BR102013009696A2 - Veículo do tipo de montar no selim - Google Patents

Veículo do tipo de montar no selim Download PDF

Info

Publication number
BR102013009696A2
BR102013009696A2 BRBR102013009696-2A BR102013009696A BR102013009696A2 BR 102013009696 A2 BR102013009696 A2 BR 102013009696A2 BR 102013009696 A BR102013009696 A BR 102013009696A BR 102013009696 A2 BR102013009696 A2 BR 102013009696A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
section
fender
rear fender
vehicle
half section
Prior art date
Application number
BRBR102013009696-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013009696B1 (pt
Inventor
Tetsuo Yaokawa
Takashi Inoue
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BR102013009696A2 publication Critical patent/BR102013009696A2/pt
Publication of BR102013009696B1 publication Critical patent/BR102013009696B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J1/00Saddles or other seats for cycles; Arrangement thereof; Component parts
    • B62J1/12Box-shaped seats; Bench-type seats, e.g. dual or twin seats
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J35/00Fuel tanks specially adapted for motorcycles or engine-assisted cycles; Arrangements thereof

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

Veículo do tipo de montar no selim. A presente invenção refere-se a uma técnica para melhorar a eficiência da montagem entre uma meia seção dianteira do para-lama traseira e uma meia seção traseira do para-lama traseiro em um veículo do tipo de montar no selim incluindo um para-lama traseiro de uma estrutura dividida em frente atrás. Em uma motocicleta (10) incluindo um para-lama traseiro (42), o para-lama traseiro (42) é diviido em uma seção dianteiro do para-lama traseiro (43) e uma meia seção traseira do para-lama traseira (44) conectada a traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) e as faces de divisão das meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) da meia seção traseira do para-lama traseiro (44) são acopladas pelas projeções de inserção (121l, 121r) que se estendem da meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) para a traseira do veículo e furos de ajuste (122l, 122r) providos na meia seção traseira do para-lama traseiro (44), em que as projeções de inserção (121l, 121r) são inseridas

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR NO SELIM".
Campo Técnico A presente invenção refere-se aos aperfeiçoamentos em um veiculo do tipo de montar no selim.
Antecedente da Técnica No veículo do tipo de montar no selim incluindo um para-lama traseiro para proteger da lama salpicada por uma roda do veículo, um veiculo do tipo de montar no selim incluindo um para-lama traseiro de uma estrutura dividida em frente e atrás é conhecido (por exemplo, uma literatura de patente 1 (vide Figura 1 e Figura 6)).
Como mostrado na Figura 1 da literatura de patente 1, um para-lama traseiro 10 (números em parênteses indicam sinais de referência descritos na literatura de patente 1. Os nomes do elemento são parcialmente mudados. O mesmo aplica-se a seguir) é uma estrutura dividida incluindo uma seção de corpo separada do para-lama tendo uma parte dianteira do Container 13a e uma seção de corpo do para-lama 15 provido para ser conectada na traseira do veículo da seção de corpo separada do para-lama.
Como mostrado na Figura 6 desta literatura de patente, uma projeção de engate 31 é estendida da seção de corpo separada de para-lama na vizinhança de uma linha divisória 14 que divide entre a seção de corpo separada do para-lama e seção de corpo do para-lama 15, uma projeção de engate 32 é estendida da seção de corpo de para-lama 15 e estas projeções de engate 31, 32 são acopladas entre si por clipes 33. Uma pluralidade de projeções de engate 31, 32 é formada na vizinhança da linha divisória 14 e os clipes (33) são engatados com estas projeções de engate 31, 32, respectivamente. A pluralidade de clipes 33 é assim usada para integrar a seção de corpo separada do para-lama com a seção de corpo do para-lama 15 na estrutura dividida, de modo que o trabalho de montagem é complicado. A técnica para facilitar a montagem de para-lamas traseiros da estrutura dividida é desejada.
Lista de Citação Literatura de Patente Literatura de Patente 1 Patente JP N° 3285100 Sumário da Invenção Problema Técnico É um objetivo da invenção, prover técnica para aperfeiçoar a eficiência da montagem entre uma meia seção dianteira do para-lama traseiro e uma meia seção traseira do para-lama traseiro em um veículo do tipo de montar no selim incluindo um para-lama traseiro de uma estrutura dividida em frente e atrás.
Solução para Problema Invenção de acordo com a reivindicação 1 é um veículo do tipo de montar no selim incluindo: um braço oscilante traseiro suportado em um chassi para oscilar verticalmente; uma roda traseira suportada de modo girá-vel na parte da extremidade traseira do braço oscilante traseiro; e um para-lama traseiro suportado no chassi para cobrir o lado superior da roda traseira, em que o para-lama traseiro é dividido em uma meia seção dianteira do para-lama traseiro para cobrir a frente da roda traseira e uma meia seção traseira do para-lama traseira conectada na traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro para cobrir o lado superior da roda traseira, as faces de divisão da meia seção dianteira do para-lama traseiro e meia seção traseira do para-lama traseiro são acopladas pela inserção de projeções que se estendem na direção longitudinal do veículo a partir de uma da meia seção dianteira do para-lama traseiro e meia seção traseira de para-lama traseiro e furos de ajuste providos na outra da meia seção dianteira do para-lama traseiro e meia seção traseira do para-lama traseiro e em que as projeções de inserção são inseridas e a extremidade dianteira da meia seção traseira do para-lama traseiro é suportada pela extremidade traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro. A invenção de acordo com a reivindicação 2 possui uma característica que a meia seção dianteira do para-lama traseiro é uma caixa de de-purador de ar e a face traseira do veículo da caixas de depurador de ar é provida com uma seção protetora contra a lama. A invenção de acordo com a reivindicação 3 possui uma característica que a caixa de depurador de ar pode ser dividida em parte superior e inferior, inclui um meio corpo inferior e um meio corpo superior colocado no meio corpo inferior a partir de cima e as projeções de inserção são providas no meio corpo inferior. A invenção de acordo com a reivindicação 4 possui uma característica que o meio corpo inferior é formado por um molde que é divisível para cima e para baixo e as projeções de inserção são providas com uma nervura que se estende verticaimente. A invenção de acordo com a reivindicação 5 possui uma característica que os furos de ajuste são providos na meia seção traseira do para-lama traseiro, e na traseira do veículo dos furos de ajuste, as partes de parede para cobertura das projeções de inserção a partir de trás do veículo são formadas na meia seção traseira do para-lama traseiro. A invenção de acordo com a reivindicação 6 possui uma característica que as bases das projeções de inserção são providas com partes de fixação para fixar o meio corpo superior da caixa de depurador de ar no meio corpo inferior da caixa de depurador de ar.
Efeitos Vantajosos da Invenção De acordo com a invenção da reivindicação 1, a projeção de inserção é provida em uma da meia seção dianteira do para-lama traseiro e meia porção traseira do para-lama traseiro e o furo de ajuste é provido na suas outra seção. A extremidade dianteira da meia seção traseira do para-lama traseiro é suportada pela extremidade traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro pelo ajuste da projeção provida em uma da meia seção traseira do para-lama traseiro e meia seção dianteira do para-lama traseiro no furo de ajuste provido na outra. Uma vez que a extremidade dianteira da meia seção traseira do para-lama traseiro é suportada apenas pelo ajuste da projeção no furo de ajuste, homem-hora de montagem pode ser reduzido. Todavia, um membro de fixação e similar para fixar a meia seção traseira de para-lama traseiro e a meia seção dianteira do para-lama traseiro não é requerido, de modo que o aumento no número de partes pode ser mantido baixo.
De acordo com a invenção da reivindicação 2, a meia seção dianteira do para-lama traseiro é a caixa de depurador de ar, de modo que o aumento no número de partes pode ser mantido baixo.
De acordo com a invenção da reivindicação 3, a caixa de depurador pode ser dividida em partes superior e inferior e a projeção de inserção é provida no meio corpo inferior da caixa de depurador de ar. Quando comparado com o caso que a projeção de inserção é provida no meio corpo superior da caixa de depurador de ar, o meio corpo superior pode ser mais facilmente destacado do meio corpo inferior. Portanto, a fixação e destacamento de elementos dispostos na caixa de depurador ar podem ser facilitados. Como resultado, a manutenção do depurador de ar é melhorada.
De acordo com a invenção da reivindicação 4, o meio corpo inferior da caixa de depurador de ar é formado por um molde que é divisível para cima e para baixo. No caso do molde que é divisível para cima e para baixo, a nervura vertical pode ser facilmente provida no meio corpo inferior. A-inda, uma vez que tal nervura é provida na projeção de inserção provida no meio corpo inferior da caixa de depurador ar, a resistência da projeção de inserção pode ser melhorada.
De acordo com a invenção da reivindicação 5, na traseira do veículo do furo de ajuste, a parte de parede para cobrir a projeção a partir de trás do veículo é formada na meia seção traseira do para-lama traseiro. Uma vez que o furo de ajuste é coberto com a parte de parede a partir de trás do veículo, a lama, água ,etc. podem ser prevenidas de atingir o furo de ajuste através da projeção de inserção e ingressar na frente do veículo.
De acordo com a invenção da reivindicação 6, a base da projeção de inserção é provida com a parte de fixação. A parte de fixação é provida na base da projeção de inserção da caixa de depurador de ar, que tem a nervura e resistência mais alta quando comparado com a parte periférica. Uma vez que a base da projeção de inserção é usada, a resistência da fixação entre o meio corpo inferior e o meio corpo superior pode ser melhorada.
Breve Descrição dos Desenhos Figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de a-cordo com a invenção.
Figura 2 é uma vista lateral da parte traseira da motocicleta de acordo com a invenção.
Figura 3 é uma vista fragmentária tomada na direção da seta 3 na Figura 2.
Figura 4 é uma vista em perspectiva detalhada para explicar a estrutura de ajuste de um para-lama traseiro no chassi.
Figura 5é um diagrama para explicar a inserção de um furo de ajuste de uma meia seção traseira do para-lama traseiro para uma projeção de inserção de uma meia seção dianteira do para-lama traseiro.
Figura 6 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 6 — 6 da Figura 3.
Figura 7 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 7 - 7 da Figura 3.
Figura 8 é uma vista ampliada de uma parte de número 8 da Figura 7.
Descrição da Concretização A concretização da invenção será a seguir descrita em detalhes. Nos desenhos e concretização, "para cima", "para baixo”, "frente", "atrás", "esquerda" e "direita" referem-se às respectivas direções quando visto por um condutor que monta na motocicleta.
Uma concretização da invenção será descrita de acordo com os desenhos.
Como mostrado na Figura 1, uma motocicleta 10 é um veículo do tipo de montar no selim, em que o ocupante escarrancha um assento 17, que inclui: um chassi 11; uma parte de dirigir a roda dianteira 13 giravelmen-te suportada em um tubo dianteiro 91 do chassi 11; um motor 15 suspenso no chassi 11 como uma fonte de acionamento ; um tanque de combustível 16 colocado no chassi 11 acima do motor 15; o assento 17 disposto para ser conectado à traseira do tanque de combustível 16 e colocado no chassi 11; e uma parte de suspensão da roda traseira 14 estendendo-se para trás a partir do chassi 11 e oscilantemente suportando uma roda traseira 22. O motor 15 inclui: um cárter 31; uma parte de cilindro 32 estendendo-se para cima a partir do cárter 31; um sistema de exaustão 35 estendendo-se de uma parede dianteira 33 da parte de cilindro; e um sistema de admissão 37 incluindo uma caixa de depurador de ar (sinal de referência 36 na Figura 2) conectada a uma parede traseira 34 da parte de cilindro. A parte de dirigir a roda dianteira 13 inclui: um eixo de direção 24 provido de modo girável no tubo dianteiro 91; uma ponte superior 25 e uma ponte inferior 26 que são ajustadas na extremidade superior e na extremidade inferior do eixo de direção 4; um garfo dianteiro 27 montado para penetrar na ponte inferior 26 com a extremidade superior ajustada na ponte superior 25 e estendendo-se obliquamente para baixo para a frente; uma roda dianteira 21 suportada de modo girável na parte da extremidade inferior do garfo dianteiro 27; um para-lama dianteiro 41 suportado no garfo dianteiro 27 para cobrir a roda dianteira 21; e um guidão 28 ajustado na ponte do topo 25 e permitindo um condutor a dirigir a roda dianteira 21.
Uma parte de suspensão da roda traseira 14 inclui: um braço oscilante traseiro 29 suportado no chassi 11 para oscilar verticalmente; uma roda traseira 22 suportada de modo girável na parte da extremidade traseira do braço oscilante traseiro 29; e uma unidade amortecedora traseira 30 esticada entre a vizinhança da parte da extremidade traseira do braço oscilante traseiro 29 e o chassi 11. Um para-lama traseiro 42 é montado na parte traseira do chassi 11 para cobrir o lado superior da roda traseira 22. O para-lama traseiro 42 é suportado no chassi 11.
Uma cobertura do farol dianteiro 52 em que um farol dianteiro 51 é montado é ajustado na parte da direção da roda dianteira 13. Pisca-piscas 53L, 53R (apenas o sinal de referência 53L no lado dianteiro é mostrado) são montados na cobertura do farol dianteiro 52, um medidor de velocidade 54 é montado na mesma, e também um membro de placa 55 onde uma placa de licença pode ser montada na mesma através de um suporte de montagem de membro de placa 56. Os espelhos retrovisores 61L, 61R (apenas o sinal de referência 61L no lado dianteiro é mostrado) são montados no gui-dão 28. Os pisca-piscas traseiros 63L, 63R são montados no para-lama traseiro 42 e um farol traseiro 64 é montado nos mesmos.
As carenagens 66L, 66R (apenas o sinal de referências 66L no lado dianteiro é mostrado) para cobertura do lado do tanque de combustível 16 são dispostas abaixo do tanque de combustível 16, capôs laterais 67L, 67R para cobertura da caixa de depurador de ar (sinal de referência 36 na Figura 2) adiante mencionados são dispostos na traseira das carenagens 66L, 66R e dos capôs traseiros 68L, 68R (apenas o sinal de referência 68L no lado dianteiro é mostrado) para cobertura da parte traseira do corpo de veiculo a ser conectado nos capôs laterais 67L, 67R são dispostos na traseira dos capôs laterais 67L, 67R. A configuração do para-lama traseiro do tipo dividido de acordo com a invenção e estrutura de suporte do mesmo será descrito.
Como mostrado na Figura 2, o para-lama traseiro 42 é dividido em meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 para cobrir a frente da roda traseira 22 e meia seção traseira do para-lama traseiro 44 para cobrir o lado superior da roda traseira 22 para ser conectada à traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro 43. A meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 é a caixa de depurador de ar 36 e a face traseira do veículo da caixa de depurador de ar 36 é provida com uma seção protetora contra a lama 45.
Um duto de admissão de ar 46 é formado na face superior do meio corpo superior 47 da caixa de depurador de ar 36 e uma entrada de ar 46a do duto de admissão de ar 46 é aberta para a traseira do veículo.
Como mostrado na Figura 3, a meia seção traseira do para-lama traseiro 44 é ainda dividida em primeiro meio corpo traseiro 73 em que uma parte de bandeja 71 de um Container é formada na face superior e um segundo meio corpo traseiro 74 em que os pisca-piscas traseiros (sinais de referência 63L, 63R na Figura 1) e o farol traseiro (sinal de referência 64 da Figura 1) são montados. O primeiro meio corpo traseiro 73 e o segundo meio corpo traseiro 74 são fixados entre si pelos parafusos de fixação 85, 85. A caixa de depurador de ar 36 constituindo a meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 é uma estrutura dividida superior e inferior como adiante mencionada e o meio corpo superior 47 é fixado para apontar para trás do desenho através de uma pluralidade de parafusos de fixar o depurador 86.
Após a configuração do chassi ser descrito, o para-lama traseiro suportado no chassi será descrito.
Como mostrado na Figura 4, o chassi 11 inclui como elementos principais: um tubo dianteiro 91; uma armação principal 92 estendendo-se do tubo dianteiro 91 para trás do veículo e então estendendo-se para baixo; uma armação pivô 94 unida à parte da extremidade inferior da armação principal 92, em que um eixo pivô 93 estendendo-se na direção da largura do veículo é inserido; uma armação descendente 95 e um suspensor de motor 96 que são estendidos do tubo dianteiro 91 obliquamente descendente para trás; trilhos de assento direito e esquerdo 97L, 97R estendendo-se do meio da armação principal 92 externamente na direção da largura do veículo e então estendendo-se para trás do veículo; armações de suporte direita e esquerda 98L, 98R esticadas entre os trilhos de assento direito e esquerdo 97L, 97R e armação pivô 94, respectivamente; e uma armação transversal central 101 e uma armação transversal traseira 102 esticadas entre os trilhos de assento direito e esquerdo 97L, 97R.
As armações de suporte direita e esquerda 98L, 98R são, respectivamente, providas com suportes de estribo de carona 103L, 103R (apenas o sinal de referência 103L é mostrado) para suportar um estribo de passageiro de carona em que um passageiro de carona coloca seus pés. Os membros de reforço 105L, 105R (apenas o sinal de referência 105L no lado dianteiro é mostrado) são esticados nas partes limítrofes entre o tubo dianteiro 91, a armação principal 92 e a armação descendente 95.
Na parte traseira da armação principal 92, um primeiro suporte similar à placa 111 é estendido para trás do veículo e nas armações de suporte direita e esquerda 98L, 98R, segundos suportes similares à placa 112L, 112R são estendidos para cima, nos trilhos de assento direito e es- querdo 97L, 97R, respectivamente, terceiros suportes direito e esquerdo 113L, 113R são estendidos para baixo e na vizinhança da armação transversal traseira 102, quartos suportes direito e esquerdo 114L, 114R são estendidos para trás do veículo. A frente da caixa de depurador de ar 36 também servindo como meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 é montada no primeiro suporte 111 por um parafuso de fixação 81 e os lados da caixa de depurador de ar 36 são montados nos segundos suportes 112L, 112R por parafusos de fixação 82, 82. Os lados da parte mediana na direção longitudinal do veículo da meia seção traseira do para-lama traseiro 44 são montados nos terceiros suportes 113L, 113R pelos furos de fixação 83, 83 e da parte da extremidade traseira do primeiro meio corpo traseiro 73 constituindo a meia seção traseira do para-lama traseiro 44 são montados nos quartos suportes 114L, 114R por parafusos de fixação 84, 84.
Isto é, a parte mediana na direção longitudinal da meia seção traseira do para-lama traseiro 44 é fixada nos terceiros suportes 113L, 113R por parafusos de fixação 83, 83 e a extremidade traseira na direção longitudinal da meia seção traseira de para-lama traseiro 44 é fixada nos quartos suportes 114L, 114R por parafusos de fixação 84, 84. A estrutura de acoplamento entre a meia seção dianteira do para-lama traseiro 43, que é a extremidade dianteira na direção longitudinal da meia seção traseira do para-lamas traseiro 44 e a meia seção traseira do para-lama traseiro 44 será descrita.
Como mostrado na Figura 5, na meia seção dianteira do para-lama traseiro 43, as projeções de inserção direita e esquerda 121L, 121R são estendidas para trás na direção longitudinal do veículo e na meia seção traseira do para-lama traseiro 44, furos de ajuste direito e esquerdo 122L, 122R inseridos nas projeções de inserção direita e esquerda 121L, 121R são formadas.
Como um procedimento de montagem do para-lama traseiro, a meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 é montada no lado do chassi 11 previamente, e a meia seção traseira do para-lama traseiro 44 é inserida na meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 a partir de trás do veículo como mostrado em uma seta no desenho. Por esta configuração, a extremidade dianteira 124 da meia seção traseira do para-lama traseiro é suportada pela extremidade traseira 123 da meia seção dianteira do para-lama traseiro.
Embora a projeção de inserção seja estendida da meia seção dianteira do para-lama traseiro para trás do veículo e o furo de ajuste seja formado na meia seção traseira do para-lama traseiro na presente concretização, um furo de ajuste pode ser formado na meia seção dianteira do para-lama traseiro, uma projeção de inserção estendida para a frente do veículo pode ser estendida na meia seção traseira do para-lama traseiro e a projeção de inserção pode ser inserida no furo de ajuste. O ajuste e etc. da projeção de inserção será a seguir descrito.
Como mostrado na Figura 6, nas projeções de inserção direita e esquerda 121L, 121R, faces superior 125L, 125R são planas e uma pluralidade de nervuras 126 estendendo-se na direção da altura são formadas nas superfícies inferiores 128L, 128R. As superfícies inferiores de contacto direita e esquerda 129L, 129R providas no lado da meia seção traseira do para-lama traseiro 44 são contatadas nas faces do topo 125L, 125R das projeções de inserção direita e esquerda 121L, 121R providas no lado da meia seção dianteira do para-lama traseiro 43, pelo que a extremidade dianteira da meia seção traseira do para-lama traseiro 44 é suportada pelas projeções de inserção direita e esquerda 121L, 121R.
Como mostrado na Figura 7, a caixa de depurador de ar 36 pode ser dividida em partes superior e inferior e inclui um meio corpo inferior 48 e meio corpo superior 47 colocado no meio corpo inferior 48 a partir de cima. O meio corpo inferior 48 é provido com a projeção de inserção 121L. Como descrito acima, a projeção de inserção 121L é provida com nervuras 126 estendendo-se verticalmente. O meio corpo inferior 48 em que a projeção de inserção 121L incluindo tais nervuras é formada é formada por um molde que é divisível para cima e para baixo. Portanto, as nervuras 126 estendendo-se na direção da altura podem ser facilmente providas no meio corpo inferior 48. Uma vez que as nervuras 126 são providas nas projeções de inserção 121L, 121R providas no lado do meio corpo inferior 48 da caixa de depurador de ar 36, a resistência da projeção de inserção 121L pode ser melhorada.
Embora a estrutura e etc. da projeção de inserção esquerda 121L seja descrita acima, a estrutura da projeção de inserção 121R provida na direita é simétrica em torno da linha central na direção da largura do veículo e além disso possui a mesma estrutura que a projeção de inserção esquerda 121L. Portanto, a descrição da mesma não será repetida. A estrutura de acoplamento da extremidade dianteira da meia seção traseira do para-lama traseiro e a extremidade traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro e os detalhes da parte periférica serão descritos.
Como mostrado na Figura 8, as faces de divisão 131, 132 da meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 e meia seção traseira do para-lama traseiro 44 são acopladas entre si pela projeção de inserção 121L que se estende para trás a partir da meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 e o furo de ajuste 122L inserido na projeção de inserção 121L e providos na meia seção traseira do para-lama traseiro 44. O furo de ajuste 122L é provido na meia seção traseira do para-lama traseiro 44 e na traseira do veículo do furo de ajuste 122L, uma parte de parede 133L para cobrir a projeção de inserção 121L formada na meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 a partir da traseira do veículo é formada na meia seção traseira do para-lama traseiro 44. Uma vez que o furo de ajuste 122L é coberto a partir da traseira do veículo com a parte da parede 133L, a lama, água, etc. podem ser prevenidas de atingir o furo de ajuste 122L através da projeção de inserção e ingressar na frente do veículo.
Ainda, a superfície inferior da projeção de inserção 121L é provida com nervuras da direção da largura 127L estendendo-se na direção da largura do veículo correspondente ao furo de ajuste 122L, de modo que a rigidez da projeção de inserção 121L pode ser melhorada, também o furo de ajuste 122L pode ser fechado para cima e a lama, água, etc. dificilmente entram da frente do veículo através do furo de ajuste 122L devido às nervuras da direção da largura 127L.
Ainda, uma face superior 134a de uma parte de fixação 134 em que o meio corpo superior 47 da caixa de depurador de ar 36 é colocado é disposta substancialmente de modo horizontal, uma face superior 121 La da projeção de inserção estendendo-se da face superior 134a da parte de fixação 134 para a traseira do veículo é uma superfície inclinada 135 que inclina obliquamente para cima para a traseira do veículo e uma superfície inferior topejante 129L topejando na face superior 121 La da projeção de inserção é uma superfície inclinada 136 substancialmente paralela à superfície inclinada 135 e inclinando-se obliquamente para baixo para a frente do veículo. Assim, a face superior 121 La da projeção de inserção e a superfície inferior de contacto 129L são inclinadas obliquamente para baixo para a frente do veículo com relação à superfície horizontal, de modo que quando comparado com o caso em que a face superior 121 La das projeção de inserção e a superfície inferior 129L são inclinadas horizontal ou obliquamente para cima para a frente do veículo, a meia seção traseira do para-lama traseiro 44 pode ser dificilmente destacada da meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 e o acoplamento da meia seção traseira do para-lama traseiro 44 na meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 pode ser reforçado. A base 138L da projeção de inserção é provida com a parte de fixação 134 para fixar o meio corpo superior 47 da caixa de depurador de ar 36 no meio corpo inferior 48 da caixa de depurador de ar 36. A parte de fixação 134 é provida na base 138L da parte inserta da caixa de depurador de ar 36 que tem a nervura 126 e tem resistência maior quando comparada com a periferia. Uma vez que a base 138L da parte inserta é usada, a resistência da fixação entre o meio corpo inferior 48 e o meio corpo superior 47 é melhorada.
Embora a estrutura e etc. da projeção de inserção esquerda 121L seja descrita acima, a estrutura da projeção de inserção 121R provida na direita é simétrica em torno da linha central na direção da largura do veículo, e além disso, tem a mesma estrutura que a projeção de inserção esquerda 121L. Portanto, a descrição da mesma não será repetida. A operação da motocicleta acima apresentada será descrita.
Na Figura 4, as projeções de inserção 121L, 121R são providas na meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 e os furos de ajuste 122L, 122R são providos na meia seção traseira do para-lama traseiro 44. Os furos de ajuste 122L, 122R providos na meia seção traseira do para-lama traseiro 44 são respectivamente ajustados nas projeções de inserção 121L, 121R providas na meia seção dianteira do para-lama traseiro 43, pelo que a extremidade dianteira 124 da meia seção traseira de para-lama traseiro é suportada pela extremidade traseira 123 da meia seção dianteira do para-lama traseiro . Uma vez que a extremidade dianteira 124 da meia seção traseira do para-lama traseiro é suportada apenas pelo ajuste das projeções de inserção 121L, 121R nos furos de ajuste 122L, 122R, homem-hora de montagem pode ser reduzido. Além disso, um membro de fixação, etc. para fixação da meia seção traseira do para-lama traseiro 44 e da meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 entre si não é requerido, de modo que o aumento em número de peças pode ser mantido baixo.
Na Figura 2, a meia seção dianteira do para-lama traseiro 43 é a caixa de depurador de ar 36. Isto é, uma parte do para-lama traseiro 42 é constituída pela seção protetora contra lama 45 formada na face traseira 38 da caixa de depurador de ar , de modo que o aumento em número de peças pode ser mantido baixo.
Na Figura 6 e Figura 7, as projeções de inserção 121L, 121R são providas no meio corpo inferior 48 da caixa de depurador de ar 36. Quando comparado com o caso em que as projeções 121L, 121R são providas no meio corpo superior da caixa de depurador de ar, fixação e destacamento de elementos dispostos na caixa de depurador de ar 36 podem ser facilitados. Como um resultado, a mantenabilidade do depurador de ar é melhorada.
Embora a invenção seja aplicada à motocicleta na presente concretização, a invenção pode ser aplicada ao veículo de três rodas do tipo de montar no selim e pode ser ainda aplicada aos veículos do tipo de montar no selim em geral.
Aplicabilidade Industrial A presente invenção é apropriada para a motocicleta incluindo o para-lama traseiro de estrutura dividida.

Claims (6)

1. Veículo do tipo de montar no selim compreendendo: um braço oscilante traseiro (29) suportado em um chassi (11) para oscilar verticalmente; uma roda traseira (22) suportada de modo girável na parte da extremidade traseira do braço oscilante traseiro (29); e um para-lama traseiro (42) suportado no chassi (11) para cobrir o lado superior da roda traseira (22), caracterizado pelo fato de que o para-lama traseiro (42) é dividido em uma meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) para cobrir a frente da roda traseira (22) e uma meia seção dianteira do para-lama traseiro (44) conectada na traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) para cobrir o lado superior da roda traseira (22); as faces de divisão da meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) e da meia seção traseira do para-lama traseiro (44) são acopladas pelas projeções de inserção (121L, 121R) estendendo-se na direção longitudinal do veiculo a partir de uma dentre a meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) e meia seção traseira do para-lama traseiro (44) e furos de ajuste (122L, 122) providos na outra meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) e meia seção traseira do para-lama traseiro (44), e em que as projeções de inserção (121L, 121R) são inseridas; e a extremidade dianteira da meia seção traseira do para-lama traseiro (44) é suportada pela extremidade traseira da meia seção dianteira do para-lama traseiro (43).
2. Veículo do tipo de montar no selim de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a meia seção dianteira do para-lama traseiro (43) é uma caixa depurador de ar (36) e a face traseira do veículo da caixa de depurador de ar(36) é provida com uma seção protetora contra a lama (45).
3. Veículo do tipo de montar no selim de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a caixa de depurador de ar (36) pode ser dividida em partes superior e inferior e inclui um meio corpo inferior (48) e um meio corpo superior (47) colocado no meio corpo inferior (48) a partir de cima; e as projeções de inserção (121L, 121R) são providas no meio corpo inferior (48).
4. Veículo do tipo de montar no selim de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o meio corpo inferior (48) é formado por um molde que é divisível para cimas e para baixo; e as projeções de inserção (121L, 121R) são providas com uma nervura que se estende verticalmente (126).
5. Veículo do tipo de montar no selim de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que os furos de ajuste (122L), 122R) são providos na meia seção traseira do para-lama traseiro (44); e na traseira do veículo dos furos de ajuste (122L, 122R), partes de parede (133L, 133R) para cobrir as projeções de inserção (121L, 121R) a partir da traseira do veículo são formadas na meia seção traseira do para-lama traseiro (44).
6. Veículo do tipo de montar no selim de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pelo fato de que as bases das projeções de inserção (121L, 121R) são providas com as partes de fixação (134, 134) para fixar o meio corpo superior (47) da caixa de depurador de ar (36) no meio corpo inferior (48) da caixa de depurador de ar (36).
BR102013009696-2A 2012-04-25 2013-04-19 veículo do tipo de montar no selim BR102013009696B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012-100126 2012-04-25
JP2012100126A JP5852502B2 (ja) 2012-04-25 2012-04-25 鞍乗り型車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013009696A2 true BR102013009696A2 (pt) 2015-06-16
BR102013009696B1 BR102013009696B1 (pt) 2021-03-16

Family

ID=49539698

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013009696-2A BR102013009696B1 (pt) 2012-04-25 2013-04-19 veículo do tipo de montar no selim

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5852502B2 (pt)
CN (1) CN203283325U (pt)
BR (1) BR102013009696B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5732293B2 (ja) * 2011-03-29 2015-06-10 本田技研工業株式会社 自動二輪車のリヤフェンダ構造
JP6703821B2 (ja) * 2015-11-27 2020-06-03 川崎重工業株式会社 鞍乗型車両
CN107600248B (zh) * 2017-09-26 2023-03-21 江门市大长江集团有限公司 后挡泥板组件及踏板车的后挡泥板集成结构
WO2019097858A1 (ja) * 2017-11-17 2019-05-23 ヤマハ発動機株式会社 車両用外装樹脂部品及びそれを備えた車両

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4110795B2 (ja) * 2002-02-27 2008-07-02 スズキ株式会社 スクーター型車両の物品収納装置
JP5090838B2 (ja) * 2007-09-21 2012-12-05 川崎重工業株式会社 自動二輪車のリヤフェンダ・アセンブリー

Also Published As

Publication number Publication date
BR102013009696B1 (pt) 2021-03-16
CN203283325U (zh) 2013-11-13
JP2013226927A (ja) 2013-11-07
JP5852502B2 (ja) 2016-02-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BR112012004504B1 (pt) Motocicleta
JP5371643B2 (ja) 自動二輪車のハンドルカバー
BRPI0516858B1 (pt) estrutura de capota de corpo de veículo em motocicleta
BR112020003210B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102013009696A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
BR102013022054B1 (pt) Estrutura de suporte de farol dianteiro para veículos do tipo com selim
JP5953096B2 (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
JP5460526B2 (ja) 自動二輪車の前部構造
BR102013012375A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
JP6238952B2 (ja) 鞍乗り型車両のライセンスプレート支持構造
BRPI1100681A2 (pt) veìculo
BRPI0900974A2 (pt) arranjo de estrutura de estojo de velocìmetro de veìculo
CN104364144A (zh) 鞍座型车辆的收纳构造
ES2566959T3 (es) Estructura de parte trasera de carrocería en vehículo del tipo de montar a horcajadas
CN111148685B (zh) 鞍乘型车辆的罩结构
JP2014061855A (ja) 鞍乗型車両
JP5171515B2 (ja) 車両の前部構造
BR102013001007A2 (pt) Vehicle with seat type seat
BR102015000914A2 (pt) veículo do tipo de montar
BR102017026958A2 (pt) motocicleta do tipo de montar.
JP4330899B2 (ja) 鞍乗り型車両のフロントカバー構造
BRPI1004095A2 (pt) veÍculo de tipo montar no selim
JP5412351B2 (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
EP3763610A1 (en) Straddled vehicle

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.