PT2166875E - Método para remover o odor do vinagre - Google Patents

Método para remover o odor do vinagre Download PDF

Info

Publication number
PT2166875E
PT2166875E PT87605820T PT08760582T PT2166875E PT 2166875 E PT2166875 E PT 2166875E PT 87605820 T PT87605820 T PT 87605820T PT 08760582 T PT08760582 T PT 08760582T PT 2166875 E PT2166875 E PT 2166875E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vinegar
odor
acid
temperature
lactate
Prior art date
Application number
PT87605820T
Other languages
English (en)
Inventor
Dirk Alexander Knikker
Rene Johannes Cornelis Notebaart
Diana Visser
Original Assignee
Purac Biochem Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Purac Biochem Bv filed Critical Purac Biochem Bv
Publication of PT2166875E publication Critical patent/PT2166875E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12JVINEGAR; PREPARATION OR PURIFICATION THEREOF
    • C12J1/00Vinegar; Preparation or purification thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L5/00Preparation or treatment of foods or foodstuffs, in general; Food or foodstuffs obtained thereby; Materials therefor
    • A23L5/20Removal of unwanted matter, e.g. deodorisation or detoxification
    • A23L5/27Removal of unwanted matter, e.g. deodorisation or detoxification by chemical treatment, by adsorption or by absorption
    • A23L5/276Treatment with inorganic compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Distillation Of Fermentation Liquor, Processing Of Alcohols, Vinegar And Beer (AREA)
  • Cereal-Derived Products (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "MÉTODO PARA REMOVER O ODOR DO VINAGRE" A invenção diz respeito a um método para remover o odor do vinagre. 0 vinagre é uma mistura de ácidos que compreende o ácido acético. Um problema recorrente do vinagre é o seu odor tipo cola/solvente, que é atribuído à presença de acetato de etilo, uma impureza que está naturalmente presente no vinagre. 0 acetato de etilo forma-se por esterificação do ácido acético com etanol, ambos presentes no vinagre obtido por processos de fermentação.
Foram propostos vários métodos para a remoção do acetato de etilo do vinagre. Na patente JP 7075543, o vinagre bruto a uma temperatura entre 40 e 70 °C foi posto em contacto com uma fase gasosa a uma pressão atmosférica reduzida entre 60 e 160 mmHg para remover substâncias voláteis.
Na patente JP 3123480, o vinagre produzido a partir de cereais, frutos e/ou açúcares foi posto em contacto com um adsorvente sintético poroso não-iónico, adsorvendo e removendo dessa maneira substâncias com mau odor existentes no vinagre. Este método não visava principalmente a remoção do acetato de etilo, mas sim a remoção do ácido isovalérico e do ácido fenilacético.
Na patente JP 60137281, o vinagre com mau odor e sabor foi sujeito a um jacto de vapor pressurizado a uma pressão suficiente para causar a eliminação do mau odor. 2
Na patente US 4765997 foi divulgado um método para controlar o odor do vinagre usando uma placa desidratante que compreende membranas externas semipermeáveis e uma substância altamente osmótica selada entre elas, que é imersa no vinagre para absorver e remover as substâncias indesejadas lá contidas que emitem o odor. M.L. Morales e A.M. Troncoso em Food Sei. Techn. Int., 9 (6), 397 (2003) descrevem um estudo que trata do efeito da neutralização do vinagre como passo de pré-tratamento para fins de análise. O vinagre foi neutralizado até pH 6 à temperatura ambiente com óxido de magnésio e/ou hidróxido de sódio, após o que se adicionou ácido acético para restaurar o valor original de pH, que é cerca de pH 2-3.
Descobriu-se que estes métodos removem de modo insuficiente os produtos com mau odor. Embora estes métodos possam parecer eficazes na remoção do odor, descobriu-se que o mau odor reaparecia após algum tempo de repouso. É por conseguinte um objetivo da presente invenção proporcionar um método que remova permanentemente do vinagre produtos com mau odor, e em que o vinagre tratado permaneça sem mau odor também após repouso prolongado. Este último aspeto é importante, porque o vinagre é vendido para tratar carne ou para fazer pensos para feridas, e o vinagre pode ser armazenado durante vários meses antes de ser usado. O tal método melhorado para remover o odor e manter o sabor do vinagre foi agora descoberto e compreende: 3 a) aumento do pH do vinagre com uma base até pelo menos pH 6; b) manutenção do referido pH durante pelo menos 15 minutos a uma temperatura entre 40 e 90 °C; c) adição de um ácido para obter vinagre com pH entre 6 e 8, se o pH do vinagre no passo b) for 8 ou superior.
No passo a) o pH é aumentado com uma base. Em principio, qualquer base pode ser usada, mas é preferida uma base de metal alcalino, particularmente hidróxido de potássio ou sódio. Também se podem usar misturas de bases. O pH é aumentado até pelo menos 6, mas para aumentar a velocidade da reação é favorecido um pH de pelo menos 8, preferencialmente de pelo menos 9,5. Tipicamente, foi descoberto que um pH de cerca de 10 é muito adequado e eficaz.
Uma contribuição adicional importante para o processo pode ser a evaporação de pelo menos parte dos constituintes voláteis durante ou após o passo b) . Estes constituintes podem ser o acetato de etilo, mas são também removidos outros produtos voláteis com mau odor tais como o ácido isovalérico e o ácido fenilacético. A evaporação não é necessária mas pode melhorar ainda mais o processo. A evaporação ocorre logo à temperatura ambiente, mas isto necessita de tempos de processo relativamente longos. Se se preferirem métodos mais rápidos, o vinagre é preferencialmente aquecido a uma temperatura entre 40 e 90 °C, mais preferencialmente entre 50 e 80 °C, que é uma temperatura suficientemente elevada para evaporar o acetato de etilo, possivelmente como uma mistura azeotrópica com a água, e suficientemente baixa para evitar a deterioração do vinagre. Alternativamente, a evaporação é levada a cabo sob 4 pressão reduzida para acelerar o processo. Tipicamente, cerca de uma hora de repouso a 60 °C é suficiente para remover totalmente o acetato de etilo. São possíveis periodos mais curtos até 15 minutos, particularmente quando se utilizam temperaturas mais altas. Quando se utilizam temperaturas mais baixas, normalmente requerem-se periodos de tempo mais lonqos. Um período de repouso a 40 °C durante 2 horas é normalmente suficiente para remover completamente o odor. Geralmente não é necessário aplicar períodos de repouso superiores a 24 horas, mas períodos de repouso mais longos não prejudicam o processo. O processo de evaporação, se aplicado, pode ser coadjuvado agitando o vinagre e/ou destilando os produtos voláteis. Verificou-se que estes passos, incluindo alcalinização e evaporação são suficientes para remover de forma permanente o acetato de etilo e vestígios de etanol, o último dos quais poderia levar à formação de acetato de etilo com o ácido acético. Depois destes passos para remover os componentes com mau odor, o vinagre é novamente trazido para pH ácido ou neutro por adição de ácido, se o vinagre tiver um pH superior a 8. Este passo é vulgarmente efetuado depois de se arrefecer o vinagre até cerca da temperatura ambiente, se se usaram temperaturas elevadas durante o repouso e/ou evaporação. Podem adicionar-se ácidos tais como o ácido málico, ácido acético, ácido propiónico, ácido cítrico, ácido tartárico, e ácido láctico. É preferido adicionarem-se hidroxiácidos, e o ácido láctico, ácido cítrico, ou misturas dos mesmos têm a maior preferência. O pH é por esse meio trazido abaixo de pH 8, tipicamente a cerca de pH 6 a 8 para se obter o chamado vinagre neutralizado, que é usado como agente antibacteriano na indústria da carne. Para além da remoção permanente dos constituintes com mau odor, o método 5 da invenção tem a vantagem de manter o bom sabor do vinagre.
Numa outra forma de realização preferencial o método compreende a adição do ião lactato. Isto pode ser feito antes ou durante o passo a) . Esta adição pode também ser feita depois do passo a) mas nesse caso o ião lactato não contribui para a remoção do mau odor. 0 ião lactato pode ser adicionado como lactato de sódio, de amónio, ou de potássio, ou como uma mistura dos mesmos. Mais preferencialmente adiciona-se lactato de potássio ou lactato de sódio, ou uma mistura dos mesmos. Pode ainda ser vantajoso quando em adição a isso também se adiciona hidróxido de sódio e/ou de potássio ao vinagre, particularmente para trazer o pH para o valor desejado.
Numa outra forma de realização o método acima pode ser combinado com qualquer um dos métodos do estado da técnica, tais como purgar o vinagre com ar ou vapor, ou tratar o vinagre com um adsorvente ou membrana. 0 método desta invenção proporciona vinagre que é estável, o que significa que o acetato de etilo já não se forma mais sob as condições neutras durante o armazenamento. A invenção é ainda ilustrada através dos seguintes exemplos não limitativos.
Exemplo 1 (de acordo com o estado da técnica)
Foram avaliadas amostras baseadas em vinagre normal
disponível comercialmente ou em vinagre disponível comercialmente ao qual foi removido o acetato de etilo pelo fabricante (comercializado como vinagre sem sabor). A 6 composição das amostras que compreendem uma mistura de lactato de potássio e vinagre disponível comercialmente é apresentada na Tabela 1. As amostras foram preparadas como se segue:
Encheu-se um copo de vidro com lactato de potássio (PURASAL® HiPure P Plus, ex Purac) à temperatura ambiente e, com agitação, adicionaram-se o vinagre e a água desmineralizada. Uma solução de hidróxido de potássio foi adicionada com agitação e mediu-se diretamente o pH à temperatura ambiente. Depois disso determinou-se o pH numa solução a 10% em água, tomando 16,7 g da amostra e adicionando água desmineralizada até perfazer 100 gramas, e medindo o pH à temperatura ambiente. As amostras foram armazenadas em jarros de vidro e mantidas no frigorífico a uma temperatura entre 0 e 5 °C.
Tabela 1
Amostra Fonte de vinagre KLa (%)1] AcA (%)2) pH direto pHJ) I Branco destilado (ex Fleischmann) 57 3,4 7,4 6, 0 II Selecção Crystal (ex Fleischmann) 56 3,4 6, 6 5, 3 1) KLa = lactato de potássio 2) AcA = ácido acético 3) pH medido como solução a 10% em água
As amostras foram usadas sem diluição para avaliação do odor à temperatura ambiente. As amostras foram avaliadas relativamente ao odor por seis peritos painelistas experientes. Os resultados são apresentados na Tabela 2. 7
Tabela 2
Amostra Descrições I Solvente, cola, vinho tinto, vinagre II Solvente, cola, vinho tinto, vinagre, ranço
As misturas baseadas em vinagre normal e em vinagre comercializado como sem sabor, que não foram sujeitas ao método da presente invenção, têm quase o mesmo perfil de odor (solvente, cola, vinagre).
Exemplo 2
Foram avaliadas amostras de acordo com a invenção e amostras de comparação. A composição das amostras que compreendem uma mistura de vinagre e lactato de potássio é apresentada na Tabela 3. A amostra III de acordo com a invenção foi preparada do seguinte modo: encheu-se um copo de vidro com 68 g de lactato de potássio (PURASAL® HiPure P Plus, ex Purac) à temperatura ambiente e, com agitação, adicionaram-se 11 g de vinagre (branco destilado, 300 grãos; ex Fleischmann) e 12 mL de água desmineralizada. Adicionou-se 6 g de uma solução aquosa de hidróxido de potássio a 50% com agitação até se atingir um pH de 9,5 (medido diretamente). A solução foi aquecida a 60 °C e mantida a esta temperatura durante uma hora com agitação. A solução foi arrefecida à temperatura ambiente. Adicionou-se ácido láctico (PURAC FCC 80, ex Purac) até se atingir um pH de 6,7. As amostras foram armazenadas em jarros de vidro e mantidas num frigorifico a uma temperatura entre 0 e 5 °C. 8 A amostra IV é uma mistura de lactato de potássio e vinagre normal, que foi preparada do seguinte modo:
Encheu-se um copo de vidro com 72 g de lactato de potássio (PURASAL® HiPure P Plus, ex Purac) à temperatura ambiente e, com agitação, adicionaram-se 11 g de vinagre (branco destilado; ex Fleischmann) e 13 mL de água desmineralizada. Adicionaram-se 3 g de uma solução aquosa de hidróxido de potássio a 50% com agitação e o pH foi diretamente medido à temperatura ambiente tendo-se verificado ser de 6,7. O pH foi depois disso determinado para uma solução a 10% em água tomando 16,7 g da amostra e adicionando água desmineralizada até perfazer 100 gramas, e medindo o pH à temperatura ambiente. As amostras foram armazenadas em jarros de vidro e mantidas num frigorifico a uma temperatura entre 0 e 5 °C.
Tabela 3
Amostra KLa (%)1> AcA (%)2) pH direto pH3) EtAc4) (ppm) EtOHb> (ppm) III 56* 3,4* CO 5,2 <5 <10 IV 57 3,3 6,7 5,3 100-500 450 D KLa = lactato de potássio 2) AcA = ácido acético 3) pH medido como solução a 10% em água 4) EtAc = acetato de etilo 5) EtOH = etanol •k valores calculados
Os painelistas sensoriais não verificaram que a amostra III, de acordo com a invenção, tivesse o cheiro desagradável a solvente/cola da amostra IV. Análises mostraram ainda que quase todo o acetato de etilo e o etanol foram removidos da Amostra III em contraste com a Amostra IV que continha vinagre disponível comercialmente e 9 9 presente não foi tratada de acordo com o método da invenção.
Lisboa, 13 de Maio 2013

Claims (6)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para remover o odor do vinagre que compreende: a) aumento do pH do vinagre com uma base até pelo menos pH 6; b) manutenção do referido pH durante pelo menos 15 minutos a uma temperatura entre 40 e 90 °C; c) adição de um ácido para obter vinagre com pH entre 6 e 8, se o pH do vinagre no passo b) for 8 ou superior.
2. O método de acordo com a reivindicação 1 em que pelo menos parte dos constituintes voláteis é evaporada durante ou depois do passo b).
3. O método de acordo com a reivindicação 1 ou 2 em que no passo a) o pH é aumentado até pelo menos 8, mais preferencialmente até pelo menos 9,5. 4. 0 método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3 em que no passo b) o vinagre é mantido ao referido pH durante pelo menos 30 minutos, preferencialmente durante pelo menos 60 minutos.
5. O método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 em que no passo b) a temperatura é mantida a uma temperatura entre 50 e 80 °C.
6. O método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5 em que no passo a) o pH é aumentado usando hidróxido de potássio e/ou de sódio. 2 7. 0 método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6 em que no passo c) é adicionado um hidroxiácido para ajustar o pH entre 6 e 8. 8. 0 método de acordo com a reivindicação 7, em que o hidroxiácido é o ácido láctico, o ácido cítrico, ou uma mistura dos mesmos. 9. 0 método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8 em que o vinagre é misturado durante ou antes do passo a) com o ião lactato.
10. O método de acordo com a reivindicação 9 em que o vinagre é misturado com lactato de potássio e/ou lactato de sódio. Lisboa, 13 de Maio de 2013
PT87605820T 2007-06-07 2008-06-05 Método para remover o odor do vinagre PT2166875E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07109815A EP2000035A1 (en) 2007-06-07 2007-06-07 Method for removing odor from vinegar

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2166875E true PT2166875E (pt) 2013-05-21

Family

ID=38585857

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87605820T PT2166875E (pt) 2007-06-07 2008-06-05 Método para remover o odor do vinagre

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8158178B2 (pt)
EP (2) EP2000035A1 (pt)
JP (1) JP5317301B2 (pt)
CN (1) CN101715302B (pt)
BR (1) BRPI0812139B1 (pt)
DK (1) DK2166875T3 (pt)
ES (1) ES2406421T3 (pt)
PL (1) PL2166875T3 (pt)
PT (1) PT2166875E (pt)
WO (1) WO2008148848A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110060048A1 (en) * 2009-09-05 2011-03-10 Ashley Regina Lo Removing alcohol in vivo through esterification
US20130295230A1 (en) * 2012-05-04 2013-11-07 Nutraceutical Corporation Sugar-free naturally preserved stevia supplement
PT3115448T (pt) 2012-08-01 2020-08-05 Purac Biochem Bv Preparação de um vinagre em pó
EP3122865B1 (en) 2014-03-24 2019-12-11 Purac Biochem B.V. Neutralized vinegar concentrates and liquid food grade blends containing said neutralized vinegar concentrates
US11292997B2 (en) 2014-03-24 2022-04-05 Purac Biochem B.V. Neutralized vinegar concentrates and liquid food grade blends containing said neutralized vinegar concentrates
KR101742686B1 (ko) * 2014-12-29 2017-06-01 샘표 주식회사 향미가 개선된 발효 식초 및 그 제조방법
CN105420062A (zh) * 2016-01-13 2016-03-23 绿杰股份有限公司 一种消除果醋过强发酵风味的方法
CN106367303A (zh) * 2016-08-31 2017-02-01 陈宇 一种苏打醋
WO2018056778A1 (ko) * 2016-09-23 2018-03-29 샘표식품 주식회사 진주발효물을 포함하는 피부상태 개선용 조성물
CN106596324B (zh) * 2016-12-12 2020-10-23 浙江农林大学 一种便捷测定竹醋液中有机酸和竹焦油的含量方法
CN106769601B (zh) * 2016-12-12 2020-10-23 浙江农林大学 一种便捷测定木醋液中有机酸和木焦油的含量方法
WO2019132045A1 (ja) 2017-12-28 2019-07-04 積水化学工業株式会社 金属錯体粒子及びそれを用いた免疫測定用試薬
KR20210062413A (ko) 2019-11-21 2021-05-31 (주)아모레퍼시픽 고함량의 락테이트 금속염 및 실리콘계 오일의 혼합물을 포함하는 w/s형 화장료 조성물
WO2023100978A1 (ja) * 2021-12-02 2023-06-08 株式会社Mizkan Holdings 酢酸含有飲食品

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS4833099A (pt) * 1971-09-06 1973-05-07
JPS5955163A (ja) * 1982-09-21 1984-03-30 Higeta Shoyu Kk 食酢含有酸性液体調味料
JPH0632603B2 (ja) * 1983-12-26 1994-05-02 中外製薬株式会社 菌体付着異臭味成分の除去法
JPS60164475A (ja) * 1984-02-03 1985-08-27 Tamanoisu Kk 醸造酢粉末の製法
JPS61227776A (ja) * 1985-04-03 1986-10-09 Nakano Vinegar Co Ltd 食酢の製造方法
JPH0779660B2 (ja) 1986-10-04 1995-08-30 株式会社リブ・インタ−ナシヨナル 液状調味料の脱臭方法
JPS63137669A (ja) * 1986-11-28 1988-06-09 San Ei Chem Ind Ltd 醸造酢の濃縮法
US4897272A (en) * 1987-11-20 1990-01-30 Tamanoi Vinegar Corporation Limited Process for producing rice vinegar
JPH01312990A (ja) * 1988-06-11 1989-12-18 Tamanoisu Kk フェニル酢酸含量の少ない食酢及びその製造法
JPH02211859A (ja) * 1989-02-09 1990-08-23 Tamanoisu Kk とうもろこしを原料とする食酢の精製法
US4994292A (en) 1989-10-06 1991-02-19 Tamanoi Vinegar Co., Ltd. Process for the removal of iso-valeric acid from vinegar
JPH0775543A (ja) * 1993-09-09 1995-03-20 Kikkoman Corp 改良食酢の製造法およびその改良食酢を用いた食品
JPH10337167A (ja) * 1997-06-05 1998-12-22 Japan Organo Co Ltd 食品の日持ち向上剤
JP3270732B2 (ja) * 1997-12-22 2002-04-02 幸生 中野 梅果汁中のナトリウム濃度の低減方法、および梅果汁飲料の製造方法
JP4056905B2 (ja) * 2003-02-28 2008-03-05 株式会社ミツカングループ本社 食酢飲料
CA2622953C (en) * 2005-09-15 2012-01-24 Triad Resource Technologies, Llc Compositions for improving flavor and safety of marinated meatproducts

Also Published As

Publication number Publication date
EP2000035A1 (en) 2008-12-10
WO2008148848A1 (en) 2008-12-11
BRPI0812139A2 (pt) 2014-09-30
BRPI0812139B1 (pt) 2017-12-12
US20080305228A1 (en) 2008-12-11
CN101715302A (zh) 2010-05-26
EP2166875A1 (en) 2010-03-31
PL2166875T3 (pl) 2013-08-30
JP5317301B2 (ja) 2013-10-16
US8158178B2 (en) 2012-04-17
DK2166875T3 (da) 2013-05-13
JP2010528640A (ja) 2010-08-26
ES2406421T3 (es) 2013-06-06
CN101715302B (zh) 2013-10-02
EP2166875B1 (en) 2013-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2166875E (pt) Método para remover o odor do vinagre
BR112019014758B1 (pt) Processo para a purificação de vanilina natural
JP2012130353A (ja) 乳酸カリウム水溶液
JP2743101B2 (ja) 食品保存用エタノール製剤
KR100313307B1 (ko) 무취마늘의제조방법
CN104206414B (zh) 用于清洗红光治疗仪的消毒液及其制备方法
CN1505934A (zh) 二氧化氯葡萄保鲜剂
KR101969495B1 (ko) 석유화학공정 슬러지의 악취저감용 조성물
KR19980065152A (ko) 목초액을 이용한 탈취제
WO1997049294A1 (fr) Compositions d'un produit pour conserver les aliments perissables
KR102570218B1 (ko) 세정제 조성물을 이용한 반도체 제조설비의 세정방법
WO2009092832A1 (es) Procedimiento de inhibición de las precipitaciones tartáricas en el vino
JPH0548111B2 (pt)
JPS6258343B2 (pt)
JP2000157166A (ja) 野菜・果実の長期保存方法
CN106417583A (zh) 脐橙保鲜的方法
KR20230126651A (ko) 바이오제닉 아민 저감 액젓의 제조방법
KR100414977B1 (ko) 폴리아크릴레이트계 화합물을 이용한 식품신선도 유지제
JP2004049040A (ja) 沢庵臭の除去方法
JP2002020762A (ja) 燻液の液性安定化方法
JPH06507063A (ja) 食品用の防腐剤を製造する方法
JPH04183396A (ja) 高酸価油の精製法
Duffaut et al. The effect of ozone and air on off-odors in beet sugar
FR2851250A1 (fr) Moyens pour maitriser l'usage du dioxyde de soufre dans l'alimentation et en particulier en oenologie
WO2010035506A1 (ja) 乾燥植物体の製造方法