BRPI1004095A2 - veÍculo de tipo montar no selim - Google Patents

veÍculo de tipo montar no selim Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004095A2
BRPI1004095A2 BRPI1004095A BRPI1004095A2 BR PI1004095 A2 BRPI1004095 A2 BR PI1004095A2 BR PI1004095 A BRPI1004095 A BR PI1004095A BR PI1004095 A2 BRPI1004095 A2 BR PI1004095A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
harness
guide
steering mechanism
steering
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hideki Kuwano
Tetsuhito Yokomori
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=44110787&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1004095(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1004095A2 publication Critical patent/BRPI1004095A2/pt
Publication of BRPI1004095B1 publication Critical patent/BRPI1004095B1/pt

Links

Landscapes

  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR NO SELIM. A presente invenção refere-se a um veículo do tipo de montar no selim que pode aumentar a produtividade na montagem sem aumentar o número de peças. Em uma porção inferior de uma carenagem dianteira (71), uma guia de chicote (81) que se estende para um chassi de veículo (11) a partir de uma porção traseira de um farol dianteiro (75) e que guia um chicote (78) é integralmente formada. A guia de chicote (81) é provida com uma porção de inserção (94) nas porções esquerda e direita da mesma, respectivamente, em que a porção de inserção (94) estende-se para uma área abaixo de um tubo dianteiro (21), é inserida em uma porção inferior de um mecanismo de direção e é fixada no mecanismo de direção (41). Em uma porção inferior do mecanismo de direção (41), as porções receptoras de inserção (96L, 96R) nas quais as porções de inserção (94) da guia de chicote (81) são inseridas são formadas. Ainda, a guia de chicote (81) é disposta para cobrir uma haste de direção (44).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO DE MONTAR NO SELIM".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento de um veículo do tipo de montar no selim provido com uma guia de chicote de fios em uma porção dianteira de um corpo de veículo.
Antecedente da Técnica
Tem sido conhecido um veículo do tipo de montar no selim em que em uma porção dianteira de um corpo de veículo, uma guia de chicote que retém um chicote de fios que se estende a partir de um farol dianteiro, um chicote que se estende a partir das luzes de direção esquerda e direita e similar é montada (vide Documento de Patente 1 (figura 11), por exemplo).
Na figura 11 do Documento de Patente 1, um suporte (76) é montado em uma ponte inferior (73) e em uma ponte superior (74) de um garfo dianteiro (72) (número com parênteses indicando símbolo no Documento de Patente. A mesma indicação sendo aplicável, a seguir), e uma carenagem dianteira (79) que suporta um farol dianteiro (18) e faróis de lampejos esquerdo e direito (97) e cobre uma porção dianteira de um veículo é montado no suporte (76). Um chicote (63) estende-se para trás a partir do farol dianteiro
(18), um chicote (119) estende-se para trás a partir da luz de direção (97) e estes chicotes (63, 119) são retidos por um membro guia de chicote (120) montado em um suporte (76) e uma ponte inferior (73).
Todavia, na técnica descrita no Documento de Patente 1, o membro guia de chicote (120) é provido como um membro separado e é fixado na ponte inferior (73) e portanto, o número de peças é aumentado. Ainda, pode haver um caso em que os homens-horas de montagem são aumentadas para fixação do membro guia de chicote (120) no suporte (76) e na ponte inferior (73) e portanto, a produtividade deixa muito espaço para aperfeiçoamento.
Literatura da Técnica Anterior
Documento de Patente [Documento de Patente 1] JP-A-2008/105665
Sumário da Invenção
Problemas a Serem Solucionados pela Invenção
É um objetivo da presente invenção prover um veículo do tipo de montar no selim que pode aumentar a produtividade na montagem,sem aumentar o número de peças.
Meios para Solucionar Problemas
A invenção demandada na reivindicação 1 é direcionada a um veículo do tipo de montar no selim incluindo: um chassi de veículo; um tubo dianteiro que é formado em uma porção dianteira do chassi do veículo; um mecanismo de direção que é suportado de modo manobrável no tubo dianteiro e suporta rotativamente uma roda dianteira; um farol dianteiro que é montado no mecanismo de direção e é disposto na frente do tubo dianteiro; e uma carenagem dianteira que é disposta em torno do farol dianteiro e é fixada no mecanismo de direção, em que uma guia de chicote que se estende para o chassi do veículo a partir da porção traseira do farol dianteiro e guia um chicote é integralmente formada em uma porção inferior da carenagem dianteira e a guia de chicote inclui uma porção de inserção que se estende para uma área abaixo do tubo dianteiro, é inserida em uma porção inferior do mecanismo de direção e é fixada no mecanismo de direção.
A invenção demandada na reivindicação 2 é caracterizada em que a guia de chicote possui um formato de U com uma abertura para cima em seção transversal na direção da largura do veículo e uma superfície inferior da guia de chicote é formada em um formato de linha reta em seção transversal na direção da largura do veículo e, quando um veículo é visto de um lado, estende-se obliquamente para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
A invenção demandada na reivindicação 3 é caracterizada em que o mecanismo de direção inclui um guidão de direção que é manobrado por um condutor, uma haste de direção que é manobrada pelo guidão de direção e é rotativamente suportada no tubo dianteiro e uma ponte inferior que é fixamente montada em uma porção inferior da haste de direção e a guia de chicote é disposta de modo a cobrir a haste de direção quando o veículo é visto de baixo.
A invenção demandada na reivindicação 4 é caracterizada em que um motor é disposto atrás do tubo dianteiro na direção longitudinal do veículo e abaixo do tubo dianteiro e o motor é montado no chassi do veículo e o motor é disposto em uma maneira exposta abaixo de uma extremidade inferior da guia de chicote quando o veículo é visto de um lado dianteiro.
A invenção demandada na reivindicação 5 é caracterizada em que uma porção de abertura através da qual o chicote passa é formada em uma extremidade traseira da guia de chicote e a porção de inserção é formada em ambos os lados da porção de abertura na direção da largura do veículo, respectivamente.
A invenção demandada na reivindicação 6 é caracterizada em que as porções receptoras de inserção nas quais as extremidades distais nas porções de inserção da guia de chicote são inseridas são formadas em uma porção inferior do mecanismo de direção e, quando o veículo é visto de baixo, a porção de inserção da guia de chicote é formada em um formato de V, cuja largura é estreitada para um lado frontal do veículo, uma extremidade distai da porção de inserção é formada em um formato de V, cuja largura é estreitada para um lado traseiro do veículo e a porção receptora de inserção é formada em um formato de V cuja largura é estreitada para o lado traseiro do veículo.
Efeitos Vantajosos da Invenção
Na invenção demandada na reivindicação 1, a guia de chicote
que se estende da porção traseira do farol dianteiro e guia o chicote é integralmente formada na porção inferior da carenagem dianteira.
Embora o número de peças seja aumentado quando a guia de chicote é adicionalmente provida em uma forma de uma parte separada, de acordo com a presente invenção, a guia de chicote é integralmente formada com a carenagem dianteira. Isto é, de acordo com a presente invenção, é desnecessário prover a guia de chicote em uma forma de uma parte separada e, portanto, o aumento do número de peças pode ser suprimido. Em adição a tal efeito vantajoso, as porções de inserção podem ser montadas no mecanismo de direção no momento da montagem da carenagem dianteira no mecanismo de direção e, portanto, a produtividade na montagem pode ser aumentada.
De acordo com a presente invenção, é possível aumentar a produtividade na montagem sem aumentar o número de peças.
Na invenção demandada na reivindicação 2, a guia de chicote possui um formato de U com uma abertura para cima e a superfície inferior da guia de chicote é formada em um formato de linha reta em seção transversal na direção da largura do veículo e estende-se obliquamente para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
Um vento de deslocamento que flui abaixo da carenagem dianteira e o mecanismo de direção é guiado pela guia de chicote que tem a sua superfície inferior formada em um formato de linha reta na direção da largura do veículo e estende-se obliquamente para trás. Consequentemente, é possível aumentar o efeito de endireitamento abaixo da carenagem dianteira.
Na invenção demandada na reivindicação 3, a guia de chicote é disposta de modo a cobrir a haste de direção, quando o veículo é visto de baixo. Consequentemente, é possível suprimir a intrusão de substâncias estranhas tais como poeira na haste de direção que constitui um eixo rotativo.
Na invenção demandada na reivindicação 4, o motor é disposto atrás e abaixo do tubo dianteiro e o motor é disposto na maneira exposta abaixo da extremidade inferior da guia de chicote, quando o veículo é visto de um lado frontal. Consequentemente, um vento de deslocamento flui para trás ao longo da guia de chicote que se estende obliquamente para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo e é guiado para o motor e, portanto, a propriedade de resfriamento para resfriar o motor pode ser melhorada.
Na invenção demandada na reivindicação 5, a porção de inserção é formada em ambos os lados da porção de abertura através do que o chicote passa na direção da largura do veículo, respectivamente. Consequentemente, as porções de inserção são formadas nas porções diferentes da porção de abertura e, portanto, é possível prevenir o chicote que passa através da porção de abertura de interferir com as porções de inserção.
Na invenção demandada na reivindicação 6, a extremidade distai da porção de inserção provida na guia de chicote é formada em um formato de V cuja largura é estreitada para um lado traseiro do veículo, e a porção receptora de inserção é formada em um formato de V cuja largura é estreitada para o lado traseiro do veículo. Consequentemente, não há possibilidade de as porções de inserção interferirem no chicote. Mesmo quando as porções de inserção são feitas de grande tamanho, não há possibilidade de as porções de inserção interferirem no chicote e, portanto, a resistência do suporte da guia de chicote pode ser melhorada. Breve Descrição dos Desenhos
figura 1 - uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
figura 2 - uma vista lateral de uma parte essencial do ciclo de motor mostrado na figura 1.
figura 3 - uma vista inferior frontal da motocicleta de acordo com a presente invenção.
figura 4 - uma vista frontal da motocicleta de acordo com a presente invenção.
figura 5 - uma vista frontal da motocicleta de acordo com a
presente invenção (em um estado em que um farol dianteiro, uma carenagem dianteira externo, um garfo dianteiro e uma roda dianteira são removidos).
figura 6 - uma vista frontal da motocicleta de acordo com a presente invenção (em um estado em que o farol dianteiro, a carenagem dianteira externo, uma carenagem dianteira interna, o garfo dianteiro e a roda dianteira são removidos). figura 7 - uma vista em perspectiva detalhada para explicar a estrutura de montagem da carenagem dianteira interno de acordo com a presente invenção.
Modo para Realizar a Invenção A seguir, uma modalidade da presente invenção é explicada em
detalhes. Nos desenhos e na modalidade, "para cima", "para baixo", "para frente", "para trás", "para esquerda" e "para direita" indicam direções quando visto de um condutor que monta em um veículo do tipo de montar no selim. Os desenhos são observados na direção dos símbolos. Modalidades
A modalidade da presente invenção é explicada em conjunção com os desenhos.
Como mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 que constitui um veículo do tipo de montar no selim é um veículo tendo a seguinte constituição. Um garfo dianteiro 13 é suportado de modo manobrável em uma extremidade dianteira de um chassi de veículo 11. Uma roda dianteira 14 é disposta em uma porção da extremidade inferior do garfo dianteiro 13. Um motor 15 que constitui uma fonte de acionamento é disposto em uma porção central do chassi do veículo 11. Um braço oscilante 16 que se estende para um lado traseiro do veículo é suportado em uma porção inferior traseira do chassi do veículo 11. Uma roda traseira 27 é disposta em uma porção da extremidade traseira do braço oscilante 16. Um assento do condutor 18 que constitui um assento em tandem é disposto entre a roda dianteira 24 e a roda traseira 17. O condutor monta no assento do condutor 18 em uma maneira escarranchada.
O chassi do veículo 11 inclui, como elementos constitucionais principais, um tubo dianteiro 21, armações principais 22 que se estendem para trás e para baixo a partir do tubo dianteiro 21, armações descendentes 23 que têm suas porções da extremidade dianteira montadas abaixo das armações principais 22 e estendem-se para trás e para baixo a partir do tubo dianteiro 21, suportes de assento 24 que estendem para trás a partir das porções traseiras das armações principais 22, placas pivô 26 que são montadas nas porções inferiores das armações principais 22 e têm um eixo pivô 25 e subarmações 27 que se estendem entre as porções inferiores traseiras das armações principais 22 e porções intermediárias dos suportes de assento 24. Os estribos principais 28 sobre os quais o condutor coloca seus pés são montados nas porções da extremidade inferior das armações principais 22.
As primeiras armações auxiliares 31 que aumentam a resistên- cia do chassi do veículo 11 estendem-se entre as armações principais 22 e a armação descendente 23 em uma posição para frente oblíqua com relação ao motor 15 e segundas armações auxiliares 32 tendo estribos de carona 33 sobre os quais um carona coloca seus pés, que se estendem entre as armações principais 22 e subarmações 27.
As armações principais 22, os suportes de assento 24, as placas pivô 26, as subarmações 27, as primeiras armações auxiliares 31 e as segundas armações auxiliares 32, os estribos principais 28 e os estribos de carona 33 são providos em um par lateralmente com relação ao centro na direção da largura do veículo, respectivamente.
O tubo dianteiro 21 é um membro formado em uma porção dianteira do chassi do veículo 11. Um mecanismo de direção 41 é manobravelmente montado no tubo dianteiro 21 e o garfo dianteiro 13 é montado no mecanismo de direção 41. O motor 15 é disposto atrás e abaixo do tubo dianteiro 21.
O mecanismo de direção 41 inclui como elementos constitu- cionais principais, um guidão de direção 42 que o condutor dirige, uma ponte superior 43 que monta o guidão de direção 42 na mesma e é provida acima do tubo dianteiro 21, uma haste de direção 44 que é fixamente montada na ponte superior 43 e é rotativamente suportada no tubo dianteiro 21 e uma ponte inferior 45 que é fixamente montada em uma porção inferior da haste de direção 44. O garfo dianteiro 13 é retido pela ponte superior 43 na ponte inferior 45 e a roda dianteira 14 é montada em uma porção da extremidade inferior do garfo dianteiro 13.
Isto é, o mecanismo de direção 41 que suporta de modo girável a roda dianteira 14 é montado no tubo dianteiro 21. O guidão de direção 42 é provido com um espelho 46. Um tanque de combustível 35 onde o combustível é armazenado é montado em uma porção dianteira da armação principal 22 de tal modo que o tanque de combustível 35 escarrancha a armação principal 22.
Os amortecedores traseiros 36 estendem-se entre as porções da extremidade traseira dos braços oscilantes 16 e as porções intermediá- rias dos suportes de assento 24. Os amortecedores traseiros 36 são providos em um par lateralmente na direção da largura do veículo. Com relação ao motor 15, um cárter 51 que aloja uma
transmissão é provido, um bloco de cilindro 52 é montado no cárter 51 de tal modo que um eixo de cilindro é ligeiramente inclinado para frente e uma cabeça do cilindro 53 e uma coberta da cabeça 54 são montadas no bloco de cilindro 52, nesta ordem, um dispositivo de admissão 62 é conectado à uma porção traseira da cabeça do cilindro 53, um orifício de exaustão 59 é formado em uma porção dianteira da cabeça do cilindro 53 e um dispositivo de escapamento 55, que é conectado ao orifício de exaustão 59, é encurvado de uma porção dianteira do bloco de cilindro 52 abaixo do cárter 51 e estende-se para trás a partir do motor 15 é disposto. O motor 15 é montado no chassi do veículo 11 em uma
maneira suspensa. Mais especificamente, as placas de montagem 61 são montadas nas extremidades distais das armações descendentes 23 que se estendem aproximadamente para baixo a partir do tubo dianteiro 21. Uma porção dianteira do motor 15 é montada nas placas de montagem 61. Uma porção traseira do motor 15 é montada nas porções traseiras das armações principais 22.
A armação descendente 23 é formada de um membro tubular tendo uma seção transversal circular. Todavia, a armação descendente 23 pode ser formada de um membro tubular tendo uma seção transversal retangular ou um membro sólido.
O dispositivo de admissão 62 é constituído de um tubo de admissão 63 que tem uma sua extremidade conectada à cabeça do cilindro 53, uma válvula reguladora 64 que possui uma extremidade sua conectada à outra extremidade do tubo de admissão 63, e um depurador de ar 66 que é conectado à outra extremidade da válvula reguladora 64 por meio de um tubo de conexão 65.
O dispositivo de escapamento 55 é constituído de um tubo de
escapamento 56 que possui uma extremidade sua conectada à uma porção dianteira da cabeça do cilindro 53 e estende-se para baixo e para trás a partir de uma porção dianteira do motor 15, um silencioso 57 que é conectado à outra extremidade do tubo de escapamento 56 e estende-se para trás e uma unidade de catalisador 58 que é interposta em uma porção intermediária do tubo de escapamento 56.
Um paralama dianteiro 68 para proteger uma motocicleta dos salpicos de lama é disposto acima da roda dianteira 14.
Em seguida, um membro de capô que cobre uma porção dianteira do veículo e similar será explicado.
Como mostrado na figura 2, uma carenagem dianteira 71 é disposta na frente do tubo dianteiro 21. A carenagem dianteira 71 é constituído de um corpo de carenagem 72 e uma base de carenagem 73 que é contiguamente disposta atrás do corpo de carenagem 72. O corpo de capô 72 é um membro que suporta um farol
dianteiro 75 e faróis de lampejo 76 e cobre a porção dianteira do veículo.
O mecanismo de direção 41 que inclui o guidão de direção 42 e ponte inferior 45 é montado no tubo dianteiro 21 e o farol dianteiro 75 é fixado no mecanismo de direção 41. O farol dianteiro 75 é disposto na frente do tubo dianteiro 21 e a
carenagem dianteira 71 é provido de modo a circundar a periferia do farol dianteiro 75.
Uma guia de chicote 81 que guia um chicote 78 que se estende do farol dianteiro 75 e similar é integralmente formada na carenagem dianteira 71. Quando o veículo é visto de um lado, uma superfície inferior 112 da guia de chicote 81 estende-se obliquamente nas direções para baixo e para trás do veículo. A coberta de tanque dianteira 83 que cobre uma superfície dianteira do tanque de combustível 35 é montada no tanque de combustível (figura 1, símbolo 35). Na mesma maneira, uma primeira coberta lateral 85 que cobre uma área que abrange de um lado de uma porção inferior do tanque de combustível 35 até um lado da armação descendente 23 é montada no tanque de combustível 35. Ambas, a coberta de tanque dianteira 83 e a primeira coberta lateral 85 são suportadas no tanque de combustível 35.
Uma segunda coberta lateral 86 que cobre um lado de uma porção central do veículo é provida abaixo do tanque de combustível 35 e atrás da primeira coberta lateral 85.
Em seguida, a disposição da guia de chicote e similar, quando a porção dianteira do veículo é visto de baixo, é explicada.
Como mostrado na figura 3, a guia de chicote 81 que se estende para o chassi do veículo 11a partir de uma porção traseira do farol dianteiro 75 é integralmente formada em uma porção inferior da carenagem dianteira 71. Para ser mais específico, a guia de chicote 81 que guia o chicote 78, de uma porção inferior 91 da base de capô 73 que é um elemento constitucional da carenagem dianteira 71 até um lado traseiro do veículo, estende-se para uma área abaixo do tubo dianteiro 21 de tal modo que a guia de chicote 81 cobre a haste de direção 44. Uma porção de abertura 93 através da qual o chicote 78 passa é formada em uma extremidade traseira 92 da guia de chicote e as porções de inserção 94L, 94r são formadas em ambos os lados da porção de abertura 93 na direção da largura do veículo, respectivamente.
Uma vez que as porções de inserção 94L, 94R da guia de chicote não são formadas na porção de abertura 93 através da qual o chicote 78 passa, não há possibilidade que o roteamento do chicote 78 seja influenciado pelas porções de inserção 94. A guia de chicote 81 é constituída de uma porção de guia 95
tendo um formato de U e as porções de inserção 94L, 94R que, são dispostas em ambos os lados externos da porção de guia 95, são montadas em uma extremidade inferior da porção de guia 95 em uma maneira projetante para um lado traseiro do veículo e são suportadas nas pontes inferior 45. A guia de chicote 81 é disposta abaixo da ponte inferior 45.
As porções de inserção 94L, 94R são formadas em um formato de V cuja largura é estreitada para um lado dianteiro do veículo, quando o veículo é visto de baixo. As extremidades distais destas porções de inserção 94L, 94R são formadas em um formato de V, cuja largura é estreitada para o lado traseiro do veículo e são inseridas nas porções receptoras de inserção 96L, 96R que são formadas em um formato de V cuja largura é estreitada para o lado traseiro do veículo. As porções receptoras de inserção 96L, 96R são fixadas na ponte inferior 45 que constitui uma porção inferior do mecanismo de direção 41.
Na porção inferior do mecanismo de direção 41, as porções de inserção 94L, 94R da guia de chicote são formadas em um formato de V, cuja largura é estreitada para o lado dianteiro do veículo e as porções receptoras de inserção 96L, 96R para o qual as porções de inserção 94L, 94R da guia de chicote 81 são inseridas são formadas em um formato de V cuja largura é estreitada para o lado traseiro do veículo. Consequentemente, mesmo quando as porções de inserção 94L, 94R são feitas em grande tamanho, não há possibilidade de as porções de inserção 94L, 94R interferirem no chicote 78. Em adição a tal efeito vantajoso, a resistência do suporte da guia de chicote 81 pode ser aumentada por tornar as porções de inserção 94L, 94R de grande tamanho.
Um membro transversal 98 estende-se entre as armações descendentes esquerda e direita 23, 23. Uma buzina 99 é montada na armação descendente 23.
A estrutura da carenagem dianteira em que a guia de chicote 81 é formada é explicada a seguir em conjunção com as figuras 4 a 7.
Como mostrado na figura 4, quando o veículo é visto do lado frontal, o farol dianteiro 75 é montado no mecanismo de direção 41, o corpo de capô 72 é disposto de modo a circundar a periferia do farol dianteiro 75, um capô superior 101 é contiguamente formado acima do corpo de capô 72, e uma base de capô 73 que é posicionada abaixo do farol dianteiro 75 e possui a guia de chicote 81 provida atrás do corpo de capô 72.
Ainda, em um lado dianteiro do veículo e também em um lado do chassi do veiculo, a coberta de tanque dianteira 83 e o tanque de combustível 35, primeiras cobertas laterais esquerda e direita 85L, 85R que são contiguamente dispostas abaixo da coberta de tanque dianteira 83 e o tanque de combustível 35 e uma subcarenagem dianteira 102 que é disposto em uma posição em que a subcarenagem dianteira 102 é circundado pelas primeiras cobertas laterais esquerda e direita 85L, 85R e pela coberta de tanque dianteira 83 são providos.
A figura 5 mostra a motocicleta em um estado em que as partes tais como garfo dianteiro 13, a roda dianteira 14, o corpo de capô 72, o farol dianteiro 75 e o capô superior 101 são removidos das motocicletas em um estado mostrado na figura 4. A guia de chicote 81 é provida em uma porção inferior da base
de capô 73 em uma posição central do veículo e as porções de inserção 94L, 94R formadas nos lados esquerdo e direito da guia de chicote 81 são inseridas nas porções receptoras de inserção 96L, 96R providas na ponte inferior 45.
A figura 6 mostra a motocicleta em um estado em que a base
de capô 73 é removida da motocicleta em um estado mostrado na figura 5.
As porções de bossa de fixação 104L, 104R sobre as quais uma porção inferior da base de capô 73 é montada são formadas nos lados esquerdo e direito de uma superfície dianteira 102 da ponte inferior. Ainda, uma porção de flange 105 é formada na ponte superior 43 e as porções de fixação 106L, 106R sobre as quais uma porção superior da base de capô 73 é montada são formadas nos lados esquerdo e direito da porção de flange 105.
Retornando à figura 5, pela instalação da base de capô 73 no mecanismo de direção 41 a partir de um lado dianteiro, pela fixação de parafusos inferiores 107, 107 nas porções de bossa de fixação esquerda e direita 104L, 104R e pela fixação de parafusos superiores 109, 109 nas porções de fixação esquerda e direita 106L, 106R, a base de capô 73 fica fixamente montada no corpo de veículo 20.
Para sumarizar a constituição acima mencionada, a base de capô 73 é montada no mecanismo de direção 41 e o corpo de capô 72 provido com o farol dianteiro 75 é conectado à base de capô 73 a partir de um lado dianteiro.
Em seguida, a relação posicionai entre a guia de chicote 81 e o motor 15 é explicada.
O motor 15 é disposto atrás do tubo dianteiro 21 na direção longitudinal do veículo e abaixo do tubo dianteiro 21 e o motor 15 é disposto em uma maneira exposta abaixo de uma extremidade inferior 111 da guia de chicote 81 que é integralmente formada em uma porção da extremidade inferior da base de capô 73, quando o veículo é visto de um lado dianteiro.
Como mostrado na figura 7, o mecanismo de direção 41 inclui o guidão de direção 42 que é manobrado por um condutor, a haste de direção 44 que é manobrada pelo guidão de direção 42 e é rotativamente suportada no tubo dianteiro (figura 1, símbolo 21) e uma ponte inferior 45 que é fixamente montada em uma porção inferior da haste de direção 44. O guidão de direção 42 é fixado na ponte superior 43 por meio de um bloco de fixação 116,116.
A guia de chicote 81 é formada em um formato de U com uma abertura para cima em uma seção transversal na direção da largura do veículo e uma superfície inferior 112 da guia de chicote é formada em um formato de linha reta em seção transversal na direção da largura do veículo. A maneira de operar o veículo do tipo de montar no selim
acima mencionado é explicada, a seguir.
Retornando-se à figura 3, uma vez que a guia de chicote 81 é integralmente formada na porção inferior da carenagem dianteira 71, não há possibilidade que o número de peças seja aumentado. Em adição a um tal efeito vantajoso, a guia de chicote 81 é provida com as porções de inserção 94L, 94R que são inseridas em e fixadas na porção inferior do mecanismo de direção 41 e a carenagem dianteira 71 que é integralmente formado com a guia de chicote 81 pode ser simultaneamente montado no lado do corpo do veículo e portanto, a produtividade na montagem pode ser aumentada.
A guia de chicote 81 que é integralmente formada com a carenagem dianteira 71 é provido com as porções de inserção 94L, 94R.
Pela inserção destas porções de inserção 94L, 94R na porção inferior do mecanismo de direção 41, a guia de chicote 81 é fixada no mecanismo de direção 41.
Embora a extremidade distai da guia de chicote 81 que estende da carenagem dianteira 71 seja possível de oscilação, de acordo com a presente invenção, a extremidade distai da guia de chicote 81 é fixada pelo mecanismo de direção 41 e, portanto, a guia de chicote 81 pode ser retida em uma maneira estável.
Em adição a estes efeitos vantajosos, quando o veículo é visto de baixo, a guia de chicote 81 é disposta de modo a cobrir a haste de direção 44 e, portanto, é possível suprimir a intrusão de substâncias estranhas tais como poeira na haste de direção 44 que constitui um eixo rotativo.
Para explicar a maneira de operar o veículo do tipo de montar no selim também em conjunção com a figura 2, a guia de chicote 81 é formada em um formato de U com uma abertura para cima e uma superfície inferior 112 da guia de chicote é formada em um formato de linha reta em seção transversal na direção da largura do veículo e estende-se obliquamente para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
Um vento de deslocamento que flui abaixo da carenagem dianteira 71 e do mecanismo de direção 41 é guiado pela guia de chicote 81 que possui uma superfície inferior 112 da mesma formada em um formato de linha reta na direção da largura do veículo e estende-se obliquamente para trás e flui na direção indicada por uma seta f no desenho. Consequen- temente, é possível aumentar um efeito de endireitamento de fluxo abaixo da carenagem dianteira 71.
Retornando-se à figura 4, quando o veículo é visto de um lado dianteiro, o motor 15 é disposto em uma maneira exposta abaixo da extre- midade inferior 111 da guia de chicote. Uma vez que um vento de deslo- camento flui para trás ao longo da guia de chicote 81 que se estende obliquamente para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo e é guiado para o motor 15, a propriedade de resfriamento para resfriar o motor 15 pode ser melhorada.
Na modalidade, a presente invenção é aplicada na motocicleta. Todavia, é suficiente que o veículo seja de um tipo em que um condutor monta em um assento do condutor em uma maneira escarranchada. Consequentemente, a presente invenção é também aplicável a um veículo de três rodas do tipo de montar no selim (buggy de três rodas) e um veículo de quatro rodas do tipo de montar no selim (buggy de quatro rodas) e não há problema na aplicação da presente invenção em um veículo do tipo de montar no selim de uso geral.
Aplicabilidade Industrial A presente invenção é de preferência aplicável a uma motoci-
cleta provida com uma guia de chicote em uma porção dianteira de um veículo.
Listagem de Referência
10...veículo do tipo de montar no selim( motocicleta), 1 !..chassi do veículo, 14...roda dianteira, 15...motor, 21...tubo dianteiro, 41...mecanis- mo de direção, 42...guidão de direção , 44...haste de direção, 45...ponte inferior, 7!..carenagem dianteira, 75...farol dianteiro, 81...guia de chicote, 93...porção de abertura, 94, 94L, 94R...porção de inserção, 96, 96L, 96R...porção receptora de inserção, 11 !..extremidade inferior da guia de chicote, 112...superfície inferior da guia de chicote

Claims (6)

1. Veículo do tipo de montar no selim compreendendo: um chassi do veículo (11); um tubo dianteiro (21) que é formado em uma porção dianteira do chassi do veículo; um mecanismo de direção (41) que é manobravelmente suportado no tubo dianteiro (21) e suporta rotativamente uma roda dianteira (14); um farol dianteiro (75) que é montado no mecanismo de direção (41) e é disposto na frente do tubo dianteiro (21); e uma carenagem dianteira (71) que é disposta em torno do farol dianteiro (75) e é fixada no mecanismo de direção (41), caracterizado pelo fato de que uma guia de chicote (81) que se estende para o chassi de veículo (11) a partir de uma porção traseira do farol dianteiro (75) e guia um chicote é integralmente formada em uma porção inferior da carenagem dianteira (71) e a guia de chicote inclui uma porção de inserção (94L, 94R) que se estende para uma área abaixo do tubo dianteiro (21), é inserida em uma porção inferior do mecanismo de direção (41) e é fixada no mecanismo de direção.
2. Veículo do tipo de montar no selim, de acordo com a reivin- dicação 1, caracterizado pelo fato de que a guia de chicote (81) possui um formato de U com uma abertura para cima em seção transversal na direção da largura do veículo e uma superfície inferior da guia de chicote (112) é formada em um formato de linha reta em seção transversal na direção da largura do veículo e, quando um veículo é visto de um lado, estende-se obliquamente para baixo e para trás na direção longitudinal do veículo.
3. Veículo do tipo de montar no selim, de acordo com a reivindi- cação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de direção (41) inclui um guidão de direção (42) que é manobrado por um condutor, uma haste de direção (44) que é manobrada pelo guidão de direção (42) e é giravelmente suportada no tubo dianteiro (21) e uma ponte inferior (45) que é fixamente montada em uma porção inferior da haste de direção (44), e a guia de chicote é disposta de modo a cobrir a haste de direção (44), quando o veículo (10) é visto de baixo.
4. Veículo do tipo de montar no selim, de acordo com a reivindi- cação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que um motor (15) é disposto atrás do tubo dianteiro (21) na direção longitudinal do veículo (10) e abaixo do tubo dianteiro (21) e o motor (15) é montado no chassi do veículo (11), e o motor (15) é disposto em uma maneira exposta abaixo de uma extremidade inferior da guia de chicote (111) quando o veículo (10) é visto de um lado dianteiro.
5. Veículo do tipo de montar no selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que uma porção de abertura (93) através da qual passa o chicote é formada em uma extremidade traseira da guia de chicote (81) e a porção de inserção (94L, 94R) é formada em ambos os lados da porção de abertura (93) na direção da largura do veículo, respectivamente.
6. Veículo do tipo de montar no selim, de acordo com a reivin- dicação 5, caracterizado pelo fato de que as porções receptoras de inserção (96L, 96R) nas quais as extremidades distais das porções de inserção (94L, 94R) da guia de chicote (81) são inseridas são formadas em uma porção inferior do mecanismo de direção e, quando o veículo é visto de baixo, a porção de inserção da guia de chicote é formada em um formato de V cuja largura é estreitada para um lado dianteiro do veículo, uma extremidade distai da porção de inserção é formada em um formato de V cuja largura é estreitada para um lado traseiro do veículo e a porção receptora de inserção é formada em um formato de V cuja largura é estreitada para o lado traseiro do veículo.
BRPI1004095A 2009-10-27 2010-10-25 veículo do tipo de montar no selim BRPI1004095B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009246905A JP5271234B2 (ja) 2009-10-27 2009-10-27 鞍乗型車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004095A2 true BRPI1004095A2 (pt) 2013-02-26
BRPI1004095B1 BRPI1004095B1 (pt) 2019-08-13

Family

ID=44110787

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004095A BRPI1004095B1 (pt) 2009-10-27 2010-10-25 veículo do tipo de montar no selim

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5271234B2 (pt)
BR (1) BRPI1004095B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5916120B2 (ja) * 2012-06-21 2016-05-11 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両における前部構造
JP2014210486A (ja) * 2013-04-18 2014-11-13 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5663572A (en) * 1979-10-30 1981-05-30 Yamaha Motor Co Ltd Autobicycle
JPH082463A (ja) * 1994-06-22 1996-01-09 Suzuki Motor Corp 自動二輪車の風防構造
JP5020736B2 (ja) * 2006-09-25 2012-09-05 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のメータ支持構造

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011093354A (ja) 2011-05-12
JP5271234B2 (ja) 2013-08-21
BRPI1004095B1 (pt) 2019-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
WO2006035920A2 (en) Vehicle body cover structure in motorcycle
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BR102016006357A2 (pt) veículo do tipo para montar em selim
BR102013022054B1 (pt) Estrutura de suporte de farol dianteiro para veículos do tipo com selim
JP2011148451A (ja) 鞍乗り型車両の前部構造
JP5607016B2 (ja) 自動二輪車におけるガードパイプの取付け構造
BRPI1106856A2 (pt) Veículo do tipo de montar do selim
BRPI1004095A2 (pt) veÍculo de tipo montar no selim
CN110015369B (zh) 鞍座式骑乘车辆
BRPI1102960A2 (pt) Veículo do tipo de montar em selim
JP5728346B2 (ja) 車両の前部構造
CN110015368B (zh) 鞍座式骑乘车辆
JP5784434B2 (ja) 車両の前部構造
JP4322289B2 (ja) ウインドスクリーンの取付構造
BR102013009696A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
JP5592230B2 (ja) 鞍乗り型車両
US11613324B2 (en) Saddle riding vehicle
BRPI1103052A2 (pt) veìculo do tipo de montaria em selim
JP5530885B2 (ja) リヤコンビネーションライトの配線構造
JP6682410B2 (ja) 鞍乗型車両の冷却水リザーバタンク
JP6766125B2 (ja) 鞍乗り型車両のタンクカバー構造
BR102016021819B1 (pt) Cobertura de corpo de veículo para motocicleta e motocicleta
JP2011006001A (ja) 自動二輪車におけるラジエータの取付構造
JP6300748B2 (ja) 鞍乗り型車両
BR102020021182A2 (pt) Veículo para conduzir montado em selim

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/10/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/10/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS