PT89204B - Processo para a preparacao de um agente edulcorante - Google Patents

Processo para a preparacao de um agente edulcorante Download PDF

Info

Publication number
PT89204B
PT89204B PT89204A PT8920488A PT89204B PT 89204 B PT89204 B PT 89204B PT 89204 A PT89204 A PT 89204A PT 8920488 A PT8920488 A PT 8920488A PT 89204 B PT89204 B PT 89204B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
weight
incorporated
sweetening agent
mixture
Prior art date
Application number
PT89204A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89204A (pt
Inventor
Rainer Wild
Original Assignee
Wild Gmbh & Co Kg Rudolf
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=25862661&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT89204(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from DE3741961A external-priority patent/DE3741961C1/de
Application filed by Wild Gmbh & Co Kg Rudolf filed Critical Wild Gmbh & Co Kg Rudolf
Publication of PT89204A publication Critical patent/PT89204A/pt
Publication of PT89204B publication Critical patent/PT89204B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L27/00Spices; Flavouring agents or condiments; Artificial sweetening agents; Table salts; Dietetic salt substitutes; Preparation or treatment thereof
    • A23L27/30Artificial sweetening agents
    • A23L27/31Artificial sweetening agents containing amino acids, nucleotides, peptides or derivatives
    • A23L27/32Artificial sweetening agents containing amino acids, nucleotides, peptides or derivatives containing dipeptides or derivatives
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L27/00Spices; Flavouring agents or condiments; Artificial sweetening agents; Table salts; Dietetic salt substitutes; Preparation or treatment thereof
    • A23L27/30Artificial sweetening agents

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Seasonings (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Preparation Of Fruits And Vegetables (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Outer Garments And Coats (AREA)

Description

Descrição
A presente invenção refere-se a um agente edulcorante com um aroma semelhante a sacarose melhorada, a um produto feito com ele, a um processo para o produzir e à sua utilização. Com objectivos de dieta ou médicos, são cada vez mais utilizados os edulcorantes sintéticos de baixo valor nutricial em substituição do açúcar para reduzir a ingestão de calorias. Excluindo a sacarina e os ciclamatos que são já conhecidos há muito tempo, o aspartamo (éster letílico de L-aspartil-L-fenil-alalina) e o acessulfano k(eal de 6-metil-l,2,3-oxatiazina-4(3H)-ona-2,2-dióxido de potássio) são os únicos edulcorantes sintéticos importantes. Em contraste com os substitutos de açúcar tais como frutose, xilite, sorbitol e manitol, eles não são fontes de energia e assim uilizam-se cada vez mais em alimentos de baixo conteúdo em calorias.
Uma experiência importante para estes eduloorantes é o poder edulcorante que em comparação oom a sacarose é substancialmente maior.
As sacarinas e os ciclamatos tem, contudo, a desvantagem de deixar um sabor residual amargo na boca. Embora o aspartamo tenha um sabor muito bom, tem uma estabilidade limitada. 0 acessulfamo k não é tão toce como o aspartamo, mas tem um período de conservação mais longo.
Como descrito na Patente Alemã 2 56o 544, foram já feitas tentativas para eliminar estas propriedades desvanta-josas para mistura dos eduloorantes.
As misturas de eduloorantes utilizam-se especialmente porque assim o aroma doce muitas vezes aumenta sinergeticamente, pelo qãe, em comparação oom eduloorantes puros pode poupar-se uma determinada quantidade de edulcorante.
Outra razão para a utilização de misturas de eduloorantes é que alguns dos eduloorantes conhecidos desenvolvem a sua doçura na lingua muito tarde, enquanto outros êeixam um sabor doce muito cedo, desaparecendo, no entanto, este, muito rápido. Esta desvantagem pode ser largamente ultrapassada por mistura de eduloorantes de doçura mais duradoura ou através da mistura oom açúcares naturais, se se desejar.
Um método de melhorar a aroma do acessulfamo k nas preparações domésticas é conhecido do Pedido de Patente Alemão 5351517 em que o acessulfamo k antes de se utilizar, mistura-se uniformemente oom outros substâncias e utiliza-se na forma desta mistura. Utilizam-se para a mistura aminoácidos ou misturas de aminoácidos de preferência glicina e ácido glutámico ou glutamato de mono-sódio.
- 2 Além disso, a Patente Alemã
560 544 e o Pedido de Patente Alemã 2556 109 descrevem alimentos eduloorados e edulcorantes modificados respectivamente que contém aspartamo, opoionalmente misturado com sacarina, um ciolamato ou sacarose, assim como sulfato de alumínio e potássio e/ou naringina, naringenina-5- ramnosido glucosido como modificadores de aroma em quantidades eficazes para modificar a duração de doçura depois do sabor do edulcorante atrás referido.
Pedido de Patente Alemã 34 22 247 descreve um método de preparar um veículo para eduloorantes em que um monossacárideo ou dissacarídeo especial reage com uma solução aquosa de sacarose para formar uma mistura gluco-oligo-sacarídea.
A Patente Japonesa 59-154956 descreve um agente edlucorante que consiste de acessulfamo k e flutose.
Assim, todos as misturas edulcorantes conhecidas referem-se a misturas de edulcorantes sintéticas tendo compostos químicos definidos.
Pedido de Patente Alemã 1255467 descreve um método para produzir um agente edulcorante sem cor por trituração de frutos pomáceos, aquecimento da mistura, separação, limpeza e concentração do sumo.
Pedido de Patente Alemã 2456924 refere-se à preparação de um edulcorante que contém aspartamo como 0 edulcorante sintético metido num material de formação da matriz. Os chamados agentes de fusão que podem também ser cristais de sumo utilizam-se como material de formação da matriz. Aqui não se obtem um agente edulcorante com um aroma semelhante a sacarose melhorado.
- 3 E desejável que, especialmente, a semelhança do aroma à sacarose de misturas eduloorantes seja ainda melhorada porque o aroma dooe da sacarose se tornou o padrão em relação ao qual a doçura de todos os eduloorantes é julgada.
Assim, o objeotivo desta invenção ê proporcionar um agente edulcorante e um produto seco feito eom ele com um aroma semelhante a sacarose melhorado e indioar um método de produzir.
Este objeotivo é conseguido com um agente edulcorante do tipo atrás referido que contém;
a) pelo menos um eduoorante sintético, e
b) pelo menos uma preparação de frutos desaromatizados e concentrada oom um conteúdo em sólidos secos de 60 a 80° Brix.
produto seco desta invenção contém um t al agente edulcorante e pelo menos um giaterial veículo.
componente a) no agente edulcorante desta invenção é de preferência, aspartamo, aoessulfamo k, ciolamato de sódio ou sacarina. Um ou vários destes edulcorantes podem utilizar-se para misturar com o componente
b). E preferencial, contudo, a utilização de uma mistura constituída por dois eduloorantes, sendo especialmente preferencial uma mistura de aspartamo e aoessulfamo k.
Podem também utilizar-se uma ou várias preparações de frutos concentrados como componente b). As preparações de frutos podem fazer-se de frutos de cor clara e frutos de oor escura. As preparações de frutos feitas de frutos de cor clara, especialmente maça, pera, uva, limão pêssego, ananás e laranja são convenientemente utilizados. As misturas de duas preparações de frutos, por exemplo,
- 4 misturas de pera e ananás ou uva e laranja, são especialmente adequadas. Estas preparações de frutos tem conteúdos de sólidos secos de 60 a 80° Brix.
As preparações de frutos obtem-se por clarificação de concentrados de sumo, por exemplo, por filtração, por desaromatização, através de evaporação por vácuo e por concentração, se se desejar, através de ultra-filtração ou osmose inversa. Um tratamento correspondente dos concentrados resultantes em permutadores de iões ajusta o seu teor em ácido até ao valor desejado; se necessário, os concentrados são adicionalmente ajustados para o conteúdo em sólidos secos desejados. A quantidade total de ácido, determinada como título (de acordo com ml de KOH 1 U por 10 g de preparação de frutos) varia, convenientemente, na gama de 0,01 a 6 ml de KOH 1 U por 10 g de preparação de frutos.
A quantidade de componentes a) e b) no agente edulcorante desta invenção depende respetivamente dos fins pretendidos para a mistura. Utilizam-se, de preferência, 0,3 a 10,0% em peso do componente a), e sendo especialmente preferenciais 1,0 a 6.0% em peso; quando se utiliza uma mistura de dois edulcorantes, a quantidade dos componentes individuais pode variar respectivamente na gama de 0,15 a 5,0% em peso. A quantidade de componente .b) varia, de preferência, de 40,0 a 98,0% em peso, com base no agente.
Á adição de maltol ao agente edulcorante é preferenciai porque intensifica ainda mais o aroma semelhante a sacarose do agente edulcorante desta invenção. 0 maltol utiliza-se de preferência numa quantidade de 0,005 a 1,0% em peso, com base no agente, sendo especialmente preferencial uma quantidade de 0,025 a 1,0% em peso.
Quando o agente edulcorante desta inver ção se utiliza para edulcorar alimentos líquidos, especial
mente bebidas, ele pode conter também água e outros aditivos tais como ácido ascórbioo. A quantidade de ácido asoórbico varia de preferência na gama de 0,1 a 0,2% em peso.
Surpreendentemente, verificou-se que o agente edulcorante desta invenção tem um sabor semelhante a saoarose consideravelmente melhorado em comparação com as misturas conhecidas de edulcorantes.
Uma vez que na mistura constituída por agentes edulcorantes e preparação de frutos natural se intensifica sinergeticamente o aroma dooe, a quantidade de edulcorantes sintéticos pode reduzir-se consideravelmente porque a preparação de frutos aumenta a doçura dos edulcorantes sintéticos muito mais do que as misturas conhecidas de edulcorantes. 35, por exemplo, suficiente adicionar-se 0,5 a 1,8 % em peso do agente edulcorante desta invenção a alimentos para se obter uma doçura semelhante a sacarose.
agente edulcorante desta invenção e o produto seoo feito com ele são especialmente adequados para alimentos líquidos edulcorantes tais como bebidas, ou produtos diários tais como produtos de leite com um conteúdo em gordura de 0,3 a 10%, por exernplo, iogurtes de frutas ou manteiga com fruta ou gelados.
agente edulcorante desta invenção pode utilizar-se na forma líquida e sólida. 0 produto seoo pode obter-se da forma líquida pelas técnicas comuns, tais como secagem por aspersão e/ou secagem por vácuo e/ou secagem por tambor e/ou secagem por congelação, utilizando materiais veículo adequados tais como maltodextrina ou lactose. 0 produto seoo desta invenção pode, então, utilizar-se na forma de pó, na forma granular, por exemplo, como edulcorante de baixa densidade mássica, para fins de aspersão, ou na forma de pastilha depois de comprimida.
Quando se fazem pastilhas, ao produto seco desta invenção que contém a mistura de agente edulcorante e material veiculo pode adicionar-se pelo menos mais umedulcorante sintético, por exemplo, uma mistura de aspar tamo e acessulfamo k, assim como vários adjuvantes tais como adjuvantes de compressão, por exemplo, amido de cereais, sorbitol ou gorduras vegetais, ou agentes de expansão adequados tais como ácido tartárico ou bicarbonato de sódio, para acelerar a dissolução. Uma tal pastilha contém, de preferência, 10 a 40$ em peso da mistura constituída por agente edulcorante e material veículo, sendo especialmente preferencial, 20 a 30$ em peso, e 10 a 40$ em peso de edulcorante sintético adicionado, sendo especialmente preferencial 20 a 30$ em peso.
Parafazer grânulos, por exemplo, edul corantes para objectivos de aspersão, pode também adicionar -se, pelo menos, mais um edulcorante ao produto seco desta invenção.
produto obtido contém, de preferência, 10 a 30$ em peso da mistura constituída por agente edulcorante e material veículo, sendo especialmente preferencial 15 a 25$ em peso, e 0,1 a 5,0$ em peso do edulcorantesintético adicionado, sendo especialmente preferencial 0,4 a 3$ em peso.
agente edulcorante desta invenção e 0 produto seco desta invenção são adequados como produtos para a industria alimentar e como produtos que se utilizam directamente para fins domésticos.
Para proporcionar ao agente edulcorante desta invenção uma boa solubilidade, estabilidade e estabilidade microbiológica, o título do agente deve variar, de preferência, na gama de 0501 a 6 ml de K0H 1N/10 g de mistura, e o plí na gama de 2,8$ a 4,5.
- 7 Para a produção do agente edulcorante, o edulcorante sintético na forma de pó, que opcionalmente se mistura com maltol e/ou ácido ascórbico, dispersa-se a dissolve-se na preparação de frutos utilizada de acordo com esta invenção. A dispersão líquida, subsequentemente pasteuriza-se, sendo os edulcorantes completamente dissolvidos e a correspondente estabilidade miorobiológica atingida, e o produto seca-se, se se desejar.
Adiciona-se um material veículo à solução anterior para produzir o produto seoo. 0 produto resultante pode então granular-se de uma maneira habitual, opcionalmente depois de secagem ou pode comprimir-se depois de secagem para formar pastilhas.
Os exemplos seguintes ilustram esta invenção.
Exemplo 1
Misturaram-se 0,8 g de aspartamo e 0,8 g de acessulfamo k na forma de pó com 0,1$ em peso de ácido ascórbico e adicionaram-se 100 ml de água potável. Adicionaram-se 95 g de uma preparação de frutos constituida por sumo de pera e ananás (razão de mistura 1:1), sendo a preparação de frutos obtida por filtração, desaromatização e concentração a uma conteúdo de sólidos secos de 65® Brix.
Dispersou-se e pasteurizou-se a mistura. 0 produto obtido tinha um pE de 4,0 e um título de 4 ml de K0H 1E/10 g de agente edulcorante.
Exemplo 2
Dispec saram-se 1 g de aspartamo e
1,5 g de acessulfamo k em 5 g de água. Agitou-se a dispersão
em 92,5 g de uma preparação de frutos que consistia de sumo de maçãs e pera (razão de mistura 1:1) e que se obteve por filtração, desaromatização e concentração a um conteúdo em sólidos secos de 75° Brix. Subsequentemente pasteurizou-se a dissolveu-se a dispersão. A solução eduloorante resultante tinha um pH de 2,8 e um título de 6,0 ml de KOH lli/10 g de agente eduloorante.
Exemplo 3
a. ) 1,5% de aspartamo e 6% de acessulfamo k,
b. ) 0,5% de aspartamo e 6% de acessulfamo k,
c. ) 1,2% de aspartamo, 1,2% de acessulfamo k e 4,8% de ciclamato de sódio dispersaram-se em x g de água (x = 100 - edulcorantes - preparação de frutos) e agita-se em 85 g de uma preparação de frutos que consistia de sumo de maçâ e limão e que se ajustou porrfiltração, desaromatização, desacidificação e concentração, a um conteúdo em sólidos secos de 75° Brix0 Subsequentemente, pasteurizou-se a dispersão, sendo os edul corantes dissolvidos. A solução resultante tinha um pH de
3,4 e um título de 0,9 ml de ΚΟΚ 1N/10 g de agente edulcorante.
Exemplo 4
a)
h)
0,45$ de aspartamo e 0,45$ de acessulfamo k,
0,3$ de aspartamo e 0,3$ de acessulfamo k e 0,35$ de sacarina dispersam-se em x g de água ( = 100 g - eduloorantes - preparação de frutos) e agitam-se em 60 g de preparação de frutos que consiste em sumo de uvas e peras (razão da mistura 2:1) e ajustoiz-se a 75° Brix por filtração, desaromatização, desacidificação e concentração.
Pasteurizou-se a dispersão em seguida com os eduloorantes dissolvidos. A solução de edulcorante resultante tem um pH de 4,2 e um título de 0,3 ml de K0H 1ZÍ / 10 g de agente edulcorante.
Exemplo 5
Misturaram-se 0,8 g de aspartamo e 0,8 g de acessulfamo k na forma de pó com 0,05 $ em peso de ácido ascórbico e fez-se uma suspensão em 3,3 $ em peso de água. Adicionaram-se 0,05$ em peso de maltol e 95 g de uma preparação de frutos constituída por sumo de pera e ananás (razão de mistura 2:1), sendo a preparação de frutos obtida por filtração, desaromatização e concentração a um conteúdo em sólidos secos de 65° Brix.
Dispersou-se e pasteurizou-se a mistura. 0 produto obtido tinha um pll de 4,0 e um título de 4 ml de K0H 1LT / 10 g de agente edulcorante.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇOES
    - lê Processo para a preparação de um agente edulcorante que possui um sabor melhorado semelhante a sacarose, caracterizado por se incorporar:
    a) pelo menos um edulcorante sintético, e
    h) pelo menos uma preparação de frutos concentrada e sem sabor com um conteúdo de sólidos secos de 60 a 80° Brix.
    - 2§ Processo dâ acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se obter uma concentração de ácidos, determinada por titulação de 0,01 a 6 ml ROH-lN/lO g de mistura e um pH de 2,8 a 4,5.
    Processo de acordo com as reivindica ções 1 ou 2, caracterizado por também se incorporar maltol.
    _ 4& Processo de acordo com qualquer das reivindicações de 1 a 3, caracterizado por o componente a) ser aspartamo, acessulfamo k, ciclamato de sódio ou sacarina.
    - 11 e
    -5-Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o componente a) ser uma mistura de aspartamo e acessulfamo jfc.
    - 6s Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o componente b) ser obtido a partir de um fruto de cor clara.
    - 7ã Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o fruto de cor clara ser maçã, pera, uva, limão, pêssego, ananaz ou laranja ou uma sua mistura.
    - 8ã Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por se incorporar 0,3 a 10/ em peso do componente a).
    _ ga _
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por se incorporar 40,0 a 98/ em peso do componente b).
    - 10ã Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado por se incorporar 0,005 a 0,1$ em peso de maltol.
    - llã _
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10, caracterizado por adicionalmente se incorporar ácidos ascórbico.
    - 12ê _
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado por se obter um produto seco.
    - 13 e _
    Processo para a preparação de um produto seco, caracterizado por se incorporar um edulcorante quando preparado de acordo com as reivindicações 1 a 11 e pelo menos um veículo.
    - 14a _
    Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por se incorporar 20 a 40$ em peso do agente edulcorante e 60 a 80$ em peso do veículo.
    - 15§ Processo de acordo com as reivindicações 13 ou 14 caracterizado por se obter um produto sob a forma de pastilhas, granular ou em pó.
    - 162- Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por na forma de pastilha se incorporar adicionalmente pelo menos um edulcorante sintético e/ou pelo menos um adjuvante de compressão e/ou um agente expansor.
    - l?a Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por se incorporar 10 a 40% em peso da mistura de agente edulcorante e veículo e 10 a 40% em peso do edulcorante sintético.
    - 182 Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por na forma granular se incorporar adicionalmente pelo menos um edulcorante sintético.
    - I9ã Processo de aoordo com a reivindicação 18, caracterizado por se incorporar 10 a 30% em peso da mistura de agente edulcorante e veículo e 0,1 a 5% em peso de edulcorante sintético.
    - 14 Processo de acordo coa qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por se dispersar pelo menos um edulcorante sintético pulverulento, eventualmente maltol e/ou ácido ascórbico, em pelo menos uma preparação de frutos concentrada e desaromatizada com um conteúdo de sólidos secos de 60 a 80° Brix, e por se pasteurizar a dispe -ão com dissolução dos componentes.
    - 21* Prooesso de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por a solução resultante ser tomada seca.
    - 22â Processo de acordo com as reivindicaçães 13 a 19, caracterizado por se incorporar o agente edulcorante preparado de acordo com a reivindicação 20 com um veículo e/ou secar-se e depois eventualmente se comprimir para formar pastilhas ou eventualmente secar-se e eventualmente granular-se como usualmente.
    A requerente declara que os primeiros pedidos desta patente foram apresentados na República Federa Alemã em 10 de Dezembro de 1987 θ em 25 de Novembro de 1988, sob os n^s P 37 41 961.7-42 e P 38 39 869-9, respectivamente.
PT89204A 1987-12-10 1988-12-09 Processo para a preparacao de um agente edulcorante PT89204B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3741961A DE3741961C1 (en) 1987-12-10 1987-12-10 Sweetener, process for the production thereof and use thereof
DE3839869A DE3839869C2 (de) 1987-12-10 1988-11-25 Süßungsmittel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89204A PT89204A (pt) 1989-12-29
PT89204B true PT89204B (pt) 1993-06-30

Family

ID=25862661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89204A PT89204B (pt) 1987-12-10 1988-12-09 Processo para a preparacao de um agente edulcorante

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP0319984B1 (pt)
JP (1) JPH0728691B2 (pt)
AU (1) AU612738B2 (pt)
CA (1) CA1325134C (pt)
DE (2) DE3839869C2 (pt)
DK (1) DK175279B1 (pt)
ES (1) ES2033405T3 (pt)
FI (1) FI94210C (pt)
GR (1) GR3004497T3 (pt)
IE (1) IE60953B1 (pt)
NO (1) NO172721C (pt)
PT (1) PT89204B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4873112A (en) * 1988-07-26 1989-10-10 Fruitsource Associates Fruit concentrate sweetner and process of manufacture
WO1991001655A1 (de) * 1989-08-11 1991-02-21 Harold Bumann Verfahren zur herstellung eines fruchtnektars
US5064658A (en) * 1990-10-31 1991-11-12 Warner-Lamber Company Encapsulated synergistic sweetening agent compositions comprising aspartame and acesulfame-K and methods for preparing same
DE4416429A1 (de) * 1994-05-10 1995-11-16 Hoechst Ag Süßungsmittel mit verbessertem saccharoseähnlichem Geschmack sowie Verfahren zu dessen Herstellung und dessen Verwendung
JP3646497B2 (ja) 1997-12-22 2005-05-11 味の素株式会社 顆粒状甘味料
JP3648959B2 (ja) * 1997-12-22 2005-05-18 味の素株式会社 甘味料組成物
BR9907991A (pt) * 1998-01-30 2000-10-24 Procter & Gamble Agente adoçante
US9101160B2 (en) 2005-11-23 2015-08-11 The Coca-Cola Company Condiments with high-potency sweetener
US8017168B2 (en) 2006-11-02 2011-09-13 The Coca-Cola Company High-potency sweetener composition with rubisco protein, rubiscolin, rubiscolin derivatives, ace inhibitory peptides, and combinations thereof, and compositions sweetened therewith
DE102012017884A1 (de) * 2012-08-03 2014-02-20 Krüger Gmbh & Co. Kg Zusammensetzung für die retardierte Resorption
CN104719484B (zh) * 2013-12-24 2018-09-18 内蒙古伊利实业集团股份有限公司 一种奶片基料粉的生产方法及奶片的直接压片方法
EP3236776A1 (en) * 2014-12-23 2017-11-01 Celanese Sales Germany GmbH Taste modifying compositions

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1255467B (de) * 1963-09-07 1967-11-30 Donath Kelterei G M B H & Co K Verfahren zur Herstellung eines farblosen, von Nebengeschmack freien Suessungsmittels
ZA703079B (en) * 1969-05-09 1971-06-30 Searle & Co Sweetening compositions and method
US3761288A (en) * 1970-07-16 1973-09-25 Gen Foods Corp Method for making a low calorie sweetening composition
GB1508132A (en) * 1974-05-20 1978-04-19 Technicon Instr Analysis of biological fluids
CH584037A5 (pt) * 1974-10-23 1977-01-31 Vebo Genosschenschaft Solothur
DE2560544C2 (de) * 1975-12-12 1986-05-28 General Foods Corp., White Plains, N.Y. Gesüsstes Nahrungsmittel
DE2556109C2 (de) * 1975-12-12 1984-05-03 General Foods Corp., 10625 White Plains, N.Y. Modifizierte Süßstoffe und Verfahren zum Modifizieren des anhaltend süssen Nachgeschmacks eines Süßstoffes
LU84363A1 (de) * 1982-09-03 1983-02-28 Hoechst Ag Acesulfam-haltige zubereitungen mit verbessertem geschmack
JPS59154956A (ja) * 1983-02-21 1984-09-04 Takeda Chem Ind Ltd 甘味料組成物および甘味付与方法
DE3329764C2 (de) * 1983-08-18 1997-08-21 Krueger Gmbh & Co Kg Trockene, rieselfähige und leichtlösliche Süßstoffzubereitung, sowie Verfahren zu ihrer Herstellung
DE3422247A1 (de) * 1984-06-15 1985-12-19 Pfeifer & Langen, 5000 Köln Gluco-oligosaccharid-gemisch und verfahren zu seiner herstellung

Also Published As

Publication number Publication date
DK689288D0 (da) 1988-12-09
FI885721A0 (fi) 1988-12-09
EP0319984A2 (de) 1989-06-14
NO172721C (no) 1993-09-01
EP0319984A3 (en) 1989-12-06
NO885467L (no) 1989-06-12
ES2033405T3 (es) 1993-03-16
FI94210C (fi) 1995-08-10
CA1325134C (en) 1993-12-14
DK175279B1 (da) 2004-08-09
IE60953B1 (en) 1994-09-07
DE3839869C2 (de) 1993-12-09
DK689288A (da) 1989-06-11
NO172721B (no) 1993-05-24
IE883670L (en) 1989-06-10
PT89204A (pt) 1989-12-29
GR3004497T3 (pt) 1993-03-31
DE3839869A1 (de) 1990-05-31
AU2669188A (en) 1989-06-15
EP0319984B1 (de) 1992-03-18
FI94210B (fi) 1995-04-28
FI885721A (fi) 1989-06-11
JPH01211468A (ja) 1989-08-24
DE3869356D1 (de) 1992-04-23
AU612738B2 (en) 1991-07-18
NO885467D0 (no) 1988-12-08
JPH0728691B2 (ja) 1995-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI71465C (fi) Synergistisk sammansaettning, som innehaoller en blandning av olika soetningsmedel.
US6180155B1 (en) Sweetener having an improved sucrose-like taste and process for the preparation thereof and use thereof
US4722844A (en) Process of stabilizing aspartame sweetness in water-containing foods
JP3562785B2 (ja) 低カロリー酸性蛋白飲料およびその製造方法
US5164214A (en) Sweetening agent
RU2363269C2 (ru) Аморфные водорастворимые соли цитрата кальция и способ их получения и применения
PT91271B (pt) Processo para a preparacao de um edulcorante concentrado de sumo de frutos
US7018667B2 (en) Meltable form of sucralose
PT89204B (pt) Processo para a preparacao de um agente edulcorante
US4574091A (en) Aspartame-sweetened gelatin dessert and sweetening composition therefor
JP2637214B2 (ja) シユクラロース組成物
JP2004073197A (ja) 甘味組成物およびそれを含有する食品
US4664920A (en) Method for fixing food ingredients on a magnesium salt substrate
US20060193957A1 (en) Brown sugar substitute
US4613512A (en) Edible material containing m-aminobenzoic acid or salt
US3684529A (en) Sweetening compositions
CA1212626A (en) Sweetener composition and sweetening method
CA1208964A (en) Foodstuffs containing sweetness modifying agents
JPH0466543B2 (pt)
KR100295912B1 (ko) 감미억제제를 함유한 동시결정화당 및 그의 제조방법
JPS61212257A (ja) 呈味の改善されたアスパルテーム含有食品
RU2185078C2 (ru) Подсластитель для пищевых продуктов
JPS6411269B2 (pt)
JPS63177774A (ja) アスパルテ−ム含有飲料の製造法
JPS61212256A (ja) 低カロリ−甘味料組成物

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19921217

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20081209