma característica da presente concretização. A figura 3 é uma vista em planta mostrando uma motocicleta em que a cobertura de tanque não está provida no tanque de combustível ainda. A figura 4 é uma vista lateral direita mostrando a motocicleta em que a cobertura de tanque não está provida no tanque de combustível ainda. A figura 5 é uma vista lateral direita mostrando um membro de suporte da cobertura fixado em uma parte de flange do tanque de combustível. A figura 6 é uma vista seccional transversal ampliada mostrando como uma parte de travamento de tanque e uma parte de travamento de cobertura são travadas entre si. A figura 7 é uma vista em planta mostrando a motocicleta em que uma cobertura de tanque frontal é provida no tanque de combustível. A figura 8 é uma vista em planta mostrando a motocicleta em que a cobertu- ra de tanque frontal, coberturas laterais de tanque dianteiras e coberturas laterais são providas no tanque de combustível. A figura 9 é uma vista lateral direita mostrando a motocicleta em que a cobertura de tanque dianteira, as coberturas laterais de tanque dianteiras e coberturas laterais são providas no tanque de combustível. A motocicleta 1 de acordo com esta concretização inclui o chassi do veículo 5 acima descrito, o tanque de combustível 51, a cobertura de tanque 62, uma parte de flange 53 e membros de suporte da cobertura 66.
Como mostrado na figura 3 e na figura 4, o tanque de combustível 51 é formado no formato de um elipse alongado que se estende na direção para frente/para trás, em uma vista em planta e em uma vista lateral. O tanque de combustível 51 é formado de uma placa de aço com uma predeterminada espessura. Como mostrado na figura 3 à figura 5, o tanque de combustível 51 inclui: a parte de flange 53; as partes de travamento da cobertura de tanque dianteiro 55 como partes de travamento da cobertura; e as primeiras partes de travamento da cobertura 56 e as segundas partes de travamento da cobertura 57 como outras partes de travamento da cobertura.
Como mostrado nas figuras 3 a 5, a parte de flange 53 estende-se para frente no formato de uma placa a partir da porção de bordas da extremidade inferior da porção dianteira do tanque de combustível 51 e é formada integralmente com o tanque de combustível 51. A parte de flange 53 é fixada em uma parte de estai (não ilustrada) do chassi do veículo 5 pelo uso de um parafuso da parte de flange 53a como uma parte de fixação. A parte de flange 53 inclui: um par de partes de sulco 53b (ver figura 3) formadas na sua borda frontal; e um furo de penetração (não ilustrado) para inserir o parafuso da parte de flange 53a.
Como mostrado nas figuras 3 a 5, as partes de travamento da cobertura de tanque dianteiro 55 são providas na porção dianteira do tanque de combustível 51 na direção da largura do veículo para o propósito de travar as partes de travamento de tanque 70 (que serão descritas mais adiante) da cobertura de tanque dianteiro 63 (que será descrita mais tarde). Como mostrado na figura 3 à figura 5, as partes de travamento da cobertura de tanque frontal 55 são, cada qual, formadas pela flexão de uma placa de metal (por exemplo, uma placa de aço) em um modo que a seção transversal longitudinal seja conformada quase similar a um chapéu. As duas porções da extremidade de cada parte de travamento da cobertura de tanque frontal 55 são fixadas no tanque de combustível 51 pela soldagem ou outro processamento.
Como mostrado na figura 3 à figura 6, cada parte de travamento da cobertura de tanque frontal 55 inclui: um furo de penetração 55a provido em uma porção quase central na direção longitudinal; e um membro elástico 71 engatante com este furo de penetração 55a. O membro elástico 71 é formado no formato de um anel circular de uma resina sintética ou similar e é ajustado em torno do furo de penetração 55a. O membro elástico 71 tem um furo de travamento 71a na sua porção central. Uma correspondente da parte de travamento de tanque 70 (que será descrita adiante) da cobertura de tanque frontal 63 (que será descrita adiante) engata-se com este furo de travamento 71a.
Como mostrado na figura 4, cada primeira parte de travamento da cobertura 56 estende-se para baixo a partir da borda da extremidade inferior de uma porção quase central do tanque de combustível 51, quando visto do lado. A primeira parte de travamento da cobertura 56 é configurada para ser capaz de travar uma correspondente das primeiras partes de travamento de tanque (correspondentes às partes de travamento de tanque 70 que serão descritas mais tarde, embora não ilustradas), que são, cada qual, providas na superfície do verso da cobertura lateral correspondente 65. Uma vez que cada primeira parte de travamento de cobertura 56 é formada quase no mesmo modo que as partes de travamento da cobertura de tanque dianteira 55 (ver figura 6), a descrição redundante será omitida. A seguir, descrições serão providas para os membros de suporte de cobertura 66. Como mostrado na figura 3, os membros de suporte de cobertura 66 são membros fixados na parte de flange 53, para suportar a cobertura de tanque 62 (ver figura 7). Como mostrado na figura 3 e na figura 5, os membros de suporte de cobertura 66 são, cada um, formados pela flexão de um membro de placa feito de metal longo (por exemplo, uma placa de aço). Os membros de suporte de cobertura 66, cada um, incluem uma parte da extremidade de base 66a, uma parte inclinada 66b, uma parte de suporte 66c, uma parte curva 66d e uma parte de garra de parada de rotação 66e.
Cada parte das extremidades de base 66a possui um furo de penetração (não ilustrado) no qual insere-se um parafuso de membro de suporte 68. A parte da extremidade 66 é fixada na parte de flange 53 pelo uso do parafuso de membro de suporte 68 como um membro de eixo de fixação simples. A parte inclinada 66b estende-se obiiquamente para baixo a partir de uma extremidade da parte da extremidade de base 66a. A parte de suporte 66c estende-se quase horizontalmente da porção da extremidade inferior da parte inclinada 66b.
Cada parte de suporte 66c possui uma parte de fixação de cobertura 67 para fixar a cobertura de tanque 62. Especificamente, um parafuso fêmeo no qual um parafuso de fixação da junta 73 é aparafusado é formado na parte de fixação da cobertura 67. Esta parte de fixação da cobertura 67 possibilita que a cobertura de tanque dianteira 63 e a cobertura lateral de tanque dianteira correspondente 64 sejam fixadas juntas pelo uso do parafuso de fixação da junta 73.
Como mostrado na figura 5, cada parte curva 66d é formada estendendo-se na direção da largura do veículo pela flexão da borda traseira do correspondente membro de suporte de cobertura 66 para baixo. Em outras palavras, a parte curva 66d é formada pela flexão descendente das bordas traseiras da parte da extremidade de base 66a, da parte inclinada 66b e da parte de suporte 66c.
Cada parte de garra de parada de rotação 66e é formada por ser encurvada para a parte de flange 53 (descendente). A parte de garra de parada de rotação 66e é engatada com a correspondente parte de sulco 53b da parte de flange 53. A parte de garra de parada de rotação 66e restringe o movimento rotacional do correspondente membro de suporte de cobertura 66 em torno do parafuso do membro de suporte 68.
Como mostrado na figura 3, o par de membros de suporte da cobertura 66 assim formados é disposto com uma parte de fixação (parafuso da parte de fiange 53a) interposta no meio na direção da largura do veículo, a parte de fixação formada na parte de fiange 53 e fixada no chassi do veículo 5.
Em seguida, com referência ás figura 7 à figura 9, as descrições serão providas para a cobertura de tanque 62. A cobertura de tanque 62 inclui a cobertura de tanque dianteira 63, as coberturas laterais de tanque dianteiras em par 64 e coberturas laterais em par 65.
Como mostrado nas figuras 7 a 9, a cobertura de tanque dianteira 63 é aquela para cobrir uma porção dianteira do tanque de combustível 51. Como mostrado na figura 7, a cobertura de tanque dianteira 63 é perfilada quase similar a um trapezoíde (um trapezoide invertido), quando visto em uma vista em planta. Em adição, a cobertura de tanque dianteira 63 é formada em tal formato que: uma porção central de uma borda lateral dianteira deste trapezoide é encurvada para trás em tal modo que esteja ligeiramente em recesso; e uma porção central de uma borda lateral traseira deste trapezoide é encurvada para frente em tal modo a ser rebaixada. Além do mais, como mostrado na figura 9, a cobertura de tanque dianteira 63 é moldada quase similar a um trapezoide quando visto do lado. A cobertura de tanque dianteira 63 é feita de uma resina sintética, por exemplo. A cobertura de tanque dianteira 63 possui partes de fixação do membro de suporte da cobertura em par 63a nas respectivas duas porções da extremidade de sua porção dianteira na direção da largura do veículo. Cada parte de fixação do membro de suporte de cobertura 63a inclui um furo de penetração 63b no qual insere-se uma correspondente dos parafusos de fixação da junta 73. A cobertura de tanque dianteira 63 é fixada nos membros de suporte de cobertura 66 pelo uso dos parafusos de fixação da junta 73 (ver figura 8) a serem inseridos nos respectivos furos de penetração 63b. A cobertura de tanque dianteira 63 possui partes de travamento de tanque em par 70 (ver figura 7) na sua superfície do verso, as partes de travamento de tanque em par 70 sendo espaçadas na direção da largura do veículo. As partes de travamento de tanque 70 são providas com protrusão da superfície do verso da cobertura de tanque dianteira 63. Como mostrado na figura 6, cada parte de travamento de tanque 70 possui uma parte de grande diâmetro 70a, cujo diâmetro externo é maior, na sua porção da extremidade dianteira. A parte de grande diâmetro 70a é formada de modo que a parte de travamento de tanque 70 possa ser ajustada no furo de travamento 71a do membro elástico71 da correspondente parte de travamento da cobertura de tanque dianteira 55.
Como mostrado na figura 7, as partes de travamento de tanque 70 são dispostas em tai modo a serem opostas aos furos de travamento 71a das partes de travamento da cobertura de tanque dianteira 55 e são dispostas na traseira das partes de fixação do membro de suporte da cobertura 63a. A cobertura de tanque dianteiro 63 assim formada pode ser facilmente travada nas partes de travamento da cobertura de tanque dianteiro 55 do tanque de combustível 51 sem usar membros de fixação tais como parafusos.
Como mostrado na figura 8 e na figura 9, as coberturas laterais de tanque dianteiras 64 são dispostas nos respectivos dois lados da cobertura de tanque dianteira 63 na direção da largura de veículo. As coberturas laterais de tanque dianteiras 64 são aquelas para cobrir as porções inferiores laterais do tanque de combustível 51 a partir das suas porções dianteiras para suas porções substancialmente centrais na direção para frente/para trás, respectivamente, quando visto do lado.Como mostrado na figura 9, cada cobertura lateral de tanque dianteira 64 é configurada quase similar a um retângulo e é concorrentemente formada em um modo a conificar-se para sua frente, quando visto do lado. As coberturas laterais de tanque dianteiras 64 são, cada uma, feitas de uma resina sintética, por exemplo.
Cada cobertura lateral de tanque dianteira 64 possui um furo de penetração (não ilustrado) no qual insere-se o correspondente parafuso de fixação da junta 73 (ver figura 8). Junto com a cobertura de tanque dianteira 63, a cobertura lateral de tanque dianteira 64 é fixada (fixada de modo a unir) no membro de suporte de cobertura correspondente 66 pelo uso de pa- rafuso de fixação da junta 73 a ser inserido neste furo de penetração.
Como mostrado na figura 8, cada cobertura lateral de tanque dianteira 64 inclui: parte em recesso 64a formada em tal modo a ser rebaixada na direção para frente/para trás; uma parte da parede vergada 64b estendendo-se para baixo a partir da borda superior da superfície interna oposta ao tubo dianteiro 6; uma parte de fixação 64c provida na parte da parede envergada 64b; uma protrusão de travamento (não ilustrada) formada em tal modo a projetar-se para baixo a partir da extremidade inferior da porção traseira da cobertura lateral do tanque dianteiro 64; e uma parte de travamento 100 provida na porção da extremidade inferior da porção traseira da cobertura lateral de tanque dianteira 64. Esta parte rebaixada 64a torna possível inibir o condutor de sentir uma sensação de opressão mesmo quando o condutor gira o guidão 4 para cima para limitar seu giro. A parte de fixação 64c fixa juntas: a porção da extremidade traseira da cobertura interna do lado do tubo dianteiro 91a (ver figura 9), que se estende para trás no formato de uma correia a partir da porção traseira da cobertura superior central dianteira 91; a correspondente porção superior da cobertura lateral superior dianteira 95; e a correspondente cobertura lateral de tanque dianteira 64. A protrusão de travamento é travada em um furo de travamento 65 (que será descrita mais adiante) da correspondente cobertura lateral 65. A parte de travamento 100 trava a protrusão de travamento (não ilustrada do correspondente primeiro capô lateral dianteiro 96 pelo uso do clipe de resinas (não ilustrado). A porção da extremidade traseira da porção superior do primeiro capô lateral dianteiro 96 é fixada na correspondente cobertura lateral de tanque dianteiro 64 pelo uso desta parte de travamento 100.
Como mostrado na figura 1, na figura 8 e na figura 9, as coberturas laterais 65 são dispostas para continuar para porções traseiras das correspondentes coberturas laterais de tanque dianteiras 4. Quando visto do lado, as coberturas laterais 65 cobrem o tanque de combustível 51, a partir das porções inferiores das suas porções substancialmente centrais até suas porções traseiras na direção para frente/para trás e cobrem as porções centrais do corpo do veículo das porções da extremidade inferior do assento principal 85, respectivamente. Cada cobertura lateral 65 é configurada quase similar a um trapezoide (um trapezoide invertido), quando visto do lado. A cobertura lateral 65 possui o furo de travamento 65a (ver figura 5) e duas partes de travamento de tanque 70 (ver figura 7) na sua superfície do verso.
Como mostrado na figura 5, o furo de travamento 65a é provido na superfície superior da porção da extremidade dianteira da cobertura lateral 65. A protrusão de travamento (não ilustrada) da correspondente cobertura lateral de tanque dianteira 64 é inserida no furo de travamento 65a.
As partes de travamento de tanque 70 são formadas em tal modo que sejam capazes de engate com a correspondente primeira parte de travamento de cobertura 57 (ver figura 4) do tanque de combustível 51, respectivamente. As coberturas laterais 65 são, cada uma, feitas de uma resina sintética, por exemplo. A motocicleta 1, de acordo com a primeira concretização, que tem sido descrita acima, gera os seguintes efeitos. A motocicleta 1 de acordo com a primeira concretização inclui: chassi do veículo 5; tanque de combustível 51; a cobertura de tanque 62 para cobrir pelo menos parte do tanque de combustível 51; a parte de flange 53, provida no tanque de combustível 51, para fixar o tanque de combustível 51 no chassi do veículo 5; e os membros de suporte de cobertura 66, fixados na parte de flange 54, para suportar a cobertura de tanque 62. A cobertura de tanque 62 é fixada nos membros de suporte de cobertura 66 que são fixados na parte de flange 53. Isto significa que a cobertura de tanque 62 não está diretamente fixada no tanque de combustível 51. Deste modo, mesmo quando uma carga excessiva for aplicada à cobertura de tanque 62, é possível inibir o tanque de combustível 51 de receber a carga. Assim, não é mais necessário aumentar a resistência do tanque de combustível 51 tomando medidas tais como aumento da espessura do tanque de combustível 51. Consequentemente, a redução no peso do tanque de combustível 51 pode ser conseguida. Isto ainda torna possível reduzir os custos de fabricação do tanque de combustível 51.
Além do mais, na motocicleta 1, de acordo com a primeira concretização, a cobertura de tanque 62 inclui: uma cobertura de tanque dianteira 63 para cobrir a porção dianteira do tanque de combustível 51; e as coberturas laterais de tanque dianteiras em par 64, dispostas no dois lados da cobertura de tanque dianteira 63 na direção da largura do veículo, para cobrir pelo menos partes das superfícies laterais do tanque de combustível 51, respectivamente. Em adição, a cobertura de tanque dianteira 63 e as coberturas laterais de tanque dianteiras 64 são fixadas unitariamente nos membros de suporte da cobertura 66, respectiva mente.
Por tal razão, mesmo no caso em que a periferia do tanque de combustível 51 fosse coberta pelas múltiplas coberturas de tanque (cobertura de tanque dianteiro 63 e coberturas laterais de tanque dianteiras 64), é possível reduzir o número de membros de fixação (por exemplo, parafusos ou similares) e consequentemente para atingir a redução no peso do tanque de combustível 51.
Além do mais, na motocicleta 1 de acordo com a primeira concretização, os membros de suporte da cobertura 66 em par são dispostos com a parte de fixação (parafuso da parte de flange 53a) interposta no meio na direção da largura do veículo, a parte de fixação formada na parte de flange 53 e fixada no chassi do veículo 5; e os membros de suporte de cobertura 66 são fixados na parte de flange 53 pelo uso de seus respectivos membros de eixo de fixação simples (parafusos de membro de suporte 68).
Por tal razão, uma vez que uma carga excessiva seja aplicada à cobertura de tanque 62 e esta carga atua nos membros de suporte de cobertura 66, os membros de suporte de cobertura 66 abrem seus respectivos membros de eixo de fixação (parafusos de membro de suporte 68) com relação à parte de flange 53. Consequentemente, é possível facilitar a carga que é aplicada à cobertura de tanque 62 e à parte de flange 53. A motocicleta 1, de acordo com a primeira concretização ainda inclui coberturas laterais em par 65 que são dispostas para continuar nas porções traseiras das coberturas laterais de tanque dianteiras 64 e que co- brem pelo menos partes das superfícies laterais do tanque de combustível 51, respectivamente. O tanque de combustível 51 inclui a parte de travamen-to da cobertura de tanque dianteira 55 para travar a cobertura de tanque dianteira 63, as coberturas laterais de tanque dianteiras 64 e as coberturas laterais 65, A cobertura de tanque dianteira 63, as coberturas laterais de tanque dianteiras 64 e as coberturas laterais 65 incluem as partes de trava-mento de tanque 70 configuradas para engatar com as partes de travamento da cobertura de tanque dianteira 55.
Por tal razão, o tanque de combustível 51 é travado na cobertura de tanque dianteira 63, nas coberturas laterais de tanque dianteiras 64 e nas coberturas laterais 65 levando as partes de travamento de tanque 70 e as partes de travamento da cobertura de tanque dianteira 55 engatarem entre si. Deste modo, mesmo quando uma carga excessiva for aplicada à cobertura de tanque dianteira 63, às coberturas laterais de tanque dianteiras 64, e às coberturas laterais 65, é possível inibir a carga de atuar no tanque de combustível 51.
Além do mais, as folgas entre o tanque de combustível 51 e estas coberturas podem ser ajustadas para mínima. Por tal razão, é possível tornar o tanque de combustível 51 da motocicleta 1 compacto e tornar a aparência externa da motocicleta 1 melhor.
Em adição, na motocicleta 1, de acordo com a primeira concretização, a cobertura de tanque dianteira 63 inclui as partes de fixação do membro de suporte da cobertura em par 63a, que são configuradas para ser fixadas nos membros de suporte de cobertura 66, nas duas porções da extremidade na direção da largura do veículo, respectivamente. Além do mais, as partes de travamento de tanque 70 são dispostas na traseira das respectivas partes de fixação do membro de suporte da cobertura 63a.
Por tal razão, as duas porções da extremidade da cobertura de tanque dianteira 63 na direção da largura do veículo podem ser presas e deste modo fixadas nas partes de fixação do membro de suporte de cobertura em par 63a. Consequentemente, mesmo em um caso em que o peso da cobertura de tanque dianteira 63 for reduzido por afinar a cobertura de tan- que dianteira 63, é possível inibir a deformação da cobertura de tanque dianteira 63.
Em seguida, as descrições serão providas para uma concretização diferente da presente invenção. A concretização diferente será descrita focalizando principalmente no ponto que seja diferente da primeira concretização. As configurações que são as mesmas que aquelas da primeira concretização estão indicadas pelos mesmos números de referência e as descrições detalhadas para tais configurações serão omitidas. As descrições providas para a primeira concretização serão apropriadamente aplicadas a ou expandidas nos outros pontos que não serão especificamente descritos para diferentes concretizações.
Segunda Concretização Com referência à figura 10, as descrições serão, a seguir, providas para uma segunda concretização da presente invenção. A figura 10 é uma vista em planta mostrando uma motocicleta de acordo com a segunda concretização da presente invenção e mostra a motocicleta em que a cobertura de tanque 63 não é provida no tanque de combustível 51 ainda. A segunda concretização é diferente da primeira concretização em que enquanto as duas partes de fixação da cobertura 67 (membros de suporte de cobertura 66) de acordo com a primeira concretização são formadas como corpos separados, as duas partes de fixação de cobertura 67 de acordo com a segunda concretização são integralmente formadas em um membro de suporte de cobertura 80. As outras configurações são as mesmas que aquelas da primeira concretização.
Especificamente, como mostrado na figura 10, a motocicleta 1A, de acordo com a segunda concretização, inclui o membro de suporte de cobertura 80 ao invés de dois membros de suporte de cobertura 66 para a primeira concretização. O membro de suporte da cobertura 80 é um membro conformado de placa feito de metal estendendo-se na direção da largura do veículo. O membro de suporte da cobertura 80 inclui dois furos de penetração (não ilustrados) e duas partes de fixação de cobertura 67 Os dois furos de penetração são aqueles para inserir os parafusos de membro de suporte 68.
As partes de fixação da cobertura 67 são aquelas para fixar a cobertura de tanque 62 (cobertura de tanque dianteira 63 e coberturas laterais de tanque dianteiras 64) pelo uso dos respectivos parafusos de fixação da junta 73 (ver figura 8). As duas partes de fixação da cobertura 67 são dispostas com a parte de fixação (parafuso da parte de flange 53a) interposta no meio na direção da largura do veículo, a parte de fixação formada na parte de flange 53 e fixada na armação de veículo 5. As duas partes de fixação de cobertura 67 são integralmente formadas. A motocicleta 1A acima descrita de acordo com a segunda concretização gera os mesmos efeitos que a motocicleta 1, de acordo com a primeira concretização, bem como os seguintes efeitos.
Na motocicleta 1A de acordo com a segunda concretização, o membro de suporte de cobertura 80 inclui as múltiplas partes de fixação de cobertura 67 para fixar as coberturas de tanque (que correspondem à cobertura de tanque dianteira 63 e coberturas laterais de tanque dianteiras 64, de acordo com a primeira concretização, embora não ilustrada). Neste aspecto, as múltiplas partes de fixação da cobertura 67 são dispostas com as partes de fixação (parafuso da parte de flange 53a) interpostas no meio na direção da largura do veículo e são integralmente formadas, a parte de fixação formada na parte de flange 53 e fixada no chassi do veículo 5.
Por tal razão, as folgas entre o tanque de combustível 51 e as múltiplas coberturas de tanque (a cobertura de tanque dianteira 63 e as coberturas laterais de tanque dianteiras 64) podem ser controladas coletivamente pelo uso do membro de suporte da cobertura 80. Consequentemente, é possível aumentar a produtividade da motocicleta 1A.
Embora as descrições acima tenham sido providas em relação às concretizações da presente invenção, a presente invenção não está limitada às concretizações acima descritas e pode ser modificada dependendo da necessidade.
Por exemplo, embora a primeira concretização tenha sido descrita como aquela em que os membros de suporte de cobertura 66 são, cada um, formados por encurvar apropriadamente um membro de placa feito de metal longo como no exemplo ilustrado (figuras 3 e 5) dependendo da necessidade, a presente invenção não está limitada a isto. O formato dos membros de suporte de cobertura 66 pode ser mudado conforme desejado com o formato do tanque de combustível 51, o formato do chassi do veículo 5 e similar levado em consideração.
Além do mais, embora a primeira concretização e a segunda concretização apliquem a presente invenção a qual é dublada a motocicleta do tipo capô completo como veículo do tipo montado, a presente invenção não está limitada a isto. Por exemplo, a presente invenção pode ser aplicada aos veículos do tipo montado de três rodas e veículos para terrenos irregulares de quatro rodas. A presente invenção pode ser ainda aplicada às motocicletas e similar além da motocicleta do tipo capô completa. Em outras palavras, o veículo do tipo montado inclui uma faixa inteira de veículos, em cujos corpos do veículo os ocupantes montam. LISTAGEM DOS NÚMEROS DE REFERÊNCIA 1, 1A: motocicleta (veículo do tipo montado) 5: chassi do veículo 51: tanque de combustível 53: parte de flange 53a: parafuso da parte de flange (parte de fixação) 55: parte de travamento da cobertura de tanque dianteira (parte de trava-mento da cobertura) 56: primeira parte de travamento da cobertura (parte de travamento da cobertura) 57: segunda parte de travamento da cobertura (parte de travamento da cobertura) 62: cobertura do tanque 63: cobertura de tanque dianteira 63a: parte de fixação do membro de suporte da cobertura 64: cobertura lateral de tanque dianteira 65: cobertura lateral 65a: furo de travamento (parte de travamento de tanque) 66: membro de suporte da cobertura 67: parte de fixação da cobertura 68: parafuso do membro de suporte (membro de eixo de fixação) 70: parte de travamento de tanque 80: membro de suporte da cobertura REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Veículo do tipo montado (1, 1A) compreendendo: um chassi (5) do veículo; um tanque de combustível (51), fixado no chassi do veículo, para armazenar combustível; caracterizado pelo fato de que ainda compreende: uma cobertura de tanque (62) para cobrir pelo menos parte do tanque de combustível; uma parte de flange(53), provida no tanque de combustível, para fixação do tanque de combustível ao chassi do veículo; e um membro de suporte da cobertura (66, 80), fixado na parte de flange para suportar a cobertura de tanque.
2. Veículo do tipo montado (1, 1A), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a cobertura de tanque (62) compreende: uma cobertura de tanque dianteira (63) para cobrir uma porção dianteira do tanque de combustível (51); e coberturas laterais de tanque dianteiras (64) em par dispostas em dois lados da cobertura de tanque dianteira em uma direção da largura do veículo, as coberturas laterais de tanque dianteiras em par cobrindo pelo menos partes das superfícies laterais do tanque de combustível, respectivamente, e a cobertura de tanque dianteira e as coberturas laterais de tanque dianteiras são juntamente fixadas no membro de suporte da cobertura (66, 80).
3. Veículo do tipo montado (1, 1A), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que: os membros de suporte da cobertura (66, 80) em par são dispostos com uma parte de fixação interposta no meio na direção da largura do veículo, a parte de fixação sendo formada na parte de flange (53) e fixada no chassi (5) de veículo e cada um dos membros de suporte de cobertura é fixado na parte de flange pelo uso de um membro de eixo de fixação simples.
4. Veículo do tipo montado (1, 1A), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: o membro de suporte de cobertura (66, 80) inclui uma pluralidade de partes de fixação da cobertura para fixar a cobertura do tanque (62), e a pluralidade de partes de fixação da cobertura é disposta com uma parte de fixação interposta no meio na direção da largura do veículo e as mesmas são integralmente formadas, a parte de fixação formada na parte de flange (53) e fixada no chassi (5) do veículo.
5. Veículo do tipo montado (1, 1A), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que ainda compreende coberturas laterais (65) em par, dispostas para continuar para porções traseiras das coberturas laterais de tanque dianteiras (64), as coberturas laterais (65) cobrindo pelo menos partes das superfícies laterais do tanque de combustível (51), respectivamente, em que: o tanque de combustível (51) inclui partes de travamento da cobertura para, respectivamente, travar a cobertura de tanque dianteira (63), as coberturas laterais de tanque dianteiras (64) e coberturas laterais, e a cobertura de tanque dianteira, as coberturas laterais de tanque dianteiras, e as coberturas laterais, cada uma, inclui uma parte de travamento de tanque configurada para engatar com uma correspondente dentre as partes de travamento de cobertura.
6. Veículo do tipo montado (1, 1A), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: a cobertura de tanque dianteira (63) inclui partes de fixação de membro de suporte de cobertura em par, que são configuradas para serem fixadas no membro de suporte de cobertura (66), nas suas respectivas duas porções da extremidade na direção da largura do veículo, e as partes de travamento de tanque são dispostas na traseira das respectivas partes de fixação do membro de suporte de cobertura.
BRPI1100255A 2010-02-23 2011-02-21 Veículo do tipo montado BRPI1100255B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010037498A JP5508898B2 (ja) 2010-02-23 2010-02-23 鞍乗型車両
JP2010-037498 2010-02-23

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1100255A2 true BRPI1100255A2 (pt) 2013-12-24
BRPI1100255B1 BRPI1100255B1 (pt) 2020-12-15
BRPI1100255B8 BRPI1100255B8 (pt) 2022-07-19

Family

ID=44462888

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100255A BRPI1100255B8 (pt) 2010-02-23 2011-02-21 Veículo do tipo montado

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8500169B2 (pt)
JP (1) JP5508898B2 (pt)
CN (1) CN102161362B (pt)
BR (1) BRPI1100255B8 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9150267B2 (en) * 2012-07-31 2015-10-06 Honda Motor Co., Ltd. Fuel-tank support structure for motorcycle
JP6043552B2 (ja) * 2012-09-06 2016-12-14 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両のタンクカバー取付構造
JP6058957B2 (ja) * 2012-09-21 2017-01-11 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のサイドカバー構造
JP2014076731A (ja) * 2012-10-10 2014-05-01 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP6231270B2 (ja) * 2012-12-10 2017-11-15 川崎重工業株式会社 鞍乗型車両の燃料タンク取付構造
JP6124602B2 (ja) * 2013-01-19 2017-05-10 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6117590B2 (ja) * 2013-03-28 2017-04-19 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の燃料タンク構造
JP5890949B2 (ja) * 2013-08-30 2016-03-22 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の燃料タンク取付構造
JP6194012B2 (ja) * 2013-11-07 2017-09-06 川崎重工業株式会社 鞍乗型車両の車体フレーム構造
JP2016068879A (ja) * 2014-10-01 2016-05-09 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP6099694B2 (ja) * 2015-05-27 2017-03-22 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP2018030441A (ja) * 2016-08-24 2018-03-01 川崎重工業株式会社 鞍乗型車両の燃料タンク取付構造
JP2018086909A (ja) * 2016-11-28 2018-06-07 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP6826906B2 (ja) * 2017-02-14 2021-02-10 川崎重工業株式会社 自動二輪車用フレーム
CN108909912B (zh) * 2018-06-07 2023-11-07 力帆实业(集团)股份有限公司 摩托车上部覆盖件安装结构
JP6806745B2 (ja) * 2018-08-30 2021-01-06 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の車体フレーム構造
JP6997692B2 (ja) * 2018-09-28 2022-01-18 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP7225291B2 (ja) * 2021-03-15 2023-02-20 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP2022184501A (ja) * 2021-06-01 2022-12-13 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3464693B2 (ja) * 1993-10-19 2003-11-10 本田技研工業株式会社 車両における計器支持構造
US5884380A (en) * 1995-10-23 1999-03-23 Thurm; Kenneth R. Method of attaching a motorcycle gas tank cover
EP0849149B1 (en) * 1996-12-20 2004-05-19 Suzuki Kabushiki Kaisha Fuel tank system of a motor bicycle
JP4028657B2 (ja) * 1999-03-31 2007-12-26 本田技研工業株式会社 自動二輪車のタンクカバー取付構造
JP4142376B2 (ja) * 2002-09-10 2008-09-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車の燃料タンクのマウント構造
FR2876345B1 (fr) * 2004-10-08 2007-03-09 Crusio Cruzio Habillage amovible pour reservoir de moto comprenant un corps plastiquement deformable et susceptible de conserver une conformation imposee
JP4511967B2 (ja) * 2005-02-07 2010-07-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車におけるシュラウドの後部支持構造
JP4563883B2 (ja) * 2005-07-14 2010-10-13 本田技研工業株式会社 スクータ型車両の車体カバー構造
JP2007062495A (ja) * 2005-08-30 2007-03-15 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
US7712564B2 (en) * 2006-10-09 2010-05-11 Harley-Davidson Motor Company Group, LLC Air box for a motorcycle
JP2009161016A (ja) * 2007-12-28 2009-07-23 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP5046992B2 (ja) * 2008-02-22 2012-10-10 本田技研工業株式会社 車両の燃料ポンプカバー構造
JP2009214623A (ja) * 2008-03-07 2009-09-24 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011173460A (ja) 2011-09-08
BRPI1100255B8 (pt) 2022-07-19
JP5508898B2 (ja) 2014-06-04
CN102161362A (zh) 2011-08-24
BRPI1100255B1 (pt) 2020-12-15
CN102161362B (zh) 2013-06-19
US8500169B2 (en) 2013-08-06
US20110204613A1 (en) 2011-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1100255A2 (pt) Veículo do tipo montado
ES2486680T3 (es) Motocicleta
ES2488617T3 (es) Estructura de porción trasera de motocicleta
JP5727874B2 (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
BRPI0901522A2 (pt) estrutura de suporte da porção dianteira do corpo de veìculo
JP6238952B2 (ja) 鞍乗り型車両のライセンスプレート支持構造
JP5607016B2 (ja) 自動二輪車におけるガードパイプの取付け構造
BR102013019058A2 (pt) Estrutura de suporte de tanque de combustível para motocicleta
JP4113695B2 (ja) リヤフェンダー構造
EP1642811B1 (en) Windscreen mounting structure in light vehicles
JP3835208B2 (ja) パワーユニットの支持ブラケット
BRPI1106856A2 (pt) Veículo do tipo de montar do selim
WO2017018356A1 (ja) 鞍乗型車両
BR102012011687B1 (pt) veículo do tipo montar em selim
ES2438770T3 (es) Vehículo de tipo montar a horcajadas
JP4173337B2 (ja) 自動二輪車における導風装置
BRPI0900472B1 (pt) estrutura de fixação de fiação de motocicleta
CN102815353B (zh) 两轮机动车的车体罩
JP3375468B2 (ja) 自動二輪車
JP3331805B2 (ja) スクーター型車輛における樹脂製燃料タンクの取付構造
BRPI1000336B1 (pt) Veículo do tipo de montar em sela
EP3088284A1 (en) Straddled vehicle
JP5743840B2 (ja) 自動二輪車の後部構造
BR102014032543A2 (pt) veículo do tipo para montar com uma pega traseira
BR102017026958A2 (pt) motocicleta do tipo de montar.

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100255-7 PARA PP1100255-7.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/02/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2606 DE 15/12/2020, QUANTO AO ITEM (73) ENDERECO DO TITULAR.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2688 DE 12/07/2022, QUANTO AO PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF.