PT2046545E - Dispositivo para produção e/ou processamento de painéis - Google Patents

Dispositivo para produção e/ou processamento de painéis Download PDF

Info

Publication number
PT2046545E
PT2046545E PT07801471T PT07801471T PT2046545E PT 2046545 E PT2046545 E PT 2046545E PT 07801471 T PT07801471 T PT 07801471T PT 07801471 T PT07801471 T PT 07801471T PT 2046545 E PT2046545 E PT 2046545E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
adjustment
devices
abutment means
adjusting
carriage
Prior art date
Application number
PT07801471T
Other languages
English (en)
Inventor
Rupert Krallinger
Original Assignee
Interglarion Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Interglarion Ltd filed Critical Interglarion Ltd
Publication of PT2046545E publication Critical patent/PT2046545E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27FDOVETAILED WORK; TENONS; SLOTTING MACHINES FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES
    • B27F1/00Dovetailed work; Tenons; Making tongues or grooves; Groove- and- tongue jointed work; Finger- joints
    • B27F1/02Making tongues or grooves, of indefinite length
    • B27F1/06Making tongues or grooves, of indefinite length simultaneously along opposite edges of a board
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27FDOVETAILED WORK; TENONS; SLOTTING MACHINES FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES
    • B27F1/00Dovetailed work; Tenons; Making tongues or grooves; Groove- and- tongue jointed work; Finger- joints
    • B27F1/02Making tongues or grooves, of indefinite length

Description

ΕΡ 2 046 545/PT
DESCRIÇÃO "Dispositivo para produção e/ou processamento de painéis" O presente invento refere-se a um dispositivo para produção e/ou processamento de painéis, que compreende um dispositivo de transporte para o transporte de um painel ao longo de um percurso de transporte, bem como um dispositivo de processamento, para processamento do painel durante o seu deslocamento através do dispositivo de transporte, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. Um dispositivo deste tipo é já conhecido a partir de DE 198 11 242-A.
Os dispositivos deste tipo são conhecidos no campo da produção e processamento de painéis e compreendem, em geral, uma correia sem-fim de circulação superior e outra inferior cujos compartimentos de transporte são guiados paralelamente e estão distanciados entre si. Entre os compartimentos de transporte da correia sem-fim são admitidos por atrito os painéis a transportar e movimentados no sentido de transporte. Ao longo do percurso de transporte das correias sem-fim estão, normalmente, dispostos dispositivos de processamento, os quais submetem os bordos laterais dos painéis a um processamento de maquinação. Em particular, são utilizados como dispositivos de processamento ferramentas de fresagem de vários tipos, as quais formam uma ranhura numa face longitudinal ou transversal do painel e uma lingueta correspondente no lado longitudinal oposto. Os painéis deste tipo podem ser unidos através da conhecida união de macho-fêmea, por exemplo, a superfície do pavimento de um espaço.
Para um processamento dos painéis com qualidade invariável, é necessário garantir um posicionamento relativo entre o dispositivo de processamento e o painel a ser processado tão exacto quanto possível. Assim, acontece em particular, na situação em que o dispositivo de processamento deve fresar uma ranhura ou uma lingueta na face longitudinal ou transversal do painel, decisiva para a posição em altura da ranhura ou da lingueta abaixo da superfície de visível dos painéis, a fim de possibilitar uma superfície global visivel tão plana quanto possível de todos os painéis unidos. Os dispositivos conhecidos do tipo referido no início 2
ΕΡ 2 046 545/PT compreendem, por isso, os referidos dispositivos de posicionamento com um elemento de encosto superior e outro inferior, bem como com um dispositivo de ajustamento, para ajustar a distância entre os meios de encosto. Dependendo da pluralidade dos dispositivos de processamento e do comprimento dos painéis a serem processados, é necessária uma elevada pluralidade de dispositivos de posicionamento correspondente ao longo do dispositivo de transporte. Para ajustar a distância entre os meios de encosto, de acordo com um determinado tipo de painel, todos os dispositivos de posicionamento do dispositivo de transporte têm que ser ajustados individualmente. Os dispositivos tradicionais para painéis, os quais são utilizados para os diferentes tipos de painéis com espessuras de placas diferentes, numa gama entre cerca de 6 e 12 mm, exigem, deste modo, numa mudança do tipo de painel a ser processado, um elevado custo de ajustamento pelo utilizador, acompanhado dos correspondentes tempos de paragem do dispositivo. O objectivo do presente invento é proporcionar um dispositivo como referido anteriormente, o qual reduz os custos de ajustamento no dispositivo, relacionados com a mudança do tipo de painel a ser processado e aumenta a rentabilidade do dispositivo.
Este objectivo é conseguido, de acordo com o invento, por meio de um dispositivo de acordo com a reivindicação 1.
Num dispositivo aperfeiçoado deste modo, pode ser ajustado, não só a distância entre os meios de encosto de acordo com a espessura das placas de um determinado tipo de painéis, mas também é possível alterar a altura, em si absoluta, do painel posicionado por meio dos dispositivos de posicionamento, ou seja, a posição vertical do painel em relação ao dispositivo de processamento.
Quando na presente descrição e nas correspondentes reivindicações são utilizadas indicações gerais de posição, possivelmente tais como "em cima", "em baixo", "lateral" ou "sucessivo", etc., estas indicações referem-se à construção e estrutura de um dispositivo, no qual os painéis são transportados, em particular, na posição horizontal, ou seja, 3
ΕΡ 2 046 545/PT de modo que as suas áreas visíveis se situem, essencialmente, num plano horizontal. Naturalmente que, como objecto do invento, devem também ser incluídos no mesmo os dispositivos, nos quais os painéis são transportados com outra orientação, referindo-se as indicações de posição acima mencionadas à área visível dos painéis a transportar, a qual é pensada como horizontal.
Numa forma de execução preferida do invento, a disposição de accionamento compreende uma disposição de tirantes motores. Uma disposição destes tirantes motores oferece a possibilidade de um acoplamento dos movimentos de ajustamento dos diversos dispositivos de posicionamento correspondentes, embora simples em termos de construção, mas, no entanto, fiável em termos mecânicos. É, em particular, vantajoso então, ser possível ligar em conjunto todos dispositivos de ajustamento associados à disposição de accionamento, através de um tirante motor, de modo que, para os vários dispositivos de posicionamento, seja apenas necessário um único tirante motor. Neste caso, cada um dos dispositivos de ajustamento apresenta, de preferência, um acoplamento do tirante motor para acoplamento ao tirante motor comum.
Num aperfeiçoamento vantajoso da disposição do tirante motor, utilizada na forma de execução, pode ser previsto que o tirante motor seja uma haste roscada, a qual apresenta, pelo menos, uma rosca nas porções associadas aos dispositivos de ajustamento, apresentando os acoplamentos do tirante motor roscas correspondentes, que são engatadas no tirante motor. Pela utilização de um tirante motor de actuação conjunta com uma rosca correspondente aos acoplamentos do tirante motor, pode ser executado facilmente um movimento de ajustamento rotativo da haste roscada por um utilizador ou actuador, e ser transformado num movimento de ajustamento de translação dos dispositivos de ajustamento associados. Neste caso, pode ser aproveitado com grande precisão, em particular, o efeito de desmultiplicação da rosca para reduzir a energia necessária para o ajustamento da distância entre os meios de encosto. De acordo com tais requisitos pode ser seleccionado o passo da rosca utilizado. 4
ΕΡ 2 046 545/PT A fim de se poder vencer uma maior distância também ao longo do percurso de transporte do dispositivo de transporte, através da disposição dos tirantes motores, ou para se poder unir de modo estruturalmente simples uma pluralidade desejada de dispositivos de posicionamento a um único tirante motor comum, é também proposto, numa outra forma de execução do invento, que o tirante motor se prolongue paralelamente em relação ao percurso de transporte e que cada um dos dispositivos de ajustamento, associado à disposição de accionamento, apresente um dispositivo de transformação de movimento, o qual transforma o movimento de ajustamento do acoplamento do tirante motor, essencialmente em paralelo em relação ao percurso de transporte, num movimento de ajustamento perpendicular em relação ao plano do painel, para deslocamento de, pelo menos, um meio de encosto.
Pode ser previsto que apenas um dos meios de ajustamento possa ser accionado pelo tirante motor comum. Assim, a disposição de accionamento comum pode ser utilizada para ajustar a posição do meio de encosto superior, para adaptação a um tipo de painel pretendido com uma determinada espessura de placa, enquanto que o meio de encosto inferior pode ser ajustado individualmente para uma alteração raramente a utilizada na posição vertical do painel, em cada dispositivo de posicionamento. Em alternativa pode, no entanto, ser ajustado apenas o meio de ajustamento inferior pela disposição de accionamento comum ou a disposição de accionamento comum é formada de modo a movimentar simultaneamente ambos os meios de encosto.
Num aperfeiçoamento vantajoso do invento, cada uma das formas de execução referidas anteriormente pode ser formada de modo que, pelo menos, cada um dos dispositivos de ajustamento, associado à disposição de accionamento, apresente também um dispositivo de ajustamento individual, com o qual a distância entre os meios de encosto deste dispositivo de ajustamento pode ser ajustada, independente das distâncias entre os meios de encosto dos outros dispositivos de ajustamento. Deste modo, é possível que sejam compensadas em conformidade as diferenças devidas às tolerâncias de produção ou provocadas por desgaste entre os dispositivos de posicionamento, associados à disposição de 5
ΕΡ 2 046 545/PT accionamento. Para além disso, certas diferenças entre as características de funcionamento dos respectivos dispositivos de transformação de movimento dos dispositivos de posicionamento, bem como entre os acoplamentos dos tirantes motores individuais dos dispositivos de posicionamento não sejam eliminadas, de modo que o referido dispositivo de ajustamento individual pode, neste caso, ser utilizado com vantagem para melhorar a precisão de posicionamento do dispositivo.
Os referidos dispositivos de ajustamento podem ser construídos de modo estruturalmente simples mas de modo muito fiável, de modo que, pelo menos, um dos dispositivos de ajustamento, associado à disposição de accionamento apresenta um primeiro carro móvel, essencialmente perpendicular em relação ao plano do painel, o qual está unido ao dispositivo de transformação de movimento e apresenta um segundo carro móvel, essencialmente perpendicular em relação ao plano do painel, no qual está acoplado ou formado, pelo menos, um dos meios de encosto, podendo uma distância entre o primeiro carro e o segundo carro ser ajustada na direcção perpendicular em relação ao plano do painel, pelo dispositivo de ajustamento individual.
Numa outra forma de execução do invento é proposto que, pelo menos, um dos dispositivos de ajustamento associado à disposição de accionamento, apresente também um dispositivo de colocação sob tensão prévia, em particular, uma estrutura de mola, por meio da qual o meio de encosto superior e/ou o meio de encosto inferior podem ser sujeitos elasticamente a uma tensão prévia com uma determinada força de tensão prévia no sentido de uma redução da distância entre os meios de encosto, podendo a força de tensão prévia do dispositivo de colocação sob tensão prévia ser ajustada através de um dispositivo de ajustamento da tensão prévia do dispositivo de ajustamento. Nesta forma de execução, um painel pode ser facilmente transportado, posicionado e retido por atrito com uma força de tensão prévia definida entre os meios de encosto, podendo a força de tensão prévia, em caso de necessidade, ser adaptada a vários tipos de painéis ou a uma precisão de posicionamento desejada. 6
ΕΡ 2 046 545/PT
No que se refere à implementação técnica das formas de execução referidas anteriormente, pensa-se, em particular, que o dispositivo de transformação de movimento e/ou, eventualmente, o dispositivo de ajustamento individual e/ou, eventualmente, o dispositivo de ajustamento da tensão prévia compreenda um mecanismo de excêntrico de controlo, em particular, um mecanismo de cunha deslizante ou um mecanismo de corrediça. Os mecanismos de excêntrico de controlo deste tipo trabalham de modo particularmente fiável e podem ser concebidos e produzidos sem problemas de acordo com os requisitos relativos à transmissão de potência e sentido do movimento. O presente invento será descrito, em seguida, com mais pormenor, com o auxilio de uma forma de execução preferida com referência aos desenhos anexos. A Fig. 1 mostra uma representação esquemática em vista lateral de um dispositivo do invento e de acordo com uma primeira forma de execução; A Fig. 2 mostra uma vista de frente de um dispositivo de posicionamento do dispositivo de transporte, mostrado na Fig. 1. A Fig. 3 mostra uma vista por detrás do dispositivo de posicionamento representado na Fig. 2. A Fig. 4 mostra uma vista lateral do dispositivo de posicionamento representado na Fig. 2.
Na Fig. 1 está indicado de modo geral por 10 um dispositivo para processamento de painéis. Como dispositivos de processamento, o dispositivo 10 inclui três ferramentas de fresar 12, as quais são mostradas esquematicamente apenas como rectângulos na Fig. 1. Os painéis são processados por meio das ferramentas de fresar 12, de modo que num dos seus lados longitudinais seja formada uma ranhura e no seu lado longitudinal, localizado em oposição seja formada uma lingueta, que corresponde à geometria da ranhura. 7 ΕΡ 2 046 545/ΡΤ A fim de guiar as ferramentas de fresar 12 para os painéis a processar, o dispositivo 10 apresenta um dispositivo de transporte com uma correia de transporte superior 14 e uma correia de transporte inferior 16. As correias de transporte 14, 16 apresentam, respectivamente, uma correia sem-fim 18, a qual rodeia as polias de inversão 20, dispostas, respectivamente, nas extremidades das correias de transporte 14, 16. As polias de inversão 20 estão, respectivamente, montadas de modo rotativo numa armação 24, por meio das fixações 22, em que as armações 24 das correias de transporte superior e inferior 14, 16 são fixas numa estrutura de suporte comum 26, na qual é suportado o dispositivo 10 fixo ao chão B.
As correias de transporte 14, 16 são mantidas numa posição fixa uma em relação à outra por meio da estrutura de suporte 26, na qual as mesmas se prolongam, essencialmente, paralelas entre si e de tal modo que um compartimento inferior 28 da correia de transporte superior 14, forma um compartimento de transporte inferior 28, é formado por meio de um compartimento superior 30 da correia de transporte inferior 16 um compartimento de transporte superior 30 ou apresenta a partir do mesmo uma distância uniforme, que corresponde aproximadamente à espessura de placa de um painel ou é inferior. A correia de transporte superior 14 e a correia de transporte inferior 16 localizam-se, assim, em oposição em ambos os lados de um plano de painel P e podem, assim, receber um painel entre o compartimento de transporte 28 da correia de transporte superior 14 e o compartimento de transporte 30 da correia de transporte inferior 16 e transportar o mesmo num sentido de transporte T, pelo que o painel, durante todo um transporte, mantém-se alinhado, em particular, no plano de painel P, por meio do dispositivo 10.
Embora se verifique um determinado posicionamento dos painéis já transportados através da entrada descrita anteriormente dos painéis, entre a correia de transporte superior 14 e a correia de transporte inferior 16, é, no entanto, necessário para o processamento dos painéis pelas ferramentas de fresar 12, um posicionamento dos painéis com 8
ΕΡ 2 046 545/PT maior precisão, em particular, na direcção vertical. Esta posição vertical é assumida na forma de execução da Fig. 1, mostrada por meio de três dispositivos de posicionamento 32, dispostos em sucessão ao longo do sentido de transporte T, os quais estão representados, de igual modo, apenas esquematicamente na Fig. 1. Os dispositivos de posicionamento 32 apresentam, respectivamente, um meio de encosto superior 34 e um meio de encosto inferior 36, os quais estão dispostos distanciados entre si para receberem um painel. A fim de se poder utilizar o dispositivo 10 para utilização com painéis com tipos diferentes de espessura de placa, a distância entre os meios de encosto 34, 36 pode ser ajustada por um dispositivo de ajustamento 38, também apenas indicado na Fig. 1.
Por cima dos dispositivos de posicionamento 32 passa uma haste roscada 40 paralela ao sentido de transporte T e prolonga-se pelas porções de todos os dispositivos de posicionamento 32, ao longo de uma grande parte do comprimento da correia de transporte superior 14. Nas suas extremidades, a haste roscada 30 está apoiada com rotação, embora sem deslocamento axial, respectivamente, em secções de chumaceira 42 fixas na armação 24 da correia de transporte superior 14. Na haste roscada 40 engata também um dispositivo accionamento 44 para accionamento rotativo da haste roscada 40, o qual está ilustrado esquematicamente na Fig. 1, por meio de uma manivela 44, aplicada numa extremidade da haste roscada 14.
Como se vê na Fig. 1, os dispositivos de ajustamento 38 dos três dispositivos de posicionamento 32 são, respectivamente, acoplados com movimento à haste roscada 40, de modo que um movimento de rotação da haste roscada 40, através do dispositivo de accionamento 44 em cada um dos dispositivos de posicionamento 32, é transformado num movimento de ajustamento dos dispositivos de ajustamento 38, descrito a seguir.
As Figs. 2, 3 e 4 mostram vistas mais pormenorizadas de um 32 dos três dispositivos de posicionamento. Uma parte da haste roscada 40 está representada por linhas a tracejado, 9 ΕΡ 2 046 545/ΡΤ cujo movimento de rotação é transformado num movimento de ajustamento do dispositivo de ajustamento 38, por uma variação de uma distância h entre o meio de encosto superior 34 e o meio de encosto inferior 36. Na forma de execução mostrada, o dispositivo de ajustamento 38 transforma o movimento de rotação da haste roscada 40 num movimento de ajustamento vertical do meio de encosto superior 34.
Para isso, um bloco roscado 46 está montado na haste roscada 40, o qual apresenta uma rosca interior que corresponde à rosca exterior da haste roscada 40, de modo que o mesmo, numa rotação da haste roscada 40 apoiada não deslocável o sentido axial, executa um deslocamento no sentido de transporte T ou no sentido oposto.
Um pino roscado 48 do bloco 46 está montado de modo móvel numa reentrância longitudinal 52 de um balanceiro 50, o qual está apoiado de modo rotativo numa armação fixa 54 do dispositivo de posicionamento 32. O balanceiro 50 apresenta uma corrediça 60, na sua extremidade localizada em oposição uma segunda reentrância longitudinal 56, na qual está aplicado um pino 58. A corrediça 60 está apoiada na armação 54 em duas chumaceiras de deslocamento 61, de modo que a mesma apenas pode ser deslocada em paralelo em relação ao sentido de transporte T num movimento de vaivém.
Na corrediça 60 estão formados ou fixos dois outros pinos 62, os quais engatam em orifícios oblongos 64, inclinados em relação ao plano horizontal de um primeiro carro 66. O primeiro carro 66 é guiado na armação 54 de modo que o mesmo apenas se pode deslocar na direcção vertical para cima e para baixo. Num deslocamento da corrediça 60 paralelo em relação ao sentido de transporte T, deslocam-se, por conseguinte, os pinos 62 da corrediça 60 ao longo dos orifícios oblongos 64 inclinados e deslocam, desse modo, o primeiro carro 66 na direcção vertical.
Um segundo carro 70 é guiado verticalmente numa reentrância 68 do primeiro carro 66, situada na parte debaixo do primeiro carro 66. Uma distância entre o primeiro carro 66 e o segundo carro 70 na direcção vertical é determinada por meio de uma cunha de ajustamento 72, a qual está disposta na 10 ΕΡ 2 046 545/ΡΤ direcção vertical entre o primeiro carro 66 e o segundo carro 70. A cunha de ajustamento 72 apresenta, na sua parte de baixo, superfícies da cunha 74 que se prolongam de modo inclinado em relação ao plano horizontal, as quais confinam com superfícies de cunha 76 correspondentes na parte de cima do segundo carro 70. Um parafuso de ajustamento 78, apoiado na armação 54, movimenta a cunha de ajustamento 72 paralela ao sentido de transporte T para lá ou para cá, de modo que as superfícies de cunha 74, 76 deslizam uma na outra e, deste modo, é ajustada a distância entre o primeiro carro 66 e o segundo carro 70. À semelhança do primeiro carro 66, também o segundo carro 70 apresenta uma reentrância 80 na sua porção inferior, em que a reentrância 80 apresenta, na sua extremidade inferior, uma flange saliente para o interior. Nesta flange interior 82 pode apoiar-se uma flange exterior 84 de um sector de um acoplamento 86 aproximadamente com forma de T, o qual está ligado integralmente ao meio de encosto superior 34. Um encosto entre a flange exterior 84 do sector de acoplamento 86 e a flange interior 82 do segundo carro 70, define uma distância máxima entre o segundo carro 70 e o meio de acoplamento superior 34, fixo ao mesmo e deslocável na vertical. O deslocamento vertical, do sector de acoplamento 86 do meio de encosto superior 34 no segundo carro 70, está sob a influência de uma tensão prévia por meio do dispositivo de aperto 88, o qual é simbolizado na Fig. 2 por meio de duas molas 88. O dispositivo de aperto apoia-se, por um lado, no sector de acoplamento 86 e, por outro lado, num terceiro carro 90 e aperta o sector de acoplamento 86 na direcção de um encosto entre a flange exterior 84 do sector de acoplamento 86 e a flange interior do segundo carro. 70. O terceiro carro 90 é, também, guiado de modo a ser deslocado na vertical na reentrância 80 do segundo carro 70 para se poder alterar a tensão prévia do dispositivo de aperto 88. Para este movimento de ajustamento da tensão prévia está disposta, entre o terceiro carro 90 e o segundo carro 70, uma cunha de ajustamento de tensão prévia 92, a qual, à semelhança do princípio de funcionamento da cunha de 11 ΕΡ 2 046 545/ΡΤ ajustamento 72, descrita anteriormente, pode ser deslocada paralelamente em relação ao sentido de transporte T e por meio das superfícies em cunha ao deslizarem uma na outra na parte de cima do terceiro carro 90 ou na parte de baixo da cunha de ajustamento de tensão prévia 92, torna possivel ajustar a distância vertical entre o segundo carro 70 e o terceiro carro 90. O movimento necessário da cunha de ajustamento de tensão prévia 92 é executado pela utilização de um parafuso de ajustamento da tensão prévia 94 apoiado na armação 54.
Para além do ajustamento da altura ou da força de tensão prévia do meio de encosto superior, o dispositivo de posicionamento mostrado na Fig. 2 permite ajustar a posição vertical do meio de encosto 36 e, deste modo, ajustar a posição vertical absoluta de um painel, posicionado no dispositivo de posicionamento 32. Para este fim, o meio de ajustamento 36 inferior é guiado de modo a poder ser deslocado na vertical na armação 54, sendo uma distância vertical, entre o segundo meio de encosto 36 e um sector inferior 55 da armação 54, determinada por meio de uma cunha de ajustamento 96. A cunha de ajustamento 96 está disposta entre o meio de encosto inferior 36 e o sector inferior 55 da armação 54 e apresenta, no seu lado superior, superfícies de cunha 98 que se prolongam de modo inclinado em relação ao plano horizontal, as quais assentam nas superfícies de cunha 100 inclinadas de modo correspondente na parte debaixo do meio de encosto inferior 36. Num deslocamento da cunha de ajustamento 96 por meio de um parafuso de ajustamento 102 numa direcção paralela ao sentido de transporte T, as superfícies de cunha 98, 100 deslizam uma na outra e deslocam, em conformidade, o meio de encosto inferior 36 na direcção vertical.
Em seguida será abordado sucintamente o modo de funcionamento do dispositivo 10. Para uma preparação prévia do dispositivo 10, para processamento de painéis com uma espessura de placa determinada, é posto em funcionamento o dispositivo de accionamento 44, o qual roda a haste roscada 40 de um valor determinado. Como exemplo, tome-se o caso em que o dispositivo 10, para processamento de um tipo de painel 12 ΕΡ 2 046 545/ΡΤ com maior espessura, tenha que ser ajustado para o processamento de um tipo de painel com menor espessura. Dependendo do passo de rosca da haste roscada 40, a haste roscada 40 é, então, rodada, de modo que o bloco roscado 46 se desloca de uma determinada distância, na Fig. 2, para a direita. O movimento para a direita do bloco roscado 46, é transformado, através do balanceiro 50, num deslocamento da corrediça 60 para a esquerda e o deslocamento para a esquerda, provocado pelo pino 62, provoca um movimento de descida dos orifícios oblongos 64 e, com isto, do primeiro carro 66. Este movimento de descida do carro 66, através do segundo carro 70, do terceiro carro 90, do dispositivo de aperto 88 e do sector de acoplamento 86 é, finalmente, transmitido para o meio de encosto superior 34, o qual se desloca também para baixo com o valor pretendido.
Neste caso assume-se que o meio de encosto superior 34 se encontra na situação sem carga, ou seja não está inserido qualquer painel entre os meios de encosto 34, 36, de modo que o dispositivo de aperto 88 mantém a flange exterior 84 do sector de acoplamento 86 encostada à flange interior 82 do segundo carro 70. A distância h ajustada na situação sem carga, entre os meios de encosto 34, 36 é, na prática, ajustada ligeiramente menor do que a espessura das placas dos painéis a posicionar, de modo que o dispositivo de aperto 88 pode produzir uma pressão de encosto predeterminada, com a qual o meio de encosto superior 34 é pressionado contra o painel.
No modo descrito, os dispositivos de ajustamento 38 de todos os dispositivos de posicionamento 32 do dispositivo 10, podem ser ajustados simultaneamente para um novo tipo de painel com menor espessura de placa, através da rotação da haste roscada comum 40. O correspondente ajustamento inverso pode ser executado por meio da rotação da haste roscada 40 no sentido oposto, se o dispositivo 10 tiver que ser preparado para processamento de painéis com maior espessura.
Caso entre os dispositivos de posicionamento 32, se verificassem desvios nas respectivos distâncias h, provocados por tolerâncias de produção, diferenças de temperatura, desgaste ou semelhante, pode, de tempos a tempos, cada um dos 13
ΕΡ 2 046 545/PT dispositivos de ajustamento ser individualmente reajustado pelo modo antes descrito, através do parafuso de ajustamento 78. É igualmente possivel, para cada dispositivo de posicionamento 32, ajustar a força de tensão prévia do dispositivo de aperto 88, através do ajustamento do parafuso de ajustamento de tensão prévia 84, por exemplo, para exigências especiais do dispositivo de processamento 12, disposto neste sector. A possibilidade do ajustamento da tensão prévia do dispositivo de aperto 88 oferece também a vantagem de, no caso de desgaste da correia sem-fim 18 da correia de transporte superior 14, o dispositivo de posicionamento 32 estar adaptado a este desgaste, através do ajustamento da força de tensão prévia, sem que isso signifique a desajustamento do primeiro carro 66 ou do segundo carro 70 e, com isso, a alteração da distância h entre os meios de encosto 34, 36 na situação sem carga. Assim pode ser evitada a desvantagem existente nos dispositivos tradicionais nos quais, durante uma adaptação do dispositivo ao desgaste da correia superior, também se altera a ajustamento da distância h, de modo que se verifica uma alteração da pressão no material, através do meio de encosto superior, o que nestes dispositivos do estado da técnica, pode originar riscos ou outros danos nos painéis.
Lisboa, 2010-02-05

Claims (11)

  1. ΕΡ 2 046 545/PT 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo (10) para produção e/ou processamento de painéis, que compreende um dispositivo de transporte para o transporte de um painel ao longo de um percurso de transporte, bem como um dispositivo de processamento (12), para processamento do painel durante o seu deslocamento através do dispositivo de transporte, em que o dispositivo de transporte apresenta uma pluralidade de dispositivos de posicionamento (32), os quais estão distanciados entre si e uns a seguir aos outros ao longo do percurso de transporte, e os quais compreendem cada, respectivamente: - um meio de encosto superior e um meio de encosto inferior (34, 36), os quais estão distanciados de uma certa distância e opostos entre si, em ambos os lados de um plano de painel (P) e, - um dispositivo de ajustamento (38), o qual permite que a distância (h) entre ambos os meios de encosto (34, 36) seja ajustada, e em que os dispositivos de ajustamento (38) de, pelo menos, dois dispositivos de posicionamento (32) podem ser accionados simultaneamente, por meio de uma disposição de accionamento comum (40), caracterizado por: pelo menos num dos dispositivos de ajustamento (38), associado à disposição de accionamento (40), cada um dos meios de encosto (34, 36) apresentar um meio de ajustamento próprio (78, 102), podendo ambos os meios de ajustamento ser accionados independentemente um do outro.
  2. 2 - Dispositivo (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a disposição de accionamento (40) compreender uma disposição de tirantes motores (40). ΕΡ 2 046 545/PT 2/3
  3. 3 - Dispositivo (10) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por todos os dispositivos de ajustamento (38), associados à disposição de accionamento (40) estarem unidos entre si por meio de um tirante motor comum (40) e por cada um dos dispositivos de ajustamento (38) apresentar um acoplamento de tirantes motores (46) para acoplamento ao tirante motor comum (40)
  4. 4 - Dispositivo (10) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o tirante motor (40) ser uma haste roscada (40), a qual, pelo menos, nas porções associadas aos dispositivos de ajustamento (38) apresentar uma rosca e por os acoplamentos de tirantes motores (46) apresentarem roscas correspondentes, que estão engatadas na haste roscada (40).
  5. 5 - Dispositivo (10) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o tirante motor (40) se prolongar, essencialmente, paralelamente em relação ao percurso de transporte e por cada um dos dispositivos de ajustamento (38), associado à disposição de accionamento (40), apresentar um dispositivo de transformação de movimento (62, 64), o qual transforma o movimento de ajustamento do acoplamento de tirantes motores (46), o qual é, essencialmente, paralelo ao percurso de transporte, num movimento de ajustamento perpendicular em relação ao plano de painel (P), de modo a deslocar, pelo menos, um dos meios de encosto (34, 36).
  6. 6 - Dispositivo (10) de acordo com uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado por, apenas, um de ambos os meios de ajustamento poder ser accionado através do tirante motor comum (40).
  7. 7 - Dispositivo (10) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, apenas, um dos dispositivos de ajustamento (38), associado ao dispositivo de accionamento (40), apresentar também um dispositivo de ajustamento individual (72), o qual permite que a distância (h) entre os meios de encosto (34, 36) deste dispositivo de ajustamento (38) possa ser ajustada independentemente das distâncias (h) entre os meios de encosto dos outros dispositivos de ajustamento (38). ΕΡ 2 046 545/PT 3/3
  8. 8 - Dispositivo (10) de acordo com as reivindicações 5 e 7, caracterizado por, pelo menos, um dos dispositivos de ajustamento (38), associado à disposição de accionamento (40), apresentar um primeiro carro (66), o qual se pode mover, essencialmente, na perpendicular em relação ao plano de painel (P), e o qual está liqado ao dispositivo de transformação de movimento (62, 64) e apresenta um sequndo carro (70), o qual se pode mover, essencialmente, na perpendicular em relação ao plano de painel (P), no qual está acoplado ou é formado, pelo menos, um (34) dos meios de encosto (34, 36), em que uma distância entre o primeiro carro (66) e o segundo carro (70) pode ser ajustada na direcção perpendicular em relação ao plano de painel (P), por meio do dispositivo de ajustamento individual (72).
  9. 9 - Dispositivo (10) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, pelo menos, um dos dispositivos de ajustamento (38), associado à disposição de accionamento (40), apresentar também um dispositivo de colocação sob tensão prévia (88), em particular, uma disposição de molas (88), por meio da qual o meio de encosto superior e/ou inferior (34, 36) pode ser colocado elasticamente sob tensão prévia, com uma força de tensão prévia, de modo a ser conseguida uma redução da distância (h) entre os meios de encosto (34, 36).
  10. 10 - Dispositivo (10) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a força de tensão prévia do dispositivo de colocação sob tensão prévia (88) poder ser ajustada por meio de um dispositivo de ajustamento de tensão prévia (90, 92) do dispositivo de ajustamento (38).
  11. 11 - Dispositivo (10) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o dispositivo de transformação de movimento (62, 64) e/ou, eventualmente, o dispositivo de ajustamento individual (72) e/ou, eventualmente, o dispositivo de ajustamento de tensão prévia (90, 92), apresentarem um mecanismo de excêntrico de controlo, em particular, um mecanismo de cunha deslizante ou um mecanismo de corrediça. Lisboa, 2010-02-05
PT07801471T 2006-07-31 2007-07-30 Dispositivo para produção e/ou processamento de painéis PT2046545E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006035648A DE102006035648A1 (de) 2006-07-31 2006-07-31 Vorrichtung zum Herstellen oder/und Bearbeiten von Paneelen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2046545E true PT2046545E (pt) 2010-02-12

Family

ID=38657871

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07801471T PT2046545E (pt) 2006-07-31 2007-07-30 Dispositivo para produção e/ou processamento de painéis

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8141694B2 (pt)
EP (1) EP2046545B1 (pt)
JP (1) JP5197594B2 (pt)
CN (1) CN101511552B (pt)
AT (1) ATE452012T1 (pt)
AU (1) AU2007280674B2 (pt)
CA (1) CA2658742C (pt)
DE (2) DE102006035648A1 (pt)
ES (1) ES2334854T3 (pt)
MX (1) MX2009001166A (pt)
PL (1) PL2046545T3 (pt)
PT (1) PT2046545E (pt)
RU (1) RU2393082C1 (pt)
UA (1) UA98307C2 (pt)
WO (1) WO2008014963A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011004820A1 (de) * 2011-02-28 2012-08-30 Homag Holzbearbeitungssysteme Gmbh Fördervorrichtung
ITPC20110028A1 (it) * 2011-11-10 2013-05-11 Sm Meccanica S R L Dispositivo di guida di un pannello in una macchina bordatrice
MX2018009631A (es) * 2016-02-15 2018-12-17 Vaelinge Innovation Ab Un metodo para formar un panel para un producto de mobiliario.
US10239109B2 (en) * 2016-03-01 2019-03-26 Stolle Machinery Company, Llc Shell system locating assembly for shells
CN106829593B (zh) * 2017-01-09 2018-03-30 太原理工大学 一种用于带式输送机的胶带收放装置
CN108453837B (zh) * 2018-03-21 2020-08-11 惠安县崇武镇芳鑫茶具商行 地板芯板切槽装置

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB191128515A (en) * 1910-12-21 1912-02-22 Johan Albin Sundberg Improvements in or relating to Tonguing and Grooving Machines.
US1537820A (en) 1922-11-03 1925-05-12 Ernest E Grunow Woodworking machine
BE631680A (pt) * 1962-04-28
US3610500A (en) * 1970-01-19 1971-10-05 Phillips Petroleum Co Conveying apparatus
US3988019A (en) * 1974-05-08 1976-10-26 Windmoller & Holscher Apparatus for depositing flat articles fed between belts
FR2568799B1 (fr) * 1984-08-08 1986-09-26 Promat Ind Centre d'usinage de profiles a commande numerique
US5167316A (en) * 1991-09-10 1992-12-01 Owens-Illinois Plastic Products, Inc. Positioning and indexing molded hollow plastic articles
DE59208321D1 (de) * 1991-11-13 1997-05-15 Ciba Geigy Ag Beschichtungsvorrichtung für Platten
JP2878899B2 (ja) * 1992-05-07 1999-04-05 三菱電機株式会社 薄板フレームの搬送及び位置決め方法、並びにその装置
JP2526816B2 (ja) * 1992-10-14 1996-08-21 日本精工株式会社 可動体送り装置
US5353910A (en) * 1992-12-23 1994-10-11 Hem, Inc. Shuttle vise assembly for a feed table apparatus
US5566816A (en) * 1994-10-11 1996-10-22 Illinois Tool Works Inc. Conveying and centering apparatus
US5573103A (en) * 1994-10-24 1996-11-12 Agr International, Inc. Speed adjusting apparatus for containers
IT1285683B1 (it) * 1996-04-23 1998-06-18 Scm Group Autec Division Spa Macchina levigatrice, in particolare per pannelli in legno
ATA18497A (de) * 1997-02-06 2004-02-15 Greiner & Soehne C A Einzelraupe, insbesondere für abzugsvorrichtung, sowie abzugsvorrichtung für längliche bauteile
DE19811242A1 (de) * 1998-03-14 1999-09-16 Weinig Michael Ag Maschine zum Bearbeiten von Werkstücken aus Holz, Kunststoff und dergleichen
US6231036B1 (en) * 1998-05-19 2001-05-15 Ssd Control Technology, Inc., Mechanism for clamping and holding an elongated workpiece
US6688457B2 (en) * 1998-09-11 2004-02-10 Sealy Technoly Llc Conveyance system for interface with component production and assembly equipment
JP3810230B2 (ja) * 1999-02-25 2006-08-16 株式会社太平製作所 ベニヤ単板巻玉の巻戻し装置
DE19921169C2 (de) * 1999-05-07 2003-03-13 Roland Man Druckmasch Vorrichtung zum Abbremsen von Papierbögen
JP2001044695A (ja) * 1999-07-26 2001-02-16 Fuji Mach Mfg Co Ltd 基板搬送方法および基板コンベヤ
US6695132B2 (en) * 1999-11-24 2004-02-24 Dayton Systems Group, Inc. Conveyor system for can end conversion systems
NL1013768C2 (nl) * 1999-12-06 2001-06-07 Koppens Bv Transportbandsysteem, alsmede braadoven.
US6286649B1 (en) 2000-01-27 2001-09-11 Connector Set Limited Partnership Unidirectional rotary drive mechanism for multi-part construction toy
IT1318111B1 (it) * 2000-07-03 2003-07-23 Re M S R L Macchina foratrice per pannelli
IT1319343B1 (it) * 2000-11-17 2003-10-10 Re M S R L Macchina foratrice per pannelli
JP2002316708A (ja) * 2001-04-20 2002-10-31 Anritsu Corp 物品搬送装置
FR2846314B1 (fr) * 2002-10-25 2005-08-19 Bsn Glasspack Machine de deplacement de recipients devant des postes de controle
ITBO20030147A1 (it) * 2003-03-19 2004-09-20 Biesse Spa Macchina per la lavorazione di pannelli di legno o simili
DE10328545B4 (de) * 2003-06-24 2008-08-21 Sig Technology Ltd. Vorrichtung und Verfahren zum Betreiben von kontinuierlich auf Trägerelementen bereitgestellten Packungen
JP4003882B2 (ja) * 2003-09-26 2007-11-07 シャープ株式会社 基板移載システム
JP4170201B2 (ja) * 2003-12-01 2008-10-22 日立ビアメカニクス株式会社 基板加工装置
US7516588B2 (en) * 2004-01-13 2009-04-14 Valinge Aluminium Ab Floor covering and locking systems
US7143676B2 (en) * 2004-09-07 2006-12-05 Marvel Manufacturing Co., Inc. Vise carriage and support mechanism
DE102004054973A1 (de) * 2004-11-13 2006-07-13 Homag Holzbearbeitungssysteme Ag Doppelendprofiler mit Werkstück-Führungsschiene und Verfahren zur Herstellung von Werkstücken hiermit

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008014963A1 (de) 2008-02-07
ES2334854T3 (es) 2010-03-16
JP5197594B2 (ja) 2013-05-15
EP2046545A1 (de) 2009-04-15
CA2658742A1 (en) 2008-02-07
AU2007280674A1 (en) 2008-02-07
RU2393082C1 (ru) 2010-06-27
CA2658742C (en) 2015-05-26
CN101511552A (zh) 2009-08-19
UA98307C2 (ru) 2012-05-10
MX2009001166A (es) 2009-02-12
US8141694B2 (en) 2012-03-27
US20090324371A1 (en) 2009-12-31
JP2009545503A (ja) 2009-12-24
DE102006035648A1 (de) 2008-02-07
PL2046545T3 (pl) 2010-05-31
DE502007002357D1 (de) 2010-01-28
ATE452012T1 (de) 2010-01-15
CN101511552B (zh) 2011-07-06
AU2007280674B2 (en) 2012-07-05
EP2046545B1 (de) 2009-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2046545E (pt) Dispositivo para produção e/ou processamento de painéis
US8146522B2 (en) Apparatus for forward and backward movement of sewing machine
US20090129900A1 (en) Transferring apparatus and large transferring apparatus
CN210682050U (zh) 一种输送线宽度调节装置
JP2011189998A (ja) パレット搬送方法及びパレット搬送装置
CN111646104A (zh) 一种单侧可调夹持输送机
KR20160050237A (ko) 래크와 피니언이 다단으로 구비되는 물품 이송장치
CN101400477A (zh) 任何类型部件的装卸装置,尤其是机器线性装卸的装置
KR101929399B1 (ko) 트랜스퍼 로봇
RU2441747C2 (ru) Устройство для изготовления и/или обработки панелей
KR20150132729A (ko) 연성 소재 펀칭머신용 소재 클램핑장치
JP2011189420A (ja) パレット搬送装置及びパレット搬送方法
CN110356302A (zh) 头部支撑件
JPS6037230A (ja) プレス等用把持送り装置
JP2005195107A (ja) ベルト張力調整装置
US6629595B2 (en) Conveyor system
JP2022167372A (ja) 菓子類の整列移載装置における整列移載ベルトコンベヤの支持構造
JP2004043067A (ja) 転換設備
JP2930224B2 (ja) 方向転換ガイドの自動ガイド幅調整装置
CN219650655U (zh) 一种平行与角度转换的双片走纸输送机构及钉箱机
WO2005021224A1 (ja) ロータリダイ装置
CN106253567A (zh) 一种直线运动推拉装置
JP2008142904A (ja) 枚葉印刷機の爪座高さ調整装置
KR20060114818A (ko) 인타샤 횡편기
JPH04350012A (ja) 方向転換ガイドの自動ガイド幅調整装置