PT89871B - Processo para a preparacao de derivados de ester do acido ftalazinoacetico e de um novo intermediario - Google Patents

Processo para a preparacao de derivados de ester do acido ftalazinoacetico e de um novo intermediario Download PDF

Info

Publication number
PT89871B
PT89871B PT89871A PT8987189A PT89871B PT 89871 B PT89871 B PT 89871B PT 89871 A PT89871 A PT 89871A PT 8987189 A PT8987189 A PT 8987189A PT 89871 B PT89871 B PT 89871B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
formula
process according
oxo
solvent
Prior art date
Application number
PT89871A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89871A (pt
Inventor
Terry Gene Sinay
Robert John Sysko
Original Assignee
Pfizer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pfizer filed Critical Pfizer
Publication of PT89871A publication Critical patent/PT89871A/pt
Publication of PT89871B publication Critical patent/PT89871B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D237/00Heterocyclic compounds containing 1,2-diazine or hydrogenated 1,2-diazine rings
    • C07D237/26Heterocyclic compounds containing 1,2-diazine or hydrogenated 1,2-diazine rings condensed with carbocyclic rings or ring systems
    • C07D237/30Phthalazines
    • C07D237/34Phthalazines with nitrogen atoms directly attached to carbon atoms of the nitrogen-containing ring, e.g. hydrazine radicals
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D237/00Heterocyclic compounds containing 1,2-diazine or hydrogenated 1,2-diazine rings
    • C07D237/26Heterocyclic compounds containing 1,2-diazine or hydrogenated 1,2-diazine rings condensed with carbocyclic rings or ring systems
    • C07D237/30Phthalazines
    • C07D237/32Phthalazines with oxygen atoms directly attached to carbon atoms of the nitrogen-containing ring

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Nitrogen And Oxygen As The Only Ring Hetero Atoms (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)
  • Furan Compounds (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de derivados do éster do ãcido ftalazinoacético com a fórmula
na qual R é alquilo(C^-C^). í
A invenção refere-se também ao novo !
1 composto ácido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacê j tico com a fórmula
N. '
Η ΝΗΝ
co2h (I) que é um intermediário formado no processo desta invenção e que é útil para a preparação dos derivados de éster do ácido ftalazj noacético com a fórmula IV. Os compostos com a fórmula IV são úteis para a preparação de certos ácidos oxoftalazinil acéticos heterocíclicos e dos seus ésteres.
Certos ácidos oxoftalazinil-acêticos heterocíclicos e ésteres com a fórmula geral
(V) na qual X é oxigénio ou enxofre, Z é uma ligação covalente, 0,
S, NH ou CH2, R-l θ hidroxi, ou um grupo pro-medicamento R2 é um grupo heterocíclico, R^ e R^ são hidrogénio ou o mesmo ou diferente substituinte, e R^ é hidrogénio ou metilo, assim como cer| tos seus sais farmaceuticamente aceitáveis e a sua utilidade coi ~ j mo inibidores da aldose reductase, são descritos no pedido pendente de patente U.S. Série N9. 916 127, apresentado em 7 de OuI tubro de 1986 que ê um pedido divisional da Série N9. 796 039, ij I jj apresentada em 7 de Novembro de 1985, actualmente abandonada, da ί! requerente e, inter alia, no correspondente Pedido de Patente Eu [j ropeia publicado N9. 222 576, publicado em 20 de Maio de 1987 , da requerente. Os seus ensinamentos são incorporados aqui por re ijferência. Esse pedido de patente também se refere a um processo '! para a preparação de certos ésteres de ácido f talazinoacêtico i que compreende fazerem-se reagir certos anidridos ftãlicos com (carbetoximetileno)trifenilfosforano ou (carbometoximetileno)tri
fenilfosforano na reacção de Wittig e depois fazerem-se reagir os derivados resultantes de éster de ácido acético com hidrazina, preferivelmente num solvente aquoso de 409 C a 1209 C.
É referido por Schroeder, H.E., et al. , J. Amer. Chem. Soc., 7 8, 446 (1956) um processo para a preparação do ácido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacético a partir de anidrido ftálico fazendo reagir anidrido ftálico com acetato de potássio e anidrido acético.
Ê referido por Vaughan, W.R. e Baird JR., S.L., J. Amer. Chem. Soc., 68, 1314 (1946) um processo para a preparação de certas ftalazonas por reacção do ácido ortoftajlaldeidico ou ácido ftalõnico com hidrazina.
Foldeak, S., et al., Chemical Abstracts 72:100626p (1970), Khim.-Farm. Zh, 3(12), 5 (1969), refere, inter alia, um processo para a preparação do ácido 4 (3H)-ftalazono-l-acético por aquecimento do ácido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacético durante duas horas com em KHCO^ aquoso.
A presente invenção refere-se a um 1 processo para a produção de derivados do éster de ácido ftalazinoacético com a fórmula
i] na qual R ê alquilo (C^-C^) que compreende fazer-se reagir o ãci_ (ído (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranildenoacético com a fórmula
I i
I
I (III)
com hidrazina na presença de um solvente para se obter uma mistu ra compreendendo o novo intermediário ãcido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacêtico com a fórmula
(I) e o ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacêtico com a fórmula
N
I
N-H co2h (II) !fazer-se reagir a mistura assim obtida com ãcido na presença de !um solvente para converter o ãcido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-f talazinoacêtico no ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacêtico; e fazer-se reagir o ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacêtico com ãcido na presença de um ãlcool com a fórmula ROH, em que R ê como acima definido, para se obterem compostos com a fór mula IV.
j A invenção também se refere a um pro cesso para a preparação do novo intermediário com a fórmula I que compreende fazer-se reagir o ãcido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzo|i furanilidenoacético com a fórmula III com hidrazina na presença i' ji de um solvente.
Além disso, a presente invenção refei ,, re-se a um processo para a preparação do ãcido 3,4-dihidro-4-oxo -ftalizinoacêtico com a fórmula (II) que compreende (a) fazer-se reagir o ãcido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacético com a •fórmula III com hidrazina na presença de um solvente ou (b) fazer-se reagir a mistura de compostos com as fórmulas I e II com !! ãcido.
Os ésteres do ácido ftalizinoacêtico assim obtidos pelo processo desta invenção são úteis como intermediários na preparação de certos ácidos oxoftalizinil acéticos heterocíclicos e ésteres como alguns de fórmula V, de cima.
processo global da presente invenção é constituido por vários processos apresentados como fases de reacção (1-4) no Esquema Reaccional A a seguir apresentado. 0 composto de partida (III) ê preparado a partir de anidrido ftáli co, anidrido acético e acetato de potássio de acordo com a reacção descrita por Schroeder, et al., J. Amer. Chem. Soc., 7 8, 446 (1956). Na fase de reacção 1, faz-se reagir o ácido (Z)-3-oxo-l (3H)-isobenzofuranilidenoacêtico com fórmula (III) na forma de uma suspensão com hidrazina na presença de um solvente. Os solventes adequados são aqueles em que os reagentes são pelo menos parcialmente solúveis. O solvente utilizado ê, de preferência, um álcool de alquilo inferior sendo o álcool mais preferido o etanol. Contudo, deve entender-se que se podem utilizar outros solventes adequados inertes na reacção bem conhecidos dos especialistas. Prefere-se também na reacção utilizar dois (2) equiva ílentes molares de hidrazina. A temperatura desta reacção aumenta devido a uma reacção exotérmica. Assim, para reduzir a formação de hidrazida de pirazolona indesejável, prefere-se controlar a temperatura a menos de cerca de 409 C. Ainda mais preferivelmente, a temperatura da reacção ê controlada de entre cerca de 20?
C a cerca de 309 C sendo uma gama ainda mais preferida de temperaturas cerca de 259 C a cerca de 309 C. A fase de reacção 1 resulta na produção de uma mistura do ácido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizinoacêtico com a fórmula II e o novo composto 1-hidrazino-l, j2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalizinoacético com a fórmula I, mistura jque pode ser recuperada por filtração, lavagem e secagem, sempre ;por processos convencionais bem conhecidos dos especialistas, pa, i ~ ra se obter a mistura solida. I í - '
Embora em certas condiçoes de isola-! í i mento se perca a hidrazina do composto com a fórmula I para ge- j rar o composto com a fórmula II, o novo composto 1-hidrazino-l,
2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalizinoacético (I) é contudo útil na ;preparação do éster desejado com a fórmula IV, de cima dado que
Α r.,
ο isolamento desse composto do ácido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizino acético (II) da mistura não ê necessário ou preferido para a uti_ lização do composto com a fórmula I e/ou para o novo processo desta invenção. De acordo com as condições aqui descritas, quando se faz reagir o ácido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacê tico III com hidrazina, recuperam-se misturas contendo >80% de I e 420% de II com base num ensaio de RNM de alto rendimento.
||
H if i
I
ESQUEMA REACCIONAL
Depois dos compostos com as fórmulas e II terem sido obtidos de acordo com a fase de reacção 1, o esquema para o processo desta invenção divide-se em duas vias al. ternativas que se apresentam no Esquema Reaccional A como fases e 4 ou fases 3 e 4.
De acordo com a via que engloba as fases 2 e 4, a mistura do ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizinoacét/ co (II) e ãcido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalizinoacético (I) ê dissolvida em ãgua ou NaOH aquoso, aquecida a cerca de 409 C, arrefecida para a temperatura ambiente e acidificada, preferivelmente com ãcido clorídrico, para converter o aduc!to de hidrazina em ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizinoacético (II). Após granulação, que começa após a adição do ãcido, o produto é recolhido como sólido por técnicas convencionais como por exemplo filtração e é em seguida lavado e seco. 0 ãcido 3,4-dihidroí ;-4-oxo-ftalizinoacético (II) resultante ê em seguida feito reagir cora ãcido na presença do solvente ROH em que R ê alquilo C·^I-C^ para se obter o éster com a fórmula IV. O ãcido utilizado é de preferência, o ãcido clorídrico anidro. Ainda mais preferive/ 'mente, a mistura reaccional é aquecida ã temperatura de refluxo
I do solvente alcoolico e utilizam-se cerca de 1,0 equivalentes mo ί — lares de ãcido clorídrico anidro. Ainda mais preferivelmente, o solvente é metanol ou etanol. Tal como utilizado ao longo desta descrição e reivindicações anexas, o termo etanol inclui etanol absoluto bem como outros etanóis comerciavelmente disponíveis co mo etanol 2B.
Alternativamente ou preferivelmente, ja mistura do ãcido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalizijnoacético (I) e ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizinoãcido (II) ê feita reagir com ãcido na presença de um solvente R’OH em que R'
I ê alquilo Esta reacção, que ê apresentada como fase 3 no i
Esquema Reaccional A, resulta na formação de uma mistura do ãciiído 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizinoacético (II) e do éster com a fõrlimula IV .
! Dado que se forma algum éster com a
Ij fórmula IV como resultado desta reacção, é preferível escolher Si _ !
-um solvente adequado tal que se forme o ester pretendido com a '
fórmula IV. Assim, ê preferível utilizar um solvente R'OH para esta reacção em que R' corresponde ao valor para R no éster final com a fórmula IV. Deste modo, não serão necessárias fases adicionais para a purificação do ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizi noacético (II) do éster com a fórmula IV'. Também é preferível utilizar o ãcido clorídrico anidro no processo da fase 3. Ainda mais preferível ê utilizar cerca de 0,1 equivalentes molares de ãcido clorídrico anidro e aquecer a mistura reaccional ã tempera tura de refluxo do solvente. Ainda mais preferível ê utilizar me tanol ou etanol como solvente. Se R' for igual a R, então a mistura dos compostos II e IV* obtida como resultado da fase reaccional 3 não necessita de ser isolada mas, pelo contrário, faz-se reagir com mais ãcido no mesmo solvente. Aqui, também, é pre ferível utilizar ãcido clorídrico anidro. E, ainda mais preferiJvelmente, adiciona-se cerca de 1,0 equivalentes molares de ãcido ι .
clorídrico anidro adicional e aquece-se a mistura reaccional a temperatura de refluxo do solvente. O éster ê em seguida removido por técnicas convencionais como por exemplo filtração, e em seguida lavagem e secagem. Se necessário ou desejado, o sólido ! resultante pode ser ainda purificado por técnicas convencionais.
ίPor exemplo, o produto sólido pode ser ressuspenso em ãgua, recu 1 ~ ~ ' perado por filtração com extracçóes com clorofórmio do filtrado ! aquoso e extracçóes combinadas com o bolo do filtro em clorofórmio. A solução de clorofórmio pode ser então submetida a tratamento de Darco, destilada a cerca de 60? C a 649 C com adições parciais de hexano para se obter uma suspensão. A suspensão é em seguida arrefecida a cerca de 259 C e deixada granular. Os sólidos são recuperados por técnicas convencionais como filtração, e depois lavagem e secagem para se obter o éster como sólido.
I Se R’ não for igual a R, os compostos (III e IV' devem ser separados de acordo com processos bem conhecei dos dos especialistas. Assim, o ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalizi(noacético (II) isolado ê feito reagir com ãcido na presença de um solvente ROH como acima descrito para se obter o éster corres ij pondente IV.
Í!
'! Os seguintes exemplos servem -para , ilustrar a invenção e não são apresentados para limitarem o âmbi
to desta invenção âs realizações práticas assim exemplificadas. Os espectros de ressonância nuclear magnética (RNM) são medidos 'para soluções em sulfóxido de dimetilo deuterado (DMSO-dg) e as posições dos picos são expressas em partes por milhão (ppm) a ju zante de tetrametilsilano. As formas dos picos são designadas da forma seguinte: s, singleto; t, tripleto; q, quarteto; m, multipleto.
PREPARAÇÃO A
Acido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacético
A 402 ml (4,26 moles) de anidrido acético foram adicionados 150,0 g (1,01 moles) de anidrido ftãli co e 124 g (1,26 moles) de acetato de potássio num frasco de 3 bocas de dois litros. A suspensão resultante foi aquecida a 130-135? C durante 1 hora e 20 minutos e em seguida foi arrefecida para 75-80? C e foram adicionados 1500 ml de tolueno. Deixou-se a suspensão arrefecer para 30? C e granulou-se durante 1 hora. Recuperaram-se os sólidos por filtração, lavaram-se com 300 ml de cloreto de metileno e secaram-se ao ar. Os sólidos secos fojram ressuspensos em 1500 ml de água a 20-25? C, deixaram-se granular durante 1 hora e secaram-se em estufa a 50? C durante a noite em corrente de ar para se obter um rendimento de 52% (100,0 g) do composto do título:
pf 245-250? C;
RNM (DMSO-d,, 60mHz):&7.68-8.5 (m, 4, AR-H); 6.33 (s, 1,
H ^C=C) .
ι ;í EXEMPLO 1 i , -, !
;Acido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético e acido 4-Hidrazino-l, ι
2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacético
I ;A. (i) A 250 ml de etanol (2B) num frasco de fundo redondo de jj500 ml foram adicionados 25 g (132 mmoles) de ácido (Z)-3-oxoi;-1 (3H)-isobenzofuranilidenoacético. à suspensão resultante foram (adicionados 11,8 ml de uma solução a 54% de hidrazina (132 mmo10
sss&ass^ les) em etanol (2B) a 259 C num período de 10 minutos. Agitou-se a mistura reaccional durante 30 minutos e retirou-se uma amostra para cromatografia de camada fina (TLC) utilizando um sistema de clorofõrmio/metanol/ácido acético 4:1:2 que revelou que tinham sido preparados dois produtos. Filtrou-se a suspensão reaccional lavou-se com 50 ml de etanol (2B) e secou-se numa estufa de vazio a 409 C em corrente de azoto para se obterem 25,2 gramas de uma mistura sólida. A cromatografia de camada fina utilizando uma mistura de clorofõrmio/metanol/ácido acético 4:1:0,1 revelou que esta mistura solida consistia em dois compostos bastante polares. O composto mais polar foi identificado como ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacêtico por comparação com uma amostra autêntica preparada por saponificação do derivado do éster etílico. O composto menos polar da mistura foi caracterizado pelas seguin tes experiências:
A. (ii) A 50 ml de cloreto de metiieno num frasco de fundo redon do de 3 bocas de 125 ml equipado com um agitador mecânico, termõ i
metro e condensador de refluxo foram adicionados 10 g da mistura sólida obtida em A. (i), de trás. Aqueceu-se o frasco ao refluxo ί (cerca de 409 C) e refluxou-se durante 1 hora, arrefeceu-se para Ja temperatura ambiente e filtrou-se rapidamente o conteúdo num funil de Buchner. Lavaram-se os sólidos duas vezes com 25 ml de cloreto de metiieno por lavagem e secam-se numa estufa de vazio a cerca de 409 C numa corrente de azoto para se obterem 9 g (90% de rendimento) da mistura sólida virtualmente inalterada.
A. (iii) A 42,5 ml de cloreto de metiieno contidos num frasco de fundo redondo de 3 bocas de 150 ml equipado com um agitador mecâ nico, termómetro e condensador de refluxo foram adicionados 8,5 g da mistura sólida obtida em A. (ii) , de trás. Aqueceu-se o fras ico sob refluxo (cerca de 409 C) e refluxou-se durante 1 hora e em seguida deixou-se arrefecer lentamente para a temperatura amjÍbiente. Deixou-se o conteúdo a granular durante 1 hora, e em seijguida filtrou-se num funil de Buchner, lavou-se duas vezes com ,i 21,25 ml de cloreto de metiieno por lavagem e secou-se numa estu l|fa de vazio a cerca de 409 C com uma corrente de azoto para se obterem 8,06 g (9 4,8% de recuperação) de um sólido escuro. O enJ saio de TLC utilizando uma mistura de clorofórmio/metanol/ãcido
acético 4:1:0,1 revelou de novo que este sólido era uma mistura de dois compostos com o mesmo composto menos polar acima descrito como constituinte principal. Quando se obteve o resultado do ensaio de RNM de 300 mHz para a mistura em DMSO-dg, para além do singleto correspondente aos protões de metileno do ácido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético a δ 3,64, observaram-se dois protões não-equivalentes de metileno a £2,74 e í>2,27, indicando que eles estavam ligados a um átomo de carbono assimétrico bem como a uma função ácido. De acordo com a análise de combustão a mistura sólida continha 23,7% de azoto, demonstrando que tinha sido incorporada uma segunda molécula de hidrazina. A estrutura do novo composto, ácido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacêtico (I), foi determinada a partir destes dados analíticos.
EXEMPLO 2
Ácido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético e ácido 1-Hidrazino-l,
2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacético
A 500 ml de etanol (2B) num frasco de 3 bocas de 1 litro foram adicionados 50,0 g (263 mmoles) de ácido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacético. Em seguida, adicionaram-se ao frasco num período de 10-15 minutos 31 ml (526 mmoles, 2 eq) de hidrazina a 54,4% em etanol (2B) após o que a temperatura da reacção subiu para 419 C devido a uma reacção exo térmica. Agitou-se a suspensão durante 1,5 horas a 25-309 C, fil trou-se, lavou-se com 100 ml de etanol (2B) e secou-se em estufa durante a noite a 409 C com vazio e corrente de azoto para se ob terem 57,79 g de uma mistura dos compostos do título.
EXEMPLO 3
Ácido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético e Ácido 1-Hidrazino-l,
2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacético
A 500 ml de etanol (2B) num frasco de 3 bocas de 1 litro foram adicionados 50,0 g (263 mmoles) do ácido (Z)-3-oxo-l(3H)-isobenzofuranilidenoacético. Em seguida adicionaram-se lentamente durante 10 minutos 23 ml de uma solução a 54% de hidrazina (395 mmoles) em etanol (2B). A temperatura da reacção subiu para 429 C devido a uma reacção exotérmica e deixou-se arrefecer para a temperatura ambiente e agitou-se durante 1,5 horas. Recuperaram-se os sólidos resultantes por filtração, lavaram-se com 100 ml de etanol (2B) e secaram-se durante a noite numa estufa de vazio a 409 C com corrente de azoto pa ra se obterem 47,14 g de uma mistura do composto do titulo na forma de um sólido.
EXEMPLO 4
Ácido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético
Ajustou-se o valor do pH de uma solu ção aquosa compreendendo 4,50 g da mistura do ácido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético e do ácido 4-hidrazino-3,4-dihidroftalazinoacêtico preparada como descrito no Exemplo 1, Parte A. (i) do valor de pH 6,0 para 1,5 com solução aquosa de HCl 12N. A cr is talização deu-se num período de alguns minutos e a suspensão rejsultante foi granulada durante 1 hora â temperatura ambiente. Re icolheu-se o sólido por filtração, lavou-se com ãgua, e secou-se para se obterem 1,01 g do composto II puro:
pf 179-1819 C;
Anal. Cale, para cpQHgN2°3:
C, 58.82; H, 3.95; N,
Determinada C, 59.23; H, 3.92; N,
EXEMPLO 5 [Ácido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético h A 12 ml de ãgua i!
H12,5% num frasco de Erlenmeyer equipado com {aquecedor foram adicionados 0,3 g de uma mistura do ácido 3,4-d_i !hidro-4-oxo-ftalazinacêtico e ácido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahiíl
Jldro-4-oxo-ftalazinoacético obtido no Exemplo 1, Parte A. (i) . iFiltrou-se a solução, aqueceu-se a 409 C, arrefeceu-se para atem
13.72.
13.56.
e 6 ml de NaOH a | agitador magnético e[
peratura ambiente e em seguida acidificou-se com 20 ml de HCl 3N após o que se começaram a formar sólidos. Passadas 0,5 horas de granulação, filtraram-se os sólidos para um funil de Buchner, la varam-se duas vezes com ãgua e secaram-se numa estufa de vazio a 409 C com uma corrente de azoto. Armazenaram-se durante a noite as águas mães da reacção de cima, após o que se formaram cristais brancos finos. Recolheram-se os cristais por filtração e la varam-se com ãgua. A cromatografia de camada fina revelou que o primeiro produto obtido era principalmente o acido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético com um traço do aducto de hidrazina correspondente com a fórmula (I), enquanto os cristais isolados como segundo produto eram apenas o acido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazi noacético.
EXEMPLO 6
Ãcido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético
Num frasco de fundo redondo de 3 bocas de 500 ml com atmosfera de azoto e equipado com agitador mecânico, termómetro, termovigia e manta de aquecimento foram colo cados 250 ml de etanol (2B) e 25 g (0,106 moles) de uma mistura de ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético e ãcido 1-hidrazino-1,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacético. Em seguida, fizeram-se borbulhar 1,929 g (0,053 moles, 0,5 eq) de HCl em 50 ml de etanol (2B) e essa solução foi adicionada ao frasco. O frasco foi aquecido a 609 C e deixou-se prosseguir a reacção durante cerca de 22 horas após o que se removeu uma amostra e se analisou por cromatografia de camada fina (TLC)(clorofórmio/metanol/ /ãcido acético 12:3:1), 254 nm. A análise de TLC revelou que não existia ãcido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacêtico remanescente presente mas, principalmente o ãcido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético com algum do seu éster de etilo também presente.
EXEMPLO 7
Ãcido 3,4-Dihidro-4-oxo-ftalazinoacético, Éster Etílico
Num frasco de fundo redondo de 3 bocas de 500 ml com atmosfera de azoto e equipado com agitador mecânico, termómetro, termovigia e manta de aquecimento foram colo cados 250 ml de etanol (2B) e 25 g (0,106 moles) de uma mistura de ácido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético e ácido 1-hidrazino-1,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinacético. Em seguida, fizeram-se borbulhar 0,386 g (0,0106 moles, 0,1 eq) de HC1 em 50 ml de etanol (2B) e adicionou-se esta solução ao frasco. Aqueceu-se a mistura reaccional sob refluxo (789 C) durante cerca de 3 horas e em seguida arrefeceu-se para 399 C. A análise de TLC (clorofór mio/metanol/ãcido acético 12:3:1) de uma amostra da mistura reac cional após 3 horas revelou que não existia, detectável por TLC, o ácido 1-hidrazino-l,2,3,4-tetrahidro-4-oxo-ftalazinoacético mas, principalmente o ácido 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético com algum do seu éster de etilo também presente. Em seguida, fizeram-se borbulhar 3,85 g (0,106 moles, 1 eq) de HC1 gasoso na mistura reaccional e aqueceu-se de novo a mistura reaccional sob i
refluxo durante aproximadamente 4,75 horas após o que se deixou arrefecer a mistura e a agitar durante a noite a 239 C. Separam-se os sólidos por filtração e lavaram-se uma vez com 50 ml de etanol (2B) e secaram-se num secador de vazio a 409 C para se ob terem 26,1 g de sólidos ligeiramente escuros. Analisou-se em seguida uma amostra por HPLC (Nova Pak* coluna 55% 0,05 M
KH2PO4(pH 3), 25% CH^CN, 20% CH^OH; caudal: 0,35 ml/min.; monitor UV-229 nm) que revelou que os sólidos eram, em área percentu al, o ácido 1,74% de 3,4-dihidro-4-oxo-ftalazinoacético, 2,09% de ácido 4-metil-l(2H)-ftalazinona e 95.99% de ácido 3,4-dihidro j-4-oxo-ftalazinoacético, éster etílico com tempos de retenção de pico de 2,86 min., 4,13 min. e 5,66 min., respectivamente. Todos os 26,1 g de sólidos ligeiramente escuros acima obtidos foram adicionados a 210 ml de ãgua a 239 C e ressuspensos durante cerca de 30 minutos. Em seguida, os sólidos foram recuperados por í jfiltração rápida através de tecido de algodão com uma lavagem com i
* Marca Registada de Millipore Corporation e produzida por Milford Corporation, Waters Chromatography Division, 34 Maple Street, Milford, Massachusetts 01757, U.S.A.
ml de ãgua. Ο filtrado de ãgua foi extraído com clorofórmio (2 x 65 ml), as extracções com clorofórmio foram combinadas com o bolo húmido de sólidos e adicionou-se mais clorofórmio para le var o volume total até 500 ml. Agitou-se a solução e em seguida deixou-se separar em duas fases. Extraiu-se a fase aquosa uma vez com 50 ml de clorofórmio e a fase de clorofórmio foi combinada com a solução de clorofórmio acima referida. Ã solução de clorofórmio foram adicionados 1,2 g de Darco G-60, 2,5 g de MgSO^ e
2,5 g de célula de filtro. Em seguida a mistura foi filtrada atra vés de um tecido de algodão e lavada uma vez com 100 ml de cloro fõrmio. O filtrado e lavagem foram combinadas e destiladas atmos fericamente a cerca de 60-649 C durante cerca de 30 minutos com adições gota a gota de 100 ml, 150 ml e 150 ml de hexano após cerca de 20 minutos, 25 minutos e 27 minutos, respectivamente. Arrefeceu-se a suspensão resultante para 259 C e granulou-se durante 2 horas. Removeram-se os sólidos por filtração, lavaram-se com 125 ml de hexano e secaram-se numa estufa de vazio a 409 C para se obter o composto do título na forma de um sólido esbranquiçado :
pf 177-1799 C.
RNM (DMSO-d6, 3OOmHz): 12.68 (s, 1, N-H); 8.24-7.89 (m, 4,
AR-H); 4.08 (s, 2, -N=C-CH2); 4.10 (q, 2, -OCH2-) ; 1.13 (t, 3, -CH-j) .

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1- Processo para a preparaçao de compos tos com as fórmulas (I) (II) caracterizado por se fazer reagir um composto com a fórmula com hidrazina na presença de um solvente.
    ί: Processo de acordo com a reivindica!! ção 1, caracterizado por serem utilizados cerca de dois equiva lentes molares de hidrazina.
    Processo de acordo com a reivindica17 çao 2, caracterizado por o solvente ser metanol ou etanol.
    Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a temperatura da reacção ser controlada a menos de cerca de 40? C.
    - 5- Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a temperatura da reacção ser controlada de cerca de 259 C a cerca de 309 C.
    Processo para a preparaçao de um com posto com a fórmula j:caracterizado por se dissolver um composto com a fórmula em água ou em NaOH aquoso e fazer-se reagir com ácido,
    - 7- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o ãcido ser o ácido clorídrico.
    - 8- Processo para a preparação de um com posto com a fórmula (II) caracterizado por se reagir um composto com a fórmula (I) com ãcido na presença de um solvente,
    9- Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o ãcido ser o ácido clorídrico anidro.
    Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a quantidade de ãcido clorídrico anidro utilizado ser cerca de 0,1 equivalentes molares e a mistura reac cional ser aquecida ã temperatura de refluxo do solvente.
    - 11- Processo de acordo com a reivindica!ção 10, caracterizado por o solvente ser metanol ou etanol.
    - !2- Processo para a preparação de um com aposto com a fórmula (II) caracterizado por compreender o processo de acordo com a reivindicação 1, e ainda remover-se a hidrazina não reagida, e fazer:-se reagir a mistura com ãcido na presença de um solvente.
    - 13l Processo de acordo com a reivindicaição 12, caracterizado por serem utilizados cerca de dois equiva! lentes molares de hidrazina e o ãcido ser o ãcido clorídrico ani dro .
    - 14- Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a quantidade de ácido cloridrico anidro utilizado ser cerca de 0,1 equivalentes molares e a mistura reaccional ser aquecida à temperatura de refluxo do solvente.
    - 15- Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por o solvente ser metanol ou etanol.
    - 16- Processo para a preparação de um com posto com a fórmula (IV) ;! na qual R é alquilo (C^-C^) caracterizado por compreender o pro.cesso de acordo com a reivindicação 12 e o solvente ser ROH e R ;í ser como definido anteriormente e adicionar-se mais ácido.
    - !7- 21
    Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por serem utilizadas cerca de dois equivalentes molares da hidrazina e o ácido ser o ácido clorídrico ani dro.
    - 18- Processo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a quantidade inicial do ácido clorídri co anidro utilizada ser cerca de 0,1 equivalentes molares e a re acção com ácido ser efectuada à temperatura de refluxo do solven te.
    Processo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por R ser CH^ ou Cí^CH^.
    Processo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a quantidade adicional do ácido clorídrico anidro ser cerca de 0,1 equivalentes molares.
    - 21- Processo de acordo com a reivindica22 ção 19, caracterizado por a quantidade adicional de ãcido clorídrico anidro ser cerca de 0,1 equivalentes molares.
PT89871A 1988-02-29 1989-02-28 Processo para a preparacao de derivados de ester do acido ftalazinoacetico e de um novo intermediario PT89871B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/161,540 US4904782A (en) 1988-02-29 1988-02-29 Process for the production of phthalazineacetic acid ester derivatives and a novel intermediate

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89871A PT89871A (pt) 1989-10-04
PT89871B true PT89871B (pt) 1994-04-29

Family

ID=22581597

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89871A PT89871B (pt) 1988-02-29 1989-02-28 Processo para a preparacao de derivados de ester do acido ftalazinoacetico e de um novo intermediario

Country Status (26)

Country Link
US (1) US4904782A (pt)
EP (1) EP0331314B1 (pt)
JP (1) JPH029867A (pt)
KR (1) KR910000664B1 (pt)
CN (1) CN1021222C (pt)
AT (1) ATE103904T1 (pt)
AU (1) AU610347B2 (pt)
CA (1) CA1308412C (pt)
DD (1) DD290190A5 (pt)
DE (1) DE68914309T2 (pt)
DK (1) DK93089A (pt)
EG (1) EG18597A (pt)
FI (1) FI890929A7 (pt)
HU (1) HU202845B (pt)
IE (1) IE890643L (pt)
IL (1) IL89360A (pt)
MX (1) MX15078A (pt)
MY (1) MY104951A (pt)
NO (1) NO890815L (pt)
NZ (1) NZ228142A (pt)
PL (4) PL159784B1 (pt)
PT (1) PT89871B (pt)
RU (1) RU1830066C (pt)
SU (3) SU1757465A3 (pt)
YU (1) YU47207B (pt)
ZA (1) ZA891486B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI922308L (fi) * 1989-12-15 1992-05-21 Pfizer Substituerade oxoftalazinylaettiks- syror och deras analoger.
EP0982306A3 (en) * 1998-08-21 2000-07-05 Pfizer Products Inc. Polymorph of zopolrestat monohydrate
CN116970317B (zh) * 2023-03-20 2024-06-25 安徽庆丰涂料科技有限公司 可呼吸的负离子抗菌涂料及其加工工艺

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IE47592B1 (en) * 1977-12-29 1984-05-02 Ici Ltd Enzyme inhibitory phthalazin-4-ylacetic acid derivatives, pharmaceutical compositions thereof,and process for their manufacture
CA1143733A (en) * 1979-07-31 1983-03-29 Masao Yoshida Producing 7-alkoxycarbonyl-6,8-dimethyl-4- hydroxymethyl-1-phthalazone and intermediates
ES2032749T3 (es) * 1985-11-07 1993-03-01 Pfizer Inc. Acidos oxoftalazinil-aceticos heterociclicos.
JPH0676391B2 (ja) * 1987-06-09 1994-09-28 フアイザー・インコーポレイテツド ベンゾチアゾール等の複素環側鎖を有するオキソフタラジニル酢酸類の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
NO890815L (no) 1989-08-30
MX15078A (es) 1993-05-01
EP0331314A2 (en) 1989-09-06
ATE103904T1 (de) 1994-04-15
PL277923A1 (en) 1989-09-04
HU202845B (en) 1991-04-29
YU47207B (sh) 1995-01-31
US4904782A (en) 1990-02-27
PL159837B1 (pl) 1993-01-29
KR910000664B1 (ko) 1991-01-31
CN1021222C (zh) 1993-06-16
IL89360A0 (en) 1989-09-10
DK93089D0 (da) 1989-02-27
YU42489A (en) 1990-12-31
PT89871A (pt) 1989-10-04
IE890643L (en) 1989-08-29
AU3077289A (en) 1989-08-31
KR890012975A (ko) 1989-09-20
DD290190A5 (de) 1991-05-23
EG18597A (en) 1993-08-30
RU1830066C (ru) 1993-07-23
SU1766256A3 (ru) 1992-09-30
EP0331314A3 (en) 1991-06-12
EP0331314B1 (en) 1994-04-06
CA1308412C (en) 1992-10-06
DE68914309D1 (de) 1994-05-11
CN1036953A (zh) 1989-11-08
MY104951A (en) 1994-07-30
PL159836B1 (pl) 1993-01-29
JPH029867A (ja) 1990-01-12
SU1736340A3 (ru) 1992-05-23
HUT51259A (en) 1990-04-28
NZ228142A (en) 1990-10-26
FI890929A0 (fi) 1989-02-27
DK93089A (da) 1989-08-30
NO890815D0 (no) 1989-02-27
PL160288B1 (pl) 1993-02-26
PL159784B1 (en) 1993-01-29
FI890929A7 (fi) 1989-08-30
SU1757465A3 (ru) 1992-08-23
DE68914309T2 (de) 1994-07-14
ZA891486B (en) 1990-10-31
AU610347B2 (en) 1991-05-16
IL89360A (en) 1994-08-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4152326A (en) Cyclic sulphonyloxyimides
US5397799A (en) Crystalline salt of 4-(di-N-propyl)amino-6-aminocarbonyl-1,3,4,5-tetrahydrobenz[cd]-indole
CA2031897C (en) Carbamoyl derivatives
PT89871B (pt) Processo para a preparacao de derivados de ester do acido ftalazinoacetico e de um novo intermediario
AU603042B2 (en) Process for the production of o2,2' -anhydro-1-(beta-d- arabinofuranosyl)thymine
JPS60208957A (ja) ピロリドン誘導体の製造方法
US3317560A (en) Indol-3-yl alkylguanidine derivatives
JPS584699B2 (ja) 置換フエニル酢酸誘導体及びその製法
US4940791A (en) Process for the production of phthalazineacetic acid ester derivatives and a novel hydrazine containing intermediate
WO1998032736A1 (en) Process for producing benzylsuccinic acid derivatives
US3651138A (en) Resolution of dl-diacetyllysine
SU1417798A3 (ru) Способ получени S-3-морфолино-4-(3 @ -трет-бутиламино-2 @ -оксипропокси)-1,2,5-тиадиазола
IL102576A (en) Process for the production of phthalazineacetic acid ester derivatives
JPS6259106B2 (pt)
CN113929612A (zh) 一种依托度酸中间体的制备方法
JPH01299278A (ja) ベンゾチアゾロン類の製造方法
Lowry XCII.—Nitrocamphor and its derivatives. V. sesqui Camphorylhydroxylamine, a product of the spontaneous decomposition of nitrocamphor. VI. Camphoryloxime-anhydride. VII. β-Bromo-α′-nitrocamphor. β-and π-bromocamphoryloximes
JPS6034539B2 (ja) オキシム置換フエニル酢酸誘導体及びその製法
JPS5993068A (ja) N−クロルカルボニル−アミノカルボン酸エステル及びその製法
JPS6021149B2 (ja) 環状尿素誘導体及びその製造法
HK1003830B (en) Carbamoyl derivatives
JPS59110674A (ja) ピリジン誘導体及びその製造法
IE63509B1 (en) Preparation of polymorphically pure terfenadine
JPS63192763A (ja) 新規なジベンゾ〔b,f〕 〔1,5〕オキサゾシン誘導体及びその製造法並びにそれを有効成分とする医薬
JPS59128379A (ja) ジベンゾ〔b,f〕〔1,5〕オキサゾシン誘導体及びその製造法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931008

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960430