BRPI0515092B1 - Cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador - Google Patents

Cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0515092B1
BRPI0515092B1 BRPI0515092-2A BRPI0515092A BRPI0515092B1 BR PI0515092 B1 BRPI0515092 B1 BR PI0515092B1 BR PI0515092 A BRPI0515092 A BR PI0515092A BR PI0515092 B1 BRPI0515092 B1 BR PI0515092B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
cabin
elevator
sections
section
Prior art date
Application number
BRPI0515092-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Julien Maury
Original Assignee
Inventio Aktiengesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inventio Aktiengesellschaft filed Critical Inventio Aktiengesellschaft
Publication of BRPI0515092A publication Critical patent/BRPI0515092A/pt
Publication of BRPI0515092B1 publication Critical patent/BRPI0515092B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B11/00Main component parts of lifts in, or associated with, buildings or other structures
    • B66B11/02Cages, i.e. cars
    • B66B11/0206Car frames
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B11/00Main component parts of lifts in, or associated with, buildings or other structures
    • B66B11/02Cages, i.e. cars
    • B66B11/0226Constructional features, e.g. walls assembly, decorative panels, comfort equipment, thermal or sound insulation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Cage And Drive Apparatuses For Elevators (AREA)
  • Lift-Guide Devices, And Elevator Ropes And Cables (AREA)
  • Types And Forms Of Lifts (AREA)

Abstract

cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador. a presente invenção refere-se a uma cabine de elevador que compreende uma plataforma de cabine (1) com várias seções de plataforma (2, 3, 4), em uma seção central de plataforma (2) estão dispostas uma seção frontal e uma seção posterior de plataforma (3, 4). as seções de plataforma apresentam locais de conexão (2.1, 3.1, 4.1) que estão dispostos em planos verticais paralelos, sendo que essas seções de plataforma podem ser ligadas entre si por meio de elementos de ligação. a fim de proporcionar uma estabilidade adicional à plataforma de cabine, perfis marginais de plataforma (8) estão ligados com os lados superiores de todas as seções de plataforma. sub-sistemas da cabine de elevador podem ser pré-montados nas seções de plataforma. a invenção também refere-se a um processo para a instalação de um elevador, no qual uma plataforma de cabine (1: 21) é produzida em no mínimo duas seções de plataforma separadas (2, 3, 4), e as seções de plataforma (2, 3, 4) da plataforma de cabine (1), que são entregues separadamente, são ligadas entre si por meio de elementos de ligação durante a montagem no local de instalação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para CABINE DE ELEVADOR E PROCESSO PARA A INSTALAÇÃO DE UM ELEVADOR.
A presente invenção refere-se a uma cabine de elevador com uma plataforma de cabine, bem como um processo para a instalação de um 5 elevador, que compreende uma cabine de elevador de acordo com a invenção.
Uma plataforma de cabine forma a estrutura básica de sustentação de uma cabine de elevador. Sua área útil carrega os passageiros ou ob-
jetos a serem transportados e situa-se em uma determinada relação com a carga útil, para a qual a cabine de elevador está dimensionada. Além disso, uma plataforma de cabine pode assumir outras diferentes funções, como, por exemplo, a admissão sub-sistemas para o controle do movimento da cabine de elevador, a admissão de condução de portas ou a admissão de componentes do controle de elevador.
Pela DE 31 34 764 se conhece uma plataforma para uma cabine de elevador, que é produzida a partir de no mínimo duas seções de plataforma de chapa de aço, sendo que essas seções de plataforma estão ligadas uma com a outra por meio de soldagem. Como vantagens dessa estrutura são mencionadas uma produção simples e um peso reduzido em rela-
ção aos pisos de cabine de perfis laminados.
Uma plataforma de cabine produzida segundo o ensinamento da
DE 31 34 764 apresenta algumas desvantagens. Ensina-se uma estrutura simétrica da plataforma de cabine constituída por duas seções de plataforma do mesmo tipo. Devido à igualdade das seções de plataforma, a sua ade25 quação para assumir diferentes pontos da cabine de elevador fica bastante limitada.
Além disso, as seções de plataforma estão ligadas de modo fixo uma com a outra, de tal modo que a plataforma de cabine forma uma unidade relativamente grande depois do processo de produção. É corresponden30 temente complicado transportar a plataforma de cabine dentro de um edifício, manobrar através de locais estreitos e transportá-la para a caixa do elevador através de aberturas na caixa.
A presente invenção pretende, por um lado, criar uma cabine de elevador, cuja plataforma de cabine seja produzida em diferentes dimensões também a partir de várias seções de plataforma, e que, no entanto, possa assumir diferentes funções em diferentes locais da cabine de elevador. Por 5 outro lado, com base na cabine de elevador de acordo com a invenção pretende-se definir um processo racional para a instalação de um elevador, no qual não ocorram os problemas de transporte mencionado.
O primeiro objetivo mencionado é alcançado de acordo com a invenção devido ao fato de que a cabine de elevador compreende uma pla10 taforma de cabine, na qual, em uma seção central de plataforma, estão dispostas uma seção posterior de plataforma e uma seção frontal de plataforma.
Uma cabine de elevador de acordo com a invenção tem a vantagem de que a plataforma de cabine não é constituída por seções de plata15 forma de tipos iguais, ligadas de modo fixo uma com a outra, senão que ela é construída a partir de seções de plataforma que possuem formatos diferentes, a fim de poderem exercer diferentes funções que surgem em uma cabine de elevador ou simplificar a sua concretização.
O segundo objetivo mencionado é alcançado por meio de um
processo de acordo com a invenção, no qual, durante o fornecimento de uma plataforma de cabine por parte da fábrica, são disponibilizadas respectivamente uma seção central de plataforma, bem como uma frontal e uma posterior, separadas uma da outra, e no qual, durante a montagem no local de instalação do elevador, as seções de plataforma separadas uma da outra da plataforma de cabine são ligadas uma com a outra por meio de elementos de ligação. Vantagens desse processo resultam particularmente do transporte da plataforma de cabine para o local de instalação e no seu transporte para a posição de montagem, como, por exemplo, em uma caixa de elevador de um edifício. No transporte as seções de plataforma forneci30 das separadamente podem ser embaladas com facilidade e elas requerem menos espaço de transporte. Elas podem ser carregadas e descarregadas pelo pessoal de transporte sem meios auxiliares especiais, podem ser trans3
portadas dentro de um edifício e podem ser levadas para dentro de uma caixa de elevador através de aberturas na caixa, pois elas pesam menos e bloqueiam menos do que uma plataforma de cabine completa. Na montagem no local de instalação do elevador, as seções de plataforma podem ser leva5 das para a posição de montagem com meios auxiliares simples e lá elas podem ser ligadas uma com a outra sem grande esforço para formar uma plataforma de cabine.
A seguir serão descritas configurações e desdobramentos vantajosos da invenção.
Segundo uma forma preferida de configuração da invenção, a seção central de plataforma da plataforma de cabine acha-se projetada como cavalete transversal inferior da cabine de elevador, sendo que nesse ou junto a esse cavalete transversal encontram-se montados vários subsistemas, que servem à função de gerar, respectiva mente controlar, o movi15 mento da cabine de elevador. De preferência, no caso desses sub-sistemas trata-se de roldanas de suporte e de roldanas de inversão, por meio das quais um meio de suporte flexível carrega e aciona a cabine de elevador sob a forma de um enlaçamento da cabine por baixo, de sapatas de guia de cabine com as quais a parte inferior da cabine de elevador é guiada em trilhos
de guia, de dispositivos de interceptação que freiam a cabine de elevador em caso de necessidade, e de um dispositivo de segurança de espaço de proteção para garantir um espaço de proteção acima da cabine de elevador.
O conceito da plataforma de cabine constituída por várias seções de plataforma possibilita que a seção central de plataforma seja equipada indepen dentemente das outras seções, por parte da fábrica, com os mencionados sub-sistemas, fato este que contribui substancialmente para melhorar a quaSegundo uma outra configuração preferida da invenção, a seção 30 de plataforma pelo lado frontal e a seção de plataforma pelo lado posterior têm formatos diferentes, para poderem exercer funções diferentes. Uma seção de plataforma alocada a uma frente de porta pode exercer a função, por lidade de montagem e para reduzir o esforço com montagem no local de instalação do elevador.
«««« ··
exemplo, de admitir um umbral de porta em uma cavidade ou de apresentar elementos de conexão para a fixação de um anteparo de segurança abaixo do umbral de porta. Uma seção posterior de plataforma pode exercer as funções, por exemplo, de possibilitar a ligação entre a plataforma de cabine e a 5 parede traseira de cabine por meio de elementos integrados ou de admitir e fixar caixas de conexão para as instalações elétricas da cabine de elevador.
Vantagens substanciais são trazidas por uma forma de execução da invenção, na qual no mínimo duas das seções de plataforma da plataforma de cabine apresentam pontos de ligação dispostos em planos verti10 cais paralelos, pontos estes nos quais essas seções de plataforma estão ligadas uma com a outra com elementos de ligação, de preferência com ligações por parafusos. Nessa solução, as seções de plataforma são alinhadas por si próprias ao serem apertados os elementos de ligação. Além disso, no caso dessa disposição dos locais de ligação, os elementos de ligação 15 ficam solicitados preponderantemente por tração e menos por impulsão devido aos esforços de carga que ocorrem durante a operação do elevador, fazendo com que seja impedido com certeza que as seções de plataforma se desloquem uma em relação à outra sob esforço de carga.
Segundo uma forma de execução da invenção que economiza peso e custos, sobre as duas bordas laterais da plataforma de cabine são colocados perfis de borda de plataforma, que se estendem pelos lados superiores das seções de plataforma unidas por flange uma à outra e ficam ligados com estas por meio de elementos de ligação, sendo que os perfis de borda de plataforma são dimensionados de modo tal que eles contribuam substancialmente para a estabilização e para a capacidade de suporte da de outros componentes, possam absorver o esforço de flexão que a carga útil da cabine exerce sobre as seções de plataforma 3, 4 que se lançam para fora da seção central de plataforma 2, e desse modo experimentam uma flexão de menos do que 1% do comprimento das seções de plataforma. Essas propriedades dos perfis de borda de plataforma são obtidas, de prefeplataforma de cabine. Vantajosamente, o material e a seção transversal deles são selecionados de modo tal que eles, em conjunto e sem a cooperação rência, devido ao fato de que estes são produzidos de aço ou de uma liga de alumínio e apresentam uma seção transversal que, quanto ao seu eixo de gravidade, possui no mínimo um momento de inércia superficial de 50 cm4 e/ou uma altura total de no mínimo 6 cm. Graças à estabilização da plata5 forma de cabine devido aos perfis de borda de plataforma requeridos como elementos de ligação entre a plataforma de cabine e as paredes laterais de cabine, consegue-se que as seções de plataforma possam ser projetadas com formas simples, o mínimo esforço de produção possível e peso mínimo.
Segundo uma outra configuração vantajosa da invenção, os per10 fis de borda de plataforma que servem de elementos de estabilização também constituem elementos de ligação por meio dos quais as paredes laterais da cabine de elevador ficam ligadas com a plataforma de cabine. Essa solução possibilita uma ligação estável entre as paredes laterais da cabine de elevador e a plataforma de cabine, sendo que a combinação das duas fun15 ções dos perfis de borda de plataforma tem como conseqüência uma simplificação substancial da construção da plataforma de cabine e, por conseguinte, economia considerável de custos.
Uma flexibilidade excelente em relação à produção de plataformas de cabine de acordo com a invenção é obtida devido ao fato de que a seção de plataforma frontal e/ou a traseira podem ser projetadas como seção inteiriça de plataforma ou podem compreender várias sub-seções.
Formas particularmente econômicas de cabine são obtidas com uma forma de execução, na qual as sub-seções da plataforma de cabine são projetadas como perfis chanfrados em forma de U, os quais são constituídos respectivamente por um único pedaço de chapa.
Segundo uma configuração economicamente particularmente interessante do processo de acordo com a invenção, para a instalação de um elevador, por parte do fabricante, na ou junto à seção de plataforma projetada como cavalete transversal inferior são montados sub-sistemas da ca30 bine de elevador que servem para a geração, respectivamente controle, do movimento da cabine de elevador (roldanas de sustentação, sapatas de guia etc.). Isso deve ser concretizado de modo particularmente vantajoso no proβ
cesso de acordo com a invenção, pois as seções de plataforma separadas não se tornam excessiva mente pesadas devido a isso. A pré-montagem no local de produção dos sub-sistemas contribui substancialmente para uma melhora da qualidade de montagem e para uma redução do esforço de mon5 tagem no local de instalação do elevador.
O conceito de processo no local de produção significa qualquer processo de produção ou de montagem que é efetuado antes do fornecimento e antes da montagem no local de instalação do elevador, sob condições definidas pela fábrica, isto é, por exemplo, em um prédio adequado e 10 por meio de meios auxiliares e dispositivos particularmente apropriados.
Segundo uma outra configuração do processo de acordo com a invenção, a seção frontal de plataforma (3, 23) e a seção traseira de plataforma (4, 24) têm formatos diferentes, para que elas possam exercer funções diferentes.
Uma forma de desenvolvimento do processo que é particularmente econômica quanto a custos consiste em que a plataforma de cabine é produzida segundo um conceito modular de dimensionamento, sendo que os comprimentos das seções frontais e traseiras de plataforma, assim como a largura das mesmas, são escolhidos a partir de uma série de dimensões que 20 se encontram definidas no conceito modular de dimensionamento.
Economias adicionais de custos são obtidas por uma forma de desenvolvimento do processo, segundo a qual os suportes longitudinais que definem os comprimentos das respectivas seções de plataforma, e os suportes transversais que definem a largura das seções de plataforma são produ25 zidos independentemente um do outro e são mantidos em armazenamento, e a pré-montagem das seções de plataforma é efetuada, no local de produção, apenas em decorrência de um pedido concreto com dimensões definidas do elevador, através de combinação de suportes longitudinais e transversais pré-fabricados com dimensões correspondentes.
De acordo com uma configuração particularmente vantajosa do processo de acordo com a invenção, antes da montagem no local de instalação do elevador, as seções de plataforma da plataforma de cabine são em7
baladas individualmente e/ou são transportadas separadamente para o local de instalação. Desse modo, em geral o manejo da plataforma de cabine é facilitado, a embalagem é simplificada e as seções de plataforma separadas podem ser transportadas com meios auxiliares mais simples ou mesmo sem 5 eles e em pequenos veículos, ao serem transportadas para o local de instalação.
A seguir, dois exemplos de execução da invenção serão explicados com base nos desenhos anexos.
Mostra-se:
Figura 1: uma exposição desmembrada em perspectiva de uma primeira forma de execução da plataforma de cabine de uma cabine de elevador de acordo com a invenção;
Figura 2: uma vista lateral da plataforma de cabine segundo a figura 1, em uma exposição desmembrada;
Figura 3: uma vista lateral de uma segunda forma de execução da plataforma de cabine de uma cabine de elevador de acordo com a invenção;
Figura 4: uma vista da plataforma de cabine segundo a figura 3, em sua direção longitudinal, e um corte através da plataforma de cabine.
A figura 1 mostra, sob a forma de uma exposição desmembrada, a estrutura com todos os componentes essenciais de uma primeira forma de execução da plataforma de cabine 1 de uma cabine de elevador de acordo com a invenção.
A figura 2 mostra a plataforma de cabine 1 da figura 1 no estado montado, em uma vista lateral. A plataforma de cabine 1 compreende várias seções de plataforma 2, 3, 4, que são produzidas de chapa de aço e placas de aço, sendo que cada seção de plataforma, frontal e traseira, 3, 4 está disposta em uma seção central de plataforma 2. Nos lados superiores das seções de plataforma, situados em um plano em comum, acha-se fixada uma placa de piso de cabine 9, que, de preferência, acha-se projetada como placa combinada. Como placas de piso de cabine são apropriadas, de preferência, placas tipo sanduíche-alvéolo de mel de alumínio ou materiais sinté15 ticos ou placas de fibra de madeira com camadas metálicas combinadas de ambos os lados.
A seção central de plataforma 2 acha-se projetada como cavalete transversal da cabine de elevador integrado à plataforma de cabine. Ela 5 proporciona àquela a estabilidade necessária, sendo que se economiza o espaço que é exigido pelas cabines de elevador convencionais devido a um cavalete transversal existente abaixo da plataforma de cabine, não integrado a esta..
A seção central de plataforma 2 que forma um cavalete trans10 versai inferior apresenta, entre outros, locais de fixação 2.5, 2.6 para sapatas de guia de cabine, respectivamente para dispositivos de interceptação. Também é possível instalar amortecedores de segurança nesse cavalete transversal. Além disso, na seção central de plataforma 2 que forma o cavalete transversal encontram-se integradas roldanas de suporte e de inversão 15 11, por meio das quais um meio de sustentação flexível sustenta e move a cabine de elevador. No presente caso, as roldanas de suporte e de inversão 11 apresentam sulcos e aletas que correm na direção periférica, as quais cooperam com aletas e sulcos de correias de aletas em forma de V que ser-
vem de meios de sustentação.
À seção central de plataforma 2 que forma o cavalete transversal inferior pode ser integrado adicionalmente um dispositivo de segurança de espaço de proteção 12. Este, por intermédio do deslocamento para fora de uma barra de travamento 12.1 que coopera com um batente instalado de modo fixo na caixa de elevador, garante que, por exemplo, no caso de uma viagem de inspeção não seja possível ultrapassar para baixo uma distância de segurança entre o teto da cabine e a cabeça da caixa, respectivamente entre o piso da cabine e o piso da caixa de elevador.
As seções de plataforma 2, 3, 4 apresentam locais de ligação
2.1, 3.1, 4.1 situados em planos verticais paralelos, locais estes nos quais encontram-se ligadas entre si respectivamente duas das seções de plataforma por meio de elementos de ligação 10. De preferência são empregados elementos de ligação que possam ser removidos, tais como, por exemplo, ligações por parafusos. A ligação das seções de plataforma, que é efetuada apenas durante a montagem no local de instalação da instalação de elevador, pode, no entanto, também ser efetuada com elementos de ligação não removíveis, tais como rebites, por exemplo. No caso desse conceito de liga5 ção, ao ocorrer a montagem da plataforma de cabine no local de instalação do elevador, as seções de plataforma a serem respectivamente ligadas são previamente alinhadas entre si de modo grosseiro. Em seguida, elas são comprimidas umas às outras com a ajuda dos elementos de ligação na região dos locais de ligação verticais, fazendo com que as seções de plataforma 10 se alinhem entre si automaticamente. Nesse caso, o alinhamento mútuo preciso é reforçado pela instalação simultânea de perfis marginais de plataforma, que serão descritos a seguir.
Todas as seções de plataforma 2, 3, 4 compreendem no mínimo dois respectivos suportes longitudinais 2.2, 3.2, 4.2 e no mínimo um respec15 tivo suporte transversal 2.3, 3.3, 4.3. O suporte transversal 2.3 é parte da seção central de plataforma 2, que forma um cavalete transversal inferior da cabine de elevador integrado à plataforma de cabine 1. O suporte transversal 3.3 serve de suporte de um perfil de umbral de porta 7 (mostrado apenas na figura 2), bem como de suportes 13 para um anteparo de segurança, e
uma parte superior do suporte transversal 4.3 é projetada de tal modo que seja possível nela uma parede posterior de cabine (não mostrada).
O número de referência 8 refere-se a dois perfis marginais de plataforma, que, ao ocorrer a montagem no local de instalação do elevador, em locais de fixação 2.4, 3.4, 4.4 das seções de plataforma 2, 3, 4 são liga dos com estas e se estendem pelos lados superiores de todas as seções de plataforma ligadas entre si por flange. Os locais de fixação mencionados nas seções de plataforma encontram-se dispostos de um modo tal que, no estanal lateral e um plano horizontal em comum. Nesse caso, os perfis marginais de plataforma 8 estão dimensionados de tal modo que rendam uma contribuição substancial para a estabilidade de toda a plataforma de cabine 1. Vantajosamente, o seu material e a sua seção transversal são selecionados de tal do montado da plataforma de cabine 1, eles se situem na sua região margi-
•· · ··· modo que eles possam, conjunta mente e sem cooperação de outros componentes, absorver o esforço de flexão que a carga útil da cabine exerce sobre as seções de plataforma 3, 4 que se projetam para fora da seção central de plataforma 2 e experimentar assim uma flexão de menos do que 1% do 5 comprimento das respectivas seções de plataforma. Essas propriedades dos perfis marginais de plataforma 8 são obtidas, de preferência, devido ao fato de que estes são produzidos se aço ou de uma liga de alumínio e apresentam uma seção transversal que, no que refere-se ao seu eixo de gravidade horizontal, possui no mínimo um momento de inércia superficial de 50 cm4 e/ 10 ou uma altura total de no mínimo 6 cm.
Os perfis marginais de plataforma 8 servem, por um lado, para a estabilização de toda a plataforma de cabine 1, de tal modo que seja possível reduzir correspondentemente as exigências quanto à estabilidade das seções de plataforma 2, 3, 4. Portanto, estas podem ser produzidas com 15 peso menor. No presente caso, as seções de plataforma 3 e 4 são produzidas exclusivamente de chapa de aço como uma espessura máxima de 2,5 mm. Por outro lado, os perfis marginais de plataforma 8 servem para a ligação das paredes laterais de cabine (não mostradas) com a plataforma de cabine 1 e formam, assim, um elemento de transição esteticamente satisfa20 tório e visível pelo lado interno da cabine, entre o piso da cabine e as paredes laterais de cabine mencionadas.
Além disso, ao ocorrer a montagem no local de instalação do elevador, os perfis marginais de plataforma 8 servem para alinhar com precisão e rente entre si os lados superiores das seções de plataforma 2, 3, 4 25 ligadas entre si por flange, com a ajuda dos elementos de ligação 14 existentes entre eles e as seções de plataforma.
Nas e/ou junto às seções frontais, respectivamente posteriores, de plataforma 3, 4 podem estar presentes componentes de cabine como, por exemplo, um perfil de umbral de porta 7, uma retenção 13 para um anteparo 30 de segurança abaixo do perfil de umbral de porta 7, um elemento de retenção 4.3.1 para a parede posterior de cabine, interruptor de segurança, caixas de conexão para sistemas elétricos, lâmpadas de iluminação de caixa etc.
Para que as seções frontais, respectivamente posteriores, de plataforma 3, 4 possam exercer essas funções, elas apresentam formatos correspondentemente diferentes.
Os componentes e sub-sistemas (sapata de guia de cabine, dis5 positivo de interceptação, amortecedor de segurança, roldanas de sustentação e de inversão, dispositivo de segurança de espaço de proteção, anteparo de segurança, interruptor de segurança, caixas de conexão, lâmpadas etc.) acima mencionados, integrados a uma das seções de plataforma 2, 3, 4 ou montados junto a esta, já são, de preferência, pré-montados e, de prefe10 rência, recebem os cabos no local de produção, para manter no mínimo possível o esforço de montagem no local de instalação do elevador e para otimizar a qualidade de montagem. Uma plataforma de cabine de acordo com a invenção, construída a partir de várias seções de plataforma, proporciona condições ideais para esse conceito de montagem, pois, por um lado, 15 as seções de plataforma a serem transportadas e levadas para a posição de montagem separadamente também são manipuláveis de modo relativamente fácil mesmo com sub-sistemas integrados, e porque, por outro lado, as seções de plataforma ainda separadas podem ser melhor embaladas, de tal modo que os componentes e sub-sistemas mencionados fiquem suficiente-
mente protegidos.
Os suportes longitudinais 3.2, 4.2 que definem os comprimentos
L3, L4 das respectivas seções de plataforma 3, 4, e os suportes transversais
2.3, 3.3, 4.3 que definem a largura B das seções de plataforma 2, 3, 4 são produzidos independentemente um do outro e são armazenados, sendo que os comprimentos L3 e L4, assim como também a largura B das seções de plataforma 2, 3 e 4 podem ser selecionados de modo correspondente a um concreta com dimensões definidas para a cabine, por meio da combinação 30 de suportes longitudinais e transversais com dimensões correspondentes.
Com esse conceito de produção e de armazenamento é possível manter os custos de produção extremamente reduzidos para a produção e para o arconceito modular de dimensionamento. A pré-montagem das seções de plataforma no local de produção só é efetuada com base em uma encomenda
mazenamento das plataformas de cabine, enquanto que fica garantida uma disponibilidade ótima de fornecimento.
A figura 3 mostra uma vista lateral de uma segunda forma de execução de uma plataforma de cabine 21 da cabine de elevador de acordo com a invenção.
A figura 4 mostra uma vista dessa plataforma de cabine 21 em sua direção longitudinal A e um corte transversal através da plataforma de cabine no ponto de corte assinalado por ll-ll na figura 3.
Também esse tipo de execução de uma plataforma de cabine 21 de acordo com a invenção compreende várias seções de plataforma 22, 23, 24, sendo que cada seção frontal e cada seção posterior de plataforma 23, 24 estão dispostas em uma seção central de plataforma 22. A seção frontal e a seção posterior de plataforma 23, 24 são construídas, de preferência, a partir de várias sub-seções 23a, 23b, 24a, 24b. As sub-seções 23a, 23b, 24a, 24b das seções frontal e posterior de plataforma 23, 24 são projetadas como perfis chanfrados essencialmente em forma de U e são gerados por meio de chanfradura paralela a partir de um único pedaço de chapa. Nesse caso, as pernas dos perfis chanfrados em forma de U , dispostas verticalmente, atuam, por um lado, como reforços transversais da plataforma de cabine e, por outro lado, elas formam locais de ligação 22.1, 23.1, 24.1 dispostos em planos verticais, nos quais ficam ligadas entre si as sub-seções por meio de elementos de ligação 30, e os quais também servem de locais de ligação entre a seção central de plataforma 2 e a seção frontal, respectivamente posterior, de plataforma 23, 24. Seções frontais e posteriores de plataforma de pequeno comprimento também podem compreender apenas um único perfil chanfrado em forma de U.
A seção central de plataforma 22, assim como na primeira forma de execução, acha-se projetada como cavalete transversal inferior da cabine de elevador integrado à plataforma de cabine 21 e é produzida exclusivamente a partir de chapa de aço. Essa seção de plataforma 22 apresenta igualmente locais de fixação para sapatas de guia de cabine para dispositivos de interceptação, tal como o cavalete transversal inferior mostrado na
• « ···♦ figura 1. No entanto, esses locais de fixação não são mostrados aqui, para não prejudicar a representação da estrutura particularmente simples das seções de plataforma.
A seção frontal e a seção posterior de plataforma 23, 24 podem ter formatos diferentes, para atender diferentes funções e exigências ou possibilitar posições diferentes da seção central de plataforma. Elas podem ser moldadas (chanfradas), por exemplo, de tal forma que elas possam admitir um perfil de umbral de porta 27, ou que em seus corpos de chapa fique integrado um elemento de fixação 24b. 1 para a fixação da parede posterior 10 de cabine. Dimensões diferentes da plataforma de cabine 21 são obtidas por meio de adaptação dos comprimentos L 24, L 25 das seções de plataforma 23, 24 ligadas por flange à seção central de plataforma 22 (cavalete transversal), respectivamente das suas sub-seções 23a, 23b, 24a, 24b. Larguras diferentes B são obtidas por meio do emprego de chapas de aço com largu15 ras diferentes para a produção das seções de plataforma 22, 23, 24, respectivamente 22, 23a, 23b, 24a, 24b.
Também no caso dessa plataforma de cabine 21, todos os subsistemas e componentes mencionados com relação à primeira forma de execução podem ser integrados às seções de plataforma 22, 23, 24 ou ane-
xados a estas, sendo que a montagem, respectiva mente a anexação, dos sub-sistemas é efetuada como pré-montagem no local de produção nas seções de plataforma separadas uma da outra.
Conforme mencionado acima, as seções de plataforma 23, 24, respectiva mente as suas sub-seções 23a, 23b, 24a, 24b, ligadas por flange 25 à seção central de plataforma 22, nesta forma de execução da plataforma de cabine, são produzidas respectivamente a partir de uma única peça de chapa, cujo formato de U é gerado por meio de simples chanfradura paralela.
Todas as seções de plataforma, respectivamente sub-seções, apresentam segmentos orientados verticalmente, que correm na direção transversal da 30 plataforma de cabine 21 e que proporcionam uma estabilidade suficiente à plataforma de cabine na direção transversal. Para se fixar adicionalmente a posição das extremidades inferiores livres dos segmentos verticais, estas
podem ser ligadas entre si por meio de um perfil auxiliar 31, por exemplo. A montagem desse perfil auxiliar 31 é feita somente no local de instalação do elevador.
Com se pode facilmente identificar na figura 3, as seções de pla5 taforma construídas a partir de perfis de chapa relativamente finos e chanfrados em direção transversal não proporcionam uma estabilidade suficiente de flexão para uma plataforma de cabine em sua direção longitudinal. Por isso, também na forma de execução de uma plataforma de cabine 21 aqui descrita garante-se a estabilidade da plataforma de cabine em direção longi10 tudinal que é necessária para a operação do elevador, na medida em que, na montagem no local de instalação, dois perfis marginais de plataforma 28 suficientemente estáveis são ligados com os lados superiores de todas as seções de plataforma 22, 23, 24.
Também nessa forma de execução, os perfis marginais de plata15 forma 28 servem adicionalmente de elemento de ligação entre as paredes laterais de cabine (não mostradas) e a plataforma de cabine 21. Para que os perfis marginais de plataforma 28, que aqui apresentam uma seção transversal retangular, possam ser ligados tanto com as seções de plataforma 22, 23, 24, como também com as paredes laterais, os perfis marginais de plata-
forma 28 são providos em todo o seu comprimento de várias ranhuras 32 em forma de T. Na montagem da plataforma de cabine 21 no local de instalação, cabeças de parafuso ou porcas de parafuso com forma adequada são introduzidas nessas ranhuras 32 em forma de T e são aparafusadas com as seções de plataforma e com as paredes laterais.
Com a exceção de que nessa segunda forma de execução as seções de plataforma não compreendem nenhum suporte transversal e porzenados, todas as propriedades e vantagens da plataforma de cabine mencionadas com relação à primeira forma de execução, bem como as caracte30 rísticas e vantagens do processo para a instalação de um elevador, são válidas também para a segunda forma de execução aqui descrita.
tanto estes não são produzidos separadamente e não são mantidos arma-

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. Cabine de elevador com uma plataforma de cabine (1, 21), que compreende várias seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24), sendo que em uma seção central de plataforma (2; 22) estão dispostas uma seção frontal e uma seção posterior de plataforma (3, 4; 23, 24), caracterizada pelo fato de que a seção central de plataforma (2; 22) da plataforma de cabine achase projetada como cavalete transversal inferior da cabine de elevador, junto ao qual, respectivamente no qual, encontram-se montados vários subsistemas que servem para a geração, respectivamente controle, do movimento da cabine de elevador.
2 rais da plataforma de cabine (1; 21) acham-se montados perfis marginais de plataforma (8, 28), os quais se estendem pelos lados superiores de todas as seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24) e ficam ligados com estas com a ajuda de meios de ligação (14, 34).
2. Cabine de elevador de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que junto à ou na seção de plataforma (2; 22) projetada como cavalete transversal inferior acha-se montado no mínimo um dos seguintes sub-sistemas da cabine de elevador:
- roldanas de sustentação e de inversão (11), por meio das quais um meio de sustentação flexível sustenta e aciona a cabine de elevador;
- sapata de guia de cabine;
- dispositivo de interceptação;
- dispositivo de segurança de espaço de proteção (12) para garantir um espaço de proteção acima da cabine de elevador.
3. Cabine de elevador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a seção frontal de plataforma (3, 23) e a seção posterior de plataforma (4, 24) tem formatos diferentes, para poder exercer funções diferentes.
4. Cabine de elevador de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que no mínimo duas das seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24) apresentam locais de ligação (2.1,3.1,4.1; 22.1, 23.1, 24.1) dispostos em planos verticais paralelos, locais estes nos quais essas seções de plataforma ficam ligadas entre si por meio de elementos de ligação (10; 30).
5 16. processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de
5. Cabine de elevador de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de que sobre as duas bordas latePetição 870180031329, de 18/04/2018, pág. 4/11
6. Cabine de elevador de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a seção transversal e o material dos perfis marginais de plataforma (8, 28) são selecionados de tal modo que estes possam absorver o esforço de flexão que a carga útil da cabine exerce sobre as seções de plataforma (3, 4; 23, 24) que se projetam para fora de uma seção central de plataforma (2; 22), e nesse caso experimentem uma flexão de menos do que 1% do comprimento das seções de plataforma.
7. Cabine de elevador de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizada pelo fato de que os perfis marginais de plataforma (8, 28) são constituídos de aço ou de uma liga de alumínio e apresentam uma seção transversal que, em relação ao seu eixo de gravidade horizontal, possui no mínimo um momento de inércia superficial de 50 cm4 e/ou uma altura total de no mínimo 6 cm.
8. Cabine de elevador de acordo com qualquer uma das reivindicações de 5 a 7, caracterizada pelo fato de que os perfis marginais de plataforma (8, 28) formam um elemento de ligação para a fixação das paredes laterais da cabine de elevador na plataforma de cabine (1; 21).
9. Cabine de elevador de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada pelo fato de que a seção frontal e/ou posterior de plataforma (3, 4; 23, 24) são projetadas como seção inteiriça de plataforma ou compreendem várias sub-seções (23a, 23b, 24a, 24b).
10. Cabine de elevador de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que as seções frontais e posteriores de plataforma (23, 24), respectivamente suas sub-seções (23a, 23b, 24a, 24b), da plataforma de cabine (21) estão projetadas como perfis chanfrados em forma de U, que são respectivamente constituídos por um único pedaço de chapa.
11. Processo para a instalação de um elevador, que compreende uma cabine de elevador com uma plataforma de cabine (1; 21) produzida
Petição 870180031329, de 18/04/2018, pág. 5/11 a partir de várias seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24), caracterizado pelo fato de que,
- ao ocorrer o fornecimento por parte do local de produção de uma plataforma de cabine (1; 21), uma seção central, bem como uma seção frontal e uma seção posterior de plataforma (2, 3, 4; 23, 24) são disponibilizadas separadamente uma da outra;
- na montagem no local de instalação do elevador, as seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24) separadas uma da outra da plataforma de cabine (1; 21) são ligadas entre si por meio de elementos de ligação (10; 30).
12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que por parte do produtor, junto à ou na seção de plataforma (2; 22) projetada como cavalete transversal inferior é montado no mínimo um dos seguintes sub-sistemas da cabine de elevador,
- roldanas de sustentação e de inversão (11), por meio das quais um meio de sustentação flexível sustenta e aciona a cabine de elevador;
- sapata de guia de cabine;
- dispositivo de interceptação;
- dispositivo de segurança de espaço de proteção (12) para garantir um espaço de proteção acima da cabine de elevador.
13. Processo de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a seção frontal de plataforma (3, 23) e a seção posterior de plataforma (4, 24) recebem formatos diferentes, para que elas possam exercer funções diferentes.
14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 13, caracterizado pelo fato de que as seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24) da plataforma de cabine (1; 21) são ligadas entre si em locais de ligação (2.1, 3.1, 4.1; 22.1, 23.1, 24.1) dispostos em planos verticais paralelos.
15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 14, caracterizado pelo fato de que a plataforma de cabine (1; 21) é produzida segundo um conceito modular de dimensionamento, sendo que os
Petição 870180031329, de 18/04/2018, pág. 6/11 comprimentos (L3, L4; L23, L24) das seções frontais e das seções posteriores de plataforma (3, 4; 23, 24), assim como a largura (B) delas, são selecionados a partir de várias dimensões que se encontram definidas no conceito modular de dimensionamento.
11 a 15, caracterizado pelo fato de que antes da montagem no local de instalação do elevador, as seções de plataforma (2, 3, 4; 22, 23, 24) da plataforma de cabine (1; 21) são embaladas separadamente e/ou são transportadas separadamente para o local de instalação.
BRPI0515092-2A 2004-09-09 2005-08-19 Cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador BRPI0515092B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04405559 2004-09-09
EP04405559.8 2004-09-09
PCT/CH2005/000482 WO2006026872A2 (de) 2004-09-09 2005-08-19 Modulare aufzugskabine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0515092A BRPI0515092A (pt) 2008-07-08
BRPI0515092B1 true BRPI0515092B1 (pt) 2019-05-21

Family

ID=34932269

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0515092-2A BRPI0515092B1 (pt) 2004-09-09 2005-08-19 Cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8528702B2 (pt)
EP (1) EP1799603B1 (pt)
JP (1) JP5085325B2 (pt)
CN (1) CN101018730B (pt)
AU (1) AU2005282176B2 (pt)
BR (1) BRPI0515092B1 (pt)
CA (1) CA2579307C (pt)
ES (1) ES2560659T3 (pt)
MX (1) MX2007002906A (pt)
NO (1) NO20071699L (pt)
NZ (1) NZ553373A (pt)
PL (1) PL1799603T3 (pt)
WO (1) WO2006026872A2 (pt)
ZA (1) ZA200701727B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9701515B2 (en) * 2008-06-17 2017-07-11 Otis Elevator Company Underslung elevator car configuration
WO2012071676A1 (en) * 2010-11-29 2012-06-07 Inventio Ag Elevator car
CN103906697B (zh) 2011-08-25 2016-12-07 因温特奥股份公司 用于电梯轿厢的底板
NL2007961C2 (nl) * 2011-12-13 2013-06-17 Lohr Liften B V Gestel voor een cabine van een personengoederenlift, een dergelijke cabine en personengoederenlift.
FI125328B (fi) * 2011-12-30 2015-08-31 Kone Corp Hissikori ja hissi
CN105452143B (zh) * 2013-08-02 2017-06-30 三菱电机株式会社 下悬式电梯
JP6242176B2 (ja) * 2013-11-15 2017-12-06 三菱電機株式会社 エレベータのかご床およびその製造方法
JP6227153B2 (ja) * 2014-09-08 2017-11-08 三菱電機株式会社 天井ユニットおよび天井ユニットを備えたエレベーターのかご
WO2016103391A1 (ja) * 2014-12-25 2016-06-30 三菱電機株式会社 エレベータかご用部品の組立体、かご製造方法、及びエレベータのかご
US20180029832A1 (en) * 2015-02-05 2018-02-01 Otis Elevator Company Vehicle and method for elevator system installation
CN112424106B (zh) * 2018-07-20 2021-12-10 三菱电机株式会社 电梯轿厢装置
US20220112933A1 (en) * 2018-12-27 2022-04-14 Hitachi Astemo, Ltd. Shock absorber
US11267678B2 (en) * 2020-03-23 2022-03-08 Kone Corporation Elevator car installation including car roof safety latch
JP2023553844A (ja) 2020-11-30 2023-12-26 インベンテイオ・アクテイエンゲゼルシヤフト エレベータかごのかご床、およびエレベータかごの設置方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1371974A (fr) * 1963-07-31 1964-09-11 Chausson Usines Sa Cabine de transport suspendue
DE2453196C3 (de) * 1974-11-09 1979-08-09 Thyssen Aufzuege Gmbh, 7303 Neuhausen Vorrichtung und Verfahren zum Verbinden von Fahrkorb-Wandlamellen
JPS5247246A (en) * 1975-10-13 1977-04-14 Hitachi Ltd Cage floor of elevator
JPS5469568U (pt) * 1977-10-26 1979-05-17
US4357993A (en) * 1980-12-15 1982-11-09 Williamsburg Steel Products Co. Inc. Elevator cab construction
FR2497783A1 (fr) * 1981-01-13 1982-07-16 Williamsburg Steel Products Co Structure de plate-forme de cabine d'ascenseur
US4896747A (en) * 1988-07-28 1990-01-30 Otis Elevator Company Modular elevator system
US5564529A (en) * 1994-11-29 1996-10-15 Otis Elevator Company Elevator car frame and platform assembly
MY121825A (en) * 1998-11-24 2006-02-28 Inventio Ag Highly rigid elevator car floor
FR2795060B1 (fr) * 1999-06-17 2001-08-17 Gilles Antras Dispositif de securite pour technicien ascensoriste permettant d'eviter l'ecrasement de celui-ci entre la cabine et le plafond de la cage
FI115964B (fi) * 2001-11-30 2005-08-31 Kone Corp Itsekantava hissikori
US6722475B2 (en) * 2002-05-22 2004-04-20 Inventio Ag Elevator safety plank assembly
JP2004262602A (ja) * 2003-02-28 2004-09-24 Toshiba Elevator Co Ltd エレベータの乗りかご
US20040195049A1 (en) * 2003-03-18 2004-10-07 Alexander Stobo Cab construction
JP4351471B2 (ja) * 2003-06-03 2009-10-28 株式会社日立製作所 せり上げ式エレベータ
JP2005041598A (ja) * 2003-07-23 2005-02-17 Toshiba Elevator Co Ltd エレベータ用パネルの補強部材
ATE548313T1 (de) * 2004-11-11 2012-03-15 Inventio Ag Aufzugskabine

Also Published As

Publication number Publication date
PL1799603T3 (pl) 2016-04-29
MX2007002906A (es) 2007-04-27
BRPI0515092A (pt) 2008-07-08
WO2006026872A2 (de) 2006-03-16
ES2560659T3 (es) 2016-02-22
ZA200701727B (en) 2008-12-31
CN101018730B (zh) 2010-05-12
JP5085325B2 (ja) 2012-11-28
US8528702B2 (en) 2013-09-10
CA2579307C (en) 2014-02-11
NO20071699L (no) 2007-06-07
JP2008512324A (ja) 2008-04-24
EP1799603A2 (de) 2007-06-27
EP1799603B1 (de) 2015-10-28
WO2006026872A3 (de) 2006-06-29
US20090057070A1 (en) 2009-03-05
CA2579307A1 (en) 2006-03-16
CN101018730A (zh) 2007-08-15
NZ553373A (en) 2010-06-25
AU2005282176A1 (en) 2006-03-16
AU2005282176B2 (en) 2011-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0515092B1 (pt) Cabine de elevador e processo para a instalação de um elevador
ES2836173T3 (es) Motor eléctrico lineal
US4066227A (en) Mezzanine structure for wide-bodied passenger aircraft
KR20190103028A (ko) 엘리베이터 카 및 엘리베이터 카를 포함하는 엘리베이터 시스템
CZ292749B6 (cs) Kabina výtahu
ES2209287T3 (es) Estructura de cabina.
JP6227153B2 (ja) 天井ユニットおよび天井ユニットを備えたエレベーターのかご
CA2544521A1 (en) High-strength concrete wall formwork
BRPI0712832A2 (pt) estrutura de piso para uma fuselagem
BR102012023220A2 (pt) Elemento de suporte para construir um piso de um vagão ferroviário, piso de um vagão ferroviário e vagão ferroviário
BR112013009451A2 (pt) sistema para carregar carga em uma aeronave, sistema de elevação e sistema de cobertura para fechamento de uma abertura de carga em um compartimento de uma aeronave
CA2420300C (en) Undercar assembly for a railcar
SE466798B (sv) Karosserikropp
ES2898177T3 (es) Componente de suelo con elemento monolítico de suelo, así como zona del avión y avión con un componente de suelo
KR20070088587A (ko) 승강기 카 및 승강기 카의 설치 방법
ES2912150T3 (es) Escalera de vehículo y procedimiento de montaje asociado
ES2951877T3 (es) Vagón de vehículo ferroviario con un cuerpo de vagón y un armazón de techo dispuesto en el interior del cuerpo de vagón
ES2301954T3 (es) Elemento ensamblado previamente para equipar una caja de ascensor, caja, conjunto destinado a equipar una caja de ascensor y procedimiento de montaje de dicho conjunto corresponientes.
CZ284868B6 (cs) Upevnění sedadel
EP1244595B1 (en) Latchable slide unit for slidingly supporting elevator doors
JP7161718B2 (ja) パネル取り付け部材
CN109335939B (zh) 一种汽车梯门机安装组件
WO2019176105A1 (ja) エレベータのかご天井装置
JPH01156292A (ja) エレベーターかごの床
BR112019005499B1 (pt) Trilho para sistema de transporte ferroviário do tipo para montar sobre trilhos

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2788 DE 11-06-2024 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.