BRPI0913645B1 - Interruptor de guidão de uma motocicleta - Google Patents

Interruptor de guidão de uma motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0913645B1
BRPI0913645B1 BRPI0913645-2A BRPI0913645A BRPI0913645B1 BR PI0913645 B1 BRPI0913645 B1 BR PI0913645B1 BR PI0913645 A BRPI0913645 A BR PI0913645A BR PI0913645 B1 BRPI0913645 B1 BR PI0913645B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
switch
horn switch
horn
lever
vehicle body
Prior art date
Application number
BRPI0913645-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Shigeru Kodaira
Koichi Shimamura
Nota Nakahira
Akira Takahashi
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BRPI0913645A2 publication Critical patent/BRPI0913645A2/pt
Publication of BRPI0913645B1 publication Critical patent/BRPI0913645B1/pt
Publication of BRPI0913645B8 publication Critical patent/BRPI0913645B8/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/14Handlebar constructions, or arrangements of controls thereon, specially adapted thereto
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K23/00Rider-operated controls specially adapted for cycles, i.e. means for initiating control operations, e.g. levers, grips
    • B62K23/02Rider-operated controls specially adapted for cycles, i.e. means for initiating control operations, e.g. levers, grips hand actuated
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/02Bases, casings, or covers
    • H01H9/06Casing of switch constituted by a handle serving a purpose other than the actuation of the switch, e.g. by the handle of a vacuum cleaner
    • H01H2009/068Casing of switch constituted by a handle serving a purpose other than the actuation of the switch, e.g. by the handle of a vacuum cleaner with switches mounted on a handlebar, e.g. for motorcycles, fork lift trucks, etc.

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rotary Switch, Piano Key Switch, And Lever Switch (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
  • Steering Controls (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Mechanisms For Operating Contacts (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)

Abstract

patente de invenção: "interruptor de guidão de veículo". a invenção refere-se à provisão de um manete que facilita a operação de um interruptor de buzina e que também pode ser facilmente dis- 5 tinguido de outros interruptores. em um interruptor de guidão (30) de um veículo, um interruptor de buzina (32) é disposto em uma posição que ficará sobreposta em uma linha de eixo (d) de um manete (1 0), quando um alojamento (60) for projetado a partir da direção de vista frontal de um motorista e também no lado tra- 1 o seiro da carroçaria de veículo além dos outros interruptores. outros interruptores incluindo um interruptor de mudança de eixo óptico (31) e um interruptor de sinal de virada (33) são dispostos de modo a serem desviados verticalmente com relação ao interruptor de buzina (32). o interruptor de buzina (32) é formado de modo a ser mais longo na direção de linha de eixo do ma- - 15 nete (1 0), oscilando em torno de um eixo de oscilação (36) instalado na extremidade mais próxima ao manete (1 o) em sendo pressionado para o lado dianteiro da carroçaria de veículo. o interruptor de buzina (32) é aumentado em área de uma superfície de operação (32e), um vão livre entre linhas de contorno superior e inferior e uma quantidade protuberante a partir do aloja- 20 mento (60), respectivamente, a partir da parte externa de uma carroçaria de veículo (32d) para a parte interna de uma carroçaria de veículo (32c).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para INTERRUPTOR DE GUIDÃO DE UMA MOTOCICLETA.
CAMPO TÉCNICO [001] A presente invenção refere-se a um interruptor de guidão de um veículo e, em particular, a um interruptor de guidão de uma motocicleta que é fácil em operar um interruptor de buzina e também facilmente distinguido de outros interruptores.
TÉCNICA ANTECEDENTE [002] Convencionalmente, existe uma constituição na qual, em veículos incluindo um veículo de duas rodas, a saber, uma motocicleta, que tem sua roda dianteira diretamente dirigida por guidões, uma caixa de interruptores apresentando interruptores para operar uma buzina, um farol, lâmpadas de sinal de virada, etc., é conectada adjacente à peça de agarre do guidão, de modo a operar vários tipos de componentes elétricos, com a peça de agarre do guidão mantida firme. Na maioria dos casos, um interruptor de sinal de virada é localizado no centro e um interruptor de buzina é localizado em lugar inferior.
[003] O Documento de Patente 1 descreveu tal interruptor de guidão que, em uma caixa de interruptores conectada ao guidão no lado esquerdo, um interruptor de sinal de virada é disposto nas proximidades da extremidade inferior da caixa de interruptores, e um interruptor de buzina fora da direção da largura do veículo e um interruptor de dimmer (interruptor de mudança de eixo óptico) dentro na direção da largura do veículo são dispostos adjacentemente em uma posição acima, ao longo de uma direção de linha de eixo do guidão. De acordo com esta constituição, é possível dispor o interruptor de buzina em uma posição adjacente à esquerda de um motociclista.
[004] Documento de Patente 1: JP-A-2005-53452 SUMÁRIO DA INVENÇÃO
PROBLEMA TÉCNICO
Petição 870190027106, de 21/03/2019, pág. 4/12
2/21 [005] Conforme descrito acima, uma vez que um interruptor de guidão, no qual um interruptor de buzina comum é localizado na parte de baixo, está afastado da linha de eixo do guidão, há necessidade de aperfeiçoamento na operabilidade. Adicionalmente, conforme descrito no Documento de Patente 1, existe um interruptor de guidão no qual o interruptor de buzina e o interruptor de dimmer são dispostos ao longo da direção da linha de eixo do guidão. No interruptor de guidão, quando o interruptor de buzina for operado por decisão rápida, a ponta de qualquer dedo poderá tocar um interruptor de mudança de eixo óptico. Além disso, quando da passagem através de uma interseção cega, com a ponta de qualquer dedo colocada no interruptor de buzina ou semelhante, o interruptor de buzina poderá ser acionado involuntariamente devido às vibrações, quando em movimento.
[006] Um objetivo da presente invenção é o de prover um interruptor de guidão que solucione o problema acima descrito de uma tecnologia convencional e que seja fácil de operar um interruptor de buzina e também facilmente distinguido de outros interruptores. SOLUÇÃO AO PROBLEMA [007] A presente invenção apresenta uma primeira característica em que um interruptor de guidão de um veículo compreende um alojamento de interruptores apresentando um interruptor de buzina e pelo menos um de outros interruptores é disposto adjacente a um manete conectado a uma extremidade de um guidão, onde o interruptor de buzina é disposto em uma posição que ficará sobreposta em uma linha de eixo do manete, quando o alojamento de interruptores for projetado a partir da direção de vista frontal de um motorista e também em um lado traseiro da carroçaria de veículo mais afastado do que os outros interruptores, os outros interruptores sendo dispostos de modo a se desviarem verticalmente com relação ao interruptor de buzina.
[008] A presente invenção apresenta uma segunda característica
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 6/31
3/21 na qual uma alavanca para freio ou embreagem, que é operada com o manete que é segurado e que também oscila em torno de um eixo pivotante na direção de frente-trás da carroçaria de veículo, é instalada adjacente ao alojamento de interruptores, e o interruptor de buzina é disposto em uma posição que é sobreposta em uma linha que irá ligar uma linha de eixo do manete com uma posição central do eixo de pivotamentonte, quando o alojamento de interruptores for projetado da direção da linha de eixo do manete.
[009] A presente invenção apresenta uma terceira característica na qual o interruptor de buzina é constituído de modo a oscilar em torno de um eixo de oscilação instalado em uma extremidade do interruptor de buzina mais perto do manete em sendo pressionado na direção da linha de eixo do manete.
[0010] A presente invenção apresenta uma quarta característica na qual o interruptor de buzina é disposto de modo a se projetar para fora do alojamento de interruptores, o interruptor de buzina se projetando do alojamento de interruptores em maior proporção na direção do lado central da carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo do manete a partir da extremidade do mesmo mais próxima ao manete. [0011] A presente invenção apresenta uma quinta característica em que o interruptor de buzina dificilmente se projeta na extremidade mais próxima ao manete.
[0012] A presente invenção apresenta uma sexta característica na qual o interruptor de buzina é aumentado na área de uma superfície de operação na direção do lado central da carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo do manete a partir da extremidade mais próxima ao manete.
[0013] A presente invenção apresenta uma sétima característica em que o interruptor de buzina apresenta duas linhas de contorno para que fiquem verticalmente opostas entre si através da linha de eixo do
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 7/31
4/21 manete, e um vão livre entre as duas linhas de contorno é gradualmente aumentado na direção do centro de uma carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo do manete a partir da extremidade mais próxima ao manete.
[0014] A presente invenção apresenta uma oitava característica em que das linhas de contorno dos outros interruptores, um lado adjacente ao interruptor de buzina é formado de modo a correr ao longo de uma das duas linhas de contorno do interruptor de buzina.
[0015] A presente invenção apresenta uma nona característica em que a parte interna de uma carroçaria de veículo do interruptor de buzina é disposta mais próxima ao centro de uma carroçaria de veículo do que os outros interruptores.
[0016] A presente invenção apresenta uma décima característica em que o interruptor de buzina é formado de modo a ter sua direção longitudinal na linha de eixo do manete.
[0017] A presente invenção apresenta uma décima primeira característica em que os outros interruptores incluem pelo menos um interruptor de sinal de virada e um interruptor de dimmer para um farol. EFEITOS VANTAJOSOS DA INVENÇÃO [0018] A presente invenção apresenta uma primeira característica em que um interruptor de guidão de um veículo compreende um alojamento de interruptores apresentando um interruptor de buzina e pelo menos um dos outros interruptores é disposto adjacente a um manete conectado a uma extremidade de um guidão, onde o interruptor de buzina é disposto em uma posição que será sobreposta em uma linha de eixo do manete, quando o alojamento de interruptores for projetado a partir da direção de vista frontal de um motorista e também em um lado traseiro da carroçaria de veículo mais afastado dos outros interruptores. Por isso, o interruptor de buzina é disposto em uma posição onde um motociclista estende seu polegar sem qualquer esforço ao lon
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 8/31
5/21 go da direção da linha de eixo de um manete em um estado em que o motociclista segura o manete, conferindo assim uma operabilidade aperfeiçoada ao interruptor de buzina. Adicionalmente, em um estado em que o motociclista segura o manete, ele pode facilmente colocar seu dedo no interruptor de buzina. Além disso, a presente invenção apresenta uma característica em que os outros interruptores são dispostos de modo a se desviarem verticalmente com relação ao interruptor de buzina. Por isso, uma vez que não há outros interruptores na direção da linha de eixo do manete, é possível reduzir a possibilidade de os outros interruptores poderem ser tocados durante a operação do interruptor de buzina.
[0019] A presente invenção apresenta uma segunda característica em que uma alavanca para freio ou embreagem, que é operada com o manete que é segurado e que também oscila em torno de um eixo pivotante na direção de frente-trás de uma carroçaria de veículo, é instalada adjacente ao alojamento de interruptores, e o interruptor de buzina é disposto em uma posição que ficará sobreposta em uma linha que liga uma linha de eixo do manete com uma posição central do eixo de pivotante, quando o alojamento de interruptores for projetado da direção da linha de eixo do manete. Por isso, é possível dispor o interruptor de buzina em tal faixa que um motociclista estenda seu polegar sem qualquer esforço na direção da linha de eixo do manete em um estado em que o motorista segura o manete.
[0020] A presente invenção apresenta uma terceira característica em que o interruptor de buzina é constituído de modo a oscilar em torno de um eixo de oscilação instalado em uma extremidade do interruptor de buzina mais próxima ao manete em sendo pressionado na direção da linha de eixo do manete. Por isso, é obtido um interruptor de buzina tipo oscilante acionado com o pressionamento de uma peça mais perto do centro da carroçaria de veículo. Assim, pode ser reduzi
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 9/31
6/21 da a possibilidade de o interruptor de buzina poder ser pressionado devido às vibrações ou semelhantes, enquanto em movimento, com o polegar colocado no interruptor de buzina, e também, com a extensão do polegar ligeiramente na direção do lado de dentro da carroçaria de veículo, um motociclista é capaz de acionar apenas o interruptor de buzina estritamente como pretender. Por isso, é possível mudar suavemente para a operação de outros interruptores em um estado em que um dedo é colocado no interruptor de buzina.
[0021] A presente invenção apresenta uma quarta característica em que o interruptor de buzina é disposto de modo a se projetar para fora do alojamento de interruptores, e o interruptor de buzina se projeta do alojamento de interruptores em uma maior proporção na direção do lado central da carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo do manete a partir da extremidade do mesmo mais perto do manete. Por isso, é possível facilmente perceber em que posição é tocado o interruptor de buzina pelo polegar. Adicionalmente, o interruptor de buzina se projeta em uma maior extensão na direção do centro da carroçaria de veículo. Mais especificamente, o interruptor de buzina se projeta em uma menor proporção na direção do manete. Por isso, quando o polegar for movido para cima e para baixo com o manete sendo mantido firme, haverá menos probabilidade de o polegar ser capturado pelo interruptor de buzina, sendo assim permitido operar o interruptor de buzina de maneira suave.
[0022] A presente invenção apresenta uma quinta característica em que o interruptor de buzina dificilmente se projeta na extremidade mais próxima ao manete. Por isso, há menos probabilidade de a ponta de um dedo vir a ser capturada pelo interruptor de buzina, sendo assim permitido operar outros interruptores de maneira mais suave.
[0023] A presente invenção apresenta uma sexta característica em que o interruptor de buzina é aumentado na área de uma superfície de
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 10/31
7/21 operação na direção do lado central da carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo do manete a partir da extremidade mais próxima ao manete. Por isso, o interruptor de buzina é diminuído na área de uma superfície de operação na direção do manete, e, quando o polegar for movido para cima e para baixo para operar outros interruptores, com o manete sendo mantido firme, haverá menos probabilidade de a ponta do dedo ser capturada pelo interruptor de buzina. Adicionalmente, a superfície de operação é menor em área no manete, podendo assim ser encurtado um eixo de oscilação. Por isso, é possível reduzir a resistência ao atrito do eixo de oscilação e aperfeiçoar o desempenho de acionamento.
[0024] A presente invenção apresenta uma sétima característica em que o interruptor de buzina apresenta duas linhas de contorno para ficarem verticalmente opostas entre si através da linha de eixo do manete, e um vão livre entre as duas linhas de contorno é gradualmente aumentado na direção do centro da carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo do manete a partir da extremidade mais próxima ao manete. Por isso, a extremidade da peça de operação é maior em área do que a extremidade do eixo de oscilação, e o interruptor de buzina pode ser facilmente pressionado e operado. Adicionalmente, o polegar se move lateralmente, pelo que a forma do interruptor de buzina pode ser facilmente percebida. Além disso, é possível obter um interruptor de buzina sem precedente de desenho exclusivo.
[0025] A presente invenção apresenta uma oitava característica em que das linhas de contorno dos outros interruptores, um lado adjacente ao interruptor de buzina é formado de modo a correr ao longo de uma das linhas de contorno do interruptor de buzina. Por isso, um vão livre formado entre o interruptor de buzina e outros interruptores é formado com uma certa largura mantida, permitindo assim adicionalmente reduzir uma possibilidade de outros interruptores poderem ser tocaPetição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 11/31
8/21 dos na operação do interruptor de buzina.
[0026] A presente invenção apresenta uma nona característica em que a parte interna de uma carroçaria de veículo do interruptor de buzina é disposta mais próxima ao centro de uma carroçaria de veículo do que os outros interruptores. Por isso, é possível facilmente dispor todos os interruptores ao longo de um local exato da ponta do dedo, quando o polegar for movido para cima e para baixo com o manete mantido firme. Assim, cada um dos interruptores apresenta uma operabilidade adicionalmente aperfeiçoada.
[0027] A presente invenção apresenta uma décima característica em que o interruptor de buzina é formado de modo de ter sua direção longitudinal na linha de eixo do manete. Por isso, é obtido um interruptor de buzina, a forma do qual poderá ser facilmente percebida, quando o interruptor de buzina for movido na direção de eixo com um dedo colocado no interruptor de buzina, e, portanto, facilmente operado.
[0028] A presente invenção apresenta uma décima-primeira característica em que os outros interruptores incluem pelo menos um interruptor de sinal de virada ou um interruptor de dimmer para um farol. Por isso, os interruptores usados mais frequentemente são dispostos adjacentes a um interruptor de buzina, provendo assim um interruptor de guidão de maior operabilidade.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [0029] A figura 1 é uma vista parcialmente ampliada de uma motocicleta de duas rodas à qual é aplicado o interruptor de guidão de uma modalidade da presente invenção.
[0030] A figura 2 é uma vista em elevação frontal do interruptor de guidão.
[0031] A figura 3 é uma vista de topo, conforme visto na direção de A na figura 2.
[0032] A figura 4 é uma vista em elevação lateral, conforme visto
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 12/31
9/21 na direção de B na figura 2.
[0033] A figura 5 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha E-E na figura 3.
[0034] A figura 6 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha C-C na figura 2.
[0035] A figura 7 é um desenho para explicar uma relação posicional do interruptor de guidão com a mão esquerda de um motociclista.
[0036] A figura 8 é uma vista parcialmente ampliada de uma motocicleta de duas rodas à qual é aplicado um interruptor de guidão de uma segunda modalidade da presente invenção.
[0037] A figura 9 é uma vista de topo do interruptor de guidão, que mostra as relações de disposição com componentes periféricos.
[0038] A figura 10 é uma vista em elevação à parte do interruptor de guidão incluindo uma vista em seção transversal ao longo da linha F-F na figura 9.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES [0039] Adiante, será fornecida uma descrição detalhada das modalidades preferidas da presente invenção com referência aos desenhos. A figura 1 é uma vista parcialmente ampliada de uma motocicleta de duas rodas 1 à qual é aplicado um interruptor de guidão de uma modalidade da presente invenção. Este desenho ilustra um cabo e suas proximidades, conforme visto a partir de cima e de trás da carroçaria de veículo, conferindo um estado que é substancialmente igual àquele conforme visto por um motociclista vedado na motocicleta.
[0040] Um cabo de direção 15 para dirigir a roda dianteira (não ilustrada) é coberto no lado dianteiro da carroçaria de veículo com uma coberta 2 como um componente externo. Um anteparo de vidro transparente ou semitransparente 3 é conectado na peça central superior da coberta 2, e uma unidade medidora 4 incluindo um medidor de velocidade e um tacômetro é disposta abaixo da mesma. A roda dianteira
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 13/31
10/21 da motocicleta de duas rodas 1 é pivotavelmente sustentada nas extremidades inferiores de um par de garfos dianteiros direito e esquerdo 8, de modo a girar livremente. A parte superior do garfo dianteiro 8 é fixada por uma ponte superior 6 apresentando um cilindro de chave 7. A ponte superior 6 é pivotavelmente sustentada na armação de uma carroçaria de veículo (não ilustrada) da motocicleta de duas rodas 1 de modo a ser movida giratoriamente. Um par de guidões direito e esquerdo 9 que constitui o guidão de direção 15 é fixado nas extremidades superiores dos garfos dianteiros 8. Assim, o guidão de direção 15 pode ser usado para dirigir a roda dianteira. Um tanque de combustível 5 é disposto entre a ponte superior 6 e um assento (não ilustrado).
[0041] Um manete 10 formado com borracha cilíndrica ou semelhante e segurado por um motociclista é conectado nas extremidades dos guidões direito e esquerdo 9. Alavancas posicionadas no lado dianteiro da carroçaria de veículo do manete 10 são uma alavanca de freio de roda dianteira 11 no lado direito e uma alavanca de embreagem 12 no lado esquerdo. O manete 10 no lado direito é sustentado de modo a se mover giratoriamente com relação ao guidão 9 e constituído de modo a ajustar a saída de uma fonte de energia através da operação rotacional.
[0042] Adjacente ao lado central da carroçaria de veículo do manete 10, uma unidade de interruptor de guidão provida com interruptores de vários tipos de componentes elétricos é conectada aos guidões direito e esquerdo 9. Um interruptor de parada de motor 51, um interruptor de luzes de perigo 52 e um interruptor de partida 53 são instalados no interruptor de guidão 50 no lado direito, ao passo que um interruptor de dimmer (interruptor de mudança de eixo óptico) 31 para um farol, um interruptor de buzina 32, um interruptor de sinal de virada 33 são instalados no interruptor de guidão 30 no lado esquerdo. O interruptor de guidão da presente invenção é aplicado ao interruptor de
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 14/31
11/21 guidão 30 no lado esquerdo apresentando o interruptor de buzina 32. [0043] A figura 2 é uma vista em elevação frontal do interruptor de guidão 30. O interruptor de guidão 30 é conectado ao guidão 9 de modo que a face indicada pela vista em elevação frontal fique virada para o lado do motociclista (o lado do motorista). Além disso, a figura 3 é uma vista de topo, conforme visto na direção de A na figura 2, e a figura 4 é uma vista em elevação lateral, conforme visto na direção de B na figura 2. Além disso, a figura 5 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha E-E na figura 3. Os mesmos símbolos que aqueles descritos anteriormente indicam partes iguais ou similares.
[0044] Um alojamento 60 formado com uma resina ou semelhante é constituído com uma meia carroçaria (lado traseiro da carroçaria de veículo) de lado dianteiro 61 e uma meia carroçaria (lado dianteiro de carroçaria de veículo) de lado traseiro 62 com referência ao motociclista (motorista) que são divididas em duas porções na direção de frentetrás da carroçaria de veículo através do guidão 9. Um interruptor de dimmer tipo balanço 31, um interruptor de buzina tipo pressionamento oscilante 32 e um interruptor de sinal de virada 33 que é inclinado lateralmente, conforme ilustrado, são instalados na meia carroçaria do lado dianteiro 61. Estes três interruptores podem ser operados apenas com a movimentação do polegar com o manete 10 mantido firme.
[0045] Além disso, um interruptor de luz de passagem 34 que pode ser operado pelo dedo indicador, com o manete 10 mantido retido, é instalado na meia carroçaria de lado traseiro 62 do alojamento 60. O interruptor de luz de passagem 34 é constituído de modo a ser oscilado e acionado com uma força de tração na direção de uma peça projetada 34a que se estende para fora na direção da largura do veículo de tal maneira a capturar a peça projetada com a ponta do dedo. É notado que um orifício de drenagem 35 apresentando internamente uma estrutura de labirinto é instalado na peça inferior da meia carroçaria do
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 15/31
12/21 lado dianteiro 61.
[0046] Três interruptores a serem conectados na meia carroçaria de lado dianteiro 61 são constituídos de modo que, com relação ao interruptor de buzina 32 posicionado aproximadamente no centro na direção vertical, os outros dois interruptores sejam dispostos acima e abaixo, quando o interruptor de guidão 30 for visto a partir da frente. Mais especificamente, o interruptor de buzina 32 é disposto em uma posição que ficará sobreposta na linha de eixo (D) do manete 10, quando projetado de modo a ser visto a partir da frente e também disposto de modo a ser posicionado no lado traseiro da carroçaria de veículo mais afastado dos outros dois interruptores. De acordo com esta constituição, o interruptor de buzina 32 é disposto em uma posição onde um motociclista estende seu polegar sem qualquer esforço ao longo da direção da linha de eixo (D) em um estado em que o motociclista segura o manete 10, aperfeiçoando assim a operabilidade do interruptor de buzina 32. Além disso, uma vez que não há nenhum outro interruptor na direção da linha de eixo (D), é possível facilmente distinguir o interruptor de buzina 32 dos outros interruptores.
[0047] Neste exemplo, é confirmada uma posição na qual é conectado o interruptor de buzina 32, com atenção dispensada a um caso onde ele é visto a partir da direção da linha de eixo do manete 10. A figura 9 é uma vista de topo do interruptor de guidão 30, que mostra as relações de disposição com componentes periféricos. Além disso, a figura 10 é uma vista em elevação lateral do interruptor de guidão 30 incluindo uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha FF na figura 9. Os mesmos símbolos que aqueles descritos anteriormente indicam as mesmas peças ou peças similares. Um suporte 80 para pivotavelmente sustentar uma alavanca de embreagem 12 de modo a oscilar livremente é conectado nas proximidades do interruptor de guidão 30 que é fixado no guidão 9. Um cilindro mestre (não ilusPetição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 16/31
13/21 trado) para uma embreagem hidráulica em associação com a alavanca de embreagem 12 é internamente instalado no suporte 80. Um tanque de reserva 83 para fluido de embreagem é instalado em uma extremidade do suporte 80. Uma meia carroçaria de suporte 81 é fixada com o uso de uma cavilha 82, pela qual um eixo pivotante 85 da alavanca de embreagem 12 é conectado ao suporte 80 preso ao guidão 9. O eixo pivotante 85 é disposto no lado dianteiro da carroçaria de veículo do interruptor de guidão 30 com sua linha de eixo dirigida na direção vertical da carroçaria de veículo. Assim, a alavanca de embreagem 12 é pivotavelmente sustentada de modo a oscilar na direção de frentetrás da carroçaria de veículo.
[0048] Com referência à vista em elevação lateral da figura 10, o interruptor de buzina 32 é disposto de modo a ficar sobreposto em uma linha (H) que liga uma linha de eixo (D) do manete 10 com uma posição central G do eixo pivotante 85, quando o interruptor de guidão 30 for visto, conforme projetado a partir da direção da linha de eixo do manete 10. De acordo com a disposição acima, o interruptor de buzina 32 é disposto em uma faixa onde um motorista estende seu polegar sem qualquer esforço ao longo da direção da linha de eixo do manete em um estado em que o motorista segura o manete 10, permitindo assim prover uma alta operabilidade. Além disso, de acordo com a disposição acima, o interruptor de buzina 2 é posicionado em uma posição que é sobreposta em uma face de oscilação formada quando da oscilação da alavanca de embreagem. Assim, por exemplo, com a operação do interruptor de buzina 32 com a alavanca de embreagem mantida firme, será menos provável que a relação posicional do polegar com outros dedos mude, pelo que o interruptor de buzina 32 pode ser mantido com uma alta operabilidade. É notado que, na presente modalidade, o interruptor de buzina 32 é disposto em uma posição onde a linha (H) está substancialmente em alinhamento com uma posiPetição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 17/31
14/21 ção aproximadamente central do interruptor de buzina 32 na direção vertical, isto é, aproximadamente no centro do alojamento 60. Conforme mostrado pelas linhas pontilhadas (O) e (P), a posição de disposição pode ser movida verticalmente dentro de uma faixa na qual o interruptor de buzina 32 é pelo menos parcialmente sobreposto na linha (H). Além disso, no lugar da alavanca de embreagem 12, uma alavanca de freio pode ser conectada ao suporte 80.
[0049] Com referência às figuras de 2 a 7, o interruptor de buzina 32 é constituído de modo a oscilar em torno do eixo de oscilação 36 instalado na extremidade mais próxima ao lado externo da carroçaria de veículo. O eixo de oscilação 36 ficará disposto aproximadamente em uma direção perpendicular com relação à linha de eixo (D), quando visto a partir da frente na figura 2. Por isso, o interruptor de buzina 32 é oscilado e acionado pelo pressionamento em uma superfície de operação 32e mais próxima ao lado interno da carroçaria de veículo, na direção do centro da linha de eixo (D), isto é, na direção do lado dianteiro da carroçaria de veículo. De acordo com esta constituição, uma parte mais próxima ao centro da carroçaria de veículo é pressionada para acionar o interruptor de buzina 32. Por isso, mesmo quando um veículo for acionado com o polegar colocado no interruptor de buzina 32 em uma posição mais próxima ao manete 10, isto é, em uma posição mais próxima ao eixo de oscilação 36, será reduzida a possibilidade de o interruptor ser pressionado involuntariamente. Além disso, quando o interruptor de buzina 32 for acionado, o polegar será estendido ligeiramente na direção do lado de dentro da carroçaria de veículo, permitindo assim pressionar o interruptor de buzina suavemente 32 estritamente conforme pretendido por um motociclista.
[0050] Adicionalmente, o interruptor de buzina 32 é formado de modo a conferir uma direção longitudinal ao longo da direção da linha de eixo (D). A parte interna de uma carroçaria de veículo (uma peça no
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 18/31
15/21 lado central da carroçaria de veículo) 32c é constituída de modo a se projetar da superfície da meia carroçaria de lado dianteiro 61 para o lado do motociclista. Esta protuberância é ajustada para gradualmente aumentar na extensão na direção da parte interna de uma carroçaria de veículo 32c ao longo da direção longitudinal do interruptor de buzina 32, isto é, ao longo da direção da linha de eixo (D), a partir da parte externa de uma carroçaria de veículo 32d na qual é instalado o eixo de oscilação 36. Depois, na presente modalidade, dificilmente é encontrado um degrau entre a parte externa de uma carroçaria de veículo 32d e a superfície da meia carroçaria de lado dianteiro 61, a parte externa de uma carroçaria de veículo 32d sendo dificilmente projetada. De acordo com esta constituição, é possível perceber facilmente que posição do interruptor de buzina é tocada pelo polegar. Adicionalmente, uma vez que o interruptor de buzina 32 se projeta para uma extensão menor na direção do manete, há uma menor probabilidade de a ponta do polegar ser capturada pelo interruptor de buzina 32, quando o polegar for movido para cima e para baixo com o manete 10 mantido firme. Desse modo, é possível prover uma operação suave.
[0051] Além disso, o interruptor de buzina 32 é formado de modo a ser aumentado na área da superfície de operação 32e na direção da parte interna de uma carroçaria de veículo 32c a partir da parte externa de uma carroçaria de veículo 32d. Na presente modalidade, uma linha de contorno da parte superior da carroçaria de veículo 32a do interruptor de buzina 32 e aquela da parte inferior da carroçaria de veículo 32b são formadas de modo a formarem um par com uma parte superior e uma parte inferior através da linha de eixo (D). Depois, um vão livre entre as linhas de contorno superior e inferior é gradualmente aumentado a partir da parte externa de uma carroçaria de veículo 32d na direção da parte interna de uma carroçaria de veículo 32c, e o interruptor de buzina 32 será formado aproximadamente em uma forma de
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 19/31
16/21 setor que é estendida grandemente a partir do eixo de oscilação 36 na direção do lado central da carroçaria de veículo. De acordo com a constituição acima descrita, uma parte a ser pressionada é presa em uma área suficiente, pela qual o interruptor de buzina 32 pode ser facilmente pressionado. Além disso, o polegar é movido lateralmente para facilmente perceber a forma do interruptor. Além disso, o interruptor de buzina 32 é diminuído em área da parte externa de uma carroçaria de veículo, pela qual há menos probabilidade de a ponta do polegar ser capturada pelo interruptor de buzina 32, quando o polegar for movido para cima e para baixo.
[0052] Depois, das linhas de contorno do interruptor de dimmer 31, uma linha de contorno inferior 31a adjacente ao interruptor de buzina 32 é formada ao longo de um ângulo inclinado da linha de contorno da parte superior da carroçaria de veículo 32a do interruptor de buzina 32. Adicionalmente, das linhas de contorno do interruptor de sinal de virada 33, uma linha de contorno superior 33a adjacente ao interruptor de buzina 32 é adicionalmente formada com um ângulo inclinado ao longo da linha de contorno da parte inferior da carroçaria de veículo 32b do interruptor de buzina 32. De acordo com esta constituição, um vão livre entre o interruptor de buzina 32 e o interruptor de dimmer 31 bem como um vão livre entre o interruptor de buzina 32 e o interruptor de sinal de virada 33 são formados de modo a apresentarem uma certa largura, permitindo assim reduzir a possibilidade de os outros interruptores poderem ser tocados na operação do interruptor de buzina 32. É notado que a presente modalidade trata de um caso onde outros dois interruptores são instalados. Contudo, por exemplo, quando o outro interruptor for um, este interruptor poderá ser disposto ou em um lado superior ou em um lado inferior do interruptor de buzina 32. Adicionalmente, quando os outros interruptores forem três ou mais, os interruptores poderão ser dispostos de várias maneiras, por exemplo, dois inPetição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 20/31
17/21 terruptores serão dispostos no lado superior e um será disposto no lado inferior.
[0053] Com referência às figuras 4 e 5, um membro de placa 43 formado com um metal ou semelhante é disposto entre uma meia carroçaria de lado dianteiro 61 e uma meia carroçaria de lado traseiro 62 do alojamento 60. Uma projeção 44 que é engatada com um furo de posicionamento (não ilustrado) provido no guidão 9 é formada no membro de placa 43. Na conexão do interruptor de guidão 30 ao guidão 9, a projeção 44 do membro de placa 43 é posicionada com relação ao furo de posicionamento no guidão 9 de modo a formar um engate. Depois, o guidão 9 é preso entre a meia carroçaria de lado dianteiro 61 e a meia carroçaria de lado traseiro 62 e conectado com o uso de um parafuso de roscar ou semelhante que é inserido em um furo de rosca 46. Um furo atravessante 45 deve ser aproximadamente igual em diâmetro ao guidão 9.
[0054] A figura 6 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da linha C-C na figura 2. Apenas a meia carroçaria de lado dianteiro 61 é ilustrada neste desenho. Conforme descrito anteriormente, o interruptor de buzina 32 irá oscilar com o pressionamento de sua parte mais próxima à parte interna de uma carroçaria de veículo 32c, isto é, uma superfície de operação 32e mais próxima ao lado central da carroçaria de veículo. Quando a superfície de operação 32e for pressionada na direção do lado dianteiro da carroçaria de veículo, um membro de pressionamento interno 40 na parte de trás do interruptor de buzina 32 será pressionado, pelo qual um contato móvel 38 se move na direção de um contato fixo 39. Depois, o contato móvel 38 conectado a uma fiação 41 fica em contato com o contato fixo 39 fixado na meia carroçaria de lado dianteiro 61, acionando assim uma buzina. Um membro elástico 37 enrolado em torno do eixo de oscilação 36 é fixado no membro de pressionamento interno 40 em uma extremidade do
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 21/31
18/21 mesmo e também fixado na meia carroçaria de lado dianteiro 61 na outra extremidade do mesmo. O interruptor de buzina 32 irá retornar para uma posição inicial ilustrada no desenho devido a uma força resiliente do membro elástico 37, quando um motociclista diminuir uma força para pressionar a superfície de operação 32e.
[0055] A figura 7 é um desenho para explicar uma relação posicional do interruptor de guidão 30 com a mão esquerda 70 de um motociclista. Na presente modalidade, a parte interna de uma carroçaria de veículo do interruptor de buzina 32 é disposta em uma parte mais próxima ao centro da carroçaria de veículo do que outros interruptores, de modo que a operação possa ser facilmente mudada para outros interruptores em um estado em que a ponta de um dedo é colada no interruptor de buzina 32. Tal disposição pode ser realizada, por exemplo, pelas superfícies de operação do interruptor de dimmer 31, do interruptor de buzina 32 e do interruptor de sinal de virada 33 dispostos respectivamente em pontos (K), (L) e (M) posicionados no mesmo arco circular que centraliza uma posição predeterminada (J) no manete 10. Depois, a posição predeterminada (J) é ajustada em uma posição próxima ao centro de oscilação do polegar, pela qual as superfícies de operação dos três interruptores ficarão localizadas em um local da ponta do dedo, quando o polegar puder oscilar para cima e para baixo com o manete 10 mantido firme, por meio do que cada dos interruptores apresenta adicionalmente uma maior operabilidade.
[0056] A figura 8 é uma vista parcialmente ampliada de uma motocicleta de duas rodas 100 à qual é aplicado um interruptor de guidão 120 de uma segunda modalidade da presente invenção. A motocicleta de duas rodas 100 é um veículo a motor tipo lambreta que apresenta um piso de nível baixo (não ilustrado) no qual um motociclista coloca seu pé, e uma proteção de perna 112 oposta às pernas do motociclista é instalada acima do piso de nível baixo. Um membro de tampa 111
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 22/31
19/21 para um espaço de armazenamento e um cilindro de chave de ignição 110 são conectados à proteção de perna 112. Uma cobertura de cabo 102 na qual é embutido um painel de instrumentos 103 é instalada acima da proteção de perna 112. A cobertura de cabo 102 é um componente externo para cobrir, a partir do lado traseiro da carroçaria de veículo, um guidão de direção 104 que dirige a roda dianteira, e uma cobertura dianteira 101 que embute um farol e uma unidade de sinal de virada é conectada ao lado dianteiro da carroçaria de veículo da cobertura de cabo 102 de modo a ficar oposta ao mesmo. Um interruptor de partida 109 é instalado na cobertura de cabo 102 nas proximidades do manete direito.
[0057] O interruptor de guidão 120 da presente modalidade é isento de um alojamento de interruptores separado independentemente dos lados direito e esquerdo, mas constituído para dispor um interruptor de dimmer de tipo verticalmente inclinado 107, um interruptor de buzina tipo pressionamento oscilante 106 e um interruptor de sinal de virada tipo lateralmente inclinado 108 nas proximidades do manete no lado esquerdo da cobertura de cabo 102 como um alojamento de interruptores. Estes três interruptores são similares na disposição e constituição como com a primeira modalidade anteriormente descrita, pela qual o interruptor de buzina 106 é aumentado na operabilidade, sendo também conseguido o interruptor de guidão 120 que permite que o interruptor de buzina 106 seja facilmente distinguível. Conforme descrito até agora, o interruptor de guidão da presente invenção é aplicável a qualquer forma de um alojamento de interruptores ou qualquer tipo de um veículo.
[0058] É notado que uma forma do alojamento de interruptores, uma forma ou estrutura do interruptor de buzina, estruturas de outros interruptores e o número dos mesmos não serão limitados às modalidades acima descritas, mas podem ser modificados de diversas maPetição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 23/31
20/21 neiras. Por exemplo, nas modalidades acima, o interruptor de buzina é incluído no interruptor de guidão no lado esquerdo da carroçaria de veículo. Entretanto, o interruptor de buzina pode ser conectado ao interruptor de guidão no lado direito da carroçaria de veículo. O interruptor de guidão da presente invenção não deve ser limitado a uma motocicleta de duas rodas, podendo, porém, ser aplicado a um veículo de três rodas, um veículo de quatro rodas ou outros.
LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA
1: 9: motocicleta de duas rodas guidão
10: manete
15: guidão de direção
30: interruptor de guidão
31: interruptor de dimmer (interruptor de mudança de eixo óptico) (outro interruptor)
32: interruptor de buzina
32a: parte superior da carroçaria de veículo
32b: parte inferior da carroçaria de veículo
32c: parte interna de uma carroçaria de veículo
32d: parte externa de uma carroçaria de veículo
32e: superfície de operação
33: interruptor de sinal de virada (outro interruptor)
36: eixo de oscilação
37: membro elástico
38: contato móvel
39: contato fixo
60: alojamento
61: meia carroçaria (lado traseiro da carroçaria de veículo) de lado dianteiro
62: meia carroçaria (lado dianteiro da carroçaria de veículo) de
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 24/31
21/21
lado traseiro
85: eixo pivotante
D: linha de eixo de manete
G: posição central do eixo pivotante
H: linha
Petição 870180045955, de 29/05/2018, pág. 25/31

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Interruptor de guidão (30) de uma motocicleta, que compreende:
    um alojamento de interruptor (60) apresentando um interruptor de buzina (32) e pelo menos um de outros interruptores (31, 33), o alojamento de interruptor (60) sendo disposto adjacente a um manete (10) conectado a uma extremidade de um guidão (9);
    sendo que o interruptor de buzina (32) é disposto em uma posição que ficará sobreposta em uma linha de eixo (D) do manete (10), quando o alojamento de interruptor (60) for projetado a partir da direção de vista frontal de um motorista e também em um lado traseiro da carroçaria de veículo além dos outros interruptores (31, 33), os outros interruptores (31, 33) sendo dispostos de modo a serem desviados verticalmente com relação ao interruptor de buzina (32);
    em que o interruptor de buzina (32) apresenta um eixo de oscilação (36), caracterizado pelo fato de que o interruptor de buzina (32) é disposto aproximadamente em uma direção perpendicular com relação à linha de eixo (D) a partir da direção de vista frontal de um motorista em uma extremidade (32d) do interruptor de buzina mais próxima ao manete (10), o interruptor de buzina (32) é constituído de modo a oscilar em torno de um eixo de oscilação (36) em sendo pressionado na direção da linha de eixo (D) do manete (10), e sendo que o interruptor de buzina (32) apresenta duas linhas de contorno para ficarem verticalmente opostas entre si através da linha de eixo (D) do manete (10), e um vão livre entre as duas linhas de contorno é gradualmente aumentado na direção do centro de uma carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo (D) do manete (10) a partir da extremidade (32d) mais próxima ao manete (10), e sendo que das linhas de contorno dos outros interruptores (31, 33), é formado um lado (31a, 33a) adjacente ao interruptor de bu
    Petição 870190027106, de 21/03/2019, pág. 5/12
  2. 2/3 zina (32) de modo a correr ao longo de uma das duas linhas de contorno do interruptor de buzina (32).
    2. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma alavanca (12) para freio ou embreagem, que é operada com o manete (10) que é segurado e que também oscila em torno de um eixo pivotante (85) em uma direção frente-trás da carroçaria de veículo, é instalada adjacente ao alojamento de interruptor (60), e o interruptor de buzina (32) é disposto em uma posição que ficará sobreposta em uma linha (H) que liga uma linha de eixo (D) do manete (10) com uma posição central (G) do eixo pivotante (85), quando o alojamento de interruptor (60) for projetado a partir da direção de linha de eixo do manete (10).
  3. 3. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o interruptor de buzina (32) é disposto de modo a se projetar para fora do alojamento de interruptor (60), o interruptor de buzina (32) se projetando do alojamento de interruptor (60) em grande proporção na direção de um lado central de carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo (D) do manete (10) a partir da extremidade (32d) do mesmo mais próxima ao manete (10).
  4. 4. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o interruptor de buzina (32) se projeta na extremidade (32d) mais próxima ao manete (10).
  5. 5. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o interruptor de buzina (32) é aumentado em área de uma superfície de operação (32e) na direção de um centro de carroçaria de veículo ao longo da linha de eixo (D) do manete (10) a partir da extremidade (32d) mais próxima ao manete (10).
    Petição 870190027106, de 21/03/2019, pág. 6/12
    3/3
  6. 6. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a parte interna de uma carroçaria de veículo (32c) do interruptor de buzina (32) é disposta mais próxima ao centro de uma carroçaria de veículo do que os outros interruptores (31, 33).
  7. 7. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o interruptor de buzina (32) é formado de modo a ter sua direção longitudinal na linha de eixo (D) do manete (10).
  8. 8. Interruptor de guidão de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os outros interruptores (31, 33) incluem pelo menos um interruptor de sinal de virada (33) ou um interruptor de dimmer (31) para um farol.
BRPI0913645A 2008-07-02 2009-06-26 Interruptor de guidão de uma motocicleta BRPI0913645B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008173329A JP5213551B2 (ja) 2008-07-02 2008-07-02 車両のハンドルスイッチ
JP2008-173329 2008-07-02
PCT/JP2009/002965 WO2010001568A1 (ja) 2008-07-02 2009-06-26 車両のハンドルスイッチ

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0913645A2 BRPI0913645A2 (pt) 2015-10-13
BRPI0913645B1 true BRPI0913645B1 (pt) 2019-05-14
BRPI0913645B8 BRPI0913645B8 (pt) 2022-05-31

Family

ID=41465675

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0913645A BRPI0913645B8 (pt) 2008-07-02 2009-06-26 Interruptor de guidão de uma motocicleta

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8686305B2 (pt)
EP (1) EP2292499B1 (pt)
JP (1) JP5213551B2 (pt)
CN (1) CN102105346B (pt)
AR (1) AR072372A1 (pt)
BR (1) BRPI0913645B8 (pt)
ES (1) ES2516016T3 (pt)
MX (1) MX2010014143A (pt)
WO (1) WO2010001568A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2536323T3 (es) * 2012-04-23 2015-05-22 Campagnolo S.R.L. Dispositivo de accionamiento eléctrico de cuerno de manillar de un cambio de marchas de bicicleta
CN103489732B (zh) * 2013-09-16 2015-05-27 温州盛世机车业有限公司 迷你型组合开关
JP6214351B2 (ja) * 2013-11-18 2017-10-18 朝日電装株式会社 ハンドルバー用スイッチ装置
JP6194271B2 (ja) * 2014-03-28 2017-09-06 本田技研工業株式会社 車両用ハンドルスイッチ
JP1518185S (pt) * 2014-08-29 2015-02-23
JP1518184S (pt) * 2014-08-29 2015-02-23
JP2016192252A (ja) * 2015-03-30 2016-11-10 本田技研工業株式会社 車両用のハンドルスイッチ
US9499230B1 (en) * 2015-05-27 2016-11-22 Sensata Technologies, Inc. Fixation adapter for handlebar
USD841160S1 (en) * 2016-04-01 2019-02-19 Deka Products Limited Partnership Endoscope
JP1585660S (pt) * 2017-03-24 2018-01-09
USD856855S1 (en) * 2018-02-08 2019-08-20 Matthew J Steele Handlebar switch
CN113748078B (zh) * 2019-04-04 2023-08-08 捷尔杰产业公司 用于紧凑型车辆的控制站
USD915950S1 (en) * 2019-11-04 2021-04-13 Ktm Ag Motor vehicle switch
USD913166S1 (en) * 2019-11-04 2021-03-16 Ktm Ag Motor vehicle switch
WO2022074742A1 (ja) * 2020-10-06 2022-04-14 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH07397Y2 (ja) * 1987-01-14 1995-01-11 本田技研工業株式会社 自動二輪車等のスイッチ装置
JP3662659B2 (ja) 1996-02-23 2005-06-22 朝日電装株式会社 圧着摺動スイッチ
JP2000016366A (ja) * 1998-06-29 2000-01-18 Asahi Denso Co Ltd チョーク操作装置付ハンドルスイッチ
JP2001247070A (ja) * 2000-03-03 2001-09-11 Honda Motor Co Ltd 鞍乗り型車両のスイッチパネル装置
US6538221B1 (en) * 2000-09-14 2003-03-25 Shimano Inc. Key guard for a function key on a bicycle control panel
US6695090B2 (en) * 2001-02-15 2004-02-24 Motorcycle Riders Holdings Corp. Back-lit handlebar control assembly
JP3663366B2 (ja) * 2001-04-26 2005-06-22 朝日電装株式会社 プッシュスイッチ
JP4580129B2 (ja) 2001-09-04 2010-11-10 本田技研工業株式会社 車両のウインカ構造
JP2003312564A (ja) * 2002-04-19 2003-11-06 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車のハンドルスイッチ取付構造
JP4166586B2 (ja) * 2003-01-23 2008-10-15 朝日電装株式会社 ハンドルスイッチ
JP2005053452A (ja) * 2003-07-31 2005-03-03 Daytona:Kk ハンドルスイッチ
JP4890074B2 (ja) * 2006-04-03 2012-03-07 東洋電装株式会社 車両のハンドルスイッチ装置

Also Published As

Publication number Publication date
US20110108397A1 (en) 2011-05-12
EP2292499A4 (en) 2012-06-06
WO2010001568A1 (ja) 2010-01-07
JP5213551B2 (ja) 2013-06-19
BRPI0913645B8 (pt) 2022-05-31
EP2292499A1 (en) 2011-03-09
EP2292499B1 (en) 2014-10-08
JP2010012862A (ja) 2010-01-21
BRPI0913645A2 (pt) 2015-10-13
MX2010014143A (es) 2011-03-04
ES2516016T3 (es) 2014-10-30
US8686305B2 (en) 2014-04-01
CN102105346B (zh) 2014-12-17
CN102105346A (zh) 2011-06-22
AR072372A1 (es) 2010-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0913645B1 (pt) Interruptor de guidão de uma motocicleta
KR101208801B1 (ko) 핸들 스위치
ES2401498A2 (es) Aparato de control de cambio de marcha de vehiculo del tipo de montar a horcajadas
EP2463184A1 (en) Motorcycle
JP4853913B2 (ja) 自動二輪車の前照灯装置
ES2624609T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
JP4339525B2 (ja) 車両の前照灯取付け構造
US9018551B2 (en) Handlebar switch for motorcycle
JP2008024290A (ja) 鞍乗型車両
JP5838139B2 (ja) 鞍乗型車両の前部構造
ES2487843T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
TW201307125A (zh) 機車
BR102019017749A2 (pt) interruptor de guidão para motocicleta
JP2008087603A (ja) ヘッドライト装置及び鞍乗型車両
BR102014023656B1 (pt) dispositivo medidor de motocicleta
JP2016159719A (ja) 鞍乗り型車両におけるスクリーン可動装置
JP4142617B2 (ja) 前照灯構造
BR112015012204B1 (pt) Comutador
TWI435820B (zh) 二輪機車
CN220374689U (zh) 一种电动摩托车把手
EP4067217B1 (en) Straddled vehicle
JP7263299B2 (ja) 自動二輪車のハンドルスイッチ
JP5124855B2 (ja) 自動二輪車用ハンドルスイッチ装置
EP4101749A1 (en) Straddled vehicle
TWM634942U (zh) 機車車燈切換器

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/06/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/06/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2523 DE 14/05/2019 QUANTO AO INVENTOR.