BRPI0415031B1 - Evaporador de filme fino - Google Patents

Evaporador de filme fino Download PDF

Info

Publication number
BRPI0415031B1
BRPI0415031B1 BRPI0415031-7A BRPI0415031A BRPI0415031B1 BR PI0415031 B1 BRPI0415031 B1 BR PI0415031B1 BR PI0415031 A BRPI0415031 A BR PI0415031A BR PI0415031 B1 BRPI0415031 B1 BR PI0415031B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drum
evaporator
condenser
distillate
internal device
Prior art date
Application number
BRPI0415031-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Matthaeus Siebenhofer
Wolfgang Glasl
Michael Koncar
Original Assignee
Vtu Holding Gmbh
Wolfgang Glasl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vtu Holding Gmbh, Wolfgang Glasl filed Critical Vtu Holding Gmbh
Publication of BRPI0415031A publication Critical patent/BRPI0415031A/pt
Publication of BRPI0415031B1 publication Critical patent/BRPI0415031B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D5/00Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation
    • B01D5/0003Condensation of vapours; Recovering volatile solvents by condensation by using heat-exchange surfaces for indirect contact between gases or vapours and the cooling medium
    • B01D5/0006Coils or serpentines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D1/00Evaporating
    • B01D1/22Evaporating by bringing a thin layer of the liquid into contact with a heated surface
    • B01D1/222In rotating vessels; vessels with movable parts
    • B01D1/223In rotating vessels; vessels with movable parts containing a rotor
    • B01D1/225In rotating vessels; vessels with movable parts containing a rotor with blades or scrapers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J19/00Chemical, physical or physico-chemical processes in general; Their relevant apparatus
    • B01J19/18Stationary reactors having moving elements inside
    • B01J19/1887Stationary reactors having moving elements inside forming a thin film
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S159/00Concentrating evaporators
    • Y10S159/20Additive

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EVAPORA-DOR DE FILME FINO". A invenção refere-se a um evaporador de fino filme que compreende um tambor vertical, uma linha de suprimento que é arranjada na região superior do tambor e é utilizada para suprir um meio a ser evaporado, uma camisa de aquecimento arranjada na periferia do tambor e que forma vapores, uma linha de descarga para descarregar o resíduo deixado na extremidade inferior do tambor e um condensador suprido com um refrigerante.
Substâncias sensíveis a temperatura tais como, por exemplo, soluções farmacêuticas ou concentrados de alimentos, podem ser aquecidos até o ponto de ebulição apenas temporariamente. Evaporadores assim chamados "de filme fino" nos quais o meio a ser evaporado, ou a solução a ser concentrada por meio de evaporação, respectivamente, é aplicado à área do evaporador apenas como um filme fino, serve para conseguir esta demanda. O resultado disto é apenas um tempo de contato curto com a superfície de aquecimento, de modo que líquidos e substâncias termicamente instáveis, respectivamente, podem também ser utilizados, e são apenas expostos a uma baixa temperatura de evaporação, em particular também sob um vácuo ou uma pressão muito baixa. Além disto, evaporadores de filme fino são utilizados para tarefas de separação se o produto que se acumula como resíduo tem propriedades de escoamento pobres e/ou está sujeito a aglutinações.
Os processos de evaporação de filme fino são baseados nos princípios de estimulação simples, de acordo com os quais a capacidade de separação de dito tipo de evaporador é limitada. Evaporadores de filme fino estão disponíveis em diversos projetos, por exemplo, como evaporadores de filme que caem, ou como evaporadores rotativos (conhecidos de Chemie Technik pelo Dr. Ing. Eckhard Ignatowitz, 5a edição, Europafachbuchreihe, página 306). É o objetivo da invenção melhorar o evaporador do tipo evaporador de filme fino em termos de aumentar a capacidade de separação, pelo que, de maneira vantajosa também uma economia de energia, preferível- mente em ambas, energia de resfriamento e de aquecimento e opcionalmente também uma reação química durante o processo de evaporação, são supostas serem factíveis e/ou aceleráveis, respectivamente.
No caso de um evaporador do tipo evaporador de filme fino este objetivo é alcançado de acordo com a invenção, pelo fato de um dispositivo interno que influencia a ação do evaporador de filme fino ser fornecido no trajeto dos vapores a partir da camisa de aquecimento para o condensador, com o dispositivo interno sendo vantajosamente projetado com uma seção transversal circular e sendo preferivelmente arranjado de modo a estar i-gualmente distante do condensador ou repousando diretamente sobre o exterior do mesmo.
Com isto, o dispositivo interno é projetado de maneira adequada como uma área de transferência de massa.
De acordo com uma modalidade preferencial, o dispositivo interno é projetado como um catalisador, em particular como um catalisador heterogêneo.
Economia eficiente de energia pode ser alcançada pelo fato do dispositivo interno ser projetado como uma superfície de troca de calor e preferivelmente ser conectado a uma linha de suprimento para o meio a ser evaporado para preaquecer o meio a ser evaporado.
De acordo com a invenção, um evaporador de filme fino rotativo é caracterizado pelo fato do dispositivo interno entre o condensador e um dispositivo móvel de varredura no interior ao longo da camisa do tambor ser fornecido para um meio a ser evaporado que é introduzido no tambor a partir de cima. A invenção também pode ser utilizada para um evaporador de filme que cai, com dito evaporador apresentando no mínimo dois tambores.
Dependendo do projeto do evaporador de filme fino, o condensador é arranjado na região central do tambor, ou fora do tambor.
Se o condensador é arranjado fora do tambor, ele pode apresentar uma superfície de troca de calor adicional para preaquecer o meio a ser evaporado.
De acordo com uma modalidade preferencial, uma linha de suprimento para uma substância, especialmente um líquido, que influencia a ação do evaporador de filme fino, tal como um líquido de reação, um líquido de lavagem, ou um resíduo ou um destilado, é conduzido para o dispositivo interno. O dispositivo interno pode ser configurado como um cilindro duplo de arame e preferivelmente pode ser enchido com materiais de enchimento ou catalisadores, ou pode também ser projetado como um tecido de arame tricotado ou um anel de vedação cilíndrico.
Uma modalidade preferencial é caracterizada pelo fato do dispositivo interno ser móvel no espaço entre a camisa de aquecimento e o con-densador e, em particular,poder ser ajustado em rotação, pelo que, de maneira adequada, o dispositivo interno é móvel com o dispositivo de varredura e, em particular, é acoplado ao mesmo.
No que segue a invenção está ilustrada em mais detalhe à guisa de diversas modalidades tomadas como exemplo com referência ao desenho, no qual evaporadores de filme fino estão mostrados em vistas em corte esquemático com as Figuras 1 até 7 e 12 em cada caso mostrando evaporadores rotativos. As Figuras 8 a 18 ilustram acessórios do evaporador rotativo de acordo com a Figura 7, e Figuras 13 a 16 ilustram acessórios do evaporador rotativo da Figura 12. Na Figura 17 um evaporador de filme que cai está ilustrado e a Figura 18 mostra um corte feito ao longo da linha AA transversalmente ao eixo longitudinal de dito evaporador. As Figuras 19 e 20 mostram outras variantes. O evaporador rotativo, de acordo com a Figura 1, tem um tambor cilíndrico vertical 1 fechado no topo e no fundo, cuja parte cilíndrica 2 é circundada por uma camisa de aquecimento 3. Na região superior do tambor 1, é fornecida uma linha de suprimento 4 para o meio a ser evaporado. Um rotor 5 que compreende um dispositivo de varrer 6 é arranjado no tambor 1, cujo rotor é atuado por meio de um motor 7 arranjado fora do tambor 1. A linha de suprimento 8 para um meio de aquecimento é localizada na extremidade inferior da camisa de aquecimento 3, a linha de descarga 9 para o meio de aquecimento é localizada em sua extremidade superior.
Se vapor d'água é utilizado como um meio de aquecimento, a linha de suprimento é localizada na extremidade superior da camisa de a-quecimento e a linha de descarga do condensador é localizada na extremidade inferior. O rotor 5 é arranjado em uma maneira suspensa por meio de um pivô apoiando somente na extremidade superior do tambor 1 e é projetado como uma cesta cilíndrica aberta no fundo. O meio a ser evaporado é aplicado a partir de cima para a parede interior 10 da parte cilíndrica 2 do tambor 1, e corre para baixo da parede interior 10 como um filme líquido, com o meio sendo aquecido até o ponto de ebulição. Quando o filme líquido do meio está correndo para baixo, o líquido é espalhado repetidamente sobre a parede interior 10 do tambor 1 por meio das lâminas de varrer do dispositivo de varredura 6 do rotor 5, pelo que, o processo de evaporação é acelerado.
Um condensador 11, através do qual escoa um meio frio, é localizado no centro do tambor 1. A linha de suprimento 12 para o refrigerante e a linha de descarga 13 para o refrigerante são localizadas na extremidade inferior do tambor 1.
De acordo com a invenção, o condensador 11 é circundado por um outro condensador 14 que assim termina se situando acima entre o condensador arranjado de maneira centralizada 11 e o rotor 5 e o seu dispositivo de varredura 6. Os vapores quentes formados a partir do meio a ser evaporado são condensados nos dois condensadores 11 e 14, e escoam ao longo dos mesmos para a extremidade inferior do tambor 1, onde o dreno 15 para o destilado está localizado.
De acordo com a invenção, o meio a ser evaporado é suprido através de uma linha de suprimento 16 para o condensador 14 arranjado entre o condensador arranjado de maneira centralizada 11 e o dispositivo de varredura 6 e é preaquecido por meio do mesmo quando os vapores quentes estão sendo condensados. Dito meio preaquecido a ser evaporado alcança então a extremidade superior do tambor 1 através de uma linha de descarga 17 do condensador 14 e um duto 18, onde ele é introduzido através da linha de suprimento 4 e distribuído radialmente para fora sobre a parede interior 10 do tambor 1 utilizando o rotor 5. O resíduo, isto é, a porção do meio a ser evaporado que não foi evaporado, escoa sobre a parede interior 10 do tambor 1 até a extremidade inferior onde ele é coletado em uma câmara anelar 19 e descarregado do tambor 1 através de uma linha de descarga 20. Uma bomba de vácuo está indicada por 21.
De acordo com a modalidade ilustrada na Figura 2, os conden-sadores 11, 14, os quais na Figura 1 estão arranjados dentro do tambor 1, são fornecidos fora do tambor 1, em um receptáculo cilíndrico separado 22. Os vapores quentes são retirados na extremidade superior do tambor 1 e são conduzidos para os condensadores 11 e 14 através de um tubo 23 que conecta o tambor 1 com o receptáculo 22, no qual os condensadores 11 e 14 estão localizados. Neste caso, a bomba de vácuo 21 é conectada ao receptáculo 22. A câmara anelar 19 para coletar o resíduo é desnecessária nesta modalidade; o resíduo é retirado na extremidade inferior do tambor 1. A Figura 3 ilustra um evaporador rotativo de um projeto similar àquele mostrado na Figura 1, no qual, contudo, nenhum preaquecimento do meio a ser evaporado é fornecido no interior do tambor 1; ao invés disto, neste caso, um dispositivo interno 24 é fornecido entre o condensador arranjado de maneira centralizada 11 atravessado pelo refrigerante e o dispositivo de varredura 10, tal como, por exemplo, um duplo cilindro de arame que forma uma câmara anelar cilíndrica que tem grosseiramente a altura da parte cilíndrica 2 do tambor. É possível fornecer materiais catalisadores ou de enchimento, respectivamente, em dita câmara anelar cilíndrica, para aumentar a área de transferência de massa formada pelo dispositivo interno 24. Através de uma outra linha de suprimento 16 na extremidade superior do tambor 1 é possível suprir um líquido de reação, um líquido de lavagem ou também um destilado para dito dispositivo interno 24, entre o condensador 11 e o dispositivo de varredura 6. A modalidade de acordo com a Figura 4 novamente difere da- quela de acordo com a Figura 3, pelo fato do condensador 11 ser arranjado em um receptáculo separado 22, o qual, em analogia com a Figura 2, se comunica com o tambor 1 através de uma tubulação 23. A Figura 5 ilustra o suprimento de destilado para o dispositivo interno 24 de um evaporador de filme fino projetado em analogia com aquele mostrado na Figura 3, cujo dispositivo interno é arranjado entre o condensador 11 e o dispositivo de varredura 6. A Figura 6, por sua vez, mostra a contrapartida dele que compreende um condensador externo 11.
Na Figura 7 um evaporador rotativo modificado está ilustrado, o qual apresenta um condensador em forma de serpente 11, sobre o qual é colocado um tecido de arame tricotado 27 fechado no lado superior. A parte inferior do tecido de arame tricotado 27 é formada por um tubo cilíndrico 28 que é projetado de tal forma que repousa sobre um bocal de saída 29 para o destilado e o gás de descarga, respectivamente, provocando assim uma separação entre o espaço de condensador 30 e o espaço de evaporador 31. Devido a um contato parcial com o condensador 11, o tecido de arame tricotado 27 tem o efeito que uma parte do destilado entra no tecido de arame tricotado 27 e assim está disponível para transferência de massa.
No lado inferior do rotor 5 um anel de reforço 32 é fornecido, o qual tem a função de coletar líquido em excesso que pinga do tecido de a-rame tricotado 27, o qual forma o dispositivo interno e de conduzir o mesmo para a área de evaporador, isto é, para o interior 10 do tambor 1, por meio da força centrífuga provocada pelo movimento de rotação. Na extremidade superior do tambor 1 é ligado o tubo de suprimento 33, para carregar o material de alimentação.
De acordo com o evaporador rotativo ilustrado na Figura 12, um cilindro duplo de arame 34 que serve para acomodar um catalisador é fornecido acima do condensador 11. A parte inferior do cilindro duplo de arame 34 forma um anel 35 que repousa sobre o bocal de saída 29 para o destilado, fornecendo assim uma separação entre o espaço de condensador 30 e o espaço de evaporador 31. A parte superior do cilindro duplo de arame 34 tem um projeto aberto, de modo que o líquido suprido através de um disco de alimentação 33 também alcança através de furos 37 o catalisador localizado no cilindro duplo de arame 34. O lado inferior do rotor 6 também apresenta um anel de reforço 38, que serve para coletar líquido em excesso que pinga a partir do dispositivo interno 34 e conduzir o mesmo para a área de evaporador, isto é, para o interior 10 do tambor 1 por meio da força centrífuga provocada pelo movimento de rotação. Na extremidade superior do tambor 1 são fornecidas uma linha de suprimento 4 para o material de alimentação, e uma linha de suprimento 33 para carregar um líquido. A Figura 17 mostra um evaporador de filme que cai que compreende diversos tambores 1, os quais, em cada caso, são lavados por um meio de aquecimento e todos juntos são instalados em um receptáculo. Um condensador 11 é ajustado de maneira centralizada para cada tambor 1, e um dispositivo interno 24, 27 ou 34 é instalado entre dito condensador e a parede interior do tambor 1 de acordo com uma das modalidades descritas acima.
De acordo com uma outra variante, o dispositivo interno também pode girar. Como resultado, a fase liquida que foi suprida ou foi depositada no dispositivo interno ou condensou, respectivamente, é completamente ou parcialmente retornada para a área de evaporador por meio da força centrífuga produzida por rotação. Duas variantes com um dispositivo interno rotativo 24 estão ilustradas nas Figuras 19 e 20. Estas modalidades estão de acordo com aquelas ilustradas nas Figuras 5 e 6. Em cada caso, o dispositivo interno 24 está conectado ao dispositivo de varredura rotativo 6 e assim é atuado por meio do motor 7.
Os exemplos a seguir ilustram a utilização dos evaporadores de filme fino de acordo com a invenção. EXEMPLO 1 780 g de metil-éster ácido graxo foram destiladas a uma pressão de 0,2 mbar em um evaporador de filme fino de acordo com a Figura 7 -contudo sem um tecido de arame tricotado 27. A temperatura do óleo de transferência térmica chegou a 165 °C. A produção (destilado/quantidade utilizada) de destilado chegou a 97,8%. Uma amostra do destilado foi examinada por meio de microscopia eletrônica de varredura. Traços de cristais de sal de dimensão aproximada 1 micra foram encontrados. O mesmo produto inicial foi destilado no mesmo aparelho sob as mesmas condições, contudo um tecido de arame tricotado 27 fechado no lado superior, foi colocado sobre a serpentina de resfriamento interna. RESULTADO: Uma amostra do destilado foi novamente examinada com o microscópio eletrônico de varredura. Nenhum traço de substâncias cristalinas, nem outras impurezas, foi encontrado. Uma vantagem especial do tecido de arame tricotado é que borrifos do meio a ser evaporado não alcançam o condensador 11, e assim não penetram no resíduo. EXEMPLO 2 Um evaporador de filme fino de acordo com a Figura 1 - contudo sem um condensador 14 - tendo uma área de evaporador de 9 m2 foi carregado de maneira contínua com um fluxo de alimentação de 1.820 kg/h. A temperatura de alimentação chegou a 40 ° C. O evaporador foi aquecido com vapor de alta pressão a 20 bar abs, com a temperatura de aquecimento sendo ajustada por meio de válvulas de pressão. A pressão de destilação chegou a 0,8 mbar. 1.690 kg/h foram retirados como um destilado. O resíduo chegou a 112 kg/h. Isto é equivalente a uma relação de resíduo (resí-duo/destilado) de 6,6%. 598 kg/h de vapor d'água foram consumidos neste ajustamento.
Em uma outra etapa, o fluxo de alimentação foi conduzido sob condições constantes através de uma serpentina de tubo que funcionou como um preaquecedor e como um condensador 14 e foi enrolada ao redor do condensador central 11. RESULTADO: A temperatura de alimentação antes de penetrar no evaporador poderia ser elevada a até 120 °C. O consumo de vapor da destilação diminuiu para 406 kg/h.
Isto é equivalente a uma economia de energia de 32%. EXEMPLO 3 Em duas experiências, 800 g de uma fase glicerol foram destiladas em cada caso a uma pressão de 1,3 mbar em um evaporador de filme fino de acordo com a Figura 7 - contudo sem um tecido de arame tricotado para a primeira experiência. A composição da fase glicerol e do destilado recuperado na Experiência 1 (quantidade de 656 g) pode ser vista na Tabela 1.
Para a Experiência 2 as seguintes modificações foram realizadas no evaporador. Um tecido de arame tricotado 27 (largura de malha 1 mm, diâmetro de arame aproximadamente 0,2 mm, enrolado em diversas camadas; espessura total aproximadamente 4 mm) fechado no lado superior foi colocado sobre o condensador interno 11. A parte inferior era formada por um tubo cilíndrico 28 que foi projetado de tal modo que poderia ser colocado sobre o bocal de saída 29 para o destilado e o gás de descarga, respectivamente, fornecendo assim uma separação entre o espaço de condensador 30 e o espaço de evaporador 31. O contato parcial do tecido de arame tricotado 27 com o condensador 11 criou assim a pré-condição para uma parte do destilado penetrar no tecido de arame tricotado 27 para estar disponível para a transferência de massa.
No terço inferior do rotor 5 um anel de reforço adicional 32 foi ajustado, o qual tinha a função de coletar o líquido que pingava do tecido de arame tricotado 27 e de conduzir o mesmo até a área de evaporador 10 por meio da força centrífuga provocada pelo movimento de rotação. RESULTADO: Os parâmetros operacionais para a Experiência 2 foram os mesmos que para a Experiência 1. 685 g de destilado foram obtidas. A composição do destilado (ver Tabela 1) produziu purezas mais elevadas em termos dos componentes altamente voláteis e de baixa volatilidade. TABELA 1 EXEMPLO 4 Em Experiências 3, 4 e 5, 800 g de uma fase éster de metila ácido graxo foram destiladas em cada caso a uma pressão de 0,5 mbar em um evaporador de filme fino de acordo com a Figura 12 - contudo sem um dispositivo interno 24 para a Experiência 3.
Para as Experiências 4 e 5 as seguintes modificações foram realizadas no evaporador. Um cilindro duplo de arame 34 (largura de malha 1 mm, diâmetro de arame aproximadamente 0,2 mm, espessura total (raio externo - raio interno) aproximadamente 10 mm) enchido com o catalisador amberlyst (= trocador de íons sólido de amina substituída)15 foi colocado sobre o condensador interno 11. A parte inferior era formada por um anel 35 que foi projetado de tal modo que poderia ser colocado sobre o bocal de saída 29 para o destilado e gás de descarga, respectivamente, fornecendo assim uma separação entre o espaço de condensador 30 e o espaço de evaporador 31. A parte superior tinha um projeto aberto de modo que o líquido suprido através do disco de alimentação 34 poderia alcançar através de furos 37 o catalisador localizado no cilindro duplo de arame 24. O anel 35 no lado inferior do rotor 5 tinha a função de coletar o líquido em excesso que pinga do dispositivo interno 34 e conduzir o mesmo para a área de evaporador 10 por meio da força centrífuga provocada pelo movimento de rotação.
Através de um bocal adicional 33 na parte superior do evaporador, 100 g de ácido oléico foram adicionadas de maneira constante através de toda a experiência 5, cujo ácido oléico poderia alcançar o dispositivo interno 34 através do disco de alimentação e distribuição 36, respectivamente, para reagir com o metanol contido na fase éster de metila ácido graxo.
Os parâmetros operacionais para as Experiências 4 e 5 eram os mesmos que para a Experiência 3 que foi realizada sem o dispositivo interno 34 e sem a adição de ácido oléico, respectivamente. RESULTADO: As quantidades e composições dos materiais de alimentação e destilados nas experiências estão indicadas na Tabela 2.
Na Experiência 4 o número de neutralização foi inferior àquele na Experiência 3, uma vez que ácidos graxos líquidos e metanol reagiram no evaporador para formar éster de metila ácido graxo.
Na Experiência 5, a quantidade de éster de metila ácido graxo foi substancialmente mais elevada e o número de neutralização foi inferior àquele na Experiência 3, uma vez que ácidos graxos livres do produto inicial e ácido oléico reagiram com metanol no evaporador para formar metil-éster TABELA 2 EXEMPLO 5 Em Experiências 6 e 7, 800 g de uma fase éster de metila foram destiladas em cada caso a uma pressão de 0,5 mbar em um evaporador de filme fino de acordo com a Figura 12 - contudo, sem um dispositivo interno 34 para a Experiência 6.
Para a experiência 7 as seguintes modificações foram realizadas no evaporador. Um cilindro duplo de arame 34 (largura de malha 1 mm, diâmetro de arame aproximadamente 0,2 mm, espessura total (raio externo - raio interno aproximadamente 10 mm) enchido com contas de vidro (diâmetro 4 mm) foi colocado sobre o condensador interno 11. A parte inferior era formada por um anel 35 que foi projetado de tal modo que poderia ser colocado sobre o bocal de saída 29 para o destilado e gás de descarga, respectivamente, fornecendo assim uma separação entre o espaço de condensador 30 e o espaço de evaporador 31. A parte superior tem um projeto aberto, de modo que o líquido suprido através do disco de alimentação 36 poderia alcançar através de furos 37 as contas de vidro localizadas no cilindro duplo de arame 34. O anel de reforço 38 sobre o lado inferior do rotor 5 tinha a função de coletar o líquido em excesso que pinga a partir da cesta gêmea de arame 24 e conduzir o mesmo até a área de separador 10 por meio da força centrífuga provocada pelo movimento de rotação.
Através de um bocal adicional 33 na parte superior do evaporador, 80 g de trioctilamina foram adicionadas de maneira constante através de toda a experiência cuja trioctilamina poderia alcançar o dispositivo interno 34 através do disco de alimentação 36 para absorver substâncias a partir da fase gás.
Os parâmetros operacionais para a Experiência 7 foram os mesmos que para a Experiência 6 que foi realizada sem dito acessório. RESULTADO: Como resultado da modificação uma pureza mais elevada do destilado foi conseguida na Experiência 7 (ver Tabela 3). TABELA 3 SUMÁRIO: As vantagens particulares dos evaporadores de filme fino de a-cordo com a invenção consistem em um aumento da capacidade de separação instalando áreas de transferência de massa diretamente no espaço de evaporação, no carregamento de um refluxo para a área de transferência de massa, na recirculação do fluxo de líquido para a área de evaporador bem como no carregamento de um líquido de lavagem.
Por meio dos evaporadores de filme fino de acordo com a invenção, reações químicas podem ser realizadas, a saber, instalando catalisadores heterogêneos no espaço de evaporação e/ou instalando áreas de transferência de massa, bem como adicionando reagentes diretamente no espaço de evaporação. De acordo com a invenção, combinações de destilação, absorção e reação química podem assim ser realizadas.
Tubos, engaxetamentos, tecidos tricotados, materiais de enchimento ou pisos podem ser considerados como áreas de transferência de massa adequadas.
Além disto, economias de energia substanciais durante a operação do evaporador de filme fino são tornadas possíveis por meio da instalação de superfícies de troca de temperatura como ilustrado, por exemplo, na Figura 1.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1. Evaporador de filme fino que compreende um tambor vertical (1), uma linha de suprimento (4) que é arranjada na região superior do tambor (1) e é utilizada para suprir um meio a ser evaporado, uma camisa de aquecimento (3) arranjada sobre a periferia do tambor e que forma vapores, uma linha de descarga (20) para descarregar o resíduo deixado na extremidade inferior do tambor, e um condensador (11) suprido com um refrigerante e arranjado em uma região central do tambor (1) e um dispositivo de varredura (5, 6) móvel no interior (em 10) ao longo da camisa do tambor para um meio a ser evaporado que é introduzido no tambor (1) a partir de cima, caracterizado pelo fato de que um dispositivo interno (14, 24, 27, 34) influenciando a ação do evaporador de filme fino é fornecido no trajeto dos vapores a partir da camisa de aquecimento (3) até o condensador (11) com o dispositivo interno (14, 24, 27, 34) sendo provido entre o condensador (11) e um dispositivo de varredura (5, 6).
BRPI0415031-7A 2003-10-02 2004-10-01 Evaporador de filme fino BRPI0415031B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0156703A AT412951B (de) 2003-10-02 2003-10-02 Dünnschichtverdampfer
ATA1567/2003 2003-10-02
PCT/AT2004/000335 WO2005030358A1 (de) 2003-10-02 2004-10-01 Dünnschichtverdampfer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0415031A BRPI0415031A (pt) 2006-12-12
BRPI0415031B1 true BRPI0415031B1 (pt) 2014-12-02

Family

ID=34140234

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0415031-7A BRPI0415031B1 (pt) 2003-10-02 2004-10-01 Evaporador de filme fino

Country Status (18)

Country Link
US (1) US7591930B2 (pt)
EP (2) EP1670561B1 (pt)
JP (1) JP2007507329A (pt)
CN (1) CN1874830B (pt)
AT (2) AT412951B (pt)
AU (2) AU2004275429B2 (pt)
BR (1) BRPI0415031B1 (pt)
CA (1) CA2540707C (pt)
DE (1) DE502004009897D1 (pt)
DK (1) DK1670561T3 (pt)
ES (1) ES2331572T3 (pt)
HK (1) HK1089712A1 (pt)
NO (1) NO330044B1 (pt)
NZ (1) NZ546214A (pt)
PT (1) PT1670561E (pt)
RU (1) RU2372129C2 (pt)
UA (1) UA87825C2 (pt)
WO (1) WO2005030358A1 (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL1013682C2 (nl) * 1999-11-26 2001-05-30 Purac Biochem Bv Werkwijze en inrichting voor het zuiveren van een waterige oplossing van melkzuur.
JP4715765B2 (ja) * 2007-02-09 2011-07-06 株式会社日立プラントテクノロジー 液体濃縮システムおよびそれに用いる液体濃縮器
SK5333Y1 (en) * 2009-04-20 2009-12-07 Ladislav Stibranyi Method distillation of liquid waste in film distillation evaporator
BRPI1013027A2 (pt) * 2009-05-18 2018-08-07 R3 Fusion Inc "reatores para processamento contínuo e métodos de utilizar os mesmos"
US8495973B2 (en) * 2009-11-03 2013-07-30 Protonex Technology Corporation Thin film vaporizer
AP2011005997A0 (en) * 2010-05-17 2011-12-31 R3 Fusion Inc Continuous processing reactors and methods of using same.
CN103180022B (zh) 2010-07-21 2016-02-17 阿奎巴克技术公司 具有用于薄膜蒸发的涂抹器和用于移除沉积物的刮除器的蒸馏器
BE1019555A3 (fr) * 2010-10-28 2012-08-07 Galactic Sa Procede de production d'un ester lactique a partir d'un jus de fermentation contenant du lactate d'ammonium.
WO2013112818A1 (en) 2012-01-27 2013-08-01 Carrier Corporation Evaporator and liquid distributor
CH706091A2 (de) * 2012-02-03 2013-08-15 Heinrich Feichtinger Verfahren zur Verdampfung einer Flüssigkeit unter vermindertem Druck.
CN102528045A (zh) * 2012-03-06 2012-07-04 宝得粉末注射成形(常熟)有限公司 脱脂机
DE102012218793A1 (de) 2012-10-16 2014-04-17 Zf Friedrichshafen Ag Getriebe für ein Kraftfahrzeug
CN103463830A (zh) * 2013-09-12 2013-12-25 广州迪森热能技术股份有限公司 生态油冷凝塔及其制备系统
JP6244259B2 (ja) * 2014-05-07 2017-12-06 新日鉄住金化学株式会社 高純度ビスフェノールfの製造方法
JP6530808B2 (ja) * 2015-03-09 2019-06-12 関西化学機械製作株式会社 蒸発装置
EP3159054B1 (en) * 2015-10-19 2018-08-29 Nederman Holding AB Evaporator
RU2649170C1 (ru) * 2016-12-30 2018-03-30 Федеральное государственное бюджетное учреждение науки Институт теплофизики им. С.С. Кутателадзе Сибирского отделения Российской академии наук (ИТ СО РАН) Способ охлаждения электронного оборудования с использованием комбинированных пленочных и капельных потоков жидкости
EP3606631B1 (en) * 2017-04-03 2023-12-13 Ecodyst, Inc. All-in-one evaporators and related methods
CN107096247B (zh) * 2017-06-29 2022-07-29 江阴市苏新干燥设备有限公司 低温高速旋转薄膜浓缩机
EP3524331B1 (de) 2018-02-09 2024-05-22 Buss-SMS-Canzler GmbH Vorrichtung zur thermischen behandlung von viskosem material, insbesondere zur thermischen auftrennung von in viskosem material enthaltenen materialkomponenten
USD903727S1 (en) 2018-02-19 2020-12-01 Ecodyst, Inc. Large scale chiller
CN109280215B (zh) * 2018-07-12 2020-12-08 长春工业大学 一种用于氯丁烯胶乳生产的脱附器及其应用
WO2020110615A1 (ja) * 2018-11-29 2020-06-04 昭和電工株式会社 原料供給器及びn-ビニルカルボン酸アミドの製造方法
CN109876483A (zh) * 2019-04-01 2019-06-14 无锡科伦达化工热力装备有限公司 一种改进型刮板薄膜蒸发器
CN110054238A (zh) * 2019-04-11 2019-07-26 常州大学 一种高盐度废水蒸发装置
CN110304773A (zh) * 2019-05-20 2019-10-08 湖南杰安环保设备有限公司 一种工业用大流量净水器
CN110393936A (zh) * 2019-07-15 2019-11-01 湖南三茵生态农业发展有限公司 玉米浆干燥系统
CH716490A1 (de) 2019-08-12 2021-02-15 Buss Sms Canzler Gmbh Vorrichtung zur thermischen Behandlung von Material, insbesondere zur thermischen Auftrennung von im Material enthaltenen Materialkomponenten.
CN110947198A (zh) * 2019-12-30 2020-04-03 耿怀兴 一种聚合物溶液分离装置
CN111569450B (zh) * 2020-05-22 2023-12-26 浙江省天正设计工程有限公司 一种甲基膦醛反应液连续蒸发浓缩装置及浓缩工艺
CN112157842A (zh) * 2020-09-25 2021-01-01 杨超 一种能够对聚酯薄膜进行清洗收卷的回收再利用装置
US20220176267A1 (en) * 2020-12-08 2022-06-09 Agustus Berman Shelander Mesh baffle for wiped film evaporator
WO2022165803A1 (zh) * 2021-02-07 2022-08-11 安徽金禾实业股份有限公司 蔗糖-6-酯的生产设备及生产方法
CN114307205B (zh) * 2022-01-20 2023-09-29 上海森永工程设备股份有限公司 用于薄膜蒸发器的刮刀及薄膜蒸发器
WO2024002503A1 (de) 2022-06-30 2024-01-04 Symrise Ag Verfahren zur herstellung von riech- und duftstoffen am dünnschichtverdampfer

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3617225A (en) * 1967-06-22 1971-11-02 Vickers Zimmer Ag Polycondensation apparatus
CH485471A (fr) * 1967-12-22 1970-02-15 Battelle Memorial Inst Interna Procédé de brassage d'un film liquide recouvrant une surface et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procédé
JPS4813956B1 (pt) * 1968-11-27 1973-05-01
JPS542508B2 (pt) * 1974-03-29 1979-02-08
US4409137A (en) * 1980-04-09 1983-10-11 Belgonucleaire Solidification of radioactive waste effluents
DE3122652A1 (de) * 1981-06-06 1982-12-23 Leybold-Heraeus GmbH, 5000 Köln Verfahren und vorrichtung zur kurzweg-destillation
AT373932B (de) * 1981-11-12 1984-03-12 Chemiefaser Lenzing Ag Verfahren zur aufarbeitung von gebrauchter aufschlussfluessikgeit sowie anlagen zur durchfuehrung dieses verfahrens
JPS6082101A (ja) * 1983-10-13 1985-05-10 Mitsui Toatsu Chem Inc 高沸点重合性化合物の薄膜蒸留による精製方法
DE3401121C2 (de) * 1984-01-14 1994-08-04 Feres Vaclav Dünnschichtverdampfer
DE3513376A1 (de) * 1985-04-15 1986-10-23 Feld & Hahn Gmbh, 5413 Bendorf Duennschichtverdampfer
IT1197949B (it) * 1986-11-04 1988-12-21 Montedipe Spa Evaporatore a film sottile per fluidi ad elevata viscosita
DE4107844A1 (de) * 1991-03-12 1992-09-17 Feres Vaclav Duennschichtverdampfer
TW211577B (pt) * 1991-07-24 1993-08-21 Du Pont
JPH05146603A (ja) * 1991-10-03 1993-06-15 Toshiba Corp 汚泥処理装置
JPH06182101A (ja) * 1992-12-18 1994-07-05 Hitachi Ltd 立形遠心薄膜蒸発器
DE19602640A1 (de) * 1996-01-25 1997-07-31 Basf Ag Verfahren und Verdampfer zur Verdampfung oxidationsempfindlicher Verbindungen
EP0914854B1 (en) * 1997-10-28 2004-01-14 Ube Industries, Ltd. Apparatus and process for generating mixed multi-component vapor
NL1013682C2 (nl) * 1999-11-26 2001-05-30 Purac Biochem Bv Werkwijze en inrichting voor het zuiveren van een waterige oplossing van melkzuur.
CN1442221A (zh) * 2002-03-04 2003-09-17 周增龙 旋转式降膜丝网短程蒸馏装置

Also Published As

Publication number Publication date
ATE439175T1 (de) 2009-08-15
PT1670561E (pt) 2009-11-13
CA2540707A1 (en) 2005-04-07
BRPI0415031A (pt) 2006-12-12
AT412951B (de) 2005-09-26
AU2010201118A1 (en) 2010-04-15
DK1670561T3 (da) 2009-12-14
AU2004275429B2 (en) 2009-12-24
CN1874830A (zh) 2006-12-06
NO330044B1 (no) 2011-02-07
RU2006114674A (ru) 2007-11-20
JP2007507329A (ja) 2007-03-29
CA2540707C (en) 2012-03-27
EP1670561A1 (de) 2006-06-21
CN1874830B (zh) 2011-07-13
EP2147708A1 (de) 2010-01-27
AU2004275429A1 (en) 2005-04-07
NO20061413L (no) 2006-05-02
RU2372129C2 (ru) 2009-11-10
ES2331572T3 (es) 2010-01-08
WO2005030358A1 (de) 2005-04-07
UA87825C2 (en) 2009-08-25
DE502004009897D1 (de) 2009-09-24
US20060231378A1 (en) 2006-10-19
US7591930B2 (en) 2009-09-22
NZ546214A (en) 2009-08-28
HK1089712A1 (en) 2006-12-08
ATA15672003A (de) 2005-02-15
EP1670561B1 (de) 2009-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0415031B1 (pt) Evaporador de filme fino
JP5483226B2 (ja) 純粋な水蒸気を生成するための方法と装置
CN103505987A (zh) 含湿尾气脱湿塔
US7112262B2 (en) Device for downward flow evaporation of a liquid substance and subsequent condensation of the vapour formed
KR101413674B1 (ko) 원심 박막 증발장치
US5419814A (en) Thin layer liquid film type evaporator
CN209049049U (zh) 一种短程分子蒸馏设备
NL1015505C1 (nl) Warmtewisselaar.
CN205699505U (zh) 一种生物制药用蒸发器
CN106422383A (zh) 一种短程蒸发器
CN202410198U (zh) 冷凝与蒸发上下一体式薄膜蒸发器
CN220276307U (zh) 一种自动输料的醋酸乙酯精制塔
JP7300716B2 (ja) 回転散液具およびそれを備える蒸発装置
CN217246786U (zh) 用于挥发性物质分离、料液浓缩和物料提纯的系统装置
RU2314139C1 (ru) Пленочный выпарной аппарат со стекающей пленкой
KR20180136561A (ko) 사이클론 응축 및 냉각 시스템
CN208770880U (zh) 一种生物分子蒸馏装置
RU2424031C1 (ru) Пленочный выпарной аппарат со стекающей пленкой
CN220213963U (zh) 一种废全氟聚醚液再生用分子蒸馏设备
RU2803431C1 (ru) Тепломассообменный аппарат (варианты)
JPH027601Y2 (pt)
RU2365844C1 (ru) Теплообменный аппарат
JP2952634B2 (ja) 薄層液膜式蒸発装置
SU1271534A1 (ru) Отгонна колонна
US3396085A (en) Wiped film evaporator

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: WOLFGANG GLASL (AT) , VTU EQUITY GMBH (AT)

Free format text: ALTERADO DE: VTU - ENGINEERING PLANUNGS-UND BERATUNGSGESELLSCHAFT M.B.H

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: WOLFGANG GLASL (AT) , VTU HOLDING GMBH (AT)

Free format text: TRANSFERIDO DE: VTU EQUITY GMBH

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/12/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.