PT1918149E - Veículo tipo motociclo - Google Patents

Veículo tipo motociclo Download PDF

Info

Publication number
PT1918149E
PT1918149E PT07019863T PT07019863T PT1918149E PT 1918149 E PT1918149 E PT 1918149E PT 07019863 T PT07019863 T PT 07019863T PT 07019863 T PT07019863 T PT 07019863T PT 1918149 E PT1918149 E PT 1918149E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
engine
cylinder head
pair
motor
cylinder
Prior art date
Application number
PT07019863T
Other languages
English (en)
Inventor
Masao Takeshima
Kihoko Kaita
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38656463&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1918149(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of PT1918149E publication Critical patent/PT1918149E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K5/00Cycles with handlebars, equipped with three or more main road wheels
    • B62K5/01Motorcycles with four or more wheels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Description

ΕΡ 1 918 149/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Veiculo tipo motociclo"
Campo técnico 0 presente invento refere-se a um veículo tipo motociclo, que tem um filtro de ar na parte superior de um motor. Técnica anterior
Em geral, é conhecido como um veículo, no qual um motor é suportado por um quadro e o quadro está disposto nos lados de um cilindro do motor, no qual um motor tem as aberturas de admissão e evacuação no sentido da largura do corpo de veículo, é proporcionada uma caixa de filtro de ar na parte dianteira do motor, e a câmara do filtro de ar está ligada à abertura de admissão do motor (referir, por exemplo, JP-A-62-216891). Nesta configuração, não existe qualquer obstáculo entre o motor e a câmara do filtro de ar, de modo que a câmara do filtro de ar e a abertura de admissão do motor podem ser facilmente ligadas entre si.
Em US 5 692 578, na qual se baseia a parte de preâmbulo da reivindicação 1, o sistema de admissão está disposto horizontalmente por detrás do motor e o quadro 40 prolonga-se obliquamente para baixo, entre o motor e o sistema de admissão.
Problemas a serem resolvidos pelo invento
Entretanto, convencionalmente, um veículo, no qual um reservatório de combustível está disposto na parte inferior de um assento e uma câmara de filtro de ar está disposta na parte superior de um motor, com o fim de baixar o centro de gravidade do veículo foi até aqui proposto. Um tal veículo tem o problema de que, quando as aberturas de admissão e de evacuação do motor são proporcionados no sentido da largura do corpo de veículo, a presença de um par de quadros esquerdo e direito localizados no sentido da largura do cilindro torna difícil ligar a câmara de filtro de ar e a abertura de 2
ΕΡ 1 918 149/PT admissao do motor ente si, a menos que seja alargado o intervalo entre o par de quadros esquerdo e direito.
Por conseguinte, um objecto do presente invento é resolver o problema acima mencionado da técnica anterior e proporcionar um veiculo tipo motociclo, que tem uma câmara de filtro de ar na parte superior do motor, em que a câmara de filtro de ar e uma abertura de admissão do motor podem ser facilmente ligados entre si sem alargar o intervalo entre um par dos quadros esquerdo e direito.
Meios para resolução dos problemas
De acordo com o presente invento, é proporcionado um veiculo tipo motociclo de acordo com a reivindicação 1. 0 veiculo inclui um motor do tipo com o veio de manivelas disposto lonqitudinalmente, que tem uma câmara de veio de manivelas, um cilindro e uma cabeça de cilindro, e um par de quadros esquerdo e direito para suporte do motor, estando um sistema de admissão disposto na parte superior em relação ao motor com os quadros entre os mesmos, admitindo o sistema de admissão de ar através de uma conduta de admissão e que tem um filtro de ar ligado ao motor através de um corpo de borboleta de acelerador e um isolador, os quais que são proporcionados numa câmara, caracterizado por o motor estar disposto de tal modo que o cilindro fica inclinado para um lado e por uma parte da cabeça do cilindro estar disposta perto de um par de quadros esquerdo e direito, e o sistema de admissão estar disposto entre o outro dos quadros e a outra parte da cabeça do cilindro.
No presente invento, a disposição da cabeça do cilindro do motor próximo de um dos quadros esquerdo e direito torna possível proporcionar um espaço amplo na parte do outro dos quadros e, pela disposição no espaço do corpo de borboleta de acelerador, o filtro de ar e a abertura de admissão do motor podem ser facilmente ligados entre si através do corpo de borboleta de acelerador, e pode ser mesmo realizada uma disposição óptima no veículo, em que o filtro de ar está disposto na parte superior do motor. 3 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ
Neste caso, ο corpo de borboleta de acelerador e o isolador podem ser eliminados entre o outro dos quadros e da outra parte da cabeça do cilindro. Além disso, pode ser adoptada uma configuração, na qual a abertura de admissão é proporcionada numa parte do motor e uma abertura de evacuação é proporcionada na outra parte do motor.
Pode ser realizada uma disposição óptima, uma vez que o sistema de admissão e de evacuação pode ser distribuído pelas partes esquerda e direita com o motor entre as mesmas. 0 corpo de borboleta de acelerador pode ser fixo a uma chapa de fundo do filtro de ar.
Pela ligação do motor e do filtro de ar entre si através do corpo de borboleta de acelerador, pode ser reduzida a distância, entre o filtro de ar e o motor, de modo que o motor e o filtro de ar podem ser dispostos de uma forma compacta. A cabeça do cilindro pode ser suportada por meio de um suporte, que se prolonga a partir do outro dos quadros.
Através da ligação do corpo de borboleta de acelerador e do motor entre si, num espaço proporcionado na parte do outro dos quadros e pela ligação do quadro e do motor entre si no mesmo espaço, pode ser concebida uma estrutura compacta. A ligação do sistema de admissão à parte de cilindro, na parte superior do par de quadros esquerdo e direito assegura que, por exemplo, na câmara em que o sistema de admissão inclui o corpo de borboleta de acelerador e o isolador, a ligação do isolador pode ser facilmente realizada no espaço na parte superior.
Efeitos do invento
No presente invento, pela disposição da cabeça do cilindro do motor próximo de um dos quadros esquerdo e direito, pode ser assegurado um espaço amplo na parte do outro dos quadros, e pela disposição do sistema de admissão, por exemplo, o corpo de borboleta de acelerador e do isolador 4 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ no espaço, ο filtro de ar e a abertura de admissão do motor podem ser facilmente ligados entre si através do corpo de borboleta de acelerador. Por conseguinte, mesmo no veiculo, que inclui o filtro de ar na parte superior do motor, pode ser realizada uma disposição óptima.
No caso em que a abertura de admissão é proporcionada numa parte do motor e a abertura de evacuação é proporcionada na outra parte do motor, o sistema de admissão e o sistema de evacuação podem ser distribuídos pelas partes direita e esquerda, com o motor entre as mesmas, de modo que pode ser realizada uma disposição óptima.
No caso em que o corpo de borboleta de acelerador está ligado à placa de fundo do filtro de ar, a distância entre o filtro de ar e o motor pode ser reduzida através da ligação do motor e do filtro de ar entre si, através do corpo de borboleta de acelerador, pelo que pode ser obtida uma estrutura compacta.
No caso em que a cabeça do cilindro é suportada por um suporte que se prolonga a partir do outro dos quadros, a ligação entre o corpo de borboleta de acelerador e o motor e a ligação entre o quadro e o motor podem ser realizadas no mesmo espaço, pelo que é realizada uma estrutura compacta.
Além disso, no caso em que o sistema de admissão está ligado a uma parte de cilindro, na parte superior do par de quadros esquerdo e direito, o isolador pode ser facilmente ligado no espaço na parte superior, por exemplo, numa configuração em que o sistema de admissão inclui o corpo de borboleta de acelerador e o isolador.
Breve descrição dos desenhos A FIG. 1 é uma vista lateral que mostra uma concretização de um veículo tipo motociclo de acordo com o presente invento. A FIG. 2 é uma vista plana do mesmo. 5
ΕΡ 1 918 149/PT A FIG. 3 (a) é uma vista em perspectiva que mostra a disposição de um quadro, de um motor, de um reservatório de combustível, de um sistema de evacuação do motor e de um sistema de admissão do motor, e a FIG. 3 (b) mostra uma cabeça de cilindro. A FIG. 4 mostra o motor e um filtro de ar, quando vistos a partir da parte traseira do veículo. A FIG. 5 mostra o motor e o filtro de ar, quando vistos a partir da parte direita do corpo do veículo. A FIG. 6 mostra o motor e o filtro de ar, quando vistos a partir da parte traseira direita do corpo de veículo. A FIG. 7 é uma vista em perspectiva explodida do filtro de ar. A FIG. 8 é uma vista de extremidade de parte do corpo de borboleta de acelerador. A FIG. 9 é uma vista plana de topo do corpo de borboleta de acelerador. A FIG. 10 é uma vista dianteira do corpo de borboleta de acelerador. A FIG. 11 é um alçado traseiro do corpo de borboleta de acelerador. A FIG. 12 é uma vista, que corresponde à FIG. 4, de uma outra concretização que não está coberta pelas reivindicações.
Melhor modo de realização do invento
Agora, será descrito a seguir uma concretização do presente invento, com referência aos desenhos anexos. Na descrição que se segue, as partes dianteiras, traseira, esquerda, direita, superior e inferior referem-se às partes relativas ao corpo do veículo. 6 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ A FIG. 1 é uma vista lateral de um veículo tipo motociclo e a FIG. 2 é uma vista plana do mesmo. 0 veículo tipo motociclo é um veículo de quatro rodas, classificado como um ATV (All Terrain Vehicle - veículo de todo o terreno), que é adequado para deslocações na agricultura, pecuária, caça, assistência de segurança ou semelhantes ou adequado para lazer. 0 veículo tem rodas dianteiras esquerda e direita 2 e rodas traseiras esquerda e direita 3 compostas por pneus de diâmetro relativamente grande e de baixa pressão tipo balão à frente e partes traseiras de um corpo de veículo, configuradas para serem de pequeno tamanho e peso, e sua distância ao solo é estabelecida de modo a ser grande, para reforçar o desempenho de todo o terreno. 0 veículo tipo motociclo tem um quadro 4. As rodas esquerda e direita 2 dianteiras estão suspensas nas partes frontais do quadro 4 através de uma suspensão dianteira tipo suspensão independente (double wishbone) 57, e as rodas esquerda e a direita traseiras 3 estão suspensas nas partes traseira do quadro 4 através de uma suspensão traseira tipo de suspensão independente (double wishbone) 75. 0 quadro 4 tem um corpo de quadro 4a que se prolonga substancialmente na direcção da frente para trás do corpo de veículo, e um sub quadro 60 ligado a uma parte traseira do corpo quadro 4a. O corpo quadro de 4 é formado pela ligação de uma pluralidade de tipos de componentes de aço, por soldadura ou semelhante, em que os tubos superior esquerdo e direito 41 e os tubos inferiores 42 são utilizados principalmente para formarem um par esquerdo e direito de estruturas de anelares fechadas, as quais estão acopladas entre si através de uma pluralidade de componentes transversais, para formar uma estrutura de caixa alongada na direcção da frente para trás numa parte central no sentido da largura do veículo. O tubo superior 41 inclui uma parte superior inclinada 41a que se prolonga ao mesmo tempo que se inclina lentamente para baixo e para trás na direcção da frente para trás do corpo de veículo, e uma parte dianteira inclinada 41b que se prolonga, ao mesmo tempo que se inclina lentamente para baixo e para a frente numa parte de extremidade dianteira da parte inclinada superior 41a. O tubo inferior 42 inclui uma parte horizontal inferior 42a ligada à 7 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ extremidade inferior da parte dianteira inclinada 41b do tubo superior 41 e que se prolonga substancialmente na horizontal na direcção da frente para trás do corpo de veiculo, e uma parte traseira inclinada 42b que se prolonga diagonalmente para cima a partir de uma parte de extremidade traseira da parte horizontal inferior 42a de modo a formar um ângulo obtuso com a parte horizontal inferior 42a.
As partes centrais das partes inclinadas dianteiras 41b dos tubos superiores 41 e as partes centrais das partes horizontais inferiores 42 dos tubos inferiores 42 estão ligadas através de um par esquerdo e direito de partes inclinadas de ligação 46 e uma par esquerdo e direito de sub tubos dianteiros 47, os quais estão inclinados para baixo e para trás. As partes traseiras da parte inclinada superior 41a dos tubos superiores 41 e as partes de extremidade superior das partes traseiras inclinadas 42b dos tubos inferiores 42 estão ligadas através de elementos de ligação traseiros 62 e os sub quadros 60 estão ligados às partes de extremidade inferiores das partes de ligação traseiras 62. Os sub quadros 60 prolongam-se verticalmente para baixo, são depois dobrados substancialmente num ângulo recto, prolongam-se para diante, e são ligados às partes inferiores das partes inclinadas traseiras 42b dos tubos inferiores 42. O tubo inferior dianteiro 45 está unido a uma parte próxima de uma parte de extremidade dianteira da parte horizontal inferior 42a do tubo inferior 42. O tubo inferior dianteiro 45 prolonga-se para a parte dianteira do corpo de veiculo, um protector dianteiro 34 está ligado a uma parte de extremidade dianteira do tubo inferior dianteiro 45, e o protector dianteiro 34 funciona também como um tubo portador para suportar um portador dianteiro 35. A parte horizontal inferior 42a do tubo inferior 42 está provida com uma barra em degrau 56. A barra em degrau 56 e uma placa em degrau (não mostrada), na parte inferior da barra em degrau 56, constituem um degrau do condutor.
As partes inclinadas dianteiras esquerda e direita acima mencionadas 41b estão unidas às partes de extremidade dianteiras dos tubos inferiores dianteiros 45. As partes inclinadas dianteiras 41b prolongam-se para a parte superior 8
ΕΡ 1 918 149/PT traseira, e suas partes de extremidade superiores são continuas com as partes de extremidade dianteiras dos tubos superiores 41. Um componente da transversal 51 está disposto em forma de ponte entre as partes inclinadas dianteiras esquerda e direita 41b, os componentes transversais 53 e 54, espaçados um do outro na direcção da frente para trás, estão dispostos em forma de ponte entre os tubos inferiores dianteiros esquerdo e direito 45, e um componente transversal 52 está disposto em forma de ponte entre as partes inclinadas de ligação dianteiras esquerda e direita 46. Os componentes transversais 51 a 54 possibilitam que a rigidez suficiente do quadro na parte dianteira seja assegurada, e os componentes transversais 52, 53, 54 e semelhantes funcionam também como componentes de suporte para suporte de uma engrenagem de redução final 11. Os componentes transversais 51 a 54 são formados numa abertura com forma em secção de U substancialmente angular na parte inferior. As partes dianteira e traseira da parte de extremidade de base do par esquerdo e direito dos braços superiores (não mostrados) são suportadas verticalmente de modo oscilante por ambas as partes laterais dos componentes transversais 51, 52, localizados na parte superior dos componentes transversais 51 a 54. As partes dianteira e traseira na parte de extremidade de base do par esquerdo e direito dos braços inferiores (não mostrados) são suportados verticalmente de modo oscilante por ambas as partes laterais dos componentes transversais 53, 54, localizados na parte inferior dos componentes transversais 51 a 54. As partes superior e inferior de um par esquerdo e direito de juntas (não mostradas), suportadas verticalmente de modo oscilante na parte da ponta de ambos os braços superiores e de ambos os braços inferiores. As partes de cubo das rodas dianteiras esquerda e direita 2 são suportadas rotativamente por ambas as juntas. Um par esquerdo e direito das unidades de amortecedor dianteiras 58 está inserido, respectivamente, entre os braços inferiores esquerdo e direito e o componente transversal 55. Estes componentes formam a suspensão dianteira 57.
As partes inclinadas traseiras 42b dos tubos inferiores 42 e as partes de ligação traseiras 62 estão ligados entre si através de um par esquerdo e direito de sub tubos traseiros 63 que se prolongam substancialmente na horizontal. Além 9
ΕΡ 1 918 149/PT disso, os sub quadros 60 incluem principalmente um par esquerdo e direito de sub tubos inferiores 61, e os componentes traseiros 64 contínuo com as partes traseiras dos sub tubos inferiores 61 e prolongam-se substancialmente na vertical para cima, os quais em conjunto formam um par esquerdo e direito estruturas anelares fechadas. As estruturas anelares fechadas estão acopladas entre si através de uma pluralidade de componentes transversais, para formarem uma estrutura de caixa contínua, com uma parte traseira do corpo de quadro 4a numa parte central no sentido da largura do veículo. Um componente transversal 69 está disposto em forma de ponte entre os sub tubos traseiros 63, um componente transversal 67 está disposto em forma de ponte entre as partes intermédias dos sub tubos inferiores 61 dos sub quadros 60, um componente transversal 68 está disposto em forma de ponte entre as partes próximas das partes de extremidade inferiores dos componentes traseiros de 64, e um componente transversal 70 está disposto em forma de ponte entre as partes próximas das partes de extremidade superior das partes inclinadas traseiras 42b.
Estes componentes transversais 67 a 70 são formados com uma abertura com forma em secção em U substancialmente angular na parte inferior, pelo que é assegurada na parte traseira uma rigidez suficiente do quadro.
Além disso, as partes dianteira e traseira da parte de extremidade de base de um par esquerdo e direito dos braços superiores (não mostrados) são suportadas verticalmente de modo oscilante por ambas as partes laterais do componente transversal 69 e ambas as partes laterais superiores dos componentes traseiros 64, e as partes dianteira e traseira da parte de extremidade de base de um par esquerdo e direito dos braços inferiores (não mostrados) são suportados verticalmente de modo oscilante por ambas as partes laterais inferiores do componente transversal 67 e dos componentes traseiros 64. As partes superior e inferior de um par das juntas esquerda e direita (não mostradas), são suportadas verticalmente de modo oscilante na parte da ponta de ambos os braços superiores e ambos os braços inferiores e as partes de cubo das rodas traseiras esquerda e direita 3 são rotativamente suportadas por ambas as juntas. Um par esquerdo 10 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ e direito das unidades de amortecimento traseiras 79 estão inseridas, respectivamente, entre os braços inferiores esquerdo e direito e ambas as partes laterais do componente transversal 70. Estes componentes formam a suspensão traseira 75.
Nesta configuração, um motor 5 como um propulsor, composto, por exemplo, por um motor de 2 cilindros do tipo refrigerado por água é montado substancialmente no centro do quadro 4. 0 motor de 5 inclui uma câmara de veio de manivelas 6 para suporte rotativo de um veio de manivelas e semelhantes, e uma parte de cilindro 7, ligada a uma parte superior da câmara de veio de manivelas 6, e está disposta de modo a ter a chamada disposição longitudinal, na qual o eixo de rotação do veio de manivelas fica disposto ao longo da direcção da frente para trás do veiculo. A câmara de veio de manivelas 6 funciona também como uma câmara de transmissão para conter uma transmissão. A partir das partes dianteira e traseira da câmara de veio de manivelas 6, os veios de propulsão das rodas dianteira e das rodas traseiras 8 e 9, ligados à transmissão na câmara de veio de manivelas 6, são conduzidos para fora, para diante e para trás, respectivamente.
Na parte inferior de uma parte dianteira do quadro 4 e na parte inferior de uma parte traseira do quadro 4, os veios de propulsão 8 e 9 estão ligados às rodas dianteiras 2 e às rodas traseiras 3 através da engrenagem de redução final 11 da parte das rodas dianteiras e uma engrenagem de redução final 12 da parte das rodas traseiras, os veios de accionamento 13, 14, que se prolongam para as partes direita e esquerda da engrenagens de redução finais 11, 12, e semelhantes, de modo que a potência do motor 5 possa ser, respectivamente, transmitida. A potência de rotação do motor 5 é transmitida através da transmissão na câmara de veio de manivelas 6 para os veios de propulsão 8, 9, e depois transmitida através das engrenagens redução finais 11, 12, dos veios de accionamento 13, 14 e semelhantes para as rodas dianteiras 2 e para as rodas traseiras 3. A engrenagem de redução final 11 da parte das rodas dianteiras incorpora um mecanismo de diferencial, para absorver a diferença de rotações entre as rodas dianteiras esquerda e direita 2, 2. 11 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ
Uma parte de cabeça de cilindro 20 está ligada a uma parte superior de uma parte de cilindro 7 do motor 5 e um corpo de borboleta de acelerador 21 é proporcionado na parte superior da parte de cabeça de cilindro 20. Uma câmara de filtro de ar 22 está ligada ao corpo de borboleta de acelerador 21, e estes componentes constituem um sistema de admissão do motor 5. Como mostrado na FIG. 3, dois tubos de evacuação 23 que correspondem aos dois cilindros do motor 5 estão ligados a uma parte (parte de superfície lateral esquerda), da parte de cabeça de cilindro 20 do motor 5. Como mostrado na FIG. 3b, a parte de cabeça de cilindro 20 tem um par de aberturas evacuação 20h, os eixos L3 das aberturas de evacuação 20h estão inclinados para a parte dianteira do corpo de veículo, e os tubos de evacuação 23 estão ligados de forma correspondente às aberturas de evacuação 20h. Os tubos de evacuação 23 continuam com um ângulo agudo a partir das aberturas de evacuação 20h para os tubos de evacuação 23, depois os mesmos prolongam-se para a esquerda a partir de uma parte de superfície lateral esquerda da parte de cilindro 7, são dobrados, prolongam-se para a parte traseira do motor, e são unidos dentro de um tubo de junção 26 numa posição na parte esquerda de uma parte limite entre a câmara de veio de manivelas 6 e a parte cilindro 7. O tubo de junção 26 prolonga-se para trás, e está ligado a um silencioso 24 inclinado para cima e para diante, na parte esquerda da parte traseira do corpo de veículo. Estes componentes constituem um sistema de evacuação do motor 5.
Como mostrado nas FIGS. 1 e 2, um radiador 25 para refrigeração do motor, um ventilador 25a, uma tampa 25b, a unidade de amortecimento dianteira 58, um veio de direcção 27, a câmara de filtro de ar 22, o corpo de borboleta de acelerador 21, um assento tipo motociclo 29, e um reservatório de combustível 28, estão dispostos nesta ordem a partir da parte dianteira do corpo de veículo no centro no sentido da largura do veículo do quadro 4. O guiador tipo barra 30, localizado numa parte superior diagonalmente em relação à câmara de filtro de ar 22 está fixo a uma parte da extremidade superior da barra de guiador 27, e um mecanismo de direcção assistida eléctrico 91 e um mecanismo de direcção 31 das rodas dianteiras estão ligados a uma parte de extremidade inferior do veio de direcção 27. 12 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ A carenagem de corpo de veículo feita de resina 32 para carenar uma parte dianteira de corpo de veículo, incluindo a câmara de filtro de ar 22 e o corpo de borboleta de acelerador 21 da parte superior, um pára-choques dianteiro feito de resina 33, para cobrir ambas as rodas dianteiras 2 nas partes superior e traseira das mesmas, e o protector dianteiro 34 e o portador dianteiro 35, composto principalmente por componentes de aço, são proporcionados na parte dianteira do quadro 4. Além disso, um pára-choques traseiro feito de resina 36 para cobertura de ambas as rodas traseiras 3 nas partes dianteira e superior da mesma, e um portador traseiro 37 composto principalmente por componentes de aço, são proporcionados numa parte traseira do quadro 4.
Nesta configuração, o motor 5 está localizado entre as rodas dianteiras 2 e as rodas traseiras 3, estando ambas suspensas do quadro 4; em especial, o motor 5 está disposto de tal modo que o centro da parte de cilindro 7 do motor 5 (substancialmente, o centro entre os cilindros) está localizado mais próximo das rodas dianteiras 2 do que das rodas traseiras 3. No veiculo tipo motociclo, quando a posição do assento 29 é determinada, a disposição do motor 5 é determinada em conformidade. A razão reside no facto de que uma parte de assento do banco 29 é baixa, e o motor 5 está disposto na parte dianteira em relação à parte de assento. 0 motor 5 tem a câmara de veio de manivelas e a parte de cilindro 7, que apresenta um abaulamento para cima a partir da câmara de veio de manivelas 6. Um veio de manivelas longitudinal, que se prolonga na direcção da frente para trás do corpo de veículo, é proporcionado na câmara de veio de manivelas 6, um ACG 100 está ligado à extremidade dianteira do veio de manivelas, e os componentes de sistema de transmissão de energia 200, inclusive um conversor de binário e semelhantes, estão ligados à extremidade traseira do veio de manivelas. Nomeadamente, o motor 5 está disposto com o ACG 100 dirigido para a parte dianteira do corpo do veículo e com os componentes de sistema de transmissão de potência 200 dirigidos para a parte traseira de corpo de veículo. Além disso, a engrenagem de redução final 11 da parte das rodas dianteiras está localizada na parte dianteira do motor 5, enquanto a engrenagem de redução final 12 da parte das rodas 13
ΕΡ 1 918 149/PT traseiras está localizada na parte traseira do motor 5, e a distância entre o motor 5 e a engrenagem de redução 12 da parte das rodas traseiras é estabelecida mais comprida do que a distância a partir do motor 5 à engrenagem de redução final 11 da parte das rodas dianteiras. 0 ACG 100 e os componentes 200 do sistema de transmissão de potência projectam-se para a dianteira do motor e para as partes traseiras em relação à parte de cilindro 7 do motor, e a largura W1 da projecção traseira dos componentes 200 do sistema de transmissão de potência é maior do que a largura W2 da projecção para a frente do ACG 100. Um reservatório de óleo 92 (o qual é um corpo pesado) para armazenamento de um óleo de motor é proporcionado numa parte superior dos componentes 200 do sistema de transmissão de potência, que se projectam para trás, e uma bateria 93 está disposta numa parte superior do reservatório de óleo 92. A FIG 3 é uma vista em perspectiva que mostra a disposição acima mencionada do quadro 4, o motor 5, o reservatório de combustível 28, o sistema de evacuação do motor e o sistema de admissão do motor. 0 motor de 5 é suportado por uma parte substancial da parte central esquerda e direita de tubos inferiores 42, e inclui a câmara de veio de manivelas 6, a parte de cilindro 7 e parte de cabeça de cilindro 20.
Como mostrado na FIG. 4, a parte de cilindro 7 e a parte de cabeça de cilindro 20 do motor 5 prolongam-se entre as partes inclinadas superiores 41a, 41a do par esquerdo e direito dos tubos superiores 41, 41. A parte de cilindro 7 é disposta de tal modo que o seu eixo L está inclinado numa direcção para a parte inclinada superior 41a, que se prolonga na parte esquerda do corpo de veiculo (parte esquerda na figura) e que uma parte 20a da parte de cabeça de cilindro 20 está localizada próximo de um (o da parte esquerda) dos tubos superior 41, que se prolonga na parte esquerda do corpo do veiculo. Com uma parte 20a da parte de cabeça de cilindro 20, localizada próximo de um dos tubos superiores esquerdo e direito 41, 41, o espaço S, formado entre o outro (o da parte direita) dos tubos superiores 41 e a outra parte lateral 20b da parte de cabeça de cilindro 20, é mais amplo do que o 14
ΕΡ 1 918 149/PT espaço formado na parte de uma parte 20a da parte de cabeça de cilindro 20. O corpo de borboleta de acelerador 21 está localizado no espaço, na parte superior do espaço S, e uma abertura de ligação de saída lateral 21c do corpo de borboleta de acelerador 21 e uma abertura de ligação de admissão lateral 20c, proporcionada na outra parte (a parte de superfície lateral direita) da parte de cabeça de cilindro 20, estão ligadas entre si através de um isolador 103 no espaço S. Ambas as partes de extremidade do isolador 103 estão ligadas, respectivamente, à abertura de ligação de saída lateral 21c do corpo de borboleta de acelerador 21 e a abertura de ligação admissão lateral 20c da parte de cabeça de cilindro 20 através de uma banda isoladora 104.
Como mostrado nas FIGS. 5 e 6, a parte de cabeça de cilindro 20 é suportada por um suporte de motor 200, gue se prolonga a partir do outro (o lateral esquerdo na FIG. 4) dos tubos superiores 41 no espaço S. O suporte de motor 200 tem um corpo principal 201 que se projecta no espaço S, e o corpo principal 201 está fixo ao tubo superior 41 por soldadura. Uma parte de extremidade de um componente de ligação 202 está ligada ao corpo principal 201 com um componente à prova de vibrações 203 entre os mesmos por meio de um parafuso 204, e a outra parte de extremidade do componente de ligação 202 está ligada a uma parte de suporte do motor 205, proporcionada como um corpo com a parte de cabeça de cilindro 20 por meio de um parafuso 206 (ver a FIG. 5).
Como mostrado nas FIGS. 5 e 6, o corpo de borboleta de acelerador 21 está ligado a uma placa de fundo da câmara de filtro de ar 22, e estes componentes constituem o sistema de admissão do motor 5.
Como mostrado na FIG. 7, a câmara de filtro de ar 22 inclui um corpo de câmara de filtro de ar 22, um vedante 22b e uma tampa de câmara 22c. Uma unidade de elemento 105, incluindo um corpo de elemento 105a e um elemento 105b, um funil 107, que inclui um corpo de funil 107A e uma tampa de funil 107b e semelhantes, está contida na câmara de filtro de ar. A referência 109 indica um tubo de respiradouro, e a 15 ΕΡ 1 918 149/ΡΤ referência 111 indica um estai de fixação. Como mostrado nas FIGS. 4 a 6, o estai de fixação 111 está fixo à parte de cabeça de cilindro 20, por meio de três parafusos 113 a 115, e a câmara de filtro de ar 22 está montada sobre o estai de fixação 111. A câmara de filtro de ar 22 está fixa ao estai de fixação 111 através de um componente de ligação 117, um parafuso 119 (Fig. 4), um parafuso 121 (FIG. 6) e semelhante.
Como mostrado na FIG. 7, o funil 107 é composto pelo corpo de funil 107A e pela tampa de funil 107b. A tampa de funil 107b é feita de uma resina, e está provida com meios para lidar com o escape quente traseiro. O funil 107 está fixo a uma parede de fundo no interior do corpo de câmara 22a através de uma pluralidade de pequenos parafusos 108. Uma parte de extremidade 107c do funil 107 prolonga-se através de uma abertura 22d no corpo de câmara 22a para o exterior, e a parte de extremidade 107c está ligada a uma abertura de ligação de admissão lateral 21b (ver a FIG. 9) do corpo de borboleta de acelerador 21. Na câmara de filtro de ar 22, o ar é aspirado através de uma parte de abertura de aspiração 22e, proporcionada na tampa de caixa 22c, é limpo pela unidade de elemento 105, e do ar limpo passa através do par de funis 107 e escoa-se através da abertura de ligação de admissão lateral 21b do corpo de borboleta de acelerador 21, dentro do corpo de borboleta de acelerador 21. A FIG. 8 é uma vista de extremidade lateral do corpo de borboleta de acelerador 21, a FIG. 9 é uma vista da extremidade de topo do mesmo, a FIG. 10 é uma vista dianteira do mesmo, e a FIG. 11 é um alçado traseiro do mesmo. O corpo de borboleta de acelerador 21 inclui um corpo principal 21a. Como mostrado na FIG. 9, a face de extremidade de topo do corpo principal 21a está provida com o par de aberturas de ligação de entrada lateral 21b que correspondem ao número de cilindros do motor, e a parte de extremidade de saída lateral 107c do corpo de funil 107a, está inserida na abertura de ligação de entrada lateral 21b. Como mostrado nas FIGS. 10 e 11, o par das aberturas de ligação de entrada lateral 21b penetra verticalmente no corpo principal 21a, e 16
ΕΡ 1 918 149/PT comunica com a abertura de ligação saída lateral 21c proporcionada na superfície inferior do corpo principal 21. Um injector de combustível 123 está ligado na proximidade da parte de ligação de saída lateral 21c e um tubo de combustível 125 está ligado ao injector 123. A referência 123a indica uma ligação de injector, 127 indica uma cinta de fixação, e estes componentes estão ligados a um controlador electrónico (não mostrado).
Nesta concretização, o corpo de borboleta de acelerador 21 está fixo à placa de fundo da câmara de filtro de ar 22 por meio de parafusos, e o motor 5 e um filtro de ar 22 estão ligados entre si através do corpo de borboleta de acelerador 21, pelo que a distância entre o filtro de ar 22 e o motor 5 pode ser encurtada, e o motor 5 e o filtro de ar 22 podem ser dispostos de uma forma compacta. Além disso, uma parte 20a da parte de cabeça de cilindro 20 está disposta perto de um dos tubos superiores esquerdo e direito 41, 41, pelo que o espaço S, formado entre o outro tubo superior 41 e a outra parte 20b da parte de cabeça de cilindro 20, é feito de modo a ser mais amplo do que o espaço formado na parte lateral 20a da parte de cabeça de cilindro 20. Pela disposição do corpo de borboleta de acelerador 21 no espaço na parte superior do espaço S, a abertura de ligação de saída lateral 21c do corpo de borboleta de acelerador 21 e a abertura de ligação de entrada lateral 20c da parte de cabeça de cilindro 20 pode ser facilmente ligada a uma outra, através do isolador 103 no espaço amplo S, de modo que pode ser mesmo realizada uma disposição óptima no veículo, em que o filtro de ar 22 está disposto na parte superior do motor 5. O suporte (não mostrado) projecta-se a partir do outro (na FIG. 4, o direito) tubo superior 41 para dentro do espaço S, e a parte de cabeça de cilindro 20 do motor 5 é suportada pelo suporte (não mostrado) , de modo que a ligação entre o chassis 4 e o motor 5 pode ser também realizada no espaço S, pelo que podem ser concebidas uma maneabilidade melhorada e uma estrutura compacta.
Nesta concretização, como mostrado nas FIGS. 4 a 6, a abertura de ligação de admissão lateral (abertura de admissão) 20c da parte de cabeça de cilindro 20 do motor 5 é 17
ΕΡ 1 918 149/PT proporcionada numa parte de cabeça de cilindro 20 e, como mostrado na FIG. 1, o tubo de evacuação (abertura de evacuação) 23 é proporcionado na outra parte lateral da parte de cabeça de cilindro 20. Por conseguinte, o sistema de admissão do motor e o sistema de evacuação do motor podem ser distribuídos pelos lados esquerdo e direito do corpo do veículo, com o motor de 5 entre os mesmos, de modo que pode ser realizada uma disposição óptima. A FIG. 12 mostra uma outra concretização que não faz parte do presente invento.
Nesta concretização, uma parte da cabeça de cilindro 20 do motor está localizada entre um par de quadros esquerdo e direito 41, uma abertura de ligação de admissão lateral 20c da cabeça de cilindro 20 e uma abertura de ligação de saída lateral 21c do corpo de borboleta de acelerador 21 estão localizadas na parte superior do par de quadros esquerdo e direito 41, e a abertura de ligação de saída lateral 21c e a abertura de ligação de admissão lateral 20c estão ligadas por um isolador 103 e uma banda isoladora 104. Com o sistema de admissão ligado à parte de cabeça de cilindro 20, na parte superior do par de quadros esquerdo e direito 41, o isolador 103 pode ser facilmente ligado num espaço na parte superior, caso em que o sistema de admissão inclui o corpo de borboleta de acelerador e o isolador.
Embora o invento tenha sido descrito acima com base nas concretizações do mesmo, o invento não está limitado às concretizações. Por exemplo, o motor pode ser um motor de combustão interna monocilíndrico. O invento é dirigido a um veículo tipo motociclo, que inclui um filtro de ar na parte superior de um motor, em que o filtro de ar e uma abertura de admissão do motor podem ser facilmente ligados sem aumentar o intervalo entre um par de quadros esquerdo e direito.
Lisboa, 2010-09-23

Claims (5)

  1. ΕΡ 1 918 149/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Veículo tipo motociclo que compreende: um motor do tipo com o veio de manivelas disposto longitudinalmente, que tem uma câmara de veio de manivelas (6), uma parte de cilindro (7) e uma parte de cabeça do cilindro (20), em que a parte da cabeça de cilindro (20) está ligada a uma parte superior da parte de cilindro (7), e um quadro (4) para suportar o referido motor (5), que compreende um par de tubos superior esquerdo e superior direito (41, 41), estando um sistema de admissão disposto na parte superior em relação ao referido motor (5), admitindo o referido sistema de admissão de ar através de uma conduta de admissão, de um filtro de ar (22) do referido sistema de admissão, que está ligado ao referido motor (5) através de um corpo de borboleta de acelerador (21) do referido sistema de admissão, e um isolador (103); em que o referido motor (5) está disposto de tal modo que o veio longitudinal (L) da referida parte de cilindro (7) está inclinado para uma parte, de tal modo que uma primeira parte lateral (20a) da referida parte de cabeça de cilindro (20) está disposta perto de um do referido par dos tubos superior esquerdo e superior direito (41, 41), caracterizado por: o referido par dos tubos superior esquerdo e superior direito (41, 41) está disposto, numa vista lateral do veículo, entre o referido sistema de admissão e o referido motor (5), e uma abertura de ligação de saída lateral (21c), do corpo de borboleta de acelerador (21), está disposta entre o outro do referido par dos tubos superior esquerdo e superior direito (41, 41) e uma porção superior da segunda parte lateral (20b) da referida parte de cabeça de cilindro (20) .
  2. 2 - Veículo tipo motociclo de acordo com a reivindicação 1, em que o referido corpo de borboleta de acelerador (21) e referido isolador (103) estão dispostos, numa vista lateral, entre o referido outro do referido par de tubos superior ΕΡ 1 918 149/PT 2/2 esquerdo e superior direito (41, 41), e a segunda parte (20b) da referida parte de cabeça de cilindro (20).
  3. 3 - Veiculo tipo motociclo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, na qual uma abertura de admissão (20c) é proporcionada na segunda parte lateral (20b) da referida parte de cabeça de cilindro (20), e uma abertura de evacuação (23) é proporcionado na primeira parte lateral (20) da referida parte de cabeça de cilindro (20).
  4. 4 - Veiculo tipo motociclo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o referido corpo de borboleta de acelerador (21) está ligado a uma chapa de fundo do referido filtro de ar (22).
  5. 5 - Veiculo tipo motociclo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que a referida parte de cabeça de cilindro (20) é suportada através de um suporte, que se prolonga a partir do referido outro do referido par dos tubos superior esquerda e superior direito (41, 41). Lisboa, 2010-09-23
PT07019863T 2006-10-31 2007-10-10 Veículo tipo motociclo PT1918149E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006296976A JP4799369B2 (ja) 2006-10-31 2006-10-31 鞍乗り型車両

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1918149E true PT1918149E (pt) 2010-09-30

Family

ID=38656463

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07019863T PT1918149E (pt) 2006-10-31 2007-10-10 Veículo tipo motociclo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8302726B2 (pt)
EP (1) EP1918149B1 (pt)
JP (1) JP4799369B2 (pt)
CN (1) CN101172506B (pt)
AU (1) AU2007221901B2 (pt)
BR (1) BRPI0704245B1 (pt)
CA (1) CA2607662C (pt)
DE (1) DE602007007709D1 (pt)
ES (1) ES2346916T3 (pt)
PT (1) PT1918149E (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4516502B2 (ja) * 2005-08-31 2010-08-04 本田技研工業株式会社 不整地走行車両のバッテリ配置構造
JP4986684B2 (ja) * 2007-03-30 2012-07-25 本田技研工業株式会社 鞍乗り型4輪車
JP5181334B2 (ja) * 2008-03-17 2013-04-10 本田技研工業株式会社 過給機付き内燃機関搭載車両
JP2010215165A (ja) * 2009-03-18 2010-09-30 Honda Motor Co Ltd 車両のecu配置構造
US8037958B2 (en) * 2009-11-11 2011-10-18 Yamaha Motor Manufacturing Corporation Of America Layout of compact all terrain vehicle for fuel tank, intake duct, and exhaust duct positioning
US8746393B2 (en) * 2009-11-11 2014-06-10 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Layout of compact all terrain vehicle for fuel tank and rear gear unit positioning
JP2013136341A (ja) * 2011-12-28 2013-07-11 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗型車両
JP5819202B2 (ja) * 2012-01-11 2015-11-18 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6147534B2 (ja) * 2013-03-25 2017-06-14 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP6776527B2 (ja) * 2015-11-27 2020-10-28 いすゞ自動車株式会社 エンジン搭載構造
CN107738575A (zh) * 2017-11-20 2018-02-27 重庆万虎机电有限责任公司 一种三轮摩托车的单缸发动机及其传动系统
JP2020111240A (ja) * 2019-01-15 2020-07-27 Kyb株式会社 電動パワーステアリング装置
CN110562369A (zh) * 2019-07-29 2019-12-13 李昶 一种性能优越的边三轮摩托车

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS59120579A (ja) * 1982-12-28 1984-07-12 Honda Motor Co Ltd 前後輪駆動でライドオンタイプの車両用エンジン
JPH0647387B2 (ja) * 1982-12-28 1994-06-22 本田技研工業株式会社 四輪駆動車
JPS62216891A (ja) * 1986-11-28 1987-09-24 本田技研工業株式会社 不整地走行用四輪車
US5050564A (en) * 1990-10-24 1991-09-24 Fuji Jukogyo Kabushiki Kaisha Fuel injection control system for an engine of a motor vehicle provided with a continuously variable belt-drive
US5327989A (en) * 1991-03-20 1994-07-12 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Four-wheeled buggy
JP3522834B2 (ja) * 1994-06-22 2004-04-26 本田技研工業株式会社 車両用エンジンのゴムマウント装置におけるダストシール構造
JP3358876B2 (ja) * 1994-07-12 2002-12-24 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP3366115B2 (ja) * 1994-07-12 2003-01-14 本田技研工業株式会社 不整地走行用四輪車
US6651764B2 (en) * 1998-12-23 2003-11-25 Bombardier Inc. Fuel tank for a recreational vehicle
FR2806077B1 (fr) 2000-03-07 2004-01-30 Solvay Procede pour l'obtention d'un hydrofluoroalcane epure, hydrofluoroalcane epure, utilisation de l'hydrofluoroalcane et methode d'analyse d'un hydrofluoroalcane
JP2002193174A (ja) * 2000-12-22 2002-07-10 Yamaha Motor Co Ltd 車両用リヤクッション配設構造
JP3879421B2 (ja) * 2001-03-22 2007-02-14 スズキ株式会社 鞍乗型4輪車
US7588009B2 (en) * 2003-06-23 2009-09-15 Honda Motor Co., Ltd. Layout structure of a fuel injection device in a motor cycle
US7124731B2 (en) * 2003-09-19 2006-10-24 Honda Motor Co., Ltd. Internal combustion engine with oil temperature sensor
JP2005138820A (ja) * 2003-10-16 2005-06-02 Yamaha Motor Co Ltd 鞍乗り型車両
AU2005200455B2 (en) * 2004-02-06 2010-10-28 Honda Motor Co., Ltd. A fuel injection system for a saddle ride type four-wheel vehicle
JP4351584B2 (ja) * 2004-06-04 2009-10-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車の吸気装置
JP4459002B2 (ja) * 2004-09-30 2010-04-28 本田技研工業株式会社 自動二輪車
JP4619819B2 (ja) * 2005-02-24 2011-01-26 本田技研工業株式会社 不整地走行車両のパワーステアリングシステム
US7438153B2 (en) * 2005-05-12 2008-10-21 Artic Cat Inc. All-terrain vehicle engine configuration

Also Published As

Publication number Publication date
US8302726B2 (en) 2012-11-06
JP2008114620A (ja) 2008-05-22
CN101172506A (zh) 2008-05-07
BRPI0704245B1 (pt) 2020-02-27
EP1918149A1 (en) 2008-05-07
CN101172506B (zh) 2011-04-13
CA2607662C (en) 2011-09-27
DE602007007709D1 (de) 2010-08-26
CA2607662A1 (en) 2008-04-30
AU2007221901A1 (en) 2008-05-15
ES2346916T3 (es) 2010-10-21
AU2007221901B2 (en) 2009-11-19
US20080099263A1 (en) 2008-05-01
EP1918149B1 (en) 2010-07-14
BRPI0704245A2 (pt) 2009-06-23
JP4799369B2 (ja) 2011-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1918149E (pt) Veículo tipo motociclo
JP6208647B2 (ja) 鞍乗り型車両の後部燃料タンク支持構造
ES2927061T3 (es) Familia de vehículos de tres ruedas con asiento a horcajadas
BR102015024345B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BRPI1003725A2 (pt) motocicleta
EP1304283B1 (en) Scooter type motor cycle
JP4573745B2 (ja) ピリオンステップおよびマッドガードを備える自動二輪車
BR102012004911B1 (pt) estrutura de montagem de bomba de combustível de veículo do tipo de montar em selim
US8141543B2 (en) Arrangement structure of vehicle-use fuel pump
BRPI0602915B1 (pt) estrutura de arranjo de amortecedor traseiro de motocicleta
JP4506317B2 (ja) 自動二輪車
JP2009056950A (ja) リフレクタ支持構造
BRPI1106856B1 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
JP5208559B2 (ja) 鞍乗り型車両の電装品収納構造
BR102014024930B1 (pt) Veículo tipo de montar compreendendo uma estrutura de corpo de veículo
BR102012006780A2 (pt) estrutura de disposição de atuador de deslocamento em veículo.
US7650955B2 (en) Swing arm support structure of vehicle
EP3381780B1 (en) Vehicle frame structure of saddle type vehicle
JP2009241872A (ja) 小型車両のエンジン冷却装置
BR102014023980B1 (pt) veículo do tipo para montar
JP2009241820A (ja) 鞍乗り型車両のエンジン支持構造、及び、鞍乗り型車両
US20100243391A1 (en) Steering damper device for saddle-riding type vehicle
JP2006103349A (ja) 自動二輪車
JP5086155B2 (ja) 小型車両の前輪懸架構造
BR102019013023B1 (pt) Veículo de dirigir montado em selim