BRPI1100707A2 - veÍculo do tipo montado - Google Patents

veÍculo do tipo montado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100707A2
BRPI1100707A2 BRPI1100707A BRPI1100707A2 BR PI1100707 A2 BRPI1100707 A2 BR PI1100707A2 BR PI1100707 A BRPI1100707 A BR PI1100707A BR PI1100707 A2 BRPI1100707 A2 BR PI1100707A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pivot shaft
pivot
engine
frame
motor
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hideki Ikeda
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1100707A2 publication Critical patent/BRPI1100707A2/pt

Links

Landscapes

  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)

Abstract

VEÍCULO DO TIPO MONTADO. A presente invenção refere-se a, em um veiculo do tipo montado, assequrar que as vibrações transmitidas de um motor (7) para um quadro (2) de uma carroçaria de veículo possam ser suprimidas com uma estrutura simples. O veículo do tipo montado apresenta uma conflguração na qual o quadro de veículo (2) se estende para trás a partir de um tubo principal (3) em uma porção dianteira de uma carroçaria de veículo, o quadro de carroçaria (2) é provido com peças de montagem de eixo de pivotamento (85), um eixo de pivotamento (13) penetra as peças de montagem de eixo de pivotamento (85) e as peças de furo de pivotamento (8D) de um braço oscilante (8) de modo a giratoriamente sustentar as peças de furo de pivotamento (8D) no quadro de carroçaria (2), o braço oscilante (8) é sustentado para ser oscilável em torno do eixo de pivotamento (13), e urna roda traseira (9) é sustentada na extremidade traseira do braço oscilante (8). No veículo do tipo montado, o eixo de pivotamento (13) sustenta o motor (7) elasticamente sustentado no quadro de carroçaria (2), e é sustentado nas peças de montagem de eixo de pivotamento (85) através das buchas de tubo lateral de placa de pivotamento (88).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO MONTADO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um vetcuio do tipo montado no qual um motor é sustentado por um quadro de uma carroçaria de veículo. TÉCNICA ANTECEDENTE
No passado, ficou conhecido um veículo do tipo montado no qual um motor é montado em borracha em um quadro de uma carroçaria de veículo através de isoladores de vibração de borracha, e suportes laterais de quadro, nos quais é provido um eixo de pivotamento de um braço oscilante, são, cada qual, conectados ao motor através de uma haste que se estende na direção dianteiro-traseira do quadro (vide, por exemplo, o Documento de Patente 1).
DOCUMENTO DA TÉCNICA ANTERIOR Documento de Patente Documento de Patente 1 Publicação de Patente Japonesa N0Hei 3-71318 SUMÁRIO DA INVENÇÃO
PROBLEMA A SER SOLUCIONADO PELA INVENÇÃO
No veículo do tipo montado existente, conforme mencionado a- cima, contudo, há o seguinte problema. No veículo do tipo montado, o motor é conectado ao quadro por hastes, e o motor é montado em borracha no quadro. Por isso, embora as vibrações transmitidas do motor para a carroça- ria do veículo possam ser suprimidas enquanto da fixação segura do motor, as hastes e as r»eças de montagem para as hastes são necessárias, resul- tando em uma estrutura complicada com um grande número de peças com- ponentes.
A presente invenção foi criada levando em consideração o pro- blema acima mencionado. Consequentemente, é um objetivo da invenção o de prover um veículo do tipo montado no qual as vibrações transmitidas de um motor para um quadro de uma carroçaria de veículo podem ser suprimi- das com uma estrutura simples. MEIOS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA A fim de atingir o objetivo acima, de acordo com a presente in- venção, é provido um veículo do tipo montado que inclui um quadro se es- tendendo para trás a partir de um tubo principal em uma porção dianteira de uma carroçaria de veículo, uma peça de montagem de eixo de pivotamento provida no quadro, um eixo de pivotamento que penetra na peça de monta- gem de eixo de pivotamento e uma extremidade dianteira de um braço osci- lante de modo a sustentar giratoriamente a extremidade dianteira do braço oscilante no quadro, com o braço oscilante sendo sustentado para ser osci- lável em torno do eixo de pivotamento, e uma roda traseira sustentada em uma extremidade traseira do braço oscilante, caracterizado pelo fato de o eixo de pivotamento sustentar o motor elasticamente sustentado no quadro e ser sustentado na peça de montagem de eixo de pivotamento através de um primeiro membro elástico.
De acordo com esta configuração, o motor é clastlcamenie sus- tentado no quadro, o motor é sustentado pelo eixo de pivotamento, e o eixo de pivotamento é sustentado na peça de montagem de eixo de pivotamento do quadro através do primeiro membro elástico. Por isso, as vibrações transmitidas do motor, que é elasticamente sustentado no quadro, para o quadro através do eixo de pivotamento são suprimidas pelo primeiro mem- bro elástico, isto assegura que as vibrações transmitidas do motor para o quadro da carroçaria de veículo possam ser suprimidas com uma estrutura simples.
Além disso, na concretização acima, o motor pode ser elastica- mente sustentado no quadro através de um suporte suspenso ue motor.
Neste caso, uma vez que o motor é sustentado por meio do su- porte suspenso de motor, uma variedade de motores pode ser montada, sem qualquer mudança considerável no íado do quadro.
Além disso, pode ser adotada uma configuração na qual o eixo de pivotamento penetra no suporte suspenso de motor, o braço oscilante apresenta uma porção de extremidade dianteira bifurcada de modo a pren- der o suporte suspenso de motor a partir dos lados externos, e o eixo de pi- votamento sustenta o suporte suspenso de motor através de um segundo membro elástico.
Neste caso, uma vez que o eixo de pivotamento sustenta o su- porte suspenso de motor através do segundo membro eiástico, as vibrações transmitidas da lateral do motor para o eixo de pivotamento podem ser su- primidas pelo segundo membro elástico. Além disso, uma vez que o motor e o braço oscilante são interconectadcs através do segundo membro eiástico e o motor e o braço oscilante são movidos como um corpo, pode ser reduzi- da uma mudança nas relativas posições do motor e do braço oscilante com a aplicação de uma força externa.
Além disso, pode ser adotada uma configuração na qual uma pluralidade dos segundos membros elásticos, cada qual interposto entre o eixo de pivotamento e o suporte suspenso de motor, é provida nas porções de extremidade do suporte suspenso de motor, e um colar de distância é provido entre a pluralidade de segundos membros elásticos.
Neste caso, com o colar de distância provido entre a pluralidade de segundos membros elásticos, as posições dos segundos membros elásti- cos podem ser limitadas.
Além disso, o eixo de pivotamento pode giratoriamente sustentar uma porção de extremidade dianteira do braço oscilante através de um ter- ceiro membro elástico.
Neste caso, uma vez que o eixo de pivotamento giratoriamente sustenta o braço oscilante através do terceiro membro eiástico, as vibrações transmitidas do motor para o quadro da carroçaria de veícuio através do eixo de pivotamento podem ser reduzidas peío terceiro membro eiástico. Além disso, uma vez que o braço oscilante é provido com o terceiro membro elás- tico, é desnecessário usar um colar de distância para restringir a posição do terceiro membro elástico de modo que o número de peças componentes possa ser reduzido. EFEITO DA INVENÇÃO
No veículo do tipo montado, de acordo com a presente invenção, o motor é eiasticamente sustentado no quadro, o motor é sustentado pelo eixo de pivotamento, e o eixo de pivotamento é sustentado na peça de mon- tagem de pivotamento do quadro através do primeiro membro elástico. Por isso, as vibrações transmitidas do motor para o quadro através do eixo de pivotamento poderão ser suprimidas pelo primeiro membro eiástico. Isto as- segura que as vibrações transmitidas do motor para o quadro da carroçaria de veículo possam ser suprimidas com uma estrutura simples.
Além disso, uma vez que o motor é sustentado através do supor- te suspenso de motor, uma variedade de motores pode ser montada no quadro, sem qualquer mudança considerável na !ateral do quadro. Além disso, uma vez que o eixo de pivotamento sustenta o su-
porte suspenso de motor através do segundo membro elástico, as vibrações transmitidas da lateral do motor para o eixo de pivotamento podem ser su- primidas pelo segundo membro elástico. Além disso, uma vez que o motor e o braço oscilante são interconectados através do segundo membro elástico e o motor e o braço oscilante são movidos como um corpo, pode ser reduzi- da a mudança nas relativas posições do motor e do braço oscilante com a aplicação de uma força externa.
Ademais, com o colar de distância provido entre a pluralidade de segundos membros elásticos, podem ser limitadas as posições dos segun- dos membros elásticos.
Além disso, uma vez que o eixo de pivotamento yiraíoriamente sustenta o braço oscilante através do terceiro membro elástico, as vibrações transmitidas do motor para o quadro da carroçaria de veículo podem ser di- minuídas pelo terceiro membro elástico. Além disso, é desnecessário usar um colar de distância para limitar a posição do terceiro membro eiástico, po- dendo, portanto, ser reduzido o número de peças componentes. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista Iateras esquerda de uma motocicieia per- tencente a uma concretização da presente invenção. A figura 2 é uma vista em perspectiva de um quadro de carroça-
ria (veículo) no qual são providos um motor e um braço oscilante.
A figura 3 é uma vista em perspectiva explodida que mostra o motor, um suspensor oscilante, um braço oscilante e o quadro de carroçaria.
A figura 4 é uma vista em perspectiva, a partir do lado traseiro, do quadro de carroçaria na qual o motor é montado.
A figura 5 é uma vista em seção das adjacências de uma peca de conexão de quadro e de uma peça de conexão lateral de motor mostra- das na figura 2.
A figuia 6 é uma vista em seção das adjacências da peça de co- nexão lateral de motor e de uma peça de conexão de eixo de pivotamento mostradas na figura 2. A figura 7 é uma vista em seção das adjacências de uma peça
de conexão lateral de motor e de uma peça de conexão de eixo de pivota- mento em uma segunda concretização da invenção. MODO PARA SE EXECUTAR A INVENÇÃO
Agora, uma motocicleta pertencente a uma concretização da presente invenção será descrita abaixo com referência aos desenhos. Inci- dentalmente, na seguinte descrição, as direções para cima e para baixo, as direções para frente e para trás, e as direções para a esquerda e para a di- reita são aquelas conforme visto a partir do motorista do veículo. Primeira Concretização A figura 1 è uma vista lateral esquerda que mostra uma motoci-
cleta pertencente a uma concretização da presente invenção.
Λ ηΛΛ^ΛΛΙΓ i A ίΛ.ΙΛΙ I I/-» .-4/-V +IrN/-. »-w !mr.li li ι imt .ti ι.-k Jr^ ^J
* \ li ινιννιυιν,ια ι ι vcm.uiu »_j\_« iiuu t MivJi íi^m*-',' η i^iyi Ul I * LjUdU IL' UC
carroçaria 2 (quadro), um par de garfos dianteiros esquerdo e direito 4 dirigi- velmente sustentado por um tubo principal 2 do quadro de carroçaria 2, um guidão de direção 5 conectado às porções de extremidade superiores destes garfos dianteiros 4 e disposto em uma porção superior de uma peça diantei- ra de carroçaria de veículo, uma roda dianteira 6 giratoriamente sustentada nos garfos dianteiros 4, um motor 7 sustentado no quadro de carroçaria 2 em uma porção substancialmente central da carroçaria de veículo, um braço oscilante 8 verticalmente sustentado de modo oscilante no quadro de carro- çaria 2, uma roda traseira 9 giratoriamente sustentada em uma porção tra- seira do braço oscilante S1 um tanque de combustível 10 disposto em uma porção dianteira do quadro de carroçaria 2, um corpo de armazenamento 11 disposto no lado traseiro do tanque de combustível 10, e um assento de mo- torista 12 provido no lado superior da caixa de armazenamento 11.
A motocicleta 1 é um veículo do tipo montado para duas pesso- as incluindo um passageiro além do motorista. O assento 12, contudo, é uma folha integrada na qual um assento dianteiro 12a no qual o motorista deve sentar-se e um assento traseiro 12B no qual o passageiro pode seníar- se são integralmente providos nos lados dianteiro e traseiro, respectivamen- te.
A figura 2 é uma vista em perspectiva do quadro de carroçaria 2 provido com o motor Teo braço oscilante 8.
Conforme mostrado nas figuras 1 e 2, o quadro de carroçaria 2 inclui armações principais 15 providas em um par esquerdo-direito na dire- ção de largura do veículo, e um par de subarmações esquerda e direita 16 se estendendo para o lado traseiro do veículo a partir das extremidades tra- seiras das armações principais 15.
As armações principais 15 são ramificadas para os lados es- querdo e direito a partir do tubo principal 3 na porção dianteira do veículo e depois se estendem substancialmente de modo retilíneo para o lado inferior traseiro. As armações principais 15 são formadas de um material metálico, tal como liga de alumínio, e são formadas em uma forma tubular que é poii- gona! em seção. Um par de placas de pivotamento esquerda o direita 17 se estendendo para baixo é integralmente provido nas extremidades inferiores traseiras das armações principais 15. Além disso, um suspensor de motor 75 íum suporte suspenso de motor) é conectado às extremidades inferiores das armações principais 15 e o motor 7 é sustentado rio quadro de carroçaria 2 através do suspensor de motor 75.
Um eixo de pivotamento 13 que peneira nas placas de pivota- mento esquerda e direta 17 é provido entre as placas de pivotamento 17. O braço oscilante 8 apresenta uma peça de braço esquerda 8A e uma peça de braço direita 8B, cada qual se estendendo na direção dianteira-traseira, com a peça de braço esquerda SA e a peça de braço direita 8B sendo interconec- tadas ria direção da largura do veículo através de uma peça transversal SC. A peça de braço esquerda 8A e a peca de braço direita 8B são respectiva- mente providas em suas extremidades dianteiras com peças de furo de pivo- tamento SD que são penetradas pelo eixo de pivotamenío 13. O braço osci- Iante é oscilável em torno do eixo de pivotamento 13, uma vez que as peças de furo de pivotamento SD são giratoriamente sustentadas pelo eixo de pivo- tamento 13.
Muitos degraus 18 nas quais são colocados os pés do motorista são providos em um par esquerdo-direito, e são localizados nos iados Iate- rais do motor 7 no lado dianteiro das placas de pivotamento 17.
Um descanso lateral dobrável 40 é provido na extremidade infe- rior da placa de pivotamento 17 no lado esquerdo. Além disso, um pedal de freio 41 para operar um freio de roda traseira (omitido nos desenhos) é sus- tentado na extremidade inferior da placa de pivotamento 17 no lado direito. As subarmações 16 incluem subarmações inferiores 20 que se
estendem para trás e para cima a partir das extremidades traseiras das ar- mações principais 15 e das placas de pivotamento 17 para uma porção tra- seira do veícuio, e as subarmações superiores 21 que interconectam as ar- mações principais 15 e as subarmações inferiores 20. As subarmações infe- riores 20 e as subarmações superiores 21 são armações tubulares providas nos pares esquerdo-direito na direção de largura do veículo.
As subarmações inferiores 20 incluem peças de conexão 20A conectadas às extremidades traseiras das armações principais 15 e às pla- cas de pivotamento 17 s se estendendo verticalmente; peças reiiiíneas 20B se estendendo substancialmente de modo retilineo a partir das extremidades superiores das peças de conexão 20A para um lado traseiro superior; e pe- ças de cauda 20C se estendendo a partir das extremidades traseiras das peças retilíneas 20B na direção do iado traseiro do veículo.
As subarmações superiores 21 são assim providas de modo a incerconecíarem as peças de conexão dianteiras 15A providas em posições intermediárias na direção dianteira-traseira das armações principais 15 e as peças de conexão traseiras 20D providas nas porções traseiras das peças retilíneas 20B das subarmações inferiores 20, e para assim reforçar as sub- armações inferiores 20. As subarmações superiores 21 são compostas de tubos menores no diâmetro do que aqueles das subarmações inferiores 20, e são, cada quai, providas de modo retiiíneo enquanto sao inclinadas para trás para cima de modo a serem contínuas com a peça de cauda 20C da subarmação inferior 20.
Além disso, um primeiro tubo transversal 27 e um segundo tubo transversal 28 que interconectam as armações principais esquerda e direita na direção da largura do veículo são providos em porções traseiras das armações principais 15. O primeiro tubo transversal 27 é localizado no lado inferior das peças de conexão dianteiras 15A; ao passo que o segundo tubo transversal 28 é localizado entre as pecas de conexão dianteiras 15A e as peças de conexão 20A dos subquadros inferiores 20.
Além disso, as subarmações inferiores 20 são providas com um primeiro tubo transversal sublateral 29 e um segundo Iubo transversal subia- te ra I 129, ambos os quais interconectam as subarmações inferiores 20 na direção da largura do veículo. O primeiro tubo transversal sublateral 29 é localizado nas extremidades traseiras das peças retilíneas 20B, enquanto que o segundo tubo transversal sublateral 129 é localizado nas extremida- des inferiores das peças de conexão 20A.
A caixa de armazenamento 11 é disposta entre as subarmações
I It^rris Hiiv-ito ifi !=■> «Cl é-cfe-nHi^ Hac nr<r(^r«iije Hi-^n+^ir-rsc· ι-.ηη γ.πγγ.Λ.-·γ.
---1--*--— ---— ---- — W — — "— ^ —■ ■ !-.'-< _ - |.U'I VVVrf^ UIUI I IV Il UtJ |.'UI U UO L'UI
traseiras das subarmações 16 O assento 12 é assim disposto de modo a cobrir uma porção superior da caixa de armazenamento i i.
Amortecedores traseiros íubuiares 22 são providos em um par esquerdo-direito, e são Iigadamente providos entre as subarmações inferio- res 20 e o braço oscilante 8. Mais especificamente, as porções de extremi- dade inferiores 22A dos amortecedores traseiros 22 são conectadas às pe- ças de conexão de extremidade inferior 8E nas extremidades traseiras das peças de braço esquerda e direita 3A, 8B, ao passo que as porções de ex- tremidade superiores 22B dos amortecedores traseiros 22 são conectadas respectivamente às peças de conexão de extremidade superior 29A forma- das respectivamente em ambas as extremidades do primeiro tubo transver- sal sublateral 29.
0 motor 7 é um motor de cilindro único de quatro tempos, do qual um cilindro 31 é estendido substancialmente de modo horizontal na di- reção do lado dianteiro, e um eixo de cilindro C está localizado em uma dire- ção substancialmente horizontal. O motor 7 apresenta um cárter 30 que aloja um virabrequim (omitido nos desenhos}. O cilindro 31 é provido com um bloco de cilindros 32 no qual é deslizado um pistão (omitido nos desenhos), uma culatra dos cilindros 33, e uma cobertura da culatra dos cilindros 34, nesta ordem a partir da lateral do cárter 30 na direção do lado dianteiro do motor 7. Mas especificamente, o virabrequim é provido horizontalmente para se estender na direção da iaigura do veículo, e o pistão é movimentado al- ternadamente dentro do bloco de cilindros 32 ao longo da direção dianteira- traseira. Além disso, uma transmissão 36 é integralmente provida dentro de uma porção traseira do cárter 30.
Um eixo de saída da transmissão 36 é provido com uma roda dentada dianteira 36A, e uma corrente acionadora 19 que passa nos lados superior e inferior da peça de braço esquerda SA é envolta em torno da roda dentada dianteira 36A e na roda dentada traseira 9A fixa na roda traseira 9.
O motor 7 é assim fixado de modo a ser suspenso no lado inferi- or das armações principais 15, por um suspensor de motor 75 conectado às armações principais 15
Um invólucro de filtro de ar 45 para absorver o ar suprido para o motcr 7 é formado em uma forma de caixa que se estende na direção da largura do veículo, e é assim disposio de modo a se estender verticalmente dentro de um espaço entre o cilindro 31 e as bordas inferiores das armações principais 15. Desse modo, o motor 7 é disposto com o eixo do cilindro C que está localizado substancialmente na horizoritai, e o invólucro de filtro de ar 45 é disposto no lado inferior das armações principais 15; consequente- mente, um espaço para dispor outras peças componentes, tal como o tan- que de combustível 10, pode ser fixado entre as armações principais es- querda e direita 15. Um tubo de admissão 46 é conectado à superfície traseira de uma porção inferior do invólucro de filtro de ar 45. O tubo de admissão 46 é conectado a um orifício de entrada em uma superfície superior da culatra dos cilindros 33.
Um tubo de descarga 47 é conectado a um orifício de descarga
provido em uma superfície inferior da culatra do cilindro 33. O tubo de des- carga 47 se estende para baixo, sendo então dobrado para o íado traseiro, dobrado em seguida no lado inferior do cárter 30 na direção do lado direito na direção da largura do veiculo, e sendo conectado a um silencioso 48 no lado traseiro da peça de conexão 20A da subarmação inferior 20 no lado direito. O silencioso 43 é disposto no estado de sobreposição do braço osci- lante 3 em vista lateral, e é localizado no lado externo da superfície lateral direita do braço oscilante 3.
Agora, será feita uma descrição do estado montado do motor 7 e do braço oscilante S no quadro de carroçaria 2.
A figura 3 é uma vista em perspectiva explodida que mostra o motor 7, o suspensor de motor 75, o braço oscilante 8 e o quadro de carro- çaria 2. A figura 4 é uma vista em perspectiva, a partir do lado de trás, do quadro de carroçaria 2 com o motor 7 montado no mesmo. Conforme mostrado nas figuras 2 e 3, o cárter 30 apresenta pe-
ças de conexão de lateral do motor 30A, 30B, 30c a serem conectadas ao suspensor de motor 75. A peca de conexão lateral de motor 30A é provida em uma porção superior de uma peca intermediária na direção dianteirs- íraseira do cárter 30, a peça de conexão lateral de motor 3UB é provida em uma porção superior de lateral de peça traseira do cárter 30, e a peça de conexão lateral de motor 30C é provida em uma porção inferior de lateral de peça traseira do cárter 30.
O suspensor de motor 75 é curvado ao longo de uma superfície superior e uma porção traseira do cárter 30, e se estende entre a superfície superior do cárter 30 e as armações principais 15 e entre uma superfície tra- seira do cárter 30 e as placas de pivotamento 17.
O suspensor do motor 75 apresenta uma peça de conexão de quadro 76 a ser conectada as armacoes principals 15 e uma pega de cone- xao de eixo de pivotamento 77 a ser conectada ao eixo de pivotamento 13. O suspensor de motor 75 e fixacio ao quadro de carrooaria 2 pelas pegas de conexao em duas posicoes, isio e, a pega de conexao de quadro 76 e a pe- de conexao de eixo de pivotamento 77. A peca de conexao de quadro 76 e fixada as armacoes principals 15 por uma caviiha de fixacao de iat&ra! de quadro 91 que e passada atraves da pega de conexao de quadro 76.
Alem disso, ο suspensor de motor 75 apresenta pen.as de cone- xao de motor laterals de suspensor 78, 79, 80 conectadas respectivamente as pecas de conexao de Iatera丨 do motor 30A, 30B1 30C; e e fixado ao motor 7 por estas peoas de conexao em tres posig.oes. As pecas de conexao de motor laterals de suspensor 78,79, oO sao respectivamente fixadas ao carter
pelas c.avilhas de fixagao de motor 7SA, 78B, SOA passadas atraves das pecas de conexao de motor Iaterais de suspensor 78,79, SO.
Conforme mostrado nas figuras 3 e 4, os suportes de conexao na forma de placa 27A estendidos para baixo sao providos respectivamente em ambas as extremidades do primeiro tubo transversal 27 entre as arma- coes principals 15. O suspensor de motor 75 e conectado as armagoes prin- cipals 15 atraves dos suportes de conexao 27A. Os suportes de conexao 27A sao formado? com furos de caviiha 27B atraves dos quais e passacia a caviiha de fixacao de lateral de quadro 91.
Alem disso; ^s nlacas de pivotamento 17 sao form3d3s corn ρθ- gas de montagem de eixo de pivotamento 85 para sustentar ο eixo de pivo- tamento 13. As pecas de montagem de eixo de pivotamento 85 sao forma- das em uma forma tubular se estenderido na ciireoao da largura do veiculo, e penetram nas plaoas de pivotamento 17. O eixo de pivotamento 13 e s-usten- tado nas superficies perifericas internas das pegas de montagem de eixo de pivoiamento 35.
O suspensor de motor 7 5 indui placas de suspensor 81 providas em um par esquerdo-direiio na direcao da largura do veiculo; um tubo de conexao de lateral de quadro 82 que e provido entre as placas de suspensor
31 e atraves do qual e passada a caviiha de fixacao de lateral de quadro 91 ; um tube de conexao de eixo de pivotamento 33 que e provido entre as pla- cas de suspensor 81 e que e penetrado pelo eixo de pivotamento 13; e uma μ"»Iaca de reforgo 34 (vide figura 4) provida se estendendo entre as placas de suspensor81.
As pecas de conexao de motor laterals de suspensor 78, 79, 80 sao furos que penetram nas piacas de suspensor 81. O tubo de conexao de !aieral cie; quadro 82 e as pegas de conexao de motor Iaierais de suspensor T8 sao respectivamente provides em uma porcao de extremidade dianteira do suspensor de motor 75. O tubo de conexao de eixo de pivotamento S3 e provido entre as pecas cle conexao de motor laterals de suspensor 79 e as pecas de conexao de motor Iaterais de suspensor 80 em uma porqao trasei- ra do suspensor de motor 75.
Alem disso, a ρIaca de reforgo 84 e provida se estendendo da extremidade dianteira para a extremidade traseira da placa de reforco 84. A placa de reforco 84 e forrnada para ter um peso ieve, eni send ο provida corn furo S4A.
A figura 5 e uma vista em sepao das adjacencias da peca de co- nexao de quadro 76 e da pega de conexao lateral de motor 30A mostradas η a figura 2.
A peya de conexao Iatera丨 de motor 30A apresenta uma pega protuberante 37 formada em uma supsrficie superior do carter 30, e um furo de fixacao 37A que nerfnrg a peca protuberante 37 η a dire^ao da !argura do veiculo.
A distaricia entre as piacas de suspensores 31 e ajustada para ser substancialrnenie 丨guai a iargura da peca p»ioiuberanie 37 do carter 30. O suspensor de motor 75 e oonectado ao carter 30 no estado de ser preso en- tre as placas de suspensor 31 a partir de ambo? os lados, por uma cavilha de fixacao de motor TSA1 que 6 passada atraves da peca de conexao de mo- tor laterals de suspensor 78 e do furo de fixagao 37A, e uma porca 7SB pre- sa ern uma extremidade da cavilha de fixagao no lateral do motor 7SA.
Um tubo de conexao de lateral de quadro 82 da pe.;:a de cone- xao de quadro 76 apresenta uma pega de diametro interno 82A que penetra na direcao axial, e ambas as extremidades do mesmo sao formadas para se projetarem na direqao da Iargura do veiculo com relac-ao as ρIacas de sus- pensor 31. O tube de oonexao de lateral de quadro 82 e provide entre os suportes de conexao 27A das arrnacoes principals 15, e seu comprimenio na diregao axial e ajustado para ser mais curto do que a distancia entre os su- portes de conexao 27A.
!Jm par de buchas de tu'bo !at&ra! de quadro 86 apreseniando uma func-ao de 丨solamento de vibragao e provide» em ambas de extremidades na pe^a de diametro iriterno 32A do tubo de conexao de lateral de quadro 82. As buchas de tubo Iatera丨 de quadro 86 apresentam uma bucha de dia- metro interne S6A a ser ajustada em uma peca de eixo 91B da cavilha de fixacao de lateral de quadro 91’ uma bucha de diametro externo 86B a ser ajustada η a bucha de diametro interno 82A, e um isolador de vibrar.ao de boriacha 36C iniermediariamente provide» entre a bucha de diametro interne SfiA e a bucha de diametro exlerno 36B. O comprimenio da bucha de dia- metro interno 86A na direoao axial e ajustado para ser maior do que os com- primentos da bucha de diametro externo 86B e do isolado de vibrayao de borracha S6C na diregao axial.
Alem disso, um colar de distancia tubular 37 e provido entre as duas buchas de tubo lateral de quadro 86. No estado montado, ο colar de distancia 87 esta em contalo com uma exlremidade no Iado interno η a dire- gao da Iargura do veiculo de cada das huchas de tubo !at&ra丨 de quadro 86T e esta pressionando as buchas de tubo lateral de quadro 86 para ο Iacio dos suportes de conexao 27 A. O colar .de diitancia 87 e formado com um diame- iro menor, ta! corrio de rnodo 3 fazer contato com a pe^a de diametro interno 32A.
O comprimento total das duas buchas de diametro interno S6A e do coiar de distancia 87 na direcao axial e ajustado para ser maior do que ο comprimento do tubo de conexao de laieral de quadro 32 na direcao axial. No estado niontado, as pc'rcoes de evtnsmidade extern as das buchas de diametro interno esquerda e direita S6A sao protuberantes para os Iados ex-
tern os com relagao a ambas as porcoes de extremidade do tubo de conexao de lateral de quad ιό 82.
A cavilha de fixacao de lateral de quadro 91 e passada atraves dos furos de cavilha 27B nos suportes de conexao 27A, e e presa aos supor- Ies de conexao 27A por uma porca SIA presa a uma exlremidade da cavilha de fixacao de lateral de quadro 91. A cavilha de fixacao de lateral de quadra 91 e provida para penetrar nas buchas de tubo lateral de quadro esquerda e dIreita 86 e no colar de disiancia 87. O tubo de conexao de iaierai de quadro S2 e sustentado em uma peca de eixo 91B da cavilha de fixagao de lateral de quadro 91 atraves de buchas de tubo lateral de quadro esquerda e direita 86. Nesta condigao, as superficies internas dos suportes de conexao 27A estao em contato apenas ccm as extremidades das buchas de diametro in- terno esquerda e direita 86A por uma forca de fixacao exercida pe!a caviiha de fixagao de lateral de quadro 91 ’ e nao estao em contato direto com ο tubo de conexao de lateral de quadro 82 ou ο empuxo de diametro externo P.6B. Isto assegura que as vibragoes transmilidas do iaterai do motor 7 para ο tu- bo de conexao de lateral de quadro 82 sejam transmitidas para as armacoes principals 15 necessariamente atraves do isolador de vibraijao de borracha C-!6C, de modo que as vibragoes transmitidas para as armacoes principals 15 possam ser isoladas cie modo eficiente. Desse modo, na peipa de conexao lal&ral de motor 30A, ο carter
e montado rigido no suspense» de motor 75 pe!a cavilha de fixaipao de
ΓΤΊΓίΙΠΓ / ί^Δ A n^ls norr^Q TftR P,、r r-ki lirr» Ior{广》 .-J.-. λv.-Λ -. . .^
···—»—· '"·»·-' j · W ts^ W . WW* · W . · ^t 、· 1(.4^1 I IC4 J-OVcl UG Ot-Zl IΓ^ Λ ¢3 KA^ ViUCt^J i KJ
76, ο tubo de conexao de lateral de quadro 82 do suspensor de motor 75 e provicio com as buchas de iubo iaterai de quadro 36, por meio do que ο mo- ior 7 e montado em borracha (eiasticamente montado) nas armacoes princi- pals 15. Isto assegura que as. vibracSes do motor 7 sejam atenuadas pelas buchas de tubo !ateral de quadro •?’6, de modo que possam ser reduzidas as vibrac;oes transmitidas do motor 7 para as armacoes principals 15 atraves do suspensor de motor 75. A figura 6 e uma vista em secao das adjacencias da pe<;a de co-
nexao lateral de motor 30B e da pega de conexao de eixo de pivotamento 77 mostrada na figura 2. A pega de conexao lateral de motor 30B apresenta uma peca protuberante 33 formada em uma porcao superior de uma superficie traseira do carter 30, e um furo de fixa«pao 38A que perfura a pe«ja protuberante 38 na diregao da Iargura do veicuio.
A distancia entre as placas de suspensor 81 e ajustada para ser substaricialmente igual a Iargura da peca protuberante 38 do carter 30. O suspensor de motor 75 e conectacJo ao carter 30 no estacio de ser preso en- tre as placas de suspensor 81 a partir de ambos os Iados por uma cavilha de fixagao de motor 79A, que e passada atraves da pega de conexao no Iado do suspensor 79 e do furo de fixagao 38A, e uma porca 79B presa a uma extremidade da cavilha de fixagao de motor 79A.
As placas de pivotamento 17 sao conectadas as porooes diantei- ras das pegas de conexao 20A das subarmagoes inferiores 20. As per:as de montagem de eixo de pivotamento na forma de tubo 85 &ao providas nas p.'acas de pivotamento 17 e sac Iocaiizadas nos Iados externos na ciirecao da Iargura do veicuio das pecas de furo de pivotamento 8D do brago oscilan- te 8. Alem disso, as pecas de montagem de eixo de pivotamento 85 apre- sentam, cada qual, um furo de suporte lateral de diametro interno S5A atra- ves do qual e passado ο eixo de pivotamento 13.
O furo de suporte no Iado do diametro interno 85A e provide com uma bucha de tubo Iatem丨 de placa de pivotamento 33 (primeiro m&mbro elastico) apresentando uma ίυης§ο de isolamento ds vibracao. A bwcha de tubo Iatera丨 de placa de pivotamento SS apresenta uma bucha de diam&tro inierno 8SA a ser ajusiada na pe^a de eixo ! 3A do eixo de pivotamento 13, uma bucha de diametro externo 88B a ser ajusiada no furo de suporte no iado do diametro interno S5A, e um isolador de vibracao de borracha. S3C intermediariamente provide» entre a bucha de diametro interno 88A e a bucha de diametro extemo SSB.
O tubo de conexao de eixo de pivotamento 83 do suspensor de motor 75 apresenta uma peca de diametro interno S3A que perfura na dire- oao axial, e ambas as extremidades do mesmo sao formadas para se proje- tarem na diregao da Iargura do veicuio com relacao as placas do suspensor 81. O tubo de conexao de eixo de pivotamento S3 e provido entre as pecas de furo de pivotamento esquerda e direiia SD do brago oscilante 3, e seu comprimento na direipao axial e ajustado para ser menor do que a distancia entre as peoas de furo de pivotamento esquerda e direita 8D.
Um par de buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento 39
tsegundo membro elastico) apresentando uma funcao de isolamento de vi- L'racao e provide em ambas as exiremidades na peca cie diametro 83A do tubo de conexao de eixo de pivotamento S3. A^ buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento o9 apresentam, cacia qual, uma bucha de diametro in- terno 89A a ser ajustada na peca de eixo 13A do eixo de pivotamento 13, uma bucha de diametro externc» 39B a ser ajustada na peca de diametro in- terno 83A, e um isoiador de vibracao de borrach3 S9C intermediariamente provido entre a bucha de diametro intemo 89A e a bucha de diametro exter- no 89B. O comprimento da bucha de diametro intemo S9A na direcao axial e ajustadπ para ser maior do que οε comprimentos da bucha de diametro ex- terno 89B e do isoiador de vibracao de borracha S9C η a direcao axial.
Um colar de distancia tubular 90 e provido entre as duas buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento 39. No estado montado, ο colar de distancia 90 esta em contato com uma exlremidade no Iado interne na dire- cao da Iargura do veicuio de cada bucha de tubo !ateral de eixo de pivota- mento 09, e restringe a posicao de cada bucha de tubo 丨3i&ra丨 de eixo cie
Γίί\/Γ\+·3Π*1ι^Π+Γ\ ΛO no n"»or»4iiip3 H^ I«r^COί.-»r»·-»Γ .,Ki .-. fi ιΚ,-v .-Iν^Λ .-ί.-.
广· · .·' ··.、,·· υ <-· w · It-» ι ι IU4I ιν_·ιι 卜·· ·-.OI■ ■ C41 C4 IO lUL/W IC3 Id O I »-JCT 1 A.V / MC=
pivotamento 89 para ο !ado da
distancia 90 e formacio com um pequeno diametro, de ta! mode a fazer con- iato com a pega de diametro intemo S3A.
O comprimento total das duas buchas de diametio interne 89A e do colar de distancia 90 na direcao axial e ajustado para ser maior do que ο compnmerfio do tubo de conexao no 丨ado do eixo de pivotamento S3 na dire- oao axial. No estado mc-ntado, as porooes de exlremidade externas das bu- chas de diametro interne», esquerda e direita S9A ?ao protuberantes para os Iados externos com relanao tanto as porcoes de extremidade do tubo de co-
nexao de eixo de pivotamento S3. O eixo de pivotamento 13 e um eixo na forma de cavilha provide se estendendo entre as placas de pivotamento 17. O eixo de pivotamento 13 apresenia a pena de eixo 13A, uma pega de cabeca 13B formada em uma extremidade da pe«^a de eixo 13A, e uma peg.a de parafuso 1 ?C provida na outra extremidade da peoa de eixo i 3A.
O eixo de pivotamento 13 e sustentado em sendo passado atra- ves das buchas <Je tubo lateral de eixo de pivotamento 39 providas nas ps- oas de moniagern de eixo de pivotamento esquerda e direiia 85, e e fixado nas placas de pivotamento 17 por uma porcao de eixo de pivotamento 13D presa a per,a de parafuso 13C. Especificamente, ο eixo de pivotamento 13 e montado em borracha sobre as placas de pivotamento 17 atraves das bu- chas de tube· lateral de eixo de pivotamento esquerda e direita 89.
Alem disso, as porooes de extremidade externas das peoas de furo de pivotamento esquerda e direita SD estao em contaio com as buchas de diametro intemo 3SA, e nao estao em contato com as buchas de diameiro exierno 38B ou as pecas de montagem de eixo de pivotamento 35. Alem disso, a pecs de «jabega 13B do eixo de pivotamento 13 e a porca de eixo de pivotamento 13D estao em contaio com as buchas de diametro interne S8A, e nao estao em contato com as pepas de montag&m do eixo de pivotamento 85. Isto assegura que as vibracoes transmitidas do lateral do motor 7 para ο eixo de pivotamento 13 sejam transmitidas para as placas de pivotamento 17 necessariamente atraves dos isoiadores de vibragao de borracha 88C. Con- sequentemente, as vibrayoes sao 丨soiada.s pelos isoladores de vibracao de borracha 8SC, e as vibracoes transmitidas do lateral do motor 7 para as pla- cas de pivotamento 17 podern ser reduzidas.
O eixo de pivotamento 13 έ passado atraves das pecas de furo de pivotamento esquerda e direita 8D do brago oscilante 8, e ο bratjo osci- Iante S e giratoriamente sustentado pela peca de eixo 13A. Aqui, um colar cilindrico para giratoriamente sustentar a peca de eixo 13A pode ser provido entre a peca de furo de pivotamento 8D e ο eixo de pivotamento 13.
Aiem disso, ο tubo de conexao de eixo de pivotamento 33 e dis-
posto de forma a ficar preso entre as pegas de furo de pivotamento 8D bifur- cadas nos Iados esquerdo e direito, e e sustentado no eixo de pivotamento 13 atraves das buc:has de tube· lateral de eixo de pivotamento esquerda e direito S9. Especificamente1 ο suspensor de motor 75 e conectado ao eixo de pivotamento 13 atraves das buchas de tubo Ialerai de eixo de pivotamento 89, e ο motor 7 conectado ao suspensor de motor 75 atraves da peqa de conexao lateral de motor 30E: e montado em borracha no eixo de pivotamen- to 13 atraves do suspensor de motor 75. Por isso, enquanto integra丨mente conecta ο motor 7 ao brago oscilante S atraves do suspensor de motor 75 e do eixo de pivotamento 13, vibracoes transmitidas do motor para ο eixo de pivotamento 13 podem ser reduzidas pelas buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento 89.
Alem disso, as por^oes de extremidacie internas na direcao da Iargura do veiculo das peras de furct de pivotamento 8D estao em contato com as porcoes de exiremidade externa? apenas das buchas de diametro interne· esquerdo e direito S9A, e nao estao em contato direio com ο tubo de conexao de eixo de pivotamento S3 ou as buchas de diametro externo 39B. Isto assegura que as vibracc»es transmitidas do lateral do motor 7 para ο tu- bo de conexao de eixo de pivotamento 83 sejam transmitidas para ο eixo de pivotamento 13 necessariamente atraves do isolador de vibraoao de borra- cha S9C, de modo que as vibraooes transmitidas para ο eixo de pivotamento 13 possam se「isoladas eficientem.ente.
Na primeira concretizacao; as vihragoes do motor 7 Gac transmi- tidas das placas de suspensor 31 atraves do tubo de conexao de eixo d& pivotarnenio 33, e sao atenuadas p&ias buchas de tubo iaterai de eixo de pivotamenix' 39, anies d& ssrs.'m transmitidas para ο eixo de pivotamento 13. Depois disso, as vibracoes transmitidas para o eixo de pivotamento 13 sao aclicionalmente atenuadas pelas buchas de tubo lateral de placa de pivota- ITiento S8, antes de serem transmitidas para as placas de pivotamento 17 Por isso, as vibracoes do rnoior 7 podem ser atenuadas pelo par de buchas de tubo lateral de placa de pivotamento 88, de modo que as vibracoes transmitidas do motor 7 para ο quadro de carrogaria 2 possam ser reduzidas de maneira efetiva. Alern disso, as vibracoes transmitidas da rod a traseira 9 para ο eixo de pivotamento 13 atraves do braco oscilante 8 sao atenuadas pe!as buchas de tubo lateral de placa de pivotamento SS e pelas buchas de tubo lateral de eixo cle pivotamento 39, antes de serem transmitidas para as pia- c:as de pivotamento 17. Por isso, as vibragoes do motor 7 podem ser atenu- adas pelo par de buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento 89 e pelo par de buchas de tubo lateral de plaoa de pivotamento de modo que as vibracoes transmitidas do motor 7 para ο quadro de carrogaria 2 possam ser reduzidas de modo efetivo. Alem disso, as vibracoes transmitidas da roda traseira 9 para ο
eixo de pivotamento 13 atraves do braco oscilante S sao atenuadas pelas buchas de tubn lateral de piaca de pivoiamento :?.S e pelas buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento 89 antes de serem transmitidas para as pla- cas de pivotamento 17. Consequentemente, as vibracoes da lateral do brago oscilante S pociern ser atenusdas de n-sodo efetivo, podendo ser reduzidas as vibrayoes transmitidas para ο quadro de carrocaria 2.
Conforme descrito aoima, de acordo com a primeira concretiza- 9§o de ap!icac:ao da presents invengao, ο motor 7 e elasticamente sustenta- do nas arma^oes principals 15 atraves da buchas de tubo lateral de quadro 86 do suspensor de motor 75. Alem disso, ο motor 7 e sustentado pelo eixo de pivotamento 13, e ο eixo de pivotamento 13 e sustentado atraves das buchas de tubo iaterai de plaoa de pivotamento 88 que sao interposfas entre ο eixo de pivoiamenio 13 e as pegas de montagem de eixo de pivotamento das placas de pivoiamento 17. Por isso, as vibracoes transmitidas uo mo- tor 7 que & elasticamente sustentado pe'as 3rmacoes r.rinclpaic 15, para as piacas de pivotamento 17 atraves do eixo de pivotamento 13 podem ser su- primidas. Conseqiientemente, vibra95es transmitidas do motor 7 para ο qua- dro de oarroparia 2 podem ser suprimidas com uma esirutura simptes.
Alem disso, uma vez que ο motor 7 e sustentado atraves do suspensor de motor 75, e possivel Iidar com uma varied ad e de motores por meio de pequerias mudancas na forma do suspensor de motor 75. Conse-
quentemente, uma variedade de motores pode ser moritada no quadro de carrocaria 2, sem qualquer mudanca consicJeravel no Iado do quadro de car- rogaria 2.
Adicionalmente1 uma vez que ο suspensor de motor 75 e susten- tado airaves das buchas de tubo iatetai de eixo de pivotamento 89 interpos- tas entre ο suspensor de motor 75 e ο eixo de pivotamento 13,as vibrac5es transmitidas do lateral do motor 7 para ο eixo de pivotamento 13 podem ser suprlmidas pelas buchas de tubo de eixo Je pivotamento Sy.
Alem disso, uma vez que ο motor 7 e ο braco oscilante 8 sao in- terconectados atraves do suspensor de motor 75, que apresenta as buchas de tubo lateral d_i‘ eixo de pivotamento 89, ο eixo de pivotamento 13, ο motor 7 e ο braco oscilante S podem ser integralmente interconectados enquanto reduzem as vibracoes transmitidas do motor 7. Consequentemente, pode ser reduzida uma mudanga nas relatives posiijoes do motor 7 e do braco osci- lante 8 com a aplicaipao de uma forca externa. Por exemplo, quando c veiGLi- Io for acelerado ou desacelerado, uma forte iensao podera ser geracia na cadeia de acionamento 19. Em tal exemplo, ο motor 7 em um esiado monla- do em borracha pode ser deslocado pela tensao na cadeia de acionamento 19, resultando em um afrouxamento consideravel da cadeia de acionamento i9 entre a rc,da dentada dianteira 36A e a rod a dentada traseira 9A. Na pre- sente concretizacao, coniudo, ο motor iiiontado em borracha atraves das buchas de tubo lateral de quadro 86 e ο braco oscilante S sao interconecta- dos atraves do suspensor de motor 75 e do eixo de pivotamento 13, e, por isso, ο motor 7 e ο braco oscilante 8 poderao ser movidos como um corpo, quando uma alia tensao for gerada η a cadeia cie acionamento 19. Por issc·-, uma rnudanoa nas posigoes reiaiivas do motor 7 e do braco oscilante S e improvavelmente gerada. Consequentemente, a geraoao de um afrouxamen- to c.onsiderAvei da cadeia de acionamento 19 pode ser impt;dida enquanto garante uma funcao de isolamento de vibra^ao pelas buchas de tubo Iaieral do eixo de pivotamento 89.
A!em disso, uma vez que ο coiar de disiancia 90 e provido entre as buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento Sy provido respectlvamen- te em ambas as extremidades do tubo de conexao de eixo de pivotamento 83, as posicoes das buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento 89 po- dem ser Iimitadas com uma estrutura simples.
Alem disso, a primeira concretizagao acima mostra um modo de aplicagao da presente invenrao, a invengao riao sendo iimitada a primeira concretizaQao.
Na primeira concretizac;.ao acima, foi descrito que ο motor 7 e sustentado nas armacaec· principals 15 airaves do susperisor de motor 75 e e montado em borracha no eixo de pivotamento 13,mas a presente inven- cao nao e Iimitada a esta confignracao. Por exemplo. pode ser adotada uma configuracao na qual c> motor 7 e fixado diretamente ao quadro de carrocaria 2, sem prover ο suspensor de motor 75, uma peca de conexao a ser conec- tada ao eixo de pivotamento 13 e integralmente formacla na poroao traseira do motor 7, e a peca de uonexao e provida com as buchas de tubo lateral de eixo de pivotamento (o9). por meio do que ο motor 7 e montado em borracha no eixo de pivotamento 13. Alem disso, naturaimente, ouitas configuracoes detalhaclas da motocicleta 1 podem tambem ser modificadas arbiirariamente. Sequnda Concretizacao
Agora, uma segunda concretizapao de aplicagao da presente in- vencac· sera descrita abaixo com referencia a figura 7. Na segunda concreti- zar.ao, essas pegas que sao configuradas da mesma maneira que na primei- ra coricretizaQao acima serao indicadas pelos mesmos simbo!i>::, coniorme usado acima. e as descrinoes dessas pe^as sera omitida.
A segunda concretizacao difere da primeira concretizagao des- crita acima pelo faio cie ο suspensor de motor 175 ser sustentado diretamen- te no eixo de pivotarr.enio Ί3, e de ο braco osciianie 3 ser montado em bor- racha no eixo de pivotamento 13.
A figura 7 e uma vista em secao das adjacencias da pega de co- nexao lateral cie motor 30& e de urna peca de conexao de eixo de pivota- mento 177 na segunda concretizapao.
A primeira e a segunda peca de furo de pivotamento SD do bra- QO oscilante S respectivamente apresentam pecas de diametro interno 8F penetradas pelo eixo de pivotamento 13. As pegas de diametro interno SF sao respectivamente providas com as buchas de tube lateral? de brago 110 (terceiro membro elastico) apresentando uma funcao de isolamento de vi- brag;ao. As buchas de tubo Iaterais de brago 110 apresentam cada qual uma bucha de diametro interne. 11 OA a ser ajustada na peca de eixo i 3A do eixo de pivotamento 13, uma bucha de diametro externo 1.1 OB a ser ajustada na peca de diametro interno 8F, e um isolador de vibracao de borracha .11OC intermediariamente provide» entre a bucha de diametro interne 110 Aea bu- cha de diametro externo 11 OB. Alem disso, ο comprimento da bucha de tubo lateral de brai;o 110 na diregao axial e ajustado para ser substancialmente igual ao comprimento da pega de furo de pivotamento 8D na direcao axial.
O suspensor do motor 175 a presents uma pega de conexao de eixo de pivotamento 1 77 a ser conectada ao eixo de pivotamento 13, e apre- senta um tubo de conexao de eixo de pivotamento 183 para ser montado rig id ο no eixo de pivotamento 13 no iugar do tubo de conexao do eixo de pivotamento 83 r,a prirncira concretizacao aoima. O tubo de conexao do eixo de pivotamento 133 apresenia um parte de diametro interno de ajuste 1S3A que perfura na direoao axial, e ambas extremidades do mesmo sao forma- das para se projetarem na diregao da Iargura do veiculo com reiativa as pla- ces de suspensor esquerda e direta S1. Com a peca de eixo 13A ajustada diretamente na peca de diametro interno de ajuste 133A, ο eixo de pivota- mento 13 e coriectado ao suspensor do motor 175. Alem disso, ο compri- mento do tubo de conexao de eixo de pivotamento 183 na direcao axia! e ajustado para ser Iigeiramente menor do que a distancia entre as pecas de furo de pivotamento esquerda e dir&ita 8D. O braco oscilante S a assim disposto de mode que as placas de
furo de pivotamento esquerda e direita SD fiquem respectivamente Iocaliza- das proximo a ambas as extremidades do tubo de conexao de eixo de pivo- tamento 183, e e conectado as placas de pivoiamento 17 pelo eixo de pivo- tamento 13, que e passado atraves das pe<?as de montagem de eixo cie pi- votamento 85 a partir dos Iados extemos, e pela porca do eixo de pivota- mento 13D. Nesta condicao, as buchas de tubo laterals de brago esquerda e direta IiO sao, cada qual, posicionadas dentro da peca de diametro interna SF em sendo interpostas entre uma porgao de extremidade interna da bucha cie diametro interno 8SA da bucha de tubo lateral de placa de pivotamento de pivotamento S3 e da porgao de extremidade externa 183B do tubo de cone- xao de eixo de pivotamenio 183. Em outras paiavras, as buchas de tubo Ia- terais de braco 1.10 sao posicioriadas na diregao da Iargura do veiculo pelo ponto de apoio nas porcoes de extremidade extemas esquerda e direita 133B, respectivameriie, do tubo de conexao de eixu de pivotamenio i83.
Aiem disso, ο bra^o osciIante 8 e montado em borracha no eixo pivotamento 13 atraves das buchas de tubo Iaterais de braco 110, de tal maneira a ser osciiavel em torno do eixo de pivotamento 13.
A pe&a de e:<tremidade externa 183B esta em um ponto de apoio apenas na pooao de extremidade interna da bucha de diametro interno 110A, e nao esta em um ponto de apoio na bucha de diametro externo 110B ou no braco oscilante 3. Alem disso, uma porgao de extremidade externa da bucha de diamclro interno 110A esta ern um ponto de apoio apenas em uma porgao de extremidade interna da bucha de diametro interno 8SA das bu- chas de tubo lateral de placa de pivotamento 8S. Alem dissot uma norgao de extremidade externa da bucha de diametro interno SSA esta em ponto de apoio apenas na porca do eixo de pivotamento 13D e na peca de cabega 13B, e a porgao de ^ixo de pivotamento 13D e a peca de cabeca 13B nao esiao em um ponto de apoio nas pecas de conexao de eixu de pivotamento 35. Isto assegum que as vibra^oes transmitidas do !atera! do motor 7 para ο tubo de conexao do eixo de pivotamento 133 sejam transmitidas para ο bra- co oscilanie 8 necessariamenie atrave? dos Isoiadores de vibragao de borra- Che. 1.1 OC, e sejarn transmiiidas para as piacas de pivotamento 17 necessa- riamente atraves dos 丨solaciores de vibracao 88C. Consequentemente1 as vibracoes transmitidas do motor 7 para ο quadro de carronaria 2 podem ser fsoiadas de modo eficiente.
Na seguncia conc retizacao, as vibragoes do motor 7 sao transmi- tidas das piacas de pivotamenio 81 para ο eixo cie pivotamento 13 atraves do tubo de conexao de eixo de pivotamento 133. As vibracoes transmitidas para ο eixo de pivotamento 13 sao atenuadas pelo par de buchas de tubo laterais de braço 110 e pelo par de buchas de tubo lateral de placa de pivo- tamento SS antes de serem transmitidas através das placas de pivotamento 17 para as armações principais 15. Por isso, as vibrações do motor 7 podem ser atenuadas pelas buchas de tubo laterais do braço 110 e pelas buchas de tubo lateral de placa de pivotamento SS1 de modo que as vibrações transmi- tidas para o quadro de carroçaria 2 possam ser reduzidas.
Além disso, as vibrações transmitidas da roda traseira 9 para o braço oscilante S são transmitidas através da buchas de tubo laterais de braço 110 para o eixo de pivotamento 13, antes de serem transmitidas atra- vés das buchas de tubo lateral de placa de pivotamento SS para as placas de pivotamento 17. Por isso, as vibrações do lado do braço oscilante 8 po- dem ser atenuadas de modo efetivo, podendo ser reduzidas as vibrações transmitidas para o quadro de carroçaria 2.
Conforme foi descrito acima, de acordo com a segunda concreti- zação de apiicacao da presente invenção, as buchas de tubo laterais de bra- ço 110 são dispostas nas peças de furo de pivotamento SD, e as buchas de tubo laterais de braço 110 são, cada qual, providas entre o braço oscilante S e o eixo de pivotamento 13. Isto assegura que as vibrações transmitidas do motor 7 para o quadro de carroçaria 2 através do suspensor de motor 175 e então através do eixo de pivotamento 13 possam ser reduzidas pelas bu- chas de tubo laterais de braço 110.
Além disso, uma vez que as posições das buchas de tubo late rais de braço 110 possam ser limitadas pelas porções de extremidade exter- nas 1S3E do íubo de conexão de eixo de pivotamento 133, é eliminada a necessidade de membros separados (tais como colsres) ajustados no eixo de pivotamento 13, de modo a posicionar as buchas de tubo laterais de bra- ço 110 no eixo de pivotamento 13, podendo assim ser reduzido o número de peças componentes.
Adicionalmente, uma vez que o motor 7 e o braço oscilante S são interconectados através do suspensor de motor 175 e das buchas de tubo laterais de braço 110, o eixo de pivotamento 13, o motor 7 e o braço oscilante 3 podem ser integralmente interconectados enquanto reduzem as vibrações transmitidas do motor 7 pelas buchas de tubo laterais de braço 110. Consequentemente, pode ser reduzida uma mudança nas relativas po- sições do motor 7 e do braço oscilante S com a aplicação de uma força ex- terna.
Além disso, a segunda concretização acima é um modo de apli-
cação da presente invenção, a invenção não ficando limitada a esta segunda concretização
Enquanto foi descrito na segunda concretização acima que o motor 7 é diretamente sustentado no eixo de pivotamento 13 através do suspensor de motor 175, a presente invenção não é limitada a esta configu- ração. Por exemplo, pode ser adotada uma configuração na qual o motor 7 é fixado diretamente ao quadro de carroçaria 2, sem prover o suspensor de motor 175, uma peça de conexão a ser conectada ao eixo de pivotamento 13 é integralmente formada em uma porção traseira do motor 7, e o eixo de pivotamento 13 é ajustado na peça de conexão, sustentando assim o motor 7 diretamente.
LISTAGEM DE REFERÊNCIA
1 Motocicleta (veículo do tipo montado)
2 quadro de carroçaria (quadro) 3 Tubo principal
7 Motor S Braço oscilante
SD Peca de furo de pivotamento (extremidade dianteira de braço oscilante) 9 Roua traseira 13 Eixo de pivotamento
75, 175 Suspensor de motor (suporte suspenso de motor) 85 Peca de montagem de eixo de pivotamento
83 Bucha de tubo lateral de placa de pivotamento de pivotamento (primei- ro membro elástico)
89 Bucha de tubo lateral de eixo de pivotamento (segundo membro elástico) 90 Colar de distância
110 Bucha de tubo lateral de braço (terceiro membro elástico)

Claims (5)

1. Veículo do tipo montado caracterizado pelo fato de que com- preende um quadro (2) se estendendo para trás a partir do tubo principal (3) em uma porção dianteira de uma carroçaria de veículo, uma peça de monta- gem de eixo de pivotarnento (85) provida no quadro (2), um eixo de pivota- mento (13) penetrando na peça de montagem de eixo de pivotarnento (85) e uma extremidade dianteira de um biaço oscilante (8), de modo a sustentar giratoriamente a extremidade dianteira do braço oscilante (8) no quadro (2), com o braço osc ilante (8) sendo sustentado para ser oscilável em tomo do eixo de pivotarnento (13), e uma roda traseira sustentada em uma extremi- dade traseira do braço oscilante (8), onde o eixo de pivotarnento (13) susten- ta o motor (7) elasticamente sustentado no quadro (2) e é sustentado na pe- ça de montagem do eixo de pivotarnento (85) através de um primeiro mem- bro elástico.
2. Veículo do tipo montado, de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que o motor (?) é elasticamente sustentado no qua- dro (2) através de urn suporte suspenso de motor (75, 175).
3. Veículo do tipo montado, de acordo com a reivindicação 2: ca- racterizado pelo fato de que o eixo de pivotarnento (13) penetra no suporte suspenso de motor (75, 175), o braço oscilante (8) apresenta uma porção de extremidade dianteira bifurcada de modo a prender o suporte suspenso de sustenta o suporte suspenso de motor (75, 175) através de um segundo membro eiásiico.
4. Veicuio do tipo montado, de acordo com a reivindicação 3, ca- racterizado pelo fato de que uma pluralidade de segundos membros elásti- cos, cada qual interposto entre o eixo de pivotarnento (13) e o suporte sus- penso de motor (75, 175), é provida nas porções de extremidade do suporte suspenso de motor (75, 175), e um colar de distância é provido entre a plura- iidade dos segundos membros elásticos.
5. Veículo do tipo montado, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o eixo de pivotarnento (13) giratoriamente sustenta uma porção de extremidade dianteira do braço oscilante (8) através de um terceiro membro elástico.
BRPI1100707 2010-01-22 2011-01-19 veÍculo do tipo montado BRPI1100707A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010012429A JP5401341B2 (ja) 2010-01-22 2010-01-22 鞍乗り型車両

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100707A2 true BRPI1100707A2 (pt) 2013-05-14

Family

ID=44293889

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100707 BRPI1100707A2 (pt) 2010-01-22 2011-01-19 veÍculo do tipo montado

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5401341B2 (pt)
CN (1) CN102133920A (pt)
BR (1) BRPI1100707A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014050489A1 (ja) * 2012-09-28 2014-04-03 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
BR112016000150B1 (pt) * 2013-11-22 2022-07-12 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Veículo do tipo motocicleta
WO2019187885A1 (ja) * 2018-03-27 2019-10-03 ヤマハ発動機株式会社 リーン車両
JP7260583B2 (ja) * 2021-03-31 2023-04-18 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5821827Y2 (ja) * 1977-11-02 1983-05-09 川崎重工業株式会社 オ−トバイのエンジン支持構造
JPH0764298B2 (ja) * 1985-11-29 1995-07-12 スズキ株式会社 オ−トバイのフレ−ム
JPS62160977A (ja) * 1986-08-21 1987-07-16 本田技研工業株式会社 自動二輪車のエンジン支持構造
JPH0426893U (pt) * 1990-06-29 1992-03-03
US5390758A (en) * 1993-10-19 1995-02-21 Harley-Davidson, Inc. Motor mount
JP2003127961A (ja) * 2001-10-19 2003-05-08 Suzuki Motor Corp 自動二輪車におけるスイングアーム取付構造
JP3676745B2 (ja) * 2002-03-05 2005-07-27 川崎重工業株式会社 自動2輪車のスイングアーム支持構造
JP3908140B2 (ja) * 2002-09-30 2007-04-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車等車両におけるリヤフォークの取付構造
JP2006021627A (ja) * 2004-07-07 2006-01-26 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
CN2749719Y (zh) * 2004-09-24 2006-01-04 重庆力帆实业(集团)有限公司 沙滩车发动机悬挂装置
CN2767305Y (zh) * 2004-11-08 2006-03-29 重庆宗申技术开发研究有限公司 摩托车发动机悬挂安装装置
CN2863629Y (zh) * 2005-12-21 2007-01-31 倪绍红 链条传动结构
JP2009083638A (ja) * 2007-09-28 2009-04-23 Honda Motor Co Ltd 自動二輪車のパワーユニット懸架構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP5401341B2 (ja) 2014-01-29
JP2011148448A (ja) 2011-08-04
CN102133920A (zh) 2011-07-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI326646B (pt)
ES2450071T3 (es) Motocicleta
BRPI1100707A2 (pt) veÍculo do tipo montado
JP2008114617A (ja) 車両の電装部品配置構造
PT1918149E (pt) Veículo tipo motociclo
JP6251615B2 (ja) 鞍乗型車両の懸架装置
BR112012004249B1 (pt) Veículo para dirigir montado
BR102014018308A2 (pt) veículo do tipo para montar
BR102014024930A2 (pt) estrutura de corpo de veículo, e um veículo tipo de montar possuindo a mesma
JP6282497B2 (ja) 鞍乗型車両のハンドルマウント構造
JP2015178303A (ja) エンジンのマウント構造
JP2017217955A (ja) 鞍乗型車両
JP2013203125A (ja) 自動二輪車の車体フレーム
EP2949526A1 (en) Saddle-straddling type motor vehicle
TWI336300B (en) Scooter-type vehicle
BR102015004300A2 (pt) estrutura de armação de corpo de veículo de veículo do tipo de condução montada
JP2010137736A (ja) サスペンションメンバ構造
EP3015353B1 (en) Straddle-type vehicle
BR112016000150B1 (pt) Veículo do tipo motocicleta
BR102016003815A2 (pt) motocicleta
JP2013203124A (ja) 自動二輪車の車体フレーム
EP2578483A1 (en) Tricycle
JP2015000616A (ja) 自動二輪車の後部部品の支持構造
WO2015198841A1 (ja) 自動二輪車のフレーム構造
BR102018003914A2 (pt) estrutura dianteira de veículo para montar

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100707-9 PARA PP1100707-9.

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements