BRPI0702898A2 - fritadeira, e, método de remoção de impurezas para uma fritadeira - Google Patents

fritadeira, e, método de remoção de impurezas para uma fritadeira Download PDF

Info

Publication number
BRPI0702898A2
BRPI0702898A2 BRPI0702898-9A BRPI0702898A BRPI0702898A2 BR PI0702898 A2 BRPI0702898 A2 BR PI0702898A2 BR PI0702898 A BRPI0702898 A BR PI0702898A BR PI0702898 A2 BRPI0702898 A2 BR PI0702898A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
fryer
tank
oil
layer
Prior art date
Application number
BRPI0702898-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Takao Kimura
Haruo Tanaka
Koji Yamada
Original Assignee
Mermaid Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38581172&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0702898(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from JP2006102572A external-priority patent/JP2007275147A/ja
Priority claimed from JP2006102570A external-priority patent/JP4795833B2/ja
Priority claimed from JP2006235980A external-priority patent/JP4967083B2/ja
Priority claimed from JP2007039877A external-priority patent/JP4795989B2/ja
Application filed by Mermaid Co Ltd filed Critical Mermaid Co Ltd
Publication of BRPI0702898A2 publication Critical patent/BRPI0702898A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/12Deep fat fryers, e.g. for frying fish or chips
    • A47J37/1223Deep fat fryers, e.g. for frying fish or chips with means for filtering the frying liquid
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/12Deep fat fryers, e.g. for frying fish or chips
    • A47J37/1257Deep fat fryers, e.g. for frying fish or chips electrically heated
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/12Deep fat fryers, e.g. for frying fish or chips
    • A47J37/1266Control devices, e.g. to control temperature, level or quality of the frying liquid
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/12Deep fat fryers, e.g. for frying fish or chips
    • A47J37/1271Accessories

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Frying-Pans Or Fryers (AREA)

Abstract

FRITADEIRA, E, METODO DE REMOçãO DE IMPUREZAS PARA UMA FRITADEIRA Uma fritadeira é provida que, durante um período de espera para cozinhar, pode manter a temperatura de um óleo de cozinha levemente menor do que uma temperatura de cozinhar e, durante o cozimento, pode rapidamente elevar a temperatura do óleo para a temperatura de cozinhar. A fritadeira também tem capacidades de realizar facilmente uma operação de troca térmica no óleo de cozinha, evitando a degradação do óleo de cozinha, estabelecendo um bom ambiente na cozinha e melhorando a eficácia de trabalho. A fritadeira compreende um tanque da fritadeira tendo óleo e água para limpar o óleo armazenado em duas camadas uma sobre a outra; e um aquecedor instalado na camada de óleo; em que a água na camada de água é extraída para fora da abertura de sucção de água em um fundo do tanque da fritadeira, limpa por um tanque de água de filtração e, então, distribuída no tanque da fritadeira quase que horizontalmente em uma direção fora do centro a partir de uma abertura de suprimento de água formada em uma parede lateral, inferior, do tanque da fritadeira, assim girando a água no tanque da fritadeira em um redemoinho. A fritadeira também tem um dispositivo para descarregar impurezas coletadas no tanque de água de filtração.

Description

"FRITADEIRA, Ε, MÉTODO DE REMOÇÃO DE IMPUREZAS PARAUMA FRITADEIRA"
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma fritadeira capaz deautomaticamente remover bolinhas de massa frita por imersão eautomaticamente limpar o óleo de cozinha para manter o óleo de cozinhalimpo, evitar sua degradação e, assim, prolongar sua vida útil.
Arte Antecedente
Algumas fritadeiras convencionais têm água e óleo de cozinhaarmazenados em um tanque da fritadeira em duas camadas em contato umacom a outra em seus limites, com a água repousando no fundo do tanque dafritadeira e com um aquecedor instalado na camada de óleo para aquecer oóleo em uma temperatura pré-determinada (documentos de patente 1-3).
Em tais fritadeiras, durante o processo de fritura, bolas de massadiminutas dispersando dos ingredientes alimentícios no óleo de cozinha,materiais coloidais flutuando fora do alimento sendo frito e água fluindo parafora do material alimentício (estes sendo aqui embaixo referidos comoimpurezas) são deixados afundar livremente para o fundo do tanque dafritadeira de modo a minimizar a degradação e o escurecimento do óleocausado por estas impurezas.
Em outros tipos de fritadeiras, um dispositivo de remoção deimpurezas é provido separado da fritadeira e instalado no tanque da fritadeira,que tem uma camada de óleo e uma camada de água, de modo a removerimpurezas como bolinhas de massa frita por imersão do óleo de cozinha porcirculação com uma bomba do óleo entre a fritadeira e o dispositivoremovedor de impurezas (documento de patente 4).
Documento de patente 1: Descrição de Modelo de UtilidadeIndustrial JP no. 05-68440Documento de patente 2: Publicação de Patente JP no. 55-40249
Documento de patente 3: Descrição de Modelo de UtilidadeIndustrial JP no. 60-09426
Documento de patente 4: Publicação de Modelo de UtilidadeIndustrial JP no. 56-11860.
Problemas com a Fritadeira Convencional
Em tal fritadeira convencional, para evitar que a temperatura doóleo de cozinha caia durante o cozimento e para permitir que ele retorne àtemperatura ajustada em um tempo curto, o aquecedor disposto na camada deóleo é operado a uma temperatura maior do que a temperatura de cozimentodo óleo. O óleo em contato com a superfície do aquecedor em particular éexposto a uma temperatura bem maior do que a temperatura fixada.
Além disso, porque a banda de temperatura do óleo de cozinhapara fritura coincide com a banda de temperatura que acelera a degradação eoxidação do óleo, o óleo de cozinha fica facilmente degradado ou oxidadodurante o período de espera ou durante o cozimento. Isto, por sua vez,aumenta a geração de fumaça e evaporação, poluindo o meio ambiente erapidamente mudando a composição do óleo de cozinha.
Assim, existe uma demanda para um dispositivo que, durante operíodo de espera, possa manter o óleo de cozinha em uma temperatura umpouco menor do que a para o cozimento e, durante o cozimento, rapidamenteeleve a temperatura do óleo para a temperatura de cozimento para o tornarpronto para o cozimento e, assim, minimizar a degradação da qualidade doóleo de cozinha.
Em tal fritadeira convencional, se qualquer bolha existir em umacamada de óleo ou água, e entrar em contato com o óleo aquecido, a bolha dear irá expandir explosivamente, dispersando o óleo quente.
Assim, a bolha na camada de água ou óleo precisa ser eliminada.No entanto, nenhum dispositivo deste tipo capaz de eliminar as bolhas de arse tornou disponível e uma fritadeira com tal função tem sido procurada.
Além disso, em tal fritadeira convencional, para removerimpurezas acumuladas na camada de água, é necessário abrir uma válvula debico provida embaixo da camada de água para drenar a água e, então, enchercom água limpa na camada de água, renovando a camada de água com umaquantidade pré-determinada de água limpa.
Além disso, no caso de uma fritadeira equipada com um tanquede água de filtração além do tanque da fritadeira e usando um método defiltração com circulação, para remover as impurezas acumuladas no tanque deágua de filtração é necessário remover manualmente as impurezas e limpar otanque de água de filtração enquanto não cozinhando. Isto leva tempo,prolongando o tempo de interrupção do cozimento, resultando em umaeficiência reduzida do cozimento.
Por esta razão, existe a necessidade de uma fritadeira com otanque de água de filtração que permita uma remoção fácil de impurezas notanque de água de filtração.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
A presente invenção foi alcançada visando superar problemasexperimentados com as tecnologias convencionais. Uma tarefa técnica a serobtida na resolução dos problemas acima mencionados consiste em proveruma fritadeira que pode facilmente realizar uma troca térmica do óleo decozinha de modo a manter a temperatura do óleo de cozinha levementeinferior à de uma temperatura de cozimento durante o período de espera eque, durante o cozimento, pode rapidamente elevar a temperatura do óleo àtemperatura de cozimento, assim evitando a degradação do óleo de cozinha,garantindo um bom ambiente culinário, melhorando a eficiência do trabalho,reduzindo a carga econômica e minimizando a poluição ambiental.Também é a tarefa técnica dos requerentes prover uma fritadeiracom uma função de eliminar bolhas na água ou óleo.
Outra tarefa técnica consiste em prover uma fritadeira com umtanque de água de filtração que pode facilmente remover impurezas no tanquede água de filtração.
A presente invenção tem muitos aspectos para resolverefetivamente os problemas experimentados com as tecnologias convencionais.
Considerada de um primeiro aspecto, a presente invenção provêuma fritadeira compreendendo: um tanque de fritadeira tendo uma camada deóleo para cozinhar e uma camada de água em contato com a camada de óleo,a camada de óleo e a camada de água sendo dispostas verticalmente em duascamadas uma sobre a outra; e um aquecedor disposto na camada de óleo; emque a camada de água no tanque da fritadeira ou uma parte da camada de óleoembaixo do aquecedor é horizontalmente girada em um redemoinho.
Um segundo aspecto da presente invenção provê uma fritadeiraainda incluindo um sensor do nível de água disposto para estenderverticalmente um limite entre as camadas de óleo e água no tanque dafritadeira para monitorar uma mudança no nível de água.
Um terceiro aspecto da presente invenção provê uma fritadeira,em que a água na camada de água é extraída para fora de uma abertura desucção de água em um fundo do tanque da fritadeira e, então, distribuídadentro do tanque da fritadeira quase que horizontalmente em uma direção forado centro de uma abertura de suprimento de água formada em uma paredelateral do tanque da fritadeira e abrindo para a camada de água ou para umaparte da camada de óleo embaixo do aquecedor, girando, assim, a camada deágua no tanque da fritadeira ou na parte da camada de óleo embaixo doaquecedor em um redemoinho.
Um quarto aspecto da presente invenção provê uma fritadeira,em que a água na camada de água é extraída para dentro de uma bombaimersa na água instalada próxima da parede lateral do tanque da fritadeira nacamada de água e distribuída a partir da bomba quase que horizontalmentepara girar a água no tanque em um redemoinho.
Um quinto aspecto da presente invenção provê uma fritadeira,em que óleo na camada de óleo é extraído para fora do tanque da fritadeirapor uma bomba de óleo instalada fora do tanque da fritadeira e, então,distribuído para o tanque da fritadeira quase que horizontalmente em umadireção fora do centro a partir de uma abertura de suprimento de óleo formadaem uma parede lateral do tanque da fritadeira e se abrindo para a camada deágua ou para uma parte da camada de óleo embaixo do aquecedor, girando,assim, a camada de água ou a parte da camada de óleo embaixo do aquecedorem um redemoinho.
Um sexto aspecto da presente invenção provê uma fritadeira, emque óleo na camada de óleo é extraído para dentro de uma bomba imersa noóleo instalada próxima da parede lateral do tanque da fritadeira embaixo doaquecedor e distribuído a partir da bomba quase que horizontalmente paragirar a camada de óleo em um redemoinho.
Um sétimo aspecto da invenção provê uma fritadeira, incluindoainda um tanque de água de filtração instalado próximo do tanque dafritadeira e tendo um filtro; em que água na camada de água misturada comimpurezas, como bolinhas de massa frita por imersão, é extraída para fora deuma abertura de sucção de água em um fundo do tanque da fritadeira e, então,distribuída para dentro do tanque de água de filtração onde as impurezas,como bolinhas de massa frita por imersão, são filtradas e deixadas assentarem um fundo do tanque de água de filtração; em que a água filtrada édistribuída dentro do tanque da fritadeira quase que horizontalmente ao longode uma parede lateral do tanque da fritadeira a partir de uma abertura desuprimento de água formada na parede lateral do tanque da fritadeira e seabrindo para a camada de água ou parte da camada de óleo abaixo do aquecedor.
Um oitavo aspecto da presente invenção provê uma fritadeira,ainda compreendendo um tanque de eliminação de bolhas instalado em umtrajeto da água correndo a partir do tanque de água de filtração para a camadade água ou camada de óleo; em que o tanque de eliminação de bolhas separaágua e ar por acomodação da água e acumula a mesma em uma parte inferiordo mesmo e ar em uma parte superior do mesmo; em que o tanque deeliminação de bolhas tem um meio de ajuste de pressão interna em umaporção de extremidade superior do mesmo para ventilar o ar acumulado naparte superior do tanque de eliminação de bolhas para o exterior.
Um nono aspecto da presente invenção provê uma fritadeiraainda incluindo: uma bomba de óleo para extrair óleo da camada de óleo edistribuir o mesmo na camada de água ou uma parte da camada de óleoembaixo do aquecedor; um acumulador de gás formado acima da bomba deóleo para manter um gás vaporizado acumulado na bomba de óleo; e um meiode exaustão de ajuste de pressão para ventilar o gás vaporizado doacumulador de gás para o exterior.
Um décimo aspecto da presente invenção provê uma fritadeiracompreendendo: um tanque da fritadeira para armazenar uma camada de óleopara cozinhar e uma camada de água em que as impurezas, como bolinhas demassa frita por imersão na camada de óleo afundam, a camada de óleo e acamada de água sendo verticalmente dispostas em duas camadas uma sobre aoutra; um aquecedor instalado na camada de óleo, e um tanque de água defiltração para receber água da camada de água, filtrar as impurezas misturadasna água por um filtro e retornar a água filtrada para o tanque da fritadeira; emque o tanque de água de filtração tem um dispositivo de remoção deimpurezas que é conectado com um trajeto de descarga de água e um trajetode suprimento de água; em que o trajeto de descarga de água tem uma válvulade parada e descarrega a água misturada com as impurezas de um reservatóriode água não tratada a montante do filtro para o exterior do tanque de água defiltração; em que o trajeto de suprimento de água tem um regulador de fluxoe, durante uma operação de descarga de água, supre água para o reservatóriode água não tratada a montante do filtro ou para um reservatório de águalimpa a jusante do filtro.
Um décimo primeiro aspecto da presente invenção provê umafritadeira, em que o dispositivo de remoção de impurezas tem conectado a umfundo do tanque de água de filtração o trajeto de descarga de água quedescarrega água contendo impurezas do reservatório de água não tratada amontante do filtro para o exterior do tanque de água de filtração.
Um décimo segundo aspecto da presente invenção provê umafritadeira, em que o dispositivo de remoção de impurezas tem um recipientecoletor de impurezas que acomoda a água carregada com impurezas,descarregada da abertura de descarga do trajeto de descarga de água, atravésde um cesto de rede formado de um material de filtração tendo quase omesmo tamanho de malha que o filtro do tanque da água de filtração.
Um décimo terceiro aspecto da presente invenção provê ummétodo de remoção de impurezas para uma fritadeira, compreendendo asetapas de: armazenar óleo de cozinha e água em duas camadas uma sobre aoutra, a água sendo adaptada para receber impurezas afundando do óleodentro da mesma; filtrar as impurezas contidas na água retiradas de umacamada de água em um tanque da fritadeira para um tanque de água defiltração, e retornar a água filtrada para o tanque da fritadeira; em que, apósparar a circulação da água filtrada entre o tanque da fritadeira e o tanque deágua de filtração, um trajeto de descarga de água conectado a um reservatóriode água não tratada a montante do filtro no tanque de água de filtração e umtrajeto de suprimento de água conectado ao reservatório de água não tratada amontante do filtro ou um reservatório de água limpa a jusante do filtro sãoabertos para descarregar impurezas do tanque de água de filtração através dotrajeto de descarga de água, junto com a água correndo do trajeto desuprimento de água.
No primeiro aspecto, a camada de água no tanque da fritadeira ouuma parte da camada de óleo embaixo do aquecedor é horizontalmente giradaem um redemoinho para levar o todo da camada de óleo a girarhorizontalmente por sua viscosidade, aumentando o contato entre o óleo e oaquecedor dispostos na camada de óleo e, assim, o volume do calor trocado.
Durante um período de espera, é possível manter o óleo decozinha em uma temperatura baixa em que o óleo não é facilmentedeteriorado. Durante o cozimento, a parte da camada de óleo situada acima doaquecedor pode ser rapidamente elevada para a temperatura de cozimento,assim encurtando o tempo que leva para retornar a temperatura do óleo para atemperatura de cozimento e efetivamente evitando as degradações do óleo.
No limite entre óleo e água, o óleo é agitado pela água levando asimpurezas diminutas misturadas no óleo, como bolinhas de massa frita porimersão, a cair dentro da água, assim depurando o óleo de impurezas. Assim,impurezas contidas no óleo, como líquidos e componentes de odores dosmateriais alimentícios, podem ser removidos da camada de óleo.
Com o segundo aspecto, é possível evitar um transbordamento doóleo de cozinha que seria, de outra forma, causado por água dos materiaisalimentícios ou água derretida dos alimentos congelados que elevam ovolume e nível de água. Também é possível monitorar um nível de águaapropriado para fritura o tempo todo. O segundo aspecto assim permite que onível de água seja mantido dentro de uma faixa possível apropriada.Com o terceiro a sexto aspectos, o efeito descrito no primeiroaspecto pode ser alcançado de modo confiável por rotação da camada de águaou uma parte da camada de óleo embaixo do aquecedor em um granderedemoinho para girar, direta ou indiretamente, a camada de óleo.
Com o sétimo aspecto, o tanque de água de filtração filtra asimpurezas contidas na água na camada de água e retorna a água filtradaatravés do trajeto de água filtrada para a camada de água no tanque dafritadeira, assim circulando a água entre a camada de água no tanque dafritadeira e o tanque de água de filtração, o que, por sua vez, mantém a águano tanque da fritadeira limpa o tempo todo.
O sétimo aspecto, assim, pode realizar com maior vantagem oefeito descrito no primeiro aspecto.
Com o oitavo aspecto, o tanque de eliminação de bolhas separaágua e ar. Quando a pressão no ar acumulado na parte superior do tanque deeliminação de bolhas excede uma pressão pré-determinada, ele pode serventilado através do meio de ajuste de pressão interna incorporando umaválvula de ajuste de pressão. Assim, a água no tanque da fritadeira pode serdepurada de bolhas o tempo todo.
Isto evita, por sua vez, um acidente de explosão de bolhas quepoderia ocorrer quando a bolha entrasse em contato com o óleo quentedurante o cozimento, assim mantendo a segurança e evitando umacontaminação ambiental possível.
Com o nono aspecto, gás vaporizado acumulado na partesuperior da bomba de óleo em um trajeto de circulação de óleo ~ que extraióleo por sucção do tanque da fritadeira e, após a temperatura do óleo serabaixada, retorna o mesmo para o tanque da fritadeira ~ pode ser ventiladoatravés do acumulador de gás. Quando a pressão do gás excede uma pressãopré-determinada, ele pode ser ventilado através dos meios de exaustãoajustando a pressão, incorporando uma válvula de ajuste de pressão. Istoevita, por sua vez, o acidente de explosão de bolha que poderia ocorrerquando a bolha entrasse em contato com óleo quente, assim mantendo asegurança e evitando uma contaminação ambiental possível.
O dispositivo de remoção de impurezas, como o décimo aspectodesta invenção, para a circulação de água entre a camada de água no tanqueda fritadeira e o tanque de água de filtração, com requerido, fornece água dotrajeto de suprimento de água para o reservatório de água não tratada amontante do filtro no tanque de água de filtração ou para o reservatório deágua limpa a jusante do filtro, e descarrega água do reservatório de água nãotratada a montante do filtro no tanque de água de filtração através do trajetode descarga de água para o exterior. Isto leva as impurezas acumuladas notanque de água de filtração, com bolinhas de massa frita por imersão, seremlavadas para o exterior, realizando a remoção da impurezas e a lavagem dotanque de água de filtração sem remover o tanque de água de filtração.
Neste momento, quando a água é suprida do trajeto desuprimento de água para o reservatório de água limpa a jusante do filtro,impurezas entupindo o filtro, como bolinhas de massa frita por imersão,podem ser tiradas por lavagem junto com as impurezas acumuladas amontante do filtro.
No décimo primeiro aspecto, o dispositivo de remoção deimpurezas tem conectado a um fundo do tanque de água de filtração o trajetode descarga de água que descarrega água carregada com impurezas do lado amontante do filtro para o exterior do tanque de água de filtração. Isto permiteque impurezas no tanque de água de filtração sejam descarregadas do trajetode descarga de água para o exterior, assim realizando a remoção de impurezase a lavagem do tanque de água de filtração sem remover o tanque de água defiltração.No décimo segundo aspecto, como um recipiente para receberágua carregada com impurezas descarregada do tanque de água de filtração,um recipiente coletor de impurezas é provido que tem um cesto de redeformado de um material de filtração tendo quase o mesmo tamanho de malhaque o filtro do tanque de água de filtração. O cesto de rede coleta e separa asimpurezas, como bolinhas de massa frita por imersão, da água. Assim, asimpurezas podem ser descarregadas como um refugo combustível bruto eágua como efluente.
O décimo terceiro aspecto provê o método de remoção deimpurezas, que, após parar a circulação da água filtrada entre o tanque dafritadeira e o tanque de água de filtração, abre o trajeto de descarga de águaconectado ao reservatório de água não tratada a montante do filtro no tanquede água de filtração e o trajeto de suprimento de água conectado aoreservatório de água não tratada a montante do filtro ou para um reservatóriode água limpa a jusante do filtro, a fim de descarregar impurezas do tanque deágua de filtração através do trajeto de descarga de água, junto com águacorrendo do trajeto de suprimento de água.
Melhor Modo Para Realizar A Invenção
Agora, formas de realização da presente invenção serão descritas.
Construcão
A fritadeira 1, como uma realização desta invenção, tem umtanque da fritadeira Ia conformado como uma pirâmide se projetando voltadapara baixo, ou cone circular, como mostrado na figura 1 e figura 4C. O tanqueda fritadeira Ia tem duas camadas dispostas verticalmente uma sobre a outra -uma camada de óleo 11 para cozimento e uma camada de água 12 dispostaembaixo da camada de óleo 11 para receber impurezas da camada de óleo,como bolinhas de massa frita por imersão, para limpar o óleo de cozinha.
Como mostrado na figura 1 e figura 3, um aquecedor elétrico oua gás para aquecer o óleo é provido na camada de óleo 11 do tanque dafritadeira la.
O aquecedor 5 está localizado em uma parte quase central dacamada de óleo 11. Com o aquecedor 5 ativado, duas camadas são formadas -uma porção de óleo em temperatura elevada Ilb e uma porção de óleo emtemperatura baixa lia com seu limite levemente abaixo do aquecedor 5.
Assim, o tanque da fritadeira Ia tem três camadas que são, dofundo voltado para cima, a camada de água 12, a porção de óleo emtemperatura baixa llaea porção de óleo em temperatura elevada 11b.Dentre estes, a porção de óleo em temperatura elevada Ilb
constitui uma porção de fritura que frita em uma temperatura apropriadamateriais alimentícios com coberturas que são colocados em um cesto feito debarras de metal fino ou grades de metal e então imersos no óleo de cozinha.
A porção de óleo em temperatura baixa lia forma uma porção detampão de temperatura entre a porção de óleo em temperatura elevada llbeacamada de água 12 e tem uma função de ajustar a temperatura do óleo daporção de óleo em temperatura elevada Ilbe suprir um novo óleo que não foiainda degradado.
A camada de água 12 constitui um acumulador de impurezas quefunciona como uma camada de sedimentação em que impurezas produzidasdurante a fritura, como bolinhas de massa frita, lentamente assentam. Acamada de água 12 também tem uma função de girar a água horizontalmentepara a limpeza do óleo e ajuste da temperatura.
A água na camada de água 12, como mostrado na figura 1, figura-4 e figura 7, é extraída para fora de uma abertura de sucção de água 2b nofundo do tanque da fritadeira Ia por uma bomba d'água 2e junto com asimpurezas como bolinhas de massa frita por imersão e, então, flui através deum tubo 2c de um trajeto de circulação de água 2 em um tanque de água defiltração 2a onde é filtrada da impurezas, como bolinhas de massa frita porimersão, por um filtro 2j instalado no tanque de água de filtração 2a. Após serremovida das impurezas, a água limpa é retornada de um reservatório de águalimpa 2m do tanque de água de filtração 2a no tanque da fritadeira la.
Quando ela é retornada para o tanque da fritadeira la, a águalimpa é distribuída de uma abertura de suprimento de água 2i em uma paredelateral Id no lado de trás do tanque da fritadeira Ia quase que horizontalmenteao longo de uma parede lateral adjunta Ie de modo que a água se movimentaem um redemoinho na camada de água 12 dentro do tanque da fritadeira la.
À medida que a camada de água 12 redemoinha, a porção de óleoem temperatura baixa lia disposta imediatamente acima, e em contato com, acamada de água 12 começa a girar com um intervalo de tempo, levando aporção de óleo em temperatura elevada Ilb imediatamente acima da porçãode óleo em temperatura baixa lia também para se movimentar em umredemoinho com um intervalo de tempo maior.
Neste momento, se ejetada com uma força forte, a água podeagitar de modo violento a porção de óleo em temperatura baixa 11a,impelindo mesmo os pedaços finos de impurezas, como bolinhas de massafrita por imersão, contidas no óleo, a cair dentro da água, assim limpando oóleo.
Mesmo no processo acima, o movimento de agitação de umaparte inferior da porção de óleo em temperatura baixa lia não afeta sua partesuperior, deixando o mesmo girar em um estado relativamente calmo, àmedida que é aquecido pelo aquecedor 5.
A rotação da água na camada de água 12 como descrito acimatambém pode ser obtida por instalação de uma bomba imersa em água 2p nacamada de água 12, como mostrado na figura 7, para direcionar diretamente acamada de água 12 e girar a porção de óleo em temperatura baixa lia pelaforça de rotação da água.
Também é possível instalar uma bomba de óleo (não mostrada),similar à mostrada na figura 7, na camada de óleo 11 para girar diretamente aporção de óleo em temperatura baixa 11a.
Outro método para girar diretamente a porção de óleo emtemperatura baixa lia em um redemoinho envolve descarregar a água limpadistribuída do tanque de água de filtração 2a quase que horizontalmente emuma direção fora do centro da abertura de suprimento de água 21 provida naporção de óleo em temperatura baixa 11a.
Sobre uma parede interna do tanque da fritadeira la, provê-se umsensor do nível de água Ic em uma posição de limite entre a camada de água12 e a porção de óleo em temperatura baixa 11a, como na figura 4C, paramonitorar o limite entre óleo e água. Uma lâmpada e campainha de alarmesão ativadas para indicar se o nível da água está muito elevado ou muitobaixo.
O tanque de água de filtração 2a tem instalado η mesmo um filtrode aço inoxidável verticalmente disposto 2j de malha de 0,7 mm, que divide ointerior do tanque de água de filtração 2a. Após ter sido extraída para fora dotanque da fritadeira Ia pela bomba d'água 2e para dentro de um reservatóriode água não tratada 2k do tanque de água de filtração 2a, a montante do filtro2j, a água passa através do filtro 2j no lado do reservatório de água limpa 2m,deixando as impurezas coletadas, como bolinhas de massa frita por imersão,no reservatório de água não tratada 2k para assentarem sobre o fundo.
A água limpa pelo tanque de água de filtração 2a é extraída porsucção de uma abertura de sucção 2f do tanque de água de filtração 2a em umtanque de eliminação de bolhas 2g, onde as bolhas são deixadas flutuar paracima. A água removida das bolhas flui para fora de uma abertura de saída 2hdo tanque de eliminação de bolhas 2g para dentro do tanque da fritadeira Iaatravés da abertura de suprimento de água 2i provido no topo da camada deágua 12 ou na porção de óleo em temperatura baixa 11a. Deste modo, a águacircula no trajeto de circulação de água 2.
A fritadeira desta forma de realização tem um trajeto decirculação de óleo 3. O trajeto de circulação de óleo 3, como mostrado nafigura 5, compreende um trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico, de folhametálica montado em uma parede externo do tanque da fritadeira la, um tubocilíndrico circular 3c, um bocal de descarga de óleo 3e e bomba de óleo 3b.
O trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico fixado no tanque dafritadeira Ia tem uma abertura de sucção de óleo 3f formada na extremidadesuperior da mesma e uma abertura 3g na extremidade inferior da mesma, demodo que o óleo próximo da superfície superior da porção de óleo emtemperatura elevada Ilb pode ser extraída para dentro da abertura de sucçãode óleo 3f para deixar as impurezas, como as bolinhas de massa frita porimersão, cair dentro da camada de água 12 através da abertura 3g naextremidade inferior do trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico.
O tubo cilíndrico circular 3 c é conectado a uma parteintermediária do trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico para deixar o óleoextraída para dentro pela bomba de óleo 3 b ser distribuído dentro da camadade água 12 através do bocal de descarga de óleo 3e. O trajeto de fluxo 3aquadrado-cilíndrico 3 a tem muitas barbatanas 3 d salientes da superfícieexterior do mesmo que são resinadas de modo forçado por um vento doventilador 4 de resfriamento para rapidamente resfriar o óleo passando atravésdo interior do trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico de cerca de 170°C atécerca de 70-80°C.
O bocal de descarga de óleo 3e, como mostrado na figura 6, édepositado longitudinalmente horizontalmente na parte de extremidadeinferior da camada de água 12 e tem muitos furos pequenos 3h formados emuma superfície superior da extremidade frontal do mesmo, de modo que oóleo é fragmentado em pedaços pequenos à medida que ele passa através domesmo, flutuando para cima em bolas pequenas ou em barras longascontínuas.
O bocal de descarga de óleo 3e também tem um membro deliberação de óleo 3i, semi-circular em sua seção transversal, aberto para olado de baixo e fechado em sua extremidade frontal, para deixar as impurezas,como bolinhas de massa frita por imersão, contidas no óleo, caírem parabaixo.
Como mostrado na figura 4, o tanque de eliminação de bolhas 2gé conectado, em sua extremidade superior, com um tubo de ventilação de ar7a, através de uma junta 7f de tubo de exaustão do lado da água. Umacumulador de gás 3j, formado acima da bomba de óleo 3b, é conectado emsua extremidade superior com um tubo 7b através de um meio de ajuste depressão da ventilação de gás 7g.
O tubo de ventilação de ar 7a e o tubo 7b são unidos por umajunção 7c de conexão. A junta de conexão 7c é conectada em seu lado ajusante com um tubo de conexão 7d que tem, em sua extremidade frontal,uma junta de ajuste de pressão interna 7e como um meio de ajuste da pressãode ventilação de gás. A junta de ajuste de pressão interna 7e é conectada auma extremidade superior do trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico 3a paraliberar o ar acumulado na parte superior do tanque de eliminação de bolhas 2ge gás vaporizado no acumulador de gás 3j acima da bomba de óleo 3b. Todosestes combinam para formar um trajeto de ventilação de ar 7 que realiza umajuste de pressão de modo que a pressão de ar na parte superior do tanque deeliminação de bolhas 2g é quase igual que a do acumulador de gás 3j providono lado da bomba de óleo 3 b.
Com a construção acima, a quantidade de ar acumulado na partesuperior do tanque de eliminação de bolhas 2g e a quantidade de gásvaporizado acumulado no acumulador de gás 3j na extremidade superior dabomba de óleo 3b são, ambas, mantidas mínimas, evitando que ar e gásvaporizado se misturem na porção de óleo em temperatura elevada Ilbdurante a circulação de água e óleo o que, por sua vez, pode evitar acidentescom o espirro de óleo quente causado por uma dilatação súbita de ar ou gásvaporizado.
Na fritadeira desta forma de realização construída como descritoacima, durante o período de espera, quando o alimento ainda não está frito, oóleo de cozinha é mantido em uma temperatura levemente menor (em umatemperatura de espera) do que em uma temperatura de fritar. Se, por exemplo,o alimento a ser frito em uma temperatura ajustada de 170 0C, o óleo émantido em uma temperatura levemente menor de aproximadamente 150 0C,como uma temperatura de período de espera.
Quando um usuário pressiona uma chave Ig no painel frontal Ifdo dispositivo para entrar na operação de fritar, a temperatura do aquecedor 5se eleva levando a temperatura do óleo a começar a se elevar a temperatura deperíodo de espera para uma temperatura ajustada (por exemplo 170 0C).
Porque o aquecedor 5 é disposto na porção de óleo em temperatura elevada1lb, somente a porção de óleo em temperatura elevada 1 Ib é elevada para atemperatura fixada. Na porção de óleo em temperatura baixa 1 la, um óleo emtemperatura relativamente elevada se movimenta para cima para se combinarcom o óleo da porção de óleo de temperatura elevada Ilb e um óleo detemperatura relativamente baixa se movimenta para baixo para se combinarcom um óleo de temperatura baixa. Assim, se tem sempre duas camadas - aporção de óleo de temperatura elevada llbea porção de óleo em temperaturabaixa lia - e a camada de água 12 em contato com a porção de óleo emtemperatura baixa lia não é aquecida enquanto, ao mesmo tempo, a porçãode óleo de temperatura elevada 1 Ib pode manter a temperatura ajustada para afritura.
Neste tempo, a água na camada de água 12 pode ser colocada emmovimento de rotação para mudar o modo de aquecimento de umatransmissão de calor por convecção natural para uma transmissão de calor porconvecção forçada para melhorar o desempenho de troca térmica doaquecedor 5, permitindo que o óleo siga melhor o aumento de temperatura doaquecedor até a temperatura ajustada e, assim, retornar rapidamente do estadode espera para o estado de pronto para fritar.
Isto encurta o tempo que leva para o óleo elevar para atemperatura de fritar e melhora a resposta à temperatura do óleo para oaumento da temperatura do aquecedor, deixando a temperatura alvo doaquecedor ser ajustada em ponto baixo e evitando a degradação do óleomesmo se o óleo for usado repetidas vezes.
Quando materiais alimentícios são jogados na porção de óleo detemperatura elevada 1 lb, realiza-se a operação de fritura normal, produzindogrande quantidade de bolinhas de massa frita por imersão. Quando sãoproduzidas bolinhas de massa frita por imersão grandes, elas rapidamenteafundam passando através da porção de óleo de temperatura baixa lia paradentro da camada de água 12. Então, elas são extraídas pela bomba d'água 2ejunto com a água no trajeto de circulação de água 2 e, então, distribuídas parao tanque de água de filtração 2a, onde as bolinhas de massa frita por imersãosão coletadas pelo filtro e a água filtrada é retornada para camada de água 12.
Por outro lado, as bolinhas de massa frita por imersão diminutassão extraídas para dentro do trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico, a partirde sua extremidade superior, junto com o óleo na parte superior da porção deóleo de temperatura elevada 11b. No trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico,as bolinhas de massa frita por imersão diminutas e óleo quente são resinadosde modo forçado para uma menor temperatura. As bolinhas de massa Mta porimersão são deixadas cair na camada de água 12 a partir da abertura 3g naextremidade inferior do trajeto de fluxo 3a quadrado-cilíndrico 3a. O óleoresfriado em uma menor temperatura é distribuído pela bomba de óleo 3batravés do tubo cilíndrico circular 3c para a camada de água 12. O óleo éentão fragmentado em pedaços pequenos à medida que passa através domembro de liberação de óleo 3i do bocal de descarga de óleo 3e, antes de serliberado na camada de água 12. Quando o óleo na forma de bolas pequenas oubarras alongadas contínuas entra em contato com água e se torna resfriado, asimpurezas finas como as bolinhas de massa frita por imersão são facilmenteseparadas do óleo. Os pedaços pequenos de óleo então movimentam paracima na água, deixando atrás as impurezas, até eles alcançarem e se fundiremna porção de óleo de temperatura baixa 11a, assim mantendo um volumerequerido de óleo limpo.
Como descrito acima, a circulação de água efetivamente filtra asbolinhas de massa frita por imersão e a geração de um grande redemoinho nacamada de água 12 leva o óleo ao contato com a água para revolver, deixandoo óleo aquecido na superfície do aquecedor para transmitir eficientemente ocalor para o óleo completo na camada de óleo 11, assim estabilizando atemperatura do óleo e reduzindo o tempo que leva para o óleo elevar suatemperatura e retornar do estado de espera.
Dispositivo de remoção de impurezas
A fritadeira desta realização tem um dispositivo de remoção deimpurezas 25 que, como mostrado nas figuras 8 e 9, remove as impurezas,como bolinhas de massa frita por imersão, do tanque de água de filtração 2a.
O dispositivo de remoção de impurezas 25 forma um trajeto defluxo de tubulação separado do trajeto de circulação de água 2, de modo queele pode realizar uma operação de remoção de impurezas independentemente.O reservatório de água não tratada 2k e o reservatório de águalimpa 2m no tanque de água de filtração 2a são conectados com um tubo dedescarga d'água 21b para a remoção de impurezas e um tubo de suprimento deágua 21a, respectivamente. Nestes tubos, estão instaladas uma válvula decontrole de fluxo 22 acionada por êmbolo, e uma válvula de parada de tiposolenóide 23. A válvula de controle de fluxo 22 é conectada em seu lado amontante com uma torneira de água municipal (não mostrada). O tanque deágua de filtração 2a pode ser provida com um sensor do nível de água em umaparede interna do mesmo, como requerido, de modo que a válvula de controlede fluxo 22, como um regulador de fluxo, pode ajustar o volume da águasendo suprida de acordo com um sinal do sensor de nível de água.
No lado a jusante da válvula de parada 23 é instalado umrecipiente de coleta de impurezas 24, tendo um cesto de arame 24a formadode uma rede de arame de aço inoxidável de malha 0,7 mm, que drena asimpurezas como as bolinhas de massa frita por imersão aqui entregues pelaágua fluindo para fora da extremidade frontal do tubo de descarga de água-21b e que coleta e acomoda as impurezas drenadas.
Em conexão com a instalação do dispositivo de remoção deimpurezas 25, um trajeto de água de filtração 13g é provido com uma válvulade controle 13h de tipo solenóide que evita um retro-fluxo em direção aotanque de eliminação de bolhas 2g da água que é suprida a partir do tubo desuprimento de água 21a para o tanque de água de filtração 2a. Antes de suprirágua do tubo de suprimento de água 21a, a válvula de controle 13h é fechadapara evitar um possível retro-fluxo no trajeto de água de filtração 13g.
A válvula de controle de fluxo 22 tem uma estrutura de válvulacapaz de fechar completamente o trajeto de fluxo. A válvula de controle defluxo 22 e válvula de parada 23 são também tornadas manualmente operáveispara que o modo de remoção de impurezas possa ser iniciado e paradomanualmente.
Como mostrado na figura 9, o tubo de suprimento de água 21atem um tubo de extremidade de suprimento de água 22a se estendendo a partirde uma conexão de tubos na extremidade superior do reservatório de águalimpa 2m no tanque de água de filtração 2a para o fundo do reservatório 2m.
O tubo de extremidade de suprimento de água 22a é formado com um númeroapropriado de orifícios pequenos de suprimento de água (não mostrados) entrea extremidade de fundo e superior do mesmo. Estes orifícios pequenos sãoformados de modo que seu diâmetro é aumentado à medida que eles seaproximam do fundo. Alternativamente, se eles forem formados do mesmodiâmetro, o número de furos pequenos é aumentado em direção ao fundo.
O tubo de descarga de água 21b tem um tubo de extremidade dedescarga de água 22b se estendendo a partir da extremidade superior dotanque de água de filtração 2a para o fundo, de modo que uma abertura dedescarga do tubo 21b é disposta próxima do fundo do tanque de água defiltração 2a. Nesta tubulação, água descarregada na extremidade superior dotanque de água de filtração 2a a partir do tubo de extremidade de descarga deágua 22b é distribuída através do tubo único de descarga de água 21b para orecipiente de coleta de impurezas 24.
Neste dispositivo de remoção de impurezas 25, o tubo desuprimento de água 21a é conectado a uma torneira de água municipal (nãomostrada) no lado a montante da válvula de controle de fluxo 22. Com atorneira aberta, a válvula de parada 23 é aberta para deixar a válvula decontrole de fluxo 22 ajustar o volume de suprimento de água na operação deremoção de impurezas.
O tubo de descarga de água 21b pode ser feito de modo apenetrar no fundo do tanque de água de filtração 2a e conectado ao recipientede coleta de impurezas 24 disposto diretamente embaixo do tanque de água defiltração 2a de modo que as impurezas possam ser descarregadas para foradentro do recipiente 24. Neste caso, o tanque de água de filtração pode ter asimpurezas removidas e ser limpo sem remover o tanque de água de filtração.
Método de remoção de impurezas
Na fritadeira 1 desta forma de realização com o dispositivo deremoção de impurezas 25, quando, apesar de não fritando, o modo deoperação é comutado do modo fritar para o modo remoção de impurezas, aágua que tinha escoado do tubo de suprimento de água 21a para dentro doreservatório de água limpa 2m do tanque de água de filtração 2a passa atravésdo filtro 2j para dentro do reservatório de água não tratada 2k. A água entãoflui do tubo de extremidade de descarga de água 22b através do tubo dedescarga de água 21b para fora dentro do recipiente de coleta de impurezas24, transportando impurezas com a mesma.
Durante o modo de remoção de impurezas, o sensor de nível deágua, fixado à superfície da parede interna do tanque de água de filtração 2a éenergizado. Porque o volume de suprimento de água pode ser ajustado pelaválvula de controle de fluxo 22 com base em um sinal proveniente do sensorde nível d'água, a válvula de parada 23 é aberta para deixar a águaproveniente de fora do tanque de água de filtração 2a fluir para dentro dorecipiente de coleta de impurezas 24 enquanto, ao mesmo tempo, ajustando ofluxo de água como requerido pela remoção das impurezas.
Com a remoção das impurezas, como bolinhas de massa frita porimersão, coletadas no reservatório de água não tratada 2k do tanque de águade filtração 2a, a válvula de parada 23 e a válvula de controle de fluxo 22 sãocompletamente fechadas para interromper o fluxo de água, assim terminandoo modo de remoção de impurezas da fritadeira.
Então, as impurezas, como bolinhas de massa frita por imersãodrenadas pelo cesto de rede 24a do recipiente coletor de impurezas 24 e águade refugo são descartadas, como requerido, completando o trabalho deremoção de impurezas.
A substituição de água no tanque de água de filtração 2a,realizada do mesmo modo que a remoção de impurezas do tanque de água defiltração 2a, pode ser efetivamente utilizada também quando a água no tanqueda fritadeira Ia precisa ser substituída como quando a água na camada deágua 12 do tanque da fritadeira Ia é contaminada ou quando a temperatura daágua se elevou além de aproximadamente 60 0C.
Isto é, se água fria for suprida diretamente na camada de água 12em uma temperatura elevada, uma dilatação súbita da água pode causar umasituação perigosa. Para evitar isto, o trajeto de circulação de água é primeirofechado de modo a parar a circulação da água e descarregar a água do tanquede água de filtração 2a, após o que a água limpa é cheia no tanque de água defiltração 2a e, então, a circulação de água é novamente iniciada. Isto permiteque a água limpa seja suprida gradualmente na camada de água 12. Ao repetireste procedimento como requerido, a água no tanque da fritadeira Ia pode sersubstituída com água limpa.
Este procedimento de substituição de água pode ser realizadomanualmente ou automaticamente por percepção da temperatura da água notanque da fritadeira la.
No exemplo acima, o tubo de suprimento de água 21a e o tubo dedescarga de água 21b são conectados ao reservatório de água limpa 2m ajusante do filtro e o reservatório de água não tratada 2k a montante do filtro,respectivamente. Estes tubos também podem ser conectados, ambos, noreservatório de água não tratada 2k a montante do filtro.
O tubo de suprimento de água 21a e o tubo de descarga de água21b podem ser conectados aos locais próximos de onde um trajeto de água damistura com impurezas 13f e um trajeto de água de filtração 13g de umatubulação de sistema de circulação de água 13c conectam ao reservatório deágua não tratada 2k e o reservatório de água limpa 2m, respectivamente, dotanque de água de filtração 2a, a fim de impedir que o número de tubosdiretamente conectando o tanque de água de filtração 2a aumente. Neste caso,os tubos conectando para o tanque de água de filtração 2a podem serlimitados somente a dois tubos - o trajeto da água 13f com mistura deimpurezas e o trajeto de água de filtração 13g da tubulação do sistema decirculação de água 13 c — facilitando o processo de montagem edesmontagem do tanque de água de filtração 2a para e a partir do corpo dafritadeira.
Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1 é uma vista frontal mostrando esquematicamente umafritadeira como uma forma de realização desta invenção.
Figura 2 é uma vista frontal da fritadeira.
Figura 3 é uma vista em planta da fritadeira.
Figura 4 é um diagrama explicativo de três vistas mostrando umtrajeto de circulação de água da fritadeira com a caixa removida, (A) sendouma vista de lado à direita, (B) uma vista em planta e (C) uma vista posterior.
Figura 5 é um diagrama explicativo de três vistas mostrando umtrajeto de circulação de óleo da fritadeira com a caixa removida, (A) sendouma vista frontal, (B) uma vista em planta e (C) uma vista de lado à direita.
Figura 6 é uma vista explicativa ampliada de um membro deliberação de óleo 3i fixado a um bocal de descarga de óleo 3e, disposto notanque da fritadeira, (A) sendo uma vista frontal e (B) uma vista em planta.
Figura 7 é uma vista explicativa em planta do tanque da fritadeiramostrando como um redemoinho é produzido por uma bomba instalada notanque da fritadeira.
Figura 8 é uma vista explicativa em planta mostrando como umsistema de circulação de água do tanque de água de filtração da fritadeira éconectado a um dispositivo de remoção de impurezas através da tubulação.
Figura 9 é uma vista explicativa posterior mostrando como umsistema de circulação de água do tanque de água de filtração da fritadeira é5 conectado a um dispositivo de remoção de impurezas através da tubulação.
Descrição dos Símbolos
1 Fritadeira
2a Tanque da fritadeiraIc Sensor do nível de água2 Trajeto de circulação da água
2a Tanque da água de filtração2g Tanque de eliminação de bolhas2j Filtro
2k Reservatório de água não tratada2m Reservatório de água limpa
3e Bocal de descarga de óleolia Porção de óleo em temperatura baixaIlb Porção de óleo em temperatura elevada12 Camada de água21a Tubo de suprimento de água
21b Tubo de descarga de água
22 Válvula de controle de fluxo
23 Válvula de parada
24 Recipiente de coleta de impurezas25 Dispositivo de remoção de impurezas

Claims (13)

1. Fritadeira, caracterizada pelo fato de compreender:um tanque de fritadeira tendo uma camada de óleo para cozinhare uma camada de água em contato com a camada de óleo, a camada de óleo ea camada de água sendo dispostas verticalmente em duas camadas uma sobrea outra; eum aquecedor disposto na camada de óleo;em que a camada de água no tanque da fritadeira ou uma parte dacamada de óleo embaixo do aquecedor é horizontalmente girada em umredemoinho.
2. Fritadeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelofato de ainda incluir um sensor do nível de água disposto para estenderverticalmente um limite entre as camadas de óleo e água no tanque dafritadeira para monitorar uma mudança no nível de água.
3. Fritadeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelofato de que a água na camada de água é extraída para fora de uma abertura desucção de água no fundo do tanque da fritadeira e, então, distribuída dentro dotanque da fritadeira quase que horizontalmente em uma direção fora do centrode uma abertura de suprimento de água formada em uma parede lateral dotanque da fritadeira e abrindo para a camada de água ou para uma parte dacamada de óleo embaixo do aquecedor, girando, assim, a camada de água notanque da fritadeira ou na parte da camada de óleo embaixo do aquecedor emum redemoinho.
4. Fritadeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelofato de que a água na camada de água é extraída para dentro de uma bombaimersa na água instalada próxima da parede lateral do tanque da fritadeira nacamada de água e distribuída a partir da bomba quase horizontalmente paragirar a água no tanque em um redemoinho.
5. Fritadeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelofato de que o óleo na camada de óleo é extraído para fora do tanque dafritadeira por uma bomba de óleo instalada fora do tanque da fritadeira e,então, distribuído para o tanque da fritadeira quase horizontalmente em umadireção fora do centro a partir de uma abertura de suprimento de óleo formadaem uma parede lateral do tanque da fritadeira e se abrindo para a camada deágua ou para uma parte da camada de óleo embaixo do aquecedor, girando,assim, a camada de água ou a parte da camada de óleo embaixo do aquecedorem um redemoinho.
6. Fritadeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelofato de que o óleo na camada de óleo é extraído para dentro de uma bombaimersa no óleo instalada próxima da parede lateral do tanque da fritadeiraembaixo do aquecedor e distribuído a partir da bomba quase quehorizontalmente para girar a camada de óleo em um redemoinho.
7. Fritadeira de acordo com qualquer uma das reivindicação 1 areivindicação 3, caracterizada pelo fato de ainda incluir um tanque de água defiltração instalado próximo do tanque da fritadeira e tendo um filtro;em que água na camada de água misturada com impurezas, comobolinhas de massa frita por imersão, é extraída para fora de uma abertura desucção de água em um fundo do tanque da fritadeira e, então, distribuída paradentro do tanque de água de filtração onde as impurezas, como bolinhas demassa frita por imersão, são filtradas e deixadas assentar em um fundo dotanque de água de filtração;em que a água filtrada é distribuída dentro do tanque da fritadeiraquase que horizontalmente ao longo de uma parede lateral do tanque dafritadeira a partir de uma abertura de suprimento de água formada na paredelateral do tanque da fritadeira e se abrindo para a camada de água ou a umaparte da camada de óleo embaixo do aquecedor.
8. Fritadeira de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelofato de ainda incluir um tanque de eliminação de bolhas instalado em umtrajeto da água correndo a partir do tanque de água de filtração para a camadade água ou camada de óleo;em que o tanque de eliminação de bolhas separa água e ar poracomodação da água e acumula a mesma em uma parte inferior do mesmo ear em uma parte superior do mesmo;em que o tanque de eliminação de bolhas tem um meio de ajustede pressão interna em uma porção de extremidade superior do mesmo paraventilar o ar acumulado na parte superior do tanque de eliminação de bolhaspara o exterior.
9. Fritadeira de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelofato de ainda incluir:uma bomba de óleo para extrair óleo da camada de óleo edistribuir o mesmo na camada de água ou uma parte da camada de óleoembaixo do aquecedor;um acumulador de gás formado acima da bomba de óleo paramanter um gás vaporizado acumulado na bomba de óleo; eum meio de exaustão de ajuste de pressão para ventilar o gásvaporizado do acumulador de gás para o exterior.
10. Fritadeira caracterizada pelo fato de compreender:um tanque da fritadeira para armazenar uma camada de óleo paracozinhar e uma camada de água em que as impurezas, como bolinhas demassa frita por imersão na camada de óleo afundam, a camada de óleo e acamada de água sendo verticalmente dispostas em duas camadas uma sobre aoutra;um aquecedor instalado na camada de óleo, eum tanque de água de filtração para receber água da camada deágua, filtrar as impurezas misturadas na água por um filtro e retornar a águafiltrada para o tanque da fritadeira;em que o tanque de água de filtração tem um dispositivo deremoção de impurezas que é conectado com um trajeto de descarga de água eum trajeto de suprimento de água;em que o trajeto de descarga de água tem uma válvula de paradae descarrega a água misturada com as impurezas de um reservatório de águanão tratada a montante do filtro para o exterior do tanque de água de filtração;em que o trajeto de suprimento de água tem um regulador defluxo e, durante uma operação de descarga de água, supre água para oreservatório de água não tratada a montante do filtro ou para um reservatóriode água limpa a jusante do filtro.
11. Fritadeira de acordo com a reivindicação 10, caracterizadapelo fato de que o dispositivo de remoção de impurezas tem conectado a umfundo do tanque de água de filtração o trajeto de descarga de água quedescarrega água contendo impurezas do reservatório de água não tratada amontante do filtro para o exterior do tanque de água de filtração.
12. Fritadeira de acordo com a reivindicação 10, caracterizadapelo fato de que o dispositivo de remoção de impurezas tem um recipientecoletor de impurezas que acomoda a água carregada com impurezas,descarregada da abertura de descarga do trajeto de descarga de água, atravésde um cesto de rede formado de um material de filtração tendo quase omesmo tamanho de malha que o filtro do tanque da água de filtração.
13. Método de remoção de impurezas para uma fritadeira,caracterizado pelo fato de compreender as etapas de:armazenar óleo de cozinha e água em duas camadas uma sobre aoutra, a água sendo adaptada para receber impurezas afundando do óleodentro da mesma;filtrar as impurezas contidas na água retiradas de uma camada deágua em um tanque da fritadeira para um tanque de água de filtração, eretornar a água filtrada para o tanque da fritadeira;em que, após parar a circulação da água filtrada entre o tanque da fritadeira eo tanque de água de filtração, um trajeto de descarga de água conectado a umreservatório de água não tratada a montante do filtro no tanque de água defiltração e um trajeto de suprimento de água conectado ao reservatório deágua não tratada a montante do filtro ou um reservatório de água limpa ajusante do filtro são abertos para descarregar as impurezas do tanque de águade filtração através do trajeto de descarga de água, junto com a água correndodo trajeto de suprimento de água.
BRPI0702898-9A 2006-04-03 2007-04-03 fritadeira, e, método de remoção de impurezas para uma fritadeira BRPI0702898A2 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006102572A JP2007275147A (ja) 2006-04-03 2006-04-03 フライヤー
JP2006-102570 2006-04-03
JP2006102570A JP4795833B2 (ja) 2006-04-03 2006-04-03 フライヤー
JP2006-102572 2006-04-03
JP2006-235980 2006-08-31
JP2006235980A JP4967083B2 (ja) 2006-08-31 2006-08-31 フライヤーの異物除去装置およびその異物除去方法
JP2007-0398877 2007-02-20
JP2007039877A JP4795989B2 (ja) 2007-02-20 2007-02-20 調理油自動浄化型フライヤー
PCT/JP2007/057462 WO2007116882A1 (ja) 2006-04-03 2007-04-03 フライヤー

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0702898A2 true BRPI0702898A2 (pt) 2011-03-22

Family

ID=38581172

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0702898-9A BRPI0702898A2 (pt) 2006-04-03 2007-04-03 fritadeira, e, método de remoção de impurezas para uma fritadeira

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8567306B2 (pt)
EP (1) EP1922966B1 (pt)
KR (2) KR101009148B1 (pt)
CN (1) CN101879045A (pt)
AU (1) AU2007236723B2 (pt)
BR (1) BRPI0702898A2 (pt)
CA (1) CA2620128C (pt)
EA (1) EA011874B1 (pt)
HK (1) HK1124745A1 (pt)
MY (1) MY142523A (pt)
WO (1) WO2007116882A1 (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4704352B2 (ja) * 2004-10-06 2011-06-15 理恵 臼井 フライヤー
US20180049590A1 (en) * 2016-04-29 2018-02-22 Alan Backus Devices and methods for supporting and preparing foods
JP2009172084A (ja) * 2008-01-23 2009-08-06 Mermaid Co Ltd フライヤー
US20090205511A1 (en) * 2008-02-18 2009-08-20 Tienor Lawrence J Methods and apparatus for accelerating cooling of a countertop deep fryer
JP2010017481A (ja) * 2008-07-14 2010-01-28 Mermaid Co Ltd フライヤーおよびフライヤーの不純物付着防止方法
KR101098677B1 (ko) * 2009-04-21 2011-12-23 서인원 튀김기
KR101217992B1 (ko) * 2009-08-28 2013-01-02 오은수 튀김조리기
CN102462389A (zh) * 2010-11-04 2012-05-23 山东汇泉厨业有限公司 一种新型油炸炉
KR101222767B1 (ko) * 2010-11-05 2013-01-15 김진영 유수 분리식 튀김기
KR101458813B1 (ko) * 2013-06-07 2014-11-07 주식회사대한기계 튀김기의 찌꺼기 제거장치
US9930992B2 (en) 2013-07-03 2018-04-03 Henny Penny Corporation Cooking apparatus and systems with air purge and heaters
US10278534B2 (en) * 2013-12-01 2019-05-07 Fellow Industries Inc. Beverage steeping and dispensing system
KR101399095B1 (ko) 2013-12-18 2014-05-27 김용찬 청소가 용이한 튀김 제조장치
KR101437858B1 (ko) * 2014-05-03 2014-09-04 이예순 다용도 열기구
US20170150846A1 (en) * 2014-06-24 2017-06-01 Dipo Induction Co., Ltd. Frying machine using induction heating method
US10413125B2 (en) * 2014-09-19 2019-09-17 Clarification Technology, Inc. Cooking oil filtration systems and methods
KR101741311B1 (ko) * 2015-04-07 2017-05-30 조상훈 수유식 튀김기
KR101638740B1 (ko) * 2015-05-19 2016-07-20 권오명 수유식 튀김기
CN104957201A (zh) * 2015-05-31 2015-10-07 哈尔滨大顺科技有限公司 一种智能油水混合油炸机
KR101667887B1 (ko) 2015-08-10 2016-10-19 조상훈 수유식 튀김기
AU2016339652A1 (en) * 2015-10-15 2018-05-10 Tks Winwell Equipment Supply Sdn Bhd Temperature controlled water and oil filtering deep fryer
US10436730B2 (en) * 2015-12-21 2019-10-08 Pitco Frialator, Inc. System and method for sensing oil quality
US10736463B2 (en) 2016-03-17 2020-08-11 Henny Penny Corporation Multiport/rotary valve sensor using hall effect control
US20190374066A1 (en) * 2016-04-29 2019-12-12 Alan Backus Devices and methods for supporting and preparing foods
CN107684755A (zh) * 2017-09-04 2018-02-13 合肥家佳乐食品工业有限公司 一种锅巴机除渣装置
KR102071046B1 (ko) * 2018-02-05 2020-01-28 주식회사 이노디자인 드립핑 용기 및 휴대용 커피 음용 용기
KR101974195B1 (ko) * 2018-03-23 2019-08-23 박성일 기름 순환식 튀김장치
CN108464321A (zh) * 2018-05-29 2018-08-31 安徽夏星食品有限公司 油炸机上的分管进油结构
US20200037822A1 (en) * 2018-08-06 2020-02-06 Paloma Co., Ltd. Fryer
KR102171844B1 (ko) * 2019-03-04 2020-10-29 주식회사 삼양이엠씨 청소가 용이한 수유식 튀김기
KR102310073B1 (ko) 2020-03-25 2021-10-06 조상훈 무선 모니터링 수유식 튀김기
KR20230113018A (ko) 2022-01-21 2023-07-28 최영숙 수유식 튀김기용 가스버너의 열교환관
CN115517336B (zh) * 2022-06-09 2024-01-05 日照职业技术学院 一种均匀受热式膨化食品生产设备
FR3139709A1 (fr) * 2022-09-16 2024-03-22 Seb S.A. Friteuse electrique a resistance immergee comportant un fond de cuve refroidi
BR202022021100Y1 (pt) * 2022-10-18 2023-11-07 Adão Jesus De Oliveira Disposição construtiva introduzida em fritadeira

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2354675A (en) * 1941-12-02 1944-08-01 Ernest F Fisher Dust collection and reduction apparatus
US3356218A (en) * 1965-10-21 1967-12-05 Daniel P Grudoski Liquid filtering apparatus
US3976574A (en) * 1974-11-04 1976-08-24 Cobe Laboratories, Inc. Negative pressure control system
US4068014A (en) * 1976-02-23 1978-01-10 Foremost-Mckesson, Inc. Demolding and brining of cheese
JPS536468A (en) * 1976-07-05 1978-01-20 Jiei Hanto Aasaa Cooking apparatus
JPS5540249A (en) 1978-09-15 1980-03-21 Shuichi Kitamura Auxiliary valve device of two-stage functioning two-throw carbureter
JPS5729814Y2 (pt) 1979-07-09 1982-06-30
JPS609426U (ja) 1983-06-30 1985-01-23 上嶋 三郎 油水混合濾過揚げ物機器
DE3441529A1 (de) * 1984-11-14 1986-05-22 Alfred Kärcher GmbH & Co, 7057 Winnenden Vorrichtung zum erzeugen einer stabilen emulsion zur verwendung in reinigungs- und entgiftungsgeraeten
JPH0341620Y2 (pt) * 1986-05-21 1991-09-02
JPS62189032A (ja) * 1987-02-21 1987-08-18 タイガー魔法瓶株式会社 液体容器
US4880652A (en) * 1987-12-04 1989-11-14 Gycor International Ltd. Method of filtering edible liquids
US5055198A (en) * 1990-03-07 1991-10-08 Shettigar U Ramakrishna Autologous blood recovery membrane system and method
JPH04341222A (ja) * 1991-05-17 1992-11-27 Harman Co Ltd フライヤー
JPH0536468A (ja) * 1991-07-29 1993-02-12 Toshiba Lighting & Technol Corp 面状ヒータ装置
JPH0568440U (ja) 1992-02-17 1993-09-17 三郎 上嶋 油水混合濾過揚げ物機器
US5425880A (en) * 1992-08-28 1995-06-20 Rust Industrial Services Inc. Apparatus and process for treatment of liquids
CN1058384C (zh) * 1994-05-17 2000-11-15 佐藤忠羲 油炸食品用的器具
US5487907A (en) * 1994-10-14 1996-01-30 Drown; David C. Process to recover oil from crumbs, food particles and carbohydrate matrices
JP2001321274A (ja) * 2000-05-18 2001-11-20 Samii:Kk 揚げ物機
US6322694B1 (en) * 2000-08-29 2001-11-27 Safety-Kleen Systems, Inc. Machine coolant management system
KR100387739B1 (ko) * 2001-03-07 2003-06-18 송영주 튀김기
JP3740573B2 (ja) * 2001-03-15 2006-02-01 泳柱 宋 油揚げ器
US20050003041A1 (en) * 2001-05-01 2005-01-06 Gerhard Kamil Application of fluid bed technology in brewing
US6558554B1 (en) * 2001-12-12 2003-05-06 Eastman Kodak Company Method for switching filters on-line without bubbles and with zero liquid waste
JP3088222U (ja) * 2002-02-27 2002-09-06 亮一 斉藤 テーブル付揚物器
JP4704352B2 (ja) 2004-10-06 2011-06-15 理恵 臼井 フライヤー

Also Published As

Publication number Publication date
CN101879045A (zh) 2010-11-10
MY142523A (en) 2010-12-15
EP1922966A1 (en) 2008-05-21
KR20100132555A (ko) 2010-12-17
US8567306B2 (en) 2013-10-29
HK1124745A1 (en) 2009-07-24
EA011874B1 (ru) 2009-06-30
AU2007236723A1 (en) 2007-10-18
US20090101023A1 (en) 2009-04-23
KR101047788B1 (ko) 2011-07-07
AU2007236723B2 (en) 2010-12-02
WO2007116882A1 (ja) 2007-10-18
CA2620128C (en) 2012-12-18
KR101009148B1 (ko) 2011-01-18
KR20080092330A (ko) 2008-10-15
EP1922966A4 (en) 2013-09-04
EP1922966B1 (en) 2016-07-20
EA200800431A1 (ru) 2008-06-30
CA2620128A1 (en) 2007-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0702898A2 (pt) fritadeira, e, método de remoção de impurezas para uma fritadeira
JP4704352B2 (ja) フライヤー
CN101340838B (zh) 油炸机
AU2004212532B2 (en) Improved filter system for a deep fat fryer
CN110065993A (zh) 一种废油收集设备
JP2010183971A (ja) フライヤー
CN112120520A (zh) 蒸汽烹饪装置及蒸汽烹饪装置的控制方法
CN210885569U (zh) 一种新型餐饮废水的油脂分离系统
SA520412345B1 (ar) تنظيف فعال لوحدة تبريد تبخيري
CN100560009C (zh) 油炸锅灶
JP2001346698A (ja) フライヤー
JP4967083B2 (ja) フライヤーの異物除去装置およびその異物除去方法
JP2007275147A (ja) フライヤー
CN217937911U (zh) 一种带反渗透净化系统的茶吧机
KR200196653Y1 (ko) 튀김용기
CN211896148U (zh) 餐饮油水分离器
JP2007275146A (ja) フライヤー
CN213525824U (zh) 蜡疗机的熔蜡箱
CN218847012U (zh) 一种高效集成换热机组
JP2784321B2 (ja) 浴槽用湯水浄化器および湯水浄化方法
CN116965431A (zh) 一种薯片油炸装置
TW200824628A (en) Fryer
TW202415331A (zh) 改良水冷式油水分離油炸機
JP2003259992A (ja) 油揚げ機およびその温度管理方法ならびに油循環方法
CN116371015A (zh) 用于餐饮废油去除油脂的分离收集装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.