PT98405A - Processo para a preparacao de compostos monoazoicos uteis como corantes - Google Patents

Processo para a preparacao de compostos monoazoicos uteis como corantes Download PDF

Info

Publication number
PT98405A
PT98405A PT98405A PT9840591A PT98405A PT 98405 A PT98405 A PT 98405A PT 98405 A PT98405 A PT 98405A PT 9840591 A PT9840591 A PT 9840591A PT 98405 A PT98405 A PT 98405A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
group
general formula
sulfo
process according
sulfatoethylsulfonyl
Prior art date
Application number
PT98405A
Other languages
English (en)
Inventor
Hartmut Springer
Rolf Gleissner
Original Assignee
Hoechst Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hoechst Ag filed Critical Hoechst Ag
Publication of PT98405A publication Critical patent/PT98405A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09BORGANIC DYES OR CLOSELY-RELATED COMPOUNDS FOR PRODUCING DYES, e.g. PIGMENTS; MORDANTS; LAKES
    • C09B62/00Reactive dyes, i.e. dyes which form covalent bonds with the substrates or which polymerise with themselves
    • C09B62/44Reactive dyes, i.e. dyes which form covalent bonds with the substrates or which polymerise with themselves with the reactive group not directly attached to a heterocyclic ring
    • C09B62/503Reactive dyes, i.e. dyes which form covalent bonds with the substrates or which polymerise with themselves with the reactive group not directly attached to a heterocyclic ring the reactive group being an esterified or non-esterified hydroxyalkyl sulfonyl or mercaptoalkyl sulfonyl group, a quaternised or non-quaternised aminoalkyl sulfonyl group, a heterylmercapto alkyl sulfonyl group, a vinyl sulfonyl or a substituted vinyl sulfonyl group, or a thiophene-dioxide group
    • C09B62/507Azo dyes
    • C09B62/51Monoazo dyes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Coloring (AREA)

Description

0 presente invento situa-serno dominio técnico dos corantes reactivos com fibras.
Corantes azoicos reactivos com grupos amida de acido carboxilico, como substituintes nurpm radical aromático, são conhecidos, por exemplo, através das Memória Descritiva das Patentes Americanas Nos.4 448 583, 4 707 545 e 4 769 446 e da publicação do pedido de patente europeia No.0 210 492A, No entanto, com as condições de tingimento alcalinas, a ligação de amida, pode ser clivada, o que provoca uma nitida alteração da tonalidade. Pelo contrario, corantes com o grupo amino ligado a um radical aromatico que, todavia, contem um radical de cloro-s-triazinilo ligado a este grupo amino, são como, por exemplo, conhecidos pelo US-PS 4 725 675 e pela publicação do pedido de patente europeia No.066 819A , não apresentam este efeito. Aliás, estes corantes têm a desvantagem de não serem corrosiveis, e, por esta razão, só com limitações podem ser utilizados para tingimento de fundo.
Com o presente invento, foram desco
bertos compostos monoazoicos eoluveis em água, devidamente aperfeiçoados, de formula geral (1). a seguir definida e indicada, que possuem caracteristicas corantes, reactivas com fibras muito boas.
M* — N — CN
(1 )
Na formula (1):
Me significa hidrogénio ou um metal alcalino, como sodio, potássio ou litio K é um radical da formula geral (2)
OH
na qual
Me tem um dos significados atrás mencionados e n significa o numero zero ou 1, de preferencia 1, (no caso de n ser igual a zero, estfc grupo significa hidrogénio) D é um grupo das formulas gerais (3a), (3b) ou (3c)
(3b)
-5- nas quais
Me possui um dos significados atrás mencionados é: hidrogénio, alquilo de 1 a 4 átomos de C, como etilo e em especial metilo, qoe pode ser substituído por sulfo carboxi ou sulfato; alcoxi de 1 a 4 átomos de C, como etoxi e em especial metoxi, que pode ser substituído por sulfo, carboxi ou sulfato; cloro, bromo, hidroxi, ciano, carboxi ou sulfo; de preferencia é hidrogénio, metilo, metoxi ou etoxi. 0 R é hidrogénio, alquilo de 1 a 4 átomos de C, como etilo e em especial metilo, ou alcoxi de 1 a 4 átomos de C, como etoxi e em especial metoxi, mas de preferencia hidrogénio ou metoxi, Y é vinilo ou etilo que, na posição B, contêm um substituin te , que é eliminavel por meio de alceli com formação do grupo vinilo, e m é zero, 1 ou 2 (no caso de m ser igual a zero), este grupo significa hidrogénio.
Na formula (3a), o grupo Y-S02- está ligado ao anel de benzeno, de preferencia em posição meta ou para relativamente â ligação livre, ligada com o grupo azoico; na formula (3c) este grupo está ligado ao anel de benzeno, de preferencia em posição meta ou para relativamente ao grupo aminocarbonilo, Na formula (3b) a ligação livre, que conduz ao grupo azoico, está ligado ao radical naftaleno de preferencia na posiçêo 2.
Os vários membros da formula podem, no âmbito do seu significado, possuir significados iguais ou diferentes.
Substituintes que se encontram na posí çfo B do grupo do membro de formula Y e que sejam elimináveis alcalinamente, sôo, por exemplo, grupos alcanoiloxi de 2 a 5 átomos de C, como os grupos acetiloxi, grupos ariloxi, como o grupo benzoiloxi, sulfobenzoiloxi ou carboxibenzoil-oxi, grupos alquil- e dialquilamino com radicais alquilo de 1 a 4 átomos de C, como, em especial, os grupos dimetil-amino e dietilamino, grupos trialaquilamdmios com radicais alquilo de 1 a 4 átomos de C, como o grupo trimetilamonio, nos quais o seu anião é um anião habitual, incolor, tal como o anião cloreto, hidrogenossulfato, ou sulfato, grupos alquilsulfoniloxi de 1 a 4 átomos de C, como o grupo metil-sulfoniloxi, o átomo de fluor ou bromo e, em especial, um grupo fosfato, tiossulfato e sulfato.
Prefere-se o grupo Y-S02-, o grupo vinilsulfonilo ou o grupo B-cloroetiIsulfonico, B-ticssulfa-toetileulfonico ou o grupo B-sulfatoetiIsulfonico, sendo particularmente preferido o grupo B-sulfatoetilsulfonico.
Os grupos sulfo, carboxi, sulfato, tiossulfato e fosfato são grupos das formulas gerais -SOgMe--COOMe-, -OSOgMe-, -S-SOgMe ou «OPOgf^, nas quais Me tem um dos significados atrás mencionados. 0 radical D ê, por exemplo: 2- (jB-sulfatoeti Isulfoni 1 )-feni lo 3- (j3-sulfatoeti Isulfoni 1)-fenilo 4- (jB-sulfatoeti Isulfoni 1 )-feni lo 2-carboxi-5-(jB-sulf a toeti Isulfoni 1) -feni lo 2-cloro-3-(j3-sulfatoeti 1sulfonil)-fenilo 2-cloro-4-(jB-Hulf a toe ti Isulfoni 1)-feni lo 2-etoxi-4-(jB-sulfatoeti Isulfoni 1)-feni lo 2-etoxi-5-(jB-sulfatoeti1sulfoni1)-fenilo 2-eti 1 -4-(jB_sulfatoeti Isulfoni 1 )-feni lo 2-metoxi-5-(^-sulfatoetiIsulfoni1)-fenilo 2.4- dietoxi-5-(^-sulfatoetiIsulfoni1)-fenilo 2.4- dimetoxi - 5- (yB-sulf a toeti Isulfoni 1) -feni lo 2.5- dimetoxi-4-(jB-sulfatoeti Isulfonil)-feni lo 2-metoxi-5-meti l^-^-sulfatoeti Isulfonil)-fenilo 2-(j3-tiossulfetoeti Isulfonil)-feni lo 3 -(JB-tiossulfatoeti Isulfoni 1) -feni lo 4-(p-tiossulfatoetiisulfoni1)-fenilo 2-metoxi-5-(|3-tiossulf a toeti 1 sulfoni I )-feni1 o 2-sulfo-4-(J3-fosfatoeti Isulfonil )-feni lo 2-sulfo-4-(vinilsulfoni1)-fenilo 2-cloro-4-(JB-cloroetiIsulfonil)-fenilo 2- cloro-5-(J3-cloroeti 1 sulfoni 1)-fenilo 3- (p-acetiloxi-etilsulfoni1)-fenilo 4- (j3-aceti loxi -et i Isulfoni 1)-feni lo 2-hidroxi-5-(^-sulfatoetiIsulfonil)-fenilo 2-metoxi-5-/‘p-(N-meti1-tauri1)-etilsulfoni17-fenilo 5- (p-sulfatoetilsulfonil)-naft-2-ilo 6- (p-sulfatoetilsulfoni1)-naft-2-ilo 7- (]B-sulfatoeti lsulfoni 1 )-naft-2-ilo 8- (p-sulfatoetilsulfonil)naft-2-ilo 6-(p-sulfatpetilsulfoni1)-1-suIfo-naft-2-ilo 5- (p-sulfatoetilsulfonil)-1-sulfo-naft-2-ilo 8-(p-sulfatoetilsulfoni1)-6-sulfo-naft-2-ilo 2-bromo-3-(^-sulfatoetilsulfoni1)-fenilo e 2-bromo-4-(p-sulfatoetilsulfonil)-fenilo, preferindo-se de entre estes. 4-(p-sulfatoetilsulfoni 1 )-fenilo e 6- (p-sulfatoetilsulfonilo/-1-sulfo-naft-2rilo
Prefere-se o radical -K-NH-, um radi cal das formulas gerais (4a) (4b) ou (4c) HO NH-
OH
(4b)
OH
Me035 em que He tem os ignificado atras mencionado, estando o gripo 9-
-SOgMe- da formula (4a) ligado ao radical nafteleno em posição meta ou para, relativamente ao grupo amino. São especialmente preferidos o radical -NH-K-, um radical da formula geral (4a) em que o grupo -SOgMe- está, novamente, ligado ac radical de naftaleno, de preferencia em posição meta relativamente ao grupo amino. 0 presente invento refere-se ainda a um processo para a preparação dos compostos monoazoicos da formula geral (1), caracterizado pelo facto de um composto da formula geral (5).
Μθ— N— CN
na qual K e Me têm um dos significados atras mencionados, ser acoplado em qquantidade equivalente, com um composto diazoino de uma amina aromática das formulas gerais D-NI^ tendo D um dos significados atrás mencionados. A diazotação da amina D-NH2 faz-se na forma habitual, como, por exemplo, em meio aquoso através do acido nitroso (por exemplo, por meio de nitrilo de sodio em solução aquosa de acido mineral,como add o cloridri_ co ou sulfurico), a uma temperatura entre -i5oc e +15o C e Γ10- ccm um valor pH abaixo de 2. De acordo com o invento, a reac ção de acoplamento e efectuada em meio aquoso, a uma tempe- · ratura entre 5 e 40°C, de preferencia entre 10 e 25°C e com um valor pH entre 3,5 e 7,5, de preferencia entre 4 e 6. A síntese dos compostos de partida de formula geral (5) processa-se, primeiramente, por reacção de uma tri-halogenio-s-triazina, como fluoreto cianurico e em especial, cloreto de cianurico com dois equivalentes, de cianamida ou de um dimetil alcalino da cianamida com um valor pH entre 5 e 10, de preferencia entre 7 e 9, e com uma temperatura inicial de entre -10°C e +20°C, de preferência entre -5o e +5°C, com um aumento gradual para 80°C de preferencia 60°C, ou seja para uma gama de temperaturas entre 40°C e 80°C, de preferencia entre 40 e 60°C. A terceira reacção de condesaçlo com o componente H-K-Nl·^-processa-se com um valor pH entre 2 e 7, de preferencia entre 3 e 5, e a uma temperatura entre 40 e 95°C, de preferencia entre 70 e 90°C.
Os compostos de partida da formula geral (5) podem ser também preparados, fazendo reagir primeiramente 1 equivalente de cianamida ou um sal de metal alcalino desta com uma tri-halogenio-s-triazina, copmo fluoreto cianurico e em especial cloreto cianurico, a uma temperatura entre -10°C e +25°C, de preferencia entre -5°C, e +5°C, e com um valor pH entre 5 e 10., de preferencia entre 7 e 9; a segunda reacção de condensação, que se segue é efectuada com 1 equivalente de um composto da formula H-K-NH2, em que K tem o significado atras mencionado, com um valor de pH entre 2 e 8, de preferencia entre 2 e 5 e a uma temperatura entre 0 e 40°C, de preferencia entre 10 e 20°C. A terceira reacção de condensação, que se segue, do -11- produto de condensação secundário com um outro equivalente de cianamida ou com um metal de sal alcalino de cianamida, é efectuada com um valor pH entre 3 e 9 a uma temperatura entre 50 e 100°C.
Os compostos azoicos da formula geral (1), de acordo com o invento, podem, relativamente, aos seus radicais relativos com fibro-reactivos Y-$02-, em conformidade com métodos conhecidos, ser transformados em compostos, aliás com a mesma constituição, mas com um agru-pamentono qual Y representa um. outro grupo, e, partindo, por exemplo, de compostos com um grupo B-sulfatoetiIsulfoni1 com um grupo B-cloroetiIsulfonilo ser transformado em compostos, nos quais Y signifiea o grupo vinilo, e, partindo de compostos com o grupo B-cloroetiIsulfonilo ou vinilsul-fonilo ser transformados em compostos, nos quais Y significa o grupo B-tiossulfatoetilo.
Assim, por exemplo, os compostos vinil--sulfonilo podem, a partir dos seus respectivos compostos de B-cloroetiIsulfonilo ou dos seus compostos, nos quais Y é o grupo etilo. que em posição B contem, o grupo éster de um acido orgânico ou inorgânico como substituinte, como, por exemplo, o grupo acetato ou acetoxi . ser preparados de maneira que um alcali em meio aquoso, com um valor pH entre 10 e 12 e a uma temperatura entre 20° e 50°C, e, consoante a temperatura possa efectuar durante 10 minutos a 3 horas sobre estes compostos. Assim, por exemplo, a uma temperatura de 50°C, durante 10 a 20 minutos ou a uma temperatura de 25°C, durante duas a tres horase, a partir do composto de B-cloroetilsulfonilo ou do composto de vinilsul-fonilo, com um valor de pH entre 4 e 9 e a uma temperatura entre 20 e 60°C, por reacção com tiossulfato de sodio, pode -12- preparar-se o respectivo composto de B-tiossulfatoetilsulfo-nilo. A precipitação e isolamento dos compostos azoicos da formula geral (1) prepaardos de ecordo com o invento a partir de soluções de síntese, pode ser efectuada por métodos geralmente conhecidos, como, por exemplo ou através de precipitados do meio de reacção por meio de elecfcrolitos como, por exemplo, cloreto de sodio ou cloreto de potássio, ou por evaporação da solução e /de reacção, por exemplo, secagem por pulverização, podendo uma substancia tampão ser adicionada à solução de síntese.
Os compostos azoicos da formula geral (1), de ecordo com o invento - a seguir designados por compostos (1) - têm caracteristicas reactivas com fibras e possuem caracteristicas corantes muito boas. Por esta razão eles podem ser utilizados no tingim.Bnto (incluindo estampagem) de materiais fibrosos, contendo grupos hidroxi e/ou contendo grupos carbonamido. As soluções que se formam quando da s i:ntese dos compostos (1) também podem ser introduzidas, eventualmente a seguir â adição de uma substancia tampão e eventualmente também após concentração. directamente como preparação liquida para utilização no tingimento.
Por esta razão, também é ohjecto do presente invento a utilização dos compostos de acordo com o invento (1) para tingimento (incluindo estampagem) de materiais fibrosos, contendo grupos hidroxi e/ou contendo grupos carbonamida, ou processos para a sua aplicação sobre estes substractos. Neste caso, pode-se proceder em conformi dade com processos conhecidos.
Materiais contendo grupos hidroxi são de origem natural ou sinstetica. como, por exemplo, materiais de fibra de celulose ou os produtes de reconversão destes e de álcoois polivinilicos. Materiais de fibra de celulose sao, de preferencia, algodões, mas também outras fibras, como linho, cânhamo, juta e fibra de rami; fibras de celulose regeneradas são, por exemplo, lã, celulósica e seda sintética de viscose.
Materiais contendo grupos carbonamida são, por exemplo, poliamidas natutais e sintéticas e poliuretanos em forma de fibras, por exemplo, lã, e outros pelos animais, seda, couro, poliamida-6,6. poliamida-6, poliamida-1 e poliamida-4.
Os compostos (1) segundo a aplicação de acordo com o invento, podem aplicar-se e fixar-se nos substeactos referidos pelas técnicas de aplicação conhecidas para corantes solúveis na água. em especial corantes reacti-vas com fibras como por exemplo, quando se aplica o composto (1) sob a forma diluida no substracto ou se introduz neste e se fixa sobre este ou dentro deste, eventualmente sob efeito do calor e/ou eventualmente sob efeito de um agente com acção alcalina. Tais processos de tingimento e fixação foram já descritos numerosas vezes, quer em livres técnicos quer em documentação sobre patentes, como, por exemplo, na Publicação do pedido de patente Europeia No„Q 181 585A,
Devido â sua boa solubilidede na água são também especialmen te adequados para o processo de impregnação por permanência no frio.
Com os compostos (1) quer em materiais contendo grupos earbonamidas, como, especialmente, na lã, quer em material contendo grupos hidroxi, como, especialmen te, em material de fibra de celulose, obtêm-se tingimentos vermelhos, amarelos e azulados, e estampagens com boas caracteristicas de solidez, como boa resistência a plissagem â passagem a ferro e a atrito, e, em especial, boa resistência à luz e boas caracteristicas e resistência molhado, das quais podem ser especialmente destacadas e resistência â agua clorada das piscinas e a resistência ao suor. Além disso, os compostos (1) são adequadps para serem utilizados para tingimentos de base, pois os tingimentos que se podem obter com os compostos (1) permitem a corrosão alcalina e/ou redutora e, deste modo, podem ser destingidos conforme se pretender. Os compostos (1) são igualmente indicados para serem utilizados para tingimentos de base com os agentes para corrosão de oores, alcalinos, a seguir indicados, utili_ zando-se, por exemplo, corantes de tina.
Os exemplos a seguir apresentados destinam-se a esclarecer o invento. As partes são partes em peso, as percentagens representam percentagens em peso, desde que não existam indicações noutro sentido. As partes em peso referem-se a partes volumétricas como quilograma para litro.
Os compostos descritos nestes exemplos de acordo com formulas são indicados sob a forma dos ôeidos livres; em geral, spíe preparados e isolados sob a forma dos seus sais ou de potássio ou sodio e utilizados para tingir sob a forma dos seus sais. Também os compostos de partida sob a forma do acido livre e os componentes, mencionados nos exemplos a seguir, em especial os exemplos dos quddros, podem ser utilizados, na sintese, como tais ou sob a forma de seus sais, de preferencia sais de metais alcalinos tais como sais de sodio ou de potássio.
Os valores máximos de absorção (valores Λ max) mencionados na área visivel foram determinados a partir de solução aquosa dos sais de metal alcalino.
Exemplo 1 A) Colocam-se em suspensão, na presença de um dispersante corrente, 37,0 partes de cloreto cianurico em 300 partes de água a 0°C; adicionam-se 16,8 partes de cianamida e efectua -se a reacção, primeiramente, a uma temperatura entre 0 e 5o C e observando-se um valor de pHG entre 8,0 e 8,5, por meio de solução aquosa de soda cáustica 2N, durabte cerca de uma hora e depois com um valor de pH entre 7 ,0 e 8,0. aumentando a temperatura de reacção para 60°C. 0 fim de reacção pode processar-se por cromatografia de camada fina. Em seguida, adicionam-se ao preparado da reacção 60,6 partes de acido dissulfonico de 1-amino-8-naftol-3,6-dissulfoni-co, eleva-se â temperatura para 80 a 85°C e efectua-se a terceira reacção de condensação com um valor de pH entre 4 e 4,5. Após arrefecimento do preparado de reacção para 20°C o composto de acido de 1-(2',4'-di-cianamido-1' -triazina-6'-il)-amino-8-naftol-3,6-dissulfonico precipita--se e pode ser isolado por filtração. No entanto, este composto utiliza-se directamente com vantagens na reacção a seguir indicada, sob a forma do preparado de reacção obtido a seguir à síntese. -16- B) Uma suspensão aquosa com ácido clorídrico do sal de dia-zoinio, preparada pelos procesos habituais, a partir do solo de 50,0 partes de 4-(jB~sulfatoetilsulfonil)-anilina, é adicionada lentamente â solução de síntese obtida a)., observando-se durante a reacção de acoplamento um valor de pH entre 4.0 e 4.5 e uma temperatura inicial de 10°C e, por fim conclui-se a reacção de acoplamento a 25°C. Depois, clarifica-se a solução de reacção, e o composto monoazoico, de acordo com o invento, é precipitado e isolado por meio de cloreto de sodio. )
Obtêm-se o composto monoazoico de acordo com o invento, sob a forma de sal de metal alcalino (sal de sodio). Sob a forma de acido livre, possui a formula
(*max ·” 518 rim). -17-
0 composto mchoazoico de acordo com o invento apresenta caracteristicas corantes reactivas com fibras muito boas e, segundo os habituais métodos técnicos de fixação e aplicação para corantes reactivos com fibras, confere aos materiais mencionados na descrição, em especial aos materiais de fibra de celulose., tingimentos vermelhos brilhantes de cor muito forte com boas caracteristicas de solidez, de entre as quais podem ser especialmente destacadas a resistência e ao molhado. 0 composto monoazoico de acordo com o invento é ainda adequado para a preparação de tingimentos de base, pois ele pode ser posteriormente removido da fibra .
Exemplo 2
Para se preparar um composto monoazoi_ co de acordo com o invento, procede-se de acordo com o método indicado no exemplo 1, no entanto, em vez do sal de diazoino da 4-(B-sulfatoetiIsulfoni1)-ani1ina, utiliza-se a suspensão aquosa do sal de diazoinio, prepara.da pelo processo habitual, contendo acido clorídrico, a partir de 76 partes de 6-(B-sulfatoetilsulfonil)-1-sulfo-2-naftilamina. 0 composto monoazoico de metal alcalino da formula (escrito Qob a forma de acido livre)
ΝΗ— CN NS^JM
CH2
CH2 — O5O3H (*max = 537 nm). de acordo com 0 invento e isolado sob a forma de pô contendo electrolito (contendo cloreto de sodio) possui caracte-risticas corantes reactivos com fibras muito boas, e, de acordo com os métodos de aplicação conhecidos na técnica fornece tingimentos vermelhos brilhantes e estampagens com caracteristicas de solidez muito bons, de entre as quais pode ser especialmente destacada a resistência ao cloro.
Exemplo 3
Para se preparar um composto monoazoi co de acordo com o invento, procede-se em conformidade com o método descrito no exemplo 1. mas, em vez de acido 1-ami-no-8-naftol-3,6-dissulfonico, como um dos compostos de partida, utiliza-se a mesma quantidade de acido 1-amino-8-naf-tol-4,6-dissulfonico. 0 composto monoazoico possui, escrito sob a forma de acido livre, a formula
nh — CN
ch2 ch2 - oso3h (^max = 500 nm), que apresenta caracteristicas corantes fibro-reactivas muito boas e, de acordo, com os métodos de aplicação habituais para corantes reactivos com fibras, produz fingimentos vermelhos, solidos, de cores fortes e estampagens com carac teristicas de solidez muito boas, especialmente nos mate-rais de celulose.
Exemplo 4 184 partes de cloreto cianurico em presença de um dispersante corrente são postos em suspensão numa mistura de 500 partes de gelo e água e adicionam--se-lhe 84 partes de cianamida. A primeira reacção de condensação e efectuada com um valor pH entre 7,5 e 8,0 podendo o fim da reacção ser controlado por cromatografia de camada fina. Para execução da segunda reacção de condensação, aumenta-se gradualmente a temperatura até 75°C e a reacção é efectuada a esta temperatura até ao fim da reacção de condensação. Em seguida, adicionam-se 205 partes de acido de 2-amino-8-naftol-6-sulfonico, ajusta-se o pH num valor de entre 4 e 4,5 e efectua-se até ao fim da terceira reacção de condensação dentro desta gama pH, à temperatura de 80 a 85°C, podendo também aqui a reacção processar-se por cromatografia de camada fina.
A solução de sintese, obtida depois de terem terminado as reacções de condensação, ê clarificada pelos processos habituais e arrefecida para 15 a 20°C. Adiciona-se uma suspensão aquosa do sal de diazónio, com ácido clorídrico e preparada pelos processos habituais a partir de 235 partes de 4-(B-sulfatoetilsulfonil)-anilina e efectua-se a reacção de acoplamento com um valor de pH -21- -21-
4,5. A preparação é clarificada em seguida, por exemplo por meio de diatomite a que se refere a filtração e o composto monoazoico de acordo com o invento e isolado por meio de cloreto de sodio, podendo o isolamento daquele ser também efectuado por evaporação da solução de sintese clarificada ou mediante secagem por pulverização da mesma. acordo
Obtem-se o composto monoazoico de com o invento da formula
CH2-OSO3H
sob a forma do sal de metal alcalino (sal de sódio). Este composto tem igualmente caracteristicas corantes reacti-vas com fibras e, pelos métodos de aplicação habituais, tinge de tons solidos, castanhos avermelhados fortes e i os materiais mencionados na descrição, em especial os materiais de fibra de celulose, como algodões. -22- Exemplo 5
Para preparação de um composto monoa-zoico de acordo com o invento, procede-se em conformidade com o método do exemplo 4, no entanto, em vez do acido 2-amino-6-naftol-6-sulfonico como um dos compostos de partida, utiliza-se a mesma quantidade de acido 3-amino-8-naf-tol-6-sulfonico. 0 composto monoazoico obtido possui um valor de máximo de absorção de 490 nm, apresenta caracteris-ticas corantes reactivas com fibras muito boas, e, pelos métodos de aplicação habituais para corantes reactivos com fibras, produz tingimentos solidos de cores fortes e estampagens de tonalidade alaranjada, em especial em materiais de fibra de celulose.
Exemplo 6 a 19
Nos exemplos do quadro a seguir indicados estão descritos outros compostos monoazoicos de acordo com o invento, com ajuda da formula geral (A)
nh— cn D — N N
NH-CN 503H H03b -23-
Eles podem ser preparados pelo processo de acordo com o ibvento, a partir dos componentes de partida, visíveis no respectivo exemplo do quadro, em ligação com a formula (A), por exemplo, em conformidade com os exemplos 1 a 5 atrás mencionados. Eles possuem caracteristicas corantes reactivas com fibras muito boas. e, pelos métodos de aplicação e fixação conhecidos, tingem nas tonalidades solidas e fortes, indicadas para cada exemplo do quadro, os materiais mencionados na descrição em especial os materiais de fibra de celulose. i (A)
Composto monoazóico
Exemplo com radical D 0 3-(0~sulfatoetilsulfonil)-fenilo 7 2-carboxi-5-(j3-suliatoetilsulfonil)-feni1 o 8 2-etoxi-5-(/3-sulfatoetilsulfoniI)-í enilo 9 2-metoxi-5-(i3-sulfatoetiIsulfonil)- fenilo ' 10 4-vinilsulfonil-feni1 o 11 2,5-Dimetoxi-4-C/3-sulratoetil-su1fonil)-fenilo 12 5-metil-2-metoxi-4-(0-sulfatoeti 1-sulfoni1)-feni1 o 13 2,5-dimetiI-4-l/3-sulfatoetil-su1foni1)-feni1 o 14 2-sulfo-4-(£-sulfatoetilsulfonil)-f en ilo 15 4-[N-(3’-j3-sulfatoetilsulfonil)-feni13-amidocarboni1-fenilo 16 2-sulfo-5-Cí3-sulfatoetilsulfonil)-feni1 o 17 6-(j3-su I f atoe t i l su 1 f oni 1 ) -naf t-2-i Γο 18 8-(0-3uifatoetilsulfonil)-6-sulfo-naft-2-i1 o 19 5-(8-suifatoetilsulfonil)-naft- 1-ilo tonal idade vermelha (510) vermelha azulada verme 1 ha azu1ada vermelha vermelha vio1eta avermelhada violeta avermelhada vio1eta verme I ha vermelha vermelha violeta azu1ada vermelha azu1ada verme 1 ha
I -25-
Exemplos 20 a 32
Nos exemplos do quadro a seguir apresentados, estão descritos outros compostos monoazoicos, de acordo com o invento com a ajuda da formula geral (B)
NH — CN N^jN
D— N = N — K— NH --NH—CN
Eles podem ser preparados pelo processo de acordo com o invento, a partir dos componentes de partida contidos no respectivo exemplo do quadro, em ligação com a formula (B); por exemplo, em conformidade com os exemplos de execução atrás mencionados. Eles possuem caracteristicas corantes reactivas com fibras muito boas, e pelos processos de aplicaçao e fixação conhecidos, tingem de tons fortes, solidos. indicados para cada um dos exemplos do quadro, os materiais mencionados na descrição, em espe-' ciai os materiais de fibra de celulose
Composto monoazoico da formula (B) com
Ex. radical D
Componente H-K-NH^ Tonalidade 20 4-vinilsulfonilfe- 1-amino-4,5-dissulfo-8- vermelha nilo naftol 21 3-(B-sulfatoetil- Idem vermelha sulfonil)-fenilo 22 1-sulfo-6-(P-sulfa Idem avermelhada toetilsulfonill-naft violeta -2-il 23 2-metoxi-5-(B-sulfatoe Idem etilsulfonil)-feni-lo azulada vermelha 24 2-sulfo-5-(B-sul Idem vermelha fatoetilsulfoniT)--fenilo 25 3-(B-sulfatoe 2-amino-5-sulfo- laranja tilsulfonil)- 8-naftol fenilo 25 2-metoxi-5-(B-sul Idem fatoetilsulfonilj--fenilo avermelhada castanha 27 6-sulfo-8-(B-sul Idem fatoetilsulfoniT)--naft-2-il 28 1-sulfo-5-(B-sulfa_ Idem toetilsulfonil)--naft-2-il laranja laranja (500) 29 4-(B-tiossulfa- 3-amino-6-sulfo- toetilsulfonil)- -8-naftol fenilo laranja (490/) (CONT) 30 3-(B-sulfatoetil- Idem laranja sulfonil)-fenilo (473) 31 6-sulfo-8-(B-sulf£ Idem laranja toetilsulfonil)-naft- -2-11 32 2-metoxi-5-(B-sul Idem avermelhada fatoetilsulfcnilT- laranja -fenilo

Claims (2)

  1. REI V IN D I C A Ç 0 E S 1a.- Processo para a preparação de um composto de um composto mono-azoico correspondente â formula geral (1) Me — N — CN I Νί^-,Ν D n = n - κ NHN — CN Me (1 ) na qual Me significa hidrogénio ou um metal alcalino: K é um radi cal da formula geral (2)
    Me035 (5O3M0)n <2) -29- na qual Me tem um dos significados atrás mencionados e n significa o numero zero ou 1 (no caso de n ser igual a zero, este grupo significa hidrogénio); D é um grupo das formulas gerais (3a) (3b) ou (3c);
    rias quais Me possui um dos significados atras mencionados 1 R é hidrogénio- alouilo de 1 a 4 átomos de C, que pode ser substituído por sulfo, carboxi ou sulfato; alcoxi de 1 a 4 átomos de C, que pode ser substituído por sulfo, carboxi ou sulfato; cloro, bromo, hidroxi, cia no, carboxi ou sulfo.
  2. 2 R é hidrogénio, alquilo de 1 a 4 átomos de C ou alcoxi de 1 a 4 átomos de C, Y é vinilo ou etilo que, na posição B, contém um substi-tuinte, que é eliminável por meio de alcali com formação do grupo vinilo, e m é o número zero, 1 ou 2 (no caso de m ser igual a zero, este grupo significa hidrogénio; caracterizado por se ligar um composto da fórmula geral (5), H —
    Me (5) na qual k e Me têm os significados referidos na reivindicação 1, com o sal de diazónico de uma amina aromática da fórmula geral D-NH2-, em que D tem o significado mencionado na reivindicação 1. 2a. - Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de n ser igual a 1. -31-
    3a.- Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o radical -K-NH- ser um radical da formula geral (4a) HO NH- (4o) SO3M0 Μθ035 em que Me tem 0 significado mencionado na reivindicação 1.. 4a.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de um grupo -SOgMe na formula (4a) estar ligado ao grupo -NH- em posição meta. 5a - Processo de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de 0 ser 4-(B-sulfatoetiIsulfoni1)-fenilo. 6a - Processo de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de D ser 1-sulfo-6-(B-sulfatoetiIsulfoni1)naft-2--ilo. -32- > 7 a.- Processo dé acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de Y ser vinilo, β-tiosulfatostilo, j3-cloroeti lsulfoni lo, ou. de preferencia, )3-sulfatoetilo. 8a.- Processo para tingimento e estampagem de materiais, contendo grupos hidroxi e/ou car bonamidas, de preferencia material fibroso, pelo qual um corante é aplicado no material ou introduxido no material e o corante é fixado sobre ou dentro do material, por meio de calor ou com a ajuda de um produto com acção alcalina ou por meio de calor e com a ajuda de um produto alcalino, caracterizado pelo facto de. como corante, se utilizar um composto mono-azoico da formula (1) preparado de acordo com pelo menos, uma das reivindicações 1 a 7. Lisboa, 22 de Julho de 1991
    Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON. 10-A 3“ 1200 LISBOA
PT98405A 1990-07-24 1991-07-22 Processo para a preparacao de compostos monoazoicos uteis como corantes PT98405A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4023475A DE4023475A1 (de) 1990-07-24 1990-07-24 Monoazoverbindungen, verfahren zu deren herstellung und ihre verwendung als farbstoffe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98405A true PT98405A (pt) 1992-06-30

Family

ID=6410902

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98405A PT98405A (pt) 1990-07-24 1991-07-22 Processo para a preparacao de compostos monoazoicos uteis como corantes

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5290923A (pt)
EP (1) EP0540554B1 (pt)
JP (1) JPH0751677B2 (pt)
KR (1) KR960005801B1 (pt)
AR (1) AR247233A1 (pt)
BR (1) BR9106668A (pt)
CA (1) CA2087954C (pt)
CZ (1) CZ279953B6 (pt)
DE (2) DE4023475A1 (pt)
ES (1) ES2062806T3 (pt)
MX (1) MX9100360A (pt)
PL (1) PL166658B1 (pt)
PT (1) PT98405A (pt)
TR (1) TR25149A (pt)
WO (1) WO1992001755A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4417718A1 (de) * 1994-05-20 1995-11-23 Hoechst Ag Reaktivfarbstoffe für den Tintenstrahldruck
SI2575727T1 (sl) 2010-05-31 2016-12-30 Ideal Standard International Nv Naprava za telesno obravnavo uporabnika z vibracijami v vodi

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE757602A (fr) * 1969-10-17 1971-04-16 Geigy Ag J R Colorants reactifs et leur preparation
DE2949034A1 (de) * 1979-12-06 1981-06-25 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Wasserloesliche azoverbindungen, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als farbstoffe
DE3019936A1 (de) * 1980-05-24 1981-12-03 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Wasserloesliche farbige verbindungen, verfahren zu deren herstellung und ihre verwendung als farbstoffe
DE3122688A1 (de) * 1981-06-06 1982-12-23 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Wasserloesliche monoazo-reaktivfarbstoffe, verfahren zu deren herstellung sowie ihre verwendung zum faerben und bedrucken von fasermaterialien
US4448583A (en) * 1983-02-22 1984-05-15 American Hoechst Corporation Stable aqueous liquid composition of reactive dyes containing β-sulfatoethylsulfonyl groups
US4769446A (en) * 1983-04-18 1988-09-06 Hoechst Celanese Corporation Fiber-reactive red azo dyestuff
DE3443305A1 (de) * 1984-11-28 1986-05-28 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Verfahren zur herstellung von lithiumsalzen von anionischen farbstoffen mit vorzugsweise faserreaktiven gruppen
IN165983B (pt) * 1985-07-18 1990-02-17 Hoechst Celanese Corp
TW226395B (pt) * 1991-11-14 1994-07-11 Hoechst Ag

Also Published As

Publication number Publication date
DE59102766D1 (de) 1994-10-06
MX9100360A (es) 1992-02-28
WO1992001755A1 (de) 1992-02-06
CA2087954C (en) 1997-05-20
ES2062806T3 (es) 1994-12-16
US5290923A (en) 1994-03-01
PL166658B1 (pl) 1995-06-30
DE4023475A1 (de) 1992-01-30
AR247233A1 (es) 1994-11-30
BR9106668A (pt) 1993-06-08
CZ279953B6 (cs) 1995-09-13
PL297380A1 (pt) 1992-07-13
JPH0751677B2 (ja) 1995-06-05
CA2087954A1 (en) 1992-01-25
KR960005801B1 (ko) 1996-05-01
JPH05507956A (ja) 1993-11-11
TR25149A (tr) 1992-11-01
EP0540554B1 (de) 1994-08-31
CS228291A3 (en) 1992-02-19
EP0540554A1 (de) 1993-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3649749B2 (ja) 水溶性モノアゾ色素
PT681007E (pt) Misturas de corantes reactivos com fibras e sua utilizacao para tingir e materiais de fibras
JPS5855987B2 (ja) シンキナスイヨウセイアゾセンリヨウノ セイホウ
KR930008198B1 (ko) 수용성 모노아조 화합물의 제조방법
KR880002248B1 (ko) 수용성 아조 화합물의 제조방법
KR19980042685A (ko) 폴리아조 염료
PT98405A (pt) Processo para a preparacao de compostos monoazoicos uteis como corantes
ES2307573T3 (es) Colorantes reactivos con fibras.
JPH07113090B2 (ja) 水溶性着色化合物及び該化合物を染料として使用する方法
JPH0443114B2 (pt)
US4946947A (en) Water-soluble azo compounds containing a benzotiazol-1-yl phenyl moiety as a diazo component which carry a fiber-reactive group of the vinylsulfone series
KR960004362B1 (ko) 수용성 모노아조피라졸론 화합물, 이의 제조방법 및 염료로서의 이의 용도
PT98180A (pt) Processo para a preparacao de compostos diazoicos uteis como corantes
PT812886E (pt) Corantes reactivos sua preparacao e utilizacao
JP2868557B2 (ja) 水溶性繊維反応性染料類およびこれらの製法並びに使用方法
JPS63309559A (ja) 水溶性モノアゾーナフトール―カルボン酸―化合物及び該化合物を染料として使用する方法
KR930002216B1 (ko) 구리 착염 포르마잔 화합물의 제조방법
PT971986E (pt) Corantes reactivos com um grupo amonio quaternario permanente
KR100691096B1 (ko) 반응성 아조 염료
DE19640189A1 (de) Reaktivfarbstoffe mit einem heterocyclischen Anker
JPH11310729A (ja) 反応染料混合物及びその適用
JPH02222460A (ja) 銅錯塩ホルマザン化合物、その製法及び該化合物を染料として使用する方法
PT94215B (pt) Processo para a preparacao de compostos corantes de poli-azo possuindo grupos reactivos a fibras do tipo piridinio e vinil-sulfona
US5010180A (en) Water-soluble azo compounds having a N-(phenethyl)-amido-carbonyl-methoxyphenyl radical, substituted by a fiber-reactive group of the vinylsulfone series, suitable as fiber-reactive dyestuffs
US5082963A (en) Process for the regiospecific sulfonation of sulfonyl substituted 2-aminonaphthalenes and fiber reactive azo dyes made from the products of said process

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920206

FC3A Refusal

Effective date: 19981016