PT2643519E - Placa guia para orientar lateralmente um carril e um sistema para prender um carril - Google Patents

Placa guia para orientar lateralmente um carril e um sistema para prender um carril Download PDF

Info

Publication number
PT2643519E
PT2643519E PT117670018T PT11767001T PT2643519E PT 2643519 E PT2643519 E PT 2643519E PT 117670018 T PT117670018 T PT 117670018T PT 11767001 T PT11767001 T PT 11767001T PT 2643519 E PT2643519 E PT 2643519E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
guide plate
bearing
constructed
shoulder
rail
Prior art date
Application number
PT117670018T
Other languages
English (en)
Inventor
Dierk Bressel
Ortmann Marcus
Original Assignee
Vossloh Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vossloh Werke Gmbh filed Critical Vossloh Werke Gmbh
Publication of PT2643519E publication Critical patent/PT2643519E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/28Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members
    • E01B9/30Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/28Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members
    • E01B9/30Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips
    • E01B9/303Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips the clip being a shaped bar

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Bearings For Parts Moving Linearly (AREA)
  • Escalators And Moving Walkways (AREA)
  • Framework For Endless Conveyors (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Machine Tool Units (AREA)
  • Electric Cable Arrangement Between Relatively Moving Parts (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
PLACA GUIA PARA ORIENTAR LATERALMENTE UM CARRIL E UM SISTEMA PARA PRENDER UM CARRIL A invenção refere-se a uma placa guia para orientar lateralmente um carril numa chumaceira de apoio, que está construída numa base, que apresenta uma face de contacto, sobre a qual a placa guia assenta no estado de montada, em que a placa guia apresenta uma secção de apoio atribuída à chumaceira de apoio com uma face de apoio, com a qual a placa guia, no estado de montada, se apoia na chumaceira de apoio.
Além disso, a invenção refere-se a um sistema para fixar um carril, no qual se pode utilizar uma placa guia do tipo referido.
Tal como se explica na brochura publicada pela requerente "Sistemas de fixação de carris para barreiras de betão - Sistema W 14", são utilizadas as placas guia e os sistemas de fixação do tipo aqui referido no caso da fixação de carris sobre uma base sólida, que por exemplo pode ser construída por uma barreira de betão ou uma placa de betão. 0 carril a prender assenta, normalmente, sobre um material intermédio, diretamente sobre a base sólida. Lateralmente, o carril é orientado por placas guia, que, aos pares, formam entre si um canal de carris preciso.
Nos sistemas de fixação conhecidos do tipo acima referido, as forças orientadas através do carril são encaminhadas, através da placa guia, diretamente para a base que suporta o carril. Para isso, na respetiva base está construído um ombro para cada uma das placas guia no qual a placa guia atribuída está apoiada.
Sobre a placa guia está normalmente montado um grampo tensor em forma de ω, que no estado de montado, com as secções finais livres dos seus braços de mola, pressiona sobre o lado de cima livre do pé da calha da carril a prender. Numa secção de apoio apoiada sobre a placa guia encurvada e oposta à secção final livre, passam os braços de mola do grampo tensor num arco médio que é tensionado através de um parafuso tensor contra a base sólida.
Além do estado da técnica anteriormente explicado, na patente DE 41 01 198 Cl é descrita uma placa guia angular do tipo referido, que é adequada para prender um carril através de um grampo tensor em forma de co. Na placa guia angular conhecida, estão previstas reentrâncias, nas quais, após a montagem, assenta a peça intermédia fletida em forma de U do grampo tensor. Além disso, a placa guia angular conhecida apresenta uma calha que, no estado de montada, se estende paralelamente ao carril. Nesta calha encontram-se apoiadas, após a montagem, as secções voltadas para fora do grampo tensor longitudinalmente e transversalmente ao respetivo carril a prender.
Para melhorar o seu isolamento elétrico permanente, apresenta a placa guia angular conhecida, lateralmente, secções moldadas, cuja superfície é adequada para que a água que chegue à mesma seja dissipada pela placa guia angular. Além disso, isto serve apenas para a água que atinge a secção lateral. Na zona central da placa guia angular podem, por outro lado, formar-se acumulações de água, através das quais se pode, por um lado, formar corrosão nas peças do respetivo elemento tensor onde a água se acumula e por outro lado se pode prejudicar o isolamento elétrico do elemento tensor e logo, consequentemente, o isolamento do carril que está em contacto condutor elétrico com o elemento tensor.
Na patente DE 102 54 679 B4 é proposto, para se eliminar esta desvantagem, construir também na zona central da superfície da placa guia angular, pelo menos, uma face de escoamento, que, pelo menos, progressivamente, dissipe o líquido que chega à superfície da secção respetiva. Através da disposição adequada das faces de escoamento pode impedir-se, por exemplo, a acumulação de água da chuva ou de outros líquidos na placa guia angular. Para se proteger da entrada de água, especialmente a abertura para passar o parafuso de fixação, a face de escoamento, de acordo com a invenção, fica adjacente à abertura, de tal forma que o liquido que chega à zona da abertura é dissipado para longe da abertura. Para esse efeito, a face de escoamento em questão pode ser construída como um colar que envolve, pelo menos parcialmente, a abertura. Este colar pode servir, simultaneamente, para fixar a posição da secção de fixação sobre a placa guia angular, na medida em que forma um batente, no qual o lado interno da secção de fixação do elemento de mola assenta por fixação efetiva na posição de montagem.
Na placa guia angular, de acordo com a invenção, o lado de cima pode ser construído de tal forma, que um elemento de mola construído de forma convencional montado na placa guia angular pode ser inserido lateralmente na zona de, pelo menos, uma secção que se estende lateralmente transversal ao carril, no estado de montado. Desta forma consegue impedir-se que o elemento de mola se abra devido a elevadas forças tensoras, que são necessárias, para aplicar as elevadas forças de retenção necessárias para uma fixação segura permanente dos carris sob elevada carga.
Além do estado da técnica acima explicado é conhecido da patente WO 97/32083 AI e DE 20 2007 018 500 UI ainda uma placa guia para orientar lateralmente um carril numa chumaceira de apoio, que é formada através de um ombro moldado num limiar. O limiar forma assim uma base, que apresenta uma face de contacto, sobre a qual a placa guia assenta no estado de montada. Assim, a placa guia apresenta uma secção de apoio atribuída à chumaceira de apoio com uma face de apoio, com a qual a placa guia está apoiada, no estado de montada, sobre a chumaceira de apoio.
Simultaneamente, na secção de apoio, está construído um ombro, através do qual se prolonga a face frontal atribuída à chumaceira de apoio da secção de apoio. Por fim, a altura máxima do ombro através do qual a superfície de apoio atribuída à face de contacto da base, da placa guia é maior do que a altura máxima da chumaceira de apoio apoiada na placa guia no estado de montada através da face de contacto da base. Correspondentemente, o ombro, no estado de montado, fica a uma distância significativa em relação à base. Desta forma, o ombro constitui uma barreira para líquidos, que se podem acumular, por exemplo, no caso de chuva forte, sobre a base ou a placa guia. Apesar de tudo, permanece o problema de a humidade, no estado de montada da placa guia, entrar inevitavelmente na folga que existe entre a base e a placa guia na zona da chumaceira de apoio e do ombro da placa guia.
Apesar das medidas acima explicadas para melhoramento do isolamento elétrico surgiu na prática a necessidade de melhorar a proteção do carril contra um contacto condutor elétrico com a base que suporta o carril.
Partindo deste princípio, propõe-se a tarefa de obter uma placa guia e um sistema que envolva a placa guia para fixar um carril, no qual, com meios simples e uma exigência mínima, se otimize a segurança contra um contato elétrico de um carril fixo com ajuda de uma placa guia desse tipo ou do sistema em questão, com a base de suporte.
Uma placa guia que soluciona esta tarefa é apresentada pelas caracteristicas indicadas na reivindicação 1, de acordo com a invenção.
Relativamente ao sistema, a solução da tarefa acima, de acordo com a invenção, consiste ainda no facto de um sistema desses ser construído de acordo com a reivindicação 8.
Uma placa guia, de acordo com a invenção, para orientar lateralmente um carril numa chumaceira de apoio, construída sobre uma base, que apresenta uma face de contacto, sobre a qual a placa guia, no estado de montada, apresenta, em conformidade com o estado da técnica referido, uma secção de apoio atribuída à chumaceira de apoio, com uma face de apoio, com a qual a placa guia, no estado de montada, se apoia na chumaceira de apoio. Assim, na secção de apoio está construído um ombro, através do qual se prolonga a face frontal atribuída à chumaceira de apoio da face de apoio da secção de apoio. Desta forma, a altura máxima do ombro através do qual a superfície de apoio atribuída à face de contacto da base, da placa guia é maior do que a altura máxima da chumaceira de apoio apoiada na placa guia no estado de montada acima da face de contacto da base.
No caso de uma placa guia, de acordo com a invenção, deve assim, medir-se o ombro construído na secção de apoio, de tal forma que, no estado de montado da placa guia fique saliente para cima acima chumaceira de apoio. 0 ombro construído dessa maneira, forma correspondentemente, tal como no estado da técnica acima referido, uma barreira para a humidade, que se acumula com a utilização, sobre a placa guia e nas placas guia convencionais, devido à tensão da superfície bem como a forças de adesão ou de coesão, sob a forma de película fina sobre a superfície das placas guia convencionais, nas quais não leva diretamente a uma grande acumulação de líquido. Com o ombro previsto, de acordo com a invenção, prolonga-se o caminho relevante para o isolamento elétrico, de forma que numa placa guia de acordo com a invenção se aumenta a resistência contra a formação de correntes, que passam na secção de apoio e correntes para chumaceira de apoio ou para a base que suporta a placa guia.
Simultaneamente, o ombro previsto, de acordo com a invenção, reduz o perigo da inevitável entrada de líquido na folga entra a placa guia e a chumaceira de apoio, no estado de montado. Correspondentemente, no caso de uma placa guia, de acordo com a invenção, reduz-se significativamente, em sequência do efeito capilar, a possibilidade da entrada de grande quantidade de líquido na folga, através do que, por outro lado, se pode favorecer a ocorrência de pontes elétricas. Assim, o ombro elevado, de acordo com a invenção, forma um bloqueio para a humidade, que de outra forma, alcança, através da chumaceira de apoio, a placa guia e ai, pode prejudicar o isolamento elétrico do elemento tensor ou carril utilizado ou desencadear corrosão.
Através da conceção, de acordo com a invenção, de uma placa guia, com meios simples, pode obter-se um melhoramento eficaz do isolamento elétrico dos componentes apoiados sobre a/na placa guia, feitos de um material condutor.
Basicamente ocorre o efeito vantajoso de num ombro construído numa placa guia de acordo com a invenção, já quando o ombro moldado na secção de apoio fica saliente em altura acima da secção de apoio, que no estado de montado fica saliente acima da chumaceira de apoio atribuída à placa guia, sem que a face dianteira atribuída à chumaceira de apoio assente na chumaceira de apoio.
Além disso, através da forma de execução, de acordo com a invenção, de uma placa guia que, no estado de montada, protege a folga existente entre a chumaceira de apoio e a placa guia adicionalmente contra a entrada de líquido e sujidade, na medida em que a forma da face dianteira do ombro atribuída à chumaceira de apoio está de tal forma adaptada à forma da chumaceira de apoio, em que a face dianteira do ombro, no estado de montado do ombro, assenta de forma estanque e por fixação efetiva na chumaceira de apoio.
De acordo com a invenção, o ombro da placa guia está moldado de tal forma que, através da placa guia tensionada sobre a base exerce uma ligeira pressão sobre a chumaceira de apoio, de forma a apoiar ainda mais o efeito vedante da face frontal do ombro que assenta sobre a chumaceira de apoio. Para este efeito, o ombro está construído de forma saliente na direção do seu lado dianteiro atribuído à chumaceira de apoio. Esta execução da invenção possibilita na prática outra vantagem, que consiste no facto de placa guia, no estado de montada, poder estar apoiada na chumaceira de apoio, não só numa direção horizontal orientada transversalmente ao carril a fixar, como também numa direção, que tem um componente vertical.
Para otimizar o ajuste da face frontal disponível no ombro previsto, de acordo com a invenção, à superfície de assentamento da chumaceira de apoio a ela atribuída, a face dianteira do ombro atribuída à chumaceira de apoio e, pelo menos da secção de apoio, na zona adjacente da face de apoio está ainda encurvada como uma garganta.
Uma placa guia, de acordo com a invenção, na prática, tal como as placas guia conhecidas do tipo explicado, apresenta no seu lado superior oposto à superfície de apoio, uma superfície de apoio para um elemento de mola para suster o carril a fixar, que na direção do ombro é limitado por uma ranhura, na qual, no estado de montada da placa guia, assenta uma secção de torção do elemento de mola. Pode obter-se uma proteção adicional contra a acumulação de água na placa guia, de acordo com outra execução da invenção, na medida em que a ranhura, em pelo menos uma das suas extremidades, é aberta e o piso da ranhura, na direção desta extremidade é construído de forma descendente. 0 líquido que alcança a ranhura pode, desta forma, escoar lateralmente através da extremidade aberta da ranhura. Assim, é naturalmente possível, na zona da ranhura, prever uma abertura de escoamento separada, para a qual está orientada a secção do piso inclinada, e através da qual se pode escoar o líquido.
Uma variante especialmente simples e simultaneamente eficaz da invenção é caracterizada, neste contexto, pelo facto de a ranhura ser aberta em ambas as suas extremidades e estar construída uma secção do piso da ranhura que desce na direção de uma destas extremidades. Se se utilizar, em combinação com uma placa guia, de acordo com a invenção, como elemento de mola, um grampo tensor em forma de ω, pode melhorar-se o isolamento de ambos os lados do grampo tensor montado na placa guia nas secções de torção do grampo tensor que assentam na ranhura, na medida em que, entre as secções da ranhura, está construída uma tira orientada na direção longitudinal da ranhura, que separa as secções uma da outra. A tira pode assim também funcionar como guia, que garante adicionalmente a posição correta do grampo tensor sobre a placa guia.
Normalmente são aparafusados parafusos tensores para tensionar o elemento de mola que assenta sobre a placa guia através de uma abertura de passagem moldada na placa guia que vai desde o seu lado de cima ao seu lado de baixo numa bucha que assenta na base. Na medida em que no lado de cima da placa guia está construído um colar saliente em relação à superfície de apoio para o elemento de mola, que envolve a abertura de passagem, pode evitar-se que os líquidos que se acumulam sobre a placa guia atinjam a abertura de passagem e se acumulem na mesma. Desta forma, o elemento tensor previsto para tensionar o elemento de mola, geralmente feito de metal condutor, fica protegido de forma segura contra corrosão. Além disso minimiza-se o perigo de, através do líquido que fica na abertura de passagem, ocorrer um contacto condutor elétrico entre o carril e a base.
Para se minimizar o peso da placa guia, de acordo com a invenção, a partir do seu lado de baixo pode estar moldado pelo menos um entalhe.
De acordo com as explicações acima, um sistema de acordo com a invenção para fixar um carril sobre uma base, na qual está construída uma chumaceira de apoio sob a forma de um ombro saliente acima de uma face de contacto construída na base, compreende uma placa guia construída de acordo com a invenção, sendo que o ombro construído na placa guia, no estado de montado, está disposto por um lado com a sua face dianteira atribuída à chumaceira de apoio e com a sua esquina superior livre acima da chumaceira de apoio.
Uma forma de realização especialmente vantajosa para a utilização prática de um sistema, de acordo com a invenção, que ainda tem adicionalmente a vantagem de um posicionamento especialmente exato e seguro da placa guia, consiste no facto de na zona de passagem para a chumaceira de apoio entre a face de contato e a chumaceira de apoio, estar moldado, um rebaixo, no qual, no estado de montado, assenta um ressalto construído na parte de baixo da placa guia. A placa guia encontra-se aqui também construída como uma placa guia angular conhecida do tipo referido que, em utilização prática, assenta numa base moldada, também de forma conhecida.
Em seguida, a invenção é explicada em mais pormenor com a ajuda de exemplos de execução. As figuras mostram o seguinte: A figura 1 uma placa guia numa vista em perspetiva; A figura 2 uma placa guia numa vista lateral; A figura 3 o lado dianteiro da placa guia oposto a uma chumaceira de apoio, numa vista frontal; A figura 4 um ponto de fixação para um carril numa vista parcial cortada lateralmente.
Na figura 4 está ilustrado um sistema SI para fixar uma calha S sobre uma base U construída por um limiar de betão. 0 sistema SI forma, juntamente com um segundo lado, não exibido, de construção idêntica e sobre o sistema preso do lado oposto da calha S, um ponto de fixação, no qual a calha S é mantida de forma elástica sobre a base U. 0 sistema SI compreende uma placa guia 1, um grampo tensor 2 em forma de ω e um parafuso tensor 3 para tensionar o grampo tensor 2 contra a base em U. A placa guia feita como uma só peça de um plástico ou de outro material suficientemente sólido tem a forma básica de uma placa guia angular convencional e possui um lado dianteiro 4 com uma face de apoio 5, através da qual, a placa guia 1, no estado de montada (Fig. 4) fica apoiada numa chumaceira de apoio G construída na base U. A chumaceira de apoio G apresenta a forma de uma recesso de ombro que se estende ao logo da largura da base U construída sob a forma de limiar, onde está construída uma face chumaceira de apoio 6 oposta à placa guia 1 e inclinada para baixo. A face chumaceira de apoio 6 passa sobre uma esquina 7 arredondada no lado de cima 8, orientado horizontalmente, da chumaceira de apoio G.
Além disso, a placa guia 1 apresenta um segundo lado dianteiro 9 com uma superfície de assentamento 10, na qual, no estado de montado da placa guia 1, assenta o pé da calha F da calha S a fixar.
No lado de baixo 11 da placa guia 1 está construída uma superfície de apoio 12, com a qual a placa guia 1, na posição de montagem, assenta sobre a face de contacto da base U plana atribuída à placa guia 1. Na direção do primeiro lado dianteiro 4, a superfície de apoio 12 é limitada por um ressalto 13 que se estende ao longo do comprimento LI da placa guia 1, que de forma conhecida, no estado de montado da placa guia 1, assenta numa ranhura 14 moldada de forma correspondente, entre a chumaceira de apoio G e a face de apoio da base U na base U.
Partindo da face de apoio 12 estão moldados entalhes 15, na placa guia 1, para minimizar o peso e a exigência de material necessário para o fabrico, que chegam à superfície de assentamento 10 do segundo lado dianteiro 9. Assim, a placa guia 1, na zona dos entalhes 15 é reforçada, entre outros, por nervuras 16 orientadas transversalmente em relação aos lados dianteiros 4,9 do tipo de uma construção encurvada, de tal forma que se pode garantir uma rigidez de forma ótima com uma necessidade de material mínima.
Partindo da sua superfície livre 17 está moldada na placa guia 1 uma abertura de passagem 18 que vai atá ao lado de baixo 11, através da qual, no caso da montagem do sistema SI, se encaixa, de forma conhecida, o parafuso tensor 3, para ser aparafusado, para tensionar a grampo tensor 2, numa bucha inserida na base U e não visível aqui.
Para otimização do isolamento elétrico, a abertura de passagem 18 está envolvida circunferencialmente na superfície 17 por um colar 19. Isto impede que o líquido que se acumula sobre a superfície 17 entre na abertura de passagem 18 e forme aí uma ponte condutora elétrica com a base U. Simultaneamente, o colar 19 envolvente serve como guia e apoio do arco médio 20 do grampo tensor 2 a montar sobre a placa guia 1.
Para se evitar que, através do grampo tensor 2, entre líquido na abertura de passagem 18, podem estar construídas, sobre o colar 19, inclinações de escoamento, não apresentadas aqui. Estas podem cair de forma inclinada, partindo do rebordo interior do colar 19 na direção das paredes laterais 21,22 que se estendem lateralmente entre os lados dianteiros 4,9 da placa guia 1, de tal forma que a água ou outro líquido, que aí chegam através do grampo tensor 2, até à placa guia 1, é dissipada (o) lateralmente sobre a superfície 17 da placa guia 1. A superfície 17 em si pode assim ainda cair levemente na direção do primeiro lado dianteiro 4, para que o liquido possa escoar na direção do respetivo lado dianteiro 4.
Na direção do primeiro lado dianteiro 4, a superfície 17 da placa guia 1 é limitada por uma ranhura 23 que se estende na direção longitudinal L, na qual, de forma igualmente conhecida, no estado de montado, assenta a secção de torção 24 do grampo tensor 2 em forma de ω, do qual na figura 4 devido ao guia de corte e vista lateral selecionados, apenas é visível a secção de torção 24.
Também o piso das ranhuras 23 abertas atribuídas às suas paredes laterais 21,22 pode ser dividido, partindo do meio da ranhura 23, em duas faces inclinadas 25,26, das quais uma cai na direção de uma parede 21 e a outra cai na direção da outra parede 22.
No meio da ranhura 23 está construída uma tira 27, que se estende transversalmente à direção longitudinal L através da ranhura 23 e que separa ambas as faces inclinadas 25,26 uma da outra. A altura e o comprimento medido na direção longitudinal L da tira 27 devem ser medidos de forma que, com o sistema SI no estado de montado, a tira 27 isole, uma da outra, as secções de torção 24 do grampo tensor 2 em forma de ω, numa distância determinada.
Adjacente à ranhura 23 encontra-se uma secção de apoio 28 na direção da parede dianteira 4, que forma o fecho da placa guia 1 na direção do primeiro lado dianteiro 4 e na qual a face de apoio 5 está construída. A secção de apoio 28 suporta um ombro 2 9 que se estende ao longo do seu comprimento L28, que por um lado fica saliente para cima em relação à superfície 17 da placa guia 1 e por outro lado na direção do lado dianteiro 4. A altura H29 da esquina superior livre 30 acima da superfície de apoio 12 da placa guia 1 deve ser medida tendo em conta a altura HG, com a qual o lado de cima 8 da chumaceira de apoio G está disposto acima da face de contacto da base U, de forma que o ombro 29, no estado de montado da placa guia 1 fique saliente em relação à chumaceira de apoio G. Simultaneamente, a face frontal 31 atribuída à chumaceira de apoio G do ombro 29 está de tal forma encurvada para se adaptar à esquina arredonda 7 da chumaceira de apoio G, que a face frontal 31 assenta como prolongamento da face de apoio 5 da placa guia 1, no estado de montada da placa guia 1, com a sua face fontal 31 de forma plana e estanque sobre a chumaceira de apoio G. Através do ombro 29, a folga 32 inevitavelmente existente entre a chumaceira de apoio G e a secção de apoio 28, no estado de montado da placa guia 1, fica de tal forma coberta que deixa de ser possivel a entrada de qualquer liquido da placa guia 1. 0 ombro 29 forma uma barreira eficaz contra a entrada, favorecida pelo efeito capilar, de liquido na folga 32 ou ao material poroso da base U. Desta forma o ombro 29 contribui para um isolamento ótimo do grampo tensor 2, em regra feito de aço condutor elétrico e logo consequentemente do carril S, também de aço condutor elétrico, em relação à base U. Simultaneamente, o ombro 29 estabiliza a posição da placa guia 1 na chumaceira de apoio G, na medida em que a placa guia 1 fica protegida não só através da sua face de apoio 5 numa direção que se estendem transversalmente à extensão longitudinal L da calha S, mas também na direção V, que tem um componente vertical, na chumaceira de apoio G.
REFERÊNCIAS 1 Placa guia 2 Grampo tensor em forma de ω 3 Parafuso tensor 4 0 lado dianteiro atribuído à chumaceira de apoio G da placa guia 1 5 Face de apoio no lado dianteiro 4
6 Face chumaceira de apoio da Chumaceira de apoio G
7 Esquina da chumaceira de apoio G
8 Lado de cima da chumaceira de apoio G 9 0 lado dianteiro atribuído ao pé da calha F da placa guia 1 10 Superfície de assentamento no lado dianteiro 9 11 Lado de baixo da placa guia 1 12 Superfície de apoio no lado de baixo 11 13 Ressalto
14 Ranhura moldada na base U 15 Entalhes da placa guia 1 16 Nervuras da placa guia 1 17 Superfície existente no lado de cima da placa guia 1 18 Abertura de passagem 19 Colar 20 Arco médio do grampo tensor 2 21,22 Paredes laterais da placa guia 1 23 Ranhura da placa guia 1 24 Secção de torção do grampo tensor 2 25,26 Faces inclinadas no piso da ranhura 23 27 Tira 28 Secção de apoio da placa guia 1 29 Ombro 30 Esquina
31 A face frontal do ombro 29 atribuída à chumaceira de apoio G 32 Folga H29 Altura da esquina superior livre 30 acima da superfície de apoio 12 da placa guia 1 HG Altura do lado de cima 8 da chumaceira de apoio G acima da face de contacto da base U L Extensão longitudinal LI Comprimento da placa guia 1 L28 Comprimento da secção de apoio 28 Q Direção orientado transversal à extensão longitudinal
L S Carril
SI Sistema para fixação da calha S U Base construída através de uma barreira de betão V Direção com um componente vertical
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição DE 4101198 Cl [0006] DE 10254679 B4 [0008] WO 9732083 Ai [0010] DE 202007018500 UI [0010]
Lisboa, 18 de Novembro de 2015

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Placa guia para orientar lateralmente um carril (S) numa chumaceira de apoio (G) , construída numa base, que apresenta uma face de contacto, na qual a placa guia (1) assenta no seu estado de montada, sendo que a placa guia (1) apresenta uma secção de apoio (28) atribuída à chumaceira de apoio (G) com uma face de apoio (5) , com a qual a placa guia (1) no estado de montada está apoiada na chumaceira de apoio (G), sendo que na secção de apoio (28) está construído um ombro (29), através do qual a face dianteira (31) atribuída a chumaceira de apoio (G) prolonga a face de apoio (5) da secção de apoio (28), caracterizado por, o ombro (29) na direção do seu lado dianteiro (4) atribuído à chumaceira de apoio (G) e por estar construído de forma saliente e de a face dianteira (31) do ombro (29) atribuída à chumaceira de apoio e de pelo menos a secção de apoio (28) na zona adjacente da face de apoio (5) estar encurvada como uma garganta.
  2. 2. Placa guia de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, no lado superior oposto à sua superfície de apoio (12) apresentar uma superfície (17) para um elemento de mola (3) para suster o carril (S) a fixar, que na direção do ombro (29) está limitado por uma nervura (23), na qual, no estado de montado da placa guia (1) assenta uma secção de torção (24) do elemento de mola (3).
  3. 3. Placa guia, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por, na zona da ranhura (23) estar prevista pelo menos uma abertura e de o piso da ranhura (23) estar construído de forma inclinada na direção desta abertura.
  4. 4. Placa guia, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por, a ranhura (23) ser aberta em ambas as extremidades e estar construída, de forma descendente, uma secção (25,26) do piso da ranhura (23) na direção (L) de uma destas extremidades.
  5. 5. Placa guia, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por, entre as secções (25,26) da ranhura (23) estar construída uma tira (27) orientada transversalmente à direção longitudinal (L) da ranhura (23), que separa as secções (25,26) uma da outra.
  6. 6. Placa guia, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por apresentar uma abertura de passagem (18) que vai desde o lado de cima da placa guia (1) até ao respetivo lado de baixo (11) no qual a superfície de apoio (12) está construída, e em que na superfície (17) da placa guia (1) está construído um colar (19) que circunda a abertura de passagem (18) acima da superfície (17).
  7. 7. Placa guia, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por, partindo do seu lado de baixo (11) estar moldado, pelo menos um entalhe (15) .
  8. 8. Sistema para fixação de uma calha (S) sobre uma base (U) , na qual está construída uma chumaceira de apoio (G) sob a forma de um ombro (29) saliente em relação a uma face de contacto construída na base (U), com uma placa guia (1), construída de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, em que o ombro (29) construído na placa guia (1), no estado de montado, com a sua face dianteira (4) atribuída à chumaceira de apoio (G) e com a sua esquina superior (30) livre está disposto acima da chumaceira de apoio (G).
  9. 9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por a face de apoio (5) da secção de apoio (28) da placa guia (1) e a face frontal (31) do ombro (29) da placa guia (1) assentarem por fixação efetiva na chumaceira de apoio (G) .
  10. 10. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, na zona de passagem para a chumaceira de apoio (G) entre a face de contacto e a chumaceira de apoio (G) estar moldado um rebaixo (14), no qual, no estado de montado, assenta um ressalto (13) construído no lado de baixo (11) da placa guia (1). Lisboa, 18 de Novembro de 2015
PT117670018T 2010-11-23 2011-10-07 Placa guia para orientar lateralmente um carril e um sistema para prender um carril PT2643519E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102010060745A DE102010060745A1 (de) 2010-11-23 2010-11-23 Führungsplatte zum seitlichen Führen einer Schiene und System zum Befestigen einer Schiene

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2643519E true PT2643519E (pt) 2015-12-01

Family

ID=44764161

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT117670018T PT2643519E (pt) 2010-11-23 2011-10-07 Placa guia para orientar lateralmente um carril e um sistema para prender um carril

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8905323B2 (pt)
EP (1) EP2643519B1 (pt)
KR (1) KR101561634B1 (pt)
CN (1) CN103270219B (pt)
AR (1) AR083923A1 (pt)
DE (2) DE102010060745A1 (pt)
EA (1) EA029078B1 (pt)
ES (1) ES2553607T3 (pt)
PL (1) PL2643519T3 (pt)
PT (1) PT2643519E (pt)
SA (1) SA111320941B1 (pt)
WO (1) WO2012069246A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2809062A1 (en) * 2010-08-24 2012-03-01 Vossloh-Werke Gmbh System for fastening a rail and method for renovating a rail fastening point
DE102010060745A1 (de) * 2010-11-23 2012-05-24 Vossloh-Werke Gmbh Führungsplatte zum seitlichen Führen einer Schiene und System zum Befestigen einer Schiene
RS54793B1 (sr) * 2011-06-10 2016-10-31 Schwihag Ag Pričvrsni sistem za šine
PT2672007E (pt) * 2012-06-04 2015-11-26 Vossloh Werke Gmbh Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários
EP3049572B1 (de) * 2013-09-26 2017-03-29 Heico Befestigungstechnik Gmbh Schienenbefestiger sowie anordnung mit einem solchen schienenbefestiger
US20160244919A1 (en) * 2013-10-09 2016-08-25 Vossloh-Werke Gmbh Intermediate Element and System for Fixing a Rail for a Rail Vehicle Onto a Foundation
DE102013221175B4 (de) 2013-10-18 2020-10-01 Semperit Ag Holding Winkelführungsplatte
GB2536693B (en) * 2015-03-26 2020-11-18 Pandrol Ltd Height adaption in a railway rail fastening assembly
CN109312543B (zh) * 2016-06-16 2020-12-08 沃斯洛工厂有限公司 用于形成轨道固定装置的系统和轨道固定装置
EP3293308B1 (de) * 2016-09-10 2019-05-01 SSL Stahlbeton-Schwellenwerk Linz GmbH System zur befestigung einer eisenbahnschiene auf betongleisschwellen
KR101971886B1 (ko) 2018-12-14 2019-04-24 대원강업주식회사 고속철도용 레일 체결장치의 체결스프링 특성 시험 장치 및 시험 방법
RU2718528C1 (ru) * 2019-05-15 2020-04-08 Дмитрий Евгеньевич Соловьёв Узел рельсового скрепления с полушпалком

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE925353C (de) * 1952-06-04 1955-03-21 Lorenz Jaeger Schienenbefestigung mittels Unterlagsplatte und Klemmplatten
AT257670B (de) * 1965-05-13 1967-10-25 Walter Wirth Schwellenlose Gleisbefestigung auf Betonestrichen oder Betonbahnen und Verfahren zur Herstellung derselben
FR2315569A1 (fr) * 1975-06-26 1977-01-21 Sonneville Roger Dispositif de support et de fixation de rail
JPS5543124Y2 (pt) * 1976-07-14 1980-10-09
DE2806817C2 (de) * 1978-02-17 1981-08-20 Estel Hoesch Werke Ag, 4600 Dortmund Führungsplatte für federnde Schienenbefestigung
DE3324225C2 (de) * 1983-07-05 1994-02-03 Vossloh Werke Gmbh Befestigungsanordnung für Schienen auf Schwellen
DE3619417A1 (de) * 1986-06-10 1987-12-17 Salzgitter Peine Stahlwerke Betonschwelle
DE3720381A1 (de) * 1987-06-19 1989-01-05 Vossloh Werke Gmbh Vorrichtung zur befestigung von eisenbahnschienen auf fester fahrbahn
DE8906790U1 (pt) * 1989-06-02 1989-08-31 Vossloh-Werke Gmbh, 5980 Werdohl, De
FR2661697B1 (fr) * 1990-05-02 1992-08-21 Vape Sa Ets Dispositif de fixation d'un rail de chemin de fer sur une traverse.
DE4101198C1 (en) 1991-01-17 1992-03-05 Udo 6993 Creglingen De Wirthwein Spring clip on railway line - engages plastics plate which holds rail and insulates it from sleeper
DE4219546A1 (de) * 1991-11-21 1993-05-27 Udo Wirthwein Fuehrungsplatte
DE19607339A1 (de) * 1996-02-27 1997-08-28 Vossloh Werke Gmbh Vorrichtung zur hochelastischen Befestigung von Eisenbahn-Schienen auf Standard-Betonschwellen
ATE215150T1 (de) * 1996-05-21 2002-04-15 Vossloh Werke Gmbh Schienenbefestigung
DE10157676A1 (de) * 2001-11-24 2003-06-26 Vossloh Werke Gmbh Einrichtung zum seitlichen Abstützen einer Schiene
DE10233784B4 (de) * 2002-07-25 2012-03-29 Rail.One Gmbh Betonschwelle
DE10254679B4 (de) 2002-11-22 2007-10-25 Vossloh-Werke Gmbh Winkelführungsplatte für die Befestigung von Schienen für Schienenfahrzeuge
EA010041B1 (ru) * 2004-07-01 2008-06-30 Фоссло-Верке Гмбх Упорный вкладыш и система рельсового скрепления
DE202004020816U1 (de) * 2004-07-13 2006-02-23 Vossloh-Werke Gmbh Winkelführungsplatte für die Befestigung einer Schiene und System zur Befestigung einer Schiene
DE102004033724B3 (de) * 2004-07-13 2005-10-27 Vossloh-Werke Gmbh System zum Befestigen einer Schiene für Schienenfahrzeuge
DE202006009340U1 (de) * 2006-06-14 2006-08-17 Seifert, Dietrich Vorrichtung zur Lagesicherung und Führung von Schienen
DE202007018500U1 (de) * 2007-02-19 2008-08-14 Vossloh-Werke Gmbh Isolier-Clip sowie System zum Befestigung einer Schiene für Schienenfahrzeuge
DE102007045466B3 (de) * 2007-09-21 2009-08-06 Vossloh-Werke Gmbh System zum Befestigen einer Schiene
DE202008012236U1 (de) * 2008-07-09 2009-04-23 Vossloh-Werke Gmbh Winkelführungsplatte und System zum Befestigen einer Schiene
JP5075181B2 (ja) 2009-10-16 2012-11-14 公益財団法人鉄道総合技術研究所 レール締結構造
PL2386687T3 (pl) * 2010-05-10 2014-04-30 Vossloh Werke Gmbh Płyta prowadząca do bocznego prowadzenia szyny oraz system do mocowania szyny na podłożu
DE102010060745A1 (de) * 2010-11-23 2012-05-24 Vossloh-Werke Gmbh Führungsplatte zum seitlichen Führen einer Schiene und System zum Befestigen einer Schiene
US8727230B2 (en) * 2011-07-15 2014-05-20 Vossloh-Werke Gmbh System for fastening a rail to a sleeper

Also Published As

Publication number Publication date
WO2012069246A1 (de) 2012-05-31
CN103270219A (zh) 2013-08-28
DE202011107123U1 (de) 2012-01-18
KR101561634B1 (ko) 2015-10-20
CN103270219B (zh) 2015-11-25
EP2643519B1 (de) 2015-09-09
EA201300482A1 (ru) 2013-11-29
EP2643519A1 (de) 2013-10-02
SA111320941B1 (ar) 2015-03-30
US20130284819A1 (en) 2013-10-31
PL2643519T3 (pl) 2016-03-31
US8905323B2 (en) 2014-12-09
ES2553607T3 (es) 2015-12-10
DE102010060745A1 (de) 2012-05-24
EA029078B1 (ru) 2018-02-28
AR083923A1 (es) 2013-04-10
KR20130095307A (ko) 2013-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2643519E (pt) Placa guia para orientar lateralmente um carril e um sistema para prender um carril
US20110047786A1 (en) Guide plate for a system for securing a rail on a substrate and a system comprising such guide plate
ES2614952T3 (es) Sistema para fijar un riel y grapa de tensión para un sistema de este tipo
BR112013031605B1 (pt) sistema de fixação de trilho
AU2009203749B2 (en) Support for a rail fastening system and rail fastening system
ES2551742T3 (es) Dispositivo de fijación de raíl sobre un soporte de vía
PT2188449E (pt) Sistema para a fixação de um carril sobre um substrato sólido plano
CA2567903C (en) Improved rail insulators
BR112014030164B1 (pt) grampo de trilho ferroviário resiliente
PT2297402E (pt) Sistema para fixar um carril a uma base
CS198371B1 (en) Railing
ES2870966T3 (es) Construcción de transición para pontear una junta de construcción
HU223048B1 (hu) Dilatációs rács és szerkezet úttestek dilatációs hézagainak áthidalására
PT2672007E (pt) Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários
KR20150076061A (ko) 역류 방지 그레이팅
CA2834186C (en) Components of a railway rail fastening assembly
ES2598527T3 (es) Sistema de fijación de carriles
KR200439355Y1 (ko) 전동차의 빗물받이 구조
JP7057739B2 (ja) 軌道内ケーブル防護板
KR20160006859A (ko) 도로 확장용 인도교
PT1709249E (pt) Ponto de apoio de carris altamente elástico e electricamente isolante
CZ35711U1 (cs) Sestava koleje, železničního pražce a pražcové kotvy
KR20230029975A (ko) 접촉 와이어를 지지하기 위한 장치
FI79737B (fi) Anordning foer faestande av skenor.
BR0001639A (pt) Montagem de braçadeira central para veìculo de carga de trilho para reforço de estrutura