PT86861B - Processo para a fabricacao de esquis e esqui produzido pelo processo - Google Patents

Processo para a fabricacao de esquis e esqui produzido pelo processo Download PDF

Info

Publication number
PT86861B
PT86861B PT86861A PT8686188A PT86861B PT 86861 B PT86861 B PT 86861B PT 86861 A PT86861 A PT 86861A PT 8686188 A PT8686188 A PT 8686188A PT 86861 B PT86861 B PT 86861B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ski
core
subset
mold
process according
Prior art date
Application number
PT86861A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86861A (pt
Inventor
Roger Pascal
Gilles Recher
Original Assignee
Salomon Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR8703119A external-priority patent/FR2611519B1/fr
Application filed by Salomon Sa filed Critical Salomon Sa
Publication of PT86861A publication Critical patent/PT86861A/pt
Publication of PT86861B publication Critical patent/PT86861B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63CSKATES; SKIS; ROLLER SKATES; DESIGN OR LAYOUT OF COURTS, RINKS OR THE LIKE
    • A63C5/00Skis or snowboards
    • A63C5/12Making thereof; Selection of particular materials

Description

Memória descritiva referente à patente de invenção de SALOMON S.A. , francesa, industrial e comercial, com sede em Metz Tessy B.P. 4^4, 74011 Annecy Cedex, França, (inventores: Roger Pascal e Gilles Recher, residentes na França), para PROCESSO PARA A FABRICAÇÃO DE ESQUIS E ESQUI PRODUZIDO PELO PROCESSO
Memória descritiva
A presente invenção refere-se a um processo para o fabrico de um esqui.
Durante muito tempo, os esquis foram feitos de madeira por operários, mas o mercado moderno evoluiu profunda mente e nasceram novos materiais. Também, o artesanato deu lu gar à industria que, para fabricar os seus esquis, modernizou os seus equipamentos e utiliza novos materiais postos à sua disposição, tais como, por exemplo, materiais compósitos, alu mínio e espuma sintética.
Os construtores têm pois efectivamente fabrica do esquis de estrutura diferente mas não fizeram o esforço ou não puderam adaptar o seu processo de fabrico» que afinal de contas se manteve muito tradicional e dispendioso·
A presente invenção pretende portanto resolver
estes problemas propondo um novo processo de fabrico adaptado realmente aos materiais modernos, particularmente simples e pouco dispendioso. A presente invenção propõe também esquie fabricados por este processo.
Outras características e vantagens da presente invenção serão deduzidas da descrição que vai seguir-se com refeÉncia aos desenhos anexos que são dados apenas a título de exemplo não limitativo e cujas figuras representamι
As fig. 1 e la
Corte transversal dos esquis segundo a presente invenção e obtidos com o processo de acordo com a invenção;
A fig. lb t uma vista em planta da fig. la;
As fig. 2 a 10 esquematicamente, as diferentes fases do processo segundo a presente invenção;
As fig. 11 e 12: variantes de um subconjunto;
fie
11a ainda no molde e em corte, um corpo de esqui fabricado com o subconjunto da fig. 11;
fig em corte transversal, uma variante de um núcleo;
fie uma vista semelhante à da fig. 11a;
A fig. 15
A fig. 16 ι uma outra variante de um corpo de esqui representado em corte transversal;
: uma outra secção de um núcleo;
A fig. 17
A fig. 18
A fig. 19 : uma vista semelhante à da fig.2 representando um outro subconjunto;
: uma vista parcial que mostra uma variante de forma do molde e da sua tampa;
t uma vista semelhante à da fig. 5 representan do uma variante;
A fig. 20 : uma variante de um esqui em corte transversal.;
A fig. 21 i uma variante em corte transversal;
As fig. 22 a 25 * variantes de realização;
As fig. 22 e 23 uma destas variantes, enquanto que as fig
24 e 25 representam uma outra variante
As fig. 22 e 24 i são vistas semelhantes à fig. 12 e
As fig. 23 e 25 i são vistas representando parcialmente corpo de esqui; um
A fig. 26 t uma vista em corte de uma variante do esqui de acordo com a invenção;
A fig. 27 » una vista em corte do molde para a moldagem do esqui de acordo com a fig. 26.
A fig. 1 representa em corte transversal um esqui (1) segundo a presente invenção e realizado pelo processo segundo a presente invenção. Este esqui é constituído por três partes principais seguintes? um núcleo (2), uma casca (3) e um elemento inferior (4). 0 núcleo (2) pode ser de diferentes materiais tais como madeira ou espuma sintética ou outra estrutura e por exemplo ninho de abelha de alumínio, ou mesmo tubo metálico ou de plástico como está representado na fig. 15.
Numa outra forma de realização do esqui a superfície superior do esqui pode compreender relevos ou cavidades, em especial, uma saliência (601) que pode sar um perfil ou uma simples saliência localizada como está representado na fig. la.
Vai descrevei?—se a seguir um dos modos de realização do proceeeo segundo a presente invenção, o qual compreende as diferentes fases seguintest
a) Figura 2. Preparou-se um subconjunto (30) que é constituído a titulo de exemplo, por três camadas (31, 32,33) com largura e espessura pré-determinadas. Este subconjunto (30) como veremos mais adiante, destina—se a constituir a casca ou caixão (3) do esqui.
A primeira camada (31) é de material plástico.
tal como acrilonitrilo butadieno estireno, vulgarmente designado por ABS ou poliamida (P.A.) ou outro, tal como policarbo nato (P.C.). A camada (31) pode ser constituída por uma só ou várias folhas.
A ou as camadas intermédias (32) são constitui, das por uma^pu várias folhas de tecido de vidro, de carbono, de kevlar ' ou outro. Estas camadas são vantajosamente previamente impregnadas com resinas termoplásticas tais como poli, eterimidas ou resinas termoendureeíveis tais como epóxidos ou poliuretanos. 0 tecido de vidro ou similar é do tipo de preferencia unidireccional e compreende por exemplo 9θ % de fibras na teia e 10 % na trama, podendo uma das camadas ser cone tituidas com fibras em posição oblíqua.
Vantajosamente, o subconjunto (30) compreende uma terceira camada (33) constituída por uma ouvárias folhas de material termoplástico. Esta camada pode ser ou dfi. mesma natureza que a primeira(31), ou de natureza diferente e por exemplo de natureza tal que o ponto de amolecimento seja mais baixo.
Como se verá mais adiante, a camada (33) constitui o material de enchimento, enquanto que a camada intermédia (32) constitui o reforço da casca e a camada (31) constitui a camada de aparência. Mas não se sairia do quadro da presente invenção se a camada (31) constituísse simultaneamen te a camada de aparência e a camada de enchimento, como está representado na fig. 11a.
b) Figura 3· Prepara-se o núcleo (2) que pode ser por exemplo de madeira ou de espuma sintética reforçada ou não por fibra de vidro.
A fig. 3 é uma vista em perspectiva do núcleo (2) que apresenta uma secção transversal sensivelmente rectangular de largura (l) e de altura (1) e tal que esta altura vai diminuindo para as extremidades sendo a laegura (l) e a altura (1) determinadas em função do enchimento da forma do esqui e do enchimento a realizar.
c) Figuras 4, 4a e 4b. Pré-aquece-se o sobeonjunto (3θ) a uma temperatura suficiente para permitir a realização das fases seguintes do processo.
Com efeito, é necessário amolecer o subconjunto para que ele possa ser em seguida deformado. Este aquecimen to até uma certa temperatura pode ser feito de maneiras diferenteso Pode-se por exemplo, aquecer separadamente o subconjunto (30) por meio de painéis de infravermelhos (5) como na fig· 4« Mas pode-se também, depois do pré-aquecimento do molde (6) colocar o referido subconjunto (3θ) sobre o molde como está representado na fig» 4a e é o calor (6θ) do molde (6) transmitido por condução ou irradiação que pré-aquecerá o referido subconjunto (30).
d) Estando este molde (6) pré-aquecido a cerca de 120 a 160°C e estando o subconjunto (3θ) colocado no interior do molde segundo as fig» 4a, 4b e 5a, 5 enterra-se com o auxilio do núcleo, o subconjunto (30) molde (figs· 6, 6a e 7, 7a) até ao seu fecho completo (figs· 8, 8a), o subconjunto é mantido na posição representada nas figs. 8, 8a durante um tempo suficiente que permita a polimerização dos diferentes materiais»
Para esse efeito, o núcleo (2) é solidário da tampa (7) como se representa nas fig. 5, 5a. Por exemplo o núcleo (2) pode ser vazado sob a tampa (7) ou ainda ser associado à mesma graças a pontas (7θ) que o mantém em posição sob a referida tampa (7)· Também poderia assentar simplesmente o núcleo no subconjunto como nas fig. 19, 19a mantendo-o em posição, por exemplo por colagem. As fig. 7, 7a representam uma posição intermédia de fecho do molde. Neetaposição, as diferentes camadas e em especial a camada (33) de material de enchimento não está comprimida. E ao passar da posição representada nas fig. 7, 7a para a posição representada nas fig. 8, 8a que haverá fluência do material de enchimento para as zonas ou espaços livres (e). A fluência far-se-á por compressão das camadas de enchimento pelo núcleo. Este tipo de processo é pois particularmente bem adaptado a um esqui cuja sec—
çao transversal não é recatngular, mas pode ser utilizado para todo tipo de esqui e por exemplo para um esqui como o represen tado na fig. 20«
e) Figuras 9* 9a· Depois do arrefecimento e abertura do molde, obtêm-se o corpo do esqui (8) constituido pelo núcleo (2) e o seu caixão (3)·
f) Figuras 10, 10a. Associa-se ao corpo do esqui (8) o elemento inferior (4) por exemplo por colagem ou qualquer outro processo, sendo o elemento inferior do esqui, por exemplo constituido por uma base (4θ) de polietileno, bordos laterais de aço (41), uma camada (42) de fibra de vidro e por exemplo uma camada (43) de aluminio ou de material estratificado.
£ claro que não se sairia do quadro da presente invenção se o subconjunto (3θ) fosse constituido apenas por duas ou várias camadas (31) e (32) (fig.11), ou sejam uma folha (31) de material termoplástico e uma ou varias folhas (32) de tecido de vidro, ou outro, pré-impregnados com resinas termoendureciveie ou termoplásticas. Neste caso, á a folha (31) que, por fluência, tomará lugar ao nível dos bordos do esqui e assegurará tanto a camada de aparência como a camada de enchimento.
Vantajosamente, a folha (31) pode ser ranhurada (31°) para facilitar a sua dobragem.
Pode também vantajosamente e por exemplo preparar-sê um núcleo (2) que compreende nos vértices superiores (21) entalhes (22) fig. 13, de tam modo que, por termo-fluência da camada (31)» fig. 14 se obtém um ângulo (210) de pro— tecção reforçada do esqui.
£ claro que o núcleo (2) pode ser um tubo oco (20) tendo, por exemplo uma secção rectangular, como segundo a fig. 15» ou qualquer outra secção apropriada.
Como se viu anteriormente, o processo segundo a presenta invenção é particularmente vantajoso para obter um esqui cujos bordos são inclinados* do tipo por exemplo dos descritos nos pedidos de patente francesas Nos. 86-07849* 86-07850, 86-07851, 86-07852.
Com efeito, embora o núcleo ¢2) seja de secção recáângular, o material de enchimento (31) e/ou (33) assegurará, por termo-fluência, o enchimento do molde (6) que, por sua vez, tem uma secção evolutiva trapezoidal e as zonas triangulares laterais (3θθ) serão preenchidas e modeladas. Para realizar um bom enchimento, é necessário dar às espessuras das camadas de enchimento um valor suficiente para ter a quan tidade de material necessária para o enchimento.
A ligação mecanica entre o núcleo (2) e a casca (3) á assegurada por fluência para os poros do referido núcleo do material em contacto que constitui a casca. No caso de um núcleo feito de um material não poroso ou insuficientemente poroso, pode ser vantajoso realizar ranhuras ou furos (220) como está representado na fig. 16.
Deve notar-se que a decoração da superficie superior do esqui (320) e mesmo dos bordos laterais (321) pode ser realizada ao mesmo tempo que a realização do corpo do esqui (8). Com efeito, esta decoração.pode ser realizada por sublimação. Para isso, prepara-se um subconjunto (3θ*) (fig.17)
juntando um papel (4θ) que compreende a decoração (41) apropriada de tinta sublimável. E claro que o papel (4o) é dispoj, to de modo tal que a tinta (41) se encontra do lado da camada (31)· Bastará em seguida colocar o subconjunto (3θ*) e fazer as operações de termofluência como se indica nas fig. 4 e seguintes ·
Quando ch fase (4) representada nas fig. 7, 7a a tinta sublimável, por acção térmica, penetrará no material que constitui a tinta (31) e ser& assim realizada a decoração do esqui.
I
A fig. 18 mostra una realização vantajosa do moJL de (6) e da sua tampa (7) segundo a qual, quando o referido molde se fecha, as quantidades supérfluas dos produtos que constituem as diferentes camadas têm a possibilidade de fluir para o espaço (e) para constituir uma rebarba (330) que será necessário retirar depois da desmoldação.
A fig. 21 representa uma variante de realização de um corpo de esqui em corte transversal» Segundo esta variante, o corpo de esqui não compreende qualquer camada de reforço como na realização anterior, mas somente uma placa su perior (322) constituída por um pré-polimerizado de vidro (ou híbrido), resina termodendurecível ou termoplástica ou ainda por uma liga metálica»
A protecção do esqui ao nível das faces superiores pode ser realizada como já foi representado nas fig. 13 ® 14, mas pode ser de outra maneira e em particular como está representado nas fig. 22 a 25.
As fig. 22 e 23 representam uma de’stas outras soluções segundo a qual a camada de aparência (31) compreende dois perfis longitudinais salientes (311) destinados a formar uma sobreespessura ao nível das arestas superiores (21θ) do esqui.
As fig. 24 e 25 representam uma variante segun do a qual se juntam elementos (312) suple:·entares, podendo estes referidos elementos ser, por exemplo fio de aço ou qualquer outro material.
Para realização da variante de esqui representado na fig. la em corte transversal, verifica-se que o interior do molde (6) fig. 4b e, mais particularmente, a parte oentral inferior, compreende uma cavidade (óOO) que será preenchida por fluência, durante o procosso, pelo material termoplástico durante a fase intermédia entre a representada na fig. 7a e a representada na fig. 8a.
- 8 ί
A X i
ção se a superfície superior do esqui compreendesse uma cavidado (651) como se representa na fig. 26.
Neste caso, o molde compreende uma saliência complementar (650) como se representa na fig. 27.
Pode igualmente obter-se a saliência (601) em parte por uma peça aplicada (602), como está representado. A referida peça aplicada (602) pode ser de termoplástico, met ou um material estratificado de fibra de vidro ou de kevlar ou carbono, etc. Esta peça pode ter as formas do relevo a rea lizar ou não. Vantajosamente, a peça aplicada (602) pode ser realizada num material absorvente dos choques, como por exem pio material viscoelástico.
A fig. 19a mostra como realizar o fabrico do esqui com peça aplicada (6O2).
E claro que a invenção não se limita aos modos de realização desoritos e representados a titulo de exemplos, mas compreende também todos os equivalentes técnicos bem como as suas combinações.

Claims (1)

  1. Reivindicações
    - 1» Processo para a fabricação de um esqui cujo corpo (8) compreende um núcleo (2) revestido por uma caeoa ou caixão (3) constituído por um subconjunto compósito (30) caracterizado por consistir em utilizar o núcleo (2) para deformar o subconjunto (30) no interior de um molde (6,7)·
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o subconjunto (3θ) compreender um material de enchimento (31,33).
    - 3* -
    Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o material de enchimento (31,33) eer um mate rial termoplástico destinado a fluir para os espaços vazios (e) quando se fecha o molde (6,7).
    - 4? -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender as fases sucessivas seguintes·
    a) - preparar o subconjunto (3θ)
    b) - preparar o núcleo (2)
    d) - deformar o subconjunto (3θ) com o auxilio do núcleo (2) e fazer fluir o material de enchimento (31,33) do subconjunto (3θ)·
    - 5» -
    Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por, entre as fases b) e d) se proceder a um pré— -aquecimento do subconjunto (3θ)·
    - 6? -
    Processo de aoordo com a reivindicação 5, caracterizado por, para realizar a fase d), se dispor o subcon- junto (30) sobre o molde (ó) enquanto que o núcleo (2) é fixado sob a tampa ¢7) de fecho do molde.
    - 7» ’W<·
    Processo de acordo com a reivindicação 5» caracterizado por, para realizar a fase d), se disporem o subconjunto (3°) bem como o núcleo (2) sobre o molde (6).
    - 8* -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, cari-cterizado por o subconjunto (3θ) ser constituído por uma camada de reforço (32) disposta entre duas camadas (31,3θ) de material termoplástico, constituindo pelo menos uma destas camadas o material de enchimento destinado a fluir.
    - 9» -
    Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o subconjunto (30) ser constituído por uma camada de enchimento (31) de material termoplástico e por uma camada de reforço (32).
    - 10» -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 8 ou 9, caracterizado por as camadas de materiais de enchimento (31,33) serem folhas longitudinais de dimensões apropriadas.
    - 11» Processo de acordo com qualquer das reivindica- 11 ções anteriores, caracterizado por a ou as carnadas de enchimento serem de material termoplástico tal como o acrilonitri lo butadieno estireno, poliamida ou policarbonato,ionómero ou etileno vinil acetato.
    Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o núcleo (2) ser de espuma sintética.
    - 13? Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o núcleo (2) ser uma viga ou um perfil de se£ ção sensivelmente rectangular, de largura constante (l), cuja altura (1) vai diminuindo para as extremidades.
    - 14? -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a camada de reforço (32) s ser de tecido de vidro, de carbono ou outro material pré-impregnado com resinas termoplásticas tais como polieterimidas ou resinas termoendureciveis tais como epóxidos ou poliuretano .
    - 15a -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por se associar ao corpo do esqui (8) um subconjunto ou elemento inferior (4) constituido por pelo menos uma base de deslizamento (4θ) e faces (41) para constituir o esqui.
    - 16? 12
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 15 compreendendo o esqui um núcleo revestido com uma casca constituída por um subconjunto compósito, constituído pelo menos em parte por material de enchimento termoplástico destinado a fluir quando do fecho do molde, caracterizado por o molde (6) compreender pelo menos uma cavidade (600).
    - 17- -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 15 compreendendo o esqui um núcleo revestido com uma casca constituída por um subconjunto compósito, constitui do pelo menos em parte por um material de enchimento termoplástico destinado a fluir quando do fecho do molde, caracterizado por este molde (6) compreender pelo menos uma saliência (650).
    - 18? í KL·'
    Esqui produzido de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 15 caracterizado por o corpo (8) do esqui com preender um núcleo (2) e uma casca (3) constituída por um material compósito.
    - 19? -
    Esqui de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a casca (3) eer constituída por pelo menos uma camada de aparência (31) úe material termoplástico e uma camada de reforço (32) por exemplo de material estratificado ou de alumínio.
    - 20? -
    Esqui de acordo com a reivindicação 19, carac- 13 - terizado por a casca (3) compreender uma camada (33) de material de enchimento de material termoplástico.
    - 21* Esqui de acordo com a reinvindicação 19, car^c terizado por a camada de aparência (31) constituir também o material de enchimento.
    - 22* Esqui de acordo com uma qualquer, das reivindicações 18 a 21, caracterizado por o corpo (8) do esqui ter uma secção transversal trapezoidal.
    -23’ -
    Esqui de acordo com a reivindicação 22, caracterizado por o núcleo (2) ter uma secção transversal sensivelmente rectangular.
    -24* -
    Esqui de acordo com a reivindicação 23, caracterizado por o núcleo (2) ser de espuma sintética.
    -25* -
    Esqui produzido de acordo comaa reivindicação 16, caracterizado por compreender na sua face superior (320) pelo menos uma saliência (601).
    - 26 * - 14 -
    Esqui produzido de acordo com a reivindicação
    17, caracterizado por compreender na sua face superior pelo menos uma cavidade (651).
    A requerente declara que os primeiros pedidos desta patente foram apresentados na França em 27 de Fevereiro de 1987 e 23 de Setembro de 1987, sob os números 87.03119 © 87.13398, respectivamente.
    de 1988 iSCUSTRiA.
    Lisboa, 26 de Fevereiro
    C AGENTE Or.OiAL DÀ PROPRIEDADE
    - 1 *í -
    PROCESSO PARA A FABRICAÇÃO DE ESQUIS E ESQUI PRODUZIDO PELO PROCESSO”
    A invenção refere-se a um processo para o fabrico de um esqui cujo corpo (8) compreende um núcleo (2) revestido de uma casca ou caixão (3) constituido por uma subconjunto compósito (30) caracterizado por consistir em utilizar o núcleo (2) para deformar o subconjunto compósito (40) no interior de uma molde (6,7)·
    FÍG 1b
    FIG 2
    FIG 3
    FIG 4
    ZX ZX //\\ //\\ zx zx //w //w
    TT
    TV ,· l
    I. , 1' ί’ί?>v f ί > ' ι ' ι ' i ' >1 J
    600
    FIG 5 Ο _Ζ—
    C 600 fig 8
    600 i J
    FIG 10O β
    FIG 11
    FIG 14
    NM \ \ V \ Xx Xx XxX \'x X \ v v\X v\ \ \\'Xx y Xx xxx - .-· · ···. ·.· -.· .••-Ί·'··· ---.- WV.& MT Μ N :W X vv X X
    210
    FIG 15 (- 210
    FIG16
    FIG 19
    FIG 190
PT86861A 1987-02-27 1988-02-26 Processo para a fabricacao de esquis e esqui produzido pelo processo PT86861B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8703119A FR2611519B1 (fr) 1987-02-27 1987-02-27 Procede pour realiser un ski et ski realise selon ce procede
FR8713398A FR2620628B2 (fr) 1987-02-27 1987-09-23 Procede pour realiser un ski et ski fait selon ce procede

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86861A PT86861A (pt) 1989-02-28
PT86861B true PT86861B (pt) 1993-08-31

Family

ID=26225824

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86861A PT86861B (pt) 1987-02-27 1988-02-26 Processo para a fabricacao de esquis e esqui produzido pelo processo

Country Status (9)

Country Link
US (2) US5183618A (pt)
JP (1) JP2688356B2 (pt)
AT (1) AT400109B (pt)
DE (2) DE3803483A1 (pt)
ES (1) ES2006093A6 (pt)
FR (1) FR2620628B2 (pt)
IT (1) IT1216754B (pt)
PT (1) PT86861B (pt)
SE (1) SE8800678L (pt)

Families Citing this family (54)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0649092B2 (ja) * 1989-03-29 1994-06-29 株式会社スワロースキー スキー板
DE3914189A1 (de) * 1989-04-28 1990-10-31 Blizzard Oesterreich Ges M B H Skiherstellungsverfahren und ski, hergestellt nach diesem verfahren
JPH02302279A (ja) * 1989-05-16 1990-12-14 Suwaroosukii:Kk スキー板の製造方法
FR2651442B1 (fr) * 1989-09-05 1991-10-31 Salomon Sa Procede de fabrication d'un ski avec reprise d'extremite, et structure de ski ainsi obtenue.
EP0504200B1 (de) * 1989-12-06 1994-11-02 Kästle Aktiengesellschaft Ski
AT398380B (de) * 1989-12-22 1994-11-25 Kaestle Ag Ski, insbesondere alpinski, und verfahren zu seiner herstellung
FR2659865B1 (fr) * 1990-03-26 1992-07-24 Salomon Sa Procede d'assemblage d'une piece rapportee et d'un engin de glisse sur neige, et engin et piece rapportee adaptes pour la mise en óoeuvre de ce procede.
AT400307B (de) * 1990-09-12 1995-12-27 Head Sport Ag Verfahren zur herstellung eines skis oder eines skiähnlichen sportgerätes und nach dem verfahren hergestellter ski oder skiähnliches sportgerät
AT397209B (de) * 1990-09-27 1994-02-25 Rohrmoser Alois Skifabrik Ski mit einer räumlich profilierten oberseite
AT402368B (de) * 1991-11-14 1997-04-25 Franz Scheruebl Schi mit einem unter- und einem obergurt und verfahren zu seiner herstellung
FR2691638A1 (fr) * 1992-05-27 1993-12-03 Rossignol Sa Structure moulée complexe et ski intégrant une telle structure.
DE4322300C2 (de) * 1992-07-16 2002-12-19 Atomic Austria Gmbh Altenmarkt Ski mit einer Schale, einem Untergurt sowie einem vorzugsweise in die Schale integrierten Obergurt und Verfahren zum Herstellen eines Skis
FR2694201B1 (fr) * 1992-07-31 1994-09-23 Salomon Sa Procédé de fabrication d'un ski.
DE4233631C2 (de) * 1992-10-06 1994-09-29 Head Sport Ag Verfahren zur Herstellung von Ski sowie Vorrichtung zur Durchführung dieses Verfahrens
DE4233647C2 (de) * 1992-10-06 1994-09-29 Head Sport Ag Verfahren zum Herstellen eines Ski
FR2709673B1 (fr) * 1993-09-07 1995-10-06 Rossignol Sa Procédé pour la fabrication d'un ski en forme.
JPH0788221A (ja) * 1993-09-21 1995-04-04 Yamaha Corp スキー板
AT403995B (de) * 1994-01-28 1998-07-27 Varpat Patentverwertung Kupplungseinrichtung zwischen einem schuh und einem sportgerät, insbesondere schibindung
US5544908A (en) * 1994-05-06 1996-08-13 K-2 Corporation Thermoplastic composite ski and method of manufacture
FR2741008B1 (fr) * 1995-11-15 1998-01-30 Salomon Sa Procede de decoration d'un article composite du type ski, surf ou planche a roulette
US6790402B2 (en) * 1996-01-31 2004-09-14 Richard Greven Method of making complex shaped articles
US5759664A (en) * 1996-02-29 1998-06-02 Goode Ski Technologies Composite ski
FR2746662B1 (fr) * 1996-03-27 1998-05-29 Salomon Sa Planche de ski entouree d'une carre continue
US5948472A (en) * 1996-09-10 1999-09-07 Lawrie Technology, Inc. Method for making a pultruded product
FR2773997B1 (fr) * 1998-01-28 2000-02-25 Rossignol Sa Planche de glisse dont les chants sont equipes d'elements de renforcement presents sur une partie de la longueur portante de la planche
FR2804611B1 (fr) * 2000-02-03 2002-10-11 Rossignol Sa Procede de fabrication d'une planche de glisse sur neige, dont la surface externe, inferieure ou superieure, comporte des parties en relief
JP2001227486A (ja) * 2000-02-17 2001-08-24 Daikin Ind Ltd スクリュー圧縮機
CA2387005A1 (en) * 2000-08-16 2002-02-21 K-2 Corporation Snowboard with partial sidewall
AT411572B (de) * 2001-09-07 2004-03-25 Fischer Gmbh Gleitkörper, insbesondere ski sowie verfahren zur herstellung eines gleitkörpers, insbesondere für skier
AUPS303202A0 (en) * 2002-06-20 2002-07-11 Pacific Biolink Pty Limited Protein based oral lubricant
US6749782B2 (en) * 2002-07-26 2004-06-15 Sun Own Industrial Co., Ltd. Forming method of a foam board
DE10236959B4 (de) * 2002-08-13 2004-10-07 Leonhard Kurz Gmbh & Co. Kg Mehrschichtfolie für den Bau von Skiern
FR2845296B1 (fr) * 2002-10-03 2004-12-24 Salomon Sa Planche de glisse ou de roulage
FR2847483B1 (fr) * 2002-11-22 2004-12-24 Rossignol Sa Planche de glisse et procede de fabrication d'une telle planche de glisse
US7394551B2 (en) * 2003-01-16 2008-07-01 Metrosol, Inc. Vacuum ultraviolet referencing reflectometer
WO2005056132A1 (en) * 2003-12-05 2005-06-23 K-2 Corporation Ski core
FR2865412B1 (fr) * 2004-01-28 2006-02-17 Skis Dynastar Planche de glisse sur neige pour enfants et procede de fabrication
US7413698B2 (en) * 2004-06-01 2008-08-19 Novo Foam Products Llc Method of molding load-bearing articles from compressible cores and heat malleable coverings
FR2879939B1 (fr) 2004-12-29 2007-03-16 Salomon Sa Procede de fabrication d'une planche de glisse ou de roulage a structure composite
EP1888189A4 (en) * 2005-06-04 2011-12-28 Varial Surfing Technologies Llc SURFBOARD WITH WAVE CORE
FR2892340B1 (fr) * 2005-10-24 2008-02-22 Salomon Sa Structure stratifiee sandwich perfectionnee
FR2892379B1 (fr) * 2005-10-24 2008-04-04 Salomon Sa Planche de glisse comportant une structure sandwich renforcee
DE102005054985A1 (de) * 2005-11-16 2007-05-24 Marker Völkl International GmbH Schneegleitbrett sowie Schalenbauteil für ein Schneegleitbrett
FR2904568B1 (fr) * 2006-08-03 2008-09-05 Dynastar Skis Sa Procede de fabrication d'une planche de glisse
AT504840B1 (de) * 2007-02-02 2009-07-15 Atomic Austria Gmbh Schi oder snowboard in der gestalt eines brettartigen gleitgerätes
AT504800B1 (de) * 2007-02-02 2010-05-15 Atomic Austria Gmbh Schi oder snowboard mit einem plattenartigen kraftübertragungselement
FR2918291B1 (fr) * 2007-07-06 2009-12-11 Salomon Sa Paire de skis
FR2926735B1 (fr) * 2008-01-25 2010-03-26 Salomon Sa Ski alpin avec moyens de reglage
FR2947182B1 (fr) * 2009-06-26 2011-09-09 Salomon Sas Planche de glisse
AT11519U1 (de) * 2010-01-27 2010-12-15 Atomic Austria Gmbh Verfahren zur herstellung eines äusseren begrenzungselementes für einen gleitbrettkörper sowie verfahren zur herstellung eines damit ausgestatteten gleitbrettkörpers
CN102009446B (zh) * 2010-10-15 2015-10-07 周文寿 可回收环保型滑雪板的生产方法
AT510843B1 (de) * 2011-08-11 2012-07-15 Atomic Austria Gmbh Schi oder snowboard sowie verfahren zu dessen herstellung
US8984729B2 (en) * 2012-09-06 2015-03-24 Ramp Sports, Llc Skis and methods of making same
CN105711209A (zh) * 2014-12-05 2016-06-29 黑龙江鑫达企业集团有限公司 发泡聚丙烯与石墨纤维复合材料增强滑雪板的制备方法

Family Cites Families (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2362380A (en) * 1942-05-02 1944-11-07 Kallstrom Anders Gustav Ski
CH265869A (fr) * 1946-04-03 1949-12-31 Opel Fritz Von Paire de skis.
US2695178A (en) * 1950-06-15 1954-11-23 Jr George B Rheinfrank Laminated ski and method of making same
DE1082534B (de) * 1954-08-09 1960-05-25 Jack Boison Nethercutt Ski
FR1171158A (fr) * 1957-04-12 1959-01-22 Michal Atel Perfectionnements aux skis à semelles en matière plastique
AT220043B (de) * 1958-09-04 1962-03-12 Anton Kaestle Schi
FR1355496A (fr) * 1962-02-12 1964-03-13 Procédé de fabrication d'un corps plein constitué d'un noyau et d'une enveloppe de préférence en résine synthétique, application de ce procédé à la fabricationdes skis, ainsi que le ski conforme à ceux obtenus
FR1423868A (fr) * 1964-11-24 1966-01-07 Plastiques Synthetiques Ski perfectionné
US3272522A (en) * 1965-06-21 1966-09-13 Peter Kennedy Inc Composite metal and plastic ski
AT274626B (de) * 1965-07-12 1969-09-25 Vorarlberger Skifabrik Anton K Schi mit mindestens zweiteiliger Schale
FR1473256A (fr) * 1966-01-25 1967-03-17 Michal Atel Perfectionnements aux skis
CH475835A (de) * 1967-11-16 1969-07-31 Contraves Ag Verfahren zur Herstellung eines Presskörpers und nach dem Verfahren hergestellter Presskörper
US3567237A (en) * 1968-10-29 1971-03-02 Line Co A Ski covering
US3537717A (en) * 1968-11-29 1970-11-03 Minnesota Mining & Mfg Damped ski and method of making
DE2033845A1 (pt) * 1970-07-01 1972-01-20
DE2127330A1 (en) * 1971-06-02 1972-12-14 Franz Volkl oHG, 8440 Straubing Ski core of polyethylene foam - completely enclosed in and bonded to, a polyethylene one piece hollow sheath
CH555686A (de) * 1971-07-31 1974-11-15 Benner Ohg K Verfahren zur herstellung eines skis und nach dem verfahren hergestellter ski.
AT311231B (de) * 1971-09-06 1973-11-12 Smolka & Co Wiener Metall Ski
US3879245A (en) * 1972-06-27 1975-04-22 Composite Structures Corp Method of making composite cored structures
US3995984A (en) * 1972-06-27 1976-12-07 Composite Structures Corporation Matching dies for composite cored structures
CH574252A5 (pt) * 1972-06-29 1976-04-15 Nippon Musical Instruments Mfg
DE2424880C3 (de) * 1974-05-22 1981-01-08 Franz Voelkl Ohg, 8440 Straubing Ski mit Dekor und Verfahren zu seiner Herstellung
AT351412B (de) * 1975-10-01 1979-07-25 Osheko Ets Verfahren zur herstellung von mindestens eine glasfaserverstaerkte kunstharzschicht aufweisenden koerpern
AT349366B (de) * 1976-02-25 1979-04-10 Isoport Gmbh Verfahren zur herstellung eines insbesondere als ski-bauteil geeigneten schichtstoffes
JPS5614306A (en) * 1979-07-13 1981-02-12 Toshiba Corp Multicontroller control unit
FR2503570A2 (fr) * 1980-02-21 1982-10-15 Rossignol Sa Ski
US4260576A (en) * 1980-06-05 1981-04-07 The Coleman Company, Inc. Thermal expansion compensation apparatus and method for making composite skis
IT8253045V0 (it) * 1982-03-11 1982-03-11 Tua Ski Srl Sci per nevi profonde e difficili
AT379314B (de) * 1982-06-07 1985-12-27 Realverbund Verfahren zur herstellung eines mehrschichtenskis
AT375831B (de) * 1982-11-02 1984-09-10 Kaestle Gmbh Ski, insbesondere langlaufski
JPS6021775A (ja) * 1983-07-19 1985-02-04 美津濃株式会社 インジエクシヨンスキ−板の製造方法
DE3437865A1 (de) * 1983-10-21 1985-05-09 Kabushiki Kaisha Swallow Ski, Iiyama, Nagano Herstellungsverfahren fuer skier
JPS60220085A (ja) * 1984-04-12 1985-11-02 美津濃株式会社 スキ−板及びその製造方法
AT384743B (de) * 1985-08-21 1987-12-28 Kaestle Gmbh Langlaufski
AT390196B (de) * 1985-10-28 1990-03-26 Fischer Gmbh Verfahren zur herstellung eines ski nach und vorrichtung zur durchfuehrung dieses verfahrens
FR2596286B1 (fr) * 1986-03-26 1989-10-06 Rossignol Sa Ski a decor protege
FR2598930B1 (fr) * 1986-05-23 1989-10-13 Salomon Sa Ski a face superieure de largeur constante
FR2598932B1 (fr) * 1986-05-23 1988-09-02 Salomon Sa Ski profile dissymetrique
FR2598929B1 (fr) * 1986-05-23 1989-09-08 Salomon Sa Ski profile
FR2598931B1 (fr) * 1986-05-23 1988-08-26 Salomon Sa Ski profile a dissymetrie variable
JPS6329672A (ja) * 1986-07-23 1988-02-08 ポリプラスチックス株式会社 スキ−中芯体
AT386958B (de) * 1986-08-25 1988-11-10 Fischer Gmbh Verfahren zur herstellung eines skis
FR2610525A1 (fr) * 1987-02-05 1988-08-12 Salomon Sa Ski de fond presentant une nervure longitudinale en saillie par rapport a sa face superieure
FR2611518B1 (fr) * 1987-02-27 1989-11-17 Salomon Sa Ski a amortissement reparti

Also Published As

Publication number Publication date
DE3803483A1 (de) 1988-09-08
JP2688356B2 (ja) 1997-12-10
US5288097A (en) 1994-02-22
SE8800678L (sv) 1988-08-28
SE8800678D0 (sv) 1988-02-26
JPS6446489A (en) 1989-02-20
FR2620628B2 (fr) 1994-08-19
US5183618A (en) 1993-02-02
PT86861A (pt) 1989-02-28
ES2006093A6 (es) 1989-04-01
IT1216754B (it) 1990-03-08
ATA31088A (de) 1992-07-15
DE3803483C2 (pt) 1991-10-17
DE8817064U1 (pt) 1992-05-27
FR2620628A2 (fr) 1989-03-24
IT8819528A0 (it) 1988-02-24
AT400109B (de) 1995-10-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86861B (pt) Processo para a fabricacao de esquis e esqui produzido pelo processo
US3276784A (en) Laminated ski having a foam filled honeycomb core
US2013865A (en) Fibrous bodied articles and method of producing the same
US3543315A (en) Soft board fabrication
US7338066B2 (en) Method for producing a board-like gliding device, and a board-like gliding device
US3164110A (en) Composite structural element and method of making the same
ES2327404T3 (es) Metodo de fabricacion de un sustrato decorativo y sustrato decorativo por el producido.
US3711581A (en) Method of molding a composite framed resin article
JPS6271617A (ja) 繊維強化中空構造物およびその製法
CA2070585A1 (en) Method of manufacturing a hollow molding
EP1731416A1 (fr) Flotter de glisse comportant un pont à structure sandwich à âme élastique
US2149732A (en) Composite molded article and process for making the same
EP1246752A1 (en) Flexible male/female mold for custom surfboard production
US3640798A (en) Composite structural core assembly
CH662780A5 (de) Verfahren zur herstellung von formkoerpern aus schaumkunststoff.
EP0030522A2 (en) A self supporting panel of polyurethane resins or the like, a manufacturing method thereof and an apparatus used therewith
PT90688B (pt) Processo para a producao de paineis reforcados a partir de um bloco de material de construcao tal como pedra
ES2334129T3 (es) Material compuesto para construcciones ligeras y metodo para su fabricion.
US3933362A (en) Ski having a hollow core
US2965529A (en) Diving board
WO2012166062A1 (en) Composite materials and articles comprising the same
WO2020157579A1 (en) Sliding board with hollow core
CA1329313C (fr) Procede ski
US3258795A (en) Water ski
DE3038795A1 (de) Verfahren zum herstellen von segelbrettern

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930223

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940831