Relatório Descritivo da Patente de Invenção para SISTEMA DE DESCARGA PARA UMA MOTOCICLETA”.
Campo Técnico [001] A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento em um sistema de descarga para uma motocicleta.
Antecedentes da Técnica [002] Em conexão com motocicletas, vários exemplos de layout, como o do silencioso e do tubo de descarga, foram propostos (referência, por exemplo, ao documento de patente 1).
[Documento de patente 1] Patente Japonesa aberta À inspeção pública N° 2003-74337 (figuras 3 e 4).
[003] A figura 3 do documento de patente 1 mostra um tubo de descarga 18. O tubo de descarga 18 é composto de uma parte dianteira de um tubo de descarga 61, um tubo de conexão do lado direito 62 que se estende para a parte traseira, a partir da parte dianteira do tubo de descarga 61 e conectado a um silencioso 23 disposto no lado direito, e um tubo de acoplamento 63 para conectar o tubo de conexão do lado direito 62 a um silencioso 22 disposto no lado esquerdo (referência ao parágrafo [0015] do documento de patente 1). O tubo de acoplamento 63 estende-se transversalmente, direto acima da roda traseira indicada pelas linhas imaginárias.
[004] A figura 4 do documento de patente 1 é uma vista lateral de uma parte essencial, na qual o tubo de acoplamento 63 passa através de uma posição para prender uma folga C, a partir da parte inferior 43 c de um assento duplo 43. Portanto, a posição limite de elevação para a roda traseira 21 é limitada por uma linha imaginária 82.
[005] Enquanto isso, nas motocicletas tais como veículos para uso em estrada e veículos de teste, grandes quantidades de contração/expansão de suspensão são requeridas. Portanto, a estrutura do tubo de descarga mostrada no documento 1 da patente não pode ser
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 4/28
2/19 adotada para esses tipos de motocicletas, uma vez que a margem de elevação para a roda traseira na estrutura do tubo de descarga é muito pequena.
[006] Porém, em conexão com as motocicletas equipadas com silenciosos esquerdo e direito, há uma demanda para uma estrutura de tubo de descarga que permite um aumento na margem de elevação para a roda traseira.
Apresentação da Invenção
Problema a ser solucionado pela invenção [007] Um objetivo da presente invenção é prover uma estrutura de tubo de descarga que permite um aumento na margem de elevação para a roda traseira, em uma motocicleta equipada com silenciosos esquerdo e direito.
Meios para solucionar o problema [008] A invenção reside em um sistema de descarga para uma motocicleta compreendendo um primeiro silencioso e um segundo silencioso disposto, respectivamente, nos lados esquerdo superior e direito superior de uma roda traseira, e um tubo de descarga estendido e conectado aos silenciosos, caracterizado pelo fato de que: o tubo de descarga é estendido do motor para o lado esquerdo ou direito de uma unidade de coxim disposto próximo ao centro de um corpo de veículo no lado traseiro do motor, e é ramificado próximo à unidade de coxim em um primeiro tubo de ramificação de descarga e um segundo tubo de ramificação de descarga; e o primeiro tubo de ramificação do tubo de descarga é conectado ao primeiro silencioso disposto no mesmo lado, e o segundo tubo de ramificação de descarga é conectado ao segundo silencioso após ter sido passado entre a unidade de coxim e a roda traseira presente em seu lado traseiro para se estender de forma transversal para se estender de forma transversal de um lado esquerdo e direito do corpo do veículo para o outro lado esquerdo e direiPetição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 5/28
3/19 to do corpo do veículo.
[009] A invençãoreside ainda em um sistema de descarga para uma motocicleta compreendendo um primeiro silencioso e um segundo silencioso disposto, respectivamente, nos lados esquerdo e direito da roda traseira, e um tubo de descarga que se estende de um motor e é conectado aos silenciadores, caracterizado pelo fato de que: o tubo de descarga é ramificado em um primeiro tubo de ramificação de descarga e um segundo tubo de ramificação de descarga que se estende na direção dianteira-traseira de um corpo do veículo; o primeiro tubo de ramificação de descarga é conectado a um primeiro silencioso disposto no mesmo lado, ao passo que o segundo tubo de ramificação de descarga é conectado ao segundo silencioso após ser estendido no sentido transversal de um lado esquerdo e direito do corpo do veículo para o outro lado esquerdo e direito do corpo do veículo; e o segundo tubo de ramificação de descarga é estendido na direção ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga ainda não ramificado, e o primeiro tubo de ramificação de descarga é estendido em uma direção para intersectar o fluxo de gás de descarga no tubo de descarga ainda não ramificado.
[0010] A invenção ainda é caracterizada pelo fato de que a parte de ramificação para ramificar no primeiro tubo de ramificação de descarga e o segundo tubo de ramificação de descarga é compreendido de um primeiro tubo integralmente formado e um segundo tubo tendo uma extremidade conectada a uma parede do primeiro tubo, o segundo tubo está no lado do primeiro tubo de ramificação de descarga e o primeiro tubo está ao lado do segundo tubo de ramificação de descarga.
[0011] A invenção também é caracterizada pelo fato de que o primeiro tubo de ramificação de descarga é menor em diâmetro do que o segundo tubo de ramificação de descarga.
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 6/28
4/19 [0012] A invenção também possui o invólucro do limpador de ar disposto entre a unidade de coxim e a roda traseira e no lado superior referente ao tubo de ramificação de descarga, e um elemento de limpeza contido no invólucro limpador de ar disposto de tal forma que sua direção longitudinal se estende na direção de largura do veículo.
[0013] O invento em tela também é caracterizado pelo fato de que a válvula de descarga está interposta na parte de ramificação, a válvula de descarga estando configurada de tal modo que, quando a quantidade de ar do fluxo de gás de descarga através do tubo de descarga é pequena, um corpo de válvula avança para o tubo de descarga para estrangular as passagens de fluxo do primeiro tubo de ramificação de descarga e o segundo tubo de ramificação de descarga e, quando a quantidade de gás de descarga for grande, o corpo da válvula retrai para cancelar o estrangulamento.
Efeitos da Invenção [0014] Na invenção o tubo de descarga é estendido do motor para o lado esquerdo ou direito de uma unidade de coxim disposta próximo ao centro de um corpo de veículo no lado traseiro do motor, e é ramificado próximo à unidade de coxim em um primeiro tubo de ramificação de descarga e um segundo tubo de ramificação de descarga; o primeiro tubo de ramificação do tubo de descarga é conectado ao primeiro silencioso disposto no mesmo lado, e o segundo tubo de ramificação de descarga é passado entre a unidade de coxim e a roda traseira presente em seu lado traseiro para se estender de forma transversal de um lado esquerdo e direito do corpo do veículo para o outro lado esquerdo e direito do corpo do veículo, e é conectado ao segundo silenciador.
[0015] A saber, o segundo tubo de ramificação de descarga estendido em seção transversal na direção da largura do corpo do veículo passa entre a unidade de coxim e a roda traseira disposta em seu
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 7/28
5/19 lado traseiro, de modo que o segundo tubo de descarga não impeça a elevação da roda traseira. Como resultado, é possível prender, suficientemente, uma margem de elevação para a roda traseira.
[0016] É provido um sistema de descarga que permite um aumento na margem de elevação para a roda traseira, em uma motocicleta equipada com silenciadores dos lados esquerdo e direito.
[0017] Na invenção o tubo de descarga é ramificado no primeiro tubo de ramificação de descarga e o segundo tubo de ramificação de descarga, após ser estendido na direção dianteira-traseira, em um lado do corpo do veículo, o primeiro tubo de ramificação de descarga é conectado ao primeiro silencioso disposto no mesmo lado, ao passo que o segundo tubo de ramificação de descarga é conectado ao segundo silencioso após ter sido estendido na direção transversal de um dos lados esquerdo e direito do corpo do veículo, o segundo tubo de ramificação de descarga sendo estendido na direção ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga que ainda não foi ramificado e o primeiro tubo de ramificação de descarga é estendido em uma direção para intersectar o fluxo de gás de descarga no tubo de descarga que ainda não foi ramificado.
[0018] Uma vez que o segundo tubo de ramificação de descarga é estendido na direção transversal na direção de largura do corpo do veículo, o segundo tubo de ramificação de descarga tende a ser mais longo do que o primeiro tubo de ramificação de descarga e uma diferença no fluxo de gás de descarga tende a ser gerado entre o primeiro tubo de ramificação de descarga e o segundo tubo de ramificação de descarga. É desejável que a resistência do tubo seja a mesma em ambos os tubos de ramificação. Em vista disso, o segundo tubo de ramificação de descarga mais longo é estendido na direção ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga que ainda não foi ramificado, facilitando, assim, a saída do gás de descarga através daí,
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 8/28
6/19 ao passo que o primeiro tubo de ramificação do tubo de descarga se estende em uma direção de intersecção do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga que ainda não foi ramificado, dificultando, assim, a saída do gás de descarga através daí. Como resultado, é possível equalizar o fluxo de gás de descarga no primeiro tubo de ramificação de descarga e no segundo tubo de ramificação de descarga.
[0019] Na invenção a parte de ramificação para a ramificação no primeiro tubo de ramificação de descarga e o segundo tubo de ramificação de descarga é composto do primeiro tubo, integralmente formado, e o segundo tubo tendo a extremidade conectada a uma parede do primeiro tubo.
[0020] O segundo tubo de ramificação de descarga estendido na direção ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga ainda não ramificado é conectado a uma primeira saída de tubo integralmente formada, ao passo que o primeiro tubo de ramificação de descarga estendido na direção de intersecção do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga ainda não ramificado é conectado a uma segunda saída do tubo.
[0021] A parte de ramificação pode ser facilmente configurada e pode ser conectada de forma plana ao primeiro tubo de ramificação de descarga e ao segundo tubo de ramificação de descarga.
[0022] Na invenção o primeiro tubo de ramificação de descarga é menor em diâmetro do que o segundo tubo de ramificação de descarga. Especificamente, o primeiro menor tubo de ramificação de descarga é feito para ser menor em diâmetro, dificultando o fluxo do gás de descarga através daí, ao passo que o segundo tubo de ramificação de descarga é feito maior em diâmetro, facilitando o fluxo do gás de descarga através daí e, como resultado, torna-se mais possível equalizar o fluxo de gás de descarga em ambos os tubos de ramificação de descarga.
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 9/28
7/19 [0023] Na invenção o invólucro do limpador de ar ainda é disposto entre a unidade de coxim e a roda traseira e no lado superior referente ao segundo tubo de ramificação de descarga, e o elemento de limpeza contido no invólucro limpador de ar está disposto de tal forma que sua direção longitudinal estende-se na direção de largura do veículo.
[0024] Nas motocicletas convencionais, em muitos casos, o elemento de limpeza foi disposto em um modo verticalmente alongado no qual a direção longitudinal do elemento de limpeza está substancialmente ao longo do eixo vertical.
[0025] De forma oposta o elemento de limpeza é disposto de tal modo que sua direção longitudinal se estende na direção da largura do veículo e o invólucro do limpador é disposto em um modo horizontalmente alongado. Como resultado, um espaço pode ser garantido entre o invólucro do limpador e o braço oscilante e o segundo tubo de ramificação de descarga pode ser passado com êxito através do espaço assim garantido.
[0026] Na invenção a válvula de descarga está interposta na parte de ramificação. Quando ocorre a baixa saída quando a velocidade do motor estiver baixa, a pressão de volta no tubo de descarga é apropriadamente elevada pela ação de estrangulamento do corpo da válvula, possibilitando o aumento do desempenho do motor. No momento da descarga elevada, quando a velocidade do motor estiver alta, a área de seção transversal do tubo de descarga é maximizada, quando a pressão de volta é apropriadamente abaixada, possibilitando o aumento do desempenho do motor.
[0027] Além disso, apesar de os dois silenciadores que consistem no primeiro silenciador e no segundo silenciador serem providos e o primeiro tubo de ramificação de descarga e o segundo tubo de ramificação de descarga serem acoplados, respectivamente, a esses silenciadores, a disposição da válvula de descarga na parte de ramificação
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 10/28
8/19 possibilita regular as pressões do gás de descarga coletivamente pela única válvula de descarga, para minimizar o número de válvulas e realizar uma redução no número de peças componentes.
Melhor Modo de Realizar a Invenção [0028] Um melhor modo de realizar a presente invenção será descrito abaixo, baseado nos desenhos em anexo. Incidentalmente, os desenhos são observados de acordo com a postura dos símbolos.
[0029] A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta, de acordo com a presente invenção, em que a motocicleta 10 chamada motocicleta para uso em estrada tem uma estrutura na qual uma forquilha dianteira 13 é montada, de forma a ser guiada, em um tubo principal 12 provido em uma parte dianteira de uma estrutura principal 11, um guidom 15 é montado na extremidade superior da forquilha dianteira 13, uma roda dianteira 16 é montada, de modo giratório, às extremidades inferiores da forquilha dianteira 13, um motor de cilindro único 17 é suspenso da estrutura principal 11, o motor 17 é circundado por um tubo voltado para baixo 18, estendido para baixo, a partir de uma parte dianteira da estrutura principal 11, a extremidade traseira do tubo para baixo 18 é conectada a uma parte traseira da estrutura principal 11, um braço oscilante 22 é verticalmente montado, de forma oscilante, a uma parte traseira da estrutura principal 11 através de uma articulação 21, uma roda traseira 23 é montada, de forma giratória, à extremidade traseira do braço oscilante 22, uma correia 25 para transmitir a energia do motor 17 é envolta em torno de um raio 24 que pertence à roda traseira 23, um tanque de combustível 26 é montado em uma parte dianteira da estrutura principal 11, trilhos para o banco 27, são estendidos das partes superiores traseiras da estrutura principal 11, os trilhos para o banco 27 sendo reforçados por subssuportes inclinados 28, um banco 29 é montado nos trilhos para banco 27, um primeiro silenciador 31 e um segundo silenciador 32 (um deles sendo localizado na parte de
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 11/28
9/19 dentro do desenho), são dispostos ao longo dos subssuportes 28 e uma unidade de coxim 33 para controlar os movimentos oscilantes do braço oscilante 22 é disposto no lado dianteiro (o lado direito na figura) dos silenciadores 31, 32. O símbolo 50 denota um tubo de descarga estendido do motor 17, e seus detalhes serão descritos posteriormente.
[0030] O símbolo 34 denota um calibrador de freio dianteiro, 35 denota um pára-lama dianteiro, 36 denota uma coifa, 37 denota barras de degrau para se colocar os pés, 38 denota um pedal de freio, 39, 39 denota protetores anexados aos silenciadores 31, 32, 41 denota tampas laterais e 42 denota um pára-lama traseiro.
[0031] A figura 2 é uma vista plana de uma parte essencial da motocicleta, de acordo com a presente invenção, e mostra que, para conectar uma parte superior da unidade de coxim 33, um membro transversal 43 é disposto, em forma de ponte, entre as partes dianteira dos trilhos de banco direito e esquerdo 27L, 27R (L é um sufixo que indica o lado esquerdo, conforme visto pelo motorista, R é um sufixo que indica o lado direito, conforme visto pelo motorista, os quais são fixados, conforme requerido, aqui e doravante), um membro transversal 44 que funciona também como um membro de reforço é disposto, em forma de ponte, entre as partes intermediárias dos trilhos do banco 27L, 27R e os suportes 45L, 45R a partir do lado traseiro dos trilhos do banco 27L, 27R com o fim de suportar uma parte traseira do banco. O páralama traseiro 42 pode ser visto entre os suportes 45L e 45R e, no lado inferior (na parte de dentro do desenho), e o primeiro silenciador 31 e o segundo silenciador 32 são dispostos nos lados esquerdo e direito do pára-lama traseiro 42.
[0032] O primeiro silenciador 31 e o segundo silenciador 32 são conectados, de forma destacável, às partes traseiras dos trilhos do banco 27L, 27R por parafusos 46L, 46R.
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 12/28
10/19 [0033] Na figura, o símbolo 48 denota uma parte de suporte do tubo de descarga, 47 denota um invólucro de limpador de ar disposto entre a unidade de coxim 33 e a roda traseira, 49 denota uma parte do duto de ar que se estende do invólucro do limpador de ar 47 para o motor, e um tubo de conexão flexível pode ser conectado à parte de duto de ar 49.
[0034] A figura 3 é uma vista inferior (a roda traseira é omitida) da figura 2 e mostra uma estrutura caracterizada pelo fato de que o tubo de descarga 50 estendido do motor (símbolo 17 na figura 1) é estendido para o lado esquerdo ou direito (na figura, o lado superior é o lado direito e o lado inferior é o lado esquerdo) da unidade de coxim 33 disposta próximo ao centro do corpo do veículo no lado traseiro do motor e é ramificado próximo à unidade de coxim 33 em um primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e um segundo tubo de ramificação de descarga 52, o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 é conectado ao primeiro silenciador 31 disposto no mesmo lado que o primeiro tubo de ramificação de descarga 51, ao passo que o segundo tubo de ramificação de descarga 52 é conectado ao segundo silenciador 32 após ser passado entre a unidade de coxim 33 e a roda traseira (símbolo 23 na figura 1) presente em seu lado traseiro para se estender transversalmente de um dos lados esquerdo e direito do corpo do veículo para o outro dos lados esquerdo e direito do corpo do veículo. Incidentalmente, quando é necessário seccionar o tubo de descarga 50, uma sua parte dianteira será referida como a parte dianteira do tubo de descarga 50a. Além disso, o símbolo 42a denota uma parte dianteira do pára-lama traseiro (vide figura 5).
[0035] De preferência, o segundo tubo de ramificação de descarga 52 é estendido na direção ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga 50 ainda não ramificado (a parte dianteira do tubo de descarga 50a). Por outro lado, o primeiro tubo de ramificação de desPetição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 13/28
11/19 carga 51 é estendido em uma direção para intersectar o fluxo de gás de descarga no tubo de descarga 50 ainda não ramificado (a parte dianteira do tubo de descarga 50 a).
[0036] Uma vez que o segundo tubo de ramificação de descarga 52 é estendido na direção transversal na direção de largura do corpo do veículo, o segundo tubo de ramificação de descarga tende a ser mais longo do que o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e uma diferença no fluxo de gás de descarga tende a ser gerado entre o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e o segundo tubo de ramificação de descarga 52. É desejável que a resistência do tubo seja a mesma em ambos os tubos de ramificação 51, 52. Em vista disso, o segundo tubo de ramificação de descarga 52 mais longo é estendido na direção ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga 50 que ainda não foi ramificado, facilitando, assim, a saída do gás de descarga através daí, ao passo que o primeiro tubo de ramificação do tubo de descarga 51 se estende em uma direção de intersecção do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga 50 que ainda não foi ramificado, dificultando, assim, a saída do gás de descarga através daí. Como resultado, é possível equalizar o fluxo de gás de descarga no primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e no segundo tubo de ramificação de descarga 52.
[0037] Além disso, a condição de D1 < D2 é estabelecida, onde D1 é o diâmetro (precisamente, o diâmetro interno) do primeiro tubo de ramificação de descarga 51, e D2 é o diâmetro (precisamente, o diâmetro interno) do segundo tubo de ramificação 52. A saber, o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 é feito menor em diâmetro do que o segundo tubo de ramificação de descarga 52. Com o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 feito para ser menor em diâmetro, dificultando, assim, a saída do gás de descarga através daí, e com o segundo tubo de ramificação de descarga 52 feito para ser maior em diPetição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 14/28
12/19 âmetro, facilitando, assim, o fluxo de gás de descarga através daí. Como resultado, é possível equalizar o fluxo de gás de descarga no primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e no segundo tubo de ramificação de descarga 52.
[0038] Enquanto isso, se o tubo de descarga 50, incluindo o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e o segundo tubo de ramificação de descarga 52, é curto a rigidez de suporte do mesmo pode ser assegurada ao suportar sua extremidade dianteira com o tubo de descarga do motor e suportar sua extremidade traseira com os silenciadores 31, 32. Na presente invenção, entretanto, o segundo tubo de ramificação de descarga 52 estende-se para atravessar o corpo do veículo na direção esquerda-direita, de modo que ele é longo e pesado como um todo, de modo que é necessário aumentar o número de pontos de suporte para o segundo tubo de ramificação de descarga 52.
[0039] Uma vez que o primeiro tubo de ramificação de descarga é curto, ele é leve e localizado no mesmo lado (com referência à linha central do corpo do veículo 53) que o tubo de descarga 50 e não tem a influência como uma força giratória no tubo de descarga 50.
[0040] Por outro lado, uma vez que o segundo tubo de ramificação é longo, é pesado e localizado no lado diferente (com relação à linha central do corpo do veículo 53) com relação ao tubo de descarga 50, tem uma influência como uma força giratória no tubo de descarga 50.
[0041] Uma vez que o segundo silenciador 32 é um dos pontos de suporte para o segundo tubo de ramificação 52, a disposição da parte de suporte do tubo de descarga 48 no lado diferente em relação ao segundo silenciador 32 é eficaz para lidar com a força giratória.
[0042] Uma medida eficaz para lidar com a propriedade de o segundo tubo de ramificação de descarga 52 ser longo e pesado é sustentar o segundo tubo de ramificação de descarga 52 em dois pontos
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 15/28
13/19 (em ambas as extremidades), consistindo na parte de suporte do tubo de descarga 48 e no ponto de suporte (o parafuso 46 L) para o segundo silenciador 32.
[0043] A partir do acima descrito, a provisão da parte de suporte do tubo de descarga 48 em uma posição que está em uma linha inclinada 54 que passa através do ponto de suporte (o parafuso 46 L) para o segundo silenciador 32 e intersecta a linha central do corpo do veículo 53 e que está próximo à parte de ramificação 55 possibilita minimizar o número de ponto de suporte adicional e obter um efeito máximo.
[0044] A figura 4 é uma vista seccional, ampliada, da parte de ramificação do tubo de descarga na presente invenção. A parte de ramificação 55 para a ramificação no primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e o segundo tubo de ramificação de descarga 52 é preferivelmente composto de um primeiro tubo 56 integralmente formado em um forma de tubo curvada e o segundo tubo 58 tem uma extremidade acoplada a uma parede grande do lado grande do diâmetro 57 do primeiro tubo 56.
[0045] Como resultado, o segundo tubo de ramificação de descarga 52 estendido na direção (seta A) ao longo do fluxo de gás de descarga no tubo de descarga 50 ainda não ramificado (a parte dianteira do tubo de descarga 50 a) pode ser conectada a uma saída do primeiro tubo integralmente formado 56, e o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 estendido em uma direção (seta B) para intersectar o fluxo de gás de descarga no tubo de descarga 50 que ainda não foi ramificado (a parte dianteira do tubo de descarga 50 a) pode ser conectado à saída do segundo tubo 58.
[0046] A parte de ramificação 55 pode ser configurada facilmente e o primeiro tubo de ramificação de saída 51 e o segundo tubo de ramificação de descarga 52 podem ser acoplados de forma plana.
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 16/28
14/19
Agora o limpador de ar será descrito abaixo.
[0047] A figura 5 é uma vista (a roda traseira, o pára-lama traseiro e similar são omitidos) ao longo da seta 5 da figura 1 e mostra uma estrutura caracterizada pelo fato de que o invólucro do limpador de ar 47 é disposto no desenho na unidade de coxim 33 (entre a unidade de coxim 33 e a roda traseira) e no lado superior referente ao segundo tubo de ramificação de descarga 52, e um elemento de limpeza 59 contido no invólucro limpador de ar 47 está disposto de tal forma que sua direção longitudinal (seta C) se estende na direção de largura do veículo. O símbolo 42a é uma parte dianteira do pára-lama traseiro que se estende para baixo, a partir do invólucro limpador de ar 47.
[0048] Nas motocicletas convencionais, em muitos casos, o elemento de limpeza foi disposto em um modo verticalmente alongado em que a sua direção longitudinal é substancialmente ao longo da direção vertical.
[0049] Ao contrário, na presente invenção, o elemento de limpeza 59 é disposto de tal forma que sua direção longitudinal (seta C) se estende na direção de largura do veículo e o invólucro do limpador de ar 47 está disposto em um modo horizontalmente alongado. Como resultado, pode ser assegurado um espaço entre o invólucro do limpador de ar 47 e o braço oscilante, e o segundo tubo de ramificação de descarga 52 pode ser facilmente passado através do espaço assim assegurado.
[0050] As figuras 6 (a) e 6(b) mostram um exemplo de como dispor uma válvula de descarga no tubo de descarga, de acordo com a presente invenção. A válvula de descarga 60 é composta por um corpo de válvula 61 tendo uma extremidade afiada em forma de arco, uma parte de bolso 62 formada avolumando-se a parte de ramificação 55 com o fim de aí conter, de forma móvel, o corpo da válvula 61, uma haste de válvula 63 estendida a partir do corpo da válvula 61 na forma de penePetição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 17/28
15/19 trar através da parte de bolso 62 e uma mola 64 para empurrar o corpo da válvula 61 para dentro do tubo de descarga 50.
[0051] Na figura 6(a), quando a velocidade do motor é baixa, a quantidade Q1 do gás de descarga gerado no motor é pequena. Quando a quantidade Q1 do gás de descarga é pequena, a força para empurrar o corpo da válvula 61 contra a mola 64 é pequena, de modo que o corpo da válvula 61 avança bastante para dentro do tubo de descarga 50 quando o primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e o segundo tubo de ramificação de descarga 52 são estrangulados e as quantidades q1 e q2 do gás de descarga que flui através dos tubos de ramificação de descarga são reduzidas.
[0052] Quando vistas do lado do motor, quando ocorre a baixa saída, quando a velocidade do motor estiver baixa, a pressão de volta no tubo de descarga 50 é apropriadamente elevada pela ação de estrangulamento do corpo da válvula 61, possibilitando o aumento do desempenho do motor.
[0053] Na figura 6(b), quando a velocidade do motor estiver alta, a quantidade Q2 do gás de descarga gerado no motor é grande. Quando a quantidade Q2 do gás de descarga é grande, a força para empurrar o corpo da válvula 61 contra a mola 64 é grande, de modo que o corpo da válvula 61 se retrocede na parte de bolsa 62, onde as quantidades q3 e q4 do gás de descarga que flui através do primeiro tubo de ramificação de descarga 51 e o segundo tubo de ramificação de descarga 52 são ampliadas.
[0054] Quando vista do lado do motor, no momento da saída elevada, quando a velocidade do motor está elevada, a área em seção transversal do tubo de descarga 50 é minimizada, quando a pressão de volta é apropriadamente abaixada e o desempenho do motor pode ser aumentado.
[0055] Em suma, com a válvula de descarga provida como uma
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 18/28
16/19 válvula de estrangulamento e com a passagem de descarga estrangulada no momento em que a velocidade do motor está baixa, uma característica adequada para o tempo de velocidade do motor pode ser obtida. Portanto, quando a válvula de descarga está aberta, uma característica adequada para o tempo de velocidade elevada do motor pode ser obtida, isto é, os tubos de ramificação de descarga podem ser curtos, de modo que os silenciosos possam ser dispostos próximo ao centro de gravidade que estiver mais próximo do lado dianteiro do corpo do veículo.
Agora, a presente invenção será avaliada abaixo, de outros pontos de vista.
[0056] Nas motocicletas, como as motocicletas do tipo de estrada, em que o guidão do corpo do veículo é aumentado por meio de reduções no tamanho e peso, o senso comum é que a motocicleta seja equipada com um motor de cilindro único, um tubo de descarga único e um silenciador único.
[0057] Uma vez que é difícil dispor o silenciador único no eixo central do corpo do veículo, o silenciador é disposto no lado esquerdo da roda traseira. O silenciador é um corpo pesado que não pode ser ignorado em um veículo do tipo pequeno e, portanto, o silenciador exerce uma carga desequilibrada no corpo do veículo. Convencionalmente, o motorista sabe como lidar com a carga desequilibrada.
[0058] Nesse ponto, de acordo com a presente invenção, a motocicleta, tal como a motocicleta de estrada, tem uma estrutura em que um motor de cilindro único é equipado com os silenciadores esquerdo e direito. Os silenciadores esquerdo e direito podem ser dispostos simetricamente com relação ao eixo do corpo do veículo, de modo que o equilíbrio esquerdo-direito do veículo aumenta. Uma vez que não é exercida carga desequilibrada no corpo do veículo, não é preciso que o motorista lide com a carga desequilibrada, então, é fácil para o motoPetição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 19/28
17/19 rista dirigir como quiser.
[0059] Além disso, ao fazer o tubo de descarga mais longo no tempo de velocidade do motor baixo aumenta o desempenho do motor. Sabe-se que o desempenho do motor pode ser aumentado fazendo-se o tubo de descarga menor no tempo de velocidade mais elevado do motor.
[0060] Na figura 3, no tempo de velocidade baixo, a pressão do gás de descarga torna-se mais baixa, de modo que uma quantidade maior de gás de descarga flui através do segundo tubo de ramificação de descarga 52 em que é mais fácil para o gás de descarga fluir e o segundo tubo de ramificação, suficientemente longo, 52, funciona para retomar o desempenho do motor.
[0061] No tempo de velocidade elevada do motor, a pressão de volta do gás de descarga é aumentada, o gás de descarga flui também através do primeiro tubo de ramificação de descarga 51 em que é difícil para o gás de descarga fluir e, juntamente com a função do primeiro tubo curto de ramificação de descarga 51, o gás de descarga é descarregado de modo plano, de modo que o desempenho do motor possa ser aumentado.
[0062] Portanto, as funções dos primeiro e segundo tubos de ramificação de descarga 51, 52, diferentes em comprimento, possibilitam mostrar o desempenho do motor sobre a ampla faixa, a partir da velocidade baixa do motor até a velocidade elevada do motor.
[0063] Além disso, na motocicleta tal como motocicleta para estrada, o motor de um só cilindro é equipado com dois silenciadores, o que promete os seguintes efeitos.
[0064] Na figura 3, a capacidade de um silenciador é dividida em dois silenciadores 31, 32, de modo que os silenciadores individuais 31, 32 são de tamanho pequeno. A redução no tamanho garante que os silenciadores 31, 32, que são corpos pesados, podem ser dispostos no
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 20/28
18/19 centro de gravidade (próximo ao motor) do corpo do veículo.
[0065] Além disso, a combinação do primeiro tubo de descarga curto 51 com o segundo tubo de ramificação de descarga do qual o comprimento na direção longitudinal do corpo do veículo é reduzido dobrando-se em uma forma em S garante que os silenciadores 31, 32, como corpos pesados, possam ser colocados no centro de gravidade (próximo ao motor) do corpo do veículo.
[0066] O segundo momento de inércia (GD2) é um índice de inércia quando um corpo pesado com um peso G é localizado em uma distância D de gravidade e, como o índice é menor, o corpo móvel pode ser girado firmemente. De acordo com a presente invenção, os silenciadores 31, 32 como corpos pesados podem ser dispostos próximos ao centro de gravidade do corpo do veículo, de modo que os segundos momentos de inércia dos silenciadores 31, 32 podem ser ajustados para serem menores e o desempenho do movimento da motocicleta pode ser aumentado.
[0067] Incidentalmente, enquanto o silenciador direito foi descrito como o primeiro silenciador, o primeiro silenciador pode ser o silenciador esquerdo. A saber, uma vez que o primeiro silenciador está nos lados esquerdo e direito e o segundo silenciador está no lado esquerdo e direito, os termos primeiro e segundo foram usados. Isso se aplica também aos tubos de ramificação.
[0068] Além disso, enquanto a presente invenção é adequada para aplicação em motocicleta para estrada, a invenção é aplicável também a outras motocicletas, particularmente motocicletas (inclusive veículos do tipo lambreta) equipadas com um motor de cilindro único. Aplicabilidade Industrial [0069] A presente invenção é adequadamente aplicável a motocicletas para estrada, equipadas com motor de cilindro único.
Breve Descrição dos Desenhos
Petição 870180127663, de 06/09/2018, pág. 21/28
19/19 [0070] A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
[0071] A figura 2 é uma vista plana de uma parte essencial da motocicleta, de acordo com a presente invenção.
[0072] A figura 3 é uma vista inferior (a roda traseira é omitida) da figura 2.
[0073] A figura 4 é uma vista seccional, ampliada, de uma parte da ramificação de um tubo de descarga, de acordo com a presente invenção.
[0074] A figura 5 é uma vista (a roda traseira, o pára-lama traseiro e similar são omitidos) ao longo da seta 5 da figura 1.
[0075] As figuras 6 (a) e 6(b) mostram um exemplo de como dispor uma válvula de descarga no tubo de descarga, de acordo com a presente invenção.
Explicação de Símbolos [0076] 10: motocicleta; 17: motor; 23: roda traseira; 31: primeiro silenciador; 32: segundo silenciador; 33: unidade de coxim; 47: invólucro do limpador de ar; 50: tubo de descarga; 50a: parte dianteira do tubo de descarga; 51: primeiro tubo de ramificação de descarga; 52: segundo tubo de ramificação de descarga; 53: linha central do corpo do veículo; 55: parte de ramificação; 56: primeiro tubo; 57: parede do primeiro tubo; 58: segundo tubo; 59: elemento de limpeza; 60: válvula de descarga; 61: corpo da válvula.