PT97101B - Processo para a preparacao de lipossomas heterovesiculares - Google Patents

Processo para a preparacao de lipossomas heterovesiculares Download PDF

Info

Publication number
PT97101B
PT97101B PT97101A PT9710191A PT97101B PT 97101 B PT97101 B PT 97101B PT 97101 A PT97101 A PT 97101A PT 9710191 A PT9710191 A PT 9710191A PT 97101 B PT97101 B PT 97101B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
chosen
lipid
emulsion
aqueous
Prior art date
Application number
PT97101A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97101A (pt
Inventor
Sinil Kim
Original Assignee
Depotech Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Depotech Corp filed Critical Depotech Corp
Publication of PT97101A publication Critical patent/PT97101A/pt
Publication of PT97101B publication Critical patent/PT97101B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/10Dispersions; Emulsions
    • A61K9/127Liposomes
    • A61K9/1277Processes for preparing; Proliposomes

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇAO DE LIPOSSOMAS HETEROVESICULARES
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a vesículas lipídicas ou lipossomas heterovesiculares, aos processos para a sua preparação e encapsulação de várias substâncias nestes e ao tratamento de doentes com os mesmos.
Antecedentes da Invenção
Os lipossomas multivesiculares são um dos três tipos principais de lipossomas, primeiramente preparados por Kim et al.,
I Biochim. Biophys. Acta, 782 ( 1983) 339-348 7 e são notavelmente diferentes dos lipossomas uni lamelares £Huang, B í õ c h è mestry, 8_ (1969) 344-352; Kim et al., Biochim. Biophys. Acta,
646, ( 1981 ) 1-10,7 θ multilamelares Z?Bangham et al., J. Mol.
Bio., 13 ( 1965) 238-252 7 pelo facto de possuírem no seu interior múltiplas câmaras aquosas não concêntricas. As técnicas descritas anteriormente para a preparação de lipossomas referem-se à produção de lipossomas não multivesiculares; por exemplo, as patentes de invenção norte-americanas N9s. 4 522 803- Lenk; 4 310 506 - Baldeschwieler; 4 235 871 - Papahadjopoulos; 4 224 179 - 4 078 052 - Papahadjopoulos; 4 394 372 - Taylor;
f
308 166 - Marchetti; 4 485 054 - Mezei; e 4 508 703 - Redziniak. Para uma revisão completa dos vários processos de preparação de lipossomas vide Szoka et al., Ann. Rev. Bíophys. Bioeng., 9 (1980) 467-508.
Os lipossomas heterovesiculares são vesículas lipídicas ou lipossomas com múltiplas câmaras aquosas internas com, pelo menos, duas substâncias diferentes, encapsuladas em câmaras separadas em um lipossoma. As vesículas lipídicas ou lipossomas com múltiplas câmaras aquosas internas incluem, mas não estão limitadas a, lipossomas multi1 amei ares, lipossomas paucilamelares estáveis e lipossomas multivesículares. E muito vantajoso proporcionar um sistema de libertação de um lipossoma no qual duas ou mais substâncias diferentes estão encapsuladas em compartimentos separados de um lipossoma individual em vez de estarem encapsulados conjuntamente em cada compartimento do lipossoma.
Sumário da Invenção
A composição da presente invenção contém lipossomas heterovesiculares, isto é, vesículas lipídicas ou lipossomas :©onr múltiplas câmaras aquosas internas onde duas ou mais substâncias de composições diferentes estão encapsuladas separadamente, em câmaras diferentes em um lipossoma.
Resumidamente, o processo da presente invenção consiste em preparar uma emulsão de água-em-1ípido mediante a dissolução de lípido anfipático em um ou mais dissolventes orgânicos, para obter o primeiro componente lipídico, adição de um primeiro componente aquoso miscível incluindo uma substância a enca/
-3psular, de preferência na presença de ácido clorídico, e em seguida emulsionar mecanicamente a mistura. Na emulsão, as gotículas de água suspensas no dissolvente orgânico formarão as câmaras aquosas internas e a monocamada de lípidos anfipáticos que reveste as câmaras aquosas tornar-se-á no folheto da membrana de camada dupla do produto final. Forma-se em seguida um segundo componente lipídico mediante a dissolução dos lípidos anfipáticos num dissolvente orgânico volátil e adição de um segundo componente aquoso miscível incluindo uma segunda substância para ser encapsulada, de preferência na presença de ácido clorídrico. Prepara-se, então, uma segunda emulsão. Forma-se depois uma emulsão quimérica pela associação da primeira com a segunda emulsão. A emulsão quimérica é constituída por múltiplas gotículas de água suspensas num dissolvente orgânico no qual as substâncias das duas composições diferentes estão dissolvidas separadamente em diferentes gotículas aquosas. A emulsão quimérica é depois imersa num. terceiro componente aquoso imiscível, contendo, de preferência, um ou mais agentes osmóticos não iónicos e um agente de neutralização do ácido de força iónica baixa e, depois, dividindo-o mecanicamente para formar esférulas de dissolvente suspensas no terceiro componente aquoso. As esférulas de dissolvente contêm múltiplas gotículas aquosas estando as substânci as das duas composições diferentes cada uma dissolvida separadamente em diferentes gotículas aquosas em cada esférula de dissolvente. Evapora-se o dissolvente orgânico volátil das esférulas, de preferência fazendo passar uma corrente de gás sobre a suspensão. Quando o dissolvente se evapora completamente, as esférulas convertem-se em lipossomas heterovesiculares com múltiplas câmaras aquosas internas nas quais estão encapsuladas duas substâncias de composições diferentes, separada·
mente, em câmaras diferentes de um lipossoma.
uso de ácido clorídrico com um agente de neutralização ou outros cloridratos, os quais reduzem a velocidade de libertação, é preferencial para grande eficiência de encapsulação e para, uma baixa velocidade de libertação das moléculas encapsuladas em fluidos biológicos e in vivo. Também é preferível utilizar um agente neutralizante de força iónica baixa para impedir que as esférulas de dissolvente adiram umas às outras.
Deste modo, constitui um objectivo desta invenção proporcionar uma vesícula lipídica heterovesicular ou um lipossoma contendo pelo menos duas substâncias de composições diferentes, cada uma encapsulada separadamente em câmaras diferentes da vesícula ou do lipossoma.
E ainda um objectivo da presente invenção proporcionar um lipossoma heterovesicular contendo, pelo menos, duas substâncias com actividade biológica de composições diferentes, estando cada uma delas encapsulada separadamente em câmaras do lipossoma na presença de ácido clorídrico ou de outros cloridratos, os quais retardam a respectiva libertação.
E ainda um objectivo da presente invenção proporcionar um lipossoma heterovesicular contendo, pelo menos, duas substâncias com actividade biológica com composições diferentes, estando cada uma encapsulada separadamente em câmaras do lipossoma na presença de ácido clorídrico ou de outros cloridratos e de um agente de neutralização.
Constitui ainda um objectivo da presente invenção proporcionar processos para a preparação destas vesículas lipídicas ou lipossomas heterovesiculares.
Ζ
-5Ζ
Ε ainda um objectivo da presente invenção proporcionar processos para a preparação destas vesículas lipídicas ou lipossomas heterovesiculares, que consistem em dispor de um primeiro componente 1ipídico dissolvido em um ou mais dissolventes orgânicos e adicionar ao componente lipídico um primeiro componente aquoso imiscível contendo uma primeira substância destinada a ser encapsulada, formando uma primeira emulsão de água-em-óleo, dos dois primeiros .componentes imiscíveis; dispor de um segundo componente lipídico dissolvido em um ou mais dissolventes orgânicos e adicionar ao componente lipídico um segundo componente aquoso imiscível contendo uma segunda substância destinada a ser encapsulada; formar uma segunda emulsão de água-em-óleo dos dois segundos componentes imiscíveis; formar uma emulsão quimérica por associação da primeira emulsão de ãgua-em-óleo com a segunda emulsão de ãgua-em-óleo, transferir e imergir a emulsão quimérica num terceiro componente aquoso imiscível; dispersar a emulsão quimérica para formar esférulas de dissolvente contendo múltiplas gotículas do primeiro componente aquoso contendo a primeira substância e do segundo componente aquoso contendo a segunda substância; e evaporar o dissolvente orgânico das esférulas de dissolvente para se formarem vesículas lipídicas heterovesiculares ou lipossomas.
Constitui ainda um outro objectivo da presente invenção proporcionar um processo pelo qual diversas substâncias com actividade biológica hidrófilas possam ser encapsulados separadamente em câmaras de vesículas lipídicas ou lipossomas heterovesicu1 ares.
ζ
Ε ainda um objectivo da presente invenção proporcionar um método para o tratamento de um doente com pelo menos duas substâncias biologicamente activas, separadas, com composições diferentes, mediante a respectiva administração a um doente, encapsuladas separadamente nas câmaras de uma vesícula ou lipossoma heterovesicular.
Outros objectivos e vantagens da presente invenção serão evidenciados através da memória descritiva e das reivindicações.
Breve Descrição dos Desenhos
As Figuras 1 a 8 são diagramas esquemáticos que representam a preparação de uma vesícula ou lipossoma heterovesicular.
Descrição de Aspectos Preferidos
A designação lipossomas multivesiculares é utilizada nesta memória descritiva e nas reivindicações para significar vesículas lipídicas microscópicas fabricadas pelo homem constituídas por membranas de duas camadas lipídicas encerrando múltiplas câmaras aquosas, não concêntricas, que contêm todas o mesmo componente. Em contraste, a designação lipossomas heterovesiculares como utilizada nesta memória descritiva e nas reivindicações significa vesículas lipídicas microscópicas constituídas por membranas de duas camadas lipídicas, encerrando múltiplas câmaras aquosas, em que pelo menos duas das câmaras contêm separadamente substâncias de diferentes composições. As vesículas lipídicas microscópicas incluem mas não estão limitadas a lipossomas mui ti 1 amei ares, lipossomas /
pauci1 amei ares estáveis e lipossomas multivesículares.
A designação emulsão quimérica é utilizada nesta memória descritiva e nas reivindicações para significar uma emulsão constituída por múltiplas gotículas de ãgua suspensas num dissolvente orgânico, estando as substâncias de duas composições diferentes dissolvidas separadamente em diferentes gotículas aquosas.
A designação esférulas de dissolvente é utilizada nesta memória descritiva e nas reivindicações para significar uma gotícula esferóide microscópica dum dissolvente orgânico entre as quais existem múltiplas gotículas mais pequenas de solução aquosa. As esférulas de dissolvente estão suspensas e totalmente imersas numa segunda solução aquosa.
A designação lípido neutro significa óleos ou gorduras que não têm capacidade para formarem membrana por si mesmos e carecem de um grupo de cabeça hidrófilo.
A designação lípidos anfipãticos refere-se àquelas moléculas que têm um grupo de cabeça hidrófilo e um grupo de cauda hidrófóbio e que têm capacidade para formarem membrana.
As composições da presente invenção são vesículas lipídicas ou lipossomas heterovesiculares que contêm pelo menos duas substâncias de composições diferentes, encapsuladas separadamente em câmaras diferentes da vesícula ou do lipossoma.
Muitas ou variadas substâncias biológicas podem ser incorporadas por encapsulação nos lipossomas mui tivesiculares. Estas incluem fãrmacos e outros tipos de materiais, como, por exemplo, DNA, RNA, proteínas de várias espécies hormonas proteínicas produzidas por tecnologia de recombinação de DNA efi-8cazes nos seres humanos, factores de crescimento hematopoiético, monocinas, linfocinas, factor de necrose tumoral, inibina, factor de inibição de desenvolvimento de tumores 0/ e
substância inibidora mulleriana, factor de crescimento do nervo, factor de crescimento de fibroblastos, factor de crescimento derivado de plaquetas, hormonas da pituitária e da hipofisal incluindo LH e outras hormonas de libertação, calcitonina, proteínas que actuam como imunogénios para vacinação e sequências de DNA e de RNA.
Quadro 1 seguinte inclui uma lista de substâncias com actividade biológica representativas que podem ser encapsuladas em lipossomas heterovesiculares na presença de um cloridrato e que são eficazes nos seres humanos.
Quadro 1
Anti asmáticos
Anti arrítmi cos
Tranqui1izantes metaproterenol aminofi1ina teofi1ina terbutalina tegretol efedrina i soproterenol adrenalina norepi nefri na propanolol atenolol verapami1 captopri1 isossorbido clorpromazi na benzodiazepina butirofenonas hidroxizinas meprobamato penotiazinas reserpi na tioxanti nas
Glicósidos cardiotónicos Hormonas
Esteróides digitálicos digitoxi na lanatosido C antidiurética corticosterói des testosterona predni sona triancinolona hidrocorti sona
digoxina estrogéneos tiróide crescimento ACTH progesterona gonadotropina mineralocorticóide LH LHRH FSH calcitonina dexametasona betametosona predni solona
Anti-hi potensores Anti di abéti cos Anti-histamínicos
apresoli na Diabenese piribenzamina
atenolol insulina clorfeniramina difenidrami na
Anti parasitários Citostãticos Sedativos e Analgésicos
praziquantel azatioprina morfina
metronidazol bleomicina di1audi d
pentamidina ciclofosfamida adriamicina daunorubici na vincristina metotrexato 6-TG 6-MP vinblastina VP-16 VM-26 ci splatina FU codeína compostos de síntese similares à codeína demerol oximorfona fenobarbital barbituratos
Antibióticos Immunoterãpicos Vacinas
penici1ina i nterferões contra a gripe
tetraciclina interleucina-2 sincicial respiratória
eritromicina anticorpos monoclonais contra vírus
cefaloti na gamaglobulina vacina contra Hemo-
philus influenza /
-10/
Antibióticos (Cont.) Antifúngicos
Antivirais imi penem cefotaxima carbenici1ina vancomicina gentamicina tobramicina piperaci1ina moxalactam amoxicilina ampicilina .
anfotericina B aciclovir e derivados miconazol dipéptido muramilo clotrimazole
Anti-hipertensores dopamina dextroanfitamina
Winthrop-51711 ri bavi ri na rimantadina/amantadina azidotimidina e derivados adenina-arabinosido inibidores da protease do tipo da amidina cefazolina cefadroxi1 cefoxiti na outros aminoglicosídos
Proteína e G1icoproteína
1i nfocinas interleuxinas - 1, 2, 3, 4, 5 e 6 citoei nas GM-CSF 7
Outros bloqueadores dos receptotores da superfície celular *
Ácidos nucleicos e análogos
M-CSF DNA
G-CSF RNA factor da necrose tumoral metiIfosfonatos e análogos inibina factor de crescimento tumoral substância dos inibidores Mullerianos factor do crescimento dos nervos factor do crescimento fibroblãstico factor do crescimento derivado das plaquetas factores de coagulação (por exemplo VIII, IX, VII) insulina activador do plasminogênio tecidual antigénicos da compatibilidade dos tecidos produtos oncogênicos /
-1/proteína básica da mielina colagénio fibronectina
1aminina outras proteínas obtidas por tecnologia de recombinação do DNA.
Um método preferido para a preparação de vesículas ou lipossomas heterovesiculares está representado no desenho a que seguidamente, se fará referência no passo 1 (Figura 1) uma primeira substância aquosa, de composição 10, destinada a ser encapsulada, é adicionada a um primeiro componente lipídico 12 no frasco-ampola 14. Este frasco-ampola 14 é fechado e no passo 2 (Figura 2) é misturado e agitado, sendo ligado à cabeça de um misturador de vórtex, para formar a primeira emulsão de água-em-óleo 16 contendo a primeira substância de composição 10 destinada a ser encapsulada. No passo 3 (Figura 3) um segundo frasco-ampola 14a, uma segunda solução aquosa 10a destinada a ser encapsulada é adicionada a um segundo componente lipídico 12a e o frasco 14a é fechado e no passo 4 (Figura 4) é misturado mediante ligação à cabeça de um misturador de vórtex para formar uma segunda emulsão de água-em-óleo 16, contendo a substância de composição 10a destinada a ser encapsulada.
No passo 5 (Figura 5) a primeira e a segunda emulsões de ãgua-em-óleo, 16 e 16a, são reunidas e misturadas, por exemplo, manualmente, de modo a formarem uma emulsão quimérica..
No passo 6 (Figura 6) uma parte da emulsão quimérica proveniente do passo 5 é introduzida em frascos-ampolas contendo um terceiro componente imiscível 18a de forma a esguichar rapidamente através de uma pipeta pasteur de ponta estreita para
dois frascos de, aproximadamente, 1,8 g, (one-dram), aqui representados como um.
No passo 7 (Figura 7) os frascos provenientes do passo 6 são agitados, por exemplo por um misturador de vórtex e, no passo 8 (Figura 8) a suspensão de esférulas de clorofórmio em cada frasco do passo 7 é transferida e o clorofórmio é evaporado, por exemplo por uma corrente de azoto gasoso, proporcionando, deste modo, o lipossoma heterovesicular que contém uma primeira substância em uma ou mais câmaras aquosas internas e uma segunda substância nas restantes câmaras aquosas internas dentro de cada lipossoma.
De preferência, cada uma das substâncias destinadas a ser encapsuladas é encapsulada na presença de um cloridrato tal como o ácido clorídrico, que torna mais lenta a velocidade de libertação do lipossoma ou da vesícula.
Tal como se referiu anteriormente, qualquer substância com actividade biológica, tal como as representadas no Quadro 1, pode ser encapsulada separadamente nas câmaras da vesícula ou lipossoma.
Os exemplos seguintes indicam os métodos presentemente preferidos de encapsulação de duas substâncias com composições diferentes em câmaras separadas de uma vesícula ou lipossoma.
Exemplo 1
Preparação de Lipossomas Heterovesiculares de didesoxicítidina/glucose
Passo 1: Introduziu-se a primeira substância aquosa (1 ml de uma solução a 20 mg/ml de didesoxicitidina em água com ácido clorídrico 0,1 N), num frasco-ampola de, aproximadamente, 3,9 / ..
-13g (one-dram) contendo o primeiro componente lipídico (9,3 yimoles de dioleiol-lecitina, 2,1^moles de dipalmatoil-fosfatidilglicerol, 15 yjmoles de colesterol, 1,8 jumoles de trioleína e 1 ml de clorofórmio).
Passo 2: Fechou-se o primeiro frasco-ampola e ligou-se a um misturador de vórtex e agitou-se à velocidade máxima durante 6 minutos para formar a primeira emulsão de água-em-óleo.
Passo 3: No segundo frasco-ampola adicionou-se a segunda substância aquosa (1 ml de uma solução de glucose e 30 mg/ml em água com ácido clorídrico 0,1 N) ao segundo componente lipídico (idêntico ao primeiro componente lipídico).
Passo 4: Fechou-se o segundo frasco-ampola e ligou-se a um misturado de vórtex e agitou-se à velocidade máxima durante 6 minutos para formar a segunda emulsão de água-em-óleo.
Passo 5: Adicionou-se 0,5 ml da primeira emulsão ao segundo frasco-ampola e misturou-se manualmente para obter uma emulsão quimérica.
Passo 6: Dividiu-se a emulsão quimérica em duas partes iguais e introduziram-se . . rapidamente por meio de uma pipeta pasteur de ponta estreita em dois frascos-ampola de aproximadamente,
3,9 g (one-dram), contendo, cada um, um terceiro componente aquoso imiscível (2,5 ml de água, 32 mg/ml de glucose e lisina 40 mM sob a forma de base livre).
Passo 7: Agitaram-se os frascos provenientes do passo 6 num misturador de vórtex, durante 3 segundos à velocidade 5, para formar esférulas de dissolvente contendo múltiplas gotículas da primeira e da segunda substâncias aquosas.
Passo 8: Transferiram-se as suspensões de esférulas de clorofórmio, em cada um dos frascos, para o fundo de um copo de 2 litros contendo 4,5 ml de água, 35 ml de glucose e lisina 22 mM sob a forma de base livre. Fez-se passar através do copo uma corrente de azoto gasoso com a velocidade de 7 1itros/minuto para evaporar o clorofórmio, durante 15 minutos a 15 deg. C.
exemplo anterior descreve um processo para a preparação de lipossomas heterovesiculares que contêm, separadamente, glucose, em aproximadamente 5/6 de câmaras aquosas internas e contêm também, separadamente, didesoxicitidina no restante 1/6 das câmaras aquosas internas, em cada lipossoma.
Os lipossomas heterovesiculares que contêm solução de didesoxicitidina como uma substância aquosa e glucose como segunda substância aquosa são acentuadamente mais estáveis do que os lipossomas não heterovesiculares.
Exemplo 2
Este exemplo refere-se à síntese de lipossomas heterove) siculares contendo interleucina-2 (IL-2) e clorodrato de lisina: Para cada lote de lipossomas preparado introduziu-se num frasco de, aproximadamente, 3,9 g (one-dram) contendo 9,3 yjmoles de dioleiol-lecitina, 2,1 ^timoles de dipalmitoi 1-fosfatidilglicerol, 15 jumoles de colesterol e 1,8 jjmoles de trioleína e 1 ml de clorofórmio (constituindo isto a primeira emulsão de água-em-óleo).
Para obter segunda emulsão de água-em-óleo, adicionou-se 1 ml de cloridrato de lisina (sem IL-2) a um frasco-ampola de 3,9 g
-15'' · contendo 9,3 ^imoles de dioleiol-lecitina, 2,1 yimoles de dipalmitoil-fosfatidilglicerol, 15yimoles de colesterol, 1,8yimoles de trioleína e 1 ml de clorofórmio. Agitaram-se os frascos-ampola individualmente num misturador de vórtex, sequencialmente à velocidade máxima durante 6 minutos.
Adicionou-se 0,5 ml da primeira emulsão de água-em-óleo a 2 ml da segunda emulsão e misturaram-se para se obter uma emulsão de água-em-óleo quimérica. Pipetou-se rapidamente a emulsão quimérica dividida em duas partes iguais, com uma pipeta pasteur de ponta fina para dois frascos-ampola de 3,9 g, contendo cada um 2,5 ml de glucose a 4% em água e 0,1 ml de lisi na sob a forma de base livre, 200 mM, e agitaram-se à velocidade mãxima durante 3 segundos para se formarem esférulas de clorofórmio. Transferiram-se as suspensões de esférulas de clorofórmio para um balão Erlenmeyer de 250 ml, contendo 5 ml de solução aquosa a 4% de glucose e 0,2 ml de lisina sob a forma de base livre, 200 mM. Fez-se passar uma corrente de azoto gasoso com o cocudal de 7 litros/minuto, através do balão para evaporar o clorofórmio, durante 5 minutos à temperatura de 37° C.
Exemplo 3
Este exemplo ilustra a síntese de lipossomas heterovesiculares contendo uma solução de ara-C como primeira substância aquosa e água destilada como segunda substância aquosa. Para cada lote de lipossomas preparados, adicionou-se 1 ml de água contendo 100 mg/ml de ara-C, a pH 1,1, a um frasco-ampola de 3,9 g contendo 9,3jjmoles de dioleiol-lecitina, 2,1 ^imoles de dipalmitoi 1-fosfatidi Igl icerol, 15 íimoles de colesterol e 1,8 /
-16jjmoles de trioleina e 1 ml de clorofórmio, colocou-se num misturador de vórtex e agitou-se à velocidade máxima durante 6 minutos (constituindo esta a primeira emulsão de água em óleo) Para a obtenção in sltu da segunda emulsão de água-em-óleo, retirou-se metade do conteúdo da primeira emulsão de água-em-óleo e, em seguida, adicionou-seΊ ml de água destilada à parte restante da primeira emulsão de água-em-óleo e agitou-se o frasco-ampola de 3,9 g, durante 10 segundos à velocidade máxima. Formou-se uma emulsoa quimérica de água-em-óleo. Metade da emulsão quimérica foi introduzida rapidamente por meio de uma pipeta pasteur de ponta fina em cada um de dois frascos-ampola de 3,9 g contendo cada um, 2,0 ml de glucose a 4% em água e 0,5 ml de lisina sob a forma de base livre, 200 mM, e agitou-se à velocidade máxima durante 3 segundos para se formarem esférulas de clorofórmio. Transferiram-se as suspensões de esférulas de clorofórmio para um balão Erlenmeyer de 250 ml, contendo 4 ml de glucose a 4% em água e 0,5 ml de lisina sob a forma de base livre, 200 mM. Fez-se passar uma corrente de azoto gasoso com um caudal de 7 litros/ ^ninuto, através do balão para se evaporar o clorofórmio, durante 5 minutos à temperatura de 37°C.
Exemplo 4
Síntese de lipossomas heterovesiculares contendo factor de estimulação de colónias na macrofase granulocítica (GM-CSF)
Foi utilizado exactamente o mesmo procedimento que se descreveu no Exemplo 2, com excepção de a interleucina-2 ter sido substituída por 1 yjg de GM-CSF.
Exemplo 5
Síntese de lipossomas heterovesiculares com diversas composições lipídicas e incorporação de diversas substâncias nos lipossomas
Em vez de se utilizarem dileiol-lecitina, dipalmitoil-fosfatidilglicerol, colesterol e trioleina (TO) e outros lípidos antipáticos, tais como as fosfatidil-colinas (PC), podem utilizar-se cardiolipina (CL), dimiristoíl-fosfatidilglicerol (DMPG), fosfatidil-etanolaminas (PE), fosfatidilserinas (PS), ácido dimiristoíl-fosfatídico (DMPA) e outros lípidos neutros, como a tricaprilina (TC), em várias associações com resultados similares. Por exemplo, podem utilizar-se PC/C/CL/TO numa relação molar de 4,5/4,5/1/1; DOPC/C/PS/TO numa relação molar de 4,5/4,5/1/1; PC/C/DPPG/TC numa relação molar 5/4/1/1 ; PC/C/PG/ /TC numa relação molar 5/4/1/1; PE/C/CL/TO numa relação molar de 4,5/4,5/1/1; e PC/C/DMPA/TO numa relação molar de 4,5/4,5/1/1,
Para incorporar outras substâncias solúveis na água, tais como glucose, sacarose, metotrexato, Ponceau S, substitui-se simplesmente a interleucina-2, referida no Exemplo 2, pelas substâncias pretendidas. Também, tal como no Exemplo 2, a interleucina-2 pode ser identicamente substituída por outras substâncias com actividade biológica, tais como as substâncias indicadas no Quadro 1, em doses apropriadas.
-18- -y.^·
Exemplo 6
Neste exemplo, a trioleína e os componentes 1ipídicos dos exemplos descritos anteriormente são substituídos, isoladamente ou em associação, por outros triglicéridos, óleos vegetais, gorduras animais, tocoferóis, ésteres do tocoferol, ésteres colesterílicos ou hidrocarbonetos, com bons resultados.
Exemplo 7 ) Para se prepararem lipossomas mais pequenos dos que os dos exemplos anteriores e com referência aos Exemplos 1 ou 2, aumentou-se a força mecânica ou o período de agitação ou homogeneização do Passo 4 nesses exemplos. Para se prepararem lipossomas maiores, diminuiu-sea força mecânica ou o período de agitação ou homogeneização do Passo 4 do Exemplo 1 ou 2.
Podem administrar-se lipossomas heterovesiculares a doentes do modo normal, quando se pretende proporcionar dois compostos com actividade biológica, separados, a esse doente para um fim particular de tratamento.
I
A dose apropriada para seres humanos está compreendida entre 1 e 6 000 mg/m2 de superfície do corpo. A razão para este intervalo ser tão grande é que para algumas aplicações, tais como a aplicação subcutânea, a dose requerida pode ser muito pequena mas para outras aplicações, como a administração intraperitonial, a dose pretendida a utilizar pode ser, muito grande. Embora se possam administrar doses fora do intervalo referido anteriormente, este intervalo abrange a gama de utilização para praticamente todas as substâncias com actividade biológica.
Ζ
-19Podem administrar-se os lipossomas multivesiculares por qualquer via pretendida. Por exemplo, por via intratecal, intraperitonial, subcutânea, endovenosa, intralinfática, oral ou submucosa, sob muitos diferentes tipos de epitélios, incluindo o epitélio brônquico, gastrintestinal, epitélio urogenital e várias mucosas corporais, e por via intramuscular.
Quando se faz a encapsulação de mais de duas substâncias em câmaras separadas de um lipossoma, mistura-se um terceiro (ou quarto) componente aquoso contendo a terceira ou a quarta substância com actividade biológica para se formar uma terceira ou quarta emulsão de água-em-óleo e, em seguida, juntam-se a primeira e a segunda emulsões e mistura-se para se formar uma emulsão quimérica contendo três ou mais substâncias com actividade biológica. A parte restante do processo é idêntica à descrita quando se faz a encapsulação de dois compostos ou substâncias com actividade biológica.
A presente invenção, portanto, permite alcançar os objectivos e finalidades e tem as vantagens mencionadas, assim como outras inerentes a estas. Embora os exemplos da presente invenção tenham fins de descrição, podem fazer-se alterações que estão incluídas no espírito desta invenção, tal como é definido pelas reivindicações apensas.

Claims (24)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo para a preparação de vesículas lipídicas ou lipossomas heterivesiculares com, pelo menos, duas substâncias diferentes, das quais pelo menos uma é biologicamente activa, encapsuladas separadamente nas suas câmaras aquosas, caracte rizado pelo facto:
    (a) de se adquirir um primeiro componente lipídico dissolvido em um ou mais dissolventes orgânicos e de se adicionar a esse componente lipídico um primeiro componente aquoso imiscível contendo uma primeira substância biologicamente activa que se pretende encapsular;
    (b) de se formar uma primeira emulsão água-em-óleo a /-21partir dos dois primeiros componentes imiscíveis;
    (c) de se adquirir um segundo componente lipídico dissol. vido em um ou mais dissolventes orgânicos e de se adicionar a e£ se componente lipídico um segundo componente aquoso imiscível contendo uma segunda substância que se pretende encapsular;
    (d) de se formar uma segunda emulsão ãgua-em-õleo a par tir dos dois segundos componentes imiscíveis;
    (e) de se formar uma emulsão aparente associando a primeira emulsão água-em-óleo com a segunda emulsão também água-em-óleo;
    (f) de se transferir e de se fazer imergir o produto preparado na fase (e) em ura terceiro meio imiscível com os dissolventes orgânicos citados antes;
    (g) de se dispersar a emulsão aparente para se obterem esférulas de dissolvente contendo múltiplas gotículas do primei ro componente aquoso contendo a primeira substância e do segundo componente aquoso contendo a segunda substância; e (h) de se evaporarem os dissolventes orgânicos das esférulas de dissolvente para se obterem lipossomas heterovesiculares.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte rizado pelo facto de se utilizarem como primeiro e segundo componentes lipídicos um fosfolípido ou uma mistura de diversos fosfolípidos.
  3. 3.-
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado pelo facto de se associarem três ou mais emulsões ãgua-em-óleo contendo três ou mais componentes aquosos imiscíveis para se obter uma emulsão aparente.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado pelo facto de se utilizarem primeiros e segundos componentes lipídicos similares.
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte rizado pelo facto de se utilizarem fosfolxpidos escolhidos entre fosfatidilcolina, cardiolipina, fosfatidiletanolamina, esfingomielina, lisofosfatidilcolina, fosfatidilserina, fosfatidil inositil, fosfatididilglicerol e ácido fosfatídico.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte | rizado pelo facto de se utilizar(em) um ou mais componente (s) contendo um lípido com uma ou mais carga(s) negativa(s) livre (s) .
  7. 7.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte rizado pelo facto de se utilizar pelo menos um dos fosfolxpidos misturado com colesterol.
  8. 8.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte /23ζ rizado pelo facto de se utilizar pelo menos um dos fosfolípidos misturado com estearilamina.
  9. 9. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de pelo menos uma das primeira e segunda substâncias ser um material lipofrlico biologicamente activo.
    I
  10. 10. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de pelo menos um dos primeiro e segundo componentes lipídicos ser um lípido neutro isolado ou em associação com uma subastãncia escolhida entre trigliceridos, óleos vegetais, gorduras animais, tocoferóis, ésteres de um to coferol, ésteres colesterílicos ou hidrocarbonetos.
  11. 11. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se utilizar um dissolvente orgânico escolhido entre éteres, hidrocarbonetos eventualmente halogenados éteres halogenados, ésteres ou associações destes compostos.
  12. 12. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se utilizar um cloridrato escolhido entre ácido clorídrico, cloridrato de lisina, cloridrato de histidina ou associações destes compostos.
  13. 13.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se utilizar uma substância biologicamen te activa hidrofílica.
  14. 14. - Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de se escolher a substância hidrofílica biologicamente activa entre interleucina-2, citosina-arabinosi do, metotrexato, 5-fluorouracilo, cisplatina, floxuridina, mel falan, mercaptopurina, tioguanina, tiotepa, vincristina, vinblastina, estreptozocina, leuprolide, interferon, calcitonina, doxorubicina, daunorubicina, mitoxantrona, amacrina, actinomicina e bleomicina.
  15. 15. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se preparar a emulsão dos dois componen r tes utilizando métodos escolhidos entre agitação mecânica, energia ultra-sónica e atomização através de um pulverizador.
    )
  16. 16. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto do terceiro componente aquoso conter, pelo menos, um agente neutralizante de ácidos.
  17. 17. - Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de se utilizar um agente neutralizante de ácidos isoladamente ou em associação escolhido entre a lisina sem carácter básico e a histidina também sem carácter bã-25ζ sico.
  18. 18. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se utilizar um terceiro componente aquo so com uma força iõnica inferior a, aproximadamente, 0,05.
  19. 19. - Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de se utilizar como terceiro componente aquoso uma solução aquosa contendo ainda compostos dissolvidos escolhidos entre hidratos de carbono e aminoácidos.
  20. 20. - Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de se utilizar como terceiro componente aquoso uma solução aquosa contendo compostos dissolvidos, indi vidualmente ou em associação, escolhidos entre glucose, sacaro se, lactose, lisina sem carácter básico e histidina também sem carácter básico.
  21. 21. - Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se prepararem esférulas do dissolvente mediante dispersão utilizando métodos escolhidos entre agitação mecânica, energia ultra-sónica e atomizaçâo através de um pulverizador.
  22. 22.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se conseguir a evaporação do dissolven te orgânico fazendo passar azoto sobre o segundo componente aquoso.
  23. 23.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se escolherem as substâncias biologicamente activas entre compostos antiarrítmicos, antiasmãticos, antibióticos, citostãticos, antidiabéticos, antifúngicos, anti -histamínicos, hipotensores, hipertensores, antiparasitários, antivirais, bloqueadores dos receptores da superfície celular, glicosídeos cardiotónicos, hormonas, imunoterãpicos, ácidos nu cleicos e seus análogos, proteínas e glicoproteínas, sedativos e analgésicos, esteróides, tranquilizantes e vacinas.
  24. 24.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se encapsular uma substância biologicamente activa escolhida entre os compostos reunidos no
    Antiasmãticos metaproterenol aminofilina teofilina terbutalina tegretol efedrina
    QUADRO I Antiarrítmicos propanolol atenolol verapamil captopril isossorbido
    Tranquilizantes clorpromazina benzodiazepina butirofenonas hidroxizinas meprobamato fenotiazinas
    isoproterenol reserpina adrenalina tioxantinas norepinefrina Glicosídeos cardiotónicos Hormonas Esteróides digitãlicos antidiurética prednisona digitoxina corticosteróides triancinolona lanatosido C testosterona hidrocortisona digoxina estrogéneos dexametasona tiróide betametosona do crescimento ACTH progesterona gonadotropina mineralocorticóide prednisolona LH LHRH FSH calcitonina Hipotensores Antidiabéticos Anti-histamínicos apresolina diabenese piribenzamina atenolol insulina clorfeniramina difenilidramina Antiparasitários Citostáticos Sedativos e analgésicos praziquantel azatioprina morfina
    metronidazol bleomicina dilaudid pentamidina ciclofosfamida codeína adriamicina compostos de sín tese similares à codeína daunorubicina demerol vincristina oximorfona 1 metotrexato fenobarbital 6-TG 6-MP vinblastina VP-16 VM-26 barbituratos cisplatina FU Antibióticos Imunoterãpicos Vacinas | penicilina interferoes contra a gripe tetraciclina interleucina-2 sincicial respira tõria eritomicina anticorpos mono clonais contra vírus cefalotina imipenem cefotaxima gama globu1ina vacina contra hemophilus in- fluenza
    carbenicilina
    -29f
    - β*
    Antibióticos (cont.) Antifúngicos vancomicina anfotericina B Antivirais gentamicina miconazol aciclovir e derivados tobramicina dipeptido mura milo piperacilina clotrimazol Winthrop-51711 raoxalactam ribavirina amoxicilina rimantadina/amantadina ampicilina Hipertensores azidotimidina e derivados cefazolina dopamina cefadroxil dextroanf etamina adenina arabinosido cefoxitina inibidores da protease do tipo da amidina outros aminoglicosí deos Proteínas e Glicoprot eínas Outros linfocinas bloqueadores dos recepto res da superfície celular interleucinas - 1, 2, 3, 4, 5 e 6 citocinas GM-CSF Ãcidos nucleicos e análogos M-CSF DNA G-CSF RNA
    factor da necrose tumoral metilfosfonatos e análogos
    -30/
    Τ'
    Λ
    Λϊ
PT97101A 1990-03-21 1991-03-21 Processo para a preparacao de lipossomas heterovesiculares PT97101B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US49684690A 1990-03-21 1990-03-21

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97101A PT97101A (pt) 1991-11-29
PT97101B true PT97101B (pt) 1998-08-31

Family

ID=23974416

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97101A PT97101B (pt) 1990-03-21 1991-03-21 Processo para a preparacao de lipossomas heterovesiculares

Country Status (20)

Country Link
EP (1) EP0524968B1 (pt)
JP (1) JP3461000B2 (pt)
KR (1) KR100203223B1 (pt)
CN (1) CN1053101C (pt)
AT (1) ATE123412T1 (pt)
AU (1) AU655177B2 (pt)
CA (1) CA2078666C (pt)
DE (1) DE69110281T2 (pt)
DK (1) DK0524968T3 (pt)
ES (1) ES2073164T3 (pt)
FI (1) FI104464B (pt)
IE (1) IE62772B1 (pt)
IL (1) IL97615A (pt)
NO (1) NO304576B1 (pt)
NZ (1) NZ237464A (pt)
PT (1) PT97101B (pt)
RU (1) RU2120795C1 (pt)
SA (1) SA93130496B1 (pt)
WO (1) WO1991014445A1 (pt)
ZA (1) ZA911974B (pt)

Families Citing this family (166)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3278273B2 (ja) * 1993-12-17 2002-04-30 キヤノン株式会社 薬剤徐放性カプセル
US6544523B1 (en) 1996-11-13 2003-04-08 Chiron Corporation Mutant forms of Fas ligand and uses thereof
JP4275741B2 (ja) 1996-12-13 2009-06-10 ノバルティス バクシンズ アンド ダイアグノスティックス, インコーポレーテッド 血小板由来増殖因子タンパク質の分析および分離
US5985214A (en) 1997-05-16 1999-11-16 Aurora Biosciences Corporation Systems and methods for rapidly identifying useful chemicals in liquid samples
EP1014946B1 (en) 1997-09-18 2010-04-07 Pacira Pharmaceuticals, Inc. Sustained-release liposomal anesthetic compositions
CN1263854C (zh) 1997-11-06 2006-07-12 启龙股份公司 奈瑟球菌抗原
EP1030652B1 (en) 1997-11-14 2012-04-25 Pacira Pharmaceuticals, Inc. Production of multivesicular liposomes
WO1999036544A2 (en) 1998-01-14 1999-07-22 Chiron S.P.A. Neisseria meningitidis antigens
EP1645631B1 (en) 1998-05-01 2007-10-24 Novartis Vaccines and Diagnostics, Inc. Neisseria antigens and compositions
JP2002527066A (ja) 1998-10-15 2002-08-27 カイロン コーポレイション 転移性乳癌および結腸癌調節遺伝子
ATE408695T1 (de) 1998-12-16 2008-10-15 Novartis Vaccines & Diagnostic Menschliche cyclin-abhängige kinase (hpnqalre)
US7625859B1 (en) 2000-02-16 2009-12-01 Oregon Health & Science University HER-2 binding antagonists
US7393823B1 (en) 1999-01-20 2008-07-01 Oregon Health And Science University HER-2 binding antagonists
WO2000066741A2 (en) 1999-04-30 2000-11-09 Chiron S.P.A. Conserved neisserial antigens
GB9911683D0 (en) 1999-05-19 1999-07-21 Chiron Spa Antigenic peptides
GB9916529D0 (en) 1999-07-14 1999-09-15 Chiron Spa Antigenic peptides
PT2275551E (pt) 1999-10-29 2015-06-29 Novartis Vaccines & Diagnostic Péptidos antigénicos de neisseria
JP2003516731A (ja) 1999-11-18 2003-05-20 カイロン コーポレイション ヒトfgf−21遺伝子および遺伝子発現産物
MXPA02006962A (es) 2000-01-17 2002-12-13 Chiron Spa Vacuna de vesicula de membrana exterior que comprende proteinas de membrana exterior de neisseria meningitidis serogrupo b.
EP2075255A1 (en) 2000-03-08 2009-07-01 Novartis Vaccines and Diagnostics, Inc. Human FGF-23 gene and gene expression products
EP1950297A2 (en) 2000-05-31 2008-07-30 Novartis Vaccines and Diagnostics, Inc. Compositions and methods for treating neoplastic disease using chemotherapy and radiation sensitizers
US7700359B2 (en) 2000-06-02 2010-04-20 Novartis Vaccines And Diagnostics, Inc. Gene products differentially expressed in cancerous cells
EP1370684B1 (en) 2000-06-15 2008-05-28 Novartis Vaccines and Diagnostics, Inc. Polynucleotides related to colon cancer
CA2881568C (en) 2000-10-27 2019-09-24 Novartis Vaccines And Diagnostics, Inc. Nucleic acids and proteins from streptococcus groups a & b
US7776523B2 (en) 2000-12-07 2010-08-17 Novartis Vaccines And Diagnostics, Inc. Endogenous retroviruses up-regulated in prostate cancer
GB0107661D0 (en) 2001-03-27 2001-05-16 Chiron Spa Staphylococcus aureus
GB0107658D0 (en) 2001-03-27 2001-05-16 Chiron Spa Streptococcus pneumoniae
WO2002081639A2 (en) 2001-04-06 2002-10-17 Georgetown University Gene brcc2 and diagnostic and therapeutic uses thereof
AU2002258728A1 (en) 2001-04-06 2002-10-21 Georgetown University Gene brcc-3 and diagnostic and therapeutic uses thereof
WO2002081641A2 (en) 2001-04-06 2002-10-17 Georgetown University Gene scc-112 and diagnostic and therapeutic uses thereof
US7309783B2 (en) 2001-05-09 2007-12-18 The University Of Connecticut Mammalian early developmental regulator gene
EP1404713A4 (en) 2001-05-24 2004-09-22 Human Dna Technology Inc NEW KERATINOCYTE GROWTH FACTOR 2 ANALOG IN HAIR FOLLICULES
CA2465953A1 (en) 2001-11-09 2003-05-15 Georgetown University Novel isoforms of vascular endothelial cell growth inhibitor
EP2335724A1 (en) 2001-12-12 2011-06-22 Novartis Vaccines and Diagnostics S.r.l. Immunisation against chlamydia trachomatis
SG148035A1 (en) 2002-01-08 2008-12-31 Novartis Vaccines & Diagnostic Gene products differentially expressed in cancerous breast cells and their methods of use
JP2005520543A (ja) 2002-03-21 2005-07-14 サイグレス ディスカバリー, インコーポレイテッド 癌における新規組成物および方法
US7244565B2 (en) 2002-04-10 2007-07-17 Georgetown University Gene shinc-3 and diagnostic and therapeutic uses thereof
US7138512B2 (en) 2002-04-10 2006-11-21 Georgetown University Gene SHINC-2 and diagnostic and therapeutic uses thereof
AU2003276679A1 (en) 2002-06-13 2003-12-31 Chiron Corporation Vectors for expression of hml-2 polypeptides
US7135324B2 (en) 2002-09-04 2006-11-14 The University Of Connecticut Viral recombinases, related articles, and methods of use thereof
UA80447C2 (en) 2002-10-08 2007-09-25 Methods for treating pain by administering nerve growth factor antagonist and opioid analgesic
WO2004046177A2 (en) 2002-11-15 2004-06-03 Chiron Srl Unexpected surface proteins in neisseria meningitidis
US9498530B2 (en) 2002-12-24 2016-11-22 Rinat Neuroscience Corp. Methods for treating osteoarthritis pain by administering a nerve growth factor antagonist and compositions containing the same
US7569364B2 (en) 2002-12-24 2009-08-04 Pfizer Inc. Anti-NGF antibodies and methods using same
EP1575517B1 (en) 2002-12-24 2012-04-11 Rinat Neuroscience Corp. Anti-ngf antibodies and methods using same
US7767387B2 (en) 2003-06-13 2010-08-03 Sagres Discovery, Inc. Therapeutic targets in cancer
WO2004074321A2 (en) 2003-02-14 2004-09-02 Sagres Discovery, Inc. Therapeutic gpcr targets in cancer
US20040170982A1 (en) 2003-02-14 2004-09-02 Morris David W. Novel therapeutic targets in cancer
DE602004030535D1 (de) 2003-02-19 2011-01-27 Rinat Neuroscience Corp Verfahren zur behandlung von schmerzen durch verabreichung eines nervenwachstumsfaktor-antagonisten und eines nsaid und diese enthaltende zusammensetzung
GB0308198D0 (en) 2003-04-09 2003-05-14 Chiron Srl ADP-ribosylating bacterial toxin
GB2388581A (en) 2003-08-22 2003-11-19 Danisco Coated aqueous beads
US20070042184A1 (en) 2003-08-22 2007-02-22 Danisco A/S Microcapsules
WO2005062955A2 (en) 2003-12-23 2005-07-14 Rinat Neuroscience Corp. Agonist anti-trkc antibodies and methods using same
KR101222281B1 (ko) 2004-03-29 2013-01-28 가르파마 컴퍼니 리미티드 신규 갈렉틴 9 개변체 단백질 및 그 용도
ES2338344T3 (es) 2004-04-07 2010-05-06 Rinat Neuroscience Corporation Procedimiento de tratamiento del dolor de cancer de hueso mediante la administracion de una antagonista del factor de crecimiento neuronal.
EP1789593B1 (en) 2004-07-09 2017-03-15 The Henry M. Jackson Foundation for the Advancement of Military Medicine, Inc. Soluble forms of hendra virus g glycoprotein
US20060024677A1 (en) 2004-07-20 2006-02-02 Morris David W Novel therapeutic targets in cancer
US7807165B2 (en) 2004-07-30 2010-10-05 Rinat Neuroscience Corp. Antibodies directed against amyloid-beta peptide and methods using same
US7619007B2 (en) 2004-11-23 2009-11-17 Adamas Pharmaceuticals, Inc. Method and composition for administering an NMDA receptor antagonist to a subject
CA2588295C (en) 2004-11-23 2013-10-22 Neuromolecular Pharmaceuticals, Inc. Method and composition for administering an nmda receptor antagonist to a subject
WO2006058236A2 (en) 2004-11-24 2006-06-01 Neuromolecular Pharmaceuticals, Inc. Composition comprising an nmda receptor antagonist and levodopa and use thereof for treating neurological disease
US7939490B2 (en) 2004-12-13 2011-05-10 University Of Maryland, Baltimore TWEAK as a therapeutic target for treating central nervous system diseases associated with cerebral edema and cell death
ES2385045T3 (es) 2005-02-18 2012-07-17 Novartis Vaccines And Diagnostics, Inc. Inmunógenos de Escherichia coli uropatogénica
PL1874282T3 (pl) 2005-04-06 2011-04-29 Adamas Pharmaceuticals Inc Sposoby i kompozycje do leczenia zaburzeń OUN
US20090220495A1 (en) 2005-04-07 2009-09-03 Abdallah Fanidi Cancer Related Genes (PRLR)
EP1865981A2 (en) 2005-04-07 2007-12-19 Chiron Corporation Cacna1e in cancer diagnosis, detection and treatment
MY148086A (en) 2005-04-29 2013-02-28 Rinat Neuroscience Corp Antibodies directed against amyloid-beta peptide and methods using same
CA2615615A1 (en) 2005-07-22 2007-02-01 Y's Therapeutics Co., Ltd. Anti-cd26 antibodies and methods of use thereof
AP2008004467A0 (en) 2005-11-14 2008-06-30 Rinat Neurosciene Corp Antagonist antibodies directed against calcitonin generelated peptide anf methods using same
US7935342B2 (en) 2006-02-02 2011-05-03 Rinat Neuroscience Corp. Methods for treating obesity by administering a trkB antagonist
RU2461572C2 (ru) 2006-06-07 2012-09-20 Биоэллаенс К.В. Антитела, распознающие содержащий углеводы эпитоп на cd-43 и сеа, экспрессируемых на злокачественных клетках, и способы их применения
EP2035035A2 (en) 2006-06-09 2009-03-18 Novartis AG Immunogenic compositions for streptococcus agalactiae
JP2010500399A (ja) 2006-08-16 2010-01-07 ノバルティス アーゲー 尿路病原性大腸菌由来の免疫原
WO2008116032A1 (en) 2007-03-21 2008-09-25 Effat Emamian Compositions and methods for inhibiting tumor cell growth
EP2155777A2 (en) 2007-04-10 2010-02-24 The Administrators of the Tulane Educational Fund Soluble and membrane-anchored forms of lassa virus subunit proteins
GB0714963D0 (en) 2007-08-01 2007-09-12 Novartis Ag Compositions comprising antigens
CN102216329A (zh) 2007-12-17 2011-10-12 辉瑞有限公司 间质性膀胱炎的治疗
EP2245063B1 (en) 2007-12-18 2015-08-26 BioAlliance C.V. Antibodies recognizing a carbohydrate containing epitope on cd-43 and cea expressed on cancer cells and methods using same
WO2009126306A2 (en) 2008-04-10 2009-10-15 Cell Signaling Technology, Inc. Compositions and methods for detecting egfr mutations in cancer
WO2009150623A1 (en) 2008-06-13 2009-12-17 Pfizer Inc Treatment of chronic prostatitis
TWI516501B (zh) 2008-09-12 2016-01-11 禮納特神經系統科學公司 Pcsk9拮抗劑類
WO2010086828A2 (en) 2009-02-02 2010-08-05 Rinat Neuroscience Corporation Agonist anti-trkb monoclonal antibodies
EP2403526B1 (en) 2009-03-06 2019-05-15 GlaxoSmithKline Biologicals SA Chlamydia antigens
WO2010118243A2 (en) 2009-04-08 2010-10-14 Genentech, Inc. Use of il-27 antagonists to treat lupus
BRPI1013780B8 (pt) 2009-04-14 2022-10-04 Novartis Ag Composição imunogênica útil para imunização contra staphylococcus aureus, seu método de preparação e composição farmacêutica
WO2010146511A1 (en) 2009-06-17 2010-12-23 Pfizer Limited Treatment of overactive bladder
CA2767536A1 (en) 2009-07-07 2011-01-13 Novartis Ag Conserved escherichia coli immunogens
PL2464658T3 (pl) 2009-07-16 2015-03-31 Novartis Ag Immunogeny z Escherichia coli o zniesionej toksyczności
GB0919690D0 (en) 2009-11-10 2009-12-23 Guy S And St Thomas S Nhs Foun compositions for immunising against staphylococcus aureus
US8741343B2 (en) 2009-12-02 2014-06-03 Adamas Pharmaceuticals, Inc. Method of administering amantadine prior to a sleep period
TWI552760B (zh) 2010-02-24 2016-10-11 雷那特神經科學股份有限公司 拮抗劑抗-il-7受體抗體及方法
GB201003333D0 (en) 2010-02-26 2010-04-14 Novartis Ag Immunogenic proteins and compositions
CN102844332B (zh) 2010-03-11 2015-08-19 瑞纳神经科学公司 呈pH依赖性抗原结合的抗体
GB201005625D0 (en) 2010-04-01 2010-05-19 Novartis Ag Immunogenic proteins and compositions
WO2011133931A1 (en) 2010-04-22 2011-10-27 Genentech, Inc. Use of il-27 antagonists for treating inflammatory bowel disease
US9770414B2 (en) * 2010-05-13 2017-09-26 Pacira Pharmaceuticals, Inc. Sustained release formulation of methotrexate as a disease-modifying antirheumatic drug (DMARD) and an anti-cancer agent
WO2012015758A2 (en) 2010-07-30 2012-02-02 Saint Louis University Methods of treating pain
WO2012072769A1 (en) 2010-12-01 2012-06-07 Novartis Ag Pneumococcal rrgb epitopes and clade combinations
US20130071375A1 (en) 2011-08-22 2013-03-21 Saint Louis University Compositions and methods for treating inflammation
WO2013028527A1 (en) 2011-08-23 2013-02-28 Indiana University Research And Technology Corporation Compositions and methods for treating cancer
CN104053672A (zh) 2011-11-11 2014-09-17 瑞纳神经科学公司 Trop-2特异性抗体及其用途
RU2014123030A (ru) 2011-12-22 2016-02-20 Ринат Ньюросайенс Корп. Антагонистические антитела против человеческого рецептора гормона роста и способы их применения
WO2013093693A1 (en) 2011-12-22 2013-06-27 Rinat Neuroscience Corp. Staphylococcus aureus specific antibodies and uses thereof
WO2014008263A2 (en) 2012-07-02 2014-01-09 The Henry M. Jackson Foundation For The Advancement Of Military Medicine, Inc. Paramyxovirus and methods of use
US8603470B1 (en) 2012-08-07 2013-12-10 National Cheng Kung University Use of IL-20 antagonists for treating liver diseases
BR112015010722A2 (pt) 2012-11-09 2017-08-22 Pfizer Anticorpos específicos de fator de crescimento derivado de plaquetas de isoforma b e composições e usos dos mesmos
CA2906624A1 (en) 2013-03-15 2014-09-25 Dyax Corp. Anti-plasma kallikrein antibodies
JP2016520058A (ja) 2013-05-07 2016-07-11 ライナット ニューロサイエンス コーポレイション 抗グルカゴン受容体抗体およびその使用方法
US10154971B2 (en) 2013-06-17 2018-12-18 Adamas Pharma, Llc Methods of administering amantadine
US10208125B2 (en) 2013-07-15 2019-02-19 University of Pittsburgh—of the Commonwealth System of Higher Education Anti-mucin 1 binding agents and uses thereof
BR112016002008B1 (pt) 2013-08-02 2021-06-22 Pfizer Inc. Anticorpos anti-cxcr4, seu uso, conjugado anticorpo-fármaco e composição farmacêutica
US9683998B2 (en) 2013-11-13 2017-06-20 Pfizer Inc. Tumor necrosis factor-like ligand 1A specific antibodies and compositions and uses thereof
WO2015087187A1 (en) 2013-12-10 2015-06-18 Rinat Neuroscience Corp. Anti-sclerostin antibodies
WO2015109212A1 (en) 2014-01-17 2015-07-23 Pfizer Inc. Anti-il-2 antibodies and compositions and uses thereof
MX2016012188A (es) 2014-03-21 2017-04-27 Teva Pharmaceuticals Int Gmbh Anticuerpos antagonistas dirigidos contra el peptido relacionado con el gen de calcitonina y metodos que usan los mismos.
WO2015168474A1 (en) 2014-04-30 2015-11-05 President And Fellows Of Harvard College Fusion proteins for treating cancer and related methods
US9840553B2 (en) 2014-06-28 2017-12-12 Kodiak Sciences Inc. Dual PDGF/VEGF antagonists
TWI595006B (zh) 2014-12-09 2017-08-11 禮納特神經系統科學公司 抗pd-1抗體類和使用彼等之方法
US9758575B2 (en) 2015-04-06 2017-09-12 Yung Shin Pharmaceutical Industrial Co. Ltd. Antibodies which specifically bind to canine vascular endothelial growth factor and uses thereof
MY196625A (en) 2015-04-13 2023-04-23 Pfizer Therapeutic Antibodies and Their Uses
CA2993026A1 (en) 2015-07-21 2017-01-26 Dyax Corp. A monoclonal antibody inhibitor of factor xiia
WO2017015334A1 (en) 2015-07-21 2017-01-26 Saint Louis University Compositions and methods for diagnosing and treating endometriosis-related infertility
EP3325010B1 (en) 2015-07-23 2023-06-21 The Regents of The University of California Antibodies to coagulation factor xia and uses thereof
NZ739871A (en) 2015-08-19 2022-05-27 Pfizer Tissue factor pathway inhibitor antibodies and uses thereof
CN113896789A (zh) 2015-09-15 2022-01-07 供石公司 抗-原肌生长抑制素/潜伏肌生长抑制素抗体及其用途
JP6661319B2 (ja) * 2015-09-28 2020-03-11 小林製薬株式会社 リポソーム
CA2946113A1 (en) 2015-10-23 2017-04-23 Pfizer Inc. Anti-il-2 antibodies and compositions and uses thereof
WO2017075037A1 (en) 2015-10-27 2017-05-04 Scholar Rock, Inc. Primed growth factors and uses thereof
CN106699889A (zh) 2015-11-18 2017-05-24 礼进生物医药科技(上海)有限公司 抗pd-1抗体及其治疗用途
EP3397253A1 (en) 2015-12-30 2018-11-07 Adamas Pharmaceuticals, Inc. Methods and compositions for the treatment of seizure-related disorders
RU2744860C2 (ru) 2015-12-30 2021-03-16 Кодиак Сайенсиз Инк. Антитела и их конъюгаты
TW201936640A (zh) 2016-01-21 2019-09-16 美商輝瑞股份有限公司 對表皮生長因子受體變異體iii具特異性之抗體類及彼等之用途
KR102069670B1 (ko) * 2017-03-02 2020-01-23 단디바이오사이언스 주식회사 면역활성물질을 포함하는 다중도메인캡슐, 이의 제조방법, 및 이를 포함하는 면역조절 조성물
KR20190124753A (ko) 2017-03-03 2019-11-05 리나트 뉴로사이언스 코프. 항-gitr 항체 및 이의 사용 방법
JP7177076B2 (ja) 2017-03-16 2022-11-22 ファイザー・インク チロシン原栄養性
CA3059938A1 (en) 2017-04-14 2018-10-18 Kodiak Sciences Inc. Complement factor d antagonist antibodies and conjugates thereof
WO2018200885A1 (en) 2017-04-26 2018-11-01 Neurocentria, Inc. Magnesium compositions and methods of use
WO2018220584A1 (en) 2017-06-02 2018-12-06 Pfizer Inc. Antibodies specific for flt3 and their uses
JP7034183B2 (ja) 2017-06-13 2022-03-11 ボストンジーン コーポレイション 免疫チェックポイント遮断療法に対するレスポンダー及び非レスポンダーを特定するためのシステム及び方法
JP2020527558A (ja) 2017-07-13 2020-09-10 マサチューセッツ インスティテュート オブ テクノロジー シナプス機能を増強するためのhdac2−sp3複合体の標的化
WO2019016784A1 (en) 2017-07-21 2019-01-24 Universidade De Coimbra ANTI-NUCLEOLIN ANTIBODIES
EP3692370A2 (en) 2017-10-04 2020-08-12 OPKO Pharmaceuticals, LLC Articles and methods directed to personalized therapy of cancer
CN112020518A (zh) 2018-02-01 2020-12-01 辉瑞公司 靶向cd70的嵌合抗原受体
US11377500B2 (en) 2018-02-01 2022-07-05 Pfizer Inc. Antibodies specific for CD70 and their uses
KR20200128116A (ko) 2018-02-28 2020-11-11 화이자 인코포레이티드 Il-15 변이체 및 이의 용도
MX2020012607A (es) 2018-05-23 2021-01-29 Pfizer Anticuerpos especificos para gucy2c y sus usos.
MX2020012539A (es) 2018-05-23 2021-02-16 Pfizer Anticuerpos especificos para cd3 y sus usos.
US20210005284A1 (en) 2019-07-03 2021-01-07 Bostongene Corporation Techniques for nucleic acid data quality control
AU2020363372A1 (en) 2019-10-07 2022-05-19 University Of Virginia Patent Foundation Modulating lymphatic vessels in neurological disease
CN114786731A (zh) 2019-10-10 2022-07-22 科达制药股份有限公司 治疗眼部病症的方法
CA3152623A1 (en) 2019-10-11 2021-04-15 Richard D. Cummings Anti-tn antibodies and uses thereof
US20230067811A1 (en) 2020-01-24 2023-03-02 University Of Virginia Patent Foundation Modulating lymphatic vessels in neurological disease
WO2021205325A1 (en) 2020-04-08 2021-10-14 Pfizer Inc. Anti-gucy2c antibodies and uses thereof
WO2021224850A1 (en) 2020-05-06 2021-11-11 Crispr Therapeutics Ag Mask peptides and masked anti-ptk7 antibodies comprising such
EP4182346A1 (en) 2020-07-17 2023-05-24 Pfizer Inc. Therapeutic antibodies and their uses
US20230287455A1 (en) 2020-07-30 2023-09-14 Pfizer Inc. Cells Having Gene Duplications and Uses Thereof
AU2021338361A1 (en) 2020-09-03 2023-04-06 Chen, Irvin S.Y Soluble alkaline phosphatase constructs and expression vectors including a polynucleotide encoding for soluble alkaline phosphatase constructs
US20220180972A1 (en) 2020-12-04 2022-06-09 Bostongene Corporation Hierarchical machine learning techniques for identifying molecular categories from expression data
US11357727B1 (en) 2021-01-22 2022-06-14 Pacira Pharmaceuticals, Inc. Manufacturing of bupivacaine multivesicular liposomes
US11033495B1 (en) 2021-01-22 2021-06-15 Pacira Pharmaceuticals, Inc. Manufacturing of bupivacaine multivesicular liposomes
US11278494B1 (en) 2021-01-22 2022-03-22 Pacira Pharmaceuticals, Inc. Manufacturing of bupivacaine multivesicular liposomes
WO2022232615A1 (en) 2021-04-29 2022-11-03 Bostongene Corporation Machine learning techniques for estimating tumor cell expression complex tumor tissue
WO2023012627A1 (en) 2021-08-02 2023-02-09 Pfizer Inc. Improved expression vectors and uses thereof
WO2023147177A1 (en) 2022-01-31 2023-08-03 Bostongene Corporation Machine learning techniques for cytometry
WO2023148598A1 (en) 2022-02-02 2023-08-10 Pfizer Inc. Cysteine prototrophy
WO2024015561A1 (en) 2022-07-15 2024-01-18 Bostongene Corporation Techniques for detecting homologous recombination deficiency (hrd)

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2408387A2 (fr) * 1975-06-30 1979-06-08 Oreal Compositions a base de dispersions aqueuses de spherules lipidiques
CH624011A5 (pt) * 1977-08-05 1981-07-15 Battelle Memorial Institute
US4235871A (en) * 1978-02-24 1980-11-25 Papahadjopoulos Demetrios P Method of encapsulating biologically active materials in lipid vesicles
CA1237671A (en) * 1983-08-01 1988-06-07 Michael W. Fountain Enhancement of pharmaceutical activity
EP0199362A3 (en) * 1985-04-26 1987-10-07 Massachusetts Institute Of Technology System and apparatus for delayed and pulsed release of biologically active substances
FR2591105B1 (fr) * 1985-12-11 1989-03-24 Moet Hennessy Rech Composition pharmaceutique, notamment dermatologique, ou cosmetique, a base de phases lamellaires lipidiques hydratees ou de liposomes contenant un retinoide ou un analogue structural dudit retinoide tel qu'un carotenoide.
GB8704171D0 (en) * 1987-02-23 1987-04-01 Clayton Found Res Multivesicular liposomes

Also Published As

Publication number Publication date
CN1055663A (zh) 1991-10-30
WO1991014445A1 (en) 1991-10-03
FI104464B (fi) 2000-02-15
ATE123412T1 (de) 1995-06-15
JP3461000B2 (ja) 2003-10-27
ES2073164T3 (es) 1995-08-01
NZ237464A (en) 1995-02-24
PT97101A (pt) 1991-11-29
EP0524968A4 (en) 1993-03-24
DK0524968T3 (da) 1995-07-31
NO923624L (no) 1992-09-17
EP0524968A1 (en) 1993-02-03
KR100203223B1 (ko) 1999-06-15
NO923624D0 (no) 1992-09-17
DE69110281D1 (de) 1995-07-13
JPH05507680A (ja) 1993-11-04
CA2078666C (en) 2001-10-02
DE69110281T2 (de) 1995-11-09
AU655177B2 (en) 1994-12-08
FI924193A (fi) 1992-09-18
ZA911974B (en) 1994-08-22
CA2078666A1 (en) 1991-09-22
EP0524968B1 (en) 1995-06-07
IE910911A1 (en) 1991-09-25
IL97615A (en) 1995-06-29
IE62772B1 (en) 1995-02-22
SA93130496B1 (ar) 2004-08-14
NO304576B1 (no) 1999-01-18
IL97615A0 (en) 1992-06-21
FI924193A0 (fi) 1992-09-18
RU2120795C1 (ru) 1998-10-27
AU7580691A (en) 1991-10-21
CN1053101C (zh) 2000-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97101B (pt) Processo para a preparacao de lipossomas heterovesiculares
ES2053722T4 (es) Liposomas multivesiculares que tienen encapsulada en ellas una sustancia biologicamente activa en presencia de un hidrocloruro.
JP2528153B2 (ja) リポソ―ム製剤および抗生物質
AU738020B2 (en) Method for producing liposomes with increased percent of compound encapsulated
FI119621B (fi) Multivesikulääristen liposomien valmistus aktiivisten aineiden vapauttamiseksi kontrolloidusti
JP3676976B2 (ja) 多胞状リポソームへの薬剤封入量の調節
Sheoran et al. Recent patents, formulation techniques, classification and characterization of liposomes
JP2911814B2 (ja) リポソーム性の水中分散する経口投与可能な固体乾燥治療用処方の製造方法
RO116341B1 (ro) Lipozom multivezicular si procedeu de obtinere a acestuia
CN1292689A (zh) 吸入给药用脂肪乳
Shanmugam et al. Nanostructured self assembled lipid materials for drug delivery and tissue engineering
KR20000049266A (ko) 장벽을 통한 활성성분 운반용 제제
US5576017A (en) Heterovesicular liposomes
US5173219A (en) Uniform spherical multilamellar liposomes of defined and adjustable size distribution
CN104083326A (zh) 一种包载蛋白类药物的脂质体的制备方法
NZ247547A (en) Process for preparing heterovesicular lipid vesicles or liposomes; vesicles containing a chloride and an active agent
JPH10236946A (ja) 二重リポソーム製剤の改善された製造法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910724

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980505

PD3A Change of proprietorship

Owner name: SKYEPHARMA INC.

Effective date: 19991115

TE3A Change of address (patent)

Owner name: SKYEPHARMA INC.

Effective date: 19991115

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20091105