PT98672B - Processo para a preparacao de corantes reactivos de ftalocianina-niquel - Google Patents

Processo para a preparacao de corantes reactivos de ftalocianina-niquel Download PDF

Info

Publication number
PT98672B
PT98672B PT98672A PT9867291A PT98672B PT 98672 B PT98672 B PT 98672B PT 98672 A PT98672 A PT 98672A PT 9867291 A PT9867291 A PT 9867291A PT 98672 B PT98672 B PT 98672B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
group
phenylene
formula
alkyl
substituted
Prior art date
Application number
PT98672A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98672A (pt
Inventor
Denis Robert
Annesley Ridyard
Andrew Hunter
Morris Renfrew
Original Assignee
Zeneca Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zeneca Ltd filed Critical Zeneca Ltd
Publication of PT98672A publication Critical patent/PT98672A/pt
Publication of PT98672B publication Critical patent/PT98672B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09BORGANIC DYES OR CLOSELY-RELATED COMPOUNDS FOR PRODUCING DYES, e.g. PIGMENTS; MORDANTS; LAKES
    • C09B62/00Reactive dyes, i.e. dyes which form covalent bonds with the substrates or which polymerise with themselves
    • C09B62/02Reactive dyes, i.e. dyes which form covalent bonds with the substrates or which polymerise with themselves with the reactive group directly attached to a heterocyclic ring
    • C09B62/04Reactive dyes, i.e. dyes which form covalent bonds with the substrates or which polymerise with themselves with the reactive group directly attached to a heterocyclic ring to a triazine ring
    • C09B62/08Azo dyes
    • C09B62/082Azo dyes dyes containing in the molecule at least one azo group and at least one other chromophore group
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09BORGANIC DYES OR CLOSELY-RELATED COMPOUNDS FOR PRODUCING DYES, e.g. PIGMENTS; MORDANTS; LAKES
    • C09B29/00Monoazo dyes prepared by diazotising and coupling

Landscapes

  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Coloring (AREA)
  • Non-Silver Salt Photosensitive Materials And Non-Silver Salt Photography (AREA)
  • Photoreceptors In Electrophotography (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Oxygen Or Sulfur (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Manufacturing Of Micro-Capsules (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Silicates, Zeolites, And Molecular Sieves (AREA)

Description

Descrição
A presente invenção refere-se a um corante adequado para utilização na coloração de materiais possuindo um grupo hidroxi ou -NH-, a um processo para o seu fabrico, a um processo para a coloração de materiais com o corante e materiais assim coloridos.
Assim, a presente invenção proporciona um corante que, na forma de ácido livre, é de fórmula (1):
GSP
em que NiPC representa um radical ftalocianina de níquel; r possui um valor de 1 a 3 inclusivé; m possui um valor de 1 a 3 inclusivé; p possui um valor de 0 a 1 inclusivé; íS representa I-I, alquilo, alquilo substituido, arilo ou arilo
3 4 substituido, R , R e R representam, individual e independentemente H, alquilo(C^-Cg) ou alquilo(C^-C^) substituido; A representa fenileno, fenileno substituido, alquileno (C-^-Cg) ou alquileno(C^-Cg) substituido; Q representa um substituinde instável; B representa fenileno, fenileno substituido com 1 ou 2 grupos sulfo, ou fenileno substituido por um grupo alquilo ou alcóxi: 2 representa H ou alqiuilo; e X e Y representa, individual e independentemente, H, alquilo, alcóxi, halogéneo, carbóxi ou sulfo; desde que r+m+p não exceda 4.
É preferível que os substituintes apresentados entre parêntesis na fórmula (1) estejam ligados às posições 3 dos anéis fenilo no núcleo de ftalocianina.
3
Quando qualquer um de A, R , R , R e 4 , t
R são substituídos, e preferível que os substituintes sejam independentemente seleccionados de CHg, OCHg, halo, N02, CN,
NHCOCHg, NH2 e especialmente de hidroxi, sulfo e carbóxi.
cia, independentemente H ou alquilo (C^-C^), especialmente,
H.
Quando grupo representado por A é alquileno (C^-Cg) é, de preferencia, alquileno (C^-Cg) tal como ou -CHgCHgCH Contudo, é preferível que A seja fenileno ou fenileno substituido, mais preferivelmente, fenileno, especialmente 1,3-fenileno. Um substituinte instável é um substituinte susceptível de ser deslocado por substituição hidrofílica durante a coloração para formar uma ligação covalente entre o anel de triazinilo de fórmula (1) e um nucle filo. 0 substituinte instável Q é, de preferência, halo tal como F ou Br, e, mais especialmente, Cl. Contudo, Q pode também ser um grupo amónio quaternário tal como tri-alquil-(Cx-C4)-amonio, por exemplo, (CHg)gN - ou um grupo piridínio tal como um derivado de um ácido piridino-cariboxílico, por exemplo, de ácido nicotínico ou ácido isonicotínico.
oB representa, de preferência, fenileno ou fenileno substituido por 1 ou 2 grupos sulfo ou por um grupo seleccionado de alquilo(C^-C^), especialmente, metilo e alcoxi (C.J-C4), especialmente metoxi. á mais preferível que B represente fénileno ou fenileno substituido por 1 ou 2 grupos sulfo, especialmente por 2 grupos -SOgH. Como exemplos de grupos representados por B podem referir-se 4-sulfo-1.3-fenileno e 4,6-di-sulfo-l,3-fenileno.
Z representa, de preferência, H ou alquilo (C^-C^), especialmente metilo.
É preferível que X e Y sejam, individual e independentemente, seleccionados do grupo alguilo (C-^-cp, boxi, alcoxi (C-^-C^), halogéneo e sulfo, mais preferivelmente K, metilo, metoxi, Cl, Br e sulfo.
car3
Por conveniência de fabrico é preferível gue a soma de r+m+p seja 4. p possui de preferência o valor de O. Numa classe particularmente preferível de corantes p possui o valor de 0 e r+m é 4 e a proporção de r:m varia entre 1:3 e 3:1, especialmente entre 1:2 e 2:1 aproximadamente.
Num aspecto preferido da presente invenção o corante inclui uma composição contendo duas ou mais das estruturas de fórmula (1) como atrás referidas, especialmente estruturas gue diferem apenas nos respectivos valores de r, me p? tais composições são importantes na coloração de materiais celulósicos e couros.
A presente invenção proporciona também Z. 2 3 4 um processo (em gue Rx, R , R , R , NiPC, p, r, m, A, B,
X, Y, 2 são como definidos anteriormente e Q representa halo) para o fabrico de corantes de fórmula (1) que consiste na ligação de um composto de fórmula NiPc(SO Cl) com uma , 2 35^ p+e+m diamina de formula Nfí(R )-A-N(R ) (R ) (em gue R representa H ou um grupo de protecção, especialmente um grupo de protecção gue é removível por hidrólise, por exemplo, CH^CO-) para proporcionar um composto de fórmula (2)
NiPc(SO2Cl)p+r/~ (SO2N(R2)-A-N(R3) (R5)_?m (2) que é tratado com uma base aquosa para converter (S09Cl) a (SOgH) e remover o grupo de protecção R guando presente, para proporcionar um composto de fórmula (3):
NÍPc(SO3H) +r /(SO2N(R2)-A-N(R3)H_7m (3)
Um composto de formula NH(R )-B-NH reage com um halogeneto cianúrico, de preferência, a uma temperatura inferior a 10°C, para proporcionar um mono-aducto que á sub sequente mente diazotizado utilizando um agente de diazotização, por exemplo. NaNO , a uma temperatura inferior a 5°C para proporcionar uma suspensão diazo de fórmula (4) gue e ligada, de preferência, na presença de um agente de tampão fosfato, com um composto de fórmula (5) para proporcionar um componente azo-di-clorotriazinilo amarelo de fórmula (6).
wx ι·ν.«*πτττ ?< ν » a®s3W®^fea£ ««wnBeBWeesg^ . . -^tSo-vewísjwHSM^ s
Os corantes de fórmula (1) em gue p possui um valor de 0 preparam-se por condensação de compostos de fórmula (3) e (6), de preferência, a um pH entre 6,5 e 7.
Os corantes de fórmula (1) em que Q representa um grupo amónio quaternário podem preparar-se fazendo reagir o composto correspondente em que Q representa Cl, que se prepara de preferência com processo anterior, com uma amina apropriada para produzir o sal de amónio quaternário correspondente.
Os corantes de fórmula (1) em que p é superior a 0 podem preparar-se utilizando o processo anterior com excepção que o composto de fórmula (2) reage com uma amina de fórmula R^NH antes do tratamento com a base aquosa.
É de notar que a presente invenção não se refere apenas a corantes de fórmula (1) mas também aos seus sais, particularmente os sais com um metal alcalino, amónio ou uma amina solúvel em ádjua especialmente sal de sódio, lítio, potássio ou sódio/lítio mistos.
termo corante quando utilizado nesta memória descritiva como um nome não limita esta invenção a compostos para utilização como um corante, embora numa forma de realização preferida os compostos desta invenção sejam de facto para utilização como corantes.
coránte desta invenção é caracterizado pelas suas boas propriedades de coloração e, em particular, a suas boas características no algodão, ou o seu sombreado verde atractivo e a excelente estabilidade aos tratamentos a húmido e a luz. A surpreendente elevada solubilidade do corante de acordo com esta invenção em soluções de sais é de grande valor na diluição da tinta quando se utilizam tais soluções. 0 corante é também importante para a coloração de couros nos quais se verifica possuir boas propriedades, boa penetração e excelente estabilidade a tratamentos a húmido e â luz.
De acordo com outro aspecto da presente invenção proporciona-se um processo para a coloração de um
material, particularmente, um material possuindo um grupo hidroxi ou -NH-, tal como um material celulose (por exemplo algodão, juta, cânhamo ou linho), pelos de animal, uma pele de animal ou um cancro, que consiste na aplicação de um corante de fórmula (1). á preferível que a coloração de materiais celulósicos se efectue sob condições alcalinas, por exemplo, na presença de um agente ligante ácido. Para a coloração de pelos, peles e couro de animal a coloração efectua-se de preferência sob condições ácidas fracas. Um outro aspecto desta invenção proporciona materiais tais como os anteriormente descritos, quando coloridos pelo processo de colorac:ão ou como um corante de fórmula (1).
Esta invenção é ainda ilustrada pelos exemplos seguintes nos quais todas as partes e percentagens são em peso excepto se indicado de outro modo.
Exemplo 1
Adicionaram-se 28,8 partes de ftalocianina de níquel a 131 partes de ácido cloro-sulfónico com agitação, a uma velocidade tal que a temperatura não aumentou acima de 60°C. Aqueceu-se depois a mistura a 135°C e agitou-se a uma temperatura entre 135° e 140°G durante 3 horas e permitiu-se que arrefecesse até à temperatura ambiente. Adicionou-se depois a massa ds reacção a um grande excesso de gelo/água a uma velocidade tal que a temperatura não excedeu os 2°C. Recolheu-se o produto por filtração e lavou-se com 3 porções de 70 partes de água gelada. Deitou-se a massa do filtro em 50 partes de água gelada e ajustou-se o pH a 7 com uma solução 2N de carbonato de sodio mantendo ao mesmo tempo a temperatura inferior a 5°C. Adicionou-se 18,7 partes de cloridrato de mono-acetil-m-fenileno-di-amina e agitou-se a mistura durante 2 horas a um pH 6,5 a 7 a uma temperatura inferior a 5°C. Permitiu-se depois que a mistura aquecesse até à temperatura ambiente a um pH 6,5 a 7. Ajustou-se a um volume a 1200 ml de com água e adicionaram-se grânulos de hidró- 7 -
!δ533βΕΚ®'Αΐ,“· _,- TL .
xido de sódio (48 partes). Aqueceu-se depois a mistura a uma temperatura de 70° a 80°C e agitou-se a 70° a 80°C durante mais duas horas antes do arrefecimento e ajustou-se o pH a 7 com ácido clorídrico concentrado (S.G. 1,18). Adicionou-se cloreto de sódio (10% p/v) e ajustou-se o pH a 2 com mais ácido clorídrico concentrado. Recolheu-se o produto por filtração, lavou-se com ácido clorídrico 2N até não se poder detectar m-fenileno-di-amina em excesso (reagente de Ehrlich) e secou-se para proporcionar uma base ftalocianina de níquel.
Dissolveram-se 42,4 partes de ácido m-fenileno-di-amina-di-sulfónico em 300 partes de água a pH 5, adicionaram-se 0, 5 partes de óleo de calsolene e arrefeceu-se a solução a uma temperatura inferior a 5°G. Adicionou-se uma solução de 20.4 partes de cloreto cianúrico em acetona e agitou-se a mistura durante 2 horas a pH 4 a 5 a uma temperatura inferior a 5°C. Colocou-se a solução, acidificou-se com 20 partes de ácido clorídrico concentrado (S. G. 94) e adicionaram-se, com agitação, 52 partes de solução 2N de nitrito de sódio durante 15 minutos a uma temperatura inferior a 5°C. Agitou-se a mistura durante mais 1 1/2 a uma temperatura de O a 5°C e destruiu-se depois o ácido nitroso em excesso por adição de ácido sulfâmico aquoso a 10% para se proporcionar uma suspensão diazo.
Adicionou-se uma solução de 19 partes de l-fenil-3-metil-5-aminopirazol em acetona à anterior suspensão diazo, a uma temperatura de 0 a 5°H e elevou-se o pH até 7. Agitou-se a mistura a uma temperatura de 0 a 5 e a um pH de
6,5 a 7 durante mais 1,30 horas. Adicionaram-se 10 partes do tampão fosfato misto (2 partes de di-hidrogeno fosfato de potássio e 1 parte de hidrogeno-fosfato de di-sódio) e cloreto de sódio (10% p/v). Depois de agitação durante 30 minutos recolheu-se o produto por filtração e lavou-se com acetona. Misturou-se a massa húmida do filtro com 10 partes de tampão de fosfato misto e secou-se para proporcionar um componente azo, di-clorotriazinilo amarelo.
Dissolveram-se 11,3 partes da base ftalocianina de níquel anteriormente preparada em 400 partes de água à temperatura ambiente e a pH 7 e adicionaram-se
24,5 partes do componente di-clorotriazinileno amarelo. Agitou· -se a suspensão durante 30 minutos à temperatura ambiente mantendo o pH entre 6,5 e 7. Elevou-se depois lentamente, a temperatura a 40°C para completar a condensação e adicionou-se cloreto de sódio (15% p/v). Depois de agitação durante mais 30 minutos recolheu-se o produto por filtração, fez-se uma pasta fluída em acetona, filtrou-se, lavou-se a massa do filtro com acetona até a filtrado incolor e secou-se para proporcionar o corante de fórmula (7) em r e m são respectivamente 2,7 e 1,3.
so3H (7)
Quando se aplicam os corantes a fibras de celulose em associação com um agente ligante ácido, as fibras ficaram com uma cor verde amarelada brilhante possuindo boas propriedades e estabilidade aos tratamentos a húmido e à luz.
Exemplo 2
Aplicou-se o corante preparado no
Exemplo 1 a couro sob condições ligeiramente ácidas (pH aproximadamente de 4, 5) e corou-se o couro com um sombreado verde brilhante com excelente estabilidade aos tratamentos a húmido e à luz.
Exemplo 3
Adicionaram-se 28,8 partes de ftalocinina de níquel e 166 partes de ácido cloro-sulfónico com agitação, a uma velocidade tal que a temperatura não aumentou acima de 60°C. Aqueceu-se depois a mistura a 165°C. agitou-se a uma temperatura de 135° a 14O°C durante 3 horas e permitiu-se que arrefecesse â temperatura ambiente. Adicionou-se depois a massa de reacção e am grande excesso de gelo/água a uma velocidade tal que a temperatura não excedeu os 2°C. Recolheu-se o produto por filtração e lavou-se com água gelada. Colocou-se a massa do filtro em 500 partes de água gelada e ajustou-se o pH a 7 com solução 2N de carbonato de sódio, mãntendo-se, ao mesmo tempo a temperatura inferior a 5°C. Adicionaram-se 34,5 partes de cloridrato de mono-acetil-m-fenileno-di-amina e agitou-se a mistura durante 2 horas a um pK de 6,5 a 7, a uma temperatura inferior a 5°C. Fermitiu-se depois gue a mistura aquecesse até â temperatura ambiente a urapH 6,5 a 7. Ajustou-se o volume até 1500 ml com água e adicionaram-se grânulos de hidróxido de sódio (6© partes). Aqueceu-se depois a mistura a 70° a 80°C, agitou-se a uma temperatura de 70° a 80°C durante mais 2 horas antes do arrefecimento e ajustou-se o pH a 7 com ácido clorídrico concentrado (S.G. 1,18). Adicionaram-se cloreto de sódio (10% p/v) e cloreto de potássio (10% p/v) e ajustou-se o pH a 6 com mais ácido clorídrico concentrado. Recolheu-se o produto por filtração, lavou-se com ácido clorídrico 2K até não se poder detectar o excesso de m-fenileno-di-amina (reagente de Ehrlich) e secou-se para proporcionar uma base de
ftalocianina de níquel.
Pez-se a condensação de 11,3 partes da base ftalocianina de níquel e 41 partes do componente di-clorotriazinilo amarelo preparado como no Exemplo 1, em conjunto, utilizando condições semelhantes às descritas no Exemplo 1 para proporcionar o corante de fórmula 7 em que r e m são respectivamente 1,5 e 2,5.
Quando se aplicou este corante de fibras celulosas em associação com o agente ligante acido, as fibras ficaram coradas com uma cor verde amarelada brilhante possuindo boas propriedades e estabilidade aos tratamentos a húmido e à luz.
Exemplo 4 corante de fórmula 7 em que r e m possui cada um um valor aproximado de 2 pode preparar-se por mistura de 0, 9 partes do corante preparado no exemplo 1 com
1,1 parte do corante preparado no exemplo 3.
Exemplos 5 a 15
Podem preparar-se mais corantes desta invenção de uma forma análoga ao exemplo 3 por condensação de ftalocianina sulfonilcloreto de níquel preparado como no Exemplo 3 com um excesso da mono-acetil-di-amina ou aproximadamente um excesso de 9 vezes da diamina apresentada na coluna 1, seguida da remoção hidrolítica do grupo acetilo, guando presente, para proporcionar uma base ftalocianina de níquel. Preparou-se um componente di-cloro-triazinilo amarelo por condensação de cloreto cianúrico com a diamina apresentada na coluna 2, diazotização do composto di-clorotriazinilo resultante e ligação com o componente de ligação aminopirazol apresentado na coluna 3. Condeisaram-se depois a base ftalocianina de níquel e o componente di-clorotria11
zinilo amarelo a um pH coppreendido entre 6,5 e 7.
Ex. 1 2 3
5 monoacetil- -p-fenileno- diamina ácido m-fenilenodiamina di-sulfónico 1-fen il-3-metil-5- -aminopirazol
6 etileno- -diamina II II
7 propileno- -diamina II 11
8 beta-bidroxi- etil-etileno- -diamina II II
9 monoacetil-m- -fenileno- -diamina ácido m-fenileno- diamina-sulfonico 11
10 11 ácido m-fenileno- diamina-di-sulfo- nico 1-(4'-sulfonil) 3-metil-5-amino pirazol
11 11 II 1-(2'-metil- 5-sulfonil)- -3-metil-5-amino pirazol
12 II II 1-(2-clorofenil)- -3-metil-5-amino- -pirazol.
Ex. 1 2 3
13 monoacetil-m- -fenileno- -diamina ácido fenileno- diamina-di-sul- fónico l-fenil-5- -amino-pirazol
14 etileno-di- -amina acido m-fenileno- -diamina-sul- fónico l-fenil-3-me- til-5-amino-pi- rasol
15 beta-hidroxi- -etileno-dia- mina 11 11

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES _lâ_
    Processo para a preparação de um corante com a fórmula (1) (1) em que:
    NiPc representa um radical niquel ftalocianina; r representa um inteiro compreendido entre 1 e 3 inclusivé;
    m representa um inteiro compreendido entre 1 e 3 inclusivé;
    p representa o inteiro 0 ou 1 inclusivé;
    r1 representa o átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo, alquilo substituido, arilo ou arilo substituido;
    R , R e R representam, individual e independentemente, o átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo (C^-Cg) ou alquilo (Ci“Cg) substituido
    A representa um grupo fenileno, fenileno substituido, alquileno ou alquileno (C^-Cg) substituido
    Q representa um substituinte removível;
    B representa um grupo fenileno ou um grupo fenileno substituido por 1 ou 2 grupos sulfo ou um grupo fenileno substituido por um grupo alquilo ou alcóxi;
  2. 2 representa o átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo; e
    X e ¥ representam, individual e independentemente, o átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo, alcóxi, carboxi ou sulfo ou um átomo de halogéneo, com a condição de r+m+p não exceder 4, caracterizado por se fazer o acoplamento de um composto de fórmula NiPc íS02C1^p-br+m com uma âíara:*-na âe fórmula
    HN(R )-A-A-N(r3) (rj) em que os diversos símbolos possuem as 5 significações anteriormente definidas e R representa o átomo de hidrogénio ou um grupo de protecção, especialmente um grupo de protecção removível por hidrólise, por exemplo um grupo CHgCO-, para proporcionar um composto de fórmula (2)
    NiPc (SO_Cl) Γ (soqn(r2)-a-n(r3) (r5) 7 z p+r z — tn o qual é depois tratado com uma base aquosa para se converter o grupo (SO9C1) no grupo (SO„H), fazendo-se seguidamente z o 5 a remoção do grupo dé protecção R , se existir, para proporcionar um composto de fórmula 3
    NiPc(SO.H) . / (SO-N(R2)-A-N(R3)ri 7 (3)
  3. 3 p+r *- 2 — m o gual. no caso de p representar-0 (zero) e Q representar o átomo de cloro, é submetido a uma reacção de condensação com um composto de fórmula 6 (6) em que os diversos simbolos possuem as significações anteriormente definidas e p representa 0 e Q representa o átomo de cloro, ou no caso de p representar um valor superior a 0 (zero), faz-se reagir um composto de fórmula 2 com uma amina de fórmula R^NHg em que R^ possui as significações anteriormente definidas, antes do referido tratamento com uma base aquosa.
    Processo de acordo com a reivindicação
    1 caracterizado pelo facto de Q representar o átomo de cloro ou um grupo amónio quaternário.
    - 3® Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de A represen tar um grupo fenileno ou fenileno substituido.
    -
  4. 4ã Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de B representar um grupo fenileno ou fenileno substituido por 1 ou
    2 grupos sulfo.
    _
  5. 5s _
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de 2 representar o átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo ·
    -
  6. 6s Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de os
    1 2 3 4 radicais R , R , R e R representarem independentemente o átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo .
  7. 7S Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de p represen tar o valor 0 (zero).
    - 8á Processo para a coloração de um material que possua grupos hidroxi ou -NH-, caracterizado pelo facto de se aplicar a esse material uma tinta de fórmula 1 quando preparada de acordo com qualquer das reivindicações anteriores.
    _ 93 _
    Processo para a coloração de peles ou de couro caracterizado pelo facto de se aplicar as peles ou ao couro uma tinta com a fórmula 1, quando preparado de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido de patente britânico apresentado em 15 de .Agosto de 1990, sob o NS. 9017863.3.
PT98672A 1990-08-15 1991-08-14 Processo para a preparacao de corantes reactivos de ftalocianina-niquel PT98672B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB909017863A GB9017863D0 (en) 1990-08-15 1990-08-15 Dyes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98672A PT98672A (pt) 1992-07-31
PT98672B true PT98672B (pt) 1999-01-29

Family

ID=10680668

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98672A PT98672B (pt) 1990-08-15 1991-08-14 Processo para a preparacao de corantes reactivos de ftalocianina-niquel

Country Status (18)

Country Link
US (1) US6271355B1 (pt)
EP (1) EP0471456B1 (pt)
JP (1) JP2927578B2 (pt)
KR (1) KR100188290B1 (pt)
AT (1) ATE128166T1 (pt)
AU (1) AU641531B2 (pt)
CA (1) CA2048742A1 (pt)
DE (1) DE69113175T2 (pt)
ES (1) ES2076475T3 (pt)
FI (1) FI913793A (pt)
GB (2) GB9017863D0 (pt)
ID (1) ID864B (pt)
IN (1) IN184823B (pt)
NO (1) NO175315C (pt)
PT (1) PT98672B (pt)
TR (1) TR25190A (pt)
TW (1) TW213944B (pt)
ZA (1) ZA915908B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9016451D0 (en) * 1990-07-26 1990-09-12 Ici Plc Anionic compounds
JPH08134365A (ja) * 1994-11-04 1996-05-28 Sumitomo Chem Co Ltd フタロシアニンモノアゾ化合物
TW294707B (pt) 1994-12-14 1997-01-01 Sumitomo Chemical Co
GB0005299D0 (en) * 2000-03-07 2000-04-26 Avecia Ltd Compound, compositions and use
WO2009069077A2 (en) 2007-11-26 2009-06-04 The Procter & Gamble Company Detergent compositions
CN107936614A (zh) * 2017-11-16 2018-04-20 上海俪源科技有限公司 一种高日晒翠绿色吡唑啉酮活性染料化合物及其制备方法和应用
CN107760059B (zh) * 2017-11-16 2020-08-14 上海俪源科技有限公司 一种高日晒翠绿色吡啶酮活性染料化合物及其制备方法和应用
CN107760060A (zh) * 2017-11-16 2018-03-06 上海俪源科技有限公司 一种高日晒翠绿色活性染料化合物的制备工艺
CN107828241A (zh) * 2017-11-16 2018-03-23 上海俪源科技有限公司 一种耐晒翠绿色吡唑啉酮结构活性染料化合物及其制备方法和应用

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3082201A (en) * 1956-08-17 1963-03-19 Ciba Ltd New phthalocyanine dyestuffs containing halogenated triazine nuclei
CH387195A (de) * 1959-01-13 1965-01-31 Ciba Geigy Verfahren zur Herstellung von Phthalocyaninfarbstoffen
US3123594A (en) * 1959-07-16 1964-03-03 -sojnh-
CH405554A (de) * 1961-02-10 1966-01-15 Sandoz Ag Verfahren zur Herstellung metallisierbarer Reaktivfarbstoffe
ES275004A2 (es) 1961-02-28 1962-07-16 Ciba Geigy Procedimiento para la preparaciën de colorantes de ftalocianina
DE1569827A1 (de) * 1962-03-09 1969-08-14 Sandoz Ag Verfahren zur Herstellung wasserloeslicher Reaktivfarbstoffe der Phthalocyaninreihe
CH524673A (de) * 1967-08-21 1972-06-30 Ciba Geigy Ag Verfahren zur Herstellung von wasserlöslichen Disazofarbstoffen
DE1795162C3 (de) * 1968-08-17 1978-11-16 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Reaktivazofarbstoffe und ihre Verwendung zum Färben und Bedrucken von natürlichen und synthetischen Cellulose- oder Polyamidmaterialien
DE3019960A1 (de) * 1980-05-24 1981-12-03 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zum faerben und bedrucken von hydroxy- und/oder carbonamidgruppen enthaltenden fasermaterialien
JPS59152958A (ja) * 1983-02-17 1984-08-31 Sumitomo Chem Co Ltd フタロシアニン化合物およびそれを用いて染色または捺染する方法
GB9016451D0 (en) * 1990-07-26 1990-09-12 Ici Plc Anionic compounds

Also Published As

Publication number Publication date
TW213944B (pt) 1993-10-01
GB9017863D0 (en) 1990-09-26
ID864B (id) 1996-08-08
JPH04261470A (ja) 1992-09-17
EP0471456B1 (en) 1995-09-20
AU641531B2 (en) 1993-09-23
NO913170L (no) 1992-02-17
GB9115762D0 (en) 1991-09-04
KR920004518A (ko) 1992-03-27
ES2076475T3 (es) 1995-11-01
ZA915908B (en) 1992-04-29
JP2927578B2 (ja) 1999-07-28
FI913793A (fi) 1992-02-16
NO175315C (no) 1994-09-28
US6271355B1 (en) 2001-08-07
TR25190A (tr) 1993-01-01
ATE128166T1 (de) 1995-10-15
FI913793A0 (fi) 1991-08-09
IN184823B (pt) 2000-09-30
DE69113175D1 (de) 1995-10-26
AU8142091A (en) 1992-02-20
DE69113175T2 (de) 1996-03-21
KR100188290B1 (ko) 1999-06-01
NO175315B (no) 1994-06-20
EP0471456A1 (en) 1992-02-19
NO913170D0 (no) 1991-08-14
CA2048742A1 (en) 1992-02-16
PT98672A (pt) 1992-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98672B (pt) Processo para a preparacao de corantes reactivos de ftalocianina-niquel
ES2197658T3 (es) Colorantes reactivos que contienen un enlace.
CS224632B2 (en) Method for producing in water soluble azo-compounds
SU420185A3 (pt)
JPS6173771A (ja) 繊維反応性トリアジン化合物、その製法及び使用法
KR100260049B1 (ko) 염료 조성물 및 화합물
DE2349709A1 (de) Azoverbindungen, deren herstellung und verwendung
JP2003522209A (ja) 反応染料化合物
CS221843B2 (en) Method of making the derivative of the phtalocyanine
JP2008528720A (ja) 6−アゾ−5,5’−ジヒドロキシ−7,7’−ジスルホ−2−2’−ジナフチルアミン誘導体
EP0503385B1 (de) Verdoppelte Phenylazo- oder Naphthylazobenzole mit mehreren reaktiven Gruppen sowie deren Zwischenprodukte
BR0114476B1 (pt) monoazocorantes, processo para preparação e uso dos referidos compostos.
JPH07304975A (ja) アゾ染料及びその製造のための中間体
AU2003238408B2 (en) Yellow anionic disazo dyes
US4372892A (en) Process for the preparation of 1-aminobenzene-5-β-sulfatoethylsulfone-2,4-disulfonic acid, the 5-vinylsulfone compound and the alkali salts thereof
FI58149B (fi) Foerfarande foer framstaellning av stilben-azofaergaemnen och/eller stilbenazoxyfaergaemnen innehaollande sulfonsyragrupper
JPS62185759A (ja) 反応性アゾ染料
Patel et al. SYNTHESIS OF SOME NEW BROMINE CONTAINING REACTIVE DYES: THEIR APPLICATIONS AND MICROBIAL STUDIES
CS247026B1 (cs) Hnědá reaktivní bisazobarviva a způsob jejích přípravy
PL116354B2 (en) Process for manufacturing reactive dyes
US4052375A (en) Water-soluble trisazosulfonated dyestuff derived from 2-aminophenol-4-sulfonic acid, resorcinol, 4,4&#39;-diaminobenzanilide and m-aminophenol
CZ107798A3 (cs) Červené barvivo
DE1644347C (de) Verfahren zur Herstellung wasserlos licher, kupferhaltiger Reaktivfarbstoffe
PL65155B1 (pl) Sposób wytwarzania nowych monoazowych barwników reaktywnych
CH493608A (de) Verfahren zur Herstellung von Reaktivfarbstoffen

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920306

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981022

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20050422