BRPI0313481B1 - regulador de jato - Google Patents

regulador de jato Download PDF

Info

Publication number
BRPI0313481B1
BRPI0313481B1 BRPI0313481-4A BRPI0313481A BRPI0313481B1 BR PI0313481 B1 BRPI0313481 B1 BR PI0313481B1 BR PI0313481 A BRPI0313481 A BR PI0313481A BR PI0313481 B1 BRPI0313481 B1 BR PI0313481B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
jet
housing
jet regulator
regulator according
outlet side
Prior art date
Application number
BRPI0313481-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Hermann Grether
Original Assignee
Neoperl Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=32038252&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0313481(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Neoperl Gmbh filed Critical Neoperl Gmbh
Publication of BRPI0313481B1 publication Critical patent/BRPI0313481B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03CDOMESTIC PLUMBING INSTALLATIONS FOR FRESH WATER OR WASTE WATER; SINKS
    • E03C1/00Domestic plumbing installations for fresh water or waste water; Sinks
    • E03C1/02Plumbing installations for fresh water
    • E03C1/08Jet regulators or jet guides, e.g. anti-splash devices
    • E03C1/084Jet regulators with aerating means
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03CDOMESTIC PLUMBING INSTALLATIONS FOR FRESH WATER OR WASTE WATER; SINKS
    • E03C1/00Domestic plumbing installations for fresh water or waste water; Sinks
    • E03C1/02Plumbing installations for fresh water
    • E03C1/08Jet regulators or jet guides, e.g. anti-splash devices

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Jet Pumps And Other Pumps (AREA)
  • Domestic Plumbing Installations (AREA)

Abstract

"REGULADOR DE JATO". A presente invenção refere-se a um regulador de jato (1) que no interior de uma carcaça para incorporação (6) possui um dispositivo de pulverização de jato. Para o regulador de jato (1) de acordo com a presente invenção é característico que a carcaça para incorporação (6) seja dividida em pelo menos duas partes de carcaça (7, 8), que as partes de carcaça (7, 8) possam ser unidas uma com a outra, e que uma parte da carcaça no lado de entrada (7) seja unida de modo firme e não separável ao dispositivo de pulverização de jato (2). O regulador de jato (1) de acordo com a presente invenção também se destaca por uma estabilidade grande de forma e ainda por um dispêndio de fabricação pequeno (veja a figura 1) também em caso de seções transversais de carcaça pequenas.

Description

REGULADOR DE JATO
A presente invenção refere-se a um regulador de jato, que apresenta no interior de uma carcaça de montagem um dispositivo de pulverização de jato em forma de placa perfurada, o qual possui montado a jusante um dispositivo de regulação de jato, que apresenta pelo menos duas peças de inserção posicionáveis dentro da carcaça de montagem, que possui nervuras orientadas transversalmente em relação à direção de passagem que entre si delimitam aberturas de passagem.
Da patente DE 30 00 799 A1 já é conhecido um regulador de jato que pode ser inserido, por exemplo, no bocal de saída de um dispositivo de descarga sanitário. O regulador de jato conhecido possui no interior da sua carcaça de montagem um dispositivo de pulverização de jato executado como placa perfurada que divide o jato de água que entra em um grande número de jatos individuais. Esses jatos individuais são transformados - e-ventualmente depois de um acréscimo de ar - por meio de um dispositivo de regulagem de jato para formarem um jato de água homogêneo, efervescente, macio que não respinga.
No caso do regulador de jato conhecido, a placa perfurada servindo de dispositivo de pulverização de jato é executada como peça separada de material sintético que pode ser inserida na carcaça de montagem do regulador de jato a partir do lado de entrada da água. Para poder pulverizar bem o jato de água que entra em jatos individuais na placa perfurada é desejável uma extensão longitudinal axial comparavelmente curta das aberturas de passagem que se encontram na placa perfurada e, portanto, uma espessura de placa respectivamente fina da placa perfurada. Uma vez, porém, que a placa perfurada que com seu plano de placa é orientada transversalmente em relação à direção de passagem também pode ser submetida a pressões de água relativamente altas, e uma vez que a placa perfurada feita de material sintético, especialmente em temperaturas de água altas e em caso de uma espessura de placa relativamente pequena, tende a deformações não desejadas que prejudicam o funcionamento, uma certa espessura mínima da placa perfurada será necessária.
Já que a placa perfurada na carcaça de montagem deve ser a-poiada em um flange anelar correspondente, o regulador de jato conhecido possui também um diâmetro de carcaça relativamente grande que exige um diâmetro mínimo respectivamente grande do bocal de saída da guarnição sanitária. O dispêndio ligado à compensação dessas exigências parcialmente contraditórias aumenta mais ainda devido ao fato de que para as diversas classes de diâmetro precisam ser estocadas diferentes realizações desse regulador de jato consistindo em muitos componentes.
Da patente DE-U-200 06 163 é conhecido um regulador de jato do tipo inicialmente mencionado cuja carcaça de montagem é dividida em duas partes de carcaça que podem ser unidas uma com a outra. No interior da carcaça do regulador de jato conhecido é previsto um retificador de fluxo com o qual está conectado em série em direção de passagem um dispositivo de homogeneização. Ao passo que o retificador de fluxo alinha os jatos individuais que chegam na seção transversal da tubulação para a mesma direção de passagem, esses jatos individuais que vão no mesmo sentido, em seguida são reunidos no dispositivo de homogeneização para formarem um jato de água homogêneo, efervescente, macio que não respinga. No caso, o retificador de fluxo que é comparavelmente grande e em comparação com o dispositivo de homogeneização seguinte possui aberturas de passagem essencialmente maiores, é unido de modo firme e inseparável com a parte de carcaça no lado de entrada da carcaça de montagem.
Uma vez que um retificador de fluxo para o alinhamento dos jatos individuais também precisa ter uma extensão longitudinal axial relativamente grande e, portanto, precisa possuir uma espessura de placa respectivamente grande, o retificador de fluxo em forma de placa e possuindo aberturas de passagem do regulador de jato conhecido da patente DE-U-200 06 163 é suficientemente estável para poder resistir sem dificuldades até mesmo a pressões de água altas. Uma vez que o regulador de jato conhecido da patente DE-U-200 06 163 não possui nenhum dispositivo de pulverização de jato, neste estado da técnica conhecido não existem os problemas mostrados na patente DE 30 00 799 A1 acima mencionada.
Do documento DE10027987A é conhecido outro regulador de jato que apresenta um dispositivo de pulverização de jato em forma de placa perfurada. Na carcaça de montagem do regulador de jato são posicionadas peças de inserção que apresentam nervuras.
Do documento AU713927B2 é conhecido um regulador de jato que apresenta uma carcaça com um dispositivo de pulverização de jato disposto no interior da carcaça, sendo unido de modo firme e inseparável com uma parte de carcaça. Um dispositivo de regulação de jato e/ou retificador de fluxo é conectado em série com o dispositivo de pulverização de jato no interior da carcaça. As aberturas de passagem do dispositivo de pulverização de jato possuem um diâmetro livre menor em comparação com as aberturas de passagem do retificador de fluxo.
Portanto, coloca-se a tarefa de criar um regulador de jato do gênero inicialmente mencionado com um dispositivo de pulverização de jato, regulador de jato este que se destaca, também com diâmetros pequenos da carcaça, por uma estabilidade de forma alta, e assim mesmo por um dispêndio de fabricação pequeno.
A solução de acordo com a presente invenção dessa tarefa é realizada com um regulador de jato onde a carcaça de montagem é dividida em pelo menos duas partes de carcaça, que podem ser juntadas uma com a outra em um plano de separação orientado transversalmente em relação à direção de passagem. O dispositivo de pulverização de jato é inteiriçamente unido com uma parte da carcaça conjugada, onde uma parte de carcaça no lado de saída é feita em forma de bucha e que nessa parte de carcaça pode ser embutida pelo menos duas peça de inserção do dispositivo de regulação de jato. As pelo menos duas peça de inserção podem ser inseridas na parte da carcaça conjugada ao dispositivo de regulação de jato a partir do lado de entrada até um esbarro de encaixe ou um apoio. As nervuras das pelo menos duas peça de inserção vizinhas estão dispostas em forma de grade ou de rede, cruzando-se nos pontos de cruzamento.
O regulador de jato de acordo com a presente invenção possui um dispositivo de pulverização de jato ao qual é conectado em série no lado de saída um dispositivo de regulação de jato e/ou um retificador de fluxo. Para que esse dispositivo de pulverização de jato possa dividir o jato de á-gua que chega em um grande número de jatos individuais, as aberturas de passagem do dispositivo de pulverização de jato possuem um diâmetro livre menor em comparação com as aberturas de passagem do dispositivo de regulação de jato ou do retificador de fluxo. Ao contrário do estado da técnica existente na patente DE 30 00 799 A1 que ao contrário do regulador de jato conhecido da patente DE-U-200 06 163 também possui um dispositivo de pulverização de jato, o dispositivo de pulverização de jato do regulador de jato de acordo com a presente invenção é unido de modo firme e inseparável com uma parte da carcaça no lado de entrada. Uma vez que também um dispositivo de pulverização de jato sensível, por exemplo, uma placa perfurada fina, na sua borda circunferencial é unido de modo seguro, firme e protegido com a parte de carcaça, também em caso de temperaturas de água quentes e pressões de água altas, não é de se esperar nenhuma deformação essencial que prejudique o funcionamento do dispositivo de pulverização de jato. Uma vez que o dispositivo de pulverização de jato do regulador de jato de acordo com a presente invenção é retido de modo firme e inseparável na parede interna da carcaça, e que lá não é mais necessário um flange anelar como apoio para o dispositivo de pulverização de jato, o regulador de jato de acordo com a presente invenção pode ser realizado com um diâmetro de carcaça relativamente pequeno, também em caso de grandes quantidades de passagem, o que no estado da técnica conhecido da patente DE 30 00 799 A1 somente era possível em reguladores de jato com um fluxo de passagem pequeno. Graças ao dispositivo de pulverização de jato firmemente ligado à carcaça de montagem, a carcaça de montagem do regulador de jato de acordo com a presente invenção sofre uma rigidez radial que torna a carcaça de montagem na sua totalidade mais estável contra quebra e quanto à forma. Ao passo que em reguladores de jato conhecidos, onde uma placa perfurada separada é montada na carcaça externa como dispositivo de pulverização de jato, sempre ocorreram problemas de vedação entre a placa perfurada e a carcaça externa em forma de bucha, o regulador de jato de acordo com a presente invenção oferece a grande vantagem de que esses problemas de vedação não aparecem em virtude de o dispositivo de pulverização de jato e a parte da carcaça no lado de entrada serem inteiriços. Uma vez que a carcaça de montagem consiste em pelo menos duas partes de carcaça a serem unidas uma com a outra, pode em caso de necessidade, um dispositivo de regulagem de jato e/ou um retificador de fluxo ser conectado em série em direção de passagem com a placa perfurada. O regulador de jato de acordo com a presente invenção destaca-se, portanto, por sua grande estabilidade de forma e por um dispêndio de fabricação pequeno.
Para poder realizar o regulador de jato de acordo com a presente invenção, eventualmente também em sistema de módulos, e para, em caso de necessidade, poder trocar as unidades de funcionamento que se encontram em pelo menos uma das partes da carcaça, pode ser vantajoso quando pelo menos duas partes da carcaça podem ser unidas uma com a outra de modo separável.
Como dispositivo de pulverização de jato pode ser utilizada qualquer realização apropriada que divide o jato de água que aflui para o regulador de jato em um grande número de jatos individuais. Assim sendo, o dispositivo de pulverização de jato pode, por exemplo, também ser executado como chicana. Uma forma de execução preferida de acordo com a presente invenção prevê, porém, que o dispositivo de pulverização de jato seja realizado como placa perfurada.
Contanto que seja desejada uma frenagem forte ou menos forte da corrente de água no regulador de jato de acordo com a presente invenção, é possível uma adaptação do regulador de jato através da troca do dispositivo de regulação de jato e das unidades funcionais conectadas em série. Uma forma de execução preferida de acordo com a presente invenção prevê, portanto, que à carcaça de montagem consistindo em pelo menos duas partes de carcaça que podem ser unidas uma à outra, são conjugados pelo menos dois dispositivos de regulação de jato que podem seletivamente ser montados na carcaça de montagem.
A parte da carcaça no lado de entrada do regulador de jato de acordo com a presente invenção pode ser produzida como peça moldada por injeção de material sintético inteiriça com um dispêndio pequeno quando o dispositivo de pulverização de jato for unido inteiriçamente à parte da carcaça a ela conjugada.
O dispêndio causado pela fabricação do regulador de jato de acordo com a presente invenção é reduzido mais ainda quando a carcaça de montagem possui duas partes de carcaça vizinhas que podem ser unidas uma com a outra em um plano de separação orientado transversalmente à direção de entrada.
É possível, que pelo menos duas partes da carcaça do regulador de jato de acordo com a presente invenção sejam unidas uma com a outra através de uma união de cola ou de soldadura.
Mas as partes de carcaça do regulador de jato de acordo com a presente invenção podem ser unidas de maneira especialmente simples e confortável quando as partes da carcaça da carcaça de montagem são engatadas uma na outra de modo separável.
Uma forma de execução preferida de acordo com a presente invenção prevê que uma parte da carcaça no lado de saída é executada em forma de bucha, e que nessa parte da carcaça pode ser colocada pelo menos uma peça de inserção do dispositivo de regulação de jato ou semelhante unidade funcional. Nisso, é vantajoso quando pelo menos a única peça de inserção pode ser inserida na parte da carcaça conjugada à unidade funcional a partir do seu lado de entrada até um esbarro de introdução ou um apoio.
Para poder adaptar o regulador de jato de acordo com a presente invenção, também em caso de utilização da mesma carcaça de montagem, facilmente às mais diversas exigências, a esta carcaça de montagem podem ser conjugados vários dispositivos de regulação de jato que podem seletivamente ser inseridos na carcaça de montagem. Adicionalmente, ou em vez disso, é possível que o dispositivo de regulação de jato do regulador de jato seja construído em forma de módulos e que a ele sejam conjugadas seletivamente várias partes de encaixe combináveis.
Em uma forma de execução do regulador de jato de acordo com a presente invenção que reivindica proteção é previsto que seu dispositivo de regulação de jato possui pelo menos uma peça de inserção que pode ser inserida na carcaça de montagem que possui nervuras orientadas transversalmente em relação à direção da passagem da água que entre si delimitam aberturas de passagem, e que as nervuras e pelo menos uma peça de inserção são dispostas cruzando-se em pontos de cruzamento como grades ou redes.
Esse regulador de jato possui no interior da sua carcaça de montagem um dispositivo de regulação de jato que possui pelo menos uma peça de inserção que pode ser inserida na carcaça de montagem. Essa pelo menos única peça de inserção possui nervuras dispostas em um plano que é orientado transversalmente em relação à direção de passagem do fluxo que estão dispostas em forma de grade ou de rede, cruzando em pontos de cruzamento. Em virtude dessa estrutura em forma de grade ou de rede, a pelo menos uma peça de inserção pode também possuir um grande número de nervuras em uma superfície de seção transversal comparavelmente pequena, que dividem a corrente de água que entra em um grande número de jatos individuais. Assim sendo, também em taxas de fluxo altas em uma superfície de seção transversal relativamente pequena pode ser alcançada uma mistura e regulação de jato efetiva com um dispêndio de fabricação pequeno. Também em caso de um grande número de nervuras, elas podem ser de tal modo dispostas entre si em forma de grade ou de rede que as aberturas de passagem assim mesmo são suficientemente grandes para deixar passar partículas de sujeira arrastadas na corrente de líquido.
Nisso, uma forma de execução preferida de acordo com a presente invenção prevê que a pelo menos única peça de inserção do dispositivo de regulação de jato é de tal modo disposta relativamente ao dispositivo de pulverização de jato que os jatos individuais gerados no dispositivo de pulverização de jato vão ao encontro de pontos de cruzamento da pelo menos uma peça de inserção.
Para aumentar adicionalmente a divisão dos jatos individuais e para melhorar mais ainda as características de regulação de jato também na menor superfície de seção transversal é vantajoso quando pelo menos duas partes integradas vizinhas possuem nervuras dispostas em forma de grade ou rede. Com essa forma de execução, o dispositivo de regulação de jato possui pelo menos duas partes integradas que possuem nervuras que se cruzam em forma de grade em pontos de cruzamento. Nesses pontos de cruzamento cada jato de água individual é mais uma vez de tal modo dividido efetivamente em vários jatos individuais que também em caso de altos rendimentos de passagem em uma superfície de seção transversal relativamente pequena do regulador de jato de acordo com a presente invenção pode ser obtida uma mistura e regulação de jato efetiva.
Nisso, uma forma de execução de acordo com a presente invenção prevê que as nervuras e os pontos de cruzamento das pelo menos duas partes integradas vizinhas ficam alinhados entre si. Uma vantagem especial de tal forma de execução é que pelo menos duas partes integradas podem ter uma construção idêntica.
Em uma outra forma de execução aperfeiçoada de acordo com a presente invenção que se destaca por uma divisão especialmente efetiva dos jatos de água no menor espaço é previsto que os pontos de cruzamento da peça de inserção vizinha são conectados em série em direção do fluxo com as aberturas de passagem de uma peça de inserção.
Nisso, uma forma de execução simples e que pode ser fabricada com um dispêndio pequeno de acordo com a presente invenção prevê que pelo menos uma peça de inserção no lado de entrada e/ou no lado de saída é realizada em forma de grade, e possui dois sistemas de nervuras de grade paralelas que se cruzam. Adicionalmente ou em vez disso, uma peça de inserção no lado de entrada e/ou no lado de saída pode possuir um sistema de nervuras radiais que se cruzam nos pontos de cruzamento com um sistema de nervuras perimetrais concêntricas ou anelares. De acordo com uma outra sugestão de acordo com a presente invenção é previsto que uma peça de inserção no lado de entrada e/ou no lado de saída possui nervuras que se cruzam em forma de rede. Mas também é possível que as nervuras de pelo menos uma peça de inserção formam uma estrutura de grade em forma de favo.
Uma realização que economiza espaço também em sentido axial do regulador de jato de acordo com a presente invenção é favorecida quando as nervuras de pelo menos uma peça de inserção estão dispostas em sentido transversal em relação à direção de fluxo e quando especialmente as partes integradas são executadas em forma de placa.
Para reunir novamente no lado de saída os jatos individuais gerados no dispositivo de regulação de jato para formar um jato total homogêneo, que não respinga, é vantajoso quando a largura de abertura das aberturas de passagem do retificador de fluxo é menor do que sua abertura em direção de passagem. Nisso é especialmente importante quando o retificador de fluxo é disposto no lado de saída da carcaça de montagem.
O retificador de fluxo pode ser unido inteiriçamente com a carcaça de montagem ou ser inserido na carcaça de montagem como peça de inserção separada. Ao passo que um regulador de jato que pode ser inserido como peça de inserção separada na carcaça de montagem promove adicionalmente a construção modular do regulador de jato de acordo com a presente invenção, um retificador de fluxo inteiriçamente unido com a carcaça de montagem também pode [servir de proteção contra] vandalismo no lado de saída do regulador de jato.
Também o retificador de fluxo do regulador de jato de acordo com a presente invenção pode ser adaptado na sua realização ao caso de aplicação e o fim de utilização. Assim é previsto, por exemplo, que o retificador de fluxo possui aberturas de passagem retangulares, em forma de segmento de círculo ou em forma de favos.
Mas também é possível que o retificador de fluxo e/ou o dispositivo de regulação de jato possuem pelo menos uma peneira de metal.
A ação do dispositivo de regulação de jato utilizado aumenta mais ainda quando às aberturas de passagem da placa perfurada são conectados os pontos de cruzamento de uma peça adicional diretamente seguinte do dispositivo de regulação de jato.
Uma forma de execução preferida de acordo com a presente invenção prevê que a parte de carcaça no lado da saída, pelo menos na á-rea da abertura de saída de água possui uma superfície macia e/ou que repele a água. A vantagem dessa forma de execução consiste no fato em que não se deposite cal na área das aberturas de saída de água. Além disso, uma superfície macia é fácil de ser limpa por meio de uma raspagem manual de eventuais depósitos.
Pelos mesmos motivos pode ser vantajoso quando adicionalmente ou em vez disso a parte de carcaça no lado de saída pelo menos na área da abertura de saída de água for feita de um material elástico. Nisso, de preferência devem ser utilizados borracha, silicone, elastômero termoplástico ou outros materiais elásticos.
Para facilitar a produção do regulador de jato de acordo com a presente invenção também na área da sua parte de carcaça no lado de saída é vantajoso quando a parte de carcaça no lado de saída for feita essencialmente de um material elástico e/ou de um material com uma superfície macia ou que repele a água.
Para que também uma parte de carcaça feita de um material elástico possua uma estabilidade inerente suficiente e possa ser fixada na parte da carcaça vizinha por meio de uma união de engate, é vantajoso quando a parte de carcaça no lado de saída seja reforçada por meio de nervuras longitudinais distribuídas uniformemente em direção da circunferência.
Nisso, uma forma de execução preferida de acordo com a presente invenção prevê que as nervuras longitudinais sejam previstas pelo menos na área da abertura de saída.
Um aperfeiçoamento especialmente vantajoso de acordo com a presente invenção que por si reivindica a proteção de patente prevê que a parte de carcaça no lado de saída na área da abertura de saída de água possui pelo menos uma contração ou um estreitamento semelhante da sua seção transversal de passagem. Essa contração ou semelhante estreitamente da seção transversal de passagem exerce um efeito de calibração sobre o jato de água que sai e seu quadro de jato. O estreitamento da seção transversal de passagem é previsto na área da abertura de saída da água e, portanto, em uma área que é conectada em série com eventuais contornos de interferência em direção do fluxo. Em virtude da calibração do jato de água é favorecido essencialmente um quadro de jato homogêneo, que não respinga e gera pouco ruído.
Para simplificar mais ainda a fabricação do regulador de jato de acordo com a presente invenção é vantajoso quando a parte de carcaça no lado de saída pode ser unida à parte da carcaça no lado de entrada vizinha, de preferência, por meio de uma união de engate.
Outras características da presente invenção resultam da descrição seguinte de exemplos de execução de acordo com a presente invenção em conjunto com as reivindicações e o desenho. As diferentes características podem ser realizadas cada vez por si só ou várias reunidas em uma forma de execução de acordo com a presente invenção.
Eles mostram:
A figura 1 mostra uma peça de inserção sanitária realizada como regulador de jato em um corte longitudinal que possui um dispositivo de pulverização de jato montado no lado de entrada, ao qual é conectado em série em direção do fluxo, um dispositivo de regulação de jato que possui várias partes integradas distanciadas uma da outra, sendo que um retificador de fluxo representa o lado frontal no lado de saída desse regulador de jato.
A figura 2 mostra uma peça de inserção do dispositivo de regulação de jato em uma vista de cima (figura 2a) e em um corte longitudinal (figura 2b), sendo que a peça de inserção possui nervuras que se cruzam em forma de grade em pontos de cruzamento.
A figura 3 mostra uma peça de inserção comparável com a figura 2 em uma vista de cima (figura 3a) e em um corte longitudinal (figura 3b).
A figura 4 mostra as partes integradas combinadas para formarem o dispositivo de regulação de jato das figuras 2 e 3 em uma vista de cima.
A figura 5 mostra uma peça de inserção em uma vista de cima (figura 5a) e em um corte longitudinal (figura 5b) que possui dois grupos de nervuras que se cruzam nos pontos de cruzamento sendo que um grupo possui nervuras perimetrais concêntricas, ao passo que o segundo grupo consiste em nervuras radiais.
A figura 6 mostra uma peça de inserção em uma vista de cima (figura 6a) e em um corte longitudinal (figura 6b), peça de inserção esta que possui nervuras entrelaçadas em forma de rede nos pontos de cruzamento.
A figura 7 mostra uma peça de inserção comparável com a figura 5 em uma vista de cima (figura 7a) e em um corte longitudinal (figura 7b).
A figura 8 mostra as partes integradas das figuras 5 e 7 combinadas para formarem o dispositivo de regulação de jato em uma vista de cima.
A figura 9 mostra em uma vista de cima (figura 9a) e em um corte longitudinal (figura 9b) um retificador de fluxo com aberturas de passagem em forma de favo que pode ser inserido na carcaça da peça de inserção,
A figura 10 mostra em uma vista de cima (figura 10a) e em um corte longitudinal (figura 10b) um retificador de fluxo com funcionamento comparável com o da figura 9, sendo que o retificador de fluxo possui aberturas de passagem em forma de segmento de círculo.
A figura 11 mostra em uma vista de cima (figura 11a) e em um corte longitudinal (figura 11b) uma peça de inserção tipo peneira, cujas nervuras são formadas por uma peneira de metal, sendo que essa peça de inserção pode ser integrada na carcaça de montagem adicionalmente a ou no lugar de partes integradas mostradas nas figuras 2, 3, 5, 6 e 7, e/ou adicionalmente a ou no lugar do retificador de fluxo mostrado nas figuras 9 e 10.
A figura 12 mostra uma peça de inserção de funcionamento comparável com a da figura 11 em uma vista de cima (figura 12a) e em um corte longitudinal (figura 12b), sendo que a peça de inserção - à semelhança à da figura 11 - no caso também possui uma peneira de metal orientada transversalmente à direção do fluxo.
A figura 13 mostra duas partes integradas de um dispositivo de regulação de jato em uma vista de cima, sendo que as nervuras e os pontos de cruzamento dessas partes integradas vizinhas são alinhados entre si.
A figura 14 mostra um regulador de jato em um corte longitudinal parcial que no interior da sua carcaça de regulador de jato não precisa de nenhum dispositivo de regulação de jato.
A figura 15 mostra em um corte longitudinal parcial um regulador de jato integrado em um bocal de saída cuja parte de carcaça em forma de bucha é feita de um material elástico.
A figura 16 mostra um regulador de jato semelhante ao da figura 1, cujo dispositivo de pulverização de jato no caso é executado como chicana.
A figura 1 mostra uma peça de inserção sanitária que pode ser integrada no bocal de saída de uma guarnição de saída sanitária. No caso, a peça de inserção é executada como regulador de jato 1 que serve para gerar um jato de água homogêneo, efervescente macio que não respinga. Para tal, o regulador de jato 1 possui um dispositivo de pulverização de jato 2 que é executado como placa perfurada e que divide a corrente de água que entra em um grande número de jatos individuais. A placa perfurada 2 possui para tal um número correspondente de aberturas de passagem 3 que vão adelga-çando-se pelo menos a partir de um segmento das aberturas do lado de entrada em direção da corrente de preferência conicamente. Para que nenhuma partícula de sujeira entre na peça de inserção 1 podendo causar interferências no funcionamento, no lado de entrada é prevista uma peneira adicional 17.
Um dispositivo de regulação de jato 4 é conectado em série em direção do fluxo com o dispositivo de pulverização de jato constituída pela placa perfurada 2. Esse dispositivo de regulação de jato 4 deve frear fortemente os jatos individuais vindos do dispositivo de pulverização de jato 2, dividir os mesmos em mais jatos individuais e, caso necessário, favorecer um acréscimo de ar, para finalmente obter um jato de água efervescente macio. O dispositivo de regulação de jato 4 possui para tal duas partes integradas 5a, 5b que podem ser integradas na carcaça de montagem 6 com uma distância entre si.
Na figura 1 é visível que a carcaça de montagem 6 é executada em duas partes e possui duas partes de carcaça 7, 8 que podem engatar uma na outra de modo separável. Nisso, a parte da carcaça no lado de entrada 7 é unida inteiriçamente com a placa perfurada 2, isto é, de modo firme e separável. Essas partes de carcaça 7, 8 são unidas uma com a outra de modo separável em um plano de separação orientado transversalmente à direção de entrada. Uma vez que também uma placa perfurada 2 relativamente fina é unida na sua circunferência com a parte da carcaça no lado de entrada 7 de modo seguro e firme, não é de se esperar nenhuma deformação da placa perfurada 2 que prejudique o funcionamento, nem com temperaturas de água quentes e pressões de água altas. Uma vez que a placa perfurada 2 é retida de modo firme e inseparável na parede interna da carcaça, e uma vez que lá não é necessário nenhum flange anelar servindo de apoio para a placa perfurada, o regulador de jato 1 pode ser executado com um diâmetro de carcaça relativamente pequeno também em caso de rendimentos de passagem altos, que no estado da arte conhecido somente seria possível em reguladores de jato com um rendimento de passagem pequeno. Em virtude da placa perfurada 2 firmemente unida à carcaça de montagem 6 a carcaça de montagem 6 sofre um reforço radial que torna a carcaça de montagem 6 em forma de bucha mais resistente à ruptura e mais estável na forma. Já que a carcaça de montagem consiste em pelo menos duas partes de carcaça 7, 8 que podem ser unidas uma com a outra de modo separável, assim mesmo o dispositivo de regulação de jato 4 conectado em série atrás de placa perfurada 2 em sentido de passagem e outras unidades funcionais por ventura necessárias podem ser integradas na carcaça de montagem 6. Portanto, o regulador de jato 1 é caracterizado por uma alta estabilidade de forma, tendo ao mesmo tempo um dispêndio de fabricação pequeno. Uma vez que o regulador de jato 1 pode ser executado, também em caso de rendimentos de passagem altos, com um diâmetro de carcaça relativamente pequeno, é possível utilizar também a mesma carcaça de montagem 6 para diferentes classes de passagem. Contanto que diferentes rendimentos de passagem exigem uma adaptação correspondente do regulador de jato 1, a mesma será possível graças à substituição dos dispositivos de regulação de jato e unidades funcionais semelhantes conectados em série com a placa perfurada 2.
Na figura 1 torna-se visível que a parte de carcaça no lado de saída 8 possui uma forma de bucha e que nessa parte de carcaça 8 as partes integradas 5a e 5b do dispositivo de regulação de jato 4 podem ser encaixadas até um esbarro de encaixe 9. De uma comparação das figuras 2 a 8 e especialmente das figuras 4 e 7 torna-se claro que as partes integradas 5a e 5b possuem cada uma nervuras 11 que se cruzam nos pontos de cruzamento 10, sendo que com as aberturas de passagem 12 de uma dessas partes integradas são conectados em série os pontos de cruzamento 10 da peça de inserção 5b vizinha em direção de passagem, ao passo que ao mesmo tempo com as aberturas de passagem 12 da peça de inserção no lado de saída 5b são conectados em série os pontos de cruzamento 10 da peça de inserção no lado de entrada 5a vizinha em sentido de passagem.
O jato de água que corre para a peça de inserção 1 realizada como regulador de jato é dividido em cada ponto de cruzamento 10 da peça de inserção no lado de entrada 5a em vários jatos individuais. Esses jatos individuais são novamente divididos nos pontos de cruzamento 10 da peça de inserção 5b conectada em série em sentido de passagem em um grande número de outros jatos individuais. O dispositivo de regulação de jato 4 do regulador de jato 1 é caracterizado, com a disposição em cascada dos pontos de cruzamento 10 das suas partes integradas 5a e 5b, por uma frenagem especialmente eficiente do jato de água que entra, também na menor superfície de seção transversal.
O dispositivo de regulação de jato 4 do regulador de jato 1 aqui apresentado possui uma construção modular; ao dispositivo de regulação de jato 4 são conjugadas várias partes integradas 5 que podem ser seletivamente combinadas. As partes integradas 5a e 5b mostradas nas figuras 2 e 3 possuem nervuras 11 em forma de grade. As estruturas de grade dessas partes integradas 5a e 5b são dispostos de modo deslocado uma da outra em aproximadamente 45°, sendo que a peça de inserção 5b mostrada na figura 3 possui uma distância de grade menor em comparação com a peça de inserção 5a da figura 2. Através de deformações de orientação de posição 13 na borda de circunferência externa das partes integradas 5a e 5b que cooperam com deformações complementares, orientadas em direção longitudinal na circunferência interna da carcaça da parte de carcaça 8, é sempre garantida uma disposição exata das partes integradas 5 entre si na carcaça de montagem 6.
Ao passo que a peça de inserção no lado de entrada 5c mostrada na figura 5 possui um sistema de nervuras radiais 11’, que se cruzam nos pontos de cruzamento com um sistema de nervuras 11” perimetrais concêntricas e anelares, a peça de inserção 5d no lado de saída mostrada na figura 6 possui nervuras 11 que cruzam em forma de estrela ou de rede. As nervuras 11 de cada peça de inserção 5 executada em forma de placa são dispostas em um plano que é orientado transversalmente à direção de passagem.
Na figura 1 é visível que um retificador de fluxo 14 é conectado em série com o dispositivo de regulação de jato 4 na extremidade de saída da carcaça de montagem 6. Comparando-se as figuras 9 e 10, nota-se que esse retificador de fluxo 14, onde a largura de abertura das aberturas de passagem 15 é menor do que a altura em direção de passagem, por exemplo, em forma de favo (figura 9) ou em forma de segmento de círculo (figura 10), pode possuir aberturas de passagem 15.
Nas figuras 11 e 12 são mostradas partes integradas possuindo uma peneira de metal em forma de grade que no caso servem de retificado-res de fluxo.
Na figura 13 é mostrado que o dispositivo de regulação de jato 4 também pode possuir duas partes integradas 5a, 5b vizinhas cujas nervuras 11 e pontos de cruzamento 10 são alinhados. Nisso torna-se claro da figura 13 que as partes integradas 5a e 5b de tal dispositivo de regulação de jato 4 também podem ter uma construção idêntica, que faz com que o dispêndio de fabricação seja reduzido mais ainda. Do mesmo modo como nas figuras 4 e 8, também na figura 13 os círculos em negrito indicam que as aberturas de passagem da placa perfurada 2 ficam alinhadas com os pontos de cruzamento 10 de pelo menos uma peça de inserção conectada em série em direção de passagem. Os círculos em negrito na figura 13 ilustram o ponto de encontro dois jatos individuais vindos do dispositivo de pulverização de jato 2 nos pontos de cruzamento 10 da peça de inserção 5a.
Da figura 14 é visível que o regulador de jato 1 em caso de necessidade também pode ser utilizado sem um dispositivo de regulação de jato conectado em série com o dispositivo de pulverização de jato 2. No caso, o dispositivo de pulverização de jato 2 do regulador de jato 1 mostrado na figura 14 não é executado como placa perfurada, e sim possui uma chicana 18 central que no lado da borda possui aberturas de passagem 19 radialmente orientadas. Essas aberturas de passagem 19 radialmente orientadas dirigem-se para uma parede circunferencial 20 que é aberta para o lado de saída e que cerca a uma distância a chicana 18. Ao passo que a primeira parte da carcaça 7 é unida com o dispositivo de pulverização de jato 2, na segunda parte de carcaça 8 no seu lado frontal de saída apenas é previsto um retificador de fluxo 14 em forma de favo que pode ser inserido na parte de carcaça 8 a partir do lado de entrada até um apoio no lado da borda.
A figura 15 mostra um regulador de jato 1 que se encontra em um bocal de saída 21 cuja carcaça externa em forma de bucha consiste em duas partes de carcaça 7, 8 que podem ser engatadas de modo separável uma com a outra. No caso, a parte da carcaça no lado de entrada 7 com a placa perfurada 2 é unida inteiriçamente e, portanto, de modo firme e inseparável. Ao passo que a parte da carcaça no lado de entrada 7 consiste em um material sintético relativamente firme, a parte de carcaça 8 no lado da saída é feita de um material elástico e possui uma superfície macia e repelente de água. Uma vez que a parte de carcaça 8 também na área da sua abertura de saída de água e, portanto na área do retificador de fluxo 14 lá previsto possui uma superfície que repele a água, o regulador de jato mostrado na figura 15 destaca-se por o retificador de fluxo 14 no lado de saída ser livre de cal. Uma vez que a parte de carcaça 8 no lado da saída é feita de borracha, silicone ou um elastômero termoplástico, portanto, possuindo uma superfície elástica e macia, especialmente as calcificações ou partículas de sujeira depositadas no retificador de fluxo 14 podem com facilidade ser removidas manualmente. Para facilitar mais ainda a limpeza manual do regulador de jato 1 pode ser vantajoso quando o regulador de jato 1 com uma área parcial no lado da saída projeta-se pelo menos um pouco para além do bocal de saída 21.
Conforme se torna claro da figura 15, a parte da carcaça no lado de entrada 7 e a parte de carcaça 8 do lado da saída são mantidas juntas de modo separável por meio de uma junção de engate. Para impedir que a parte de carcaça 8 no lado da saída pode ser removida axialmente da parte da carcaça no lado de entrada 7, os ressaltos de apoio, onde as duas partes de carcaça 7, 8 entram em contato são executados de tal modo que podem ser absorvidas forças suficientemente grandes. Além disso, a parte de carcaça 8 no lado da saída é reforçada por meio de nervuras longitudinais 22 radiais na área do retificador de fluxo 14, isto é, que são distribuídas uniformemente na área da abertura de saída. Em virtude das nervuras longitudinais 22 previstas na parte de carcaça 8 elástica que se encostam muito estreitamente no contorno interno do bocal de saída 21 impede-se que a parte de carcaça 8 pode expandir-se, podendo ser retirada da parte da carcaça no lado de entrada 7. De qualquer modo, as forças axiais geradas pela pressão da á-gua, agindo sobre a parte de carcaça 8 elástica são relativamente fracas, já que a pressão da água na placa perfurada que serve como dispositivo de pulverização de jato 2 já é decomposta quase que completamente na parte da carcaça 7.
Na figura 15 é visível que a parte de carcaça 8 no lado da saída na área da abertura de saída da água possui uma contratação 23 que gera um estreitamento da seção transversal de passagem. Em virtude desse estreitamento da seção transversal de passagem consegue-se uma calibração do jato de água que sai e uma homogeneização do jato. A contração 23 é prevista na área da abertura de saída da água, isto é, em uma área, que é conectada em série a eventuais contornos de interferência em direção de passagem. Devido á calibração do jato de água, um jato homogêneo que não respinga é bastante favorecido.
A figura 16 mostra um regulador de jato 1 comparável com o da figura 1. Ao passo que o regulador de jato mostrado na figura 1 possui uma placa perfurada como dispositivo de pulverização de jato 2, o dispositivo de pulverização de jato 2 do regulador de jato mostrado na figura 16 é executado como chicana. A utilização de um dispositivo de pulverização de jato realizado como chicana é vantajosa, quando o desenvolvimento de ruído ligado a isso pode ser negligenciado em favor de uma frenagem especialmente eficiente do fluxo de líquido que chega. Do corte longitudinal parcial na figura 16 torna-se claro que a corrente de líquido que chega se choca contra em um plano de placa 26 que é disposta transversalmente em relação à direção de entrada ou o eixo longitudinal do regulador de jato. A partir desse plano de placa 26 a corrente de líquido vai em direção radial para as aberturas de passagem 27 que são previstas na parede circunferencial que entorna o plano de placa 26. A corrente de líquido que nas aberturas de passagem 27 é dividida em jatos individuais pode em seguida continuar fluindo para o dispositivo de regulação de jato 4 e/ou para o retificador de fluxo 14 que são conectados em série com o dispositivo de pulverização de jato 2 em direção da passagem.
O regulador de jato mostrado na figura 16 também possui uma carcaça de montagem 6 que é dividida em duas partes de carcaça 7, 8 que podem ser unidas de modo separável. Ao passo que a parte da carcaça no lado de entrada 7 é unida de modo firme e não separável ao dispositivo de pulverização de jato 2 executado como chicana, duas partes integradas são inseridas na parte de carcaça 8 em forma de bucha do lado de saída, ambas possuem aberturas de passagem em forma de favos. Ao passo que a peça de inserção 5 no lado de entrada relativamente fina e com aberturas de passagem pequenas serve como dispositivo de regulação de jato, a peça de inserção no lado da saída mais grossa e dotada de aberturas de passagem maiores constitui um retificador de fluxo que une os jatos individuais para formar um jato homogêneo. No caso, a peça de inserção no lado de saída que constitui o retificador de fluxo se apoia em uma borda circunferencial 28 radial da parte de carcaça 8 ao passo que a peça de inserção 5 no lado de entrada se apóia na peça de inserção no lado de saída com um distanciador 29 central.

Claims (24)

  1. Regulador de jato (1), que apresenta no interior de uma carcaça de montagem (6) um dispositivo de pulverização de jato (2) em forma de placa perfurada, o qual possui montado a jusante um dispositivo de regulação de jato (4), que apresenta pelo menos duas peças de inserção (5) posicionáveis dentro da carcaça de montagem (6), que possuem nervuras (11) orientadas transversalmente em relação à direção de passagem que entre si delimitam aberturas de passagem (12), caracterizado pelo fato de que a carcaça de montagem (6) é dividida em pelo menos duas partes de carcaça (7, 8), que podem ser juntadas uma com a outra em um plano de separação orientado transversalmente em relação à direção de passagem, sendo que o dispositivo de pulverização de jato (2) é inteiriçamente unido com uma parte da carcaça (7) conjugada, onde uma parte de carcaça (8) no lado de saída é feita em forma de bucha e que nessa parte de carcaça (8) pode ser embutida pelo menos duas peça de inserção (5) do dispositivo de regulação de jato (4), onde as pelo menos duas peça de inserção (5) podem ser inseridas na parte da carcaça (8) conjugada ao dispositivo de regulação de jato (4) a partir do lado de entrada até um esbarro de encaixe (9) ou um apoio, e onde as nervuras (11) das pelo menos duas peça de inserção (5) vizinhas estão dispostas em forma de grade ou de rede, cruzando-se nos pontos de cruzamento (10).
  2. Regulador de jato de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as partes de carcaça (7, 8) da carcaça de montagem (6) podem ser engatadas uma na outra de modo separável.
  3. Regulador de jato de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de regulação de jato (4) do regulador de jato (1) é feito em construção modular e que a ele são conjugadas várias partes integradas (5a, 5b, 5c, 5d, 5e) que podem ser seletivamente combinadas uma com a outra.
  4. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma peça de inserção (5) do dispositivo de regulação de jato (4) é de tal modo disposta em relação ao dispositivo de regulação de jato que os jatos individuais gerados no dispositivo de pulverização de jato vão ao encontro de pontos de cruzamento (10) da pelo menos uma peça de inserção (5).
  5. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que as nervuras (11) e os pontos de cruzamento (10) das pelo menos duas partes integradas (5a, 5b) vizinhas são alinhadas entre si.
  6. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que pelo menos duas partes integradas (5a, 5b) têm uma construção idêntica.
  7. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que os pontos de cruzamento (10) da peça de inserção (5b, 5e) vizinha são conectados em série em direção de passagem com as aberturas de passagem (12) de uma dessas partes integradas (5a, 5c).
  8. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma peça de inserção (5) no lado de entrada e/ou no lado de saída é disposta em um plano orientado de preferência transversalmente à direção de passagem.
  9. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma peça de inserção (5a, 5b) no lado de entrada e/ou de saída é feita em forma de grade e possui dois sistemas que se cruzam de nervuras de grade paralelas.
  10. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que uma peça de inserção (5c) no lado de entrada e/ou de saída possui um sistema de nervuras radiais (11’) que se cruzam nos pontos de cruzamento com um grupo de nervuras (11”) perimetrais concêntricas e anelares.
  11. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que uma peça de inserção (5d) no lado de entrada e/ou de saída possui nervuras (11) que se cruzam em forma de estrela ou de rede.
  12. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que as partes integradas (5) são realizadas em forma de placas.
  13. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de regulação de jato (4) a-presenta um retificador de fluxo (14) instalado a jusante, que apresenta aberturas de passagem (15), a largura de abertura das aberturas de passagem (15) é menor do que a altura em direção de passagem.
  14. Regulador de jato de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o retificador de fluxo (14) é disposto na extremidade de saída da carcaça de montagem (6).
  15. Regulador de jato de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizado pelo fato de que o retificador de fluxo (14) é inteiriçamente u-nido com a carcaça de montagem (6) ou pode ser inserida como uma peça de inserção separada na carcaça de montagem (6).
  16. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelo fato de que o retificador de fluxo (14) possui aberturas de passagem (15) retangulares, em forma de segmento de círculo ou em forma de favos.
  17. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 13 a 16, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de regulação de jato e/ou o retificador de fluxo (14) possuem pelo menos uma peneira de metal.
  18. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato de que a parte de carcaça (8) no lado de saída possui pelo menos na área da abertura de saída de água uma superfície de água macia e/ou que repele a água.
  19. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo fato de que a parte de carcaça (8) no lado de saída pelo menos na área da abertura de saída de água é feita de um material e-lástico.
  20. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 19, caracterizado pelo fato de que a parte de carcaça (8) no lado de saída é feita essencialmente de um material elástico e/ou de um material com uma superfície macia ou que repele a água.
  21. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que a parte de carcaça (8) no lado de saída é reforçada com a ajuda de nervuras longitudinais (22) uniformemente distribuídas em direção circunferencial.
  22. Regulador de jato de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que as nervuras longitudinais (22) são previstas pelo menos na área da abertura de saída.
  23. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 1 a 22, caracterizado pelo fato de que a parte de carcaça (8) no lado de saída possui na área da abertura de saída de água pelo menos uma contração (23) ou um estreitamento semelhante da sua seção transversal de passagem.
  24. Regulador de jato de acordo com uma das reivindicações 2 a 23, caracterizado pelo fato de que a parte de carcaça (8) no lado de saída pode ser unida com a parte da carcaça no lado de entrada (7) vizinha de preferência através de uma junção de engate sobretudo perimetral.
BRPI0313481-4A 2002-10-04 2003-09-26 regulador de jato BRPI0313481B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10246333.6 2002-10-04
DE10246333A DE10246333B4 (de) 2002-10-04 2002-10-04 Strahlregler
PCT/EP2003/010726 WO2004033807A1 (de) 2002-10-04 2003-09-26 Strahlregler

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0313481B1 true BRPI0313481B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=32038252

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0313481-4A BRPI0313481B1 (pt) 2002-10-04 2003-09-26 regulador de jato
BR0313481-4A BR0313481A (pt) 2002-10-04 2003-09-26 Regulador de jato

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR0313481-4A BR0313481A (pt) 2002-10-04 2003-09-26 Regulador de jato

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7661608B2 (pt)
EP (1) EP1470298B1 (pt)
JP (1) JP2006502327A (pt)
KR (1) KR101132477B1 (pt)
CN (1) CN100400756C (pt)
AT (1) ATE547572T1 (pt)
AU (1) AU2003270278A1 (pt)
BR (2) BRPI0313481B1 (pt)
DE (1) DE10246333B4 (pt)
DK (1) DK1470298T3 (pt)
ES (1) ES2383357T3 (pt)
PT (1) PT1470298E (pt)
SI (1) SI1470298T1 (pt)
WO (1) WO2004033807A1 (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8919680B2 (en) 2002-10-22 2014-12-30 Neoperl Gmbh Functional plumbing unit
DE102004018749B4 (de) * 2004-04-17 2006-04-27 Neoperl Gmbh Auslaufelement für eine Sanitärarmatur
JP2006030528A (ja) 2004-07-15 2006-02-02 Oki Data Corp 無端状ベルト搬送体および画像形成装置
DE102004040082A1 (de) 2004-08-19 2006-02-23 Hansa Metallwerke Ag Wasserauslaufmundstück für den Wasserauslauf eines Wasserhahns
DE102004056074A1 (de) * 2004-11-15 2006-05-18 Hansgrohe Ag Strahlaustrittselement für Sanitärarmaturen
DE102005001419B3 (de) 2005-01-12 2006-05-24 Neoperl Gmbh Strahlregler
USD529588S1 (en) * 2005-03-21 2006-10-03 Neoperl Gmbh Flow regulator
CN101175888A (zh) * 2005-05-18 2008-05-07 纽珀有限公司 卫生配件,即用于流动的流体介质的射流调节器或射流形成器,用于制造这种卫生配件的方法以及这种卫生配件的应用
DE102006009828B3 (de) * 2006-03-01 2007-06-21 Neoperl Gmbh Strahlregler
CN101548053B (zh) * 2006-12-06 2013-01-16 纽珀有限公司 卫生用嵌入式元件
DE102007047112B4 (de) * 2007-10-01 2014-12-31 Neoperl Gmbh Strahlregler
US8104650B2 (en) * 2008-06-06 2012-01-31 Pibed Ltd. Anti drip device for liquid dispensers
US7806348B2 (en) * 2008-06-25 2010-10-05 Bradley Fixtures Corporation Showerhead for emergency fixture
US8490895B2 (en) 2008-06-25 2013-07-23 Bradley Fixtures Corporation Showerhead for emergency fixture
DE102009010630B4 (de) * 2009-02-26 2014-08-07 Neoperl Gmbh Strahlregler
CA2777241C (en) * 2009-10-15 2016-08-23 Niagara Conservation Corp. Aeration device
DE102010007871B4 (de) * 2010-02-13 2015-02-05 Neoperl Gmbh Strahlregler
US9534361B2 (en) 2010-03-23 2017-01-03 Neoperl Gmbh Jet regulator
DE102010012326B4 (de) * 2010-03-23 2015-10-01 Neoperl Gmbh Strahlregler
DE102010055459A1 (de) * 2010-05-27 2011-12-01 Neoperl Gmbh Sanitärer Auslaufeinsatz
DE102011107858A1 (de) * 2011-07-01 2013-01-03 Khs Gmbh Gassperre sowie Füllelement mit wenigstens einer Gassperre
CN102359154B (zh) * 2011-08-04 2013-03-27 厦门松霖科技有限公司 气水混合起泡器
USD669555S1 (en) 2011-12-02 2012-10-23 Bradley Fixtures Corporation Flow control device
CN104838979B (zh) * 2015-05-30 2017-10-17 潍坊友容实业有限公司 园林灌溉装置
DE202015006618U1 (de) * 2015-09-18 2016-12-21 Neoperl Gmbh Strahlregler
DE102016218917B3 (de) * 2016-09-29 2018-01-11 Hansgrohe Se Strömungsdrossel und Sanitärbrause
CN107393849B (zh) * 2017-08-14 2023-07-04 通威太阳能(安徽)有限公司 一种喷涂式刻蚀槽用限喷装置

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3229916A (en) * 1961-05-09 1966-01-18 Elie P Aghnides Aerators having enlarged stream outlets
US3105641A (en) * 1961-09-29 1963-10-01 Curcio Michael Anti-splash gasoline pump nozzle adapter
FR1387318A (fr) * 1963-12-20 1965-01-29 Brise-jet
US3334818A (en) 1965-09-22 1967-08-08 Alfred M Moen Swivel spray aerators
IT953065B (it) 1970-07-20 1973-08-10 Knapp Alfons Dispositivo perfezionato per aerea re un getto d acqua
US3730440A (en) 1971-09-20 1973-05-01 American Standard Inc Laminar-flow spout-end devices
DE3000799A1 (de) * 1980-01-11 1981-07-16 Dieter Wildfang KG, 7840 Müllheim Strahlregler zum anschluss an sanitaer-armaturen o.dgl.
JPS6014835Y2 (ja) * 1980-04-26 1985-05-11 オムニ プロダクツ インコ−ポレイテド 水道蛇口用整流器
WO1983001266A1 (en) * 1981-10-02 1983-04-14 Aghnides, Elie, P. Concealed, liquid flow aerator
DE3404662A1 (de) * 1984-02-10 1985-08-14 Hans Grohe Gmbh & Co Kg, 7622 Schiltach Wasserstrahlbeluefter fuer sanitaer-armaturen und dergleichen
US4730786A (en) * 1984-08-15 1988-03-15 Nelson Walter R Low noise, flow limiting, laminar stream spout
JPH038940A (ja) * 1989-06-06 1991-01-16 Toto Ltd 泡沫吐水口
JPH0313633A (ja) * 1989-06-08 1991-01-22 Toto Ltd 定流量泡沫吐水口
DE4029183A1 (de) * 1990-09-14 1992-03-19 Dieter Kuhn Durchflussregler
WO1995006787A1 (de) * 1993-09-02 1995-03-09 Ruther-Entwicklungsbüro Siebanordnung zur erzeugung eines perlenden wasserstrahles
EP0721031A1 (en) * 1994-12-29 1996-07-10 Agroteam Consultants Ltd. Aerator for water taps
DE19510734C2 (de) * 1995-03-24 2003-01-23 Wildfang Dieter Gmbh Einbauteile-Garnitur zum Einbau in ein Auslauf-Mundstück
JP3469353B2 (ja) * 1995-05-15 2003-11-25 株式会社ニフコ 泡沫栓及び泡沫栓の製造方法
JPH1025779A (ja) * 1996-07-10 1998-01-27 Inax Corp 自動水栓
DE29704286U1 (de) 1996-10-11 1997-04-30 Wildfang Dieter Gmbh Sanitäre Auslaufvorrichtung
DE19642055C2 (de) * 1996-10-11 1998-09-10 Wildfang Dieter Gmbh Strahlregler
WO1998016695A1 (de) * 1996-10-11 1998-04-23 Dieter Wildfang Gmbh Strahlregler
DE19647798C2 (de) * 1996-11-19 1999-04-08 Wildfang Dieter Gmbh Verfahren zum Herstellen eins Strahlreglers sowie Strahlregler
DE19852411A1 (de) * 1998-11-13 2000-05-18 Grohe Kg Hans Wasserstrahlbelüfter
DE19937402A1 (de) * 1999-08-07 2001-02-15 Wildfang Dieter Gmbh Sanitäres Einbauteil
DE20006163U1 (de) * 2000-04-04 2000-07-06 Wildfang Dieter Gmbh Strahlregler
DE10027986B4 (de) 2000-06-06 2007-02-22 Neoperl Gmbh Sanitäres Einbauteil
DE10027987B4 (de) 2000-06-06 2005-12-22 Neoperl Gmbh Strahlregler
DE20010101U1 (de) * 2000-06-06 2000-08-31 Wildfang Dieter Gmbh Sanitäres Einbauteil
JP2002106008A (ja) * 2000-10-03 2002-04-10 Satsuki Kk 整流板の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
SI1470298T1 (sl) 2012-07-31
ATE547572T1 (de) 2012-03-15
JP2006502327A (ja) 2006-01-19
WO2004033807A1 (de) 2004-04-22
CN100400756C (zh) 2008-07-09
DE10246333A1 (de) 2004-04-22
KR101132477B1 (ko) 2012-03-30
EP1470298B1 (de) 2012-02-29
PT1470298E (pt) 2012-06-01
US7661608B2 (en) 2010-02-16
CN1678798A (zh) 2005-10-05
AU2003270278A1 (en) 2004-05-04
DE10246333B4 (de) 2008-06-19
BR0313481A (pt) 2005-06-21
DK1470298T3 (da) 2012-06-18
KR20050049507A (ko) 2005-05-25
ES2383357T3 (es) 2012-06-20
US20060102750A1 (en) 2006-05-18
EP1470298A1 (de) 2004-10-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0313481B1 (pt) regulador de jato
ES2746047T3 (es) Elemento de instalación sanitario
JP4201351B2 (ja) 噴流調整器
PT1836356E (pt) Regulador de jacto
US5242119A (en) Laminar spout attachment
US5159958A (en) Chemical eductor with integral elongated air gap
CN102036643B (zh) 一种紧急洗眼装置
CN107923164B (zh) 射流调节器
PL189904B1 (pl) Pisuar
CN110435815A (zh) 船舶的下水道箅子装置
CN112261979B (zh) 线上型过滤器
KR20150118958A (ko) 양변기 세척 시스템
JP6837827B2 (ja) 排水トラップ
JP7144965B2 (ja) 間接排水用継手及び機器設置構造
KR20090118264A (ko) 오메가형 여과망이 설치된 스트레이너
CN113309189A (zh) 水栓装置
AU744070B2 (en) An improved irrigation sprinkler
WO2006079687A1 (en) Vacuum sewer system
CN212236300U (zh) 一种自动清洁排污装置
JP3243158U (ja) 単方向排水防臭のマンホール/キャッチベースン防護装置
JP6639803B2 (ja) 合流ます
KR200417835Y1 (ko) 정수기
DE102011122957B3 (de) Sanitäres Einbauteil
JP2000160622A (ja) 排水装置

Legal Events

Date Code Title Description
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2741 DE 18-07-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.