PT2297402E - Sistema para fixar um carril a uma base - Google Patents

Sistema para fixar um carril a uma base Download PDF

Info

Publication number
PT2297402E
PT2297402E PT09779931T PT09779931T PT2297402E PT 2297402 E PT2297402 E PT 2297402E PT 09779931 T PT09779931 T PT 09779931T PT 09779931 T PT09779931 T PT 09779931T PT 2297402 E PT2297402 E PT 2297402E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
section
clamping clamp
central loop
rail
nut
Prior art date
Application number
PT09779931T
Other languages
English (en)
Inventor
Winfried Boesterling
Lutz Rademacher
Original Assignee
Vossloh Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vossloh Werke Gmbh filed Critical Vossloh Werke Gmbh
Publication of PT2297402E publication Critical patent/PT2297402E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/04Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry without clamp members
    • E01B9/10Screws or bolts for sleepers
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/28Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members
    • E01B9/30Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips
    • E01B9/303Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips the clip being a shaped bar

Description

1
DESCRIÇÃO "SISTEMA. PARA FIXAR UM CARRIL A UMA BASE" A invenção refere-se a um sistema para fixar um carril a uma base, que apresenta um parafuso cilíndrico fixado à base quando o sistema está completamente montado, parafuso cilíndrico esse que possui uma secção roscada que sobressai livremente acima do lado superior da base quando o parafuso cilíndrico está fixado à base.
Os sistemas deste tipo são, por exemplo, utilizados para fixar um carril a uma base formada por lajes ou travessas em betão. Estas bases em materiais inflexíveis são também designadas por "trilho fixo".
Os trilhos fixos convenceram no setor do transporte de pessoas de alta velocidade e no transporte de mercadoria pesada, pelo facto de permitirem uma fixação do carril particularmente precisa e segura. Simultaneamente é possível ajustar, de um modo igualmente fácil, o esforço do carril para obter uma excelente vida útil. Pode-se, assim por exemplo, através da disposição de uma posição intermédia elástica entre o carril e a respetiva base, ajustar com precisão o valor em que o carril vai descer quando é transitado por um veículo ferroviário. Faz parte das funções do sistema de fixação de carris respetivamente utilizado reprimir o carril com uma força que impeça eficazmente o levantamento. Por outro lado, a fixação de carris sustenta o carril contra as forças transversais que ocorrem aquando da travessia do carril no respetivo ponto de fixação. 2
Devido ao grande número de fixações necessário para fixar um carril, as fixações de carris aqui abordadas não pretendem somente suportar com segurança os esforços resultantes do funcionamento prático, como também pretendem ter um custo de fabrico baixo e serem fáceis de montar.
Conhece-se um sistema de fixação de carris constituído de um modo particularmente simples sob a designação de "Sistema RN". Engloba um elemento de mola inteiro tipo uma mola de lâmina, que possui uma secção de mola e uma secção de apoio, que está curvado à volta de um eixo orientado transversalmente ao eixo longitudinal do elemento de mola, de modo a ficar junto ao lado inferior da secção de mola. A secção de mola é mais comprida do que a secção de apoio, de modo a sobressair com uma secção final livremente acima da secção de apoio.
No estado completamente montado, a respetiva secção final fica no patim do carril por fixar, que se encontra sobre uma posição elástica na base fixa, e exerce uma força de mola elástica orientada contra a base fixa. A necessária pré-tensão do elemento de mola conseguida pelo facto de à base fixa estar aparafusado um parafuso cilíndrico, que passa por orifícios de passagem moldados na secção de mola e na secção de apoio, e pelo facto de estar aparafusada uma porca no parafuso cilíndrico, porca essa que influencia, através de uma anilha, o lado superior do elemento de mola que fica oposto à base fixa. Simultaneamente, o elemento de mola situa-se com a sua secção de flexão, na qual a secção de apoio da secção de mola está dobrada, numa ranhura formada na base fixa, que se estende paralelamente ao carril por fixar. Pretende-se, assim, proteger o elemento de mola contra uma alteração involuntária da posição. 3 A vantagem do sistema de fixação anteriormente explicado consiste no facto de ele requerer somente muito poucos elementos constitutivos que são muito facilmente formados para fixar um carril. As experiências práticas mostram, porém, que estes elementos constitutivos já não estão em condições de suportar os esforços resultantes da prática de um moderno transporte de mercadoria pesada ou de alta velocidade. Deste modo, por exemplo o parafuso cilíndrico é sujeito a elevadas forças transversais, que causam um desgaste rápido na área dos orifícios de passagem do elemento de mola e podem levar à rutura do parafuso cilíndrico. Sob estes esforços na área das ranhuras que formam a proteção da posição, verifica-se também um maior desgaste abrasivo, na sequência do qual se deixa de poder garantir, logo após relativamente pouco tempo de aplicação, o assentamento correto não rotativo do elemento de mola. A brochura publicada pela requerente "Sistemas de fixação de carris para travessas em betão - Sistema W 14" explica um outro sistema de fixação de carris do tipo inicialmente mencionado. Também neste sistema, o carril por fixar fica diretamente sobre a base fixa através de uma posição intermédia elástica. 0 carril é lateralmente guiado por placas de guia angulares, que formam, respetivamente aos pares, entre si um canal de carris de linhas exatas, onde assenta o respetivo carril. As forças introduzidas pelo carril são encaminhadas através da placa de guia angular diretamente para a base que suporta o carril. Para isso, existe na correspondente base para cada uma das placas de guia angulares um ombro, que se apoia na respetiva placa de guia angular. 4
No sistema W14 está montado na placa de guia angular um grampo de aperto em forma de W, que no estado completamente montado, pressiona com as secções finais livres dos seus braços de mola, sobre o lado superior livre do patim do carril por fixar. Numa secção de apoio curvada e apoiada na placa de guia angular, respetivamente oposta à sua secção final livre, os braços de mola do grampo de aperto passam para um laço central que está apertado, por meio de um parafuso de aperto, contra a base fixa. 0 laço central constituído em forma de U do grampo de aperto envolve o parafuso de aperto. As suas partes laterais estão concebidas de modo a que o grampo de aperto, com o parafuso de aperto já previamente montado - e que exerce uma reduzida força de compressão a partir de uma posição pré-montada, na qual as secções finais livres dos braços de mola do grampo de aperto assentam sobre uma nervura que se estende paralelamente ao carril por montar e as suas secções de apoio assentam sobre uma superfície a associar ao respetivo ombro da base fixa - possa ser empurrado para a posição de montagem, na qual os braços de mola atua sobre o patim do carril e as secções de apoio do grampo de aperto assentam numa concavidade normalmente em forma de ranhura e constituída na placa de guia angular que foi moldada para esse efeito. A vantagem do conceito do sistema de fixação de carris W14 e sistemas equiparáveis baseado numa placa de guia angular consiste em que o parafuso de aperto necessário para apertar o grampo de aperto pode ser amplamente mantido livre de forças transversais, de forma a garantir um apoio seguro e permanente do carril com baixo desgaste e o mínimo risco de rutura. É, porém, desvantajoso o facto de o grampo 5 de aperto utilizado no conhecido sistema necessitar de um espaço de montagem grande comparativamente com o sistema RN e de um parafuso de aperto requerer um grande comprimento para poder apertar o grampo de aperto numa montagem simples. Também aqui, o funcionamento regular do sistema W1 e sistemas de construção idêntica requer na base fixa a respetiva existência de um ombro de apoio, através do qual as forças transversais recebidas pela placa de guia angular são guiadas para a base fixa. 0 documento FR-A 7145480 mostra ainda um sistema do género para fixar um carril com todas as caracteristicas do termo genérico da reivindicação 1. É neste cenário que surge o objetivo de disponibilizar um sistema de fixação de carris de produção pouco dispendiosa, que possa ser facilmente montado e necessite de pouco espaço de construção, sistema esse que forneça permanentemente maiores forças que impedem o levantamento, do que acontece por exemplo no sistema RN.
Este objetivo é conseguido, em conformidade com a invenção, através de um sistema para fixar um carril constituído de acordo com a reivindicação 1. As reivindicações relativas à reivindicação 1 apresentam versões vantajosas deste sistema.
Um sistema em conformidade com a invenção para fixar um carril sobre uma base compreende, em conformidade com o estado tecnológico, um parafuso cilíndrico fixado na base no caso de um sistema completamente montado. Este apresenta uma secção roscada que sobressai, no caso do parafuso cilíndrico fixado na base, livremente sobre o lado superior da base. 6
Simultaneamente, um sistema em conformidade com a invenção engloba um grampo de aperto constituído inteiro, que possui um laço central e pelo menos um braço de mola ligado ao laço central, em que o laço central tem duas partes laterais paralelamente afastadas uma da outra, que delimitam entre si um espaço, no qual se encontra a secção roscada do parafuso cilíndrico no caso de um sistema completamente montado. Este braço de mola exerce, quando o sistema está completamente montado, com a sua secção final livre associada ao carril, uma força elástica impeditiva do levantamento sobre o patim do carril a fixar.
Por fim, o sistema em conformidade com a invenção também engloba uma porca, que pode ser aparafusada na secção roscada do parafuso cilíndrico e atua, no caso de um sistema completamente montado, sobre o laço central do grampo de aperto, para apertar o grampo de aperto contra a base.
Em conformidade com a invenção, esta porca apresenta agora um prolongamento no seu lado inferior associado ao laço central do grampo de aperto. Este prolongamento tem a forma de uma secção circundante que, quando o sistema está completamente montado, encaixa no espaço lateralmente delimitado pelas partes laterais do laço central e fica, em união efetiva, junto aos lados interiores das partes laterais do laço central. Simultaneamente, a secção circundante possui uma rosca interna, que está adaptada à rosca da secção roscada do parafuso cilíndrico.
Através da secção de prolongamento prevista, de acordo com a invenção, na porca prevista para apertar o grampo de aperto, por um lado o comprimento - através do qual se obtém, na montagem do sistema em conformidade com a 7 invenção, uma união por força e fixação efetiva entre a porca e a secção roscada do parafuso cilíndrico - é prolongado na medida da altura da secção relativamente à porca, que atua - de acordo com as porcas habitualmente utilizadas para apertar um grampo de aperto - somente com a sua (uma) face plana, eventualmente através de uma anilha, sobre o laço central do grampo de aperto.
Por outro lado, o facto de o formato da secção de prolongamento de uma porca prevista em conformidade com a invenção estar adaptado à forma das partes laterais do laço central do grampo de aperto garante que o laço central seja sempre eficazmente guiado mesmo sob os elevados esforços resultantes do funcionamento prático.
Esta constituição em conformidade com a invenção da porca existente num sistema de acordo com a invenção permite fixar um grampo de aperto formado segundo o modelo de grampos convencionais num parafuso cilíndrico, que sobressai apenas sobre uma peça curta equiparável acima do lado superior da base fixa, onde o carril será fixado. Em conformidade com isso, um sistema de acordo com a invenção ocupa pouca altura na posição completamente montada.
Graças à particular aptidão de a porca, que existe num sistema de fixação em conformidade com a invenção, também assegurar um aperto eficaz do grampo de aperto numa peça pequena do parafuso cilíndrico, o sistema em conformidade com a invenção pode ser principalmente aplicado mesmo utilizando parafusos cilíndricos oriundos de sistemas de fixação anteriormente existentes, que estariam por substituir por exemplo devido ao desgaste, e que devem permanecer na respetiva base. 8
Consegue-se uma fixação particularmente segura do grampo de aperto na respetiva posição de fixação, provendo na secção da porca a formação de uma cavidade, cuja forma da secção transversal se adapta assim à forma da superfície periférica do laço central do grampo de aperto que entra em contacto com ela, de modo a que o laço central na área de contacto fique junto à secção por fixação efetiva. Se, por exemplo, o grampo de aperto for dobrado, em secção transversal, a partir de um material de fio metálico essencialmente circular, então a forma da secção transversal da cavidade formada na secção da porca é, para este efeito, constituída em forma circular.
Para possibilitar uma montagem simples com dispositivos de montagem convencionais e sobretudo automáticos, a porca devia possuir uma secção de cabeça com superfícies de engate para uma ferramenta de montagem.
Adaptando reciprocamente o comprimento das partes laterais do laço central do grampo de aperto e o comprimento do, pelo menos um, braço de mola do grampo de aperto, de modo a que visto por cima o laço central sobressai sobre a secção final do braço de mola do grampo de aperto, consegue-se assegurar que o laço central do grampo de aperto sobressaia sobre o patim do carril, no estado completamente montado. Deste modo, o laço central pode servir de proteção contra um levantamento do patim do carril.
Consegue-se uma transmissão segura da força para evitar o levantamento, que é exercida pelos braços de mola, para o patim do carril através da compressão da secção final do braço de mola, de um modo já conhecido, na direção do laço central do grampo de aperto. 9
De um modo igualmente convencional, num sistema em conformidade com a invenção, o braço de mola do grampo de aperto numa secção de apoio também pode passar para o laço central do grampo de aperto. Na medida em que a secção de apoio evolui numa curva, afastando-se do laço central do grampo de aperto, e a secção de apoio se encontra no mesmo plano das partes laterais do laço central do grampo de aperto, é possível minimizar mais a altura de construção do sistema no estado completamente montado. É possível aproveitar muito vantajosamente a constituição de um sistema de fixação em conformidade com a invenção quando o grampo de aperto possui dois braços de mola, dos quais um deles está ligado a uma das partes laterais e o outro à outra parte lateral do laço central do grampo de aperto. Neste caso, o grampo de aperto é constituído em forma de U para conseguir um esforço uniforme de todos os componentes do sistema de fixação.
Uma constituição particularmente vantajosa e prática do sistema de fixação em conformidade com a invenção caracteriza-se pelo facto de englobar, segundo o modelo do estado tecnológico, uma placa de guia angular prevista para ser colocada sobre a base e que apresenta, no seu lado superior livre na posição de montagem, elementos guia para guiar o grampo de aperto. Se existir na base, onde o carril será fixado, um respetivo rebaixo, a placa de guia angular pode apresentar, no seu lado inferior associado à base, um avanço previsto para encaixar neste recesso, para assim formar uma proteção de união efetiva da posição da placa de guia angular na sua posição de montagem. 0 isolamento elétrico do sistema de fixação pode ser garantido pelo facto de a placa de guia angular ser composta por um 10 material isolante. Serve a mesma finalidade se o sistema de fixação em conformidade com a invenção englobar um elemento de isolamento fabricado num material eletricamente isolante, que apresenta uma receção para a secção final do, pelo menos um, braço de mola do grampo de aperto e está previsto para ser colocado entre a respetiva secção final e o carril por fixar.
Passamos a explicar em pormenor a invenção por meio de um desenho representativo de exemplos de execução. Temos esquematicamente: a Fig. 1 mostra uma fixação de um carril numa vista de cima; a Fig. 2 mostra um corte pela fixação ao longo da linha de corte X-X traçada na Fig. 1; a Fig. 3 mostra uma porca, em vista lateral, pertencente a um sistema para fixar o carril; a Fig. 4 mostra a porca num corte longitudinal; a Fig. 5 mostra a porca numa vista de cima; a Fig. 6 mostra um grampo de aperto, numa vista de cima, pertencente ao sistema para fixar o carril; a Fig. 7 mostra o grampo de aperto num corte ao longo da linha de corte Y-Y traçada na Fig. 6. 11 A fixação B do carril S numa base fixa U formada por uma travessa em betão é constituída por dois sistemas 1, 2.
Cada um dos sistemas 1, 2 para fixar o carril S engloba um grampo de aperto 3, uma placa de guia angular 4, um parafuso cilíndrico 5, um equipamento de isolamento 6 e uma porca 7 aparafusada num parafuso cilíndrico 5. A placa de guia angular 4 é fabricada num material plástico não eletricamente condutor e apresenta respetivamente um orifício de passagem para o parafuso cilíndrico 5. No seu lado inferior associado à base fixa U, a placa de guia angular 4 apresenta um avanço 8, que se estende paralelamente à superfície de contacto 10 da placa de guia angular 4 que fica junto ao patim do carril 9 e, por conseguinte, paralelamente ao carril S. A forma do avanço 8 está adaptada à forma de uma ranhura 11 formada no lado superior 12 da base fixa U associado à placa de guia angular 4. Deste modo, o avanço 8 da placa de guia angular 4 encaixa por união efetiva na ranhura 11, de modo a ficar protegido, na sua posição de montagem, contra uma rotação à volta de um eixo rotativo à superfície 12. Simultaneamente, as forças transversais são encaminhadas pelo avanço 8 para a base fixa, forças essas que durante a travessia do carril 5 são recebidas pela placa de guia angular 4.
No seu lado superior existem elementos guia 13 na placa de guia angular 4, elementos esses que garantem a posição do grampo de aperto 3 na posição completamente montada. 0 grampo de aperto 3 curvado e inteiro em material de fio metálico elástico tem uma forma em W e apresenta um laço central 14 com duas partes laterais 15, 16, que se estendem paralelamente e que delimitam entre si um espaço 12 17. As partes laterais 15, 16 estão ligadas entre si numa das suas extremidades acima de uma secção de base 18 curvada em aprox. 180° do laço central 14. Na sua outra extremidade, as partes laterais 15, 16 atravessam respetivamente uma secção de apoio 19, 20, que se estende no mesmo plano E das partes laterais 15, 16.
Nas secções de apoio 19, 20 termina respetivamente um braço de mola 21, 22, que passa respetivamente numa secção curvada 23, 24, que se estende paralelamente às partes laterais 15, 16 do laço central 14, para uma respetiva secção final 25, 26 que é dobrada pela respetiva secção curvada 23, 24 na direção da secção central 14. Na posição completamente montada, as secções finais 25, 26 assentam em respetivamente uma receção do equipamento de isolamento 6 em forma de placa e fabricado em material plástico não condutor e atuam, através do equipamento de isolamento 6, sobre o lado superior do patim do carril 9. O comprimento LI dos braços de mola 21, 22 medido na vista de cima é um pouco mais pequeno do que o comprimento L2 da secção central 14, de modo a que a secção central 14 fique, visto por cima ou de lado, um pouco à frente das secções finais 25, 26. A porca 7 apresenta uma secção de cabeça 28 com um sextavado externo 27 convencional, em cujo lado inferior se forma um prolongamento em forma de uma secção 29 circundante. A rosca interior 30 da porca 7 estende-se sobre toda a altura da secção de cabeça 28 e da secção 29. No lado exterior da secção 29 forma-se uma cavidade K circundante. A forma da secção transversal da cavidade descreve um circulo, cujo raio Rk corresponde ao raio exterior Ra das partes laterais 15, 16 circulares em secção 13 transversal. Simultaneamente, o diâmetro mais pequeno D da secção 29 corresponde à distância mais pequena A das partes laterais, de modo a que a porca 7 possa assentar no laço central 14 e fique, assim, assente por união efetiva nas partes laterais 15, 16. A secção 29 encaixa no espaço 17 lateralmente delimitado pelas partes laterais 15, 16.
Na base fixa U foi introduzida uma cavilha de plástico 31, onde está aparafusado o correspondente parafuso cilindrico 5. Cada um dos parafusos cilíndricos 5 apresenta uma secção roscada 32, com a qual o parafuso cilíndrico 5 sobressai pelo lado superior 11 da base fixa U. 0 comprimento L3 da secção roscada 32 é dimensionado de modo a que a secção roscada 32 não sobressaia do respetivo grampo de aperto 3. A rosca exterior da secção roscada 32 corresponde à rosca interior 30 da porca 7.
Para montar o sistema 1, 2, quando os parafusos cilíndricos 5 já assentam na base fixa U, começa-se por colocar a respetiva placa de guia angular 4 sobre a base fixa U, de modo a que o seu avanço 8 encaixe na ranhura associada 11. Os parafusos cilíndricos 5 encaixam, com a sua secção roscada 32, no orifício de passagem formado para eles na placa de guia angular 4. De seguida, coloca-se o respetivo grampo de aperto 3 sobre a placa de guia angular 4 associada. A secção roscada 32 do parafuso cilíndrico 5 encaixa no espaço 17 delimitado entre as partes laterais 15, 16 do laço central 14. Neste caso, as secções finais 25, 26 do respetivo grampo de aperto 3 assentam no correspondente equipamento de isolamento 6 e apoiam-se, acima dele, no respetivo lado do patim do carril 9. De seguida, aparafusa-se respetivamente uma porca 7 na secção roscada 32 que lhe é associado 32. Assim sendo, a secção da 14 rosca interior 30 da porca 7 disposta na secção 29 começa por encaixar na rosca exterior da secção roscada 32 do parafuso cilíndrico 5. Apertando mais a porca 7, consegue-se apertar o laço central 14 contra a placa de guia angular 4 e, por conseguinte, contra a base fixa U. No estado completamente apertado, a união efetiva entre o laço central 14 e a secção 29 da porca protege o grampo de aperto 3 contra uma deslocação lateral. Simultaneamente, a rosca interior 30 da porca 7 encaixa na rosca exterior da secção roscada 32, através de um comprimento suficiente para a transmissão da força de aperto.
Se necessário, também é possível montar previamente os sistemas 1, 2. Para isso, os grampos de aperto 3 são respetivamente preposicionados numa posição recolhida relativamente ao carril S e, de seguida, a respetiva porca só é apertada até os grampos de aperto 3 se manterem na sua posição de pré-montagem. Por fim, o carril S pode ser colocado no espaço lateralmente delimitado pelas placas de guia angulares 4. Depois, os grampos de aperto 3 são empurrados na direção do carril S até chegarem à sua posição de montagem final, e as porcas 7 podem ser apertadas até os grampos de aperto 3 exercerem a necessária força impeditiva de levantamento sobre o carril S.
NÚMEROS DE REFERÊNCIA
1, 2 Sistemas para fixar o carril S 3 Grampo de aperto 4 Placa de guia angular 5 Parafuso cilíndrico 6 Equipamento de isolamento 15
15 7 8 9 10 11 12 13 14 15, 16 17 18 19,20 21,22 23,24 25,26 27 28 29 30 31 32 A B D K LI L2 L3
Porca
Avanço
Patim do carril
Superfície de contacto
Ranhura
Lado superior
Elementos guia
Laço central
Partes superiores do laço central 14 Espaço lateralmente delimitado pelas partes superiores 15, 16
Secção de base do laço central 14 Secção de apoio do laço central 14 Braços de mola do laço central 14 Secção curvada dos braços de mola 21,22 Secções finais dos braços de mola 21,22 Sextavado exterior da secção de cabeça 28 da porca 7
Secção de cabeça da porca 7 Secção da porca 7 Rosca interior da porca 7 Cavilha de plástico
Secção roscada do parafuso cilíndrico 5
Menor distância das partes superiores 15, 16 do laço central 14
Fixação do carril S
Menor diâmetro da secção 29
Cavidade moldada na secção 29
Comprimento dos braços de mola 21,22
Comprimento da secção central 14
Comprimento da secção roscado 32 16
Ra Raio exterior das partes laterais 15, 16
Rk Raio da cavidade K S Carril U Base 17
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO A presente listagem de referências citadas pela requerente é apresentada meramente por razões de conveniência para o leitor. Não faz parte da patente de invenção europeia. Embora se tenha tomado todo o cuidado durante a compilação das referências, não é possível excluir a existência de erros ou omissões, pelos quais o EPO não assume nenhuma responsabilidade.
Patentes de invenção citadas na descrição • FR 7145480 A [0011]

Claims (15)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema para fixar um carril (S) numa base (U), - com um parafuso cilíndrico (5) que, quando o sistema (1, 2) está completamente montado, está fixado na base (U) e possui uma secção roscada (32) que sobressai livremente acima do lado superior (11) da base (U) quando o parafuso cilíndrico (5) está fixado na base (U) , - com um grampo de aperto (3) constituído inteiro, que apresenta um laço central (14) e pelo menos um braço de mola (21, 22) ligado ao laço central (14) que possui duas partes laterais (15, 16) paralelamente afastadas (A), que delimitam entre si um espaço (17), onde se encontra a secção roscada (32) do parafuso cilíndrico (5), quando o sistema (1, 2) está completamente montado, e em que o braço de mola (21, 22) exerce, com a sua secção final livre (25, 26) associada ao carril (S), uma força elástica impeditiva de levantamento sobre o patim (9) do carril (S) por fixar, quando o sistema (1, 2) está completamente montado, e - com uma porca (7), que pode ser aparafusada à secção roscada (32) do parafuso cilíndrico (5) e atua sobre o laço central (14) do grampo de aperto (3), quando o sistema (1, 2) está completamente montado, para apertar o grampo de aperto (3) contra a base (U) , caracterizado pelo facto de a porca (7 ) apresentar , no seu lado inferior associado ao laço central (14' ) do grampo de aperto (3), um prolongamento em forma de uma 2 secção circundante (29), que - quando o sistema (1, 2) está completamente montado - assenta por união efetiva nos lados interiores das partes laterais (15, 16) do laço central (14), engatando no espaço lateralmente delimitado (17) pelas partes laterais (15, 16) do laço central (14), e que possui uma rosca interior (30) adaptada à rosca da secção roscada (32) do parafuso cilíndrico (5).
2. Sistema segundo a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que na secção (29) da porca (7) se encontra uma cavidade (K) , cuja forma de secção transversal está adaptada à forma da superfície periférica (que entra em contacto com ela) do laço central (14) do grampo de aperto (3), de modo a que o laço central (14) na área de contacto fique junto à secção (29) por união efetiva.
3. Sistema segundo a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o grampo de aperto (3) ser dobrado, em secção transversal, essencialmente a partir de um material de fio metálico circular, e de a forma da secção transversal da cavidade (K) formada na secção (29) da porca (7) ser constituída em forma de círculo.
4. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a porca (7) apresentar uma secção de cabeça (28), na qual se encontram superfícies de engate para uma ferramenta de montagem.
5. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o comprimento (Ll) das partes 3 laterais (15, 16) do laço central (14) do grampo de aperto (3) e de o comprimento (L2) do, pelo menos, um braço de mola (21, 22) do grampo de aperto (3) estarem adaptados um ao outro, de modo a que, visto de cima, o laço central (14) sobressaia acima da secção final (25, 26) do braço de mola (21, 22) do grampo de aperto (3).
6. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a secção final (25, 26) do braço de mola (21, 22) ser dobrada na direção do laço central (14) do grampo de aperto (3).
7. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o braço de mola (21, 22) numa secção de apoio (19, 20) passar para o laço central (14) do grampo de aperto (3).
8. Sistema segundo a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de a secção de apoio (19, 20) evoluir numa curva que se afasta do laço central (14) do grampo de aperto (3).
9. Sistema segundo a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de a secção de apoio (19, 20) se encontrar no mesmo plano das partes laterais (15, 16) do laço central (14) do grampo de aperto (3).
10. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o grampo de aperto (3) possuir dois braços de aperto (21, 22), dos quais um está ligado a uma das partes laterais (15, 16) e de o outro estar ligado 4 à outra parte lateral (16, 15) do laço central (14) do grampo de aperto (3).
11. Sistema segundo a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de o grampo de aperto (3) ser constituído em forma de W.
12. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de englobar uma placa de guia angular (4) prevista para ser colocada sobre a base (U), e que apresenta elementos guia (13) para guiar o grampo de aperto (3) no seu lado superior livre na posição de montagem.
13. Sistema segundo a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de a placa de guia angular apresentar, no seu lado inferior associado à base, um avanço previsto para engatar num recesso moldado na base.
14. Sistema segundo uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado pelo facto de a placa de guia angular (4) ser composta por um material isolante.
15. Sistema segundo uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de englobar um elemento isolante (6) fabricado em material eletricamente isolante, que possui uma receção para a secção final (25, 26) do, pelo menos um, braço de mola (21, 22) do grampo de aperto (3) e que está previsto ser colocado entre a respetiva secção final (25, 26) e o carril por fixar (S) .
PT09779931T 2008-07-09 2009-06-24 Sistema para fixar um carril a uma base PT2297402E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008032354A DE102008032354B3 (de) 2008-07-09 2008-07-09 System zum Befestigen einer Schiene auf einem Untergrund

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2297402E true PT2297402E (pt) 2012-02-27

Family

ID=40158135

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09779931T PT2297402E (pt) 2008-07-09 2009-06-24 Sistema para fixar um carril a uma base

Country Status (14)

Country Link
EP (1) EP2297402B9 (pt)
CN (1) CN102089477B (pt)
AT (1) ATE538249T1 (pt)
BR (1) BRPI0915823A2 (pt)
CO (1) CO6341495A2 (pt)
DE (2) DE102008032354B3 (pt)
ES (1) ES2377811T3 (pt)
IL (1) IL210139A (pt)
MA (1) MA32680B1 (pt)
MX (1) MX2011000126A (pt)
PL (1) PL2297402T3 (pt)
PT (1) PT2297402E (pt)
RU (1) RU2491382C2 (pt)
WO (1) WO2010003823A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2598527T3 (es) * 2010-08-27 2017-01-27 Schwihag Ag Sistema de fijación de carriles
GB2510419B (en) * 2013-02-04 2020-02-05 Pandrol Ltd A railway rail anchoring device
PL3049572T3 (pl) 2013-09-26 2017-09-29 Heico Befestigungstechnik Gmbh Element mocujący do szyn oraz system mocujący do szyn z takim elementem mocującym do szyn
ES2741152T3 (es) * 2013-10-09 2020-02-10 Vossloh Werke Gmbh Pieza intermedia elástica para el apriete de un patín de carril
GB2552817A (en) * 2016-08-11 2018-02-14 Pandrol Ltd Improved screwed fastening system for railway rails
CN111041904B (zh) * 2019-12-30 2021-11-02 济南轨道交通集团有限公司 一种减震地铁轨道装置

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1020046B (de) * 1955-04-05 1957-11-28 Vossloh Werke Gmbh Schienenbefestigung auf Schwellen, insbesondere Betonschwellen
FR1521504A (fr) * 1967-03-07 1968-04-19 Forges Et Boulonneries Hermant écrou pour la fixation des crapauds sur les rails des chemins de fer électriques
FR2165101A6 (pt) * 1971-12-17 1973-08-03 Vagneux Traverses Beton
RU94046007A (ru) * 1992-05-13 1996-09-20 Хармс унд Хаффке ГмбХ унд Ко. (DE) Система крепления рельсов на элементах конструкции верхнего строения пути
DE10148726B4 (de) * 2001-10-02 2005-12-15 Krupp GfT Gesellschaft für Technik mbh Befestigungseinrichtung für Fahrschienen
DE10200468A1 (de) * 2002-01-09 2003-07-10 Joerg Albrecht Druckerzeugnis
NL1032700C2 (nl) * 2006-10-18 2008-04-22 H B S Sliedrecht B V Spoorrailconstructie.
DE102008028092A1 (de) * 2008-06-13 2009-12-17 Wirthwein Ag Seitenverstellbare Schienenbefestigung
RU119733U1 (ru) * 2012-05-25 2012-08-27 Исаак Иосифович Абрамович Устройство для крепления рельса к подкрановой балке

Also Published As

Publication number Publication date
DE102008032354B3 (de) 2009-11-12
ATE538249T1 (de) 2012-01-15
PL2297402T3 (pl) 2012-05-31
IL210139A (en) 2014-01-30
CN102089477A (zh) 2011-06-08
RU2011104481A (ru) 2012-08-20
EP2297402A1 (de) 2011-03-23
CO6341495A2 (es) 2011-11-21
IL210139A0 (en) 2011-03-31
EP2297402B9 (de) 2012-03-07
CN102089477B (zh) 2013-03-27
ES2377811T3 (es) 2012-04-02
MA32680B1 (fr) 2011-10-02
EP2297402B1 (de) 2011-12-21
MX2011000126A (es) 2011-02-24
BRPI0915823A2 (pt) 2015-11-03
RU2491382C2 (ru) 2013-08-27
WO2010003823A1 (de) 2010-01-14
DE202008014249U1 (de) 2008-12-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2297402E (pt) Sistema para fixar um carril a uma base
KR101627778B1 (ko) 레일 고정 시스템 및 상기 시스템용 텐션클램프
CA2793785C (en) Guide plate for laterally guiding a rail and system for fastening a rail to a base
DK2425188T3 (en) Device for fastening a mounting rail to a roof hook
ES2547078T3 (es) Placa de guía angular y sistema para fijar un raíl
BRPI0610547A2 (pt) bagageiro de teto para um veìculo e método para fixação do bagageiro de teto
US9212455B2 (en) Combination of a guiding plate and a wedge element and system for securing a rail for a rail vehicle to a substrate
US20110042475A1 (en) Support for a system for fastening a rail and a system for fastening a rail
CN108602406B (zh) 轴单元
PT2369057E (pt) Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema
PT2188449E (pt) Sistema para a fixação de um carril sobre um substrato sólido plano
US20130105590A1 (en) Rail fastening system
ES2713508T3 (es) Dispositivo de fijación para un aparato láser
KR102025870B1 (ko) 도체 레일
US20020014128A1 (en) Sensor assembly
JP3647038B2 (ja) レール係止装置
JP5258043B2 (ja) トンネル用架線支持装置
JP2004537019A5 (pt)
US9045866B2 (en) Tensioning clamp for fastening a rail and system equipped with a tensioning clamp of this type
RU2670844C9 (ru) Устройство для крепления рельса для рельсовых транспортных средств
US20190393658A1 (en) Fastening device for a conductor line and conductor line system
MX2013005063A (es) Abrazadera de riel para unir un riel y sistema provisto con una abrazadera de riel de este tipo.
JP4874036B2 (ja) 変圧器の固定構造およびその取付バンド
US10619311B2 (en) Base plate and rail fastening point
ES2852773T3 (es) Abrazadera para un cable de una línea aérea y método para ajustar un cable de una línea aérea