BRPI0902042A2 - dispositivo para montar um motor sobre uma armação de um veìculo utilitário agrìcola ou industrial, e, veìculo utilitário agrìcola ou industrial - Google Patents

dispositivo para montar um motor sobre uma armação de um veìculo utilitário agrìcola ou industrial, e, veìculo utilitário agrìcola ou industrial Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902042A2
BRPI0902042A2 BRPI0902042-0A BRPI0902042A BRPI0902042A2 BR PI0902042 A2 BRPI0902042 A2 BR PI0902042A2 BR PI0902042 A BRPI0902042 A BR PI0902042A BR PI0902042 A2 BRPI0902042 A2 BR PI0902042A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frame
engine
motor
mounting
utility vehicle
Prior art date
Application number
BRPI0902042-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Fell
Original Assignee
Deere & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Co filed Critical Deere & Co
Publication of BRPI0902042A2 publication Critical patent/BRPI0902042A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K5/00Arrangement or mounting of internal-combustion or jet-propulsion units
    • B60K5/12Arrangement of engine supports
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/20Floors or bottom sub-units
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63HMARINE PROPULSION OR STEERING
    • B63H21/00Use of propulsion power plant or units on vessels
    • B63H21/30Mounting of propulsion plant or unit, e.g. for anti-vibration purposes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60YINDEXING SCHEME RELATING TO ASPECTS CROSS-CUTTING VEHICLE TECHNOLOGY
    • B60Y2200/00Type of vehicle
    • B60Y2200/10Road Vehicles
    • B60Y2200/14Trucks; Load vehicles, Busses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60YINDEXING SCHEME RELATING TO ASPECTS CROSS-CUTTING VEHICLE TECHNOLOGY
    • B60Y2200/00Type of vehicle
    • B60Y2200/40Special vehicles
    • B60Y2200/41Construction vehicles, e.g. graders, excavators

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA MONTAR UM MOTOR SOBRE UMA ARMAçãO DE UM VEìCULO UTILìTARIO AGRìCOLA OU INDUSTRIAL, E, VEìCULO UTILITáRIO AGRìCOLA OU INDUSTRIAL. A invenção diz respeito a um dispositivo para montar um motor (38) sobre uma armação (12) de um veículo utilitário agrícola ou industrial. O dispositivo compreende um motor (38) e uma armação (12). A armação (12) tem dois elementos de armação (14, 16) que são dispostos espaçados um do outro. Componentes adicionais do veículo utilitário, por exemplo, uma caixa de engrenagem (22) e/ou um eixo do veículo (34) podem ser acoplados nos elementos de armação (14, 16). Além disso, a presente invenção diz respeito a um veículo utilitário agrícola ou industrial. A fim de que nenhuma força externa seja aplicada no motor (38) ou no alojamento do motor (40), é proposto que pelo menos uma região de uma face lateral (46) do alojamento do motor (40) seja concebida de uma maneira tal que, em decorrência desta, uma estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) do motor (38) é formada e que o motor (38) pode ser montado nos dois elementos de armação (14, 16) usando apenas esta estrutura de montagem (48, 52, 54, 58).

Description

"DISPOSITIVO PARA MONTAR UM MOTOR SOBRE UMA ARMAÇÃODE UM VEÍCULO UTILITÁRIO AGRÍCOLA OU INDUSTRIAL, E,VEÍCULO UTILITÁRIO AGRÍCOLA OU INDUSTRIAL"
A invenção diz respeito a um dispositivo para montar ummotor sobre uma armação de um veículo utilitário agrícola ou industrial. Odispositivo compreende um motor e uma armação. A armação tem doiselementos de armação que são dispostos espaçados um do outro.Componentes adicionais do veículo utilitário, por exemplo, uma caixa deengrenagem, uma cabine e/ou um eixo do veículo, podem ser acoplados noselementos de armação. Além disso, a presente invenção diz respeito a umveículo utilitário agrícola ou industrial.
Sistemas de suspensão de motor ou sistemas de montagem domotor do tipo mencionado na introdução são conhecidos pela tecnologiaanterior por muito tempo. Por exemplo, é costume montar um motor comisolamento de vibração ou fixamente ou rigidamente em um chassi desustentação de carga do veículo. Um chassi como este é normalmentecomposto de uma meia armação do lado esquerdo e uma meia armação dolado direito que são conectadas uma na outra por meio de uma pluralidade deelementos de conexão. A estrutura da armação, portanto, é um chassi rígidoem flexão e rígido em torção. Se o motor for montado na armação comisolamento de vibração, nenhuma força externa no geral é aplicada no motor.
Alternativamente, o que é referido como um desenho em blocoé conhecido, que é geralmente usado em tratores de alto desempenho. Aqui, omotor é montado como um elemento de suporte de carga entre o eixodianteiro ou um bloco que suporta o eixo dianteiro e uma caixa deengrenagem ou armação da caixa de engrenagem. Em um arranjo como este,o motor, portanto, é integrado permanentemente no chassi. Em decorrênciadisto, forças externas que são aplicadas no motor durante a locomoção são,em particular, muito altas quando o veículo está deslocando fora de estradae/ou está realizando um trabalho fora de estrada. Em particular, se um campoestiver sendo lavrado com um arado que é acoplado no trator agrícola, o tratoragrícola é sujeito a grandes forças externas que são também aplicadas nomotor ou no alojamento do motor.
Portanto, a presente invenção está baseada no objetivo deespecificar e desenvolver um dispositivo do tipo mencionado na introduçãoque supera os problemas supramencionados. Em particular, a invenção é paraespecificar e desenvolver um dispositivo de montagem de um motor em umaarmação que soluciona pelo menos de forma geral os problemas mencionadosna introdução. Em particular, o dispositivo inédito de montagem do motorvisa impedir de forma geral que forças externas sejam aplicadas no motor ouno alojamento do motor.
O objetivo é alcançado de acordo com a invenção por meio dopreceito da reivindicação 1 da patente. Vantagens, refinos e desenvolvimentosadicionais da invenção podem ser encontrados nas sub-reivindicações.
De acordo com a invenção, um dispositivo do tipo mencionadona introdução é caracterizado em que pelo menos uma região de uma facelateral do alojamento do motor é concebida de uma maneira tal que, emdecorrência disto, uma estrutura de montagem do motor é formada e que omotor pode ser montado em dois elementos de armação usando apenas estaestrutura de montagem.
É basicamente também concebível que pelo menos dois ladosdo alojamento do motor sejam concebidos de uma maneira tal a fazer comque cada qual forme uma estrutura de montagem do motor, e que oalojamento do motor possa ser montado nos dois elementos de armaçãousando apenas essas estruturas de montagem. E também possível prover emuma região central do motor uma região de flange que é de desenhoessencialmente anular e com a qual o motor pode ser montado nos doiselementos de armação. A região do flange que é de desenho anular pode ficardisposta concentricamente ao eixo geométrico longitudinal do veículo ou aoeixo geométrico longitudinal do motor, ou em um plano que fica dispostoperpendicularmente ao eixo geométrico longitudinal do virabrequim.
Em outras palavras, o motor é conectado de uma maneiraautossustentada, porém essencialmente rígida, nos dois elementos dearmação. Esta conexão serve, inter alia, para suportar o peso do motor e otorque mecânico gerado pelo motor, em relação à armação. Um dispositivo demontagem como este pode ser implementado por meio de uma conexão embalancim, por exemplo, com uma estrutura de montagem correspondente queé equiparável a um colar ou um flange que é formado no lado do volante doalojamento do motor. Com um dispositivo de montagem como este do motornos dois elementos de armação, vantajosamente nenhuma força ou carga queé externa e que age basicamente no chassi do veículo é aplicada no motor oubloco do motor, cujas forças podem levar a carregamento em flexão ecarregamento em torção do bloco do motor. Por causa da conexão fixa entre omotor e os dois elementos de armação, isto também aumenta a rigidez emtorção do chassi ou da armação.
De acordo com uma modalidade preferida, existe umaprovisão de que a face lateral do alojamento do motor seja a extremidade dolado do volante do motor, ou a extremidade oposta do motor. Em outraspalavras, a face lateral do alojamento do motor na qual a estrutura demontagem é formada está no local onde o volante é provido, alternativamente,a estrutura de montagem pode ser também provida no lado localizado opostoao lado do volante do motor, ou na extremidade correspondente do motor.
Uma vez que, nesta modalidade exemplar, o motor é montado somente nolado do volante (ou na extremidade oposta do motor) nos dois elementos dearmação, a respectiva outra extremidade do motor, que não é montada noselementos de armação, é livremente suspensa. Por este motivo, a estrutura demontagem deve ser concebida de uma maneira tal que um momento deinclinação ou torque do motor possa ser suportado.
Em uma modalidade alternativa, a face lateral do alojamentodo motor é orientada de forma essencialmente perpendicular ao eixogeométrico longitudinal do virabrequim do motor. Isto pode portanto entãoconstituir uma estrutura de montagem anular, como já foi indicado antes, queé provida, por exemplo, em uma região central do motor. Até este ponto, omotor pode, em decorrência disto, ser montado centralmente, ou de umamaneira equilibrada nos dois elementos de armação.
De acordo com uma alternativa adicional, a face lateral doalojamento do motor é um plano que fica disposto essencialmente paralelo aoeixo geométrico longitudinal do virabrequim. O plano é preferivelmenteorientado horizontal ou verticalmente. De acordo com esta alternativa, épossível, por exemplo, prover uma região no lado de baixo do motor queestende-se lateralmente com relação aos elementos de armação. Esta regiãopode ficar disposta no lado do volante, centralmente ou oposta ao lado dovolante do motor e/ou limitada a uma região de até aproximadamente 20 % dolado de baixo do motor. O motor é então montado nos dois elementos dearmação usando esta estrutura de montagem.
A estrutura de montagem de forma particularmente preferíveltem um reforço do alojamento que estende-se em torno da circunferência ouperiferia do alojamento do motor. O reforço do alojamento pode ser providono alojamento do volante ou em uma região do alojamento do motor na qual ovolante fica disposto. O reforço do alojamento pode ser dimensionado de umamaneira tal que pelo menos o peso do motor e o torque que é gerado por ele,bem como as forças de aceleração que normalmente ocorrem quando oveículo está operando e que agem no motor, possam ser suportadas oudissipadas em relação aos elementos de armação. O reforço do alojamentoentão estende-se, em particular, em torno da circunferência ou periferia doalojamento do motor, se um reforço do alojamento essencialmente anular ouretangular for provido no sentido de uma estrutura encerrada no lado de forado motor.
De acordo com uma modalidade preferida, a estrutura demontagem é projetada para formar uma conexão em balancim com oselementos de armação. Alternativamente, ou adicionalmente, o motor ésuspenso na armação de uma maneira autossustentada por meio da estruturade montagem.
A estrutura de montagem pode ter pelo menos uma parte deflange. Alternativamente, pelo menos uma parte de flange pode ser adaptada àestrutura de montagem. A pelo menos uma parte de flange pode ser montadaem um elemento da armação. Em outras palavras, pelo menos uma parte deflange que forma a estrutura de montagem do motor e com a qual o motorpode ser montado nos elementos de armação pode ser provida em uma únicapeça. A dita parte de flange pode, por exemplo, ser provida no bloco do motorfundido. Alternativamente, uma parte de flange com a qual o motor émontado em um elemento da armação pode ser adaptada à estrutura demontagem do motor.
De acordo com uma modalidade particularmente preferida, omotor pode ser montado entre os dois elementos de armação usando aestrutura de montagem. Um arranjo espacial como este do motor em relaçãoaos dois elementos de armação é conhecido, por exemplo, pelos tratores dasérie 6000 do requerente. Na dita série, os dois elementos de armaçãoestendem-se continuamente a partir do eixo dianteiro até a caixa deengrenagem ou alojamento do diferencial. Uma vez que o motor é montadoentre os dois elementos de armação, a armação do veículo utilitário podeadicionalmente ser feita mais rígida.
De acordo com uma modalidade preferida, a estrutura demontagem é montada na armação do veículo utilitário de uma maneira tal afazer com que nenhuma força externa que age na armação do veículo utilitárioseja aplicada no motor, por exemplo, por um implemento que é adaptado noveículo utilitário. Isto pode ser implementado, por exemplo, usando umdispositivo de suspensão em balancim para o motor tal como mencionadoanteriormente.
A estrutura de montagem é preferivelmente concebida de umamaneira tal que ela possa ser usada para suportar o próprio peso do motor, eum possível momento de inclinação que age em decorrência deste e/ou dotorque mecânico gerado pelo motor em relação à armação.
Um elemento da armação preferivelmente tem um componentede sustentação de carga que é de desenho essencialmente alongado e que épreferivelmente disposto paralelo à direção longitudinal do veículo. Umelemento da armação como este é usado no trator da série 6000supramencionado do requerente.
A estrutura de montagem ou uma parte de flange que éconectada rigidamente na estrutura de montagem pode ser montadarigidamente em um elemento da armação. Em decorrência disto, o motor érigidamente conectado nos elementos de armação ou na armação do veículo.Possíveis vibrações ou oscilações do motor são transmitidas diretamente àarmação do veículo de acordo com esta modalidade.
Alternativamente, de acordo com uma modalidadeparticularmente preferida, a estrutura de montagem é concebida de umamaneira tal que vibrações e/ou oscilações do motor em relação aos elementosde armação são possíveis e que podem preferivelmente ser amortecidas. Istopode ser implementado por meio de recortes em forma de fenda ou alongadosnas partes de flange ou na estrutura de montagem.
Em uma maneira particularmente vantajosa, o número decomponentes que é necessário para montar o motor pode ser reduzido, se aestrutura de montagem for concebida de maneira a ser integral no alojamentodo motor, ou sobre ele. O motor é como se fosse diretamente conectado noselementos de armação ou montado neles usando a estrutura de montagem.
Em termos de um veículo utilitário agrícola ou industrial, o problema mencionado na introdução é solucionado por meio dos recursos da reivindicação 16 da patente. Dessa maneira, um veículo utilitário agrícola ou industrial tem uma armação e um motor. A armação tem dois elementos de armação que são dispostos espaçados um do outro. Componentes adicionais do veículo utilitário, por exemplo, uma caixa de engrenagem e/ou um eixo do veículo, podem ser acoplados nos elementos de armação. O veículo utilitário de acordo com a invenção é caracterizado por um dispositivo para montar o motor de acordo com uma das reivindicações 1 a 15.
Uma vez que o veículo utilitário de acordo com a invenção deve ser equipado com um dispositivo para montar um motor de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, versados na técnica que estão ativos no campo em questão aqui, providos do conhecimento do dispositivo inventivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, e das declarações feitas com relação a elas, podem aplicar esta tecnologia a um veículo utilitário agrícola ou industrial de forma que é feita referência à parte anterior da descrição a fim de evitar repetição.
Existem agora várias maneiras possíveis de configurar e desenvolver vantajosamente o preceito da presente invenção. A este respeito, é feita referência tanto às reivindicações da patente que são dependentes da reivindicação 1 da patente quanto à explanação seguinte das modalidades exemplares preferidas da invenção com referência aos desenhos. Modalidades e desenvolvimentos no geral preferidos dos preceitos também serão explicados em conjunto com a explanação das modalidades exemplares preferidas da invenção com referência aos desenhos. Nos desenhos, em cada caso em uma ilustração esquemática:
A figura 1 é uma vista plana de uma primeira modalidade exemplar da presente invenção;A figura 2 é uma vista plana de uma segunda modalidade exemplar da presente invenção;
A figura 3 é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar adicional da presente invenção, que é equiparável à modalidade exemplar de acordo com a figura 1;
A figura 4 é uma vista em perspectiva da modalidade exemplar da figura 3, vista por uma perspectiva diferente; e
A figura 5 é uma vista lateral de uma modalidade exemplar adicional da presente invenção.
Componentes idênticos ou similares são caracterizados pelos mesmos símbolos de referência nas figuras.
A figura 1 é uma vista plana esquemática de um chassi de um veículo utilitário agrícola, especificamente de um trator (não mostrado). O trator é de um desenho de armação. A armação 12 tem dois elementos de armação 14, 16 que são dispostos espaçados um do outro e que estendem-se de uma região dianteiro do trator até uma região traseira do trator. Os dois elementos de armação 14, 16 são dispostos essencialmente paralelos ao eixo geométrico longitudinal 18 do veículo. Um elemento de conexão 20, no qual os dois elementos de armação 14, 16 são respectivamente montados, é provido na região dianteira do trator. Os dois elementos de armação 14, 16 são montados no alojamento da caixa de engrenagem 22 em uma região traseira do trator. O alojamento da caixa de engrenagem 22 está mostrado apenas esquematicamente na figura 1 e compreende uma transmissão de mudança de marcha 24, uma engrenagem diferencial 26 e uma engrenagem de tomada de potência 28, e aqui esses mecanismos de engrenagem não estão mostrados, mas são meramente indicados pelos números de referência, e os ditos mecanismos de engrenagem são dispostos aproximadamente no alojamento da caixa de engrenagem 22 que é composto de uma pluralidade de partes do alojamento. Em cada caso, os eixos de acionamento (não mostrados)ficam dispostos a partir da engrenagem diferencial 26 lateralmente por meio dos alojamentos da caixa de engrenagem montadas no eixo correspondente até as rodas traseiras 30 do trator a fim de acioná-las. A tomada de potência, que é conectada rotacionalmente na engrenagem de tomada de potência 28 e com a qual implementos (não mostrados) que podem ser acoplados no trator podem ser mecanicamente acionados, é identificada pelo número de referência 32.
Um eixo dianteiro 34, que tem mancais de pêndulo e é indicado apenas esquematicamente, do trator é suspenso pelo elemento de conexão 20, as rodas dianteiras 36 sendo montadas rotacionalmente no dito eixo dianteiro 34. O motor 38 do trator é montado na armação 12 ou nos elementos de armação 14, 16, com o motor 38 sendo concebido na forma de um motor de combustão interna. O motor 38 tem um alojamento do motor 40, um volante 42 e um eixo de acionamento 44. O eixo de acionamento 44 é conectado na transmissão de mudança de marcha 24 por meio de um eixo cardam (não mostrado).
De acordo com a invenção, pelo menos uma região de uma face lateral 46 do alojamento do motor 40 é concebida de uma maneira tal que, em decorrência disto, seja formada uma estrutura de montagem 48 do motor 38. O motor 38, de uma maneira inventiva, é montado nos dois elementos de armação 14, 16 usando apenas esta estrutura de montagem 48. Até este ponto, em particular a região dianteira 50 do motor 38, não é conectada em um componente de montagem ou na armação 12 e/ou nos elementos de armação 14, 16 de nenhuma outra maneira, ou seja, ela é montada na armação de uma maneira autossustentada.
A face lateral 46 do alojamento do motor 40 na figura 1 é o lado do motor 38 no qual o volante 42 está disposto. Em outras palavras, a face lateral 46 do alojamento do motor 40 é o lado do motor 38 que fica voltado para o alojamento da caixa de engrenagem 22 ou a transmissão demudança de marcha 24.
Em uma modalidade exemplar alternativa (não mostrada), a estrutura de montagem 48, que é formada no lado do volante do alojamento do motor 40 na figura 1, pode ser formada na região dianteira 50 do motor 38. De acordo com esta modalidade exemplar, o motor 38 correspondentemente seria montado nos dois elementos de armação 14, 16 na região dianteira 50 do motor 38 usando apenas uma estrutura de montagem.
De acordo com uma modalidade exemplar na figura 1, a face lateral 46 do alojamento do motor 40 é orientada essencialmente perpendicular ao eixo geométrico longitudinal do virabrequim (não mostrado) ou do eixo de acionamento 44 ou do eixo geométrico longitudinal 18 do trator.
A estrutura de montagem 48 tem um reforço do alojamento que é formado no alojamento do volante 42 do motor 38. De acordo com a modalidade exemplar na figura 1, a estrutura de montagem 48 é formada de uma maneira tal que ela é integral ou em uma única peça com o alojamento do motor 40. A estrutura de montagem 48 estende-se em torno da circunferência ou periferia do volante 42 ou do alojamento do motor 40 na região do volante 42. Dessa maneira, a estrutura de montagem 48 é concebida de uma maneira tal que ela forme, com os elementos de armação 14, 16, uma conexão em balancim. O motor 38 de acordo com a figura 1 é suspenso pela armação 12 ou pelos elementos de armação 14, 16 de uma maneira autossustentada usando a estrutura de montagem 48.
Em virtude do fato de que o motor 38 é montado nos dois elementos de armação 14, 16 usando a estrutura de montagem 48, a armação 12 do trator é adicionalmente feita mais rígida. A armação 12 do trator compreende, em particular, os elementos de armação 14, 16, o elemento de conexão 20 e a parte do alojamento da caixa de engrenagem 22 na qual os elementos de armação 14, 16 são montados.O dispositivo de montagem do motor 38 na armação 12 do veículo utilitário é vantajosamente concebido de uma maneira tal que nenhuma força externa que pode agir na armação 12 do trator seja aplicada no motor 38 em si. O motor 38 é de fato montado rigidamente nos dois elementos de armação 14, 16 usando a estrutura de montagem 48. Entretanto, se a armação 12 for submetida a carregamento em flexão ou carregamento em torção e, em decorrência de a armação 12 ser deformada na sua estrutura tridimensional, isto não é aplicado ao motor 38 e o motor 38 não é deformado em decorrência disto. O alojamento do motor portanto não tem que ser projetado para prover uma função de sustentação de carga para o veículo. Isto permite que os custos sejam reduzidos, uma vez que o alojamento do motor não tem que ter a estabilidade que de outra forma seria necessária para um motor do desenho de bloco supramencionado.
A estrutura de montagem 48 é concebida de uma maneira tal que ela é usada para suportar o próprio peso do motor 38 e o torque gerado pelo motor 38 na armação 12 ou nos elementos de armação 14, 16. Um momento de inclinação ou torque do motor 38 que age por causa da suspensão do motor e é causado pelo peso do motor 38 é também suportado pela estrutura de montagem 48. Forças de aceleração do trator que possivelmente ocorrem agem na direção vertical e/ou horizontal e podem ocorrer a despeito de um sistema de suspensão do eixo possivelmente provido, em particular quando trabalho pesado no campo está sendo realizado, são também suportadas ou absorvidas pela estrutura de montagem 48 com relação à armação 12.
A figura 2 mostra uma vista plana esquemática de uma modalidade exemplar alternativa na qual, entretanto, a armação 12 e os componentes acoplados a ela são concebidos de uma maneira equiparavel à modalidade exemplar na figura 1. Entretanto, nesta modalidade exemplar, não existe uma estrutura de fixação formada no lado do volante do alojamento domotor 40, mas, em vez disso, uma estrutura de montagem 52 é formada aqui em uma região central do alojamento do motor 40 em cada uma das duas faces laterais do alojamento do motor 40 que ficam voltadas para os elementos de armação 14, 16. Dessa maneira, o motor é montado no elemento da armação 14 usando a estrutura de fixação 52. O motor é montado no elemento da armação 16 usando a outra estrutura de fixação 52. As duas estruturas de fixação 52 da figura 2 portanto estendem-se somente em uma região central dessa respectiva face lateral do alojamento do motor 40 que fica voltada para o respectivo elemento da armação 14, 16. Na vista plana da figura 2, não está aparente que nesta modalidade exemplar um reforço do alojamento é provido no lado de baixo do motor 38 de forma que a estrutura de montagem 52 da figura 52 é concebida essencialmente em uma forma de U, ou seja, estende-se de forma essencialmente vertical no lado voltado para o elemento da armação 14, e também estende-se de forma essencialmente vertical nessa face lateral do alojamento do motor 40 que fica voltada para o elemento da armação 16. As duas estruturas de montagem 52 são conectadas por baixo do motor 38 para formar um reforço do alojamento adicional (não mostrado).
As figuras 3 e 4 mostram cada qual uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar adicional da presente invenção. De acordo com esta modalidade exemplar, somente a parte ou região superior do alojamento do motor 40 é concebida na forma de uma estrutura de montagem 54. A estrutura de montagem 54 é provida na região do volante 42. A estrutura de montagem 54 é concebida na forma de um reforço do alojamento. O alojamento do motor 40 ou o motor 38 é rigidamente conectada nos dois elementos de armação 14, 16 usando a estrutura de montagem 54. Em uma região inferior da face lateral 46 do motor 38, o alojamento do motor 40 tem uma parte de flange (não mostrada) que é também concebida na forma de um reforço do alojamento. Um elemento de conexão 56, que é rigidamenteconectado nos elementos de armação 14, 16, estende-se entre os dois elementos de armação 14, 16. A parte de flange do alojamento do motor 40 é conectada por flanges ou é montada no elemento de conexão 56. Até este ponto, a parte de flange do alojamento do motor 40 é rigidamente montada nos elementos de armação 14 e 16 por meio do elemento de conexão 56. Por questão de clareza, o elemento da armação 40 foi mostrado em linhas tracejadas na figura 4.
A figura 5 mostra uma vista lateral de uma modalidade exemplar adicional de um dispositivo inventivo de montagem do motor 38 na armação 12. Os dois elementos de armação 14, 16 que são dispostos espaçados um do outro, o elemento de conexão 20 e o alojamento da caixa de engrenagem 22, que formam a armação 12 do trator, são também providos nesta modalidade exemplar. Nesta modalidade exemplar, a região dianteira da face lateral inferior do alojamento do motor 40 é concebida de uma maneira tal que, em decorrência disto, uma estrutura de montagem 58 do motor 38 é formada. De acordo com esta modalidade exemplar, o motor 38 é montado nos dois elementos de armação 14, 16 usando apenas esta estrutura de montagem 58. Especificamente, o reservatório de óleo do motor 38 ou do alojamento do motor 40 é provido de acordo com esta modalidade exemplar com um reforço do alojamento que serve ao mesmo tempo como uma estrutura de montagem para montar o motor nos elementos de armação 14, 16. Dessa maneira, o lado de baixo do alojamento do motor 46, especificamente a face lateral do alojamento do motor 40 que está indicada pelas setas 60, fica disposta essencialmente em um plano orientado horizontalmente. Nesta modalidade exemplar, a face lateral 60 do alojamento do motor 40 é portanto disposta essencialmente paralela ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento 44 ou ao eixo geométrico longitudinal do virabrequim (não mostrado) do motor 38. A estrutura de montagem 58 pode então ser conectada diretamente nos dois elementos de armação 14, 16. Alternativamente, umflange pode ser formado na estrutura de montagem 58 e, por sua vez, uma parte de flange adicional (não mostrada na figura 5) é rigidamente acoplada a ela. Esta parte de flange adicional pode ser provida em qualquer lado e pode ser rigidamente conectada no respectivo elemento da armação 14 ou 16.
Conclusivamente, deve-se notar muito particularmente que as modalidades exemplares explicadas anteriormente servem apenas para descrever o preceito reivindicado, mas não para restringi-lo às modalidades exemplares.

Claims (16)

1. Dispositivo para montar um motor sobre uma armação de um veículo utilitário agrícola ou industrial, que tem um motor (38) e uma armação (32), em que a armação (12) tem dois elementos de armação (14, 16) que são dispostos espaçados um do outro, em que componentes adicionais do veículo utilitário, por exemplo, uma caixa de engrenagem (22) e/ou um eixo do veículo (34), podem ser acoplados nos elementos de armação (14, 16), caracterizado pelo fato de que pelo menos uma região de uma face lateral (46) do alojamento do motor (40) é concebida de uma maneira tal que, em decorrência disto, uma estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) do motor (38) é formada e o motor (38) poder ser montado nos dois elementos de armação (14, 16) usando apenas esta estrutura de montagem (48, 52, 54, 58).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a face lateral (46) do alojamento do motor (40) é a extremidade do lado do volante do motor (38) ou a extremidade oposta (50) do motor (38).
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a face lateral (46) do alojamento do motor (40) é orientada de forma essencialmente perpendicular ao eixo geométrico longitudinal do virabrequim do motor (38).
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a face lateral (60) do alojamento do motor (40) é um plano que fica disposto essencialmente paralelo ao eixo geométrico longitudinal do virabrequim e que é preferivelmente orientado horizontalmente ou verticalmente.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) tem um reforço do alojamento que estende-se em torno da circunferência ou periferia do alojamento do motor (40).
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) é projetada para formar uma conexão em balancim com os elementos de armação (14, 16).
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o motor (38) é suspenso pela armação (12) de uma maneira autossustentada por meio da estrutura de montagem (48, 52, 54, 58).
8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) tem pelo menos uma parte de flange, ou em que pelo menos uma parte de flange pode ser adaptada na estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) e em que a pelo menos uma parte de flange pode ser montada em um elemento da armação (14, 16).
9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o motor (42) pode ser montado entre os dois elementos de armação (14, 16) usando a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58), em que, desta maneira, a armação (12) do veículo utilitário pode adicionalmente ser feita mais rígida.
10. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) é montada na armação (12) do veículo utilitário de uma maneira tal que, em decorrência disto, nenhuma força externa que age na armação (12) do veículo utilitário, por exemplo, de um implemento que é adaptado no veículo utilitário, é aplicada no motor (38).
11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) é concebida de uma maneira tal que ela pode ser usada para suportar o próprio peso do motor (38) e/ou o torque gerado pelo motor (38) naarmação (12).
12. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que um elemento da armação (14, 16) tem um componente de sustentação de carga que é de desenho essencialmente alongado e que é preferivelmente disposto paralelo à direção longitudinal (18) do veículo.
13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) ou uma parte de flange que é rigidamente conectada na estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) é rigidamente montada em um elemento da armação (14, 16).
14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) é concebida de uma maneira tal que vibrações e/ou oscilações do motor (38) relativas aos elementos de armação (14, 16) são possíveis e podem preferivelmente ser amortecidas.
15. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que a estrutura de montagem (48, 52, 54, 58) é formada integralmente no alojamento do- motor (40), ou sobre ele.
16. Veículo utilitário agrícola ou industrial que tem uma armação (12) e um motor (38), em que a armação (12) tem dois elementos de armação (14, 16) que são dispostos espaçados um do outro, em que componentes adicionais do veículo utilitário, por exemplo, uma caixa de engrenagem (22) e/ou um eixo do veículo (34), podem ser acoplados nos elementos de armação (14, 16), caracterizado pelo fato de que compreende um dispositivo para montagem em um motor (38) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15.
BRPI0902042-0A 2008-06-11 2009-06-09 dispositivo para montar um motor sobre uma armação de um veìculo utilitário agrìcola ou industrial, e, veìculo utilitário agrìcola ou industrial BRPI0902042A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008002350A DE102008002350A1 (de) 2008-06-11 2008-06-11 Vorrichtung zum Befestigen eines Motors an einem Rahmen eines landwirtschaftlichen oder industriellen Nutzfahrzeugs

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902042A2 true BRPI0902042A2 (pt) 2010-04-13

Family

ID=41112565

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902042-0A BRPI0902042A2 (pt) 2008-06-11 2009-06-09 dispositivo para montar um motor sobre uma armação de um veìculo utilitário agrìcola ou industrial, e, veìculo utilitário agrìcola ou industrial

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8069944B2 (pt)
EP (1) EP2133231B1 (pt)
JP (1) JP2009298396A (pt)
KR (1) KR20090129324A (pt)
BR (1) BRPI0902042A2 (pt)
DE (1) DE102008002350A1 (pt)
ES (1) ES2396274T3 (pt)
PL (1) PL2133231T3 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5111409B2 (ja) * 2009-02-02 2013-01-09 ヤンマー株式会社 作業車輌
DE102011051687B3 (de) * 2011-07-08 2012-10-25 Krauss-Maffei Wegmann Gmbh & Co. Kg Fahrzeug sowie Verfahren zur Montage eines Antriebsaggregats
SE536463C2 (sv) * 2012-04-02 2013-11-26 Scania Cv Ab Monteringsarrangemang för ett drivpaket för ett fordon
US9874264B2 (en) * 2015-11-18 2018-01-23 Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, Inc. Magnetic field activated powertrain mount
US10502308B2 (en) 2016-12-22 2019-12-10 Polaris Industries Inc. Driveline for powersports vehicle

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1881958A (en) * 1931-01-21 1932-10-11 Houde Eng Corp Joint
US2044714A (en) * 1932-11-30 1936-06-16 Rolland S Trott Engine mounting
US2311303A (en) * 1933-07-22 1943-02-16 Patrick J Collins Engine mounting and control
US2205999A (en) 1936-11-10 1940-06-25 Edward P Molloy Truck
DE1138328B (de) 1959-02-17 1962-10-18 John Deere Lanz Ag Rahmen fuer landwirtschaftliche Motorfahrzeuge
FR1407072A (fr) * 1963-12-28 1965-07-30 Renault Suspension de moteur par barre de torsion
US3633856A (en) * 1969-06-25 1972-01-11 Caterpillar Tractor Co Engine support bushing assembly
US4067524A (en) * 1976-07-12 1978-01-10 Caterpillar Tractor Co. Engine mount
US6029765A (en) * 1997-03-17 2000-02-29 Ford Global Technologies, Inc. Powertrain mounting apparatus for a motor vehicle
JP3584684B2 (ja) * 1997-06-20 2004-11-04 トヨタ自動車株式会社 車両用エンジンの懸架装置
US5845734A (en) * 1997-07-28 1998-12-08 Ford Global Technologies, Inc. Slide out engine mounting system for automotive vehicle
DE19802805A1 (de) * 1998-01-27 1999-07-29 Phoenix Ag Antriebseinheit
CA2333538A1 (en) * 1998-05-26 1999-12-02 Motor Coach Industries Ltd. Dynamic inertial structural stiffening linkage
JP3887965B2 (ja) * 1998-08-31 2007-02-28 井関農機株式会社 動力車両
US6494285B1 (en) * 2000-11-27 2002-12-17 Spartan Motors, Inc. Vehicle chassis with integral drop deck
DE10148312C1 (de) * 2001-09-29 2002-12-05 Daimler Chrysler Ag Tragrahmen für ein Fahrgestell eines Nutzfahrzeuges
JP3942508B2 (ja) * 2002-07-30 2007-07-11 株式会社クボタ 作業車のエンジン搭載構造
JP3957181B2 (ja) * 2002-08-21 2007-08-15 ヤンマー株式会社 エンジンの支持装置
JP2004268747A (ja) * 2003-03-10 2004-09-30 Yanmar Agricult Equip Co Ltd 作業車のエンジン装置
JP2004314945A (ja) * 2003-03-31 2004-11-11 Komatsu Forklift Co Ltd フォークリフトのパワートレーン支持装置
DE102006019264B4 (de) * 2006-04-26 2017-05-18 Man Truck & Bus Ag Rahmenvorderteil mit Motoraufhängung

Also Published As

Publication number Publication date
EP2133231A3 (de) 2011-07-06
ES2396274T3 (es) 2013-02-20
US8069944B2 (en) 2011-12-06
EP2133231A2 (de) 2009-12-16
US20090308680A1 (en) 2009-12-17
KR20090129324A (ko) 2009-12-16
PL2133231T3 (pl) 2013-02-28
EP2133231B1 (de) 2012-09-26
JP2009298396A (ja) 2009-12-24
DE102008002350A1 (de) 2009-12-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5815602B2 (ja) エンジンマウントおよびパワーユニットの防振支持構造
BRPI0902042A2 (pt) dispositivo para montar um motor sobre uma armação de um veìculo utilitário agrìcola ou industrial, e, veìculo utilitário agrìcola ou industrial
WO2015060162A1 (ja) エンジンマウント部を備える車両
KR101184285B1 (ko) 차량의 엔진마운팅 구조
WO2010134297A1 (ja) 電動モータ駆動式車両用の駆動ユニット防振保持装置
BRPI0618235A2 (pt) suspensão de braço de arraste
BR112020000389A2 (pt) dispositivo monobloco de suporte de um grupo motopropulsor de um veículo automotivo, e, veículo automotivo equipado com um grupo motopropulsor
JP5455553B2 (ja) エンジン支持装置
JP4433142B2 (ja) 防振マウント装置
KR20100056953A (ko) 다이나믹 댐핑장치
RU120050U1 (ru) Опора раздаточной коробки автомобиля
ES2207416B2 (es) Sistema estabilizador para tractores.
KR102180042B1 (ko) 엔진 프레임을 구비하는 이앙기 프레임
CN206678758U (zh) 一种发动机左悬置车身侧支架总成
CN217074020U (zh) 动力总成悬置组件和车辆
ES2298673T3 (es) Sistema de acoplamiento entre bastidor y grupo motor de un vehiculo automovil.
KR100802773B1 (ko) 차량의 엔진 마운팅 장치
RU2216456C2 (ru) Устройство для крепления раздаточной коробки
JPH0341045Y2 (pt)
JP2005082077A (ja) 防振マウント装置
JP2005082074A (ja) 防振マウント装置
BRPI1101679A2 (pt) suspensão de agregado, em particular, para veìculos automotores
KR20130043481A (ko) 마운트와 서브프레임의 결합구조
CN111169264A (zh) 悬挂系统和具有其的车辆
CN110778396A (zh) 一种直升机活塞发动机的吊装式安装装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements