PT98661B - Processo de preparacao de um copolimero implantado de poliacrilato/cloreto de vinilo resistente ao impacto - Google Patents

Processo de preparacao de um copolimero implantado de poliacrilato/cloreto de vinilo resistente ao impacto Download PDF

Info

Publication number
PT98661B
PT98661B PT98661A PT9866191A PT98661B PT 98661 B PT98661 B PT 98661B PT 98661 A PT98661 A PT 98661A PT 9866191 A PT9866191 A PT 9866191A PT 98661 B PT98661 B PT 98661B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vinyl chloride
polyacrylate
polymerization
acrylates
weight
Prior art date
Application number
PT98661A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98661A (pt
Inventor
Harald Sturm
Armin Boebel
Karl-Heinz Prell
Original Assignee
Vestolit Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vestolit Gmbh filed Critical Vestolit Gmbh
Publication of PT98661A publication Critical patent/PT98661A/pt
Publication of PT98661B publication Critical patent/PT98661B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F265/00Macromolecular compounds obtained by polymerising monomers on to polymers of unsaturated monocarboxylic acids or derivatives thereof as defined in group C08F20/00
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F265/00Macromolecular compounds obtained by polymerising monomers on to polymers of unsaturated monocarboxylic acids or derivatives thereof as defined in group C08F20/00
    • C08F265/04Macromolecular compounds obtained by polymerising monomers on to polymers of unsaturated monocarboxylic acids or derivatives thereof as defined in group C08F20/00 on to polymers of esters

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Graft Or Block Polymers (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)

Description

PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE UM COPOLÍMERO IMPLANTADO DE POLIACRILATO/CLORETO DE VINILO RESISTENTE AO IMPACTO
RESUMO
O presente invento diz respeito a um processo de preparação de materiais termoplásticos baseados em homo ou copolímeros de cloreto de vinilo e poliacrilatos tendo uma temperatura de transição para o gelo abaixo de -20°C.
Primeiramente, o acrilato é polimerizado numa emulsão aquosa na presença de compostos reticulares copolimerizaveis com os acrilatos e tendo, pelo menos, dois elos duplos nao conjugados.
Na segunda fase do processo, o cloreto de vinilo ou o cloreto de vinilo com mais de 20% em peso de monomeros copolimerizaveis é aquecido com um iniciador, um sistema agente de suspensão e opcionalmente aditivos numa suspensão aquosa a uma temperatura igual ou maior do que 30°C.
ϊίίίίί’Κί.'Αϊ*01*»·»»·!» n presente invento diz respeito a um processo de preparação de materiais termoplásticos compostos de homo ou copolímeros de cloreto de vinilo para endurecimento.
Comparado com a .situação actual da Técnica» foram conseguidos um melhoramento na distribuição do tamanho das partículas» a reprodutibilidade da densidade da massa c- espeeiaImente» a quantidade de resíduos queimados na parede durante a poli·· merização.
Segundo a situação da Técnica, os processos para a preparação de copolímeros implantados de cloreto de vinilo em suspensão nas partículas de um polímero elastómero em emulsão apresentam ainda algumas desvantagens.
A preparação de polímeros implantados em que o cloreto de vinilo é polimerizado em acrilatos de polialquilo - que servem para o endurecimento - é já do conhecimento público.
As Patentes Alemãs 1,-082,734» 1,090.-856 e 1,090.857 descrevem processos em que são obtidos polímeros implantados que contêm entre 2 a 25% de peso de acrilato de borracha.
Na preparação de tais polímeros implantados, as paredes do reactor apresentam resíduos depositados que só com dificuldade podem ser removidos.
A distribuição do tamanho das partículas (medidas com a utilização de uma peneira de jacto de ar) apresenta ainda uma fracção de partículas finas na ordem dos 40 jum e uma fracção de partículas não refinadas de cerca de 250 ;um.
A fracção de partículas finas é levada para o turbilhonamento e daí para a poluição das águas residuais quando o polímero em suspensão é separado da fase aquosa, e para problemas de poeira durante o manuseamento do pó seco.
A fracção de partículas não refinadas, por sua vez, prejudica a qualidade da superfície nas máquinas processadoras na sua actual alta velocidade.
A Patente Alemã 2,162^,615 descreve a preparação de polímeros implantados de cloreto de vinilo em polímeros do tipo de acrilatos em que os polímeros finais contêm 30 a 60% de peso de unidade de acrilato.
Os acrilatos são polimerizados na presença de pequenas quantidades de um monómero insacurado etilenicamente em emulsão polifuncional.
Deverá ser usada para a polimerização da emulsão um emulsionante contendo um baixo valor HLB (2 a 12) ou um alto valor* ( >40), como, por exemplo, o sal de sódio de sulfosuccinato
... 4 bis *-Ctr ideei 1) ÍHLB ~ 4 a 7} ou um sal de sulfato de alquilo tendo uma pequena cadeia alquilo? tal como sulfato de sódio
2-efcílhexil (HLB cerca de 50).
São adicionados à emulsão aquosa das partículas de borracha o cloreto de vinilo: um agente apropriado de suspensão e um iniciador solúvel no monómero,
O valor pH deverá ser ajustado de 3 para 9.
Para prevenir a formação de depósitos residuais nas paredes é, de preferência, usada uma celulose metilhidroxipropilo altamente viscosa.
A polimerização do cloreto de vinilo implantado é completada na suspensão*
A desvantagem deste processo consiste no uso de um agente de suspensão que tem um elevado peso molecular e é, por isso, de difícil manuseamento.
Além disso, a densidade da massa do polímero implantado é insuficiente para os métodos do processo convencional e, numa mistura com cloreto de polivinilo( são obtidos durante o processamento., por exemplo, nas extrusadorasf produtos de moldagem tendo comparativamente baixa resistência «· 5 ao impacto, uma superfície pobre e uma. baixa taxa de produção.
A Patente Europeia NO. 0,313.507 descreve um processo em que se obtém um polímero contendo 70 a 40% de peso de unidades polimerizadas de cloreto de vinilo e 30 a 60% de peso de unidades polimerizadas deP pelo menosf um acrilato e opcionalmente outros monómeros copolimarizaveis com acri·· latos.
Numa primeira fase,, numa emulsão aquosa,· fazem-se reagir os acrilatos e opcionalmente outros monómeros com a adição de um monómero contendof pelo menosf dois elos insaturados etilenicamente, com ligação dupla não conjugada, na presença de um iniciador β de um sal de um ácido gordo solúvel na água contendo 12 a 18 átomos de Carbono como emulsificador. com um pH inicial de cerca de 9 para se obter um polímero tendo uma temperatura de transição para o gelo de menos de 0°C.
Em adição ao sal de ácido gordo, a polimerização completa~se na presença de pelo menos um metal alcalino ou sal de amónio de um ácido alquilsulfónico tendo 8 a 20 átomos de Carbono e/ou de um sulfonato acriloil de alquilo tendo 3 a 16 átomos de Carbono no radical alquilo.
Numa segunda faser foram introduzidos no recipiente de polimerlzação a água- um agente de suspensão- um agente de precipitação para os emulsificadores usado na polimerização da emulsão, um iniciador e,- opcionalmente, outros auxiliares e cloreto de vinilo e adicionou-se a dispersão aquosa de políacrilato.
A adição de um segundo emulsificador e do agente de precipitação apresenta problemas durante a operação normal.
Além disso, necessita de grandes despesas no que concerne à armazenagem e sua catalogação.
processo agora aqui descrito e objecto do presente invento não apresenta as desvantagens dos processos anteriores já citados.
De acordo com a invençãof a preparação de um polímero final consegue-se em duas fases em que numa primeira fase o modificador do impacto elastomérico é polimerizado numa polimerização de emulsão e„ numa segunda fase, o monómero que forma a matriz a ser modificada é polimerizado na suspensão em presença de partículas elastoméricas e nesta segunda fase- o monómero que forma a matriz é introduzido com o iniciador, o sistema agente de suspensão e opcionalmente os aditivos e é aquecido até uma temperatura de ^30°C adi-... 7 cionando-se em seguida a emulsão de latex.
Por razões concernentes à tecnologia da produçãor a emulsão de latex terá de preferênciaF uma temperatura de 30 a 40°C.
Ha primeira fase» pelo menos um acrilato é polimerizado numa emulsão aquosa na presença de compostos de reticulação copolimerizáveis com os acrilatos e contendo pelo menos dois elos com ligações duplas não conjugadas.
A polimerização na emulsão aquosa tem lugar na presença de sais emulsificadores.
São acrilatos apropriados aqueles que apresentam uma temperatura de transição para o gelo menor do que --20oC no polí mero e podem ser usadas misturas de acrilato ou misturas com monómeros copolimerizáveis.
Podem ser mencionados como exemplos de acrilatos os seguintes: ésteres de alquilo contendo 2 a 10 átomos de Carbono na cadeia alquilo- tais corno? acrilato de butilo, acrilato de 2etilhexil? acrilato octil e outros acrilatos de alquilo similares, ou acrilatos de alquilarilo.- tais como» por exemplo. acrilato de fenilpropilo ou ésteres de poliéter do ácido acrílico., tais como» por exemplor acrilato de fenoxietoxietil.
ô Podem ser mencionadas como exemplo as seguintes substâncias de reticulação: {meta)acrilatos de álcoois polihidricos^ tais como, por exemplo? dimetacrilato de etileno glicol. dimetacrilato de butileno glicol, tetracsrilato de pentaeritritol,f etc., ou metacrilato de alilo? ou ésteres de alilo de ácidos polibásicos, tais como, por exemplo, ftalato de dialilo. maleato de dialilo ou fumarato de dialilo.
Os compostos de reticulação são usados em quantidades de 0.1 a 5,0 partes de peso, baseado na fase orgânica da primeira fase, e a quantidade deve ser escolhida de modo que o conteúdo de gel das partículas seja de 90% ou mais,
Sâo exemplos de monomeros adequados copolimerizaveís com os arilstos o estireno,, acetato de vinilo., metacrílatos contendo 1 a 10 átomos de Carbono e éter de vinilo.
Os compostos emulsificantes que podem ser usados são os sais de metais alcalinos ou o sal de amónio dos ácidos gordos contendo 12 a 18 átomos de Carbono ou de ácidos alquilsulfónicos contendo 12 a 18 átomos de Carbono ou de ácidos alquilarilsulfónicos on de meios ésteres de alquilo do ácido sulfúrico contendo 12 a 18 átomos de Carbono na cadeia,
Podem ser mencionados como exemplos o laurato de sódio, laurilsulfonato de sódio, dodecílbenzenosulfonato de sódio
em quantidades de 0,3 a 2,5 de rimeira fase, e laurs.Isulrabo do sodxo.
São nru.2>alraente utilizados poso baseado no monómero da
São usados como iniciadores na polimerização da emulsãos ern. quantidades de 0.05 a 0.5% de peso com base no monómero os compostos convencionaisf tais como peroxidisulfato de amónio- peróxido de hidrogénio ou compostos de azoto, tais como. por exemplo, azcbisisobutironitrilo, etc.
Se tec®s:?áriof são adicionados compostos redutores e sais metálicos capazes de formar o sistema redox com o iniciador,· tais como, por exemplo, sulfitos de metais alcalinos, sul™ foxilatos de aldeido de metais alcalinos, ácidos orgânicos, tais como, por exemplo, ácido ascórbico e sais metálicos como, por exemplo, sulfato de ferro e sulfato de cobre.
A polimei?iZG.ção da emulsão
Vi intermitente, contínuo ou semicontínuo, sendo preferível a polimerização semicontínua.
Aqui, são introduzidos alguma quantidade de água, de monómeros, de emulsificador e de iniciador (ou de sistema redox) à temperatura de polimerização de 40 a 90°C e, depois de iniciada a polimerização, a quantidade remanescente da mis™ tura da reaeção é adicionada continuadamente ou intermitentemente ϊ
Δ po.limerização termina com uma conversão de )*99.9%»
Ite segunda fase o cloreto de vinilo ou o cloreto de vinilo com mais de 20% em peso de monómeros polimerizaveis é polimerizado na. suspensão aquosa sobre as partículas elastomé·· ricas preparadas na primeira fase.
Para obter propriedades vantajosas do polímero final, é necessário, antes de mais. preparar a suspensão de cloreto de vinilo na fase aquosa e em seguida, adicionar latex em emulsão.
Surpreendentemente, descobriu-se que a quantidade de resíduos depositados nas paredes do reactor foi drasticamente reduzida a temperaturas de alimentação acima de 30°C,
São exemplos de monómeros copolimerizaveis apropriados os ésteres de vinilo (por exemplo., acetato de vinilo ou laurato de vinilo), haloides de vinilo (por exemplo, cloreto de vinilideno), ácidos insaturados e seus anidridos (por exemplo- ácido fumárico e ácido maleico), ácido (met)acrílico e seus ésteres (mono e di-ésteres) e imidas de ácido maleico e os seus N -derivados.
São agentes apropriados de suspensão os usados convencional· mente,, tais como, por exemplo, celulose hidroxietil, celulose hidroxipropil, celulose metil hidroxipropil , álcoois polivinílicos- acetatos de polivinil parcialmente hidrolisados, copolímeros de ácido maleico com éteres de alquilvinil e pirrolidona de polivinil, quer individualmente quer sob mistura.
É também possível adicionar ésteres gordos de álcoois mono • hídricos ou poli- hídricosf assim como, por exemplo, etoxi™ latos gordos, ésteres de sorbitano. etoxilatos gordos de álcool em quantidades de 0.05 a 1.0.
A suspensão da polimerização consegue-se na presença de iniciadores de radical livre que são solúveis em cloreto de vinilo.
São exemplos, os peroxidos de diacil, tais como, peroxido dilauroil ou peroxido de dibenzoil? peroxidos de díalquilo tais como, peroxido de dicumil? peroxiesteres, tais como, perpivalato de terc.-butil ou peroxidicarbonatos contendo isopropilo, butilo, miristil, ciclohexil, etc,- como grupos alquilo? sulfoperácidos orgânicos, tais como, peroxido de sulfonil acetil-ciclohex.il, ou azo-iniciadores, tais como, nitrilo azobisisobutiro.
... ΐ2 ~
Α conversão de cloreto de vinilo será de 75 a 95%, baseada no cloreto de vinilo usado.
Para a desejada conversão final, o monómero residual é remo· vido; o sólido é separado da dispersão aquosa, por exemplo, por centrifugação e o sólido assim obtido é seco, por exemplo em secadores pneumáticos.
aspecto surpreendente ao verificar os resíduos depositados na parede está no facto de apenas alguns resíduos de difícil remoção aderirem à parede do reactor de polimerização no processo segundo a presente invenção depois da polimerização e sempre depois de muitas fornadas.
No processo sem ser de acordo com a presente invenção em que o latex de poliacrilato era junto antes do cloreto de vinilo, ou depois do cloreto de vinilo, mas a temperaturas abaixo dos 30°c, dependendo do tamanho do reactor os resíduos depositados que atingiam vários centímetros de espessura eram de difícil remoção, e que tal como descrito, a remoção a quente substancialmente impeditiva durante a polimerização tinha de fazer-se logo após uma fornada de polimerização.
pó de PVC modificado obtido segundo este processo distingue-se por uma reduzida distribuição do tamanho das parti·· cuias, por uma alta densidade da massa em conjunção com
Λ a porosidade vantajosa e uma boa remoção do monómero.
Para quantidades de poliacrilato acima de 10%, os polímeros são processados para moldagens?, com a adição de auxiliares convencionais de processamento, pigmentos e? opcionalmente? outros aditivos por», por exemplo? extrusão, calandrat injecção de moldes, etc.
Ko caso de quantidades de acrilatos polialquilo acima de 40%.. misturando com cloreto de polivinilo não-endurecido era quantidades de 3 a 10%, de preferência, 5 a 7%, consegue-se usualmente seguindo o processamento acima descrito.
As moldagens a partir do processo da polimerização de acordo com o presente invento distinguem-se pelo bom processamento, alta resistência ao impacto e boa qualidade de superfície.
A invenção é ilustrada abaixo pelos exemplos 1 a 3 e pelos exemplos comparativos 1 a 4,
Os valores estabelecidos foram determinados pelos seguintes métodos:
Conteúdo de gel de poliacrilatos:
A fracção que é insolúvel em tetrahidrofurano?
Indíce de dilatação do gel de poliacrilato:
Conteúdo de monómero residual:
K valor do pó:
Densidade da massa:
Fluidez:
Distribuição do tamanho das partículas:
Absorção do plasticizante: Superfície de moldagem: Resistência ao impacto:
Separação por centrifugação: Gel [g] ___________________ (x 100) polímero [g]
Gel dilatado [gj
Gel seco [g] (O teor de gel e o índice de dilatação foram determina·' dos usando material gelado· --seco)
Cromatografia gasosa com folga de fecho DIN 53,726 DIN 53,468
Método do funil (diâmetro a 16mm)
Peneiramento com jacto de ar de acordo com a DIN 53,734 DIN 53,417
Avaliação visual
DIN 53,463, registo normal de pequena barra
EXEMPLO 1
a) Preparação de dispersão de poliacrilato
Mistura inicialmente Contagem tomada partes “ kg partes ~ kg
Agua desmineralizada 200 60 100 30
Acrilato de butilo 99 « 29.7
Metacrilato de alilo - 1 « 0.3
Persulfato de amónio 0.04 = 0.012 0.06 « 0.01
Acido laurico 0.36 ~ 0.108 0.54 « 0.16
Hidróxido de sódio 0.083 « 0.025 0.123 « 0.03
Num reactor de polimerização de 150 litros equipado com um agitador de pás, o oxigénio atmosférico foi substituído por evacuação e por jacto por gãs de nitrogénio e foram introduzidos 57 kg de água desmineralizada, 0,108 kg de ácido laurico e 0,25 kg de hidróxido de sódio e foram aquecidos até 80°C.
Depois de se dissolverem os constituintes sólidos, adiciona* ram--se 12 g de persulfato de amónio em 3 kg de água desmineig ,.
ralizada seguindo-se a mistura de 0,30 kg de acrilato de butilo/metacrilato de alilo.
Cinco minutos depois de se ter iniciado a polimerização adicionaram-se no decurso de quatro horas- os remanescentes 29,7 kg da mistura do monómero e ao mesmo tempo uma solução de 0?162 kg de ácido laurico, 0,037 kg de NaOH e 0.018 kg de persulfato de amónio era. 30 kg de água desmineralizada»
A polimerização continuou durante mais duas horas.
Foram obtidos os seguintes valores:
Conteúdo de monómero residuais 500 ppm (isto é conversão >99,95%)
Conteúdo de gel do sólidos 95% índice de fluidez: 5
Conteúdo de sólidosí 25,15%
b) Polimerização de cloreto de vinílo em poliacrilato
Para a polimerização da suspensão subsequente foram introduzidos num reactor de 235 litros com um agitador de rotor e um revestimento de aquecimento/arrefecimento os seguintes produtos:
-- 17
Agua desmineralizada: 112,1 partes - 89.4 kg
Celulose de metilhidroxipropilo: 0.16 partes ~ 0.128 kg (viscosidade 50 mPa.s, 2% energia por peso de solução)
Monolaurato de sorbitano: 0.12 partes - 0,096 kg
Peróxido de lauroil: 0?10 partes -- 0,080 kg
O oxigénio atmosférico foi substituído por evacuação e jacto por gás de nitrogénio.
Adicionou-se depois:
Cloreto de vinilo: 94 partes = 75 kg e depois de aquecer até 35°C:
Látex de acrilato polibutilo (19.07 kg)
Conteúdo de sólidos: 6 partes - 4f79 kg
Fracção aquosa: 17f9 partes ~~ 14,28 kg
A mistura foi então aquecida até à temperatura de polimerização de 60°C e a polimerização consegue-se a esta tempe ratura para a pressão do cloreto de vinilo a 3,5 bar.
Em seguida a mistura foi arrefecida e o monómero residual foi removido e a parte sólida foi separada da fase aquosa por filtração.
composto filtrado era claro.
As paredes do reactor não apresentavam resíduos queimados.
sólido foi seco num secador com leito fluidizado.
Determinaram-se os seguintes valores:
Conteúdo de poliacrilato:
Análise de peneira:
Densidade da massa:
Fluidez:
Absorção do plasticizante:
Foram levadas a cabo mais limpar antes de se tornar resíduos queimados, pois c ainda suficiente.
6«·?% em peso {correspondente à conversão de 89% de cloreto de vinilo)
Fracção <63 qm: 3%
Fracção > 250 jim s 2 %
680 g/1 mm g/100 g experiências no reactor sem necessário fazer a limpeza dos te a sua remoção a quente era
EXE HELP COMPARATIVO 1
O latex de acrilato polibutilo foi preparado tal como descrito no Exemplo 1. Na polimerização subsequente do cloreto » 19 de vinilo implantado? em contraste com o Exemplo 1., o latex foi adicionado antes do cloreto de vinilo. A reacção seguinte era ainda a mesma.
produto filtrado apresentava^se ligeiramente manchado,
A parede do reactor apresentava resíduos substanciais.
Depois de três experiências, a limpeza tornou-se necessária., uma vez que a i-emoção a quente se apresentava tão difícil e prejudicada pelos muitos resíduos queimados,· que a temperatura interna na experiência seguinte não poderia manter-se constante durante mais tempo.
Foram determinados os seguintes valores.
Conteúdo de poliacrilato: 6?7% em peso ,
Análise de peneiras Fracção <(63 pm: 9%
Densidade da massa:
Fracção >250 pm: 12% 640 g/1
Fluidez
Absorção do plasticizante mm g/100 g
EXEMPLO COMPARATIVO 2
O latex de acrilato polibutilo foi preparado como descrito no Exemplo 1. Na polímerização subsequente do cloreto de vinilo implantadop a única diferença em comparação com o Exemplo 1 foi que o latex foi adicionado a 25°C à porção do conteúdo de cloreto de vinilo.
A parede do χ-eactor apresentava menos resíduos queimados do que no Exemplo Comparativo 1 mas mais do que no Exemplo
1.
Podem assim ser levadas a cabo seis experiências de polimerização sem limpeza intermédia.
Eoram determinados os seguintes valores:
Conteúdo de poliacrilato: 6,.7% em peso
Análise de peneira: Fracção < 63 ^m: 5%
Densidade da massa
Fluidez
Fracção >250 ;um: 3% 680 g/1 2 mm
Absorção do plasticizante:
g/100 g
EXEMPLO 2
Foi seguido o procedimento como no Exemplo 1, excepto em que 11 partes (sólido) de latex de acrilato de polibutilo foram adicionadas a 32°C a 89 partes de cloreto de vinilo
- 21 -em água desmineralizada/agente de suspensão.
O conteúdo de celulose era de 0..20% « 0,16 kg.
Depois de secof foi obtido um pó com os seguintes valores:
Conteúdo de poliacrilato: Análise de peneira;
Densidade da massa;
Fluidez;
Absorção do plasticizante:
Efectuaram~se mais 12 experiências os resíduos queimados se tornarem demasiados.
12.2% em peso
Fracção <63 pm: 4%
Fracção >250 pm: 2%
650 g/1 mm g/100 g sem limpeza e antes de
Ε X Ε Μ Ρ X, O C Ο MPAS. A T X V O__3 processo foi igual ao do Exemplo 2. excepto no facto de o latex ser adicionado a 20°C.
Conteúdo de poliacrilato; 12 <·2% em peso
Análise de peneira: Fracção <63 pm: 5%
Fracção >250 pm: 4%
630 g/1
Densidade da massa;
- 22 ·»
A fluidez e a absorção do plasticizante foram como no Exemplo
2.
Podem ser efectuadas mais quatro experiências sem necessidade de limpeza.
ΕΛ K M p & 0____3
O processo foi como no Exemplo 1. excepto que 35 partes (sólido) de latex de acrilato de polibutilo foram adicionadas a 32°C e 89 partes de cloreto de vinilo em água desmineralizada/agente de suspensão.
conteúdo de celulose era de 0,40%.
Depois de secagem, obteve-se um pó apresentando os seguintes valores:
Conteúdo de poliacrilato: Análise de peneira:
Densidade da massa:
Fluidez:
Absorção dos plasticizantes:
Foram efectuadas mais quatro
38% de peso Fracção ζ 63 /im:8%
Fracção > 250 pm: 3%
520 g/1 mm g/100 g experiências sem necessidade
- 23 de limpeza intermédia.
Β X Ε Μ Ρ I, O Ç O M_P_Ã,R_ A_ y X V O 4 processo foi igual ao do Exemplo 31? excepto no facto de o latex ser adicionado antes do cloreto de vinilo.
Depois de seco- foi obtido um valores:
Conteúdo de políacrilato: Análise de peneira:
Densidade da massa:
Fluidez:
Absorção do plasticizante:
pó que apresenta os seguintes
38% de peso Fracção < 63 pm: 17%
380 g/1 mm 50 g/100 g
Torna-se necessário fazer a limpeza antes de cada experiência de polimerização.
Os pós dos Exemplos 1 a 3 e dos Exemplos Comparativos 1 a 4 foram processados numa extrusadora com adição de componentes de formulação comercial.
Foi necessário ajustar o conteúdo de políacrilato pela adição de uma suspensão comercial de PVC (valor K 68) a 6,7%, com base em PVC mais políacrilato -- 100.
Foram produzidos perfis e as suas superfícies foram visualmente avaliadas e foram feitos testes às amostras er nomeadamente o teste sobre o impacto às marcas por entalhe.
SUPERFÍCIE ak kg/m^
Exemplo polido 40 polido 42 polido, ligeiramente mate 38
EXEMPLOS
COMPARATIVOS • ________________________________________________________________________-...........................
1 polido 34
2 polido 38
3 polido 38
4 mate/raiado .15
REIVINDICAÇÕES

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES lc.· Processo para a preparação de materiais termoplásticos baseados em homo ou copolímeros de cloreto de vinilo e baseados em poliacrilatos que são preparados pela polimerização de acrilatos na presença de compostos reticulares copolimerizáveis com os acrilatos a tendo pelo menos dois elos duplos não conjugados numa emulsão aquosa- tendo uma temperatura de transição para o gelo abaixo de ~20°Cr caracterizado por o cloreto de vinilo ou o cloreto de vinilo com mais de 20% em peso de monómeros copolimerizáveis ser aquecido com um iniciador, um sistema agente de suspensão e opcionalmente aditivos em suspensão aquosa a uma temperatura igual ou maior do que 30°C e a seguir depois da adição de latex poliacrilato ser polimerizado a uma temperatura maior do que 30°C para se obter a conversão desejada.
PT98661A 1990-08-31 1991-08-13 Processo de preparacao de um copolimero implantado de poliacrilato/cloreto de vinilo resistente ao impacto PT98661B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4027640A DE4027640A1 (de) 1990-08-31 1990-08-31 Herstellung eines schlagzaehen polyacrylsaeureester-vinylchlorid- pfropfpolymerisats

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98661A PT98661A (pt) 1992-06-30
PT98661B true PT98661B (pt) 1999-02-26

Family

ID=6413349

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98661A PT98661B (pt) 1990-08-31 1991-08-13 Processo de preparacao de um copolimero implantado de poliacrilato/cloreto de vinilo resistente ao impacto

Country Status (30)

Country Link
US (1) US5232991A (pt)
EP (1) EP0472852B1 (pt)
JP (1) JP2871908B2 (pt)
KR (1) KR0186003B1 (pt)
CN (1) CN1043427C (pt)
AR (1) AR245460A1 (pt)
AT (1) ATE131500T1 (pt)
AU (1) AU637523B2 (pt)
BG (1) BG60072A3 (pt)
BR (1) BR9103715A (pt)
CA (1) CA2050192C (pt)
CZ (1) CZ283242B6 (pt)
DE (2) DE4027640A1 (pt)
ES (1) ES2081393T3 (pt)
FI (1) FI98303C (pt)
GE (1) GEP19960250B (pt)
HU (1) HU209432B (pt)
LT (1) LT3726B (pt)
LV (1) LV10872B (pt)
MX (1) MX9100233A (pt)
NO (1) NO177501C (pt)
PL (1) PL168432B1 (pt)
PT (1) PT98661B (pt)
RO (1) RO109655B1 (pt)
RU (1) RU2021292C1 (pt)
SA (1) SA91120114B1 (pt)
SK (1) SK278977B6 (pt)
TR (1) TR25035A (pt)
UA (1) UA26381A (pt)
ZA (1) ZA916837B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4237438A1 (de) * 1992-11-06 1994-05-11 Basf Ag Mit Divinylether vernetzende wäßrige Dispersion oder Lösung
DE4330238A1 (de) * 1993-09-02 1995-03-09 Buna Gmbh Verfahren zur Herstellung von schlagzähen Pfropfcopolymerisaten des Vinylchlorids mit hoher Schüttdichte
EP0919569B1 (en) * 1996-07-25 2002-11-13 Mitsubishi Rayon Co., Ltd. Process for the preparation of poly(meth)acrylic acid ester
DE19958820B4 (de) * 1999-12-07 2010-04-01 Vestolit Gmbh & Co. Kg Verfahren zur Herstellung thermoplastischer Formmassen, nach diesem Verfahren hergestellte Formmassen und deren Verwendung
DE10121580A1 (de) * 2001-05-03 2002-11-14 Vinnolit Gmbh & Co Kg Schlagzähmodifier, Verfahren zu dessen Herstellung und Verwendung
US20160075811A1 (en) 2013-02-11 2016-03-17 Vestolit Gmbh & Co.Kg Transparent article made of pvc graft copolymers
MX2015010338A (es) 2013-02-11 2016-09-19 Vestolit Gmbh & Co Kg Articulo libre de plastificante hecho de copolimeros de injerto de pvc.
US10125208B2 (en) 2013-02-11 2018-11-13 Vestolit Gmbh & Co. Kg Transparent article made of PVC graft copolymers
WO2014177933A2 (en) 2013-04-29 2014-11-06 Celanese Emulsions Gmbh Halogen-containing thermoplastic resins compositions
CN104558428B (zh) * 2013-10-22 2017-01-11 中国石油化工股份有限公司 一种高增韧的氯乙烯接枝共聚物的制备方法
CN109467646B (zh) * 2018-10-10 2022-04-08 中国石油化工股份有限公司 一种氯乙烯接枝共聚物的制备方法
CN116731257A (zh) * 2023-06-29 2023-09-12 中盐安徽天辰化工有限公司 一种丙烯酸酯-氯乙烯共聚糊树脂及其制备方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3988393A (en) * 1970-12-23 1976-10-26 Stauffer Chemical Company Rigid plastic admixed with crosslinked acrylate/vinyl chloride interpolymer
US3832318A (en) * 1971-09-20 1974-08-27 Stauffer Chemical Co Suspension emulsion interpolymers
US4206105A (en) * 1978-12-07 1980-06-03 The Dow Chemical Company Polyacrylate rubber-modified vinylidene chloride copolymer compositions
DE3510899A1 (de) * 1985-03-26 1986-10-02 Hüls AG, 4370 Marl Verfahren zur herstellung eines rieselfaehigen polyvinylchlorids mit hohen anteilen an acrylatelastomeren
EP0313507B1 (de) * 1987-10-23 1993-12-29 Hoechst Aktiengesellschaft Verfahren zur Herstellung eines Acrylsäureester-Vinylchlorid-Pfropfpolymerisates
US4939212A (en) * 1989-03-31 1990-07-03 The B. F. Goodrich Company Elasticized vinyl dispersion resins having outstanding stability

Also Published As

Publication number Publication date
SA91120114B1 (ar) 2004-01-25
RU2021292C1 (ru) 1994-10-15
JPH04234413A (ja) 1992-08-24
KR0186003B1 (ko) 1999-05-15
CA2050192A1 (en) 1992-03-01
NO177501C (no) 1995-09-27
UA26381A (uk) 1999-08-30
KR920004451A (ko) 1992-03-27
CS248691A3 (en) 1992-03-18
DE4027640A1 (de) 1992-03-05
HU912824D0 (en) 1992-01-28
EP0472852A2 (de) 1992-03-04
FI914052A (fi) 1992-03-01
EP0472852B1 (de) 1995-12-13
LV10872B (en) 1996-06-20
CN1059343A (zh) 1992-03-11
PL291559A1 (en) 1992-06-26
AR245460A1 (es) 1994-01-31
CA2050192C (en) 2001-07-24
NO177501B (no) 1995-06-19
MX9100233A (es) 1992-04-01
LT3726B (en) 1996-02-26
ES2081393T3 (es) 1996-03-01
US5232991A (en) 1993-08-03
DE59107064D1 (de) 1996-01-25
NO913437L (no) 1992-03-02
LV10872A (lv) 1995-10-20
LTIP1485A (en) 1995-06-26
PT98661A (pt) 1992-06-30
FI98303C (fi) 1997-05-26
RO109655B1 (ro) 1995-04-28
BR9103715A (pt) 1992-05-19
NO913437D0 (no) 1991-09-02
CN1043427C (zh) 1999-05-19
EP0472852A3 (en) 1992-06-03
CZ283242B6 (cs) 1998-02-18
HU209432B (en) 1994-06-28
FI98303B (fi) 1997-02-14
SK278977B6 (sk) 1998-05-06
TR25035A (tr) 1992-09-01
ZA916837B (en) 1992-05-27
AU637523B2 (en) 1993-05-27
ATE131500T1 (de) 1995-12-15
AU8351891A (en) 1992-03-05
FI914052A0 (fi) 1991-08-28
JP2871908B2 (ja) 1999-03-17
BG60072A3 (en) 1993-09-15
PL168432B1 (pl) 1996-02-29
GEP19960250B (en) 1996-06-01
HUT60304A (en) 1992-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98661B (pt) Processo de preparacao de um copolimero implantado de poliacrilato/cloreto de vinilo resistente ao impacto
JPH0686501B2 (ja) グラフト共重合体
EP3083727A1 (en) Process for the preparation of polymers based on vinyl halides
JPH04309549A (ja) ポリ(酢酸ビニル)とアクリル酸重合体の混和可能なブレンド
US4272424A (en) Process for the preparation of vinyl chloride-based resins
US5185406A (en) Process for the preparation of an elastomer-containing vinyl chloride graft copolymer
US3682857A (en) Compositions containing vinyl chloride polymers
KR20000062589A (ko) 중합체 매트릭스용 수성 첨가제 시스템
CS216216B2 (en) Composition of the disperse and extension resin fitted for preparation of the plastisoles and organosoles and method of making the same
IT9022038A1 (it) Polipropilene sindiotattico aggraffato.
JPH0465852B2 (pt)
JPH0343403A (ja) スチレンおよびメタクリル酸の懸濁重合
KR102602114B1 (ko) 윤활 특성을 갖는 용융 강도 공정 조제로서 다단계 코폴리머를 함유하는 열가소성 조성물
US5314966A (en) Process for the preparation of a finely divided vinyl chloride graft copolymer and its use as viscosity-reducing agent and flatting agent
MXPA03007286A (es) Coagulacion de particulas a partir de emulsiones, por la formacion in situ de un agente coagulante.
Arora et al. Synthesis and characterization of core/shell ionomeric latexes. I. Latex and film properties
WO2006112076A1 (ja) 塩化ビニル系樹脂ドープ組成物
JP4384286B2 (ja) 射出成形用アクリル樹脂プラスチゾル組成物の射出成形方法
IE73640B1 (en) Process for the preparation of (co)polymers soluble in their (co)monomer compositions
KR20220054176A (ko) 비닐시안 화합물-공액디엔 고무-방향족 비닐 화합물 그라프트 공중합체의 제조방법 및 이를 포함하는 열가소성 수지 조성물의 제조방법
JP4746595B2 (ja) 無機物含有塩化ビニル系樹脂及び製造方法
NO841769L (no) Transparente slagseige formmasser paa polyvinylkloridbasis
CS257356B1 (en) Production method of suspension tough polyvinilchloride
JP2001151899A (ja) アクリル樹脂プラスチゾル成形品の製造方法
JPH09176423A (ja) 塩化ビニル系重合体の製法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920226

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981104

PC3A Transfer or assignment

Free format text: VESTOLIT HOLDING GMBH & CO. KG DE

Effective date: 20020918

PD3A Change of proprietorship

Free format text: VESTOLIT GMBH & CO. KG DE

Effective date: 20020918

Free format text: VESTOLIT GMBH & CO. KG DE

Effective date: 20020918

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20131104