BRPI1003725A2 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003725A2
BRPI1003725A2 BRPI1003725A BRPI1003725A2 BR PI1003725 A2 BRPI1003725 A2 BR PI1003725A2 BR PI1003725 A BRPI1003725 A BR PI1003725A BR PI1003725 A2 BRPI1003725 A2 BR PI1003725A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chassis
rear fender
seat support
motorcycle
fender
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Tetsuhito Yokomori
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43883635&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1003725(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1003725A2 publication Critical patent/BRPI1003725A2/pt
Publication of BRPI1003725B1 publication Critical patent/BRPI1003725B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

MOTOCICLETA. A presente invenção refere-se a uma motocicleta que é capaz dreduzir o número de componentes de fixação do para-lama traseiro ao chassi. Meios para Resolver o Problema Trata-se de uma motocicleta fornecida com um chassi (5) que possui uma porção de chassi duplo 10 compreendendo um par de chassi esquerdo e direito (li, 11) e um suporte de assento (21) disposto abaixo de um assento de passageiro 38 e; um braço oscilante (8) suspenso de maneira a oscilar no centro do chassi na direção para frente e para trás e sustentando uma roda traseira (7) de maneira giratória; uma porção de pivô (9) formada sobre o chassi e sustentando axialmente o braço oscilante; e um para-lama traseiro (52) disposto acima da roda traseira bem como abaixo do suporte de assento 21 de modo a cobrir o lado superior da roda traseira e ao menos parcialmente fixado ao suporte de assento (21), o chassi (5) possui um elemento transversal (12) que conecta o par de chassis (11, 11) formando a porção de chassi duplo (10) na direção direita e esquerda; e o paralama traseiro possui uma porção de engate (55) que é formada sobre a porção de extremidade dianteira do para-lama traseiro e é engatada no elemento transversal (12).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MOTOCI- CLETA".
Campo da Técnica
A presente invenção refere-se a uma motocicleta que é equipa- .5 da com um para-lama traseiro que cobre o lado superior de uma roda traseira.
Antecedentes da Invenção
Uma motocicleta é geralmente equipada com um para-lama tra- seiro que cobre o lado superior de uma roda traseira (por exemplo, veja documento de patente 1 descrito abaixo). Na motocicleta de acordo com o documento de patente 1, uma peça de engate em formato de U fornecida na porção dianteira do para-lama traseiro é engatada a uma peça de suporte sobre um chassi (corpo). Com essa estrutura, o para-lama traseiro (proteção dianteira e proteção traseira) é fixado ao chassi mediante fixação com um parafuso na parte posterior do para-lama traseiro. Ou seja, a motocicleta de acordo com o documento de patente 1 fabrica o para-lama traseiro fixado ao chassi fornecendo a peça de suporte sobre o chassi. Descrição da Técnica Anterior
Documento de Patente Documento de Patente 1 - Modelo de Utilidade aberto à inspe-
ção pública S59-66687 Sumário da Invenção
Problemas que Serão Resolvidos pela Invenção
Na motocicleta de acordo com o documento de patente 1, entre- tanto, como mencionado acima, a peça de suporte é fornecida sobre o chas- si para fixar o para-lama traseiro ao chassi. Portanto, a adição da peça de suporte resulta no aumento do número de componentes.
O objetivo da presente invenção é proporcionar uma motocicleta que seja capaz de reduzir o número de componentes para fixar o para-lama traseiro ao chassi.
Meios para Resolver o Problema
A invenção relativa à reivindicação 1 é caracterizada pelo fato de que na motocicleta fornecida com um chassi que possui uma porção de chassi duplo que compreende um par de chassis esquerdo e direito e um suporte de assento disposto abaixo de um assento de passageiro; um braço
A-
oscilante suspenso de maneira oscilável no centro do chassi na direção an- .5 terior e posterior e sustentando uma roda traseira de maneira giratória; uma porção de pivô formada sobre o chassi e sustentando de maneira axial o braço oscilante; um para-lama traseiro disposto acima da roda traseira bem como abaixo do suporte de assento para cobrir o lado superior da roda tra- seira e ao menos parcialmente fixado ao suporte de assento, o chassi possui um elemento transversal que conecta o par de chassis formando a porção de chassi duplo na direção direita e esquerda, e o para-lama traseiro possui uma porção de engate que é formada sobre a porção dianteira do para-lama traseiro e é engatada ao elemento transversal.
Além da configuração descrita na reivindicação 1, a invenção re- Iativa à reivindicação 2 é caracterizada pelo fato de que a porção de engate é formada em um formato de C em que o lado dianteiro é aberto quando ob- servado em uma vista lateral; o para-lama traseiro possui uma porção de fixação para fixar ao suporte de assento na parte traseira do para-lama tra- seiro e é fixado no lado inferior do suporte de assento com a porção de fixa- ção.
Além da configuração descrita na reivindicação 2, a invenção re- lativa à reivindicação 3 é caracterizada pelo fato de que o chassi possui um tubo frontal que sustenta uma roda dianteira dirigível; um chassi principal que possui uma porção de inclinação que se estende para trás do tubo fron- tal e se inclina parcialmente para baixo e é fornecido na parte traseira e a- baixo da porção de inclinação; e um subchassi que é conectado à dita por- ção de pivô, se estende para trás e para cima da porção de pivô e é conec- tado ao suporte de assento, sendo que o par de chassis que forma a porção de chassi duplo inclui os chassis principais; o suporte de assento é conecta- do à dita porção de inclinação para se estender para trás; e o elemento transversal é fornecido abaixo da porção de inclinação bem como acima da porção de pivô. Além da configuração descrita na reivindicação 3, a invenção de acordo com a reivindicação 4 é caracterizada pelo fato de que um invólucro de filtro de ar fica disposto na área circundada pelo chassi principal, o supor- te de assento e o subchassi quando observados em uma vista lateral.
.5 Além da configuração descrita na reivindicação 4, a invenção re-
lativa à reivindicação 5 é caracterizada pelo fato de que o para-lama traseiro possui uma porção de engate intermediária engatada ao suporte de assento a partir do lado entre a porção de engate e a porção de fixação. Efeito da Invenção
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 1, a porção
de extremidade dianteira do para-lama traseiro pode ser conectada ao chas- si ao engatar a porção de engate no elemento transversal que forma uma parte do chassi. Como resultado, a redução no número de componentes e no peso de uma motocicleta pode ser obtida sem proporcionar uma peça de
suporte adicional sobre ambos os lados para fixar o para-lama traseiro ao chassi.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 2, a porção de engate pode ser engatada ao elemento transversal ao mover o para-lama traseiro para frente do chassi quando se fixa o para-lama traseiro ao chassi.
Eo para-lama traseiro pode ser preso mediante fixação ao lado inferior do suporte de assento através de uma porção de fixação após suspender a ex- tremidade traseira do para-lama traseiro e movê-la em direção ao lado de suporte de assento. Consequentemente, o para-lama traseiro pode ser fa- cilmente preso ao chassi, resultando na produtividade aumentada.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 3, o lado in-
ferior da área circundada pelo chassi principal, o suporte de assento e o sub- chassi podem ser cobertos pelo para-lama traseiro fixado sobre o chassi de maneira simples. Por meio disso, vários acessórios dispostos na área podem ser protegidos sem aumentar especialmente o número de componentes.
De acordo com a invenção descrita na reivindicação 4, o para-
lama traseiro pode reduzir a poeira e similares que entram no invólucro de filtro de ar a partir do lado inferior desse. De acordo com a invenção descrita na reivindicação 5, o para- Iama traseiro pode ser engatado e ajustado ao chassi no centro do para- Iama traseiro na direção anterior e posterior utilizando a porção de engate intermediária quando se fixa o para-lama traseiro ao chassi. Portanto, no J5 centro do para-lama traseiro na direção anterior e posterior, o posicionamen- to e ajuste (não fixação) do para-lama traseiro ao chassi podem ser obtidos com uma estrutura simples. Nesse caso, é necessário utilizar elementos de fixação adicionais sobre o para-lama traseiro, tornando possível reduzir o número de componentes e o peso do para-lama traseiro, para aumentar a
produtividade, e fixar facilmente a porção de fixação. Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com a modalidade da presente invenção.
A figura 2 é uma vista ampliada que mostra uma parte de uma
motocicleta mostrada na figura 1.
A figura 3 é uma vista plana que mostra uma parte de uma mo- tocicleta mostrada na figura 1.
A figura 4 é uma vista em perspectiva que mostra o estado no qual o para-lama traseiro é fixado ao chassi.
A figura 5 é uma vista lateral esquerda que mostra o estado no
qual o para-lama traseiro é fixado ao chassi.
A figura 6 é uma vista plana que mostra o estado no qual o para- lama traseiro é fixado ao chassi.
A figura 7 é uma vista lateral esquerda que mostra uma parte do
chassi.
A figura 8 é um diagrama que mostra a porção de projeção de engate intermediária em uma unidade: (A) é uma vista plana; (B) é uma vista lateral direita; e (C) é uma vista frontal.
A figura 9 é uma vista em perspectiva que mostra o para-lama
traseiro.
A figura 10 é uma vista plana que mostra o para-lama
traseiro. A figura 11 é uma vista lateral esquerda que mostra o para-lama
traseiro.
A figura 12 é uma vista que mostra o formato do chassi do pro- cedimento para fixar o para-lama traseiro ao chassi.
A figura 13 é uma vista que mostra um formato do chassi do
próximo procedimento após o procedimento mostrado na figura 12. Melhor Modo para Realizar a Invenção
Mais adiante nesse documento, a modalidade da presente in- venção será descrita com referência aos desenhos. A figura 1 é uma vista lateral esquerda que mostra a modalidade da motocicleta da presente inven- ção. A figura 2 é uma vista ampliada que mostra uma parte de uma motoci- cleta mostrada na figura 1. A figura 3 é uma vista plana que mostra uma par- te de uma motocicleta mostrada na figura 1. A figura 4 é uma vista em pers- pectiva que mostra o estado no qual o para-lama traseiro é fixado ao chassi. A figura 5 é uma vista lateral esquerda que mostra o estado no qual o para- lama traseiro é fixado ao chassi. A figura 6 é uma vista plana que mostra o estado no qual o para-lama traseiro é fixado ao chassi. A figura 7 é uma vis- ta lateral que mostra uma parte do chassi. A figura 8 é um diagrama que mostra a porção de projeção de engate intermediária em uma unidade: (A) é uma vista plana; (B) é uma vista lateral direita; e (C) é uma vista frontal.
Incidentalmente, as descrições de direção como para frente e para trás, direita e esquerda, superior e inferior mostram a direção observa- da de um passageiro (condutor) montado sobre a motocicleta respectiva- mente, exceto onde descrito em contrário. Ademais, nos desenhos, a seta FR mostra o lado dianteiro do veículo, a seta LH mostra o lado esquerdo do veículo e a seta UP mostra o lado superior do veículo.
Primeiro, toda a configuração de uma motocicleta 1 da presente modalidade será descrita com referência à figura 1 a figura 7. Como mostra- do na figura 1, a motocicleta 1 da presente modalidade compreende um chassi 5 que possui um tubo frontal 6 e um suporte de assento 21; uma roda dianteira 2; um garfo dianteiro 3 que sustenta axialmente a roda dianteira 2; uma coluna de direção 4 que conecta o garfo dianteiro 3 ao tubo frontal 6 de maneira giratória na direção direita e esquerda; uma roda traseira 7; um bra- ço oscilante 8 que sustenta axialmente a roda traseira 7; uma porção de pivô 9 que conecta o braço oscilante 8 ao chassi 5 de maneira oscilável na dire- ção vertical; um coxim traseiro 8a interposto entre o braço oscilante 8 e o -5 suporte de assento 21; um motor 31 ; uma caixa de filtro de ar 40; um para- Iama dianteiro 51; e um para-lama traseiro 52.
O chassi 5 compreende múltiplos tipos de aços integralmente conectados por solda e similares. Como mostrado na figura 1, o chassi 5 possui um formato de losango que compreende principalmente um chassi principal 11 que se estende para trás do tubo frontal 6. O chassi 5 possui uma porção de chassi duplo 10 que compreende um par de chassis esquer- do e direito.
Como mostrado na figura 1 a figura 7, o chassi 5 compreende o tubo frontal 6, o chassi principal 11, a porção de pivô 9, um chassi inferior 15, o suporte de assento 21, o subchassi 22, um reforço de coxim 23, um chassi de suporte em tandem 26, elementos transversais 12, 13, 24 e 25, e um suporte de fixação 27.
O tubo frontal 6 é um elemento cilíndrico que sustenta a roda di- anteira 2 de maneira dirigível. O tubo frontal 6 fica disposto na porção de extremidade dianteira do chassi 5, e sustenta um par de garfos dianteiros 3, 3 com uma ponte superior 4a, uma ponte inferior (não mostrada) e a coluna de direção 4.
Como mostrado na figura 4, os chassis principais 11,11 são for- necidos em pares na direção direita e esquerda, formando a porção do chassi duplo 10. Como mostrado nas figuras 1 e 2, o chassi principal 11 se estende para trás do tubo frontal 6, e possui uma primeira porção de inclina- ção 11a visto que a porção de inclinação se inclina parcialmente para baixo. E a porção de pivô 9 é fornecida na parte traseira e abaixo da primeira por- ção de inclinação 11a. Mais especificamente, o chassi principal 11 se esten- de de maneira oblíqua para trás até a direção inferior em uma inclinação re- lativamente gradual a partir da parte traseira do tubo frontal 6 quando obser- vado em uma vista lateral, curvando-se para baixo através da primeira por- ção de inclinação 11a, se estendendo de maneira oblíqua para baixo até a direção traseira em uma inclinação relativamente íngreme, curvando-se para frente através de uma segunda porção de inclinação 11b atrás da porção de pivô 9, se estendendo de maneira oblíqua para baixo até a direção frontal.
.5 O par de chassis principais, esquerdo e direito 11, 11 se estende
de maneira oblíqua para trás e para fora na direção direita e esquerda, de tal maneira que essas sejam respectivamente separadas uma da outra a partir da parte traseira do tubo frontal 6 na direção direita e esquerda quando ob- servadas em uma vista plana, se curvam para dentro na direção direita e esquerda, e então se estendem de maneira oblíqua para trás até a direção inferior para ficarem substancialmente paralelas uma à outra na direção di- reita e esquerda.
Como mostrado nas figuras 4, 5 e 7, a porção de pivô 9 é formada sobre o chassi 5 e sustenta axialmente o braço oscilante 8. A porção de pivô 9 compreende uma placa pivô 9a e a parte periférica da segunda porção de inclinação 11b do chassi principal 11. A placa pivô 9a é conectada ao lado frontal da segunda porção de inclinação 11b do chassi principal 11 por solda.
Como mostrado na figura 1, o chassi inferior 15 se estende line- armente de maneira oblíqua para trás até a direção inferior da parte traseira do tubo frontal 6 quando observada em uma vista lateral. Um par de chassis inferiores esquerdo e direito 15, 15 se estende de maneira oblíqua para trás e para fora na direção direita e esquerda de tal maneira que essas sejam respectivamente separadas uma da outra a partir da parte traseira do tubo frontal 6 na direção direita e esquerda, se curvam para trás, e se estendem de maneira oblíqua para trás até a direção inferior para ficarem substancial- mente paralelas uma à outra na direção direita e esquerda.
Como mostrado nas figuras 1, 2 e 7, um par de suportes de as- sento esquerdo e direito 21, 21 é conectado à primeira porção de inclinação 11a dos chassis principais 11,11 respectivamente de tal maneira que esses se estendam para trás. O suporte de assento 21 fica disposto abaixo de um assento de passageiro 38. O par de suportes de assento esquerdo e direito 21, 21 se estende ascendentemente para trás da porção da primeira porção de inclinação 11a do par de chassis principais esquerdo e direito 11,11 res- pectivamente quando observado em uma vista lateral, e se estende de ma- neira oblíqua para trás até a direção superior em uma inclinação íngreme através de uma terceira porção de inclinação 21a. Ademais, o par de supor- tes de assento esquerdo e direito 21, 21 se torna mais estreito a partir de cada porção da primeira porção de inclinação 11a do par de chassis princi- pais esquerdo e direito 11, 11 respectivamente em direção a uma quarta porção de inclinação 21b, e então se estende de tal maneira para se esten- der até o ponto da terceira porção de inclinação 21a. Como mostrado na figura 7, o subchassi 22 é conectado à por-
ção de pivô 9, se estende para trás e para cima da porção de pivô 9, e é co- nectado ao suporte de assento 21. O subchassi 22 se estende de maneira oblíqua para trás até a direção superior da porção logo acima da segunda porção de inclinação 11b do chassi principal 11, e é conectado ao lado infe- rior da terceira porção de inclinação 21a do suporte de assento 21 na porção de extremidade traseira do subchassi 22.
Como mostrado na figura 7, o reforço de coxim 23 é ligado entre o lado inferior da porção superior do subchassi 22 e o lado inferior da porção traseira do suporte de assento 21, e é unido ao subchassi 22 e ao suporte de assento 21 por solda. Como mostrado nas figuras 7 e 8, o reforço de co- xim 23 possui uma porção de projeção de engate intermediária 23a que compreende uma placa em formato de L na posição abaixo do subchassi 22. A porção de projeção de engate intermediária 23a fica disposta para se pro- jetar para fora do reforço de coxim 23 na direção de largura do veículo. Como mostrado nas figuras 2 e 3, o chassi de suporte em tan-
dem 26 forma um formato de U onde o lado frontal é aberto quando obser- vado em uma vista lateral. O chassi de dois assentos 26 é conectado entre o lado inferior da parte dianteira do subchassi 22 e o lado traseiro nos arredo- res da segunda porção de inclinação 11b do chassi principal 11. Um suporte de apoio 26a é projetado na extremidade traseira do chassi de suporte em tandem 26. Um suporte traseiro 26b de um passageiro traseiro é sustentado sobre o suporte de apoio 26a. Os elementos transversais (o elemento transversal superior cen- tral 12, um elemento transversal inferior central 13, o elemento transversal central 24, o elemento transversal traseiro 25 e similares) são feitos do ele- mento que se estende na direção direita e esquerda, e conectam o par de chassis esquerdo e direito (os chassis principais 11, 11, os chassis inferiores 15, 15, os suportes de assento 21, 21 e similares) na direção direita e es- querda.
Como mostrado na figura 4, o elemento transversal superior cen- tral 12 como um elemento transversal é fornecido abaixo da primeira porção de inclinação 11a e acima da porção de pivô 9. O elemento transversal su- perior central 12 é ligado entre o par de chassis principais esquerdo e direito 11,11 acima da porção de pivô 9, e conecta o par de chassis principais es- querdo e direito 11, 11 na direção direita e esquerda.
O elemento transversal inferior central 13 é ligado entre o par de chassis principais esquerdo e direito 11,11 abaixo da porção de pivô 9, e conecta o par de chassis principais esquerdo e direito 11, 11 na direção di- reita e esquerda.
Como mostrado na figura 3 a figura 7, o elemento transversal central 24 é ligado entre o par de suportes de assento esquerdo e direito 21, 21 nas porções intermediárias desses. O elemento transversal traseiro 25 é ligado entre o par de suportes de assento esquerdo e direito 21, 21 nos ar- redores da porção de extremidade traseira desses.
Como mostrado na figura 7, o suporte de fixação 27 é fornecido mediante a conexão aos arredores de cada porção de extremidade traseira do par de suportes de assento esquerdo e direito 21, 21. O suporte de fixa- ção 27 se estende para baixo do suporte de assento 21. Um segundo orifício de fixação 27a que penetra na direção direita e esquerda é fornecido sobre a porção do suporte de fixação 27 que se estende para baixo do suporte de assento 21.
Como mostrado nas figuras 1 e 2, o braço oscilante 8 é suspen-
so de maneira a oscilar no centro do chassi 5 na direção para frente e para trás, e sustenta a roda traseira 7 de maneira giratória. O coxim traseiro 8a fica disposto sobre ambos os lados direito e esquerdo do veículo para se interpor entre o reforço de coxim 23 e a parte traseira do braço oscilante 8.
Como mostrado nas figuras 1 e 2, um componente elétrico 44 é montado nos arredores da terceira porção de inclinação 21a do suporte de assento 21 sobre o lado esquerdo. O componente elétrico 44, como descrito abaixo, é suspenso por uma porção de suporte de componente elétrico 58 do para-lama traseiro 52.
O motor 31 é a unidade de potência da motocicleta 1, e, como mostrado nas figuras 1 e 2, é montado substancialmente no centro do corpo na direção direita e esquerda. O motor 31 é o motor dotado de um único ci- lindro que coloca um eixo de manivelas (não mostrado) ao longo da direção direita e esquerda do corpo. Um cilindro 33 é verticalmente disposto acima da porção dianteira de um cárter 32 no motor 31. Um pistão (não mostrado) é ajustado de maneira alternada dentro do cilindro 33. A alternação do pistão é convertida na rotação do eixo de manivelas através de uma haste de co- nexão (não mostrada). A potência do motor 31 é distribuída através de um mecanismo de deslocamento (não mostrado) ao lado esquerdo da porção traseira do cárter 32, e é conduzida através de um mecanismo de transmis- são do tipo acionamento por corrente (não mostrado) até a roda traseira 7.
A porção de extremidade dianteira (porção de extremidade de lado a jusante) de um carburador 34 é conectada à porção traseira de um cabeçote de cilindro 33a por trás. Uma caixa de filtro de ar 40, como descrito acima, é conectada à porção de extremidade traseira (porção de extremida- de de lado a montante) do carburador 34 por trás. A porção de extremidade de base de um cano de descarga 35 é unida à parte dianteira do cabeçote de cilindro 33a. O cano de descarga 35 se curva na frente e abaixo do cilin- dro 33, e se estende para trás abaixo do cárter 32. A borda do cano de des- carga 35 (porção de extremidade de lado a jusante) é conectada à porção de extremidade dianteira de um silenciador (não mostrado) montado sobre o lado direito da roda traseira 7.
O motor 31 é suspenso a partir do chassi 5 de tal maneira que a porção de extremidade dianteira do cárter 32 seja sustentada na porção de extremidade inferior do chassi inferior 15 com um suporte de apoio dianteiro 15b; o lado superior da porção traseira do cárter 32 é sustentado no elemento transversal superior central 12 com um suporte de apoio superior traseiro 12a (referir-se às figuras 4 e 7); e então o lado inferior da porção de extremidade traseira do cárter 32 é sustentado no elemento transversal inferior central 13 com o suporte de apoio inferior traseiro 13a (referir-se às figuras 4 e 7).
Um tanque de combustível 37 é sustentado acima do chassi principal 11.0 assento do passageiro 38 (para motorista e passageiro trasei- ro) é sustentado na posição atrás do tanque de combustível 37 e acima dos suportes de assento 21, 21. A parte frontal 39a é montada na frente da colu- na de direção 4.
A caixa de filtro de ar 40 compreende principalmente um invólu- cro de filtro de ar 41 formado em uma estrutura oca em um formato externo de um paralelepípedo retangular, um elemento de filtro de ar (não mostrado) armazenado dentro do invólucro de filtro de ar 41, um duto de entrada de ar 43 para aprisionar o ar externo dentro do invólucro de filtro 41.
O invólucro de filtro de ar 41 fica disposto de modo a posicionar a posição central desse quando observado em uma vista plana sobre a linha central do veículo na direção direita e esquerda Cl (com referência à figura 3). O invólucro de filtro de ar 41 é feito de resina sintética.
A porção de extremidade traseira (porção de extremidade de la- do a montante) do carburador 34 é unida em uma porção de parede frontal do invólucro de filtro de ar 41. O duto de entrada de ar 43 é feito de resina flexível como borra-
cha. Uma porção de extremidade de base do duto de entrada de ar 43 é a- justada e fixada à porção de parede traseira do invólucro de filtro de ar 41. O duto de entrada de ar 43 possui um formato de corte transversal em um for- mato elíptico oco que é verticalmente mais longo e se estende na direção dianteira e traseira do veículo.
Uma porta de entrada 43a que é uma porção de extremidade (uma porção de extremidade traseira) do duto de entrada de ar 43 faz face com um espaço de entrada de ar K1 através de uma porção aberta 61a den- tro de uma parede circundante 61 descrita abaixo.
Embora o motor 31 seja construído de maneira contínua, o ar externo dentro do espaço de entrada de ar Ki é absorvido dentro do duto de entrada de ar 43 através de uma porta de entrada 43a utilizando um coletor de indução, e é filtrado passando através do elemento de filtro de ar, e atin- ge o espaço interno do invólucro de filtro 41. Após a filtração, o ar externo é misturado com combustível através do carburador 34 e fornecido à câmara de combustão dentro do cilindro 33. O duto de entrada de ar 43 fica posicionado na porção vertical-
mente central do invólucro de filtro de ar 41. A porta de entrada 43a do duto de entrada de ar 43 fica disposta em uma posição comparativamente pro- funda (uma porção inferior) dentro do espaço de entrada de ar K1 que será separado abaixo da placa inferior do assento de passageiro 38 posicionado logo acima do invólucro de filtro de ar 41 e da parede circundante 61. Isso reduz de maneira eficaz as matérias estranhas que entram na porta de en- trada 43a. Ademais, o espaço de entrada de ar Kl dentro da parede circun- dante 61 funciona como a câmara de entrada de ar bem como o espaço in- terno do invólucro de filtro de ar 41. Como mostrado na figura 1, o lado superior da roda dianteira 2
na motocicleta 1 é coberto pelo para-lama dianteiro 51. Ademais, o lado su- perior da roda traseira 7 é coberto pelo para-lama traseiro 52. O para-lama traseiro 52 será descrito com referência aos desenhos anteriormente men- cionados bem como as figuras 9 a 11. A figura 9 é uma vista em perspectiva que mostra o para-lama traseiro. A figura 10 é uma vista plana que mostra o para-lama traseiro. A figura 11 é uma vista lateral esquerda que mostra o para-lama traseiro.
Como mostrado na figura 1, o para-lama traseiro 52 fica posicio- nado abaixo do assento do passageiro 38. O para-lama traseiro 52 fica posi- cionado acima da roda traseira 7 e abaixo do suporte de assento 21 de mo- do a cobrir o lado superior da roda traseira 7. O para-lama traseiro 52 possui um formato curvado convexo para cima quando inteiramente observado. Como mostrado nas figuras 3 e 6, o para-lama traseiro 52 fica disposto de modo a posicionar a porção dianteira desse entre um par de subchassis es- querdo e direito 22, 22 e de modo a posicionar a porção traseira desse entre um par de suportes de assento esquerdo e direito 21,21.
Ao menos uma parte do para-lama traseiro 52 é direta ou indire-
tamente fixada (através de outros elementos) aos suportes de assento 21, 21. O para-lama traseiro 52 é integralmente formado de resina sintética.
Como mostrado nas figuras 9 a 11, o para-lama traseiro 52 pos- sui um corpo principal de para-lama 53 que possui um formato aproximada- mente curvado convexo para cima quando observado em uma vista lateral, um braço de suporte 54 que se estende para frente, uma porção de engate dianteira 55 como uma porção de engate, um primeiro orifício de fixação 57 como um elemento de fixação, uma porção de engate intermediária 56, a porção de suporte de componente elétrico 58, e a parede circundante 61. Como mostrado nas figuras 5, 6, e 8, o corpo principal de para-
lama 53 possui substancialmente a mesma largura que a largura entre cada lado interno de um par de suportes de assento esquerdo e direito 21,21. Uma porção dianteira 53a do corpo principal de para-lama 53 atinge os arredores da porção de canto da porção traseira e inferior do invólucro de filtro de ar 41 (nos arredores da porção intermediária de um par de subchassis esquerdo e direito 22, 22 na direção para frente e para trás. Como mostrado na figura 1, a porção traseira 53b do corpo principal de para-lama 53 atinge a posição atrás da roda traseira 7, passando através dos arredores da porção de extremidade traseira do par de suportes de assento esquerdo e direito 21,21. Como mostrado nas figuras 4 a 11, o braço de suporte 54 é inte-
gralmente formado com a porção dianteira 53a do corpo principal de para- lama 53 para se estender ligeiramente para frente e para baixo abaixo do invólucro de filtro de ar 41. O braço de suporte 54 possui substancialmente a mesma largura que o corpo principal de para-lama 53 na direção direita e esquerda e também plano com espessura vertical reduzida. Quando obser- vado em uma vista lateral, o braço de suporte 54 se estende linearmente da porção dianteira 53a do corpo principal de para-lama 53 até o elemento transversal superior central 12 do chassi 5.
Como mostrado nas figuras 4 a 11, a porção de engate 55 é in- tegralmente formada sobre o lado de porção de extremidade dianteira (em suma, a porção de extremidade dianteira do para-lama traseiro 52) do braço de suporte 54. A porção de engate dianteira 55 é formada em um formato de C em que o lado dianteiro é aberto quando observado em uma vista lateral. Em detalhes, a porção de engate dianteira 55 é dividida em três partes na direção direita e esquerda, e possui uma porção de engate dianteira central 55a e uma porção de engate dianteira externa 55b, 55b posicionada sobre ambos os lados externos da porção de engate dianteira central 55a.
A porção de engate dianteira central 55a é formada em um for- mato de arco circular que é curvado e convexo em uma direção ascendente quando observada em uma vista lateral, e possui o formato que se ajusta ao lado superior da periferia externa do elemento transversal superior central 12. A porção de engate dianteira externa 55b é formada em um formato de arco circular que é curvado e convexo em uma direção descendente quando observada em uma vista lateral, e possui o formato que se ajusta ao lado inferior da periferia externa do elemento transversal superior central 12.
A porção de engate dianteira central 55a e a porção de engate dianteira externa 55b que formam a porção de engate dianteira 55 são ajus- tadas para ensanduichar o elemento transversal superior central 12 a partir dos lados superior e inferior. Como resultado, a porção de engate dianteira 55, ou seja, a porção de extremidade dianteira do para-lama traseiro 52 é sustentada pelo chassi 5. Como mostrado nas figuras 4 a 11, o primeiro orifício de fixação
57 é fornecido para penetrar uma parede lateral 57b que é verticalmente disposta na porção traseira do para-lama traseiro 52, e funciona como uma porção de fixação para fixar o para-lama traseiro 52 ao suporte de assento 21. O primeiro orifício de fixação 57 é fornecido na posição atrás da porção central do para-lama traseiro 52 na direção para frente e para trás. Em deta- lhes, o primeiro orifício de fixação 57 é fornecido na posição sobre a porção superior do corpo principal de para-lama 5, correspondente aos arredores da porção de extremidade traseira do suporte de assento 21. Um par dos pri- meiros orifícios de fixação esquerdo e direito 57, 57 é fornecido para ficar separado um do outro na direção direita e esquerda, e fica disposto para ensanduichar os segundos orifícios de fixação 27a, 27a de um par de supor- tes de fixação esquerdo e direito 27, 27 de ambos os lados. O para-lama traseiro 52 é fixado na parte inferior dos suportes de assento 21, 21 através do primeiro orifício de fixação 57, do segundo orifício de fixação 27a, do pa- rafuso de fixação 57a e similares. (Os detalhes serão descritos abaixo).
Como mostrado nas figuras 4 a 11, a porção de engate interme- diária 56 é fornecida na área entre a porção de engate dianteira 55 do para- lama traseiro 52 e o primeiro orifício de fixação 57 quando observada em uma vista lateral. A porção de engate intermediária 56 é fornecida na posi- ção do para-lama traseiro 52, correspondente à porção de projeção de enga- te intermediária 23a do reforço de coxim 23. Um par de porções de engate intermediárias 56, 56 é fornecido para que essas fiquem separadas uma da outra na direção direita e esquerda, e fica disposto para ensanduichar cada porção de projeção de engate intermediária 23a de um par de reforços de coxim esquerdo e direito 23, 23 de cada lado respectivamente. As porções de engate intermediárias 56 possuem uma porção de recepção de projeção 56a dentro dessas na direção direita e esquerda. A porção de recepção de projeção 56a está em um formato correspondente à porção de projeção de engate intermediária 23a do reforço de coxim 23 e é aberta para dentro na direção direita e esquerda.
Como mostrado nas figuras 4 a 11, a porção de engate interme- diária 56 é engatada à porção de projeção de engate intermediária 23a do reforço de coxim 23 do lado de fora. Em detalhes, a porção de engate inter- mediária 56 é engatada à porção de projeção de engate intermediária 23a do reforço de coxim 23 com a porção de projeção de engate intermediária 23a do reforço de coxim 23 sendo engatada com a porção de recepção de projeção 56a. Em outras palavras, a porção de engate intermediária 56 é engatada ao suporte de assento 21 através da porção de projeção de engate intermediária 23a do reforço de coxim 23 na direção direita e esquerda. Como mostrado nas figuras 4 a 11, a porção de suporte de com- ponente elétrico 58 é fornecida na área entre a porção de engate intermediá- ria 56 no para-lama traseiro 52 e o primeiro orifício de fixação 57, quando observado em uma vista lateral. Como mostrado nas figuras 1 a 3, a porção de suporte de componente elétrico 58 é apenas proporcionada sobre o lado esquerdo, e é fixada ao inserir a porção de suporte de componente elétrico 58 em uma abertura para engate fornecido em uma proteção de borracha (não mostrada) fixada ao componente elétrico 44.
Como mostrado nas figuras 4 a 11, a parede circundante 61 é in- tegralmente formada sobre a porção superior do corpo principal de para- lama 53. O espaço de entrada de ar K1 que é aberto para cima é formado dentro da parede circundante 61. A parede circundante 61 é fornecida de modo a permanecer de maneira ascendente na porção superior do para- lama traseiro 52. A parede circundante 61 é continuamente construída para cobrir o lado esquerdo, lado traseiro, e lado direito, entretanto, o lado diantei- ro dessa é aberto sem a parede. O espaço substancialmente circundado pela parede circundante 61 é denominado o "espaço de entrada de ar K1". O lado dianteiro onde a parede circundante 61 não é fornecida e é aberta é denominado a "porção aberta 61a". Como anteriormente mencionado, a por- ta de entrada 43a do duto de entrada de ar 43 faz face com o espaço de en- trada de ar K1 através da "porção aberta 61a.
O espaço de entrada de ar K1 é deslocado disposto sobre o lado direito do veículo de maneira que o volume de lado direito da linha central do veículo na direção direita e esquerda Cl (com referência às figuras 3 e 6) se torne maior do que o volume de lado esquerdo. O duto de entrada de ar 43 fica posicionado no lado direito da linha central do veículo na direção direita e esquerda Cl. A abertura de espaço para a esquerda é formada na área entre a parede circundante 61 e o invólucro de filtro de ar 41. Os acessórios da motocicleta 1 podem ser dispostos no espaço. Como mostrado nas figuras 5 e 7, a caixa de filtro de ar 40 (invó-
lucro de filtro de ar 41) fica disposta em uma área R1 circundada pelos chassis principais 11, os suportes de assento 21, e o subchassi 22 quando observada em uma vista lateral. Ademais, como anteriormente mencionado, o braço de suporte 54 é integralmente formado com a porção dianteira 53a do corpo principal de para-lama 53 para se estender ligeiramente para frente e para baixo abaixo do invólucro de filtro de ar 41, bem como se estende linearmente a partir da porção dianteira 53a do corpo principal de para-lama 53 até o elemento transversal superior central 12 do chassi 5 quando obser- vado em uma vista lateral. Consequentemente, o lado inferior do invólucro de filtro de ar 41 e os acessórios são cobertos pelo braço de suporte 54 do para-lama traseiro 52. Depois, o procedimento de fixação do para-lama traseiro 52 ao
chassi 5 será descrito. A figura 12 é uma vista que mostra um formato de chassi do procedimento de fixação do para-lama traseiro ao chassi. A figura 13 é uma vista que mostra um formato de chassi do próximo procedimento do procedimento de fixação mostrado na figura 12. Ademais, as porções re- !acionadas à fixação são mostradas nas figuras 12 e 13.
Como mostrado na figura 12, o para-lama traseiro 52 é movido para frente até o chassi 5 com a porção traseira do para-lama traseiro 52 sendo mais reduzida do que a inclinação especificada. Isso faz com que a porção de engate dianteira 55 do para-lama traseiro 52 seja engatada ao elemento transversal superior central 12 do chassi 5.
Depois, o para-lama traseiro 52 é girado para cima em direção ao chassi 5 em torno da porção de engate dianteira 55 e do elemento trans- versal superior central 12.
Consequentemente, como mostrado na figura 13, a porção de en- gate intermediária 56 do para-lama traseiro 52 é movida até a parte externa para se estender além da superfície externa do reforço de coxim 23 na direção direita e esquerda, e então, a porção de projeção de engate intermediária 23a do reforço de coxim 23 é engatada com a porção de recepção de projeção 56a da porção de engate intermediária 56 lateralmente para dentro até lateralmente para fora. Isso faz com que a porção de engate intermediária 56 do para-lama traseiro 52 seja engatada ao chassi 5. Como resultado, o para-lama traseiro 52 é ajustado ao chassi 5 pela porção de engate intermediária 56. Ademais, o primeiro orifício de fixação 57 do para-lama traseiro 52 e o segundo orifício de fixação 27a do chassi 5 são sobrepostos quando observados em uma vista lateral. Nesse estado, o parafuso de fixação 57a é penetrado através do primeiro orifício de fixação 57 e do segundo orifício de fixação 27a. Ao mesmo tempo, o parafuso de fixação 57a é aparafusado à porca de solda de fixação (não mostrada) fixada por soldagem ao suporte de fixação 27. Ademais, o parafuso de fixação 57a é ilustrado sendo girado 90 graus em torno do eixo geométrico, em vez de ilustrar o parafuso de fixação 57a em uma direção original para conveniência de ilustração na figura 13. De acordo com o procedimento, o para-lama traseiro 52 pode
ser facilmente fixado ao chassi 5 utilizando a porção de engate dianteira 55, a porção de engate intermediária 56, o primeiro orifício de fixação 57, e o parafuso de fixação 57a e similares.
Como anteriormente explicado, de acordo com a motocicleta 1 na presente modalidade, o efeito da invenção mostrado abaixo será obtido.
Na motocicleta 1 da presente modalidade, o chassi 5 possui o elemento transversal superior central 12 que conecta o par de chassis prin- cipais 11, 11 na direção direita e esquerda que forma a porção de chassi duplo 10. O para-lama traseiro 52 possui a porção de engate dianteira 55 que é formada sobre a porção de extremidade dianteira do para-lama trasei- ro 52 e é engatada no elemento transversal superior central 12.
Consequentemente, de acordo com a motocicleta 1 na presente modalidade, a porção de extremidade dianteira do para-lama traseiro 52 po- de ser conectada ao chassi 5 de maneira que a porção de engate dianteira 55 seja engatada ao elemento transversal superior central 12 formando uma parte do chassi 5. Portanto, não há necessidade de fornecer peças de supor- te separadas e similares para fixação sobre ambos os lados do chassi e do para-lama traseiro 52, resultando na redução no número de componentes e no peso da motocicleta 1. Ademais, o elemento transversal superior central 12 forma uma
parte do chassi 5, que aumenta inteiramente a resistência e rigidez. O para- lama traseiro 52 pode ser conectado ao chassi 5 utilizando o elemento transversal superior central 12 com a resistência e rigidez inteiramente altas. Consequentemente, a resistência de fixação do para-lama traseiro 52 ao chassi 5 pode ser altamente garantida.
Na motocicleta 1 da presente modalidade, a porção de engate -5 dianteira 55 é formada em um formato de C em que o lado dianteiro é aberto quando observado em uma vista lateral. O para-lama traseiro 52 possui o primeiro orifício de fixação 57 para fixação aos suportes de assento 21, 21 na porção traseira do para-lama traseiro 52, e é fixado ao lado inferior dos suportes de assento 21, 21 através do primeiro orifício de fixação 57. Portanto, de acordo com a motocicleta 1 na presente modalidade,
a porção de engate dianteira 55 pode ser engatada ao elemento transversal superior central 12 movendo o para-lama traseiro 52 para frente contra o chassi 5 quando o para-lama traseiro 52 for fixado ao chassi 5. Ademais, no estado, o para-lama traseiro 52 pode ser preso e fixado sobre o lado inferior do suporte de assento 21 através do primeiro orifício de fixação 57, do parafu- so de fixação 57a, do reforço de coxim 23, e similares, após suspender e girar a extremidade traseira do para-lama traseiro 52 em direção ao suporte de as- sento 21. Consequentemente, o para-lama traseiro 52 pode ser facilmente fixado ao chassi 5, resultando no aumento de produtividade. Na motocicleta 1 da presente modalidade, o chassi 5 possui o
tubo frontal 6; o chassi principal 11 que possui a primeira porção de inclina- ção 11a que se estende para trás do tubo frontal 6 e é parcialmente inclina- da para baixo, e em que a porção de pivô 9 é fornecida no lado traseiro e inferior da primeira porção de inclinação 11a; o subchassi 22 conectada à porção de pivô 9, e se conectando de modo a se estender para trás e para cima da porção de pivô 9, e se engatando ao suporte de assento 21. Ade- mais, o suporte de assento 21 é s conectado à primeira porção de inclinação 11a de modo a se estender para trás. O elemento transversal superior cen- tral 12 é fornecido abaixo da primeira porção de inclinação 11a e acima da porção de pivô 9.
Portanto, de acordo com a motocicleta 1, o lado inferior da área R1 circundado pelo chassi principal 11, pelo suporte de assento 21, e pelo subchassi 22 quando observado em uma vista lateral pode ser coberto pelo para-lama traseiro 52 fixado ao chassi 5 de maneira simples. Portanto, os vários acessórios dispostos na área R1 podem ser protegidos sem aumentar o número de componentes excepcionalmente.
Na motocicleta 1 da presente modalidade, o invólucro de filtro de
ar 41 fica disposto na área R1 circundada pelo chassi principal 11, pelo su- porte de assentos 21, e pelo subchassi 22 quando observado em uma vista lateral. Portanto, de acordo com a motocicleta 1, o para-lama traseiro 52 po- de manter poeira e similares fora do invólucro de filtro de ar 41 do lado infe- rior desse.
Na motocicleta 1 da presente modalidade, o para-lama traseiro 52 possui a porção de engate intermediária 56 engatada a partir do lado ao suporte de assento 21 na área entre a porção de engate dianteira 55 e o primeiro orifício de fixação 57. Portanto, de acordo com a motocicleta 1, quando o para-lama
traseiro 52 for fixado ao chassi 5, o para-lama traseiro 52 pode ser engatado e ajustado ao chassi 5 na posição intermediária na direção para frente e pa- ra trás utilizando a porção de engate intermediária 56. Consequentemente, o posicionamento e ajuste (não fixação) do para-lama traseiro 52 ao chassi 5 podem ser realizados com uma estrutura simples. Uma vez que o uso dos elementos de fixação adicionais sobre o para-lama traseiro 52 não é exigido, o número de componentes e o peso do para-lama traseiro 52 podem ser re- duzidos bem como a produtividade pode ser aumentada.
Na motocicleta 1 da presente modalidade, a porção de engate intermediária 56 realiza o engate (ajuste) do para-lama traseiro 52 ao chassi ao engatar a projeção de engate intermediária 23a com a porção de re- cepção de projeção 56a que se projeta para dentro na direção direita e es- querda. Portanto, de acordo com a motocicleta 1 na modalidade, o para- lama traseiro pode ser fixado de maneira excelente ao chassi 5 a partir do lado inferior dessa.
A modalidade da presente invenção foi anteriormente descrita, entretanto, a presente invenção não se limita à modalidade descrita acima. Várias modalidades podem ser realizadas.
Por exemplo, na presente modalidade, a porção de engate dian- teira 55 é engatada ao elemento transversal superior central 12, porém a presente invenção não se limita a isso. A porção de engate dianteira 55 pode ser fixada a outros elementos transversais.
Na presente modalidade; o para-lama traseiro 52 é engatado no lado inferior do suporte de assento 21 através do primeiro orifício de fixação 57, do parafuso de fixação 57a, e assim por diante.
Entretanto, a presente invenção não se limita a isso. O para- lama traseiro 52 pode ser engatado no lado inferior do suporte de assento 21 através de outros elementos de fixação. Descrição de Números de Referência
1. motocicleta
2. roda dianteira 5. chassi
6. tubo frontal
7. roda traseira
8. braço oscilante
9. porção de pivô
10. porção de chassi duplo
11. chassi principal
11a. primeira porção de inclinação (porção de inclinação)
12. elemento transversal superior central (elemento transversal) 21. suporte de assento
22. subchassi 38. assento
41. invólucro de filtro de ar 52. para-lama traseiro
55. porção de engate dianteira (porção de engate) 56. porção de engate intermediária
57. primeiro orifício de fixação (elemento de fixação)

Claims (5)

1. Motocicleta fornecida com um chassi (5) que possui uma por- ção de chassi duplo (10) que compreende um par de chassis esquerdo e direito (11, 11) e um suporte de assento (21) disposto abaixo de um assento de passageiro (38); um braço oscilante (8) suspenso de maneira a oscilar no centro da dito chassi (5) na direção para frente e para trás e sustentando uma roda traseira (7) de maneira giratória; uma porção de pivô (9) formada sobre a dito chassi (5) e sustentando axialmente o dito braço oscilante (8); e um para-lama traseiro (52) disposto acima da dita roda traseira (7) bem co- mo abaixo do dito suporte de assento (21) para cobrir o lado superior da dita roda traseira (7) e ao menos parcialmente fixado ao suporte de assento (21), uma motocicleta caracterizada pelo fato de que a dito chassi (5) possui um elemento transversal (12) que conecta o dito par de chassis (11, 11) que forma a dita porção de chassi duplo (10) na direção direita e esquerda; e o dito para-lama traseiro (52) possui uma porção de engate (55) que é forma- da sobre a porção de extremidade dianteira do para-lama traseiro e é enga- tada ao dito elemento transversal (12).
2. Motocicleta de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a dita porção de engate (55) é formada em um formato de C na qual o lado dianteiro é aberto quando observado em uma vista lateral; o dito para-lama traseiro (52) possui uma porção de fixação (57) para fixar o dito suporte de assento (21) na traseira do para-lama traseiro (52) e é fixado no lado inferior do dito suporte de assento (21) com a porção de fixação (57).
3. Motocicleta de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a dito chassi (5) possui um tubo frontal (6) que sustenta uma roda dianteira (2) de maneira dirigível; um chassi principal (11) que possui uma porção de inclinação (11 A) que se estende para trás do dito tubo frontal (6) e se inclina parcialmente para baixo e é fornecida com a dita por- ção de pivô (9) na parte traseira e sobre o lado inferior da porção de inclina- ção dessa; e um subchassi (22) que é conectada à dita porção de pivô (9), se estende para trás e para cima da porção de pivô (9) e é conectada ao dito suporte de assento (21), o dito par de chassis (11, 11) que forma a dita porção de chassi duplo (10) inclui o dito chassi principal (11); o dito suporte de assento (21) é conectado à dita porção de inclinação (11 A) para se es- tender para trás; e o dito elemento transversal (12) é fornecido abaixo da dita porção de inclinação (11 A) bem como acima da dita porção de pivô (9).
4. Motocicleta de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que um invólucro de filtro de ar (41) fica disposto na área cir- cundada pelo dito chassi principal (11), o dito suporte de assento (21) e dito subchassi (22) quando observado na vista lateral.
5. Motocicleta de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o dito para-lama traseiro (52) possui uma porção de engate intermediária (56) engatada ao dito suporte de assento (21) do lado entre a dita porção de engate (55) e a dita porção de fixação (57).
BRPI1003725-0A 2009-09-29 2010-09-22 Motocicleta BRPI1003725B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009225229A JP5437756B2 (ja) 2009-09-29 2009-09-29 自動二輪車
JP2009-225229 2009-09-29

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1003725A2 true BRPI1003725A2 (pt) 2013-01-08
BRPI1003725B1 BRPI1003725B1 (pt) 2019-07-09

Family

ID=43883635

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003725-0A BRPI1003725B1 (pt) 2009-09-29 2010-09-22 Motocicleta

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5437756B2 (pt)
CN (1) CN102030063B (pt)
BR (1) BRPI1003725B1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5727805B2 (ja) * 2011-02-01 2015-06-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車のフレーム
CN102556229A (zh) * 2012-02-07 2012-07-11 力帆实业(集团)股份有限公司 摩托车后挡泥板前段的安装结构
JP6001892B2 (ja) * 2012-03-22 2016-10-05 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のフレーム構造
PE20161137A1 (es) * 2013-12-27 2016-10-27 Honda Motor Co Ltd Vehiculo de tipo que se monta a horcajadas
CN104743013B (zh) * 2015-03-23 2017-03-15 力帆实业(集团)股份有限公司 一种摩托车后搁脚挡泥板安装结构
JP6605324B2 (ja) * 2015-12-24 2019-11-13 川崎重工業株式会社 スイングアームの支持構造
CN105711696B (zh) * 2016-01-15 2018-03-13 力帆实业(集团)股份有限公司 分体式摩托车后挡泥板
CN105691499B (zh) * 2016-01-15 2018-02-16 力帆实业(集团)股份有限公司 摩托车后挡泥板
US11001331B2 (en) * 2016-09-13 2021-05-11 Honda Motor Co., Ltd. Body frame for two-wheeled motor vehicle

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5966687U (ja) * 1982-10-27 1984-05-04 スズキ株式会社 オ−トバイの後輪泥除け
JPS61132177U (pt) * 1985-02-08 1986-08-18
JPH03258681A (ja) * 1990-03-09 1991-11-18 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車の車体フレーム
JPH0476590U (pt) * 1990-11-19 1992-07-03
CN1090118C (zh) * 1998-03-04 2002-09-04 雅马哈发动机株式会社 两轮摩托车的后挡泥板结构
JP4191277B2 (ja) * 1998-03-18 2008-12-03 本田技研工業株式会社 自動2輪車のリヤフェンダ取付構造
JP4113695B2 (ja) * 2001-08-31 2008-07-09 本田技研工業株式会社 リヤフェンダー構造
JP4144222B2 (ja) * 2002-01-11 2008-09-03 スズキ株式会社 自動二輪車の車体後部構造
JP4753814B2 (ja) * 2006-08-30 2011-08-24 本田技研工業株式会社 自動二輪車のフェンダ構造
JP4989991B2 (ja) * 2007-02-28 2012-08-01 本田技研工業株式会社 自動二輪車のグリップ構造
CN201205943Y (zh) * 2008-04-17 2009-03-11 力帆实业(集团)股份有限公司 摩托车后挡泥板与车架的连接结构

Also Published As

Publication number Publication date
CN102030063A (zh) 2011-04-27
JP5437756B2 (ja) 2014-03-12
BRPI1003725B1 (pt) 2019-07-09
CN102030063B (zh) 2013-05-29
JP2011073510A (ja) 2011-04-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1003725A2 (pt) motocicleta
US8910993B2 (en) Cowling structure of riding-type vehicle
US9834266B2 (en) Body cover for straddle type vehicle, and straddle type vehicle including same
BRPI1100747A2 (pt) estrutura de capota para veÍculo do tipo sela de montar
US9834272B2 (en) Saddle-ride type vehicle
JP5727874B2 (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
US8770330B2 (en) Exterior shroud member for a saddle-type vehicle, and vehicle incorporating the same
BR112012020868B1 (pt) Estrutura de porção traseira de motocicleta
JP4344672B2 (ja) 自動二輪車における車体カバー構造
JP5728331B2 (ja) 鞍乗り型車両の泥除け部構造
BRPI1106856A2 (pt) Veículo do tipo de montar do selim
JP4506317B2 (ja) 自動二輪車
JP2004210227A (ja) 自動二輪車におけるフロントカウル取付け構造
US7845450B2 (en) Rear frame attachment structure for two-wheeled motor vehicle
BR112018000162B1 (pt) Veículo do tipo para montar
JP4344671B2 (ja) 自動二輪車のハンドルカバー装置
JP6890667B2 (ja) 鞍乗り型車両のカバー構造
BR102014023980A2 (pt) veículo do tipo para montar em selim
JP2004276722A (ja) フロントフェンダの取付構造
JP4520382B2 (ja) 自動2輪車の車体カバー
JP2005119570A (ja) スクータ型車両の車体構造
BR102015023990A2 (pt) estrutura de fixação de tanque de combustível de veículo do tipo de condução montada
BR102014032543A2 (pt) veículo do tipo para montar com uma pega traseira
JP2010083328A (ja) 自動二輪車
JP2006069438A (ja) 自動二輪車の後部車体構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B03H Publication of an application: rectification

Free format text: REFERENTE A RPI 2192 DE 08/01/2013, QUANTO AO ITEM (51).

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/09/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/09/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS