PT2369057E - Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema - Google Patents

Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema Download PDF

Info

Publication number
PT2369057E
PT2369057E PT101564367T PT10156436T PT2369057E PT 2369057 E PT2369057 E PT 2369057E PT 101564367 T PT101564367 T PT 101564367T PT 10156436 T PT10156436 T PT 10156436T PT 2369057 E PT2369057 E PT 2369057E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
base plate
base
rail
plate
aperture
Prior art date
Application number
PT101564367T
Other languages
English (en)
Inventor
Winfried Bösterling
Adrian Bednarczyk
Original Assignee
Vossloh Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vossloh Werke Gmbh filed Critical Vossloh Werke Gmbh
Publication of PT2369057E publication Critical patent/PT2369057E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/68Pads or the like, e.g. of wood, rubber, placed under the rail, tie-plate, or chair
    • E01B9/685Pads or the like, e.g. of wood, rubber, placed under the rail, tie-plate, or chair characterised by their shape
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/68Pads or the like, e.g. of wood, rubber, placed under the rail, tie-plate, or chair

Description

ΕΡ2369057Β1
DESCRIÇÃO
SISTEMA. PARA PRENDER UMA CALHA SOBRE UMA BASE E PLACA DE
BASE PARA ESSE SISTEMA A invenção refere-se a um sistema para fixar uma calha numa base, que apresenta uma placa de guia que guia a calha a prender no seu lado longo, um elemento de mola tensionável contra uma base por intermédio de um elemento tensor, que assenta sobre a placa guia e que com o sistema completamente montado, com um braço de mola livre exerce uma força de manter em baixo sore um pé da calha da calha a fixar e que apresenta uma placa de base que se estende transversalmente à calha a fixar ao longo da largura da placa guia, que está disposta para equilibrar as diferenças de altura entre a placa guia e a respetiva base sendo que a placa de base possui uma forma em ângulo reto e uma abertura de passagem para o elemento tensor inserido para tensionar o elemento de mola. A invenção refere-se igualmente a uma placa de base para esse sistema. Estas bases servem por um lado para apoiar os outros componentes do sistema de fixação amplamente sobre a base respetiva. Por outro lado, são utilizados para regulação de altura, quando o nivel de altura da superfície de montagem respetiva da base se desvia entre dois pontos de fixação adjacentes acima de uma zona de tolerância. Se se determinar um desvio de altura não permitido, este pode ser equilibrado na medida em que se insere placas de base de espessuras diferentes ou duas ou mais sob as calhas respetivas. Essencialmente problemática é a exigência de que as placas de base possam ser posteriormente inseridas ou substituídas.
Para eliminar este problema, na DE 197 45 326 AI é 1 ΕΡ2369057Β1 proposta uma placa de base para um sistema de fixação de calhas do tipo descrito, na qual estejam construídas, pelo menos uma de duas aberturas opostas diagonalmente para acesso para elementos tensores enroscáveis na base para tensionar o correspondente elemento de mola construídas sob a forma de fenda aberta no lado longo da placa de base. Mesmo quando desta forma é possível, enfiar a placa de base posteriormente sob os outros componentes de um sistema de fixação de calhas, sem soltar completamente os elementos tensores, esta forma de realização de uma placa de base tem na prática a desvantagem de as aberturas necessárias para suportar os respetivos elementos tensores terem de ser muito longas. Isto é especialmente válido, se as aberturas de passagem para os elementos tensores ao contrário da placa de base conhecida, estiverem dispostas a meio relativamente ao eixo longitudinal da placa de base. Na região das fendas grandes a posição do sistema de fixação que se encontra sobre a mesma não está apoiada com a consequência de o material da posição em questão independentemente das propriedades que tenha, é pressionado para dentro da fenda através das grandes cargas que ocorrem por um veículo de carris quando passa sobre a calha. Isto pode levar a um desgaste precoce da posição em questão ou da placa de base na zona das fendas. Especialmente crítico é o perigo de a calha se apoiar elasticamente numa posição elástica sobre a placa de base.
Com base no estado da técnica explicado, é tarefa da invenção realizar um sistema do tipo descrito para fixar uma calha que, por um lado garanta uma vida útil suficientemente longa dos componentes e posições de materiais assentes sobre a placa de base e que por outo lado seja possível montar ou substituir posteriormente a placa de base. 2 ΕΡ2369057Β1
Igualmente deve ser obtida uma placa de base, que também possa ser montada posteriormente, de forma fácil, e que tenha ao mesmo tempo propriedades de utilização ótimas tanto no que respeita à sua função de apoio como também com vista a um desgaste mínimo do material que na utilização prática está otimizado para as suas posições ou componentes.
Relativamente ao sistema para prender uma calha, esta tarefa é solucionada, de acordo com a invenção, na medida em que um sistema desse tipo é construído da forma indicada na reivindicação 1.
Relativamente à placa de base a solução consiste no facto de a tarefa, de acordo com a invenção, consistir em construir uma placa de base de acordo com a reivindicação 5.
Formas de realização vantajosas da invenção são explicadas nas reivindicações dependentes e são em seguida explicadas em detalhe. A invenção prevê que, no caso de um sistema de fixação do tipo descrito, a placa de base esteja divida em duas peças ao longo de uma linha de impacto que, partindo de um dos lados, da placa de base, transversais à calha a fixar seja orientada com distância em relação a um dos respetivos lados estreitos, até à abertura de passagem, a partir daí cortando a abertura de passagem na direção do lado estreito da placa de base.
De acordo com a invenção, a placa de base está dividida em duas peças que batem de forma romba uma na outra, das quais pelo menos uma peça se estende ao longo do lado estreito da placa de base ao longo de toda a sua 3 ΕΡ2369057Β1 largura e na qual está moldada uma secção que se estende em direção longitudinal da placa de base, que suporta a abertura de passagem para o respetivo elemento tensor em pelo menos uma peça. A outra peça da placa de base preenche assim a primeira secção cortada da primeira peça em que a peça da abertura de passagem limita a placa de base que não está limitada pela primeira peça.
Uma primeira vantagem da forma de realização de uma placa de base, de acordo com a invenção, consiste no fato de ambas as partes da placa de base poderem ser posteriormente montadas e forma fácil num sistema de fixação, de acordo com a invenção, na medida em que uma peça, vista na direção longitudinal da calha pode ser inserida por um lado e a outra peça pelo outro lado dos componentes já montados do sistema de fixação. Logo que ambas as peças da placa de base estejam completamente inseridas, envolvem estreitamente os elementos tensores de forma que, apesar da divisão da placa de base se garanta o mesmo apoio continuo dos componentes e materiais apoiados sobre a placa de base como no caso de uma placa de base não dividida.
Uma outra vantagem importante na prática da forma de realização de acordo com a invenção de uma placa de base consiste igualmente no facto de, pelo menos na zona do seu lado estreito não ser dividida. Desta forma se garante que nos componentes e materiais que assentam na base são ainda apoiados de forma segura quando pressões muito elevadas são exercidas sobre a placa de base ou quando a base tem uma determinada flexibilidade. A secção que se estende ao longo do lado estreito da placa de base de uma peça garante que a placa de base mantém a sua forma, mesmo sob carga elevada, e que ambas as suas peças não são afastadas uma da outra. 4 ΕΡ2369057Β1
Graças à forma de realização, de acordo com a invenção, e uma placa de base obtém-se assim um sistema para fixação de uma calha, no qual, com base no apoio continuo dos seus componentes sobre uma base sólida se garante uma vida útil longa e otimizada e em que é ainda possível de forma fácil, montar ou substituir a placa de base posteriormente.
Uma forma de realização da invenção especialmente importante na prática consiste num sistema de fixação do tipo de acordo com a invenção, que engloba duas placas guia, das quais uma está disposta num dos lados compridos da calha a prender, em que a paca de base se estende abaixo de ambas as placas guia. A linha de impacto, na qual ambas as peças da placa de base batem uma na outra é assim concebida de forma ótima na medida em que ambas as peças da placa de base são construídas por simetria de pontos. Isto tem a vantagem de em ambos os lados estreitos estar disponível uma secção que se estende ao longo de toda a largura da placa de base, de tal forma que se aumenta ainda mais a segurança contra uma separação das peças da placa de base, no caso de cargas elevadas.
Especialmente vantajoso é neste contexto, se ambas as peças da placa de base tiverem uma forma idêntica, em que é possível um fabrico especialmente económico e simples da placa de base.
Uma outra forma de realização vantajosa para aplicação prática da invenção caracteriza-se pelo facto de a placa de base apresentar em pelo menos um lado estreito um ombro, sobre o qual a placa guia atribuída a este lado estreito está apoiada contra um ombro de apoio previsto na base. 5 ΕΡ2369057Β1
Este ombro protege não só o ombro no componente assente do sistema de fixação contra um contacto direito e potencialmente abrasivo com um ombro disponível componentes na base, como contribui também para que ambas as peças da placa de base não se separem uma da outra mesmo quando sujeitas a carga pesada.
Pelos motivos já explicados a forma de realização, de acordo com a invenção, apresenta um sistema de fixação de calhas de grande superfície de apoio que assenta sobre placa de base ou componentes como especialmente vantajoso, se compreender uma posição elástica, na qual a placa de base assenta e sobre a qual a calha a prender, no estado de montada é apoiada de forma elástica.
Obtém-se um percurso da linha de impacto vantajoso, especialmente na conceção com simetria de pontos da placa de base de acordo com a invenção, se a linha de impacto que vem de um lado longo partindo da abertura de passagem se desviar na direção do outro lado longo.
Um percurso ótimo da linha de impacto, tendo em conta, por um lado a disponibilidade de ambas as peças da placa de base e tendo em conta, por outro lado a configuração da secção, de uma peça, que se estende sobre o lado estreito da placa de base, obtém-se se esta partindo do lado longo até à abertura de passagem estiver orientada numa distância em relação ao lado estreito atribuído à abertura de passagem que corresponde à distância mais pequena da respetiva abertura de passagem do lado estreito atribuído.
Por fim, é especialmente válido, se a placa de base apresentar duas aberturas de passagem e se a linha de impacto que começa num lado longo correr cortando a primeira abertura de passagem até à outra abertura de 6 ΕΡ2369057Β1 passagem, cortando esta e, em seguida, correr com uma distância em relação ao lado estreito atribuído à segunda abertura de passagem até ao outro lado longo oposto ao primeiro lado longo da placa de base.
Uma atribuição duradoura, segura e de posicionamento correto das peças da placa de base pode ser ainda adicionalmente apoiada, na medida em que, nas peças da placa de base estão construídos elementos moldados, como ressaltos e recessos moldados de forma correspondente uns aos outros, que atuam em conjunto por fixação efetiva na placa de base que se encontra na posição de montagem. A exigência de material necessária para o fabrico da placa guia e logo conjuntamente o peso de uma placa de base, de acordo com a invenção, podem ser minimizados na medida em que o lado de baixo da placa de base tem entalhes moldados. Para reforço da placa guia podem, caso necessário, ser aplicadas ripas de reforço entre os entalhes. Além da possibilidade que ocorre aqui em primeiro lugar de uma regulação em altura através de uma placa de base, de acordo com a invenção, inserida sob os outros componentes do sistema, de acordo com a invenção, existe uma outra possibilidade de equilíbrio de altura entre dois pontos de fixação adjacentes da calha, por exemplo, variando a altura do pé da calha através da placa de base por intermédio de um ou mais materiais intermédios, que são inseridos entre o pé da calha e a placa de base. Quando a placa guia permanece simultaneamente diretamente sobre a placa de base ou a base, altera-se conjuntamente com a alteração da distância entre o pé da calha e a base ou placa de base, também a força de manter em baixo exercida pelo elemento de mola, no estado de montado, sobre o pé da calha. Esta alteração pode ser compensada de forma fácil, na medida em que na extremidade livre do braço de mola do 7 ΕΡ2369057Β1 elemento de mola que atua sobre o pé da calha, se coloca uma peça adaptadora, que na secção final do braço de mola está apoiada de forma rotativa em torno de um eixo rotativo e que no seu perímetro apresenta, pelo menos, duas secções de superfícies de contacto, das quais, dependendo da regulação de rotação respetiva da peça adaptadora uma assenta no pé da calha, em que a secção da superfície de contacto da peça adaptadora possui uma maior distância em relação ao eixo rotativo da peça adaptadora do que a outra secção da superfície de contacto. De acordo com a invenção está neste caso a peça adaptadora construída de tal forma e no braço de mola do elemento de mola está disposto um sistema de acordo com a invenção, que pode ser regulado como um elemento excêntrico para, tendo em conta pré-tensão do elemento de mola e a força exercida pelo elemento de mola, regular a distância entre a extremidade livre do elemento de mola e a superfície do pé da calha. Assim pode aumentar-se a distância e logo associadamente a força de manter em baixo exercida pelo elemento de mola sobre a calha, na medida em que se apoia a peça adaptadora, através da secção da superfície de contacto, sobre o pé da calha que possui uma distância maior até à respetiva extremidade livre do braço de mola do elemento de mola. Correspondentemente, consegue evitar-se a força de manter em baixo ativa, na medida em que a peça adaptadora é rodada de tal forma que fica apoiada sobre uma secção de superfície de contacto disposta a uma distância curta da extremidade livre do braço de mola atribuído, sobre o pé da calha.
No caso da utilização de uma peça adaptadora do tipo anteriormente explicado garante-se com meios especialmente fáceis, que a peça adaptadora e o elemento de mola acoplado à mesma mantêm a correspondente posição de montagem mesmo sob as cargas exercidas na prática, até à montagem final, 8 ΕΡ2369057Β1 podendo isto ser obtido na medida em que está prevista uma placa guia, que no seu lado dianteiro atribuído ao pé da calha apresenta uma superfície de assentamento e no seu lado superior livre apresente uma face deslizante adjacente à superfície de assentamento e que sobre na direção da superfície de assentamento, através do que a peça adaptadora a partir de uma posição de pré-montagem determinada por um batente construído na placa guia, na qual assenta com a sua secção de superfície de assentamento referida sobre a placa guia, de forma deslizável numa posição de montagem, na qual assenta com a secção da superfície de assentamento sobre o pé da calha da calha a fixar para transferir a força de manter em baixo elástica exercida pelo elemento de mola sobre o pé da calha. 0 elemento de mola é igualmente disposto sobre a placa guia, na qual para este efeito estão normalmente montados elementos de mola que guiam elemento de mola e mantêm a sua posição. 0 elemento de mola é igualmente disposto sobre a placa guia, na qual para este efeito estão normalmente montados elementos de mola que guiam elemento de mola e mantêm a sua posição. No caso de uma placa guia construída, de acordo com a invenção, a peça adaptadora, na posição de pré-montagem é premida contra o batente na sequência da força de manter em baixo exercida sobre ela pelo braço de mola com o elemento de mola que engata na peça adaptadora. Para poder ser inserida na posição de montagem pronta, têm de ser inseridas a peça adaptadora bem como a face deslizante que parte do batente inclinada para cima, com a consequência de que as forças de mola exercidas pelo elemento de mola aumentam e de se ter de superar uma carga de força adicional. Uma vez que isto não se passa sem intenção pela força aplicada pelo exterior, a peça adaptadora e com esta o elemento de mola são mantidos na posição de pré-montagem, até se iniciar o processo de montagem final. 9 ΕΡ2369057Β1
Em seguida, a invenção é melhor explicada com ajuda de um desenho de um exemplo de execução. Mostram de forma esquemática: A figura 1, um sistema para fixação de uma calha em apresentação ampliada A figura 2 do sistema no estado de montado numa vista em perspetiva; A figura 3, uma placa de base numa vista em perspetiva de cima; A figura 4, as peças da placa de base numa vista em perspetiva de cima; A figura 5, as peças da placa de base numa vista em perspetiva de baixo; A figura 6, uma placa guia numa vista em perspetiva; A figura 7, a placa guia com as peças adaptadoras colocadas sobre a mesma; A figura 8, uma peça adaptadora numa vista frontal; A figura 9, a peça adaptadora numa vista em perspetiva. 0 sistema 1 para fixar uma calha S sobre, por exemplo, uma base sólida U formada por uma barreira de betão ou uma placa de betão compreende uma primeira placa de base 2, uma segunda placa de base 3, um material intermédio 4 elástico, uma placa de distribuição de pressão 5, uma placa de regulação de altura 6, uma primeira placa guia 7, uma segunda placa guia 8 e dois elementos de mola 9, 10 10 ΕΡ2369057Β1 construídos como grampos tensores em forma de ω, dois pares de peças adaptadoras 11-14 bem como dois elementos tensores 15,16 construídos como parafusos tensores, que através de uma anilha de apoio 17,18 atuam sobre a calha intermédia dos elementos de mola 9,10. O sistema de fixação 1 assenta num suporte 19 moldado como peça única na base sólida U, que está limitado, nos seus lados estreitos que correm paralelamente à calha S, através de um ombro de apoio 20,21. Na face de contacto disponível entre os ombros de apoio 20,21 do suporte 19 existe uma cavilha de plástico 22,23 adjacente aos ombros de apoio 20,21 na base U. Nas cavilhas de plástico 22,23, na altura da montagem do sistema 1 é enroscado, em cada uma, um dos elementos tensores 15,16 para tensionar os elementos de mola 9,10.
As peças placas de base 2,3 compostas por duas peças 24,25 moldadas com simetria de pontos apresentam uma forma em ângulo reto com dois lados longos 26,27 que correm paralelamente e dois lados estreitos 28,29 que também correm paralelamente um ao outro e que se estendem sobre toda a largura do suporte 19. Nas placas de base 2,3 estão moldadas duas aberturas de passagem 30,31, das quais uma está posicionada adjacente a um dos lados estreitos 28,29 e centralmente entre os lados longos 26,27 de tal forma que na placa de base 2,3 inserida no suporte 19 fica à face com a abertura das cavilhas de plástico 22,23 da base U. A linha de impacto 32, na qual são inseridas ambas as peças 24,25 das placas de base 2,3, corre partindo do rebordo de um dos lados longos 26, primeiramente paralelamente ao rebordo de um dos lados estreitos 28 atribuído à primeira abertura de passagem 30 em que a distância al ao rebordo em questão corresponde à distância 11 ΕΡ2369057Β1 mais pequena entre o rebordo da abertura de passagem 30 e o rebordo do lado estreito 28. Esta secção da linha de impacto 28, está orientada até à abertura de passagem 30 e lá desvia-se essencialmente em ângulo reto ao rebordo do lado estreito 28 cortando a abertura de passagem 30 no seu rebordo atribuído ao seu lado longo 26 na direção da outra abertura de passagem 31. Logo que a abertura de passagem 30 seja passada, a linha de impacto 32 desvia-se na direção do outro lado longo 27, sendo que a abertura de passagem 31 se encontra no seu lado atribuído ao seu lado longo 27. Aí, a linha de impacto 32 desvia-se novamente, cortando essencialmente em ângulo reto a abertura de passagem 31 no seu rebordo atribuído ao seu lado longo 27, correndo até ao rebordo do outro lado estreito 29, até se passar a abertura de passagem 31. Neste ponto, a linha de impacto 32 corre paralelamente ao rebordo do lado estreito 29, até ter atingido o rebordo do lado longo 27. Aqui, a distância a2 da secção da linha de impacto 32 que corre paralelamente ao rebordo do lado estreito 29 corresponde à distância mais pequena entre o rebordo da abertura de passagem 31 e o rebordo do lado estreito 29.
Com este percurso da linha de impacto 32, apresentam ambas as peças 24,25 das placas de base 2,3 cada uma, uma secção 33 que se estende ao longo de toda a largura B dos seus lados estreitos 28,29. A partir desta secção 33 sai uma outra secção 34 que limita a placa de base 2,3 correspondente num dos lados longos 26,27 e cuja largura corresponde a metade da largura B da zona adjacente à secção 33, da placa de base mais metade do diâmetro da abertura de passagem 30,31 moldada, enquanto que a largura na zona da sua extremidade livre é igual a metade da largura B da correspondente placa de base 2,3 menos metade do diâmetro da outra abertura de passagem 31,30 correspondente. 12 ΕΡ2369057Β1
Nos rebordos correspondentes uns aos outros que, no estado de inseridos batem uns nos outros, das peças 24,25, das placas de base 2,3 estão moldados ressaltos e recessos 35,36 correspondentes, que no estado inseridos se sobrepõem uns aos outros por fixação efetiva e assim no estado de montado, mesmo sob carga elevada, impedem uma elevação das peças 24,25 numa direção orientada verticalmente em relação à base U.
Nos lados estreitos 28,29 das placas de base 2,3 está moldado em cada um, um ombro 37,38, que na posição de instalação estão orientados desde as secções 33,34 apontados para cima e que se estendem ao longo de toda a largura B da respetiva placa de base 2,3. Os ombros 37,38 estão moldados e orientados de tal forma que assentam no suporte 19, no estado inserido, à face, nos ombros de apoio 20,21.
Para minimizar o seu peso e para se poupar material, na zona das secções 33, 34, na parte de baixo das peças 24,25, estão moldados entalhes 39 dispostos de forma regular, entre os quais estão colocadas ripas 40, que no estado de montadas ficam sobre a face de contacto do suporte 19.
Para se atingir o equilíbrio de altura necessário no presente exemplo de execução, no suporte 19 estão aqui dispostas ambas as placas de base 2,3 empilhadas uma sobre a outra.
No caso de ser necessária uma montagem posterior das placas de base 2, as respetivas peças 24,25 são enfiadas desde um lado longo do suporte 19 sob os outros componentes do sistema 1, até tocarem umas nas outras e encaixarem nos seus ressaltos e reentrâncias 35,36. Nesta posição, as 13 ΕΡ2369057Β1 peças, com as suas aberturas de passagem 30,31, envolvem estreitamente as espigas dos elementos tensores 15,16, de forma que apesar da separação das placas de base 2,3 se garante um apoio no máximo de superfície dos componentes do sistema 1 que ficam sobre as mesmas.
Sobre a placa de base 3 que fica mais acima assenta o material intermédio 4, que garante a flexibilidade necessária da fixação de calha formada pelo sistema 1. A carga suportada pela calha S, na passagem por um veiculo de carris aqui não ilustrado, é distribuída através da placa de distribuição de pressão 5 que assenta no material intermédio 4 amplamente sobre o material intermédio 4. 0 material intermédio 4 e a placa de distribuição de pressão 5 apresentam nos seus lados estreitos, fendas, nas quais, na posição de instalação montada, assentam os elementos tensores 15,16. A largura do material intermédio 4 e da placa de distribuição de pressão 5 é mais pequena do que a largura B das placas de base 2,3 de tal forma que, ao longo dos lados longos 26,27 das placas de base 2,3 está disponível uma banda lateral mais pequena, sobre a qual as placas guia 7,8 ficam com os seus pés 41,42 atribuídos lateralmente ao pé da calha F.
Para, caso necessário se equilibrarem outras tolerâncias de altura, assenta sobre a placa de distribuição de pressão 5, a placa de regulação de altura 6, sobre a qual a calha S assenta com o seu pé da calha F.
As placas guia 7,8 fabricadas de um plástico reforçado 14 ΕΡ2369057Β1
têm uma forma idêntica. Cada uma delas está, de forma conhecida, disposta sobre um dos lados longos da calha S para guiar a calha S lateralmente. Ao mesmo tempo, as placas guia 7,8 servem igualmente, de forma conhecida, como apoio para os elementos de mola 9,10 nelas assentes.
No seu lado dianteiro atribuído ao pé da calha F apresentam as placas guia 7,8 uma superfície de assentamento 42, com a qual, no estado de montado assentam lateralmente no pé da calha F. A superfície de assentamento 42 é atravessada por duas aberturas que correm até um entalhe 44 moldado pelo lado de baixo 43 das placas guia 7,8. Na região do entalhe 44 estão aplicadas ripas de reforço, aqui não mostradas, que suportam a cobertura 45 das placas guia 7,8 com o elemento de mola 9,10 que tensiona.
No lado afastado da superfície de assentamento 42 está moldada nas placas guia 7,8 uma secção de apoio 46 equipada com entalhes e ripas de reforço, em cujo lado superior livre está aplicada uma face de apoio 47 plana. Nesta face de apoio 47 assentam na posição de pré-montadas, as secções de passagem dos elementos de mola 9,10, que ligam os braços de mola 48,49 dos elementos de mola 9,10 às suas calhas intermédias. Ao mesmo tempo, a secção de apoio 46 limita uma garganta 50 moldada no lado superior das placas guia 7,8 que se estende paralelamente à superfície de assentamento 42 e na qual as secções de passagem dos elementos de mola 9,10 assentam na posição de montadas.
No ponto central está moldada na cobertura 45 das placas guia 7,8 uma abertura de passagem 51, através da qual é inserida a espiga do respetivo elemento tensor 15,16. A abertura de passagem 51 está assim envolvida por um colar circunferencial, através do qual, por um lado se 15 ΕΡ2369057Β1 impede a entrada de água na abertura 51 e por outro lado se cria um guia para o parafuso intermédio do respetivo elemento de mola 9,10. Em ambos os lados da abertura de passagem 51 e com uma distância uniforme em relação a esta encontra-se sobre o lado superior das placas guia 7,8 um tacão 52,53 gue chega até à superfície de assentamento 42 do lado dianteiro. Os tacões 52,53 formam no sistema completamente montado, por um lado um guia lateral para a calha intermédia do elemento de mola 9,10 atribuído. Por outro lado, a partir do seu lado superior, nos tacões 52,53 está moldado um entalhe em forma de cunha. Desta forma nas extremidades atribuídas à secção de apoio 46 dos tacões 52,53 está montado um batente 54,55 voltado para cima e uma face deslizante 56,57 plana. Estas faces deslizantes 56,57 sobem continuamente partindo do batente 54,55 na direção da superfície de assentamento 42, até chegarem ao rebordo dianteiro, atribuído à superfície de assentamento 42, dos tacões 52,53.
Entre as aberturas moldadas na superfície de assentamento 42 está disponível na zona da superfície de assentamento 42 um pilar central 42a, em cuja extremidade inferior está moldado um ressalto 42b afastado da placa guia 8,9 alinhado normalmente em relação à superfície de assentamento 42. O ressalto 42b está assim posicionado de tal forma que, no estado de montado agarra por baixo o pé da calha F. Desta forma evita-se de forma segura um elevar das placas guia 8,9 devido às cargas que ocorrem na prática.
Os elementos de mola 9,10 construídos sob a forma de grampos tensores em forma de ω possuem nos seus braços de mola 48,49 uma secção final compensada, que no estado de montado do sistema 1 está orientada de forma essencialmente paralelamente à calha S. Nestas secções finais está apoiada 16 ΕΡ2369057Β1 uma das peças adaptadoras 11-14 em torno de um eixo rotativo coincidente com o eixo longitudinal da secção final correspondente.
Vistas do seu lado dianteiro, as peças adaptadoras 11-14 apresentam uma forma de pentágono. Na superfície do perímetro das peças adaptadoras 11-14 estão aplicadas três secções da superfície de contacto 58,59,60 do mesmo tamanho que contactam diretamente uma na outra e que estão separadas uma da outra por um rebordo 61,62. Em ambas as secções da superfície de contacto 58,60 ligam-se adicionalmente duas secções de marcação 63,64. Estas secções de marcação 63,64 podem estar previstas com identificações que indicam o aumento ou redução da tensão de mola com uma rotação na direção respetiva.
As secções de marcação 63,64 estão separadas por uma fenda 65, que, a partir da direção radial está moldada nas peças adaptadoras 11-14 e que até um suporte 66 chegar, que a partir de um lados dianteiros até às peças adaptadoras 11,14. A fenda 65 corta uma abertura 67 triangular no piso 68 do suporte 66, de forma que a humidade ou vapor que se acumulam no suporte 66 possam ser dissipados do suporte 66 através da abertura 67. O ponto intermédio M da abertura circular do suporte 66 está disposto desviado em relação ao ponto intermédio dos lados dianteiros 69 das peças adaptadoras 11-14, em que a primeira secção da superfície de contacto 58 tem uma primeira distância zl, a segunda secção da superfície de contacto 59 tem uma segunda distância z2 e a terceira secção da superfície de contacto 60 tem uma terceira distância z3 em relação ao ponto intermédio M do suporte 66, em que é válido zl < z2 < z3. As distâncias zl- z3 distinguem-se, por exemplo, em um milímetro. 17 ΕΡ2369057Β1
As peças adaptadoras 11 - 14 são constituídas por um plástico não condutor elétrico, que, pelo menos na sua direção circunferencial apresenta uma determinada elasticidade.
No estado montado, sem tensão, não sobre a secção final atribuída dos braços de mola 48,49 apresenta o suporte 66 das peças adaptadoras 11 - 14 um diâmetro, que numa submedida reduzida é mais pequeno do que as secções finais circulares em diâmetro dos braços de mola 48,49. Ao encaixar sobre as secções finais, as peças adaptadoras 11 -14 são espalhadas correspondentemente na direção circunf erencial, de tal forma que, a seguir, as forças de reposição que atuam nas peças adaptadoras 11 - 14 de ligação por atrito, são contudo mantidas, ainda com uma determinada exigência de força, de forma rotativa sobre a secção final correspondente. 0 espalhar das peças adaptadoras 11 - 14 pode ocorrer facilmente devido à fenda 65, que desta forma impede não só a acumulação de humidade na peça adaptadora 11 - 14 correspondente como também facilita o encaixe das peças adaptadoras 11 - 14 sobre a respetiva secção final dos braços de mola 48,49 e garante a sua suficiente flexibilidade elástica.
Para a pré-montagem do sistema 1 é primeiramente colocada a placa de base 3 no suporte 19 da base U. Em seguida são colocadas a posição elástica 4 sobre a placa de base 2 e a placa de distribuição de pressão 5 sobre a posição elástica.
Por cima, são posicionadas as placas guia 8,9 de tal forma que uma delas assenta com a sua secção de apoio 4 6 num dos ombros 37,38 que por sua vez está apoiado num dos ombros de apoio 20,21 da base U. As placas guia 8,9 envolvem assim com os seus pés laterais 41,42 o material 18 ΕΡ2369057Β1 intermédio 4 e a placa de distribuição de pressão 5 de forma a ficarem sobre a placa de base 3. Assim, o pilar central 42a assenta com o seu ressalto 42b na fenda do material intermédio 4 e da placa de distribuição de pressão 5.
Em seguida, coloca-se sobre a placa de distribuição de pressão 5, a placa de regulação de altura 6, cuja largura corresponde à distância curta entre as placas guia 7,8.
Por fim são colocados os elementos de mola 9,10 com as peças adaptadoras 11 - 14 presas nos mesmos, sobre as placas guia 7,8 atribuídas, de tal forma que a sua secção de passagem assenta sobre a face de apoio 47 da secção de apoio respetiva 46. Nesta posição, as peças adaptadoras 11 14 são colocadas com a sua secção da superfície de contacto 58-60 atribuída às respetivas faces deslizantes 56,57, sobre a respetiva face deslizante 56,57 e mantidas em posição no batente respetivo 54,55. Depois de os elementos tensores 15,16 serem aparafusados através da abertura de passagem 51 da placa guia angular 7,8 e de as aberturas de passagem 30,31 da placa de base 2 estarem aparafusadas nas cavilhas de plástico 22,23 correspondentes, o sistema 1 fica pré-tensionado na sua posição de pré-montagem.
Depois de a calha S ter sido posicionada, os elementos de mola 9,10 são deslocados na direção da calha S até as peças adaptadoras 11 - 14 assentarem sobre do lado correspondente do pé da calha F e aa secções de passagem dos elementos de mola 9,10 assentarem na garganta 50 das placas guia 7,8. As peças adaptadoras 11 - 14 deslizam as faces deslizantes 56,57, até terem passado pelo rebordo livre dianteiro dos tacões 52,53 e assentarem sobre o pé da calha F. 19 ΕΡ2369057Β1
Se se determinar que na sequência de uma diferença de altura demasiado grande ou demasiado pequena entre o lado superior do pé da calha F e o lado superior da respetiva placa guia 7,8 por parte de um dos elementos de mola 9,10 é exercida uma força de manter em baixo insuficiente ou demasiado grande sobre o pé da calha F, isto pode ser compensado, na medida em que as peças adaptadoras 11 - 14 atribuídas correspondente ao elemento de mola 9,10 rodam em torno do seu respetivo eixo rotativo D, em que a peça adaptadora 11 - 14 respetiva é apoiada, através de uma secção da superfície de assentamento 58,59,60 com menor distância (redução da força de manter em baixo) ou maior distância (aumento da força de manter em baixo) em relação ao eixo rotativo D que corre através do ponto médio do suporte 66, sobre o pé da calha F.
As peças adaptadoras 11 - 14 permitem assim um ajuste fino das forças de manter em baixo aplicadas pelos elementos de mola 9,10. Ao mesmo tempo isolam-se os elementos de mola 9,10 em relação à calha S.
Se se determinar que a altura do pontos de fixação obtido através do sistema 1 para a calha S é no geral demasiado reduzida, pode-se posteriormente montar as placa de base 2 adicionais e caso necessário outras placa de base da forma já explicada sob a placa de base 3. 20 ΕΡ2369057Β1
Sinais de referência Elemento indicado 1 Sistema para fixar a calha S 2,3 Placas de base 4 Material intermédio elástico 5 Placa de distribuição de pressão 6 Placa de regulação de altura 7,8 Placas guia 9, 10 Elemento de mola 11-14 Peças adaptadoras 15, 16 Elementos tensores 17, 18 Anilhas 19 Suporte 20,21 Ombros de apoio do suporte 19 22,23 Cavilhas de plástico 24,25 Peças das placas de base 2,3 26,27 Lados longos das placas de base 2,3 28,29 Lados estreitos das placas de base 2,3 30,31 Aberturas de passagem das placas de base 2,3 32 Linha de impacto das placas de base 2,3 33, 34 Secções das peças 24,25 35 Ressaltos das peças 24,25 36 Recessos das peças 24,25 37,38 Ombros das peças 24,25 39 Entalhes das peças 24,25 40 Ripas das peças 24,25 41 Pés das placas guia 7,8 42 Superfície de assentamento das placas guia 7,8 42a Pilar central das placas guia 7,8 42b Ressalto das placas guia 7,8 43 Parte de baixo das placas guia 7,8 44 Entalhe das placas guia 7,8 45 Cobertura das placas guia 7,8 46 Secção de apoio das placas guia 7,8 47 Face de apoio de apoio das placas guia 7,8 48,49 Braços de mola dos elementos de mola 9, 10 50 Garganta das placas guia 7,8 51 Abertura de passagem das placas guia 7,8 21 ΕΡ2369057Β1 52,53 Tacão das placas guia 7,8 54,55 Batente das placas guia 7,8 56,57 Face deslizante das placas guia 7,8 58, 59, 60 Secção da superfície de contacto das peças adaptadoras 11 - -14 61, 62 Rebordo da peça adaptadora 11 - 14 6 3, 64 Secções de marcação das peças adaptadoras 11 - 14 65 Fenda das peças adaptadoras 11 - 14 66 Suporte das peças adaptadoras 11 - 14 67 Abertura das peças adaptadoras 11 - 14 68 Piso das peças adaptadoras 11 - 14 69 Lados dianteiros das peças adaptadoras 11 - 14 al Distância a2 Distância D Eixo rotativo das peças adaptadoras 11 - 14 F Pé da calha M Ponto intermédio do suporte 66 S Calha U Base z1, z2, z 3 Distâncias 22 ΕΡ2369057Β1
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora tenha sido tomado muito cuidado na compilação das referências, não se poderão excluir erros e omissões e o IEP não assume qualquer responsabilidade neste sentido.
Documentos de Patente citados na descrição • DE 19745326 AI [0003]
Lisboa, 25 de Novembro de 2014 23

Claims (12)

  1. ΕΡ2369057Β1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema para fixação de uma calha (S) sobre uma base (U) - com uma placa guia (7,8), que guia a calha (S) a fixar no seu lado longo, com um elemento de mola (9,10) que pré-tensiona contra uma base (U) através de um elemento tensor (15,16), que assenta sobre a placa guia (7,8) e que com o sistema montado (1) com um braço de mola livre (48,49) exerce uma força de manter em baixo sobre o pé da calha (F) da calha a fixar (S), e com uma placa de base (2,3) que se estendem transversalmente à calha a fixar (S) sobre a largura da placa guia (7,8), que está disposta para compensar as diferenças de altura entre a placa guia (7,8) e a base respetiva (U) , sendo que a placa de base (2,3) possui uma forma base em ângulo reto e apresenta uma abertura de passagem (30,31) para o elemento tensor (15,16) utilizado para tensionar o elemento de mola (9,10),caracterizado pelo facto de a placa de base (2,3) ao longo de uma linha de impacto (32) estar dividida em duas partes (24,25), que partem dos lados longos (26,27) orientados perpendicularmente à calha (S) a prender, da placa de base (2,3) com a distância (al,a2) em relação ao lado estreito (28,29) até à abertura de passagem (30,31) e que a partir dai cortam a abertura de passagem (30,31) na direção do lado estreito (28,29) da placa de base (2,3) .
  2. 2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender duas placas guia (7,8), das quais uma está disposta num dos lados longos (26,27) da calha (S) a fixar e de a placa de base (2,3) se estender sob ambas as placas guia (7,8). 1 ΕΡ2369057Β1
  3. 3. Sistema de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as peças (24,25) da placa de base (2,3) serem idênticas.
  4. 4. Sistema, de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a placa de base (2.3) em pelo menos um lado estreito (28,29) apresentar um ombro (37,38), sobre o qual a placa guia (7,8) correspondente a este lado estreito (28,29) está apoiada contra um ombro de apoio (20,21) previsto na base (U).
  5. 5. Sistema de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de compreender uma posição elástica (4) , que assenta sobre a placa de base (2.3) e que está elasticamente apoiada sobre a calha (S) a prender no estado de montado.
  6. 6. Placa de base para um sistema (1) feito de acordo com uma das reivindicações anteriores para fixação de uma calha (S) sobre uma base (U), em que a placa de base (2,3) possui uma forma base em angulo reto e uma abertura de passagem (30,31) para um elemento tensor (15,16) inserido para tensionar o elemento de mola (9,10), caracterizado pelo facto de a placa de base (2,3) ao longo de uma linha de impacto (32) estar dividida em duas peças, que partindo de um dos lados longos (26,27) orientados transversalmente em relação à calha a fixar (S), da placa de base (2, 3), com distância (al,a2) em relação a um dos seus lados estreitos (28,29) até à abertura de passagem (30,31) e que corta a abertura de passagem (30,31) a partir dai na direção do outro lado estreito (28,29) da placa de base (2,3) .
  7. 7. Placa de base, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo facto de a linha de impacto (32) que provêm de um lado longo (26,27) partindo da abertura de 2 ΕΡ2369057Β1 passagem (30,31) estar orientada de forma desviada na direção do outro lado longo (27,26) .
  8. 8. Placa de base de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizada pelo facto de a linha de impacto (32) estar orientada partindo de um lado longo (26,27) até à abertura de passagem (30,31) numa distância (al) em relação ao lado estreito (28, 29) atribuido à abertura de passagem (30,31), que corresponde à distância mais pequena (al) da abertura de passagem (30,31) do lado estreito (28,29) a ela atribuido.
  9. 9. Placa de base, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo facto de apresentar duas aberturas de passagem (30,31) e de a linha de impacto (32) que começa num lado longo (26,27) correr cortando a primeira abertura de passagem (30,31) até à outra abertura de passagem (30,31), cortando esta e, em seguida, correr com uma distância (al,a2) até ao lado estreito (28,29) atribuido à segunda abertura de passagem (31,30) até ao outro lado longo (27,26) oposto ao primeiro lado longo (26,27) da placa de base (2,3).
  10. 10. Placa de base, de acordo com uma das reivindicações 6 a 9, caracterizada pelo facto de nas peças (24,25) da placa de base (2,3) estarem aplicados elementos de forma que atuam por fixação efetiva na placa de base (2,3) que se encontra na posição de montagem.
  11. 11. Placa de base, de acordo com uma das reivindicações 6 a 10, caracterizada pelo facto de em pelo menos um dos seus lados estreitos (28,29) estar aplicado um ombro (37,38), que se desvia a partir da face de contacto, com a qual a placa de base (2,3) assenta sobre a base (U) respetiva. 3 ΕΡ2369057Β1
  12. 12. Placa de base de acordo com uma das reivindicações 6 a 11, caracterizada pelo facto de na face de contacto estarem moldados entalhes (39). Lisboa, 25 de Novembro de 2014 4
PT101564367T 2010-03-12 2010-03-12 Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema PT2369057E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10156436.7A EP2369057B1 (de) 2010-03-12 2010-03-12 System zum Befestigen einer Schiene auf einem Untergrund und Unterlegplatte für ein solches System

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2369057E true PT2369057E (pt) 2014-12-03

Family

ID=42537914

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101564367T PT2369057E (pt) 2010-03-12 2010-03-12 Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8777122B2 (pt)
EP (1) EP2369057B1 (pt)
JP (1) JP5822240B2 (pt)
CN (1) CN102803610B (pt)
CA (1) CA2790323A1 (pt)
DE (1) DE202010009778U1 (pt)
EA (1) EA023346B1 (pt)
ES (1) ES2524798T3 (pt)
PL (1) PL2369057T3 (pt)
PT (1) PT2369057E (pt)
WO (1) WO2011110456A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL2369057T3 (pl) * 2010-03-12 2015-04-30 Vossloh Werke Gmbh System do mocowania szyny na podłożu oraz podkładka dla takiego systemu
ES2525249T3 (es) * 2010-03-12 2014-12-19 Vossloh-Werke Gmbh Sistema para fijar un carril y pieza de adaptador para un sistema de este tipo
AU2010359817A1 (en) * 2010-08-24 2013-03-07 Vossloh-Werke Gmbh Base plate for a rail-fastening system, system for fastening a rail, and method for renovating a rail-fastening point
CN105143554B (zh) 2013-02-12 2017-07-14 Hf 控股有限公司 可调整的轨道紧固组合件
DE202013102504U1 (de) 2013-05-13 2013-06-18 Vossloh-Werke Gmbh System zum Befestigen von für Schienenfahrzeuge vorgesehenen Schienen, Befestigungspunkt für Schienen, Einrichtung zum Unterlegen von Schienen und Unterlegplatte
JP6204169B2 (ja) * 2013-11-29 2017-09-27 東日本旅客鉄道株式会社 軌道用レール締結装置
PT3227494T (pt) * 2014-12-02 2018-10-30 Vossloh Werke Gmbh Placa de suporte ligeira para a fixação de um carril ferroviário
DE102016122062A1 (de) 2016-11-16 2018-05-17 Vossloh-Werke Gmbh Spannklemme, Führungsplatte und Befestigungspunkt zum Befestigen einer Schiene auf einem Untergrund
DE102017111781A1 (de) 2017-05-30 2018-12-06 Vossloh-Werke Gmbh Spannklemme und Befestigungspunkt zum Befestigen einer Schiene auf einem Untergrund
RS63110B1 (sr) 2016-11-16 2022-04-29 Vossloh Fastening Systems Gmbh Zatezne stege za priključivanje šine za podlogu
DE102018117453A1 (de) 2018-07-19 2020-01-23 Schwihag Ag Gleis- Und Weichentechnik Schienenbefestigungssystem
DE202018106074U1 (de) 2018-10-24 2018-11-07 Voestalpine Bwg Gmbh Abstützung für eine Schiene
RU195273U1 (ru) * 2019-11-27 2020-01-22 Общество с ограниченной ответственностью "КомПласт" Прокладка скольжения
DE202021103063U1 (de) 2021-06-07 2021-06-14 Vossloh Fastening Systems Gmbh Schienenbefestigungspunkt, in dem eine Schiene für ein Schienenfahrzeug auf einem Untergrund befestigt ist

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4715533A (en) * 1986-04-01 1987-12-29 Bucksbee James H Rail fastener assembly with horizontal flanges
CN2236502Y (zh) * 1995-12-27 1996-10-02 安康铁路分局勉县工务段铸件厂 道岔弹条扣件垫板
DE19745326C2 (de) 1997-10-14 2001-10-11 Thyssen Krupp Materials & Serv Unterlegplatte für eine Schienenbefestigung
GB0019197D0 (en) * 2000-08-05 2000-09-27 Molyneux Godfrey M O Improvement to rail support plates
DE10048787B4 (de) * 2000-09-29 2020-05-07 Bwg Gmbh & Co. Kg Lagerung für einen Gleisabschnitt
DE10148411B4 (de) * 2001-09-29 2005-12-15 Hada Gmbh + Co. Kg Kunststoffverarbeitung Elastische Lagerung von Schienen
DE102004031632A1 (de) * 2004-06-21 2006-01-26 Bwg Gmbh & Co. Kg Anordnung zum Befestigen einer Schiene
US7533829B2 (en) * 2005-02-25 2009-05-19 Osler Wilbur F Rail-mounting assembly
JP4878996B2 (ja) * 2006-11-20 2012-02-15 大和グラビヤ株式会社 鉄道レール支持用パッド
DE102007025708B4 (de) * 2007-06-01 2009-06-18 Schwihag Ag Kraftschlüssige elastische Schienenbefestigung für Gleisanlagen
WO2010017843A1 (de) * 2008-08-14 2010-02-18 Vossloh Werke Gmbh Vorrichtung zur befestigung von eisenbahnschienen auf einer unterkonstruktion
CN201284450Y (zh) * 2008-09-08 2009-08-05 义马煤业(集团)有限责任公司 一种方便拆装轨枕
CN201411603Y (zh) * 2009-06-05 2010-02-24 洛阳双瑞橡塑科技有限公司 一种无碴轨道整体道床减振橡胶垫
DE202009014434U1 (de) * 2009-09-18 2010-02-11 Vossloh-Werke Gmbh Unterlegplatte für die Befestigung einer Schiene auf einem festen Untergrund und Befestigung einer Schiene
DE102009041848A1 (de) * 2009-09-18 2011-03-24 Vossloh-Werke Gmbh System zum Befestigen einer Schiene auf einem festen Untergrund und Befestigung einer Schiene
PL2369057T3 (pl) * 2010-03-12 2015-04-30 Vossloh Werke Gmbh System do mocowania szyny na podłożu oraz podkładka dla takiego systemu
ES2525249T3 (es) * 2010-03-12 2014-12-19 Vossloh-Werke Gmbh Sistema para fijar un carril y pieza de adaptador para un sistema de este tipo
PL2369055T3 (pl) * 2010-03-12 2014-10-31 Vossloh Werke Gmbh System do mocowania szyny i płyta prowadząca dla takiego systemu
AU2010359817A1 (en) * 2010-08-24 2013-03-07 Vossloh-Werke Gmbh Base plate for a rail-fastening system, system for fastening a rail, and method for renovating a rail-fastening point

Also Published As

Publication number Publication date
CA2790323A1 (en) 2011-09-15
PL2369057T3 (pl) 2015-04-30
WO2011110456A1 (de) 2011-09-15
CN102803610A (zh) 2012-11-28
EP2369057A1 (de) 2011-09-28
CN102803610B (zh) 2014-10-22
EA201201282A1 (ru) 2013-04-30
EA023346B1 (ru) 2016-05-31
US20130168460A1 (en) 2013-07-04
EP2369057B1 (de) 2014-09-03
ES2524798T3 (es) 2014-12-12
JP2013522501A (ja) 2013-06-13
JP5822240B2 (ja) 2015-11-24
DE202010009778U1 (de) 2010-10-14
US8777122B2 (en) 2014-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2369057E (pt) Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema
DK2191069T3 (en) System for attaching a rail and clamp to such a system
ES2443945T3 (es) Soporte para un sistema para fijar un carril y sistema para fijar un carril
US8132818B2 (en) Binding components for a gliding board
US8662505B2 (en) Binding components for a gliding board
US8167321B2 (en) Binding components for a gliding board
ES2443044T3 (es) Placa de guía para guiar lateralmente un sistema de raíl para la fijación de un raíl a una base
CA2838423C (en) Rail-fastening system
US20130153671A1 (en) System for Fixing a Rail and Guide Plate for Such a System
PT1384812E (pt) Travessa em betão com placas de guiador para o patim do carril
KR20120083429A (ko) 고정된 하부 지지체에 레일을 체결하기 위한 베이스 플레이트 및 레일 체결장치
US8727230B2 (en) System for fastening a rail to a sleeper
US7393000B2 (en) Coupling device
BRPI0816624B1 (pt) sapata de trilho ferroviário
WO2014198585A1 (de) Schienenbefestigungspunkt und unterlegplatte für einen solchen schienenbefestigungspunkt
ES2304039T3 (es) Dispositivo para la inmovilizacion de cargas.
US2691479A (en) Ladder shoe
US20060087089A1 (en) Snowboard binding
PT2297402E (pt) Sistema para fixar um carril a uma base
GB2511740A (en) Railway Rail Baseplate Apparatus
PT2672007E (pt) Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários
US10619311B2 (en) Base plate and rail fastening point
US20220081224A1 (en) Carousel machine for processing containers
KR102448155B1 (ko) 스위치 레일을 전환하기 위한 조립체
CA2630196A1 (en) Anti-slipping device for dual tires