BR102012005008A2 - Chassi do veículo para motocicleta - Google Patents

Chassi do veículo para motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BR102012005008A2
BR102012005008A2 BR102012005008A BR102012005008A BR102012005008A2 BR 102012005008 A2 BR102012005008 A2 BR 102012005008A2 BR 102012005008 A BR102012005008 A BR 102012005008A BR 102012005008 A BR102012005008 A BR 102012005008A BR 102012005008 A2 BR102012005008 A2 BR 102012005008A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
members
portions
transverse member
sub
Prior art date
Application number
BR102012005008A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012005008B1 (pt
Inventor
Hideaki Nakagawa
Masahiko Takenaka
Kiyotaka Fujihara
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BR102012005008A2 publication Critical patent/BR102012005008A2/pt
Publication of BR102012005008B1 publication Critical patent/BR102012005008B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)

Abstract

CHASSI DO VEÍCULO PARA MOTOCICLETA. <UM> Objetivo <MV> é um objetivo da presente invenção prover uma técnica pela qual, um chassi do veículo que é configurado dos artigos formados pelo trabalho a prensa e em que um par de trilhos de assento estendem-se para esquerda e direita na direção da largura do veículo, o aumento da rigidez dos trilhos de assento pode ser alcançado <UM> Meios de Solução<MV> Um par de trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R incluem membros principais rebaixados esquerdo e direito 61L e 61R, e porções de flange superiores 72La e 72Ra são providos nas porções da extremidade superior dos membros principais esquerdo e direito 61L e 61R na direção da altura. Um primeiro membro transversal 55 é provido entre os trilho de assento esquerdo e direito em pares 44L e 44R. As porções encurvadas do primeiro membro transversal esquerda e direita 66L e 66R são providas nas porções da extremidade esquerda e direita na largura do veículo 65L e 65R do primeiro membro transversal 55, e as porções de flange superiores 72La e 72Ra são unidas nas porções encurvadas do primeiro membro transversal esquerda e direita 66L e 66R.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CHASSI DO VEÍCULO PARA MOTOCICLETA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma técnica aperfeiçoada para um chassi do veículo para uma motocicleta. Antecedente da Técnica
Um chassi do veículo para uma motocicleta tendo uma estrutura em que um material de tubo e um material de placa de metal são unidos jun- tos e integrados entre si pela soldagem é conhecido (refere-se, por exemplo, a um Documento de Patente 1 (figura 2)).
Como mostrado na figura 2 do Documento de Patente 1, os tu- bos de cauda (9,9) (um número em parênteses representa um número de referência descrito no Documento de Patente 1. Isto similarmente aplica-se também à seguinte descrição) são dispostos na esquerda e direita na dire- ção da largura do veículo. Os tubos de cauda esquerdo e direito (9,9) são individualmente estendidos de modo direcionado para trás do veículo e dois membros transversais são esticados entre os tubos de cauda esquerdo e direito (9,9).
Todavia, uma vez que aqueles dois membros transversais têm uma forma de uma placa plana, a rigidez de uma parte traseira do chassi do veículo não pode ser feita suficientemente alta, e há um espaço para aper- feiçoamento.
Uma técnica aperfeiçoada do Documento de Patente 1 é abaixo
descrita.
Um chassi do veículo para uma motocicleta tendo uma estrutura
em que os membros de placa de metal formados pelo trabalho a prensa são unidos juntos e integrados um com outro pela soldagem é conhecido (refere- se a, por exemplo, Documento de Patente 2 (figura 5)).
Como mostrado na figura 5 do Documento de Patente 2, uma armação principal (30) (um número em parênteses representa um número de referência descrito no Documento de Patente 2. Isto similarmente aplica- se também à seguinte descrição) como um componente de um chassi de veículo (21) é um membro formado pela junção de um membro superior (31) e um membro inferior (32) ambos formados pelo trabalho a prensa de um material de placa e ambos tendo uma seção transversal em formato de canal são topejados ascendente e descendentemente um com outro de tal modo que uma seção transversal quadrada oca pode ser exibida. Uma armação principal (30) é estendida para a parte traseira do veículo. A rigidez de uma seção de trilho de assento que suporta um assento é elevada pelo topeja- mento de modo ascendente e de modo descendente e junção do membro superior (31) e membro inferior (32) um com outro. Todavia, um membro transversal não pode ser provido na seção de trilho de assento.
É preferível se fosse disponível uma técnica pela qual, enquanto os trilhos de assento esquerdo e direito são formados como uma armação a prensa pelo trabalho de prensa, um membro transversal tendo alta rigidez pode ser esticado entre os trilhos de assento esquerdo e direito e além disso a rigidez dos trilhos do assento pode ser elevada. Documentos da Técnica Anterior Documentos da Patente
Documento de Patente 1 Patente Japonesa n°3060487 Documento de Patente 2 Patente Japonesa n°4153104
Sumário da Invenção
Problema a ser Solucionado pela Invenção
É um objetivo da presente invenção prover uma técnica pela qual, em um chassi do veículo que é configurado dos artigos formados pelo trabalho a prensa e em que um par de trilhos de assento estendem-se no lado esquerdo e lado direito em uma direção da largura do veículo, o aumen- to da rigidez dos trilhos de assento pode ser conseguido. Meio para Solucionar Problema
De acordo com a invenção conforme descrito na reivindicação 1, um chassi de veículo para uma motocicleta que inclui um tubo dianteiro, uma armação principal estendendo-se em uma direção para trás do veículo do tubo dianteiro e ainda estendendo-se descendentemente, e um par de trilhos de assento esquerdo e direito estendendo-se na direção para trás do veículo a partir da armação principal e suportando um assento no mesmo, é caracte- rizado em que os trilhos de assento esquerdo e direito em par formados de um material de placa de metal pelo trabalho a prensa são configurados dos membros principais esquerdo e direito tendo porções abertas que são aber- tas internamente em uma direção da largura do veiculo e submembros es- querdo e direito unidos às porções abertas esquerda e direita em tal maneira a cobrir as porções abertas esquerda e direita, que as porções de flange su- perior com e às quais os submembros esquerdo e direito são topejados e soldados são providas nas porções da extremidade superior dos membros principais esquerdo e direito em uma direção da altura, que um membro transversal é provido entre os trilhos de assento esquerdo e direito em par em tal maneira a estender-se ao longo dos trilhos de assento esquerdo e direito, que
o membro transversal é uma placa de metal trabalhada a prensa,
e, nas porções da extremidade esquerda e direita do membro transversal, as porções encurvadas de membro transversal esquerda e direita que se es- tendem na direção longitudinal do veículo e são encurvadas ascendente- mente são providas, e que as porções encurvadas de membro transversal esquerda e direita são unidas às porções de flange superior.
De acordo com a invenção conforme descrita na reivindicação 2, o chassi do veículo é caracterizado em que as porções encurvadas do membro transversal esquerdo e direito e as porções de flange superior são unidas juntas simultaneamente por soldagem por ponto quando os submem- bros esquerdo e direito são soldados nos membros principais esquerdo e direito.
De acordo com a invenção conforme descrita na reivindicação 3, o chassi do veículo é caracterizado em que o membro transversal possui, provido pelo menos em uma da extremidade dianteira e extremidade traseira na direção longitudinal, uma porção encurvada na direção da largura esten- dendo-se na direção da largura do veículo.
De acordo com a invenção conforme descrito na reivindicação 4, o chassi do veículo é caracterizado em que o membro transversal é provido no mesmo com uma porção de fixação de tanque de combustível na qual um tanque de combustível suportado pelo chassi do veículo é fixado na sua ex- tremidade traseira, e a porção de fixação de tanque de combustível é provi- da com uma porção inflada que é inflada ascendentemente numa posição substancialmente central na direção da largura do veículo.
De acordo com a invenção conforme descrita na reivindicação 5, o chassi do veículo é caracterizado em que os submembros esquerdo e di- reito são divididos em submembros dianteiros esquerdo e direito e submem- bros traseiros esquerdo e direito posicionados no lado traseiro do veículo com relação aos submembros dianteiros esquerdo e direito e o membro transversal é provido em tal maneira a esticar sobre as porções de separa- ção entre os submembros dianteiros esquerdo e direito e submembros tra- seiros esquerdo e direito. Efeitos da Invenção
Na invenção conforme descrita na reivindicação 1, uma vez que as porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita que se estendem na direção longitudinal do veículo são providas nas porções da extremidade esquerda e direita do membro transversal, a rigidez do membro transversal é aumentada.
Em adição, uma vez que as porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita são encurvadas ascendentemente, o membro transversal pode ser disposto próximo ao ponto central de torção dos trilhos de assento em comparação com uma estrutura alternativa em que eles são encurvados descendentemente. Como um resultado, a rigidez torcional dos trilhos de assento pode ser elevada.
Na invenção conforme descrita na reivindicação 2, quando os submembros esquerdo e direito são soldados nos membros principais es- querdo e direito, as porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita são soldadas nos membros principais esquerdo e direito simultanea- mente.
Pela soldagem dos membros principais, dos submembros e membros transversais simultaneamente, o número de etapa de soldagem pode ser reduzido e o tempo de soldagem pode ser reduzido em compara- ção com um caso alternativo em que os submembros são soldados primeiro nos membros principais e então as porções encurvadas do membro trans- versai são soldadas.
Na invenção conforme descrita na reivindicação 3, o membro transversal é provido no mesmo com porção encurvadas na direção da lar- gura que se estende na direção da largura do veículo. Pela provisão da por- ção encurvada na direção da largura, a rigidez do membro transversal pode ser mais elevada. Pela elevação da rigidez do membro transversal, a rigidez do chassi do veículo pode ser elevada.
Na invenção conforme descrita na reivindicação 4, a porção de fixação de tanque de combustível é provida no membro transversal e a por- ção inflada é provida na porção de fixação de tanque de combustível. Pela formação da porção inflada no membro transversal, a rigi-
dez do membro transversal pode ser elevada mais em comparação com um caso alternativo em que a porção inflada não é formada. Pela elevação da rigidez do membro transversal, a rigidez do chassi do veículo todo pode ser elevada.
Na invenção conforme descrita na reivindicação 5, o membro
transversal é provido em tal maneira a esticar-se sobre as porções de sepa- ração entre os submembros dianteiros e submembros traseiros. Uma vez que o membro transversal estica-se sobre as porções de separação, as por- ções de separação podem ser reforçadas, e consequentemente, a rigidez do chassi do veículo todo pode ser elevada. Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1 é uma vista em elevação lateral esquerda de uma mo- tocicleta de acordo com a presente invenção.
Figura 2 é uma vista em elevação lateral esquerda de um chassi do veículo da motocicleta.
Figura 3 é uma vista tomada em uma direção indicada por uma marca de seta 3 da Figura 2. Figura 4 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 4-4 da
Figura 2.
Figura 5 é uma vista em planta de um primeiro membro trans- versal que configura o chassi do veículo. Figura 6 é uma vista em perspectiva do primeiro membro trans-
versal que configura o chassi do veículo.
Figura 7 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 7-7 da
Figura 5.
Figura 8 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 8 - 8 da
Figura 5.
Figura 9 é uma vista em planta de um segundo membro trans- versal que configura o chassi do veículo.
Figura 10 é uma vista em perspectiva do segundo membro transversal que configura o chassi do veículo. Figura 11 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 11-11
da Figura 9.
Modalidade para Realizar a Invenção
A seguir, uma concretização da presente invenção será descrita em detalhes. Nas figuras e na descrição do exemplo de concretização, as direções "para cima", "para baixo "para frente", "para trás", "para esquerda" e "para direita" representam as direções quando vistas de um condutor que monta uma motocicleta. Deve ser notado que os desenhos deverão ser vis- tos na direção dos caracteres de referência.
Um exemplo de concretização da presente invenção é descrito com referência aos desenhos.
Como mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 inclui um chassi do veículo 11, um garfo dianteiro 13 provido para movimento de manobra em um tubo dianteiro 12 incluído no chassi do veículo 11, uma roda dianteira 14 fixada em uma extremidade inferior do garfo dianteiro 13, um guidão 25 pro- vido em uma extremidade superior do garfo dianteiro 13, um tanque de com- bustível 16 provido na porção superior de uma porção dianteira do chassi do veículo 11 e uma unidade de força 21 disposta abaixo do tanque de combus- tível 16 e tendo um motor 17 e uma engrenagem de mudança de velocidade 18.
Um assento 22 é provido em uma porção superior de uma por- ção traseira do chassi do veículo 11, e um braço oscilante 23 é provido para movimento oscilante em uma porção inferior do chassi do veículo 11. Uma roda traseira 24 é provida em uma extremidade traseira do braço oscilante 23, e uma unidade amortecedora traseira 25 estende-se entre uma porção traseira do braço oscilante 23 e uma porção traseira do chassi do veículo 11.
Ainda, um farol dianteiro 27 é disposto de modo dirigido para frente do tubo dianteiro 12, e um para-lama dianteiro 28 é provido no garfo dianteiro 13 de tal modo que o mesmo cobre uma porção superior da roda dianteira 14. Um corpo da válvula de regulação 31 é provido em uma porção superior traseira do motor 17. Um farol traseiro 32 é disposto de modo dirigi- do para trás do assento 22, e um para-lama traseiro 33 que cobre uma por- ção superior da roda traseira 24 é provido abaixo do farol traseiro 32. Deve ser notado que o corpo da válvula de regulação 31 pode ser um carburador.
A seguir, uma estrutura do chassi do veículo é descrita.
Como mostrado na figura 2, o chassi do veículo 11 inclui um tu- bo dianteiro 12, uma armação principal 41 estendendo-se em uma direção para trás do veículo a partir do tubo dianteiro 12 e então estendendo-se em uma direção para baixo, uma armação pivô 42 presa em uma porção da ex- tremidade traseira da armação principal 41, uma armação descendente 43 estendendo-se em uma direção para trás obliquamente descendente do veí- culo a partir da porção dianteira da armação principal 41 e um tubo dianteiro 12, e um par de trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R ( apenas o caractere de referência 44L neste lado da figura é mostrado) estendendo-se em uma direção para trás do veículo a partir da armação principal 41 e su- portando o assento 22 no mesmo. Um suspensor de motor 45 que suporta o motor 17 é preso em uma porção da extremidade inferior da armação des- cendente 43.
A armação principal 41 é configurada de uma metade dianteira da armação principal 47 estendendo-se em uma direção para trás do veículo a partir do tubo dianteiro 12, e uma metade traseira da armação principal 48 estendendo-se em uma direção para trás da metade dianteira da armação principal 47. Uma projeção 49 que é inflada para fora em uma direção da largura do veículo é provida integralmente na metade dianteira da armação principal 47. A armação pivô 42 é fixada em uma extremidade inferior da me- tade traseira da armação principal 48.
Os trilhos de assento 44L e 44R são configurados integralmente de corpos principais do trilho 51L e 51R (apenas o caractere de referência 51L neste lado é mostrado na figura) estendendo-se em uma direção para trás de modo substancialmente horizontal do veículo a partir de uma porção de limite 53 entre a metade dianteira da armação principal 47 e a metade traseira da armação principal 48 e subarmações 52L e 52R (apenas o carac- tere de referência 52L neste lado é mostrado na figura) estendendo-se em uma direção para baixo obliquamente dirigido para frente do veículo, a partir de uma porção na proximidade de uma porção de suportar o amortecedor traseiro 54 provido no corpo principal de trilho 51L e 51R para a armação pivô 42.
Deve ser notado que os corpos principais de trilho 51L e 51R que suportam o assento (figura 1, número de referência 22) estendem-se da armação principal 41, e subarmações 52L e 52R são esticadas entre os cor- pos principais de trilho 51L e 51R e armação pivô 42. Os trilhos de assento 44L e 44R são membros que exibem substancialmente um formato em Y dos corpos principais de trilho 51L e 51R e as subarmações 52L e 52R quando visto em uma elevação lateral do veículo. Cada um dos componen- tes do chassi do veículo 11 é uma armação oca formada de um material de placa de metal pelo trabalho a prensa.
A seguir, uma estrutura quando o chassi do veículo é visto de cima é descrita.
Como mostrado na figura 3, o chassi singular 41 é estendido em uma direção para trás do veículo a partir do tubo dianteiro 12, e os trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R são unidos pela uma sua extremidade dianteira nas faces laterais esquerda e direita 41L e 41R da armação princi- pai 41. Os trilhos de assento 44L e 44R são estendidos em uma direção pa- ra trás do veículo enquanto expandidos em uma sua porção dianteira de modo dirigido para fora na direção da largura do veículo, e um primeiro membro transversal 55 é esticado entre os trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R. Uma barra transversal similar à barra 57 provida de modo a projetar-se, nas suas extremidades opostas, externamente a partir das fa- ces laterais externas dos trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R e tendo uma extremidade superior da unidade amortecedora traseira (figura 1, número de referência 25) provida na mesma é esticada entre os trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R na traseira do primeiro membro trans- versal 55. Um segundo membro transversal 56 é esticado entre as porções da extremidade traseira dos trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R na traseira da barra transversal 57.
Com referência de volta à figura 2, as subarmações 52L e 52R como componentes dos trilhos de assento 44L e 44R são colocadas nas su- as extremidades 58 nas primeiras faces planas 65 (apenas o número de re- ferência 65 neste lado da figura é mostrado) como paredes laterais da arma- ção pivô 42. As subarmações 52L e 52R são unidas nas primeiras faces pla- nas 65 por soldagem por pontos. Um ponto indicado por χ na figura 1 é um ponto de soldagem por pontos.
Deve ser notado que o meio de junção não está limitado à sol- dagem por pontos (soldagem de resistência) porém pode ser soldagem a arco, soldagem a gás, soldagem forte ou similar.
A seguir, uma estrutura seccional transversal da metade diantei- ra da armação principal é descrita.
Como mostrado na figura 4, a armação principal 41 é uma placa de metal trabalhada a prensa e é um membro formado por topejar os mem- bros principais rebaixados esquerdo e direito 59L e 59R tendo porções de abertura abertas para dentro na direção da largura do veículo um com outro de modo dirigido para fora na direção da largura do veículo de tal modo que tenha uma porção de espaço tendo uma seção transversal de formato subs- tancialmente retangular. As projeções esquerdas e direita 49L e 49R que são infladas externamente na direção da largura do veículo são formadas nos membros principais esquerdo e direito 59L e 59R. Pela provisão das projeções 49L e 49R na armação principal 41, a rigidez é aumentada em comparação com um caso alternativo em que as projeções não são providas e a geração da vibração pode ser suprimida.
A seguir, o primeiro membro transversal esticado entre as por- ções dianteiras dos trilhos de assento esquerdo e direito é descrito.
Como mostrado na figura 5, o trilho de assento esquerdo 44L é configurado de um membro principal esquerdo 61L provido externamente na direção da largura do veículo, um submembro dianteiro esquerdo 62L tope- jado com uma porção dianteira do membro principal esquerdo 61L a partir de dentro na direção da largura do veículo, e um submembro traseiro esquerdo 63L, recuando o membro principal esquerdo 61L a partir de dentro na dire- ção da largura do veículo em tal maneira a sobrepor com uma porção da extremidade traseira do sub-membro dianteiro esquerdo 62L.
Similarmente, o trilho de assento direito 44R é configurado de um membro principal direito 61R provido externamente na direção da largura do veículo, um submembro dianteiro direito 62R topejado com uma porção dianteira do membro principal direito 61R a partir de dentro na direção da largura do veículo, e um submembro traseiro direito 63R recuando o membro principal direito 61R de dentro na direção da largura do veículo em tal manei- ra a sobrepor com uma porção da extremidade traseira do submembro dian- teiro direito 62R.
As porções nas quais os submembros dianteiros esquerdo e di- reito 62L e 62R e os submembros traseiros esquerdo e direito 63L e 63R sobrepõem entre si são a seguir referidas como porções de separação es- querda e direito 64L e 64R.
Um membro transversal (primeiro membro transversal 55) é pro- vido entre os trilhos de assento esquerdo e direito em pares 44L e 44R em tal maneira a esticar sobre os trilhos de assento esquerdo e direito em par 44 L e 44 R.
O primeiro membro transversal 55 é provido em tal maneira a esticar sobre as porções de separação esquerda e direito 64L e 64R em que os submembros dianteiros esquerdo e direito 62L e 62R e os submembros traseiros esquerdo e direito 63L e 63R sobrepõem-se entre si. O primeiro membro transversal 55 é uma placa de metal trabalhada a prensa.
Como mostrado nas figuras 6 e 7, o primeiro membro transversal
55 é provido nas suas porções da extremidade esquerda e direita 65L e 65R na direção da largura do veículo com porções encurvadas do primeiro mem- bro transversal 66L e 66R que se estendem na direção longitudinal e são encurvadas ascendentemente. Ainda, o primeiro membro transversal 55 é provido com, em uma
sua extremidade traseira 55b na direção longitudinal do veículo, uma porção encurvada na direção da largura 67b estendendo-se na direção da largura do veículo.
Pela provisão da porção encurvada na direção da largura 67b estendendo-se na direção da largura do veículo no primeiro membro trans- versal 55, a rigidez do primeiro membro transversal 55 pode ser elevada. Pela elevação da rigidez do primeiro membro transversal 55, a rigidez do chassi do veículo todo 11 pode ser elevada.
Ainda, uma vez que as porções encurvadas do primeiro membro transversal esquerda e direita 66L e 66R estendendo-se na direção longitu- dinal do veículo são providas nas porções da extremidade esquerda e direita 65L e 65R do membro transversal, a rigidez do primeiro membro transversal 55 pode ser elevada mais.
Deve ser notado que, enquanto, na presente concretização, uma porção encurvada no sentido da largura é provida na extremidade traseira na direção longitudinal do veículo, a mesma pode ser provida em cada uma das extremidades opostas da porção da extremidade dianteira e porção da ex- tremidade traseira do primeiro membro transversal 55, apenas na extremi- dade traseira na direção longitudinal, ou apenas na extremidade dianteira na direção longitudinal.
A seguir, a estrutura dos trilhos de assento é descrita em maio- res detalhes. Como mostrado na figura 7, os trilhos de assento esquerdo e di- reito em par 44L e 44R são formados pela junção de uma pluralidade de pla- cas de metal trabalhadas a prensa e configurados dos membros principais rebaixados esquerdo e direito 61L e 61R tendo porções abertas 71L e 71R que são abertas para dentro na direção da largura do veículo, e os submem- bros esquerdo e direito 60L e 60R unidos nas porções abertas esquerda e direita 71L e71R de modo a cobrir as porções abertas esquerda e direita 71L e 71R.
Uma vez que os submembros esquerdo e direito 60L e 60R são posicionados nas porções de separação esquerda e direita 64L e 64R, o submembro dianteiro esquerdo 62L e o submembro traseiro esquerdo 63L que são componentes do submembro esquerdo 60L sobrepõem entre si e o submembro dianteiro direito 62R e submembro traseiro direito 63R que são componentes do submembro direito 60R sobrepõem entre si. Nas porções da extremidade superior e inferior 61 La, 61 Ra e
61 Lb, 61 Rb dos membros principais esquerdo e direito 61L e 61R na direção da altura, as porções de flange superior e inferior 72La, 72Ra e 72Lb, 72Rb com e nas quais os submembros esquerdo e direito 60L e 60R são topeja- dos e soldados são providas, respectivamente. Como mostrado na figura 8, as porções encurvadas do primeiro
membro transversal esquerda e direita 66L e 66R que se estendem na dire- ção longitudinal do veículo e então são encurvados ascendentemente são providos nas porções das extremidade esquerda e direita no sentido da lar- gura do veículo 65L e 65R do primeiro membro transversal 55, e as porções encurvadas do primeiro membro transversal esquerda e direita 66L e 66R são unidas nas porções de flange superiores 72La e 72Ra, respectivamente.
Ainda, uma porção de fixação do tanque de combustível 75 na qual o tanque de combustível (figura 1, número de referência 16) é fixado em uma sua extremidade traseira é provida no primeiro membro transversal 55 e uma porção inflada 76 que é inflada ascendentemente é provida na porção de fixação de tanque de combustível 75.
A operação do chassi do veículo para uma motocicleta acima mencionada é descrita abaixo.
Com referência de volta à figura 7, o primeiro membro transver- sal 55 é provido entre os trilhos de assento esquerdo e direito em par 44L e 44R de tal modo que o mesmo estica-se entre os trilhos de assento esquer- do e direito em par 44L e 44R.
Uma vez que as porções encurvadas do membro transversal es- querda e direita 66L e 66R estendendo-se na direção longitudinal do veículo são providas nas porções da extremidade esquerda e direita no sentido da largura 65L e 65R do primeiro membro transversal, a rigidez do primeiro membro transversal 55 é elevada. Em adição, uma vez que as porções en- curvadas do membro transversal esquerda e direita 66L e 66R são encurva- das ascendentemente, o primeiro membro transversal 55 pode ser disposto próximo ao ponto central torcido dos trilhos de assento 44L e 44R em com- paração com uma estrutura alternativa em que elas são encurvadas descen- dentemente. Como um resultado, a rigidez torcional dos trilhos de assento 44L e 44R pode ser elevada.
Ainda, na presente invenção, quando os submembros esquerdo e direito 60L e 60R dos membros principais esquerdo e direito 61L e 61R são soldados individualmente, as porções encurvadas do membro transver- sal esquerda e direita 66L e 66R são soldadas nos membros principais es- querdo e direito 61L e 61R, simultaneamente.
Pela soldagem do membro principal 61L (61R), submembro 60L (60R) e membro transversal 55L (55R) ao mesmo tempo, o número de etapa de soldagem pode ser reduzido e o tempo de soldagem pode ser reduzido em comparação com um caso alternativo em que o submembro 60L (60R) é soldado no membro principal 61L (61R) primeiro e então a porção encurvada do membro transversal 66L (66R) é soldada.
Com referência de volta à figura 6, o primeiro membro transver- sal 55 tem, provido no mesmo, a porção de fixação de tanque de combustí- vel 75 na qual o tanque de combustível (figura 1, número de referência 16) suportado pelo chassi do veículo 11 é fixado em uma sua extremidade tra- seira, e a porção inflada 76 que é inflada ascendentemente em uma posição substancialmente central na direção da largura do veículo é provida na por- ção de fixação do tanque de combustível 75.
O primeiro membro transversal 55 inclui a porção encurvada na direção da largura 67b que se estende na direção da largura do veículo. Pela provisão da porção encurvada na direção da largura 67b, a rigidez do primei- ro membro transversal 55 pode ser elevada mais. Pela elevação da rigidez do primeiro membro transversal 55, a rigidez do chassi do veículo todo 11 pode ser elevada.
Com referência também à figura 8, o primeiro membro transver- sal 55 tem, provido no mesmo, a porção de fixação de tanque de combustí- vel 75 na qual o tanque de combustível 16 suportado pelo chassi do veículo 11 é fixado pela sua extremidade traseira, e a porção inflada 76 que é infla- da ascendentemente numa porção substancialmente central na direção da largura do veículo é provida na porção de fixação de tanque de combustível. Pela formação da porção inflada 76 no primeiro membro trans-
versal 55, a rigidez do primeiro membro transversal 55 pode ser elevada mais em comparação com um caso alternativo em que a porção inflada não é formada. Pela elevação da rigidez do primeiro membro transversal 55, a rigidez do chassi do veículo todo 11 pode ser elevada. Ainda, os submembros esquerdo e direito 60L e 60R são dividi-
dos em submembros dianteiros esquerdo e direito 62L e 62R e submembros traseiros esquerdo e direito 63L e 63R que são posicionados no lado traseiro de veículo dos submembros dianteiros esquerdo e direito 62L e 62R, respec- tivamente.
Com referência às figuras 6 e 7, o primeiro membro transversal
55 é provido nas porções de divisão 64L e 64R, que são porções do limite entre os submembros dianteiros esquerdo e direito 62L e 62R e submem- bros traseiros esquerdo e direito 63L e 63R, em uma maneira tal como de esticar-se sobre as porções de divisão esquerda e direita 64L e 64R. Uma vez que o primeiro membro transversal 55 estica-se sobre as porções de divisão esquerda e direita 64L e 64R, as porções de divisão esquerda e di- reita 64L e 64R podem ser reforçadas, e portanto, a rigidez do chassi do veí- culo todo 11 pode ser elevada.
A seguir, a estrutura em que um segundo membro transversal que configura um membro transversal estica-se sobre as extremidades tra- seiras dos trilhos de assento esquerdo e direito 44L e 44R é descrita.
Como mostrado na figura 9, entre os trilhos de assento esquerdo e direito em par 44L e 44R, um membro transversal (segundo membro transversal 56) é provido em tal maneira a esticar-se sobre os trilhos de as- sento esquerdo e direito em par 44L e 44R. O segundo membro transversal 56 é uma placa de metal trabalhada a prensa.
Como mostrado nas figura 10, o segundo membro transversal 56 tem provido, nas suas porções da extremidade esquerda e direita no sentido da largura do veículo 65L e 65R, porções encurvadas do segundo membro transversal 86L e 86R que se estendem na direção longitudinal do veículo e são encurvadas ascendentemente.
Ainda, o segundo membro transversal 56 é provido com, em uma sua extremidade dianteira na direção longitudinal do veículo 56a e em uma sua extremidade traseira na direção longitudinal do veículo 56b na dire- ção longitudinal do veículo, porções encurvadas na direção da largura 87a e 87b que se estendem na direção da largura do veículo.
Pela provisão das porções encurvadas na direção da largura 87a e 87b, que se estendem na direção da largura do veículo, no segundo mem- bro transversal 56, a rigidez do segundo membro transversal 56 pode ser elevada. Pela elevação da rigidez do segundo membro transversal 56, a rigi- dez do chassi do veículo 11 pode ser elevada.
Ainda, uma vez que as porções encurvadas do membro trans- versal esquerda e direita 66L e 66R que se estendem na direção longitudinal do veículo são providas nas porções da extremidade esquerda e direita na largura do veículo 65L e 65R do segundo membro transversal, a rigidez do segundo membro transversal 56 pode ser elevada mais.
Deve ser notado que, enquanto, na presente concretização, uma porção encurvada no sentido da largura é provida na extremidade dianteira e extremidade traseira do segundo membro transversal 56 na direção Iongitu- dinal do veículo, pode de outro modo ser provido apenas na extremidade dianteira ou na extremidade traseira na direção longitudinal.
Como mostrado na figura 11, os trilhos de assento esquerdo e direito em par 44L e 44R são formados pela união de duas placas de metal trabalhadas a prensa e são configurados dos membros principais esquerdo e direito 61L e 61R posicionados externamente na direção da largura do veícu- lo, e os submembros esquerdo e direito 60L e 60R topejados com e unidos aos membros principais esquerdo e direito 61L e 61R a partir do exterior na direção da largura do veículo. A operação do segundo membro transversal é descrito abaixo.
Uma vez que as porções encurvadas do membro transversal es- querda e direita 86L e 86R estendendo-se na direção longitudinal do veículo são providas nas porções da extremidade esquerda e direita no sentido da largura do veículo 65L e 65R do segundo membro transversal, a rigidez do segundo membro transversal 56 é elevada.
Em adição, uma vez que as porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita 86L e 86R são encurvadas ascendentemente, o segundo membro transversal 56 pode ser disposto mais próximo ao ponto central torcido dos trilhos de assento 44L e 44R em comparação com uma estrutura alternativa em que elas são encurvadas descendentemente. Como resultado, a rigidez torcional dos trilhos de assento 44L e 44R pode ser ele- vada.
Com referência de volta à figura 10, o segundo membro trans- versal 56 inclui as porções encurvadas na direção da largura 87a e 87b es- tendendo-se na direção da largura do veículo. Pela provisão das porções encurvadas na direção das largura 87a e 87b, a rigidez do segundo membro transversal 56 pode ser elevada mais. Pela elevação da rigidez do segundo membro transversal 56, a rigidez do chassi do veículo 11 pode ser elevada.
Com referência à figura 11, quando os submembros esquerdo e direito 60L e 60R são soldados individualmente nos membros principais es- querdo e direito 61L e 61R1 as porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita 86L e 86R são soldadas nos membros principais esquer- do e direito 61L e 61R simultaneamente.
Pela soldagem do membro principal 61L (61R), submembro 60L (60R) e segundo membro transversal 56L (56R), simultaneamente, o número de etapa de soldagem pode ser reduzido e o tempo de soldagem pode ser reduzido em comparação com um caso alternativo em que o submembro 60L (60R) é soldado primeiro no membro principal 61L (61R) e então a por- ção encurvada do membro transversal 86L (86R) é soldada.
Deve ser notado que, embora, na concretização, a presente in- venção seja aplicada a uma motocicleta, a presente invenção pode ser apli- cada também ao veículo de três rodas do tipo selim e pode ser aplicada aos veículos do tipo selim em geral.
Na reivindicação 1, as porções encurvadas do membro transver- sal esquerda e direita e a porção de flange superior podem ser soldadas se- paradamente após os submembros serem soldados individualmente nos membros principais esquerdo e direito.
Na reivindicação 2, a porção encurvada no sentido da largura provida na extremidade dianteira ou extremidade traseira do membro trans- versal na direção longitudinal do veículo e estendendo-se na direção da lar- gura do veículo pode ser omitida. Na reivindicação 3, a porção inflada de modo ascendente subs-
tancialmente no centro na direção da largura do veículo do membro trans- versal pode ser omitida. Aplicabilidade Industrial
A presente invenção pode ser aplicada apropriadamente a uma
motocicleta.
Descrição dos Símbolos de Referência
... motocicleta, 11 ...chassi do veículo para motocicleta, 12 ... tubo dianteiro, 16 ... tanque de combustível, 22 ... assento, 44L, 44R ... trilho de assento, 55 ... membro transversal (primeiro membro transversal), 56 ... membro transversal (segundo membro transversal), 60L, 60R ... submem- bros esquerdo e direito, 61L, 61R ... membros principais esquerdo e direito, 61 La, 61 Ra ... porção da extremidade superior do membro principal na dire- ção da altura, 61 Lb, 61 Rb ... porção da extremidade inferior do membro prin- cipal na direção da altura, 62L, 62R ... submembros dianteiros esquerdo e direito, 63L, 63R ... submembros traseiros esquerdo e direito, 64L, 64R ... porção de divisão, 66L, 66R ... porções encurvadas do primeiro membro transversal, 67a, 67b ... porção encurvada da direção da largura, 71L, 71R ... porção aberta, 72La, 72Ra ... porção de flange superior, 72Lb, 72Rb ... por- ção de flange inferior, 75 ... porção de fixação do tanque de combustível, 76 ... porção inflada, 86L, 86R ... porções encurvadas do segundo membro transversal esquerda e direita, 87a, 87b ... porção encurvada na direção da largura.

Claims (5)

1. Chassi do veículo para uma motocicleta que inclui um tubo di- anteiro (12), uma armação principal (41) estendendo-se na direção para trás do veículo a partir do dito tubo dianteiro (12) e ainda estendendo-se descen- dentemente, e um par de trilhos de assento esquerdo e direito (44L, 44R) estendendo-se na direção para trás do veículo a partir da dita armação prin- cipal (41) e suportando um assento nos mesmos, caracterizado pelo fato de que os ditos trilhos de assento esquerdo e direito em par (44L, 44R) formados de um material de placa de metal pelo trabalho a prensa são con- figurados dos membros principais esquerdo e direito ( 61L, 61R) tendo por- ções abertas (71L, 71R) que são abertas internamente em uma direção da largura do veículo e submembros esquerdo e direito (60L, 60R) unidos às ditas porções abertas esquerda e direita (71L, 71R) em tal maneira a cobrir as ditas porções abertas esquerda e direita (71L, 71R), as porções de flange superiores (72La, 72Ra) com e as quais os ditos submembros esquerdo e direito (60L, 60R) são topejados e soldados são providos nas porções da extremidade superior dos ditos membros prin- cipais esquerdo e direito (61L, 61R) em uma direção da altura, um membro transversal 55, 56) é provido entre os ditos trilhos de assento esquerdo e direito em pares (44L, 44R) em uma maneira tal como de esticar sobre os ditos trilhos de assento esquerdo e direito em pares (44L,44 R), o dito membro transversal (55, 56) é uma placa de metal traba- Ihada a prensa, e, nas porções da extremidade esquerda e direita do dito membro transversal (55), porções encurvadas do membro transversal es- querda e direita (66L, 66R, 86L, 86R) que se estendem na direção longitudi- nal e encurvadas ascendentemente são providas, e as ditas porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita (66L, 66R, 86L, 86R) são unidas às ditas porções de flange superio- res (72La, 72Ra).
2. Chassi do veículo de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zado pelo fato de que as ditas porções encurvadas do membro transversal esquerda e direita (66L, 66R, 86L, 86R) e as ditas porções de flange superi- ores (72La, 72Ra) são unidas juntas, simultaneamente, por soldagem por pontos quando os ditos submembros esquerdo e direito (60L, 60R) são sol- dados nos ditos membros principais esquerdo e direito (61L, 61R).
3. Chassi do veículo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, ca- racterizado pelo fato de que o dito membro transversal (55, 56) tem provido pelo menos em uma da extremidade dianteira e extremidade traseira do mesmo na direção longitudinal do veículo, uma porção encurvada na direção da largura (67b, 87a, 87b) estendendo-se na direção da largura do veículo.
4. Chassi do veículo de acordo com qualquer uma das reivindi- cações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dito membro transversal (55, 56) é provido no mesmo com uma porção de fixação de tanque de combustível (75) na qual um tanque de combustível (16) suportado pelo dito chassi do veículo (11) é fixado em uma sua extremidade traseira, e a dita porção de fixação de tanque de combustível (75) é provida na mesma com uma porção inflada (76) que é inflada ascendentemente em uma posição substancialmente central na direção da largura do veículo.
5. Chassi do veículo de acordo com qualquer uma das reivindi- cações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que os ditos submembros esquerdo e direito (60L, 60R)são divididos em submembros esquerdo e direito (62L, 62R) e submembros traseiros es- querdo e direito (63L, 63R) posicionados no lado traseiro do veiculo com re- lação aos ditos submembros dianteiros esquerdo e direito (62L, 62R), e o dito membro transversal (55) é provido em tal maneira a esti- car-se sobre as porções de divisão (64L, 64R) entre os ditos submembros dianteiros esquerdo e direito (62L, 62R) e os ditos submembros traseiros esquerdo e direito (63L, 63R).
BR102012005008-0A 2011-03-08 2012-03-06 chassi do veículo para motocicleta BR102012005008B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011-050357 2011-03-08
JP2011050357A JP5663355B2 (ja) 2011-03-08 2011-03-08 自動二輪車の車体フレーム

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012005008A2 true BR102012005008A2 (pt) 2013-10-22
BR102012005008B1 BR102012005008B1 (pt) 2020-10-20

Family

ID=47014435

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012005008-0A BR102012005008B1 (pt) 2011-03-08 2012-03-06 chassi do veículo para motocicleta

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JP5663355B2 (pt)
AR (1) AR085623A1 (pt)
BR (1) BR102012005008B1 (pt)
MX (1) MX345981B (pt)
PE (1) PE20121377A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5973924B2 (ja) * 2013-01-29 2016-08-23 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両のシートレール構造

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS4617289Y1 (pt) * 1967-12-30 1971-06-16
JPS5827897Y2 (ja) * 1979-12-11 1983-06-17 スズキ株式会社 オ−トバイの車体
JPS6122072Y2 (pt) * 1981-02-27 1986-07-02
JP2688952B2 (ja) * 1988-11-09 1997-12-10 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車等鞍乗形車両の燃料タンク取付装置
JP3060487B2 (ja) * 1990-05-24 2000-07-10 スズキ株式会社 自動二輪車のフレーム
JPH0450582U (pt) * 1990-09-04 1992-04-28
JP4153105B2 (ja) * 1998-09-25 2008-09-17 本田技研工業株式会社 自動二輪車のフレーム構造
JP4153104B2 (ja) * 1998-09-25 2008-09-17 本田技研工業株式会社 自動二輪車のフレーム構造
JP4243257B2 (ja) * 2005-03-31 2009-03-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車用車体フレーム
JP5112844B2 (ja) * 2007-12-26 2013-01-09 本田技研工業株式会社 スクータ型車両
JP2010083380A (ja) * 2008-09-30 2010-04-15 Honda Motor Co Ltd 自動2輪車の車体フレーム構造
JP5233721B2 (ja) * 2009-02-12 2013-07-10 トヨタ自動車株式会社 車両のロッカ構造

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012005008B1 (pt) 2020-10-20
JP2012183984A (ja) 2012-09-27
AR085623A1 (es) 2013-10-16
MX345981B (es) 2017-02-28
PE20121377A1 (es) 2012-10-19
JP5663355B2 (ja) 2015-02-04
MX2012002872A (es) 2012-09-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ITTO990761A1 (it) Struttura di telaio di un motoveicolo a due ruote
JP6311584B2 (ja) 自動二輪車のフレーム構造
BR112012020868B1 (pt) Estrutura de porção traseira de motocicleta
BR102015024345A2 (pt) veículo do tipo para montar
BRPI1004168B1 (pt) Estrutura periférica de estribo de um veículo do tipo de montar no selim
BR0203272B1 (pt) sistema de escape para motocicleta.
BR102015024289A2 (pt) veículo do tipo para montar
BRPI1103064A2 (pt) armaÇço de corpo de motocicleta
TW201641335A (zh) 具有柔緩性座墊支柱介面之自行車
BR102013019058A2 (pt) Estrutura de suporte de tanque de combustível para motocicleta
US10661856B2 (en) Frame for bicycle
BR102012026548A2 (pt) Chassi de veículo de motocicleta
ES2901985T3 (es) Vehículo de montar a horcajadas
BRPI1106856B1 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
BR102012005008A2 (pt) Chassi do veículo para motocicleta
BR102014018156A2 (pt) estrutura de armação de corpo para um veículo do tipo para montar
BR102013009696A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
BR102015004300B1 (pt) Estrutura de armação de corpo de veículo de veículo do tipo de montar
BRPI1107119A2 (pt) chassi de veÍculo de uma motocicleta
BRPI1004696B1 (pt) Estrutura traseira para veículo do tipo de montar em selim
BR102014022878B1 (pt) Veículo do tipo para montar dotado de defletores
BR102013015312A2 (pt) Estrutura da seção traseira em motocicleta
ITTO970403A1 (it) Struttura di fissaggio di copertura posteriore per uno scooter
BRPI0802429B1 (pt) Quadro de motocicleta e motocicleta
ES2569738T3 (es) Bastidor de motocicleta

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.