BRPI0610637A2 - máquina de embalagem para pirulitos e outros confeitos - Google Patents

máquina de embalagem para pirulitos e outros confeitos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610637A2
BRPI0610637A2 BRPI0610637-4A BRPI0610637A BRPI0610637A2 BR PI0610637 A2 BRPI0610637 A2 BR PI0610637A2 BR PI0610637 A BRPI0610637 A BR PI0610637A BR PI0610637 A2 BRPI0610637 A2 BR PI0610637A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
film
lollipop
machine according
packaging
retaining
Prior art date
Application number
BRPI0610637-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Seferinus Jelle Asma
Original Assignee
Cfs Weert Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35448006&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0610637(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Cfs Weert Bv filed Critical Cfs Weert Bv
Publication of BRPI0610637A2 publication Critical patent/BRPI0610637A2/pt
Publication of BRPI0610637B1 publication Critical patent/BRPI0610637B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B51/00Devices for, or methods of, sealing or securing package folds or closures; Devices for gathering or twisting wrappers, or necks of bags
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B11/00Wrapping, e.g. partially or wholly enclosing, articles or quantities of material, in strips, sheets or blanks, of flexible material
    • B65B11/06Wrapping articles, or quantities of material, by conveying wrapper and contents in common defined paths
    • B65B11/28Wrapping articles, or quantities of material, by conveying wrapper and contents in common defined paths in a curved path, e.g. on rotary tables or turrets
    • B65B11/30Wrapping articles, or quantities of material, by conveying wrapper and contents in common defined paths in a curved path, e.g. on rotary tables or turrets to fold the wrappers in tubular form about contents
    • B65B11/34Wrapping articles, or quantities of material, by conveying wrapper and contents in common defined paths in a curved path, e.g. on rotary tables or turrets to fold the wrappers in tubular form about contents the ends of the tube being subsequently twisted
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B25/00Packaging other articles presenting special problems
    • B65B25/005Packaging other articles presenting special problems packaging of confectionery
    • B65B25/006Packaging other articles presenting special problems packaging of confectionery packaging of lollipops

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)

Abstract

Patente de Invenção: MáQUINA DE EMBALAGEM PARA PIRULITOS E OUTROS CONFEITOS. A presente invenção refere-se a uma máquina de embalagem para embalar pirulitos providos com um palito e uma cabeça em uma folha de filme/película, que compreende um tambor acionado girável que tem uma série de prendedores de pirulito no mesmo, o tambor adicionalmente estando provido com uma série de meios de dobramento de filme/película para dobrar uma respectiva folha de filme/película ao redor da cabeça ao redor de um eixo geométrico central longitudinal substancialmente paralelo ao palito, o dispositivo adicionalmente compreendendo uma série de torcedores para torcer uma seção de tubo de filme/película que se projeta na direção longitu- dinal da cabeça de pirulito enquanto continuando a prender a cabeça de pirulito e enquanto o tambor continua a girar.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÁQUINADE EMBALAGEM PARA PIRULITOS E OUTROS CONFEITOS".
A presente invenção refere-se a uma máquina de embalagempara pirulitos e opcionalmente outros confeitos.
É conhecido embalar os pirulitos em uma folha de filme/película,em cujo caso os pirulitos e/ou as folhas de filme/película são alimentadospara um tambor no qual os pirulitos são embalados. Os pirulitos e a folha defilme/película associada são recebidos entre dois mordentes de retenção osquais co-giram com o tambor para uma estação de torcedura. Durante estedeslocamento, a folha de filme/película é fechada sobre si mesma com oauxílio de uma guia ou trilho disposto em uma posição foca. Na localizaçãoda estação de torcedura, o pirulito é seguro estacionário e dois torcedores,cada um tendo dois braços de torcedor providos com grampos de filme/pe-lícula, são trazidos em um acoplamento de retenção com as seções de tubode filme/película que projetam-se da cabeça do pirulito, após o que os torce-dores são girados, assim torcendo as seções de tubo de filme/película. Umavedação pode ser executada por meio de ar soprado quente na localizaçãodas duas extremidades torcidas da folha de filme/película. Após a torcedura,o tambor continua correndo e passa o pirulito embalado para uma descarga.Os mordentes de retenção são então capazes de pegar outro pirulito.
Apesar de bons resultados de embalagem ser conseguidos co-mo a máquina conhecida, também referida com Twistwrapper 300 pela A-quarius/CFS, existe uma necessidade de uma máquina aperfeiçoada, espe-cificamente com referência à velocidade. Muito tempo é perdido devido àmáquina parar e ligar novamente para cada pirulito. Além disso, as paradase as ligadas repetidas do tambor colocam a construção sob muita tensão, oque pode resultar em falhas.
É um objetivo da invenção prover uma máquina de embalagempara pirulitos a qual seja capaz de atingir uma alta freqüência.
É um objetivo da invenção prover uma máquina de embalagempara pirulitos e/ou opcionalmente outros confeitos que tenham um rendimento confiável e alto.De acordo com um aspecto, a invenção prove uma máquina deembalagem para embalar pirulitos providos com um palito e uma cabeça emuma folha de filme/película, que compreende um tambor acionado girávelque tem uma série de prendedores de pirulito no mesmo, o tambor adicio-nalmente estando provido com uma série de meios de dobramento de fil-me/película para dobrar uma respectiva folha de filme/película ao redor dacabeça ao redor de um eixo geométrico central longitudinal substancialmen-te paralelo ao palito, o dispositivo adicionalmente compreendendo uma sériede torcedores para torcer uma seção de tubo de filme/película que projeta-sena direção longitudinal da cabeça de pirulito enquanto continuando a prendera cabeça de pirulito e enquanto o tambor continua a girar.
Assim, a torcedura é executada enquanto o tambor continua arevolver, de modo que o tempo de deslocamento é utilizado para a torcedurae o tambor não precisa ser parado e ligado novamente.
De preferência, os torcedores compreendem um primeiro e umsegundo meios de torcedura os quais torcem as seções de tubo de fil-me/película que projetam-se em cada lado da cabeça, visto na direção longi-tudinal.
Em uma modalidade estruturalmente vantajosa, os prendedoresde pirulito estão dispostos sobre um primeiro disco e os torcedores estãodispostos sobre pelo menos um segundo disco, o primeiro e o segundo dis-cos estando conectados um no outro para uma rotação concomitante. Cadadisco assim sustenta a sua própria série de ferramentas (torcedores, pren-dedores de pirulito), cujas ferramentas podem assim ser substituídas/troca-das em série. Pode também existir um espaço suficiente para o meio de o-peração para os diferentes tipos de ferramentas.
Em uma modalidade simples, o primeiro disco é acionado dire-tamente e o segundo disco é arrastado pelo primeiro disco no movimento derotação. O primeiro disco pode, por exemplo, estar preso em um eixo de a-cionamento e o segundo disco pode estar preso no primeiro disco por meiode pinos. O segundo disco pode então estar livre do eixo.
No caso de primeiros e segundos torcedores, os primeiros tor-cedores podem estar dispostos sobre o segundo disco e os segundos torce-dores podem estar dispostos sobre um segundo disco adicional, ambos ossegundos discos estando situados em cada lado do primeiro disco. As forçasexercidas sobre ambos os segundos discos serão aproximadamente iguais,como um resultado das quais o primeiro disco será também carregado subs-tancialmente simetricamente.
Em uma modalidade adicional, meios estão presente para ajus-tar a posição de um grupo de torcedores em relação aos prendedores depirulito, visto em uma direção paralela ao eixo rotativo. Deste modo, elespodem ser adaptados ao comprimento da cabeça de pirulito dos pirulitos aserem embalados.
O meio de dobramento de filme/película pode estar provido compeças de dobramento para virar a folha de embalagem de um estado de re-cebimento, no qual esta está dobrada ao redor da cabeça de pirulito subs-tancialmente em uma forma de V ou uma forma de U, para um estado sub-seqüente substancialmente tubular no qual as pernas inicialmente protube-rantes da folha de embalagem são feitas para sobrepor.
As peças de dobramento podem ser projetadas para formar umasobreposição onde o interior de uma perna de folha de filme/película esten-de-se sobre o exterior da outra perna de folha de filme/película. As peças dedobramento podem compreender um primeiro e um segundo braços de do-bramento, os quais estão providos com extremidades de dobramento asquais são opostamente afinadas de modo a sobreporem pelo menos na sualocalização, assim facilitando processo de dobramento.
As peças de dobramento podem estar providas com um meio deoperação para os braços de dobramento, o qual está projetado para primeiroativar o braço de dobramento traseiro e então o braço de dobramento dian-teiro de modo a ajudar no processo de dobramento. O meio de operação dosbraços de dobramento pode além disso ser projetado para desativar o braçode dobramento traseiro uma vez que o braço de dobramento dianteiro foiativado.
Mais ainda, um meio pode estar presente em modo conhecidopor si para suprir calor para as seções de tubo protuberantes.
É conhecido pegar doces de um suprimento, por exemplo umdisco de distribuição o qual está provido sobre a borda com espaços de re-tenção para os doces, e transferir estes para uma estação de processamen-to a jusante, tal como uma roda de processo a jusante, para cujo fim umautilização pode ser feita de uma roda de recolhimento. A roda de recolhimen-to está provida com uma série de pares de grampos entre os quais o doce éretido e assim removido do disco de distribuição. De modo a facilitar a remo-ção, os pares de grampos podem ser acelerados/desacelerados em relaçãoao movimento rotacional da roda de recolhimento de modo a aumentar otempo disponível para a pega sem limitar a velocidade de rotação da roda derecolhimento. Em uma modalidade conhecida, os braços de retenção estãopresos giráveis em um suporte o qual está este próprio preso girável na rodade recolhimento. A rotação dos pares de grampos acontece pela rotação dosuporte com o par de grampos.
É um objetivo da invenção prover uma roda de recolhimento compares de grampos, especificamente pares de grampos giráveis os quais po-dem ser operados em um modo simples e/ou são de um projeto simples.
De acordo com ainda outro aspecto, a invenção prove uma má-quina de embalagem para confeitos separados, que compreende um alimen-tador para suprir os confeitos separados e uma roda de recolhimento acio-nada que gira ao redor de um primeiro eixo rotativo para pegar o confeito doalimentador e fornecê-lo para uma estação de processamento situada a ju-sante desta na direção de processamento, tal como uma estação para supriruma embalagem para os confeitos, a roda de recolhimento estando providacom uma série de unidades de recolhimento que estende-se na direção derotação, cada uma das quais compreende um primeiro e um segundo braçosde retenção, os quais estão ambos providos com mordentes de retençãopara prender os confeitos, o primeiro e o segundo braços de retenção sendogiráveis um em relação ao outro entre uma posição de retenção e uma posi-ção aberta, o primeiro braço de retenção estando disposto sobre o segundobraço de retenção de modo a ser capaz de girar.Neste caso, o primeiro braço de retenção pode ser curto, assimlevando a uma economia em massa.
De preferência, o segundo braço de retenção está disposto so-bre a roda de recolhimento de modo a ser capaz de girar ao redor de umsegundo eixo rotativo, o primeiro e o segundo eixos rotativos sendo parale-los. De modo a acelerar/desacelerar os braços de retenção, é suficiente ace-lerar/desacelerar a massa dos dois braços de retenção. Neste caso, o supor-te é formado pelo segundo braço de retenção, como um resultado do qual oprojeto é simples.
Em uma modalidade, o primeiro braço de retenção está dispostosobre o segundo braço de retenção de modo a ser capaz de girar ao redorde um terceiro eixo rotativo, o primeiro, o segundo e o terceiro eixos rotativossendo paralelos uns aos outros.
Em uma modalidade, a roda de recolhimento está provida comum primeiro meio de operação e o segundo braço de retenção está providocom um segundo meio de operação que coopera com o anterior de modo aacelerar e desacelerar sucessivamente a unidade de recolhimento na dire-ção de rotação ao redor do segundo eixo durante um movimento rotativouniforme da roda de recolhimento. A roda de recolhimento pode estar provi-da com um terceiro meio de operação e o primeiro braço de retenção comum quarto meio de operação que coopera com o anterior de modo a girar osprimeiros braços de retenção ao redor do terceiro eixo rotativo entre umaposição aberta e a posição de retenção.
O primeiro braço de retenção pode estar em forma de L, o tercei-ro eixo rotativo estando situado na faixa angular do primeiro braço de reten-ção em forma de L
De preferência, o primeiro e o segundo braços de retenção sãofeitos de metal.
Em uma modalidade, a roda de recolhimento e as suas unidadesde recolhimento estão projetadas para transferir os pirulitos providos compalitos. O processo de recolhimento é facilitado se o primeiro e o segundobraços de retenção forem projetados para prender o palito dos pirulitos, demodo que estes possam ficar ativos fora da borda do disco de distribuição,caso o último seja utilizado.
Antes que estes possam ser embalados, os pirulitos precisamser combinados com uma folha de filme/película, uma para cada pirulito. Éimportante que este processo de combinação, não limite a velocidade dosoutros processos. Mais ainda, é importante que os pirulitos e as folhas defilme/película sejam apresentados para o processo a jusante em um modoeficiente.
De acordo com um aspecto adicional, a invenção prove umamáquina de embalagem para embalar pirulitos separados, que compreendeum alimentador para suprir os confeitos separados e uma roda de transfe-rência acionada girável ao redor de um eixo rotativo para pegar os pirulitosdo alimentador e fornecê-los para uma estação adicional disposta a jusantedo mesmo visto na direção de processamento, um suprimento de material deembalagem estando disposto próximo da roda de transferência, cujo supri-mento é provido por meio de suprir um lençol de material de embalagem,com um meio para cortar sucessivamente o lençol de material de embala-gem em folhas, e com um meio para fornecer sucessivamente as folhas paraa roda de transferência, a roda de transferência estando provida com umasérie de unidades de recolhimento que estende-se na direção de rotação,cada uma das quais compreende um primeiro e um segundo braços de re-tenção, ambos os quais estão providos com mordentes de retenção paraprender os pirulitos nos lados opostos da sua cabeça, o primeiro e o segun-do braços de retenção sendo giráveis um em relação ao outro entre umaposição de retenção e uma posição aberta, os braços de retenção sendogiráveis ao redor de eixos rotativos os quais tem um componente direcionaltangencial em relação à roda de transferência. Assim, o pirulito pode ser axi-almente preso, como um resultado do que o recolhimento e o suprimento deprendedores de pirulito radialmente presos é facilitado. Mais ainda, nestecaso o espaço radialmente lateral da cabeça de pirulito pode ser mantidolivre para suprir e prender o filme/película.
De preferência, os eixos rotativos dos braços de retenção estãodirecionados tangencialmente em relação à roda de transferência.
A retenção da cabeça de pirulito no lado do palito é auxiliada seum dos mordentes de retenção estiver provido com uma passagem para opalito.
De preferência, a passagem alarga radialmente para fora, demodo que o palito não impede a colocação e a remoção do mordente de re-tenção a ser disposto no lado do palito.
De preferência, o contorno dos mordentes de retenção foi esco-lhido de modo que este não permaneça dentro do contorno da cabeça depirulito, de modo que a folha de filme/película possa ser presa contra osmordentes de retenção e a força de retenção possa ser alta.
A roda de transferência pode estar provida com um meio paraprender uma folha de embalagem sobre pelo menos um dos braços de re-tenção, de preferência por uma força de mola. O meio de retenção de folhapode estar projetado para prender a folha de embalagem sobre ambos osbraços de retenção, de modo que a folha seja segura firmemente e segura-mente.
De modo a não sujeitar a cabeça de pirulito a forças de reten-ção, o meio de retenção de folha pode estar projetado para permanecer auma distância da cabeça de pirulito quando prendendo a folha de embala-gem.
O suprimento de material de embalagem pode estar disposto demodo que este forneça as folhas em um plano transversal ao eixo rotativo daroda de transferência.
Em uma modalidade, a roda de transferência está provida comum primeiro meio de operação e cada par de braços de retenção está provi-do com um segundo meio de operação que coopera com o anterior paramover os braços de retenção entre a posição aberta e a posição de reten-ção. O primeiro meio de operação pode compreender uma pista de carne e osegundo meio de operação pode compreender um rolo de carne convexo oqual pode ser movido pela pista de carne e está preso em um dos braços deretenção. Os braços de retenção estão de preferência conectados um nooutro para um movimento concomitante rio entanto oposto.
De acordo com um aspecto adicional, a invenção prove umamáquina de embalagem para pirulitos na qual a cabeça de pirulito é embala-da em uma folha de embalagem de acordo com o processo de dupla torce-dura, que compreende uma roda de embalagem que gira ao redor de umeixo rotativo, uma série de unidades de embalagem que estende-se na dire-ção de rotação, cada uma das quais compreende um primeiro e um segundobraços de retenção, ambos os quais estão providos com mordentes de re-tenção para prender os pirulitos em lados opostos de sua cabeça, transver-sal à direção do palito, com a folha de embalagem entre estes, as unidadesde embalagem adicionalmente estando providas com um meio de dobra-mento para virar a folha de embalagem de um estado de recebimento, noqual esta está dobrada ao redor da cabeça de pirulito substancialmente emuma forma de V ou uma forma de U, para um estado subseqüente substan-cialmente tubular no qual as pernas inicialmente protuberantes da folha deembalagem são feitas para sobrepor, as unidades de embalagem adicional-mente estando providas com um primeiro e um segundo agarradores paraprender e torcer as seções de tubo que projetam-se da cabeça do pirulito.
De acordo com um aspecto adicional, a invenção prove umamáquina de embalagem para pirulitos, que compreende uma roda de reco-lhimento de acordo com a invenção, uma roda de transferência de acordocom a invenção, e uma roda de embalagem de torcedura de acordo com ainvenção, a roda de transferência contígua à roda de recolhimento na dire-ção de processamento e a roda de embalagem contígua à roda de transfe-rência na direção de processamento.
De preferência, o suprimento e a descarga dos pirulitos a seremembalados são direcionados em direções opostas e acontecem no lado tra-seiro da máquina.
Os aspectos e medidas descritos e/ou mostrados no pedido po-dem, se possível, também ser empregados separadamente uns dos outros.Estes aspectos separados, tais como os vários grampos de palito nas rodasseparadas e outros aspectos podem ser sujeitos a pedidos de patente dividi-dos especificamente com este objetivo.
A invenção será explicada com referência a uma modalidadeexemplar ilustrada nos desenhos anexos, nos quais:
Figura 1 mostra uma vista frontal diagramática de uma modali-dade exemplar de um dispositivo de acordo com a invenção;
Figura 2 mostra uma vista de topo diagramática do dispositivo daFigura 1;
Figura 3 mostra uma ilustração diagramática de um número derodas de processo colocadas em linha no dispositivo das Figuras 1 e 2;
Figura 4 mostra uma vista frontal diagramática de uma segundaroda de processo no dispositivo das Figuras 1 -3;
Figura 4A mostra um detalhe de um grampo de pirulito na rodada Figura 4;
Figura 4B mostra uma vista lateral inclinada do grampo da Figu-ra4A;
Figura 5 mostra uma vista traseira inclinada de uma seção dasegunda roda de processo da Figura 4;
Figura 6 mostra uma vista frontal da terceira roda de processono dispositivo da Figura 1 et seq;
Figura 7A mostra uma vista lateral da terceira roda de processoda Figura 6;
Figura 7B mostra um detalhe de um prendedor de pirulito na ter-ceira roda de processo;
Figuras 8A e 8B mostram representações diagramáticas de umafolha de filme/película sendo recebida na terceira roda de processo das Figu-ras 6 e 7;
Figura 9 mostra uma vista frontal diagramática de uma parte daquarta roda de processo no dispositivo da Figura 1 e seguintes;
Figura 10 mostra uma vista inclinada de uma unidade de dobra-mento/retenção sobre a quarta roda de processo da Figura 9;
Figura 11 mostra uma vista da quarta roda de processo inteirano dispositivo da Figura 1; eFiguras 12A e 12B mostra os estados sucessivos quando em-brulhando uma folha de filme/película ao redor de um pirulito na quarta rodade processo.
O dispositivo de embalagem 1 exemplar na Figura 1 e seguintescompreende uma estrutura 2 a qual está colocada sobre uma base 100. Odispositivo 1 compreende um contentor de suprimento 3 para os pirulitosprovidos com um palito e uma cabeça, supridos em massa na direção A. Nasua extremidade inferior, o contentor muda para uma passagem a qual temuma inclinação vibratória 5/6 no leu lado inferior a qual passa os pirulitos emum fluxo na direção B para um disco de distribuição 7 girável na direção Cao longo de uma linha de centro vertical S1. Como pode ser visto na Figura2, o disco de distribuição 7 tem uma superfície de distribuição 20 relativa-mente grande, sobre a qual os pirulitos supridos em massa podem ser espa-lhados. Como pode ser visto nas Figuras 2, 3 e 5, o disco de distribuição 7está provido sobre a borda com espaços de retenção 22 para a cabeça dopirulito e com rasgos 21 que estendem-se radialmente para fora para osseus palitos. Os pirulitos com os palitos de pirulito são colocados em umaorientação com os palitos direcionados radialmente para fora e então retidoscom o auxílio de um meio (não mostrado), o qual é conhecido por si.
Sobre a borda do disco de distribuição 7, existe uma segundaroda de processo 8, a qual é girável na direção D ao redor de um eixo geo-métrico central horizontal S2. Os grampos de palito 30 estão dispostos sobrea segunda roda de processo, com os quais os pirulitos são agarrados porseus palitos e levantados do disco de distribuição 7.
A jusante da segunda roda de processo 8, uma terceira roda deprocesso 9 está disposta a qual gira na direção E ao redor do eixo geométri-co central S3. Uma série de prendedores de pirulito está disposta sobre aterceira roda de processo 9, em cada um dos quais um grampo de folha defilme/película está posicionado. Uma estação de alimentação de folha defilme/película 10 está posicionada na terceira roda de processo 9, na qualum rolo de material de folha de filme/película pode ser colocado e desenro-lado e pode ser cortado em folhas separadas F, fornecidas intermitentemen-te para a terceira roda de processo 9.
A jusante da terceira roda de processo 9, visto na direção deprocessamento, uma quarta roda de processo 11 está disposta, a qual é a-cionada girável na direção F ao redor do eixo geométrico central S4. A quar-ta roda de processo 11 está provida com uma série de prendedores de piruli-to co-rotativos 50 e uma série de meios de embrulho co-rotativos, assim co-mo um meio de vedação por calor para vedar por calor as duas extremida-des torcidas da folha de embalagem de filme/película sobre o pirulito.
Os pirulitos embalados na quarta roda de processo 11 são pas-sados adiante para uma roda de descarga 12 a qual gira na direção Ge po-de fornecer os pirulitos para uma descarga 14 de modo que estes sejamdescarregados na direção J.
A segunda roda de processo 8 está ilustrada em mais detalhesnas Figuras 4, 4A, B e 5. A roda 8 tem um eixo acionado 73, no qual um dis-co 16 está preso fixo. A segunda roda de processo 8 mais ainda compreen-de dois anéis estacionários, isto é (conforme Figura 5) um anel externo 15 eum anel interno 17. O anel externo 15 está provido com uma pista de carnedirecionada para dentro 15a e o anel interno 17 está provido com uma pistade carne direcionada para fora 17a.
Os painéis em forma de U 38 estão dispostos sobre o disco rota-tivo 16 em intervalos regulares, cujos painéis 38 são articuláveis em relaçãoà roda 16 dentro de furos 16a ao redor dos eixos geométricos centrais hori-zontais S5, na localização das articulações 35. O painel em forma de U 38prendem ao redor da borda da roda 16 e compreendem um painel dianteiro38a, um painel traseiro 38b e um corpo transversal 38c. Um painel 31 comum mordente de retenção 34 está fixamente preso no painel 38a. Na locali-zação da articulação 33, uma alavanca em forma de L 32 está presa no pai-nel de retenção 38a, cuja alavanca 32 é articulável ao redor de um eixo ge-ométrico central horizontal S6. A alavanca 32 compreende um braço de ope-ração 32a com duas superfícies de operação côncavas 36a, b que tem umcarne 36c entre as mesmas. No outro lado da articulação 33, o braço de ala-vanca 32b tem um mordente de retenção 39. A alavanca 32 é tensionada nadireção do painel 31 por uma mola com um braço 32b (não mostrada).
Deve ser notado que uma tal roda 8 com os grampos de palito30 pode também ser utilizada com um alimentador que gira em um planovertical, tal como uma correia transportadora, provida com mordentes depirulito controláveis, para suprir pirulitos planos, por exemplo.
Como pode ser visto na Figura 4B, e na Figura 5, o grampo depalito 30, especificamente o painel em U 38, mais especificamente o paineltraseiro 38b, está provido com dois eixos 71a, 71b, aos quais dois rolos li-vremente giráveis 72a, 72b estão presos, os quais ficam retidos dentro daspistas de carne 15a, 17a. As superfícies dos rolos 72a, 72b ficam em cadacaso em contato com a pista de carne mais interna 17a e a pista de carnemais externa 15a, respectivamente.
A terceira roda de processo 9 ilustrada nas Figuras 6-8B gira nadireção E ao redor do eixo geométrico central S3 e compreende um conjuntode disco 40 o qual co-gira. Sobre a borda do conjunto de disco 40, uma sériede prendedores de pirulito 41a, b está disposta, próximo de cada um dosquais um grampo de folha de filme/película 49 está posicionado.
Os prendedores de pirulito 41 compreendem dois braços 41 a e41 b, os quais (vide Figura 7B) estão presos nos blocos de montagem 45a, bfixos no conjunto de disco 40 de modo que estes sejam articulados ao redordas articulações 48a, 48b, respectivamente. Estas articulações tem eixosgeométricos centrais os quais correm tangencialmente ao percurso de órbitana direção E.
Novamente referindo à Figura 7B, um prendedor de pirulito 41aé convertido na direção lateral próximo da articulação 48a em um braço dealavanca 47, na extremidade inferior do qual um rolo 47a está disposto oqual pode girar livremente ao redor de seu próprio eixo e tem uma superfícieconvexa. A superfície convexa do rolo 47a em ambos os lados contacta aspistas de carne 42a, b fixamente dispostas.
Nas articulações 48a, b os braços de prendedor de pirulito 41 a,b estão providos com denteados circulares interengrenados 46a, b. Quandoo rolo 47a é deslocado na direção T, o braço de prendedor de pirulito 41aassim girará na direção P, o braços de prendedor de pirulito 49b sofrendoum deslocamento oposto como um resultado das denteados interengrena-dos 46a, b. O mesmo aplica-se às extremidades 82a, b dos braços de pren-dedor de pirulito 41a, b.
As extremidades 81a, b estão dispostas substituíveis sobre osbraços 41a, b dos prendedores de pirulito 41. As extremidades 81.a, b estãoprovidas com as respectivas cabeças de prendedor 82a, b, a cabeça 82asendo provida com um espaço de retenção 83a o qual corresponde à formada cabeça de pirulito a ser processado. A cabeça 82b está provida com umespaço de retenção 83b para a extremidade oposta (palito) da cabeça depirulito e para o palito do pirulito, e alarga radialmente para fora na abertura84 (vide também a Figura 6 onde uma cabeça 81b foi omitida para propósi-tos ilustrativos), de modo que o pirulito com palito possa ser deslocado ligei-ramente transversalmente ao eixo geométrico central S3 em relação à cabe-ça 81b, mesmo após uma ligeira virada da cabeça 81b na direção U.
Como pode ser visto na Figura 6, o lado dianteiro da cabeça 81aestá provido com uma superfície parcialmente convexa 85a, b. As cabeças81a, b selecionadas tem um diâmetro e forma, de modo que, como está dia-gramaticamente ilustrado na Figura 7B, a cabeça do pirulito a ser tratadoacopla em seus contornos.
No lado dos prendedores de pirulito 41a, b faceando na direçãode transporte E, um painel de prendedor de filme/película em forma de pai-nel, resilientemente dobrável 49 está disposto, cujo painel está preso na pe-ça de montagem 43, a qual está presa articulada em 44 no conjunto de disco40 de modo a ser capaz de girar (direção N), em um modo controlado, aoredor de um eixo geométrico central paralelo ao eixo geométrico central S3.
Como pode ser visto na Figura 8, o painel 49 de fato consiste emdois painéis 49a, b, os quais definem uma folga entre os mesmos. Estes a-largam para fora de modo a cada um definir uma borda de pega 86a, b paraa folha de filme/película. Os rebaixos 87a, b estão providos de modo a ficarfora de alcance de uma cabeça de pirulito. A posição das bordas 86a, b é talque estas podem pressionar por sobre as superfícies externas 85a, b dascabeças 81a, b dos prendedores de pirulito 41a, b.
Nas Figuras 8A, B, a estação de alimentação de folha de fil-me/película 10 está ilustrada, a qual está provida com os rolos de alimenta-ção 90a, b para um lençol de filme/película Fb, e a jusante dos mesmos comum conjunto de faca 91a, b, a faca 91a sendo girável na direção W e a faca91b sendo estacionaria. As folhas de filme/película Fv são cortadas com oauxílio do par de facas 91a, be fornecidas para a roda de processo 9 na di-reção I, suportadas pelo painel 92.
As Figuras 9-12B mostram a quarta roda de processo 11, cujaroda compreende um eixo 200 o qual é acionado girável na direção F ao re-dor do eixo geométrico central S4. Um conjunto de disco está montado sobreo eixo, sobre a circunferência do qual uma série de prendedores de pirulito50 e uma série de dobradores 60 estão dispostas. Cada prendedor de piruli-to 50 tem um dobrador 60 associado com o mesmo.
Cada um dos prendedores de pirulito 50 consiste em dois braços51a, b, os quais são articulados nas direções Q em um modo controlado(não ilustrado em mais detalhes), tal como por exemplo por meio de umapista de carne, ao redor dos eixos geométricos centrais paralelos ao eixogeométrico central S4. Os braços 51a, b estão providos sobre suas extremi-dades com insertos de borracha 52a, b para acoplamento com uma cabeçade pirulito.
Cada um dos dobradores 60 compreende dois braços de do-bramento 60a, b com pernas flangeadas 61a, b, as quais estão providas nasextremidades com chanfros 62a, b, o chanfro da perna 61a montando so-bre/por sobre o chanfro 62b.
Como pode ser visto na Figura 10, a largura, a dimensão parale-la ao eixo geométrico central S4, dos dobradores 60a, b é apenas ligeira-mente maior do que o comprimento da cabeça do pirulito. Os prendedoresde pirulito, especificamente as borrachas 52a, b e os seus espaços de retenção, são mais curtos.
Dois discos 68, 69 estão montados sobre o eixo 200 em cadalado do conjunto dè disco 65. Estes discos estão providos com uma série detorcedores 90a, b, tal como está ilustrado, por exemplo, nas Figuras 11 e12A, B. Quando o conjunto de disco 65 é girado, os discos 68, 69 co-giramjá que estes discos formam uma unidade rotativa juntamente com o conjuntode disco 65 como um resultado de pinos de conexão coaxiais 67a, b.
As séries de torcedores 90a, b estão dispostas sobre os discos68, 69 de modo a cooperar com cada prendedor de pirulito 50 e dobrador 60.Cada torcedor 90a, b compreende um pino de operação 113a, b o qual podeser movido nas direções Z, paralelo ao eixo geométrico central S4. Na ex-tremidade do pino 113a, b, uma alavanca em forma de L 110a, b está presa,a qual é articulável ao redor das articulações 111a, b fixas nos discos 68, 69,o eixo geométrico central das articulações estendendo-se tangencialmenteao percurso da órbita. As extremidades dos braços em forma de L 110a, bestão providas com um rolo 112a, b o qual contacta uma pista de carne dediscos fixos 66a, b. Por um projeto adequado da pista de carne, os braçosem forma de L 110a, b podem girar na direção L, assim movendo os pinos113a, b na direção Z.
Os prendedores de torcedor 116a, b estão montados giráveisnos discos rotativos 68, 69 por meio de rolamentos rotativos 120a, b. Nasextremidades que faceiam uma à outra, cada um dos prendedores de torce-dor 116a, b está provido com um número de braços de torcedor 122a, b, osquais estão presos articuláveis nos prendedores de torcedor 116a, b na ex-tremidade 121a, b e estão providos com agarradores para a folha de fil-me/película na qual o pirulito é embalado na outra extremidade 122a, b. So-bre sua extremidade situada próximo das articulações 121a, b, cada um dosbraços de torcedor 122a, b está provido com um denteado circular 115a, b.Estes denteados estão em acoplamento com as cremalheiras dentadas124a, b na extremidade dos pinos 113a, b. Pelo deslocamento dos pinos113a, b na direção Z, os braços de torcedor 122a, b girará na direção V, umna direção do outro ou afastando um do outro. Deve ser destacado que aextremidade da cremalheira dentada do pino 113a tem um espaço de reten-ção 125 para um palito de pirulito.
A posição dos braços de torcedor 122a, b um em relação ao ou-tro (na direção paralela ao eixo geométrico central S4) é tal que, após a ro-tação na direção V da posição aberta mostrada na Figura 12A, para a posi-ção fechada mostrada na Figura 12B, os grampos de filme/película 123a, bterminam em cada lado da cabeça do pirulito a ser tratado. Os grampos defilme/película 123a, b estão neste caso colocados sobre os braços 122a, bde tal modo que os braços de torcedor 122a, b não interfiram com o palito.
Em uso, o dispositivo 1 mostrado na Figura 1 supre os pirulitosna direção A para o contentor de armazenamento 3, de onde estes caem nadireção B por sobre o disco de distribuição 7. O disco de distribuição 7 é gi-rado na direção C. Durante esta rotação, a qual acontece em um modo co-nhecido por si e com o auxílio de um meio conhecido por si, os quais nãoserão discutidos em mais detalhes, os pirulitos são espalhados, de tal modoque estes são espalhados sobre a superfície de distribuição 20 na direçãodas bordas e suas cabeças são recebidas dentro dos espaços de retenção22, os palitos estendendo-se dentro dos rasgos 21 em uma direção horizon-tal, radialmente para fora.
Assim uma série de pirulitos corretamente posicionados chegana segunda roda de processo 8, a qual é girada na direção D. Como um re-sultado da forma das bordas de carne 15a, 17a (Figura 5), e da sua intera-ção com os rolos 72a, b, os grampos de pirulito 30 são acelerados ou gira-dos na direção K ao redor de seu eixo geométrico central de articulação S5antes de chegar na estação de transferência, até que estes, como indicadona Figura 4, com os mordentes de retenção 34, 39 formam um acesso deabertura verticalmente para baixo 37 para um palito de pirulito Ls para umpirulito o qual está ainda sobre o disco de distribuição 7. A linha de conexãoque corre através da linha S5 e através da abertura de acesso 37 é nestecaso pelo menos substancialmente vertical.
Esta orientação individual do grampo de palito 30 é mantida du-rante a rotação continuada até que a posição de recebimento ilustrada nocentro da Figura 4 seja atingida. Neste caso, o grampo de palito 30 é viradode volta na direção L em relação ao radial da roda 15 por uma cooperaçãoadequada entre as bordas ou pistas de carne 15a, 17a e os rolos 72a, b. Nacorrida para os palitos de pirulito Ls que estão sendo recebidos, um rolo decarne fixamente disposto o qual contacta a superfície côncava 36a do braçode alavanca 32a assegura que o braço de retenção 32b girável ao redor daarticulação S6 é virado afastado de modo a criar a abertura 37 entre os mor-dentes ou superfícies de retenção 34, 39 a qual está no seu máximo na loca-lização do carne 36c.
Logo que o palito Ls está situado dentro do espaço entre osmordentes de retenção 34, 39, a superfície côncava 36b corre além do rolode carne acima mencionado e move o braço em forma de L 32 para trás, porconta de uma força de mola (não mostrada), como um resultado da qual opalito Ls é firmemente retido entre as superfícies de retenção 34, 39. Demodo a ajudar neste processo, as bordas de carne 15a, 17a são formadasde tal modo que o grampo de palito 30 é girado adicionalmente para trás, emrelação à radial na roda 15, na direção L. Assim, a terceira posição, indicadana esquerda na Figura 4 é atingida. O pirulito é então removido do disco dedistribuição 7 e arrastado na direção D pelo respectivo grampo de palito 30.Pelo projeto adequado das bordas de carne 15a, 17a, o respectivo grampode palito 30 pode ser girado, em relação à respectiva radial da roda 15, parauma orientação a qual é adequada para transferência para a terceira roda deprocesso 9.
Como os grampos de palito 30 fixam os pirulitos sobre os palitos,não somente podem os pirulitos ser pegos radialmente fora do disco de dis-tribuição 7, mas a cabeça fica também livre para o subseqüente recebimen-to/tomada pela terceira roda de processo 9. Quando os pirulitos seguros pe-los grampos de palito 30 atingiram o percurso dos prendedores de pirulito41a, b da terceira roda de processo 9, na localização da transferência dospirulitos da segunda roda de transferência para a terceira roda de processo9, os prendedores de pirulito 41 a, b são trazidos mais próximos na direçãoU, pela rotação dos denteados interengrenados 46a, b na direção P, cujarotação é causada pelo deslocamento do rolo 47a acima mencionado nadireção P. O prendedor de pirulito 41 a com o espaço de retenção 83a move-se por sobre a extremidade livre da cabeça de pirulito. Ao mesmo tempo, oprendedor de pirulito 41b com a cabeça 81b move-se, com o rasgo 84, sobreo palito de pirulito até este acoplar com a outra extremidade da cabeça depirulito. A cabeça de pirulito Lk está agora retida entre os prendedores depirulito 41a, b, o contorno do pirulito não projetando além do contorno dascabeças 81a, b dos prendedores de pirulito 41a, b.
O terceiro disco de processo 9 gira na direção E na direção daestação de alimentação de filme/película 10. Aqui, as folhas de filme/películaFv cortadas são fornecidas na direção I, na direção horizontal, até um finalno percurso do lado dianteiro dos prendedores de pirulito 41a, b. Diretamen-te após isto, a parte de suporte 43 é girada na direção N, de modo que ogrampo de folha de filme/película 40 é girado na direção N de modo a pres-sionar sobre a folha de filme/película Fv com as bordas de retenção 86a, bcontra as superfícies 85a, b. A folha de filme/película Fv é então firmementeretida sobre as cabeças de prendedor de pirulito 81a, b, as quais firmementeprendem o pirulito entre as mesmas. Pela rotação do conjunto de roda 42, acombinação de pirulito e folha de filme/película Fv é levada para a transiçãocom a quarta roda de processo 11.
Na transição da quarta roda de processo 11, o rolo 47a é força-do na direção oposta T, como um resultado do que os prendedores de piruli-to 41a, b afastam-se de modo que o pirulito, o qual acabou de estar retido- entre as borrachas 52a, b, e o filme/película pode prontamente ser arrastadopela quarta roda de processo 11.
Na quarta roda de processo 11, os braços de prendedor 51a, bsão movidos para uma posição aberta. Isto está ilustrado no lado direito daFigura 9. Quando a cabeça de pirulito é recebida entre as borrachas 42a, b,a folha de filme/película Fv dobrada ao redor da mesma é também agarrada,em cujo caso duas pernas Fv1 e Fv2 estão suspensas da folha de fil-me/película.
Conforme a rotação continua adicionalmente na direção F, aperna de dobra dianteira 61b é então primeiro dobrada contra a perna Fv1, eentão a perna de dobra traseira 61a é virada para trás (R), em cujo caso aperna de folha de filme/película Fv2 é forçada para trás e é dobrado sobre osdois lados da perna de dobramento 61b com uma borda livre da perna defolha de filme/película Fv1. As bordas chanfradas cooperantes 62a, b aju-dam neste processo e alinham a sobreposição.
A folha de filme/película Fv está agora dobrada corretamente aoredor da cabeça de pirulito Lk. A perna de dobra traseira 61a pode ser agorarecuada. A sobreposição das pernas de folha de filme/película Fv1 e Fv2 éneste caso mantida no lugar pela perna de dobra dianteira 61b.
A seguir, conforme a rotação continua na direção F, os torcedo-res co-rotativos e continuamente rotativos 90a, b são ativados. Os rolos112a, b que correm sobre as pistas de carne fixas dos discos fixos 66a, bsão movidos radialmente para dentro contra a ação de mola (as molas asquais estão situadas ao redor dos pinos 113a, b e no prendedor 116a, b),como um resultado do que os pinos 113a, b se movem afastados na direçãoZ. Como um resultado do acoplamento de cremalheira dentada/denteado, osbraços de torcedor 122a, b são movidos juntos na direção V, e com o gram-po 123a, b agarram as seções de folha de filme/película que projetam-se dacabeça de pirulito em ambas as direções axiais, cujas seções de folha defilme/película têm um tipo de forma tubular ali. As extremidades de tubo defilme/película são então presas de modo que estas fiquem planas. Comouma conseqüência do acoplamento contínuo dos denteados 118a, b e dosconjuntos fixos de dentes 119a, b, as rodas dentadas 118a, b giram e assimas rodas dentadas 117a, b e portanto os prendedores de torcedor 116a, b. Acabeça de pirulito neste caso permanece segura pelas borrachas de pren-dedor de pirulito 52a, b e assim também o palito, de modo que as seções detubo de filme/película achatadas são viradas pelos braços de torcedor 122a,b rotativos e pelos grampos de torcedor 123a, b formando uma entidade úni-ca com os últimos. Ar quente pode ser suprido por um meio (não mostrado)na localização da seção de tubo de filme/película torcida ou sendo torcida deste modo.
Finalmente, o pirulito está coberto por uma folha de filme/película de dupla torcedura.
O conjunto de roda 65 e assim também os discos 68, 69 chega-ram, juntamente com o pirulito embalado relevante, na estação de forneci-mento na forma de um disco de recolhimento 12 onde o pirulito pode ser re-colhido por seu palito e girado na direção G de modo a cair dentro do con-tentor 14, e ali deslizar para fora na direção J, na direção da parte traseira damáquina 1. Quando do fornecimento, os rolos 1,12a, b são novamente força-dos para trás para a posição ilustrada na Figura 12A por conta da ação demola e dos braços de torcedor 122a, b terem sido forçados para a posiçãoaberta. O braço de dobramento 61b foi movido para a posição de partidaaberta novamente, se desejado no estágio de torcedura inicial. Quando opirulito é fornecido para o disco de recolhimento 12, os prendedores de piru-lito 51a, b são afastados de modo a liberar o pirulito.
Com a descarga J estando situada na traseira e o suprimento Atambém estando localizado na traseira, o espaço na frente e para o lado damáquina 1 é deixado livre para a equipe de operação.

Claims (40)

1. Máquina de embalagem para embalar pirulitos providos comum palito e uma cabeça em uma folha de filme/película, que compreende umtambor acionado girável que tem uma série de prendedores de pirulito nomesmo, o tambor adicionalmente estando provido com uma série de meiosde dobramento de filme/película para dobrar uma respectiva folha de fil-me/película ao redor da cabeça ao redor de um eixo geométrico central lon-gitudinal substancialmente paralelo ao palito, o dispositivo adicionalmentecompreendendo uma série de torcedores para torcer uma seção de tubo defilme/película que projeta-se na direção longitudinal da cabeça de pirulitoenquanto continuando a prender a cabeça de pirulito e enquanto o tamborcontinua a girar.
2. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 1, naqual os torcedores compreendem um primeiro e um segundo meio de torce-dura os quais torcem as seções de tubo de filme/película que projetam-seem cada lado da cabeça, visto na direção longitudinal.
3. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 1 ou 2, na qual os prendedores de pirulito estão dispostos sobre um primeiro dis-co e os torcedores estão dispostos sobre pelo menos um segundo disco, oprimeiro e o segundo discos estando conectados um no outro para uma ro-tação concomitante.
4. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 3, naqual o primeiro disco é acionado diretamente e o segundo disco é arrastadopelo primeiro disco no movimento de rotação.
5. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 2 ereivindicação 3 ou 4, na qual os primeiros torcedores estão dispostos sobreo segundo disco e os segundos torcedores estão dispostos sobre um se-gundo disco adicional, ambos os segundos discos estando situados em cadalado do primeiro disco.
6. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções precedentes, adicionalmente provida com um meio para ajustar a posi-ção de um grupo de torcedores em relação aos prendedores de pirulito, vistoem uma direção paralela ao eixo rotativo.
7. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções precedentes, na qual o meio de dobramento de filme/película está pro-vido com peças de dobramento para virar a folha de embalagem de um es-tado de recebimento, no qual esta está dobrada, ao redor da cabeça de piruli-to substancialmente em uma forma de V ou uma forma de U, para um esta-do subseqüente substancialmente tubular no qual as pernas inicialmenteprotuberantes da folha de embalagem são feitas sobrepor.
8. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 7, naqual as peças de dobramento estão projetadas para formar uma sobreposi-ção onde o interior de uma perna de folha de filme/película estende-se sobreo exterior da outra perna de folha de filme/película.
9. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 8, naqual as peças de dobramento compreendem um primeiro e um segundo bra-ços de dobramento, os quais estão providos com extremidades de dobra-mento as quais são opostamente afinadas de modo a sobreporem pelo me-nos na sua localização.
10. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 9, naqual as peças de dobramento estão providas com um meio de operação pa-ra os braços de dobramento, o qual está projetado para primeiro ativar obraço de dobramento traseiro e então o braço de dobramento dianteiro.
11. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 10,na qual o meio de operação dos braços de dobramento está projetado paradesativar o braço de dobramento traseiro uma vez que o braço de dobra-mento dianteiro foi ativado.
12. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções precedentes, adicionalmente provida com um meio para suprir calorpara as seções de tubo protuberantes.
13. Máquina de embalagem para confeitos separados, que com-preende um alimentador para suprir os confeitos separados e uma roda derecolhimento acionada que gira ao redor de um primeiro eixo rotativo parapegar o confeito do alimentador e fornecê-lo para uma estação de proces-samento situada a jusante desta na direção de processamento, tal comouma estação para suprir uma embalagem para os confeitos, a roda de reco-lhimento estando provida com uma série de unidades de recolhimento queestende-se na direção de rotação, cada uma das quais compreende um pri-meiro e um segundo braços de retenção, os quais estão ambos providoscom mordentes de retenção para prender os confeitos, o primeiro e o se-gundo braços de retenção sendo giráveis um em relação ao outro entre umaposição de retenção e uma posição aberta, o primeiro braço de retençãoestando disposto sobre o segundo braço de retenção de modo a ser capazde girar.
14. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 13,na qual o segundo braço de retenção está disposto sobre a roda de recolhi-mento de modo a ser capaz de girar ao redor de um segundo eixo rotativo, oprimeiro e o segundo eixos rotativos sendo paralelos um ao outro.
15. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 14,na qual o primeiro braço de retenção está disposto sobre o segundo braçode retenção de modo a ser capaz de girar ao redor de um terceiro eixo rota-tivo, o primeiro, o segundo e o terceiro eixos rotativos sendo paralelos unsaos outros.
16. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 14ou 15, na qual a unidade de recolhimento é girável ao redor do segundo eixoem relação à roda de recolhimento.
17. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 16,na qual a roda de recolhimento está provida com um primeiro meio de ope-ração e o segundo braço de retenção está provido com um segundo meio deoperação que coopera com o anterior de modo a acelerar e desacelerar su-cessivamente a unidade de recolhimento na direção de rotação ao redor dosegundo eixo durante um movimento rotativo uniforme da roda de recolhi-mento.
18. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 17,na qual a roda de recolhimento está provida com um terceiro meio de opera-ção e o primeiro braço de retenção com um quarto meio de operação quecoopera com o anterior de modo a girar os primeiros braços de retenção aoredor do terceiro eixo rotativo entre uma posição aberta e a posição de re-tenção.
19. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 18,na qual o primeiro braço de retenção tem uma forma de L, o terceiro eixorotativo estando situado na faixa angular do primeiro braço de retenção emforma de L.
20. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções precedentes, na qual o primeiro e o segundo braços de retenção sãofeitos de metal.
21. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções 13 a 20, projetada pra embalar os pirulitos providos com palitos.
22. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 21,na qual o primeiro e o segundo braços de retenção estão projetados paraprender o palito dos pirulitos.
23. Máquina de embalagem para embalar pirulitos separados,que compreende um alimentador para suprir os confeitos separados e umaroda de transferência acionada girável ao redor de um eixo rotativo para pe-gar os pirulitos do alimentador e fornecê-los para uma estação adicional dis-posta a jusante do mesmo visto na direção de processamento, um suprimen-to de material de embalagem estando disposto próximo da roda de transfe-rência, cujo suprimento é provido com meios para suprir um lençol de mate-rial de embalagem, com um meio para cortar sucessivamente o lençol dematerial de embalagem em folhas, e com um meio para fornecer sucessiva-mente as folhas para a roda de transferência, a roda de transferência estan-do provida com uma série de unidades de recolhimento que se estendem nadireção de rotação, cada uma das quais compreende um primeiro e um se-gundo braços de retenção, ambos os quais estão providos com mordentesde retenção para prender os pirulitos nos lados opostos da cabeça dosmesmos, o primeiro e o segundo braços de retenção sendo giráveis um emrelação ao outro entre uma posição de retenção e uma posição aberta, osbraços de retenção sendo giráveis ao redor de eixos rotativos os quais têmum componente direcional tangencial em relação à roda de transferência.
24. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 23,na qual os eixos rotativos dos braços de retenção estão direcionados tan-gencialmente em relação à roda de transferência.
25. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 23ou 24, na qual um dos mordentes de retenção está provido com uma passa-gem para o palito, a passagem de preferência alargando radialmente parafora.
26. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 23, 24 ou 25, na qual o contorno dos mordentes de retenção é escolhido de mo-do que este alcance sobre ou fora do contorno da cabeça de pirulito.
27. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções 23-26, na qual a roda de transferência está provida com um meio paraprender uma folha de embalagem sobre pelo menos um dos braços de re-tenção.
28. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 27,na qual o meio de retenção de folha está projetado para prender a folha deembalagem sobre ambos os braços de retenção.
29. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 27ou 28, na qual o meio de retenção de folha está projetado para permanecera uma distância da cabeça de pirulito quando prendendo a folha de embalagem.
30. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções 23 a 29, na qual o suprimento de material dè embalagem está dispostode modo que este forneça as folhas em um plano transversal ao eixo rotativoda roda de transferência.
31. Máquina de embalagem de acordo com uma das reivindica-ções 23 a 30, na qual a roda de transferência está provida com um primeiromeio de operação e cada par de braços de retenção está provido com umsegundo meio de operação que coopera com o anterior para mover os bra-ços de retenção entre a posição aberta e a posição de retenção.
32. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 31,na qual o primeiro meio de operação compreende uma pista de carne e osegundo meio de operação compreende um rolo de carne convexo o qualpode ser movido pela pista de carne e está preso em um dos braços de retenção.
33. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 31ou 32, na qual os braços de retenção estão conectados um no outro para ummovimento concomitante no entanto oposto.
34. Máquina de embalagem para pirulitos na qual a cabeça depirulito é embalada em uma folha de embalagem de acordo com o processode dupla torcedura, que compreende uma roda de embalagem que gira aoredor de um eixo rotativo, uma série de unidades de embalagem que se es-tendem na direção de rotação, cada uma das quais compreende um primeiroe um segundo braços de retenção, ambos os quais estão providos com mor-dentes de retenção para prender os pirulitos em lados opostos de sua cabe-ça, transversal à direção do palito, com a folha de embalagem entre estes,as unidades de embalagem adicionalmente estando providas com um meiode dobramento para virar a folha de embalagem de um estado de recebi-mento, no qual esta está dobrada ao redor da cabeça de pirulito substanci-almente em uma forma de V ou uma forma de U, para um estado subse-qüente substancialmente tubular no qual as pernas inicialmente protuberan-tes da folha de embalagem são feitas sobrepor, as unidades de embalagemadicionalmente estando providas com um primeiro e um segundo agarrado-res para prender e torcer as seções de tubo que se projetam da cabeça dopirulito.
35. Máquina de embalagem para pirulitos, que compreende umaroda de recolhimento como definida em uma das reivindicações 13 a 22,uma roda de transferência como definida em uma das reivindicações 23 a 34e/ou uma roda de embalagem de torcedura como definida em uma das rei-vindicações 1 a 12, a roda de transferência contígua à roda de recolhimentona direção de processamento e a roda de embalagem contígua à roda detransferência na direção de processamento.
36. Dispositivo de acordo com a reivindicação 35, no qual o meiode dobramento de filme/película está pelo menos em parte formado pelosprendedores de pirulito.
37. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, noqual os prendedores de pirulito estão projetados para prender os pirulitos nacabeça com o filme/película entre estes.
38. Máquina de embalagem de acordo com a reivindicação 35, 36 ou 37, na qual o suprimento dos pirulitos a serem embalados e a descar-ga para os pirulitos embalados são direcionados em direções opostas e a-contecem em um lado traseiro da máquina.
39. Máquina de embalagem provida com uma ou mais das me-didas caracterizantes descritas na descrição anexa e/ou mostradas nos de-senhos anexos.
40. Método que compreende uma ou mais das etapas caracteri-zantes descritas na descrição anexa e/ou mostradas nos desenhos anexos.
BRPI0610637A 2005-04-14 2006-04-04 máquina de embalagem para pirulitos e outros confeitos BRPI0610637B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1028768A NL1028768C2 (nl) 2005-04-14 2005-04-14 Verpakkingsmachine voor lollies en andere snoepwaren.
NL1028768 2005-04-14
PCT/EP2006/061315 WO2006108782A1 (en) 2005-04-14 2006-04-04 Packaging machine for lollipops and other confectionery

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0610637A2 true BRPI0610637A2 (pt) 2010-07-13
BRPI0610637B1 BRPI0610637B1 (pt) 2018-10-16

Family

ID=35448006

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610637A BRPI0610637B1 (pt) 2005-04-14 2006-04-04 máquina de embalagem para pirulitos e outros confeitos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7730699B2 (pt)
EP (2) EP1874630B2 (pt)
AR (1) AR053218A1 (pt)
AT (1) ATE512057T1 (pt)
BR (1) BRPI0610637B1 (pt)
ES (2) ES2365407T5 (pt)
NL (1) NL1028768C2 (pt)
TW (1) TW200702240A (pt)
WO (1) WO2006108782A1 (pt)
ZA (1) ZA200709023B (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL1026780C2 (nl) * 2004-08-04 2006-02-13 Cfs Weert Bv Overbrenginrichting voor lollies.
NL1031139C2 (nl) 2005-04-14 2007-11-14 Cfs Weert Bv Inrichting voor het verpakken van artikelen.
NL1028768C2 (nl) 2005-04-14 2006-10-17 Cfs Weert Bv Verpakkingsmachine voor lollies en andere snoepwaren.
ATE430482T1 (de) 2006-04-20 2009-05-15 Cfs Weert Bv Einrichtung zum vereinzeln von lutschern
ES2348549T3 (es) * 2006-05-22 2010-12-09 Cfs Weert B.V. Device for packaging items.
ES2391142T3 (es) * 2009-03-12 2012-11-21 Cfs Weert B.V. Máquina de envasado con calentamiento por inducción y medios de guía de flujo
EP2804817B1 (en) * 2012-01-20 2017-10-04 Å&R Carton Lund AB Apparatus and method for placing a scoop in a container
WO2013109174A1 (en) * 2012-01-20 2013-07-25 Å&R Carton Lund Ab Apparatus and method for application of lids to containers
CN102616398B (zh) * 2012-02-03 2015-12-23 成都三可实业有限公司 棒棒糖包装机的包装装置
ES2636244T3 (es) 2013-08-06 2017-10-05 Gea Food Solutions Weert B.V. Máquina de moldeo de piruletas con un conjunto de troqueles
MX2016014840A (es) * 2014-05-20 2017-05-30 Gea Food Solutions Weert Bv Rueda de transferencia entre una unidad de formado de paletas y una unidad de envoltura de paletas.
CN103991566B (zh) * 2014-05-23 2015-10-21 北京申晨机械设备有限公司 一种用于包装的双扭机及食品包装线
CN105292579A (zh) * 2015-11-30 2016-02-03 成都三可实业有限公司 一种用于棒棒糖包装机的送糖装置
CN105346765B (zh) * 2015-11-30 2017-08-01 成都三可实业有限公司 一种用于棒棒糖包装机的推糖装置
TWI687165B (zh) * 2017-01-25 2020-03-11 荷蘭商Gea食品解決韋爾特公司 介於棒棒糖成型單元及棒棒糖包裝單元間之轉移輪及使用彼來轉移棒棒糖之方法
CN109573147B (zh) * 2018-11-30 2023-09-26 江苏飞龙食品机械有限公司 一种全自动单扭鼓气包装机
WO2023169937A2 (en) * 2022-03-09 2023-09-14 Gea Food Solutions Weert B.V. Tool-change at a lollipop-wrapping machine
CN115946929B (zh) * 2023-03-14 2023-05-05 广东欧智瑞自动化设备有限公司 一种自动管头包覆机

Family Cites Families (63)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1809358A (en) 1928-02-23 1931-06-09 Edward S Savage Molding machine
GB328145A (en) * 1929-05-29 1930-04-24 Alfred German Rose Improvements in or relating to wrapping machines
GB374653A (en) * 1931-07-03 1932-06-16 John Mackintosh And Sons Ltd A new or improved fringing appliance applicable to machines for wrapping or parcelling confectionery or the like
GB406220A (en) 1933-08-24 1934-02-22 Albert Henkel Junior Improvements in machines for moulding plastic substances
US2246243A (en) 1938-09-26 1941-06-17 Package Machinery Co Machine for wrapping lollipops
US2705857A (en) 1953-07-28 1955-04-12 F & F Lab Inc Method of and apparatus for making wrapped candy suckers
US2872768A (en) * 1954-11-09 1959-02-10 Shepler Ross Apparatus for wrapping lollipops and the like
US3038635A (en) 1959-03-20 1962-06-12 Marlin B Rasmusson Stick inserter for frozen confection machines
US3264115A (en) 1962-07-10 1966-08-02 Harry E Davis Safety lollipop
GB998643A (en) 1962-11-05 1965-07-21 Jack Oldham Improvements in or relating to conveyor apparatus
GB1214983A (en) 1967-12-02 1970-12-09 Ben Edward Rasmusson Improvements in or relating to non-refrigerator food products
US3741698A (en) 1971-06-16 1973-06-26 Dbm Industries Ltd Stick injector with paper feed
US3851440A (en) 1972-11-13 1974-12-03 Fmc Corp Packaging method
GB1469129A (en) * 1974-06-12 1977-03-30 Baker Perkins Holdings Ltd Wrapping apparatus
US4008812A (en) 1975-09-15 1977-02-22 Forster Mfg. Co., Inc. Stick storage apparatus with automatic reject system for misaligned sticks
US4130936A (en) 1977-08-11 1978-12-26 Champion International Corporation Stick handling and inserting method and apparatus
EP0036282A1 (en) 1980-03-13 1981-09-23 Wm. Wrigley Jr. Company Machine for wrapping articles
US4459792A (en) * 1981-05-13 1984-07-17 Derckx Henricus A J M Device for twisting a packing wrapping
BE890180A (nl) 1981-09-02 1982-03-02 Aquarius Coenrardus H Verbeteringen aan machines voor het vormen van suikergoed, meer speciaal lolly's
IT1156648B (it) * 1982-08-18 1987-02-04 Risvin Ricerche Sviluppo Ind Apparecchiatura per incartare in movimento continuo caramelle od articoli similari nella cosiddetta foggia d'incarto a doppio fiocco
DK153663C (da) 1983-04-14 1988-12-27 Gram Brdr As Apparat til brug ved optagning af genstande, der er frosset i forme i en frysemaskine
US4714419A (en) 1984-03-30 1987-12-22 Nielsen A Lamont Candy dispensing apparatus
US4729501A (en) 1987-04-10 1988-03-08 Lowrance Thomas F Flat stick automatic feeder apparatus
GB8814080D0 (en) 1988-06-14 1988-07-20 Baker Perkins Plc Improvements in/relating to manufacture of lollipops
ES2010460A6 (es) 1989-03-20 1989-11-01 Escola Gallart Ramon Caramelo relleno de caramelo gasificado y procedimiento para la obtencion del mismo.
IT1232103B (it) 1989-05-24 1992-01-23 Ferrero Spa Macchina incartatrice,particolarmente per caramelle e simili prodotti alimentari
US5715645A (en) 1993-03-24 1998-02-10 Ishida Co., Ltd. Device for setting seal temperatures and packaging machine provided with same
US5108279A (en) 1991-03-11 1992-04-28 Apv Rosista, Inc. Stick confection extraction apparatus
US5117613A (en) 1991-04-11 1992-06-02 Tocco, Inc. Induction heating and package sealing system and method
US5241807A (en) 1992-02-26 1993-09-07 Quick Howard E Method and apparatus for wrapping lollipops and similar articles
DE4213830A1 (de) 1992-04-28 1993-11-04 Ahlbrandt Andreas Induktionsheizung zum erwaermen einer mit kunststoff beschichteten metallfolie
US5450706A (en) * 1993-05-24 1995-09-19 Latini Machine Company, Inc. Single twist bunch wrapping machine
JP2621016B2 (ja) * 1993-09-06 1997-06-18 テンチ機械株式会社 ひねり包装機
DE19502562A1 (de) 1995-01-27 1996-08-01 Pactec Verpackungsmaschinen Fa Verfahren und Einrichtung zum Einhüllen von Gütern in plastisch verformbares, folienartiges Verpackungsmaterial
IT1280413B1 (it) 1995-04-13 1998-01-20 Azionaria Costruzioni Acma Spa Metodo ed unita' per la saldatura di testa di involucri allungati
IT1278193B1 (it) 1995-05-10 1997-11-17 Azionaria Costruzioni Acma Spa Metodo ed unita' per la saldatura longitudinale di involucri tubolari
JP3333925B2 (ja) 1995-07-26 2002-10-15 株式会社フジキカイ 製袋充填包装機における縦シール装置
US5678390A (en) 1995-10-17 1997-10-21 Food Machinery Sales, Inc. Horizontal form, fill, and seal packaging machine
DE19616989C1 (de) 1996-04-27 1997-10-02 Bosch Gmbh Robert Vorrichtung zum Abtrennen und Aufnehmen von Bonbons
EP0842854B1 (en) 1996-11-15 2001-03-07 Auto-Mate Technologies, LLC Induction sealing apparatus for sealing a foil cap to a container opening
US6633480B1 (en) 1997-11-07 2003-10-14 Kenneth J. Herzog Air-cooled induction foil cap sealer
ES2209098T3 (es) 1998-04-15 2004-06-16 TETRA LAVAL HOLDINGS & FINANCE SA Metodo para comprobar el sellado transversal en una unidad de envasar, para formar continuamente envases sellados que contienen productos alimenticios vertibles, y unidad de envasar.
EP0956776B1 (fr) 1998-05-13 2005-04-20 Societe Des Produits Nestle S.A. Procédé et appareil de moulage d'articles de confiserie glacée
WO2000021835A1 (es) 1998-10-15 2000-04-20 Carugil, S.L. Maquina envolvedora de caramelos con palo
US6238616B1 (en) 1998-12-14 2001-05-29 Timecaps Inc. Method of manufacturing gelatin capsule containing powder or time release pellets
WO2000041573A1 (es) 1999-01-13 2000-07-20 Carugil, S.L. Sistema de refrigeracion para troqueladoras de caramelos
US6077144A (en) * 1999-06-18 2000-06-20 Toycept, Inc. Lollipop holder with random display
GB0108682D0 (en) 2001-04-06 2001-05-30 Apv Uk Lollipop manufacture
MXPA04010286A (es) * 2002-04-18 2005-03-07 Cfs Weert Bv Maquina para empaquetar productos.
DE10217898A1 (de) 2002-04-22 2003-11-06 Theegarten Pactec Gmbh & Co Kg Einrichtung und Verfahren zum Vereinzeln kleinstückiger Artikel
DE10303726B3 (de) 2003-01-30 2004-05-27 Hosokawa Bepex Gmbh Vorrichtung zum Einsetzen von Stielen in Formen zum Herstellung von Stielkonfekt
DE10319829A1 (de) 2003-05-03 2004-11-18 Manfred Haiss Bestielungseinrichtung, insbesondere für Süßwarenprodukte
NL1023733C2 (nl) 2003-06-24 2004-12-28 C F S Weert B V Verpakkingsmachine.
NL1024700C2 (nl) 2003-11-04 2005-05-09 C F S Weert B V Lolliemachine.
US7210926B2 (en) * 2003-11-10 2007-05-01 General Electric Company Formable sheets for medical applications and methods of manufacture thereof
DE102004033338B4 (de) * 2004-07-09 2010-12-09 Airbus Deutschland Gmbh Spritzvorrichtung mit Tröpfchenrückhalt und Verfahren
NL1026777C2 (nl) * 2004-08-04 2006-02-13 Cfs Weert Bv Verpakkingsmachine voor lollies.
NL1028768C2 (nl) 2005-04-14 2006-10-17 Cfs Weert Bv Verpakkingsmachine voor lollies en andere snoepwaren.
NL1031139C2 (nl) 2005-04-14 2007-11-14 Cfs Weert Bv Inrichting voor het verpakken van artikelen.
NL1028769C2 (nl) 2005-04-14 2006-10-17 Cfs Weert Bv Inrichting voor het verpakken van artikelen.
NL1029303C2 (nl) 2005-06-21 2010-07-27 C F S Weert B V Inrichting en werkwijze voor het maken van gietlollies.
WO2007121930A1 (en) 2006-04-20 2007-11-01 Cfs Weert B.V. Singling machine for lollipops
ES2348549T3 (es) 2006-05-22 2010-12-09 Cfs Weert B.V. Device for packaging items.

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200709023B (en) 2009-01-28
EP2364915A1 (en) 2011-09-14
ES2365407T3 (es) 2011-10-04
EP2364915B1 (en) 2014-10-08
US20090019820A1 (en) 2009-01-22
ES2365407T5 (es) 2016-04-22
EP1874630B1 (en) 2011-06-08
BRPI0610637B1 (pt) 2018-10-16
NL1028768C2 (nl) 2006-10-17
ATE512057T1 (de) 2011-06-15
AR053218A1 (es) 2007-04-25
EP1874630B2 (en) 2016-01-27
ES2527003T3 (es) 2015-01-19
WO2006108782A1 (en) 2006-10-19
EP1874630A1 (en) 2008-01-09
US7730699B2 (en) 2010-06-08
TW200702240A (en) 2007-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610637A2 (pt) máquina de embalagem para pirulitos e outros confeitos
BRPI0513961B1 (pt) aparelho para envolver material em plastificação
AU671894B2 (en) Pear processing method and apparatus
EP0771731B1 (en) Process and apparatus for assembly-packaging pellet-like articles
JP7053716B2 (ja) 包装が施されて抽出可能材料を収容するパウチを作製する装置及び方法
US20100233948A1 (en) Shrimp processing machine
BRPI0514129B1 (pt) Dispositivo para a transferência de artigos de doce
BRPI0616103A2 (pt) dispositivo para separar núcleos de enrolamento de voltas de material enrolado nas aparas de bobinas de material em faixa
US3978642A (en) Method and machine for packing strips of material
EP0042277B1 (en) Machine and method for forming an endless strap from a supply of strip material
AU660533B2 (en) Rotary hopper transfer mechanism
NL2017564B1 (en) System and method for processing shrimp
JP3761305B2 (ja) ケーシング入り食品のケーシング除去方法及びその装置
FR2947148A1 (fr) Procede et appareil de retrait de la peau d’un produit alimentaire
PT95851A (pt) Maquina para embrulhar pastilhas elasticas macias
JPH10503147A (ja) 円筒状対象物の回りの包装紙のようなシート状物質を開く装置
EP0888968A1 (en) Automatic machine for the individual packaging of rolls of paper or similar cylindrical products
JP4322343B2 (ja) 袋口のテープ結束を施す包装方法
JPH01503357A (ja) ひねりタイイングマシン
KR100889458B1 (ko) 자동포장장치
CN215972324U (zh) 一种一次性卫生筷子全包装机
JP2852612B2 (ja) 棒状菓子の包装方法及びこれの実施に用いる給紙装置
US20240025130A1 (en) Welding device for making and hermetically sealing at least one package containing a product
KR850000191B1 (ko) 연속포장물의 절단공급 방법
JPH0322967A (ja) 野菜・果実等の芯出し把持装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/10/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: GEA CFS WEERT B.V. (NL)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: GEA FOOD SOLUTIONS WEERT B.V. (NL)