PT1470298E - Regulador de jacto - Google Patents

Regulador de jacto Download PDF

Info

Publication number
PT1470298E
PT1470298E PT03750640T PT03750640T PT1470298E PT 1470298 E PT1470298 E PT 1470298E PT 03750640 T PT03750640 T PT 03750640T PT 03750640 T PT03750640 T PT 03750640T PT 1470298 E PT1470298 E PT 1470298E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
jet
parts
receptacle
jet regulator
regulator according
Prior art date
Application number
PT03750640T
Other languages
English (en)
Inventor
Hermann Grether
Original Assignee
Neoperl Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=32038252&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1470298(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Neoperl Gmbh filed Critical Neoperl Gmbh
Publication of PT1470298E publication Critical patent/PT1470298E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03CDOMESTIC PLUMBING INSTALLATIONS FOR FRESH WATER OR WASTE WATER; SINKS
    • E03C1/00Domestic plumbing installations for fresh water or waste water; Sinks
    • E03C1/02Plumbing installations for fresh water
    • E03C1/08Jet regulators or jet guides, e.g. anti-splash devices
    • E03C1/084Jet regulators with aerating means
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03CDOMESTIC PLUMBING INSTALLATIONS FOR FRESH WATER OR WASTE WATER; SINKS
    • E03C1/00Domestic plumbing installations for fresh water or waste water; Sinks
    • E03C1/02Plumbing installations for fresh water
    • E03C1/08Jet regulators or jet guides, e.g. anti-splash devices

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)
  • Domestic Plumbing Installations (AREA)
  • Jet Pumps And Other Pumps (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)

Description

ΡΕ1470298 1 DESCRIÇÃO "REGULADOR DE JACTO" 0 invento diz respeito a um regulador de jacto que exibe no interior de um seu receptáculo para a montagem interna de peças um dispositivo de fraccionamento do jacto configurado como placa perfurada, a que se sucede, do lado de efluxo, um dispositivo de regulação do jacto, o qual se compõe de pelo menos duas peças encaixáveis no referido receptáculo, peças essas que exibem barretas dispostas perpendicularmente à direcção de fluxo, as quais delimitam furos de passagem do fluxo.
Em DE 30 00 799 AI é dado a conhecer um regulador de jacto deste tipo. Este regulador de jacto conhecido, que pode ser montado na tubuladura de saida da água de um acessório sanitário, exibe no interior do receptáculo para a montagem interna de peças um dispositivo de fraccionamento do jacto configurado como placa perfurada que divide o jacto de água afluente numa multiplicidade de fios de água individuais. Estes fios de água individuais - eventualmente depois de misturados com ar - são transformados por um dispositivo de regulação do jacto num jacto de água homogéneo, perlado e suave que não salpica.
Neste regulador de jacto conhecido, a placa per- 2 ΡΕ1470298 furada que serve de dispositivo fraccionador do jacto foi configurada como peça em plástico independente que pode ser encaixada no receptáculo para a montagem interna de peças pelo lado do afluxo deste. Para que o jacto de água afluente possa ser convenientemente fraccionado pela placa perfurada em fios de água individuais, é desejável que a extensão axial dos furos de passagem do fluxo exibidos pela placa perfurada seja relativamente curta e por conseguinte que a espessura da referida placa seja correspondentemente diminuta. Contudo, uma vez que a placa perfurada, cujo plano é perpendicular à direcção de passagem do fluxo, também pode estar sujeita a pressões de água elevadas e uma vez que a placa perfurada, fabricada em plástico, tende - em particular quando a sua espessura é diminuta e as temperaturas da água são altas - a sofrer deformações que afectam o seu funcionamento, é obrigatório que esta placa perfurada possua uma espessura minima.
Uma vez que, no interior do receptáculo para a montagem interna de peças, a placa perfurada irá ficar apoiada sobre uma flange anular correspondente, este regulador de jacto conhecido exibe adicionalmente um diâmetro comparativamente grande, o que obriga a que a tubuladura de sarda da água do acessório sanitário possua um diâmetro mínimo correspondentemente grande. 0 investimento associado à conciliação destes requisitos parcialmente contraditórios torna-se ainda maior pelo facto de serem aconselháveis formas eventualmente distintas de execução deste regulador de jacto composto por múltiplos 3 ΡΕ1470298 componentes para classes distintas de caudal.
Em DE-U-200 06 163 foi dado a conhecer um regulador de jacto cujo receptáculo para a montagem interna de componentes se encontra subdividido em duas partes conectáveis entre si. No interior do receptáculo deste regulador de jacto conhecido foi montado um rectificador do fluxo, a que se sucede segundo a direcção de fluxo um dispositivo de homogeneização. Enquanto que o rectificador do fluxo alinha segundo uma mesma direcção de fluxo os fios de água individuais que afluem à secção transversal do fluxo, o dispositivo de homogeneização transforma em seguida estes fios de água com o mesmo sentido num jacto de água homogéneo, perlado e suave que não salpica. 0 referido rectificador do fluxo, que é comparativamente grande e cujos furos de passagem do fluxo são, em comparação com os do dispositivo de homogeneização que lhe sucede, consideravelmente maiores, encontra-se firme e indissociavelmente ligado à parte do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado do afluxo.
Uma vez que o rectificador do fluxo destinado ao alinhamento dos fios de água individuais também tem em regra de possuir uma extensão longitudinal axial comparativamente grande, em consequência do que a placa que o constitui exibe uma espessura correspondente grande, o rectificador do fluxo em forma de placa provida de furos de passagem do fluxo que integra o regulador de jacto dado a conhecer em DE-U-200 06 163 é suficientemente estável para poder su- 4 ΡΕ1470298 portar pressões de água, inclusive elevadas, sem recurso a medidas adicionais. Uma vez que não é provido de um dispositivo fraccionador do jacto, o regulador de jacto dado a conhecer em DE-U-200 06 163, representativo do estado da arte, também não apresentava os problemas atrás referidos que afligem o dado a conhecer em DE-30 00 799 AI.
Em DE 100227987-A também foi dado a conhecer um regulador de jacto que exibe um dispositivo de fracciona-mento do jacto configurado como placa perfurada. No recep-táculo para a montagem interna de peças foram dispostas peças encaixáveis que exibem barretas transversais.
Por conseguinte, subjazia ao presente invento a tarefa de conceber um regulador de jacto do tipo referido no inicio, mas caracterizado por ser formalmente muito estável, inclusive quando fossem diminutos os diâmetros do receptáculo, apesar de poder ser fabricado a baixo custo.
De acordo com o invento, este objectivo foi alcançado com um regulador de jacto do tipo mencionado no inicio em que o receptáculo para a montagem interna de peças se encontra subdividido em pelo menos duas partes que podem ser ligadas entre si num plano separador perpendicular à direcção de afluxo; em que uma parte do referido receptáculo situada do lado de afluxo se encontra firme e indissociavelmente ligada ao dispositivo fraccionador do jacto; em que uma parte do referido receptáculo situada do lado de efluxo, na qual podem ser encaixadas as pelo menos 5 ΡΕ1470298 duas peças encaixáveis do dispositivo de regulação do jacto, possui a forma de uma manga; em que as pelo menos duas peças encaixáveis podem ser encaixadas dentro da parte do referido receptáculo atribuída ao dispositivo de regulação do jacto pelo lado de afluxo deste até ficarem encostadas a um esbarro ou base de apoio; e em que as barretas das pelo menos duas peças encaixáveis estão dispostas em forma de grade ou rede, cruzando-se em nós de cruzamento. 0 receptáculo para a montagem interna de peças do regulador de jacto de acordo com o invento encontra-se subdividido em pelo menos duas partes e, em consequência, em pelo menos uma parte situada do lado do afluxo e outra parte situada do lado do efluxo. Destas duas partes do receptáculo, uma parte situada do lado do afluxo encontra-se firme e indissociavelmente ligada ao dispositivo de frac-cionamento do jacto. Uma vez que até um dispositivo de fraccionamento do jacto frágil, por exemplo uma placa perfurada delgada se encontra ligada pelo seu bordo circundante de forma segura, firme e protegida à referida parte do receptáculo, não é de esperar que ocorram deformações significativas que afectem o funcionamento do dispositivo de fraccionamento do jacto, mesmo para temperaturas e pressões da água elevadas. Uma vez que o dispositivo de fracciona-mento do jacto se encontra firme e indissociavelmente fixado na parede interna do receptáculo, o que dispensa a presença nesse local de uma flange anular a título de sua base de apoio, o regulador de jacto pode, inclusive nos casos em que o caudal é elevado, ser executado por forma a 6 ΡΕ1470298 que o diâmetro do seu receptáculo seja comparativamente pequeno, o que nos reguladores do jacto representativos do estado da arte apenas era possível caso o caudal fosse diminuto. A presença do dispositivo fraccionador do jacto firmemente ligado ao receptáculo para a montagem interna de peças conduz a um reforço radial deste receptáculo em forma de manga, o que o também aumenta genericamente as suas resistência a fracturas e estabilidade formal. Enquanto que nos reguladores do jacto conhecidos em que no receptáculo externo em forma de manga foi montada uma placa perfurada a título de dispositivo fraccionador do fluxo surgem sempre problemas relacionados com a estanqueidade entre a referida placa e o referido receptáculo externo, o regulador de fluxo de acordo com o invento tem a vantagem considerável de evitar a ocorrência destes problemas, dado que o dispositivo fraccionador do jacto e a parte do receptáculo situada do lado do afluxo constituem uma única peça. Contudo, uma vez que se compõe de pelo menos duas partes que podem ser ligadas entre si, o receptáculo para a montagem interna de peças ainda pode acolher no seu interior, a jusante da placa perfurada quando se considera a direcção de fluxo, um dispositivo de regulação do jacto e outras unidades funcionais eventualmente necessárias. 0 regulador de jacto de acordo com o invento caracteriza-se portanto por uma elevada estabilidade formal e um baixo custo de fabrico. 0 regulador de jacto de acordo com o invento exibe no interior do seu receptáculo para a montagem interna de peças um dispositivo de regulação do jacto composto por 7 ΡΕ1470298 pelo menos duas peças encaixáveis no interior do referido receptáculo. Estas pelo menos duas peças encaixáveis exibem barretas dispostas num plano perpendicular à direcção de fluxo, as quais se cruzam em nós, formando grades ou redes. Graças a esta estrutura semelhante a uma grade ou rede, as pelo menos duas peças encaixáveis exibem, dispostas sobre uma secção transversal cuja área até pode ser comparativamente pequena, uma multiplicidade de barretas que fraccio-nam o jacto de água afluente numa multiplicidade de fios de água individuais. Deste modo, e com um baixo custo de produção, torna-se possível alcançar uma misturação eficaz e um jacto regulado, mesmo quando os caudais são elevados e a área da secção transversal atravessada é pequena. Mesmo quando estão presentes em grande número, as barretas deixam-se ordenar em forma de grade ou rede de modo a que os furos de passagem sejam ainda assim suficientemente grandes para deixar passar partículas de sujidade arrastadas pelo fluxo de líquido.
Para aumentar ainda mais a divisão dos fios de água individuais e para melhorar adicionalmente as propriedades de regulação do fluxo, mesmo quando a área da secção transversal é mínima, o invento prevê que as barretas das pelo menos duas peças encaixáveis vizinhas que integram o dispositivo de regulação do jacto estejam dispostas à maneira de uma grade ou rede, cruzando-se em nós. O dispositivo de regulação do jacto componente do regulador de jacto de acordo com o invento exibe portanto duas peças encaixáveis providas de barretas que se cruzam em nós à maneira, 8 ΡΕ1470298 por exemplo, de grades. Nestes nós de cruzamento, cada um dos fios de água individuais é novamente subdividido em diversos fios individuais de forma tão eficaz que, mesmo no caso de serem elevados os caudais que atravessem uma secção transversal comparativamente pequena do regulador de jacto de acordo com o invento, se possa obter uma misturação e uma regulação do jacto eficazes.
Uma vez que o receptáculo para a montagem interna de peças que integra o regulador de jacto de acordo com o invento se encontra dividido em pelos menos duas partes que podem ser ligadas entre si num plano separador perpendicular à direcção de afluxo, o regulador de jacto de acordo com o invento também se deixa, se necessário, configurar de forma modular, o que permite que as unidades funcionais localizadas em pelo menos uma das partes do seu receptáculo sejam substituídas. A jusante do dispositivo fraccionador do jacto foi disposto um dispositivo de regulação do jacto, o qual volta a reunir num jacto homogéneo, perlado e suave os fios de água individuais produzidos pelo dispositivo fraccionador do jacto.
Uma vez que o dispositivo fraccionador do jacto se encontra solidariamente ligado à parte do receptáculo para a montagem interna de peças que lhe foi atribuída, juntamente com a qual constitui portanto uma só peça, aquela das partes deste receptáculo integrante do regulador de jacto de acordo com o invento que fica situada do lado de afluxo pode ser facilmente fabricada enquanto peça moldada 9 ΡΕ1470298 por injecção. Dado que o referido receptáculo se compõe de duas partes que podem ser ligadas entre si num plano separador perpendicular à direcção de afluxo, o regulador de jacto de acordo com o invento caracteriza-se por poder ser fabricado a baixo custo.
Pelo menos duas partes do receptáculo para a montagem interna de peças integrante do regulador de jacto de acordo com o invento podem ser interligadas mediante colagem ou soldadura, por exemplo.
No entanto, as partes do receptáculo para a montagem interna de peças integrante do regulador de jacto de acordo com o invento deixam-se ligar entre si de forma especialmente simples e cómoda caso possam ser dissociavel-mente unidas por encaixe retentivo. 0 dispositivo de regulação do jacto integrante do regulador de jacto pode exibir uma estrutura modular, es-tando-lhe atribuídas diversas peças encaixáveis discricio-nariamente combináveis.
Neste caso, uma forma preferida de execução de acordo com o invento prevê que pelo menos uma peça encai-xável do dispositivo de regulação do jacto esteja disposta em relação ao mesmo de modo a que os fios individuais produzidos pelo dispositivo fraccionador do jacto incidam sobre nós de cruzamento dessa peça encaixável. 10 ΡΕ1470298
Neste caso, uma forma de execução de acordo com o invento prevê que as barretas e os nós de cruzamento das pelo menos duas peças encaixáveis vizinhas estejam mutua-mente alinhadas. Uma vantagem especial de uma tal forma de execução reside no facto de pelo menos duas peças encaixáveis poderem ser idênticas.
Numa outra forma de execução de acordo com o invento, que constitui um seu aperfeiçoamento e se caracteri-za por uma distribuição particularmente eficaz do jacto de água por uma área mínima, foi previsto que aos furos de passagem de uma peça encaixável se sucedam a jusante no que respeita à direcção de fluxo os nós de cruzamento da peça encaixável vizinha.
Numa forma particularmente simples e fabricável a baixo custo de execução de acordo com o invento foi previsto que uma peça encaixável do lado do afluxo e/ou do lado do efluxo fosse configurada como uma grade e exibisse dois conjuntos de barretas paralelas que se cruzam entre si. Adicional ou alternativamente, uma peça encaixável do lado do afluxo e/ou do lado do efluxo pode exibir uma multiplicidade de barretas radiais que, nos nós de cruzamento, se cruzam com uma multiplicidade de barretas concêntricas ou anularmente circundantes. Numa outra porposta de acordo com o invento foi previsto que uma peça encaixável do lado do afluxo e/ou do lado do efluxo exiba barretas que se cruzam em forma de estrela ou de rede. É contudo igualmente concebível que as barretas de pelo menos uma peça encaixável 11 ΡΕ1470298 exibam uma estrutura em forma grade composta por favos.
Nma configuração do regulador de jacto de acordo com o invento, que também economiza espaço segundo a direc-ção axial, fica favorecida se as barretas de pelo menos uma peça encaixável estiverem dispostas num plano preferencialmente perpendicular à direcção de fluxo e, em especial, se as peças encaixáveis possuírem a forma de placas.
Para que os fios de água individuais produzidos pelo dispostivo de regulação do jacto voltem a estar reunidos a jusante num jacto conjunto homogéneo que não salpica, é vantajoso que ao dispositivo de regulação do jacto se suceda um rectificador do fluxo que exiba furos de passagem cuja largura seja inferior à altura medida segundo a direcção de fluxo. Neste caso é especialmente vantajoso que o rectificador do fluxo esteja disposto junto à saída do re-ceptáculo para a montagem interna de peças. 0 rectificador do fluxo pode ser solidário com o receptáculo para a montagem interna de peças ou estar encaixado neste receptáculo, enquanto peça encaixável separada. Enquanto que um rectificador do fluxo consistindo numa peça separada encaixável no receptáculo para a montagem interna de peças torna ainda mais modular a estrutura do regulador de jacto de acordo com o invento, um rectificador do fluxo solidário com o referido receptáculo e disposto a jusante pode funcionar como medida de segurança do regulador de jacto. 12 ΡΕ1470298 A configuração do rectificador do fluxo do regulador de jacto de acordo com o invento também pode ser adaptada ao caso particular em que irá ser aplicado e ao fim a que se destina. Foi por exemplo previsto que o rectificador do fluxo pudesse exibir furos de passagem com secções transversais rectangulares, em forma de sector de coroa circular ou em forma de favo.
Também é contudo concebível que o regulador do fluxo inclua pelo menos um crivo metálico. 0 efeito do dispositivo de regulação do jacto é ainda mais intensificado caso a jusante dos furos de passagem da placa perfurada se sucedam os nós de cruzamento de uma peça encaixável do regulador de jacto situada imediatamente a seguir à referida placa.
Numa forma de execução de acordo com o invento preferida foi previsto que a parte do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo exibisse, pelo menos na vizinhança da abertura de saída da água, uma superfície externa macia e/ou hidrófoba. Esta forma de execução tem a vantagem de impedir a deposição de calcário na vizinhança da abertura de saída da água. Adicionalmente, tem a vantagem de, em especial no caso de essa superfície ser macia, permitir que eventuais deposições sejam manualmente retiradas com facilidade.
Pelas mesmas razões, pode adicional ou alternati- 13 ΡΕ1470298 vamente, revelar-se vantajoso fabricar a parte do receptá-culo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo, pelo menos junto à abertura de saída da água, a partir de um material elástico. De preferência deverá utilizar-se para o efeito borracha, silicone, elastómeros termoplásticos ou outros materiais dotados de uma elasticidade análoga à da borracha.
Para também promover a facilidade de fabrico do regulador de jacto de acordo com o invento no que toca à parte do seu receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo, é vantajoso que esta parte do referido receptáculo seja essencialmente fabricada a partir de um material elástico e/ou de um material cuja superfície externa seja macia ou hidrófoba.
Para que uma parte do receptáculo para a montagem interna de peças fabricada a partir de um material dotado de uma elasticidade análoga à da borracha e situada do lado da saída também seja em si mesma suficientemente estável e possa ser fixada na parte vizinha do referido receptáculo, por exemplo também mediante uma ligação por encaixe reten-tivo, é vantajoso que esta parte do dito receptáculo tenha sido reforçada por intermédio de barretas longitudinais dispostas de forma preferencialmente uniforme segundo di-recções perpendiculares à sua periferia.
Numa forma de execução de acordo com o invento foi previsto que, neste caso, as barretas longitudinais es- 14 ΡΕ1470298 tivessem presentes pelo menos junto à abertura de saída.
Num aperfeiçoamento especialmente vantajoso do invento, merecedor de protecção específica, foi previsto que a parte do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo exibisse junto à abertura de saída da água uma constrição ou um estreitamento semelhante da sua secção transversal de fluxo. Esta constrição ou este estreitamento da referida secção transversal tem um efeito calibrador sobre o jacto de água emergente e as suas carac-terísticas de fluxo. Foi prevista a presença de uma constrição da secção transversal de fluxo na vizinhança da abertura de saída da água e por conseguinte numa zona a que se sucedem segundo a direcção de fluxo eventuais contornos interferentes. A calibração do jacto de água favorece consideravelmente a natureza homogénea, sem salpicos e silenciosa do jacto.
Para que o fabrico do regulador de jacto de acordo com o invento possa ser ainda mais simplificado é vantajoso que parte do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo possa ser ligada à parte do referido receptáculo que lhe é vizinha e está situada do lado de afluxo, de preferência por intermédio de uma ligação por encaixe retentivo, em particular circundante.
Outras características do invento poderão ser depreendidas da conjugação da descrição que se segue de exemplos de execução de acordo com o invento com as reivindica- 15 ΡΕ1470298 ções, bem como com os desenhos anexos. Nestes são mostrados:
Figura 1 um corte longitudinal através de uma peça internamente montável num acessório sanitário configurada como regulador de jacto, a qual exibe no lado de afluxo um dispositivo fraccionador do jacto a que se sucede segundo a direcção de fluxo um dispositivo de regulação do jacto que inclui diversas peças encaixáveis distanciadas umas das outras, sendo a face frontal situada do lado de efluxo deste regulador de jacto constituída por um rectificador do fluxo; Figura 2 uma vista superior (Figura 2a) sobre e um corte longitudinal (Figura 2b) através de uma peça en-caixável do dispositivo de regulação do jacto, a qual exibe barretas que se cruzam em nós à maneira de uma grade; Figura 3 uma vista superior (Figura 3a) sobre e um corte longitudinal (Figura 3b) através de uma peça en-caixável comparável à representada na Figura 2; Figura 4 uma vista superior sobre as peças encaixáveis representadas nas Figuras 2 e 3 depois de combinadas de modo a formar o dispositivo de regulação do jacto; ΡΕ1470298 - 16 -
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Figura 8
Figura 9
Figura 10 uma vista superior (Figura 5a) sobre e um corte longitudinal (Figura 5b) através de uma peça en-caixável provida de dois grupos de barretas que se cruzam em nós, exibindo um dos grupos barretas concentricamente dispostas ao longo de toda a periferia da referida peça e sendo o outro grupo composto por barretas radiais; uma vista superior (Figura 6a) sobre e um corte longitudinal (Figura 6b) através de uma peça en-caixável provida de barretas interligadas em nós de cruzamento à maneira de uma rede; uma vista superior (Figura 7a) sobre e um corte longitudinal (Figura 7b) através de uma peça en-caixável comparável à representada na Figura 5; uma vista superior sobre as peças encaixáveis representadas nas Figuras 5 e 7 depois de combinadas de modo a formar o dispositivo de regulação do jacto; uma vista superior (Figura 9a) sobre e um corte longitudinal (Figura 9b) através de um rectifi-cador do fluxo encaixável no receptáculo uma vista superior (Figura 10a) sobre e um corte longitudinal (Figura 10b) através de um rectifi- 17 ΡΕ1470298 cador do fluxo funcionalmente comparável ao representado na Figura 9, rectificador que exibe furos de passagem com secções transversais em forma de sectores de coroa circular;
Figura 11 uma vista superior (Figura 11a) sobre e um corte longitudinal (Figura 11b) através de uma peça encaixável em forma de crivo cujas barretas formam um crivo metálico, peça encaixável essa que pode ser encaixada no receptáculo para a montagem interna de peças em suplemento ou alternativa às peças encaixáveis representadas nas Figuras 2, 3, 5, 6 e 7 e/ou em suplemento ou alter nativa ao rectificador de fluxo representado nas Figuras 9 e 10;
Figura 12 uma vista superior (Figura 12a) sobre e um corte longitudinal (Figura 12b) através de uma peça encaixável funcionalmente comparável à representada na Figura 11, peça encaixável essa que - à semelhança do que pode ser observado na Figura 11 - exibe um crivo metálico igualmente orientado segundo a perpendicular à direcção de fluxo;
Figura 13 uma vista superior sobre dois dispositivos reguladores do jacto estruturalmente idênticos, em que as barretas e os nós de cruzamento destas peças encaixáveis vizinhas estão alinhados entre si; 18 ΡΕ1470298
Figura 14 um corte longitudinal parcial através de um regulador de jacto localizado numa tubuladura de saida da água, tendo a parte inferior do recep-táculo em forma de manga para a montagem interna de peças que o integra sido fabricada a partir de um material elástico.
Na Figura 1 encontra-se representada uma peça internamente montável num acessório sanitário de saida da água. A referida peça foi neste caso configurada como regulador 1 do jacto destinado à produção de um jacto de água homogéneo, perlado e suave que não causa salpicos. Para o efeito, o regulador 1 do jacto dispõe de um dispositivo 2 fraccionador do jacto configurado como placa perfurada que divide o fluxo de água numa multiplicidade de fios individuais. Para o efeito, a placa perfurada 2 dispõe de uma multiplicidade de furos 3 de passagem que, de preferência, pelo menos num troço perfurado situado do lado de afluxo, se estreitam, de preferência conicamente, no sentido do fluxo. Para que na peça 1 internamente montável não possam pemetrar particulas de sujidade pasíveis de interferir com o seu funcionamento, foi prevista a presença prévia, no lado de afluxo, de um crivo 17. A jusante do dispositivo fraccionador do jacto constituído pela placa perfurada 2 foi montado um dispositivo 4 regulador de jacto. Este dispositivo 4 regulador de jacto destina-se a desacelerar fortemente os fios de água 19 ΡΕ1470298 individuais provenientes do dispositivo 2 fraccionador do jacto, subdividindo-o noutros fios individuais e, se necessário, promover a misturação de ar com os mesmos de modo a obter finalmente um jacto de água perlado e suave. Para o efeito, o dispositivo 4 regulador de jacto dispõe de duas peças encaixáveis 5a e 5b gue podem ser encaixadas a uma certa distância uma da outra no interior do receptáculo 6 para a montagem interna de peças.
Na Figura 1 pode ver-se gue o receptáculo 6 para a montagem interna de peças é bipartido, compondo-se de duas partes 7 e 8 que podem ser dissociavelmente unidas entre si por encaixe retentivo. A referida parte 7 do referido receptáculo, situada do lado do afluxo, é solidária com a placa perfurada 2, estando por conseguinte ligada a esta de forma firme e indissociável. Estas partes 7 e 8 do referido receptáculo encontram-se dissociavelmente ligadas entre si num plano separador perpendicular à direcção de afluxo. Uma vez que até uma placa perfurada 2 comparativamente fina se encontra segura e indissociavelmente ligada à parte 7 do referido receptáculo por via do seu bordo circundante, não é de esperar que ocorra qualquer deformação prejudicial ao funcionamento notória da placa perfurada 2, mesmo em caso de serem elevadas a temperatura e a pressão da água. Uma vez que a placa perfurada 2 se encontra firme e indissociavelmente ligada à parede interna do referido receptáculo e que nesse local é desnecessária a presença de uma flange anular a titulo de apoio para esta placa, o regulador 1 do jacto pode ser configurado de modo a que es- 20 ΡΕ1470298 te receptáculo possua um diâmetro comparativamente pequeno, mesmo quando os caudais são elevados, ao contrário do que sucede com os reguladores do jacto representativos do estado da arte, em que tal só é possível caso os caudais sejam diminutos. A placa perfurada 2 firmemente ligada ao receptáculo 6 para a montagem interna de peças contribui para um reforço radial deste receptáculo em forma de manga, tornando-o no seu conjunto menos quebrável e formalmente mais estável. Pelo facto de o receptáculo 6 para a montagem interna de peças ser composto por pelo menos duas partes 7 e 8 que podem ser dissociavelmente interligadas, existe ainda assim a possibilidade de encaixar neste receptáculo 6 o dispositivo 4 regulador de jacto montado a jusante da placa perfurada 2 e eventualmente outras unidades funcionais necessárias. Por conseguinte, o regulador 1 do jacto caracte-riza-se por ser formalmente muito estável, ao mesmo tempo que fabricável a baixo custo. Uma vez que o regulador 1 do jacto pode ser configurado de modo a que este receptáculo possua um diâmetro comparativamente pequeno, mesmo quando os caudais são elevados, é possível utilizar o mesmo receptáculo 6 referido para diferentes classes de caudais. Na medida em que caudais diferentes requerem adaptações correspondentes do regulador 1 do jacto, procede-se a esta adaptação mediante a substituição dos dispositivos reguladores do jacto ou unidades funcionais afins montados a jusante da placa perfurada 2.
Na Figura 1 pode ver-se que a parte 8 do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de 21 ΡΕ1470298 efluxo possui a forma de manga e que o movimento de encaixe retentivo nesta parte 8 do referido receptáculo das peças encaixáveis 5a e 5b do dispositivo 4 regulador de jactopode prosseguir até que as mesmas alcancem um esbarro 9. Uma comparação com as Figuras 2 a 8, e em particular com as Figuras 4 e 7, permite perceber que tanto as peças encaixáveis 5a como as peças encaixáveis 5b exibem barretas 11 que se entrecruzam em nós 10, em que aos orifícios de passagem 12 de uma destas peças encaixáveis 5a se sucedem, quando se considera o sentido fluxo, os nós 10 de cruzamento da peça encaixável 5b vizinha, ao mesmo tempo que os orifícios de passagem 12 da peça encaixável 5b situada do lado de efluxo são precedidos, quando se considera o sentido de fluxo, pelos nós 10 de cruzamento da peça encaixável 5a vizinha, situada do lado do afluxo.
Em cada nó 10 de cruzamento da peça encaixável 5a situada do lado de afluxo, o jacto de água que aflui à peça 1 destinada a ser internamente montada e configurada como regulador de jacto, é dividido em múltiplos fios individuais. Nos nós 10 de cruzamento da peça encaixável 5b localizada a jusante da peça encaixável 5a, estes fios individuais voltam a ser subdivididos numa multiplicidade de outros fios individuais. Graças aos nós 10 de cruzamento das peças encaixáveis 5a e 5b geradores de um efeito de cascata, o dispositivo 4 regulador integrante do regulador 1 do jacto é caracterizado por desacelerar eficazmente o jacto de água afluente, mesmo quando é mínima a área da sua secção transversal. 22 ΡΕ1470298 O dispositivo 4 regulador de jacto aqui representado possui uma estrutura modular, tendo-lhe sido atribuídos várias peças encaixáveis 5 discricionariamente combináveis entre si. As peças encaixáveis 5a e 5b representadas nas Figuras 2 e 3 exibem barretas 11 que em conjunto formam grades. As estruturas em forma de grade destas peças encaixáveis 5a e 5b estão dispostas de modo a estarem deslocadas de 45° uma em relação à outra, sendo a malha da grade constituída pela peça encaixável 5b representada na Figura 3 menor do que a da peça encaixável 5a representada na Figura 2. Por via de formações 13 reentrantes ou salientes destinadas a orientar a posição e executadas nos bordos periféricos das peças encaixáveis 5a e 5b, as quais interagem com formações reentrantes ou salientes destinadas a orientar a posição, formalmente complementares das precedentes, orientadas segundo a direcção longitudinal e peri-fericamente executadas no interior da parte 8 do receptá-culo 6 para a montagem interna de peças, fica sempre assegurado que seja correcta a disposição relativa das peças encaixáveis 5 no interior do referido receptáculo.
Enquanto que a peça 5c encaixável do lado de afluxo representada na Figura 5 exibe um conjunto de barretas 11' radiais que se cruzam nos nós com um conjunto de barretas 11'' circundantes anulares e concêntricas, a peça 5d encaixável do lado de efluxo representada na Figura 6 exibe barretas 11 que se cruzam à maneira de uma estrela ou rede. As barretas 11 de cada peça encaixável 5 configurada como placa encontram-se dispostas num plano perpendicular à 23 ΡΕ1470298 direcção de fluxo.
Na Figura 1 pode ver-se que ao dispositivo 4 regulador do regulador de jacto se sucede, junto à extremidade de saída do receptáculo 6 para a montagem interna de peças, um rectificador 14 do fluxo. A comparação entre as Figuras 9 e 10 permite perceber que este rectificador 14 do fluxo, possui furos de passagem 15 cuja largura é menor do que a sua altura medida segundo a direcção de fluxo e cuja secção transversal tem a forma, por exemplo, de favos (Figura 9) ou de sectores de coroa circular (Figura 10).
Nas Figuras 11 e 12 encontram-se representadas peças encaixáveis que no presente caso funcionam como rec-tificadores do fluxo, as quais consistem num crivo metálico em forma de grade.
Na Figura 13 pode ver-se que o dispositivo 4 regulador de jacto também pode exibir duas peças encaixáveis 5a e 5b vizinhas, cujas barretas 11 e nós 10 de cruzamento estão alinhados uns com os outros. A Figura 13 mostra ainda que as peças encaixáveis 5a e 5b de um tal dispositivo 4 regulador podem ter sido configuradas de modo a serem estruturalmente idênticas, o que permite reduzir ainda mais o custo da sua produção. À semelhança do que sucede nas Figuras 4 e 8, também na Figura 13 é sugerido por intermédio de círculos traçados com linhas mais grossas que os furos de passagem da placa perfurada 2 estão alinhados com os nós 10 de cruzamento de pelo menos uma das - 24 - ΡΕ1470298 peças encaixáveis a jusante quando se considera o sentido de fluxo. Os círculos traçados na Figura 13 com linhas mais grossas ilustram o ponto de incidência dos fios individuais provenientes do dispositivo 2 fraccionador do jacto sobre os nós 10 de cruzamento da peça encaixável 5a.
Na Figura 14 encontra-se representado um regulador 1 do jacto montado numa tubuladura 21 de saída da água, cujo receptáculo externo em forma de manga é composto por duas partes 7 e 8 passíveis de serem dissociavelmente unidas entre si por encaixe retentivo. A referida parte 7 do referido receptáculo, situada do dado de afluxo, é solidária com a placa perfurada 2, à qual se encontra portando não só firme como indissociavelmente ligado. Enquanto que a esta parte 7 do referido receptáculo, situada do lado de afluxo, é constituída por um material sintético comparativamente rígido, a parte 8 do referido receptáculo, situada do lado de efluxo, foi fabricada a partir de um material elástico, exibindo uma superfície exterma macia e hidrófo-ba. Uma vez que deste modo a parte 8 do referido receptáculo possui igualmente na vizinhança do seu orifício de saída, e por conseguinte na vizinhança do rectificador 14 do fluxo que foi previsto estar aí presente, uma superfície externa hidrófoba, o regulador do fluxo representado na Figura 14 é caracterizado por este seu rectificador 14 do fluxo situado do lado de efluxo estar isento de deposições de calcário. Uma vez que a parte 8 do referido receptáculo foi fabricada a partir de borracha, silicone ou um elastó-mero termoplástico, em consequência do que exibe uma super- 25 ΡΕ1470298 fície externa elástica e macia, é fácil remover manualmente o calcário ou a sujidade, em particular os depositados sobre o rectificador 14 do fluxo. Para tornar ainda mais fácil a limpeza manual pode ser vantajoso que uma parte do regulador 1 do jacto situada do lado do efluxo sobressaia pelo menos ligeiramente no sentido ascendente em relação à tubuladura 21 de saida da água.
Tal como se percebe ao examinar a Figura 14, as partes 7 e 8 do receptáculo exterior situadas, respecti-vamente, do lado do afluxo e do lado do efluxo são disso-ciavelmente mantidas uma de encontro à outra por intermédio de uma união por encaixe retentivo. Para impedir que a parte 8 do referido receptáculo, situada do lado de efluxo, possa ser retirada segundo uma direcção axial da parte 7 deste receptáculo, situada do lado de afluxo, os ressaltos de apoio por intermédio dos quais as partes 7 e 8 se contactam foram configurados de modo a poderem absorver forças suficientemente grandes. Adicionalmente, a parte 8 do receptáculo, situada do lado de efluxo, foi reforçada com barretas longitudinais radiais 22 uniformente distribuídas pela zona ocupada pelo rectificador 14 do fluxo e portanto uniformemente distribuídas segundo direcções perpendiculares à periferia do orifício de saída. As barretas longitudinais 22 de que é provida a parte 8 do receptáculo exterior dotada de elasticidade semelhante à da borracha, as quais se encontram em contacto íntimo com o contorno interno da tubuladura 21 de saída da água, impedem que a referida parte elástica 8 se possa alargar e em consequência ser 26 ΡΕ1470298 retirada da parte 7 do referido receptáculo. De qualquer modo, as forças axiais resultantes da pressão da áqua exercidas sobre a parte elástica 8 do receptáculo externo são comparativamente pouco intensas, uma vez que a pressão da áqua já quase se encontra anulada junto à placa perfurada que serve de dispositivo 2 fraccionador do jacto.
Na Figura 14 é perceptível que a parte 8 do receptáculo situada do dado de efluxo exibe junto à abertura de saída da água uma constrição 23 cujo efeito é uma diminuição da secção transversal disponível para o fluxo. Esta constrição da secção transversal permite calibrar o jacto de água emergente e homogeneizar as características de fluxo. Foi previsto que a constrição 23 estivesse presente junto à saída da água e portanto numa zona a que se sucedem segundo o sentido de fluxo eventuais projecções que constituem interferências. A calibração do jacto de água promove consideravelmente a homogeneidade e ausência de salpicos que caracterizam o jacto.
Lisboa, 28 de Maio de 2012

Claims (24)

1 ΡΕ1470298 REIVINDICAÇÕES 1. Regulador (1) de jacto que exibe, no interior de um receptáculo (6) para a montagem interna de peças, um dispositivo (2) fraccionador do jacto configurado como placa perfurada, dispositivo (2) esse a jusante do qual se sucede, do lado do efluxo, a um dispositivo (4) de regulação do jacto composto por pelo menos duas peças encaixáveis no referido receptáculo (6), as quais exibem bar-retas perpendiculares à direcção de fluxo que definem entre si furos de passagem, caracterizado por o receptáculo (6) para a montagem interna de peças se encontrar subdividido em pelo menos duas partes (7, 8) que podem ser ligadas entre si num plano separador perpendicular à direcção de afluxo; por uma parte (7) deste receptáculo, situada do lado de afluxo, se encontrar firme e indissociavelmente ligada ao dispositivo (2) fraccionador do jacto; por uma parte (8) do referido receptáculo situada do lado de efluxo, na qual podem ser encaixadas as pelo menos duas peças encaixáveis (5) integrantes do dispositivo (4) de regulação do jacto, possuir a forma de uma manga; por as pelo menos duas peças encaixáveis (5) poderem ser encaixadas dentro da parte (8) do referido receptáculo atribuída ao dispositivo (4) de regulação do jacto pelo lado de afluxo deste até ficarem encostadas a um esbarro (9) ou base de apoio; e por as bar-retas das pelo menos duas peças encaixáveis vizinhas estarem dispostas em forma de grade ou rede, intersectando-se em nós de cruzamento. 2 ΡΕ1470298
2. Regulador de jacto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as partes (7, 8) do receptácu-lo (6) para a montagem interna de peças poderem ser disso-ciavelmente unidas entre si por encaixe retentivo.
3. Regulador de jacto de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o dispositivo (4) de regulação do jacto integrante do regulador (1) de jacto possuir uma estrutura modular, estando-lhe atribuídas diversas peças encaixáveis (5a, 5b, 5c, 5d, 5e) discricionariamente combináveis entre si.
4. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por pelo menos uma peça encaixável (5) do dispositivo (4) de regulação do jacto estar disposta em relação ao dispositivo fraccionador do jacto de modo a os fios individuais produzidos por este incidirem sobre os nós (10) de cruzamento dessa peça encaixável .
5. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por as barretas (11) e os nós (10) de cruzamento das pelo menos duas peças encaixáveis (5a, 5b) vizinhas estarem alinhados entre si.
6. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por pelo menos duas peças encaixáveis (5a, 5b) serem estruturalmente idênticas. 3 ΡΕ1470298
7. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por ao orifícios de passagem (12) de uma destas peças encaixáveis (5a, 5c) se sucederem a jusante, segundo o sentido de fluxo, os nós (10) de cruzamento da peça encaixável (5b, 5e) vizinha.
8. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicação 1 a 3, caracterizado por pelo menos uma peça encaixável (5) situada do lado de afluxo e/ou do lado de efluxo estar disposta num plano preferencialmente perpendicular à direcção de fluxo.
9. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por pelo menos uma peça encaixável (5a, 5b) situada do lado de afluxo e/ou do lado de efluxo possuir a forma de uma grade e exibir dois conjuntos que se entrecruzam de barretas paralelas.
10. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por uma peça encaixável (5c) situada do lado de afluxo e/ou do lado de efluxo exibir um conjunto de barretas (11') radiais que, nos nós de cruzamento, se cruzam com um conjunto de barretas (11'') concêntricas e anularmente circundantes.
11. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por uma peça encaixável (5d) situada do lado de afluxo e/ou do lado de efluxo exibir barretas (11) que se cruzam em forma de estrela ou à 4 ΡΕ1470298 maneira de uma rede.
12. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por as peças encaixáveis (5) terem sido configuradas como placas.
13. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a jusante do dispositivo (4) de regulação do jacto se suceder um dispositivo (14) rectificador do fluxo, o qual exibe furos de passagem (15) cuja largura é inferior à sua altura medida segundo a direcção de fluxo.
14. Regulador de jacto de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o dispositivo (14) rectificador do fluxo estar disposto junto à extremidade de saida do re-ceptáculo (6) para a montagem interna de peças.
15. Regulador de jacto de acordo com as reivindicações 13 ou 14, caracterizado por o dispositivo (14) rectificador do fluxo ser solidário com o receptáculo (6) para a montagem interna de peças ou ser encaixável neste último enquanto peça encaixável independente.
16. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por o dispositivo (14) rectificador do fluxo exibir furos de passagem (15) cuja secção transversal é rectangular, em forma de sector de coroa circular ou em forma de favo. 5 ΡΕ1470298
17. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado por o dispositivo de regulação do jacto e/ou o o dispositivo (14) rectificador do fluxo exibirem pelo menos um crivo metálico.
18. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado por a parte (8) do re-ceptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo exibir, pelo menos junto à abertura de saida da água, uma superfície externa macia e/ou hidrófoba.
19. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado por, pelo menos junto à abertura de saída da água, a parte (8) do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo ser constituída por um material elástico.
20. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 19, caracterizado por a parte (8) do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo ser essencialmente constituída por um material elástico e/ou um material cuja superfície externa é macia ou hidrófoba.
21. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado por a parte (8) do receptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo ter sido reforçada por barretas (22) longitudi- 6 ΡΕ1470298 nais distribuídas de modo preferencialmente uniforme segundo direcções perpendiculares à sua periferia
22. Regulador de jacto de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por nele estar prevista a presença de barretas longitudinais (22), pelo menos junto à abertura de saída da água.
23. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 22, caracterizado por a parte (8) do re-ceptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo exibir junto à abertura de saída da água pelo menos uma constrição (23) ou um estreitamento análogo da sua secção transversal de fluxo.
24. Regulador de jacto de acordo com uma das reivindicações 1 a 23, caracterizado por a parte (8) do re-ceptáculo para a montagem interna de peças situada do lado de efluxo poder ser ligada à parte (7) referido receptáculo vizinha, de preferência por intermédio de uma união por encaixe retentivo, em especial circundante. Lisboa, 28 de Maio de 2012
PT03750640T 2002-10-04 2003-09-26 Regulador de jacto PT1470298E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10246333A DE10246333B4 (de) 2002-10-04 2002-10-04 Strahlregler

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1470298E true PT1470298E (pt) 2012-06-01

Family

ID=32038252

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03750640T PT1470298E (pt) 2002-10-04 2003-09-26 Regulador de jacto

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7661608B2 (pt)
EP (1) EP1470298B1 (pt)
JP (1) JP2006502327A (pt)
KR (1) KR101132477B1 (pt)
CN (1) CN100400756C (pt)
AT (1) ATE547572T1 (pt)
AU (1) AU2003270278A1 (pt)
BR (2) BRPI0313481B1 (pt)
DE (1) DE10246333B4 (pt)
DK (1) DK1470298T3 (pt)
ES (1) ES2383357T3 (pt)
PT (1) PT1470298E (pt)
SI (1) SI1470298T1 (pt)
WO (1) WO2004033807A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8919680B2 (en) 2002-10-22 2014-12-30 Neoperl Gmbh Functional plumbing unit
DE102004018749B4 (de) * 2004-04-17 2006-04-27 Neoperl Gmbh Auslaufelement für eine Sanitärarmatur
JP2006030528A (ja) 2004-07-15 2006-02-02 Oki Data Corp 無端状ベルト搬送体および画像形成装置
DE102004040082A1 (de) * 2004-08-19 2006-02-23 Hansa Metallwerke Ag Wasserauslaufmundstück für den Wasserauslauf eines Wasserhahns
DE102004056074A1 (de) * 2004-11-15 2006-05-18 Hansgrohe Ag Strahlaustrittselement für Sanitärarmaturen
DE102005001419B3 (de) 2005-01-12 2006-05-24 Neoperl Gmbh Strahlregler
USD529588S1 (en) * 2005-03-21 2006-10-03 Neoperl Gmbh Flow regulator
US8925831B2 (en) * 2005-05-18 2015-01-06 Neoperl Gmbh Sanitary component, namely jet regulator or jet former for flowing, fluid media, method of producing such a sanitary component and use of a sanitary component
DE102006009828B3 (de) * 2006-03-01 2007-06-21 Neoperl Gmbh Strahlregler
US10017924B2 (en) * 2006-12-06 2018-07-10 Neoperl Gmbh Sanitary installation element
DE102007047112B4 (de) * 2007-10-01 2014-12-31 Neoperl Gmbh Strahlregler
US8104650B2 (en) * 2008-06-06 2012-01-31 Pibed Ltd. Anti drip device for liquid dispensers
US7806348B2 (en) * 2008-06-25 2010-10-05 Bradley Fixtures Corporation Showerhead for emergency fixture
US8490895B2 (en) 2008-06-25 2013-07-23 Bradley Fixtures Corporation Showerhead for emergency fixture
DE102009010630B4 (de) * 2009-02-26 2014-08-07 Neoperl Gmbh Strahlregler
CA2777241C (en) * 2009-10-15 2016-08-23 Niagara Conservation Corp. Aeration device
DE102010007871B4 (de) * 2010-02-13 2015-02-05 Neoperl Gmbh Strahlregler
US9534361B2 (en) 2010-03-23 2017-01-03 Neoperl Gmbh Jet regulator
DE102010012326B4 (de) 2010-03-23 2015-10-01 Neoperl Gmbh Strahlregler
DE102010055459A1 (de) * 2010-05-27 2011-12-01 Neoperl Gmbh Sanitärer Auslaufeinsatz
DE102011107858A1 (de) * 2011-07-01 2013-01-03 Khs Gmbh Gassperre sowie Füllelement mit wenigstens einer Gassperre
CN102359154B (zh) * 2011-08-04 2013-03-27 厦门松霖科技有限公司 气水混合起泡器
USD669555S1 (en) 2011-12-02 2012-10-23 Bradley Fixtures Corporation Flow control device
CN104838979B (zh) * 2015-05-30 2017-10-17 潍坊友容实业有限公司 园林灌溉装置
DE202015006618U1 (de) * 2015-09-18 2016-12-21 Neoperl Gmbh Strahlregler
DE102016218917B3 (de) * 2016-09-29 2018-01-11 Hansgrohe Se Strömungsdrossel und Sanitärbrause
CN107393849B (zh) * 2017-08-14 2023-07-04 通威太阳能(安徽)有限公司 一种喷涂式刻蚀槽用限喷装置
DE202019106347U1 (de) * 2019-11-14 2021-02-16 Neoperl Gmbh Strahlregler

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3229916A (en) * 1961-05-09 1966-01-18 Elie P Aghnides Aerators having enlarged stream outlets
US3105641A (en) * 1961-09-29 1963-10-01 Curcio Michael Anti-splash gasoline pump nozzle adapter
FR1387318A (fr) * 1963-12-20 1965-01-29 Brise-jet
US3334818A (en) * 1965-09-22 1967-08-08 Alfred M Moen Swivel spray aerators
IT953065B (it) 1970-07-20 1973-08-10 Knapp Alfons Dispositivo perfezionato per aerea re un getto d acqua
US3730440A (en) 1971-09-20 1973-05-01 American Standard Inc Laminar-flow spout-end devices
DE3000799A1 (de) 1980-01-11 1981-07-16 Dieter Wildfang KG, 7840 Müllheim Strahlregler zum anschluss an sanitaer-armaturen o.dgl.
JPS6014835Y2 (ja) * 1980-04-26 1985-05-11 オムニ プロダクツ インコ−ポレイテド 水道蛇口用整流器
WO1983001266A1 (en) * 1981-10-02 1983-04-14 Aghnides, Elie, P. Concealed, liquid flow aerator
DE3404662A1 (de) * 1984-02-10 1985-08-14 Hans Grohe Gmbh & Co Kg, 7622 Schiltach Wasserstrahlbeluefter fuer sanitaer-armaturen und dergleichen
US4730786A (en) * 1984-08-15 1988-03-15 Nelson Walter R Low noise, flow limiting, laminar stream spout
JPH038940A (ja) * 1989-06-06 1991-01-16 Toto Ltd 泡沫吐水口
JPH0313633A (ja) * 1989-06-08 1991-01-22 Toto Ltd 定流量泡沫吐水口
DE4029183A1 (de) * 1990-09-14 1992-03-19 Dieter Kuhn Durchflussregler
WO1995006787A1 (de) * 1993-09-02 1995-03-09 Ruther-Entwicklungsbüro Siebanordnung zur erzeugung eines perlenden wasserstrahles
US5803368A (en) * 1994-12-29 1998-09-08 Agroteam Consultants Ltd. Aerator for water taps
DE19510734C2 (de) * 1995-03-24 2003-01-23 Wildfang Dieter Gmbh Einbauteile-Garnitur zum Einbau in ein Auslauf-Mundstück
JP3469353B2 (ja) * 1995-05-15 2003-11-25 株式会社ニフコ 泡沫栓及び泡沫栓の製造方法
JPH1025779A (ja) * 1996-07-10 1998-01-27 Inax Corp 自動水栓
DE29718728U1 (de) * 1996-10-11 1997-12-18 Dieter Wildfang GmbH, 79379 Müllheim Strahlregler
AU1926797A (en) * 1996-10-11 1998-05-11 Dieter Wildfang Gmbh Sanitary outlet
DE19642055C2 (de) * 1996-10-11 1998-09-10 Wildfang Dieter Gmbh Strahlregler
DE19647798C2 (de) * 1996-11-19 1999-04-08 Wildfang Dieter Gmbh Verfahren zum Herstellen eins Strahlreglers sowie Strahlregler
DE19852411A1 (de) 1998-11-13 2000-05-18 Grohe Kg Hans Wasserstrahlbelüfter
DE19937402A1 (de) * 1999-08-07 2001-02-15 Wildfang Dieter Gmbh Sanitäres Einbauteil
DE20006163U1 (de) * 2000-04-04 2000-07-06 Dieter Wildfang GmbH, 79379 Müllheim Strahlregler
DE20010101U1 (de) * 2000-06-06 2000-08-31 Dieter Wildfang GmbH, 79379 Müllheim Sanitäres Einbauteil
DE10027987B4 (de) * 2000-06-06 2005-12-22 Neoperl Gmbh Strahlregler
DE10027986B4 (de) * 2000-06-06 2007-02-22 Neoperl Gmbh Sanitäres Einbauteil
JP2002106008A (ja) * 2000-10-03 2002-04-10 Satsuki Kk 整流板の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
ATE547572T1 (de) 2012-03-15
US20060102750A1 (en) 2006-05-18
CN100400756C (zh) 2008-07-09
SI1470298T1 (sl) 2012-07-31
DK1470298T3 (da) 2012-06-18
BR0313481A (pt) 2005-06-21
JP2006502327A (ja) 2006-01-19
EP1470298A1 (de) 2004-10-27
ES2383357T3 (es) 2012-06-20
WO2004033807A1 (de) 2004-04-22
KR101132477B1 (ko) 2012-03-30
BRPI0313481B1 (pt) 2020-11-24
US7661608B2 (en) 2010-02-16
EP1470298B1 (de) 2012-02-29
AU2003270278A1 (en) 2004-05-04
KR20050049507A (ko) 2005-05-25
CN1678798A (zh) 2005-10-05
DE10246333B4 (de) 2008-06-19
DE10246333A1 (de) 2004-04-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1470298E (pt) Regulador de jacto
EP1551556B1 (de) Sanitäres einbauteil
US5242119A (en) Laminar spout attachment
DE102015014792B4 (de) Strahlregler
DE3509602C2 (pt)
WO1998016693A1 (de) Sanitäre auslaufvorrichtung
DE112012005017B4 (de) Vorrichtung zum Steuern einer Fluid-Strömung in einem Notfall-Waschsystem, Vorrichtung zum Steuern einer Fluid-Strömung und Waschsystem zum Liefern einer Fluid-Strömung
WO2001096673A1 (de) Sanitäres einbauteil
EP0931199A1 (de) Strahlregler
DE19852411A1 (de) Wasserstrahlbelüfter
EP2914784B1 (de) Strahlregler
DE102014200741A1 (de) Brause mit mehrkanaligen Strahlaustrittseinheiten
DE202016005553U1 (de) Sanitäre Einsetzeinheit
EP3219860B1 (de) Strahlregler
US20060144962A1 (en) Sanitary insert unit
EP4421255A2 (de) Strahlregler
EP4077821A1 (de) Strahlregler
EP3239417B1 (de) Sanitäre einsetzeinheit
DE102016015807A1 (de) Sanitäre Einsetzeinheit
DE102016010842A1 (de) Sanitäre Einsetzeinheit
DE20215272U1 (de) Strahlregler
EP4168635B1 (de) Sanitäres einsetzteil
DE102011122957B3 (de) Sanitäres Einbauteil
DE102015001383B4 (de) Sanitäres Auslaufelement
DE102020105462A1 (de) Sanitäre Auslaufeinheit