APARELHAGEM DE REGISTRO E/OU REPRODUÇÃO REGISTRANDO E REPRODUZINDO DADOS EM UM VEÍCULO DE REGISTRO
Pedido Divisional do Processo n° PI0003048-1 de 02.05.2000 ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 1. Campo da Invenção A presente invenção refere-se ao campo de veículos de registros óticos apresentando unidades de registro básico continuas, e mais particularmente, a um veículo de registro para armazenagem de informação do tipo encadeado que indica se um esquema encadeado aplica-se a uma área imediatamente em seguida a uma área defeituosa e um método de processamento de uma área defeituosa utilizando o mesmo. 2. Descrição da Técnica Correlata Uma vez que são posicionadas de forma contínua unidades de registro de um disco digital versátil que pode ser re-escrito (DVD-RW) e um disco digital versátil que pode ser gravável, contrariamente aqueles de um DVD - de Memória de Acesso Aleatório (DVD-RAM) que são divididos pelas áreas de identificador físico(PID) ou campos de bufer (áreas extras alocadas para corresponderem a uma condição de controle de modo preciso de um motor de eixo) , é preciso que seja apuradamente localizado um ponto de inicio de registro de cada unidade básica em um DVD-RW. A unidade de registro básico do DVD-RAM pode ser um setor ou a unidade de registro básico do DVD-RW pode ser um bloco de código (ECC) para correção de erro.
Uma vez que as unidades de registro básico do DVD-R e do DVD-RW, que são de mesmos formatos físicos, são posicionadas continuamente conforme descrito acima, para um modo de registro incrementai, ou seja, o modo aonde a transmissão de dados é momenta-riamente descontinuado ou novos dados são registrados em seguida ao dado anterior, o DVD-R e o DVD-RW utilizam um esquema de encadeamento aonde um número pré-determinado de bytes (por exemplo, 3 bytes) de um ponto de inicio da gravação a seguir são alocados como uma área encadeada. Adicionalmente, ocorrem dois tamanhos de área encadeada que são aplicados em registro incrementai; 2 kilobytes e 32 kilobytes.
No caso de DVD-RW, quando uma área defeituosa é registrada em uma lista de área defeituosa que se apresenta registrada em uma área de dado de gerenciamento de registro (RMD), o DVD-RW utiliza um modo de sobregravação de registro restrito ao longo com um esquema de encadeamento similar ao modo de registro incrementai quando registrando o dado do usuário atual depois da área defeituosas registrada. Portanto, a especificação corrente DVD-RW aplica-se somente a um esquema encadeado para modo de registro incrementai e o modo de sobregravação de registro restrito. A especificação DVD-RW não define esquemas de encadeamento específicos para o processamento de uma área defeituosa, tal como definindo uma área encadeada após uma área defeituosa. A figura 1 compreende um diagrama ilustrando um esquema encadeado que ocorre em um modo de registro incrementai genérico, e apresenta dados 4 antigos, uma área 2 encadeada de 32-kilobytes e dados 7 novos. Com referência a figura 1, quando o registro de dado 4 antigo é completado sem o preenchimento de uma unidade de registro básico (uma unidade de bloco ECC na figura 1) , dado 5 de enchimento é registrado a partir da porção restante da unidade de registro básico, onde não é registrado nenhum dado, junto a um primeiro setor após uma marca 1 de sincronização. 0 registro do novo dado 7 de usuário se iniciai após o registro do dado 6 encadeado na área 2 encadeada de 32-kilobytes para registro incrementai .
No ínterim, em uma situação onde não sejam gerados sinais de referência tais como um sinal cambaleante ou um sinal pré-recuo de parada como no caso de um erro não-corrigível, ou seja, em um caso onde exista um grande defeito através de uma pluralidade de faixas, todos sinais (um sinal cambaleante, um sinal LPP, etc.) não são gerados completamente quando uma unidade de captação passa através da área defeituosa. Nesta situação, o registro contínuo torna-se impossível, e, uma vez que o dado deve ser registrado após a área defeituosa, o mesmo modo como no modo de registro incrementai é aplicado.
Em um DVD-RW, o dado é registrado em trilhas de sulcos, e é registrada informação que indica os números de bloco ECC físicos na forma de pré-recuos nas trilhas de parada e referenciado como o sinal LPP. Adicionalmente, as trilhas de sulco são cambaleantes com uma freqüência pré-determinada.
Portanto, é necessário se definir um novo esquema encadeado, uma vez que conforme descrito presentemente após a área defeituosa ocorre um esquema encadeado que é definido somente para um modo de registro incrementai genérico ou um modo de sobregrava-ção de registro restrito. Uma vez que o esquema encadeado definido pela especificação DVD-RW aplica-se somente a um modo de registro incrementai e um modo de sobregravação de restrito, o novo esquema encadeado aplicar-se-ia a uma área imediatamente após a área defeituosa. 0 tipo de encadeamento imediatamente após a área defeituosa necessita de ser distinguindo do tipo de encadeamento utilizado no modo de registro incrementai genérico e o modo de registro de sobregravação restrito. Ou seja, o encadeamento no modo de registro incrementai genérico e o modo de registro de sobregravação restrito ocorre quando o novo dado é registrado após a parada de registro de tanto dado quanto se possa ser registrado por vez. Este encadeamento não é definido em um modo de registro escrito de uma vez.
Contudo, de acordo com a presente invenção o encadeamento ocorre imediatamente após a área defeituosa, e ocorre em uma situação aonde o dado de registro, tantos quantos possam ser registrados de uma vez, não é realizado completamente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Portanto, compreende um objetivo da presente invenção o fornecimento de um veiculo de registro para armazenagem de informação do tipo encadeada que indica se ocorre encadeamento imediatamente após uma área defeituosa, no veiculo de registro aonde são posicionadas de forma continua as unidades de registro básicas. , Compreende um outro objetivo o fornecimento de um veiculo de registro aonde são alocados imediatamente após uma área defeituosa, um número pré-determinado de blocos de código para correção de erros (ECC), que apresentam ao mesmo efeito como uma área encadeada, no veiculo de registro aonde são posicionadas de forma continua as unidades de registro básicas.
Compreende ainda outro objetivo o fornecimento de um método de processamento de uma área defeituosa aonde o dado do usuário é registrado após a alocação de uma área encadeada pré-determinada imediatamente após uma área defeituosa de acordo com a informação do tipo de encadeamento que indica se ocorre encadeamento imediatamente após uma área defeituosa em registro.
Compreende ainda outro objetivo o fornecimento de um método de processamento de uma área defeituosa aonde o registro de um dado de usuário se inicia após um pré-determinado número de blocos ECC em seguida a uma área defeituosa.
Objetivos e vantagens adicionais da invenção serão estabelecidos em parte na descrição que segue e, em parte, se tornarão óbvios a partir da descrição, ou poderão ser entendidos através da prática da invenção.
Para se chegar aos objetivos acima e a outros objetivos da presente invenção um veiculo de registro apresentando unidades de registro básico continuas compreende uma área de gerenciamento defeituosa registrando uma lista de áreas defeituosas, uma área encadeada alocada imediatamente após um das áreas defeituosas de acordo com um esquema encadeado pré-determinado, e uma área pré-determinada armazenando informação adicional indicando se o esquema encadeado pré-determinado é aplicado, especificado, ou ocorre na área encadeada imediatamente após aquela área defeituosa.
Adicionalmente, um veiculo de registro apresentando unidades de registro básico continuas compreende um número pré-determinado de blocos de código para correção de erro (ECC) alocados para uma área imediatamente após detecção de uma área defeituosa durante certificação e uma área de gerenciamento defeituosa registrando em uma lista a área defeituosa e a informação no número pré-determinado de blocos ECC alocados imediatamente após a área defeituosa.
Ainda, um método de processamento de áreas defeituosas em um veiculo de registro apresentando unidades de registro básico continuas e processamento das áreas defeituosas, que compreende detecção das áreas defeituosas que ocorrem durante a certificação antes do registro do dado do usuário e das áreas defeituosas que ocorrem enquanto se registrando o dado do usuário, registro de uma lista das áreas defeituosas em uma área de gerenciamento de defeito do veiculo de registro, e armazenagem em uma área pré-determinada do veiculo de registro de informação adicional indicando se um esquema encadeado pré-determinado é aplicado a uma área encadeada imediatamente após uma das áreas defeituosas.
Ainda, um método de processamento de uma área defeituosa antes do registro de dado de usuário ou enquanto registrando o dado do usuário em um veiculo de registro apresentando unidades de registro básico continuas, compreendendo registro do dado do usuário após especificação de um esquema encadeado pré-determinado em uma área encadeada imediatamente após a área defeituosa caso a área defeituosas seja encontrada enquanto registrando o dado do usuário em uma das unidades de registro básico.
Ainda, um dado de registro de aparelhagem de registro e/ou reprodução em um veiculo de registro apresentando unidades de registro básico continuas e leitura dos dados a partir do veiculo de registro e processamento das áreas defeituosas do veiculo de registro, compreendendo um dispositivo de captação que registra dados no veiculo de registro e reproduz dados a partir do veiculo de registro e uma unidade de processamento que mediante da detecção de uma das áreas defeituosas específica um esquema encadeado pré-determinado em uma área encadeada imediatamente após aquela uma das áreas defeituosas durante o registro de dados pelo dispositivo de captação .
Ainda, um dado de registro de aparelhagem de registro e/ou reprodução em um veículo de registro apresentando unidades de registro básico contínuas e leitura do dado a partir do veículo de registro e processamento das áreas defeituosas do veículo de registro, compreendendo um dispositivo de captação que registra o dado no veículo de registro e reproduz dado a partir do veículo de registro; e uma unidade de processamento alocando um número pré-determinado de blocos de código para correção de erro (ECC) junto a uma área imediatamente após aquela uma das áreas defeituosas detectada durante a certificação e registro em uma lista em uma área de gerenciamento defeituosa, aquela uma área defeituosa e informação quanto ao número pré-determinado de blocos ECC alocados imediatamente após aquela uma área defeituosa.
Ainda, um dado de registro de aparelhagem de registro e/ou reprodução em um veículo de registro apresentando unidades de registro básico contínuas e leitura dos dados a partir do veículo de registro e processamento das áreas defeituosas do veículo de registro, compreendendo um processo de especificação mediante detecção de uma das áreas defeituosas de um esquema encadeado pré-determinado em uma área encade- ada imediatamente após aquela uma área defeituosa.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Estes e outros objetivos e vantagens da invenção se tornarão mais evidentes e mais prontamente apreciados a partir da descrição a seguir das modalidades preferidas, consideradas em conjunto com os desenhos de acompanhamento os quais: A figura 1 ilustra um esquema encadeado ocorrendo em um modo de registro incrementai genérico; A figura 2 ilustra um método de processamento de área defeituosa de acordo com a presente invenção ; A figura 3 ilustra a estrutura de uma área de identificação de dado (DID) como um exemplo de armazenagem de informação de tipo encadeado de acordo com a presente invenção; e A figura 4 ilustra outro exemplo de um método de processamento de área defeituosa de acordo com a presente invenção; A figura 5 compreende um diagrama de bloco de uma aparelhagem de registro e/ou reprodução para implementação da presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Referência será feita agora em detalhes junto as modalidades presentes preferidas da presente invenção, exemplos das mesmas são ilustrados nos desenhos de acompanhamento, em que numerais de referência iguais de referem a elementos iguais através dos mesmos. As modalidades são descritas abaixo para explicação da presente invenção através de referência as figuras. A figura 2 ilustra um exemplo de um método de processamento da área defeituosa de acordo com a presente invenção. Durante certificação, após registro de uma lista defeituosa em uma área de dados de gerenciamento de registro (RMD), é alocada uma área encadeada após a área defeituosa, e é registrado novo dado do usuário após a área encadeada. A área RMD armazena a lista de áreas defeituosas encontradas enquanto se utilizando o veículo de registro bem como a lista das áreas defeituosas encontradas durante certificação. De acordo com a presente invenção, a área RMD armazena a lista das áreas defeituosas encontradas antes ou depois do registro do dado do usuário. Ao mesmo tempo, por exemplo, uma área de identificador de dado (DID) no inicio de um setor (que pode ser o bloco ECC ou o setor) onde o dado defeituoso é incluído ou localizado armazena a informação do tipo encadeado que indica se ou não o encadeamento é aplicado após a área defeituosa quando do registro do dado de usuário. Então, o novo dado de usuário é registrado após aplicação de um esquema de encadeamento junto a área imediatamente após a área defeituosa. Em outro exemplo, a unidade de registro básico armazena a informação do tipo encadeado como informação adicional, que indica se o encadeamento é aplicado imediatamente após a área defeituosa e a informação de tipo encadeado poder ser referenciada ou acessada. Utilizando-se a informação do tipo encadeado, o veículo de registro pode reconhecer o dado encadeado, diferenciando assim entre o dado encadeado e o dado do usuário.
Ou seja, quando a área 3 defeituosa, que é registrada na lista de áreas defeituosas na área RMD, é encontrada enquanto registrando-se o dado 4 de usuário, a área 3 defeituosa é saltada sem o registro do dado de usuário. Nesta oportunidade, para a área 3 defeituosa, o feixe de energia ótica que é emitido a partir de uma fonte de energia ótica tal como um dispositivo a laser é reduzido a um nivel que não possa executar registro, por exemplo, sob um feixe de energia de leitura. Portanto, uma fonte de energia ótica emitindo um feixe de energia de escrita durante o registro do dado do usuário reduz o feixe de energia de escrita mediante a detecção da área 3 defeituoso de modo que a redução do feixe de energia não afete o registro. A área encadeada 8 imediatamente após a área 3 defeituosa é preenchida com o dado 9 encadeado, e o novo dado 7 começa a ser registrado. 0 tamanho da área 8 encadeada ocorrendo imediatamente após a área 3 defeituosa pode tanto ser 2 KB ou 32 KB, entretanto, um tamanho de 2 KB é vantajoso em operação de leitura/escrita em tempo real (RTRW).
No ínterim, uma vez que o encadeamento de acordo com a presente invenção pode ser encontrado através da detecção das áreas defeituosas durante certificação, o dado encadeado pode ser registrado em avanço imediatamente após a área defeituosa detectada de acordo com um esquema de encadeamento pré-determinado (2 KB ou 32 KB) . Nesta oportunidade, a informação é registrada na informação do tipo de dado no DID conforme mostrado na figura 3 indicando que o dado encadeado é registado, e a informação do tipo encadeado indicando que o encadeamento ocorre imediatamente após o registro da área defeituosa na informação do tipo encadeado no DID conforme mostrado na figura 3.
Uma vez que o dado de preenchimento (por exemplo, OOh) é registrado na porção restante da unidade de registro básico, em uma área de dado de preenchimento imediatamente antes da área defeituosa, quando a unidade de registro básica não é preenchida com o dado do usuário, o dado de preenchimento pode ser registrado em avanço na unidade de registro básico antes da área defeituosa. Esta área de dado de preenchimento pode ser sobregravada quando do registro do dado de usuário atual.
Quando do registro do dado de usuário após a certificação, o dado encadeado é registrado em avanço imediatamente após a área defeituosa de modo que o dado de usuário possa ser registrado imediatamente após a área encadeada. Portanto, o tempo para registro do dado encadeado é encurtado, e torna-se vantajoso em registro em tempo real devido ao dado do usuário ser registrado imediatamente após a área de- feituosa e a área encadeada. A figura 3 ilustra um exemplo de armazenagem da informação do tipo encadeada de acordo com a presente invenção na área DID que é alocada para cada setor e apresenta 4 bytes. A informação de identificação de dado inclui informação de setor e um número de setor, e informação de setor inclui tipo de formatação de setor, método de rastreio, reflectivamente, tipo de encadeamento, tipo de área, tipo de dado, e número de camada.
Informação do tipo de formatação de setor de posição de bit b31 representando velocidade linear constante (CLV) ou velocidade linear constante por zona (ZCLV) conforme segue.
I
Ob: tipo de formatação CLV lb: tipo de formatação por zona, especi- ficado para discos que podem ser re-escritos.
Informação do método de rastreio da posição bit b30 representando o rastreio do recuo ou rastreio do sulco como segue.
Ob: rastreio de recuo. lb: rastreio de sulco, especificado para discos que podem ser re-escritos.
Informação da refletividade da posição bit b29 representando a refletividade excede ou não a 40% como segue.
Ob: caso a ref letividade seja maior do que 40%. lb: rastreio de sulco seja menor ou igual a 40%.
Informação do tipo de área da posição bit b27 e b26 representando uma área de dado, uma área de entrada principal, uma área de saida principal, ou uma área intermediária para um disco somente de leitura como segue. 00b: na área de dado. 01b: na área de entrada principal. 10b: na área de saida principal. 11b: na área intermediária de discos somente de leitura.
Informação do tipo de dado da posição bit b25 representando dado somente de leitura, ou dado encadeado como segue.
Ob: dado somente de leitura. lb: dado encadeado.
Informação do número de camada da posição de bit b24 representando o número de camada em uma camada de disco simples ou uma camada de disco dual como segue.
Ob: Camada 0 dos discos de camada dual ou discos de camada simples. lb: Camada 1 dos discos de camada dual.
De acordo com a presente invenção, a informação de tipo de encadeamento é definida como segue e registrada, pela utilização de b28 que compreende um bit reservado na área de informação de setor nos métodos convencionais.
Ob: Encadeamento para registro incremen- tai . lb: Encadeamento após a área defeituosa.
Caso a informação do tipo encadeado seja um número binário "0", indica o encadeamento par ao modo de registro incrementai, e caso seja um número binário "1" indica encadeamento após a área defeituosa. No presente, o tipo de encadeamento que -ocorre no modo de registro incrementai ou o modo de registro sobregravação restrito pode ser referido como tipo de encadeamento I, e o tipo de encadeamento que ocorre imediatamente após a área defeituosa pode ser referido como tipo de encadeamento II.
Portanto, através da indicação do tipo de encadeamento na informação do tipo de encadeamento do DID, o tipo de encadeamento genérico e o tipo de encadeamento de acordo com a presente invenção podem ser distinguidos. Caso seja incluída informação indicando encadeamento imediatamente após a área defeituosa no DID do setor aonde o encadeamento ocorra, quando o encadeamento ocorre no setor pode ser mostrado se o encadeamento ocorreu durante o modo de registro incrementai, ou o modo de registro sobregravação restrito, e se o encadeamento ocorreu imediatamente após a área defeituosa.
Adicionalmente, a informação do tipo de encadeamento pode ser utilizada para processamento de dados a alta velocidade em um drive uma vez que com a informação do tipo de encadeamento pode ser mostrado de uma vez se o dado registrado é continuamente re- gistrado ou dividido pela área defeituosa. 0 esquema de encadeamento que acompanha a área defeituosa de acordo com a presente invenção pode ser aplicado junto a todos os modos de registro do DVD-RW, ou seja, o modo de registro para uma escrita, o modo de escrito de sobregravação restrito, e o modo de registro incrementai. A figura 4 ilustra um outro exemplo de um método de processamento da área defeituosa de acordo com a presente invenção. 0 número de referência 11 é uma área de dado de usuário onde o dado antigo é registrado, o número de referência 12 é um bloco ECC defeituoso, o número de referência 13 é um número pré-determinado de blocos ECC alocados imediatamente após o bloco ECC alocados imediatamente após 0 bloco ECC defeituoso de forma a apresentar o mesmo efeito como a área de encadeamento, e o número de referência 24 é uma área de dado de usuário onde o novo dado é registrado.
De acordo com a presente invenção, através da utilização de uma área igual ou maior do que 1 bloco ECC (32 KB) alocada imediatamente após a detecção da área defeituosa em certificação, a área de dados a partir de onde o registro do novo dado começa a ser detectada sem a utilização do esquema de encadeamento. Nesta altura, o número pré-determinado de blocos ECC imediatamente após a área defeituosa pode ser registrado na área RMD, e pode-se definir que a nova área de dados de usuário acompanha o número pré-determinado de blocos ECC imediatamente após a área defeituosa de acordo com uma regra pré-determinada.
Adicionalmente, para busca a alta velocidade, um sinal de referência tal como um sinal de teste, dado ou marca de registro que apresente padrões pré-determinados, que desempenhe uma função de dado encadeado pode ser registrado adiantadamente no número pré-determinado de área de blocos ECC imediatamente após a área defeituosa.
Ao se registrar o dado de usuário corrente após certificação, após uma área defeituosa ter sido encontrada ou localizada, determina-se se, por exemplo, um sinal de teste foi detectado. Caso tenha sido detectado o sinal de teste nos blocos ECC, que são alocados imediatamente após a área defeituosa ter o mesmo efeito como a área encadeada, o registro do novo dado se inicia na nova área de dado de usuário imediatamente após o número pré-determinado de blocos ECC em seguida a área defeituosa, que é vantajoso no registro em tempo real. Uma vez que uma trilha de sulco pode se apresentar cambaleante, o sinal de teste pode ser também um sinal cambaleante.
Conforme descrito acima, adicionalmente ao encadeamento que ocorre no registro incrementai ou no registro de sobregravação restrita, a presente invenção utiliza informação do tipo encadeado que indica que o encadeamento ocorre imediatamente após a área defeituosa. Ao assim se proceder, mesmo caso ocorra um grande defeito no veiculo de registro e os sinais de referência requeridos para a reprodu-ção/registro não sejam gerados, o esquema de encadeamento pode ser aplicado junto a área imediatamente após a área defeituosa, e pode-se iniciar o registro do novo dado de usuário, o que aumenta a confiabilidade do dado de usuário, e com desempenho de reprodução mais confiável.
Ainda, de acordo com a presente invenção, um sinál de referência tal como um sinal de teste, dado, um padrão cambaleante de sulco, ou uma marca de registro que apresente um padrão de teste, que funcione como dado encadeado é registrado adiantadamente em um bloco imediatamente apôs a detecção da área defeituosa durante a certificação. Caso, por exemplo, o sinal de teste seja detectado após a área defeituosa, o novo dado de usuário é registrado imediatamente após o número pré-determinado de blocos ECC em seguida a área defeituosa sem a utilização de encadeamen-to, reduzindo-se o tempo para registro do dado encadeado, o que é vantajoso para registro em tempo real.
Ainda, uma aparelhagem de reprodução lê informação registrada de acordo com a presente invenção .
Ainda, a figura 5 compreende um diagrama de blocos de uma aparelhagem de registro/reprodução para implementação da presente invenção. A função da aparelhagem de registro/reprodução para dado A/V de registro/reprodução (áudio/video) utiliza o veiculo de registro que pode gravar e re-escrever tal como o DVD-RW, DVD-R e DVD-RAM sendo amplamente dividido em registro e reprodução.
Durante o registro, um codec AV e/ou uma interface 110 hospedeira codificam em compressão um sinal AV aplicado externamente de acordo com um es- quema de compressão pré-determinado e fornece informação de tamanho para o dado comprimido.
Um processador de sinal digital (DSP) 120 recebe o dado A/V comprimido fornecido a partir do codec AV e/ou interface 110 hospedeira, adiciona dado adicional para o processamento de código para correção de erro (ECC) junto ao mesmo, e realiza modulação utilizando um esquema de modulação pré-determinado. Um amplificador de rádio-freqüência 130 (RF AMP) converte o dado modulado do DSP em um sinal de rádio-freqüência (RF) . Então, um captador 240 registra o sinal RF fornecido a partir do RF AMP 130 em um disco instalado em um toca-disco do captador 140. Uma unidade 150 servo recebe informação necessária par controle servo a partir de um controlador 160 de sistema e desempenha estavelmente uma função servo para o disco instalado.
Durante a reprodução do dado de informação armazenado no disco, o captador 140 capta o sinal ótico a partir do disco apresentando o dado de informação ali armazenado, e o dado de informação é extraído a partir do sinal ótico. 0 RF AMP 130 converte o sinal ótico em um sinal RF, e extrai o sinal servo para desempenho de uma função servo, e dados modula- dos. O DSP 120 deraodula o dado modulado fornecido a partir do RF AMP 130 correspondendo ao esquema de modulação utilizado durante a modulagem, desempenha um processo ECC para correção de erros, e elimina o dado adicionado. A unidade 150 servo recebe informação necessária par controle servo a partir do RF AMP 130 e do controlador 160 de sistema, e desempenha de forma estável a função servo. O codec AV e/ou a interface 110 hospedeira decodifica o dado A/V comprimido fornecido a partir do DSP 120 junto a liberação de um sinal A/V. O controlador 160 de sistema controla o sistema global para reprodução e registro do dado de informação a partir e no disco instalado no toca-disco do captador 140. 0 DSP 120 e o controlador 160 de sistema lidam com o processamento do dado durante o registro e reprodução, incluindo desempenho de esquemas de en-cadeamento em conexão com o registro e reprodução bem como desempenho de esquemas de encadeamento quando processando áreas defeituosas nos veículos durante o registro e reprodução. Ou seja, enquanto se registrando o dado de usuário após certificação, o controlador 160 de sistema identifica uma das áreas defeituosas registradas na lista de áreas defeituosas e controla o registro do dado de usuário processado pelo DSP 120 imediatamente após a área encadeada (especificada poro um esquema de encadeamento) em seguida a uma área defeituosa.
Embora umas poucas modalidades preferidas da presente invenção tenham sido mostradas e descritas, deve ser observado por aqueles especializados na técnica que podem ser feitas mudanças nesta modalidade sem se afastar dos princípios e espírito da invenção, cujo escopo é definido pelas reivindicações e seus equivalentes.