PT89704B - Cama elevatoria - Google Patents
Cama elevatoria Download PDFInfo
- Publication number
- PT89704B PT89704B PT89704A PT8970489A PT89704B PT 89704 B PT89704 B PT 89704B PT 89704 A PT89704 A PT 89704A PT 8970489 A PT8970489 A PT 8970489A PT 89704 B PT89704 B PT 89704B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- bed
- bed frame
- frame
- spring
- lift
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47C—CHAIRS; SOFAS; BEDS
- A47C17/00—Sofas; Couches; Beds
- A47C17/84—Suspended beds, e.g. suspended from ceiling
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47C—CHAIRS; SOFAS; BEDS
- A47C19/00—Bedsteads
- A47C19/20—Multi-stage bedsteads; e.g. bunk beds; Bedsteads stackable to multi-stage bedsteads
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q2213/00—Indexing scheme relating to selecting arrangements in general and for multiplex systems
- H04Q2213/13003—Constructional details of switching devices
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Nursing (AREA)
- Invalid Beds And Related Equipment (AREA)
- Looms (AREA)
Description
A presente invenção diz respeito a uma cama destinada a ser instalada num quarto com um espaço relativamente pequeno. Mais particularmente, a presente invenção refere-se a uma cama elevatória que pode mover-se para cima e para baixo, entre posições nas quais é usada e não ê usada, podendo ser guardada por baixo do tecto, de modo a utilizar eficazmente o espaço no pavimento quando a cama não está em uso, referindo-se a presente invenção também ao mecanismo de accionamento e aos dispositivos de segurança dessa cama.
TÉCNICA ANTERIOR & medida que actualmente se diversifica o modo de vida, aumenta o número de salas equipadas com uma ou mais camas. Particularmente nas cidades, a proporção das de_s pesas de habitação no custo de vida não deixa de subir. Por outro lado, o número de moradores solteiros aumenta e aumenta também a procura das chamadas casas com uma só divisão. Se se instalar uma cama numa tal sala de pequenas dimensões, o espaço no pavimento ocupado pela cama não pode ser utilizado eficientemente. Por conseguinte, a cama não pode na prá tica ser colocada numa sala com pouco espaço.
Um exemplo de camas convencionais para resolver este problema tem uma construção na qual uma das extremidades da cama é elevada rodando em torno da outra extremidade articulada numa charneira na rarede ou num móvel destinado a guardar a cama. Mas nesta cama é muito trabalhoso ter de deslocar móveis existentes quando se usa a cama e repô-los quando se guarda a mesma. Além disso, o colchão e as roupas da cama têm de ficar atadas ou então guardar-se à par te senão podem cair quando a cama é guardada.
Depois sugeriu-se o uso de camas elevatórias capazes de se deslocar na vertical, mantendo-se na posição horizontal, sendo os primitivos tipos destas camas de operação manual, tornando o trabalho das donas de casa pesado.
Num tipo recente de cama elevatória accionada electricamente, o seu dispositivo de accionamento consiste apenas nos mecanismos necessários que eliminam o trabalho necessário e não proporcionando, para o móvel de grandes dimensões, os necessários dispositivos de segurança. 0 resultado não é apropriado para o móvel do ponto de vista do seu aspecto.
Para eliminar todos os problemas da técnica anterior atrás referida, a presente invenção destina-se a proporcionar uma cama elevatória, sendo o seu primeiro objec. tivo aperfeiçoar o seu mecanismo de accionamento. Numa cama elevatória accionada electricamente, susceptível de se mover para cima e para baixo ao longo de carris de guia proporcionados numa armação estrutural, em consequência do enrolamento e desenrolamento de elementos de cordão accionados nor um dispositivo de accionamento e providos de meios de segurança, a cama elevatória ê caracterizada por os elementos de cordão para a suspensão da arnação da cana serem constituídos por fitas de aço e por estas últimas serem fixadas nos tambores para serem enroladas em camadas de acordo com a sua rotação.
segundo objecto da presente invenção consiste também no melhoramento do mecanismo de accionamento. Numa cama elevatória accionada electricamente susceptível de se deslocar para cima e para baixo ao longo de carris de guia proporcionados numa armação estrutural, em consequência do enrolamento e desenrolamento dos elementos de cordão por um dispositivo de accionamento e provida de dispositivos de segurança bem como de membros de cordão constituídos por fitas de aço fixadas nos tambores onde devem ser enroladas de acor do com a sua rotação, a cama elevatória é caracterizada por se proporcionar uma mola helicoidal destinada a armazenar uma força de polarização com tendência para o movimento de subida, para elevar a armação da cama quando esta última des. ce, num veio de suporte no qual estão fixados os tambores para enrolar os membros de cordão do dispositivo de accionanento . Nesta cama elevatória, a dimensão total e o volume total do conjunto do dispositivo de accionamento são consideravelmente reduzidos e a velocidade na parte inferior do movimento da cama elevatória ê ajustada de modo a satisfazer as condições práticas de funcionamento, permitindo também a redução da potência do motor necessária.
terceiro objecto da presente invenção consiste também no anerfeiçoamento do mecanismo de accionamento tal como nos exemplos anteriores. A principal caracteristica consiste em inclinar a armação da cama, em certa medida, de modo que o utilizador possa tomar uma posição inclinada / *
- 4 para a leitura de un livro ou para ver .a televisão, igualmen te para descançar a fadiga dos pês elevando os pés da cama e ainda para as necessidades das pessoas idosas.
Os objectos atrás mencionados constituem o aperfeiçoamento dos própios sistemas de accionamento mas, além disso, este mecanismo de accionamento torna-se mais útil pelo facto de ser instalado na parte superior da estrutura, de preferência suportados na parede, reduzindo a proporção do espaço ocupado na sala bem como o peso da armação da cama.
quarto objecto da presente invenção refere-se â adição de um dispositivo de posicionamento da armação da cama durante o movimento de subida e de descida da armação da cama para controlar com precisão a sua posição de imobilização.
Os outros objectos da presente invenção consistem em proporcionar dispositivos de segurança dos sistemas de accionamento. 0 primeiro dos dispositivos de segurança ê um dispositivo de detecção da perda inesperada de tensão ou da rotura dos membros de cordão, estando o dispositivo aplicado nos membros de cordão e detectahd.o impedindo ómovinento brusco ou a queda da cama.
segundo dos dispositivos de segurança desizi na-se a proporcionar um dispositivo para impedir que a armação da cama se desencaixe dos carris de guia que inclui corpos de engate polarizados para formarem saliência em carris de guia, para manterem o contacto com os carris de guia sempre que a armação da cama oscile horizontalmente.
terceiro dos dispositivos de segurança consiste num dispositivo para a protecção do utilizador aue es_ ς _ tá, na cana, contra a queda ia resma, estando o referido dispositivo colocado entre o lado da armação da cama e o tecto e sendo constituído por una rede de guarda e pelo seu dispositivo de enrolamento, mantendo este último sempre a rede de guarda em tensão, dando tensão à rede não obstante a altura da armação da cama, para garantir a segurança da pessoa que dorme.
quarto dos dispositivos de segurança 6 u® dispositivo para proporcionar um amortecimento do arranque do movimento de subida da armação da cama. Os dispositivos estão instalados entre as extremidades dos membros de cordão da armação da cama ou em amortecedores para regular o limite inferior do movimento da armação da cama para reduzir a carga no motor proporcionando um atraso temporal e eliminar o choque produzido no arranque.
Na presente invenção, a construção da armação da cama ê reforçada pelos meios de fixação dos painéis laterais da armação nesta última. Os painéis laterais la armação são feitos de plástico sob a forma de secções ocas sendo as partes ocas cheias com membros de um núcleo nos pontos em que são fixadas por parafusos na armação da cama de modo a garantir uma ligação rígida.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Numa cama elevatória accionada electricamente, móvel para cima e para, baixo ao longo de carris de guia proporcionados numa armação estrutural, em virtude do enrolamento e desenrolamento de membros de cordão por um dispositivo de accionamento e provida de dispositivos de segurança, a referida cama elevatória é caracterizada por os membros — Ό de cordão rara suspender a armação da cara serem feitos de fitas de aço, estando as referidas fitas fixadas nos tambores oara serem, enroladas em. camadas de acordo com. a sua rotação .
De acordo com a construção descrita atrás, a cama pode ser guardada sob o tecto em postura horizontal quando não estâ a ser usada, permitindo principalmente garan tir utilizações amplas e eficientes do espaço da sala e eliminar os inconvenientes de manusear diariamente as roupas da cama. Nesta cama elevatória, a dimensão total e o volume total do dispositivo de accionamento são consideravelmente reduzidos e a velocidade na parte inferior do movimento da armação da cama são ajustados para satisfazer as condições práticas do funcionamento e também se obtém a redução da potência do motor necessária.
Numa cama elevatória accionada electricamente, móvel para baixo e para cima ao longo de carris de guia proporcionados numa armação estrutural, em virtude do enrolamento e desenrolamento dos membros de cordão accionados por um dispositivo de accionamento e provida de dispositivos de segurança bem como de membros de cordão constituídos por fitas de aço fixadas nos tambores onde são enroladas em camadas de acordo com a sua rotação, o segundo aspecto da presente invenção consiste numa cama elevatória caraeterizada por se prever uma mola helicoidal, para armazenar uma força de polarização com tendência para o movimento ascendente para elevar a armação da cama quando esta última desce e proporcionada num veio de suporte no qual se fixam tambores para enrolar os membros de cordão do disoositivo de acciona
- Ί mento. Nesta cama elevatória, obtêm-se a redução de potência necessária.
Numa cama elevatêria accionada electricamente, móvel para cima e para baixo ao longo de carris de guia proporcionados numa armação estrutural, em virtude do enrolamento e desenrolamento de membros de cordão accionados por um dispositivo de accionamento e provida de dispositivos de dispositivos de segurança, o terceiro aspecto da presente invenção ê caracterizado por o dispositivo de accionamento incluir tambores para enrolar membros de cordão para suspensão da cabeceira e dos pés da cama da armação da cama separadamente de cada lado e por se montarem entre o motor e pelo menos um dos referidos tambores meios de união equipados para engatar e desengatar a transmissão da potência de accionamento, os quais, na condição de desengatados, dão á armação da cama uma postura inclinada longitudinalmente quando accionada para cima.
quarto aspecto da presente invenção consiste na adição de um dispositivo de posicionamento da armação da cama para a cama elevatória durante o movimento para cima e para baixo da armação da cama para controlar com precisão a sua posição de retenção de repouso.
As características novas da presente invenção incluem vários dispositivos de segurança para apoio, os quais são um dispositivo para detectar a perda de tensão e a rotura dos membros de cordão, um dispositivo de prevenção do desengate de qualquer dos braços da armação da cama dos carris de guia, um dispositivo amortecedor para suavizar o arranque da armação da cama e um dispositivo de protecção pa- 8 .x ra impedir a queda do utilizador da cama. Em especial, os dispositivos que impedem o desengate garentem o engate seguro da cama nos carris de guia quando a cama é usada inclinada.
Outras características da presente invenção serão melhor compreendidas a partir da descrição seguinte com referência aos desenhos anexos que mostram formas de rea lização não limitativas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As figuras dos desenhos anexos representam:
A fig. 1, uma vista em perspectiva para ilustrar a construção global de uma cama elevatória convencional dentro de uma sala;
As fig. 2 a 4, ilustram a cama atrás mencionada, sendo
A fig. 2, uma vista em perspectiva de uma estrutura de uma cama elevatória com um dispositivo de accionamento na sua parte superior;
A fig. 3, uma vista geral de frente do seu dispositivo de accionamento;
A fig. 4, uma vista geral em perspectiva de outra forma de realização da cama de elevação;
As fig. 5 a 9, uma cama elevatória segundo a presente invenção, sendo:
A fig. 5, uma vista em perspectiva de uma estrutura correspondente à da fig. 2;
A fig. 6, a sua vista em alçado;
A fig. 7, uma vista de frente do seu disposi- 9 tivo de accionamento, correspondente ao da fig. 3;
As fig. 8 e 9, uma vista de frente e uma vista de corte de um tambor de enrolamento;
As fig. 10 e 11, o quarto aspecto da presente invenção, sendo:
A fig. 10, a vista em planta de pormenor do dispositivo de posicionamento de nível instalado num exemplo de um dispositivo de accionamento;
A fig. 11, uma vista geral de uma cama eleva téria accionada manualmente, em planta (a) e em alçado (b);
As fig. 12 e 13, uma vista de frente e uma vista de lado de um tambor, com as fitas enroladas para ilus trar o primeiro dispositivo de segurança segundo a presente invenção;
As fig. 14 a 16, um dispositivo de inclinação de uma armação de cama, como um aspecto de uma terceira forma de realização da presente invenção; sendo:
A | fig. | 14, | a | sua | vista em | planta; |
A | fig. | 15, | a | sua | vista de | lado; e |
A | fig. | 16, | 0 | seu | circuito | eléctrico do sis |
tema de accionamento;
As fig. 17 a 22, um dispositivo de desencaixe dos braços dos carris de guia para ilustrar um segundo dispositivo de segurança de acordo com a presente invenção; sendo:
As fig. 17 e 18, uma vista de frente e uma vista de lado;
As fig. 19 e 20, as vistas em planta para ilustrar o funcionamento do dispositivo;
A fig. 21, lima vista de lado de outra forma de realização;
A fig. 22, um corte horizontal para ilustrar um dispositivo de encaixe da técnica anterior;
As fig. 23 a 25, um dispositivo de protecção para impedir a queda do utilizador da armação da cama, para Ilustrar um terceiro dispositivo de segurança segundo a pre sente invenção; sendo
A fig. 23, uma vista em perspectiva da estru tura global do dispositivo ;
A fig. 24, a vista com corte vertical; e
A fig. 25, uma vista em perspectiva com as peças separadas:
As fig. 26 a 30, um dispositivo amortecedor para ilustrar o quarto dispositivo de segurança segundo a presente invenção; sendo
A fig. 26, um alçado geral;
A fig. 27, o seu pormenor;
A fig. 28, um gráfico para ilustrar o binário do motor;
A fig. 29, um pormenor de um amortecedor; e
A fig. 30, uma vista lateral de outra forma de realização;
A fig. 31, uma vista ew corte de um painel lateral da armação fixado na armação da cama; e
A fig. 32, um corte da estrutura de fixação da técnica anterior.
MELHOR FORMA DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO
Vai agora descrever-se a construção da cama elevatória segundo a presente invenção, em pormenor, com referência a algumas formas preferidas de realização representadas nos desenhos anexos.
A fig. 1 é uma vista em perspectiva para ilus trar a construção geral de uma cama elevatória convencional no interior de um quarto. Na fig. 1, (1) representa a cama elevatória como um todo e (2) o pavimento de uma sala no qual assenta a cama elevatória. (3) e (4) representam o tec_ to e a parede da sala e (5) representa uma estrutura de armação que constitui um corpo principal para a cama elevatória (1). A estrutura (5) é constituída por quatro colunas com uma secção horizontal que se adapta a funcionar como carris de guia, e vigas (7) que ligam os topos das colunas, representadas a tracejado, sendo estas últimas essenciais especialmente quando a estrutura (5) é montada na sala de maneira independente.
(10) é uma armação da cama, que constitui um outro corpo principal da cama elevatória (1), constituído pelo membro inferior (11) da armação, o painel lateral (12) fixado verticalmente em tomo dos membros (11) da armação da cama (10) e os braços (13). 0 membro (13), ou braço, ê constituído por um membro tubular quadrado com uma secção menor do que a do membro da armação (11), que se estende longitudinalmente ao longo da armação (11) no interior de uma ranhura (6a) de uma coluna (6) para se encaixar com a coluna (6), e uma roldana na extremidade do membro oco.
membro de armação (11) é feito de metal e está associado com membros periféricos e membros de viga interiores no. interior do corpo da armação, f ormando o corpo estrutural principal da armação da cama (10).
Na parte superior do painel lateral (12) da armação da cama (10) está instalado um corrimão (14) e (15) é um membro inferior da armação da cama (10) feito de prancha de madeira ou de molas estendendo-se entre os membros de armação (11).
No interior da armação da cama (10) está colocado um dispositivo de accionamento, designado globalmente por (20), para o movimento vertical da armação da cama (10). 0 dispositivo de accionamento (20) compreende o motor eléctrico (21), o veio de suporte (22), vários tambores de enrolamento fixados no veio (22) e uma fita sem-fim (24) para transmitir a potência do motor (21) ao veio (22). Em cada um dos tambores (23) está fixada uma extremidade do cabo de arame (30) que funciona como elemento de cordão, correndo a sua outra extremidade pela roldana (31) e pela parte oca do braço (13) saliente para o interior do carril de guia (6), aplicando-se à roldana (32) na extremidade do braço (13) θ depois virando-se para cima para atingir a parte superior do carril de guia (6) para nele ser fixado. Por conseguinte, os cabos de arame (30) são enrolados e desenrolados em torno dos tambores de enrolamento (23) pelas rotações de accionamento e deslocam a armação da cama (10) e os seus acessórios verticalmente ao longo do carril de guia (6). A construção geral e a disposição descritas atrás são conhecidas e estão publicadas algures.
Vai agora descrever-se, com referência à fig. 2, a construção fundamental da cama elevatória (l) segundo a presente invenção. Como se mostra na fig. 2, na cama ele- 13 __s ί
vatória (1) segundo a presente invenção, a estrutura (5) é construída com colunas (6) e vigas (7), sendo uma das vigas (7) suportada na parede (4), suportando a estrutura uma caixa (25) que contém o dispositivo de accionamento (20). A disposição interna do dispositivo de accionamento está repre sentada na fig. 3,utilizando-se números de referência análogos aos da fig. 1. Uma parte do cabo de arme (30) que vai para as colunas opostas está indicada com (30a) e corre atra vês da viga (7) para que não fique exposta na sala.
Na presente invenção, o veio de suporte (22) ê suportado rotativamente arcbre e entre os suportes (26), e em torno de uma parte dos membros proporcina-se uma mola em hélice (40). Uma extremidade da mola em hélice (40) está fixada no veio por meio de um disco (41) e a outra extremidade é suportada rotativamente em torno do veio (22) por meio de um disco (42). Por conseguinte, a mola (40), quando o tambor de enrolamento (23) roda para fornecer cabo de arame (30), ê torcida enquanto a armação da cama (10) desce para armazenar energia e, quando o tambor (23) roda para puxar o cabo de arame (30) e a armação da cama (10) sobe, a mola pré-tensionada reduz a carga do motor (21), o que constitui uma característica importante da presente invenção.
Na presente invenção, o peso da caixa (25) contendo o dispositivo de accionamento (20) pode ser suportada na parede (4) através da viga (7) nela fixada e é possível não só reduzir a carga do motor (21) instalado na armação da cama (10), como também a própria estrutura (5) pode ser de construção ligeira sem que o peso do dispositivo de accionamento (20)seja suportado na viga (7).
- 14 Além disso, o volume da caixa (25) pode ser reduzido, para dar origem a uma utilização mais efectiva do espaço por cima da armação da cama (10).
A cama elevatória representada na fig. 4 é um exemplo instalado numa sala, independentemente de qualquer parede. Neste caso, o dispositivo de accionamento está disposto no interior da armação da cama, como na técnica anterior. Porém, o dispositivo de accionamento (20) difere do da técnica anterior da fig.l por incluir uma mola em hélice (40) no veio de suporte (22), embora o seu funcionamen to seja o mesmo.
As fig. 5 a 9 ilustram uma cama elevatória (1) com a construção fundamental segundo a presente invenção. Numa cama elevatória da técnica anterior, os cabos de arame enrolados no tambor tendem a danificar-se por flexão, eu quanto são enrolados em camadas no mesmo e, na pior das hipóteses, verifica-se a rotura do cabo. Há ainda o inconveniente de serem necessárias roldanas intermediárias de trânsito para guiar os cabos em três direcções.
A presente invenção apresenta um dispositivo de accionamento novo para eliminar os defeitos atrás descri, tos. Nesta forma de realização, como se mostra nas fig. 5 e 6, os números de referência da ordem da centena (100) são atribuídos às partes que diferem das das construções anteriores. A caixa suportada numa viga (7) da estrutura (5) está indicada por (125) e o dispositivo de'accionamento (20) aqui contido tem a referência (120) no sistema diferente.
Na caixa (125), como se mostra na fig. 7, um corpo de veio (122), de configuração cilíndrica oca, é su- 15
-c
portado rotativamente em suportes (126) fixados na parte superior da coluna do carril de guia (6).
No corpo do veio (122) está fixado um motor eléctrico (121). 0 motor (121) está fixado num dos referidos suportes (126) e faz rodar o corpo do veio (122) nos dois sentidos para enrolar e desenrolar o membro de cordão (30) nos tambores de enrolamento. Dois flanges (127), como se mos tra na fig. 8, estão colocados a uma certa distância, para formar um tambor de enrolamento (123), θ entre os flanges (127) e em torno do tambor (123), está fixado um novo elemento de cordão (130). Em comparação/cpqi a fig. 3, o motor (121) está contido numa parte oca do corpo do veio (122) e não exige quaisquer meios de fita sem-fim (24) para transmitir a potência do motor (121), tornando a caixa (125) pequena e compacta.
No sistema de accionamento segundo a presente invenção, o membro de cordão (130) é feito de fita de aço com uma largura que se adapta à distância entre os flanges (127). Há quatro fitas montadas no sistema, duas em cada um dos tambores de enrolamento (123) na extremidade do corpo do veio (122). Uma extremidade de cada uma das fitas (130) está fixada na extremidade do braço (13) e a outra extremidade da fita está, como se mostra na fig. 9, fixada numa ranhura de encaixe (128) formada em torno do tambor de enrolamento (123). Na fig. 9, também uma extremidade de uma outra fita (130) disposta ao longo de um carril de gula oposto (6) está fixada numa posição oposta do diâmetro do mesmo tambor (123) para ser enrolada em camadas alternadas.
Na fig. 7, (40) é uma mola helicoidal enrola (__ /
ί ” da em torno do corpo de veio (122) e a sua construção e fun cionamento são os mesmos que os representados na fig. 3.
Na fig. 10, está ilustrado um dispositivo de posicionamento (200) para regular o nível e para controlar o movimento de subida e descida da cama elevatória (1), como um quarto aspecto da presente invenção, e na fig. 11 estão ilustradas as vistas gerais em planta (a) e em alçado (b) de uma cama elevatória.
Convencionalmente, amortecedores proporcionados nas partes inferiores dos carris de guia para suportar as faces inferiores dos braços (13) de uma armação da cama (10) quando desce, e para deter o seu movimento, são bem conhecidos. No entanto, os amortecedores têm de ser colocados por forma a obter a localização precisa nos carris de guia (6) e os processos de ajustamento de cada amortecedor em quatro carris são não só complicados, como também ajustamentos inadequados tornam instável o assentamento de toda a armação da cama (10). Além disso, com amortecedores no limite inferior, devido á descida seguinte da armação da cama (10), o cabo de arame ou de cinta (30) tornam-se soltos e frouxos, tendendo a sair das roldanas (31) e (32).
Na presente invenção, para vencer estes inconvenientes, os movimentos de subida e descida da armada cama (10) são controlados pela operação directa do dispositivo de accionamento (20). Na fig. 10, um dispositivo de posicionamento (200) está instalado numa extremidade de um veio de suporte (22), suportado num suporte (26) numa caixa (25), por meio de sub-suportes (26a), consistindo o dispositivo num corpo tubular (201) fixado no referido veio (22), uma placa móvel (202) de forma quadrada encaixa- 17 cLa cLe maneira amovível por parafuso em tomo do referido cor po tubular (201), o primeiro parafuso de ajustamento (203) enroscado na referida placa móvel (202) paralela ao veio (22) com a sua ponta voltada para o sub-suporte (26a), a sua porca de fixação (204), um suporte de apoio (205) dobrado em forma de Z e fixado no sub-suporte (26a) na sua extremidade da base, o segundo parafuso de ajustamento (207) enro£ cado no referido suporte de apoio (205) na sua extremidade exterior (206) com a sua ponta para o lado da placa móvel (202) e a sua porca de fixação (208). A ponta, quer do para fuso de ajustamento (203), quer do (207), regula, respectivamente, o movimento da placa móvel (202), que se move ao longo da parede lateral do suporte de apoio (205) com uma das suas faces quadradas guiada para trás e para diante (seta) entre a posição em contacto respectivamente com a face exterior do sub-suporte (26a) e a placa móvel (202).
Num exemplo, como se mostra na fig. 11, o dispositivo de posicionamento (200) é aplicado numa cama elevatória (1) accionada manualmente numa direcção perpendjL cular ao veio de suporte (22), por meio do sem-fim (209) e do sem-fim (209a), sendo o eixo de accionamento (210) supor tado na estrutura (5) da cama elevatória (1). No veio (210) proporciona-se uma roda de operação (211) com um limitador de binário e, por operação manual da cadeia de esferas (212) engrenada na referida roda de operação (211), a armação da cama (10) ê deslocada verticalmente. 0 utilizador que opera a armação da cama pode regular directamente a sua operação pelo tacto na cadeia de esferas (212). Por conseguinte, é possivel aplicar este sistema de accionamento
(200) a uma cama elevatória accionada electricamente com in terruptores de fim de curso relacionados com o movimento da placa móvel (202) para regular a amplitude do movimento ver tical da armação da cama (10).
Nas fig. 12 e 13, estão representados, como primeiro dispositivo de segurança segundo a presente invenção, dispositivos detectores (50) da perda de.tensão ou da rotura de membros de cordão (30). Os dispositivos são aplicados na armação da cama (10) representada na fig. 7 e estão dispostos de maneira que cada uma das quatro fitas (130) funcione como membro de cordão para suspender a armação da cama (10). 0 dispositivo é constituído por um rolo de actua ção (51) cilíndrico que se aplica à fita (130), pelo seu veio de suporte (52), espigas de apoio (53) fixadas no suporte (126) em posições distantes do veio (52), molas de tensão (54) suportadas entre o referido veio (52) e a cavilha (53) θ um microinterruptor (55) que contacta com o veio (52) e que actua por ligação-desligação pelo movimento do veio (52). 0 veio (52) ê suportado em furos largos (56) no suporte (126).
dispositivo (50) existe, quer o membro de cordão (30) seja um cabo de arame, quer uma fita. Estão des. critos algures meios para impedir a armação da cama (10) de cair depois da paragem do motor (121).
A seguir explica-se, com referência âs fig.
a 16, o terceiro aspecto da presente invenção, referente è terceira forma de realização. Neste exemplo, como se mostra na fig. 14, no dispositivo de accionamento (20) proporcionam-se dois veios de suporte (22) tendo cada um deles
dois dos quatro tambores de enrolamento (23) e dois conjuntos de meios de cinta sem-fim (24) para a transmissão da potência do motor (21). Por conseguinte, os cabos de arame (30) enrolados nos tambores (23) são divididos em dois grupos (30b) e (30c) para os pês e para a cabeceira da armação da cama (10). No veio de accionamento do motor (21) prevêm-se embraiagens electromagnéticas (21A) e (21B), sendo, pela operação das mesmas, accionados separadamente em cada um dos tambores (23) os cabos de arame (30b) e (30c).
Nesta disposição, quando o dispositivo de ac. cionamento (20) inicia o seu funcionamento ascendente, com uma embraiagem (21B), por exemplo, desligada, estando o cabo de arame (30) para uma linha desligado, a armação da cama (10) é elevada só pelo cabo de arame (30b), para tomar a postura inclinada representada pelas linhas a tracejado na fig. 15. Ror conseguinte, a armação da cama (10) fica com um dos seus lados, a cabeceira ou os pês, mais alto do que o outro lado.
A fig. 16 ê um esquema eléctrico da alimenta ção eléctrica para accionar a cama elevatória (1). No desenho, (PBU), (PBD) e (PBS) são botões de premir para levantar, baixar e parar a armação da cama, (RyU) e (RyD) são relês para os botões de premir para levantar e baixar, RyA e RyB são relês das embraiagens electromagnéticas (21A) e (21B), (RyS) é um relê escalonado para o comutador (SW). (L1),(L2) e (L^) são lâmpadas para indicar os modos de postura da armação da cama (10), quando o comutador (SW) indica lado esquerdo elevado,'•horizontal ou lado direito elevado. (LtA) e (LtB) são sensores de detecção de fases das embraiagens (21Α) e (21B). Se os sensores (LtA) e (LtB) devem ser ajustados para operar a inclinação sô quando a armação da cama (10) está na posição mais baixa, os sensores de detecção de fase, o interruptor de fim de curso para a detecção da posição a partir do nível do solo podem ser usados de um tipo conhecido. Por conseguinte, quando o comutador (SW) for coloca do em posição horizontal, a armação da cama (10) desloca-se em movimento vertical ordinário pela operação do botão de premir, e quando o comutador SW indicar o lado direito para cima, apenas a embraiagem correspondente (21A) ê excitada e o tambor de enrolamento (23) de um lado enrola o cabo de ara me (30b) para tomar a posição representada na fig.13. No movimento de subida da armação da cama (10) há um limite superior e, mesmo que se atrase a actuação no botão de paragem PBS, pela operação do sensor detector de posição (LtA), ê desligada a embraiagem (21A) e a armação da cama (10) pára ai e, durante a permanência na posição inclinada, serão rejeitadas pelo bloqueio todas as operações excepto a operação para baixar o lado direito.
Os meios de embraiagem do dispositivo de accionamento segundo a presente invenção podem ser usados no aspecto básico e no segundo aspecto da presente invenção. As aplicações das embraiagens estão Incluídas no escopo da presente invenção e a situação de cada uma das caixas (25) β (125) representadas nas fig. 2 e 5 podem ser escolhidas para se situarem numa viga (7) perpendicular para corresponder à cabeceira e aos pês da armação da cama (10). Neste caso, a mola helicoidal (40) ê proporcionada no lado do motor (21), como se representa a tracejado na fig. 7, e cada um dos meios { ζ ( ' de embraiagem (C) será situado numa posição representada a tracejado nas fig. 3 e 7.
Na cama elevatória atrás descrita, a armação da cama (10) necessita de um dispositivo de segurança para protecção contra o movimento na sua direcção horizontal. Para garantir o movimento seguro da armação da cama (10) ao longo dos carris de guia (6), cada um dos meios de engate (13) tem de estar bem encaixado na ranhura de guia (6a) do carril de gula (6). Para isso, o carril de guia (6) da técnica anterior, como se mostra na fig. 22, ê constituído por um membro de aço do tipo com perfil em 0 e proporciona-se um rolo como corpo (61) para impedir o desengate, aplicado ao flange (6b) formado na boca da ranhura de guia (6a). Mas, quando da montagem da cama elevatória (1), o corpo de impedimento (61) tem de ser engatado, introduzindo-o todo através do carril de guia (6) na direcção longitudinal, sendo esse trabalho não só complicado como também, quando o encaixe se faz com grande esforço, pode resultar a deformação ou a danificação, quer no corpo de impedimento (61), quer no flange (6b), do que re sulta o desengate do braço (13) do carril de guia (6), Em especial, no terceiro aspecto da presente invenção, quando a armação da cama (10)estiver inclinada, a distância entre os braços (13) nas duas extremidades da armação da cama (10) é relativamente reduzida em comparação com a distância entre os carris (6), podendo verificar-se o desengate com maior fa cilidade.
Então, na presente invenção proporciona-se um dispositivo de impedimento (60), como segundo dispositivo de segurança, em cada um dos braços (13). 0 dispositivo (60) será descrito com referência às fig. 17 a 20. 0 dispositivo de impedimento (60), como se mostra nas fig. 17 e 18,consiste num corpo de impedimento (62), uma mola de compressão (63) para polarizar o corpo de impedimento (62) com tendência para o lado da ranhura de guia (6a) do carril de guia (6). No dispositivo (60), a extremidade distante do braço (13) está dividida horizontalmente em duas partes por uma placa divisora (64) para formar um espaço superior (13a) para conter uma roldana (32) e um espaço inferior (13b). No espaço inferior (13b), está fixada uma placa terminal (65), sendo o corpo de impedimento (62) e a mola (63) instalados introduzindo-se na frente da placa (65), ficando a extremidade livre do corpo de impedimento (62) saliente do espaço inferior (13b) para contactar, como se mostra na fig. 19, com a extremidade da ranhura (6c) do carril de guia (6). Entretanto, na placa inferior do espaço inferior (13b), proporciona-se um furo largo longitudinal (66) e uma ponta de batente (67) proporcionada no corpo de impedimento (62) encaixa-se no furo (66) pa ra determinar um passeio do trajecto do corpo (62), juntamen te com a posição da placa terminal (65) e o comprimento da mola (63).
A fig. 20 mostra o movimento do corpo de impedimento (62) a seguir ao movimento relativo do carril de guia (6) e do braço (13), referindo-se o número (62a) a elementos suplementares fixados no lado do corpo (62) para fazer com que a largura do corpo (62) se adapte à largura da ranhu ra de guia (6a) e para dar ao membro do braço (13) um movimento suave ao longo do carril de guia (6) sem sacudidelas.
A forma do carril de guia (6) não precisa de incluir o flange
-23-/ (6b), como se mostra na fig. 22.
Na fig. 21 está representada uma outra forma de realização do dispositivo de impedimento do desengate (60). No exemplo^ o corpo de impedimento (62A) ê uma placa articulada em charneira na parte inferior do conjunto do braço (13), por meio de um veio (68), e é susceptível de oscilar para fora por efeito da pré-tensão de uma mola de torção (69) apli^ cada em tomo da haste (68). 0 segundo dispositivo de segurança ê susceptível de aplicação nos três exemplos do sistema de accionamento atrás descritos.
Segundo a presente invenção proporciona-se depois um dispositivo de protecção (70), como terceiro dispositivo de segurança, ao longo da aimação da cama (10) para impedir que o utilizador da cama caia da mesma. 0 dispositivo de protecção (70) será explicado com referência âs fig. 23 a 25. 0 dispositivo de protecção (70) cclttpveemíé um rolo de rede de guarda (71) proporcionado entre pelo menos um lado da armação da cama (10) e o tecto (3), e um dispositivo de enrolamento (72) da rede de guarda (71), e está preparado e instalado no comprimento da armação da cama (10) menos uma entrada aos pês e à cabeceira da cama. 0 dispositJL vo de enrolamento (72) ê um conjunto montado, como se mostra nas fig. 24 e 25, constituido por dois suportes (73) fixados no painel lateral (12) da armação da cama (10) para suportar o conjunto, suportando o veio (74) entre os suportes (73), uma mola helicoidal de torção (77), enrolada em torno do eixo de suporte (74) e com uma extremidade fixada no eixo e a outra numa placa terminal (76) de um corpo tubular (75) supor tado rotativamente em torno do veio (74), e uma tampa (73a)
- 24 para todo o conjunto (72) .A rede de guarda (71) está fixada no tecto (3) e no dispositivo de enrolamento (72) por meio de duas barras de fixação (78) ao longo do elemento de fixação (79) no tecto (3) e no corpo cilíndrico (75)· 0 terceiro dispositivo de segurança ê também susceptível de ser aplicado nos tres exemplos de sistema de accionamento atrás descri tos.
Segundo a presente invenção proporciona-se depois dispositivos amortecedores (80), como quarto dispositivo de segurança, para melhorar o funcionamento seguro e sem choques da armação da cama (10) relativamente ao seu movimento e ao membro de cordão (30) no início da operação. 0 dispositivo amortecedor (80.) será explicado com referência às fig. 26 a 30.
A fig. 26 representa uma vista em corte de uma cama elevatória (1) que compreende dois carris de guia (6), uma armação da cama (10), braços (13), cabos de arame (30) como membros de cordão dispostos para o movimento de subida e descida da armação da cama (10). Na extremidade çdstante de cada um dos braços (13) estâ instalado um dispositivo amortecedor (80). Um dos cabos de arame (30) está fixado do lado direito do dispositivo amortecedor (80) numa extremidades, passa depois em tomo de uma roldana (33) suportada na parte superior do carril de guia (6) e através de uma roldana (32) no braço (13)» através do elemento (11) da armação da cama (10), em tomo da roldana (32), do outro lado, voltando para cima a partir de uma roldana (34) na parte inferior do carril de guia (6) para chegar a um dispositivo de accionamento (20) disposto na parte inferior do carril de guia (6) para set ί ’ fixado num tambor de enrolamento (23) na outra extremidade.
outro cabo de arame (30), tendo uma das suas extremidades fixada do lado esquerdo do dispositivo amortecedor (80), passa por uma roldana superior (33) e uma roldana inferior (34), chega ao dispositivo de accionamento (20) para fixarnomesmo tambor meanhisaatide enrolamento que se descreveu. A situação do dispositivo de accionamento (20) não se limita â posição atrás descrita, obtendo-se o movimento vertical da armação da cama (10). (6d) ê um batente para regular o limite inferior da armação da cama (10).
dispositivo amortecedor (80) da presente invenção consiste, como se representa na fig. 27, num corpo cilíndrico (81), as suas placas terminais superior e inferior (82) , um êmbolo (83) móvel no cilindro (81) e que fixa a extremidade do cabo de arame (30) e uma mola helicoidal de com pressão (84)· A mola (84) é inserida entre a placa terminal superior (82) e o êmbolo (83), em torno do cabo de arame (30) e, quando a armação da cama (10) assenta no batente (6d) e na situação de utilização da cama, a mola (84) tem a sua elon gação máxima ou o seu comprimento natural, estando o êmbolo (83) em contacto com a placa terminal inferior (82), enquanto o cabo da arame (30) está sem tensão.
sistema de enrolamento representado na fig.
26, ê susceptível de ser modificado, enquanto a mola (84) do dispositivo amortecedor (80) tiver uma função amortecedora durante o início do movimento da armação da cama (10), e tam bém a posição do dispositivo de accionamento (20) não se limita à que está representada.
^a fig. 29 está representada uma forma de rea
lização do dispositivo de amortecimento (80) disposto no batente (6d) em vez de estar no braço (13). Neste exemplo do dispositivo (80), a mola de compressão (85), bem como dois elos de ligação dobrados (86), estão fixados directamente en tre as placas terminais superior e inferior (82). 0 funciona mento da armação da cama (10) é o mesmo que se descreveu atrás, com um passeio (L) da mola (85) e permitindo a pré-ten são da mola, dada na sua situação de compressão, o arranque suave do movimento da armação da cama (10) e também a redução do binário do motor.
Na fig. 30 está representada uma outra fonna do dispositivo amortecedor (80). Neste exemplo, o dispositivo pode assegurar um passeio (L)suficiente do dispositivo pa ra funcionar numa direcção longitudinal do braço (13) mediate a disposição horizontal do dispositivo (80), tendo sido acrescentado na extremidade da mola (84) um amortecedor de gás (87) para aumentar a sua aeção do amortecimento e reduzir a carga do motor (21). 0 quarto dispositivo de segurança é também aplicável nos vários dispositivos de accionamento.
Além dos vãrios dispositivos de segurança atras descritos, considera-se na cama elevatória (1) segundo a presente invenção, uma construção de segurança da própria armação da cama (10). Na técnica anterior, em geral fixam-se painéis laterais de madeira (12), simplesmente por meio de parafusos, nos membros(11) da armação. Mas os painéis de madeira são não só caros e pouco apropriados para os fins gerais, como também pesados.
Ê pois possível conceber o fabrico dos painéis laterais de plástico oco, mas, neste caso, numa constru
-27 ção em que se fixem os painéis laterais (12) no membro (11) da armação por parafusos, a resistência do próprio painel é insuficiente para suportar o peso do utilizador. Na fig. 32 estão representadas alternativas de fabrico dos painéis laterais (12) do tipo oco, com membros de apoio (92) para garantir a fixação efectiva dos parafusos (9). 0 inconveniente da montagem ê que ê necessário ajustar o furo (93) para o parafuso proporcionado no membro de apoio (92) com o furo (94) no membro (11) da armação, o que exige uma elevada precisão dos dois furos e toma o trabalho da montagem da armação da cama com o parafuso (9)”insitu'’ praticamente impossível.
Na construção do painel lateral segundo a pr£ sente invenção, como se representa na fig. 31, o painel lateral (12) é moldado e feito de plástico duro, tal como cloreto de polivinilo, formando-se, por meio de divisórias (12a), vãrios compartimentos ocos (12bJ com simetria vertical. Usam-se então parafusos de madeira (90) e um membro de núcleo (91) de madeira para preencher os compartimentos ocos. Isso toma o trabalho de montagem muito simples e, embora os painéis laterais sejam de plástico, a fixação do painel lateral (12) na armação da cama (10) é rígida e suficientemente forte para a construção.
FUNCIONAMENTO :
Na construção segundo a presente invenção atrãs descrita, a mola (40) proporcionada no veio (22) no dis positivo de accionamento (20) pode ser adaptada apesar da situação do dispositivo de accionamento (20) e da diferença en tre o veio de suporte (22) e o corpo do veio de suporte (122) ( ' na cama elevatória (1), Quando o tambor (23) roda num sentido para desenrolar o membro de cordão (30), com a descida da armação da cama (10), a mola (40) é torcida para armazenar energia de pré-tensão para reduzir a carga do motor (21) quan do os tambores (23) enrolam o membro de cordão para elevar a armação da cama (10). Isso confere ao dispositivo de acci£ namento (20) segundo a presente invenção uma característica muito vantajosa.
Segundo a presente invenção, a caixa (25) é instalada numa viga suportada ao longo da parede (4) e, por conseguinte, o peso do dispositivo de accionamento (20) na caixa (25) pode ser suportado pela parede (4). Assim, em com paração com o caso em que o dispositivo de accionamento (20) é suportado na armação da cama (10) e também com o caso do suporte numa viga independente (7), não só a carga do motor (21) é reduzida e a estrutura (5) propriamente dita pode ser uma armação ligeira, como também com o menor volume da caixa (25) ou (125), o espaço acima da armação da cama (10) ê utilizado eficientemente pelo utilizador.
No segundo aspecto da presente invenção, a caixa (125) ê, como no exemplo anterior, suportada na viga (7) ao longo da parede (4) e, além disso, o dispositivo de accionamento (120) proporciona o motor (121) no corpo dovèio de .suporte (122) e elimina os membros de fita sem-fim (24) entre os mesmos, como na técnica anterior, podendo então a caixa (125) ser feita mais pequena e mais compacta.
No funcionamento da cama (1),, quando se liga o motor e este roda para enrolar, enrolam-se duas fitas (130) no tambor (123) em camadas uLtemadas e a armação da
- 29 cama (10) eleva-se, enquanto que, quando se; enrola a fita (130), a armação da cama (10) desce. Por conseguinte, evita-r -se 0 inconveniente de os cabos de arame (30)se dobrarem e danificarem e, na pior das hipóteses, se partirem, obtendo-se a forma compacta de um móvel de grandes dimensões.
Suponhamos que a amplitude dos movimentos da armação da cama (10) é de 1 900 mm, a espessura da fita (120) de 1,2 mm θ 0 diâmetro exterior do tambor de enrolamento (123) de 70 mm; da gquação
Tt (35 + 36,2 + 37,4 + ... + 48,2 + 49,4 + 50,6) = 1 900 conclui-se que o diâmetro de 70 mm inicial passa a ser de 101 mm (50, 6x2) no final da subida jielo enrolamento da fita em camadas no tambor (123), resultando daí que a velocidade e o binário do movimento de subida e de descida varia numa relação de cerca de li 1,44 (70:101). Por outras palavras, no funcionamento de subida e descida da armação da cama (10), a velocidade de descida torna-se menor â medida que se aproxima do limite inferior para exigir a confirmação da existân cia de obstáculos, o que constitui uma vantagem por aumentar a segurança do sistema da cama. 0 binário de accionamento para o movimento de subida e descida também varia, mas atinge um máximo nó inicio do enrolamento quando ê necessário um binário de arranque elevado, sendo possível evitar excessos de carga no motor (12L) e obter o funcionamento suave da cama elevatória (1). Além disso, como o binário se toma mínimo no final do enrolamento, mesmo quando se opera bruscamente a armação da cama (10), a pressão do utilizador sobre a cama (10) contra o tecto (3) é pequena e a segurança fica per fpjlamente garantida.
- 30 No terceiro aspecto da presente invenção, primeiramente, antes da explicação da inclinação da armação da cama (10), vai explicar-se utilização quotidiana da cama na posição horizontal. Na fig. 16, o relê escalonado (RyS) estã operado”, sendo a acção da armação da cama (10) confir mada pela lâmpada indicadora (L2); depois, por operação do botão (PBU) ou (PBD), excitam-se ambas as embraiagens electromagnéticas (21A) e (21B), a rotação do motor (21) é trans mitida ao veio de suporte (22), todos os tambores de enrolamento (23) naturalmente enrolam e desenrolam o cabo de arame (30) simultaneamente e no mesmo comprimento, para elevar ou baixar a armação da cama (10). Não há qualquer diferença de fase hem do lado direito nem do lado esquerdo da armação da cama (10), não operando nenhum dos sensores detectores de fase (LtA) e (LtB), funcionando os interruptores de fim de curso (Lt^) ou (Lt2) superior e inferior, junto do tecto (3) e jun to do chão (2) para desligar a energia e parar a armação da cama (10).
Para inclinar a armação da cama (10) da posição horizontal para uma posição com o lado direito mais elevado, como se mostra na fig. 15, comuta-se o comutador (SW) para a posição direita para cima. Acende-se então a lâmpada indicadora (L^) e, confirmado isso, actua-se no botão (PBU). É assim excitada a embraiagem (21A) e fica aberta a embraiagem (21B), o tambor de enrolamento (23) enrola apenas o cabo de arame (30b), para levantar o lado direito da armação da cama (10) para obter a inclinação desejada. 0 sensor de detecçao de fase (LtA) actua então para cortar o circuito do motor e parar a armação da cama (10) e o utilizador da ca
- 31 ma (10) e o utilizador da cama sobe para a mesma para a actividade desejada.
Para recuperar uma postura horizontal da armação da cama (10) a partir da situação direita elevada, mantendo o comutador (SW) como estã, a operação de ligação do botão (PBD) excita apenas a embraiagem (21A) e o tambor (23) desenrola o cabo de arame (30b) para baixar a extremidade da aimação da cama (10). 0 interruptor limitador (Lt2) opera para cortar o circuito do motor e parar a armação da cama (10). 0 caso da inclinação com a parte esquerda elevada e a operação para retorno à posição horizontal é semelhante ao descrito anteriormente.
No quarto aspecto da presente invenção, no veio de suporte (22) do dispositivo de accionamento (20), e£ tã instalado o dispositivo de posicionamento (200)da annação da cama (10). No seu funcionamento, quando se opera o dispositivo de accionamento (20) para os movimentos de subida e descida, o veio de suporte (22) roda para a frente e para trãs e, ao longo da sua rotação, a placa móvel (202), enroscada no corpo tubular (201), desloca-se aproximando-se ao sub-suporte (26a). Por conseguinte, a distância do movimento ê limitada dentro de uma amplitude na qual a ponta do parafuso de ajustamento (203) contacta com a face exterior dos sub-suportes (26a) e a ponta do parafuso de ajustamento (207) contacta com a placa móvel (202) e então quando for detectado o contacto, ê desligado o motor (21). 0 funcionamento dos interruptores limitadores (Lt^) e (Lt2) ê o mesmo que o funcionamento dos movimentos verticais da armação da cama (10) atrãs descrito e independente do enrolamento e desenrolamen- 32 ί χ to cLoa membros de cordão (30) que suspendem a armação da cama (10), sendo a rotação do próprio veio de suporte (22)regulada para controlar o nível e interromper o movimento vertical da armação da cama (10). Ê cnLaro que podem usar-se batentes convencionais sem qualquer inconveniente.
Com referência agora aos dispositivos de segurança adoptados na presente invenção, no primeiro dispositivo de segurança, se se verificar perda de tensão ou rotura da cinta (130), como o elemento de cordão para o movimento vertical da armação da cama (10), o dispositivo de detecção (50) opera de modo a deslocar a roldana de actuação (51) para libertar a prê-tensão da mola (54) para ser contraída e, ao mesmo tempo, pelo movimento do veio de suporte (52) num furo largo (56), o micro-interruptor (55) corta a energia do motor (121). 0 funcionamento serã o mesmo se o membro de cor dão for um cabo de arame em vez da cinta (130) e o dispositi vo detector (50) pode ser instalado na caixa (25) ou (125) ou no interior da armação da cama (10), independentemente dos movimentos verticais da armação da cama (10).
No segundo dispositivo de segurança, o funciç> namento do dispositivo de impedimento do desengate (60) ê o seguinte. Mesmo quando, devido a um movimento horizontal ocasional relativamente ao carril de guia (6), ou também devido â inclinação da armação da cama (10), a distância relativa entre o carril de guia (6) e a armação da cama (10) se modificar como se representa na fig. 20, o corpo de impedimento (62) proporcionado no braço (13), prê-tensionado pela mola (63) , mantêm o contacto com o carril de guia (6).
No terceiro dispositivo de segurança, o fun- 33 cionamento do dispositivo de protecção (70) é o seguinte.
A rede de guarda (71) está pendente do tecto (3) e, pela pré-tensão da mola (77), a rede de guarda (71) está sempre esticada na direcção do enrolamento, embora a altura da armação da cama (10) varie durante o movimento de subida e descida, de modo a ter um comprimento mínimo. Além disso, a força da mola é suficientemente forte para que a rede (71) suporte o peso normal de um utilizador, dando assim o dispositivo (70), como meio de protecção para impedir que o utilizador caia da cama, uma sensação de segurança ao utilizador, para o que contribui também o corrimão (14).
No quarto dispositivo de segurança, o funcionamento do dispositivo amortecedor (80) é o seguinte. No início da subida da armação da cama (10), quando ê accionado o dispositivo de accionamento (20) e o cabo de arame (30) é enrolado, o êmbolo (83) é elevado e a mola (84) é gradualmente comprimida, o êmbolo (83) sobe ao longo do seu passeio (L) para encurtar a mola (84) até um comprimento ajustado e a força de recuperação da mola (84) eleva a armação da cama (10) para estabelecer o equilíbrio entre a força de accionamento e o peso da cama (1).
Na fig. 28 está representada a relação entre o binário do motor (121) e o tempo e, como atrás se descreveu o cabo (30) de accionamento não está fixado directamente no elemento de aplicação (13) na armação da cama (10) e começa a elevar a armação da cama (10) devido à elasticidade da mola de compressão (84) do dispositivo (80), podendo obter-se um atraso temporal durante a subida do êmbolo (83). Além disso, com a pré-tensão da mola (84) pode evitar-se a aplicação brusca de uma carga ao motor (21) e o choque da armação da cama (10). Por conseguinte, é possível aplicar um motor de menor potência, tomando-se o dispositivo de accionamento leve e compacto.
Na construção de fixação do painel (12) da armação no membro (11) da armação, molda-se um painel (12) da armação de tipo oco e, mediante o enchimento dos espaços ocos com um membro de núcleo (91), como membro de apoio, e sem a necessidade de furos muito precisos para os parafusos nos membros (11) e (12), montam-se as estruturas usando parafusos de madeira (90).
Aplicabilidade industrial
Numa cama elevatória móvel entre uma posição descida junto ao chão, quando em uso, e uma posição elevada de armazenamento no tecto, para tornar o espaço sob a cama utilizável, a cama elevatória segundo a presente invenção apresenta aperfeiçoamentos novos da construção básica do dispositivo de accionamento. Em primeiro lugar, o membro de cordão para a suspensão e o accionamento da armação da cama é feito de fita e é enrolado nos tambores de enrolamento em camadas. Isso toma não só o dispositivo de accionamento mais pequeno como a velocidade e o movimento da cama mais seguros. Em segundo lugar, a adição de meios de molas com uma pré-tensão ao dispositivo de accionamento toma possível ter um conjunto mais pequeno e mais leve do dispositivo de accionamento eficaz para a utilização do espaço e globalmente estético.
terceiro aperfeiçoamento e o mais importan te consiste no facto de o dispositivo de accionamento segundo a presente invenção ter característica de proporcionar uma cama com inclinação para várias utilizações.
No dispositivo de accionamento segundo a presente invenção, instala-se um dispositivo de posicionamento para operar eficientemente em qualquer movimento vertical da armação da cama.
Na cama elevatória segundo a presente invenção, vários dispositivos de segurança correspondentes às funções dos dispositivos de accionamento garantem os movimentos seguros do móvel de grandes dimensões. A cama elevatória contribui para a vida moderna em especial em quartos pequenos.
Claims (8)
- REIVINDICAÇÕE1.- Cama elevatória accionada electricamente, móvel para cima e para baixo ao longo de carris de guia proporcionados numa armação estrutural, pela operação de enrolamento e desenrolamento de membros de cordão por um dispositivo de accionamento e provida de dispositivos de segurança, caracterizada por os referidos dispositivos de accionamento estarem instalados na referida armação estrutural e os referidos membros de cordão para suspender a referida armação da cama serem feitos de fitas de aço fixadas em tambores e destinadas a ser enroladas em camadas de acordo com a rotação dos mesmos.
- 2.- Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por se proporcionar uma mola helicoidal para armazenar uma força de prê-tensionamento com tendência para elevar a referida armação da cama quando esta última desce, sendo a mola-377 montada num veio no qual estão fixados os tambores do dispositivo de accionamento.
- 3. - Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracte rizada por um dispositivo de accionamento incluir tambores que enrolam membros de cordão para suspender a cabeceira e os pés da cama da referida armação da cama separadamente uma dos outros e por se montarem entre o motor de accionamento e pelo menos um dos tambores referidos, meios de embraiagem para engatar e desengatar a transmissão da potência de accionamento, os quais, quando desengatados, conferem ã armação da cama uma postura inclinada quando accionada para cima.
- 4. - Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracte rizada por o referido dispositivo de accionamento incluir um dispositivo de posicionamento para regular os limites superior e inferior do movimento da armação da cama.
- 5. - Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracte, rizada por os referidos dispositivos de segurança compreenderem um dispositivo de detecção de qualquer perda de tensão ou rotura dos membros de cordão, por actuação de meios de contacto polarizados por uma mola.
- 6. - Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracte rizada por os referidos dispositivos de segurança compreenderem dispositivos de impedimento dispostos em cada uma das extremidades de braços de uma armação da cama para impedir o desengate de qualquer dos referidos braços de um carril de guia e consistindo cada um desses dispositivos de impedimento num corpo saliente e numa mola de polarização que dã a tendência ao referido corpo para a posição horizontal relativamente ã parede terminal do referido carril de guia.
- 7. - Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os referidos dispositivos de segurança compreenderem dispositivos de protecção dispostos em pelo menos um dos lados da referida armação da cama a partir do tecto para impedir que o utilizador da cama caia da mesma, sendo o referido dispositivo de segurança constituído por uma rede de guarda e por um dispositivo de enrolamento da mesma, mantendo este último a referida rede de guar da sempre esticada por meio de uma mola, independentemente da altu ra da armação da cama, para garantir a segurança do utilizador quando dorme.
- 8. - Cama elevatória de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os referidos dispositivos de segurança compreenderem dispositivos amortecedores dispostos entre cada extremidade dos referidos membros dc cordão e os referidos membros de engate com a referida armação da cama para melhorar o funcionamento no arranque
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP1988036238U JPH07119Y2 (ja) | 1988-03-18 | 1988-03-18 | 電動式昇降ベッド |
JP1988081385U JPH061005Y2 (ja) | 1988-06-20 | 1988-06-20 | 昇降ベツドにおける昇降位置決め装置 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT89704A PT89704A (pt) | 1989-11-10 |
PT89704B true PT89704B (pt) | 1994-06-30 |
Family
ID=31262853
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT89704A PT89704B (pt) | 1988-03-18 | 1989-02-13 | Cama elevatoria |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5020169A (pt) |
JP (1) | JPH07119Y2 (pt) |
AT (1) | AT399813B (pt) |
BE (1) | BE1002704A3 (pt) |
CH (1) | CH678145A5 (pt) |
DE (1) | DE3827300A1 (pt) |
DK (1) | DK66889A (pt) |
ES (1) | ES2013019A6 (pt) |
FR (1) | FR2628619B1 (pt) |
GB (1) | GB2208595B (pt) |
IT (1) | IT1229871B (pt) |
NL (1) | NL191574C (pt) |
PT (1) | PT89704B (pt) |
SE (1) | SE8802870L (pt) |
Families Citing this family (63)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2633814A1 (fr) * | 1988-06-09 | 1990-01-12 | Berthilier Gilbert | Systeme de lit escamotable pour pieces d'habitation de petites dimensions |
FR2643244A1 (fr) * | 1989-02-23 | 1990-08-24 | Vial Arnoult | Dispositif permettant le deplacement vertical d'un lit a l'interieur d'une structure |
FR2659005A1 (fr) * | 1990-03-02 | 1991-09-06 | Cartier Jacques | Lit reglable en hauteur. |
US5363520A (en) * | 1990-09-10 | 1994-11-15 | Lyne Jr Robert C | Space-saving bed |
FR2668347A1 (fr) * | 1990-10-26 | 1992-04-30 | Mobespace | Dispositif d'entrainement motorise pour systeme de lit escamotable au plafond. |
DE9108135U1 (de) * | 1991-07-02 | 1991-09-19 | Klaus, Anton, 8178 Gaißach | Bettkonstruktion zur Raumeinsparung bei Dachgeschoßbauten |
CN2158212Y (zh) * | 1993-03-16 | 1994-03-09 | 林柏青 | 悬挂式活动卧床 |
DE4327771A1 (de) * | 1993-08-18 | 1995-02-23 | Funke Geb Kg | An einer Unterfläche anbringbarer Stauraum |
FR2720243A1 (fr) * | 1994-05-30 | 1995-12-01 | Pharmedic | Structure de lit. |
JP3442863B2 (ja) * | 1994-06-10 | 2003-09-02 | 隆 松浦 | 離脱枠と離脱枠の移動昇降装置を持つ傷病者用ベッド |
US5599268A (en) * | 1994-07-20 | 1997-02-04 | Tetra Laval Holdings & Finance S.A. | Belt driven linear transport apparatus for packaging machine |
US5566412A (en) * | 1995-03-16 | 1996-10-22 | Arnold; George M. | Inclinable bed frame assembly |
AT2047U1 (de) * | 1997-08-22 | 1998-04-27 | Trattner Manfred | Höhenverstellbares bett |
SG83097A1 (en) * | 1997-11-07 | 2001-09-18 | Noblehouse Of Lions Pte Ltd | Retractable bed system |
AU2357800A (en) * | 1998-12-11 | 2000-06-26 | Hill-Rom, Inc. | Hospital bed mechanisms |
JP4503778B2 (ja) * | 2000-03-29 | 2010-07-14 | 本田技研工業株式会社 | 除雪機 |
EP1201163A1 (de) | 2000-10-30 | 2002-05-02 | Gerhart W. Vilsmeier | Liftbett mit Gurtantrieb |
EP1216633B1 (de) * | 2000-12-15 | 2007-02-21 | Gerhart W. Vilsmeier | Liftbett |
AUPR539401A0 (en) * | 2001-05-31 | 2001-06-28 | Blazely, Ann Marie | Position adjustable bed assembly |
DE10153448A1 (de) * | 2001-10-30 | 2003-05-15 | Heinz Severin | Vorrichtung zum Absenken bzw. Anheben eines Hubbetts |
US7472437B2 (en) | 2002-04-19 | 2009-01-06 | Hill-Rom Services, Inc. | Hospital bed obstacle detection device and method |
US6629322B1 (en) * | 2002-05-03 | 2003-10-07 | Skyline Corporation | Manual assisted vertical lift bed |
US7377362B2 (en) * | 2002-12-02 | 2008-05-27 | Rbw Industries, Inc. | Lift system |
US8136181B2 (en) | 2003-01-27 | 2012-03-20 | Emmett James Roepke | System and method for retractable furniture unit |
US6829791B2 (en) * | 2003-01-27 | 2004-12-14 | Emmett James Roepke | System and method for retractable furniture unit |
US9380881B2 (en) * | 2003-07-31 | 2016-07-05 | Lippert Components, Inc. | Strap bed lift |
US6983979B2 (en) * | 2003-07-31 | 2006-01-10 | Happijac Company | System for moving beds |
ITVI20030172A1 (it) * | 2003-09-11 | 2005-03-12 | Giancarlo Brun | Letto del tipo cosiddetto "a scomparsa" |
DE60323976D1 (de) | 2003-09-18 | 2008-11-20 | Nicolas Kaempfen | Ausziehbares Plattformbett |
US7003824B2 (en) | 2003-10-03 | 2006-02-28 | Invacare Corporation | Bed with anti-rattle mechanism for a bed rail |
US20050239586A1 (en) * | 2004-04-27 | 2005-10-27 | Nebel Michael W | Bed lift |
AT502204B1 (de) * | 2005-07-20 | 2012-10-15 | Blum Gmbh Julius | Antrieb für ein bewegbares möbelteil |
US7437782B1 (en) * | 2006-01-06 | 2008-10-21 | Joerns Healthcare Inc. | Load sensing safety device for vertical lift |
US8418814B1 (en) * | 2006-04-03 | 2013-04-16 | Thomas L. Byers | Lifting system |
WO2008079874A1 (en) * | 2006-12-20 | 2008-07-03 | Hill-Rom Services, Inc. | Lift system for a patient- support apparatus |
US20090106896A1 (en) * | 2007-02-13 | 2009-04-30 | Rbw Industries, Inc. | Fold-Out Bed Frame |
ES2374686T3 (es) | 2007-05-14 | 2012-02-21 | Historx, Inc. | Separación en compartimentos por caracterización de píxel usando agrupamiento de datos de imágenes. |
CA2604317C (en) | 2007-08-06 | 2017-02-28 | Historx, Inc. | Methods and system for validating sample images for quantitative immunoassays |
US7874026B2 (en) * | 2007-08-24 | 2011-01-25 | Double Space Bed Systems, Inc. | System and method for raising and lowering a bed |
DE102007049500A1 (de) * | 2007-10-15 | 2009-04-23 | Hans-Peter Barthelt | Tiefliegebett |
US9240043B2 (en) * | 2008-09-16 | 2016-01-19 | Novartis Ag | Reproducible quantification of biomarker expression |
AU2010201432B2 (en) * | 2009-04-17 | 2015-01-22 | Maxi-Care Promotions Pty. Ltd. | Pedestal end for patients bed |
US20100281666A1 (en) * | 2009-05-06 | 2010-11-11 | Lin-Yao Tseng | Assembling device for bed assembly |
FR2951372B1 (fr) * | 2009-10-20 | 2011-12-09 | Hill Rom Sas | Lit d'hopital ou d'hebergement a plan de couchage reglable |
ITPI20110115A1 (it) * | 2011-10-13 | 2013-04-14 | St La Srl | Dispositivo di guida per letti di veicoli ricreativi provvisti di sistemi di sollevamento a cinghia. |
SG11201502543QA (en) * | 2012-10-02 | 2015-04-29 | Paul Michael Coupe | A container/building system |
US20150239387A1 (en) * | 2014-02-24 | 2015-08-27 | Infonet Corporation dba Summit Products, Inc. | Lift assembly |
US9656590B2 (en) | 2014-05-15 | 2017-05-23 | Lippert Components, Inc. | Bed lift mounting member |
US20160015186A1 (en) * | 2014-06-24 | 2016-01-21 | David Wright | Convertible Bed Frame and Convertible Cover |
EP2987429B1 (de) * | 2014-08-20 | 2016-09-07 | Alu-Line Metallbearbeitungs GmbH | Vertikal bewegliche Hubbett-Vorrichtung |
ITUB20153427A1 (it) * | 2015-09-04 | 2017-03-04 | St La Srl | Dispositivo per la movimentazione verticale bilanciata di un letto sospeso |
CN105877271A (zh) * | 2016-05-23 | 2016-08-24 | 太仓东泰精密机械有限公司 | 一种房车用平板升降床 |
US10463161B2 (en) * | 2016-07-26 | 2019-11-05 | Lippert Components, Inc. | Furniture lifting system |
US10624805B2 (en) * | 2017-04-19 | 2020-04-21 | Mike Mahjoubi | Patient transfer system |
USD816367S1 (en) * | 2017-06-20 | 2018-05-01 | Anthony Stone | Bed |
US11406548B2 (en) | 2018-09-27 | 2022-08-09 | Hill-Rom Services, Inc. | Obstacle detection IR beam filter |
US11479981B2 (en) * | 2019-05-29 | 2022-10-25 | Hall Labs Llc | Systems for releasably securing a platform |
CN110720791B (zh) * | 2019-11-13 | 2021-01-12 | 华北理工大学 | 一种工业设计模型的展示装置 |
CN111060510B (zh) * | 2019-12-31 | 2022-03-25 | 中国科学院空间应用工程与技术中心 | 一种材料舱外光学巡检的驱动装置以及暴露平台 |
US11617447B2 (en) | 2020-09-10 | 2023-04-04 | Jason Clary | Cantilevered (floating) furniture system, devices and associated methods |
CN112315269A (zh) * | 2020-11-04 | 2021-02-05 | 武汉至道设计有限公司 | 一种陈列馆模型设计用具备防护结构的模型展台 |
CN112586945B (zh) * | 2020-12-07 | 2021-12-14 | 咸宁职业技术学院 | 具有角度调节功能的农业推广用农机具展示台 |
CN113475894B (zh) * | 2021-07-29 | 2023-06-27 | 广东华盛家具集团有限公司 | 一种可防摔落的双层学生公寓床 |
Family Cites Families (20)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US593445A (en) * | 1897-11-09 | The nor | ||
US1301186A (en) * | 1917-05-07 | 1919-04-22 | Theodore H Sorlien | Friction counterpoised windlass-drum. |
US1696412A (en) * | 1926-06-18 | 1928-12-25 | Thornton W Price | Ceiling bed |
US1945875A (en) * | 1931-08-13 | 1934-02-06 | Simmons Co | Folding berth |
US2968048A (en) * | 1954-11-01 | 1961-01-17 | Roberge Guy | Hoist for beds |
GB911046A (en) * | 1958-09-30 | 1962-11-21 | Euno Angeli | Improved hoisting apparatus |
US3266062A (en) * | 1962-02-26 | 1966-08-16 | Clark Equipment Co | Retractable bed |
DE1962618U (de) * | 1967-03-03 | 1967-06-22 | Gerhart W Dipl Ing Vilsmeier | Senkrecht zuer bettebene bewegbares bett, das bei nichtbenutzung an der zimmerdecke in horizontaler lage aufbewahrt wird. |
US3665527A (en) * | 1968-10-02 | 1972-05-30 | Vincente Emo Gonzalez | Concealable beds |
DE2040878A1 (de) * | 1970-08-18 | 1972-05-18 | Hans Ostertag | Schlafstaette zum Umwandeln und zum Schaukeln |
JPS4996205U (pt) * | 1972-12-08 | 1974-08-20 | ||
US4058860A (en) * | 1976-03-01 | 1977-11-22 | Kenneth Daidone | Suspended bed with height control |
GB2033739B (en) * | 1978-10-03 | 1983-03-30 | James Investments | Net bed |
DE2927166A1 (de) * | 1979-07-05 | 1981-01-08 | Hermann J Kleine | Deckenverkleidung mit mindestens einer deckenplatte oder -tafel bzw. einem deckenpaneel |
DE8013029U1 (de) * | 1980-05-14 | 1980-09-04 | Dethleffs Caravans Gmbh, 7972 Isny | Wohnwagen mit einem selbsttätig auf und ab bewegbaren Bett |
GB2140386B (en) * | 1983-05-23 | 1986-11-05 | David Lance Anthony Stockton | Lifting mechanism for showing eg a play surface |
JPH0231008Y2 (pt) * | 1984-12-28 | 1990-08-21 | ||
JPS61174097A (ja) * | 1985-01-25 | 1986-08-05 | 金子 哲也 | ベツドの昇降装置 |
FR2591876B1 (fr) * | 1985-12-20 | 1988-02-19 | Avril Joel | Dispositif de lit escamotable place dans une surelevation repliable de vehicule ou dans un lieu d'habitation |
GB2199803B (en) * | 1987-01-20 | 1991-05-29 | Sanwa Shutter Corp | Elevation bed |
-
1988
- 1988-03-18 JP JP1988036238U patent/JPH07119Y2/ja not_active Expired - Lifetime
- 1988-08-11 SE SE8802870A patent/SE8802870L/ not_active Application Discontinuation
- 1988-08-11 DE DE3827300A patent/DE3827300A1/de not_active Withdrawn
- 1988-08-12 US US07/231,762 patent/US5020169A/en not_active Expired - Fee Related
- 1988-08-12 GB GB8819167A patent/GB2208595B/en not_active Expired - Lifetime
-
1989
- 1989-02-08 FR FR8901606A patent/FR2628619B1/fr not_active Expired - Fee Related
- 1989-02-09 BE BE8900132A patent/BE1002704A3/fr not_active IP Right Cessation
- 1989-02-10 ES ES898900500A patent/ES2013019A6/es not_active Expired - Fee Related
- 1989-02-10 AT AT0028689A patent/AT399813B/de not_active IP Right Cessation
- 1989-02-13 PT PT89704A patent/PT89704B/pt not_active IP Right Cessation
- 1989-02-13 NL NL8900342A patent/NL191574C/xx not_active IP Right Cessation
- 1989-02-13 DK DK066889A patent/DK66889A/da not_active Application Discontinuation
- 1989-02-13 IT IT8919419A patent/IT1229871B/it active
- 1989-02-13 CH CH493/89A patent/CH678145A5/de not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DK66889D0 (da) | 1989-02-13 |
SE8802870L (sv) | 1989-02-14 |
IT1229871B (it) | 1991-09-13 |
FR2628619B1 (fr) | 1994-05-20 |
JPH01141663U (pt) | 1989-09-28 |
GB2208595B (en) | 1992-01-29 |
IT8919419A0 (it) | 1989-02-13 |
PT89704A (pt) | 1989-11-10 |
FR2628619A1 (fr) | 1989-09-22 |
ATA28689A (de) | 1994-12-15 |
SE8802870D0 (sv) | 1988-08-11 |
AT399813B (de) | 1995-07-25 |
JPH07119Y2 (ja) | 1995-01-11 |
GB8819167D0 (en) | 1988-09-14 |
NL191574B (nl) | 1995-06-01 |
NL8900342A (nl) | 1989-10-16 |
DK66889A (da) | 1989-09-19 |
DE3827300A1 (de) | 1989-02-23 |
BE1002704A3 (fr) | 1991-05-14 |
US5020169A (en) | 1991-06-04 |
GB2208595A (en) | 1989-04-12 |
NL191574C (nl) | 1995-10-03 |
CH678145A5 (en) | 1991-08-15 |
ES2013019A6 (es) | 1990-04-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT89704B (pt) | Cama elevatoria | |
EP1243742B1 (en) | Cordless, balanced window covering | |
US6330899B1 (en) | Cordless balanced window covering | |
US4837877A (en) | Elevation bed | |
JP6145093B2 (ja) | 窓覆い用のコードなし格納式ローラシェード | |
US7984745B2 (en) | Cordless window blind structure | |
US20040154758A1 (en) | Pull down, push up, shade apparatus | |
US5482100A (en) | Cordless, balanced venetian blind or shade with consistent variable force spring motor | |
US7287570B2 (en) | Window covering lifting system and method | |
US6837294B2 (en) | Pull down, push up, shade assembly | |
US7419204B2 (en) | Powered ramp door lift | |
US6886661B1 (en) | Motorized access ladder for elevated areas | |
US20030085002A1 (en) | Cordless blind | |
CA2558707A1 (en) | Worm gear drive mechanism for a covering for architectural openings | |
JP2008025189A (ja) | 安全機構を備えた防火シャッター | |
ES2966104T3 (es) | Cabina de ascensor con plataforma de trabajo plegable | |
JP2009235816A (ja) | 階段 | |
WO2006074653A1 (en) | A winding device for a cord guidance system of a screening device for the screening of a window | |
JP2006188840A (ja) | 駐車装置と昇降装置 | |
US20030192653A1 (en) | Venetian blind with concealed lift cords | |
CA1335232C (en) | Elevation bed | |
JP2010207544A (ja) | 寝具昇降装置 | |
JP2008184848A (ja) | オーバーヘッドドア | |
JPH0750551Y2 (ja) | ブラインドのスラット昇降装置 | |
TWI673404B (zh) | 電動曬衣架 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19931215 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19960630 |