PT2672007E - Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários - Google Patents

Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários Download PDF

Info

Publication number
PT2672007E
PT2672007E PT121707319T PT12170731T PT2672007E PT 2672007 E PT2672007 E PT 2672007E PT 121707319 T PT121707319 T PT 121707319T PT 12170731 T PT12170731 T PT 12170731T PT 2672007 E PT2672007 E PT 2672007E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
guide plate
plate according
reinforcing rib
guide
contact surface
Prior art date
Application number
PT121707319T
Other languages
English (en)
Inventor
Nikolaj Krieg
Martin Gnaczynski
Original Assignee
Vossloh Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vossloh Werke Gmbh filed Critical Vossloh Werke Gmbh
Publication of PT2672007E publication Critical patent/PT2672007E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/28Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members
    • E01B9/30Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips
    • E01B9/303Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips the clip being a shaped bar
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/32Fastening on steel sleepers with clamp members

Description

DESCRIÇÃO
PLACA DE GUIA PARA A FIXAÇÃO DE CARRIS PARA VEÍCULOS
FERROVIÁRIOS A invenção refere-se a uma placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários.
Para além de uma placa de guia do tipo aqui mencionado um sistema de fixação de carris compreende geralmente pelo menos um elemento de mola e um elemento de aperto para apertar contra o elemento de mola, num ponto de fixação a ser formado com o solo no respetivo carril por meio do sistema.
Na posição de montagem a placa de guia é uma superfície de suporte que é formada num lado longitudinal da placa de guia, lateralmente no pé do carril a fixar.
Por solo, sobre o qual a placa de guia é montada, trata-se tipicamente de um limiar, que consiste por exemplo de betão, madeira ou outro material adequado. No solo é fornecido numa forma de realização um ombro de suporte, o qual pode ser produzido por uma correspondente formação do solo ou de um elemento adicional. No ombro de suporte a placa de guia é suportada com uma superfície de suporte no sistema totalmente montado, o qual é fornecido no lado longitudinal da placa de guia com a superfície de contacto do lado longitudinal oposto. Em alternativa a placa de guia pode ser suportada por um elemento de fixação separado fixo ao respetivo solo.
Na utilização prática, a placa de guia tem uma dupla função. Por um lado conduz o carril lateral e garante o seu adequado alinhamento longitudinal. Para isso conduz as forças transversais no carril em posição montada, que se exercem no respetivo ponto de fixação de cada carril durante a marcha, sobre o solo. Por outro lado num sistema de fixação de carris de montagem pronta um elemento de mola é suportado e guiado nas placas de guia. Este elemento de mola exerce uma força elástica de baixa pressão, através da qual o carril é pressionado contra a superfície de solo respetiva
No caso em que a placa de guia é formada como uma chamada "placa de guia angular" nas superfícies de solo respetivas na parte inferior a placa de guia que se estende na direção longitudinal da secção da placa de guia é formada uma forma de encaixe, que se encontra em ligação coesa positiva num recesso correspondente do solo. Deste modo, há um suporte complementar aos respetivos ombros de suporte que garante um suporte adicional na posição da placa de guia em direção transversal relativamente à extensão longitudinal dos carris.
Para apertar sobre a placa de guia a mola instalada contra o solo, geralmente é formada uma abertura de passagem do lado superior para o lado inferior na placa de guia. Através desta abertura para os respetivos elementos de mola a ser fixados é utilizado um elemento de aperto, engatado na referida superfície de solo do carril De um modo geral serve como elemento de aperto uma rosca ou um parafuso de rosca, o qual é duplamente aparafusado inserido no solo de suporte. Assim o elemento de mola é mantido de forma segura na respetiva posição pré-definida, mesmo sob a ação das forças em estado pronto de montagem, podendo no lado superior da placa de guia serem formadas formas de elementos, tais como saliências ou depressões, nas quais ou sobre as quais o elemento de mola é suportado respetivamente com uma secção. 0 elemento de mola utilizado para manter baixo o carril apresenta tipicamente uma secção de fixação e pelo menos uma saída de braço a partir da secção de fixação, que em posição de montagem pronta exerce pressão sobre os carris com a sua extremidade livre.
Exemplarmente placas de guia do tipo descrito acima e formadas utilizando tais sistemas de placas de guia ou pontos de fixação ou fixação de carris são descritas na DE 102 54 679 B4, na DE 41 01 198 Cl, na DE 20 2004 020 816 Ul, na WO 2011/110454 AI ou na DE 20 2009 004 399 UI e apresentadas na prática, num grande número de variantes de utilização.
Placas de guia do tipo acima descrito são geralmente fabricadas a partir de plásticos de alta resistência. Na utilização prática para ser capaz de suportar as cargas que sobre si se exercem, em formas de realização mais antigas as mesmas eram geralmente formadas de um modo maciço. Recentemente o objetivo da procura crescente da redução de peso pode assim ser alcançado, visto que na placa de guia são formados recessos em pontos adequados. Assim na DE 102 54 670 B4 são descritas placas de guia em cujas áreas que não são necessárias para suportar o elemento de mola ou para desviar o fluido exercido sobre a placa de guia, tanto a partir do lado superior como também a partir do lado inferior são formados recessos na placa de guia angular. A forma dos recessos e a forma e a orientação das secções de parede formadas entre eles na placa de guia são escolhidas de tal modo, que por um lado permitam garantir uma elevada estabilidade de forma da placa de guia e por outro lado sendo obtida uma considerável redução de peso.
Além de sua função de apoio e de guia uma placa de guia do tipo aqui abordado garante também um bom isolamento elétrico dos componentes a ela fixados e com ela em contacto em frente ao solo. Para satisfazer este requisito, é por exemplo proposto no documento WO 2011/110454 AI contornar a abertura de passagem da placa de guia com uma gola. A gola evita uma possível penetração de água para dentro da abertura por um tipo de proteção de dique. Simultaneamente, a gola pode ser usada como forma correspondente para o elemento de mola como guia do elemento de mola.
Mesmo quando as placas de guia representadas na forma descrita acima tenham melhorado as caraterísticas de desempenho com um peso reduzido, na prática o objetivo proposto é proporcionar uma placa de guia altamente resiliente com um peso mais reduzido
Este objetivo foi conseguido por uma placa de guia com as caraterísticas especificadas na reivindicação 1.
Formas de realização vantajosas da invenção são especificadas nas reivindicações dependentes e serão a seguir explicadas em pormenor tais como o conceito inventivo geral.
Uma placa de guia de acordo com a invenção para a fixação de carris para veículos ferroviários tem de acordo com o estado da técnica acima mencionado pelo menos um recesso formado na placa de guia a partir da parte inferior, na qual a placa de guia se encontra em posição de montagem, uma superfície de suporte formada no lado superior da placa de guia para um elemento de mola fornecido para segurar o trilho a ser fixado, e uma superfície de suporte formada numa face lateral frontal da placa de guia, que se estende na direção longitudinal da placa de guia e à qual o carril a fixar é guiado lateralmente, em posição de montagem.
De acordo com a invenção pelo menos uma nervura de reforço é formada no lado superior da placa de guia sobre a elevação que se prolonga transversalmente para a superfície de apoio. Ao mesmo tempo, é formado um recesso a partir do lado inferior na placa de guia prolongando-se para dentro da área da placa de guia, onde a nervura de reforço é formada.
Uma placa de guia de acordo com a invenção apresentando uma superfície de suporte para respetivamente um elemento de mola apoiado sobre a placa de guia e tendo na parte superior pelo menos uma nervura, do tipo de nervura de reforço ou nervura convexa aumenta a rigidez da forma da placa de guia. Isto permite que, o recesso formado a partir do lado inferior na placa de guia seja alargado também no volume da área da placa de guia, sobre o qual se estende a nervura de reforço. Uma vez que para o efeito de rigidez da nervura de reforço é suficiente uma parede de espessura reduzida, é deste modo possível a nervura de reforço ser formada sendo em grande parte oca tanto quanto possível. No total é possível conseguir-se que o volume de material da placa de guia e com isso juntamente o seu peso sejam reduzidos sem causar perdas em termos de resistência e de outras propriedades mecânicas.
Dependendo da realização dos elementos de formas adjacentes da placa de guia a forma da nervura de reforço na área de prolongamento de uma secção de engate corresponde à forma do recesso formado na placa de guia. Nesta sequência a forma da nervura de reforço acompanha otimamente as suas direções longitudinais e transversais de tal modo, que a nervura de reforço tem uma resistência de paredes laterais oca até à formação das suas paredes laterais e da sua cobertura.
Uma placa de guia de acordo com a invenção pode ser utilizada do mesmo modo tal como anteriormente descrito, que as placas de guia conhecidas do estado da técnica. Por conseguinte, uma placa de guia de acordo com a invenção tem tipicamente uma abertura de passagem a partir do lado superior para o lado inferior da placa de guia, através da qual um elemento de mola é inserido com um elemento de aperto fornecido para apertar o elemento de mola. A fim de evitar que em conformidade com o estado da técnica, a água ou qualquer fluído alcance a placa de guia entrando pela entrada de passagem, é possível tal como conhecido do estado da técnica aplicar sobre a superfície de suporte pelo menos seccionalmente uma elevação de gola circunferencial para a boca associada à abertura de passagem da superfície de suporte. Isto também pode servir como guia para uma secção de uma forma correspondente, sobre o elemento de mola a ser montado na placa de guia. Uma rigidez ótima e simultaneamente com uma forma de produção tecnicamente simples de uma placa de guia de acordo com a invenção surge neste contexto, quando a nervura de reforço está ligada à gola. A ligação da nervura de reforço à gola pode ser formada progressivamente, de modo a existir um fluxo de força ótimo fazendo com que a gola como uma continuação da nervura de reforço aumente a rigidez da placa de guia ao longo de toda a sua largura.
Além do que já foi exposto, uma barreira para a penetração de líquidos na gola formada à entrada de passagem, é igualmente possível serem configuradas formas de elementos para guiar o elemento de mola de uma forma convencional sobre a superfície de suporte da placa de guia. Com estas formas de elementos pode por exemplo, tratar-se de batentes, sobre os quais na posição de montagem está disposta respetivamente uma secção do elemento de mola, ou tratar-se de uma ranhura na qual o elemento de mola assenta com uma outra secção na posição de montagem pronta. Pode também ser previsto em relação às formas de elementos tratar-se aqui de uma concavidade pouco profunda, através da qual uma posição de pré-montagem é definida, na qual o elemento de mola em posição de pré-montado é mantido com um ligeiro aperto, a partir dos carris para a posição pretendida podendo o elemento de mola ser empurrado para a sua posição final.
Na superfície de suporte da placa de guia podem ser formadas duas ranhuras que se estendem longitudinalmente da placa de guia, nas quais o elemento de mola é apoiado na posição de montagem com respetivamente pelo menos uma secção. As ranhuras podem ser dispostas de tal modo, que sejam separadas de acordo com a presente invenção através da nervura de reforço situada na parte superior da placa de guia. A nervura de reforço pode então apesar das ranhuras prolongar-se ao longo de toda a largura da placa de guia e exercer a sua função de reforço. Perante uma forma adequada dos elementos de mola a nervura de reforço pode adicionalmente servir como guia ou suporte para as respetivas secções assentes na ranhura em posição de montagem. Para garantir entretanto, que não há acumulação de quantidade maior de líquido na área das ranhuras, as ranhuras podem pelo menos em seccionalmente cair na direção da sua extremidade voltada para fora a partir da nervura de reforço. Desse modo qualquer líquido contido nas ranhuras pode ser escoado para fora. É claro que é possível, quando for apropriado por exemplo a partir de um ponto de vista técnico da produção ou por razões estruturais, dois ou mais recessos podem ser formados a partir do lado inferior na placa de guia. Recessos dispostos adjacentemente podem assim ser delimitados por nervuras, dispostos como um tipo de estrutura e por isso perante um volume reduzido de materiais terem uma capacidade de carga ótima.
No caso em que o respetivo recesso se estende ao longo de um grande volume da placa de guia, pode ser conveniente além disso, por exemplo o respetivo recesso ser coberto por uma cobertura em forma de telhado no lado superior da placa de guia ter pelo menos uma nervura côncava, que também atua como um reforço. É também possível formar recessos a partir do lado superior na placa de guia, a fim de economizar material. Em alternativa e para a mesma finalidade é também concebível, introduzir avanços, guiados a partir do lado superior para o lado inferior da placa de guia. Os avanços em questão podem ser concebidos de tal modo, que se abrem para o recesso formado no lado inferior da placa de guia.
Uma placa de guia de acordo com a invenção compreende tipicamente uma forma básica alongada cuboide, as quais estão alinhadas paralelamente em posição de montagem relativamente ao carril a ser fixado com os lados mais longos dispostos longitudinalmente que os seus lados mais curtos dispostos transversalmente. A proteção da placa de guia de acordo com a invenção contra a presença de líquidos, especialmente água, que com a chuva se acumula na área da placa de guia, por conseguinte aumenta as suas propriedades de isolamento em que a placa de guia apresenta saliências laterais de um modo convencional, as quais formam no lado inferior da placa de guia superfícies de contacto associadas com as quais a placa de guia está na posição de montagem sobre o respetivo superfície do solo.
As saliências podem neste caso, estender-se ao longo dos lados curtos e ao longo dos lados longos da placa de guia, em posição oposta à superfície de apoio. No lado longitudinal de referência pode igualmente ser formada por modo conhecido uma superfície de suporte, com a qual a placa de guia é suportada na posição de montagem sobre um ombro do solo, sobre o qual a placa de guia é montada. As saliências podem ser formadas num tipo de camadas finas, situadas em posição de montagem perto do lado superior da superfície do solo. Para este efeito, é suficiente se a espessura das saliências apresente apenas uma pequena fração do corpo principal da placa de guia, na qual elas são formadas. A forma de acordo com a invenção de uma placa de guia é particularmente adequada, para ser produzida com um material de plástico. Isto permite que a nervura de reforço fornecida de acordo com a invenção seja produzida em plástico por um método convencional, já em utilização para a produção de placas de guia.
As vantagens da presente invenção têm um impacto positivo na montagem de placas de guia sobre uma superfície plana, tal como no tipo de placas de guia como placas de guia angulares, para cuja montagem sobre a respetiva superfície do solo deve ser fornecida uma depressão, em que a secção angular associada das placas de guia na posição montagem é formada por ligação positiva coesa. A invenção será agora explicada em mais pormenor com referência a formas de realização exemplares. Os desenhos representam esquematicamente: A Fig. 1 é um ponto de fixação de um carril numa vista lateral em corte parcial; A Fig. 2 é uma braçadeira de aperto numa vista em perspetiva; A Fig. 3 é uma placa de guia num sistema de acordo com a Figura 1 numa vista em perspetiva superior; A Fig. 4 as placas de guia numa vista em perspetiva inferior.
No ponto de fixação B ilustrado na Fig. 1 um carril S é montado sobre um limiar U de betão fundido aqui mostrado apenas parcialmente, que forma um solo de suporte sólido, para o carril S. Na direção transversal à extensão longitudinal do carril S é fornecido um limiar U onde é formada uma superfície uniforme de contacto Ui, por um modo convencional a qual é limitada nos seus lados curtos por um respetivo ombro U2, U3. Na área da transição da superfície de contacto Ui para o respetivo ombro U2, U3 disposta no limiar U está uma depressão U4, U5 que se estende longitudinalmente a partir do carril S a ser fixado à largura medida do limiar U e em posição de montagem pronta no ponto de fixação B tem um alinhamento paralelo ao carril S . 0 ponto de fixação B é formado a partir de um sistema para fixar o carril S, compreendendo dois elementos de mola que servem de braçadeiras de aperto 1, 2, duas placas de guia 3,4, dois meios de aperto respetiva para prender ambas as braçadeira de aperto 1, 2 tendo como meios de fixação parafusos de aperto 5, 6 e uma placa de assento 7.
Tal como mostrado na Fig. 2 por meio da braçadeira de aperto 1, as braçadeiras de forma idêntica 1, 2 são formadas em forma de W por modo conhecido tendo cada uma um laço médio la, cuja perna lb, lc abrangem numa sua extremidade através de um arco ld em forma de um meio circulo estão ligadas uma à outra e terminam na sua outra extremidade em numa secção de torção le, lf dirigido para fora, onde se liga respetivamente um braço de mola côncavo dirigido para cima lg, lh. Os braços de mola lg, lh prolongam-se respetivamente numa secção final li, lj, dirigidos para o laço médio la, em que as extremidades das secções finais li, lj ficam voltadas uma para a outra. Com as suas secções finais li, lj a braçadeira de aperto no estado completamente montado pressiona no lado a si associado o pé F do carril S.
Respetivamente uma das braçadeiras de aperto 1,2, uma das placas de guia de 3,4 e um dos parafusos de fixação 5,6 são dispostos sobre um dos lados longitudinais do carril S, enquanto a placa de assento 7 se situa entre as placas de guia 3,4 na superfície de contacto UI do limiar U. Sobre a placa de assento 7 situa-se o carril S com o seu pé F.
As placas de guia 3,4 formam-se aqui no tipo de placas de guia angulares e têm no seu limiar U disposto no lado inferior um recesso que se estende sobre a sua largura medida na direção longitudinal do carril S, em que a placa de guia 3 que se encontra na posição de montagem se encontra ligada de forma positiva coesa correspondendo à forma de depressão U4, U5 do limiar U. Adicionalmente as placas de guia 3,4 são suportadas em posição montada cada uma formada com o seu lado virado para o outro lado do carril S em relação à superfície de suporte 8 lateral longitudinal no ombro associado U2, U3 do limiar U. No seu lado oposto, o pé do carril F associado, apresenta um lado frontal da placa de guia 3 que constitui o lado longitudinal em que as placas de guia 3,4 têm cada uma superfície de contacto 9, contra a qual o pé do carril F é suportado com o seu bordo longitudinal. A partir do carril S à passagem de um veículo ferroviário aqui não mostrado as forças transversais Q exercidas são então absorvidas pelas placas de guia 3,4 e descarregadas no limiar U. A forma idêntica das placas de guia 3,4 será explicada através do exemplo da placa de guia 3 mostrado nas figuras 3 e 4.
Na placa de guia 3 está disposto um lado superior 10 que enfrenta no lado contrário, da superfície de contacto UI do limiar U um lado inferior 11, guiado para uma abertura de passagem 12 em forma de orifício alongado, que em relação ao comprimento L da placa de guia 3,4 está disposto centralmente à superfície de contacto 9 na direção longitudinal da placa de guia 3,4. Através da abertura de passagem 12 em posição de montagem do ponto de fixação B são dispostas braçadeiras de aperto 1 na placa de guia 3 onde os parafusos de aperto 5 associados são inseridos, sendo então inseridos no limiar U, onde são duplamente aparafusados, aqui não mostrado.
No lado superior 10 da placa de guia 3 está formada uma superfície de suporte 13, em que a braçadeira de aperto 1 associada é suportado na posição de montagem. A superfície de suporte 13 não é plana, mas tem várias formas de elementos que servem para guiar e suportar a braçadeira de aperto 1. Assim estão dispostas duas superfícies de contacto 14,15 adjacentes que se elevam na direção longitudinal da placa de guia 3 do lado da superfície de contacto 9, uma das quais está disposta lateralmente na direção longitudinal para cada lado da abertura de passagem 12. Além disso, na superfície de suporte 13 são fornecidos dois batentes 16,17, dos quais respetivamente um é associado com as superfícies de contacto 14,15. Os batentes 16,17, formam em conjunto com as superfícies de contacto 14,15 um assento, no qual as extremidades de secções finais li, lj da braçadeira de aperto 1 são temporariamente mantidas numa posição de pré-montagem, até serem deslocadas para a posição do carril S para a posição de montagem pronta pelas superfícies de contacto 14,15 sobre o pé F do carril S.
Além disso, na superfície de suporte 13 em torno da boca da abertura de passagem 12 é formada uma gola de contorno 18. Esta gola 18 impede por um lado, que os líquidos, que surjam na superfície de suporte 13, possam passar através da abertura de passagem 12. A gola 18, apresenta aqui uma fina parede de elevação 18a, que serve adicionalmente, em posição de montagem abaixo do nível da superfície de suporte 13 para proteger as roscas internas dos respetivos parafusos de aperto 5,6 contra a sujidade e simultaneamente para aumentar a resistência elétrica. Por outro lado a gola 18 na sua elevação, a qual é fornecida como guia para o arco ld da braçadeira de aperto 1 com o lado longitudinal da placa de guia 3 associado à superfície de contacto 9.
Além disso, na superfície de suporte 13 são formadas duas ranhuras 19,20, dispostas na direção longitudinal alinhadas uma com a outra e adjacentes ao lado longitudinal fornecido com a superfície de suporte 8 e que estão dispostas paralelamente a este. Desse modo as ranhuras 19,20 terminam, respetivamente no lado curto 3a, 3b associado da placa guia 3. Ao mesmo tempo têm na direção do respetivo lado curto 3a, 3b respetivamente associadas extremidade chanfradas inclinadas de modo que os líquidos, tais como a água, que atinjam as ranhuras tais como a água, possam sais pelo lado curto para fora das ranhuras 19,20.
Por meio de uma nervura de reforço 21, que com base no comprimento L se dirige centralmente sobre a superfície do suporte 13 e que se estende na direção da largura da placa de guia 3 transversalmente com a superfície de suporte 8 e a superfície de contacto 9 em relação aos lados longitudinais da placa de guia 3 em que as ranhuras 19,20 são separadas uma da outra. Com base no lado longitudinal da placa de guia 3 fornecida com a superfície de suporte 8, a nervura de reforço 21 passa sobre a gola 18 que circunda a abertura de passagem 12. Desse modo a largura da nervura de reforço 21 diminui progressivamente na direção da gola 18, até que se termina com as suas superfícies laterais 22,23 num contorno na superfície de contorno 24,25 respetivamente associada da gola 18. A gola 18 forma assim um prolongamento da nervura de reforço 21 e complementa o efeito de reforço da nervura de reforço 21 na área da abertura de passagem 12 em torno do bordo da placa de guia 3.
Nos lados curtos 3a, 3b e no lado longitudinal da placa de suporte 3 fornecido com a superfície de suporte 8 são formadas saliências 26,27,28 em forma de camadas que se projetam lateralmente a partir da placa de guia 3 e que em posição de montagem estão dispostas na placa de guia 3 em torno das secções de contorno do limiar U. Deste modo, é aumentada a blindagem do lado superior da placa de guia 3 contra a água existente no limiar U. A espessura D' das saliências 26-28 não é superior a um décimo da espessura D" do corpo principal 29 da placa de guia 3. A partir do seu lado inferior 11, é formado um maior número de recessos 30,31,32,33,34 na placa de guia 3. O recesso 30 é formado na área da placa de guia 3, em que sobre o lado superior 10, é formada a nervura de reforço 21. A forma do recesso 30 associado à nervura de reforço 21 é adaptada à forma da nervura de reforço 21. Por conseguinte o recesso 30 prolonga-se a partir da sua largura, fornecido com uma superfície de apoio 8 do lado longitudinal associada com a extremidade na direção da abertura de passagem 12, em que passando entre o recesso 30 e a abertura de passagem 12, apenas uma travessa 35 mais fina está presente agora. Deste modo, a nervura de reforço 21 é oca no seu lado associado ao lado inferior 11 que vai até uma espessura de parede fina.
Os outros recessos 31-34 estão dispostos na direção longitudinal em posição simétrica em espelho relativamente ao centro da placa de guia 3. Assim os recessos contíguos estão separados mutuamente por nervuras 31-34, cada uma alinhada num tipo de estrutura de um modo tal, que a placa de guia 3 tem uma elevada rigidez também na área onde os recessos 31-34 são fornecidos.
Por meio da nervura de reforço 21 e do recesso 30 nela formada é criado o pré-requisito, pelo qual as placas de guia com forma idêntica 3,4 com um volume mínimo de material e com um peso correspondentemente reduzido podem ser produzidas, atendendo simultaneamente os requisitos impostos à capacidade de tais placas de guia 3,4. A economia de material associada através da diminuição da rigidez foi compensada pela nervura de reforço 21, o que aumenta o momento de inércia no centro na área fornecida com a nervura de reforço 21 das respetivas placas de guia 3,4. Desta forma, as placas de guia 3,4 são endurecidas e atingem uma geralmente maior capacidade de carga. Para realizar o fluxo de força em torno da abertura de passagem 12 em forma de orifício alongado, a gola alargada 18 é puxada em torno do orifício alongado, que termina na nervura de reforço 21. Para uma orientação da forma do material de plástico, salienta-se ainda que a nervura de reforço 21 é oca a partir da parte inferior 11 garantindo na área da nervura de reforço 21 uma espessura de parede uniforme.
NÚMEROS DE REFERENCIA B Ponto de fixação D' Espessura das saliências 26-28 D" Espessura do corpo principal 29
F Pé do carril S L Comprimento da placa de guia 3 Q Forças transversais S Carril U Limiar
UI Superfície de contacto do limiar U
U2,U3 Ombreira do limiar U
U4,U5 Depressões do limiar U la Laço médio da braçadeira de aperto 1 lb, lc Perna do laço médio la ld curva do laço médio la le, lf Secção de torção da braçadeira de aperto 1 lg, lh Secção de torção da braçadeira de aperto 1 li, lj Secção de torção da braçadeira de aperto 1 1, 2 braçadeiras de aperto (Elemento de mola) 3, 4 Placas de guia 3a, 3b Lados curtos da placa de guia 3 5, 6 Parafusos de aperto 7 Placa de assento 8 Superfície de suporte 9 Superfície de contacto 10 Lado superior da placa de guia 3 11 Lado inferior da placa de guia 3 12 Abertura de passagem da placa de guia 3 13 Superfícies de suporte da placa de guia 3 14, 15 Superfícies de apoio da placa de guia 3 16, 17 Batentes da placa de guia 3 18 Gola da placa de guia 3 18a Elevação da gola 18 19, 20 Ranhuras da placa de guia 3 21 Nervura da placa de guia 3 22, 23 Superfícies lateais da nervura de reforço 21 24, 25 Superfícies de contorno da gola 18 26, 27, 28 Saliências 29 Corpo principal 30-34 Recessos 35 Travessa
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • DE 10254679 B4 [0009] • DE 4101198 Cl [0009] • DE 202004020816 Ui [0009] • WO 2011110454 AI [0009] [0011] • DE 202009004399 UI [0009] • DE 10254670 B4 [0010]
Lisboa, 12 de Novembro de 2015

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Placa de guia para a fixação de carris (S) para veículos ferroviários, - com pelo menos um recesso (30-34) formado no lado inferior (11) , na placa de guia (3) , onde a placa de guia (3) se encontra em posição de montagem, com uma superfície de contacto (13) na parte superior (10) da placa de guia (3) para um elemento de mola (1,2) para segurar o carril a fixar (S), -com uma superfície de contacto (9) formada de um lado frontal da placa guia (3) , que se estende na direção longitudinal da placa de guia (3) e na qual a fixação dos carris (S) é realizada lateralmente na posição de montagem, caracterizada por, no lado superior (10) da placa de guia (3) estar formada pelo menos uma nervura de reforço (21) ao longo da superfície de suporte (13) que se eleva transversalmente à superfície de contacto (9) e por a partir do lado inferior (11) formado para dentro na placa de guia (3) ser formado um recesso (30) na área da placa de guia (3) que se prolonga para dentro, em que a nervura de reforço (21) está formada.
  2. 2. Placa de guia de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a partir do lado superior (10) para o lado inferior (11) a placa de guia (3) apresentar uma abertura de passagem (12), através da qual pode ser inserido um elemento de aperto (5, 6) para apertar o elemento de mola (1,2), por em torno da superfície de suporte (13) ter disposta na boca da abertura de passagem (12) pelo menos seccionalmente uma gola de contorno mais elevado (18) sobre a superfície de contacto (13) e por a nervura de reforço (21) estar ligada na gola (18).
  3. 3. Placa de guia de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por na superfície de suporte (13) serem formadas formas de elementos para guiar o elemento de mola (1,2) .
  4. 4. Placa de guia de acordo com a reivindicação 2 e 3, caracterizada por ser formada uma secção da gola (18) para guiar um laço (la) formado enrolado em torno da secção em posição de montagem do elemento de mola (1,2) .
  5. 5. Placa de guia de acordo com uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizada por na superfície de suporte (13) serem formadas duas ranhuras (19,20) que se estendem na direção longitudinal da placa de guia (3) e em que o elemento de mola (1,2) em posição de montagem é suportado por pelo menos uma secção (le, lf) , e por as ranhuras (19, 20) estarem separadas uma da outra pela nervura de reforço (21) .
  6. 6. Placa de guia de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por as ranhuras (19,20) pelo menos seccionalmente caírem na direção da extremidade lateral voltadas para fora da nervura de suporte (21).
  7. 7. Placa de guia de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por serem formados mais que dois recessos (30 - 34) a partir do lado inferior (11) para dentro da placa de guia (3).
  8. 8. Placa de guia de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por os recessos (30-34) dispostos adjacentemente serem limitados por travessas (35) , que estão dispostas em forma de uma armação.
  9. 9. Placa de guia de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por apresentar lateralmente saliências (26-28), cujo lado inferior das superfícies (11) da placa de guia (3) têm associado uma superfície de contacto (Ui) formada no lado inferior (11) com a qual a placa de guia (3) está na posição de montagem sobre a respetiva superfície.
  10. 10. Placa de guia de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por as saliências (26-28) se prolongarem ao longo dos lados estreitos (3a, 3b) e ao longo do lado longitudinal da placa de guia (3) , que é oposto à superfície de contacto (13).
  11. 11. Placa de guia de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizada por as saliências (26-28) apresentarem uma espessura menor (D') do que o corpo principal (29) da placa de guia (3).
  12. 12. Placa de guia de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a placa de guia estar formada a partir de um plástico. Lisboa, 12 de Novembro de 2015
PT121707319T 2012-06-04 2012-06-04 Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários PT2672007E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP12170731.9A EP2672007B1 (de) 2012-06-04 2012-06-04 Führungsplatte für die Befestigung von Schienen für Schienenfahrzeuge

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2672007E true PT2672007E (pt) 2015-11-26

Family

ID=48651990

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT121707319T PT2672007E (pt) 2012-06-04 2012-06-04 Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários

Country Status (18)

Country Link
US (1) US20150129670A1 (pt)
EP (1) EP2672007B1 (pt)
JP (1) JP5856356B2 (pt)
KR (1) KR101742743B1 (pt)
CN (1) CN104379837B (pt)
AP (1) AP2014008092A0 (pt)
BR (1) BR112014029983A2 (pt)
CA (1) CA2872885C (pt)
EA (1) EA030739B1 (pt)
ES (1) ES2552986T3 (pt)
IN (1) IN2014DN09466A (pt)
MX (1) MX2014013870A (pt)
PL (1) PL2672007T3 (pt)
PT (1) PT2672007E (pt)
SG (1) SG11201407719XA (pt)
UA (1) UA110888C2 (pt)
WO (1) WO2013182550A2 (pt)
ZA (1) ZA201408264B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102016103316B4 (de) * 2016-02-25 2022-12-29 Semperit Ag Holding Schienenbefestigungssystem
AU2017359914A1 (en) * 2016-11-16 2019-05-16 Vossloh-Werke Gmbh Clamp, guide plate and fastening point for securing a rail to a substructure
DE102018122426B9 (de) * 2018-09-13 2022-04-07 Vossloh Fastening Systems Gmbh Führungsplatte und Schienenbefestigungspunkt

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4203549A (en) * 1977-04-07 1980-05-20 Sandford Geoffrey P Railway sleeper
ZA849298B (en) * 1983-12-21 1985-07-31 Mckay Ralph Ltd Rail clip support
DE4101198C1 (en) 1991-01-17 1992-03-05 Udo 6993 Creglingen De Wirthwein Spring clip on railway line - engages plastics plate which holds rail and insulates it from sleeper
DE10254670A1 (de) 2002-11-22 2004-06-24 Minebea Co., Ltd. Elektromotor für einen Pumpenantrieb
DE10254679B4 (de) 2002-11-22 2007-10-25 Vossloh-Werke Gmbh Winkelführungsplatte für die Befestigung von Schienen für Schienenfahrzeuge
CA2571704C (en) * 2004-07-01 2012-07-10 Vossloh-Werke Gmbh Angular guide plate and system for fastening rails for rail vehicles
DE202004020816U1 (de) 2004-07-13 2006-02-23 Vossloh-Werke Gmbh Winkelführungsplatte für die Befestigung einer Schiene und System zur Befestigung einer Schiene
GB2435285A (en) * 2006-02-21 2007-08-22 Pandrol Ltd Fastening railway rails
MY151292A (en) * 2007-07-04 2014-04-30 Pandrol Ltd Components for rail fastening assembly
CN101824780B (zh) * 2009-02-11 2013-10-23 沃斯洛工厂有限公司 将铁轨紧固至路基的系统的导板及包含该导板的系统
WO2010091725A1 (de) 2009-02-11 2010-08-19 Vossloh-Werke Gmbh Führungsplatte für ein system zum befestigen einer schiene auf einem untergrund und ein eine solche führungsplatte umfassendes system
JP5216740B2 (ja) * 2009-10-16 2013-06-19 公益財団法人鉄道総合技術研究所 レール締結構造
PL2369055T3 (pl) * 2010-03-12 2014-10-31 Vossloh Werke Gmbh System do mocowania szyny i płyta prowadząca dla takiego systemu
DE102010060745A1 (de) * 2010-11-23 2012-05-24 Vossloh-Werke Gmbh Führungsplatte zum seitlichen Führen einer Schiene und System zum Befestigen einer Schiene
DE202011050739U1 (de) * 2011-07-15 2012-01-17 Vossloh-Werke Gmbh System zum Befestigen einer Schiene auf einem Untergrund
AT12657U1 (de) * 2011-07-18 2012-09-15 Vossloh Werke Gmbh System zum befestigen einer schiene auf einem untergrund

Also Published As

Publication number Publication date
US20150129670A1 (en) 2015-05-14
EP2672007B1 (de) 2015-09-09
CN104379837A (zh) 2015-02-25
EA201401128A1 (ru) 2015-05-29
JP2015518929A (ja) 2015-07-06
EP2672007A1 (de) 2013-12-11
ES2552986T3 (es) 2015-12-03
AP2014008092A0 (en) 2014-11-30
WO2013182550A3 (de) 2014-01-30
KR101742743B1 (ko) 2017-06-01
CA2872885C (en) 2016-08-16
MX2014013870A (es) 2015-02-12
KR20150009595A (ko) 2015-01-26
ZA201408264B (en) 2015-12-23
UA110888C2 (uk) 2016-02-25
JP5856356B2 (ja) 2016-02-09
SG11201407719XA (en) 2014-12-30
WO2013182550A2 (de) 2013-12-12
BR112014029983A2 (pt) 2017-06-27
PL2672007T3 (pl) 2016-03-31
CA2872885A1 (en) 2013-12-12
EA030739B1 (ru) 2018-09-28
CN104379837B (zh) 2016-08-31
IN2014DN09466A (pt) 2015-07-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9297122B2 (en) Guide plate for a system for fastening a rail to a substrate, and a system comprising a guide plate of this type
PT2643519E (pt) Placa guia para orientar lateralmente um carril e um sistema para prender um carril
CA2838423C (en) Rail-fastening system
PT1384812E (pt) Travessa em betão com placas de guiador para o patim do carril
EP3008245B1 (de) Anordnung für einen schienenbefestigungspunkt und unterlegplatte
PT2672007E (pt) Placa de guia para a fixação de carris para veículos ferroviários
PT2369057E (pt) Sistema para prender uma calha sobre uma base e placa de base para esse sistema
JP6155337B2 (ja) 溝本体とカバーとを備える排水溝
CS248001B2 (en) Apparatus for fastening the rail with elastic steel clamp
ES2689672T3 (es) Placa de asiento ligera para un perfil de carril
AU2012282294B2 (en) Components of a railway rail fastening assembly
KR102356049B1 (ko) 교량용 풀림 방지 신축이음장치
RU60085U1 (ru) Рельсовое скрепление
JP6466816B2 (ja) まくらぎ防振装置
KR102648106B1 (ko) 교량용 링크연결형 신축이음장치
CN214143266U (zh) 一种防护型桥梁伸装置
ES2949686T3 (es) Placa de guía y punto de fijación de carril
PT1709249E (pt) Ponto de apoio de carris altamente elástico e electricamente isolante
JP2017095941A5 (pt)
DE202013103459U1 (de) Führungsplatte für die Befestigung von Schienen für Schienenfahrzeuge
KR200471372Y1 (ko) 가드레일 보강구조체
KR0137154Y1 (ko) 논두렁 보호판