PT92368B - Processo para a preparacao de novas quinuclidinas e de composicoes farmaceuticas que as contem - Google Patents

Processo para a preparacao de novas quinuclidinas e de composicoes farmaceuticas que as contem Download PDF

Info

Publication number
PT92368B
PT92368B PT92368A PT9236889A PT92368B PT 92368 B PT92368 B PT 92368B PT 92368 A PT92368 A PT 92368A PT 9236889 A PT9236889 A PT 9236889A PT 92368 B PT92368 B PT 92368B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
carbon atoms
group
well
compounds
formula
Prior art date
Application number
PT92368A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92368A (pt
Inventor
Karl-Heinz Weber
Werner Stransky
Gerhard Walther
Helmut Ensinger
Franz Josef Kuhn
Enzio Muller
Original Assignee
Boehringer Ingelheim Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Boehringer Ingelheim Kg filed Critical Boehringer Ingelheim Kg
Publication of PT92368A publication Critical patent/PT92368A/pt
Publication of PT92368B publication Critical patent/PT92368B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D453/00Heterocyclic compounds containing quinuclidine or iso-quinuclidine ring systems, e.g. quinine alkaloids
    • C07D453/02Heterocyclic compounds containing quinuclidine or iso-quinuclidine ring systems, e.g. quinine alkaloids containing not further condensed quinuclidine ring systems
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/02Drugs for disorders of the nervous system for peripheral neuropathies
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/28Drugs for disorders of the nervous system for treating neurodegenerative disorders of the central nervous system, e.g. nootropic agents, cognition enhancers, drugs for treating Alzheimer's disease or other forms of dementia
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P27/00Drugs for disorders of the senses
    • A61P27/02Ophthalmic agents

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a novas quinuclidinas, ao processo para a sua preparação e à sua utili sação como medicamentos.
As novas quinuclidinas correspondem à fórmula geral (0H2)n-X-R
na qual
R representa alquilo, alcenilo ou alcinilo;
X representa oxigénio ou enxofre e n tem os valores 0, 1 ou 2, eventualmente na forma dos seus racematos, dos seus enantiómeros, dos seus diastereómeros e das suas misturas, bem como eventualmente ao seus sais de adição de ácido farmacologicamen te aceitáveis, assim como também aos seus sais quaternários.
Como grupos alquilo no âmbito da pr£ sente invenção são preferidos radicais alquilo de cadeia linear ou ramificada com 1 a 6 átomos de carbono, como por exemplo metilo, etilo, propilo, butilo, pentilo e hexilo, bem como também os seus isómeros de cadeia ramificada como por exemplo isopropilo, isobutilo, t-butilo, etc; entre os grupos alcenilo são preferidos radicais alcenilo de cadeia linear ou ramificada com 3 a 6 átomos de carbono - como por exemplo propenilo, butenilo, pentenilo e hexenilo - com uma dupla ligação, e entre os grupos alcinilo são preferidos radicais alcinilo de cadeia linear ou ramificada com 3 a 6 átomos de carbono, como por exemplo propinilo, butinilo e pentinilo - com uma tripla ligação. São preferidos os radicais alcenilo e alcinilo nos quais a dupla ligação ou a tripla ligação, respetivamente, estão em posição terminal.
Os compostos de fórmula geral I preferidos são aqueles nos quais X representa oxigénio, n é 0 ou leo substituinte (CE^^XR está na posição 3 e representa um grupo alquilo com 1 a 3 átomos de carbono, um grupo alcenilo com 3 ou 4 átomos de carbono, ou um grupo alcinilo com 3 a 4 átomos de carbono.
Alguns compostos de fórmula geral são já conhecidos. Assim L. Stotter et al descrevem em Heterocycles, vol 25 (1987) págs. 251 e seg. os éteres metílicos, etílico e alílico da quinuclidina substituídos na posição 3.
Da Helvetica Chim. Acta vol 57 (1974) págs 2339 θ seg., é conhecido o 4-metil-tioéter da quinuclidina. Os autores não reve lam a utilisação desta substância como medicamento. É igualmen te conhecido o éter 3-metiletílico, bem como também o tioéter
3-metiletílico.
Os compostos de fórmula geral I poder ser sintetisados por analogia com os processos descritos por Stotter. Partindo-se das hidroxi-quinuclidinas ou das mercapto-quinuclidinas bloqueadas no azoto obtêm-se os compostos de acordo com a invenção por eliminação do protão com bases fortes e, em seguida, a reacção com um reagente de alquilação de fórmula geral Y-R, na qual R é definido como anteriormente e Y representa um grupo dissociável facilmente eliminável - como por exemplo halogénio, p-toluenosulfonato, etc. A reacção é realisada em dissolventes orgânicos inertes, polares, como por exemplo dimetilformamida, tetrahidrofurano, dioxano, etc. Enquanto que a eliminação do protão e a transformação do composto de hidroxi num sal metálico são realizadas de preferência à temperatura ambiente ou a temperaturas moderadamente elevadas, realisa-se a subsequente alquilação de preferência por arrefecimento com gelo. Depois de realisada a reacção o grupo de bloqueio é eliminado e o composto é eventualmente transformado nos seus sais de adição de ácido ou em compostos quaternários, sendo as condições de reacção para o efeito conhecidas, e sendo os compostos quaternários preferidos o metaiodeto e o metabrometo.
Os reagentes preferidos para a eliminação do protão são hidreto de sódio, amida de sódio, ou alcoolatos alcalinos como por exemplo t-butilato de potássio.
Os compostos de acordo com a invenção - consoante a posição da cadeia lateral - possuem 1 ou 2 centros quirálicos. A separação dos racematos pode ser realisada segundo métodos conhecidos, como por exemplo por processos de separação cromatográfica ou por cristalização, eventualmente com utilisação de substâncias auxiliares quirálicas ou proquirálicas. Como alternativa a síntese pode ser realisada a partir de compostos de partida ópticamente activos.
Wolfgang Eckert et al descrevem em Helvetica Chimica Acta, vol 57 (1974) 2339 um processo para a preparação dos tioéteres da quinuclidina, que se presta sobretudo para a síntese dos derivados na posição 4.
A preparação das hidroxiquinuclidinas ou mercaptoquinuclidinas de fórmula geral I, apropriadas como compostos de partida, em que X representa oxigénio ou en- õ -
xofre e R representa hidrogénio, realiza-se de acordo com processos de analogia conhecidos por si, como estão descritos por exemplo por K. B. Shaw, Canadian Journal, of Chemistry, vol 43, 3112 (1965) e na Especificação DE-OS 1 938 546. A reacção aos correspondentes tioéteres é realizada frequentemente - partindo-se dos mercaptanos - mesmo em solução fracamente alcalina, ver A. Schõberl e A. Wagner em Houben-Weyl, Methoden der Organischen Chemie, Georg Thieme Verlag, Estugarda (1955) págs 93 e seguintes, podendo prescindir-se dos grupos de bloqueio necessários no caso dos éteres oxigenados).
Os compostos de fórmula geral I possuem importantes propriedades farmacológicas. Assim, os compo tos em estudos de ligação mostram afinidade com receptores mu carínicos e GTP-Shifts muscarino-agonistas (GTP = trifosfato de guanosina). (Birdsall, E.C. Hulme and I.M. Stockton
1984 in T.I.P.S. Supplement, Proc. Internat. Symposium on Subtypes of Muscarinic Receptors, Ed. Hirschowitz, Hammer, Giacchetti, Klirns, Levine; Elsevier p. 4-8).
Os estudos de ligação a receptores foram realizados de acordo com a seguinte fonte de literatura /Ã. Closse, H. Bittiger, D. Langenegger und A. Wahner; Naunyn-Schmiedeberg's Arch. Pharmacol. 335, 372 - 377 (1987 Quadro A: Estudos de ligação a receptores
Radioligante; iodeto de L( + )cis-(/2-metil->H7-N,N,N-trimetil-1,3-dioxolano-4-metanoamónio NET-647, Firma NEN (New England Nuclear DU PONT).
Orgão; córtex cerebral (ratazanas)
Quadro A:
Exemplo R Ki /nLíol/l/
1 -ch2-g=ch 159
3 -ch5 8300
4 -c2h5 410
2 -nG,H^ 220
A
Uo modelo de ensaio farmacológico re velou-se in vitro e in vivo uma acção colinomimética. Assim, por exemplo, o fumarato de 3-(2-propiniloxi)-l-azabiciclo/2.22/octano, numa dose de 3 mg/kg i.v. apresentou no electroencefalograma (EEG) do coelho desperto uma reacção Arousal típica de colinomiméticos.
Como agonistas muscarínicos (colinomiméticos) as substâncias são apropriadas para a terapia de doenças para uma disfunção do sistema colinérgico.
Devido a estas propriedades farmacológicas os compostos são apropriados por exemplo para o tratamento das seguintes doenças: Morbus Alzheimer, demência senil, perturbações cognitivas, e também podem ser utilizados os compostos para melhoramento do poder de memória.
Os compostos quaternários de fórmula geral I prestam-se em particular para a utilização periférica, por exemplo para o tratamento de glaucoma.
Ds compostos de fórmula geral I poden ser administrados isoladamente ou em combinação com outras subs tâncias activas de acordo com a invenção, e também eventualmente em combinação com outras substâncias farmacologicamente activas, por exemplo com um bloqueador colinérgico periférico, com activadores cerebrais. As formas de aplicação apropriadas são por exemplo comprimidos, cápsulas, supositórios, soluções, sucos, emulsões ou pós dispersíveis. Os comprimidos correspondentes podem ser preparados por exemplo por mistura da ou das substâncias activas com substâncias auxiliares conhecidas, por exemplo diluentes inertes tais como carbonato de cálcio, fosfa to de cálcio ou lactose, dispersantes como fécula de milho ou ácido algínico, aglutinantes como amidos ou gelatina, lubrificantes como estearato de magnésio ou talco, e/ou meios para a produção de umeefeito de depósito, como por exemplo carboximetilcelulose, acetatoftalato de celulose, ou polivinilacetato,
Os comprimidos também podem ser constituídos por várias camadas
Analogamente, as drageias podem ser obtidas por revestimento de núcleos preparados analogamente aos comprimidos com meios utilizados correntemente na cobertura de drageias, por exemplo com colidon ou goma-laca, goma >rv« arábica, talco, dioxido de titânio ou açucares. Para a produção de um efeito de depósito ou para o impedimento de incompatibilidades o núcleo também pode ser constituido por várias ca madas. Do mesmo modo também o revestimento da drageia, para produção de um efeito de depósito, pode consistir em várias ca madas, podendo ser utilizadas as substâncias auxiliares já men cionadas acima para os comprimidos.
Os sucos das substâncias activas de acordo com a invenção, ou de combinações de substâncias activas, podem conter adicionalmente ainda um edulcorante, como por exemplo sacarina, ciclamato, glicerina ou açucares, assim como meios para melhoramento de paladar, por exemplo aromatisantes tais como baunilha ou extracto de laranja. Podem também conter ainda agentes auxiliares de suspensão ou espessantes, como carboximetilcelulose de sódio, humectantes, por exemplo produtos de condensação de álcoois gordos com óxido de etileno ou substâncias estabilisadoras, como p-hidroxibenzoatos.
As soluções injectáveis são preparadas de forma corrente, por exemplo por adição de conservantes, tais como por exemplo p-hidroxibenzoatos, ou estabilisadores como por exemplo sais alcalinos do ácido etilenodiaminotetracé. tico, e são embalados em frascos para injecções ou ampolas.
As cápsulas contendo uma ou mais substâncias activas ou combinações de substâncias activas podem ser preparadas por exemplo misturando-se a substância acti va com veículos inertes, tais como lactose ou sorbite, e embalando a mistura em cápsulas de gelatina.
Os supositórios apropriados são preparados por exemplo por mistura com substâncias veiculares apropriadas para o efeito, como gorduras neutras ou polietilenoglicol ou os seus derivados.
A dose individual terapeuticamente eficaz situa-se num intervalo entre 1 e 100 mg.
Os exemplos adiante ilustram a presente invenção, sem todavia a limitarem no seu âmbito:
Exemplos de formulações farmacêuticas.
- 6 Α) Comprimidos Por comprimido
substância activa 80 mg
lactose 140 mg
fécula de milho 240 mg
polivinilpirrolidona 15 mg
Estearato de magnésio 5 mg
480 mg
A substância activa finamente moída, a lactose e uma parte da fécula de milho são misturados entre si. A mistura é crivada, humedecendo-se para o efeito com uma solução de polivinilpirrolidona em água, amassa-se, granula-se em meio húmido e seca-se. 0 granlado, o resto da fécula de milho e o estearato de magnésio são crivados e misturados entre si. A mistura é comprimida na forma de comprimidos de tamanho e forma apropriados.
Por comprimido
B) Comprimidos
substância activa 60 mg
fécula de milho 190 mg
lactose 55 mg
celulose microcristalina 35 mg
polivinilpirrolidona 15 mg
carboximetilamido de sódio 23 mg
estearato de magnésio 2 mg
580 mg
A substância activa finamente moíd^ uma parte da fécula de milho, a lactose, a celulose microcristalina e a polivinilpirrolidona são misturadas entre si, a mi_s tura é crivada e, conjuntamente com o resto da fécula de milho e água, é convertida num granulado que é seco e crivado. Adiciona-se a este granulado o carboximetilamido de sódio e o estearato de magnésio, mistura-se e comprime-se a mistura na for ma de comprimidos de tamanho apropriado.
G) Ampolas
substância activa 25 mg cloreto de sódio 10 mg água bidestilada q.b. até 1,0 ml
Preparação:
A substância activa e o cloreto de
sódio são dissolvidos em água bidestilada e a solução é embala da em ampolas esterilisadas. D) Gotas
substância activa 5,0 g
p-hidroxibenzoato de metilo 0,1 g
p-hidroxibenzoato de propilo 0,1 g
água desmineralisada q.b. até 100,0 ml
Preparação:
A substância activa e os conservantes são dissolvidos em água desmineralisada e a solução é filtrada e embalada em frascos de 100 ml cada um.
Exemplo 1
3-(2-propiniloxi)-l-azabiciclo/2.2.27oetano
14,1 g (0,1 mole) de complexo 3-hidroxi-l-azabiciclo^2.2.2/octano-borano são transformados no sal de sódio em 140 ml de dimetilformamida, à temperatura ambiente, sob atmosfera de azoto, com 4 g de dispersão de hidreto de sódio (a 60% em óleo). Depois de terminada a libertação de hidrogénio a mistura reactiva é misturada, mediante arrefecimento por gelo, com uma solução de 14,28 g (0,12 mol) de brometo de propargilo em 10 ml de tolueno, agita-se 3 h à temperatura ambiente e depois da adição de 5 ml de etanol concentra-se em vácuo num evaporador rotativo. 0 resíduo é repartido entre solução a 10% de cloreto de sódio e éter. A fase orgânica é seca com sulfato de sódio anidro e é evaporada. 0 óleo castanho-escuro que fica como resíduo é tomado com 75 ml de tetrahidrofurano e 15 ml de acetona. Na solução assim ohtida adicionam-se gota a gota, mediante arrefecimento por gelo, 30 ml de ácido clorídrico 4N (libertação gasosa). Deixa-se prosseguir a reacção à temperatura ambiente ainda durante lhe depois elimina-se o dissolvente orgânico por destilação. 0 resíduo é diluido com um pouco de água e é extraído sucessivamente com éter de petróleo (4O-6o°C) e éter. A fase aquosa é alcalinisada com solução a 40% de carbonato de sódio e é extraida com éter. A solução em éter é seca com sulfato de sódio anidro e é concentrada. Obtêm-se 6,9 g (41,8% do rendimento teórico) da base 3-(2-propiniloxi)-l-azabiciclo/2,2,2/octano, que é transformada no fumarato com um equivalente de ácido fumárico (pf. 13S-14O°C; em etanol/éter).
G1OH15NO x C4H4°4 (281,31) calculado: C 59,77 obtido: 59,86
H 6,81 N 4,98 6,76 4,95 1H NMR (CH^OD): 6 6,66 (s, 2H, PU C = 0 CH); 4,25 (d, 2H, J = 3 Hz, 0CH2); 4,11 (m, IH, OGH); 3,67 3,12 (m, 6H, 3 NCH2); 2,93 (t, IH, J = 3 Hz, =CH); 2,46 - 1,70 (m, 5H, -CH2-CH-CH2-).
Analogamente foram preparados:
Exemplo 2
3-(n-propiloxi )-l-azabiciclo/2,2,2/octano
Pf. 120-12l°C (CH^CN), fumarato
A substância, de acordo com a microanálise e espectro RMN, con tém 1,5 mole de ácido fumárico.
C H NO x C H 0 (343,38) calculado: C 55,97 H 7,34 N 4,08 obtido: 55,67 7,51 4,09 o _
Exemplo 3
3-metoxi-l-azabiciclo/2,2,2/octano
Pf. 72-74°C (acetato de etilo/éter), maleato
A substância, de acordo com a microanálise e o espectro W, contém 1,5 mole de ácido maleico.
C8H15N0 x 1,5 C4H4O4 calculado: C 53,66
53,33 (315,33)
H 6,73 N 4-,83 6,71 4,44
Exemplo 4
3-etoxi-l-azabiciclo(/2,2,2/oetano pf. 96 - 98° C (Acetona/Éter), Malenato
CgH1?NO x C4H404 (271,33) calculado: C 57,55 H 7,80 II 5,16 obtido: 57,40 8,01 5,18 ΣΗ IIMP (CD^OD): á 6,23 (s, 2H, MA = CH); 3,55 (qu, 2H, J = 7 Hz, OCH2): 3,98 - 3,08 (m, 7H, 3
N-CH2, 1 CHO); 2,43 - 1,68 (m, 5H, -CH2-CH-CH2).
Exemplo 5
3-aliloxi-l-azabicilo/2,2, 2/octano
p.f. 129 - 132° C (Metanol/Éter), Fumarato C1OH17ITO x G4H4°4 <28555) calculado: C 59,35 H 7,47 'II 4,94 obtido: 59,19 7,64 5,03 ΖΗ 1IMR (CD^OD): έ 6,66 (S, 2H, PU = CH); 5,90 (m,
1H, =CH); 5,21 (m, 2H, =CH2); 4,03 (m, 2H, OCH2);
4,14 - 3,09 (m, 7H, 3 N-CH2); 2,45 - 1,69 (m, 5H,
-ch2-ch-ch2-).
Exemplo 6
Dissociação do racemato de 3-(2-propiniloxi)-l-azabiciclo/2
2,27octano
a) Fumarato de ( + )-3- (2-propiniloxi )-l-azabicicloz/2,2,2/octano g (96,82 mmole) de 3-(2-propiniloxi )-l-azabiciclo/2,2,2/octa no base e 18,22 g (48,41 mmole) de (-)-L-tartarato de dibenzoilo monohidrato são dissolvidos em 160 ml de acetonitrilo, mediante aquecimento. Por recristalização múltipla obtém-se o cor respondente tartarato de dibenzoilo de pf. 149-15O°C (com decom posição).
ZP7D - 43,1° (o = 1; h20) sal assim obtido é dissolvido num pouco de água, é alcanilisado com solução aquosa a 40# de carbo nato de potássio e extrai-se 2 vezes com acetato de etilo. As fases orgânicas são reunidas e são secas com sulfato de sódio anidro e concentradas. Do óleo incolor assim obtido dissolvem-se num pouco de etanol 0,8 g (4,9 mmole) e 0,56 g (4,9 mmole) de ácido fumárico. Por adição de éter obtém-se o composto de titulo.
pl. 145 - 147°C.
Z'”í7D + 35,2° (c = 1; H20) calculado: 59,77 C 6,81 H 4,98 N obtido: 59,75 G 6,99 H 5,15 N
b) Fumarato de (-)-3-( 2-propiniloxi )-l-azabiciclo(/2,2 ,g7octano
As águas-mães descritas em a) são concentradas e transformadas na base.
g (0,048 mole) da base e 9,11 g (0,024 mole) de (2)-D-tartarato de dibenzoilo monohidrato são dissolvidos em acetonitrilo. por analogia com a) obtém-se o tartarato de benzoilo (Fp: 145 - 150°C Z + 43,4° (c = 1;
H20)) e a partir deste 2,1 g do composto de título de pf. 145 - 147° C.
dJ, - 35° (c = 1; H20) calculado: 59,77 C 6,81 H 4,98 N obtido: 59,79 G 7,05 H 4,97 W
Exemplo 7
7>- (2-butiniloxi )-l-azabiciclo/2,2, 2/octano pf. 131 - 132° C (Acetonitrilo), Fumarato C11H17NO x C4H4°4 (295,34) calculado obtido:
C 61,00 60,92
H 7,17 N 4,74 7,40 4,70
Exemplo 8
3-(2-metil-propiloxi)-l-azabiciclo/2,2,2/octano pf. 12o - 122°C (metanol/éter), fumarato
A substância, segundo a microanalise e 0 espectro RMN, contém 1,5 mole de ácido fumárico.
^11^21^0 x 1,5 C^H^O^ calculado: C 57,13 obtido: 57,48 (357,41)
H 7,61 N 3,92 7,66 4,10
Exemplo 9
3-metoximetil-l-azabiciclo/2,2,2/octano pf. 133 - 136°C (Etanol/Eter), Fumarato CgH17N0 x C4H404 (271,32) calculado: 0 57,55 H 7,80 N 5,15 obtido: 57,20 7,87 5,12
Exemplo lp
3-et oximetil-l-azabicicΙσ,/2,2,etano pf. 73 - 77°C (Etanol/Eter), Fumarato C1OH19NO x £4^-4^4 x (303,36) calculado obtido:
C 55,43 55,15
H 8,31 N 4,62 8,19 4,52
Exemplo 11 (2-propiniloximetilj-l-azabiciclo/^,2,£7octano pf. 88 - 90°C (acetonitrilo), oxalato
A substância cristalisa com 1,5 mole de ácido oxálico. C11H17KO X 1,5 c2H2°4 (514,32) calculado: obtido:
C 53,50 H 6,41 1T 4,46 53,67 6,66 4,59
Exemplo 12
3-alilmercapto-l-azabiciclo/2,2,£7oc^ano
2,86 g (0,02 mole) de 3-mercapto-l-azabiciclo/2,2,27octano são dissolvidos em 30 ml de dimetilformamida e, sob atmosfera de azoto e por adição de 2,24 g (0,02 mole) de t-butilato de potás sio, transforma-ae no sal de potássio. Em seguida adicionam-se, mediante agitação e arrefecimento por gelo, 2,42 g (0,02 mole) de brometo de alilo. A mistura reactiva é agitada à temperatura ambiente durante 45 min, é acidificada com ácido clorídrico diluído e é concentrada em vácuo. 0 resíduo é dissolvido num pouco de água, é alcalinisado com solução a 40# de carbonato de po tássio e é extraída com éter. A fase orgânica é seca e evaporada. Uma solução metanólica no resíduo é filtrada através de uma coluna de sílica-gel. Depois da evaporação do dissolvente obtêm -se 2,9 g da base bruta que é transformada no oxalato. pf. 90 - 92° C (Acetonitrilo/eter) C1OH17NS x 1,5 C2H2°4 (518,38) calculado: C 49,04 H 6,33 M 4,10 S 10,07 obtido: 48,89 6,42 4,44 10,21
Exemplo 13
3-etilmercapto-l-azabiciclo/2,2,2/octano pf. 101 - 102° C (Acetonitrilo/Eter), Oxalato
CgH17MS x 1,5 C2H204 (306,37) calculado: C 47,05 H 6,58 N 4,57 S 10,47 obtido:
47,16
6,92
4,70
10,63
Exemplo 14 (- )-3-(propiniloxi)-l-azabiciclo/2,2,2/octano
Uma suspensão de 12,72 g (0,1 mole) de (R)-3-quinuclidinol /(Lite. B. Ringdahl et al, Acta Pharma Sueg. 16, 281 e seg.
(1979)_7 em 200 ml de tetrahidrofurano absoluto é misturada, sob atmosfera de azoto e mediante agitação, a 0° C, com 100 ml de uma solução 1 molar de complexo borano/tetrahidrofurano. A solução reactiva é agitada ainda continuamente 1 h à temperatura ambiente e em seguida é evaporada em vácuo. 0 resíduo oleoso é repartido entre cloreto de metileno e solução saturada de cio reto de sódio. A fase orgânica é seca com sulfato de sódio anidro e concentrada. A resina que fica como resíduo é levada a cristalisar com ciclohexano. Obtêm-se 12 g (85,1% do rendimento teórico) do complexo (R)-3-quinuclidinol-borano;
pf. 186 - 189° C (decomposição).
Ror reacção com brometo de propargilo, analogamente ao exemplo 1, obtém-se (-)-3- (2-propiniloxi )-l-azabicicloi/2,2,2/octano . A base bruta é purificada por destilação /pe. 121° C/20 milibar/ e é transformada no fumarato ácido. Para o efeito dissolve-se a base com um equivalente de ácido fumárico em metanol e faz-se precipitar o sal por adição de éter.
pf. 149 - 151°C; //^3 - 36,3° (c = 1; H20)
Exemplo 15 (4 )-3-(propiniloxi)-l-azabiciclo/2,2,2/octano
Partindo-se (S)-3-quinuclidinol obtém-se o composto de título analogamente ao exemplo 14, na forma de hidrogenofurmarato. pf. 149 - 151°C; /^/7^3 + 36,5° (c = 1; H20).
Exemplo 16 (- )-3-etoxi-l-azabiciclo/2,2,2/octano
É obtido analogamente ao exemplo 14, a partir de (R)-3-quinuclidinol e de iodeto de etilo.
pf. 148 - 149°C; - 27,2U (c = 1; H20)
ΟθΗιγΝΟ x C4H4O4 (271,32) calculado: obtido:
C 57,55 H 7,80 M 5,16
57,61 7,96 5,29 enantiómero de rotação (+) é obtido de forma correspondente, a partir de (S )-3-qu.inuclidinol.
pf. 148 - 149°C; + 27,4° (c = 1; H20)

Claims (1)

  1. REIVINDIC AÇÕES
    - lê Processo para a preparação de uma nova quinoclidina de fórmula geral I na qual
    R representa um radical alquilo com 1 a 6 átomos de carbono, um radical alcenilo com 3 a 6 átomos de carbono, um radical alcinilo com 3 a 6 átomos de carbono;
    X representa oxigénio ou enxofre, n é 0, 1 ou 2, eventualmente na forma dos seus racematos, dos seus enantiómeros, dos seus diastereómeros e das suas misturas, assim como dos seus sais de adição de adido farmacologicamente aceitáveis bem como também dos seus sais quaternários, com excepção de 3-metoxi-, 3-etoxi-, 3-aliloxi-, 4-metiltio-, 3-metoxietil- e 3-metiltioetil-l-aza-bicicloz/2,2 ,Z7°ctano , caracterizado pelo facto de se remover o protão num composto
    de fórmula geral
    N (οη2)π-χ-η na qual n e x são definidos como anteriormente e Z representa um grupo de bloqueio (no caso de X representar enxofre pode prescendir-se do grupo de bloqueio Z) e se fazer reagir em seguida com um agente de alquilação de fórmula
    Y-R na qual R é definido como anteriormente e Y representa um grupo facilmente dissociável, em seguida se dissociar o grupo de bloqueio e evtnualmente se transformar no seu sal de adição de ácido ou num sal quartenário, e/ou eventualmente se separar nos seus compostos opticamente activos.
    - 2â Processo de acordo com a reivindica ção 1, caracterizado pelo facto de se obterem compostos de fór mula I nos quais, X representa oxigénio, n é 0 ou 1, e
    R representa um grupo alquilo com 1 a 3 átomos de carbono, um grupo alcenilo com 3 ou 4 átomos de carbono ou um grupo alcinilo com 3 ou 4 átomos de carbono, eventualmente na forma dos seus racematos, dos seus enantiómeros, dos seus diastereómeros e das suas misturas, bem como dos seus sais de adi ção de ácido farmacologicamente aceitáveis, bem como também dos seus sais quaternários.
    Processo para a preparação de composições farmacêuticas caracterizado pelo facto de se incorporar como ingrediente activo um composto de fórmula I, quando prepa rado por um processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em combinação com substâncias auxiliares e/ou subs tâncias veiculares galénicas correntes.
PT92368A 1988-11-22 1989-11-21 Processo para a preparacao de novas quinuclidinas e de composicoes farmaceuticas que as contem PT92368B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3839385A DE3839385A1 (de) 1988-11-22 1988-11-22 Neue quinuclidine, ihre herstellung als arzneimittel und verfahren zu ihrer herstellung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92368A PT92368A (pt) 1990-05-31
PT92368B true PT92368B (pt) 1995-07-18

Family

ID=6367625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92368A PT92368B (pt) 1988-11-22 1989-11-21 Processo para a preparacao de novas quinuclidinas e de composicoes farmaceuticas que as contem

Country Status (18)

Country Link
US (2) US5451587A (pt)
EP (1) EP0370415B1 (pt)
JP (1) JPH0686449B2 (pt)
KR (1) KR0165667B1 (pt)
AU (1) AU628884B2 (pt)
BG (1) BG61859B2 (pt)
CA (1) CA2003422C (pt)
DE (3) DE8817121U1 (pt)
DK (1) DK170167B1 (pt)
ES (1) ES2054988T3 (pt)
FI (1) FI91637C (pt)
HU (1) HU202527B (pt)
IE (1) IE62328B1 (pt)
IL (1) IL92377A (pt)
NO (1) NO172801C (pt)
NZ (1) NZ231445A (pt)
PT (1) PT92368B (pt)
ZA (1) ZA898858B (pt)

Families Citing this family (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1307790C (en) * 1987-08-04 1992-09-22 Ian Anthony Cliffe Ethers
YU84791A (sh) * 1990-05-19 1994-06-10 Boehringer Ingelheim Kg. Biciklicni 1-aza-cikloalkalni
EP0492904A1 (en) * 1990-12-21 1992-07-01 MERCK SHARP &amp; DOHME LTD. Substituted benzene derivatives for use in the treatment of glaucoma
EP0492903A1 (en) * 1990-12-21 1992-07-01 MERCK SHARP &amp; DOHME LTD. Substituted pyrazines, pyrimidines and pyridazines for use in the treatment of glaucoma
EP0492902A1 (en) * 1990-12-21 1992-07-01 MERCK SHARP &amp; DOHME LTD. Substituted pyridine derivatives for use in the treatment of glaucoma
ZA92278B (en) * 1991-02-01 1992-10-28 Akzo Nv 3-quinuclidine derivatives
GB9122988D0 (en) * 1991-10-30 1991-12-18 Ici Plc Heterocyclic compounds
GB9127279D0 (en) * 1991-12-23 1992-02-19 Ici Plc Heterocyclic derivatives
EP0596058A1 (en) * 1992-04-10 1994-05-11 Zeneca Limited Biphenylylquinuclidine derivatives as squalene synthase inhibitors
GB9211796D0 (en) * 1992-06-04 1992-07-15 Ici Plc Heterocyclic derivatives
GB9216721D0 (en) * 1992-08-06 1992-09-23 Ici Plc Therapeutic heterocyclic derivatives
GB9218334D0 (en) * 1992-08-28 1992-10-14 Ici Plc Heterocyclic compounds
DE4236331A1 (de) * 1992-10-28 1994-05-05 Boehringer Ingelheim Kg Synergistische Kombination
GB9226573D0 (en) * 1992-12-21 1993-02-17 Ici Plc Heterocyclic compounds
US5998404A (en) * 1994-10-24 1999-12-07 Eli Lilly And Company Heterocyclic compounds and their use
US5512574A (en) * 1994-12-21 1996-04-30 American Home Products Corporation Quinuclidine and azabicyclo 2.2.1! heptane pyrazinyl ethers as muscarinic agonists
ATE194342T1 (de) 1996-01-19 2000-07-15 Lonza Ag Verfahren zur herstellung von optisch aktivem 3- chinuclidinol
SE9600683D0 (sv) * 1996-02-23 1996-02-23 Astra Ab Azabicyclic esters of carbamic acids useful in therapy
CZ54498A3 (cs) * 1997-03-07 1998-11-11 Lonza Ag Katalyzátorová směs na bázi amorfního částečně dehydratovaného hydroxidu zirkoničitého a způsob její výroby a použití
AU6896098A (en) * 1997-04-11 1998-11-11 Eli Lilly And Company Method for treating schizophrenia
US6528529B1 (en) 1998-03-31 2003-03-04 Acadia Pharmaceuticals Inc. Compounds with activity on muscarinic receptors
DE10106971A1 (de) * 2001-02-15 2002-08-29 Boehringer Ingelheim Pharma Arzneimittelformulierung die einen muskarinischen Agonisten enthält
KR100448002B1 (ko) * 2002-02-01 2004-09-13 한국과학기술연구원 신규한 퀴누클리딘 화합물 및 그 제조방법
KR20030083289A (ko) * 2002-04-20 2003-10-30 한승호 다공질 화분
GB0220581D0 (en) 2002-09-04 2002-10-09 Novartis Ag Organic Compound
PE20060437A1 (es) 2004-06-18 2006-06-08 Novartis Ag COMPUESTOS AZA-BICICLONONANOS COMO LIGANDOS COLINERGICOS DE nAChR
GB0415746D0 (en) 2004-07-14 2004-08-18 Novartis Ag Organic compounds
EP2258359A3 (en) 2005-08-26 2011-04-06 Braincells, Inc. Neurogenesis by muscarinic receptor modulation with sabcomelin
JP2009506069A (ja) 2005-08-26 2009-02-12 ブレインセルス,インコーポレイティド ムスカリン性受容体調節による神経発生
AU2006304787A1 (en) 2005-10-21 2007-04-26 Braincells, Inc. Modulation of neurogenesis by PDE inhibition
GB0521508D0 (en) 2005-10-21 2005-11-30 Novartis Ag Organic compounds
CA2625210A1 (en) 2005-10-31 2007-05-10 Braincells, Inc. Gaba receptor mediated modulation of neurogenesis
GB0525673D0 (en) 2005-12-16 2006-01-25 Novartis Ag Organic compounds
GB0525672D0 (en) 2005-12-16 2006-01-25 Novartis Ag Organic compounds
US20100216734A1 (en) 2006-03-08 2010-08-26 Braincells, Inc. Modulation of neurogenesis by nootropic agents
EP2377531A2 (en) 2006-05-09 2011-10-19 Braincells, Inc. Neurogenesis by modulating angiotensin
EP2026813A2 (en) 2006-05-09 2009-02-25 Braincells, Inc. 5 ht receptor mediated neurogenesis
US7998971B2 (en) 2006-09-08 2011-08-16 Braincells Inc. Combinations containing a 4-acylaminopyridine derivative
US20100184806A1 (en) 2006-09-19 2010-07-22 Braincells, Inc. Modulation of neurogenesis by ppar agents
US20100216805A1 (en) 2009-02-25 2010-08-26 Braincells, Inc. Modulation of neurogenesis using d-cycloserine combinations

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2014831A1 (en) * 1968-08-01 1970-04-24 Sogeras Quinuclidinyl and quinuclidinylalkyl ethers with cholino - lytic, antihistaminic and neurosedative activity
IL88156A (en) * 1987-11-13 1997-02-18 Novo Nordisk As Azacyclic compounds their preparation and pharmaceutical compositions containing them

Also Published As

Publication number Publication date
NO894630D0 (no) 1989-11-21
HUT53102A (en) 1990-09-28
FI91637B (fi) 1994-04-15
HU202527B (en) 1991-03-28
NZ231445A (en) 1991-08-27
DK584089A (da) 1990-05-23
IE893712L (en) 1990-05-22
EP0370415B1 (de) 1993-06-02
DE8817121U1 (pt) 1993-02-04
HU896032D0 (en) 1990-02-28
BG61859B2 (bg) 1998-07-31
NO172801B (no) 1993-06-01
AU4540389A (en) 1990-05-31
IE62328B1 (en) 1995-01-25
CA2003422A1 (en) 1990-05-22
IL92377A0 (en) 1990-07-26
DE58904567D1 (de) 1993-07-08
PT92368A (pt) 1990-05-31
NO172801C (no) 1993-09-08
JPH02243688A (ja) 1990-09-27
FI895531A0 (fi) 1989-11-21
DK170167B1 (da) 1995-06-06
ES2054988T3 (es) 1994-08-16
NO894630L (no) 1990-05-23
KR0165667B1 (ko) 1999-01-15
CA2003422C (en) 1999-12-21
DK584089D0 (da) 1989-11-21
US5451587A (en) 1995-09-19
US5508405A (en) 1996-04-16
IL92377A (en) 1995-01-24
ZA898858B (en) 1991-07-31
FI91637C (fi) 1994-07-25
JPH0686449B2 (ja) 1994-11-02
AU628884B2 (en) 1992-09-24
DE3839385A1 (de) 1990-05-23
EP0370415A1 (de) 1990-05-30
KR900007837A (ko) 1990-06-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92368B (pt) Processo para a preparacao de novas quinuclidinas e de composicoes farmaceuticas que as contem
US5286864A (en) Quinuclidines, their use as medicaments and processes for their preparation
EP0361629B1 (en) Heterocyclic compounds
KR970007917B1 (ko) 신규 삼환식 화합물
NZ532283A (en) Quinuclidine derivatives, processes for preparing them and their uses as m2 and/or m3 muscarinic receptor inhibitors
PT98390A (pt) Processo de preparacao de compostos de espiro-isoxazolidina e de composicoes farmaceuticas que os contem
ES2203327B1 (es) Nuevos carbamatos de quinuclidina y composiciones farmaceuticas que los contienen.
US20070232599A1 (en) Muscarinic Acetylcholine Receptor Antagonists
PT90223B (pt) Processo para a preparacao de compostos espirociclicos que incorporam aneis de cinco elementos com dois heteroatomos
US20070293531A1 (en) Muscarinic Acetycholine Receptor Antagonists
CN113905735B (zh) 神经激肽-1拮抗剂
US5710168A (en) 2-piperidino-1-alkanol derivatives as neuroprotective agents
US5512574A (en) Quinuclidine and azabicyclo 2.2.1! heptane pyrazinyl ethers as muscarinic agonists
CA2062271C (en) Derivatives of substituted imidazol-2-one and process for their preparation
KR960007864B1 (ko) 설포닐데카하이드로-8H-이소퀴노[2,1-g][1,6]-나프티리딘, 및 그의 광학 이성체 및 관련 화합물
US4977176A (en) Pilocarpine compounds which are used as pharmaceutical agents
IE911627A1 (en) Novel tricyclic compounds
US4835174A (en) Pilocarpine derivatives
PT92494B (pt) Processo para a preparacao de novos derivados do indol
PT89500B (pt) Processo para a preparacao de derivados de tetra-hidropiridina e de composicoes farmaceuticas que os contem
Johansson et al. Stereoisomers of 3‐(2, 3‐dihydrobenzofuran‐2‐yl) quinuclidine: Preparation and muscarinic receptor affinities
AU2002337126A1 (en) Quinuclidine derivatives, processes for preparing them and their uses as M2 and/or M3 muscarinic receptor inhibitors

Legal Events

Date Code Title Description
MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20100303