BRPI0113384B1 - Composição biocida sinérgica, sua aplicação, bem como mistura que a compreende - Google Patents

Composição biocida sinérgica, sua aplicação, bem como mistura que a compreende Download PDF

Info

Publication number
BRPI0113384B1
BRPI0113384B1 BRPI0113384-5A BR0113384A BRPI0113384B1 BR PI0113384 B1 BRPI0113384 B1 BR PI0113384B1 BR 0113384 A BR0113384 A BR 0113384A BR PI0113384 B1 BRPI0113384 B1 BR PI0113384B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
biocidal composition
biocidal
pyrithione
znpy
methyl
Prior art date
Application number
BRPI0113384-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0113384A (pt
Inventor
Dagmar Antoni-Zimmermann
Ruediger Baum
Thomas Wunder
Hans-Juergen Schmidt
Original Assignee
Thor Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7653145&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0113384(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Thor Gmbh filed Critical Thor Gmbh
Publication of BR0113384A publication Critical patent/BR0113384A/pt
Publication of BRPI0113384B1 publication Critical patent/BRPI0113384B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/72Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms
    • A01N43/80Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms five-membered rings with one nitrogen atom and either one oxygen atom or one sulfur atom in positions 1,2
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/34Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • A01N43/40Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom six-membered rings

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO BIOCIDA SINÉRGICA, SUA APLICAÇÃO, BEM COMO MISTURA QUE A COMPREENDE". A presente invenção refere-se a uma composição biocida, com- preendendo uma piritiona como ingrediente ativo biocida, como aditivo para materiais capazes de serem atacados por microorganismos nocivos. Em par- ticular, a invenção refere-se a uma composição biocida a qual, sendo uma composição algicida e fungicida, é adequada para preservar objetos e mate- riais industriais.
Composições biocidas são empregadas em muitos campos, por exemplo no controle de algas, fungos e bactérias nocivos. O grande número de ingredientes ativos biocidas incluem, por exemplo, piritiona de zinco e piri- tiona de sódio, como pode ser visto na Patente U.S. N2 5562995 e na JS 5883154. A primeira publicação refere-se, entre outros, à evitação de uma descoloração indesejada em uma mistura antimicrobiana aquosa compreen- dendo tanto íons de ferro ou de cobre e piritiona como ingrediente ativo anti- microbiano. A descoloração é evitada pela adição de íons de zinco. A segun- da publicação refere-se, entre outros, à prevenção ou eliminação de descolo- ração indesejada de uma mistura antimicrobiana compreendendo uma resina, íons de ferro ou de cobre e piritiona por meio da adição de íons de zinco.
Além disso, já foram descritas composições biocidas compreen- dendo como ingrediente ativo biocida, um iodopropargil carbamato na Paten- te Mundial N2WO 96/39836.
Além disso, também já foi relatada a ação biocida de 2-n-octiliso- tiazolin-3-ona, a qual, de acordo com EP-0676140-A1 é empregada por e- xemplo como uma mistura com metilisotiazolin-3-ona.
Outro fungicida o qual está disponível comercialmente é 4,5- dicloro -2-n-octil-4-isotiazolin-3-ona, por exemplo sob o nome "Rozone® 2000" da Rohm & Haas Company ou sob o nome "ACTICIDE®" DT da Thor GmbH. O pedido de patente japonesa 1992/353836 descreve uma com- posição microbicida a qual compreende zinco 2-piridiontioi l-óxido, isto é piri- tiona de zinco, e, por exemplo, 3-iodo-2-propinil butilcarbamato.
Além disso, o pedido de patente japonesa 1993/99195 descreve um material têxtil o qual é acabado com uma composição para controlar crescimento fúngico sobre as fibras têxteis. Esta composição compreende o éster 3-iodo-2-propinílico de ácido N-n-butilcarbâmico, isto é 3-iodo-2-propinil N-butilcarbamato, e, por exemplo, bis(2-piridiltio-1-oxidono)zinco, isto é piri- tiona de zinco.
Além disso, a patente U.S. 5464622 especifica composições antimizcrobianas compreendendo o sal de zinco de N-óxido de 2-mercaptopiri- dina, isto é piritiona de zinco, e iodopropargil butilcarbamato.
Finalmente, a patente mundial WO 98/21962 refere-se a com- posições algicidas compreendendo uma mistura de piritiona de zinco e um composto de halopropinil, por exemplo 3-iodo-2-propinil butilcarbamato.
Nada é mencionado nas composições da técnica anterior que, além de piritiona de zinco, também compreende uma octil isotiazolin-3-ona.
As composições biocidas conhecidas compreendendo um dos ingredientes ativos biocidas mencionados acima ainda não são satisfatórias para determinadas aplicações. Isto se aplica em particular a sua aplicação como preservantes para conferirem propriedades biocidas a objetos ou re- vestimentos cujas superfícies sejam freqüentemente atacadas por algas ou fungos, conforme a experiência demonstrou. O ataque por algas ou fungos não somente torna as superfícies visualmente pouco atraentes, mas também podem levar a estrago do material e a uma vida útil reduzida dos objetos e superfícies em questão. O ataque microbiano de objetos ou revestimentos aplicados nos mesmos é encontrado em particular em situações onde os níveis de umidade são altos, tanto em localizações interiores, por exemplo em prédios da indústria alimentar, da indústria de laticínios ou fábricas de cerveja, quanto em localizações exteriores, especialmente sobre prédios os quais estão expostos a condições climáticas desfavoráveis, por exemplo sobre fachadas sem insolação. Em particular, revestimentos compreenden- do um dos ingredientes ativos biocidas mencionados acima, apresentam resistência inadequada a colonização por, por exemplo, Alternaria species ou outros fungos do grupo conhecido como "mofos de fuligem”. Primeira- mente, o crescimento microbiano leva a dano visual e descoloração que estão associados com o mesmo. Em segundo lugar, vários ingredientes ativos biocidas tendem à descoloração quando expostos ao efeito da radiação UV.
Finalmente, é desejável realizar, por um lado, uma ação biocida tão potente quanto possível com os ingredientes ativos e, por outro lado, ter de empregar somente quantidades relativamente pequenas dos ingredien- tes ativos para este fim. A invenção é portanto baseada no objetivo de indicar uma com- posição biocida a qual seja aperfeiçoada pelo fato de que seus componen- tes interagem sinergicamente nos materiais e objetos industriais menciona- dos acima, em particular em sistemas de revestimentos, tais como tintas, vernizes e rebocos e portanto podem ser usados em menores concentra- ções do que no caso dos componentes individuais para proporcionar prote- ção contra ataque e destruição por microorganismos. Preferencialmente, a composição biocida deve ser ativa contra bactérias, fungos e algas, em par- ticular contra mofos, leveduras, fungos destruidores de madeira e descolo- rantes de madeira, e contra algas, além disso no setor de antiincrustração contra organismos marinhos relevantes, tais como Balus, Ascidia, Serpula, Mytilus, Spirorbis, Bugula e Hydrazoa. Neste contexto, a composição bioci- da deve apresentar atividade contra a espécie Alternaria e outros fungos do grupo conhecido como os "mofos de fuligem” e também apresentar o maior grau possível de estabilidade à descoloração devido ao efeito da luz UV e altas temperaturas.
Este objetivo é realizado pela invenção por meio de uma compo- sição biocida compreendendo uma piritiona (2-piridinatiol 1-óxido) como in- grediente ativo biocida. A composição se caracteriza pelo fato de que com- preende uma 2-alquilisotiazolin-3-ona como ingrediente ativo biocida adici- onal. A composição biocida de acordo com a invenção é particular- mente adequada como composição algicida e fungicida para preservar ma- teriais industriais os quais sejam suscetíveis a ataque microbiano. Exemplos de tais materiais os quais se pretende que sejam protegidos, por esta com- posição biocida, contra alteração ou destruição microbiana, são sistemas de revestimento tais como corantes, vernizes, rebocos ou tintas antiincrustra- ção, e materiais plásticos, lubrificantes de refrigeração, fluidos de transfe- rência térmica, colas, gomas, papel e cartão, couro, têxteis e madeira.
Exemplos de microorganismos os quais colonizam materiais e objetos industriais do tipo mencionado acima são típicos dos seguintes gê- neros: Alternaria, tal como Alternaria alternata, Aspergillus, tal como Aspergillus niger, Aureobasidium, tal como Aureobasidium pullulans, Chaetomium, tal como Chaetomium globosum, Coniophora, tal como Coniophora puteana, Cladosporium, tal como Cladosporium cladosporoides, Candida, tal como Candida albicans, Lentinus, tal como Lentinus tigrinus, Penicillium, tal como Penicillium funiculosum, Rhodotorula, tal como Rhodotorula rubra, Sclerophoma, tal como Sclerophoma pityophila, Trichoderma, tal como Trichoderma viride, Ulocladium, tal como Ulocladium atrum, Escherichia, tal como Escherichia coli, Pseudomonas, tal como Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus, tal como Staphylococcus aureus. A composição biocida de acordo com a invenção, a qual é parti- cularmente adequada como preservante para sistemas de revestimento, tem as seguintes características positivas: a) boa ação algicida; b) boa ação fungicida; c) boa atividade contra a espécie Alternaria e outros microorga- nismos problemáticos os quais são difíceis de inativar no campo da preser- vação, em particular preservação de filmes e a proteção de materiais, por exemplo em camadas sob a forma de pinturas, inclusive pinturas, vernizes e rebocos antiincrustração, e para a proteção de madeira de construção, cou- ro e plásticos; d) boa persistência, mesmo quando submetida a potentes con- dições de lixiviação e exposição a luz UV, altas temperaturas, condições climáticas de tempo e condições climáticas extremas, e condições de tempo variáveis; e) ação biocida de longa duração apesar da baixa concentração da composição biocida empregada; f) baixa toxicidade para seres humanos e mamíferos; g) pressão de vapor muito baixa dos ingredientes ativos bioci- das; h) proporção favorável preço/desempenho. A composição biocida de acordo com a invenção se distingue pelo fato de que a mistura de uma piritiona e uma 2-alquilisotiazolin-3-ona resulta em uma ação biocida sinérgica. Isto possibilita por exemplo que, no caso de ser desejada boa ação algicida, pode ser dispensada com um algi- cida adicional.
De acordo com a invenção, a piritiona está preferencialmente presente na composição biocida sob a forma de piritiona de zinco ou piritio- na de sódio. No entanto, também pode ser empregada piritiona de cobre e piritiona de ferro. Os dois compostos mencionados por último apresentam cor intrínseca acentuada e portanto somente são adequados para aplica- ções específicas, por exemplo antiincrustração.
Além disso, é vantajoso quando a piritiona está presente em uma concentração de a partir de 0,1 a 99,9 % em peso e a 2-alquilisotiazo- lin-3-ona, também sob a forma de uma mistura de duas ou mais 2-alquiliso- tiazolin-3-onas, em uma concentração de a partir de 0,1 a 99,9 % em peso, em cada caso com base na composição biocida toda.
Na 2-aiquiiisotiazoiin-3-ona o radicai aiquii denota um radical n-alquil, i-alquil ou c-alquil. Preferencial mente, o radical alquil compreende 1 a 10, em particular 1 a 8, átomos de carbono. São especialmente preferen- ciais 2-n-octilisotiazolin-3-ona e 4,5-dicloro-2-n-octilisotiazolin-3-ona. A composição biocida de acordo com a invenção preferencial- mente compreende a piritiona e a 2-alquiliso-tiazolin-3-ona em uma propor- ção em peso de a partir de 1 : 1.000 a 1.000 : 1, em particular de a partir de 1 : 99 a 99 : 1, de modo especialmente preferencial de a partir de 1 : 10 a 10 : 1, de modo muito especialmente preferencial de a partir de 1 : 3 a 3 : 1.
Surgiu que o sinergismo na ação biocida da composição de acordo com a invenção com uma piritiona e uma 2-alquilisotiazolin-3-ona como ingredientes ativos pode ser aumentado ainda quando a composição adicionalmente compreende um iodoalquil carbamato, em particular 3-iodo- 2-propinil N-butilcarbamato, como ingrediente ativo biocida suplementar.
Em uma modalidade particular, a composição biocida de acordo com a invenção deliberadamente não contém iodoalquil carbamato além da piritiona e da 2-alquiliso-tiazolin-3-ona. É conveniente empregar, nos sistemas os quais são suscetíveis ao ataque microbiano, os ingredientes ativos biocidas da composição de acordo com a invenção em combinação com um meio líquido polar ou não polar. Neste contexto, este meio pode, por exemplo, já existir na composição biocida e/ou no sistema a ser preservado.
Meios líquidos polares preferenciais são álcoois, ésteres, gli- cóis, éteres glicólicos, ésteres glicólicos e 2,2,4-trimetil-1,3-pentanodiol mo- noisobutirato (disponível sob o nome comercial "Texanol” na Eastman Che- mical Company).
Meios líquidos não polares preferenciais são aromáticos, tais como alquilbenzenos, por exemplo xileno e tolueno, parafinas, ésteres não polares, tais como ftalatos e ésteres de ácidos graxos, ácidos graxos epoxi- dados e seus derivados, e óleos de silicone. A composição biocida de acordo com a invenção preferencial- mente tem um valor de pH dentro do alcance de a partir de 4 a 10, em parti- cular dentro do alcance de a partir de 6 a 8.
Os ingredientes ativos biocidas mencionados acima, isto é a piritiona, a qual está presente, por exemplo, sob a forma de piritiona de zin- co, sódio, cobre e/ou ferro, e o iodoalquil carbamato, por exemplo, sob a forma de 3-iodo-2-propinil N-butilcarbamato, 3-iodo-2-propinil N-hexilcarba- mato, 3-iodo-propinil N-ciclohexilcarbamato e/ou 3-iodo-2-propinil N-fenil- carbamato, e a 2-n-octilisotiazolin-3-ona e/ou a 4,5-dicloro-2-n-octilisoti- azolin-3-ona, são substâncias conhecidas e podem ser preparadas por meio de processos da técnica anterior.
Além disso, a composição biocida de acordo com a invenção pode compreender um ou mais ingredientes ativos biocidas diferentes os quais são selecionados em função do sistema específico a ser preservado.
Exemplos de tais ingredientes ativos biocidas diferentes são determinados abaixo neste relatório: triazóis tais como amitrol, azociclotina, BASF 480P, bitertanol, difenoconazol, fenbuconazol, fenclorazol, fenetanil, fluquinconazol, flusilazol, flutriafol, imi- benconazol, isozofos, miclobutanil, metconazol, epoxiconazol, paclobutra- zol, penconazol, propioconazol, (+)-cis-1-(4-clorofenil)-2-(1H-1,2,4-triazol-1-il) ciclo-heptanol, tetraconazol, triadimefon, triadimenol, triapentenol, triflumizol, triconazol e uniconazol, e os sais metálicos e adutos ácidos destes triazóis; imidazóis, tais como imazalil, pefurazoat, procloraz, triflumizol e 2-(1 -t-butil)- 1-(2-clorofenil)-3-(1,2,4-triazol-1-il)propan-2-ol, e os sais metálicos e adutos ácidos destes imidazóis; tiazolcarboxanilidas, tais como 2\6l-dibromo-2-metil-4-trifluorometóxi-4,-trifluo- rometil-1,3-tiazol-5-carboxanilida, e os sais metálicos e adutos ácidos destas tiazolcarboxanilidas; metil (E)-2-{2-[6-(2-cianofenóxi)pirimidin-4-ilóxi]-fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[6-(2-tioamido-fenóxi)pirimidin-4-ilóxi]fenil}'3-metoxiacrilato, metil (E) -2-{2- [6-(2-fluorofenóxi)pirimidin-4-ilóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[6-(2,6-diflu- oro-fenóxi)pirimidin-4-ilóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[3-(pirimidin-2-ilóxi) fenóxi]fenil}-3-metóxi-acrilato, metil (E)-2-{2-[3-(5-metilpirimidin-2-ilóxi)-fenóxi] fenil}- 3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[3-(fenilsulfonilóxi) fenóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[3-(4-nitrofenóxi)fenóxi]fenii}-3-metoxiacriiato, metii (E)-2-(2-fenóxi) -3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3,5-dimetilbenzoil)pirrol-1-il]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3-metoxifenóxi) fenil]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(2-fenileten-1-il)fenil]- 3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3,5-diclorofenóxi)piridin-3-il]-3-metoxiacrilato, metil (Ε)-2-{2-[3-(1,1,2,2-tetrafluoroetóxi)fenóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2- [3-(a-hidroxibenzil) fenóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(4-fenoxipiridin-2- ilóxi) fenil]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3-n-propiloxifenóxi)fenil]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3-isopropiloxifenóxi)fenil]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[3-(2- fluorofenóxi)fenóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3-etoxifenóxi)fenil]-3-meto- xiaczilate, metil (E)-2-[2-(4-t-butilpiridin-2-ilóxi)fenil] -3-metoxiacrilato, metil (E)-2- {2-[3-(3-cianofenóxi) fenóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(3-metilpiridin-2- iloximetil)fenil]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[6-(2-metilfenóxi)pirimidin-4-ilóxi] fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-[2-(5-bromopiridin-2-iloximetil)fenil]-3-metoxia- crilato, metil (E)-2-{2-[3-(3-iodopiridin-2-ilóxi) fenóxi]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[6-(2-cloropiridin-3-ilóxi)pirimidin-4-ilóxi] fenil)-3-metoxiacrilato, metil (E,E)-2-[2-[5,6-dimetilpirazin-2-ilmetiloximinometil) fenil]-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[6-(6-metilpiridin-2-ilóxi)pirimidin-4-ilóxi] fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E,E)-2-(2-[(3-metoxifenil) metiloximinometil] fenil)-3-metoxiacrilato, metil (E)- 2-{2-[6-(2-azidofenóxi)pirimidin-4-ilóxi]fenil)-3-metoxiacrilato,metil (E,E)-2-{2- [6-(fenilpirimidin-4-il)metiloximino-metil] fenil} -3-metoxiacrilato, metil (E,E)-2- {2-[(4-clorofenil)metiloximinometil]fenil}-3-metoxiacrilato, metil (E)-2-{2-[6-(2- n-propilfenóxi)-1,3,5-triazin-4-ilóxi]feni1)-3-metoxiacrilato, metil (E,E)-2-{2- [(3-nitrofenil)metiloximinometil]fenil}-3-metoxiacrilato; inibidores de succinato deidrogenase tais como fenfuram, furcarbanil, cicla- fluramid, furmeciclox, Seedvax, Metsulfovax, pirocarbolid, oxicarboxin, Shirlan, mebenil (mepronil), benodanil e flutolanil (Moncut); derivados de naftaleno tais como terbinafin, naftifin, butenafin, 3-cloro-7-(2- aza-2,7,7-trimetiloct-3-en-5-ina); sulfenamidas, tais como diclorofluanida, tolilfluanida, folpet e fluorfolpet; captan, captofol; benzimidazóis, tais como carbendazim, benomil, furatiocarb, fuberidazol, tiofanato-metil e tiabendazol e seus sais; derivados morfolínicos tais como tridemorf, fenpropimorf, faiimorf, dimeto- morf, dodemorf, alimorf e fenpropidin, e seus sais com ácidos arilsulfônicos, por exemplo com ácido p-toluenossulfônico e ácido p-dodecilfenilsulfônico; ditiocarbamatos, cufraneb, ferbam, mancopper, mancozeb, maneb, metam, metiram, tiramzeneb, ziram; benzotiazóis, tal como 2-mercaptobenzotiazol; benzamidas, tais como 2,6-dicloro-N-(4-trifluoro-metilbenzil)benzamida; compostos de boro, tais como ácido bórico, boratos e bórax; formaldeído e compostos doadores de formaldeído, tais como mono (poli) hemiformal de álcool benzílico, oxazolidinas, hexaidro-S-triazinas, N-metilol- cloroacetamida, paraformaldeído, nitropirina, ácido oxolínico, tecloftalam; biguanidas, tais como poliexametileno biguanida; tris-N-(cicloexildiazeniodióxi)alumínio, N-(ciclo-hexildiazeniodióxi) tributiles- tanho e sais de potássio dos mesmos, bis-N-(ciclohexildiazeniodióxi)cobre; N-metilisotiazolin-3-ona, 5-cloro-N-metiliso-tiazolin-3-ona, 4,5-trimetilenoiso- tiazolinona, 1,2-benzoiso-tiazolinona, N-metilolcloroacetamida; aldeídos, tais como cinamaldeído, glutaraldeído e β-bromocinamaldeído; tiocianatos, tais como tiocianatometiltio-benzotiazol e metilenobistiocianato; compostos de amônio quaternários, tais como cloreto de benzil-dimetilte- tradecilamônio, cloreto de benzildimetildodecil-amônio e cloreto de didecil- dimetilamônio; derivados de iodo, tais como diiodometil p-tolil sulfona, álcool 3-iodo-2-pro- pinílico, 4-clorofenil-3-iodopropargil formal, 3-bromo-2,3-diiodo-2-propenil etil- carbamato, álcool 2,3,3-triiodoalílico, álcool 3-bromo-2,3-diiodo-2-prope- nílico; derivados fenólicos, tais como tribromofenol, tetraclorofenol, 3-metil-4-cloro- fenol, 3,5-dimetil-4-clorofenol, fenoxietanol, diclorofen, o-fenilfenol, m-fenil- fenol, p-fenilfenol e 2-benzil-4-clorofenol, e os sais de álcali e de metais al- çai inos-terrosos destes derivados fenólicos; microbicidas com um átomo de halogeno ativado, tal como cloroacetamida, bronopol e bronidox;
Tectâmeros, tais como 2-bromo-2-nitro-1,3-propanodiol, 2-bromo-4'-hidroxi- acetofenona, 2,2-dibromo-3-nitriiopropionamida, 1,2-dibromo-2,4-dicianobu- tano e β-bromo-p-nitro-estireno; tetracloro-4-metilsulfonilpiridina, pirimetanol, mepanipirim, dipiritiona; sabões metálicos tais como naftenato de estanho, cobre e zinco, octoato de estanho, cobre e zinco, 2-etilexanoato de estanho, cobre e zinco, oleato de estanho, cobre e zinco, fosfato de estanho, cobre e zinco e benzoato de estanho, cobre e zinco; sais metálicos tais como hidroxicarbonato de cobre, dicromato de sódio, di- cromato de potássio, cromato de potássio, sulfato de cobre, cloreto de co- bre, borato de cobre, fluorossilicato de zinco, fluorossilicato de cobre; óxidos tais como tributilestanho óxido, Cu20, CuO, ZnO; dialquilditiocarbamatos, tais como sais de sódio e zinco de dialquilditiocar- bamatos, tetrametiltiuram dissulfeto e N-metilditiocarbamato de potássio; nitrilas tais como 2,4,5,6-tetracloroisoftalo-dinitrila, cianoditioimidocarbamato dissódico; quinolinas, tais como 8-hidroxiquinolina e seus sais de cobre; ácido mucoclórico, 5-hidróxi-2-(5H)-furanona; 4.5- dicloroditiazolinona, 4,5-benzoditiazolínona, 4,5-trimetilenoditiazolinona; 4.5- dicloro-(3H)-1,2-ditiol-3-ona, 3,5-dimetil-tetraidro-1,3,5-tiadiazina-2-tiona, N-(2-p-clorobenzoil-etil)hexamínio cloreto, N-hidroximetil-N'-metilditiocarba- mato de potássio; cloreto de 2-oxo-2-(4-hidroxifenil)acetohidroximinoil; fenil 2-clorocianovinil sulfona, fenil 1,2-dicloro-2-cianovinil sulfona; zeólitos contendo prata, zinco ou cobre, sozinhos ou inclusos em consti- tuintes ativos poliméricos; algicidas tais como sulfato de cobre, diclorofen, endotal, fentin acetato e quinoclamin; herbicidas tais como acetoclor, acifluorfen, aclonifen, acrolein, alaclor, alo- xidim, ametrin, amidosulfuron, amitrol, sulfato de amônio, anilofos, asulam, atrazina, aziprotrin, benazolin, benfluralin, benfuresato, bensulfuron, bensu- lida, benztazona, cloridazon, clorimuron, clorometoxifen, cloronitrofen, ácido cloroacético, cloropicrin, clorotoluron, cloroxuron, cloroprefam, clorosulfuron, clorotal, clorotiamida, cinmetilina, cinosuifuron, cletodim, clomazona, clome- prop, clopiralid, cianamida, cianazina, cicloato, cicloxidim, benzofencap, benztiazuron, bifenox, bilanafos, bórax, bromacil, bromobutida, bromofeno- xim, bromoxinil, butaclor, butamifos, butanaclor, butralin, butilato, carbetami- da, CGA 184927, cloramben, clorobromuron, clorobufam, cloroflurenol, dife- noxuron, difenzoquat, diflufenican, dimefuron, dimepiperato, dimetaclor, di- metametrin, dimetipin, ácido dimetilarsênico, dinitramin, dinoseb acetato, dinoseb, dinoterb, difenamida, dipropetrin, diquat, ditiopir, diuron, DNOC, PPX-A788, 2,4-D, daimuron, dalapon, dazomet, 2,4-DB, desmedifam, desme- trin, dicamba, diclobenil, dicloroprop, dicioroprop-P, diclofop, dietatil, flam- prop-M, flazasulfuron, fluazifop, fluazifop-P, flucloralin, flumeturon, fluorogli- cofen, fluoronitrofen, flupropanato, flurenol, fluridon, fluorocloridon, fluroxipir, fomosafen, fusamin, furiloxifen, glufosinato, glifosato, haloxifop, hexazinon, imazametabenz, imazapir, imazaquin, imazetapir, ioxinil, isopropalin, isopro- turon, isouron, isoxaben, isoxapirifop, lactofen, lenacil, linuron, LS830556, MCPA, pebulat, pendimetalin, pentaclorofenol, pentanoclor, frações de óleos minerais, fenmedifam, picloram, piperofos, pretilaclor, primisulfuron, prodiamin, proglinazin, prometon, prometrin, propaclor, propanil, propaqui- zafop, propazir, profam, propizamida, prosulfocarb, pirazolinato, pirazosulfu- ron, pirazoxifen, piributicarb, piridat, quinclorac, quinmerac, quinoclamin, quizalofop, quizalofop-P, S-23121, DPX-E96361, DSMA, eglinazine, endo- tal, epsorcarb, EPTC, etalfluralin, etidimuron, etofumesato, fenoxaprop, fe- noxaprop-P, fenuron, flamprop, irgarol 1051, MCPA-tioetil, MCPB, meco- prop, mecoprop-P, mefenacet, mefluidid, metam, metamitron, metazaclor, metabenztiazuron, metazol, metoprotrin, metildimron, metil isotiocianato, metobromuron, metolaclor, metoxuron, metribuzin, metsulfuron, molinate, monoalid, monolinuron, MSMA, naproaniiida, napropamida, naptalam, nebu- ron, nicosulfuron, nipiraclofen, norflurazon, orbencarb, orizalin, oxadiazon, oxifluorfen, paraquat, prometrin, simetrin, SMI 1500, clorato de sódio, sulfo- meturon, óleos de alcatrão, TCA, tebutam, tebutiuron, terbacil, terbumeton, terbutilazina, terbutrin, tiazafluron, tifensulfuron, tiobencarb, tiocarbazil, tio- clorim, tralcoxidim, tri-alato, triasulfuron, tribenzuron, triclopir, tridifane, trie- tazina, trifluralin, UB1-C4874, vernolato. A composição biocida de acordo com a invenção pode compre- ender ainda constituintes habituais, os quais são conhecidos como aditivos pelo operário versado no composdos biocidas. Exemplos destes são espes- santes, antiespumas, reguladores do pH, perfumes, dispersantes e estabili- zantes tais como tampões, sais de zinco, óxido de zinco e agentes de for- mação de complexos.
Quando usada na prática, a composição biocida pode ser intro- duzida ou como uma mistura pronta ou adicionando separadamente os bio- cidas e os componentes restantes da composição ao sistema que é suscetí- vel ao ataque microbiano e a ser preservado. Em geral, a concentração total dos biocidas no sistema que é suscetível ao ataque microbiano e a ser pre- servado é de 0,01 a 10 % no caso de, por exemplo, corantes, rebocos, plás- ticos e couro. Se os biocidas forem usados como ingredientes ativos antiin- crustração, sua concentração total no sistema a ser preservado é de a partir de 0,1 a 50 %. No caso de que os biocidas sejam empregados em preserva- ção de madeiramento, são usados normalmente em uma concentração total de a partir de 0,1 a 20 %. Estas concentrações referem em cada caso à mistura completa do sistema a ser preservado e da composição biocida.
Os exemplos ilustram a invenção.
Exemplo 1 Este exemplo demonstra o sinergismo das combinações de piritio- na de zinco (ZnPy), 3-iodo-2-propinil N-butilcarbamato (IPBC) e 2-n-octiliso- tiazolin-3-ona (OIT) na composição biocida de acordo com a invenção.
Até o momento, foram preparadas misturas aquosas com dife- rentes concentrações de, por um lado, uma mistura de ZnPy e OIT (proporção em peso de 80 : 20) e, por outro lado, 3-iodo-2-propinil N-butilcarbamato (IPBC), e foi testado o efeito destas misturas sobre Penicillium funiculosum DSM 12637.
Além do componente biocida e água, as misturas aquosas também compreendiam um meio nutriente, isto é, um calo de maltose Sabouraud (pro- duto comercial, Merck Ns 10393). A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi de 96 horas a 25°C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm. A Tabela I apresenta abaixo as concentrações de, por um lado, a mistura de ZnPy e OIT e, por outro lado, de IPBC. Também pode ser visto a partir desta tabela se ocorreu ou crescimento microbiano (símbolo "+”) ou não (símbolo Deste modo, a tabela I também apresenta as concentrações inibitó- rias mínimas (MICs). Por conseguinte, resulta um valor de MIC de 0,75 ppm quando é usada somente a mistura de ZnPy e OIT (proporção em peso de 80 : 20), e um valor de MIC de 2 ppm quando é usado somente IPBC. Em contraste, os valores de MIC de misturas de, por um lado, ZnPy + OIT e, por outro lado, IPBC são acentuadamente menores, isto é a combinação destas misturas age sinergicamente.
Tabela I
Penicillium funiculosum DSM 12637: Valores da MIC de ZnPy/OIT (80:20) + IPBC em um tempo de incubação de 96 h/25 °C O sinergismo que está presente é mostrado sob a forma de nú- meros usando os cálculos do índice sinérgico apresentado na tabela II. O índice sinérgico calculado pelo método de F. C. Kull et al., Applied Microbi- ology, vol. 9 (1961), p. 538. Aqui, o índice sinérgico é calculado usando a seguinte fórmula: índice sinérgico IS = QJQa + (VQb· Ao aplicar esta fórmula ao sistema biocida testado no presente contexto, os parâmetros na fórmula têm os seguintes significados: Qa = concentração de ZnPy na mistura biocida ZnPy/IPBC
Qa = concentração de ZnPy como o único biocida Qb = concentração de IPBC na mistura biocida ZnPy/IPBC
Qb = concentração de IPBC como o único biocida Se o índice sinérgico tiver um valor acima de 1, isto significa que há antagonismo presente. Se o índice sinérgico assumir um valor de 1, isto significa que existe um efeitos aditivo dos dois biocidas. Se o índice sinérgico assumir um valor de menos de 1, isto significa que existe o sinergismo dos dois biocidas.
Havia sinergismo presente quando ZnPy/ΟΙΤ (proporção em peso de 80 : 20), por um lado, e IPBC, por outro lado, foram empregados simultaneamente. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na tabela II.
Por conseguinte, o menor índice sinérgico para Penicillium funiculosum DSM 12637 (0,58) foi encontrado para uma mistura de 11,8 % em peso de ZnPy/OIT (80 : 20) e 88,2 % em peso de IPBC.
Exemplo 2 De modo análogo ao exemplo 1, foi mostrado o sinergismo de uma mistura de ZnPy, IPBC e 4,5-dicloro-2-n-octil-4-isotiazolin-3-ona (DCOIT) com respeito ao microorganismo Penicillium funiculosum DSM 12637. Em cada caso, a proporção em peso de ZnPy e DCOIT foi 80:20.
Novamente, as séries experimentais continham um caldo de maltose Sabouraud como o meio nutriente. A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi 96 horas a 25 °C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm.
Os valores de MIC das composições biocidas testadas foram vistos na tabela III que se segue. O valor de MIC foi 0,50 ppm quando foi empregada somente uma mistura de ZnPy/DCOIT (proporção em peso de 80:20) e 2 ppm quando foi empregado somente IPBC.
Tabela III
Penicillium funiculosum DSM 12637: Valores da MIC de ZnPy/DCOIT (80:20) + IPBC em um tempo de incubação de 96 h/25 °C
Havia sinergismo presente quando foram empregados simulta- neamente ZnPy/DCOIT (proporção em peso 80:20), por um lado, e IPBC, por outro. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na tabela IV. Por conseguinte, foi encontrado o menor índice sinérgico (0,50) para Penicillium funiculosum DSM 12637 para uma mistura de 50,0 % em peso de ZnPy/DCOIT (80:20) e 50,0 % em peso de IPBC.
Exemplo 3 De modo análogo ao exemplo 1, foi mostrado o sinergismo de ZnPy e OIP com respeito ao microorganismo Penicillium funiculosum DSM 12637.
Novamente, as séries experimentais continham um caldo de maltose Sabouraud como o meio nutriente. A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi 96 horas a 25 °C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm.
Os valores da MIC da composição biocida testada pode ser visto na tabela V que se segue. O valor de MIC foi 2 ppm quando foi empre- gado somente ZnPy e 0,5 ppm quando foi empregado somente OIT.
Tabela V
Penicillium funiculosum DSM 12637: Valores da MIC de ZnPy + OIT em um tempo de incubação de 96 h/25 °C
Havia sinergismo presente quando foram empregados simulta- neamente ZnPy e OIT. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na ta- bela VI. Por conseguinte, foi encontrado o menor índice sinérgico (0,58) para Penicillium funiculosum DSM 12637 para uma mistura de 88,2 % em peso de ZnPy e 11,8 % em peso de OIT.
Exemplo 4 De modo análogo ao exemplo 1, foi mostrado o sinergismo de ZnPy e OIT com respeito ao microorganismo Penicillium funiculosum IMI 211742.
Novamente, as séries experimentais continham um caldo de maltose Sabouraud como o meio nutriente. A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi 72 horas a 25 °C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm.
Os valores da MIC da composição biocida testada podem ser vistos na tabela VII que se segue. O valor de MIC foi 1 ppm quando foi em- pregado somente ZnPy e 0,75 ppm quando foi empregado somente IPBC.
Tabela VII
Penicillium funiculosum IMI 211742: Valores da MIC de ZnPy + OIT em um tempo de incubação de 72 h/25 °C
Havia sinergismo presente quando foram empregados simulta- neamente ZnPy e OIT. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na ta- bela VIII. Por conseguinte, foi encontrado o menor índice sinérgico (0,63) para Penicillium funiculosum IMI 211742 para uma mistura de 83,3 % em peso de ZnPy e 16,7 % em peso de OIT.
Exemplo 5 De modo análogo ao exemplo 1, foi mostrado o sinergismo de ZnPy e DCOIT com respeito ao microorganismo Penicillium funiculosum DSM 12637.
Novamente, as séries experimentais continham um caldo de maltose Sabouraud como o meio nutriente. A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi 96 horas a 25 °C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm.
Os valores da MIC da composição biocida testada pode ser visto na tabela IX que se segue. O valor de MIC foi 2 ppm quando foi em- pregado somente ZnPy e 2 ppm quando foi empregado somente DCOIT.
Tabela IX
Penicillium funiculosum DSM 12637: Valores da MIC de ZnPy -r DCOIT em um tempo de incubação de 96 h/25 °C
Havia sinergismo presente quando foram empregados simulta- neamente ZnPy e DCOIT. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na tabela X. Por conseguinte, foi encontrado o menor índice sinérgico (0,35) para Penicillium funiculosum DSM 12637 para uma mistura de 57,1 % em peso de ZnPy e 42,9 % a 28,6 % em peso de DCOIT.
Exemplo 6 e modo análogo ao exemplo 1, foi mostrado o sinergismo de ZnPy e DCOIT com respeito ao microorganismo Penicillium funiculosum IMI 211742.
Novamente, as séries experimentais continham um caldo de maltose Sabouraud como o meio nutriente. A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi 72 horas a 25 °C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm.
Os valores da MIC da composição biocida testada podem ser vis- tos na tabela XI que se segue. O valor da MIC foi de 0,75 ppm quando foi em- pregado somente ZnPy e de 1 ppm quando foi empregado somente DCOIT.
Tabela XI
Penicillium funiculosum IMI 211742: Valores da MIC de ZnPy + DCOIT em um tempo de incubação de 72 h/25 °C
Havia sinergismo presente quando foram empregados simulta- neamente ZnPy e DCOIT. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na tabela XII. Por conseguinte, foi encontrado o menor índice sinérgico (0,73) para Penicillium funiculosum IMI 211742 para uma mistura de 66,7 % em peso de ZnPy e 33,3 % em peso de DCOIT.
Exemplo 7 De modo análogo ao exemplo 1, foi mostrado o sinergismo de ZnPy e DCOIT com respeito ao microorganismo Aspergillus niger DSM 1957.
Novamente, as séries experimentais continham um caldo de maltose Sabouraud como o meio nutriente. A densidade celular foi de 106 células/ml. O tempo de incubação foi 72 horas a 25 °C. Cada amostra foi incubada em um incubador-misturador a 120 rpm.
Os valores da MIC da composição biocida testada podem ser vis- tos na tabela XIII que se segue. O valor da MIC foi de 17,5 ppm quando foi em- pregado somente ZnPy e de 0,75 ppm quando foi empregado somente DCOIT.
Tabela XIII
Aspergillus niger DSM 1957: Valores da MIC de ZnPy + DCOIT em um tempo de incubação de 72 h/25 °C
Havia sinergismo presente quando foram empregados simulta- neamente ZnPy e DCOIT. O cálculo do índice sinérgico pode ser visto na tabela XIV. Por conseguinte, foi encontrado o menor índice sinérgico (0,69) para Aspergillus niger DSM 1957 para uma mistura de 94,3 % em peso de ZnPy e 5,7 % em peso de DCOIT.

Claims (9)

1. Composição biocida como aditivo para materiais suscetíveis ao ataque por micro-organismos nocivos, caracterizada pelo fato de que compreende uma mistura dos seguintes ingredientes ativos biocidas: piritiona de zinco e 3-iodo-2-propinil-N-butilcarbamato e 2-n- octilisotiazolin-3-ona; ou piritiona de zinco e 3-iodo-2-propinil-N-butilcarbamato e 4,5- d i cloro-2-n-octi I isotiazol i n-3-ona.
2. Composição biocida de acordo com a reivindicação 1, carac- terizada pelo fato de que a piritiona está presente em uma concentração de 0,5 a 99,5 %, em peso, com base em toda a composição biocida.
3. Composição biocida de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a isotiazolin-3-ona está presente em uma concentração de 0,1 a 99,9%, em peso, com base em toda a composição biocida.
4. Composição biocida de acordo com qualquer uma das reivin- dicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a piritiona e a 2- alquilisotiazolin-3-ona estão presentes em uma proporção, em peso, de 1:1000 a 1000:1.
5. Composição biocida de acordo com a reivindicação 4, carac- terizada pelo fato de que a piritiona e a 2-n-octilisotiazolin-3-ona ou 4,5- dicloro-2-n-octilisotiazolin-3-ona estão presentes em uma proporção, em pe- so, de 1:10 a 10:1.
6. Composição biocida de acordo com qualquer uma das reivin- dicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que a piritiona e a 2- alquilisotiazolin-3-ona estão presentes em uma concentração total de 0,2 a 100 %, em peso, com base em toda a composição biocida.
7. Aplicação de uma composição biocida, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que é para controlar micro-organismos nocivos em sistemas que são suscetíveis ao a- taque por micro-organismos.
8. Aplicação de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a composição biocida é empregada para preservar revestimen- tos, couro, plásticos ou madeira de construção.
9. Mistura de substância ou material, preservada contra micro- organismos nocivos, caracterizada pelo fato de que apresenta um teor de uma composição biocida, como definida em qualquer uma das reivindica- ções 1 a 6.
BRPI0113384-5A 2000-08-21 2001-08-20 Composição biocida sinérgica, sua aplicação, bem como mistura que a compreende BRPI0113384B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10040814A DE10040814A1 (de) 2000-08-21 2000-08-21 Synergistische Biozidzusammensetzung
PCT/EP2001/009581 WO2002015693A1 (de) 2000-08-21 2001-08-20 Synergistische biozidzusammensetzung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0113384A BR0113384A (pt) 2003-07-29
BRPI0113384B1 true BRPI0113384B1 (pt) 2015-09-01

Family

ID=7653145

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0113384-5A BRPI0113384B1 (pt) 2000-08-21 2001-08-20 Composição biocida sinérgica, sua aplicação, bem como mistura que a compreende

Country Status (14)

Country Link
US (1) US6846777B2 (pt)
EP (3) EP1313368B1 (pt)
JP (1) JP2004524263A (pt)
CN (1) CN1287667C (pt)
AT (2) ATE324040T1 (pt)
AU (1) AU2001291778A1 (pt)
BR (1) BRPI0113384B1 (pt)
CZ (1) CZ2003509A3 (pt)
DE (3) DE10040814A1 (pt)
ES (1) ES2314769T3 (pt)
NO (1) NO328900B1 (pt)
PT (1) PT1671542E (pt)
RU (1) RU2278515C2 (pt)
WO (1) WO2002015693A1 (pt)

Families Citing this family (81)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10042894A1 (de) * 2000-08-31 2002-03-14 Thor Chemie Gmbh Synergistische Biozidzusammensetzung mit 2-Methylisothiazolin-3-on
JP4766641B2 (ja) * 2001-08-29 2011-09-07 住化エンビロサイエンス株式会社 工業用抗菌組成物及び抗菌方法
AU2002348305B2 (en) * 2001-11-21 2007-07-12 Microban Products Company Antimicrobial, sporicidal composition and treated products thereof
US7083801B2 (en) * 2002-07-18 2006-08-01 Rohm And Haas Company Stabilized haloalkynyl microbicide compositions
ES2524571T3 (es) * 2002-07-23 2014-12-10 Microban Products Company Resina de melamina antimicrobiana y productos elaborados a partir de la misma
DK1457531T3 (da) * 2002-10-23 2011-01-24 Chugoku Marine Paints Antifoulingmalingsammensætning, antifoulingmalingfilm, og skibe, undervandskonstruktioner, fiskeudstyr og fiskenet belagt med filmene
JP4629311B2 (ja) * 2003-01-21 2011-02-09 株式会社エーピーアイ コーポレーション 金属ピリチオンの油性分散組成物
US9034905B2 (en) * 2003-02-05 2015-05-19 Rohm And Haas Company Synergistic microbicidal combinations
JP2004315507A (ja) * 2003-04-07 2004-11-11 Rohm & Haas Co 殺微生物組成物
US6897191B2 (en) 2003-04-30 2005-05-24 Specialty Construction Brands, Inc. Disinfecting, antimicrobial sealing compositions and methods of using the same
WO2005074684A2 (en) * 2004-02-04 2005-08-18 Janssen Pharmaceutica N.V. Synergistic antifungal ddac compositions
EA011471B1 (ru) * 2004-08-31 2009-04-28 Санитайст Аг Средство защиты текстильных материалов от домашних пылевых клещей
JP5424639B2 (ja) * 2005-05-22 2014-02-26 ユー.エス.ボラックス インコーポレイテッド ポリマー材料に対する共生物致死性の処方
AU2006286502A1 (en) * 2005-09-02 2007-03-08 Thor Gmbh Synergetic silver-containing biocide composition
US20080234336A1 (en) * 2005-09-29 2008-09-25 Alain Joseph Jean Florimond Garnier Synergistic Imazalil Combinations
EP1772055A1 (en) * 2005-10-04 2007-04-11 Rohm and Haas France SAS Synergistic microbicidal compositions comprising a N-alkyl-1,2-benzoisothiazolin-3-one
US20080194518A1 (en) * 2005-12-23 2008-08-14 MOOKERJEE Pradip Antimicrobial Compositions
US20070258996A1 (en) * 2005-12-23 2007-11-08 The Sterilex Corporation Antimicrobial compositions
KR101230109B1 (ko) * 2006-01-25 2013-02-05 쓰리엠 이노베이티브 프로퍼티즈 캄파니 항미생물성 공기정화용 필터
ES2369106T3 (es) * 2006-05-02 2011-11-25 Janssen Pharmaceutica, N.V. Combinaciones biocidas que comprenden imazalilo.
WO2008060571A2 (en) * 2006-11-13 2008-05-22 Aurora Biofuels, Inc. Methods and compositions for production and purification of biofuel from plants and microalgae
DE102007020450A1 (de) * 2007-04-27 2008-10-30 Lanxess Deutschland Gmbh Wirkstoff-Formulierungen zur Herstellung von WPC mit antifungischen Eigenschaften sowie WPC mit antifungischen Eigenschaften
EP2297326A4 (en) 2008-06-06 2011-11-16 Aurora Biofuels Inc VCP-BASED VECTORS FOR THE TRANSFORMATION OF ALGAE CELLS
US20100016441A1 (en) * 2008-07-15 2010-01-21 Raymond Jon B Biocidal composition and method
US20100016394A1 (en) * 2008-07-18 2010-01-21 Enzien Michael V Biocidal compositions
US20100022393A1 (en) * 2008-07-24 2010-01-28 Bertrand Vick Glyphosate applications in aquaculture
EP2153722A1 (de) 2008-08-05 2010-02-17 Lanxess Deutschland GmbH Antifungische Flüssigformulierungen enthaltend 3-Iodpropargylbutylcarbamat (IPBC) und N-octylisothiazolinon (NOIT)
KR20110086172A (ko) * 2008-11-20 2011-07-27 다우 글로벌 테크놀로지스 엘엘씨 2,6-다이메틸-m-다이옥산-4-올의 살생물 조성물 및 그의 사용 방법
US8940340B2 (en) * 2009-01-22 2015-01-27 Aurora Algae, Inc. Systems and methods for maintaining the dominance of Nannochloropsis in an algae cultivation system
US8314228B2 (en) 2009-02-13 2012-11-20 Aurora Algae, Inc. Bidirectional promoters in Nannochloropsis
RU2534577C2 (ru) * 2009-04-06 2014-11-27 ДАУ ГЛОБАЛ ТЕКНОЛОДЖИЗ ЭлЭлСи Стабильная при низких температурах биоцидная композиция
US9187778B2 (en) 2009-05-04 2015-11-17 Aurora Algae, Inc. Efficient light harvesting
US8865468B2 (en) 2009-10-19 2014-10-21 Aurora Algae, Inc. Homologous recombination in an algal nuclear genome
US9029137B2 (en) 2009-06-08 2015-05-12 Aurora Algae, Inc. ACP promoter
US8809046B2 (en) 2011-04-28 2014-08-19 Aurora Algae, Inc. Algal elongases
US8865452B2 (en) * 2009-06-15 2014-10-21 Aurora Algae, Inc. Systems and methods for extracting lipids from wet algal biomass
US8769867B2 (en) * 2009-06-16 2014-07-08 Aurora Algae, Inc. Systems, methods, and media for circulating fluid in an algae cultivation pond
US9101942B2 (en) * 2009-06-16 2015-08-11 Aurora Algae, Inc. Clarification of suspensions
US20100325948A1 (en) * 2009-06-29 2010-12-30 Mehran Parsheh Systems, methods, and media for circulating and carbonating fluid in an algae cultivation pond
US8747930B2 (en) * 2009-06-29 2014-06-10 Aurora Algae, Inc. Siliceous particles
JP5580667B2 (ja) * 2009-07-01 2014-08-27 ローム アンド ハース カンパニー 殺微生物組成物
US8709765B2 (en) * 2009-07-20 2014-04-29 Aurora Algae, Inc. Manipulation of an alternative respiratory pathway in photo-autotrophs
PL2461693T3 (pl) 2009-08-05 2014-01-31 Dow Global Technologies Llc Synergistyczna kompozycja biobójcza
KR101416156B1 (ko) 2009-08-05 2014-07-09 다우 글로벌 테크놀로지스 엘엘씨 상승적 항균 조성물
US8765983B2 (en) * 2009-10-30 2014-07-01 Aurora Algae, Inc. Systems and methods for extracting lipids from and dehydrating wet algal biomass
US8748160B2 (en) * 2009-12-04 2014-06-10 Aurora Alage, Inc. Backward-facing step
SI2509416T1 (sl) * 2009-12-07 2015-12-31 Omya International Ag Postopek za zmanjšanje in/ali ohranjanje skupnega števila življenja sposobnih bakterij v vodnih pripravkih, ki vsebujejo zmlet kalcijev karbonat in/ali oborjen kalcijev karbonat in/ali dolomit in/ali površinsko reagiran kalcijev karbonat
CN103200818B (zh) * 2010-09-30 2015-07-22 陶氏环球技术有限公司 二溴丙二酰胺的组合物及其作为杀生物剂的用途
US8980876B2 (en) 2010-10-28 2015-03-17 The Procter & Gamble Company Inhibition of microbial growth by aconitase inhibition
JP5302369B2 (ja) * 2010-11-09 2013-10-02 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー フルメツラムとチアベンダゾールとの相乗的組み合わせ
JP5364935B2 (ja) * 2010-11-09 2013-12-11 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー フルメツラムまたはジクロスラムとジンクピリチオンとの相乗的組み合わせ
JP5529834B2 (ja) * 2010-12-22 2014-06-25 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー グリホサート化合物とzptとの相乗的組み合わせ
JP5529831B2 (ja) * 2010-12-22 2014-06-25 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー グリホサート化合物とipbcとの相乗的組み合わせ
JP5529832B2 (ja) * 2010-12-22 2014-06-25 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー Dcoitまたはoitまたはbbitの1種と、グリホサート化合物との相乗的組み合わせ
JP5529833B2 (ja) * 2010-12-22 2014-06-25 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー グリホサート化合物とdmitsとの相乗的組み合わせ
US8722359B2 (en) 2011-01-21 2014-05-13 Aurora Algae, Inc. Genes for enhanced lipid metabolism for accumulation of lipids
WO2012104146A1 (de) 2011-02-03 2012-08-09 Sanitized Ag Formulierung zur antimikrobiellen und fungiziden ausrüstung von polymermaterialien, insbesondere von lacken und beschichtungen
US8926844B2 (en) 2011-03-29 2015-01-06 Aurora Algae, Inc. Systems and methods for processing algae cultivation fluid
US8569530B2 (en) 2011-04-01 2013-10-29 Aurora Algae, Inc. Conversion of saponifiable lipids into fatty esters
US8440805B2 (en) 2011-04-28 2013-05-14 Aurora Algae, Inc. Algal desaturases
US8752329B2 (en) 2011-04-29 2014-06-17 Aurora Algae, Inc. Optimization of circulation of fluid in an algae cultivation pond
US9278874B2 (en) * 2011-09-30 2016-03-08 Kemira Oyj Prevention of starch degradation in pulp, paper or board making processes using zinc ions and an oxidizing biocide
RU2497857C1 (ru) * 2012-05-03 2013-11-10 Игорь Иванович Зоткин Соль цинка или меди (ii) и ее применение в качестве биоцида
MX358360B (es) * 2012-11-30 2018-08-15 Rohm & Haas Combinación sinérgica de un compuesto de lenacil y piritiona de zinc para protección de película seca.
US9266973B2 (en) 2013-03-15 2016-02-23 Aurora Algae, Inc. Systems and methods for utilizing and recovering chitosan to process biological material
US9332761B2 (en) 2013-03-28 2016-05-10 Rohm And Haas Company Synergistic combination of a chlorotoluron compound and zinc pyrithione for dry film protection
AU2014240877B2 (en) * 2013-03-28 2017-08-31 Dow Global Technologies Llc Synergistic combination of chlorotoluron and octylisothiazolinone (OIT) for dry film protection
JP6411507B2 (ja) * 2013-08-30 2018-10-24 ローム アンド ハース カンパニーRohm And Haas Company 乾燥膜保護のためのレナシル化合物及びカルベンダジムの相乗的組み合わせ
EA029467B1 (ru) * 2013-10-08 2018-03-30 Общество С Ограниченной Ответственностью "Лаборатория Био Зет" Соль цинка или меди(ii) и ее применение в качестве биоцида
JP6853039B2 (ja) * 2013-11-19 2021-03-31 アーチ・ケミカルズ・インコーポレーテッド 増強された防腐剤
US9427691B2 (en) 2014-03-14 2016-08-30 Pti Technologies, Inc. Antimicrobial air filter
MX2017008159A (es) * 2014-12-22 2017-09-18 Lonza Ag Composiciones de inhibidor de corrosion para tratamientos de acidificacion.
JP6524433B2 (ja) * 2017-06-07 2019-06-05 住化エンバイロメンタルサイエンス株式会社 木材用抗菌組成物
WO2018235269A1 (ja) * 2017-06-23 2018-12-27 ロンザ リミテッド 工業用防腐組成物
CN111100506B (zh) * 2018-10-25 2022-06-28 立邦涂料(中国)有限公司 一种适用于自动调色机调色的防霉型环保水性色浆及其制备方法
DK3669654T3 (da) 2018-12-18 2022-01-17 Lanxess Deutschland Gmbh Mikrokapsler indeholdende oit i kombination med propiconazol og/eller ipbc
WO2020264076A1 (en) 2019-06-28 2020-12-30 The Procter & Gamble Company Light augmented treatment method
CN113292553A (zh) * 2021-05-12 2021-08-24 烟台大学 中肋骨条藻杀藻用芳基噻唑-色胺类化合物及其组合剂
CN114149708B (zh) * 2021-12-20 2022-07-05 全毅 卷烟厂防霉用双组份水性聚氨酯抗菌防霉涂料及制备方法
KR102453553B1 (ko) 2022-06-22 2022-10-14 주식회사 그래코리아 페라르곤산을 포함하는 친환경 제초제
CN115353786A (zh) * 2022-09-19 2022-11-18 广东巴德富新材料有限公司 一种水性外墙涂料及其制备方法

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1560476A (en) * 1975-10-16 1980-02-06 Lilly Co Eli Herbicidal compositions
CA2054533C (en) 1990-11-27 2002-04-16 Samuel Eugene Sherba Antimicrobial compositions comprising iodopropargyl butylcarbamate and 2-mercaptopyridine n-oxide and methods of controlling microbes
GB9027614D0 (en) * 1990-12-20 1991-02-13 Ici Plc Antimicrobial composition and use
JPH05124917A (ja) * 1991-02-27 1993-05-21 Rohm & Haas Co イソチアゾロンの防護方法
JPH04353836A (ja) 1991-05-30 1992-12-08 Nikon Corp 情報再生装置を有するカメラ
JPH0599195A (ja) 1991-10-08 1993-04-20 Denki Kagaku Kogyo Kk ポンプ用シヤフト
US5227156A (en) * 1992-04-14 1993-07-13 Amway Corporation Use of zinc compounds to stabilize a thiazolinone preservative in an anti-dandruff shampoo
JPH0616506A (ja) * 1992-06-30 1994-01-25 Shinto Paint Co Ltd 工業用防カビ組成物
JPH06183914A (ja) * 1992-12-16 1994-07-05 Permachem Asia Ltd 工業用殺菌組成物
JPH0769815A (ja) * 1993-06-29 1995-03-14 Yoshitomi Pharmaceut Ind Ltd 水中防汚剤
JPH07133206A (ja) * 1993-11-10 1995-05-23 Hokko Chem Ind Co Ltd 工業用防腐防かび剤
ES2137454T3 (es) 1994-04-07 1999-12-16 Rohm & Haas Biocida exento de halogenos.
DE4422374A1 (de) * 1994-06-27 1996-01-04 Boehringer Mannheim Gmbh Konservierungsmittelmischung für diagnostische Testflüssigkeiten
US5562995A (en) 1995-02-03 1996-10-08 Olin Corporation Discoloration prevention in pyrithione-containing coating compositions
US5939203A (en) * 1995-02-03 1999-08-17 Arch Chemicals, Inc. Discoloration prevention in pyrithione-containing coating compositions
JPH08277371A (ja) * 1995-02-09 1996-10-22 Kanebo Kasei Kk 抗菌・防黴性塗料組成物
JPH09273075A (ja) * 1996-04-01 1997-10-21 Toyobo Co Ltd 生物抵抗性を有する繊維の製造方法
AU5448998A (en) 1996-11-20 1998-06-10 Troy Corporation Synergistic algaecide
DE19651351A1 (de) * 1996-12-10 1998-06-18 Riedel De Haen Ag Mikrobizide Gemische
JP3498563B2 (ja) * 1998-01-30 2004-02-16 日本油脂Basfコーティングス株式会社 水中防汚被覆剤
JPH11228302A (ja) * 1998-02-18 1999-08-24 Taisho Technos Co Ltd 抗菌防黴組成物
JPH11323210A (ja) * 1998-03-13 1999-11-26 Chugoku Marine Paints Ltd 防汚塗料組成物、防汚塗膜、該防汚塗膜で被覆された船舶または水中構造物、並びに船舶外板または水中構造物の防汚方法
JPH11286656A (ja) * 1998-04-02 1999-10-19 Nippon Paint Co Ltd 防汚塗料用樹脂及び防汚塗料
EP0980648A1 (de) * 1998-08-20 2000-02-23 Thor Chemie Gmbh Synergistische Biozidzusammensetzung
JP3855569B2 (ja) * 1998-12-04 2006-12-13 コニカミノルタホールディングス株式会社 インクジェット用インク
JP2000191412A (ja) * 1998-12-28 2000-07-11 Nagase Kasei Kogyo Kk 抗微生物剤組成物
JP4601739B2 (ja) * 1999-03-16 2010-12-22 中国塗料株式会社 防汚剤組成物、それを含有する防汚塗料、防汚塗膜およびそれらを用いた防汚処理物ならびに防汚方法
AU4396700A (en) * 1999-04-01 2000-10-23 Troy Chemie Gmbh Microbicidal composition
DE19961621C2 (de) * 1999-12-13 2002-11-14 Schuelke & Mayr Gmbh Bakterizide und fungizide flüssige Zubereitungen für technische Produkte

Also Published As

Publication number Publication date
DE10040814A1 (de) 2002-03-07
EP1313368B1 (de) 2006-04-26
WO2002015693A1 (de) 2002-02-28
BR0113384A (pt) 2003-07-29
DE50109633D1 (de) 2006-06-01
US6846777B2 (en) 2005-01-25
ATE324040T1 (de) 2006-05-15
ATE410923T1 (de) 2008-10-15
JP2004524263A (ja) 2004-08-12
RU2278515C2 (ru) 2006-06-27
CZ2003509A3 (cs) 2003-06-18
NO328900B1 (no) 2010-06-07
NO20030730D0 (no) 2003-02-14
EP1671542A1 (de) 2006-06-21
US20030199490A1 (en) 2003-10-23
PL366200A1 (en) 2005-01-24
EP1313368A1 (de) 2003-05-28
CN1287667C (zh) 2006-12-06
NO20030730L (no) 2003-03-28
CN1492734A (zh) 2004-04-28
WO2002015693A9 (de) 2002-06-06
AU2001291778A1 (en) 2002-03-04
EP2033519A1 (de) 2009-03-11
ES2314769T3 (es) 2009-03-16
PT1671542E (pt) 2008-12-17
DE50114436D1 (de) 2008-11-27
EP1671542B1 (de) 2008-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0113384B1 (pt) Composição biocida sinérgica, sua aplicação, bem como mistura que a compreende
US6149927A (en) Solid biocidal compositions
US11566140B2 (en) Exterior coating composition
EP0714420B1 (de) Schimmelfeste dispersionsfarbenanstriche
US20100189811A1 (en) Biocide compositions comprising 3-methylisothiazolin-3-one and a haloalkyl sulphone
MX2011001271A (es) Formulaciones liquidas antifungicas.
EP2670239B1 (de) Formulierung zur antimikrobiellen und fungiziden ausrüstung von polymermaterialien, insbesondere von lacken und beschichtungen
WO2014102228A1 (de) Formulierung zur antimikrobiellen ausrüstung von polymer-zusammensetzungen
Bruns et al. R&D in material protection: new biocides
JPH09504527A (ja) 材料保護における使用のための無機担体材料を用いるヨウ素化合物の安定化
EP0865436B1 (de) Dithiazoldioxide und ihre verwendung als mikrobizide
PL206850B1 (pl) Kompozycja biobójcza, zastosowanie kompozycji biobójczej i materia l lub mieszanina materia lów
KR100346811B1 (ko) 항미생물제로서 사용하는 티오카바모일 화합물
JPH09508633A (ja) 工業材料を保護するための殺微生物剤としての1,3,2−ベンゾジチアゾール−1−オキシド類の使用およびある類の1,3,2−ベンゾジチアゾール−1−オキシド類
EP0690894A1 (de) ANSTRICHMITTEL ENTHALTEND n-ALKYL-N-AZOLE ALS KONSERVIERUNGSMITTEL
WO1995034204A1 (de) Bakterizide thiadiazolidinone
WO1997006676A1 (de) Formulierung mikrobizider mittel
WO1996025044A1 (de) S-aryl-cyanimidothioverbindungen für den materialschutz
DE19709876A1 (de) Algizide Mittel
DE4416409A1 (de) Alkyl-N-azole

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2529 DE 25-06-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.