BRPI0915228B1 - Processo de preparo de microcápsulas de poliureia - Google Patents

Processo de preparo de microcápsulas de poliureia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0915228B1
BRPI0915228B1 BRPI0915228-8A BRPI0915228A BRPI0915228B1 BR PI0915228 B1 BRPI0915228 B1 BR PI0915228B1 BR PI0915228 A BRPI0915228 A BR PI0915228A BR PI0915228 B1 BRPI0915228 B1 BR PI0915228B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
perfume
group
polyurea
origin
microcapsules
Prior art date
Application number
BRPI0915228-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Lahoussine Ouali
Arnaud Struillou
Estelle Rassat
Marlène JACQUEMOND
Otto GRÄTHER
Claudie Bellouard Drevet
Original Assignee
Firmenich Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Firmenich Sa filed Critical Firmenich Sa
Publication of BRPI0915228A2 publication Critical patent/BRPI0915228A2/pt
Publication of BRPI0915228B1 publication Critical patent/BRPI0915228B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J13/00Colloid chemistry, e.g. the production of colloidal materials or their solutions, not otherwise provided for; Making microcapsules or microballoons
    • B01J13/02Making microcapsules or microballoons
    • B01J13/06Making microcapsules or microballoons by phase separation
    • B01J13/14Polymerisation; cross-linking
    • B01J13/16Interfacial polymerisation
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J13/00Colloid chemistry, e.g. the production of colloidal materials or their solutions, not otherwise provided for; Making microcapsules or microballoons
    • B01J13/02Making microcapsules or microballoons
    • B01J13/20After-treatment of capsule walls, e.g. hardening
    • B01J13/22Coating

Description

(54) Título: PROCESSO DE PREPARO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA (51) Int.CI.: B01J 13/16; B01J 13/22 (30) Prioridade Unionista: 16/06/2008 IB PCT/IB2008/052368 (73) Titular(es): FIRMENICH SA (72) Inventor(es): OUALI, LAHOUSSINE; STRUILLOU, ARNAUD; RASSAT, ESTELLE; JACQUEMOND, MARLÈNE; GRÀTHER, OTTO; BELLOUARD DREVET, CLAUDIE
1/38
PROCESSO DE PREPARO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA
Campo Técnico
A presente invenção relaciona-se a um processo de produção de microcápsulas contendo perfume com uma parede de poliureia que pode ser usada em produtos domésticos ou produtos de cuidado pessoal, bem como às próprias microcápsulas e produtos de consumo compreende essas microcápsulas.
O processo da invenção usa um estabilizador coloidal particular na forma de uma solução aquosa compreendendo proporções definidas de polímeros particulares.
Histórico da Invenção e Problema a Ser Resolvido
Um dos problemas encontrados pela indústria de perfumaria está na perda relativamente rápida do benefício olfativo, fornecido pelos compostos odoríferos devido a sua volatilidade, particularmente aquela de “notas altas”. Esse problema é geralmente obstruído usando um sistema de distribuição, por exemplo, cápsulas contendo um perfume, para liberar a fragrância em uma maneira controlada.
Cápsulas de poliureia, formadas por polimerização entre um poliisocianato e uma poliamina, são bem conhecidas na técnica. Entretanto, esses sistemas de distribuição podem sofrer problemas de estabilidade, em particular, quando incorporados em produtos à base de surfactante, como detergentes, que são fortemente agressivos em direção dos referidos sistemas de distribuição.
É especialmente difícil ter uma boa estabilidade e uma boa dispersão das cápsulas e conjunto. A eficiência das cápsulas, bem como sua capacidade de retenção de perfume são, em particular, dependentes da estabilidade das cápsulas na base do produto. Por outro lado, sua dispersão é muito importante porque a agregação de cápsulas aumenta a tendência do produto que contém cápsula se
2/38 separar em fase, o que é uma desvantagem importante.
Outro problema importante encarado pela indústria de perfumaria é fornecer sistemas de distribuição que sejam bem depositados no substrato para o tratamento do que é proposto pelo seu uso, como tecido, pele, cabelo ou outras superfícies.
Para abordar esse problema, o uso de cápsulas catiônicas foi proposto no estado da técnica. Cápsulas catiônicas também são conhecidas por terem uma dispersão melhor em diversas aplicações.
Por exemplo, a WO 01/41915 divulga um processo para a preparação de cápsulas que carregam cargas catiônicas. Esse processo é supostamente aplicável a uma maior variedade de microcápsulas, em particular, microcápsulas de poliuretano-poliureia são mencionadas. Após sua formação, as cápsulas são colocadas em um meio que é favorável para o tratamento com polímeros catiônicos. O tratamento com polímeros catiônicos é realizado após a purificação da mistura fraca da cápsula básica, a fim de eliminar polímeros aniônicos ou neutros, que não foram incorporados na parede da cápsula, durante sua formação e outros compostos eletricamente carregados livres envolvidos no processo de encapsulamento. Em particular, as cápsulas são diluídas, isoladas e, então, suspensas novamente em água ou mesmo lavadas para ainda eliminar compostos aniônicos. Após a etapa de purificação, as cápsulas são agitadas vigorosamente e os polímeros catiônicos são adicionados. Copolímeros parcialmente quaternizados de polivinilpirrolidonas são citados para esse propósito, entre muitos outros polímeros adequados. O processo descrito compreende diversas etapas após a formação de cápsula, processo este sendo, portanto, consumidor de tempo e não economicamente lucrável.
A US 2006/0216509 ainda divulga um processo para a cationização de
3/38 cápsulas de poliureia. Esse processo envolve a adição, durante a formação da parede, de poliaminas, as cápsulas, dessa forma, portando cargas latentes, dependendo do pH do meio. Uma vez formadas, as cápsulas são subsequentemente cationizadas por ação ácida ou alquilação para portar cargas positivas permanentes. Os compostos catiônicos, portanto, reagem com a parede da cápsula, quimicamente alterando-se posteriormente.
Diversos outros documentos do estado da técnica divulgam microcápsulas de poliureia, mas esses não são catiônicos. Por exemplo, US 5.225.118 divulga microcápsulas de poliureia compreendendo um estabilizador coloidal na forma de uma solução aquosa de álcool polivinílico e polivinilpirrolidona, mas esse estabilizador não é catiônico e, dessa forma, as microcápsulas não portam nenhuma carga positiva. As microcápsulas da invenção mostram uma melhor deposição sobre a superfície na qual elas são aplicadas e ainda mostram uma melhor dispersão nas bases do produto.
Outro exemplo é a WO 2007/004166, que descreve microcápsulas de poliureia compreendendo álcool polivinílico e um surfactante aniônico. Novamente, essas microcápsulas não são catiônicas. Ao contrário, elas são aniônicas e, portanto, tem propriedades diferentes quando comparadas com as microcápsulas da invenção. Em particular, as microcápsulas da invenção tem o efeito surpreendente e vantajoso de ser melhor dispersadas nas bases do produto, especialmente em detergentes líquidos não estruturados.
A presente invenção fornece um novo processo simplificado para a preparação de microcápsulas de poliureia. Esta vantajosamente resolve o problema de fornecer um processo de etapa única para preparação de microcápsulas de poliureia portando cargas positivas permanentes, as cápsulas sendo estáveis, bem
4/38 dispersadas nas bases do produto e bem depositadas no substrato no qual o produto perfumado é aplicado. Como um processo de etapa única, queremos dizer, um processo que não envolve nenhuma etapa adicional, após a formação da cápsula, diferente do que é o caso no estado da arte.
Nenhum dos documentos de estado da arte acima citados ensina o uso de estabilizador específico no processo da presente invenção, conforme descrito abaixo, e, em particular, não as proporções específicas dos polímeros que formam o referido estabilizador.
Resumo da Invenção
A presente invenção relaciona-se a um processo de preparação de microcápsulas de poliureia catiônica encapsulando um perfume. A invenção relaciona-se às próprias cápsulas, bem como às composições de perfume e artigos perfumados contendo-as.
Descrição Detalhada da Invenção
Um objetivo da presente invenção é um processo para a preparação de microcápsulas de poliureia compreendendo
a) dissolução de, no mínimo, um poliisocianato tendo, no mínimo, dois grupos de isocianato em um perfume;
b) adição à mistura obtida na etapa a) de um estabilizador coloidal na forma de uma solução aquosa de
a. de 0,1% a 0,4% de um álcool polivinílico e
b. de 0,6% a 1% de um copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado as porcentagens sendo definidas por peso, relativas ao peso total do estabilizador coloidal;
5/38
c) adição à mistura obtida na etapa b) de um reagente selecionado do grupo consistindo de sais de guanidina solúveis em água para formar uma parede de poliureia com o poliisocianato.
O perfume no qual o poliisocianato é dissolvido na etapa a) pode ser um 5 componente de perfume isolado ou uma mistura de componentes, na forma de uma composição de perfume. Exemplos específicos desses componentes de perfume podem ser encontrados na literatura atual, por exemplo, em Perfume and Flavour Chemicals, 1969 (e edições posteriores), por S. Arctander, Montclair N.J. (EUA), bem como na vasta patente e outra literatura relacionadas com a indústria de perfume. Eles são bem conhecidos por peritos na arte de perfumar produtos de consumo, ou seja, de transmitir um odor prazeroso a um produto de consumo.
Os componentes que perfumam podem ser dissolvidos em um solvente de uso atual na indústria de perfume. O solvente preferivelmente não é um álcool. Exemplos desses solventes são dietilftalato, miristato isopropílico, Abalyn®, benzoato benzílico, citrato etílico, limoneno ou outros terpenos ou isoparafinas. Preferivelmente, o solvente é muito hidrofóbico e alta e estericamente bloqueado, como, por exemplo, Abalyn®. Preferivelmente, o perfume compreende menos de 30% do solvente. Mais preferivelmente, o perfume compreende menos de 20% e ainda mais preferivelmente menos de 10% de solvente, todas essas porcentagens sendo definidas por peso relativo ao peso total do perfume. Mais preferivelmente, o perfume é essencialmente livre de solvente.
Os componentes preferidos são aqueles que tem um bloqueio estérico alto e, em particular, aqueles de um dos seguintes grupos:
- Grupo 1: componentes de perfume que compreendem um anel de ciclohexil, ciclohexenil, ciclohexanona ou ciclohexenona, substituído por, no mínimo, um
6/38 substituinte Ci a C4 alquil ou alquenil linear ou ramificado;
- Grupo 2: componentes de perfume que compreendem um anel de ciclopenil, ciclopentenil, ciclopentanona ou ciclopentenona, substituído por, no mínimo, um substituinte C4 a C8 alquil ou alquenil linear ou ramificado;
- Grupo 3: componentes de perfume que compreendem um anel de fenil ou componentes de perfume que compreendem um anel de ciclohexil, ciclohexenil, ciclohexanona ou ciclohexenona, substituído por, no mínimo, um substituinte C5 a C8 alquil ou alquenil linear ou ramificado ou por, no mínimo, um substituinte fenil e opcionalmente um ou mais substituintes Ci a C3 alquil ou alquenil lineares ou ramificados;
- Grupo 4: componentes de perfume que compreendem, no mínimo, dois anéis de C5 e/ou C6 fundidos ou ligados;
- Grupo 5: componentes de perfume que compreendem uma estrutura de anel semelhante à cânfora;
- Grupo 6: componentes de perfume que compreendem, no mínimo, uma estrutura de anel C7 a C20;
- Grupo 7: componentes de perfume tendo um valor logP acima de 3,5 e que compreendem, no mínimo, um ferc-butil ou, no mínimo, um substituinte triclorometil.
Exemplos de componentes de cada um desses grupos são:
- Grupo 1: 2,4-dimetil-3-ciclohexeno-1-carbaldeído (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), isociclocitral, mentona, isomentona, Romascone® (metil 2,2-dimetil-6metileno-1-ciclohexanocarboxilato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), nerona, , terpineol, dihidro terpineol, acetato de terpenil, acetato de dihidro terpenil, dipenteno, eucaliptol, hexilato, óxido de rosa, Perycorolle® ((S)-1,8-p-mentadieno-7-ol, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), 1-p-menteno-4-ol, (1RS,3RS,4SR)-3-p-mentanil
7/38 acetato, (1RS,2S,4R)-4,6,6-trimetil-biciclo[3,1,1]heptan-2-ol, Doremox® (tetra hidro-4metil-2-fenil-2H-piran, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), ciclohexil acetato, ciclanol acetato, Fructalato (1,4-ciclohexano dietildicarboxilato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Koumalactone® ((3ARS,6SR,7ASR)-peridro-3,6-dimetil5 benzo[B]furan-2-ona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Natactona ((6R)peridro-3,6-dimetil-benzo[B]furan-2-ona, origem: Firmenich SA, Suíça), 2,4,6-trimetil4- fenil-1,3-dioxano, 2,4,6-trimetil-3-ciclohexeno-1 -carbaldeído;
-Grupo 2: (E)-3-metil-5-(2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-il)-4-penten-2-ol (origem: Givaudan SA, Vernier, Suíça), (1’R,E)-2-etil-4-(2’,2’,3’-trimetil-3’-ciclopenten-1’-j|)-210 buten-1-ol (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Polysantol® ((1’R,E)-3,3-dimetil5- (2’,2’,3’-trimetil-3’-ciclopenten-1’-il)-4-penten-2-ol, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), fleuramona, Paradisone® (metil-(1 R)-cis-3-oxo-2-pentil-1-ciclopentano acetato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Veloutone (2,2,5-Trimetil-5-pentil-1ciclopentanona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Nirvanol® 20 (3,3-dimetil-515 (2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-il)-4-penten-2-ol, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), 3-metil-5-(2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-il)-2-pentanol (origem, Givaudan SA, Vernier, Suíça);
- Grupo 3: damascones, Neobutenone® (1-(5,5-dimetil-1-ciclohexen-1-il)-4-penten-1ona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), nectalactona ((1'R)-2-[2-(4'-metil-3'20 ciclohexen-1'-il)propil]ciclopentanona), alfa-ionona, beta-ionona, damascenona, Dynascone® (mistura de 1-(5,5-dimetil-1-ciclohexen-1-il)-4-penten-1-ona e 1-(3,3dimetil-1-ciclohexen-1-il)-4-penten-1-ona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Dorinone® beta (1-(2,6,6-trimetil-1-ciclohexen-1-il)-2-buten-1-ona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Romandolide® ((1S,rR)-[1-(3',3'-Dimetil-r25 ciclohexil)etoxicarbonil]metil propanoato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), 28/38 terc-butil-1-ciclohexil acetato (origem: International Flavors and Fragrances, EUA), Limbanol® (1-(2,2,3,6-tetrametil-ciclohexil)-3-hexanol, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), trans-1-(2,2,6-trimetil-1-ciclohexil)-3-hexanol (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), (E)-3-metil-4-(2,6,6-trimetil-2-ciclohexen-1-il)-3-buten-2-ona, terpenil isobutirato, Lorysia® (4-(1,1-dimetiletil)-1-ciclohexil acetato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), 8-metoxi-1-p-menteno, Helvetolide® ((1S, 1 'R)-2-[1 (3',3'-dimetil-1'-ciclohexil)etoxi]-2-metilpropil propanoato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), para terc-butilciclohexanona, mentenotiol, 1-metil-4-(4-metil-3pentenil)-3-ciclohexeno-1-carbaldeído, alil ciclohexilpropionato, ciclohexil salicilato;
- Grupo 4: Metil cedril cetona (origem: International Flavors and Fragrances, EUA),
Verdilato, vetiverol, vetiverona, 1-(octahidro-2,3,8,8-tetrametil-2-naftalenil)-1-etanona (origem: International Flavors and Fragrances, EUA), (5RS,9RS,10SR)-2,6,9,10tetrametil-1-oxaspiro[4.5]deca-3,6-dieno e o isômero (5RS,9SR,10RS), 6-etil2,10,10-trimetil-1-oxaspiro[4.5]deca-3,6-dieno, 1,2,3,5,6,7-hexahidro-1,1,2,3,3pentametil-4-indenona (origem: International Flavors and Fragrances, EUA), Hivernal® (uma mistura de 3-(3,3-dimetil-5-indanil)propanal e 3-(1,1-dimetil-5indanil)propanal, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Rhubofix® (3',4-dimetiltriciclo[6.2.1.0(2,7)]undec-4-eno-9-spiro-2'-oxirano, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), 9/10-etildieno-3-oxatriciclo[6.2.1.0(2,7)]undecano, Polywood® (peridro5,5,8A-trimetil-2-naftalenil acetato, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), octalinol, Cetalox® (dodecahidro-3a,6,6,9a-tetrametil-nafto[2,1-b]furano, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), triciclo[5.2.1,0(2,6)]dec-3-en-8-il acetato e triciclo[5.2.1.0(2,6)]dec-4-en-8-il acetato bem como triciclo[5.2.1.0(2,6)]dec-3-en-8-il propanoato e triciclo[5.2.1.0(2,6)]dec-4-en-8-il propanoato;
- Grupo 5: cânfora, borneol, isobornil acetato, 8-isopropil-6-metil-biciclo[2.2.2]oct-59/38 eno-2-carbaldeído, canfopineno, cedramber (8-metoxi-2,6,6,8tetrametiltriciclo[5.3.1.0(1,5)]undecano, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), cedreno, cedrenol, cedrol, Florex® (mistura de 9-etilideno-3oxatriciclo[6.2.1.0(2,7)]undecan-4-ona e 10-etilideno-3oxatriciclo[6.2.1.0(2,7)]undecan-4-ona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), 3metoxi-7,7-dimetil-10-metileno-biciclo[4.3.1]decano (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça);
- Grupo 6: Cedroxyde® (trimetil-13-oxabiciclo-[10.1,0]-trideca-4,8-dieno, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Ambrettolide LG ((E)-9-hexadecen-16-olide, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Habanolide® (pentadecanolídeo, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), muscenona (3-metil-(4/5)-ciclopentadecenona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), muscona (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Exaltolide® (pentadecanolídeo, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Exaltone® (ciclopentadecanona, origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), (1etoxietoxi)ciclododecano (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça), Astrotone;
- Grupo 7: Lilial® (origem: Givaudan SA, Vernier, Suíça), rosinol.
Preferivelmente, o perfume no qual o poliisocianato é dissolvido compreende, no mínimo, 30%, preferivelmente, no mínimo, 50%, mais preferivelmente, no mínimo, 60% dos componentes, selecionados dos Grupos 1 a 7, conforme definido acima. Mais preferivelmente, a referida composição de perfume compreende, no mínimo, 30%, preferivelmente, no mínimo, 50% dos componentes dos Grupos 3 a 7, conforme definido acima. Mais preferivelmente, a referida composição compreende, no mínimo, 30%, preferivelmente, no mínimo, 50% dos componentes dos Grupos 3, 4, 6 ou 7, conforme definido acima.
De acordo com outra configuração preferida, o perfume compreende, no
10/38 mínimo, 30%, preferivelmente, no mínimo, 50%, mais preferivelmente, no mínimo, 60% dos componentes tendo um logP acima de 3, preferivelmente acima de 3,5 e ainda mais preferivelmente acima de 3,75.
De acordo com uma configuração adicional da invenção, o perfume usado no processo da invenção contém menos de 5% de seu próprio peso de álcoois primários, menos de 10% de seu próprio peso de álcoois secundários e menos de 15% de seu próprio peso de álcoois terciários. Preferivelmente, o perfume usado no processo da invenção não contém nenhum álcool primário e contém menos de 10% de álcoois secundário e terciário.
De acordo com outra configuração preferida da invenção, usou-se uma quantidade de entre 28 e 60% de perfume no processo da invenção, essas porcentagens sendo definidas pelo peso relativo ao peso total das microcápsulas.
O poliisocianato usado no processo da invenção compreende, no mínimo, dois grupos de isocianato. Preferivelmente, contém, no mínimo, três grupos de isocianato. Após esses números de grupos funcionais, uma reticulação favorável ou rede da parede das cápsulas é atingida, fornecendo, dessa forma, microcápsulas exibindo uma liberação surpreendente, prolongada, lenta de fragrâncias, bem como uma estabilidade melhorada surpreendente no produto de consumo.
Moléculas de poliisocianato de baixa volatilidade são preferidas, devido a sua baixa toxicidade. Em particular, o poliisocianato é preferivelmente selecionado a partir do grupo consistindo de um trímero de diisocianato de hexametileno, um trímero de diisocianato de isoforona ou um Biureto de diisocianato de hexametileno, entre os quais um Biureto de diisocianato de hexametileno é ainda mais preferido.
Preferivelmente, o poliisocianato é adicionado em uma quantidade compreendida entre 2 e 20% por peso, relativo ao peso total da solução.
11/38
O estabilizador coloidal adicionado na etapa b) compreende álcool polivinílico como estabilizador e um copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado, que é muito eficiente na dispersão das cápsulas em produtos de consumo à base de surfactante.
De acordo com uma configuração preferida, o estabilizador coloidal está na forma de uma solução aquosa de
a. de 0,15% a 0,25% de um álcool polivinílico e
b. de 0,75% a 1% de um copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado as porcentagens sendo definidas por peso, relativo ao peso total do estabilizador coloidal.
Esses polímeros devem ser adicionados nas concentrações definidas acima a fim de obter uma emulsão estável, que não se separa em fases. Em particular, o uso de concentrações maiores de álcool polivinílico induz uma separação de fase quando as cápsulas são adicionadas a um produto de consumo à base de surfactante. O estabilizador coloidal é facilmente preparado pela dissolução de polímeros em água.
De acordo com uma configuração preferida, o copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado é um daqueles vendidos sob o nome comercial Luviquat®, em particular, Luviquat® Ultra Care ou Luviquat® FC 550 (origem BASF), esses produtos sendo definidos como copolímeros de vinilpirrolidona (VP) e vinilimidazol quaternizado (QVI) com uma variação de densidades de carga, em solução aquosa.
Na etapa c) do processo da invenção, um reagente selecionado do grupo de sais de guanidina solúveis em água e guanidina é adicionada. Por “sal de guanidina
12/38 solúvel em água”, que dizer um sal solúvel em água e resultante da reação de guanidina com um ácido. Um exemplo desses sais é o carbonato de guanidina. A parede de poliureia das microcápsulas é o resultado da polimerização interfacial entre o poliisocianato dissolvido na etapa a) e o reagente adicionado na etapa c).
Preferivelmente, para cada mol do grupo de isocianato dissolvido no perfume na etapa a), 1 a 3, preferivelmente 1,2 a 2 mols de guanidina ou sal de guanidina são adicionados na etapa c). Conformemente, adicionou-se um excesso do referido reagente.
Nenhuma ação específica é exigida para induzir a polimerização entre os poliisocianatos e a guanidina ou sal de guanidina na dispersão. A reação começa imediatamente após a adição do referido reagente. Preferivelmente, a reação é mantida durante 2 a 15 horas, mais preferivelmente durante 4 a 10 horas.
A composição específica da parede de poliureia é importante na obtenção de microcápsulas que estão em equilíbrio fino entre a liberação e a retenção, de maneira a atingir liberação lenta e constante satisfatória de fragrâncias com o tempo, uma vez que as cápsulas são colocadas nos tecidos ou cabelo, ao mesmo tempo em que mostram a estabilidade desejada na base do produto (por exemplo, neutraliza eficientemente a extração do perfume pelos surfactantes do produto de consumo). Portanto, a seleção da guanidina ou sal de guanidina e do poliisocianato, entre os acima mencionados, permite o ajuste fino das propriedades e estabilidade das cápsulas.
A dispersão pode ser preparada por mistura de alto corte e ajustada ao tamanho de gotinhas desejado. O tamanho da gotinha pode ser verificado com medições de dispersão de luz ou microscopia. Para o objetivo da presente invenção, uma dispersão é caracterizada pela estabilização das gotinhas de óleo por um
13/38 estabilizador coloidal, em contraste com uma emulsão, em que as gotinhas de óleo são estabilizadas pelos emulsificantes.
As microcápsulas obtidas pelo processo de qualquer uma das configurações acima descritas também são um objetivo da presente invenção. Portanto, microcápsulas compreendendo
- uma parede de poliureia, que é o produto de reação da polimerização entre, no mínimo, um poliisocianato compreendendo, no mínimo, dois grupos funcionais de isocianato e, no mínimo, um reagente selecionado do grupo consistindo de um sal de guanidina solúvel em água e guanidina;
- um estabilizador coloidal; e
- um perfume encapsulado;
caracterizada pelo fato de o estabilizador coloidal consiste de uma solução aquosa de
- entre 0,1% e 0,4% de álcool polivinílico
- entre 0,6% e 1% de um copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado;
todas as porcentagens sendo definidas por peso relativo ao peso total do estabilizador coloidal.
As microcápsulas obtidas tem um diâmetro médio compreendido entre 1 e 50pm e preferivelmente compreendido entre 5 e 20pm. No presente contexto, “diâmetro médio” refere-se à média aritmética. Os presentes inventores descobriram que com microcápsulas desse tamanho, deposição favorável e/ou aderência de microcápsulas à superfície indicada, por exemplo, tecido, cabelo ou pele, é obtida.
As microcápsulas também são preferivelmente caracterizadas por um potencial Zeta compreendido entre 20 e 60mV, preferivelmente entre 25 e 45mV.
14/38
A composição da parede de poliureia, o poliisocianato, o perfume, o estabilizador coloidal e a guanidina ou o sal de guanidina solúvel em água são definidos conforme acima, em relação ao processo de preparação das microcápsulas.
As microcápsulas da invenção podem ser vantajosamente usadas para a liberação controlada do perfume encapsulado. É, portanto, particularmente apreciado incluir essas microcápsulas como componentes de perfume em um produto perfumado de consumo. Esse resultado é altamente surpreendente já que os referidos produtos de consumo podem conter altas quantidades (tipicamente mais de 10% de seu próprio peso) de tipos específicos de surfactante/tensoativo/solventes e que são conhecidos por diminuir significativamente a estabilidade e o desempenho das referidas cápsulas. Em outras palavras, o uso das microcápsulas da invenção nos produtos de consumo fornece vantagens inesperadas sobre o mesmo uso de outras cápsulas semelhantes do estado da técnica.
Conforme mostrado nos exemplos abaixo, as microcápsulas de poliureia catiônicas, obtidas pelo processo da invenção, fornecem deposição melhorada do perfume na superfície tratada juntamente com uma estabilidade melhorada em um ambiente quimicamente agressivo e, dessa forma, boa retenção do perfume, especialmente em detergentes e amaciantes de tecido. As microcápsulas de poliureia catiônicas também são bem dispersadas nas bases de produto de consumo, de maneira que a separação em fase é induzida mediante a adição das cápsulas à base e durante um período de armazenamento suficiente. As microcápsulas da invenção fornecem uma liberação controlada do perfume encapsulado, perfume este sendo lentamente liberado das microcápsulas, dessa
15/38 forma, consideravelmente melhorando a durabilidade e a intensidade do perfume.
Um produto perfumado de consumo compreendendo as microcápsulas da invenção também são, portanto, objetivos da presente invenção. Em particular, o produto de consumo pode estar na forma de um produto doméstico ou de cuidado pessoal. Preferivelmente, está na forma de um xampu líquido, condicionador de cabelo, gel de banho, detergente, limpador para todos os fins ou amaciante de tecido ou na forma de um pó ou detergente em tablete. Mais preferivelmente, o produto de consumo está na forma de um detergente líquido, pó ou tablete, ou na forma de um amaciante de tecido. Como detergentes incluíamos aqui produtos, como composições de detergente ou produtos de limpeza para lavagem ou para limpeza de várias superfícies, por exemplo, propostos para o tratamento de tecidos, pratos ou superfícies duras (chãos, telhas, chão de pedra, etc.). Preferivelmente, a superfície é um tecido.
A mistura de reação obtida no processo da invenção pode ser usada como tal para perfumar os produtos de consumo. Por exemplo, a mistura de reação pode ser diretamente adicionada a um amaciante de tecido líquido em uma taxa de 0,1% a 30% por peso, relativo ao peso total do amaciante. Alternativamente, as microcápsulas obtidas no processo da invenção podem ser isoladas a partir da mistura de reação antes de serem incorporadas em um produto de consumo.
Semelhantemente, a mistura de reação compreendendo as microcápsulas da invenção pode ser borrifada em um produto em pó, seco, como um pó de lavagem ou detergente em pó ou as microcápsulas podem ser secas e adicionadas a esses produtos na forma sólida.
Preferivelmente, o produto de consumo compreende de 0,01 a 4,5%, mais preferivelmente de 0,01 a 4% das microcápsuladas da presente invenção, essas
16/38 porcentagens sendo definidas pelo peso, relativo ao peso total do produto de consumo. Certamente, as concentrações acima podem ser adaptadas de acordo com o efeito olfativo desejado em cada produto.
Formulações de bases de produto de consumo, nas quais as microcápsulas da invenção podem ser incorporadas, podem ser encontradas na literatura abundante relativa a esses produtos. Essas formulações não garantem uma descrição detalhada aqui, que não seria, em nenhum caso, exaustiva. O perito na arte de formulação desses produtos de consumo é perfeitamente capaz de selecionar os componentes adequados com base em seu conhecimento geral e da literatura disponível. Em particular, exemplos dessas formulações podem ser encontrados nas patentes e pedidos de patente relativos a esses produtos, por exemplo, na WO 2008/016684 (páginas 10 a 14) na US 2007/0202063 (parágrafos [0044] a [00990]), na WO 2007/062833 (páginas 26 a 44), na WO 2007/062733 (páginas 22 a 40), na WO 2005/054422 (páginas 4 a 9), na EP 1741775, na GB 2432843, na GB 2432850, na GB 2432851 ou na GB 2432852.
Exemplos
Os exemplos a seguir são ainda ilustrativos das configurações da presente invenção, e ainda demonstram as vantagens dos dispositivos da invenção relativos aos ensinamentos do estado da técnica.
Exemplo 1
Preparação de microcápsulas de poliureia catiônicas
As cápsulas de poliureia foram preparadas em um reator com camisa dupla de vidro, de um litro, equipado com um agitador de detrito e com um sistema de rotor Ystral/estator (500-1800rpm).
Em um experimento típico, 10,20g do poliisocianato (Desmodur® N100, origem:
17/38
Bayer), foram dissolvidos em 291,4g de perfume. Essa fase oleosa foi introduzida no reator e agitada com o agitador de detrito a 50rpm.
A solução do estabilizador aquoso foi preparada por dissolução do álcool polivinílico (Mowiol® 18-88, origem: Fluka) e o copolímero catiônico Luviquat® Ultra Care (poliquartênio-44, origem: BASF) em água deionizada. A concentração final do álcool polivinílico era de 0,25% enquanto a concentração de Luviquat® Ultra Care era de 0,75%, essas porcentagens sendo relativas ao peso total da solução do estabilizador.
A solução do estabilizador foi introduzida no reator em temperatura ambiente em 10 uma quantidade de 582,50g. O agitador de detrito foi interrompido e, então, uma préemulsão foi preparada através de dispersão da fase de perfume na fase aquosa com o sistema de rotor/estator. Durante essa etapa, a temperatura foi mantida a 10°C. O tempo e a velocidade de agitação foram ajustados para atingir a distribuição do tamanho desejado da emulsão. Uma vez que a emulsão foi preparada, a agitação foi continuada com o agitador de detrito a 200rpm até o final do processo.
Adicionou-se à emulsão, 2,00g de uma solução aquosa de cloreto de tetraetil amônio a 10% (origem: Fluka).
Então, 4,00g de carbonato de guanidina (origem: Fluka) dissolvidos em 112,20g de água deionizada foram adicionados no reator por 6 vezes (a cada 10 minutos). A temperatura da mistura de reação foi, então, lentamente elevada de 10°C para 70°C (durante 1 hora). A temperatura foi mantida a 70°C durante duas horas. A velocidade de agitação foi, então, diminuída para 100rpm e a suspensão das cápsulas foi resfriada em temperatura ambiente.
O conteúdo de perfume na suspensão das cápsulas foi aproximadamente de
28%, relativo ao peso total da suspensão. A distribuição do tamanho das cápsulas
18/38 foi controlada por Microscopia Ótica e Dispersão de Luz (Mastersizer S, Malvern) enquanto a carga da superfície foi controlada por medições de potencial Zeta (Nanosizer, Malvern).
A síntese foi repetida diversas vezes e o valor do potencial Zeta medido com 5 relação às cápsulas obtidas foi compreendido entre +8 e +20mV, dessa forma, indicando que as cápsulas eram cationicamente carregadas.
Exemplo 2
Preparação de microcápsulas de poliureia catiônicas
As cápsulas de poliureia foram preparadas em um reator com camisa dupla de vidro, de um litro, equipado com um agitador de detrito e com um sistema de rotor Ystral/estator (500-1800rpm).
Em um experimento típico, 22,40g do poliisocianato (Desmodur® N100, origem: Bayer), foram dissolvidos em 400g de perfume. Essa fase oleosa foi introduzida no reator e agitada com o agitador de detrito em 50rpm.
A solução do estabilizador aquoso foi preparada por dissolução do álcool polivinílico (Mowiol® 18-88, origem: Fluka) e o copolímero catiônico Luviquat® Ultra Care (poliquartênio-44, origem: BASF) em água deionizada. A concentração final do álcool polivinílico era de 0,25% enquanto a concentração de Luviquat® Ultra Care era de 0,75%, essas porcentagens sendo relativas ao peso total da solução do estabilizador.
A solução do estabilizador foi introduzida em uma quantidade de 570,70g no reator em temperatura ambiente. O agitador de detrito foi interrompido e, então, uma préemulsão foi preparada através de dispersão da fase de perfume na fase aquosa com o sistema de rotor/estator. Durante essa etapa, a temperatura foi mantida a 10°C. O tempo e a velocidade de agitação foram ajustados para atingir a distribuição do
19/38 tamanho desejado da emulsão. Uma vez que a emulsão foi preparada, a agitação foi continuada com o agitador de detrito a 200rpm até o final do processo.
Adicionou-se à emulsão, 4,00g de uma solução aquosa de cloreto de tetraetil amônio a 50% (origem: Fluka).
Então, 5,30g de carbonato de guanidina (origem: Fluka) foram adicionados no reator por 6 vezes (a cada 10 minutos). A temperatura da mistura de reação foi, então, lentamente elevada de 10°C para 70°C (durante 1 hora). A temperatura foi mantida a 70°C durante duas horas. A velocidade de agitação foi, então, diminuída para 100rpm e a suspensão das cápsulas foi resfriada em temperatura ambiente.
O conteúdo de perfume na suspensão das cápsulas foi aproximadamente de 40%, relativo ao peso total da suspensão. A distribuição do tamanho das cápsulas foi controlada por Microscopia Ótica e Dispersão de Luz (Mastersizer S, Malvern) enquanto a carga da superfície foi controlada por medições de potencial Zeta (Nanosizer, Malvern).
A síntese foi repetida diversas vezes e o valor do potencial Zeta medido com relação às cápsulas obtidas foi compreendido entre +8 e +20mV, dessa forma, indicando que as cápsulas eram cationicamente carregadas.
Exemplo 3
Preparação de microcápsulas de poliureia catiônicas
As cápsulas de poliureia foram preparadas em um reator com camisa dupla de vidro, de um litro, equipado com um agitador de detrito e com um sistema de rotor Ystral/estator (500-1800rpm).
Em um experimento típico, 10,20g do poliisocianato (Desmodur® N100, origem:
Bayer), foram dissolvidos em 291,4g de perfume. Essa fase oleosa foi introduzida no reator e agitada com o agitador de detrito em 50rpm.
20/38
A solução do estabilizador aquoso foi preparada por dissolução do álcool polivinílico (Mowiol® 18-88, origem: Fluka) e o copolímero catiônico Luviquat® Ultra Care (poliquartênio-44, origem: BASF) em água deionizada. A concentração final do álcool polivinílico era de 0,25% enquanto a concentração de Luviquat® Ultra Care era de 1%, essas porcentagens sendo relativas ao peso total da solução do estabilizador.
A solução do estabilizador foi introduzida no reator em temperatura ambiente em uma quantidade de 582,50g. O agitador de detrito foi interrompido e, então, uma préemulsão foi preparada através de dispersão da fase de perfume na fase aquosa com o sistema de rotor/estator. Durante essa etapa, a temperatura foi mantida a 10°C. O tempo e a velocidade de agitação foram ajustados para atingir a distribuição do tamanho desejado da emulsão. Uma vez que a emulsão foi preparada, a agitação foi continuada com o agitador de detrito a 200rpm até o final do processo.
Adicionou-se à emulsão, 2,00g de uma solução aquosa de cloreto de tetraetil amônio a 10% (origem: Fluka).
Então, 4,00g de carbonato de guanidina (origem: Fluka) dissolvidos em 112,20g de água deionizada foram adicionados no reator por 6 vezes (a cada 10 minutos). A temperatura da mistura de reação foi, então, lentamente elevada de 10°C para 70°C (durante 1 hora). A temperatura foi mantida a 70°C durante duas horas. A velocidade de agitação foi, então, diminuída para 100rpm e a suspensão das cápsulas foi resfriada em temperatura ambiente.
O conteúdo de perfume na suspensão das cápsulas foi aproximadamente de 28%, relativo ao peso total da suspensão. A distribuição do tamanho das cápsulas foi controlada por Microscopia Ótica e Dispersão de Luz (Mastersizer S, Malvern) enquanto a carga da superfície foi controlada por medições de potencial Zeta
21/38 (Nanosizer, Malvern). Um valor positivo do potencial Zeta indicou que as cápsulas eram cationicamente carregadas.
Exemplo 4
Preparação de microcápsulas de poliureia catiônicas
As cápsulas de poliureia foram preparadas em um reator com camisa dupla de vidro, de um litro, equipado com um agitador de detrito e com um sistema de rotor Ystral/estator (500-1800rpm).
Em um experimento típico, 22,40g do poliisocianato (Desmodur® N100, origem: Bayer), foram dissolvidos em 400g de perfume. Essa fase oleosa foi introduzida no reator e agitada com o agitador de detrito em 50rpm.
A solução do estabilizador aquoso foi preparada por dissolução do álcool polivinílico (Mowiol® 18-88, origem: Fluka) e o copolímero catiônico Luviquat® Ultra Care (poliquartênio-44, origem: BASF) em água deionizada. A concentração final do álcool polivinílico era de 0,25% enquanto a concentração de Luviquat® Ultra Care era de 1%, essas porcentagens sendo relativas ao peso total da solução do estabilizador.
A solução do estabilizador foi introduzida em uma quantidade de 570,70g no reator em temperatura ambiente. O agitador de detrito foi interrompido e, então, uma préemulsão foi preparada através de dispersão da fase de perfume na fase aquosa com o sistema de rotor/estator. Durante essa etapa, a temperatura foi mantida a 10°C. O tempo e a velocidade de agitação foram ajustados para atingir a distribuição do tamanho desejado da emulsão. Uma vez que a emulsão foi preparada, a agitação foi continuada com o agitador de detrito a 200rpm até o final do processo.
Adicionou-se à emulsão, 4,00g de uma solução aquosa de cloreto de tetraetil amônio a 50% (origem: Fluka).
22/38
Então, 5,30g de carbonato de guanidina (origem: Fluka) foram adicionados no reator por 6 vezes (a cada 10 minutos). A temperatura da mistura de reação foi, então, lentamente elevada de 10°C para 70°C (durante 1 hora). A temperatura foi mantida a 70°C durante duas horas. A velocidade de agitação foi, então, diminuída para
100rpm e a suspensão das cápsulas foi resfriada em temperatura ambiente.
O conteúdo de perfume na suspensão das cápsulas foi aproximadamente de 40%, relativo ao peso total da suspensão. A distribuição do tamanho das cápsulas foi controlada por Microscopia Ótica e Dispersão de Luz (Mastersizer S, Malvern) enquanto a carga da superfície foi controlada por medições de potencial Zeta (Nanosizer, Malvern). Um valor do potencial Zeta de +5mV indicou que as cápsulas eram cationicamente carregadas.
Exemplo 5
Preparação de microcápsulas de poliureia catiônicas
As cápsulas de poliureia foram preparadas em um reator com camisa dupla de vidro, de um litro, equipado com um agitador de detrito e com um sistema de rotor Ystral/estator (500-1800rpm).
Em um experimento típico, 23g do poliisocianato (Desmodur® N100, origem: Bayer), foram dissolvidos em 400g de perfume. Essa fase oleosa foi introduzida no reator e agitada com o agitador de detrito em 50rpm.
A solução do estabilizador aquoso foi preparada por dissolução do álcool polivinílico (Mowiol® 18-88, origem: Fluka) e o copolímero catiônico Luviquat® FC 550 (poliquartênio-16, origem: BASF) em água deionizada. A concentração final do álcool polivinílico era de 0,25% enquanto a concentração de Luviquat® FC 550 era de 0,75%, essas porcentagens sendo relativas ao peso total da solução do estabilizador.
23/38
A solução do estabilizador foi introduzida em uma quantidade de 549g no reator em temperatura ambiente. O agitador de detrito foi interrompido e, então, uma préemulsão foi preparada através de dispersão da fase de perfume na fase aquosa com o sistema de rotor/estator em uma temperatura ambiente. O tempo e a velocidade de agitação foram ajustados para atingir a distribuição do tamanho desejado da emulsão. Uma vez que a emulsão foi preparada, a agitação foi continuada com o agitador de detrito a 200rpm até o final do processo.
Adicionou-se à emulsão, 4,00g de uma solução aquosa de cloreto de tetraetil amônio a 50% (origem: Fluka).
Então, 9g de carbonato de guanidina (origem: Acros Organics), dissolvidos em 19g de água deionizada, foram adicionados no reator por 6 vezes (a cada 10 minutos). A temperatura da mistura de reação foi, então, lentamente elevada de temperatura ambiente para 70°C (durante 1 hora). A temperatura foi mantida a 70°C durante duas horas. A velocidade de agitação foi, então, diminuída para 100rpm e a suspensão das cápsulas foi resfriada em temperatura ambiente.
O conteúdo de perfume na suspensão das cápsulas foi aproximadamente de 40%, relativo ao peso total da suspensão. A distribuição do tamanho das cápsulas foi controlada por Microscopia Ótica e Dispersão de Luz (Mastersizer S, Malvern) enquanto a carga da superfície foi controlada por medições de potencial Zeta (Nanosizer, Malvern).
A síntese foi repetida diversas vezes e o valor do potencial Zeta medido com relação às cápsulas obtidas foi compreendido entre +35 e +45mV, dessa forma, indicando que as cápsulas eram cationicamente carregadas.
Exemplo 6
24/38
Estabilidade das microcápsulas quando incorporadas em um produto de consumo do tipo amaciante ou do tipo detergente líquido concentrado
Uma composição de perfume foi preparada pela mistura dos componentes listados na Tabela 1, nas quantidades indicadas. As porcentagens são definidas por peso, relativo ao peso total da composição de perfume.
Tabela 1: Composição do perfume
Componentes % LogP Grupo de Bloqueio Estérico
1,8-Cineola 5,00 3,13 1
Verdilato 15,00 3,76 4
δ-Damascone 3,00 4,13 3
Lilial®1 12,00 4,36 7
Acetato de dihidro terpenil 6,00 4,42 1
β-lonona 2,00 4,42 3
Lorysia®2) 6,50 4,42 3
Iso E super®3) 10,00 4,71 4
Cetalox®4 2,00 4,76 4
Habanolide®5 82,00 4,88 6
1-Metil-4-(4-metil-3-pentenil)-3- ciclohexeno-1 -carbaldeído 1,00 5,19 3
Polysantol®6 2,00 5,39 2
Óleo essencial de Patchuli 3,00 5,5 4
Octalinol 0,50 4,28 4
Salicilato de ciclohexil 5,30 4,87 3
Miristato isopropílico 1,00 7,17
Neobutenona® alfa7) 2,50 4,45 3
Iralia® total8 12,00 4,84 3
Nectalactona9 3,00 5,05 3
Total 100,00
1) 3-(4-terc-butilfenil)-2-metilpropanal (origem: Givaudan SA, Vernier, Suíça)
2) 4-(1,1-dimetiletil)-1 -ciclohexil acetato (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça)
3) 1-(octahidro-2,3,8,8-tetrametil-2-naftalenil)-1-etanona (origem: International
25/38
Flavors & Fragrances, EUA)
4) dodecahidro-3a,6,6,9a-tetrametil-nafto[2,1-b]furano (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça)
5) pentadecanolídeo (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça)
6) (1'R,E)-3,3-dimetil-5-(2',2,,3,-trimetil-3,-ciclopenten-r-il)-4-penten-2-ol (origem:
Firmenich SA, Genebra, Suíça)
7) 1-(5,5-dimetil-1-ciclohexen-1-il)-4-penten-1-ona (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça)
8) Mistura de isômeros de metiliononas (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça)
9) (1'R)-2-[2-(4'-metil-3'-ciclohexen-1'-il)propil]ciclopentanona (origem: Firmenich SA,
Genebra, Suíça)
A distribuição logP dos componentes presentes na composição de perfume é resumida na Tabela 2 e as proporções da composição de perfume consistindo de componentes de cada um dos Grupos 1 a 7 de alto bloqueio estérico, conforme descrito acima, são resumidas na Tabela 3. As porcentagens são definidas por peso, relativo ao peso total da composição de perfume.
Tabela 2: Composição do perfume por logP dos componentes
LogP %
logP > 5 10,00
4,5 < logP < 5 37,50
4 < logP < 4,5 32,50
3,5 < logP < 4 15,00
3 < logP < 3,5 5,00
Total 100,00
Tabela 3: Composição do perfume por grupo de alto bloqueio estérico
Grupo de alto bloqueio estérico %
Grupo 1 11,00
Grupo 2 2,00
Grupo 3 35,30
26/38
Grupo 4 30,50
Grupo 5 0,00
Grupo 6 8,20
Grupo 7 12,00
Concentração total de componentes nos Grupos 1 a 7 99,00
Concentração total dos componentes nos Grupos 3, 4, 6 e 7 86,00
Essa composição de perfume foi encapsulada seguindo o processo descrito no Exemplo 2 e adicionada a um amaciante de tecido concentrado ou um detergente líquido concentrado.
A base de detergente líquido concentrado foi um HE Livre Concentrado Tide® 2x de perfume e pigmento (marca registrada de Procter e Gamble, EUA).
A base de amaciante de tecido concentrado foi preparada por mistura dos componentes listados na Tabela 4, nas quantidades indicadas. As porcentagens são definidas por peso, relativo ao peso total da base de amaciante de tecido não perfumado.
Tabela 4: Formulação da base de amaciante de tecido concentrado
Componente %
Stepantex VL90 A Diester Quat10) 16,50
Proxel GXL11) 0,04
CaCI2 (solução aquosa a 10%) 0,20
Água 83,26
10) Origem: Stepan
11) Origem: Avecia
As cápsulas foram misturadas a 1,25% no amaciante não perfumado ou detergente líquido e ambos os produtos foram armazenados durante um mês nas estufas a
27/38
22°C ou 37°C antes da análise por GC-MS a quantidade de perfume tendo vazado das cápsulas durante o armazenamento de um mês.
Os resultados da análise de GC-MS são os resumidos na Tabela 5, em que as porcentagens são definidas por peso, relativo ao peso total do componente presente na base do produto.
Tabela 5: Porcentagem de componente tendo vazado das cápsulas durante armazenamento de um mês
% no Amaciante de Tecido % no Detergente Líquido Não Concentrado
Componentes 37°C 22°C 37°C
1,8-Cineola 11 2 21
Verdilato 5 1 14
Õ-Damascone 3 1 14
Lilial® 3 1 14
Acetato de dihidro terpenil 4 1 8
β-lonona 5 1 14
Lorysia® 5 1 11
Iso E super® 4 1 4
Cetalox® 3 0 4
Habanolide® 1 0 0
1-Metil-4-(4-metil-3-pentenil)-3ciclohexeno-1 -carbaldeído 1 2 20
Polysantol® 2 1 6
Óleo essencial de Patchuli 4 0 5
Octalinol 3 N/D* N/D*
Salicilato de ciclohexil 7 1 25
Miristato isõprõpílico N/D* N/D* N/D*
Neobutenona® alfa 9 1 27
Iralia® total 3 1 6
Nectalactona 5 1 19
* Nenhum dado (não resolvido)
Esses resultados analíticos claramente mostram que o vazamento de perfume de 10 um dado componente fora da cápsula diminui com logP elevado. Além disso, para logP semelhante, matérias-primas incluídas nos Grupos 1 a 7 de alto bloqueio esférico claramente mostram uma taxa de vazamento reduzida versus matériasprimas de logP semelhante não incluídas nesses grupos.
28/38
Exemplo 7
Desempenho olfativo das microcápsulas nos tecidos secos, quando distribuídas de um produto de consumo do tipo amaciante
Uma composição de perfume, conforme preparada no Exemplo 6, foi encapsulada 5 seguindo o processo descrito no Exemplo 2. As cápsulas foram misturadas a 1,25% na base de amaciante de tecido não perfumado, descrito no Exemplo 6. A concentração final de perfume na base de amaciante foi 0,5%. Uma referência foi preparada através da mistura de 0,5% da composição de perfume livre descrita no
Exemplo 6 com a base de amaciante não perfumado, descrita no mesmo exemplo.
Tecidos (2,5kg de toalhas de algodão) foram lavados em uma máquina de eixo horizontal padrão europeia (condições: 40°C, ciclo curto, 85g de detergente comercial não perfumado Via (origem: Unilever, Suécia)). Adicionou-se 35g de amaciante de tecido frescamente preparado (com ou sem cápsulas) ao último enxágue da lavagem. Os tecidos foram, então, secos no varal. A intensidade do odor das toalhas de algodão foi avaliada após 1, 3 e 7 dias, antes e após esfregar, por um painel de 15-20 pessoas. Em uma avaliação de teste cego, foi pedido ao painel para classificar a intensidade do odor das toalhas tratadas com o amaciante de tecido compreendendo as cápsulas, respectivamente, o amaciante de tecido compreendendo o perfume livre, em uma escala de 0 a 7, 0 correspondendo a sem odor e 7 a um odor muito forte. Os resultados desse teste cego são apresentados na
Tabela 6.
Tabela 6: Intensidade do odor das toalhas de algodão enxaguadas com amaciante de tecido frescamente preparado
1 dia seca 3 dias seca 7 dias seca
Amostra Antes Após Antes Após Antes Após
de esfreg de esfregar de esfregar
29/38
esfregar ar esfreg esfreg
ar ar
Perfume livre 2,5 2,7 3,2 3,3 3,6 3,8
Perfume encapsulado 4,6 6,4 4,6 5,8 4,2 5,5
O desempenho olfativo é claramente elevado para tecidos secos, tratados com a composição de perfume encapsulada quando comparados com aqueles tratados a composição de perfume livre. O desempenho olfativo das toalhas tratadas com o amaciante compreendendo o perfume encapsulado já é bom antes de esfregar, mas a intensidade do odor é ainda elevada após esfregar, dessa forma, mostrando que a liberação do perfume das cápsulas é elevada ao esfregar as toalhas.
A análise sensorial foi repetida conforme descrito acima, mas com um amaciante de tecido que foi armazenado a 35°C durante um mês antes da lavagem, ao invés de um amaciante de tecido frescamente preparado. Os resultados são apresentados na
Tabela 7.
Tabela 7: Intensidade do odor das toalhas de algodão enxaguadas com um amaciante de tecido após armazenamento de um mês
1 dia seca 3 dias seca 7 dias seca
Amostra Antes Após Antes Após Antes Após
de esfreg de esfregar de esfregar
esfregar ar esfreg esfreg
ar ar
Perfume livre 3,8 4,1 3,9 3,8 3,4 3,3
Perfume encapsulado 5,4 6,6 4,4 6,2 4,5 6,0
O desempenho olfativo é novamente claramente elevado para tecidos secos, tratados com a composição de perfume encapsulado quando comparados com aqueles tratados com a composição de perfume livre. Um benefício claro é, portanto, ainda observado nos tecidos tratados com o amaciante contendo as cápsulas da invenção (antes e após esfregar) mesmo se as amostras do amaciante (com e sem cápsulas) tenham sido armazenadas durante um mês a 35°C antes da lavagem.
30/38
Exemplo 8
Desempenho olfativo das microcápsulas nos tecidos secos, quando distribuídas de um produto de consumo do tipo detergente líquido concentrado
Uma composição de perfume, conforme preparada no Exemplo 6, foi encapsulada seguindo o processo descrito no Exemplo 2. As cápsulas foram misturadas em 0,75% no detergente líquido concentrado HE Livre Tide® 2x não perfumado de perfume e pigmento (marca registrada de Procter e Gamble, EUA). A concentração final de perfume na base de detergente é 0,3%. Uma referência é preparada através da mistura em 0,3% da composição de perfume livre descrita no Exemplo 3 com a base de detergente HE Livre Tide® 2X não perfumado.
Tecidos (2,5kg de toalhas de algodão) foram lavados a 40°C em uma máquina de eixo horizontal padrão europeia. Foram dispensados 50g de detergente frescamente preparado (com ou sem cápsulas) no início da lavagem através da gaveta de detergente. Após a lavagem, os tecidos foram secos em varal e a intensidade do odor das toalhas de algodão foi avaliada após 1, 3 e 7 dias, antes e após esfregar, por um painel de 15-20 pessoas. Em uma avaliação de teste cego, foi pedido ao painel para classificar a intensidade do odor das toalhas tratadas com o detergente compreendendo o perfume livre, em uma escala de 0 a 7, 0 correspondendo a sem odor e 7 a um odor muito forte. Os resultados desse teste cego são apresentados na
Tabela 8.
Tabela 8: Intensidade do odor das toalhas de algodão enxaguadas com detergente novo
1 dia seca 3 dias seca 7 dias seca
Amostra Antes Após Antes Após Antes Após
de esfreg de esfregar de esfregar
esfregar ar esfreg esfreg
31/38
ar ar
Perfume livre 3,2 3,5 2,8 2,9 2,5 2,5
Perfume encapsulado 3,5 5,0 3,1 4,9 3,5 5,1
Após 1, 3 e 7 dias secas, o impacto do perfume nos tecidos secos, lavados com a composição de perfume encapsulado foi percebido de forma mais forte do que nos tecidos secos, lavados com a composição de perfume livre. Conforme já apontado no Exemplo 4, o efeito é ainda mais forte após esfregar. Na verdade, um aumento muito significativo na intensidade do perfume é observado ao esfregar os tecidos, tratados com cápsulas, considerando-se que esfregar não tem impacto nos tecidos lavados com o detergente compreendendo a composição de perfume livre.
Exemplo 9
Estabilidade das microcápsulas quando incorporadas em um produto de consumo do tipo amaciante ou do tipo detergente líquido concentrado
Uma composição de perfume foi preparada através da mistura dos componentes listados na Tabela 9, nas quantidades indicadas. As porcentagens sendo definidas por peso, relativo ao peso total da composição de perfume.
Tabela 9: Composição do perfume
15 Componentes % LogP Grupo de Bloqueio Estérico
Ciclogalbanato12 1,13 2,72 1
Etil 2-metil-pentanoato13) 1,62 2,76
20 2,4-Dimetil-3-ciclohexeno-1 -
carbaldeído14 1,25 2,85 1
Acetato de Verdil 6,25 2,85 4
γ-Undecalactona 1,88 3,06
Yara yara15) 1,87 3,25
25 Propionato de Verdil 3,75 3,34 4
32/38
Dihidro terpineol 0,50 3,42 1
Óxido de rosa 0,25 3,58 1
Alil hepatanoato 0,63 3,67
Isobornil acetato 2,50 3,86 5
5 δ-Damascone 1,00 4,13 3
Acetato de terpenil 7,50 4,34 1
Lilial®16 12,50 4,36 7
Verdox®17 18,75 4,42 3
Acetato de dihidro terpenil 2,50 4,42 1
10 β-lonona 12,50 4,42 3
Acetato de Geranil 5,00 4,48
Iso E super®12 13 14 * 16 17 18) 7,50 4,71 4
Hexil cinâmico aldeído 5,00 4,82
Habanolide®19) 0,62 4,88 6
15 Abalyn® 5,50 > 7
Total 100,00
12) Alil (ciclohexiloxiy)-acetato (origem: Dragoco, Holzminden, Alemanha)
13) Origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça
14) Origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça
15) 2-Metoxinaftaleno
16) 3-(4-Terc-butilfenil)-2-metilpropanal (origem: Givaudan SA, Vernier, Suíça)
17) 2-Terc-butil-1-ciclohexil acetato (origem: International Flavors and Fragrances, EUA)
18) 1-(Octahidro-2,3,8,8-tetrametil-2-naftalenil)-1-etanona (origem: International 25 Flavors and Fragrances, EUA)
33/38
19) Pentadecanolido (origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça)
A distribuição logP dos componentes presentes na composição de perfume é resumida na Tabela 10 e as proporções da composição de perfume consistindo de componentes de cada um dos Grupos 1 a 7 de alto bloqueio estérico, conforme descrito acima, são resumidas na Tabela 11.
As porcentagens são definidas por peso, relativo ao peso total da composição de perfume.
Tabela 10: Composição do perfume por logP dos componentes.
LogP %
logP > 5 5,50
4,5 < logP < 5 13,12
4 < logP < 4,5 59,75
3,5 < logP < 4 3,38
3 < logP < 3,5 8,99
2,5 < logP < 3 10,25
Total 100,00
Tabela 11: Composição do perfume por grupo de alto bloqueio estérico
Grupo de alto bloqueio estérico %
Grupo 1 13,13
Grupo 2 0,00
Grupo 3 32,25
Grupo 4 17,50
Grupo 5 2,50
Grupo 6 0,62
Grupo 7 12,50
Concentração total de componentes nos 78,5
Grupos 1 a 7
Concentração total dos componentes nos Grupos 3, 4, 6 e 7 62,87
Essa composição de perfume foi encapsulada seguindo o processo descrito no Exemplo 2 e adicionada a um amaciante de tecido concentrado ou um detergente líquido concentrado.
A base de detergente líquido concentrado foi um HE Livre Concentrado Tide® 2x de perfume e pigmento (marca registrada de Procter e Gamble, EUA).
34/38
A base de amaciante de tecido concentrado foi preparada como no Exemplo 6.
As cápsulas foram misturadas a 1,25% no amaciante sem perfume ou detergente líquido e ambas as bases foram armazenadas durante um mês em estufas em 22°C ou 37°C antes da análise por GC-MS da quantidade de perfume tendo vazado da cápsula durante o armazenamento de um mês.
Os resultados da análise por GC-MS estão resumidos na Tabela 12. As porcentagens são definidas por peso, relativo ao peso total do componente na suspensão das cápsulas.
Tabela 12: Porcentagem de perfume tendo vazado das cápsulas mediante armazenamento de um mês
% no Amaciante % no Detergente Líquido Concentrado
Composição de Perfume Em Em Em Em 37°C
22°C 37°C 22°C
Ciclogalbanato 15 82 15 N/D*
Etil 2-metil-pentanoato 48 99 48 99
2,4-Dimetil-3-ciclohexano-1 - 20 40 20 70
carbaldeído
Acetato de Verdil 6 10 6 80
γ-Undecalactona 26 100 26 90
Yara yara 61 100 61 100
Propionato de Verdil 5 8 5 51
Dihidro terpeniol 13 85 13 N/D*
Óxido de rosa 8 68 8 92
Alil heptanoato 46 98 46 100
Isobornil acetato 4 12 4 21
δ-Damascone 3 10 3 16
Acetato de terpenil 3 17 3 37
Lilial® 0 7 0 18
Verdox® 3 8 3 17
Acetato de dihidro terpenil 2 0 2 16
35/38
β-lonona 3 13 3 27
Acetato de Geranil 10 53 10 77
Iso E super® 2 4 2 9
Hexil cinâmico aldeído 2 18 2 46
Habanolide® 0 0 0 0
Abalyn® 0 0 0 0
* Nenhum dado (não resolvido)
Conforme já observado com a composição de perfume, preparada no Exemplo 3, esses resultados analíticos claramente mostram que o vazamento de perfume de um dado componente da cápsula diminui com logP elevado. Além disso, para logP semelhante, matérias-primas incluídas nos Grupos 1 a 7 de alto bloqueio estérico claramente mostram uma taxa de vazamento reduzida versus matérias-primas de logP semelhante não incluídas nesses grupos.
Exemplo 10
Desempenho olfativo das microcápsulas nos tecidos secos, quando distribuídas de um produto de consumo do tipo amaciante
Uma composição de perfume, conforme preparada no Exemplo 9, foi encapsulada seguindo o processo descrito no Exemplo 2. As cápsulas foram misturadas a 1,25% na base de amaciante de tecido não perfumado, descrito no Exemplo 6. A concentração final de perfume na base de amaciante foi 0,5%. Uma referência foi preparada através da mistura de 0,5% da composição de perfume livre descrita no Exemplo 9 com a base de amaciante não perfumado.
Tecidos (2,5kg de toalhas de algodão) foram lavados em uma máquina de eixo horizontal padrão europeia (condições: 40°C, ciclo curto, 85g de detergente comercial não perfumado Via (origem: Unilever, Suécia)). Adicionou-se 35g de amaciante de tecido frescamente preparado (com ou sem cápsulas) ao último enxágue da lavagem. Os tecidos foram, então, secos no varal. A intensidade do odor
36/38 das toalhas de algodão foi avaliada após 1 dia, antes e após esfregar, por um painel de 15-20 pessoas. Em uma avaliação de teste cego, foi pedido ao painel para classificar a intensidade do odor das toalhas tratadas com o amaciante de tecido compreendendo as cápsulas, respectivamente, o amaciante de tecido 5 compreendendo o perfume livre, em uma escala de 0 a 7, 0 correspondendo a sem odor e 7 a um odor muito forte.
A análise sensorial foi repetida conforme descrito acima, mas com um amaciante de tecido que foi armazenado a 35°C durante um mês antes da lavagem, em vez de um amaciante de tecido frescamente preparado.
Os resultados dessas avaliações cegas são resumidos na Tabela 13 abaixo.
Tabela 13: Intensidade do odor das toalhas de algodão
Amostras Frescas Após 1 mês
1 dia seca 1 dia seca
Amostra Antes Após Antes Após
de esfreg de esfregar
esfregar ar esfreg
ar
Perfume livre 2,0 2,2 1,8 2,0
Perfume encapsulado 3,5 6,8 2,0 5,1
O desempenho olfativo é claramente elevado para tecidos secos, tratados com a composição de perfume encapsulado quando comparados com aqueles tratados a composição de perfume livre. O desempenho olfativo das toalhas tratadas com o amaciante compreendendo o perfume encapsulado já é bom antes de esfregar, mas a intensidade do odor é ainda elevada após esfregar, dessa forma, mostrando que a liberação do perfume das cápsulas é elevada ao esfregar as toalhas. Um claro benefício pode ainda ser observado com um amaciante de tecido armazenado durante um mês, na maior parte após esfregar o tecido.
37/38
Exemplo 11
Desempenho olfativo das microcápsulas nos tecidos secos, quando distribuídas de um produto de consumo do tipo detergente líquido concentrado
Uma composição de perfume, conforme preparada no Exemplo 9, foi encapsulada seguindo o processo descrito no Exemplo 2. As cápsulas foram misturadas em 0,75% no detergente líquido concentrado HE Livre Tide® 2x não perfumado de perfume e pigmento (marca registrada de Procter e Gamble, EUA). A concentração final de perfume na base de detergente é 0,3%. Uma referência é preparada através da mistura em 0,3% da composição de perfume livre descrita no Exemplo 9 com a base de detergente HE Livre Tide® 2X não perfumado de perfume e pigmento.
Tecidos (2,5kg de toalhas de algodão) foram lavados a 40°C em uma máquina de eixo horizontal padrão europeia. Foram dispensados 50g de detergente frescamente preparado (com ou sem cápsulas) no início da lavagem através da gaveta de detergente. Após a lavagem, os tecidos foram secos em varal e a intensidade do odor das toalhas de algodão foi avaliada após 1, 3 e 7 dias, antes e após esfregar, por um painel de 15-20 pessoas. Em uma avaliação de teste cego, foi pedido ao painel para classificar a intensidade do odor das toalhas tratadas com o detergente compreendendo o perfume livre, em uma escala de 0 a 7, 0 correspondendo a sem odor e 7 a um odor muito forte. Os resultados são mostrados na Tabela 14.
Tabela 14: Intensidade do odor das toalhas de algodão lavadas com o detergente novo
1 dia seca 3 dias seca 7 dia s seca
Amostra Antes Após Antes Após Antes Após
de esfreg de esfregar de esfregar
38/38
esfregar ar esfreg esfreg
ar ar
Perfume livre 1,8 2,0 2,3 2,8 1,2 1,2
Perfume encapsulado 3,3 4,6 4,4 5,5 4,0 5,3
Em tecidos secos, após 1, 3 e 7 dias secos, o impacto do perfume nos tecidos lavados com o detergente compreendendo a composição de perfume encapsulada é percebido de forma mais forte do que com a composição de perfume livre. Conforme já indicado nos exemplos anteriores, o efeito é ainda mais forte após esfregar.
1/4

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, CARACTERIZADO por compreender
a) dissolução de, no mínimo, um poliisocianato tendo, no mínimo, dois grupos de isocianato em um perfume;
b) adição à mistura obtida na etapa a) de um estabilizador coloidal na forma de uma solução aquosa de
a. de 0,1% a 0,4% de um álcool polivinílico e
b. de 0,6% a 1% de um copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado as porcentagens sendo definidas por peso, relativas ao peso total do estabilizador coloidal;
c) adição à mistura obtida na etapa b) de um reagente selecionado do grupo consistindo de sais de guanidina solúveis em água para formar uma parede de poliureia com o poliisocianato.
2/4
CARACTERIZADO pelo reagente adicionado na etapa c) ser carbonato de guanidina.
2. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo poliisocianato compreender, no mínimo, três grupos funcionais de isocianato.
3/4 opcionalmente um ou mais substituintes Ci a C3 alquil ou alquenil lineares ou ramificados;
- Grupo 4: componentes de perfume que compreendem, no mínimo, dois anéis de C5 e/ou C6 fundidos ou ligados;
- Grupo 5: cânfora, borneol, isobornil acetato, 8-isopropil-6-metil-biciclo[2.2.2]oct-5eno-2-carbaldeído, canfopineno, cedramber (8-metoxi-2,6,6,8tetrametiltriciclo[5.3.1.0(1,5)]undecano, cedreno, cedrenol, cedrol, (mistura de 9etilideno-3-oxatriciclo[6.2.1.0(2,7)]undecan-4-ona e 10-etilideno-3oxatriciclo[6.2.1.0(2,7)]undecan-4-ona, 3-metoxi-7,7-dimetil-10-metilenobiciclo[4.3.1]decano;
- Grupo 6: componentes de perfume que compreendem, no mínimo, uma estrutura de anel C7 a C20;
- Grupo 7: componentes de perfume tendo um valor logP acima de 3,5 e que compreendem, no mínimo, um íerc-butil ou, no mínimo, um substituinte triclorometil;
as porcentagens sendo definidas por peso, relativo ao peso total do perfume.
3. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, CARACTERIZADO pelo poliisocianato ser um trímero de diisocianato de hexametileno, um trímero de diisocianato de isoforona ou um Biureto de diisocianato de hexametileno.
4/4
POLIUREIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo perfume compreender, no mínimo, 30% de componentes de perfume tendo um logP acima de 3, as porcentagens sendo definidas por peso, relativo ao peso total do perfume.
4. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3,
Petição 870180031478, de 18/04/2018, pág. 6/12
5. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pela concentração de perfume ser de 28 a 60% por peso, relativo ao peso total das microcápsulas.
6. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo perfume conter menos de 5% de seu próprio peso de álcoois primários, menos de 10% de seu próprio peso de álcoois secundários e menos de 15% de seu próprio peso de álcoois terciários.
7. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que no mínimo 30% do perfume consiste de componentes de perfume selecionados dos seguintes grupos
- Grupo 1: componentes de perfume que compreendem um anel de ciclohexil, ciclohexenil, ciclohexanona ou ciclohexenona, substituído por, no mínimo, um substituinte C1 a C4 alquil ou alquenil linear ou ramificado;
- Grupo 2: componentes de perfume que compreendem um anel de ciclopenil, ciclopentenil, ciclopentanona ou ciclopentenona, substituído por, no mínimo, um substituinte C4 a C8 alquil ou alquenil linear ou ramificado;
- Grupo 3: componentes de perfume que compreendem um anel de fenil ou componentes de perfume que compreendem um anel de ciclohexil, ciclohexenil, ciclohexanona ou ciclohexenona, substituído por, no mínimo, um substituinte C5 a C8 alquil ou alquenil linear ou ramificado ou por, no mínimo, um substituinte fenil e
Petição 870180031478, de 18/04/2018, pág. 7/12
8. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de, no mínimo 30% do perfume consistir de componentes de perfume selecionados dos Grupos 3 a 7.
9. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE POLIUREIA, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de, no mínimo 30% do perfume consistir de componentes de perfume selecionados dos Grupos 3, 4, 6 ou 7.
10. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE
Petição 870180031478, de 18/04/2018, pág. 8/12
11. MICROCÁPSULAS, compreendendo
- uma parede de poliuréia, que é o produto de reação da polimerização entre, no mínimo, um poliisocianato compreendendo, no mínimo, dois grupos funcionais de isocianato e, no mínimo, um reagente selecionado do grupo consistindo de um sal de guanidina solúvel em água e guanidina;
- um estabilizador coloidal; e
- um perfume encapsulado;
CARACTERIZADAS pelo fato de o estabilizador coloidal consistir de uma solução aquosa de
- entre 0,1% e 0,4% de álcool polivinílico
- entre 0,6% e 1% de um copolímero catiônico de vinilpirrolidona e de um vinilimidazol quaternizado;
todas as porcentagens sendo definidas por peso relativo ao peso total do estabilizador coloidal.
Petição 870180031478, de 18/04/2018, pág. 9/12
BRPI0915228-8A 2008-06-16 2009-06-08 Processo de preparo de microcápsulas de poliureia BRPI0915228B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IB2008052368 2008-06-16
IBPCT/IB2008/052368 2008-06-16
PCT/IB2009/052414 WO2009153695A1 (en) 2008-06-16 2009-06-08 Process for preparing polyurea microcapsules

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0915228A2 BRPI0915228A2 (pt) 2017-08-22
BRPI0915228B1 true BRPI0915228B1 (pt) 2018-07-10

Family

ID=40380688

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0915228-8A BRPI0915228B1 (pt) 2008-06-16 2009-06-08 Processo de preparo de microcápsulas de poliureia

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8426353B2 (pt)
EP (1) EP2300146B1 (pt)
JP (1) JP5713892B2 (pt)
CN (1) CN102056656B (pt)
BR (1) BRPI0915228B1 (pt)
ES (1) ES2628202T3 (pt)
MX (1) MX2010013244A (pt)
WO (1) WO2009153695A1 (pt)
ZA (1) ZA201008586B (pt)

Families Citing this family (124)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11311467B2 (en) 2009-09-18 2022-04-26 International Flavors & Fragrances Inc. Polyurea capsules prepared with a polyisocyanate and cross-linking agent
US9687424B2 (en) 2009-09-18 2017-06-27 International Flavors & Fragrances Polyurea capsules prepared with aliphatic isocyanates and amines
US10085925B2 (en) 2009-09-18 2018-10-02 International Flavors & Fragrances Inc. Polyurea capsule compositions
US10226405B2 (en) 2009-09-18 2019-03-12 International Flavors & Fragrances Inc. Purified polyurea capsules, methods of preparation, and products containing the same
US20160166480A1 (en) * 2009-09-18 2016-06-16 International Flavors & Fragrances Inc. Microcapsule compositions
CN102120167B (zh) * 2009-09-18 2014-10-29 国际香料和香精公司 胶囊封装的活性材料
US9816059B2 (en) 2009-09-18 2017-11-14 International Flavors & Fragrances Stabilized capsule compositions
ES2597980T5 (es) * 2010-06-15 2020-03-24 Takasago Perfumery Co Ltd Microcápsulas de núcleo-corteza que contienen fragancia
GB201011905D0 (en) * 2010-07-15 2010-09-01 Unilever Plc Benefit delivery particle,process for preparing said particle,compositions comprising said particles and a method for treating substrates
WO2012075293A2 (en) 2010-12-01 2012-06-07 Isp Investments Inc. Hydrogel microcapsules
WO2012107323A1 (en) * 2011-02-07 2012-08-16 Firmenich Sa Polyurea microcapsules
CN103370296B (zh) * 2011-02-17 2015-08-05 弗门尼舍有限公司 白松香族的加香成分
EP2726193A1 (en) 2011-06-28 2014-05-07 Firmenich SA Process for preparing polyurea microcapsules
CN103998102A (zh) * 2011-10-19 2014-08-20 罗门哈斯公司 个人护理活性成分的包封
BR112014012940A2 (pt) * 2011-11-29 2017-06-13 Firmenich & Cie microcápsulas e seus usos
MX340606B (es) * 2011-12-22 2016-07-18 Firmenich & Cie Proceso para preparar microcapsulas de poliurea.
US20150284660A1 (en) 2012-08-21 2015-10-08 Firmenich Sa Method to improve the performance of encapsulated fragrances
IN2015KN00664A (pt) * 2012-09-24 2015-07-17 Firmenich & Cie
CN104994833B (zh) 2013-02-21 2018-01-23 陶氏环球技术有限责任公司 包含阴离子型表面活性剂和疏水性活性剂的个人护理组合物
CN105722495B (zh) 2013-08-15 2020-02-28 国际香料和香精公司 聚脲或聚氨酯胶囊
KR102063027B1 (ko) * 2013-10-31 2020-01-07 (주)아모레퍼시픽 캡슐화된 향기를 포함하는 조성물
US20170042143A1 (en) * 2014-04-29 2017-02-16 Basf Se Anionic polyvinyl alcohol copolymer as protective colloid for pesticidal polyurea microcapsules
EP3154507B1 (en) * 2014-06-13 2023-08-23 Firmenich SA Process for preparing polyurea microcapsules with improved deposition
EP3161120B1 (en) * 2014-06-27 2023-08-09 Firmenich SA Hybrid perfume microcapsules
WO2016071151A1 (en) 2014-11-07 2016-05-12 Givaudan Sa Capsule composition
EP3034064A1 (en) * 2014-12-16 2016-06-22 Givaudan Schweiz AG Perfume composition
EP3247490B1 (en) 2015-01-23 2020-04-29 Firmenich SA Process for the preparation of microcapsules free from melamine-formaldehyde
BR112017021323A2 (pt) * 2015-04-07 2018-06-26 Firmenich & Cie processo para a preparação de microcápsulas de poliureia
CN104789355B (zh) * 2015-04-15 2018-05-11 上海爱文斯顿新材料科技有限公司 一种表面带有正电荷的聚脲外壳香精微胶囊及其制备方法
MX2017015110A (es) * 2015-06-05 2018-05-07 Firmenich & Cie Microcapsulas con alta deposicion en superficies.
GB201510940D0 (en) * 2015-06-22 2015-08-05 Givaudan Sa Improvements in or relating to organic compounds
GB201510942D0 (en) 2015-06-22 2015-08-05 Givaudan Sa Improvements in or relating to organic compounds
US10632443B2 (en) 2015-06-30 2020-04-28 Firmenich Sa Delivery system with improved deposition
US10047324B2 (en) 2015-10-13 2018-08-14 Henkel IP & Holding GmbH Multi-stage benefit agent delivery system
US9937477B2 (en) * 2015-10-27 2018-04-10 Encapsys, Llc Encapsulation
WO2017085033A1 (en) 2015-11-18 2017-05-26 Basf Se Improvements in or relating to organic compounds
JP6890592B2 (ja) 2015-12-15 2021-06-18 フイルメニツヒ ソシエテ アノニムFirmenich Sa 改善された付着性を有するポリ尿素マイクロカプセルの製造方法
MX2018008726A (es) 2016-01-14 2018-12-06 Isp Investments Llc Microcapsulas de cubierta friable, procedimiento para la preparacion de las mismas y metodo de uso de las mismas.
EP3411138B1 (en) 2016-02-02 2022-04-13 Firmenich SA Process for drying a suspension at room temperature
WO2017143174A1 (en) 2016-02-18 2017-08-24 International Flavors & Fragrances Inc. Polyurea capsule compositions
US11179302B2 (en) * 2016-06-30 2021-11-23 Firmenich Sa Core-composite shell microcapsules
US10066190B2 (en) 2016-07-18 2018-09-04 Henkel IP & Holding GmbH Mild liquid detergent formulations
EP3295929A1 (en) * 2016-09-19 2018-03-21 S.P.C.M. Sa Use of an ampholyte copolymer as colloidal stabilizer in a process of encapsulating fragrance
GB201615905D0 (en) * 2016-09-19 2016-11-02 Givaudan Sa Improvements in or relating to organic compounds
US20180085291A1 (en) 2016-09-28 2018-03-29 International Flavors & Fragrances Inc. Microcapsule compositions containing amino silicone
WO2018073238A1 (en) 2016-10-18 2018-04-26 Firmenich Sa Ringing gel composition
US10752868B2 (en) 2016-11-09 2020-08-25 Henkel IP & Holding GmbH Unit dose detergent composition
MX2019006202A (es) 2016-12-22 2019-08-21 Firmenich & Cie Microcapsulas de perfume de alto impacto de densidad balanceada.
WO2018115330A1 (en) 2016-12-22 2018-06-28 Firmenich Sa Microcapsules having a mineral layer
US11135561B2 (en) 2016-12-22 2021-10-05 Firmenich Sa Microcapsules having a mineral layer
US10760034B2 (en) 2017-01-27 2020-09-01 Henkel IP & Holding GmbH Stable unit dose compositions with high water content
JP7038730B2 (ja) 2017-03-24 2022-03-18 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム 固体香気増強剤組成物
WO2018172514A1 (en) 2017-03-24 2018-09-27 Firmenich Sa Solid scent booster composition
EP3625323A4 (en) 2017-05-17 2021-03-31 Henkel IP & Holding GmbH STABLE UNIT DOSE COMPOSITIONS
US11857659B2 (en) 2017-06-15 2024-01-02 Firmenich Sa Rinse-off conditioner compositions comprising microcapsules
CN110785227A (zh) 2017-06-27 2020-02-11 弗门尼舍有限公司 制备微胶囊的方法
WO2019039385A1 (ja) * 2017-08-21 2019-02-28 富士フイルム株式会社 マイクロカプセル、組成物及び化粧用シート
EP3697503A1 (en) 2017-10-19 2020-08-26 Firmenich SA Hydrogel beads
US10597604B2 (en) 2017-11-10 2020-03-24 Henkel IP & Holding GmbH Stable encapsulated fragrance compositions
US11129777B2 (en) 2017-11-15 2021-09-28 Firmenich Sa Microcapsules with improved deposition
US11491086B2 (en) 2017-12-14 2022-11-08 Firmenich Sa Process for releasing an active ingredient
MX2020007320A (es) 2017-12-14 2020-08-24 Firmenich & Cie Proceso para preparar una composicion en polvo.
MX2020005259A (es) 2018-01-26 2020-08-24 Firmenich & Cie Composicion colorante para cabello que comprende microcapsulas.
US11773328B2 (en) 2018-03-05 2023-10-03 Firmenich Sa Powdered composition comprising a fireproofing agent
CN111526939B (zh) 2018-03-19 2023-06-09 弗门尼舍有限公司 微胶囊的制备方法
CN111886070B (zh) * 2018-03-30 2023-09-01 弗门尼舍有限公司 沉积改善的微胶囊的制备方法
MX2020009660A (es) 2018-06-21 2020-10-08 Firmenich & Cie Compuestos para proporcionar un olor a fresa de larga duracion.
SG11202009432PA (en) 2018-07-25 2020-10-29 Firmenich & Cie Process for preparing microcapsules
SG11202010338UA (en) 2018-09-19 2020-11-27 Firmenich & Cie Process for preparing polysuccinimide derivatives-based microcapsules
MX2020011463A (es) 2018-09-26 2020-12-07 Firmenich & Cie Composicion de detergente en polvo.
EP3890875B1 (en) 2018-12-03 2024-01-10 Agfa-Gevaert N.V. Aqueous dispersion of capsules
CN109569455B (zh) * 2018-12-18 2021-06-01 河北科技大学 一种柠檬香型微胶囊的制备方法
MX2021006873A (es) 2018-12-19 2021-07-02 Firmenich & Cie Proceso para la preparacion de microcapsulas de poliamida.
EP3897956A1 (en) 2018-12-19 2021-10-27 Firmenich SA Polyamide microcapsules
JP2022515001A (ja) 2018-12-20 2022-02-17 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム アルキルエノールエーテル香料前駆体
EP3856130A1 (en) 2019-01-17 2021-08-04 Firmenich SA Antiperspirant or deodorant composition
SG11202106938VA (en) 2019-05-21 2021-07-29 Firmenich & Cie Process for preparing microcapsules
JP2022532970A (ja) 2019-05-21 2022-07-21 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム ポリ(エステル尿素)マイクロカプセル
US11098271B2 (en) 2019-06-12 2021-08-24 Henkel IP & Holding GmbH Salt-free structured unit dose systems
US20220259524A1 (en) 2019-06-27 2022-08-18 Firmenich Sa Perfumed consumer products
EP3921074A1 (en) 2019-07-30 2021-12-15 Firmenich SA Composite microcapsules
EP3921076A1 (en) 2019-08-05 2021-12-15 Firmenich SA Poly(amide-ester) microcapsules
JP2022542631A (ja) 2019-08-05 2022-10-06 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム 開裂性多価アルコール系マイクロカプセル
WO2021023670A1 (en) 2019-08-08 2021-02-11 Firmenich Sa Compounds for providing a long-lasting mint odor
US11186804B2 (en) 2019-11-27 2021-11-30 Henkel IP & Holding GmbH Structured liquid detergent composition for a unit dose detergent pack having improved structuring properties and suspension stability
US11046922B1 (en) 2019-12-17 2021-06-29 Henkel IP & Holding GmbH 2-in-1 unit dose providing softening and detergency
MX2022002595A (es) 2019-12-19 2022-03-25 Firmenich & Cie Compuestos para proporcionar un olor floral y frutal de larga duracion.
MX2022006437A (es) * 2019-12-19 2022-06-23 Firmenich & Cie Formulacion de perfumes para sistema de suministro.
US11427794B2 (en) 2019-12-19 2022-08-30 Henkel Ag & Co. Kgaa Low density unit dose detergents based on butyl cellosolve with encapsulated fragrance
US11214761B2 (en) 2019-12-31 2022-01-04 Henkel IP & Holding GmbH Solid perfume composition delivering fabric care
US11220657B2 (en) 2019-12-31 2022-01-11 Henkel IP & Holding GmbH Solid perfume composition delivering softening
US11492574B2 (en) 2020-01-30 2022-11-08 Henkel Ag & Co. Kgaa Unit dose detergent pack including a liquid detergent composition comprising an alkyl polyglycoside surfactant
EP4110894A1 (en) 2020-02-24 2023-01-04 Firmenich SA Sheets comprising encapsulated fragrance compositions and methods to manufacture same
MX2022010742A (es) 2020-03-16 2022-09-23 Firmenich & Cie Microcapsulas recubiertas con un derivado de polisuccinimida.
US11535819B2 (en) 2020-04-01 2022-12-27 Henkel Ag & Co. Kgaa Unit dose detergent pack including a liquid detergent composition with improved color stability
JP2023523515A (ja) 2020-04-14 2023-06-06 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム 長持ちする香りを提供するための化合物
EP3900696B1 (en) 2020-04-21 2023-04-19 Takasago International Corporation Encapsulated fragrance composition
EP3900697B1 (en) 2020-04-21 2023-03-15 Takasago International Corporation Fragrance composition
US20230093639A1 (en) 2020-04-24 2023-03-23 Firmenich Sa Perfume system for perfumed consumer product
MX2022015145A (es) 2020-06-12 2023-01-11 Firmenich & Cie Properfume de eter enolico.
MX2022010503A (es) 2020-06-16 2022-09-21 Firmenich & Cie Microcapsulas de poliamida.
EP4127123A1 (en) 2020-07-22 2023-02-08 Firmenich SA Soap composition
MX2023003196A (es) 2020-09-25 2023-04-13 Firmenich & Cie Composicion que no se enjuaga.
EP4208527A1 (en) 2020-10-21 2023-07-12 Firmenich SA Improved freshness imparting compositions
JP2024503964A (ja) 2020-12-21 2024-01-30 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム ポリエステルマイクロカプセルの製造方法
WO2022136007A1 (en) 2020-12-21 2022-06-30 Firmenich Sa Process for preparing polyester microcapsules
EP4196256A1 (en) 2020-12-23 2023-06-21 Firmenich SA Process for preparing microcapsules
CN117098598A (zh) 2021-03-30 2023-11-21 弗门尼舍有限公司 交联的核-壳微胶囊
WO2022207526A1 (en) 2021-03-31 2022-10-06 Firmenich Sa Functionalized chitosan preparation
CN117157140A (zh) 2021-03-31 2023-12-01 弗门尼舍有限公司 包衣的核-壳微胶囊
EP4313397A1 (en) 2021-06-28 2024-02-07 Firmenich SA Polyamide-based microcapsules
EP4308287A1 (en) 2021-06-28 2024-01-24 Firmenich SA Polyamide-based microcapsules
EP4329488A1 (en) 2021-06-30 2024-03-06 Firmenich SA Delivery systems
EP4351775A1 (en) 2021-07-28 2024-04-17 Firmenich SA Polyamide-based microcapsules
EP4351772A1 (en) 2021-07-29 2024-04-17 Firmenich SA Microcapsules having a mineral layer
WO2023057262A1 (en) 2021-10-04 2023-04-13 Firmenich Sa Plant protein-based microcapsules
WO2023078909A1 (en) 2021-11-03 2023-05-11 Firmenich Sa Cyclic acetals and ketals for the light-induced release of active aldehydes and ketones
WO2023111006A1 (en) 2021-12-14 2023-06-22 Firmenich Sa Enol ether properfume
WO2023209139A1 (en) 2022-04-29 2023-11-02 Firmenich Sa Musky odorant
WO2023217589A1 (en) 2022-05-09 2023-11-16 Firmenich Sa Polyamide microcapsules
WO2023217590A1 (en) 2022-05-09 2023-11-16 Firmenich Sa Polyamide microcapsules
WO2024008583A1 (en) 2022-07-04 2024-01-11 Firmenich Sa Hybrid microcapsules
WO2024018014A1 (en) 2022-07-21 2024-01-25 Firmenich Sa Composite microcapsules
WO2024068907A1 (en) 2022-09-29 2024-04-04 Firmenich Sa Lily of the valley odorant

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5225118A (en) 1990-08-15 1993-07-06 Boise Cascade Corporation Process for manufacturing polyurea microcapsules and product therefrom
DE19607632A1 (de) * 1996-02-29 1997-09-04 Bayer Ag Mikrokapseln mit Wänden aus Umsetzungsprodukten von Biuret-Polyisocyanaten und Guanidinen
FR2761912B1 (fr) * 1997-04-14 1999-07-02 Capsulis Procede destine a faire adherer un produit sur une surface
FR2801811B1 (fr) * 1999-12-06 2002-05-03 Gerard Habar Procede de fabrication de microcapsules portant des charges cationiques
JP2001202037A (ja) * 2000-01-20 2001-07-27 Mitsubishi Paper Mills Ltd 画像表示媒体及びその製造方法
DE50011907D1 (de) * 2000-03-04 2006-01-26 Cognis Ip Man Gmbh Mikrokapseln
EP1151789A1 (de) 2000-05-03 2001-11-07 Bayer Ag Mikrokapseln erhältlich unter Verwendung von Eiweisshydrolysaten als Emulgator
KR100854530B1 (ko) * 2000-06-05 2008-08-26 신젠타 리미티드 신규한 마이크로캡슐
DE10117671A1 (de) 2001-04-09 2002-10-10 Bayer Ag Mit duftstoffhaltigen Mikrokapseln ausgerüstetes Leder
JP2003001100A (ja) * 2001-06-04 2003-01-07 Microcapsules Technologies 陽イオン性マイクロカプセルを製造する方法
US6620777B2 (en) 2001-06-27 2003-09-16 Colgate-Palmolive Co. Fabric care composition comprising fabric or skin beneficiating ingredient
AU2004204345B2 (en) * 2003-01-08 2010-02-25 Johnson & Johnson Gmbh Products comprising a sheet and a wax dispersion
FR2858766B1 (fr) * 2003-08-11 2005-11-11 Oreal Composition cosmetique comprenant des particules metalliques stabilisees, eventuellement enrobees
RU2006122954A (ru) 2003-11-28 2008-01-10 Унилевер Н.В. (NL) Детергентные композиции с улучшенными свойствами в отношении неприятного запаха и способ их получения
DE102004007312A1 (de) * 2004-02-14 2005-09-01 Henkel Kgaa Mikroemulsionen
US20050226900A1 (en) 2004-04-13 2005-10-13 Winton Brooks Clint D Skin and hair treatment composition and process for using same resulting in controllably-releasable fragrance and/or malodour counteractant evolution
US20070207174A1 (en) * 2005-05-06 2007-09-06 Pluyter Johan G L Encapsulated fragrance materials and methods for making same
EP1899047A1 (en) 2005-06-30 2008-03-19 Firmenich Sa Polyurethane and polyurea microcapsules
GB0513803D0 (en) 2005-07-06 2005-08-10 Unilever Plc Fabric care composition
GB2432850A (en) 2005-12-02 2007-06-06 Unilever Plc Polymeric particle comprising perfume and benefit agent, in particular a laundry composition
GB0524665D0 (en) 2005-12-02 2006-01-11 Unilever Plc Laundry composition
GB2432843A (en) 2005-12-02 2007-06-06 Unilever Plc Perfume carrying polymeric particle
GB2432851A (en) 2005-12-02 2007-06-06 Unilever Plc Laundry composition including polymer particles containing perfume and a non-ionic deposition aid
GB2432852A (en) 2005-12-02 2007-06-06 Unilever Plc Laundry composition including polymer particles containing perfume and a cationic deposition aid
GB0524659D0 (en) 2005-12-02 2006-01-11 Unilever Plc Improvements relating to fabric treatment compositions
WO2007100501A2 (en) 2006-02-28 2007-09-07 Appleton Papers Inc. Benefit agent containing delivery particle
JP5629432B2 (ja) * 2006-04-10 2014-11-19 Jx日鉱日石エネルギー株式会社 連続乳化方法およびそのための乳化装置
AU2007269428A1 (en) * 2006-06-30 2008-01-10 Colgate-Palmolive Company Cationic polymer stabilized microcapsule composition
EP2301517A1 (en) 2006-08-01 2011-03-30 The Procter & Gamble Company Benefit agent containing delivery particle
MX2009005248A (es) * 2006-11-22 2009-05-28 Appleton Paper Inc Agente de beneficio que contiene una particula de entrega.

Also Published As

Publication number Publication date
ES2628202T3 (es) 2017-08-02
US20110077188A1 (en) 2011-03-31
US8426353B2 (en) 2013-04-23
JP5713892B2 (ja) 2015-05-07
EP2300146B1 (en) 2017-03-29
EP2300146A1 (en) 2011-03-30
BRPI0915228A2 (pt) 2017-08-22
JP2011524805A (ja) 2011-09-08
ZA201008586B (en) 2012-01-25
WO2009153695A1 (en) 2009-12-23
MX2010013244A (es) 2010-12-21
CN102056656A (zh) 2011-05-11
CN102056656B (zh) 2014-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0915228B1 (pt) Processo de preparo de microcápsulas de poliureia
US9499769B2 (en) Process for preparing polyurea microcapsules
US9271905B2 (en) Process for preparing polyurea microcapsules
JP6797139B2 (ja) 表面上に高度の沈着物を有するマイクロカプセル
US8778867B2 (en) Microcapsules and uses thereof
JP6214553B2 (ja) ポリウレアマイクロカプセルの製造方法
JP2020504771A (ja) 密度均衡化された、影響力の大きい香料マイクロカプセル
US20080206291A1 (en) Polyurethane and Polyurea Microcapsules
JP2023518238A (ja) ポリスクシンイミド誘導体でコーティングしたマイクロカプセル
US10508253B2 (en) Process for preparing polyurea microcapsules with improved deposition
JP2018516286A (ja) ポリウレアマイクロカプセルを製造するための方法
JP2018506420A (ja) メラミンホルムアルデヒドを有さないマイクロカプセルの製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2623 DE 13-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.