BRPI0720906A2 - mÉtodo e sistema para planejamento dental e produÇço - Google Patents

mÉtodo e sistema para planejamento dental e produÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0720906A2
BRPI0720906A2 BRPI0720906-1A BRPI0720906A BRPI0720906A2 BR PI0720906 A2 BRPI0720906 A2 BR PI0720906A2 BR PI0720906 A BRPI0720906 A BR PI0720906A BR PI0720906 A2 BRPI0720906 A2 BR PI0720906A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
dental
patient
planning
impression
Prior art date
Application number
BRPI0720906-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Pettersson
Original Assignee
Nobel Biocare Services Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nobel Biocare Services Ag filed Critical Nobel Biocare Services Ag
Publication of BRPI0720906A2 publication Critical patent/BRPI0720906A2/pt
Publication of BRPI0720906B1 publication Critical patent/BRPI0720906B1/pt
Publication of BRPI0720906B8 publication Critical patent/BRPI0720906B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C1/00Dental machines for boring or cutting ; General features of dental machines or apparatus, e.g. hand-piece design
    • A61C1/08Machine parts specially adapted for dentistry
    • A61C1/082Positioning or guiding, e.g. of drills
    • A61C1/084Positioning or guiding, e.g. of drills of implanting tools
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C13/00Dental prostheses; Making same
    • A61C13/0003Making bridge-work, inlays, implants or the like
    • A61C13/0004Computer-assisted sizing or machining of dental prostheses
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C5/00Filling or capping teeth
    • A61C5/70Tooth crowns; Making thereof
    • A61C5/77Methods or devices for making crowns
    • GPHYSICS
    • G16INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS
    • G16HHEALTHCARE INFORMATICS, i.e. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR THE HANDLING OR PROCESSING OF MEDICAL OR HEALTHCARE DATA
    • G16H20/00ICT specially adapted for therapies or health-improving plans, e.g. for handling prescriptions, for steering therapy or for monitoring patient compliance
    • G16H20/40ICT specially adapted for therapies or health-improving plans, e.g. for handling prescriptions, for steering therapy or for monitoring patient compliance relating to mechanical, radiation or invasive therapies, e.g. surgery, laser therapy, dialysis or acupuncture

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Apparatus For Radiation Diagnosis (AREA)

Abstract

MÉTODO E SISTEMA PARA PLANEJAMENTO DENTAL E PRODUÇçO. Um método e sistema útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos una restauração dental ou produto relacionado à mesma para ser usado em dito procedimento restaurativo dental são revelados. Dados de entrada de diferentes fontes, por exemplo, dados em 3D de um exame de TC de um paciente com uma bandeja de impressão dental incluindo uma impressão dental do paciente preparada previamente na boca do paciente, são combinada com dados a partir de um exame em 3D de alta resolução da mesma impressão dental. Os dados resultantes são, por exemplo, combinados por meio de marcadores fiéis arranjados na bandeja de impressão dental. Portanto, planejamento e produção confiáveis são permitidos por meio do mesmo, conjunto de dados combinados. Desta maneira, a dose a qual o paciente é exposto pode ser reduzida em comparação com métodos anteriores.

Description

10
«MÉTODO E SISTEMA PARA PLANEJAMENTO DENTAL E PRODUÇÃO"
Campo da Invenção
Esta invenção pertence em geral ao campo da odontologia. Mais particularmente, a invenção se refere a um método e sistema para planejar procedimentos restaurativos dentais e para produzir restaurações dentais e/ou produtos relacionados aos procedimentos restaurativos dentais.
Antecedentes da Invenção
Em aplicações de reparação dental, convencionalmente, um molde dental de trabalho em gesso da dentição do paciente era freqüentemente proporcionado, o qual era feito por meio de impressões tomadas do paciente e carregadas com gesso. O molde dental de trabalho era então montado em um articulador com a ajuda de um índice de mordida tomado, assegurando o correto posicionamento e registro do molde dental. A restauração dental era então produzida sobre o molde dental de trabalho obtido. A precisão era verificada por meio do articulador.
No entanto, este tipo de produção compreendia uma grande quantidade de operações de trabalho manual que consumiam muito tempo ao serem realizadas. Uma etapa de racionalização foi examinar o molde de trabalho com um escâner tridimensional (3-D), por exemplo, Procera Forte®. Conseqüentemente, a restauração dental era desenhada eletronicamente, por exemplo, por meio do sistema Procera® CAD. A partir dos dados de CAD - obtidos, a restauração dental, tal como uma ponte, era manufaturada. Eventualmente era realizado chapeamento e a restauração dental era finalizada por polimento, e verificação com a ajuda do articulador. Finalmente, a restauração dental era instalada no paciente. Ainda, um molde de gesso era necessário, e operações de trabalho manual relacionadas ao mesmo eram requeridas, incluindo polimento do molde de gesso, perfuração de furos no molde de gesso, prender com pinos o molde de gesso, moldeamento de uma placa de base de suporte, polimento da placa de base, seccionamento do molde de gesso, etc.
Sistemas melhorados foram apresentados nos pedidos
internacionais W002/053056 e W02005/055856 do mesmo depositante que o presente pedido para planejar cirurgia. Nestas publicações, uma técnica de exame duplo é revelada, compreendendo um primeiro exame por TC (tomografia computadorizada) de uma região de maxilar de um paciente com uma guia radiográfica, e possivelmente um índice radiográfico inserido em sua boca, bem como um segundo exame por TC de somente a guia radiográfica sem o índice radiográfico.
A técnica de exame duplo baseado em computador
proporciona planejamento e produção confiáveis e seguros de um molde cirúrgico. No entanto, uma questão relacionada à TC é que exame por TC às vezes não é capaz de representar precisamente a anatomia oral. Por exemplo, restaurações dentais baseadas em metal existentes no paciente podem causar uma dispersão grave durante o exame por TC. Além disso, exames por TC, que são freqüentemente repetidos durante exames posteriores do paciente, apresentam uma carga substancial de radiação já que todo o crânio é exposto à radiação do tomógrafo computadorizado durante o primeiro exame por TC. Por conseguinte, outra questão é que a quantidade de radiação a qual o paciente é exposto durante a preparação de dados para planejamento de procedimentos restaurativos dentais e produção de restaurações dentais e produtos relacionados deve ser minimizada.
Além do mais, o segundo exame por TC de somente a guia radiográfica às vezes não proporciona dados precisos o suficiente de modo que o molde cirúrgico desenhado no sistema CAD a partir dos dados de exame por TC adquiridos por este segundo exame por TC pode em algumas situações causar um ajuste do paciente deteriorado. Uma razão para isso é que os dados de exame por TC não têm precisão de dados suficiente para produzir uma restauração dental, tais como uma coroa de transferência, suporte, ponte, coroa, suporte anatômico, coroa anatômica, inlay, onlay, etc. a partir daqueles dados de exame por TC.
Além disso, ainda existe uma necessidade de minimizar o número de etapas necessárias para o planejamento de procedimentos restaurativos dentais e produção de restaurações dentais e produtos relacionados.
Por conseguinte, um sistema melhorado para o planejamento de procedimentos restaurativos dentais e produção de restaurações dentais e produtos relacionados, seria vantajoso.
25
Sumário da Invenção
Conseqüentemente, a presente invenção preferivelmente procura mitigar, aliviar ou eliminar uma ou mais deficiências, desvantagens ou questõesna técnica proporcionando um método, sistema, programa de computador, e uma estação de trabalho médica, que são úteis para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos uma restauração dental e/ou produto relacionado ao procedimento restaurativo dental.
Os diferentes aspectos da invenção são citados nas reivindicações de patente independentes anexas.
De acordo com um aspecto, um método útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental para ser usado em dito procedimento restaurativo dental é proporcionado. 0 método compreende combinar primeiros dados da área craniofacial do paciente a partir de uma primeira fonte de entrada de dados com segundos dados da anatomia intra-oral do paciente a partir de uma segunda fonte de entrada de dados, diferente de dita primeira fonte de entrada de dados, em dados combinados para dito planejamento e produção, em que pelo menos uma parte de ditos primeiros dados em ditos dados combinados é proporcionada para dito planejamento e pelo menos uma parte de ditos segundos dados em ditos dados combinados é proporcionada para dita produção.
De acordo com outro aspecto, um sistema útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental para ser usado em dito procedimento restaurativo dental é proporcionado. 0 sistema compreende uma unidade de combinação para combinar primeiros dados da área craniofacial do paciente a partir de uma primeira fonte de entrada de dados com segundos dados da anatomia intra-oral do paciente a partir de uma segunda fonte de entrada de dados, diferente de dita primeira fonte de entrada de dados, em dados combinados para dito planejamento e produção, em que pelo menos uma parte de ditos primeiros dados em ditos dados combinados é proporcionada para dito planejamento e pelo menos uma parte de ditos segundos dados em ditos dados combinados é proporcionada para dita produção.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, um programa de computador útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental para ser usado em dito procedimento restaurativo dental, é proporcionado para processamento por um computador. 0 programa de computador compreende um segmento de código para combinar primeiros dados da área craniofacial do paciente a partir de uma primeira fonte de entrada de dados com segundos dados da anatomia intra-oral do paciente a partir de uma segunda fonte de entrada de dados, diferente de dita primeira fonte de entrada de dados, em dados combinados para dito planejamento e produção, em que pelo menos uma parte de ditos primeiros dados em ditos dados combinados é proporcionada para dito planejamento e pelo menos uma parte de ditos segundos dados em ditos dados combinados é proporcionada para dita produção.
Ainda de acordo com um aspecto adicional da invenção, uma estação de trabalho médica para levar a cabo o método do aspecto da invenção mencionado anteriormente rodando o programa de computador do aspecto adicional da invenção mencionado anteriormente é proporcionada. Modalidades adicionais da invenção são definidas nas reivindicações dependentes.
Algumas modalidades da invenção proporcionam a redução da dose ao paciente.
Algumas modalidades proporcionam o planejamento pré-
cirúrgico de um procedimento restaurativo dental e produção de restaurações dentais e/ou produtos relacionados a dito procedimento restaurativo dental sem a necessidade de preparar um molde de trabalho. Algumas modalidades eliminam a necessidade de exames
por TC para proporcionar dados para o planejamento de procedimentos restaurativos dentais ou para proporcionar produtos relacionados aos mesmos.
Deve ser enfatizado que o termo
"compreende/compreendendo" quando usado neste relatório descritivo é tomado para especificar a presença de características determinadas, números inteiros, etapas ou componentes, mas não exclui a presença ou adição de uma ou mais outras características, números inteiros, etapas, componentes ou grupos dos mesmos.
Breve Descrição dos Desenhos
Estes e outros aspectos, características e vantagens das quais modalidades da invenção são capazes de ser aparentes e elucidadas a partir da seguinte descrição de modalidades da presente invenção, sendo feite referência aos desenhos adjuntos, em que
A Figura 1 é um fluxograma que ilustra o planejamento de procedimentos restaurativos dentaisea produção de restaurações dentais e produtos relacionados, bem como a preparação de dados para isso; A Figura 2 é um desenho esquemático que mostra toma bandeja de impressão dental durante impressão tomada com a impressão entre o maxilar superior e inferior em oclusão e marcadores fiéis, tais como esferas de carboneto de silício (SiC), ou esferas de óxido de alumínio (AlO), em posição na bandeja de impressão dental;
A Figura 3 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva que mostra a bandeja de impressão dental com a impressão tomada, em que a impressão com marcadores fiéis, tais como esferas de carboneto de silício (SiC) , está em posição para combinar;
A Figura 4 é vista em plano tomada desde acima da bandeja de impressão dental com a impressão tomada da Figura 3 que mostra a impressão do maxilar superior; A Figura 5 é vista em plano tomada desde abaixo da
bandeja de impressão dental com a impressão tomada da Figura 3 que mostra a impressão do maxilar inferior, oposta a impressão do maxilar superior mostrada na Figura 4;
A Figura 6 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva que mostra uma visualização de computador renderizada de um modelo em 3D obtido do exame ótico das impressões do maxilar inferior e superior na bandeja de impressão dental da Figura 3, digitalizado por um Software CAD com alta precisão, tal como uma resolução de 3 0 mícron; A Figura 7 é um desenho esquemático em uma visão
frontal que mostra uma visualização de computador renderizada do modelo em 3D computadorizado da bandeja de impressão dental e impressão da Figura 3, a partir de um exame por TC do paciente e a bandeja de impressão dental e impressão inserida na boca do paciente, em que o paciente morde com a impressão em posição e então um exame por TC é realizado;
A Figura 8 é um desenho esquemático em uma visão frontal que mostra uma visualização de computador renderizada do maxilar superior do paciente examinado por TC e combinado com dados em 3D da impressão examinada oticamente;
A Figura 9 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva frontalmente por debaixo, que mostra uma visualização de computador renderizada do maxilar superior do paciente examinado por TC e combinada com dados em 3D da impressão examinada oticamente;
A Figura 10 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva tomada frontalmente, que mostra uma visualização de computador renderizada do exame por TC craniofacial do paciente combinada com os dados em 3D recebidos ao examinar oticamente a impressão do maxilar superior e a impressão do maxilar inferior;
A Figura 11 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva frontalmente por debaixo, que mostra os dados examinados oticamente e examinados por TC combinados com planejamento cirúrgico em um software baseado em computador, tal como Procera®;
As Figuras 12 e 13 são desenhos esquemáticos que mostram duas visualizações de computador renderizadas diferentes, derivadas de dados de TC combinados de uma área de maxilar limitada, tal como a partir de um tomógrafo computadorizado de feixe cônico de baixa dose, e dados proporcionados por um escâner em 3D de alta precisão derivadas do exame de uma impressão dental de uma arcada dentária inteira; As Figuras 14 a 18 ilustram a combinação de uma imagem intra-oral com dados de exame em 3D de alta precisão, em que:
A Figura 14 ilustra uma linha através de uma oclusão;
A Figura 15 ilustra uma imagem intra-oral combinada
com uma impressão dental do exame em 3D;
A Figura 16 mostra a imagem intra-oral;
A Figura 17 é uma ilustração esquemática de planejamento pré-cirúrgico de um implante dental usando a imagem intra-oral;
A Figura 18 é uma ilustração esquemática de planejamento da colocação de um implante com a imagem intra-oral e impressão dental examinada combinadas;
A Figura 19 é uma ilustração esquemática de um sistema de acordo com uma modalidade compreendendo uma estação de trabalho médica para executar os programas de computador; e
As Figuras 2OA-C são ilustrações esquemáticas de um exemplo de combinação de dados por raios-X em 2D com dados em 3D de uma impressão dental examinada.
20
Descrição de Modalidades
Modalidades da invenção serão descritas agora com referência aos desenhos adjuntos. Esta invenção pode, no entanto, ser realizada de muitas formas diferentes e não deve ser interpretada como limitada às modalidades apresentadas no presente documento; de preferência, estas modalidades são proporcionadas de modo que sua revelação seja detalhada e completa, e transmitirão completamente o escopo da invenção a aqueles técnicos no assunto. A terminologia usada na descrição detalhada das modalidades ilustradas nos desenhos adjuntos não pretende ser limitante da invenção. Nos desenhos, números similares se referem a elementos similares.
Como mencionado acima, sistemas foram apresentados nos pedidos internacionais W002/053056 e W02005/055856 do mesmo depositante que o presente pedido revelando um exame duplo. Em mais detalhe, a guia radiográfica mencionada acima pode ser usada para simular os dentes, a superfície macia e o espaço edêntulo durante o primeiro exame por TC. A guia radiográfica é feita de um material acrílico não radiopaco, e fabricado em um laboratório a partir de uma impressão de maxilar, uma impressão mandibular, e um índice de registro de mordida tomado do paciente. Marcadores de guta-percha radiopacos são inseridos na guia radiográfica, proporcionando pontos de referência. A razão para esta técnica de exame duplo é que as
unidades de Hounsfield geradas para a guia radiográfica não radiopaco se pareçam o mais possível a aquela do tecido macio. No primeiro exame por TC o paciente e a guia radiográfica inserida na cavidade oral do paciente são examinados por TC. A partir dos dados proporcionados pelo primeiro exame por TC, é, portanto difícil de separar a guia radiográfica não radiopaco do tecido macio do paciente. No entanto, a posição espacial da guia radiográfica no primeiro exame por TC pode ser determinada a partir dos marcadores de guta-percha radiopacos. Durante o segundo exame por TC somente a guia radiográfica é examinada por TC e dados de TC são proporcionados tanto para a guia radiográfica como para a posição dos marcadores - —de guta-percha. Os marcadores de guta-percha na guia radiográfica são usados como pontos de referência para realizar uma combinação do primeiro exame por TC e do segundo exame por TC. Dados do primeiro e segundo exames por TC são combinados e usados para o planejamento baseado em computador de uma cirurgia posterior, incluindo a produção de um molde cirúrgico. 0 molde cirúrgico pode ser usado para criar furos adequados para montar um ou vários implantes dentais aos quais as restaurações dentais são fixadas.
Na Figura 1 um fluxograma é dado para o propósito de ilustrar uma modalidade de um método de planejamento um
procedimento restaurativo dental e produção de restaurações dentais e/ou produtos relacionados ao procedimento restaurativo dental melhorados, bem como a preparação de dados para isso. 0 método pode compreender:
100: uma impressão dental é tomada;
110: a impressão dental é examinada em 3D;
120: o paciente é examinado por TC com a impressão dental inserida na cavidade oral do paciente;
12 5: dados do exame em 3D e dados do exame por TC são combinados;
13 0: um desenho de CAD compreendendo o planejamento
pré-cirúrgico e a preparação de dados de produção é feita baseada nos dados combinados;
13 5: produção de um molde cirúrgico;
140: uma restauração dental é fabricada;
150: opcionalmente chapeamento da restauração dental -
a restauração dental final pode ser planejada completamente por CAD ou opcionalmente um acabamento manual pode ser realizado;
160: instalação da restauração dental no paciente.
Modalidades do método serão esclarecidas em mais
detalhe abaixo com referência as figuras 2 a 18. Em aplicações de reparação dental, uma impressão é freqüentemente usada para criar uma estampa ou imagem negativa de, por exemplo, os dentes e porções adjacentes do maxilar, tais como formações de dentes, o contorno das gengivas, etc. Também, para pacientes edêntulos, uma impressão de somente as gengivas pode ser tomada. A impressão é feita preparatória à reparação dental ou restauração de estruturas dentais ausentes. As impressões são tipicamente feitas pela colocação de um material semi- fluido, macio dentro dos limites de uma abertura através de ou canal de uma bandeja arqueada que é então posicionada dentro da boca de um paciente, permitindo assim que o material se ajuste ou cure. Para proporcionar a articulação mais precisa, o molde de impressão deve representar toda o arcada dentária. Para este propósito, uma primeira bandeja é usada para tomar uma impressão do maxilar (maxila) superior, uma segunda bandeja é usada para tomar uma impressão do maxilar (mandíbula) inferior, e um índice de mordida é tomado por meio de uma terceira bandeja. A partir do negativo ou molde fêmea do molde e estruturas ao redor, uma reprodução positiva ou molde de gesso macho é criado para o propósito de fabricar a restauração dental, tais como inlays, onlays, coroas, pontes, restaurações ou similares.
A obtenção de uma impressão dental de um paciente na
etapa 100 inclui encher uma quantidade adequada de um material de impressão dental 210 na cavidade receptora de uma bandeja de impressão dental. A bandeja dental é posicionada em uma localização desejada dentro da boca do paciente e a impressão é formada no material de impressão dental 210 depois do paciente morder o material de impressão na bandeja de impressão dental. A Figura 2 é um desenho esquemático que mostra uma bandeja de impressão dental 2 00 durante a tomada de impressão com o material de impressão entre o maxilar superior e inferior em oclusão.
Deixa-se endurecer o material de impressão dental na bandeja por um período de tempo adequado após o paciente morder o material de impressão. Então a bandeja de impressão dental 2 00 é removida da boca do paciente. A impressão dental pode ser usada com qualquer material de impressão que está ou estará disponível para registrar a anatomia intra-oral do paciente.
A bandeja de impressão dental 2 00 mostrada na Figura 2 é do tipo bandeja tripla, permitindo a obtenção tanto das impressões mandibulares como maxilares em uma etapa, junto com a relaçao espacial das duas impressões, isto é, o índice de registro de mordida. No entanto, de acordo com outras modalidades, uma bandeja individual, ou uma pluralidade de bandejas individuais e um índice de mordida, podem ser usados. Também, de acordo com algumas modalidades, uma bandeja de impressão dental que cobre somente parcialmente uma arcada dentária pode ser usada, dependendo da natureza da restauração dental que é para ser planejada e produzida.
A bandeja de impressão dental 2 00 tem marcadores fiéis, por exemplo, na forma de esferas, em posição sobre a bandeja de impressão dental. Este marcadores fiéis são usados para definir a exata posição da bandeja de impressão dental 2 00 no espaço, e, portanto também da impressão
dental suportada pela bandeja de impressão dental_________
Uma bandeja de impressão dental adequada é descrita no
pedido de patente sueco n2. SE0602272-7 que é incorporado no presente documento em sua totalidade por referência, depositada pelo mesmo depositante que o do presente pedido.
A bandeja de impressão dental 2 00 pode ser feita de um material adequado tal como plásticos, incluindo cloreto de polivinila, nylon, e polietileno de alta densidade, por exemplo·, por meio de moldeamento por injeção.
Um cabo frontal pode assegurar o manuseio conveniente bem como a correta orientação maxilar e mandibular da bandeja de impressão dental 2 00. A bandeja de impressão dental 2 00 compreende uma
pluralidade de marcadores fiéis 22 0, em que os marcadores fiéis 220 são arranjados em uma relação definida a pelo menos uma superfície externa da bandeja de impressão dental 2 00 de tal maneira que a bandeja de impressão dental 2 00 pode ser inserida in vivo na boca de um paciente para a tomada de impressão.
Os marcadores fiéis também podem ser arranjados dentro da bandeja de impressão dental. Neste caso, as posições fixadas dos marcadores fiéis em relação à superfície da bandeja de impressão dental pode ser armazenada em um modelo de CAD da bandeja de impressão dental. Mais precisamente, as posições dos marcadores fiéis dentro da bandeja podem ser proporcionadas precisamente por dados de CAD da bandeja de impressão dental. O exame em 3t> da bandeja, por exemplo, com uma impressão dental, então proporciona dados da superfície exterior da bandeja. Por meio dos dados de CAD, a posição exata dos marcadores fiéis dentro da bandeja de impressão dental é determinável. Quando se obtêmimagens da bandeja dental por meio de exame por TC, raios-X etc., a posição dos marcadores fiéis radiopacos é proporcionada apesar de que são arranjados dentro do material de bandeja, devido a não radiopacidade do material de bandeja adequado. A combinação dos dados de bandeja de CAD com, por exemplo, dados de exame por TC permitem uma reconstrução precisa das posições dos marcadores fiéis. A combinação pode ser facilitada por um ponto de referência sobre a superfície da bandeja de impressão dental. Por meio do modelo de CAD, a relação espacial do ponto de referência para um marcador fiel pode ser conhecida. Com o fim de aumentar a eficiência da determinação adicionalmente, cada marcador fiel pode ter um ponto de referência específico associado ao mesmo.
Também, em caso um ou mais marcadores fiéis serem perdidos durante o exame por TC, por exemplo, devido a artefatos, por exemplo, causados pela existência de obturações metálicas no dentes do paciente, a posição destes marcadores fiéis pode ainda ser reconstruída. A reconstrução da posição de um ou mais marcadores fiéis perdidos em exame por TC dados pode ser baseada na posição dos pontos de referências descritos acima. A bandeja de impressão dental 200 pode compreender
pelo menos três marcadores fiéis distribuídos através da bandeja 200 com o fim de proporcionar identificação precisa da orientação espacial da bandeja 200. Os marcadores fiéis 220 podem estender-se para fora de pelo menos uma superfície exterior de bandeja 200, de tal maneira que ditos marcadores fiéis são identificáveis por exame em 3D de dita superfície exterior. Os marcadores fiéis podem ser identificados por sua forma física. Por exemplo, os marcadores fiéis são um objeto tridimensional que têm uma forma específica, tal como contas esféricas. Para a identificação dos marcadores fiéis, a forma específica do marcador fiel é procurada em um conjunto de dados. Os marcadores fiéis podem ser feitos de um material radiopaco, tal como carboneto de silício (SiC), óxido de alumínio (AlO) , ou nitreto de silício (Si3N5) , que torna a posição dos marcadores fiéis nítida em uma imagem radiográfica. Alternativamente, pontos de referências relacionados aos marcadores fiéis conjuntamente com a identificação de dados de CAD podem ser usados para identificar os marcadores fiéis...
A bandeja de impressão dental 2 00 pode proporcionar tomada de impressão simultânea tanto do maxilar superior, maxilar inferior como do índice de registro de mordida.
Uma vez que o material de impressão é ajustado, a bandeja de impressão dental 2 00 é removida da boca e a impressão fica disponível e é deixada na bandeja para manuseio adicional. Depois do material de impressão ser ajustado, a impressão pode ser diretamente examinada em 3D na etapa 110 por meio de um 3D escâner de alta resolução, por exemplo, um escâner ótico, tal como um escâner laser, um escâner de sonda de exame de alta precisão mecânica, ou um escâner holográfico. Exemplos comercialmente disponíveis de escâneres 3D de alta resolução incluem escâneres sem contato em 3D da OptiMet baseados em tecnologia de holografia conoscópica, ou escâner em 3D dental da 3Shape. 0 escâner em 3D dental do 3Shape usa um sistema de exame ótico, em que planos de laser são projetados no objeto a ser examinado. Câmeras digitais de alta resolução adquirem imagens das linhas criadas sobre o objeto. As imagens são processadas e modelos de superfície totalmente em 3D e precisos podem ser obtidos. Um escâner em 3D adicional está disponível de Renishaw. 0 escâner de Renishaw é um sistema de digitalização baseado em sonda de toque.
Além disso, escâneres óticos intra-orais podem ser usados alternativamente com o fim de proporcionar dados de entrada para modelos em 3D de alta resolução de pelo menos uma parte da topografia da anatomia intra-oral do paciente. Um escâner deste tipo está comercialmente disponível de CADENT. A combinação é, neste caso, resolvida de maneira diferente, veja abaixo, como o exame intra-oral não proporciona dados a partir dos marcadores fiéis sobre uma bandeja de impressão dental durante o exame intra-oral. Uma maneira de combinar é, por exemplo, unir os marcadores fiéis apropriadamente a estruturas anatômicas na anatomia intra-oral do paciente, tal como sobre dentes possivelmente existentes do paciente. O exame em 3D intra-oral da anatomia intra-oral proporciona dados para a identificação dos marcadores fiéis nos dentes no conjunto de dados em 3D obtidos, pela descoberta da forma destes marcadores fiéis. Portanto, os dados de posição para os marcadores fiéis que são proporcionados podem ser combinados com dados craniofaciais. Os dados craniofaciais podem, por exemplo, ser obtidos por exame por TC com os marcadores fiéis sobre os dentes. Os marcadores radiopacos fiéis são identificados no conjunto de dados de TC, proporcionando a posição dos mesmos. A combinação do conjunto de dados em 3D com o conjunto de dados de TC é feita por meio das posições identificadas dos marcadores fiéis.
Uma maneira alternativa é usar a combinação de superfícies. As superfícies podem ser identificadas tanto em dados de TC e dados em 3D. Por exemplo, várias superfícies de dentes podem ser identificadas por algoritmos adequados. Os dados de TC podem ser convertidos em um modelo de superfície da anatomia intra-oral. Um dente ou vários dentes e superfícies dos mesmos, ou uma superfície de oclusão podem ser identificadas nos dados de TC. Igualmente, as superfícies são identificáveis em dados em 3D. Os dados de TC e os dados em 3D então são combinados pelo uso das superfícies identificadas em ambos os conjuntos de dados.
Uma maneira alternativa adicional é usar a combinação de contornos. Contornos podem ser identificados em ambos os dados de TC e dados em 3D. Por exemplo, um contorno de um dente ou vários dentes pode ser identificado por algoritmos adequados. Os dados de TC e dados em 3D são então combinados usando os contornos identificados em ambos os conjuntos de dados. Em algumas modalidades, métodos de combinação de superfícies e combinação de contornos podem ser usados conjuntamente. Os métodos de combinação de superfícies e combinação de contornos podem ser usados alternativamente a ou conjuntamente com marcadores fiéis. A Figura 3 é um desenho esquemático em uma vista em
perspectiva que mostra a bandeja de impressão dental 200 com a impressão de ambos os maxilares tomados, em que a impressão com marcadores fiéis está em posição para combinar.
A Figura 4 é vista em plano tomada por cima da bandeja
de impressão dental 200 com a impressão tomada da Figura 3 que mostra a impressão do maxilar superior.
A Figura 5 é vista em plano tomada por debaixo da bandeja de impressão dental200 com a impressão tomada da Figura 3 que mostra a impressão do maxilar inferior, oposta a impressão do maxilar superior mostrada na Figura 4. Quando pelo menos uma impressão dental é obtida, por . exemplo, como descrito acima, a impressão dental endurecida é digitalizada, por exemplo, por meio de um escâner de superfície em 3D de não contato. Por exemplo, as acima descritas impressões dentais do maxilar superior e inferior na bandeja 200 com os marcadores fiéis 220 são examinados usando um escâner em 3D do tipo acima descrito, tal como um escâner de superfície laser em 3D. As medições por tais escâneres em 3D são muito precisas e virtualmente eliminam um erro de operador, pois a aquisição de dados é automática.
A acurácia de um escâner em 3D está na faixa de dezenas de mícron, por exemplo, 10 a 50 mícron, isto é, 0,01 a 0,05 mm, tal como 20 ou 30 mícron. Esta resolução do escâner em 3 D possui magnitudes mais finas que de um tomógrafo computadorizado. Um exame por TC tem uma acurácia na região de 0,5 a 1 mm. Algumas resoluções mais detalhadas específicas para tomógrafos computadorizados bem como para escâneres em 3D são dadas abaixo na tabela 1. Por conseguinte, ao usar um escâner em 3D, por exemplo, um escâner ótico, tal como um escâner laser, dados com alta resolução da topografia da anatomia intra-oral do paciente, possivelmente compreendendo a dentição remanescente do paciente, é proporcionada para planejamento dental baseado em computador de procedimentos restaurativos dentais e para produção de restaurações dentais e/ou produtos relacionados ao planejamento de procedimentos restaurativos dentais. Previamente, estes dados foram obtidos examinando em 3D o molde de gesso acima descrito--------- TC (único corte) TC (multi- cortes) Feixe cônico Exame de espessura do corte 1 mm 0,7 mm Recons trução de espessura do corte 0,1- 0,5 mm 0,1 - 0,5 mm 0,125 - 0, 5 mm Precisão de escâneres 3Shape (ótico) Optimet (ótico) Renishaw (Sonda) 20 - 30 mícron 10-30 mícron 3 -20 mícron
Tabela 1: comparação de diferentes precisões de tomógrafo computadorizado e de escâner em 3D
Em outra modalidade, cada lado da impressão, isto é, a impressão do maxilar superior e a impressão do maxilar inferior, são examinadas em 3D separadamente. Em outra modalidade, ambas as impressões são examinadas em 3D juntas ou ao mesmo tempo.
A Figura 6 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva que mostra uma visualização de computador renderizada 600 de dados de impressão de modelo em 3D obtidos do exame ótico das impressões do maxilar superior e inferior na bandeja de impressão dental da Figura 3. Por meio de um programa de computador, uma ou mais impressões dentais negativas examinadas podem ser viradas totalmente para gerar um ou mais modelos positivos da dentição. Nesse sentido, um modelo dental digital em 3D pode ser criado. Após as impressões dentais na bandeja de impressão
dental serem preparadas, e o exame em 3D das impressões ser terminado, as impressões dentais na bandeja de impressão dental 2 00 com marcadores fiéis 22 0 são novamente colocadas nas maxilas e mandíbulas do paciente na etapa 120. O paciente com a bandeja de impressão dental 2 00 colocada é então examinado por TC. 0 paciente morde com a impressão em posição durante a realização do exame por TC. Os dados de TC digital são assim proporcionados compreendendo dados craniofaciais e marcadores fiéis.
Os dados de TC digital agora estão disponíveis para processamento adicional. Um modelo craniofacial em 3D é então reconstruído baseado nos dados de TC. A posição de marcadores fiéis 220 é obtida e registrada, por exemplo, para uso em um algoritmo de combinação usando a posição dos marcadores fiéis 220.
A resolução do modelo de dentição por TC em 3D está na faixa de 0,5 a 1 mm. Com esta acurácia, o planejamento cirúrgico agora é possível. De acordo com uma modalidade, o planejamento cirúrgico é o posicionamento de um implante dental. No entanto, não é possível produzir de maneira acurada uma restauração dental a partir dos dados de TC ao grau que é desejado. Por exemplo, a oclusão entre dentes maxilares e mandibulares requer um alto grau de precisão do ajuste de uma restauração dental na dentição e/ou implantes dentais existentes; inclusive um pequeno erro pode resultar em oclusão defeituosa. Algumas tolerâncias de produção para restaurações dentais são referidas na tabela 2. Os intervalos mencionados para as tolerâncias de produção asseguram uma restauração dental de longa duração confiável, assegurando pacientes satisfeitos. Suporte Coroa de transferência Ponte (retida por parafuso) Ponte (cimentada) Tolerâncias de produção 5-100 .. mícron 5-100 mícron 5-100 mícron 5-150 mícron
Tabôla 2: Tolerâncias de produção para várias restaurações dentais
Na etapa 125, os dados do exame em 3D e dados do exame por TC são combinados. A combinação de dados de exame em 3D de alta resolução com dados de exame por TC em dados combinados proporciona o planejamento cirúrgico e produção de uma restauração dental ou produto relacionado à dita restauração dental, tal como um molde cirúrgico, a partir daquele único conjunto de dados combinados. Isto significa que o planejamento de um procedimento restaurativo dental e o fornecimento de dados para produção dos produtos usados, portanto, podem ser feitos em uma única estação de trabalho médica em um fluxo de trabalho contínuo na mesma ocasião. Ao mesmo tempo, a alta precisão e confiabilidade dos produtos usados proporcionam resultados confiáveis e seguros de procedimentos restaurativos dentais.
A estação de trabalho médica 1910 compreende os componentes de computador usuais como uma unidade de processamento central (CPU) 192 0, memória 1930, interfaces 1940, etc. Além do mais, está equipado com software apropriado para o processamento dos dados recebidos a partir das fontes de entrada de dados, tais como dados obtidos a partir de exame por TC ou exame em 3D. 0 software pode ser armazenado, por exemplo, em um meio legível por computador 193 0 acessível pela estação de trabalho médica 1910. O meio legível por computador 1930 pode compreender o software em forma de um programa de computador 1940 compreendendo segmentos de códigos adequados para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental. A estação de trabalho médica 1910 compreende adicionalmente um monitor, por exemplo, para a exibição de visualizações renderizadas, bem como dispositivos de interface humana adequados, como um teclado, mouse, etc. A estação de trabalho médica pode ser parte de um sistema 1900 para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental.
Para combinar, o modelo de dentição por TC em 3D é importado em um software para planejamento pré-cirúrgico de procedimentos restaurativos dentais, por exemplo, rodado na estação de trabalho médica 1910. Quando o planejamento pré- cirúrgico é feito, a produção de restaurações dentais e/ou produtos relacionados a dito planejamento pré-cirúrgico, tais como moldes cirúrgicos, podem ser feitos.
Mais precisamente, a combinação do conjunto de dados de TC e o conjunto de dados examinado em 3D podem ser realizados como segue. Uma porção do modelo de dentição por TC em 3D é removido, por exemplo, dentes, tecido macio ou gengivas. As posições dos marcadores fiéis 220 no conjunto de dados de TC são obtidas para combinar com a posição dos mesmos marcadores fiéis 22 0 nos dados dentais em 3D digital obtidos por exame em 3D. As posições dos marcadores fiéis no conjunto de dados de TC podem ser determinadas pela procura pela forma específica dos marcadores fiéis radiopacos no conjunto de dados de TC. Quando um marcador fiel é identificado no conjunto de dados de TC, sua posição é assim conhecida. A posição de marcadores fiéis no conjunto de dados em 3D pode ser determinada pela procura pela forma específica dos marcadores fiéis no conjunto de dados em 3D, se os marcadores fiéis estão somente parcialmente encaixados na superfície da bandeja de impressão dental. Aqui, a forma dos marcadores fiéis é procurada no conjunto de dados em 3D, e quando é encontrada, a posição de marcadores fiéis é conhecida. Se um ou mais marcadores fiéis estão completamente encaixados no material da bandeja de impressão dental, os pontos de referência conjuntamente com dados de CAD da bandeja de impressão dental podem ser usados para determinar a posição dos marcadores fiéis. Neste caso, a forma dos pontos de referência é procurada no conjunto de dados em 3D e quando encontrada, a posição dos mesmos é conhecida. Ligando a posição dos pontos de referência à posição dos marcadores fiéis via os dados de CAD, também a posição dos marcadores fiéis no conjunto de dados em 3D é conhecida.
Os dados em 3D e os dados de TC são combinados pelo alinhamento dos marcadores fiéis 22 0 da bandeja de impressão dental 200. Mais precisamente, os marcadores fiéis 22 0 dos dados de TC são combinados com os mesmos marcadores fiéis 220 dos dados em 3D correspondentes. As posições dos marcadores fiéis em relação à estrutura restante da bandeja de impressão dental são conhecidas, por exemplo, a partir dos dados de exame por TC, a partir dos dados de CAD da bandeja de impressão dental, etc. A combinação dos dados de TC com dados de exame em 3D é assim feita.
Um modelo dental composto computadorizado é criado, em que a estrutura do osso é baseada no exame por TC, e em que a estrutura dental é baseada no exame ótico de alta resolução. Desta maneira, permite-se o planejamento cirúrgico com suficiente precisão baseado nos dados de TC em 3D. A produção de restaurações dentais e/ou produtos relacionados ao planejamento cirúrgico, tal como um molde cirúrgico, é permitida com suficiente precisão com base no exame de alta precisão em dados em 3D. Isto significa que com base nos dados combinados que estão disponíveis agora, tanto o planejamento como a produção são proporcionados a partir de um conjunto de dados, concretamente, o conjunto de dados combinados, sem a necessidade de qualquer recolhida de dados adicional, preparação de molde de gessos, etc.
A Figura 7 é um desenho esquema tico em uma visão frontal que mostra uma visualização de computador renderizada 7 00 de dados combinados a partir da bandeja de impressão dental e impressão da Figura 6, inserida na boca do paciente. A visualização de computador renderizada 700 mostra o maxilar superior 710, o maxilar inferior 720 e a bandeja de impressão dental 600. A Figura 8 é um desenho esquemático em uma visão
frontal que mostra um detalhe da Figura 7, concretamente uma visualização de computador renderizada 800 do modelo dental composto computadorizado. O maxilar superior do paciente 710 examinado por TC é combinado com dados de exame em 3D da impressão examinada em 3D. A Figura 9 é um desenho esquemático adicional em uma vista em perspectiva frontalmente por baixo, que mostra uma visualização de computador renderizada 900 do modelo dental composto computadorizado. O maxilar superior do paciente examinado por TC é combinado com dados em 3D da impressão examinada oticamente.
A Figura 10 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva tomada frontalmente, que mostra uma visualização de computador renderizada 1000 do modelo dental composto computadorizado, em que os dados craniofaciais por exame por TC do paciente são combinados com os dados em 3D obtidos ao examinar oticamente a impressão do maxilar superior e impressão do maxilar inferior.
Agora, na etapa 120 do método, o planejamento pré-
cirúrgico é feito no software para planejamento dental baseado em computador de procedimentos restaurativos dentais. Ao usar o modelo dental composto, o modelo de gesso não é mais necessário. Além disso, nenhum exame separado de uma guia radiográfica é necessário. Devido ao desenho da bandeja de impressão dental com marcadores fiéis, uso clínico fácil de planejamento dental baseado em computador de procedimentos restaurativos dentais, na etapa 130, é proporcionado. 0 modelo dental composto pode ser usado para planejamento baseado em computador de uma cirurgia subseqüente, incluindo a produção de um molde cirúrgico na etapa 135 do método. Em mais detalhe, o planejamento pré-cirúrgico é feito com base em computador de uma forma interativa. O planejamento da restauração dental é feito visualmente em uma tela da estação de trabalho, de uma forma interativa, manipulado pelas entradas do usuário. Por exemplo, a posição e direção de implantes dentais no osso do maxilar é virtualmente planejado na tela visualizando a estrutura do osso do maxilar onde uma restauração dental é para ser feita, com base em dados de TC. É necessário ter cuidado durante o planejamento, por exemplo, para que nenhum nervo seja afetado ou para que o implante dental seja posicionado no osso mais denso possível, de modo a assegurar uma instalação cirúrgica bem sucedida do implante dental. Então uma superes trutura que será anexada ao implante pode virtualmente ser projetada, combinando o implante já planejado, com base em dados examinados em 3D. Por conseguinte, o usuário pode criar pontes, coroas de transferência etc. conjuntamente com o planejamento de implante antes da colocação.
Baseado neste planejamento pré-cirúrgico, um molde cirúrgico pode ser fabricado usando técnicas de prototipagem rápida na etapa 135. O molde cirúrgico é produzido com alta precisão com base nos dados examinados em 3D. O molde cirúrgico é usado de uma forma conhecida para criar furos adequados para montagem de implantes dentais, aos quais as restaurações dentais serão fixas, na posição planejada e com a orientação planejada.
Dados para produtos produzidos por estéreolitografia, tal como um molde cirúrgico, podem ser salvos em um formato adequado, tal como STL. Arquivos STL (do inglês Standard Tesselation Language [Linguagem Padrão de Infusão de Mosaicos]) podem ser importados e exportados por uma variedade de pacotes de software. 0 arquivo STL é especialmente adequado para prototipagem rápida. Este formato aproxima as superfícies de um modelo sólido com triângulos para prototipagem rápida. Prototipagem rápida toma desenhos virtuais desde desenho auxiliado por computador (CAD [Computer Aided Design]), os transforma em seções transversais, ainda virtuais, e então cria cada seção transversal em espaço físico, um após o outro até o modelo estar terminado. Arquivos STL gerados desde exames por TC com relativamente baixa resolução freqüentemente levam a um modelo em etapas quando feito por prototipagem rápida. Arquivos STL gerados a partir de exames óticos de alta resolução levam a modelos virtualmente sem qualquer diferença a partir do original. Por conseguinte, moldes cirúrgicos com resolução mais alta são proporcionados, evitando um efeito degrau da prototipagem rápida. Uma resolução típica para prototipagem rápida hoje em dia está na faixa de 0,05 - 0, 125 mm. Resoluções futuras estão previstas na faixa de 0,005 mm. 0 presente sistema e método cumpriram com as resoluções mais altas futuras de prototipagem rápida.
Outros produtos podem ser representados por outros formatos. Por exemplo, um formato de dados usado para representar coroas de transferência ou pontes é conhecido pela abreviação TRM.
A Figura 11 é um desenho esquemático em uma vista em perspectiva desde frontalmente por debaixo, mostrando dados examinados oticamente e examinados por TC combinados com molde de planejamento cirúrgico 1100 em um software baseado em computador, tal como Procera®. Pinos de ancoragem 1110 e luvas guia 1120 para guiar brocas são esquematicamente ilustrados na Figura 11. Na etapa 13 0 do método, um modelo de paciente físico
pode ser fabricado. O modelo de paciente pode ser proporcionado a partir dos dados disponíveis, se assim desejado. Um modelo de paciente pode, por exemplo, ser usado para chapeamento, caso se deseje que o chapeamento seja realizado manualmente. A produção de um modelo de paciente e um articulador são descritos nos pedidos de patentes suecos nos. SE 0602271-9 e SE 0602273-5 que são incorporados no presente documento em sua totalidade por referência, depositados pelo mesmo requerente do presente pedido. No entanto, esta etapa pode ser omitida, uma vez que os dados disponíveis proporcionam suficiente precisão tanto para o planejamento pré-cirúrgico como para a produção de moldes cirúrgicos e restaurações dentais.
Na etapa 140 do método, uma restauração dental é fabricada com base nos dados de alta resolução em 3D disponíveis. Uma vez que dados de alta resolução estejam disponíveis a partir do exame em 3D da impressão dental, a restauração dental é produzida diretamente a partir daqueles dados considerando a entrada feita durante o planejamento pré-cirúrgico. Na etapa 150 do método, o chapeamento da restauração
dental pôde ser realizado de toma forma convencional. Para este propósito o modelo de paciente físico mencionado acima pode ser usado. Em outra modalidade, o desenho da restauração final é feito virtualmente com base nos dados de alta resolução, através do qual o chapeamento manual não é mais necessário.
Finalmente, na etapa 160 do método, a restauração dental é instalada no paciente. Mais precisamente, o molde cirúrgico produzido como descrito acima, é usado para proporcionar um ou mais furos, cada um recebendo um implante dental. Devido à alta precisão com que o molde cirúrgico é produzido, implantes dentais são ajustados bem precisos no tecido ósseo do maxilar. Assim uma base perfeita é proporcionada para a restauração dental a qual é então anexada ao implante dental de uma maneira conhecida.
Ao usar o método acima descrito, não é preciso moldar,
seccionar e prender com pinos um modelo de gesso. Isto proporciona tempos de ciclo mais rápidos ao planejar e levar a cabo procedimentos restaurativos dentais. Por conseguinte, uma restauração dental posicionada bem precisa é proporcionada de uma maneira econômica e poupando tempo.
Em alguns tratamentos até mesmo o molde cirúrgico não é mais necessário. Por exemplo, ao produzir um coroa de transferência, tal como para um coroa ou uma ponte, a ser anexada a uma preparação dental, a coroa de transferência pode ser produzida diretamente a partir dos dados de entrada de alta precisão do exame em 3D da bandeja dental.
Além do mais, como uma conseqüência do exame de alta resolução acima mencionado, ao invés do exame de TC acima descrito da dentição completa, um exame de TC de uma área limitada pode ser usado de modo a reduzir adicionalmente a carga de radiação no paciente. A área limitada pode ser somente a área em que um implante dental é para ser instalado. Isto tem sido até o presente difícil de implementar uma vez que exames de TC de áreas limitadas da dentição não forneciam dados suficientes para produzir moldes cirúrgicos adequados. Isto é por um lado causado pela baixa resolução dos dados de TC, que leva a um deteriorado ajuste ao paciente. Por outro lado um molde cirúrgico com base em uma área limitada freqüentemente não é suficientemente estável para uma cirurgia confiável. Por exemplo, um tomógrafo de feixe cônico de baixa dose, tal como o fabricado por Morita, somente cobre uma pequena área, tal como quatro centímetros, que resulta em um molde cirúrgico não estável o suficiente para uma operação confiável, se com base somente nos dados de TC produzidos a partir de tais tomógrafos computadorizados. No entanto, os dados do exame de feixe cônico são suficientes para planejar o posicionamento de um implante.
Ao usar dados de um escâner em 3D de uma impressão dental conjuntamente com um exame de TC de uma área limitada, por exemplo, um tomógrafo computadorizado de baixa dose, é agora alcançável para proporcionar moldes cirúrgicos suficientemente precisos e estáveis e entregar resultados confiáveis. 0 planejamento pré-cirúrgico da posição e orientação de um implante dental pode ser com base nos dados do exame de TC de uma área limitada, como ilustrado nas Figuras 12 e 13. Os primeiros dados derivados de um exame de TC proporcionam informação suficiente para este propósito, tal como posição e densidade do osso do maxilar, extensão de canais dos nervos a serem evitados, etc. Além disso, o exame de alta precisão de uma impressão dental proporciona segundos dados suficientes para produzir um molde cirúrgico que pode ser anexado a áreas intra-orais que se estendem além da cobertura da área limitada examinada por meio do tomógrafo computadorizado. Isto previamente não havia sido possível. Os dois conjuntos de dados são combinados um ao outro, como descrito acima. Mais precisamente, a Figura 12 é desenhos esquemáticos mostrando uma visualização computadorizada renderizada frontalmente de um maxilar inferior 1210 e uma impressão dental 1220. 0 interespaço entre o maxilar inferior 1210 e os dados combinados da impressão dental 122 0 é de tecido macio, não ilustrado no presente documento. A Figura 13 é desenhos esquemáticos mostrando uma visualização computadorizada renderizada frontalmente de um maxilar superior 1310 e uma impressão dental 1320. As visualizações renderizadas são derivadas de dados de TC combinados de uma área do maxilar limitada, ilustrados em 1210 ou 1310 respectivamente, tais como desde um tomógrafo computadorizado de feixe cônico de baixa dose, e dados proporcionados por um escâner em 3D de alta precisão derivado a partir do exame de uma impressão dental de uma arcada dentária inteira, ilustrados em 1220 ou 13 20, respectivamente.
Vários tomógrafos computadorizados podem ser usados conjuntamente com um escâner em 3D para examinar uma impressão dental, tal como um escâner ótico em 3D. Alguns tomógrafos computadorizados comercialmente disponíveis são, por exemplo: Planmeca Promax 3D, Newton 9000 e 3G, I-CAT, Accuitomo Morita. Os dados de exame em 3D da arcada dentária inteira compensam exames de TC não completos da arcada dentária. Isto provou ser suficiente para o planejamento cirúrgico que a estrutura do osso do maxilar na proximidade da área em que uma restauração dental é para ser ' instalada é examinada por TC, contanto que dados suficientes estejam disponíveis do exame em 3D da impressão dental para ser possível produzir de maneira confiável o molde cirúrgico.
Além disso, em uma modalidade, raios X dental em 2D convencional podem ser combinados com os dados do exame de impressão de alta resolução. Por exemplo, uma imagem de raios-X intra-oral mostrando um segmento de uma dentição do paciente, pode ser combinada com os dados do exame de impressão de alta resolução. Os dados de entrada combinados das duas fontes de dados são suficientes para uma variedade de procedimentos de restauração dental. A posição precisa dos dados do exame de impressão de alta resolução pode ser combinada de maneira suficientemente acurada com a imagem de raios-X intra-oral ao usar uma linha através da oclusão. Isto é ilustrado nas Figuras 14 a 18, que ilustram a combinação de uma imagem intra-oral com dados de exame em 3D de alta precisão. A Figura 14 ilustra uma linha 142 0 através de uma ocluáão de uma impressão dental visualizada 1410 derivada de exame em 3D. Um contorno bidimensional (2D) é gerado a partir de dados de raios-X, seguindo, por exemplo, o contorno de um dente. É feita uma seção em 2D dos dados em 3D desde a impressão dental. O contorno em 2D é então procurado na seção em 2D dos dados de impressão. A combinação é feita pela identificação do contorno em 2D tanto no conjunto de dados de raios-X como na seção do conjunto de dados em 3D. Preferivelmente a seção em 2D é feita no centro da impressão ao longo da arcada dentária, uma vez que o raios-X em 2D freqüentemente é tomado ao longo da linha central de um dente.
A Figura 15 ilustra em 3D uma imagem intra-oral 1510 combinada à impressão dental visualizada 1410 do exame em 3D. A Figura 16 mostra a imagem intra-oral em 2D. A Figura 17 é uma ilustração esquemática de planejamento pré- cirúrgico de um implante dental 1710 usando a imagem intra- oral 1510. A Figura 18 é uma ilustração esquemática de planejamento de colocação de implante com a imagem intra- oral combinada 1510 e a impressão dental examinada visualizada 1410, bem como o implante planejado 1710. A Figura 18 ilustra o planejamento pré-cirúrgico do procedimento de restauração dental a seguir desde então. A produção do implante, molde cirúrgico etc. é feita como descrito acima com base em dita combinação.
Outro exemplo de combinação de dados de raios-X em 2D com dados em 3D a partir de uma impressão examinada é dada na Figura 20, elucidando adicionalmente o método ilustrado com referência às Figuras 14 a 18. É desejado para posicionar uma restauração dental que deveria ser em um espaço entre dentes 2 005 de uma arcada dentária que tem um dente faltando. Para este propósito dados de raios-X em 2D são gerados, dados de exame em 3D de uma impressão dental são gerados, e os dados em 2D e os dados em 3D são combinados. Os dados combinados podem ser usados para o planejamento de um procedimento restaurativo dental, por exemplo, planejando a posição de um implante e restauração dental adequados, bem como para proporcionar dados a partir do planejamento para produção de restaurações dentais adequadas. Em mais detalhe, uma imagem por raios-X 2030 da arcada dentária 2 000 no espaço entre dentes 2 005 é tomada, como ilustrado na Figura 20A. Uma placa de filme sensível a raios-X é ilustrada com sinal de referência 2020. A placa de filme é segurada por um transportador 2 010 para inserção conveniente na boca do paciente. Alternativamente, um receptor de raios-X digital pode ser usado para registrar a imagem por raios-X. O espaço 2005 é claramente identificável na imagem por raios-X 2030 entre dois dentes adjacentes da arcada dentária do maxilar inferior. Uma bandeja de impressão dental 2 040 é usada para tomar uma impressão dental da arcada dentária 2000. Os dados em 3D da arcada dentária 2000 são obtidos por exame em 3D da impressão dental obtida. Uma visualização 2060 com base nos dados em 3D é representada na Figura 2OB no canto direito da mesma. Também no presente documento, o espaço entre dentes 2005 é claramente identificável. A linha central 2050 da arcada dentária 2000 é também ilustrada na Figura 20B. A imagem por raios-X é preferivelmente tomada em uma direção perpendicular a um plano paralelo aos dentes e perpendicular à linha central 2050. Os dados de raios-X em 2D são agora combinados com os dados em 3D, que são ilustrados na Figura 20C. Os dados de raios-X em 2D são, por exemplo, combinados com os dados em 3D por combinação de contornos. Por exemplo, o contorno de um corte através da arcada dentária dos dados em 3D dá um plano de corte em 2D. A imagem por raios-X em 2D pode ser tomada no mesmo plano como este plano de corte. Assim um contorno, por exemplo, de dois dentes adjacentes ao espaço entre dentes 2 005 pode ser combinado à imagem por raios-X no plano de corte. O espaço entre dentes 2005, e dentes adjacentes combinados, bem como tecido ósseo do maxilar do maxilar inferior no local do espaço entre dentes 2005 são identificáveis na Figura 20C. Com base nestes dados combinados, o planejamento pode ser realizado como descrito acima. Possivelmente mais osso do maxilar pode ser mostrado em outras imagens por raios-X que as ilustradas de modo a facilitar o planejamento, se assim desejado.
Pela combinação dos dados de entrada desde diferentes fontes de entrada, tais como exames de TC, imagens por raios-X, e escâneres em 3D de alta resolução, é proporcionado que a dose de radiação a que o paciente é exposto pode ser reduzida. Por exemplo, um tubo de tomógrafo computadorizado pode ser usado com menos efeito de radiação, embora a resolução do exame de TC seja diminuída e a razão sinal-ruído do exame de TC seja aumentada. A dose de radiação a que o paciente é exposto, é reduzida. Contanto que sejam proporcionados dados suficientes para planejamento pré-cirúrgico pelo exame de TC, planejamento pré-cirúrgico confiável é permitido a partir dos dados de TC ou dados de raios-X obtidos com dose reduzida para o paciente necessária para planejamento e produção confiáveis. Por exemplo, se a estrutura do maxilar e eventualmente a dentição restante, e os marcadores fiéis sejam suficientemente identificáveis nos dados de TC, um tratamento confiável pode ser proporcionado. 0 planejamento pré-cirúrgico, incluindo, por exemplo, o posicionamento virtual de um implante dental pode ser proporcionado com base nos dados de TC ou dados de raios-X. Um molde cirúrgico pode ser produzido a partir dos dados de exame em 3D, representando, por exemplo, a anatomia intra-oral inteira, que é combinada com os dados de TC ou dados de raios-X da área limitada. Assim o molde cirúrgico proporciona de maneira confiável a inserção do implante dental no paciente, de acordo com o planejamento virtual. Para planejamento pré-cirúrgico, dados de raios-X
podem ser usados para planejar o ângulo, profundidade etc. ao posicionar um implante. Os dados examinados em 3D podem ser usados para o planejamento tridimensional da direção do implante com referência ao molde cirúrgico. Resumindo, os dados são suficientes para produzir um molde cirúrgico de precisão.
Dessa maneira, uma razão vantajosa de resolução para dose ao paciente é alcançável. Pela escolha ou uso de uma primeira fonte de dados de entrada para a estrutura craniofacial, que está suficientemente bem proporcionando dados para reconhecer a estrutura craniofacial para permitir um planejamento pré-cirúrgico de uma restauração dental, dose ao paciente é reduzida consideravelmente. Como mencionado acima, os dados para estrutura do osso do maxilar, canais de nervos, mas também outras estruturas ósseas relevantes, por exemplo, necessárias para implantes zigomáticos, têm que ser suficientemente proporcionados para permitir um confiável planejamento pré-cirúrgico. No entanto, exames de TC de alta resolução que têm dose aumentada não são mais necessários. Certas modalidades até mesmo eliminam totalmente a necessidade de dados de TC para planejamento pré-cirúrgico e/ou produção. Por exemplo, um exame de TC pode ser trocado por um raios-X intra-oral para proporcionar dados suficientes para o planejamento pré- cirúrgico em uma dose consideravelmente baixa para o paciente.
Em outra modalidade, dados em 3D para a estrutura do osso do maxilar são adquiridos com base em medições da anatomia intra-oral do paciente bem como medições do tecido macio intra-oral, de modo que os dados em 3D para a estrutura do osso do maxilar são concluídos a partir dessas medições. Mais precisamente, um molde de gesso da anatomia intra-oral do paciente é feito a partir da impressão dental. Um molde pressionado a vácuo é pressionado sobre o molde de gesso do maxilar superior ou inferior de modo a produzir uma guia de mapeamento. Uma série de furos é feita na guia de mapeamento, por exemplo, três furos bucais, três furos linguais/palatinais e um furo no topo da crista em um local onde uma restauração dental é para ser planejada. Então a guia de mapeamento colocada na boca do paciente e uma sonda são usadas para perfurar o tecido macio através dos furos na guia de mapeamento. Desde então a guia de mapeamento é removida da boca do paciente. A espessura do tecido macio é medida, por exemplo, por inserção de uma sonda com uma escala e um disco endodôntico, nas perfurações no tecido macio. Além disso, a distância em um local de um dente ausente ou vários dentes ausentes entre dentes existentes é medida, dando uma medida do osso do maxilar em uma direção longitudinal ao longo da arcada dentária. A largura do osso do maxilar nos pontos onde a espessura do tecido macio é medida é determinada medindo a largura total da anatomia intra-oral na localização desses pontos. Isto pode ser feito por medições intra-orais ou medindo a seção transversal interna da guia de mapeamento na localização desses pontos. Pela subtração da espessura do tecido macio do total da medida da seção transversal, a espessura do osso do maxilar no local da punção é determinada. Os dados em 3D representando a topografia do osso do maxilar são determinados pela pluralidade de pontos de medição. Os dados em 3D podem ser introduzidos em um sistema CAD para proporcionar um modelo virtual do osso do maxilar que pode ser combinado com dados em 3D da anatomia intra-oral, por exemplo, por combinação da posição dos furos na guia de mapeamento com posições correspondentes nos dados em 3D. Este tipo de dados de medição pode ser fornecido em adição para combinar dados de raios-X em 2D e dados em 3D. 0 planejamento é facilitado uma vez que a informação referente à topografia do osso do maxilar em 3D pode ser usada para melhorar o planejamento.
Alternativamente, exame da superfície em 3D de uma guia de mapeamento pode ser feito de modo a determinar a topografia da guia de mapeamento e furos no mesmo. Assim dados em 3D da guia de mapeamento estão disponíveis para combinar com dados em 3D a partir de uma impressão dental.
Em ainda outra modalidade, os dados em 3D para a anatomia intra-oral são adquiridos com base em exame de um molde em gesso da anatomia intra-oral do paciente. 0 molde é preparado a partir de impressões tomadas do paciente, que então são preenchidas com gesso. Dessa maneira, um modelo de gesso positivo da anatomia intra-oral é proporcionado. 0 modelo de gesso é examinado com um escâner em 3D, tal como um escâner ótico em 3D ou, por exemplo, o escâner de sonda de superfície Procera Forte®. 0 exame em 3D do modelo de gesso proporciona dados em 3D de alta resolução da anatomia intra-oral do paciente. 0 exame em 3D pode ser feito para um molde de cada maxilar separadamente. Os dados em 3D do modelo de paciente assim proporcionados podem, por exemplo, ser usados para a produção de restaurações dentais com alta precisão. Os dados em 3D podem ser usados em uma estação de trabalho médica para planejar um procedimento restaurativo dental, quando combinado com dados da anatomia craniofacial, por exemplo, a topografia dos ossos do maxilar, canais de nervos nos mesmos etc.
Dados para pelo menos uma parte da anatomia craniofacial podem ser obtidos examinando por TC a anatomia craniofacial do paciente. Dessa maneira, os dados de TC são obtidos, como descrito acima. Os dados de TC podem ser combinados com os dados em 3D obtidos examinando em 3D o modelo de gesso.
Técnicas de combinação adequadas compreendem a combinação de superfícies ou combinação de contornos. As superfícies podem ser identificadas tanto nos dados de TC como nos dados em 3D. Por exemplo, se o paciente possui dentes remanescentes e não é edêntulo, uma variedade de superfícies de dentes pode ser identificada por algoritmos adequados. Os dados de TC podem ser convertidos a um modelo da superfície da anatomia intra-oral. As superfícies correspondentes podem ser identificadas nos dados em 3D e os dados de TC para combinação dos conjuntos de dados. Alternativamente, ou conjuntamente, os contornos podem ser identificados tanto nos dados de TC como nos dados em 3D. Os dados de TC e os dados em 3D podem então ser combinados ao usar os contornos identificados em ambos os conjuntos de dados.
Alternativamente aos acima mencionados dados de TC, os dados podem ser proporcionados a partir de outras fontes de obtenção de imagem por raios-X, tal como raios-X em 2D convencional. Por exemplo, um raios-X intra-oral é realizado, similar à modalidade acima descrita com referência à Figura 20. A combinação dos dados de raios-X em 2D e os dados em 3D obtidos examinando em 3D o modelo de gesso pode ser feita por meio de combinação de contornos. Por exemplo, um contorno bidimensional (2D) é gerado a partir dos dados de raios-X, seguindo, por exemplo, o contorno de um dente. Um seção em 2D dos dados em 3D desde o modelo de gesso é feita. 0 contorno em 2D é então procurado na seção em 2D dos dados em 3D do modelo de gesso. A combinação é feita por identificação do contorno em 2D tanto no conjunto de dados de raios-X como na seção do conjunto de dados em 3D.
Alternativamente, a combinação pode ser baseada em marcadores fiéis. Marcadores fiéis podem, por exemplo, ser anexados apropriadamente às estruturas anatômicas na anatomia intra-oral do paciente. Por exemplo, marcadores fiéis podem ser anexados a dentes possivelmente existentes do paciente, por exemplo, ao usar uma substância adesiva adequada. Ao tomar uma impressão da anatomia intra-oral, os marcadores fiéis também dão forma a impressão conseqüentemente. Ao fazer um molde a partir da impressão de modo a proporcionar o modelo de gesso, a forma dos marcadores fiéis é transferida ao modelo de gesso. Dessa maneira, examinar em 3D o modelo de gesso proporciona dados para identificação dos marcadores fiéis na anatomia intra- oral do paciente. Os marcadores fiéis têm uma forma adequada para identificação, por exemplo, contas semi- esféricas. A posição dos marcadores fiéis no conjunto de dados em 3D da anatomia intra-oral é obtida encontrando a forma desses marcadores fiéis. Marcadores fiéis podem, por exemplo, também ser proporcionados na forma de uma braçadeira anexada aos dentes do paciente, ou marcadores fiéis anexados adequadamente a uma braçadeira existente. Assim os dados de posição para os marcadores fiéis são proporcionados os quais podem ser combinados com dados craniofaciais. Os dados craniofaciais podem, por exemplo, ser obtidos por exame de TC com os marcadores fiéis na mesma posição como ao tomar a impressão dental. Os marcadores fiéis radiopacos são identificados no conjunto de dados de TC, proporcionando a posição dos mesmos. A combinação do conjunto de dados em 3D com o conjunto de dados de TC é feita por meio das posições identificadas dos marcadores fiéis.
Em outra modalidade, os dados em 3D da anatomia intra- oral obtidos a partir do modelo de gesso podem ser combinados com os dados em 3D para a estrutura do osso do maxilar que são adquiridos com base em medições da anatomia intra-oral do paciente bem como medições do tecido macio intra-oral. Neste caso, os dados em 3D para a estrutura do osso do maxilar são concluídos a partir dessas medições, como explicado em mais detalhe acima. Um modelo de gesso da anatomia intra-oral do paciente é feito a partir de uma impressão dental. 0 modelo de gesso é tanto usado para exame em 3D da anatomia intra-oral do paciente, bem como para produzir uma guia de mapeamento. Um molde pressionado a vácuo é pressionado sobre o molde de gesso do maxilar superior ou inferior de modo a produzir a guia de mapeamento. A guia de mapeamento colocada na boca do paciente e uma sonda são usadas para perfurar o tecido macio através dos furos na guia de mapeamento e dados de medição são proporcionados para dados em 3D da estrutura do osso do maxilar e tecido macio. No entanto, estes dados em 3D a partir do mapeamento por meio da sonda não têm alta resolução. Então, o modelo de gesso pode ser usado na seguinte maneira. A topografia correspondente ao tecido macio no local de uma restauração dental é pelo menos parcialmente removida do modelo de gesso, por exemplo, por moagem. Dessa maneira, um modelo de gesso da estrutura do osso do maxilar é revelado. A estrutura do gesso do osso do maxilar é então examinada em 3D de modo a proporcionar um primeiro subconjunto de dados para a estrutura do osso do maxilar. Este primeiro subconjunto de dados para a estrutura do osso do maxilar pode proporcionar uma base para combinar com outros subconjuntos de dados da anatomia intra-oral ou anatomia craniofacial. Então, a topografia do tecido macio é reconstruída no modelo de gesso do osso do maxilar por meio de material de réplica de gengiva. Dados para produção da topografia do tecido macio podem ser
10
15
20 obtidos a partir do mapeamento por meio da sonda. 0 modelo de gesso com tecido macio reconstruído é então examinado em 3D, proporcionando um segundo subconjunto de dados para a anatomia intra-oral com tecido macio. 0 exame em 3D é feito na mesma posição do modelo de gesso de modo a gerar o primeiro subconjunto de dados. Os dois subconjuntos de dados podem ser combinados, proporcionando um conjunto de dados combinados para a anatomia intra-oral em 3D e a estrutura do osso do maxilar. Além disso, uma restauração dental pode ser anexada a ou no modelo de gesso que tem a réplica da gengiva anexada ao mesmo. 0 modelo com a estrutura do osso do maxilar, o tecido macio e a restauração dental podem ser 3D examinados de modo a obter um terceiro subconjunto de dados para esta configuração. 0 exame em 3D é feito novamente na mesma posição do modelo de gesso. Assim, o primeiro, segundo e terceiro subconjunto de dados podem ser combinados em um conjunto de dados em 3D combinado. 0 conjunto de dados em 3D combinado pode ser usado independentemente para o planejamento de procedimentos cirúrgicos e para proporcionar dados para produzir restaurações dentais e/ou produto relacionado ao procedimento cirúrgico. 0 conjunto de dados em 3D combinado pode ser, além disso, combinado com dados obtidos por exame de TC, raios-X etc. de modo a aumentar a flexibilidade. Uma vez que é um requisito que a restauração dental se
ajuste bem na estrutura oral existente do paciente, uma segunda fonte de entrada de dados que tem uma alta resolução, por exemplo, um dispositivo de exame em 3D de alta resolução, é usado para proporcionar dados de entrada para a estrutura oral existente. Dados em 3D de alta resolução para a estrutura oral são proporcionados a partir do exame em 3D de uma impressão dental.
Pela combinação os dados da primeira fonte de dados de entrada e da segunda fonte de dados, a alta resolução é proporcionada na região onde alta precisão é necessária para a produção da restauração dental ou produto relacionado a planejamento pré-cirúrgico, isto é, na região da dentição. Os dados em 3D de alta precisão proporcionam uma precisa e confiável produção de moldes cirúrgicos, restaurações dentais, e produtos relacionados aos mesmos. Ainda, os dados de entrada da primeira fonte de dados de entrada proporcionam suficiente informação de modo a proporcionar um confiável planejamento cirúrgico.
Como usado no presente documento, pretende-se que as formas singulares "um", "uma" e "a/o" incluam as formas plurais também, a menos que de outra forma expressamente determinada. Será, além disso, entendido que os termos "inclui", "compreende", "incluindo" e/ou "compreendendo", quando usado neste relatório descritivo, especifiquem a presença das características, inteiros, etapas, operações, elementos, e/ou componentes determinados, mas impedem a presença ou adição de um ou mais outras características, inteiros, etapas, operações, elementos, componentes, e/ou grupos dos mesmos. Será entendido que quando um elemento é referido como sendo "conectado" ou "acoplado" a outro elemento, pode ser diretamente conectado ou acoplado ao outro elemento ou elementos intervenientes podem estar presentes. Além disso, "conectado" ou "acoplado" como usado no presente documento pode incluir conexão ou acoplamento sem fio. Como usado no presente documento, o termo "e/ou" inclui qualquer e todas as combinações de um ou mais dos associados itens listados. Como será apreciado por um capacitado na técnica, a presente invenção pode ser incorporado como dispositivo, sistema, método ou produto de programa de computador. Conseqüentemente, a presente invenção pode tomar forma de uma modalidade inteiramente de hardware, uma ,modalidade de software ou uma modalidade combinando aspectos de software e hardware.
Além disso, a presente invenção pode tomar forma de um produto de programa de computador em um meio de armazenagem utilizável por computador tendo código de programa utilizável por computador incorporado no meio. Qualquer meio legível por computador adequado pode ser utilizado incluindo discos duros, CD-ROMs, dispositivos óticos de armazenagem, um meio de transmissão tais como aqueles que suportam Internet ou uma intranet, ou dispositivos magnéticos de armazenagem.
Modalidades da presente invenção são descritas no presente documento com referência ao fluxograma e/ou diagramas de bloco. Será entendido que alguns ou todos os blocos ilustrados podem ser implementados por instruções programa de computador. Estas instruções de programa de computador podem ser proporcionadas a um processador de um computador de propósito geral, computador de propósito especial, ou outro aparato de processamento de dados programável para produzir uma máquina, de modo que as instruções, que executam via o processador do computador ou outro aparato de processamento de dados programável, criam meios para implementar as funções/atos especificados no fluxograma e/ou bloco ou blocos do diagrama de blocos. Estas instruções de programa de computador podem também ser armazenadas em uma memória legível por computador que podem dirigir um computador ou outro aparato de processamento de dados programável para funcionar de uma maneira particular, de modo que as instruções armazenadas na memória legível por computador produzam um artigo de fabricação incluindo meios de instrução que implementam a função/ato especificado no fluxograma e/ou bloco ou blocos do diagrama de blocos. As instruções do programa de computador podem também ser carregadas em um computador ou outro aparato de processamento de dados programável para produzir uma série de etapas operacionais a serem realizadas no computador ou outro aparato programável para produzir um processo implementado por computador de modo que as instruções que executem no computador ou outro aparato programável proporcionam etapas para implementar as funções/atos especificados no fluxograma e/ou bloco ou blocos do diagrama de blocos.
É para ser entendido que as funções/atos anotados nos diagramas podem ocorrer fora da ordem anotada nas ilustrações operacionais. Por exemplo, dois blocos mostrados em sucessão podem de fato ser executados substancialmente ao mesmo tempo ou os blocos podem às vezes ser executados na ordem reversa, dependendo da funcionalidade/atos envolvidos. Embora alguns dos diagramas incluam flechas em caminhos de comunicação para mostrar uma direção de comunicação primária, é para ser entendido que a comunicação pode ocorrer na direção oposta às flechas representadas.
A presente invenção foi descrita acima com referência a modalidades específicas. No entanto, modalidades outras que as acima descritas são igualmente possíveis dentro do escopo da invenção. Etapas de método diferentes daquelas descritas acima, realizando o método por hardware ou software, podem ser proporcionadas dentro do escopo da invenção. As diferentes características e etapas da invenção podem ser combinadas em outras combinações daquelas descritas. 0 escopo da invenção é somente limitado pelas reivindicações de patente apensas.

Claims (26)

1. Método útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental, caracterizado pelo fato de que dito método compreende combinar primeiros dados da área craniofacial do paciente a partir de uma primeira fonte de entrada de dados com segundos dados da anatomia intra-oral do paciente a partir de uma segunda fonte de entrada de dados, diferente de dita primeira fonte de entrada de dados, em dados combinados para dito planejamento e produção, em que pelo menos uma parte de ditos primeiros dados em ditos 15 dados combinados é proporcionada para dito planejamento e pelo menos uma parte de ditos segundos dados em ditos dados combinados é proporcionada para dita produção.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ditos primeiros dados têm uma primeira resolução suficiente para permitir dito planejamento, e em que ditos segundos dados têm uma segunda resolução suficiente para permitir dita produção.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que dita primeira resolução é menor que dita segunda resolução.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que dita primeira resolução é substancialmente menor que dita segunda resolução.
5. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que compreende obter ditos primeiros dados a partir de um tomógrafo computadorizado.
6. Método, de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que compreende obter ditos primeiros dados a partir de um dispositivo de obtenção de imagem por raios-X.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que dito dispositivo de obtenção de imagem por raios-X é um dispositivo de obtenção de imagem por raios-X intra-oral.
8. Método, de acordo com as reivindicações 1-4, caracterizado pelo fato de que compreende obter ditos primeiros dados a partir de medições da topografia do osso do maxilar derivado de medições da anatomia intra-oral do paciente e medições do tecido macio usando uma sonda.
9. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que ditos primeiros dados estão relacionados ao tecido do osso do maxilar em um sítio para dito procedimento restaurativo dental.
10. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que compreende obter ditos segundos dados a partir de um escâner em 3D.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que ditos segundos dados são produzidos baseados em dados obtidos a partir de dito escâner em 3D examinando uma impressão dental tomada da anatomia intra-oral do paciente.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que compreende obter ditos primeiros dados a partir de um tomógrafo computadorizado de feixe cônico e obter ditos segundos dados a partir de dito escâner em 3D.
13. Método, de acordo com quaisquer das reivindicações 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que dita combinação é baseada em marcadores fiéis de uma bandeja de impressão dental usada para tomar a impressão da anatomia intra-oral do paciente.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que dita bandeja de impressão dental com a impressão é inserida na cavidade oral do paciente durante a aquisição de ditos primeiros dados.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que dita impressão dental é examinada em 3D para obter ditos segundos dados antes da aquisição de ditos primeiros dados.
16. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que ditos segundos dados estão relacionados à dita anatomia intra-oral pelo menos em um sítio para dito procedimento restaurativo dental.
17. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que dito planejamento compreende planejamento pré-cirúrgico de dito procedimento restaurativo dental.
18. Método, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que dito planejamento compreende o posicionamento virtual de um implante dental baseado em ditos primeiros dados.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que dita produção compreende produzir um molde cirúrgico baseado em ditos segundos dados para instalar o implante dental durante dito procedimento restaurativo dental.
20. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que dita produção compreende o controle da produção de um molde cirúrgico para dito procedimento restaurativo dental.
21. Método, de acordo com qualquer reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que dita produção compreende a produção de pelo menos um implante dental, suporte, coroa de transferência, ponte, inlay, onlay, suporte anatômico, coroa anatômica, ou coroa.
22. Sistema (1900) útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado ao procedimento restaurativo dental, caracterizado pelo fato de que dito sistema compreende uma unidade de combinação para combinar primeiros dados da área craniofacial do paciente a partir de uma primeira fonte de entrada de dados com segundos dados da anatomia intra-oral do paciente a partir de uma segunda fonte de entrada de dados, diferente de dita primeira fonte de entrada de dados, em dados combinados para dito planejamento e produção, em que pelo menos uma parte de ditos primeiros dados em ditos dados combinados é proporcionada para dito planejamento e pelo menos uma parte de ditos segundos dados em ditos dados combinados é proporcionada para dita produção.
23. Programa de computador (1940) útil para planejar um procedimento restaurativo dental de um paciente e para produzir pelo menos um de uma restauração dental e um produto relacionado à restauração dental, para processar por um computador, caracterizado pelo fato de que o programa de computador compreende um segmento de código para combinar primeiros dados da área craniofacial do paciente a partir de uma primeira fonte de entrada de dados com segundos dados da anatomia intra-oral do paciente a partir de uma segunda fonte de entrada de dados, diferente de dita primeira fonte de entrada de dados, em dados combinados para dito planejamento e produção, em que pelo menos uma parte de ditos primeiros dados em ditos dados combinados é proporcionada para dito planejamento e pelo menos uma parte de ditos segundos dados em ditos dados combinados é proporcionada para dita produção.
24. Programa de computador, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que permite levar a cabo um método de acordo com a reivindicação 1.
25. Meio legível por computador (1930) caracterizado pelo fato de que tem incorporado no mesmo o programa de computador da reivindicação 23 ou 24.
26. Estação de trabalho médica (1910) caracterizada pelo fato de que é para realizar o método da reivindicação 1 rodando o programa de computador (1940) da reivindicação 23 .
BRPI0720906A 2007-01-10 2007-01-17 método e sistema para planejar um procedimento restaurativo dental e sistema de computador para realizar o método BRPI0720906B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0700043-3 2007-01-10
SE0700043 2007-01-10
PCT/EP2007/050426 WO2008083857A1 (en) 2007-01-10 2007-01-17 Method and system for dental planning and production

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0720906A2 true BRPI0720906A2 (pt) 2013-03-26
BRPI0720906B1 BRPI0720906B1 (pt) 2019-03-06
BRPI0720906B8 BRPI0720906B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=38565949

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0720906A BRPI0720906B8 (pt) 2007-01-10 2007-01-17 método e sistema para planejar um procedimento restaurativo dental e sistema de computador para realizar o método

Country Status (7)

Country Link
US (1) US10206757B2 (pt)
EP (1) EP2101678B1 (pt)
JP (1) JP5374382B2 (pt)
CN (1) CN101578076B (pt)
AU (1) AU2007343330B2 (pt)
BR (1) BRPI0720906B8 (pt)
WO (1) WO2008083857A1 (pt)

Families Citing this family (139)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2921131B1 (en) 2005-06-30 2020-11-04 Biomet 3i, LLC Method for manufacturing dental implant components
US8257083B2 (en) 2005-10-24 2012-09-04 Biomet 3I, Llc Methods for placing an implant analog in a physical model of the patient's mouth
US11219511B2 (en) 2005-10-24 2022-01-11 Biomet 3I, Llc Methods for placing an implant analog in a physical model of the patient's mouth
EP2101678B1 (en) 2007-01-10 2019-05-08 Nobel Biocare Services AG Method and system for dental planning and production
TW200833298A (en) * 2007-02-09 2008-08-16 Been-Der Yang Surgical positioning device
US8206153B2 (en) 2007-05-18 2012-06-26 Biomet 3I, Inc. Method for selecting implant components
US20100255445A1 (en) * 2007-10-03 2010-10-07 Bernard Gantes Assisted dental implant treatment
JP5562856B2 (ja) 2007-10-12 2014-07-30 ノベル バイオケア サーヴィシィズ アーゲー コンピュータ実装型の計画作成およびマスカスタマイズ骨構造の提供
EP2060240A3 (en) 2007-11-16 2009-08-12 Biomet 3i, LLC Components for use with a surgical guide for dental implant placement
CN101969877B (zh) * 2007-12-21 2014-01-29 3M创新有限公司 基于简化图像的正畸治疗监测
US8682043B2 (en) * 2008-02-29 2014-03-25 Zimmer Dental, Inc. Method of merging anatomical data and surface data of a patient's dentition
ES2739460T3 (es) * 2008-03-19 2020-01-31 Nobel Biocare Services Ag Reposicionamiento de componentes relacionados con procedimientos quirúrgicos craneales en un paciente
US8651858B2 (en) 2008-04-15 2014-02-18 Biomet 3I, Llc Method of creating an accurate bone and soft-tissue digital dental model
EP2276416B1 (en) 2008-04-16 2015-12-16 Biomet 3i, LLC Method for pre-operative visualization of instrumentation used with a surgical guide for dental implant placement
US8509932B2 (en) * 2008-07-17 2013-08-13 Cadent Ltd. Methods, systems and accessories useful for procedures relating to dental implants
WO2010085981A1 (de) * 2009-01-30 2010-08-05 Ady Palti Okklusionsschablone
EP2229914B1 (en) * 2009-03-20 2018-05-30 Nobel Biocare Services AG System and method for aligning virtual models
EP2254068B1 (en) 2009-05-18 2020-08-19 Nobel Biocare Services AG Method and system providing improved data matching for virtual planning
US8277216B2 (en) 2009-05-19 2012-10-02 Tae Hyung Kim Method and apparatus for preparing denture
US8998615B2 (en) 2009-05-19 2015-04-07 Dentca, Inc. Method and apparatus for preparing denture
US9675432B2 (en) 2009-05-19 2017-06-13 Dentca, Inc. Method and apparatus for preparing removable dental prosthesis
ES2596828T3 (es) 2009-09-07 2017-01-12 Nobel Biocare Services Ag Componentes para el roscado guiado de un hueso
ES2710179T3 (es) 2009-09-07 2019-04-23 Nobel Biocare Services Ag Conjunto de implantación
EP2322114A1 (en) 2009-11-16 2011-05-18 Nobel Biocare Services AG System and method for planning a first and a second dental restoration
EP2322115B1 (en) 2009-11-16 2017-02-15 Nobel Biocare Services AG Method for planning and producing a dental prosthesis
NL2005040C2 (nl) * 2009-11-20 2011-05-24 Dirk Peter Leenheer Werkwijze voor het maken van een numeriek drie-dimensionaal model van een structuur uit zachte en harde delen, drie-dimensionaal model en drager.
EP3669819B1 (en) 2010-07-12 2022-04-13 3Shape A/S 3d modeling of an object using textural features
FI129779B (fi) * 2010-07-19 2022-08-31 Palodex Group Oy Menetelmä ja laite intraoraalikuvan käsittelemiseksi
US8435033B2 (en) 2010-07-19 2013-05-07 Rainbow Medical Ltd. Dental navigation techniques
US8402973B2 (en) * 2010-08-16 2013-03-26 Apnicure, Inc. Method and system for sizing an oral device
US9226806B2 (en) 2010-09-17 2016-01-05 Biocad Medical, Inc. Occlusion estimation in dental prosthesis design
US8768029B2 (en) * 2010-10-20 2014-07-01 Medtronic Navigation, Inc. Selected image acquisition technique to optimize patient model construction
ITCS20100015A1 (it) * 2010-10-28 2012-04-29 Calabrian High Tech Cht S R L Sistema integrato per il rilievo del calco orale ed il posizionamento di precisione di impianti nello stesso
US20120191421A1 (en) * 2010-11-17 2012-07-26 Greenberg Surgical Technologies, Llc Oral Template for Integrated CT and Optical Images for Dental Implant Drilling Templates and Orthodontic Aligners
DK2462893T3 (da) 2010-12-07 2014-06-30 Biomet 3I Llc Universel scanningsdel til anvendelse på dentalimplantat og dentalimplantat-analoge
WO2012085799A1 (en) * 2010-12-20 2012-06-28 Koninklijke Philips Electronics N.V. A process and resulting product for matching a mouthpiece for cleaning teeth to a user's oral geometry
US20120214121A1 (en) * 2011-01-26 2012-08-23 Greenberg Surgical Technologies, Llc Orthodontic Treatment Integrating Optical Scanning and CT Scan Data
DE102011003561A1 (de) 2011-02-03 2012-08-09 Sirona Dental Systems Gmbh Abdruck, Bohrschablone und Verfahren zur Bereitstellung einer Lagebeziehung und zur Erstellung einer Bohrschablone
US8750590B2 (en) * 2011-02-03 2014-06-10 Greenberg Surgical Technologies, Llc Removable handle scan body for impression trays and radiographic templates for integrated optical and CT scanning
KR101273386B1 (ko) * 2011-05-04 2013-06-11 정제교 영상정보 정합을 위한 마커
US8897526B2 (en) * 2011-05-06 2014-11-25 Sirona Dental Systems Gmbh Method, system, and computer-readable medium for uncovering and planning an accurate dental preparation
AU2012255865B8 (en) 2011-05-16 2015-06-04 Biomet 3I, Llc Temporary abutment with combination of scanning features and provisionalization features
KR101301106B1 (ko) 2011-08-17 2013-08-27 주식회사 메디트 구강 삽입형 3차원 측정장치용 프레임 유닛
US20130249907A1 (en) * 2011-09-12 2013-09-26 Medical Modeling Inc., a Colorado Corporaiton Fiducial system to facilitate co-registration and image pixel calibration of multimodal data
US10363115B2 (en) * 2011-09-16 2019-07-30 Ibur, Llc Method of using an endentulous surgical guide
US9504533B2 (en) 2011-09-16 2016-11-29 Ibur, Llc Edentulous surgical guide
GB2495730A (en) * 2011-10-17 2013-04-24 Digital Srl Dental imaging and moulding for a drill guide
ITTO20110966A1 (it) * 2011-10-25 2013-04-26 Roberto Villa Metodo per prevedere l'effettivo posizionamento finale di un impianto destinato a essere impiantato in un paziente all'interno di un foro realizzato mediante uso di una dima chirurgica
US20130108988A1 (en) * 2011-10-26 2013-05-02 Stefan J. Simoncic Systems and methods for fabricating dental prostheses in a single office visit
US11304777B2 (en) 2011-10-28 2022-04-19 Navigate Surgical Technologies, Inc System and method for determining the three-dimensional location and orientation of identification markers
US9554763B2 (en) 2011-10-28 2017-01-31 Navigate Surgical Technologies, Inc. Soft body automatic registration and surgical monitoring system
US9585721B2 (en) 2011-10-28 2017-03-07 Navigate Surgical Technologies, Inc. System and method for real time tracking and modeling of surgical site
US9566123B2 (en) 2011-10-28 2017-02-14 Navigate Surgical Technologies, Inc. Surgical location monitoring system and method
US8938282B2 (en) 2011-10-28 2015-01-20 Navigate Surgical Technologies, Inc. Surgical location monitoring system and method with automatic registration
US9198737B2 (en) 2012-11-08 2015-12-01 Navigate Surgical Technologies, Inc. System and method for determining the three-dimensional location and orientation of identification markers
US8908918B2 (en) 2012-11-08 2014-12-09 Navigate Surgical Technologies, Inc. System and method for determining the three-dimensional location and orientation of identification markers
ES2669210T3 (es) * 2011-11-15 2018-05-24 Trispera Dental Inc. Método y sistema para adquirir datos a partir de un individuo para preparar un modelo 3D
US20140356805A1 (en) * 2012-01-18 2014-12-04 Trophy Radiographic guide with radio-opaque features
US9089382B2 (en) 2012-01-23 2015-07-28 Biomet 3I, Llc Method and apparatus for recording spatial gingival soft tissue relationship to implant placement within alveolar bone for immediate-implant placement
US9452032B2 (en) 2012-01-23 2016-09-27 Biomet 3I, Llc Soft tissue preservation temporary (shell) immediate-implant abutment with biological active surface
JPWO2013132537A1 (ja) * 2012-03-08 2015-07-30 日本デンタルサポート株式会社 歯列模型の撮影方法、これに用いられる上顎側歯列模型及び下顎側歯列模型、位置調整支援プログラム並びに表示装置
EP2644155A1 (en) * 2012-03-27 2013-10-02 Straumann Holding AG Method and device for scanbody aided immediacy for manufacturing a dental prosthesis for a dental implant
US12070365B2 (en) 2012-03-28 2024-08-27 Navigate Surgical Technologies, Inc System and method for determining the three-dimensional location and orientation of identification markers
US20130261433A1 (en) * 2012-03-28 2013-10-03 Navident Technologies, Inc. Haptic simulation and surgical location monitoring system and method
US9198627B2 (en) 2012-04-16 2015-12-01 Biomet 3i System and method for improved intra-oral scanning protocol and calibration
EP2839238B1 (en) * 2012-04-18 2017-07-19 3Shape A/S 3d scanner using merged partial images
DE102012207499B3 (de) 2012-05-07 2013-09-05 Sirona Dental Systems Gmbh Verfahren zur Vermessung einer Zahnsituation
US9483792B2 (en) 2012-05-15 2016-11-01 Apnicure, Inc. Screen-based method and system for sizing an oral appliance
WO2013172919A1 (en) * 2012-05-17 2013-11-21 DePuy Synthes Products, LLC Method of surgical planning
FI125322B (en) 2012-06-11 2015-08-31 Planmeca Oy Tooth Surface Models
KR20140012880A (ko) * 2012-07-23 2014-02-04 김도현 틀니 제작 방법
US20140080092A1 (en) 2012-09-14 2014-03-20 Biomet 3I, Llc Temporary dental prosthesis for use in developing final dental prosthesis
KR101315032B1 (ko) * 2012-11-08 2013-10-08 주식회사 메가젠임플란트 임플란트 영상 생성방법 및 임플란트 영상 생성 시스템
US9135498B2 (en) * 2012-12-14 2015-09-15 Ormco Corporation Integration of intra-oral imagery and volumetric imagery
US10617489B2 (en) 2012-12-19 2020-04-14 Align Technology, Inc. Creating a digital dental model of a patient's teeth using interproximal information
US10098714B2 (en) * 2012-12-19 2018-10-16 Align Technology, Inc. Apparatus and method for optically scanning an object in registration with a reference pattern
US8926328B2 (en) 2012-12-27 2015-01-06 Biomet 3I, Llc Jigs for placing dental implant analogs in models and methods of doing the same
US10278789B2 (en) * 2013-03-14 2019-05-07 National Dentex, Llc Bone foundation guide system and method
US9844324B2 (en) 2013-03-14 2017-12-19 X-Nav Technologies, LLC Image guided navigation system
US9489738B2 (en) 2013-04-26 2016-11-08 Navigate Surgical Technologies, Inc. System and method for tracking non-visible structure of a body with multi-element fiducial
DE102013211200B4 (de) * 2013-06-14 2018-11-29 Kulzer Gmbh Scanbarer Löffel zur Herstellung einer Dentalprothese
CA2919165A1 (en) 2013-08-13 2015-02-19 Navigate Surgical Technologies, Inc. Method for determining the location and orientation of a fiducial reference
CA2919170A1 (en) 2013-08-13 2015-02-19 Navigate Surgical Technologies, Inc. System and method for focusing imaging devices
WO2015047138A2 (ru) * 2013-09-30 2015-04-02 Общество С Ограниченной Ответственностью "Центр Дентальной Имплантации" Способ изготовления хирургического шаблона для установки имплантата
EP2878335B1 (en) 2013-11-10 2018-01-03 Brainsgate Ltd. Implant and delivery system for neural stimulator
KR102137544B1 (ko) 2013-11-18 2020-07-24 주식회사바텍 치과용 3차원 표면영상 생성 장치 및 방법
GB201320745D0 (en) 2013-11-25 2014-01-08 Darwood Alastair A method and apparatus for the intraoperative production of a surgical guide
EP3094283A4 (en) 2013-12-20 2018-01-24 Biomet 3i, LLC Dental system for developing custom prostheses through scanning of coded members
KR20160143654A (ko) 2014-02-21 2016-12-14 트리스페라 덴탈 아이엔씨. 증강 현실 치과 디자인 방법 및 시스템
EP2929854B1 (en) * 2014-03-18 2017-08-23 Dio Corporation Dental implant insertion set and manufacturing method thereof
KR101444727B1 (ko) * 2014-03-18 2014-09-26 주식회사 디오 임플란트용 가이드 스탠트 제조방법
AU2015245927A1 (en) * 2014-04-07 2016-10-27 Instaguide Pty Ltd Dental implant guide formation system
US9848964B2 (en) 2014-04-24 2017-12-26 Bruce Willard Hultgren System and method for fabricating a dental restoration
US9861458B2 (en) 2014-04-24 2018-01-09 Bruce Willard Hultgren System and method for fabricating a dental restoration
HU230856B1 (en) * 2014-05-20 2018-09-28 Dicomlab Dental Kft Method and system to design and manufacture implant mask
WO2016018838A1 (en) * 2014-07-29 2016-02-04 3M Innovative Properties Company A method for analyzing a positional relationship between a dental restoration and a dental substructure
US9700390B2 (en) 2014-08-22 2017-07-11 Biomet 3I, Llc Soft-tissue preservation arrangement and method
US9943374B2 (en) 2014-09-16 2018-04-17 X-Nav Technologies, LLC Image guidance system for detecting and tracking an image pose
US9402691B2 (en) 2014-09-16 2016-08-02 X-Nav Technologies, LLC System for determining and tracking movement during a medical procedure
JP6262179B2 (ja) * 2014-12-05 2018-01-17 ディオ コーポレーションDio Corporation デンタルインプラント施術のための手術ガイドおよび植立物の製造方法
US10912626B2 (en) * 2015-02-18 2021-02-09 James R. Glidewell Dental Ceramics, Inc. Integrated digital workflow for providing dental restoration
EP3267936A4 (en) 2015-03-09 2018-12-26 Stephen J. Chu Gingival ovate pontic and methods of using the same
CN106456305B (zh) * 2015-03-30 2018-06-29 北京大学口腔医院 一种颌位关系记录方法及装置
KR101544773B1 (ko) * 2015-04-01 2015-08-17 주식회사 디오 치과 임플란트용 서지컬 가이드를 이용한 시술 안내정보 제공방법
US10271907B2 (en) 2015-05-13 2019-04-30 Brainsgate Ltd. Implant and delivery system for neural stimulator
US20200205947A1 (en) * 2015-06-11 2020-07-02 Global Dental Science, LLC Positioning Method and System for Implant-Supported Dentures
WO2016210323A1 (en) * 2015-06-26 2016-12-29 Bruce Willard Hultgren System and method for fabricating a dental restoration
CN104983476B (zh) * 2015-07-24 2017-11-28 天津市亨达升科技股份有限公司 牙列缺失数字化口腔种植定位器二次拟合制造方法
CN105030358B (zh) * 2015-08-21 2018-02-23 山东迈尔医疗科技有限公司 一种数字化口腔基牙制备方法
CN105342708B (zh) * 2015-12-14 2017-10-24 四川大学 基于ct和cbct融合数据的数字化咬合导板及其重建方法
CN109152620B (zh) 2016-04-28 2021-07-23 株式会社迪耀 基于参考标记生成设计图像的图像处理装置及其方法
GB2552137A (en) 2016-07-03 2018-01-17 Tarazi Eyal Systems and methods of automated control of in-situ preparation for prefabricated fixed dental prosthesis
CN108472108B (zh) * 2016-07-29 2021-08-03 宁波频泰光电科技有限公司 用于获取口内数字化印模的系统和方法
KR102487945B1 (ko) * 2016-09-27 2023-01-11 덴츠플리 임플란츠 엔.브이. 안내형 임플란트 치세공품용 수술 형판의 힘-폐쇄 또는 형태-폐쇄 배치
KR101877895B1 (ko) * 2016-10-06 2018-07-12 주식회사 메가젠임플란트 임플란트 진단용 영상 생성 시스템 및 그 생성방법
DE102016012130A1 (de) * 2016-10-11 2018-04-12 Shin-Etsu Silicones Europe B.V. Optischer Scanner für Zahnabformungen, Digitalisierungsverfahren und System für Dentalmodelle
CN106388958B (zh) * 2016-10-13 2018-07-27 东莞定远陶齿制品有限公司 一种咬合架多功能底板的上咬合工艺
CN108056829B (zh) * 2017-10-19 2021-04-16 该美生物科技(上海)有限公司 一种用于促进牙齿重新定位牙科治疗的方法
CN108186141A (zh) * 2018-01-17 2018-06-22 牛懿锋 一段式植体即刻负重导板的制备方法
SE542458C2 (en) * 2018-01-31 2020-05-05 Soederstroem Staffan System for aiding mounting of tooth implants in a jaw, jaw customized guide, a radiopaque marker element and a software for determining data for manufacture of a jaw customized guide
US11076941B2 (en) * 2018-04-11 2021-08-03 Min-Chia Chen Dental operation-guiding structure and method for producing the same
JP7239249B2 (ja) * 2018-09-25 2023-03-14 剛 亀田 印象材、陰型又は陽型、歯の紋様情報収集装置及びプログラム
EP3632369B1 (en) * 2018-10-02 2022-02-09 SIRONA Dental Systems GmbH Method for incorporating photographic facial images and/or films of a person into the planning of odontological and/or cosmetic dental treatments and/or the preparation of restorations for said person
CN109700533B (zh) * 2018-12-17 2021-07-30 上海交通大学医学院附属第九人民医院 固定颌位导航配准导板及其配准方法
KR20200075623A (ko) * 2018-12-18 2020-06-26 (주)제노레이 2차원 의료 영상 및 3차원 의료 영상의 정합을 이용한 치과 치료 계획 장치 및 방법
WO2020138615A1 (ko) * 2018-12-26 2020-07-02 주식회사 임솔 치아 임플란트 식립 가이드의 제조 방법, 그 제조를 위한 예비가이드 및 가이드 트레이
WO2020191017A1 (en) * 2019-03-21 2020-09-24 Bruce Willard Hultgren Motion adjustment prediction system
CN110251259B (zh) * 2019-03-22 2021-07-06 儒蓉(成都)医疗科技有限公司 数字化托盘的使用方法
CN110063806B (zh) * 2019-04-30 2021-03-23 北京大学口腔医学院 用于提高多牙位口内三维扫描精度的辅助装置及使用方法
WO2021019516A1 (en) 2019-07-31 2021-02-04 Jessi Lew Pty Ltd. Intraoral coordinate system of dentition for the design and placement of dental implants
KR20220052951A (ko) * 2019-09-02 2022-04-28 세이프 어프로치 메디칼 인크. 시술지원시스템 및 위치정합장치
US11456063B2 (en) * 2019-09-08 2022-09-27 Novadontics Llc Dental patient management system
CN110916827A (zh) * 2019-11-26 2020-03-27 福建艾尔法医疗器械制造有限公司 一种数字化种植导板的制作方法
WO2022030740A1 (ko) * 2020-08-07 2022-02-10 한종목 스캔마커 및 이를 이용한 가상교합기로의 페이스보우 트랜스퍼 방법
KR102221475B1 (ko) * 2020-08-07 2021-02-26 한종목 실물교합기용 스캔마커를 이용한 가상교합기로의 페이스보우 트랜스퍼 방법
KR102459365B1 (ko) * 2020-09-22 2022-10-28 주식회사 디오 디지털보철 제조방법
CN112353515B (zh) * 2020-12-02 2021-08-10 四川大学 数字化咬合调整导板及其制作方法
WO2022140791A1 (en) 2020-12-23 2022-06-30 Koski Robert Kyle Device and method for dental procedure planning
US11382727B1 (en) 2021-05-19 2022-07-12 Thamer Marghalani Three-dimensional oral imaging system and method

Family Cites Families (185)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1131948A (en) 1966-07-01 1968-10-30 Joe John Simmons Dental appliance
US4101521A (en) * 1969-09-12 1978-07-18 Ciba-Geigy Ag Process for the manufacture of highly disperse solids consisting of crosslinked urea-formaldehyde polycondensation products
US4018741A (en) * 1969-09-12 1977-04-19 Ciba-Geigy Ag Process for the manufacture of highly disperse solids consisting of crosslinked urea-formaldehyde polycondensation products
US3953421A (en) * 1970-07-30 1976-04-27 Cabot Corporation Paper coating compositions and organic pigments used therein
US4160782A (en) * 1970-08-06 1979-07-10 Compagnie Neerlandaise De L'azote Process for treating urea bodies
US3931063A (en) * 1973-07-30 1976-01-06 Ciba-Geigy Ag Process for the manufacture of porous solids consisting of crosslinked urea-formaldehyde polycondensation products
CH606607A5 (pt) * 1974-12-16 1978-11-15 Ciba Geigy Ag
US5788494A (en) * 1995-09-19 1998-08-04 Shopvest, Inc. Working model for prosthodontic preparation of a crown for installation on an implant fixture
US4315740A (en) * 1977-04-18 1982-02-16 Mercer Roger W Apparatus for mounting dental casts
CH644309A5 (de) * 1979-12-20 1984-07-31 Ciba Geigy Ag Druckempfindliches aufzeichnungsmaterial.
US4470815A (en) 1983-03-17 1984-09-11 Hazco Development, Inc. Method of making custom dentures
US4663720A (en) 1984-02-21 1987-05-05 Francois Duret Method of and apparatus for making a prosthesis, especially a dental prosthesis
SE457691B (sv) * 1987-05-22 1989-01-23 Nobel Plast Ab Metod foer framstaellning av protetiska konstruktioner av kompositmaterial med betydande fiberinnehaall
US4836778A (en) * 1987-05-26 1989-06-06 Vexcel Corporation Mandibular motion monitoring system
US4850870C1 (en) * 1987-10-23 2001-07-24 Implant Innovations Inc Prosthodontic restoration components
US4832601A (en) * 1987-12-04 1989-05-23 Hall Surgical Adjustable support for a prosthetic tooth and method
DE3802789A1 (de) * 1988-01-29 1989-08-10 Lauks Nikola Bohrvorrichtung fuer kieferchirurgische implantatkavitaeten und verfahren zur herstellung einer bohrbuchsenschablone fuer implantatkavitaeten
US5015183A (en) * 1989-08-07 1991-05-14 Fenick Thomas J Locating device and method of placing a tooth implant
US5030096A (en) * 1989-10-02 1991-07-09 Steri-Oss, Inc. Implant healing cap and holder
US5062800A (en) 1990-03-21 1991-11-05 Core-Vent Corporation Dental implant handle, and dental implant package including a dental implant handle
US5569578A (en) 1990-04-10 1996-10-29 Mushabac; David R. Method and apparatus for effecting change in shape of pre-existing object
US5743916A (en) * 1990-07-13 1998-04-28 Human Factors Industrial Design, Inc. Drill guide with removable ferrules
US5106300A (en) * 1990-09-26 1992-04-21 Voitik Anton J Dental implant attachment structure and method
US5766221A (en) * 1991-12-03 1998-06-16 Boston Scientific Technology, Inc. Bone anchor implantation device
US5350297A (en) 1991-12-24 1994-09-27 Cohen Robert N Method and apparatus for recording the position of dental implants
GB9208442D0 (en) * 1992-04-16 1992-06-03 Asher George B Tooth & selection joint & jig(dental implants)
US5213502A (en) * 1992-06-10 1993-05-25 Fereidoun Daftary Interlockable two-piece impression coping for anatomical dental abutment restorative systems
US5320529A (en) * 1992-09-09 1994-06-14 Howard C. Weitzman Method and apparatus for locating an ideal site for a dental implant and for the precise surgical placement of that implant
AU5598894A (en) * 1992-11-09 1994-06-08 Ormco Corporation Custom orthodontic appliance forming method and apparatus
IT1260239B (it) 1992-12-22 1996-04-02 Metodo per la realizzazione di protesi da implantologia e dispositivo per l'attuazione di tale metodo
NL9301308A (nl) 1993-07-26 1995-02-16 Willem Frederick Van Nifterick Werkwijze voor het vastzetten van een tandprothese op implantaten in het kaakbeen van een patiënt en middel te gebruiken daarbij.
CA2107262C (en) * 1993-09-29 2006-12-19 Milan Somborac Dental implant
US5662473A (en) 1993-12-02 1997-09-02 Vident Adjustable-angulation pattern for making a dental-implant abutment
SE502035C2 (sv) 1993-12-06 1995-07-24 Nobelpharma Ab Metod och och anordning för framtagning av information för framställning av artifiella stödorgan eller ersättningsdelar till människokroppen
US5492471A (en) * 1994-03-23 1996-02-20 Gary Singer Healing cap system
US5482463A (en) * 1994-04-08 1996-01-09 Wilson, Jr.; Richard S. Anti-slippage mechanism for dental implant components
BE1008372A3 (nl) * 1994-04-19 1996-04-02 Materialise Nv Werkwijze voor het vervaardigen van een geperfektioneerd medisch model uitgaande van digitale beeldinformatie van een lichaamsdeel.
SE507134C2 (sv) 1994-05-31 1998-04-06 Nobelpharma Ab Indikeringsanordning och förfarande för utmärkning och upptagning av en eller flera fästpunkter till fixtur(-er) i människokroppsdel, företrädesvis käke
US5531520A (en) * 1994-09-01 1996-07-02 Massachusetts Institute Of Technology System and method of registration of three-dimensional data sets including anatomical body data
US5577912A (en) 1994-09-19 1996-11-26 Prins; Steven P. Adjustable implant fixture
DE9420038U1 (de) * 1994-12-14 1995-02-09 Hartmann, Alexander, 79104 Freiburg Implantateinrichtung
US5613852A (en) * 1995-01-06 1997-03-25 Board Of Regents Univ Of Ne At Lincoln Dental implant drill guide system
US5605457A (en) * 1995-02-13 1997-02-25 Crystal Medical Technology, A Division Of Folsom Metal Products, Inc. Implant connector
US5605458A (en) * 1995-03-06 1997-02-25 Crystal Medical Technology, A Division Of Folsom Metal Products, Inc. Negative load flank implant connector
US5607304A (en) * 1995-04-17 1997-03-04 Crystal Medical Technology, A Division Of Folsom Metal Products, Inc. Implant connector
DE19518702C2 (de) 1995-05-22 1999-03-11 Sirona Dental Systems Gmbh Verfahren und Einrichtung zur rechnergestützten Restauration von Zähnen
DE19534979C1 (de) 1995-09-20 1997-01-09 Imz Fertigung Vertrieb Enossales Einzelzahnimplantat mit Verdrehsicherung
US5718579A (en) * 1995-12-05 1998-02-17 Kennedy; Brent D. Drill guide kit
US5681167A (en) 1996-01-05 1997-10-28 Lazarof; Sargon Dental assembly and process for preparing a tooth prosthesis
US6814575B2 (en) * 1997-02-26 2004-11-09 Technique D'usinage Sinlab Inc. Manufacturing a dental implant drill guide and a dental implant superstructure
US7331786B2 (en) * 1996-02-27 2008-02-19 Technique D'usinage Sinlab Inc. Manufacturing a dental implant drill guide and a dental implant superstructure
US5725376A (en) * 1996-02-27 1998-03-10 Poirier; Michel Methods for manufacturing a dental implant drill guide and a dental implant superstructure
US6382975B1 (en) * 1997-02-26 2002-05-07 Technique D'usinage Sinlab Inc. Manufacturing a dental implant drill guide and a dental implant superstructure
EP0807422B1 (de) * 1996-05-17 2004-11-03 Brandestini, Marco, Dr. Verfahren zur Herstellung dentaler Rekonstruktionen und Rohling zur Durchführung des Verfahrens
SE506850C2 (sv) 1996-06-27 1998-02-16 Medevelop Ab Tandprotessystem, komponenter för tandprotessystem jämte förfaranden vid dylika tandprotessystem
SE506947C2 (sv) * 1996-07-04 1998-03-09 Nobel Biocare Ab Anordning vid implantatsystem
JPH1075963A (ja) * 1996-09-06 1998-03-24 Nikon Corp 歯科補綴物モデルの設計方法およびこの方法を実行するプログラムを記録した媒体
GB2318058B (en) * 1996-09-25 2001-03-21 Ninian Spenceley Peckitt Improvements relating to prosthetic implants
US6777469B2 (en) * 1996-09-30 2004-08-17 David H. Blount Urea condensate-sewer sludge products
AUPO280996A0 (en) * 1996-10-04 1996-10-31 Dentech Investments Pty Ltd Creation and utilization of 3D teeth models
US5769850A (en) 1996-10-16 1998-06-23 Chin; Martin Apparatus and method for submergible, self-retaining distraction osteogenesis
SE512050C2 (sv) * 1997-01-21 2000-01-17 Nobel Biocare Ab Rotationssymmetriskt benförankringselement
US6619958B2 (en) 1997-04-09 2003-09-16 Implant Innovations, Inc. Implant delivery system
SE509141C2 (sv) 1997-04-10 1998-12-07 Nobel Biocare Ab Arrangemang och system för dental produktframställning och informationsgivning
US5989028A (en) 1997-05-15 1999-11-23 Core-Vent Corporation Non-submergible, one-part, root-form endosseous dental implants
US6705863B2 (en) * 1997-06-20 2004-03-16 Align Technology, Inc. Attachment devices and methods for a dental appliance
EP0998241B1 (en) 1997-07-25 2006-04-05 Nobel Biocare AB (publ) An impression coping system for osseointegrated implants
US5967305A (en) 1997-09-17 1999-10-19 Blonder; Howard Dental implant component package and holder
US6152731A (en) 1997-09-22 2000-11-28 3M Innovative Properties Company Methods for use in dental articulation
SE510956C2 (sv) * 1997-11-11 1999-07-12 Nobel Biocare Ab Anordning för förankring av ett gängat implantat i ben, t ex tandben, medelst ett fastvridningsverktyg
US5967777A (en) 1997-11-24 1999-10-19 Klein; Michael Surgical template assembly and method for drilling and installing dental implants
US5876204A (en) * 1997-11-25 1999-03-02 Sulzer Calcitek Inc. Dental implant positioning guide
ES2206763T3 (es) 1997-12-18 2004-05-16 Technique D'usinage Sinlab Inc. Metodo de fabricacion de una superestructura de implante dental.
US9084653B2 (en) * 1998-01-14 2015-07-21 Cadent, Ltd. Methods for use in dental articulation
US6081739A (en) * 1998-05-21 2000-06-27 Lemchen; Marc S. Scanning device or methodology to produce an image incorporating correlated superficial, three dimensional surface and x-ray images and measurements of an object
SE512083C2 (sv) 1998-05-29 2000-01-24 Nobel Biocare Ab Metod att producera dental första påbyggnadsdel till implantat eller annan påbyggnadsdel samt hållare för modell av den första påbyggnadsdelen
DE19828479A1 (de) 1998-06-26 1999-12-30 Friatec Ag Übertragungselement
US6808659B2 (en) 1998-07-10 2004-10-26 Jeneric/Pentron Incorporated Solid free-form fabrication methods for the production of dental restorations
US6217332B1 (en) * 1998-07-13 2001-04-17 Nobel Biocare Ab Combination implant carrier and vial cap
US6159008A (en) 1998-07-13 2000-12-12 Steri-Oss Inc. Implant carrier with gripping fingers
WO2000009031A1 (en) 1998-08-12 2000-02-24 Nobel Biocare Ab One-step threaded implant
SE513111C2 (sv) 1998-11-11 2000-07-10 Nobel Biocare Ab Gängförsett implantat och anordning och metod vid ett sådant implantat
US6287115B1 (en) 1998-11-17 2001-09-11 L. Paul Lustig Dental implant and tool and method for effecting a dental restoration using the same
SE513778C2 (sv) 1999-03-18 2000-11-06 Nobel Biocare Ab Förfarande, arrangemang och användning för applicering av distans till implantat medelst skruv.
US6287117B1 (en) 1999-04-22 2001-09-11 Sulzer Dental Inc. Endosseous dental implants including a healing screw and an optional implant extender
US6217630B1 (en) * 1999-05-03 2001-04-17 Cargill, Incorporated Conditioned fertilizer product, method for conditioning fertilizer, and method for using conditioned fertilizer product
CH694571A5 (de) 1999-06-21 2005-04-15 Dcs Forschungs & Entwicklungs Verfahren zur Herstellung eines Zahnersatzes und eines Zahnersatzteiles, Material für ein Zahnersatzteil und Zahnersatzteil.
DE19932877B4 (de) 1999-07-16 2006-10-26 Hint-Els Gmbh Dentalprothesen-Rohling
US6099311A (en) * 1999-07-28 2000-08-08 Sulzer Calcitek Inc. Abutment delivery system
FR2797171B1 (fr) 1999-08-06 2002-02-08 Bruno Jacques Hubert Bompard Dispositif pour la mise en place d'implant dentaire
US6561805B2 (en) * 1999-08-12 2003-05-13 Nobel Biocare Ab Universal implant delivery system
DE19952962B4 (de) 1999-11-03 2004-07-01 Sirona Dental Systems Gmbh Verfahren zur Herstellung einer Bohrhilfe für ein Zahnimplantat
US7234937B2 (en) 1999-11-30 2007-06-26 Orametrix, Inc. Unified workstation for virtual craniofacial diagnosis, treatment planning and therapeutics
JP4979868B2 (ja) 1999-12-29 2012-07-18 オルムコ コーポレイション 注文歯列矯正装置形成方法および装置
WO2001050977A1 (de) 2000-01-13 2001-07-19 Robert Laux Aufbaupfosten und befestigungseinrichtung für die zahnprothetik bzw. implantologie
SE515632C2 (sv) 2000-01-31 2001-09-17 Nobel Biocare Ab Förfarande och anordning vid superstruktur till implantat
DE20002376U1 (de) 2000-02-11 2000-05-18 Hein, Wolfram, 56593 Horhausen Zahnzwischenraumreiniger mit gelenkiger Reinigungsspitze und Handgriff
US7373286B2 (en) 2000-02-17 2008-05-13 Align Technology, Inc. Efficient data representation of teeth model
US6227861B1 (en) * 2000-02-29 2001-05-08 Richard G. Cartledge Preformed mandibular splint
US6947038B1 (en) 2000-04-27 2005-09-20 Align Technology, Inc. Systems and methods for generating an appliance with tie points
US7027642B2 (en) * 2000-04-28 2006-04-11 Orametrix, Inc. Methods for registration of three-dimensional frames to create three-dimensional virtual models of objects
WO2002002742A2 (en) * 2000-07-03 2002-01-10 Nft Industries, Llc Controlled release agricultural products and processes for making same
US6482284B1 (en) 2000-08-31 2002-11-19 3M Innovative Properties Company Method of making a dental mill blank and support stub assembly
US6364660B1 (en) 2000-10-25 2002-04-02 Duane Milford Durbin Method and system for imaging and modeling dental structures
US7736147B2 (en) * 2000-10-30 2010-06-15 Align Technology, Inc. Systems and methods for bite-setting teeth models
US6726478B1 (en) * 2000-10-30 2004-04-27 Align Technology, Inc. Systems and methods for bite-setting teeth models
EP1205159A1 (fr) 2000-11-13 2002-05-15 Yves Germanier Dispositif de positionnement pour la pose de prothèses dentaires implanto-portées
US20020064759A1 (en) 2000-11-30 2002-05-30 Durbin Duane Milford Method and system for viewing, altering and archiving digital models of dental structures and computer integrated manufacturing of physical models of dental structures
SE0004885L (sv) 2000-12-29 2002-04-02 Nobel Biocare Ab Anordning för hålupptagning och hylsisättning i enhet som ingår i dental uppbyggnadsdel
SE522958C2 (sv) 2000-12-29 2004-03-16 Nobel Biocare Ab Förfarande, arrangemang (anordning) och program vid eller för protetisk installation
SE522965C2 (sv) 2000-12-29 2004-03-16 Nobel Biocare Ab Anordning för att åstadkomma lägesbestämning
US6793491B2 (en) 2001-03-08 2004-09-21 Implant Logic Systems Stabilizing implant system
US6672870B2 (en) * 2001-03-20 2004-01-06 John G. Knapp Method and instrumentation for attaching dentures
US7717708B2 (en) * 2001-04-13 2010-05-18 Orametrix, Inc. Method and system for integrated orthodontic treatment planning using unified workstation
JP3522233B2 (ja) * 2001-04-17 2004-04-26 Necパーソナルプロダクツ株式会社 記録装置のロード機構
US7362890B2 (en) * 2001-05-24 2008-04-22 Astra Tech Inc. Registration of 3-D imaging of 3-D objects
US6879712B2 (en) * 2001-05-25 2005-04-12 Orhan C. Tuncay System and method of digitally modelling craniofacial features for the purposes of diagnosis and treatment predictions
US6671539B2 (en) * 2001-10-03 2003-12-30 Board Of Regents University Of Texas System Method and apparatus for fabricating orthognathic surgical splints
EP1317910A1 (en) 2001-12-06 2003-06-11 KerrHawe SA Medical instrument for use with liquids
SE520765C2 (sv) 2001-12-28 2003-08-19 Nobel Biocare Ab Anordning och arrangemang för att medelst mall ta upp hål till implantat i ben, företrädesvis käkben
WO2003060825A2 (en) 2002-01-16 2003-07-24 Andrei Feldman Oral implant template
US6692254B1 (en) * 2002-02-01 2004-02-17 Barry A. Kligerman Implant supported dental prosthesis foundation bar
FR2836372B1 (fr) 2002-02-28 2004-06-04 Obl Procede et dispositif pour la mise en place d'implants dentaires
JP4149189B2 (ja) * 2002-04-04 2008-09-10 株式会社日立メディコ X線ct装置
US6979196B2 (en) 2002-06-21 2005-12-27 Align Technology, Inc. Systems and methods for automated bite-setting of tooth models
IL158789A (en) * 2002-11-13 2009-11-18 Biomet 3I Llc Dental implant system
AU2003279472A1 (en) * 2002-12-04 2004-06-23 Koninklijke Philips Electronics N.V. Medical viewing system and method for detecting borders of an object of interest in noisy images
SE526665C2 (sv) * 2002-12-30 2005-10-25 Nobel Biocare Ab Anordning vid dentalt fastskruvningsarrangemang
SE526666C2 (sv) * 2002-12-30 2005-10-25 Nobel Biocare Ab Anordning och arrangemang för fixturinstallation
DE10300301B4 (de) 2003-01-02 2009-07-02 Sirona Dental Systems Gmbh Verfahren zur automatischen Erzeugung einer dentalen Suprastruktur zur Verbindung mit einem Implantat
US7328077B2 (en) 2003-01-06 2008-02-05 Duane Milford Durbin Method and system for automated mass manufacturing of custom tooth die models for use in the fabrication of dental prosthetics
US7021934B2 (en) * 2003-01-21 2006-04-04 Zimmer Dental, Inc. Multi-adjustable drill guide and framework system for dental prosthetics
US7014461B2 (en) 2003-01-23 2006-03-21 Tactile Technologies Llc Hard tissue surface geometry determination
DE10304757B4 (de) 2003-02-05 2005-07-21 Heraeus Kulzer Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Herstellung von Zahnersatz
US20040184643A1 (en) * 2003-03-21 2004-09-23 Stantchev Gueorgui H. Methods and apparatus for imaging
DK1610708T3 (da) 2003-04-03 2020-02-24 Align Technology Inc Fremgangsmåde og system til fabrikation af en tandkappe
EP1486900A1 (en) 2003-06-12 2004-12-15 Materialise, Naamloze Vennootschap Method and system for manufacturing a surgical guide
US7245753B2 (en) * 2003-06-26 2007-07-17 Carestream Health, Inc. Method for determining dental alignment using radiographs
ITTO20030575A1 (it) 2003-07-25 2005-01-26 Acom S R L Procedimento per la fabbricazione di travate di protesi dentarie del tipo avvitato ad una pluralita' di impianti osteo-integrati nell'osso mandibolare o mascellare.
US7410736B2 (en) * 2003-09-30 2008-08-12 Asml Holding N.V. Methods and systems to compensate for a stitching disturbance of a printed pattern in a maskless lithography system not utilizing overlap of the exposure zones
US7474932B2 (en) 2003-10-23 2009-01-06 Technest Holdings, Inc. Dental computer-aided design (CAD) methods and systems
SE526223C2 (sv) 2003-12-10 2005-08-02 Nobel Biocare Ab System och anordning vid framställning och isättning av tandbrouppbyggnad
US7702492B2 (en) * 2004-03-11 2010-04-20 Geodigm Corporation System and method for generating an electronic model for a dental impression having a common coordinate system
DE102004037464A1 (de) * 2004-07-30 2006-03-23 Heraeus Kulzer Gmbh Anordnung zur Abbildung von Oberflächenstrukturen dreidimensionaler Objekte
SE527504C2 (sv) 2004-08-05 2006-03-21 Nobel Biocare Ab Styranordning samverkbar med ett antal i tandmall anordnade hylsor
SE527503C2 (sv) 2004-08-05 2006-03-21 Nobel Biocare Ab Anordning och förfarande för att underlätta applicering till rätt läge av tand- eller tandrestmall
US7322824B2 (en) * 2004-08-17 2008-01-29 Schmitt Stephen M Design and manufacture of dental implant restorations
US7762814B2 (en) * 2004-09-14 2010-07-27 Oratio B.V. Method of manufacturing and installing a ceramic dental implant with an aesthetic implant abutment
JP2006191985A (ja) * 2005-01-11 2006-07-27 Yoichi Ogawa 撮影用テンプレートおよびその製造方法並びに即時荷重用歯科補綴物の製造方法
BE1016374A3 (fr) 2005-02-03 2006-09-05 Moyer Philippe Albert Paul Ghi Procede de fabrication d'une prothese dentaire et appareillage mis en oeuvre.
DE102005011066A1 (de) * 2005-03-08 2006-09-14 Sirona Dental Systems Gmbh Verfahren zur Herstellung der Lageübereinstimmung von 3D-Datensätzen in einem dentalen CAD/CAM-System
US20060275736A1 (en) 2005-04-22 2006-12-07 Orthoclear Holdings, Inc. Computer aided orthodontic treatment planning
SE528724C2 (sv) 2005-06-03 2007-01-30 Nobel Biocare Services Ag Anordning vid i mun anordnad borrmall
DE102005033738B4 (de) * 2005-07-15 2008-06-05 Sirona Dental Systems Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von Zahnersatzteilen
GB0514554D0 (en) * 2005-07-15 2005-08-24 Materialise Nv Method for (semi-) automatic dental implant planning
JP5237106B2 (ja) 2005-11-30 2013-07-17 3シェイプ アー/エス 歯の修復物の製作のための印象スキャニング
US7813591B2 (en) 2006-01-20 2010-10-12 3M Innovative Properties Company Visual feedback of 3D scan parameters
JP4836122B2 (ja) 2006-02-09 2011-12-14 国立大学法人浜松医科大学 手術支援装置、方法及びプログラム
US8366442B2 (en) 2006-02-15 2013-02-05 Bankruptcy Estate Of Voxelogix Corporation Dental apparatus for radiographic and non-radiographic imaging
AU2007248943B2 (en) 2006-05-04 2013-05-23 Nobel Biocare Services Ag A device for securing a dental implant in bone tissue, a method for making a surgical template and a method of securing a dental implant in bone tissue
GB0609988D0 (en) * 2006-05-19 2006-06-28 Materialise Nv Method for creating a personalized digital planning file for simulation of dental implant placement
US7385811B2 (en) * 2006-06-30 2008-06-10 Intel Corporation Ultra mobility device design to optimize system cooling and form factor
US7653455B2 (en) * 2006-07-28 2010-01-26 3M Innovative Properties Company Computer-aided implanting of orthodontic anchorage devices using surgical guides
US7845943B2 (en) 2006-09-07 2010-12-07 Meitner Sean W Method for making and using a template for locating a dental implant and components relating thereto
US7835811B2 (en) 2006-10-07 2010-11-16 Voxelogix Corporation Surgical guides and methods for positioning artificial teeth and dental implants
JP5330254B2 (ja) 2006-10-27 2013-10-30 ノベル バイオケア サーヴィシィズ アーゲー 歯科用コンポーネントおよび物理的歯科模型のためのデータを取得するための方法および装具
EP2101678B1 (en) 2007-01-10 2019-05-08 Nobel Biocare Services AG Method and system for dental planning and production
KR101467003B1 (ko) 2007-02-01 2014-12-01 레이던 컴퍼니 군사 훈련용 장치
US8142192B2 (en) * 2007-02-21 2012-03-27 Nobel Biocare Services Ag Device for transferring the position of an angled abutment from a model to an implant
US7916911B2 (en) * 2007-02-26 2011-03-29 Align Technology, Inc. System and method for digital tooth imaging
US20080220390A1 (en) 2007-03-07 2008-09-11 Michael Klein Dental tool guide assembly
WO2009033677A2 (en) * 2007-09-12 2009-03-19 Nobel Biocare Services Ag Method and system for planning a medical procedure and generating data related to said medical procedure
JP5562856B2 (ja) 2007-10-12 2014-07-30 ノベル バイオケア サーヴィシィズ アーゲー コンピュータ実装型の計画作成およびマスカスタマイズ骨構造の提供
US8296952B2 (en) * 2007-11-01 2012-10-30 Greenberg Surgical Technologies, Llc Orthodontic treatment aligners based on CT data
US20100324875A1 (en) 2008-02-12 2010-12-23 Kalili Thomas K Process for orthodontic, implant and dental prosthetic fabrication using 3d geometric mesh teeth manipulation process
US8682043B2 (en) 2008-02-29 2014-03-25 Zimmer Dental, Inc. Method of merging anatomical data and surface data of a patient's dentition
ES2739460T3 (es) 2008-03-19 2020-01-31 Nobel Biocare Services Ag Reposicionamiento de componentes relacionados con procedimientos quirúrgicos craneales en un paciente
WO2009140582A2 (en) 2008-05-16 2009-11-19 Geodigm Corporation Method and apparatus for combining 3d dental scans with other 3d data sets
EP3892231B1 (en) * 2008-07-03 2024-05-22 Align Technology, Inc. Method, computer-readable medium and system for use in dental procedures
US8083522B2 (en) * 2008-10-29 2011-12-27 Inpronto Inc. Method for tooth implants
EP2358295A2 (en) * 2008-11-18 2011-08-24 Ibur, Llc Dental device and method for linking physical and digital data for diagnostic, treatment planning, patient education, communication, manufacturing, and data transfer purposes
US20110045431A1 (en) * 2008-11-18 2011-02-24 Groscurth Randall C Bone screw linking device
AT507887B1 (de) 2009-03-18 2010-09-15 Steger Heinrich Vorrichtung zum scannen eines dentalmodellabbilds mit artikulator
EP2229914B1 (en) 2009-03-20 2018-05-30 Nobel Biocare Services AG System and method for aligning virtual models
EP2254068B1 (en) 2009-05-18 2020-08-19 Nobel Biocare Services AG Method and system providing improved data matching for virtual planning

Also Published As

Publication number Publication date
US20110008751A1 (en) 2011-01-13
CN101578076A (zh) 2009-11-11
EP2101678B1 (en) 2019-05-08
WO2008083857A1 (en) 2008-07-17
JP5374382B2 (ja) 2013-12-25
US10206757B2 (en) 2019-02-19
AU2007343330B2 (en) 2013-08-01
BRPI0720906B1 (pt) 2019-03-06
EP2101678A1 (en) 2009-09-23
AU2007343330A1 (en) 2008-07-17
CN101578076B (zh) 2013-10-23
JP2011510685A (ja) 2011-04-07
BRPI0720906B8 (pt) 2021-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720906A2 (pt) mÉtodo e sistema para planejamento dental e produÇço
Ramasamy et al. Implant surgical guides: From the past to the present
Ritter et al. Registration accuracy of three‐dimensional surface and cone beam computed tomography data for virtual implant planning
Lam et al. A 2-part facebow for CAD-CAM dentistry
Lal et al. Use of stereolithographic templates for surgical and prosthodontic implant planning and placement. Part I. The concept
US8199988B2 (en) Method and apparatus for combining 3D dental scans with other 3D data sets
Ozan et al. Clinical accuracy of 3 different types of computed tomography-derived stereolithographic surgical guides in implant placement
Scherer Presurgical implant-site assessment and restoratively driven digital planning
JP5020816B2 (ja) 頬顎異常矯正学的手術のための治療計画を導出する方法及びそのための装置
Zhao et al. Accuracy of computer-guided implant surgery by a CAD/CAM and laser scanning technique
BRPI1009891B1 (pt) sistema e método para planejamento, visualização e otimização de restaurações dentárias
Widmann et al. Accuracy of image‐fusion stereolithographic guides: Mapping CT data with three‐dimensional optical surface scanning
Ye et al. Integration accuracy of laser-scanned dental models into maxillofacial cone beam computed tomography images of different voxel sizes with different segmentation threshold settings
Malpartida-Carrillo et al. Techniques for retrievability and for registering screw access holes in cement-retained implant-supported prostheses: a scoping review of the literature
Jamjoom et al. Positional accuracy of a prosthetic treatment plan incorporated into a cone beam computed tomography scan using surface scan registration
Deeb et al. Computer-aided planning and placement in implant surgery
KR102215068B1 (ko) 임플란트 진단용 영상 정합을 위한 장치 및 방법
Matsumoto et al. Clinical use of three-dimensional models of the temporomandibular joint established by rapid prototyping based on cone-beam computed tomography imaging data
Arfai et al. Radiographic and surgical guide for placement of multiple implants
Asli et al. Evaluation of the success rate of cone beam computed tomography in determining the location and direction of screw access holes in cement-retained implant-supported prostheses: An in vitro study
US11744530B2 (en) Radiographic dental jigs and associated methods
Tahmaseb et al. Reference-based digital concept to restore partially edentulous patients following an immediate loading protocol: a pilot study
Deeb et al. Comparison of accuracy and time for four implant placement techniques supporting fixed-partial denture
Bhadwal Guided surgery in dental implantology
Moslehifard Computer aided techniques developed for diagnosis and treatment planning in implantology

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2261 NA DATA 06/05/2014

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/01/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2757 DE 07-11-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.