BRPI0622405B1 - Método e dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida - Google Patents

Método e dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622405B1
BRPI0622405B1 BRPI0622405-9A BRPI0622405A BRPI0622405B1 BR PI0622405 B1 BRPI0622405 B1 BR PI0622405B1 BR PI0622405 A BRPI0622405 A BR PI0622405A BR PI0622405 B1 BRPI0622405 B1 BR PI0622405B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fillet
scraper
carcass
sternum
meat
Prior art date
Application number
BRPI0622405-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Petrus Christianus Hendrikus Janssen
Gerardus Johannes Catharina Van Bussel
Adrianus Josephes van den Nieuwelaar
Original Assignee
Stork Pmt B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from NL1030671A external-priority patent/NL1030671C2/nl
Application filed by Stork Pmt B.V. filed Critical Stork Pmt B.V.
Publication of BRPI0622405B1 publication Critical patent/BRPI0622405B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0069Deboning poultry or parts of poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0023Dividing poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0023Dividing poultry
    • A22C21/003Filleting poultry, i.e. extracting, cutting or shaping poultry fillets
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0053Transferring or conveying devices for poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Abstract

método e dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida. a presente invenção refere-se a um método para processar uma parte da carcaça de uma ave abatida, a parte da carcaça compreendendo partes do osso com pelo menos uma parte da caixa torácica e pelo menos uma parte do esterno, pelo menos uma parte da carne que se encontra naturalmente presente na caixa torácica, a carne compreendendo pelo menos uma parte do filé extemo e pelo menos uma parte de um filé interno e pelo menos uma parte da membrana que se encontra naturalmente presente entre o filé intemo e o filé externo, o método compreende as etapas de fazer uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno, a incisão preliminar deixando intacta a parte da membrana que fica entre o filé interno e o externo, raspar a carne restante que permanece no esterno em ambos os lados usando um primeiro raspador, raspar pelo menos uma parte da carne do filé interno que sobrou da caixa torácica usando um segundo raspador, cortar através da conexão da membrana entre o filé interno e a caixa torácica e remover o filé externo e o filé interno das partes do osso da parte da carcaça, a conexão entre o filé interno e a parte externa do filé permanecendo intactas.

Description

MÉTODO E DISPOSITIVO PARA PROCESSAR UMA PARTE DA CARCAÇA DA AVE ABATIDA Dividido do PI0619531-8, depositado em 11 de dezembro de 2006.
[001] A presente invenção refere-se ao processamento de uma parte da carcaça da ave abatida.
[002] A técnica anterior apresentou métodos para processamento de partes da carcaça da ave abatida em produtos que são atraentes para o consumidor, como filés internos e/ou externos destacados, files internos e externos que ainda estão mutuamente ligados, metade de filés externos (isto é, um file externo de um lado da galinha) com ou sem o filé interno ainda ligado, asas com um, dois ou três membros, carne traseira, corte traseiro, coxa e sobrecoxa e similares.
[003] O processamento é desenvolvido em um tipo específico da parte da carcaça, dependendo do produto final exigido ou do grupo de produtos finais exigidos. Exemplos de tais partes da carcaça são, por exemplo, produtos inteiros ("made oven-ready" ou supercongelado para microondas), metades dianteiras sem asas, metades dianteiras com o primeiro membro de uma ou ambas as asas, metades dianteiras com o primeiro e o segundo membros de uma ou ambas as asas, metades dianteiras com o primeiro, o segundo e o terceiro membros de uma ou ambas as asas, metades dianteiras de um dos tipos supramencionados com ou sem pele, dorso, dorso com costela longa, dorso com costela média, metade de dorsos, peitos, peitos com costela curta, porções traseiras sem asas, porções traseiras com uma ou mais asas ou partes das asas. Variações destes tipos de partes da carcaça são possíveis, também, como um ponto de partida para processamento.
[004] Uma parte da carcaça a ser processada é posicionada em um transportador de produto; tal transportador de produto avança a parte da carcaça a ser processada ao longo de uma trajetória. Dispositivos de processamento, os quais realizam um processo específico na parte da carcaça, são dispostos ao longo desta trajetória. A pessoa versada na técnica refere-se, geralmente, a tais dispositivos de processamento como "módulos". Este pedido de patente refere-se a diversos módulos e aos processos que realizam. Os transportadores de produtos podem engatar-se no interior de uma parte da carcaça que será processada. Na hipótese da parte da carcaça compreender, ainda, uma ou ambas as pernas ou parte de uma ou ambas as pernas, um transportador de produto pode engatar-se, de modo alternativo, na perna que está presente, nas pernas que estão presentes, nas partes da perna que estão presentes ou na parte da perna que está presente.
[005] O sistema de controle do abatedouro ou fábrica de processamento, onde as partes da carcaça estão sendo processadas, pode determinar, de preferência, quais processos devem e quais processos não devem ser desenvolvidos para cada parte da carcaça distinta. A escolha dos processos que devem ser realizados pode ser determinada, por exemplo, através das características específicas da parte da carcaça individual ou através da saída exigida de produtos específicos em um dia determinado.
[006] A inexecução de um determinado processo sobre uma parte da carcaça pode ocorrer guiando-se a parte da carcaça a ser processada de modo que vá além do módulo em questão, de maneira que a parte da carcaça não estabeleça contato com os componentes do processamento (como lâminas ou raspadores, por exemplo) do módulo associado. Em uma variação vantajosa, cada módulo pode ser ligado e desligado individualmente.
[007] Neste tipo de sistema, o usuário possui, portanto, um alto nível de flexibilidade em relação ao qual são realizados processos, e é possível, também, introduzir flexibilidade à sequência nas quais de-terminados processos são realizados. A flexibilidade em relação à sequência de processamento está presente no projeto, na configuração e no ajuste da linha de processamento devido à habilidade para selecionar onde os módulos estão dispostos entre si ao longo da trajetória.
[008] O documento EP 1 430 780 descreve um método e um dispositivo para processamento de uma parte da carcaça da ave abatida. As partes da carcaça a serem processadas compreendem tanto as partes ósseas como a carne naturalmente presente nela. O documento EP 1 430 780 descreve diversas otimizações do processamento de tais partes da carcaça, em que a ênfase se encontra, amplamente, na remoção da maior quantidade possível de carne das partes ósseas.
[009] Uma desvantagem desta abordagem, é que a carne que é removida, em geral, exige, ainda, uma compensação adicional antes que seja colocada em uma bandeja, de maneira que fique visualmente atraente para o consumidor.
[0010] O objeto da invenção é propor métodos e dispositivos aperfeiçoados para processamento de uma parte da carcaça da ave abatida.
[0011] De acordo com diversos aspectos, um aperfeiçoamento é alcançado através da otimização do posicionamento de uma ou mais incisões. Desta forma, a maior quantidade possível de carne desejada pelo consumidor pode ser extraída de maneira controlada, em vez de extrair carne e outros tecidos indesejados (como gordura ou pedaços de ossos) juntamente com a carne desejada. Ao extrair apenas a carne desejada, a compensação subsequente não é mais necessária, ou não é mais necessária nos limites em que os métodos e dispositivos exigem, de acordo com a técnica anterior.
[0012] Além disso, em abatedouros modernos, uma proporção considerável de carcaças de aves abatidas é dividida depois de resfriadas e congeladas. Produtos como pernas, filés, coxas e sobrecoxas, asas e similares são embalados separadamente ou com um número de produtos semelhantes para venda para o consumidor. Durante o empacotamento, a maneira como o produto é posicionado na embalagem é muito importante; afinal, o produto deve ser apresentado de maneira atraente. Para que isso seja alcançado, muito do trabalho feito no departamento de empacotamento é ainda desenvolvido, com frequência, manualmente.
[0013] A técnica anterior descreveu sistemas para empacotamento automático de produtos cárneos. Os sistemas conhecidos compreendem um sistema de visualização com uma câmera; tal sistema determina a posição e a orientação de cada produto cárneo a ser embalado. Tal sistema de visualização é usado para controlar um robô com um numero considerável de graus de liberdade para pegar o produto e posicionar o produto na embalagem da maneira exigida. O sistema conhecido é complicado e dispendioso.
[0014] O objeto da invenção é propor um método aperfeiçoado e um sistema aperfeiçoado para processamento de uma parte da carcaça da ave abatida.
[0015] A invenção e diversos aspectos relacionados com a invenção serão descritos a seguir. A invenção e cada um dos tais aspectos pode ser implantado usando-se um dispositivo distinto (frequentemente descrito como um "módulo" na linguagem da pessoa versada na técnica), o qual pode ser ligado ou desligado, preferencialmente. É preferível que o sistema de controle do abatedouro ou da fábrica de processamento possa determinar, para cada parte da carcaça, se a parte da carcaça em questão deve ser processada pelo módulo envolvido ou se deve ser fabricada para desviar o módulo envolvido.
[0016] A invenção está direcionada para um aperfeiçoamento na extração de filés de peito.
[0017] De acordo com a invenção, tal aperfeiçoamento é realizado pelo método para processar uma parte da carcaça de uma ave abatida, a parte da carcaça compreendendo:
[0018] partes do osso com pelo menos uma parte da caixa torácica e pelo menos uma parte do esterno,
[0019] pelo menos uma parte da carne que se encontra naturalmente presente na caixa torácica, a carne compreendendo pelo menos uma parte do filé externo e pelo menos uma parte de um filé interno,
[0020] pelo menos uma parte da membrana que se encontra naturalmente presente entre o filé interno e o filé externo, o método compreende as etapas de:
[0021] fazer uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno, a incisão preliminar deixando intacta a parte da membrana que fica entre o filé interno e o externo,
[0022] raspar a carne restante que permanece no esterno em ambos os lados usando um primeiro raspador,
[0023] raspar pelo menos uma parte da carne do filé interno que sobrou da caixa torácica usando um segundo raspador,
[0024] cortar através da conexão da membrana entre o filé interno e a caixa torácica,
[0025] remover o filé externo e o filé interno das partes do osso da parte da carcaça, a conexão entre o filé interno e a parte externa do filé permanecendo intactas.
[0026] De acordo com a presente invenção, tal aperfeiçoamento é realizado por um dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida, a parte da carcaça compreendendo:
[0027] pelo menos uma parte da caixa torácica,
[0028] pelo menos uma parte do esterno,
[0029] pelo menos uma parte da carne que se encontra naturalmente na caixa torácica, a carne compreendendo pelo menos uma parte do filé externo e uma parte de pelo menos um filé interno, o dis-positivo compreendendo:
[0030] uma lâmina para preparar uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno, a incisão deixando intacta a membrana entre o filé interno e o filé externo,
[0031] um primeiro raspador para raspar a carne restante que permanece no esterno em ambos os lados,
[0032] um segundo raspador da caixa torácica para raspar uma parte da carne do filé interno que se encontra naturalmente presente na caixa torácica,
[0033] uma segunda lâmina para cortar a conexão da membrana entre a o filé interno e a caixa torácica.
[0034] Em um modo conhecido de realizar a extração de filés de peito, os filés de peito são, primeiramente, divididos em duas partes por uma incisão dupla em ambos os lados ao longo do esterno. Com a incisão preliminar conhecida, a conexão de membrana entre o filé interno ("segundo filé") e o filé externo é desfeita. Como resultado, os filés internos continuam atrás das partes ósseas da parte da carcaça a ser processada quando os filés externos são removidos. Os filés internos devem, então, ser extraídos separadamente.
[0035] No método e no dispositivo, de acordo com a presente invenção, a conexão de membrana entre o filé interno e o filé externo continua intacta quando a incisão preliminar é realizada. Como resultado, o filé interno e o filé externo podem ser extraídos simultaneamente. Manter a membrana entre o filé interno e o filé externo intacta pode ser alcançado, em prática, através da inexecução da incisão preliminar ao longo do esterno e que atravessa as partes ósseas da parte da carcaça. A incisão preliminar, de acordo com a presente invenção, separa os tendões que ligam as metades do filé uns dos outros em ambos os lados do esterno e do esterno atravessando a carne até o início dos filés internos.
[0036] É preferível que as incisões preliminares sejam feitas o mais próximas possível ao comprimento do esterno.
[0037] No método e no dispositivo, de acordo com a presente invenção, a carne em ambos os lados do esterno, em particular o filé interno, é, então, parcialmente raspada e desprendida. Na prática, descobriu-se que um raspador sem uma borda cortante produz bons resultados nesse momento. No entanto, uma borda cortante pode ser usada nesse momento se desejado.
[0038] É preferível que o raspador para destacar a carne em ambos os lados do esterno compreenda dois membros raspadores, cada um deles atua em um lado do esterno. É preferível que tal raspador mova-se o mais próximo possível do comprimento do esterno e, durante este processo, siga o contorno do esterno. Isto pode ser facilmente atingido no projeto através da montagem resiliente dos membros raspadores do raspador que destaca a carne em ambos os lados do esterno (o primeiro raspador). Desta forma, as variações naturais no formato e dimensões do esterno podem ser facilmente acomodadas. É preferível que os membros raspadores do primeiro raspador sejam montados resilientemente de tal maneira que estes podem se mover em múltiplas direções, por exemplo, em duas direções separadas que são principalmente perpendiculares uma à outra, como horizontal e vertical.
[0039] Raspar e desprender a carne em ambos os lados do esterno também faz com que a carne em ambos os lados do esterno seja comprimido em direção à parte externa, isto é, distante do esterno. É preferível que o primeiro raspador seja formado de tal maneira que a carne já esteja levemente pressionada ao longo da caixa torácica.
[0040] A seguir, um segundo raspador raspa e destaca a carne que se encontra naturalmente presente na caixa torácica. É preferível que o segundo raspador compreenda dois membros raspadores, cada um atuando em um lado da caixa torácica. De modo ainda mais preferível, os dois membros raspadores são ligados um ao outro.
[0041] Na prática, descobriu-se, ainda, que tais membros raspadores não precisam ter uma borda cortante. A vantagem disto é que o tempo de vida útil dos membros raspadores é maior ou estes podem ser fabricados de um material menos rígido. Afinal, o membro raspador terá que ser afiado ou substituído assim que a borda cortante fique sem corte devido ao uso. Os membros raspadores que podem ser usados no primeiro e no segundo raspadores não possuem este problema já que não precisam ser dotados de uma borda cortante.
[0042] É preferível que o segundo raspador seja, ainda, montado resilientemente para que a variação natural no formato e nas dimensões da caixa torácica seja acomodada.
[0043] Após a carne ter sido raspada e desprendida da caixa torácica, ainda há uma conexão de membrana entre o filé interno ou filés externos e a caixa torácica. Esta conexão de membrana é relativamente resistente e não pode ser rompida sem maiores danos através de raspagem. Portanto, a presente invenção inclui uma provisão para que tal membrana seja rompida cortando-se seu comprimento.
[0044] Tal corte é feito no dispositivo, de acordo com a invenção, por uma lâmina que é, de preferência, projetada como uma lâmina que pode ser atuada. Em uma modalidade vantajosa, tal lâmina é adaptada para cada um dos dois membros raspadores do segundo raspador. Duas lâminas rotativas também podem ser incluídas como uma alternativa para as lâminas atuáveis.
[0045] Agora, o filé interno e o filé externo podem ser juntamente removidos das partes ósseas da parte da carcaça. É preferível que a parte da carcaça a ser processada compreenda, ainda, uma ou mais partes da asa e o filé interno e filé externo são removidos exercendo-se uma força de tensão em, ao menos, uma parte da asa.
[0046] O primeiro aspecto relacionado com a invenção e descrito no documento PI0622404-0 é direcionado para um método aperfeiçoado e um dispositivo aperfeiçoado para processar a parte da carcaça da ave abatida.
[0047] A presente invenção possibilita a extração do filé externo e do filé interno de maneira que continuem ligados um ao outro após a extração. Tradicionalmente, o filé externo é primeiramente, ao menos, de modo parcial, destacado da caixa torácica, enquanto o filé interno ou filés internos presentes ainda se mantenham ligados às partes ósseas da parte da carcaça. Ao destacar os filés externos, filés internos e ligações entre os filés internos e as partes ósseas da parte da carcaça são expostos. Durante este processo, o tendão que liga o filé interno à junta da asa também é exposto. Tal tendão se estende, principalmente, pelo interior do canalis triousseus e em filés extraídos pode ser visto como uma parte prolongada de tecido de tendão branco.
[0048] Os consumidores de filé, os quais impõem exigências de alta qualidade, geralmente exigem que haja a menor quantidade possível deste tendão. É preferível que o tendão tenha sido separado em um local em que nenhuma parte suspensa desprendida do tendão ainda esteja presente no filé.
[0049] O documento EP1070456 descreve um método em que o filé externo é, em primeiro lugar, amplamente destacado da parte da caixa torácica que se encontra presente. Como resultado, a parte do filé externo que foi destacada fica pendente e, consequentemente, o filé interno e suas conexões com as partes ósseas da carcaça ficam expostos. Depois disto, o tendão em questão é separado.
[0050] O método conhecido não é adequado para uso em combinação com a presente invenção conforme descrito neste pedido. Porque os filés externos ainda não foram destacados da caixa torácica, os filés externos serão cortados se o método que é descrito no documen-to EP1070456 é usado e isto é indesejado.
[0051] Em outro método conhecido, o filé externo é primeiramente removido da parte da carcaça. No primeiro caso, os filés internos se mantém na parte de trás da parte da carcaça. A seguir, os tendões que ligam os filés internos às partes ósseas da parte da carcaça são raspados e desprendidos e/ou cortados e desprendidos, depois os filés internos são extraídos por, ao menos, duas pessoas posicionadas de modo próximo à linha. Isto é trabalhoso e monótono. Além disso, este método requer o uso de diversas máquinas e, usando-se tal método, não é possível extrair filés internos que ainda estão ligados ao filé externo associado.
[0052] Ao usar o dispositivo e método, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, o objetivo é cortar atravessando o tendão entre o filé interno e a junta da asa enquanto o filé externo ainda está ligado à parte da caixa torácica presente na parte da carcaça a ser processada. Nesse sentido, é possível combinar o método que é de acordo com a presente invenção, com aquele método que é de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, sendo que durante tal processo o filé interno e o filé externo podem ser extraídos juntamente, ligados um ao outro, enquanto o tendão branco ainda pode ser cortado de maneira limpa. Este objetivo é alcançado através de um dispositivo para processar uma parte da carcaça de uma ave abatida, a parte da carcaça, no início do processo, compreende:
[0053] partes do osso com pelo menos uma parte da caixa torácica, pelo menos uma parte da clavícula e pelo menos uma parte da junta da asa,
[0054] pelo menos uma parte do filé externo, onde a parte do filé externo que se encontra presente é conectada à parte da caixa torácica presente,
[0055] pelo menos uma parte do filé interno,
[0056] pelo menos um tendão que conecta o filé interno à junta da asa, o dispositivo compreende:
[0057] um guia de filé externo para manter pelo menos uma parte do filé externo na primeira posição,
[0058] um guia de clavícula para manter as extremidades livres do osso esternal na segunda posição,
[0059] pelo menos uma lâmina para cortar através do tendão.
[0060] Este objetivo também é alcançado através de um método para processar uma parte da carcaça da ave abatida, em que a parte da carcaça, no início do processo, compreende:
[0061] partes do osso com pelo menos uma parte da caixa torácica, pelo menos uma parte da clavícula e pelo menos uma parte da junta da asa,
[0062] pelo menos uma parte do filé externo, onde a parte do filé externo que se encontra presente é conectada à parte da caixa torácica que se encontra presente,
[0063] pelo menos uma parte do filé interno,
[0064] pelo menos um tendão que conecta o filé interno à junta da asa, o método compreendendo as etapas de:
[0065] expor o tendão puxando-se pelo menos uma parte do filé externo até uma primeira posição longe das extremidades livres da clavícula, usando um guia do filé externo e puxando as extremidades livres da clavícula até uma segunda posição longe do filé externo usando um guia do osso esternal e,
[0066] cortar o tendão enquanto o filé externo está na primeira posição e as extremidades livres da clavícula estão na segunda posição.
[0067] Com o propósito de implantar o método, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, a conexão entre a junta da asa, por um lado, e o filé externo e o osso do esterno, por outro lado, já foi rompida na parte da carcaça a ser processada. Devido a isto, certa flexibilidade é alcançada no filé externo no lado do pescoço da parte da carcaça em relação às partes ósseas da parte da carcaça.
[0068] Em uma modalidade possível, o método, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, é realizado em uma parte da carcaça de onde o osso do esterno foi removido. Neste processo, uma abertura relativamente grande é criada no lado do pescoço da parte da carcaça.
[0069] Quando o dispositivo, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, é alimentado com a parte da carcaça, o filé externo fica em contato com um guia de filé externo. Este guia de filé externo engata-se no filé externo pelo lado da abertura criada quando o osso do esterno foi removido, portanto, no lado onde o pescoço estava previamente presente. O guia de filé externo pressiona a parte do filé de externo, em que se engata à distância da clavícula. O guia do filé externo mantém o filé externo comprimido enquanto passa pelas lâminas que cortam o tendão. A posição de compressão da parte de cima do filé externo é conhecida como a "primeira posição".
[0070] Quando o dispositivo, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, é alimentado com a parte da carcaça, as extremidades livres da clavícula são engatadas por um guia de clavícula. O guia de clavícula mantém as extremidades livres da clavícula em uma segunda posição enquanto passa pelas lâminas que cortam atravessando a passagem do tendão.
[0071] A parte da carcaça fica em um transportador de produto durante a operação de processamento, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção. É preferível que o transportador de produto segure a parte da carcaça de maneira tal que o peito da parte da carcaça seja direcionado de maneira descendente e a coluna seja, principalmente, horizontal e transversal à trajetória em que a parte da carcaça passa pelo dispositivo, de acordo com o primeiro aspecto re-lacionado com a invenção. Quando o filé é direcionado de maneira descendente, o guia filé externo segura a parte de cima do filé externo comprimido e o guia de clavícula impede que as extremidades livres da clavícula sendo pressionada de modo ascendente pela lâmina ou lâminas enquanto o tendão é dividido. Caso a coluna (onde estiver presente; se não há coluna, isto significa que a coluna deve ter estado presente) deva ser orientada, principalmente, de modo transversal à trajetória, é possível posicionar o guia de filé externo e o guia de clavícula de modo paralelo à trajetória.
[0072] Nesta modalidade, é adicionalmente vantajoso para o transportador de produto pressionar a parte da carcaça de modo ascendente contra os guias. A consequência é que tanto o filé externo como as extremidades livres da clavícula repousam encostadas em seus respectivos guias sob pequena pressão.
[0073] Pressionar o filé externo pra baixo e impedir que as extremidades livres da clavícula se movam para longe, de modo ascendente, expõe o tendão que é para ser atravessado. Isto faz com que o tendão fique acessível a uma lâmina.
[0074] É preferível que o tendão seja atravessado por uma lâmina rotativa. Uma lâmina estática pode ser usada como uma alternativa. Em uma modalidade vantajosa, duas lâminas rotativas são usadas, as quais são dispostas próximas uma a outra ao longo da trajetória. É preferível que as lâminas girem em direções opostas. Se uma ou mais lâminas rotativas são usadas, é preferível que estas sejam dotadas de uma borda serrilhada.
[0075] A citação anterior frequentemente se refere a "o tendão". Portanto, cada filé interno tem um tendão que se o liga à junta de asa associada.
[0076] Em geral, os métodos e dispositivo, de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, serão usados para pro-cessar partes da carcaça onde ambos os filés internos ainda estão presentes. Neste caso, ambos os tendões serão, então, atravessados usando-se o método e dispositivo, de acordo com a invenção.
[0077] Os dispositivos e métodos de acordo com a presente invenção e aspectos relacionados com a invenção serão discutidos abaixo com maior detalhe em relação às reivindicações anexas, as quais, sem conferir qualquer tipo de limitação, apresentam modalidades exemplificativas.
[0078] O desenho apresenta na:
[0079] Figura 1: um exemplo de uma parte da carcaça com uma incisão,
[0080] Figura 1A: uma vista panorâmica da anatomia de uma parte da carcaça indicando o tecido muscular abdominal,
[0081] Figura 1B: uma vista panorâmica da anatomia de uma parte da carcaça incluindo o osso delta,
[0082] Figura. 1C: um transportador de produto com uma metade frontal em si,
[0083] Figuras. 1D e 1E: a disposição de um dorso no transportador do produto,
[0084] Figura 1F: um transportador de produto alternativo,
[0085] Figura 1G: um transportador de produto alternativo da figura 1F com um dorso com asas como a parte da carcaça a ser processada,
[0086] Figura 1 Η: o transportador de produto alternativo da figura 1F com um dorso sem asas como a parte da carcaça a ser processada,
[0087] Figura 2: diversos estágios de um exemplo do método de acordo com a presente invenção,
[0088] Figura 3: uma vista panorâmica de uma modalidade do dispositivo de acordo com a presente invenção,
[0089] Figura 4: a execução da incisão preliminar em ambos os lados do osso esterno,
[0090] Figura 5: a orientação da parte da carcaça transversalmente ao primeiro raspador enquanto é segurada pelo transportador do produto 50,
[0091] Figura 6: a orientação da parte da carcaça transversalmente ao primeiro raspador enquanto é segurada pelo transportador do produto 50,
[0092] Figura 7: a execução da incisão preliminar em ambos os lados do osso esterno, apresentado na seção,
[0093] Figura 8: uma seção transversal da parte da carcaça, o primeiro membro raspador e as guias durante a raspagem,
[0094] Figura 9: um detalhe da raspagem realizada pelo primeiro raspador,
[0095] Figura 10: uma seção transversal da raspagem realizada pelos segundos membros raspadores,
[0096] Figura 11: um detalhe de uma raspagem pelo segundo raspador,
[0097] Figura 12: a posição inativa das lâminas atuáveis,
[0098] Figura 13: uma indicação da posição das incisões e das partes do filé do peito a serem raspadas, desprendendo-as da parte da carcaça,
[0099] Figura 14: uma modalidade alternativa de um dispositivo para conduzir o método de acordo com a presente invenção,
[00100] Figura 15: uma parte do dispositivo de acordo com a figura 14 observada de cima,
[00101] Figura 16: uma vista lateral de uma parte do dispositivo de acordo com a figura 14,
[00102] Figura 17a, 17b, 17c: o movimento relativo de parte da carcaça próxima às lâminas rotativas que estão montadas em formato de V durante a execução do método de acordo com a presente invenção usando o dispositivo de acordo com as figuras 14-16.
[00103] Figura 18: uma modalidade de um dispositivo de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção,
[00104] Figura 19: uma vista lateral da modalidade de acordo com a figura 18,
[00105] Figura 20: uma abertura no lado do pescoço da parte da carcaça após a remoção do osso do esterno,
[00106] Figura 21: os músculos na área das articulações das asas,
[00107] Figura 22: o dispositivo de acordo com a figura 21 associado ao transportador de produto alternativo da figura 1F.
[00108] A figura 1 mostra um exemplo de uma parte da carcaça 1 com uma incisão 110 de acordo com o primeiro aspecto da invenção. Esta parte da carcaça 1 de ave abatida compreende pelo menos uma parte da parte traseira 2. Não é apresentado na figura 1, porém neste exemplo estão presentes na parte da carcaça 1 pelo menos uma parte da caixa torácica e uma parte da coluna. A figura 1 mostra que a parte da carcaça 1 compreende pelo menos uma parte cárnea que está naturalmente presente na parte traseira 2 e na caixa torácica. A carne na caixa torácica compreende pelo menos uma parte da carne no peito 3, ou seja: pelo menos uma parte do filé de peito 8.
[00109] A parte da carcaça 1 a ser processada no exemplo na figura 1 é a metade anterior. No entanto, também é possível processar outros tipos de partes da carcaça, como, por exemplo, dorsos.
[00110] As figuras 1A e 1B mostram a anatomia do torso de uma ave. A parte sombreada na figura 1A apresenta a área em que o tecido muscular abdominal 11 está disposto. Em alguns círculos, o músculo do tecido abdominal na área sombreada na figura 1A é conhecido na linguagem técnica como "músculo anular". O tecido muscular abdominal compreende pelo menos a parte do músculo oblíquos externus ab-dominis, pelo menos a parte do m. oblíquos internus abdominis e pelo menos a parte do m. transversus abdominis que estão inseridos na área sombreada da figura 1A. A figura 1B mostra a posição do osso delta 12.
[00111] As figuras 1A e 1B baseiam-se nas figuras do livro "Atlas de anatomia de las aves domesticas" (Atlas da anatomia das aves domésticas), ISBN 84-283-1138-2, publicado em 1981. Os nomes latinos dos músculos apresentados nas figuras foram incluídos em uma lista separada, acostada ao presente pedido.
[00112] No exemplo apresentado na figura 1, a parte da carcaça 1 também compreende as duas asas ou pelo menos suas partes 4.
[00113] A figura 1C apresenta um transportador do produto 50 com uma metade anterior que foi situada sobre si. O transportador de produto 50 apresentado na figura 1C pode ser articulado em torno do eixo geométrico 51 e em torno do eixo geométrico 52. Um transportador de produto deste tipo é adequado para o uso em associação com a invenção descrita neste pedido. No entanto, não é necessário usar um transportador de produto capaz deste tipo de articulação. Na maior parte dos casos, as operações de processamento descritas no presente pedido exigem movimentos relativos entre a parte da carcaça a ser processada 1 e as partes do dispositivo que diretamente engatam na parte da carcaça 1, como as lâminas ou os raspadores, por exemplo. O movimento relativo desejado pode ser obtido fazendo o transportador de produto, que está segurando a parte da carcaça 1, se movimentar enquanto mantém os componentes de processamento do dispositivo em uma posição essencialmente fixa (naturalmente está isolado do movimento resiliente de determinados componentes e da rotação das lâminas rotativas), contudo, naturalmente, segurando também a parte da carcaça 1 em uma posição essencialmente fixa, apesar dos componentes de processamento. Certamente, é possível uma combinação do movimento de parte da carcaça 1 com um movimento dos componentes de processamento do dispositivo de acordo com a invenção, de modo a se obter o movimento relativo desejado entre a parte da carcaça e o dispositivo.
[00114] A figura 1D e a 1E mostram um dorso sendo anexado ao transportador de produto 50. O transportador de produto 50 na figura 1D e 1E é do tipo apresentado na figura 1C. O transportador de produto é fornecido com um anzol 53 que segura o dorso com firmeza no transportador de produto 50. Naturalmente, também é possível, ao processar um dorso, usar um tipo de transportador de produto desprovido da capacidade articuladora do transportador de produto apresentado.
[00115] A figura 1F mostra uma vista lateral de um exemplo de um transportador de produto alternativo 50*. Neste exemplo, o transportador de produto 50* baseia-se no transportador de produto conhecido pela publicação EP0254332. Este transportador de produto é apenas rotativo, de acordo com a seta 52*. Esta rotação pode ser controlada pelos elementos de controle que engatam a roda dentada 54*. O transportador de produto 50* é móvel ao longo da trajetória 53* na direção de transporte T1. Cada um dos transportadores de produto 50* está conectado a um vagonete 55* que pode ser guiado através de um perfil 56*. Os carros elétricos 55* são mutuamente conectados por uma cadeia (retratada diagramaticalmente) ou cabo 57*.
[00116] A figura 1G mostra um transportador de produto alternativo da figura 1F fornecido com um dorso com asas, como a parte da carcaça 1 a ser processada. A figura 1H mostra o transportador de produto alternativo da figura 1F fornecido com um dorso sem asas como a parte da carcaça 1 a ser processada. O processamento dos dorsos com ou sem asas também pode ocorrer usando um transportador de produto 50 do tipo apresentado nas figuras 1C, 1D e 1E. A forma adi-cional disponível ao transportador de produto 50* apresentada nas figuras 1F, 1G e 1H também pode ser usada para o processamento das metades dianteiras com asas, das partes dianteiras sem asas e similares, por exemplo.
[00117] As figuras 2A, 2B, sC, 2D, 2E, e 2F mostram vários estágios em um exemplo do método de acordo com a presente invenção.
[00118] A figura 2A mostra uma seção transversal de uma parte da parte da carcaça 1 a ser processada antes do processamento de acordo com a presente invenção ter sido iniciado. A caixa torácica 20, o esterno 21, os filés internos ou segundos filés 23 e os filés externos 22 são descritos diagramaticalmente na figura 2A. Entre os filés externos 22 e através do esterno 21, a conexão do tendão 25 ainda está presente.
[00119] A figura 2B mostra a incisão preliminar sendo feita em ambos os lados do esterno 21. A incisão que é feita não se estende até a caixa torácica 20 como nos métodos conhecidos. Devido ao fato da incisão não ser muito profunda, a membrana ao redor dos filés internos permanece intacta. Essa membrana fornece entre outras coisa, a conexão entre o filé interno 23 e o filé externo 22. Graças ao fato de que a membrana permanece intacta, a conexão entre o filé interno 23 e o filé externo 22 também permanece intacta. A conexão do tendão 25 entre ambos os filés externos 22, entretanto, é cortada.
[00120] As lâminas 401 que fazem a incisão preliminar em ambos os lados do esterno são arrumadas, nesse exemplo, de tal forma que eles cortam de forma mais rente do esterno 21 possível.
[00121] A figura 2C mostra a próxima etapa no método: raspando a carne restante em ambos os lados do esterno 21, os filés internos 23, em particular. Um primeiro raspador 402 que compreende dois primeiros membros raspadores 412A,b descarnam os filés internos 23 do esterno 21. Para concluir, os membros raspadores 412,a,b movem-se o mais rente possível de ambos os lados do esterno 21. Devido à incisão preliminar, os raspadores podem fácil e efetivamente localizar o esterno 21.
[00122] Nesse exemplo, os membros raspadores 412 a,b não são dotados de uma borda cortante, logo o risco da membrana ao redor da filé interno 23 ser danificada, é limitado.
[00123] De forma a seguir o contorno do esterno 21 o mais rente possível, na sua direção transversa, é preferível que os membros raspadores 412 a,b sejam montados de forma resiliente na direção transversa ao esterno 21. Os membros raspadores 412 a,b já pressionam levemente a carne em ambos os lados do esterno (o filé interno e, logo os filés externos também) do esterno 21. O formato dos membros raspadores 412 a,b é especialmente adaptado para executar essa ação, particularmente em suas extremidades no lado a jusante. É preferível que as extremidades relacionadas fiquem um pouco mais a frente do local onde o esterno passa do que a borda frontal dos membros raspadores 412 a,b. Consequentemente as bordas levam a carne descarnada de algum modo a grande distância do esterno.
[00124] A figura 2 D mostra que a conexão entre o esterno 21 e a carne que é diretamente adjacente a ele, é quebrada pela passagem do primeiro raspador 402.
[00125] A figura 2E mostra a situação após a passagem do segundo raspador 403, o qual também compreende dois membros raspadores 413a,b do segundo raspador 403, rasparam de forma intensa os filés internos 23, soltos da caixa torácica 20. Principalmente apenas a conexão da membrana 24 entre o filé interno 23 e a caixa torácica 20 permanece.
[00126] Essa conexão de membrana 24 é relativamente forte. O método mais confiável para ruptura dessa conexão de membrana 24 sem também causar danos indesejados à conexão entre o filé interno 23 e o filé externo 22 é, então, cortar a conexão. Esse método é mostrado na figura 2F. O corte dessa membrana é executado por duas lâminas 404. A partir da técnica anterior, fica conhecida a forma para puxar a conexão da membrana pendurada. Esse fato resulta na permanência da membrana parcial ou completamente conectada à partes de ossos da parte da carcaça 1 enquanto a membrana é rasgada dos filés. Devido ao fato de que a membrana também se conecta ao filé interno e ao filé externo entre si, o filé interno e o filé externo se separam. Ao usar o método e dispositivo conhecidos, não é possível extrair o filé interno e o filé externo juntos. O dispositivo e método de acordo com a presente invenção, agora possibilitam essa operação.
[00127] Após a membrana 24 ter sido cortada, é possível descarnar o filé externo 22 da caixa torácica 20 junto com o filé interno acoplado 23. Ao extrair os filés 22 e 23 enquanto eles ainda estão conectados entre si, rende um pedaço de carne relativamente grande (que compreende ambos os filés internos e externos) de boa qualidade. É preferível que a extração dos filés seja executada de acordo com o método descrito em EP 1430780 A1.
[00128] A figura 3 mostra uma visão geral de uma modalidade do dispositivo de acordo com a presente invenção.
[00129] O dispositivo de acordo com a figura 3 tem uma primeira parte com uma lâmina dupla giratória 401 para fazer a incisão preliminar em ambos os lados da coluna. Cada lâmina giratória tem um formato de disco e gira ao redor de um eixo acoplado.
[00130] Na primeira parte, o primeiro guia 405 também é fornecido para sustentar e posicionar a parte da carcaça 1 enquanto ela avançou sobre as lâminas giratórias 401. O primeiro guia 405 repousa no suporte 450 e, junto a esse suporte 450, move-se de forma vertical como é mostrado pela seta 455. O suporte 450 é conectado à alavanca 452 através de uma dobradiça 454. A alavanca 452 tem um ponto pivô 451. O contrapeso 453 é anexado à alavanca 452. O contrapeso 453 situa-se no lado do ponto pivô 451, oposto à dobradiça 454. Como um resultado do desenho, o primeiro guia 405 pode flexionar-se verticalmente. Uma mola pode ser usado como uma alternativa ao desenho da alavanca com contrapeso. Uma vantagem do desenho da alavanca com contrapeso é, de qualquer forma, que é mais robusto.
[00131] O guia 405 pode ser ajustado de forma que é substituído em uma direção vertical quando um transportador de produtos 50 com a parte da carcaça 1 passa, mas não caso um transportador de produtos passar. O deslocamento vertical da guia 405 pode então ser registrado por um detector de produtos 456, o qual pode ser desenhado como um sensor ótico ou uma alternância de proximidade, por exemplo. Se um transportador de produtos vazio 50 passar, então o detector de produtos não atua e os segundos raspadores 403 e as lâminas atuáveis 404, ambas na segunda parte do dispositivo, não se tornam ativas, por exemplo. Além disso, o transportador de produtos 50 pode ser rotacionado a partir das lâminas giratórias 401 e dos raspadores 402,403 na segunda parte do dispositivo. Dessa forma, quaisquer danificações serão evitadas em um transportador de produtos vazio 50.
[00132] É preferível que as lâminas giratórias 401 sejam montadas articulações em um eixo único acionável 409. Dessa forma, as lâminas 401 são acionadas por um único motor 408. Como uma alternativa, duas lâminas giratórias 401 podem, evidentemente, ser também usadas, cada um delas é montada em seu próprio acionador. Em vez de lâminas giratórias, lâminas estáticas também podem ser usadas para fazer a incisão preliminar.
[00133] A segunda parte dos dispositivo mostrado na figura 3 compreende o primeiro raspador 402. O raspador compreende dois membros raspadores 412 a,b substancialmente paralelos. Os membros raspadores 412 a,b têm um desenho não cortante, isto é, nenhuma borda de corte funcional da haste está presente. Os membros de raspadores 412 a,b são montados resilientemente de forma que eles podem se mover nos planos horizontais e verticais, ambos em relação ao resto do dispositivo e em relação entre eles mesmos. Desta forma, o formato do esterno e suas variações dentro de um bando podem ser estritamente seguidas.
[00134] O dispositivo mostrado na figura 3 compreende adicionalmente, ao menos um segundo guia 406 para sustentar e posicionar a parte da carcaça 1 enquanto ela avança sobre o primeiro raspador 402. O segundo guia 406 é anexado ao suporte 460. Um prato de blindagem (não mostrado) pode também ser anexado a esse suporte 406 para blindar o dispositivo por razões de segurança.
[00135] A nível de esclarecimento, o prato de guia 461 com projeção 462 é mostrado por uma linha tracejada na figura 3. Esse prato de guia 461 está conectado ao segundo guia 406, sob um ângulo na horizontal e se estende na direção transversal ao dispositivo. Os pratos-guia se estendem na direção longitudinal do dispositivo (que está na mesma direção da direção de condução T1 das partes da carcaça 1 durante a operação) a partir de um ponto em frente ao primeiro raspador 402 até adjacente a, pelo menos, uma parte do segundo raspador 403. Há dois pratos de guia 461 presentes no dispositivo e esses estão presentes em ambos os lados do raspador 402. Os pratos de guia fazem com que as partes anteriormente descarnadas da carne sejam mantidas distantes dos raspadores 402, 403. A projeção 462 em cada prato de guia 461 continua essa função, guiando a carne descarnada um pouco mais a frente.
[00136] A terceira parte do dispositivo mostrado na figura 3 compreende o segundo raspador 403. Aqui, o raspador compreende mais uma vez dois membros raspadores 413 a,b que são montados de forma substancialmente paralelos entre si. Os membros raspadores 413 a,b do segundo raspador são também de um desenho não-cortante e resilientemente montados.
[00137] Duas lâminas acionáveis 404 são conectadas por elemento de controle 407. Nesse exemplo, cada elemento de controle 407 é desenhado como um cilindro pneumático.
[00138] As lâminas rotacionais 401, o primeiro raspador 402 e o segundo raspador 403 ficam dispostos mutuamente de tal modo que uma parte de carcaça 1 que é guiada através do dispositivo mostrado na figura 3 por um transportador de produtos 50, encontra primeiramente, as lâminas rotacionais 401, então o primeiro raspador 402 e então o segundo raspador 403 com as lâminas acionáveis 404.
[00139] A figura 4 mostra uma parte da carcaça 1 que é segura por um transportador de produtos 50. É preferível que o transportador de produtos 50 avança a parte da carcaça ao longo de uma linha através de várias estações de processamento. Vários transportadores de produtos podem ser vistos nas figuras 4 a 21. O transportador de produtos 50 move a parte da carcaça 1 que o transportador de produtos 50 prende na direção de condução principal T1 em relação ao dispositivo de acordo com a presente invenção.
[00140] Nesse caso, a parte da carcaça 1 ainda compreende, ao menos, uma parte 4 de cada asa.
[00141] As figuras 4 e 22 mostram a incisão preliminar que é feita em ambos os lados do esterno 21. Os guias 405 posicionam o esterno e a carne que é adjacente a elas em relação às lâminas rotacionais 401. A figura 7 mostra claramente que as lâminas rotacionais 401 não recortam toda a extensão da caixa torácica 20. As lâminas rotacionais fazem uma incisão em ambos os lados do esterno 21 e essa incisão é feita o mais rente possível ao esterno 21.
[00142] A figura 5 mostra que a parte da carcaça 1, presa por um transportador de produtos 50, é guiado sobre o primeiro raspador 402. O transportador de produtos 50 movem a parte da carcaça 1 na direção de condução principal T1 em relação ao primeiro raspador 402. O primeiro raspador compreende os membros raspadores 412 a,b que são montados de forma substancialmente paralelas entre si. Os membros raspadores 412a, 412b são montados resiliente e mutuamente entre si. Os membros raspadores 412 a, 412b são montados resilientemente entre si em um plano substancialmente horizontal e em um plano substancialmente vertical. Em princípio,outros planos podem também ser escolhidos, onde é preferível que se ambos os planos forem substancialmente perpendiculares entre si.
[00143] O raspador 402 é pivotável ao redor da haste geométrico 445 na direção mostrada pela seta R10, o que possibilita ligar e desligar o raspador 402. Ao ligar o raspador 402, ele está em uma posição ativa onde uma parte da carcaça que passa 1 é processada pelo raspador 402. Quando ele é desligado, o raspador 402 fica numa posição inativa. Mesmo se uma parte da carcaça 1 tivesse que passar, esta parte de carcaça 1 então não seria processada pelo raspador 402 estiver . É vantajoso combinar essa opção com um detector de produtos. Logo, é possível ligar o raspador 402 apenas se um transportador de produtos 50 com uma parte da carcaça 1 passa por ele. Na hipótese de um transportador de produto estar vazio ao scraper, então permanece em sua posição desativada para um transportador de produto vazio 50, o que previne que o raspador 402 danifique um transportador de produtos 50 que passa. A pivotação do raspador acontece desde a sua posição inativa até sua posição ativa e vice-versa, podem ser guiados por um cilindro pneumático (não mostrado), por exemplo.
[00144] A figura 8 mostra uma seção transversal da parte da carcaça 1, os membros raspadores 412 a,b e os guias 406 durante a raspa-gem. Os membros raspadores 412 a,b raspam a carne em ambos os lado do esterno 21, ficando penduradas no esterno 21. Os guias 406 guiam a parte da carcaça 1 de forma que o esterno chega à posição correta em relação aos membros raspadores 412 a,b. Como um efeito secundário, os guias 406, em uma modalidade vantajosa, sustentam a parte da carcaça 1 durante esse processo. Os pratos de guia 461, os quais guiam a carne do peito à parte para que os membros raspadores 412 a,b de raspador 402 tenham fácil acesso e possam também, ser vistos.
[00145] A figura 9 mostra um detalhe da raspagem pelo primeiro raspador 402. A nível de esclarecimento, as partes das asas 4 e os pratos de guia 461 não são mostrados na figura 9.
[00146] A figura 6 mostra que a parte da carcaça 1, presa pelo transportador de produtos 50, é guiado sobre o segundo raspador 403. O transportador de produtos 50 move a parte da carcaça 1 na direção de condução principal T1 em relação ao segundo raspador 403. O segundo raspador compreende os membros raspadores que se situam de forma substancialmente paralelas entre si.
[00147] O raspador 403 é pivotável ao redor da haste geométrico 440 na direção mostrada pela seta R11, o que possibilita o desligamento ou ligamento do raspador 403. Quando ligado, o raspador 403 fica em uma posição ativa onde uma parte da carcaça que passa 1, é processada pelo raspador 403. Quando desligado, o raspador 403 é desligado, ele fica em sua posição inativa. Mesmo se uma parte da carcaça 1 tiver que passar, então essa parte da carcaça 1 não seria processada pelo raspador 403. É vantajoso que se combine essa opção com um detector de produtos. Torna-se possível, então, ligar o raspador 403 apenas se um transportador de produtos 50 passar com uma parte da carcaça 1. Na hipótese de um transportador de produto estar vazio ao raspador, então permanece em sua posição desativada para um transportador de produto vazio 50 de um transportador de produtos vazio passa. A pivotação do raspador 403 a partir da sua po-sição inativa à posição ativa e vice versa pode ser guiado por um cilindro 446, por exemplo.
[00148] Adicionalmente ou como uma alternativa, os membros raspadores podem ser organizados de forma que eles podem se mover resilientemente na direção vertical.
[00149] É preferível que os membros raspadores sejam conectados entre si por uma placa de conexão na direção transversal (em relação à direção de condução das partes da carcaça). É preferível que a placa de conexão seja pivotável em relação à cada um dos membros raspadores, o que permite variações nas partes da carcaça a serem sucessivamente acomodadas enquanto os raspadores podem corrigir, mutuamente, os movimentos de cada um.
[00150] Afigura 10 mostra uma seção transversal da raspagem pelo segundo membro raspador 413a,b. A figura 11 mostra um detalhe da raspagem por meio do segundo raspador 403. Com o intuito de esclarecimento, as partes de asas 4 da parte da carcaça não são mostradas.
[00151] As lâminas 404 são fornecidas para descarnar a forte conexão da membrana 24 entre o filé interno e a caixa torácica 20. Cada uma das lâminas tem uma borda cortante 414. Cada lâmina 404 é montada de forma pivotável em um dos membros raspadores 413a,b como mostra a figura 11. A posição das lâminas 404 em relação aos respectivos membros raspadores 413a,b aos quais eles são anexados, podem ser alterados pelo elemento de controle 407. No exemplo da figura 7 e da figura 11, o elemento de controle 407 compreende dois cilindros pneumáticos, cada um deles controla uma lâmina 404.
[00152] As lâminas 404 têm uma posição ativa e inativa. A figura 11 mostra as lâminas 404 em suas posições ativas, a figura 12 mostra as lâminas em suas posições inativas. Na posição inativa, a borda cortante 414 de cada uma das lâminas 404 está mais ou menos na linha com a borda superior dos membros raspadores 413 a,b às quais a lâmina 404 fica aproximadamente na linha com a borda superior dos membros de raspagem 413 a,b às quais a lâmina 404 relacionada está anexada. Na posição ativa, a borda cortante é erguida em relação à borda cortante do membro raspador relevante 413 a,b. As lâminas 404 são trazidas das suas posições inativas à posição ativa quando a membrana 24 chega dentro do raio das lâminas 404.
[00153] Na modalidade alternativa, não mostrada, as lâminas 404 e seus elementos de controle 407 não estão presentes. O corte da membrana 24 pode então ser feito manualmente, por exemplo.
[00154] A figura 13 indica a posição das incisões e as partes do filé de peito 8 a serem raspados na parte da carcaça 1. Na figura 13 a traseira 2, a asa 4 e o filé de peito 8 são descritos diagramaticamente. Além disso, a caixa torácica 20, o osso delta 12 e o esterno 21 são mostrados.
[00155] A incisão preliminar 431, feita pelas lâminas rotacionais 401, se estende ao longo do esterno 21. O primeiro raspador 402 descarna a carne do filé de peito 8 na área 432. Próximo ao segundo raspador 403, descarna a carne na área 433. Finalmente, as lâminas acionáveis 404 cortam a membrana 24 com a incisão 434.
[00156] Após o método de acordo com a presente invenção ter sido executado, a carne é removida das partes de ossos da parte da carcaça. É preferível que essa operação seja feita pelo puxamento das asas como descrito em EP 1430780 A1.
[00157] A figura 14 mostra uma modalidade alternativa de um dispositivo para a implantação de um método de acordo com a presente invenção. A figura 15 mostra uma parte do dispositivo de acordo com a figura 14 vista por de cima da figura 16 mostra uma vista lateral de uma parte do dispositivo de acordo com a figura 14.
[00158] A primeira parte da modalidade de acordo com as figuras 14 a 16 é a mesma que a primeira parte da modalidade de acordo com a figura 3. Aqui, duas lâminas rotacionais 401 são fornecidas da mesma forma que um guia resilientemente montado 405 e um detector de produtos 456. O modo no qual a primeira parte da modalidade de acordo com as figuras 14 a 16 funciona é o mesmo que o da primeira parte da modalidade de acordo com a figura 3 funciona.
[00159] A segunda parte da modalidade de acordo com as figuras 14 a 16 é totalmente idêntico à segunda parte da modalidade de acordo com a figura 3. No exemplo de acordo com as figuras 14 a 16, uma forma diferente dos primeiros membros raspadores 471a ,b, é aplicada. No exemplo das figuras 14 a 16, a extremidade a jusante dos membros raspadores 471 a,b é posicionada mais alta que a extremidade a montante. Aqui, "a jusante" e "a montante" são relacionados à direção de condução principal T1 das partes da carcaça a serem processadas. A figura 15 e 16 mostram o formato dos membros raspadores 471 a,b aplicados nesse exemplo com mais detalhes. A borda raspadora 471 a,b é desenhada como não-cortante (ou seja, não há borda cortante de eixo funcional cortante presente) e as superfícies laterais 473 a,b se inclina diagonalmente para baixo. Os membros raspadores 471 a,b podem ser ligados ou desligados assim como os membros raspadores 412 a,b. É preferível que o ligamento ou desligamento dos membros raspadores 471 a,b é controlado com base no sinal a partir do detector de produtos 456.
[00160] Os membros raspadores 471 a,b são montados resilientemente de forma que eles podem se mover nos planos horizontal e vertical, ambos em relação ao resto do dispositivo e mutuamente relacionados. Dessa forma, ambos podem seguir facilmente o formato do esterno e as variações deste com um lote.
[00161] Os membros raspadores 471 de acordo com as figuras 14 a 16 compreendem adicionalmente, ao menos um segundo guia 406 pa-ra sustentar e posicionar a parte da carcaça 1 enquanto avança sobre o primeiro raspador 402. O segundo guia 406 é anexado ao suporte 460. Uma chapa de blindagem (não mostrada) também pode ficar presa a esse suporte 460 para blindar esse dispositivo, por motivos de segurança.
[00162] Além disso, a segunda parte do dispositivo mostrado na modalidade das figuras 14 a 16 compreendem uma placa de guia 461. Essa placa de guia 461 é conectada à segunda guia 406, está em um ângulo na horizontal e se estende na direção transversal do dispositivo. A placa de guia se estende na direção longitudinal do dispositivo (isto é, a mesma direção da direção de condução T1 das partes da carcaça em operação) a partir de um ponto em frente ao primeiro raspador 402 adjacente ao menos a uma parte do segundo raspador 403. Há duas placas de guia 461 presentes no dispositivo e elas se encontram em ambos os lados do raspador 402. As placas de guia fazem com que as partes anteriormente descarnadas mantenham-se distantes do raspador 402.
[00163] No exemplo das figuras 14 a 16 o desenho da terceira parte do dispositivo é diferente daquele na figura 3. No exemplo das figuras 14 a 16 o segundo raspador 403 com as lâminas acionáveis 404 da figura 3 foi substituída por membros raspadores 475 a,b e as lâminas rotacionais 480 a,b. Os membros raspadores 475 a,b juntos, formam o segundo raspador 403.
[00164] Como pode ser claramente visto na figura 15 as lâminas rotacionais 408 a,b são dispostas em um formato de V. A montante, as lâminas rotativas 480 a,b ficam mais afastadas do que a jusante. Além disso, é vantajoso se a haste de rotação das lâminas de rotação está em um ângulo na horizontal. Desta forma, pode-se realizar uma incisão precisa que leva muito em conta a anatomia da parte da carcaça.
[00165] As lâminas rotativas 480 a,b são então, situadas de forma não paralela entre si. Cada lâmina rotativa é então, anexada a sua própria haste 481A resp. 481b com seu próprio motor 482A resp. 482b para fornecer o acionador. As lâminas rotativas 480 a,b possuem formato de disco e podem ter uma borda cortante deslizante ou uma borda serrilhada 483. A aplicação de uma borda serrilhada 483 geralmente fornece uma contenção melhor na parte da carcaça a ser processada.
[00166] Com o objetivo de garantir que ao usar a modalidade exemplificativa das figuras 14 a 16, as lâminas rotativas 480 a,b não cortem tão profundamente, é preferível que o transportador de produtos 50 pivote a parte da carcaça no plano vertical enquanto as lâminas rotativas 480 a,b passam. Essa pivotação é mostrada nas figuras 17a, 17b, e 17c. Por razões de esclarecimento, as figuras 17a, 17b e 17c apenas mostram a lâmina rotativa 480a e o restante do dispositivo de acordo com as figuras 14 a 16 que foram omitidas.
[00167] A figura 17a mostra a entrada da parte da carcaça 1. A parte da carcaça 1 é anexada ao transportador de produtos 50, que prende a parte da carcaça com o peito direcionado a jusante em uma posição substancialmente horizontal 999, como foi indicado pela linha 998 (que repousa na linha com a superfície 997 do transportador de produtos 50).
[00168] Quando a parte da carcaça 1 avança em relação às lâminas rotativas 480 a,b na direção principal de condução T1, como é mostrado na figura 17b, o transportador de produtos 50 se ergue da parte da carcaça 1. A linha 998 e a horizontal 999 agora encerram um ângulo a1.
[00169] Quando a parte da carcaça 1 avança ainda mais em relação às lâminas rotativas 480 a,b na direção principal de condução T1, como mostrado na figura 17C, o transportador de produtos 50 ergue a parte da carcaça 1 ainda mais. A linha 998 e a horizontal 999 agora encerram um ângulo maior a2.
[00170] A profundidade desejada e o formato desejado da incisão 489 a ser feita pelas lâminas rotativas podem ser alcançadas pelo ajuste da pivotação da parte da carcaça 1 pelo transportador de produtos 50, ao qual a parte da carcaça foi anexado, ao redor da haste geométrico 51.
[00171] Será evidente para os versados na técnica que onde é o movimento de uma parte da carcaça a ser processada em relação aos componentes de processamento do dispositivo, é mencionado acima, estes que se situam na parte da carcaça enquanto o processamento é executado, esse movimento relativo pode ser alcançado pelo fato de a parte da carcaça ser mais relativa aos componentes de processamento do dispositivo por ter os componentes de processamento mais relativos à parte da carcaça ou por uma combinação de ambos.
[00172] A presente invenção envolve um método para processar uma parte da carcaça de uma ave abatida, em que a parte da carcaça compreende:
[00173] partes do osso com pelo menos uma parte da caixa torácica e, pelo menos, uma parte do esterno,
[00174] pelo menos uma parte da carne que se encontra naturalmente presente na caixa torácica, que a carne compreende pelo menos uma parte do filé externo e, pelo menos, uma parte de um filé interno,
[00175] pelo menos uma parte da membrana que se encontra naturalmente presente entre o filé interno e o filé externo,
[00176] tal método compreendendo as seguintes etapas:
[00177] fazer uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno, cuja incisão preliminar deixa a parte da membrana que fica entre o filé interno e o externo, intacta,
[00178] raspar a carne restante que permanece no esterno em am-bos os lados usando um primeiro raspador,
[00179] raspar pelo menos uma parte da carne do filé interno que sobrou da caixa torácica usando um segundo raspador,
[00180] cortar através da conexão da membrana entre o filé interno e a caixa torácica
[00181] remover o filé externo e o filé interno das partes do osso da parte da carcaça, no qual a conexão entre o filé interno e a parte externa do filé permaneçam intactas.
[00182] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, enquanto a carne que reside no esterno em ambos os lados, é raspada, esta carne é pressionada para fora do osso.
[00183] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, a parte da carcaça compreende, pelo menos, uma parte da asa e o filé externo e o filé interno são removidos juntamente das partes do osso da parte da carcaça puxando-se a parte da asa.
[00184] A presente invenção também envolve um dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida, em que a parte da carcaça compreende:
[00185] pelo menos uma parte da caixa torácica,
[00186] pelo menos uma parte do esterno,
[00187] pelo menos uma parte da carne que se encontra naturalmente na caixa torácica, cuja carne compreende pelo menos uma parte do filé externo e uma parte de, pelo menos, um filé interno,
[00188] tal dispositivo compreendendo:
[00189] uma lâmina para preparar uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno, cuja incisão deixa a membrana entre o filé interno e o filé externo intacta,
[00190] um primeiro raspador da caixa torácica para raspar uma parte da carne do filé interno que fica naturalmente na caixa torácica,
[00191] um segundo raspador da caixa torácica para raspar uma parte da carne do filé interno que se encontra naturalmente presente na caixa torácica,
[00192] uma segunda lâmina para cortar a conexão da membrana entre a o filé interno e a caixa torácica.
[00193] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, o primeiro raspador compreende dois membros raspadores, sendo que cada um deles é adequado para trabalhar em um lado do esterno. Preferivelmente, os membros do raspador têm um projeto não cortante.
[00194] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, o primeiro raspador é resilientemente montado. Preferivelmente, o raspador se move resilientemente em duas direções, essas duas direções sendo, principalmente, perpendiculares entre si.
[00195] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, o segundo raspador compreende dois membros de raspagem, sendo que cada um deles têm a capacidade de trabalhar em um lado da caixa torácica. Preferivelmente, os membros raspadores do segundo raspador têm um projeto não cortante. Preferivelmente, os membros de raspagem do segundo raspador estão conectados entre si.
[00196] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, o segundo raspador é montado de forma resiliente.
[00197] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, a segunda lâmina para cortar a conexão das membranas entre o filé interno e a caixa torácica é uma lâmina atuável que fica integrada no segundo raspador, tal lâmina atuável corta a conexão da membrana entre o filé interno e a caixa torácica. Preferivelmente, a lâmina atuável é montada de forma resiliente.
[00198] Em uma modalidade preferida do método de acordo com a presente invenção, o dispositivo compreende duas lâminas rotacio-nais, em formato de disco para cortar a conexão da membrana entre o filé interno e a caixa torácica, tais duas lâminas estão sob uma distância maior entre elas, tanto abaixo como acima. Preferivelmente, as lâminas rotacionais são dotadas de bordas serrilhadas.
[00199] A figura 21 mostra os músculos na área da articulação da asa. A figura 21 baseia-se em uma ilustração a partir do livro "Lehr-buch der Anatomie de Haustiere" [Compêndio da anatomia de animais domésticos], volume V "Vogel" [Birds], ISBN 3-489-57616-0.
[00200] O osso na asa é indicado pelo número de referência 901, o número 902 é o esterno e o número 903 é o osso esternal.
[00201] O número de referência 910 indica o músculo peitoral. Esse é o músculo grande que move a asa para baixo durante o voo. Esse músculo forma o filé externo.
[00202] O número de referência 911 indica o músculo peitoral su-pracoracóide. Este é um pequeno músculo que move a asa para cima durante o voo. Este músculo forma o filé interno.
[00203] O primeiro aspecto relacionado com a invenção refere-se ao corte do tendão que conecta o músculo supracoracóide à articulação da asa. Esse tendão fica na área indicada pelo número 912 na figura 21.
[00204] A figura 18 mostra uma modalidade de um dispositivo de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção. Um guia do filé externo 701, um guia da clavícula 702 e as lâminas rotativas 710 e 711 podem ser reconhecidas na figura 18. O guia do filé externo inclui um recesso para as lâminas rotativas 710, 711.
[00205] Os transportadores de produtos 50 movem as partes da carcaça 1 para além do dispositivo na direção de condução T1. O guia de entrada 704 garante a entrada de deslizamento das partes da carcaça 1. Como pode ser visto na figura 18, o peito 3 das partes da car-caça 1 são virados para baixo e a traseira 2 é virada para cima. As partes da carcaça 1 são presas pelos transportadores de produtos de tal forma que a coluna (na medida em que está presente ou a coluna esteve presente) avançam de forma substancialmente horizontal e se estendem de forma substancialmente transversa na direção de condução. Os guias 701, 702 se estendem na direção de condução principal T1.
[00206] É preferível que as lâminas rotativas girem em direções opostas durante a operação como mostrado na figura 18. É ainda mais preferível que a primeira lâmina 710 exerça força no tendão a ser cortado na direção de condução principal T1 e a segunda Lâmina 711 exerce uma força em uma direção oposta à direção de condução principal T1. É preferível que as lâminas rotativas 710, 711 tenham uma borda serrilhada. Uma borda serrilhada intensifica o agarramento das lâminas 710, 711 no tendão ou tendões a serem cortadas.
[00207] A figura 19 mostra um vista lateral da modalidade mostrada na figura 18. A parte da carcaça 1 está no transportador de produtos 50. O transportador de produtos 50 é pivotável ao redor da haste geométrico 51 na direção 751. Antes que a parte da carcaça 1 a ser processada entre no dispositivo mostrado na figura 18 e 19, o transportador de produtos 50 move a parte da carcaça 1 na posição mostrada na figura 18 e a figura 19 pela pivotação como foi mostrado pelas setas 751 e 750.
[00208] O osso esternal foi removido da parte da carcaça 1 antes que a parte da carcaça 1 chegasse ao dispositivo mostrado na figura 18 e 19. Consequentemente, uma abertura relativamente grande 724 é criada no lado do pescoço da parte da carcaça 1. Essa abertura 724 é mostrada na figura 20. Como essa abertura 724 é grande, o filé externo 720 é relativamente flexível próxima a essa abertura 724. Além disso, graças ao osso esternal ter sido removido, duas extremidades li-vres 721 são também criadas na clavícula. Isso aumenta consideravelmente a mobilidade da clavícula.
[00209] Ao entrar no dispositivo mostrada na figura 18, o transportador de produtos 50 ergue a parte da carcaça de forma que as extremidades livres da clavícula tocam no fundo do guia de entrada 704. Esse erguimento é alcançado pela pivotação do transportador de produtos 50 ao redor da haste geométrico 51. Enquanto o guia de entrada 704 passa, as extremidades livres 721 da clavícula entram em contato com o fundo desse guia de entrada 704. Esse guia de entrada garante o pré-posicionamento da parte da carcaça 1 em relação ao dispositivo.
[00210] Ao final do guia de entrada 704, (como é visto na principal direção de condução T1), o guia da clavícula 702 assume o controle. O transportador de produtos 50 pressiona mais uma vez as extremidades livres 721 da clavícula contra o fundo do guia 702. Tal operação pode ser vista na figura 19.
[00211] Dessa forma, os guias 702, 701, em combinação com a posição da transportador de produtos 50, garante, dessa forma, que, as extremidades livres da clavícula e a parte do pescoço do filé externo 720 são empurrados para fora. Essa operação expõe o tendão 722, o qual conecta o filé interno à articulação da asa, o que torna o tendão acessível para uma lâmina.
[00212] Em uma modalidade vantajosa, o guia do filé externo 701 tem uma borda arredondada 705 no lado que acopla o filé externo. Tal borda previne que o guia do filé externo 701 danifique o filé externo.
[00213] No exemplo da figura 18 e 19, as extremidades livres 721 da clavícula e da parte da lateral do pescoço do filé de peito 720 movem-se de forma a separarem-se entre si, fazendo com que o tendão 722 localize-se sob tensão, o que simplifica o corte do tendão 722.
[00214] Ambos os filés internos e ambas as articulações das asas estão presentes na parte da carcaça 1 a ser processada no exemplo da figura 18 e 19. Consequentemente, há um tendão 722 presente em ambos os lados da parte da carcaça 1. No dispositivo mostrado na figura 18 e 19, ambos os tendões 722 estão expostos e são cortantes.
[00215] Duas lâminas 710, 711 rotativas e com formato de disco são dotados de um corte do tendão ou tendões 722 presentes na parte da carcaça. As lâminas situam-se próximas entre si, como é visto na direção de condução principal T1. A haste geométrica de rotação das lâminas é substancialmente perpendicular à trajetória que as partes da carcaça seguem enquanto passam o dispositivo de acordo com a figura 18 e 19. No exemplo dado, as lâminas 710 e 711 giram em direções opostas e então, de tal modo que as lâminas 710, 711, sob o lado em que as extremidades livres 721 da clavícula passam, girem uma na direção da outra.
[00216] O uso de duas lâminas rotativas uma depois da outra garante um alto grau de confiabilidade no corte do tendão ou tendões 722. Uma única lâmina rotativa ou uma lâmina estática pode, de qualquer forma, também ser usada como uma alternativa.
[00217] As lâminas rotativas 710 e 711 se sobressaem através de um recesso 703 no guia do filé externo 701, o que garante que as lâminas estejam aptas a alcançarem o tendão 722. É preferível que a disposição das lâminas 710 e 711 possam ser ajustada de forma que o ângulo entre as lâminas 710 e 711 e o guia do filé externo 701 possam ser diferentes. É preferível que a distância entre as lâminas e o guia do filé esterno 701 possa também ser ajustada, pelo deslocamento da seta X, por exemplo. O ajuste da posição e orientação das lâminas 710 e 711 possibilitam a seleção da localização onde o tendão 722 é cortado, rente ao filé interno, por exemplo.
[00218] Em uma modalidade vantajosa, as lâminas 710 e 711 tem uma borda serrilhada. Uma borda serrilhada garante uma preensão melhor no tecido escorregadio do tendão enquanto realiza o corte.
[00219] Enquanto o tendão ou tendões 722 é/são cortados, o guia da clavícula 702 garante que as extremidades livres 721 da clavícula sejam segurados na segunda posição desejada.
[00220] Em uma modalidade vantajosa, o dispositivo é fornecido com um detector de produtos que detecta se há uma parte da carcaça 1 presente em um transportador de produtos 50 antes que o transportador de produtos relacionado, chegue ao raio do guia de entrada 704. Se a presença de uma parte da carcaça 1 for detectada, o transportador de produtos 50 será trazida para a posição mostrada na figura 18 e 19. Se a detecção revelar que a parte da carcaça 1 não está presente no transportador de produtos 50 em questão, o transportador de produtos 50 será mantido longe das lâminas 710 e 711, por exemplo, para ter o transportador de produtos 50 picotando ao redor da haste geométrica 51 em uma posição vertical, o que previne um contato indesejável entre as lâminas 710 e 711 e o transportador de produtos 50 de forma que nenhum dano ocorra.
[00221] Ficará evidente aos versados na técnica que onde foi mencionado acima, sobre um movimento de uma parte da carcaça a ser processada em relação aos componentes de processamento do dispositivo que são acoplados na parte da carcaça enquanto o processamento for executado, esse movimento relativo pode ser alcançado ao ter uma parte da carcaça movendo-se em relação aos componentes de processamento do dispositivo, ao ter os componentes de processamento do dispositivo mais em relação à parte da carcaça ou por uma combinação de ambos.
[00222] Na invenção e no primeiro aspecto relacionado com a invenção, uma forma vantajosa de um transportador de produtos como descrito em EP1191852, pode ser aplicada. Esse transportador de produtos é pivotável ao redor de vários eixos geométricos e podem ser travado em várias posições desejadas. É possível, de qualquer forma, que o travamento seja liberado de forma não intencional e para que o transportador de produtos se aproxime de um dispositivo de processamento, por exemplo, na presente invenção ou no primeiro aspecto relacionado com a invenção, em uma posição que faria com que o transportador de produtos colidisse com um ou mais componentes do dispositivo de processamento, o que pode, logicamente, levar à danificação do transportador de produtos de dispositivo de processamento.
[00223] Para evitar essa situação indesejada, é preferível que um dispositivo de monitoramento de travamento seja instalado próximo a haste seguido pelos transportadores de produtos. Esse dispositivo de monitoramento de travamento fica posicionado a montante do dispositivo de processamento. O dispositivo de monitoramento de travamento compreende um elemento de contato que fica posicionado na haste dos transportadores de produtos de tal forma que um transportador de produtos, que fica por sua vez, pendurado, entra em contato com o elemento de contato, porém um transportador de produtos travado e erguido não entra em contato.
[00224] Ao passar, o transportador de produtos destravado empurra o elemento de contato para o lado. Aqui, o elemento de contato pivota preferivelmente ao redor de um eixo geométrico, que se estende preferivelmente de forma substancialmente perpendicular à trajetória dos transportadores de produtos. O movimento do elemento de contato aciona um dispositivo de travamento. Esse dispositivo de travamento acopla o membro no transportador de produtos que fornece o travamento do transportador de produtos e faz com que com transportador de produtos seja trancado novamente.
[00225] Um transportador de produtos de acordo com EP0254332, por exemplo, pode também ser aplicado como uma alternativa ao transportador de produtos, de acordo com EP1191852, na variação mostrada na figura 1F, por exemplo. Esse tipo de transportador de produtos não tem as capacidades de pivotação de um transportador de produtos de acordo com EP1191852, o que pode, de qualquer forma, ser compensado por ter os componentes do dispositivo que executam os processos nas partes da carcaça, se move de forma relativa ao transportador de produtos com a parte da carcaça a ser processada.
[00226] A figura 22 mostra o dispositivo de acordo com a figura 19 em combinação com o transportador de produtos alternativo mostrado na figura 1F. Os números de referência correspondentes mostram as partes correspondentes.
[00227] Como o transportador de produtos 50* é apenas pivotável ao redor da haste 52*, o transportador de produtos não pode empurrar as extremidades livres da clavícula 721 contra o fundo do guia 702. Nesse exemplo, de qualquer forma, o guia 702 é ajustado com uma mola 730, que empurra o guia 702 contra as extremidades livres da clavícula 721.
[00228] O primeiro aspecto relacionado com a invenção envolve um dispositivo para processar uma parte da carcaça de uma ave abatida, cuja parte da carcaça, no início do processo, compreende:
[00229] partes do osso com, pelo menos, uma parte da caixa torácica, pelo menos, uma parte da clavícula e, pelo menos, uma parte da junta da asa,
[00230] pelo menos uma parte do filé externo, onde a parte do filé externo que se encontra presente é conectada à parte da caixa torácica presente,
[00231] pelo menos uma parte do filé interno,
[00232] pelo menos um tendão que conecta o filé interno à junta da asa,
[00233] tal dispositivo compreende:
[00234] um guia de filé externo para manter, pelo menos uma parte do filé externo na primeira posição,
[00235] um guia de clavícula para manter as extremidades livres do osso esternal na segunda posição,
[00236] pelo menos uma lâmina para cortar através do tendão.
[00237] Em uma modalidade preferida do dispositivo de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, este dispositivo compreende duas lâminas rotacionais em formato de disco para cortar o tendão. Preferivelmente, as duas lâminas rotacionais em formato de disco estão posicionadas uma atrás da outra na direção de transmissão. Preferivelmente, as lâminas giram em direções opostas durante a operação.
[00238] Em uma modalidade preferida do dispositivo de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, a lâmina é dotada de uma extremidade serradeira.
[00239] O primeiro aspecto relacionado com a invenção também envolve um método para processar uma parte da carcaça da ave abatida usando um dispositivo de acordo com a reivindicação 93, cuja parte da carcaça, no início do processo compreende:
[00240] partes do osso com, pelo menos, uma parte da caixa torácica, pelo menos uma parte da clavícula e, pelo menos uma parte da junta da asa,
[00241] pelo menos uma parte do filé externo, onde a parte do filé externo que se encontra presente é conectada à parte da caixa torácica que se encontra presente,
[00242] pelo menos uma parte do filé interno,
[00243] pelo menos uma parte do tendão que conecta o filé interno à junta da asa,
[00244] tal método compreende as seguintes etapas:
[00245] exposição do tendão puxando-se, pelo menos, uma parte do filé externo até a primeira posição, desde as extremidades livres da clavícula, usando um guia do filé externo e puxando as extremidades livres da clavícula até uma segunda posição do filé externo usando um guia do osso esternal e,
[00246] cortar o tendão enquanto o filé externo está na primeira posição e as extremidades livres da clavícula na segunda posição.
[00247] Em uma modalidade preferida do dispositivo de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, a conexão na parte da carcaça entre o filé externo e o osso esternal por um lado e a junta da asa por outro lado foi quebrada anteriormente.
[00248] Em uma modalidade preferida do dispositivo de acordo com o primeiro aspecto relacionado com a invenção, a parte da carcaça se move juntamente com o trajeto durante o processo, em que a direção longitudinal da parte da carcaça se estende, substancialmente, de maneira transversal ao trajeto.
Lista de nomes Latinos para músculos mostrados nas figuras 1A, 1B e 5:
A1 - M. pectoralis superficialis A2 - M. obliquus externus abdominis; A3 - M. obliquus internus abdominis; A4 - M. cutaneus pectoralis cranialis; A5 - M. cutaneus pectoralis caudalis; A6 - M. patagialis; A7 - M. tensor patagii longus; A8 - cutaneus costohumeralis; A9 - M. cutaneus iliacus; A10 - M. biceps brachii; A11 - M. triceps brachii, caput mediale; A12 - M. expansor secundarium; A13- M. triceps brachii, caput dorsale; A14 - M latissimus dorsi, pars cranialis; A15 - M. teres major et infraspinatus; A16 - M. latissimus dorsi, pars caudalis; A17 - M. rhomboideus; A18 - M. serratus magnus; A19 - M. levator caudae; A20 - M. levator rectricum; A21 - M. depressor caudae; A22 - M. basirectricales; A23 - M. depressor rectricum; A24 - M. caudalis lateralis; A25 - M. levator ani; A26 - M. transversus perinei; A27 - M. sphincter ani; A28 - Bursa Fabricii.
B1 - M. bíceps brachii; B2 - M. triceps brachii; B3 - M. expansor secundarium; B4 - M. latissimus dorsi; B5 - M. teres major et infraspinatus; B6 - M. serratus magnus; B7 - M. serratus ventralis; B8 - Mm. levatores costarum; B9 - M. sternocostalis; B10 - obliquus externus abdominis; B11 - M. Aponeurois m. obliqui externi abdominis; B12 - Mm. lntercostales externi; B13 - Mm. subcostales; B14 - M. pectoralis superficial is; B15 - M. pectoralis profundus; B16 - M. coracobrachialis externus; B17 - M. coracobrachialis internus; B18 - M. coracobrachialis dorsalus; B19 - M. subscapularis.

Claims (15)

  1. Método para processar uma parte da carcaça de uma ave abatida, a parte da carcaça compreendendo:
    partes do osso com uma parte da caixa torácica (20) e uma parte do esterno (21),
    uma parte da carne na caixa torácica (20), a carne compreendendo uma parte do filé externo (22) e uma parte de um filé interno (23),
    uma parte da membrana que está naturalmente presente entre o filé interno (23) e o filé externo (22),
    que compreende a etapa de:
    fazer uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno (21),
    caracterizado pelo fato de que a etapa de fazer uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno (21) é realizada deixando intacta a parte da membrana que está entre o filé interno (23) e o filé externo (22),
    e pelo fato de que o método compreende ainda as etapas de:
    descarnar com um primeiro raspador (402) os filés internos (23) do esterno (21),
    raspar com um segundo raspador (403) uma parte da carne do filé interno (23) que sobrou da caixa torácica (20),
    cortar através da conexão da membrana entre o filé interno (23) e a caixa torácica (20),
    remover o filé externo (22) e o filé interno (23) das partes do osso da parte da carcaça, com a conexão entre o filé interno (23) e o filé externo (22) permanecendo intacta.
  2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a carne que reside no esterno em ambos os lados é raspada quando é pressionada para fora do osso.
  3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a parte da carcaça compreende uma parte da asa, e em que a etapa de remover o filé externo (22) e o filé interno (23) juntos das partes do osso da parte da carcaça é realizada puxando a parte da asa.
  4. Dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida, a parte da carcaça compreende:
    uma parte da caixa torácica (20),
    uma parte do esterno (21),
    uma parte da carne da caixa torácica (20), a carne compreendendo uma parte do filé externo (22) e uma parte de um filé interno (23),
    o dispositivo compreendendo :
    uma lâmina (401) que realiza uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno (21),
    o dispositivo sendo caracterizado pelo fato de que:
    a lâmina (401) que realiza uma incisão preliminar em ambos os lados do esterno (21) deixa intacta a membrana entre o filé interno (23) e o filé externo (22),
    e de que compreende ainda:
    um primeiro raspador (402) para raspar a carne restante que permanece no esterno (21) em ambos os lados,
    um segundo raspador (403) que raspa uma parte da carne do filé interno (23) a partir da caixa torácica (20) na caixa torácica (20),
    uma segunda lâmina (404) que corta a conexão da membrana entre o filé interno (23) e a caixa torácica (20).
  5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o primeiro raspador (402) compreende dois membros raspadores (412a, 412b), cada um deles trabalha em um la-do do esterno.
  6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que os membros raspadores do primeiro raspador (402) têm um formato não cortante.
  7. Dispositivo, de acordo a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o primeiro raspador (402) tem uma montagem resilientemente.
  8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o primeiro raspador (402) se move resilientemente em duas direções, as ditas duas direções sendo, principalmente, perpendiculares entre si.
  9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o segundo raspador (403) compreende dois membros raspadores (413a, 413b), cada um deles podendo trabalhar em um lado da caixa torácica (20), em que os membros raspadores (413a, 413b) do segundo raspador (403) têm um formato não cortante.
  10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os membros raspadores (413a, 413b) do segundo raspador (403) estão conectados entre si.
  11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o segundo raspador (403) é montado de forma resiliente.
  12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a segunda lâmina (404) para cortar a conexão das membranas entre o filé interno (23) e a caixa torácica (20) é uma lâmina atuável que é integrada no segundo raspador (403).
  13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a lâmina atuável tem uma montagem resiliente.
  14. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende duas lâminas rotacionais, em for-mato de disco, que cortam a conexão da membrana entre o filé interno (23) e a caixa torácica (20), em que existe uma distância entre as lâminas na extremidade a montante e na extremidade a jusante, em que a distância na extremidade a montante é maior do que a distância na extremidade a jusante.
  15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que as lâminas rotacionais têm bordas serrilhadas.
BRPI0622405-9A 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida BRPI0622405B1 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1030638 2005-12-09
NL1030638 2005-12-09
NL1030671A NL1030671C2 (nl) 2005-12-14 2005-12-14 Werkwijze en inrichting voor het bewerken van een karkasdeel van geslacht gevogelte.
NL1030671 2005-12-14
PCT/NL2006/000632 WO2007067052A2 (en) 2005-12-09 2006-12-11 Method and device for processing a carcass part of slaughtered poultry
PI0619531-8 2006-12-11
BRPI0619531-8A BRPI0619531B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processamento da parte da carcaça da ave abatida

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0622405B1 true BRPI0622405B1 (pt) 2021-03-23

Family

ID=37758745

Family Applications (4)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622403-2A BRPI0622403B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processar parte da carcaça da ave abatida, raspador e membro raspador para uso no dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida
BRPI0619531-8A BRPI0619531B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processamento da parte da carcaça da ave abatida
BRPI0622405-9A BRPI0622405B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida
BRPI0622404A BRPI0622404B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida

Family Applications Before (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622403-2A BRPI0622403B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processar parte da carcaça da ave abatida, raspador e membro raspador para uso no dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida
BRPI0619531-8A BRPI0619531B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 Método e dispositivo para processamento da parte da carcaça da ave abatida

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622404A BRPI0622404B1 (pt) 2005-12-09 2006-12-11 dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida

Country Status (7)

Country Link
US (7) US8192258B2 (pt)
EP (7) EP2332417B1 (pt)
JP (7) JP5197378B2 (pt)
BR (4) BRPI0622403B1 (pt)
DK (5) DK2332418T3 (pt)
ES (1) ES2559271T3 (pt)
WO (1) WO2007067052A2 (pt)

Families Citing this family (64)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK2332418T3 (en) * 2005-12-09 2018-05-28 Marel Stork Poultry Proc Bv Method and apparatus for treating a body part from slaughtered poultry
NL1034027C2 (nl) 2007-06-22 2008-12-23 Stork Pmt Inrichting en werkwijze voor het in positie brengen en het aanbrengen van een borstkap van een geslacht gevogelte op een productdrager.
NL2001534C2 (nl) * 2008-04-29 2009-10-30 Stork Pmt Inrichting, systeem en werkwijze voor het schoonmaken van een karkas of karkasdeel van geslacht gevogelte.
NL1036646C2 (en) 2009-02-13 2010-08-16 Meijn Food Proc Technology B V Filleting device and method for harvesting fillets.
NL2003900C2 (en) * 2009-12-03 2011-06-06 Stork P M T B V Device and method for processing a carcass part of slaughtered poultry.
CN106063500B (zh) 2009-12-17 2019-03-01 马雷尔肉类加工有限公司 具有凸轮从动件的托架
DE202009017070U1 (de) * 2009-12-17 2010-04-22 Janssen, Jörg Vorrichtung zum Entfernen eines Geflügelbrustknorpels
EP2353395A1 (en) * 2010-02-07 2011-08-10 Valka Ehf Food processing apparatus for detecting and cutting tissues from food items
NL2004521C2 (en) * 2010-04-07 2011-10-11 Marel Stork Poultry Proc Bv SLAUGHTERING INSTALLATION AND METHOD.
NL2004662C2 (en) 2010-05-04 2011-11-08 Meyn Food Proc Technology Bv A method for filleting poultry or poultry parts and a filleting system for such poultry or poultry parts.
DE102010047660B4 (de) * 2010-09-30 2016-09-01 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg Vorrichtung und Verfahren zum vollständigen Lösen zumindest eines Teils des Brustknorpels von einer vom Brustfleisch befreiten Geflügelkarkasse
DK2532246T3 (en) * 2010-10-27 2015-10-05 Maekawa Seisakusho Kk Deboning and deboning the meat with bone using X-rays
NL2006313C2 (en) * 2011-02-28 2012-08-29 Meyn Food Proc Technology Bv Method and apparatus for harvesting a backmeat of a carcass or carcass part of slaughtered poultry.
NL2007492C2 (en) * 2011-09-28 2013-04-02 Marel Stork Poultry Proc Bv Carrier for supporting a carcass part of slaughtered poultry.
NL2007506C2 (en) * 2011-09-29 2013-04-02 Meyn Food Proc Technology Bv Poultry processing device and method for poultry processing.
NL2007888C2 (en) 2011-11-29 2013-05-30 Meyn Food Proc Technology Bv Deboner for poultry parts, such as thighs or drumsticks.
NL2008001C2 (en) * 2011-12-20 2013-06-24 Meyn Food Proc Technology Bv Method and scraper for releasing tissue connections between a fillet and a carcass of slaughtered poultry.
ES2528232T3 (es) 2011-12-23 2015-02-06 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg Dispositivo y procedimiento para separar completamente de la canal filetes de pechuga ya separados parcialmente de la canal de un cuerpo de ave eviscerado
NL2008956C2 (en) * 2012-06-07 2013-12-10 Meyn Food Proc Technology Bv Residual fat remover and method for removing residual fat of poultry fillets.
US9032615B2 (en) 2012-07-31 2015-05-19 Freescale Semiconductor, Inc. Method for forming an electrical connection between metal layers
US8535124B1 (en) 2012-10-17 2013-09-17 Remington Holdings Llc Poultry tender tendon clipper
NL2009782C2 (en) * 2012-11-09 2014-05-12 Marel Stork Poultry Proc Bv Device and method for processing carcass parts of slaughtered poultry.
KR101861466B1 (ko) 2014-02-07 2018-07-05 린코 푸드 시스템즈 에이/에스 컨베이어 섹션을 따라 이송하는 방향으로 단일 파일로 이송된 가금류 다리를 위치잡기 위한 위치 장치 및 가금류 다리로부터 넓적다리 고기를 분리하기 위하여 위치잡기를 포함하는 방법
EP3162214A4 (en) 2014-06-30 2017-09-06 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. Chicken-tenderloin extraction device
KR101901075B1 (ko) 2014-06-30 2018-09-20 가부시끼가이샤 마에가와 세이사꾸쇼 견 절개 장치 및 견 절개 방법
CA2970065A1 (en) 2014-12-08 2016-06-16 Cima Labs Inc. Immediate release abuse-deterrent granulated dosage forms
NL2014037B1 (en) * 2014-12-22 2016-10-12 Meyn Food Proc Technology Bv Processing line and method for inspecting a poultry carcass and/or a viscera package taken out from the poultry carcass.
US11357237B2 (en) 2015-03-02 2022-06-14 Valka Ehf Apparatus for processing and grading food articles and related methods
US11259531B2 (en) 2015-03-02 2022-03-01 Valka Ehf Apparatus for processing and grading food articles and related methods
EP3264903A2 (en) 2015-03-02 2018-01-10 Valka Ehf Apparatus for processing and grading food articles and related methods
NL2014512B1 (en) * 2015-03-24 2017-01-19 Meyn Food Proc Technology Bv Apparatus for mechanically processing an organ or organs taken out from slaughtered poultry.
USD775932S1 (en) * 2015-03-24 2017-01-10 Meyn Beheer B.V. Magnetic carrier for a rehanger
US9596863B2 (en) * 2015-07-24 2017-03-21 Marel Meat Processing Inc. Automatic leg skinner
NL2015235B1 (en) * 2015-07-29 2017-02-20 Marel Stork Poultry Proc Bv Device and method for separating a wishbone from a poultry carcass.
DK3205213T3 (da) * 2016-02-12 2019-07-01 Linco Food Systems As Vingeskæreindretning og fremgangsmåde til afskæring af vinger eller vingedele
NL2016478B1 (en) 2016-03-23 2017-10-06 Marel Stork Poultry Proc Bv System for separating breast meat from at least a part of a keel bone of a carcass part of slaughtered poultry.
NL2016700B1 (en) * 2016-04-29 2017-11-16 Marel Stork Poultry Proc Bv System and method for measuring a shoulder joint position of a carcass part of slaughtered poultry.
NL2016723B1 (en) * 2016-05-03 2017-11-10 Marel Stork Poultry Proc Bv Back meat harvester for harvesting back meat from a carcass part of slaughtered poultry
US9827677B1 (en) * 2016-05-16 2017-11-28 X Development Llc Robotic device with coordinated sweeping tool and shovel tool
US9827678B1 (en) * 2016-05-16 2017-11-28 X Development Llc Kinematic design for robotic arm
NL2017236B1 (en) 2016-07-25 2018-01-31 Meyn Food Processing Tech Bv Method and device for processing a carcass part of slaughtered poultry in a processing line
NL2017244B1 (en) * 2016-07-27 2018-02-01 Meyn Food Processing Tech Bv Filleting device
WO2019002255A1 (en) * 2017-06-27 2019-01-03 Teknologisk Institut CUTTING SYSTEM WITH CUTTER KNIFE BLADE FOR BONING MEAT
AU2018344737C1 (en) * 2017-10-06 2021-09-30 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. Loading system for bone-in limb meat
WO2019070060A1 (ja) * 2017-10-06 2019-04-11 株式会社前川製作所 骨付き肢肉のクランプ装置、骨付き肢肉の投入装置及び骨付き肢肉のクランプ方法
KR101825425B1 (ko) 2017-11-01 2018-02-05 이국표 닭 가슴살 가공장치
NL2019926B1 (en) * 2017-11-16 2019-05-22 Meyn Food Processing Tech Bv Deskinning apparatus and method for deskinning a poultry leg or part of a poultry leg
JP7129173B2 (ja) * 2018-02-14 2022-09-01 株式会社前川製作所 骨付き肢肉の骨肉分離装置及び骨付き肢肉の骨肉分離方法
KR102121650B1 (ko) * 2018-03-14 2020-06-10 주식회사 태진 도계의 장각 발골시스템
WO2019185155A1 (de) * 2018-03-29 2019-10-03 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg Anordnung und verfahren zum enthäuten von die geflügelbrust enthaltenden geflügelteilen
BR102019008827A2 (pt) 2018-04-30 2019-11-05 Remington Holdings Llc removedor de pele de aves com correia
GB201810055D0 (en) 2018-06-19 2018-08-08 Ishida Europe Ltd Method and system for processing poultry portions
EP3653059B1 (en) 2018-10-05 2022-03-16 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. Clamping device for bone-in limb meat, loading device for bone-in limb meat, and clamping method for bone-in limb meat
AU2019229374A1 (en) * 2018-11-02 2020-05-21 Robotic Technologies Limited A carcass processing assembly
EP3689147A1 (de) 2019-01-29 2020-08-05 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader GmbH + Co. KG Vorrichtung und verfahren zum trennen mindestens einer ein brustfilet eines entweideten geflügelkörpers oder eines teils davon mit einer karkasse des geflügelkörpers oder teils davon verbindenden sehne sowie werkzeugeinheit hierfür
EP3729968B1 (de) * 2019-04-25 2021-12-29 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader GmbH + Co. KG Transportvorrichtung zum transportieren von entweideten geflügelkörpern oder teilen davon
GB201906418D0 (en) 2019-05-07 2019-06-19 Valka Ehf Conveyor system and method
US11633848B2 (en) 2019-07-31 2023-04-25 X Development Llc Independent pan of coaxial robotic arm and perception housing
NL2024085B1 (en) * 2019-10-23 2021-07-13 Meyn Food Processing Tech Bv Deskinning apparatus and method for deskinning a poultry leg or part of a poultry leg
WO2021156522A1 (es) 2020-02-06 2021-08-12 Diseño Y Construccion De Maquinaria Automatizada, S.L. Estación automatizada para el salado de piezas cárnicas y procedimiento de funcionamiento de la misma
KR102363078B1 (ko) * 2020-10-21 2022-02-14 박의태 육계의 타케팅 포지션 분석을 통한 컷팅 콘트롤 시스템
US11599984B2 (en) * 2021-04-29 2023-03-07 Syscom, Inc. Methods and apparatus for detecting defects for poultry piece grading
JP2024021335A (ja) * 2022-08-03 2024-02-16 株式会社前川製作所 スクレーパ装置
US20240206483A1 (en) * 2022-12-21 2024-06-27 Prime Equipment Group, Llc System and method for separating breast from poultry carcass

Family Cites Families (56)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2243951A (en) * 1939-03-07 1941-06-03 Gehlke Henry Charles Method of dividing a chicken
US3122780A (en) * 1960-12-30 1964-03-03 Asa B Segur Poultry meat removal method
US3531825A (en) * 1967-06-14 1970-10-06 Asa B Segur Apparatus for de-boning raw poultry meat
US3570050A (en) * 1968-03-26 1971-03-16 Pillsbury Co Process for removing meat from bones
US3624863A (en) * 1970-05-08 1971-12-07 Geno N Gasbarro Poultry cutting apparatus
DE2031875C3 (de) * 1970-06-27 1978-11-30 Gewerkschaft Eisenhuette Westfalia, 4670 Luenen Kratzer für Kettenkratzförderer
US3902221A (en) * 1972-01-12 1975-09-02 Gainesville Machine Company In Eviscerator apparatus and method
US3787926A (en) * 1972-05-24 1974-01-29 Pillsbury Co Apparatus for cutting and packing poultry
NL8300907A (nl) 1983-03-11 1984-10-01 Stork Pmt Inrichting voor het afscheiden van de vleesdelen van het borststuk van geslacht gevogelte.
NL8402165A (nl) * 1984-07-06 1986-02-03 Meyn Pieter Werkwijze en inrichting voor het verwijderen van borstvlees van een gevogeltekarkas.
DE3444430C1 (de) * 1984-12-06 1986-04-03 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader GmbH + Co KG, 2400 Lübeck Verfahren zum Gewinnen des Fleisches von Gefluegel und Vorrichtung zur Durchfuehrung des Verfahrens
FR2593676B1 (fr) * 1986-02-04 1990-05-11 Servajean Roger Machine pour l'evisceration automatique des volailles
NL8601921A (nl) 1986-07-24 1988-02-16 Stork Pmt Opzetsteun.
EP0390979A1 (en) * 1989-04-07 1990-10-10 Linco Holland Engineering B.V. Method and device for transporting objects around a closed track
DE4008719A1 (de) * 1990-03-19 1991-09-26 Nordischer Maschinenbau Verfahren zum filetieren von gefluegelkoerpern
JPH0513180U (ja) * 1991-03-08 1993-02-23 ゴーデツクス株式会社 食鳥の手羽付胸肉を手羽と胸肉とに切断分離する装置
JPH0793862B2 (ja) * 1991-07-16 1995-10-11 リンコ・ジャパン株式会社 ブレストプロセッサー
NL9200037A (nl) * 1992-01-10 1993-08-02 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het fileren van de romp van een geslachte vogel.
US5154665A (en) * 1992-01-22 1992-10-13 Hazenbroek Jacobus E On-line poultry thigh remover
DE4304781C1 (de) * 1993-02-17 1994-09-22 Nordischer Maschinenbau Verfahren zum Abtrennen der Flügel von Geflügelkörpern
DE4413683C2 (de) * 1994-04-20 1996-07-04 Nordischer Maschinenbau Einrichtung zum Bearbeiten der Körper geschlachteten Geflügels
NL9401198A (nl) * 1994-07-21 1996-03-01 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het fileren van de romp van geslacht gevogelte.
US5466185A (en) * 1994-08-08 1995-11-14 Foodcraft Equipment Company Removing breast meat from poultry
US5429549A (en) * 1994-10-05 1995-07-04 Systemate Holland, B.V. Sequential wing remover
US5472377A (en) * 1995-01-19 1995-12-05 Tyson Holding Company Poultry processing method, apparatus, and product
US5697837A (en) * 1995-07-17 1997-12-16 Sytemate Holland, B.V. Poultry breast filleting apparatus
NL1000935C2 (nl) 1995-08-04 1997-02-06 Stork Pmt Inrichting en werkwijze voor het bewerken van een slachtdier.
NL1002831C2 (nl) * 1996-04-10 1997-10-14 Meyn Maschf Inrichting voor het fileren van het borststuk van geslacht gevogelte.
GB9712015D0 (en) * 1997-06-11 1997-08-06 Filar Limited Procedure and apparatus for deboning poultry
FR2780172B1 (fr) 1998-06-17 2000-09-08 Renault Dispositif de montage d'une pedale d'un vehicule automobile
NL1010930C1 (nl) * 1998-12-31 2000-07-03 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het verwerken van slachtproducten.
KR100414611B1 (ko) 1999-03-09 2004-01-07 동경 엘렉트론 주식회사 반도체 장치의 제조 방법
NL1014845C1 (nl) 1999-06-11 2000-12-12 Stork Pmt Inrichting voor het verwerken van een slachtproduct.
US6322438B1 (en) * 1999-07-15 2001-11-27 Systemate Group, B.V. Poultry leg and thigh processor
NL1012683C2 (nl) 1999-07-23 2001-01-24 Stork Pmt Werkwijze voor het winnen van een binnenfilet van een gevogeltekarkasdeel, en inrichting voor het bewerken van het gevogeltekarkasdeel.
US6283847B1 (en) * 2000-02-10 2001-09-04 Allan Todd Berry Poultry breast cartilage harvesting system
DE60212067T2 (de) * 2001-01-16 2006-11-30 Scanvaegt International A/S Zuschneidetisch
JP3497476B2 (ja) * 2001-01-30 2004-02-16 株式会社前川製作所 中抜き屠体のハービング方法とその装置
US6520317B2 (en) * 2001-04-27 2003-02-18 Abb Inc. Packaging and casing system
DE10125737A1 (de) * 2001-05-16 2002-11-21 Schill Maja Masch Vorrichtung zum Abschwarten und Enthäuten von Behandlungsgut
DK175567B1 (da) * 2001-07-03 2004-12-06 Slagteriernes Forskningsinst Fremgangsmåde og apparat til friskæring af indre knogler i en forende
DE10241334B4 (de) * 2002-09-04 2017-01-05 Maja-Maschinenfabrik Hermann Schill Gmbh & Co. Kg Luftreinigungsvorrichtung für Abschwartungs-, Enthäutungs- und/oder Entvliesmaschinen
WO2004052106A1 (ja) * 2002-12-11 2004-06-24 Mayekawa Mfg.Co.,Ltd. 鶏肉屠体上半身の自動脱骨処理装置
DK2258204T3 (en) * 2002-12-20 2016-12-12 Marel Stork Poultry Proc Bv A method and device for processing a carcass part of slaughtered poultry
JP4327099B2 (ja) * 2003-02-03 2009-09-09 株式会社前川製作所 食肉脱骨装置
NL1022858C2 (nl) * 2003-03-06 2004-09-16 Meyn Food Proc Technology Bv Fileerstraat voor gevogelte.
CA2427901A1 (en) * 2003-05-05 2004-11-05 Brian Hirokane Process for deboning a turkey
EP1685045B2 (en) * 2003-10-28 2014-12-03 AEW Delford Systems Limited Improved pick and place gripper
US7335095B2 (en) * 2004-03-31 2008-02-26 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. Apparatus and method for separating wings from breast meat of poultry
WO2005099463A1 (ja) * 2004-03-31 2005-10-27 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. 手羽付き胸肉の手羽分離方法とその分離装置
US7029388B2 (en) * 2004-05-13 2006-04-18 Skippack Creek Corporation Method of making a food product from the back of a bird and the product produced in accordance with the method
NL1029227C2 (nl) * 2005-06-10 2006-12-12 Meyn Food Proc Technology Bv Werkwijze en inrichting voor het oogsten van een binnenfilet van gevogelte.
DK2332418T3 (en) * 2005-12-09 2018-05-28 Marel Stork Poultry Proc Bv Method and apparatus for treating a body part from slaughtered poultry
WO2008047491A1 (en) * 2006-10-17 2008-04-24 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. Automatic deboning method and apparatus for deboning bone laden meat
BRPI0720609B1 (pt) * 2006-12-20 2020-12-22 Robotic Technologies Limited aparelho para extrair uma seção de uma carcaça de animal, seu método e sistema
NL2004662C2 (en) * 2010-05-04 2011-11-08 Meyn Food Proc Technology Bv A method for filleting poultry or poultry parts and a filleting system for such poultry or poultry parts.

Also Published As

Publication number Publication date
JP5631375B2 (ja) 2014-11-26
DK2353396T3 (en) 2021-03-01
DK2332418T3 (en) 2018-05-28
US20120220209A1 (en) 2012-08-30
EP2356908B1 (en) 2021-08-25
EP2332417A3 (en) 2013-12-18
EP2332417A2 (en) 2011-06-15
DK2332417T3 (da) 2023-11-06
EP2356908A2 (en) 2011-08-17
BRPI0619531A2 (pt) 2011-10-04
JP5492278B2 (ja) 2014-05-14
US20120214390A1 (en) 2012-08-23
EP2332418B1 (en) 2018-02-21
US8348729B2 (en) 2013-01-08
US20120238193A1 (en) 2012-09-20
US8360832B2 (en) 2013-01-29
WO2007067052A2 (en) 2007-06-14
US20120238195A1 (en) 2012-09-20
JP5492277B2 (ja) 2014-05-14
JP5634484B2 (ja) 2014-12-03
US20120231716A1 (en) 2012-09-13
EP2353396B1 (en) 2020-12-02
JP2013046632A (ja) 2013-03-07
US8353744B2 (en) 2013-01-15
JP2013046635A (ja) 2013-03-07
JP2013046633A (ja) 2013-03-07
JP2013046634A (ja) 2013-03-07
JP5634483B2 (ja) 2014-12-03
US8460072B2 (en) 2013-06-11
BRPI0622403B1 (pt) 2015-02-18
ES2559271T3 (es) 2016-02-11
EP2353396A2 (en) 2011-08-10
WO2007067052A3 (en) 2007-08-02
JP2013046631A (ja) 2013-03-07
EP2356908A3 (en) 2013-07-03
EP1956919A2 (en) 2008-08-20
EP1956919B1 (en) 2015-10-21
JP5634485B2 (ja) 2014-12-03
EP2332418A3 (en) 2013-05-22
EP2332419A2 (en) 2011-06-15
BRPI0619531B1 (pt) 2015-02-18
US8192258B2 (en) 2012-06-05
EP2332419A3 (en) 2013-05-01
US20090170417A1 (en) 2009-07-02
JP2009518034A (ja) 2009-05-07
US8388421B2 (en) 2013-03-05
US20120238192A1 (en) 2012-09-20
JP2013046636A (ja) 2013-03-07
EP2353396A3 (en) 2013-07-24
US8485870B2 (en) 2013-07-16
EP2332418A2 (en) 2011-06-15
BRPI0622404B1 (pt) 2015-11-24
EP2332420A3 (en) 2013-08-21
EP2332417B1 (en) 2023-08-16
DK1956919T3 (en) 2016-01-18
DK2356908T3 (en) 2021-09-20
JP5197378B2 (ja) 2013-05-15
EP2332420A2 (en) 2011-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0622405B1 (pt) Método e dispositivo para processar uma parte da carcaça da ave abatida
DK2506719T3 (en) Apparatus and method for processing a carcass portion of a slaughtered poultry
EP2356907B1 (en) Device and method for processing a slaughtered animal
JP5538473B2 (ja) 屠殺された家禽の胴体部を処理する方法および装置
EP1868443B1 (en) Processing of carcass parts of slaughtered poultry
NL1019293C1 (nl) Werkwijze en inrichting voor het verwijderen van een bot uit een extremiteit van een slachtdier.
US8647181B2 (en) Slaughtering installation and method
DK2779836T3 (en) Means removal apparatus and method of body removal
US4385421A (en) Poultry leg/back processor
BR112016029598B1 (pt) Método e sistema para processar um produto avícola de perna inteira depenada
DK2622962T3 (en) Sinew separating and processing device having such a sinew separating apparatus and process for the automatic cutting of tendons and / or tendon section, which is located on inderbrystfileter
RU2653079C1 (ru) Направляющий элемент, направляющий узел, система и способ разделения набора внутренних органов, извлеченных из забитой домашней птицы
BR112015008104B1 (pt) método e sistema para coletar partes de carne de quarto traseiro
BR102021020827A2 (pt) Sistema e método automatizado de desossa de frango
JP2022536284A (ja) 家禽の内臓除去方法、前内臓除去装置、内臓除去システム、及び回収装置
BR102021020825A2 (pt) Suporte para transportar um frango através de um processo de desossa
EP3367805B1 (en) A method, a guide assembly and a system for separating viscera sets eviscerated from slaughtered poultry

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8, 13, 24, 25 DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.